Conheça os tipos diferentes de Kernel Linux
HTML-код
- Опубликовано: 6 ноя 2024
- ✅ Conheça o Sanebox: sanebox.com/di...
Testamos diversos Kernels Linux diferentes para entender como eles impactam na performance do sistema operacional para tarefas de produtividade e jogos no desktop Linux. Os Kernels que testamos no Arch Linux foram o Linux Generic, Linux LTS, Linux-zen, Liquorix, Linux Hardended e XanMod Kernel.
👑 Seja membro do canal: diolinux.com.b...
📩 Receba novidades no seu Email: diolinux.com.br...
🥇 Agradecimento especial a todos os nossos membros, em especial aos da categoria "Diolinux GO" por nos ajudarem a continuar criando conteúdo:
‣ Jonathan
‣ Leonardo Thozo
‣ sagara_BR
⭐ Conheça o nosso trabalho: diolinux.com.b...
🎤 Nosso PodCast: diolinux.com.b...
🎮 Nosso canal de Lives de games: diolinux.com.b...
🛒 Nossa loja (na Lolja): diostore.com.br
📬 Contato comercial: blogdiolinux@gmail.com
#Linux #Kernel #Arch #Software #Tecnologia - Наука
No fim das contas, kernel hardened ficou como ótima opção.
DIO, voce poderia fazer um video com teste de performace entre ext4 e btrfs
Agora ferrou, geral vai começar a fazer kernelhopping... Estou em tratamento de distrohopping.
Distro hopping é a doença?
Arch Linux é a cura xd
@@nieleletronica Falou tudo, eu ia parar no Manjaro na real, mas quis fazer a troca pra aprender mais.
@@nieleletronica VErdade!! Até tentei sair dele mas não fez sentido algum e tudo ficou mais claro e óbvio.
@@nieleletronica depois de testar várias distribuições, estou estudando sobre o Arch pra tentar instalar daqui uns dias... Kkk Tô aqui vendo as diferenças entre os kernels.
@@romulodeoliveira7333 ai sim, se precisar de ajuda pode contar comigo
O melhor kernel que já usei foi o TKG-PDS, compilado e otimizado para minha máquina. Além da fluidez melhor, os games ficaram bem mais estáveis e alguns até melhorou o FPS.
Ta aí uma coisa que queria aprender. Compilar ...
Agora aprendi!!
@@Diogo_Zimmermann_Gabriel links?
Dio você poderia fazer o teste com um kernel compilado por VC mesmo nesse hardware. Seria bem legal ver o kernel sendo compilado para o seu laptop.
Seria interessante. Aprender a compilar o kernel para deixar o sistema com o mesmo propósito dos macos.
Dio, devo admitir que desde o último vídeo que vc falou do Arch ALG instalei ele.
Finalmente, depois de MUITOS anos usando base Debian, estou usando o Arch. Tudo isso porque teve um distro que decidiu fazer um instalador fácil.
Sinceramente, estou muito feliz com o sistema. Não achei que fosse me agradar tanto, mas agradou. Principalmente porque naõ tenho os bloats todos do Ubuntu.
Cara, eu antes usava Kubuntu e decidi tentar instalar Arch sem GUI, passei 2 ou 3 dias para saber que no final não podia instalar por conta de não ter interface para selecionar a partição que eu queria!
Quando fui de Arch GUI, foi só sucesso!
@@seriousfreezing99 Pois é!
Tipo, no Arch sem GUI até dá para fazer o particionamento, mas cara, é uma luta...
Mesmo seguindo o tutorial todo, é uma instalação que demora muito tempo e dá preguiça.
Com o AGL ficou tão fácil e rápido! E o Arch é mt bom pq vc consegue construir o sistema da forma que mais te agrada!
Só tem que tomar cuidado, pq exatamente por ser tão livre, você pode acabar fazendo caquinha... (Eu desinstalei o Avahi e quebrei o sistema kk)
@@RudahXimenes Então eu passei 3 dias no Arch puro só para TENTAR COLOCAR WIFI, cara no final eu até consegui mas é uma luta para nada, sendo que com interface resume isso em minutos apenas!
Eu to usando atualmente Xanmod como Kernel, mas agora que soube da performance no csgo com ele vou mudar para Linux-zen
@@seriousfreezing99 instalei ele umas 3 vezes pra aprender como fazer todo o processo corretamente, aprendi bastante sobre Linux lendo a wiki do Arch. Hoje acabei ficando com o Manjaro por não ter muito tempo para refazer a instalação. Se tivesse conhecido esse Arch GUI antes, eu estaria usando ele. O lançamento do Windows 11 foi a última gota que me faltava pra abandonar o Windows, eu estava tendo muito crashes aleatórios tanto no 10 quanto no 11 e desde que mudei pro Linux, não tive nenhum crash
@@kyofrozen Uau! Pior que seja, estou utilizando Windows 10 ainda já que Windows 11 é uma piada de "bom" gosto. Mas minha experiência no Linux é mais instável do que no Windows.
Não sei se é por conta do HDD, mas sinto lerdeza e alguns bugs talvez.
8:15 Like no video pessoal, apenas quem já compilou algo via terminal, sabe o sofrimento. Parabens pelo conteudo dio!.
Mano alguém já falou, que voce é muito talentoso e faz uma ótima produção de video, o editor ta de parabéns e quem fez o roteiro também.
Você deveria ter usado o kernel do clear linux, tem ele no aur, ele é otimizado pra arquitetura da Intel, e pelo o que já usei do clear linux, o kernel é muito bom
Agora fiquei na vontade de testar kkkkkk
@@GabrielLima-we6qu Pode usar, ele se sai bom até em AMD, só queria esse kernel no fedora kkk jeito é compilar um com algumas cflags
Uma coisa que vale ressaltar é que o desempenho do Kernel depende diretamente do hardware da máquina. Alguns tweaks no kernel que melhorariam a performance em alguns hardwares podem acabar piorando em outros. Então, idealmente, o melhor kernel para o seu sistema seria um manualmente construído com os módulos exatos para o seu hardware e sem bloat desnecessário. Qualquer kernel focado em performance que não seja manualmente tunado para o sistema alvo é na realidade só um kernel genérico disfarçado. A melhor performance que eu obtive com Linux foi com o Gentoo quando eu compilei o kernel from scratch só com os mínimos módulos necessários pro meu notebook kk
Qual foi o seu processo para descobrir o que precisava?
@ A boa e velha tentativa e erro
quando usava o arch(ja q é dboa instalar isso no arch) oq eu fazia era usar o generic, e deixar o LTS instalado tb só no caso de dar algum problema no generic(seja de segurança ou de parar de funcionar), mas nunca precisei usar, mas deixava la só como prevenção mesmo
Não só ponho o like como partilho também! São sempre muito bem vindos estes videos muito bons na didática e em utilidade! Isto não se aprende em casa e muito menos na escola, então vale ouro
Hoje, no meu sistema atual (Ubuntu MATE 20.04), eu uso o kernel de baixa latência empacotado pelos mesmos. Em termos de benchmark, ele não faz o sistema performar melhor ou pior mas o que é perceptível pra mim é como as pequenas ações do dia-a-dia ficam mais “espertas”: vc clica pra abrir um aplicativo ou arquivo, o programa responde mais rápido, vc dá um comando no Terminal e ele já te dá um feedback no mesmo momento, vc dá um comando de Alt-Tab e o Compiz quase não engasga, o boot é ligeiramente mais rápido, entrar em espera também se torna mais rápido…. enfim, são esses pequenos detalhes que em um dia vai me economizar milisegundos mas, extrapolando pra longos períodos, pode ter certeza que aproveitei melhor alguns minutos de tempo de máquina.
Agora, uma coisa que eu sei porque já fiz e essa aumenta MESMO a performance da máquina é compilar o kernet e softwares otimizados para o hardware onde estão rodando. Lá pros idos de 2010, meu PC era um terrível Celeron D 331 e o Ubuntu 10.04 que eu tinha nele, eu compilei o kernel omnislash 2.6.34-1.4.4 otimizado pro chip. E meu amigo… o sistema era outra coisa - pros padrões de um Celeron, é claro.
Em algum momento quero refazer isso no meu hardware atual mas ainda estou ensaiando em máquinas virtuais pra eliminar os glitches e fazer meu script rodar “azeitadinho”.
Kernel hopping? Dessa eu não sabia, vlw Dio
Moral da história "Não mexa com que esta quieto!"...
Uma coisa que precisa ser bem observada nessa "disputa de kerneis" é que, ao menos originalmente, o objetivo de projetos como o zen não é ganhar disputas de FPS ou tempo de conclusão (ainda que seja desejável). É melhorar responsividade do usuário desktop típico em máquinas modernas. Pense num computador sob pressão, com várias abas de navegador, codificando vídeo, alternando janela, streamando e ainda escrevendo num hd externo. Tudo isso liso, sem stuttering ou congelamento de telas. Sacaram?
Claro, caberia ver se então isso aí se concretiza na prática - o que deve ser complicado, já que "responsivo" é subjetivo, difícil de mensurar objetivamente.
Usei muito o xanmod no meu notebook, infelizmente ele ta sempre conectado a tomada, ou seja, acelerou o desgaste da bateria, enfim, o kernel é muito bom, deixei de usar no meu notebook, mas uso no meu pc de trabalho, e ajuda muito na performance
Muito bom. Aprendendo com você a cada dia. Like.
Melhor canal de Linux do Brasil!
Nossa! Isso deve ter dado um trabalhão. Parabéns é um teste interessante e informativo seja para especialistas ou leigos.
Comentando pra gerar engajamento só pelo esforço na produção kk.
Parabéns pelo trabalho e esforço em fazer esses testes, não vejo conteúdo assim em nenhum outro RUclipsr focado em Linux (incluindo os gringos).
@Cássio Arapiun legal, pode passar as indicações?
Parabéns Dio, que aula vc deu sobre kernel. Eu testei muitas distros sobre benchmarks, e a combinação que eu mais tive ganho real (no meu Hardware) foi base Ubuntu + Xanmod. Só uma ressalva, quem usa notebook tem um gasto de energia maior em 20% declaração dada pelo Alexandre Frade desenvolvedor do Kernel Xanmod.
Antes da versão 6 do wine eu consegui +15 fps no overwatch usando o liquorix (era uma diferença gritante em relação a qqr outro), mas dps de versão 6 a performance do jogo melhorou tanto que eu não sei se o liquorix ainda faz uma diferença tão grande, vou testar outros pra ver se tem uma diferença ainda
Você usava Wine pro instalador?
Meu kernel preferido aqui no Arch - Linux RT, e Linux CK )Eu gostava muito do Kernel BFS, esse sim era foda!!
É para que área este kernel?
O que podemos ver nesse vídeo é que o padrão é mesmo a melhor opção, eu nunca me preocupei em ficar mudando o kernel assim, ainda mais porque uso Nvidia e o kernel meio que tanto faz, mas um que eu as vezes usava era o lowlatency, mais por causa de audio mesmo, é o único que realmente vale a pena, caso baixa latência no audio seja um requisito, mas é só isso
Se for fazer outro comparativo testa o kernel tkg-pds
Era o vídeo sobre um tema que eu queria ver faz tempo e nem sabia que queria kkkkkkk
Kernel 5.15 é interessante por causa do suporte total ao NTFS. Eu to querendo testar isso.
Assim no geral depende do que vc faz e do hardware que vc tem, esses kernels aí não usam nem o mesmo scheduler de CPU, entao as coisas não são empilhadas do mesmo jeito pro CPU fazer, e no caso do liquorix como ele tem uma latência menor que a do generico(imagina que tem um relógio que diz quantas vezes por segundo o kernels vai empilhar algo pro CPU fazer.)num hardware muito fraco pra rodar tudo que tu testou ele acaba enforcando o CPU, outra questão é que se fosse um hardware mais parrudo pra essas atividades ele conseguiria passar mais coisas pro CPU fazer e tiraria mais proveito dele, mesmo caso do xanmod, outra coisa compilar o kernel otimizando pro teu hardware pra economizar clock seria uma boa.
Olha eu uso o kernel low latency na minha máquina e melhorou o funcionamento da placa de áudio e vídeo
Muito bacana apresentar esses tipos diferentes de kernel e mostrar os resultados que vocês obtiveram.
Sabe um assunto interessante de falar... são os kernels de tempo real e patchs como RT prempt xenomai entre outros
Gostei demais! finalmente uma análise verdadeiramente focada no que me interessa demais de um OS, a performance e otimização dos recursos. A demostração de estética eu pulo... reparei que o pessoal de fala hispana utiliza termo ENTORNO, para definir o que chamamos de DISTRO, achei mais adequado.
Dio faz uma resenha sobre o NeteXt’73 👍🏻
Parabéns. Linguagem boa, humildade.
Talvez seja interessante fazer testes em um computador de menor potência também, como até dito no final, pode haver diferença na pontuação geral entre os kernel
Dio, tenho uma sugestão de vídeo nessa pegada de benchmarks:
Que tal comparar distros com e sem systemd? Por exemplo, archlinux e artix
Distro hoping, Desktop Environment hoping, Window Manager hoping, Kernel hoping, o que mais tem em Linux é oportunidade pra você que é curioso e indeciso como eu.
Eu uso Arch com kernel LTS.
Maravilhoso o trabalho do Dio !!!
Otímo video,acho que só faltou o kernel low latency para comparar.
Os kernels foram compilados na máquina? Com as otimizações específicas do laptop? Se não me engano, o XanMod precisa disso para realmente mostrar o seu potencial
Imagino realmente o trabalho de se fazer esse vídeo. LIKE GARANTIDO!
Parabéns @Diolinux. Ótimo trabalho. o/
Em todos esses anos nessa indústria vital eu não sabia da existência de kernel personalizado, caramba. Pra quem é leigo e tem medo, talvez a solução seriam distros baseadas com estes kernel customizados.
Muito bom, seria interessante no futuro testar o TKG-PDS ou o CK com MuQSS que são os que mais se distanciam do kernel genérico em termos de desempenho.
Parabéns pelo trabalho e dedicação, você traz conteúdos de peso! Um grande agraço por trás.
Tenho uma máquina cm gentoo cm kernel hardened e uma com mint com o kernel stock, provavelmente o generic, eu não vejo diferença na velocidade dos dois, acreditava que a velocidade dos binários customizados pro meu uso compensava a lentidão do kernel hardened dps do vídeo eu tô achando que realmente não haja realmente uma perca de performance perceptível
Alias, seria interessante Dio, fazer um teste entre versões do mesmo kernel. Quem usa distro tipo rolling sabe que algumas versões do mesmo kernel tem desempenhos diferentes.
Ficou bom esse vídeo, uma pegada hard feita para todos. A propósito, os kernels foram compilados antes da instalação?
Uso o LTS no Artix Linux OpenRC, é bom para mim, pois sei que é estável.
E os usuários de Gentoo que customizam o kernel? Por exemplo, eu que não tenho nada da AMD poderia remover todos os drivers para ganhar performance?
Deveria ter testado como o kernel reage a uma musica tocando enquanto você abre muitos programas ou satura o sistema com outras tarefas. Isso é algo que o Mac faz ele prioriza o audio e os inputs do usuário, mouse, teclado etc... Então seria algo interessante pra testar. Em alguns kernels ele pipoca o audio pra voltar o sistema enquanto trava ou ta saturado de coisas abertas.
Pode parecer besteira, mas isso seria o que salva um DJ num show ao vivo. Como o SO reage em travadas repentinas e como ele lida com os processos que estão comendo a memória. Isso foi algo que fez muita gente optar por Macbooks durante quase uma década. Hoje o Windows faz porcamente algo parecido mas nós sabemos que ele é de longe o pior pra lidar com saturamento do sistema.
Todo kernel faz isso, até o Windows, priorizar entradas de hardware.
Parabéns pelo trabalho!
Dio lembrando q o ubuntu studio vem com kernel real time, oq supostamente ajuda em alguns trabalhos com áudio... Não conheço muito p opinar
Que vídeo foda Dio, eu pedi esse tema esses dias 🔥🔥
Muito Legal! Mudei para o linux por causa do seu canal, você poderia fazer um review do xubuntu 20.04.
@DioLinux #SparkyLinux tem instalador de alguns destes de maneira fácil, instala, remove, tem removedor de kernel antigo e algumas outras coisas....
Excelente vídeo. Parabéns, Dio!!
Excelente trabalho, Dio. Obrigado!
Queria muito ver esse comparativo em hardware da CPU AMD e GPU AMD e nvidia. Com drivers open e proprietários.
Podia rolar outro colab entre Dio e Peperaio.
De mudança no kernel eu fico apenas com a opção que faz aparecer o tux no bootscreen. É possível ainda? (antigamente nas distros vinha isso e ver o tux era mágico rs)
o Linux da urna eletrônica ainda é assim kk Demora uns belos minutos pra ligar
Saudações e muito obrigado pelos testes!!
Para jogos competitivos, como o CS, seria interessante usar um kernel de baixa latência?
tenho a mesma duvida
Ta ai uma boa pergunta
não precisa mexer comkernel;só usar o Windows que os drivers mais otimizados estão lá; e de quebra, você não perde tempo da sua vida.
@@gustavobrtt Com kernel de baixa latência pode ser possível obter uma latência melhor que a do Windows. Se a pessoa quiser ser hardcore para obter uma latência super baixa pode ser uma opção interessante, se de fato essa latência se refletir no jogo, pois tal Kernel geralmente é pensado para trabalhos com áudio como a do Ubuntu Studio.
Adoro as suas explicações!!!!! Parabéns pelo canal !!!!!!
Esse canal é bruto
Tinha uma placa antiga da AMD que usava o driver open source. Tinha alguns drivers no site que eram só para ubuntu 14.04 e não instalavam em versões mais recentes. Se eu colocasse um kernel antigo, esses drivers poderiam funcionar?
Faz um releese do GIMP 3.0
Parabens pelo video, gostei demais! Abs ! Claudio Vaz.
Finalmente um vídeo que vai acabar a discussão no grupo de ti da faculdade, (custom kernel é fantasia, sim ou não?). kkkkkk vlw Dio.
Já usei o Liquorix pra games e, na época era boa a melhora :O
0:22 1 fucking milhão de commit, tá doido...
Muito bom trabalho, genérico não tem erro
Dio, sua voz está mais alta no lado direito... Talvez é só eu que percebo, mas isso me incomoda bastante hahahahah. Ótimo vídeo valeu!
Nossa, liquorix performou tão mal, ja usei bastante ele no passado, depois comecei a usar o xanmod, hoje em dia eu uso o padrão mesmo, não suporto ter problemas no boot sempre que o kernel atualiza.
Liquorix rodou super bem no PC do meu trabalho com Pentium g630 e 4gb DDR3, MX linux, um dia vou fazer benchmark nele vs o padrão
@@TodoHW Depende muito do hardware que voce usa, o padrão é melhor por ser mais equilibrado.
@@geovanneteixeira100 no caso no liquorix ficou melhor em multi tarefa e responsividade
Faltou o Linux-Libre
Otimo video, informação muito útil ^^
Tem algum kenel que desbloquear o overclock ??? Isso seria muito viável
Hardened já que é mais seguro se faz valer mais a pena, principalmente pra ter carteiras de criptomoedas
Testa o kernel Clear
Faltou o Realtime? Ubuntu-Studio, JACK e similares?
Eu tinha problemas na transição entre o kernel 5.09 para o 5.10... e era um problema que eu realmente tinha que "voltar pro 9" pois quando eu usava o 5.10, as sombras do DOTA2 simplesmente não eram processadas, as texturar tambem ficavam bem zoadas e até mesmo quando se colocava uma SKIN num heroi do jogo, a Skin nao aparecia direito. (Se a Skin modificasse o cabelo do heroi, por exemplo, usando o Kernel novo esse cabelo simplesmente nao aparecia e o heroi ficava careca)
Sei que alguem vai ler isso e falar que tem mais a ver com o jogo do que com o kernel... e eu digo que "pode ser".... mas de fato quando eu colocava o kernel anterior (5.09) ou ate mesmo o .08, todos esses problemas desapareciam e o jogo (incluindo a parte das skins) funcionavam normalmente.
NOTA IMPORTANTE - Atualmente uso o POP OS 21.04 com kernel 5.13 e ta tudo funcionando perfeitamente.
Isso faz parte. Hoje, por exemplo, peguei uma situação totalmente improvável, onde o Google Chrome não abri de jeito nenhum. O problema era a versão do AV, do Windows, modelo do processador e a versão do aplicativo que gerava a instabilidade.
Como no meu caso e o seu, às vezes é uma combinação de fatores que causa um bug.
Valeu cada segundo deste vídeo.
fiquei sabendo que o kernel 5.15 tem otimizações para AMD, queria ver um teste sobre isso
Bem interessante mesmo!
O liquorix no meu PC velho é visivelmente mais rápido, eu acredito que cada Kernel tem um tipo de máquina e o Liquorix não foi pra sua, eu ganho uns 20 a 10 fps com liquorix
O kernel 5.15 já foi confirmado como o LTS desse ano
Muito legal e interessante estas informações sobre os comportamentos dos Kernels. Uma curiosidade, por 1 segundo eu pensei que meu laptop tinha uma tela 3D. Em 13:20 quando o Dionatan se aproxima da camera do lado direito da minha tela, o som do fone de ouvido vai para o lado direito dando a impressão que o Dionatan saiu da tela do meu laptop e estava conversando comigo de fisicamente. Fiquei surpreso. Anyway excelente vídeo Dionatan!
que brisa kkk
Hmmmmmmnnnnnn uiuiuiiiiuiii
Dio falando no teu ouvido uiuiii
Parabéns
Nossa, que trabalheira!!
uso o xanmod mas com efi ativado, só com systemd-boot
Opa, já dei meu like!
Mandou bem no vídeo...
Eu fazia kernel hoping pelo ukku
Bom vídeo.
Eu testei o xanmod e notei uma pequena diferença, depois ele bugou meu sistema. Nunca mais...
Mesma coisa comigo, quando atualizava a versão do kernel, meu PC não iniciava mais, tinha que selecionar no modo segurança a versão antiga do kernel para funcionar.
Dio, muito respeito pelo teu trabalho, mas por favor não tenta fazer um "gaming benchmark"em um pc que não dá conta nem de 30fps em 1080p low em um jogo de 2018, please. No final, como gamer, eu não posso deduzir nada de todo esse trampo que você teve.
Excelente vídeo. :)
Ola Dio boa tarde! Eu uso o linux mint, porem o espaço que reservei para o sistema operacional de 40 GB, porem ele esta preenchendo todo espaço muito rapido, Sabe o que devo fazer?
Acho que o Kernel Clear tbm deveria ser comparado.