O dia que o Linux odiou o Linus

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 13 сен 2024
  • 👑 Seja membro do canal: diolinux.com.b...
    Analisando o vídeo do Linus Tech Tips sobre Linux, no desafio de utilizar o sistema por um mês como ambiente principal. É um ótimo vídeo que mostra vários pontos fortes e fracos desse ambiente.
    📩 Receba novidades no seu Email: diolinux.com.br...
    🥇 Agradecimento especial a todos os nossos membros, em especial aos da categoria "Diolinux GO" por nos ajudarem a continuar criando conteúdo:
    ‣ Jonathan
    ‣ Leonardo Thozo
    ‣ sagara_BR
    ⭐ Conheça o nosso trabalho: diolinux.com.b...
    🎤 Nosso PodCast: diolinux.com.b...
    🎮 Nosso canal de Lives de games: diolinux.com.b...
    🛒 Nossa loja (na Lolja): diostore.com.br
    📬 Contato comercial: blogdiolinux@gmail.com
    📎 𝗙𝗼𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗲 𝗟𝗶𝗻𝗸𝘀:
    ‣ Vídeo do Linus Tech Tips: • Linux HATES Me - Daily...
    ‣ Vídeo sobre o Manjaro: • Manjaro NÃO parece PRO...
    #Linux #Computadores #OpenSource #Gamer #LTT #Manjaro #Ubuntu #System76

Комментарии • 359

  • @aislanarislou
    @aislanarislou 2 года назад +175

    Dio, vc deveria urgentemente "legendar" o teu canal para o Inglês. Principalmente estes vídeos do canal que fazem reviews de Distros importantes, como o do Manjaro.
    Isso pode chegar mais fácil aos devs e "quem sabe", esperançosamente eles possam colher melhor o feedback e melhorarem o sistema. Valeu!

    • @kimie_twt
      @kimie_twt 2 года назад +2

      Up

    • @MarkHobbes
      @MarkHobbes 2 года назад +9

      Eu tentei mostrar o vídeo do Manjaro pra um dev, mas ele não entendeu nada sem legenda, kkkkkk

    • @pequenoshiba
      @pequenoshiba 2 года назад +2

      jotaro

    • @X1k1nh0_Music
      @X1k1nh0_Music 2 года назад

      up

    • @Danielddiniz
      @Danielddiniz 2 года назад +7

      Linux envolve muito gente técnica com os developers pensando UX e UI o que sem dúvida não ajuda. Developer desenvolve código. Eles não são bons desenhando UI. Se tivessem mais gente de UX ajudando os projetos de distros certamente melhoraria.

  • @jatzingen
    @jatzingen 2 года назад +41

    11:20 o sistema operacional deve se proteger da autodestruição causada por um usuário comum.
    Entretanto se for um usuário root, o sistema operacional deve sempre obedecer mesmo que o resultado seja a autodestruição do sistema operacional.

    • @cleitonmauriciolerner7172
      @cleitonmauriciolerner7172 2 года назад +10

      Com grandes poderes vem grandes responsabilidades. Stan Lee (será?) 😁

    • @luishenriquesantos5225
      @luishenriquesantos5225 2 года назад +6

      @@cleitonmauriciolerner7172 Se não me engano o próprio terminal exibe essa mensagem na primeira vez que usa o comando sudo

    • @philosophiaentis5612
      @philosophiaentis5612 2 года назад +7

      Quando o UNIX reinava nos servidores, antes do Linux se tornar uma alternativa, era mais do que certo que a pessoa responsável pela conta root tinha o conhecimento técnico necessário para compreender as consequências daquilo que faz no terminal, enquanto os demais usuários leigos não possuíam os privilégios necessários para quebrar o sistema. Em outras palavras: o usuário root existe justamente para impedir que o usuário comum realize tarefas indevidas no sistema. O Linux foi projetado para funcionar dessa mesma forma que o UNIX e começar a restringir o que pode ser feito no sistema para impedir que usuários desavisados quebrem o sistema é ir contra a forma como o Linux foi projetado e idealizado. Um sistema protegido contra os erros realizados pelo usuário é um sistema extremamente restringido. Pode ser a solução que algumas pessoas precisam, mas deixa de ser uma solução viável para inúmeros outros problemas existentes. O Linux é um sistema multipropósito, que pode atender as necessidades de um estudante, de um usuário doméstico, de um pequeno escritório, de uma grande corporação, de centros de pesquisa, de data centers etc. Roda desde celulares, video-games, aparelhos de televisão até os supercomputadores mais poderosos do mundo. E isso tudo é possível pelo fato de que o usuário root pode fazer tudo aquilo que bem entender com o sistema, inclusive destruí-lo completamente com a famosa fórmula "rm -rf /*".
      Diferentemente do UNIX, muitos dos usuários Linux são pessoas sem formação técnica adequada, muitos dos quais apenas desejam usar o computador para soluções muito simples como jogos, navegação web e edição de documentos. Mas ocorre que o Linux é tão poderoso quanto o UNIX permitindo uma infinidade de aplicações diferentes que devem ser adequadamente configuradas por um usuário responsável para tanto, o usuário root. Ocorre que a maioria dos usuários de desktop não são pessoas de formação técnica e a forma mais fácil de impedir um usuário sem formação técnica danifique o sistema é simplesmente impedindo-o de realizar as tarefas que possam realizar tais danos. Infelizmente essa é uma forma extremamente restritiva de se usar o Linux.
      Essa abordagem restritiva pode funcionar muito bem com aplicações de propósito muito específico. é o caso dos video-games, smartphones e smart TVs que usam Linux. Nesses sistemas, o usuário não tem acesso à conta root e por isso não pode realizar tarefas que ocasionem em danos graves ao sistema. Não é o caso das distribuições desenvolvidas para desktop. Embora elas possam ter um grupo específico como alvo, todas elas buscam ser distribuições de propósito geral e, por isso, impedir que o responsável pelo sistema tenha acesso à conta root com total liberdade para modificar o sistema faria com que as distribuições desktop se tornassem extremamente restritivas e muito menos poderosas do que de fato podem ser.

  • @arcstur
    @arcstur 2 года назад +33

    Uma vez eu estava usando o Linux Mint, e vi que o python estava instalado. Aí pensei: "hm eu não programo nada em python, vou remover"
    Escrevi o "yes, do as I say" e o sistema se auto-destruiu KK

    • @jamesreis2761
      @jamesreis2761 2 года назад +6

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bom não ser o unico

    • @matheussoares1138
      @matheussoares1138 2 года назад +1

      Caramba!! Eu pensei em fazer a mesma coisa, mas no meu caso eu deixei por pensar que vou aprender no futuro.

    • @fabiolucasmartins901
      @fabiolucasmartins901 Год назад +1

      mais um batizado pelo "yes, do as I say"

  • @dennyson_
    @dennyson_ 2 года назад +41

    Na loja de software, uma coisa simples de se fazer quando um pacote quebra o sistema seria simplesmente avisar para o usuário mudar a fonte de origem e mostrar como fazer. Muitas pessoas nem sabem que tem essa possibilidade.

  • @liperypl
    @liperypl 2 года назад +42

    O programa é intuitivo, o usuário vai saber usá-lo
    O usuário: yes, do as i say

  • @ghast8336
    @ghast8336 2 года назад +111

    Quando eu li o nome do vídeo fiquei assim:como assim o linux odeia o criador dele. Kkkk

  • @VictorFC
    @VictorFC 2 года назад +80

    O Linus ignorando o aviso é efeito de anos com windows. Windows dá esse tipo de aviso pra muita coisa, Linux não, então ele achou que era qualquer coisa simples kkkkkkk

    • @polytelus
      @polytelus 2 года назад +9

      pois é kkkkkkkk quando qualquer disto baseada no ubuntu dá esse aviso é porque tá prestes a quebrar tudo ladeira à baixo

    • @Barbaroossa
      @Barbaroossa 2 года назад +6

      @@polytelus Nisso eu acho que devia ter um aviso mais incisivo do tipo "You're about to fuck shit up. Are you sure you want to proceed?", só que em All Caps.

    • @maksonabreudamasceno8785
      @maksonabreudamasceno8785 2 года назад +3

      @@Barbaroossa kkkkk talvez se tivesse aquela mesma mensagem lá só que pintada de vermelho já resolvesse. Ele teria mais receio de continuar e iria pesquisar o que queria dizer a mensagem.

  • @capslockeando
    @capslockeando 2 года назад +41

    Aprovo essa forma de react, traz mais conteúdo para além do material original. Pode fazer mais vezes! hahaha

  • @gocu_saiajeans
    @gocu_saiajeans 2 года назад +36

    6:50 Microsoft: vamos fazer o Windows 11 parecer consistente.
    Time de desenvolvimento: Alguém viu aquele pedaço do código do Windows XP?
    Designers: arredonda essa borda aí mais.
    Usuários: cadê o Paint?

  • @marciopereirageo
    @marciopereirageo 2 года назад +10

    Também pensei que era o Linus Torvalds! Mas falando como um usuário "mais velho", uso Linux desde 1998 e posso dizer que melhorou muito, muito mesmo! A instalação, os drivers, softwares, até jogos, enfim... Pelo que posso perceber, os "mais jovens" hoje em dia, vão logo em busca dos mesmos jogos que usam em outras plataformas, como acontece no Windows, por exemplo. Quando eu instalei o Linux nas primeiras vezes, eu ficava maravilhado só em ver outro sistema que não o Windows no computador. Como na época os jogos não eram importantes, editores de textos e planilhas no.... falhou a memória... antes do Open Office... - Star alguma coisa? - 😛 Quem lembrar diz aí... já era o máximo! Isso me fez aprender muito e a ter paciência e persistência. Já usei somente o Linux por anos, conseguindo a maioria dos apps que precisava, com poucas exceções. Precisei voltar para o Windows devido ao trabalho. Mas depois de um tempo, você se liberta do "meio" e foca no "fim", no produto. Seja Android, Windows, ou outro SO. Quero um texto, a ferramenta pouco importa. Quero uma planilha, o software tanto faz. O Linux, hoje, atende muito bem para o básico ao que se propõe: internet e produtividade office. Tenho o Linux Mint e é o que mais uso no Linux, por ser mais simples e prático. Meus filhos de 10 e 6 anos usam o Mint e não sabem dessa briguinha de SOs. Usam tranquilamente.

  • @bluestar5812
    @bluestar5812 2 года назад +95

    Olha Dio, eu gosto dos seus vídeos, mas como esperar que um usuário de Linux novato entenda as diferenças entre Pacotes Deb, Flatpak, Snap e AppImage? A loja por padrão mostra a versão Deb, e na Pop Shop ele vai mostrar o botão de troca de pacote mesmo para programas que só tem ums opção.
    A questão do Terminal também não pode ser culpa do usuário. Que usuário leigo lê alguma coisa? Ele só queria usar o apt pra instalar o Steam. E usando o comando sudo, não seria de se estranhar que o Terminal pedisse confirmação para fazer ums alteração no sistema.
    Sobre os pacotes removidos, não se pode esperar que um novato tenha familiaridade com os pacotes de sistema do Pop OS.

    • @RafaelOliveira-ho4sb
      @RafaelOliveira-ho4sb 2 года назад +17

      Uma distro que queira se vender como user friendly deveria ter o cuidado de criar "travas para leigos", proteger pacotes essenciais ao sistema, mostrar alternativas de empacotamentos mais claramente (principalmente quando a instalação de uma delas falhar como no vídeo), tornar as respostas do terminal mais simples e diretas, até dificultar um pouco o acesso ao super usuário e avisar sobre eventuais riscos.

    • @Ryfibi
      @Ryfibi 2 года назад +20

      @@RafaelOliveira-ho4sb Uma distro user friendly tem que permitir o user fazer qualquer actividade basica atraves do GUI. A partir do momento que o user precisa do terminal para fazer algo "normal" a distro falhou.

    • @bluestar5812
      @bluestar5812 2 года назад +10

      @@Ryfibi Os Pop Docs (Guias Oficiais do Pop!_OS) também são falhos porque eles ensinam a fazer tudo pelo Terminal. Até mesmo como instalar o Steam eles mandam usar o Terminal primeiro. Isso tudo é preguiça de ter que refazer os guias toda vez que eles modificarem o GNOME/Cosmic deles?
      Outra coisa que eu não sou muito fã no Pop é que, pra uma Distro "para jogos", ela não faz muito para te ajudar nisso. Por que o Pop não vem com o Game Mode instalado já, mas o Ubuntu já vem? Por que o Pop já não vem o Steam e o Lutris instalados sendo que tem Distro que já vem (como o Manjaro)? Por que carambolas não uma página no Pop Docs explicando que a aceleração por hardware não existe no Linux e que assistir vídeos no RUclips pelo Notebook (que eles vendem) pode consumir bateria demais por causa disso?! Por que não ensinar como instalar e usar o MPV Player para resolver esse problema?! Por que que eu tive que cruzar informações obscuras de diferentes Wikis e fóruns antigos só pra descobrir isso?!
      Na boa, gosto do Pop!_OS, mas está muito longe de ser uma Distro "user friendly". E depois de ver a reação dos Devs ao vídeo do Linus eu acho que nunca será. O maior problema dos sistemas Linux é que a comunidade vive em outro mundo, achando que a resposta para o monopólio da Microsoft é que todo potencial usuário de Linux seja um SysAdmin.

    • @williamcardoso1181
      @williamcardoso1181 2 года назад +9

      Discordo pelo simples fato de isso nao ser um problema somente a distros linux, mas sobre tudo na vida. As pessoas simplesmente têm preguiça de ler. E isso vale pra TUDO na vida.

    • @AfonsoBucco
      @AfonsoBucco 2 года назад +5

      pois é quando pede-se confirmação pra tudo, meio que vulgariza o alerta. Tipo, o usuário tá sempre tendo que dar ok, ele se acostuma a dar ok e acha que o alerta não é nada de importante. Por outro lado também me incomodo com Windows que pede confirmação na hora de abrir um .exe mas NÃO pede a senha. Q adianta pedir confirmação e não pedir a senha? o hacker via hacking social consegue acesso ao mouse e pronto faz qualquer coisa na máquina.

  • @pizzadesushi0000
    @pizzadesushi0000 2 года назад +4

    conheci o canal faz pouco tempo e fiquei maravilhado com as possibilidades de ressuscitar uma máquina, ter um so pra um objetivo específico desejado, mais privacidade, segurança etc. mas... infelizmente foi emoção demais kkkkkkkkkk
    linux ainda é bem difícil pra um usuário mediano e a maioria das pessoas simplesmente NÃO TEM TEMPO pra isso. passei a amar a ideia de software livre mas sinto que ainda não tá pronto pra um usuário realmente normal, aka uma pessoa sem tempo que só quer um so pra usar.

    • @kendarr
      @kendarr 2 года назад +1

      Hm, eu acho que se não está pronto esta 99% ao meu ver pra uso comum, minha mãe usa o mint sem problemas

  • @GabrielArrudaD
    @GabrielArrudaD 2 года назад +32

    Sobre o bug catastófrico do Pop_OS!, o que mais me preocupou foi a estratégia de PR, ainda mais pelo tempo que tiveram para se planejar. A gente sempre elogia o caráter profissional da System76, mas achei bem ruim os engenheiros ficarem discutindo o problema no Twitter/Reddit.
    Lembrei do seu comentário sobre os drivers quando vi também hahaha

    •  2 года назад +7

      @UCagWaDkTCsltqnkma318XXw os cara parece tar em outra realidade mesmo, usuario leigo nem sabe oq é github :/

  • @Rex2p0_
    @Rex2p0_ 2 года назад +31

    obrigado pelo conteúdo bom de linux no Brasil. você, linus e muitos outros me ajudaram MUITO a migrar
    tô no arch e não volto mais KKK

    • @loneaxe1986
      @loneaxe1986 2 года назад +5

      Ou como vc baixou o Arch? To no Ubuntu e até agr o BIOS não ta reconhecendo meu pen drive como um ISO.

    • @Rex2p0_
      @Rex2p0_ 2 года назад +7

      @@loneaxe1986 sua BIOS tem UEFI? você fez flash do arch no pen drive? já tentou usar o Ventoy?
      e mano, sendo bem honesto, se vc tá tendo dificuldade com flashear ISO, fica numa distro mais amigável que o arch. fiquei muuuuito tempo no Mint, depois Pop OS, depois arch

    • @wesleyjrz
      @wesleyjrz 2 года назад +5

      Arch é vida, depois que você resolve todos os problemas e aprende a usar ele direito, é a melhor distribuição.

    • @loneaxe1986
      @loneaxe1986 2 года назад +3

      @@Rex2p0_ eu usei o Balena Etcher pra fazer o flash da ISO do arch no meu pen drive bootavel, minha BIOS tem UEFI sim, só que quando eu acesso a BIOS dps de resetar o pc nas opções de boot só aparecem Ubuntu e o nome do meu pen drive, aparentemente a Imagem do Arch não está indo no meu pen drive e sim criando uma nova partição pra ela, ai meu pen drive não boota com o Arch .

    • @Rex2p0_
      @Rex2p0_ 2 года назад +2

      @@loneaxe1986 usa o Ventoy então. bem mais fácil que Balena Etcher

  • @kappa8888
    @kappa8888 2 года назад +17

    Realmente as experiencias serão diferente para os usuários que querem migrar para o linux . Eu já uso o linux Ubuntu a quase 3 anos não penso em voltar para OS Windows , tem cada vez mais programas e sistemas estão se voltando ao linux , fazendo a jornada cada vez melhor , alem das dicas da comunidade e o canal Diolinux 8 )

  • @Yamartim
    @Yamartim 2 года назад +131

    Vou ser advogado do usuário aqui um pouco...
    10:46 Como usuário leigo iniciante como ele deveria sequer saber o que é um flatpak e que instalar essa versão funcionaria sem problema? Se isso realmente era uma opção viável a loja do pop devia exibir uma mensagem como "essa versão do pacote está com problemas, tentar instalar outra versão?" ou algo assim, então da pra argumentar que ela fez o mínimo pra proteger o usuário mas não o suficiente pra informar ou realmente atender o que o usuário precisava naquele contexto
    10:54 A questão de "você tem que ler todas a saídas do terminal pra não fazer nada errado" também parece uma visão meio elitista da comunidade linux, como da pra esperar que um usuário qualquer entenda o que as saídas tão dizendo quando todas aparecem como um blocão de texto gigante, as vezes com centenas de linhas, cheia de jargões técnicos de cada software, quase sempre escritas na mesma fonte com tamanho muito pequeno, sem formatação, sem cores e sem sinalização distinta?
    E a questão do "yes, do as I say!" também não significa nada se é literalmente o primeiro programa que o usuário está instalando, a única dica que o terminal deu foi dizer "you are about to do something potentially harmful" mas não explicou nada de quais problemas poderiam ser causados e nem falou com muita confiança que algo ruim aconteceria
    Com todo respeito ao seu curso de terminal Dio, mas colocar como central à experiência linux uma ferramenta que precisa de um curso de várias horas pra ser compreendida é simplesmente design ruim 👌

    • @joaocarvalho2291
      @joaocarvalho2291 2 года назад +31

      Ótima análise! O pessoal precisa entender que "poderoso" não é sinônimo de complicado. Para o Dio que já tem anos com Linux pode parecer trivial, mas só quem está pegando em um Linux pela primeira vez sabe o quanto é frustrante precisar passar horas estudando para resolver algo "simples". Espero que não seja uma estratégia para inflar o ego dos usuários que se dizem avançados. Isso prejudica mais do que ajuda.

    • @ada_love_1337
      @ada_love_1337 2 года назад +17

      Na verdade o terminal apresentou uma explicação bem completa de qual era o problema que poderia ocorrer, mas a maioria das pessoas estão acostumadas a aceitar tudo sem ler, justamente por causa que a maioria dos sistemas são feitos para não dar poder total ao usuário, diferente do terminal do Linux, que permite fazer absolutamente tudo, mesmo que tenha que utilizar o sudo para isso a apareça alguns avisos.

    • @bzutim
      @bzutim 2 года назад +8

      Foi um bug do Pop_OS que durou pouco tempo causada por uma atualização da steam, não tem como eles colocarem uma aviso tão especifico.
      Isso é verdade.
      Fala sim logo acima, "Os seguintes pacotes essenciais serão removidos: popos-desktop".
      Essencial para servidor, ajuda saber mas não acho essencial para desktop, assim como saber PowerShell pode te ajudar a resolver problemas no windows.
      Esse problema não foi do Linux (Linux é o kernel, a camada que se comunica com o hardware), foi da distribuição (o sistema operacional) Pop_OS, se vc fizesse a mesma coisa em outra distribuição instalaria a Steam sem nenhum problema, os engenheiros do Pop_OS estão cientes desse vídeo do Linus e já se manifestaram nas redes sociais, agora eles colocaram uma trava no terminal que nem com o "yes, do as I say!" será possível remover o ambiente desktop, no fim ajudou a distribuição a ficar melhor contra esse tipo de bug.

    • @EdvaldoBrito_n
      @EdvaldoBrito_n 2 года назад +14

      Eu nem uso linux mais, mas como que querer que as pessoas leiam as saídas de um terminal pode ser elitista????? Eu tenho um dual boot aqui com debian, se me vem um aviso daquele na loja, eu leio e mudo a forma de instalar. O menu do pop os é intuitivo para mudar a fonte. É total erro de usuário, pq o linus achou que como ele mexia com tecnologia, ele conseguiria rodar uns comandinhos no terminal. E mal acostumado com o windows, se manteve tal qual um primata, clicando sempre que uma luzinha verde aparecia na frente (next, next, finish). Linux tem muitos problemas, inclusive esses problemas me fizeram usá-lo bem pouco ultimamamente. Mas no caso do Linus, foi culpa do Linus.

    • @aislanarislou
      @aislanarislou 2 года назад +16

      @@EdvaldoBrito_n o terminal deveria no mínimo sinalizar aquele aviso com uma cor vermelha e com destaque de espaçamento entre o texto e aquela frase.
      O mínimo do mínimo!!!!!

  • @supremesummonpalas
    @supremesummonpalas 2 года назад +8

    Meu único problema com o Linux é meu microfone do notebook chiando , zorinOS 16 pro

  • @KamyliSouza
    @KamyliSouza 2 года назад +5

    O motivo do Linus estar sem som no primeiro vídeo, se não me engano, se deve por ele usar uma GoXLR que dizem ter compatibilidade zero com Linux.

    • @Vindix007
      @Vindix007 2 года назад +2

      Já tinha visto o vídeo dele antes e acho que foi isso mesmo.

  • @NarayanSilva
    @NarayanSilva 2 года назад +13

    Muito bom seu "react", se possível faça isso para os próximos episódios do desafio. Eu sempre fui uma usuária de windows, e estou usando o Pop Os como principal há quase 3 meses, tudo que eu precisei instalar de app fiz através da loja e funcionou super bem, por isso achei uma curiosa infelicidade do Linus ter tido esse problema. Mas eu tbm já "quebrei" o Pop Os e tive que reinstalar, mas n foi para um uso simples, eu tentei instalar um outro tipo de virtual box chamada Xen (pq o VirtualBox n estava maximizando a tela da sessão) via terminal e fiz a burrice de n ler no site onde pequei o comando que dizia q uma vez instalado, o Xen iria iniciar o sistema antes do login comum do sistema, em resumo, o Xen bugou e n inicializava de jeito nenhum, ficou num looping de reiniciar o pc, e como o Xen vinha primeiro q o sistema eu n conseguia usar nenhum comando de teclado pra tentar recuperar a inicialização, tive que colocar o pen drive bootável de novo e tentar a recuperação por lá, mas deu erro, aí acabei por instalar o Pop Os de novo e decidi conter minha curiosidade de ficar mexendo em coisas q eu n tenho necessidade ou muito entendimento, kkkkk, mas instalei o VirtualBox pela loja de novo e descobri, aleatoriamente, num vídeo sobre uma distro, q quando o VirtualBox n maximiza a tela corretamente é preciso alterar a resolução da distro testada dentro do Box, ou seja, uma coisa super simples q n tinha me ocorrido, rs. Ficou a lição.
    Por fim, uma coisa que eu penso é que o Windows tem sim recursos mais refinados e é mais fácil de usar para jogos, afinal de contas é um sistema criada por uma empresa gigantesca, o mínimo esperado era q funcionasse muito bem mesmo (e olha q ainda assim tem muito bug tbm, é só ver a quantidade de tutoriais q tem no youtube pra resolver problema de wifi, etc.), mas é um sistema operacional super caro, a licença original custa mais do que um salário mínimo, mas ngm compra a licença original e sai pro aí praguejando contra sistemas gratuitos, é muito fácil dizer que uma BMW é melhor do que um Pálio quando vc rouba a BMW em vez de pagar por ela. Esse é o principal motivo da minha migração para o Linux, me livrar da pirataria, e eu espero que em breve eu possa formatar o SSD em que o Windows 10 ainda está instalado.

    • @NarayanSilva
      @NarayanSilva 2 года назад

      @@guilhermemachado2580 tem razão, Guilherme.

  • @Set_Abominae
    @Set_Abominae 2 года назад +3

    O vídeo do Linus mostrou exatamente o que é usar o linux. Um dia alguém vai lá e instala algo e funciona. No outro dia vc vai la instalar e simplesmente não funciona. Já aconteceu muito comigo. E para o usuário leigo, é impossível entender o pq isso ocorre. E esse é justamente o maior empecilho para alguém migrar para o linux, pq esbarra nesses problemas e não sabe como resolver, daí vai no google pesquisar como resolve e segue um tutorial qualquer e quebra o sistema.
    O problema das distribuições linux no geral é que não se consegue tirar proveito delas se vc não tiver um certo conhecimento de como as coisas funcionam.
    Eu sempre digo para as pessoas que não vale a pena migrar para o linux se vc não estiver disposto a passar um bom tempo tendo experiências de aprendizado, ou seja, um bom tempo passando raiva aprendendo como tudo funciona e como resolver. Se vc só quer usar sem querer aprender e passar raiva, melhor ficar no windows mesmo. Pra usar linux de verdade tem que se esforçar, e isso é chato pq não deveria ser assim...

  • @SamuelCersosimo
    @SamuelCersosimo 2 года назад +7

    Achei muito bom esse desafio. Uso Linux desde 2006 e concordo com todas as críticas que ele fez.

  • @valtecijunior7308
    @valtecijunior7308 2 года назад +52

    Eu amo o mundo linux e tudo mais, mas essa parte de instalar programas de terceiros é inegável que windows faz muito melhor. É raro eu me deparar com qualquer mensagem q seja q me impossibilite de instalar qualquer coisa q n é da microsoft, mas no meu linux isso já aconteceu algumas vezes.
    Eu entendo q o linux deixa vc fazer qualquer coisa q vc queira, mas se alguma distro se importasse mesmo em querer "pegar" na graça do publico leigo, eles n deveriam deixar o publico leigo fazer o q bem entender.

    • @semnome2721
      @semnome2721 2 года назад +4

      Ja me deparei com impossibilidades no Windows por falta de "pacotes do visual studio" ou silverlight (faz anos que não uso nem sei se acertei nos nomes). Enfim, máquinas antigas sofrem mt no Win já que certos pacotes não podem mais ser executados. Entendo oq vc diz e concordo, mas vai mt também do máquinario e programa.

    • @philosophiaentis5612
      @philosophiaentis5612 2 года назад

      Quando o UNIX reinava nos servidores, antes do Linux se tornar uma alternativa, era mais do que certo que a pessoa responsável pela conta root tinha o conhecimento técnico necessário para compreender as consequências daquilo que faz no terminal, enquanto os demais usuários leigos não possuíam os privilégios necessários para quebrar o sistema. Em outras palavras: o usuário root existe justamente para impedir que o usuário comum realize tarefas indevidas no sistema. O Linux foi projetado para funcionar dessa mesma forma que o UNIX e começar a restringir o que pode ser feito no sistema para impedir que usuários desavisados quebrem o sistema é ir contra a forma como o Linux foi projetado e idealizado. Um sistema protegido contra os erros realizados pelo usuário é um sistema extremamente restringido. Pode ser a solução que algumas pessoas precisam, mas deixa de ser uma solução viável para inúmeros outros problemas existentes. O Linux é um sistema multipropósito, que pode atender as necessidades de um estudante, de um usuário doméstico, de um pequeno escritório, de uma grande corporação, de centros de pesquisa, de data centers etc. Roda desde celulares, video-games, aparelhos de televisão até os supercomputadores mais poderosos do mundo. E isso tudo é possível pelo fato de que o usuário root pode fazer tudo aquilo que bem entender com o sistema, inclusive destruí-lo completamente com a famosa fórmula "rm -rf /*". Diferentemente do UNIX, muitos dos usuários Linux são pessoas sem formação técnica adequada, muitos dos quais apenas desejam usar o computador para soluções muito simples como jogos, navegação web e edição de documentos. Mas ocorre que o Linux é tão poderoso quanto o UNIX permitindo uma infinidade de aplicações diferentes que devem ser adequadamente configuradas por um usuário responsável para tanto, o usuário root. Ocorre que a maioria dos usuários de desktop não são pessoas de formação técnica e a forma mais fácil de impedir um usuário sem formação técnica danifique o sistema é simplesmente impedindo-o de realizar as tarefas que possam realizar tais danos. Infelizmente essa é uma forma extremamente restritiva de se usar o Linux. Essa abordagem restritiva pode funcionar muito bem com aplicações de propósito muito específico. é o caso dos video-games, smartphones e smart TVs que usam Linux. Nesses sistemas, o usuário não tem acesso à conta root e por isso não pode realizar tarefas que ocasionem em danos graves ao sistema. Não é o caso das distribuições desenvolvidas para desktop. Embora elas possam ter um grupo específico como alvo, todas elas buscam ser distribuições de propósito geral e, por isso, impedir que o responsável pelo sistema tenha acesso à conta root com total liberdade para modificar o sistema faria com que as distribuições desktop se tornassem extremamente restritivas e muito menos poderosas do que de fato podem ser.

  • @WolfiiDog13
    @WolfiiDog13 2 года назад +18

    Eu simpatizo com ele, eu já quebrei muito o Linux, atualmente inclusive to usando Windows 10, pq o Pop!_OS também quebrou pra mim após um update, era um domingo de manhã, tudo o que eu queria era jogar mine, e acordei com um problemão, até chorei kkk.
    Eu acho que vou salvar dinheiro pra ter uma máquina secundária com Linux, assim eu posso aprender sobre o sistema, quebrar o sistema o quanto quiser, ganhar experiência, sem que isso atrapalhe meu cotidiano

    • @ormitorrinco1900
      @ormitorrinco1900 2 года назад +6

      A questão de quebrar o sistema é normal, o problema é resolver ele, principalmente se vc estiver offline, ou se seu proverdor de internet estever em manutenção, praticamente vc não pode fazer nada no Linux já que ele depende totalmente da internete para baixar novos pacotes e resolver os problemas. O mês passado tive esse problema meu proverdor estava em manutençao, e deu ruim a impressão, o CUPS parte do sistema que gerencia a impressoras no Linux não imprimia, foi uma dor de cabeça, sorte que eu tenho outro disco com Windows instalado, foi a minha salvação para termina o trabalho, foi só instalar os drivers offline e pronto impressora pronta para uso. O lInux tem muitas vantagem mas esta longe de seu um sistema para usuários domesticos, os snaps e flatpaks foi uma forma de imitarem os intaladores offline .exe do windows, mas continuam muito bugados e ainda dependem de alguns pacotes adicionais que tem que ser baixados da net. Depois do ocorrido fiquei com receio de acontercer novamente, estou com o Windows até agora kkkkkk o linux se tornou meu sistema secundário.

    • @Vindix007
      @Vindix007 2 года назад +1

      Já vi Windows e Mac OS (Hackintosh), quebrarem num update.
      Linux nunca vi.
      Aliás, o único Linux que eu vi quebrar num update foi o Deepin, mas essa distro é bugada por natureza.
      Nem pode ser considerada.

    • @WolfiiDog13
      @WolfiiDog13 2 года назад

      @@Vindix007 eu usei um MacBook Air por 7 anos, nunca tive se quer um crash no sistema, no máximo alguma aplicação travando, bastando dar um force quit, mas desde que comecei a usar PC, tanto no Windows quanto no Linux tive uma porrada de problemas

    • @canal404
      @canal404 2 года назад

      ​@@Vindix007 PopOS certa vez ferrou com meu sistema após uma atualização... Inclusive foi isso que me fez passar a usar o Ubuntu, pois perdi a confiança na System76...

  • @cr7raposo
    @cr7raposo 2 года назад +2

    Eu já ferrei com a interface do Ubuntu instalando o kde, no fim eu removi o kde e tudo voltou ao normal.

  • @DanielLobo
    @DanielLobo 2 года назад +1

    A instalação do Steam pode ser bem problemática se não houver uma série de medidas no método de instalação, já que apenas instalar a loja não é suficiente. Eu já tive muitos problemas no passado, mas imagino que a maioria das distros já tem métodos que garantem o sucesso da instalação.

  • @joaomachado9105
    @joaomachado9105 2 года назад +4

    adorei o formato da react :D seria otimo se conseguise fazer para o resto da serie ^^

  • @usodosistema4721
    @usodosistema4721 2 года назад +27

    Ambos tem razão:
    Pois se o objetivo do vídeo do Linus foi de simular um usuário totalmente inexperiente em Linux, não vejo nenhum problema de um leigo não ler uma série de textos, ou de fazer escolhas secundárias durante o uso... isso que o Linus fez foi totalmente compatível com a realidade. Por outro lado, power user que ama Linux certamente deve ter ficado muito puto.
    Mas convenhamos, independentemente de qual é o melhor OS, de fato é bem mais fácil, sem maior dedicação, ser um usuário mediano em Windows do que em Linux.

    • @adrianoliveira1044
      @adrianoliveira1044 2 года назад +5

      Eu concordaria com você se hoje não estivesse usando o Arch. Estou do lado do Dio, quando não temos experiência num SO (ou qualquer outra coisa) nos cometemos diversos erros simples por ainda estarmos aprendendo como tudo funciona. Passar a usar o linux me fez lembrar de quando eu era criança e sempre pedia para a minha irmã mais velha baixar algum jogo pra mim, porque eu ainda não entendia como o windows funcionava. No final, sempre existe uma curva de aprendizado

  • @DahnMS
    @DahnMS 2 года назад +2

    Ainda acho que o "Yes, do as I say" poderia ser mais explicito, um novato poderia fácilmente pensar que essa confirmação é um procedimento normal do sistema, a frase só diz "sim, faça o que digo", não significa algo potencialmente negativo nem negativo, claro que alguém acostumado a só digitar Y no terminal ao rodar um apt install estranharia, mas um novato não tem essa experiência. Talvez só de mudar a mensagem, que seria difícil mantendo poucos caracteres, já evitaria boa parte de casos como este.

  • @arcstur
    @arcstur 2 года назад +1

    Adorei o vídeo Dio! Se puder gostaria que fizesse mais!!
    Concordei com quase tudo, mas também discordei nos pontos mencionados por outros aqui nos comentários: o ponto do flatpak/deb e do terminal

  • @aeciodesouza
    @aeciodesouza 2 года назад +2

    descobri teu canal faz pouco tempo e ja gosto muito. eu adoro o canao do linus e to acompanhando o teste dele sobre o linux. achei muito daora o teu vídeo analisando o vídeo deles. faz mais sim quando eles lançarem os outros. gostei bastante :)

  • @gilbertolopes9341
    @gilbertolopes9341 2 года назад +6

    Dio, curto muito os seus vídeos, mas percebi que desde o tempo que vc migrou para o Pop, o Linux Mint perdeu muito espaço em seu canal. Que pena! Inegavelmente o Linux Mint é muuuuito mais amigavel para quem vem do Windows. Uso ele há dois anos e sempre que tento outra distro, volto pra ele. Um abraço.

  • @Knan_L
    @Knan_L 2 года назад

    Ótimo vídeo Dio, não assisti o vídeo original do Linus mas vi o canal Chris Titus Tech reagindo ao vídeo, legal vc trazer a sua perspectiva sobre o vídeo tbm

  • @wesleyjrz
    @wesleyjrz 2 года назад +3

    Saiu o tão aguardado vídeo!

  • @maxjf1
    @maxjf1 2 года назад +3

    Realmente o que me preocupa com o Linux, por mais que ele tenha melhorado muito, a UI ainda não é um sistema para leigos, e quando falo leigos, digo minha vó ou mãe que mal sabe fazer login no Windows. Mas acredito que o futuro é brilhante

    • @M25videos
      @M25videos 2 года назад

      eu discordo, um usuário que não sabe usar o Windows pode usar o Linux com mais facilidade que um usuário de Windows

    • @maxjf1
      @maxjf1 2 года назад

      @@M25videos cara como assim? Fala p minha vó da um sudo apt get chrome no terminal 🤣 ela vai fala q tu precisa se benze

    • @maxjf1
      @maxjf1 2 года назад

      @Lucas pow mas o exe vc baixa next next done. Em Ubuntu ainda tem o pacote Deb, mas vc baixa um ele tenta abrir como arquivo zip ao invés de instala slk 🤣 isso qd N tem a alterar as permissões do arquivo p add flag de executar. No Windows é exe, next next foi. No Mac é arrasta o app pra pasta apps. Seria legal do ponto de vista de ux um formato padronizado Linux

  • @periclesfernandes3273
    @periclesfernandes3273 2 года назад +1

    Essa questão do jargão nem pode ser levado em conta por que em qualquer livro você vai encontrar palavras que desconhece o significado aí vai fica de birrinha para usar o dicionário.

  • @Danielddiniz
    @Danielddiniz 2 года назад

    @Dio, eu também estou acompanhando. Poderia please continuar fazendo esses vídeos de reação? Muita gente tem feito os vídeo responses e acho legal em português termos essa repercussão também.
    Aliás a parte 2 saiu ontem já. Aguardo a continuação de seus vídeos

  • @TodoHW
    @TodoHW 2 года назад +4

    Muitos jargões do Linux aprendi antes modificando o Android, então eu já estava um pouco familiarizado quando testei Linux

    • @Lucs-ku5cb
      @Lucs-ku5cb 2 года назад

      Quem nunca tentou fazer root e acabou formatando o celular lk

  • @Majubs
    @Majubs 2 года назад +2

    Eu achei que essa história do "Yes, do as I say" é um ótimo exemplo do que o Dio falou sobre não considerar ter anos de experiência no Windows. Alguém que já use Linux desde pequeno (como acontece muitas vezes com o Windows) provavelmente ia ver essa mensagem e pensar que tem alguma coisa errada, e ia pelo menos ler com mais cuidado a saída do terminal, mas como no caso do Linus, esse foi literalemente o primeiro programa que ele tentou instalar pelo terminal, não chamou a atenção dele como algo diferente.
    E azar do Linus que não fala português e não pode encontrar informações sobre Linux no Diolinux, já ajudou um bocado quando eu comecei a usar.

    • @douglasrocha4581
      @douglasrocha4581 3 месяца назад

      Mas foi um mole muito grande cara...
      Está óbvio que tem alguma coisa errada kkkk, tem uma mensagem escrita logo acima dizendo que aquilo vai dar problema.

  • @luiscra88
    @luiscra88 2 года назад +2

    Quando vi o vídeo pensei "Podiam falar com o Dio que não tinham problema nenhum" ahahahah Obrigado pelo teu imenso trabalho

    • @rafaelepifanio3304
      @rafaelepifanio3304 2 года назад +2

      Pois é, mas ele tem especialistas em Linux trabalhando para ele e até mesmo recebeu propostas de desenvolvedores de distribuições para ser guiado. Mas isso seria bem distante da experiência de um usuário comum, então ele escolheu fazer tudo sozinho, para que a experiência seja genuína. Isso foi explicado várias vezes no WAN Show

  • @Casamento
    @Casamento 2 года назад +1

    Ótimo trabalho @Diolinux. Achei interessante esse "React" poderiam ter outros com sua opinião ou melhorias sim. o/

  • @LuizEmiliano
    @LuizEmiliano 2 года назад +5

    aconteceu comigo por muitos anos igual aconteceu com linus, tudo que eu tentava modificar eu quebrava o sistema, com todas distros que eu testava, ate hoje sou traumatizado e nao fico personalizando meu sistema, so uso ele de 'fabrica', tanto que ja pego a distro com a interface que me agrada

  • @voguh__
    @voguh__ 2 года назад +11

    Problemas da comunidade:
    Sempre fazem resolucões de problemas pelo terminal, mesmo que seja simplesmente sla ir nas configurações e abaixar o som...
    Assumir que a pessoa sabe o que raios é app image, flatpak, snap e saber onde muda, coisa que eu mesmo peno pra mudar na gnome software pq aquela loja é ruim pacas.
    A porcaria de nao vir com drivers nvidia... (Que no caso não é da comunidade kkkkk)

  • @alicinomoura
    @alicinomoura 2 года назад

    Dio, não sei se vc tem, mas não achei no canal. Mas cria uma playlist sobre games no Linux para usuário bem básicos. Desde instalação, melhores distros, uso (e configuração) da Steam, etc. Talvez isso ajude pessoas novas a usar Linux neste aspecto. Eu nem sou fã de games, mas jogar de vez em qdo acredito que seja uma opção interessante para muitas pessoas como é pra mim. Abs!

  • @romanogiordani123
    @romanogiordani123 2 года назад +2

    Esse é o mal de todo usuário de pc, seja ele leigo ou experiente. Não se atentar a ler o que o sistema está informando. Simplesmente clicar em "sim, eu aceito" sem nem ter lido termos, entre outras coisas.

  • @AdvogadoDavidAguiar
    @AdvogadoDavidAguiar 2 года назад +3

    Talvez as distros deveriam rever o livre acesso para remover/ alterar pacotes críticos do sistema. Na instalaçao do SO, poderia haver a opçao de nao haver o SUDO ou acesso ao Root, por ex. . No caso do Android (baseado no kernel linux), o usuario comum instala/ desinstala apps, usa os apps, altera sons, wallpaper, mas nao tem acesso para remover/ alterar pacotes sensíveis aos funcionamento do sistema. Parece funcionar bem, já que o Android roda em milhoes de maquinas e que o usuário médio só quer mesmo ter um sistema confiável, que seja robusto e protegido contra barbeiragens na utilização. Enfim, não creio que isto atentaria contra a ideia de "liberdade" do software livre, apenas evitaria frustraçoes garantiria o bom uso do Linux por usuários leigos.

    • @talkysassis
      @talkysassis 2 года назад

      Mas tem. Em alguns instaladores tem a opção de fazer um usuário sudo ou n.

    • @talkysassis
      @talkysassis 2 года назад +1

      Porém vou ter que concordar contigo. O maior problema em impor limites para ajudar os leigos é que isso é muito mal visto por parte da comunidade. N pode nem falar de unificar os pacotes que eles dizem "Mas isso acaba com a liberdade!"

    • @tablettablete186
      @tablettablete186 2 года назад +2

      Existem projetos que visam esse mesmo objetivo, mas sem limitar o usuários: são distro com sistemas de arquivo root persistentes/read-only. Elas basicamente usam a tecnologia de containers.
      Olha esses projetos:
      - Fedora Silverblue (RedHat)
      - MicroOS (OpenSUSE)
      - Novo SteamOS do SteamDeck (Valve)

    • @leandrocerencio
      @leandrocerencio 2 года назад

      Fedora Silverblue vai ser o futuro do Linux. Esse vai ser o Linux para as massas. Ou se o NixOS vingar, mas acho que é mais complicado que o Arch. E olha que estou no Linux mais de 20 anos e só agora (menos de 1 dia) que tomei vergonha e instalei o Arch.

    • @dlcgamerp2335
      @dlcgamerp2335 2 года назад

      Flatpak e snaps fazem quase quase que exatamente isso,eles são pacotes que já trazem as suas dependência cpnsigo, assim não alterando nada nas dependências do próprio sistema.

  • @tauandenisbruno
    @tauandenisbruno 2 года назад +3

    Ah eu lembro que quando comecei a usar uma distro Linux e no começo apanhei muito, foi porque eu tentava achar um "Windows no Linux", "ah eu queria que ele fizesse tal coisa que nem o Windows", "ah eu queria que seguisse as mesmas opções e menus que nem no Windows", "queria x coisa que nem no Windows".. E só depois eu vi que o "Linux" tinha capacidade de fazer as coisas que eu queria, mas do jeito dele. Não que era difícil, mas sim diferente do habitual Windows.
    Hoje eu faço tudo por ele, principalmente jogar meus jogos com ele.. Jogos da Steam funcionam de forma impressionante.

  • @williamcarneiro
    @williamcarneiro 2 года назад +1

    Uso Ubuntu há quase 2 anos como ambiente de trabalho em desenvolvimento de software, e na minha "jornada" passei por um problema bem parecido com o do Linus. Eu simplesmente dei um "sudo apt install" em um software que queria instalar no terminal, e o terminal alertou CENTENAS de pacotes que seriam REMOVIDOS do sistema e que eu estava prestes a fazer algo muito prejudicial, e pediu para que eu digitasse o "Yes, do as I say!" (o que a primeiro momento me assustou bastante, rs!!). No meu caso, eu fui mais sortudo e rapidamente entendi que havia ocorrido algo muito errado e abortei a operação.
    É sempre muito importante ler o que o terminal diz que irá fazer ao tentar instalar qualquer programa - o que será baixado, instalado, atualizado e removido. Assim como é importante entender sempre o que está fazendo, principalmente quando a operação requer permissão de super usuário (sudo).
    Na minha opinião, eu acho incrível a liberdade de poder fazer literalmente tudo o que você quiser no seu sistema. Mas é importante ter atenção e saber que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.

  • @RockerGame00
    @RockerGame00 2 года назад +1

    Montei uma maquininha braba e iniciei meu aprendizado em linux com o Linux Mint estou achando maravilhoso e esta rodando muito fluido e rapido

  • @Leanst.
    @Leanst. 2 года назад +21

    hahaahha, Linus me representou naquela quebrada do steam, sempre quando me arrisco a ver se o Linux realmente está instalando tudo fácil e sem tentativa e erro, eu me deparo com estas quebradas pelo caminho. rs Ai toda hora pra resolver isso é muita pesquisa e tempo que se vai e uma pitada de sorte kkk.... E sim, um SO deve proteger o usuário de fazer uma auto destruição de um servidor ou de sua máquina gamer, tempo é dinheiro, ninguém quer ficar futucando coisas que o SO deveria estar fazendo correto.

  • @giovanesilveiradasilveira994
    @giovanesilveiradasilveira994 2 года назад

    Essa série vai ser épica. Parabéns, DioLinux! Sempre nos presenteando com ótimos conteúdos.

  • @Ryfibi
    @Ryfibi 2 года назад +1

    Lição: um user tem que conseguir instalar sem problema o steam. Tal como acontece no windows.

  • @andrepessoa608
    @andrepessoa608 2 года назад +2

    Dio, assisti ao vídeo de Linus. Desde de 1995 que uso Linux no meu cotidiano. Lá atrás, fiz muita m3rd@ por não ter como buscar informações rapidamente, mas hoje em dia tem muito mais informação disponível para novos usuários (como o Diolinux!) e o que não falta são os tutoriais de migração para o pinguim. As informações, que antes, chegavam em revistas (Revista Linux! Faz tempo!), hoje estão na distância de um clique. Já fui do Conectiva ao Arch. Já fiz muito hopping de distro e hoje em dia não tenho muita paciência. Gosto de ressaltar que não sou de TI, sou professor de português. Minha crítica é sempre para aqueles que se referem aos usuários de Linux como programadores/developers. Achei que Linus tem razão em algumas coisas, mas acredito que, hoje em dia, pular de cabeça no Linux como se você vivesse em uma caverna sem internet é forçadamente ingênuo. Até com Windows a gente busca informações e tutoriais. Concordo contigo: ter opções faz parte da liberdade que o mundo Open Source proporciona e isto não é o problema. No mais, lembrei de um comentário do meu irmão sobre sites que descrevem distros. Meu irmão usa Windows e ele já tinha perguntado as diferenças entre distros que estavam em alguns sites, uma vez que as descrições são genéricas. Mais uma vez, ótimo vídeo!

  • @jonnyso1
    @jonnyso1 2 года назад +2

    APT não devia deixar isso acontecer. No Fedora o DNF coloca a DE e o Xorg numa lista de pacotes protegidos, vc tem que editar um arquivo de configuração pra liberar pra ter certeza que vc sabe o que ta fazendo.

    •  2 года назад

      isso depois da confirmação? tentei aq remover o plasma e o xorg e ele manda a confirmação (mas n sou louco de arriscar)

    • @jonnyso1
      @jonnyso1 2 года назад +1

      @ Isso, depois da confirmação ele ainda cancela falando que o pacote é protegido. Aconteceu comigo quando instalei o KDE e tentei desinstalar o Gnome. Da uma olhada em /etc/dnf/protected.d

    •  2 года назад

      ​ @Jonny Oliveira no meu n tem esse pro xorg e pro plasma,mas tem outros importante tipo systemd(ele nem da confirmação, fala q é protegido cancela e pede pra entrar com uma flag se quiser remover). mas realmente devia ter algo assim mesmo, em sistemas do tipo(pop os) deveria ser proibido mesmo(como é agora q fizeram isso depois do ocorrido)

  • @anderberin
    @anderberin 2 года назад +1

    Certa vez estava testando o Arch (ARM) no Raspberry Pi e meu cartão corrompeu por algum motivo e eu recebi essa mensagem super gentil:
    "WARNING: /boot appears to be a seperate partition but is not mounted.
    You probably just broke your system. Congratulations."
    Mentalmente apenas disse: "Obrigado"

  • @JSimian
    @JSimian 6 месяцев назад

    11:20 Talvez uma seleção na instalação (que possa ser alterada posteriormente) com um aviso bem claro, explicativo e coerente para cada uma das opções: "Sua vivência com Linux é 1.Iniciante | 2.Intermediária | 3.Avançado"? e cada uma delas deixa as possibilidades de autodestruição dirigida mais 1.Impossiveis / 2.Difíceis / 3.Permitidas facilmente, em que: 1.Não haja qualquer opção de fazer besteira, 2.Uma opção que te force a realmente entender o que está acontecendo e suas consequências antes de permitir, e 3. Com uma confirmação mais simples como a que aparece no terminal do vídeo de digitar "sim, faça o que eu digo".
    É opinião pessoal e claro que irá divergir com a visão de alguém, mas aqui atenderíamos todas as filosofias, desde a altamente permissiva até a altamente conservadora para o usuário.
    E note que não disse que isso serial algo fácil de ser feito, é a mesma coisa que dizer que energia por fusão nuclear é a ideal e que seria bom se usássemos, "boa! falta só ir fazer, boa sorte".
    E fora dessa questão, seria bem legar ver seus comentários sobre os próximos vídeos dessa serie do LTT!

  • @MarcosRavena
    @MarcosRavena 2 года назад +1

    Você é demais, Dio!
    Acho impressionante sua capacidade de pensar em vários aspectos de um sistema, como no exemplo das checkboxes do Manjaro.
    Essas são preocupações normalmente dos designers do projeto.
    Acho que já falei em outro vídeo seu: isso tem cara de decisão de programador.
    Sem desmerecer programadores…. Só não é o trabalho dele pensar nisso.

  • @HumbertoRamosCosta
    @HumbertoRamosCosta 4 месяца назад

    Quanto ao terminal eu concordo, mas essa história de quebrar o meta 'desktop' é algo muito estranho. O melhor é bloquear mesmo na loja. Outra alternativa seria que a loja oferecesse as outras opções de instalação (como flatpak, snap, etc) quando a instalação convencional não for possível.

  • @canaldoxerxes
    @canaldoxerxes 2 года назад +2

    Acompanho o Linus por muitos anos, achei muito legal o desafio!

  • @cassianomenezes2010
    @cassianomenezes2010 2 года назад +1

    faz esse formato com as falas e entrevistas do linus torvalds

  • @BrunoTorrente
    @BrunoTorrente 2 года назад

    O Problema do audio esta muito provável no profile, o KDE coloca uma camada de configuração por cima do pulseaudio, e nele usando o arquivo "/usr/share/pulseaudio/alsa-mixer/profile-sets/default.conf" funciona no basico, mas se precisar por exemplo selecionar facilmente entre HDMI e analogico esquece, não vai rolar.
    Eu por exemplo tenho um custom profile que inclui o HDMI e o Analogico podendo selecionar quem sera a saída via interface.
    Isso não é exclusivo do manjaro.
    ( outro problema é monitores desativados não voltam apos hibernação se eles estiverem na lista de desativar quando na presença de outro .)

  • @gocu_saiajeans
    @gocu_saiajeans 2 года назад +1

    11:49 Primeira vez usando o terminal: agora sou um hacker baby!

  • @MarcosRavena
    @MarcosRavena 2 года назад

    Dioooooooo!
    Vamos lançar uma distro!?
    Como UX designer, seria um desafio e tanto.
    Como fã do seu canal, seria uma honra!

    • @talkysassis
      @talkysassis 2 года назад +1

      Mais uma? Distro nova é tudo que menos precisamos agora. Ajudar a desenvolver os softwares disponíveis é mais negócio.

  • @camilodeazevedo640
    @camilodeazevedo640 2 года назад

    Que bacana curto muito os dois canais! O LTT traz muita coisa bacana sobre Hardware que amo acompanhar e o Diolinux é o maior Canal de Linux.

  • @ciclismo1450
    @ciclismo1450 2 года назад +2

    Quem nunca quebrou o sistema por besteira que atire a primeira pedra jsjsjs minha primeira instalação foi mais tranquila mas ver o Linus quebrando o popOS me deu uns flashbacks kkkk

    • @MajWinters100
      @MajWinters100 2 года назад

      Então toma uma pedra aqui: *joga pedra*

  • @GuiBerbet
    @GuiBerbet 2 года назад +6

    Os vídeos do Linus são Mt bons msm, os projetos dele são coisa de louco kkkkk

  • @eriksilveira9356
    @eriksilveira9356 2 года назад +1

    Quem teve um soft modem discado - e precisava dele configurado/funcionando para procurar a solução de outros problemas de uma instalação Linux - sabe bem como a coisa evoluiu bem desde então.

  • @andredias6406
    @andredias6406 2 года назад

    Pelo o que eu vi em uns RUclipsrs gringos o que causou o problema da falta de audio foi ele usar a placa GOXLR que apesar de ser bem cara, ela não tem lá mto suporte pra drivers opensource ou um driver proprietário para linux

  • @joseluizp.mofati811
    @joseluizp.mofati811 2 года назад

    Eu tenho dois PC, meu desktop com windows 11 e o da minha esposa, com o Linux Mint. Confesso que sempre fui usuário do Windows desde o DOS 6.1, nos idos de 1993 e na minha humilde opinião, o bicho-papão de qualquer distro Linux, é a famigerada janela de terminal. Lembro com clareza da maioria dos comandos do DOS, mas são todos diferentes na janela do Linux. Por isso costumo não atualizar os pacotes da distribuição, nem instalar algum drive que não tem no repositório (minha impressora é Samsung Laser (atualmente HP Laser, e o drive só tem no site da HP para outra distro), salvo quando um amigo que entende bem desse sistema, vem aqui em casa e faz as atualizações.

  • @AntonioNeto-js7hd
    @AntonioNeto-js7hd 2 года назад +3

    Assistindo os vídeos do Linus me veio a mente o meu início com o Linux, e nessa época eu sempre tinha algum problema que não sabia resolver por ser bem leigo. Hoje uso há mais de 4 anos uso sem problema algum, e até com conhecimentos bem avançados em Linux, e sei na pele o quanto pode ser difícil para novos usuários aprenderem a usar Linux de verdade.

  • @john_sales8908
    @john_sales8908 2 года назад +2

    Instalei o Linux Mint, e tive problemas com o audio. Depois quebrei o sistema tentando concertar.
    Instalei o Ubuntu, e tive problemas com o audio e com o controle de brilho, e, denovo, quebrei o sistema tentando resolver.
    Instalei o Pop! OS e tive os mesmos problemas que os anteriores. Mas dessa vez eu não quebrei o sistema. Eu tava de saco cheio e então Instalei o Windows 10 denovo.(desculpa por isso)
    Depois Instalei o Ubuntu denovo, consegui resolver o problema do controle de Brilho, mas não consegui resolver o problema o Audio. Mas usei por uns meses (porque felizmente o fone de ouvido funcionava). Eu tentei varias vezes resolver o audio mais fracassei miseravelmente.
    Depois testei varias outras distros. Quase todas tinham problemas que eu não conseguia resolver, e as interfaces não me agradavam.
    Depois de um tempo eu voltei pro windows 10 denovo.
    E denovo eu peço desculpas por isso.

    • @raphaelmarinho4542
      @raphaelmarinho4542 2 года назад +1

      Nossa, nunca vi um problema desse. Uma pena que nenhum distro Linux funcionou pra vc.

  • @Andremzsptm
    @Andremzsptm 2 года назад +2

    Compreendo o intuito do vídeo do Linus, mas acredito que agiram errado em não colocar um disclaimer informando que: O problema era com o pacote da Steam, não necessariamente da distribuição, e foi resolvido em questão de horas após filmado o vídeo. Deixou a impressão que o Pop!_OS não é uma distro user friendly...

    • @Yamartim
      @Yamartim 2 года назад +2

      Pra ser justo na hora que tavam gravando claramente ninguém tinha noção do que tava acontecendo, inclusive no comentário fixado do vídeo original eles explicaram de onde veio o problema

    • @Andremzsptm
      @Andremzsptm 2 года назад +1

      @@Yamartim houve muito tempo entre o dia que gravaram e o dia que lançaram, mais de (ou quase) uma semana.

  • @allansrc
    @allansrc 2 года назад

    Esperei sair os 3 videos pra maratonar aqui kkk

  • @AfonsoBucco
    @AfonsoBucco 2 года назад +1

    6:00 discordo nesse ponto. Eu acho que interface (a parte q não está o tempo todo em primeiro plano) não é como seu quarto onde coisas de mais ocupam espaço. Redundância pode ser sinônimo de coerência, e não o contrário. Explico: isso pode garantir uma retrocompatibilidade de usuários. Quer dizer eventualmente o sujeito que sabia seguir determinado caminho no windows 98 ainda consegue alcançar o destino intuitivamente no 10.

  • @mstrsrvr
    @mstrsrvr 2 года назад

    esse caso particular do steam, se você for no site, ele dirá que as únicas opções disponíveis para instalação são windows e mac. se houvesse uma opção apontando para flathub, esse problema não teria acontecido. e no fedora, o gnome software parece dar preferência para o flatpak quando o mesmo está disponível. na minha opinião, se tiver opção de flatpak, opção .rpm/.deb deveria ser escondida.

  • @betao180z
    @betao180z 2 года назад +1

    Baseado no fato do canal do Linusbter muitos seguidores e ser muito bem patrocinado e pelo pouco que sei como esse mundo funciona, me peegunto se todo o ocorrido aconteceu ou se estava no roteiro?

  • @Fritzzin
    @Fritzzin 2 года назад +1

    Lembro que algumas semanas atrás no podcasts deles, o Linus comentou que o primeiro episódio seria um pouco mais "catastrófico". A princípio, daqui para a frente, veremos outros problemas que não a quebra de um sistema como acabou ocorrendo por azar para o Linus.

  • @videoblocker2389
    @videoblocker2389 2 года назад

    9:51 Esse é o motivo de eu ainda não ter instalado o linux, só tenho um hd e tenho medo de fazer alguma besteira que acabe apagando tudo, mas quando comprar um ssd vai ser a primeira coisa que farei, já que não tem nada me prendendo no windows.

  • @tecnopoesia
    @tecnopoesia Год назад

    Perdi as contas das vezes em que jogos no Windows bugam a proporção da tela logo que abri o jogo.

  • @brunotheodoro1219
    @brunotheodoro1219 2 года назад

    Eu curto o Manjaro XFCE, simples e funcional, apesar que uso o Windows todo o tempo, sempre é bom entrar no Manjaro e ver que ele está funcionando bem como sempre.

  • @lipe43211
    @lipe43211 2 года назад +1

    bom video dio, vi que o futuro steam os 3 vai funcionar de forma parecida com o chrome os voce poderia fazer um video comentando sobre =)

  • @ImtheiZzY
    @ImtheiZzY 2 года назад

    Mamãe comprou um ideapad com i3. Ele vira com o satux Linux pelo o que li na Net. Meus planos é de instalar o Pop_OS nele. E vídeos com o Linus me ajuda muito em ver como seria a experiência de alguém instalando Linux na sua própria máquina.

  • @cleitonbolomini507
    @cleitonbolomini507 2 года назад

    Como leigo e iniciantes no linux. Achei mais complicado do que parece, tive muitos problemas nas instalações, sempre da erro de grub e boot. Nem sei bem o que são essas coisas mas com muito esforço consegui resolver

  • @vinicius-42
    @vinicius-42 2 года назад

    Cara, já tava te pedindo para fazer um react desse vídeo

  • @Igormboaes
    @Igormboaes 2 года назад

    Eu usei pouco linux mas uma coisa q aprendi aqui no canal e no tempo de uso é q as coisas tem solução sem precisa formatar, e então eu tentei levar isso o máximo possível pro Windows. Então eu gosto dessa parada de ter varias formas de fazer a mesma coisa isso é bom pra mim, mas pode ter o padrão mais simples e depois outras formas não tão óbvias. O problema é q como usurário windows a gente q levar essa experiência pra outro sistema.

  • @2sertorio
    @2sertorio 2 года назад

    Antes de mergulhar no Linux (Fedora) em 2015, eu tinha realmente uma dificuldade em entender que existiam várias "caras" pro sistema, eu sempre pesquisava imagens da área de trabalho do Linux e sempre ficava confuso pq tinham várias diferentes, eu pensava "será que é uma versão mais antiga e outra mais nova?", só em 2015 que eu fui entender o que era aquilo tudo, hoje é extremamente simples de entender, e tento passar isso pra todos ao meu redor

  • @clebesonfariasdasilva2550
    @clebesonfariasdasilva2550 2 года назад

    Umas das coisas que eu mais gosto no Linux.
    E quando vou instalar um programa e ocorre um erro.
    Sempre que isso acontece eu penso.
    Mais um desafio.
    E lá vai eu para guerra kkkk.
    Sempre que isso acontece eu aprendo algo novo.
    Hoje uso qualquer sistema operacional sem dificuldade.
    Mas o meu sistema principal do dia dia e o Linux.
    Em especial Debian.
    Parabéns Dio Linux , a sua contribuição para o mundo Linux
    Trazendo conteúdo de alto padrão

  • @phoenixcello4103
    @phoenixcello4103 2 года назад +1

    Sou usuário Debian desde 2002. Linux não é para principiantes. Quer usar? Estude. Leia. Aprenda. É muita coisa só para usar um sistema operacional? Windows e Mac estão aí pra vc. Boa sorte.

  • @nicklleite
    @nicklleite 2 года назад

    Esse lance da Steam eu passei há uns 8 meses atrás, no Ubuntu 20.04. Quando percebi, o instalador tinha apagado até o bash. Nenhum comando funcionava.

  • @GeovaneTeske
    @GeovaneTeske 2 года назад +1

    Uso linux de forma "paralela" desde o Ubuntu 8.10, famosa época que você recebia o CD de graça em casa. Até hoje o terminal ainda é usado para fazer coisas básicas como instalar um programa. E como foi dito no vídeo, o terminal deve ser usado por quem sabe o que está fazendo.
    O Windows sempre será visto como a 'solução prática' para tudo, o Linux como sistema para programadores e o Mac OS o sistema para Designers. Por mais que você possa fazer a "mesma" coisa em todos os sistemas, cada um nasceu com um propósito e parecem não mudar quererem isso.

    • @softwarelivre2389
      @softwarelivre2389 2 года назад

      Nenhum usuário "comum" de distros Linux precisa usar o terminal. O usuário usa se quiser, mas não é estritamente necessário.

  • @joaolgs
    @joaolgs 2 года назад +3

    Sigo o Diolinux porque acho interessante o mundo Linux, mas confesso que das varias vezes que deixa chance para o pinguim eu desisti justamente depois que quebrava o sistema usando o terminal

  • @kevinoliveira5103
    @kevinoliveira5103 2 года назад +2

    Alguém me indica um curso de linux, por favor, de preferência que seja "completo" e gratuito. Desde já agradeço.🤝🏾

    • @kevinoliveira5103
      @kevinoliveira5103 2 года назад

      @@cesarsantos4547 Mesmo sendo de 2013 ainda vale a pena, man?

  • @jhonesconrado
    @jhonesconrado 2 года назад

    Eu usei Ubuntu por anos.. Fui para o deepin por uns meses, depois manjaro... Depois ubuntu de novo. E agora estou há a mais de um ano usando Fedora. Fui do 33 pro 34 e agora no 35. Está ótimo.

  • @MrDougGameplay
    @MrDougGameplay 2 года назад

    Sei mais ou menos sobre esse tipo de experiência. Sou um usuário recorrente de Windows, mas me interesso sobre Linux, e eventualmente testo algumas distros, e quando procuro ver vídeos sobre o assunto, geralmente é mais sobre como instalar, ou um review. Por exemplo, foi aq no Diolinux e no canal Vega Data que aprendi a instalar o ChromeOS, e hj em dia tenho ele num HD sobrando, e de vez em quando dou uma mexida nele. Sou tão leigo que só entendo o conceito Linux, mas não entendo termos como KDE, manjaro... Mas minha experiência é mais sobre como fazer tal coisa no sistema, e de vez em quando me deparo com um certo "sudo apt install", e sempre que vou mexer em um pc com uma distro Linux, entendo um pouco do terreno que tô entrando

  • @produtoraanimago8917
    @produtoraanimago8917 2 года назад +2

    11:30 o sistema simplesmente deveria funcionar, e não eu ter que ficar caçando como instalar um programa que no Windows é só alguns clicks

  • @kalleuhenrique5112
    @kalleuhenrique5112 2 года назад +1

    Usuário comum não tem que usar terminal , pra isso existe uma interface. Pega a história, a Apple só virou o que é por que conseguiu transformar o Pc em uma coisa fácil pro usuário. Terminal é muito poderoso, mas precisa estudar pra usar. Agora imagina instalar um drive de wi-fi que não funcionou no Linux copilando diretamente no kernel?

  • @juanitogaribaldi
    @juanitogaribaldi 2 года назад +6

    Resolver problemas no Linux é quase como uma quest...

  • @JR-uy2nd
    @JR-uy2nd 2 года назад

    Segundo o Titus ele não tinha som por causa da placa de som muito conhecida que ele tem para fazer stream de jogos que tem um software para funcionar, mas que não funciona em Linux e segundo ele não existe uma forma fácil de a por a funcionar.

  • @marcoseliasmep
    @marcoseliasmep 2 года назад +1

    As distros Linux parecem uma eterna gambiarra (geralmente no bom sentido). Uma colcha de retalhos onde cada um fez um pedaço do trabalho e o mantenedor do sistema junta tudo no final haha… É o preço da liberdade, o que tem de bom, tem de ruim!
    Esse vídeo me remeteu aos primórdios quando comecei. Testei dezenas de distros. Mandrake, Conectiva, Ubuntu… Somente no Kurumin consegui usar o mouse serial da minha máquina da época (faz um tempo rs). Imagine a decepção de iniciar e ficar preso no desktop por não detectar o mouse… No Kurumin o menu Iniciar respondia à tecla do logo do Windows, coisa que muita distro ignorava (hoje em dia é normal usarem a tecla Super). E aí dava pra configurar o mouse usando as setas pra navegar nos menus de configuração. Até hoje sinto falta dessa distro. 💔 Só consegui experimentar outras distros depois que comprei um mouse USB.
    Anos mais tarde, problemas básicos diferentes… O instalador do Ubuntu por exemplo demora uma eternidade pra vasculhar os HDs atrás duma instalação Windows. Odeio isso. Geralmente uso outro HD só pros testes, não quero redimensionar as partições atuais… Mas tem que passar pela espera… Tentaram implementar um recurso para usabilidade e pioraram.
    Mas é isso aí, é o preço da liberdade rs.

  • @igorsilvestre4282
    @igorsilvestre4282 2 года назад

    O comportamento de excluir o DE do linus não foi um comportamento a parte ou se quer exclusivo do pop!_os. Já me ocorreu várias vezes esse comportamento em instalações novas do ubuntu e outras distros que usam apt como gerenciador de pacotes anos atrás, é simplesmente um bug do apt. Eu gosto muito do debian e ubuntu, porém realmente não tem como defender nessa ocorrência, de qualquer forma foi uma pena o Linus ter trocado de distro tão cedo, pop!_os realmente é uma distro muito boa. Acho que o melhor seria ter usado uma distro com GNOME, acho que realmente facilitaria.

  • @rafaelsmazzer
    @rafaelsmazzer 2 года назад

    Eu não passei meses crashando meu pc diariamente pra agora impedirem q seja possível fazer o que se quiser dentro do terminal kkkkkkkkkkkkkk