@@diegocontreira4058 eu termino a fervura e faço o whirpoll. Quando descansa eu jogo pro fermentador. Hoje eu tenho o frigobar e seto a geladeira pra temperatura de fermentação e quando chega na temperatura eu faço inoculação. Quando eu não tinha o frigobar eu deixava no balde e fazia no dia seguinte
Sempre utilizei este metodo desde a 1° brassagem de 20 litros, hoje estou brassando pra 65 litros e continuo com este método, nunca tive problemas e acho muito mais fácil pois normalmente ao fim da brassagem estamos mortos de bêbado e de cansado...
Fala Jamal, fiz uma viagem pela patagonia de motorhome e fui fazendo minha breja só com no chill.. a temperatura de lá e o vento ajuda muito o processo, geralmente terminava a noite, deixava o fermentador em cima do carro e antes do sol nascer já estava ideal pra inocular a levedura.... e em duas vezes joguei a bambona em rios/lagos de agua fria.. todas ficaram impecáveis, zero DMS e sem nenhum sinal de contaminaçao. mas realmente um ´pouco mais amarga que o previsto.
Opa Jamal! Parabéns pelo canal e pelo vídeo. Por falta de tempo, muitas vezes eu faço cerveja em 3 dias: Dia 1 - mostura, dia 2 - fervura e dia 3 - inoculação. Na minha opinião funciona bem e não tenho que comprometer 6 horas de um dia pra fazer tudo. Temos que combater os preconceitos no universo cervejeiro!
Sempre fiz no chill na panela! Nunca tive problemas de contaminação. Não vejo alteração nas receitas, muito mais prático, menos tempo, menos trabalho e menos custo. Me acostumei assim, sigo fazendo novas receitas e tomando todas também. Parabéns pelos vídeos e dicas, abraço.
excelente vídeo, já havia visto um vídeo sobre no chill em outro canal, mas assistindo o seu agora me veio a dívida se já fizeram ... e se antes da fervura separasse uns 5 litros de mosto e fervesse em uma panela separada e fizesse a lupulagem nesses 5 litros ... seria bem rápido de resfriar ... Claro que ficaria extra lupulado ... mas aí acrescentaríamos esse 5 litros com o restante depois que estivesse frio ficando agora sim na proporção ideal ... talvez até inocular nesse mini mosto
Oxe!!!! Vivo no Sertão tipo australiano. aqui não podemos desperdiçar água, então não resfrio. nunca contaminou porem se contaminou noisx bebemos valeu professor!
Jamal, há dois anos que não inoculo a levedura no mesmo dia da produção. Sempre no segundo dia. Eu resfrio o mosto até 25 a 30 graus.. e o restante e na geladeira.. Nunca tive problemas de contaminação, mas sempre com um cuidado extra com limpeza na parte fria. No caso das lupuladas se não tomar cuidado, notei que se perde muito do aroma e sabor elevando o amargor.. Mesmo usando só um chiler de placas, notei perdas de aroma e sabor no periodo curto que o mosto fica na panela ate passar pelo trocador. Hoje eu uso 3 chillers: um de imersão so com água da torneira (em 3 minutos vai a 80 graus- que é o meu "minuto 0" - mesmo em dias quentes, e entre 5 e 7 minutos ja vai até 50 graus). Em paralelo, quando chega a 80 a água passa num trocador no gelo e dai para um de placas, que e quando começo a transferir para o fermentador. Pra lager e cevas mais lupuladas é o unico jeito que consegui manter estável.
Eu uso ainda o bom e velho e barato método de bacia com água e gelo feito em casa! Nunca tive problemas e leva em média 40 minutos pra resfriar. Parabéns Jamal por mais um vídeo TOP!
Obrigado pela aula Jamal! O meu chiller é mais simples ainda: colocar a panela na bacia com água fria e gelo... O no chill apresentou bons resultados nos meus testes. Terminei a mostura e fui dormir... de manhã foi para o fermentador Izzybier. Mas hoje comprei o meu Chiller de inox para facilitar o processo.
Salve Jamal ! Quero compartilhar com vocês minha técnica. Uso o chiller para resfriar o mosto até 50 graus, isso não demora muito, acabo usando em média 40 litros de água para chegar nessa temperatura ( guardo essa água em nos tambores de água mineral e usamos para lavar roupas depois), faço o whirlpool, espero decantar e em seguida passo o mosto para o fermentador, coloco o airlock com álcool e ligo a mangueira do cilindro de co2 na torneira do fermentador e injeto um pouco gás para remover o oxigênio do fermentador (o fluxo do co2 tem que ser bem baixo para não jogar o álcool do airlock para cima, levo para geladeira até o dia seguinte. No dia seguinte então, faço a oxigenação e jogo o fermento. Fazendo desse jeito tem muitas vantagens: 1º Gasta pouca água (o importante é baixar rápido para 50ºC) - 2º Reduz as chances de oxidação fazendo o whirlpool quando já está com a temperatura mais baixa, no caso 50ºc - 3º Injetando co2 no fermentador reduz ainda mais as chances de oxidação e também de contaminação - 4º Após um dia na geladeira a temperatura do mosto já estabilizou bem em 18ºC (ou qualquer que seja a temperatura escolhida para fermentação), quando eu inoculava a levedura no mesmo dia, a temperatura ficava variando até 2ºC para cima ou para baixo até estabilizar, o que poderia acabar gerando uns offs ai !!! É isso ai Dr Jamal ! Quando vier para Curitiba, da um toque para tomarmos umas beras juntos. Abrax. Cervejeiro Douglas Cabral
Show! Faço praticamente a mesma coisa. Reduzo um pouco da temperatura no chiller de imersao. Mando pro balde fermentador. Fecho ele e deixo umas 4 horas na geladeira e ela ja chega na temperatura ideal para inoculaçao do fermento. Tenho usado o sterilock para evitar contaminçao do ar externo.
Boa técnica. Eu utilizo minha chopeira naja conectando a mangueira na saída da torneira e deixo ela ligada até baixar temperatura para 3*graus água passa pelo chiller quase congelando. Tbm resfria muito rápido porém eu faço somente 20litros não sei se uma quantidade maior seria viável pois já gastaria mais água.
Interessante sua técnica Douglas. Eu produzo 45L, fiz um pré chiller que fica imerso em água com gelo, e depois um contra fluxo, mas quero parar de usar o contra fluxo, pois pra lavar e sanitizar a parte onde o mosto entra dá muito trabalho e eu acabo usando muita água pra resfriar também. Deixa eu tirar uma dúvida.. quando você coloca o mosto mais ou menos a 50ºC no fermentador já coloca na geladeira e liga pra já ir baixando essa temperatura ou você deixa baixar dos 50ºC até a temperatura ideal que você precisa fora da geladeira? Excelente sua dica irmão. Abraço
@@deyvidchiponga2079 Sim ! Já coloco com a geladeira ligada. As ultimas cervejas que fiz baixei com o chiller até 35 graus e depois foi pra geladeira. Gastei uns 20 litros de água a mais, lembrando que também uso pré chiller com gelo.
Boa tarde. Pois a minha última, Weissbier, após fervura, resfriei até temperatura ambiente, coloquei na geladeira, isso em torno de 19 hs, e fui atendera um compromisso. Retornei Às 3:00 da matina, quando inoculei. Encontra-se em pleno processo de fermentação, bufaDÃO. vAMOS aguardar o resultado.!
Uso um chiller de placas que eu o congelo em um isopor e deixo só os bicos de fora. Assim uso menos água e passo o mosto quente de uma vez para fermentador. Consigo uns 45 graus de imediato. Aí deixo o resto da queda no "No Chill" até o dia seguinte e nesse tempo, eu aproveito pra fazer um starter da levedura.
Valeu a dica Jamal, importante acabar com alguns preconceitos cervejeiros. Utilizo chiler de contra fluxo que montei. Mesmo nos dias quentes 30graus o resfriamento se dá imediato ( sair da panela e percorrer o chiler e cair no fermentador) Para resfriar 25 litros utilizo 55l de água da companhia, detalhe acredito ser importante é a alta pressão da água fria percorre o chiler.
Eu não uso chiller. Se eu faço 20 litros, eu pré fervo e congelo 10 litros. Faço a fervura do mosto com 12,5 litros, tenho uma evaporação de 2,5 litros. Ao final, eu resfrio o mosto com a água congelada. Mesmo nos dias mais quentes, consigo resfriar o mosto até em torno de 25 a 30 graus, em cerca de 15 minutos. Sem investimento em equipamentos caros, sem consumo elevado de água.
Show Jamal! Eu faço um meio no chill, coloco o chiller por uns 15 min só para dar a primeira esfriada, depois deixo na panela de fervura até uns 30 C, coloco no fermentador e depois na geladeira até a temperatura de inoculação. NUnca tive problemas.
Meu método é sempre No Chill e neste caso utilizo a aeração enquanto resfria e no dia seguinte faço a inoculação do starter.... da tempo de aerar bem o mosto e fazer um starter reforçado.... nunca tive problemas de contaminação, depois mando pro fermentador pressurizado entre 1 a 1,5
Jamal, faço No Chill a dois anos, nunca tive problemas, só os fermentadores Cônicos como o meu, não resistem a altas temperaturas, acabam descolando as soldas com o tempo, quanto a Lupulagem, existe uma tabela que atrasa em 20 minutos as adições, levando-se em conta o tempo que o lúpulo fica exposto em temperaturas elevadas. Acho o No Chill, muito prático e simples, sem Stress.
@@lcaetano84 não desliga, só atrasa as adições, por exemplo: se no método tradicional você faria uma adição de lúpulo aos 50 minutos finais de fervura, no No Chill essa adição seria nos 30 minutos finais, tem de levar em conta o tempo extra que o mosto levará para resfriar naturalmente abaixo dos 80°C. Existe na Internet tabela com essas adições.
Sempre deixei o mosto resfriar naturalmente, até por não ter o chiller, termino a fervura espero a evaporação baixar, coloco um voal por cima da panela e vou olhar de novo umas 3 , 4 horas depois. Em seguida passo pro fermentador e coloco na geladeira com emperatura de inoculação. No outro dia adiciono a levedura. sempre fiz assim desde o começo. minhas fermentações são bem rapidas 3, 4 dias costuma ser suficiente. quando vou tirar OG a aparencia do mosto existe uma floculação de açucares. Não sei se resfriando rapido é capaz de criar esse floculação. Já fiz 19 Brassagens e observo, faço testes e anoto caracteristicas. Foi meu trabalho na faculdade há tres semestre atrás e virou paixão. Não estou cagando regra, apenas passando experiencias pessoais na prática. Grande abraço beer school
Mestre, já uso essa técnica a certo tempo, porém resfrio o mosto até cerca de 60 graus, visto que a newsul (principal fabricante das nossas bombonas) só garante que não terá contaminação/transferência do plástico que ela é feita até 69 graus. Informação que recebi ao ligar para a mesma...
Muito bom vídeo Certa vez estava no término da fervura e me chamaram pra uma festa Coloquei no fermentador quente mesmo e inoculei o fermento no outro dia Achei q ia perder a cerveja Mas não Ficou top agora sempre faço assim
Boa tarde, Jamal com as novas tecnologia de fermentadores refrigerados de inox e panelas single Vessel preciso mesmo assim após o cozimento refrigerar o mosto ou posso usar o método no chill colocando após resfriamento natural o mosto diretor no fermentador ??
Tive problema com as mangueiras do meu chiller e acabou que fiz isso em uma lager que brassei domingo, deixei a panela tampada até baixar para uns 80C, meu medo era derreter o balde fermentador joguei o fermentador com airlock e fui inocular no outro dia. Uma outra vantagem é que como ia inocular no outro dia, usei o proprio mosto que brassei para fazer um starter para a levedura. Ainda está na fermentação primária mas pelo visto sem contaminação.
Só faço No chill, porém deve se enxer o fermentador totalmente, sem deixar ar, ou quase nada. Uso de 35 litros, até transbordo um pouco. Daí coloco numa bacia enorme cheia de água. No dia seguinte a temperatura está ambiente, a decantação excepcional. Somente depois de horas, ou no dia seguinte levo para geladeira para baixar a temperatura.
Visitei a Cantilon recentemente. Pelo que entendi eles fazem no chill, mas em se tratando de uma lambic, o ponto negativo "contaminação" é exatamente o ponto pretendido! Eles ainda ampliam a área de contato do mostro com o ar numa espécie de piscina com ventilação natural no sótão!
Parabéns pelo vídeo, a Cervejaria Araucária de vez em quando vende o mosto também, porém já resfriado. Confesso que sinto cagaço em fazer essa técnica mas o dia em que eu fizer uma lager com certeza utilizarei desse expediente.
Caro Jamal, gostaria de compartilhar minha experiência com no chill. Particularmente em relação à lupulagem, pois o restante no seu vídeo vc falou tudo. Tive ótimos resultados com IPAs e APAs simplesmente alterando a lupulagem. No dia da brassagem eu coloco só o lúpulo de amargor, no first wort hopping. As adições tardias, não coloco. Pra obtenção do aroma e sabor, ou seja, pra compensar as adições tardias ausentes, eu adiciono, após a fermentação, o hop tea e dry hopping, as duas adições. O hop tea me trazia o resultado da extração a quente e o dry hopping o aroma que se obtém a frio. Ficaram muito boas e hoje acho que não volto pra técnica de resfriamento pelo menos pra estes estilos. Valeu!!!
olá @Matheus Sena, tenho usado o No Chill e estou quase acertando a questão da lupulagem, tenho adicionado lúpulo no whirlpool e depois dry hopping e hop tea, ajuda bastante
Também aprendi a técnica com o Rafael e vale a pena todos conhecerem o canal dele. Muita coisa boa por lá também. Jamal, acho que faltou comentar duas coisas, (1) que é possível corrigir a lupulagem na técnica no-chill. Segue o link goo.gl/images/UVDKph. (2) quando tiver head space no mosto para resfriamento, é preciso tirar todo oxigênio interno. Como? Só amassar o recipiente até o mosto ficar na boca...
Parabéns pelo vídeo Jamal, show! No Chill é vida kkkk Faço direto. Ainda não tive contaminação também, então até segunda ordem vou continuar usando rsrsr Para oxigenação, não sei se está ok, mas eu pego o balde e sacudo bastante. Na sequência inoculo a levedura. Até hoje está dando certo rsrs No caso do amargor, sabor e aroma, uso os lúpulos sempre 20min depois do tempo estimado do método de resfriamento. Exemplo, ao invés de adicionar aos 60min, coloco aos 40min e assim por diante, sempre 20min a frente.
@@FlavioPequeno adiciona no whirlpool. Mas se colocar a mesma quantidade que calculou para o resfriamento acelerado (com placas ou chiller) fique ciente que o lúpulo aparecerá um pouco mais que o esperado. Faça a primeira vez e entenderá. Não se arrependerá.
Fala Jamal, blz? Faço cerveja há pouco mais de um ano, fiz resfriamento por troca de calor apenas no primeiro mês, logo aprendi o no chill e passei a usar esta técnica desde então, até hoje não perdi produção alguma, a fermentação ocorreu normalmente e sem contaminação.
Excelente, Jamal. Bom saber mais sobre essa alternativa, sobretudo para os dias mais quentes. Acho que vale a pena considerar também outro elemento: o efeito do aquecimento do plástico dos fermentadores (que não parece ser um plástico feito para aquecer - ao menos na maioria dos casos). Apesar de não ser a minha área, sei que há muita discussão relacionada ao BPA e a outras substâncias presentes no plástico que são liberadas com o calor, podendo ser prejudiciais à saúde. Nem sei se as bombonas tradicionais têm BPA, e também imagino que não haja motivo para pânico, mas me parece adequado fazer uma pesquisa sobre isso antes de tomar a decisão de colocar mosto a 80 graus C na bombona de forma recorrente. Já que os 20, 50 ou mais litros de bebida são todos para consumo de poucas pessoas, e o efeito no tempo pode ser representativo. Parabéns pelo canal!
Jamal, salve! Então, faço somente no chilli, da seguinte forma: - uso aquela bombona tradicional azul, de 30l, que na verdade é aprox 35l. Encho totalmente a bombona, até quase transbordar, na tampa tem furo do Air Lock, mas uso pequena mangueira de silicone com uma torneira. Qdo fecho, transborda um pouco.e.fecho a torneira. A quantidade de ar que fica dentro é quase inexistente. Daí levo a bombona para uma bacia bem grande com água, para esfriar. No dia seguinte, levo para geladeira, até atingir a temperatura desejada. Lembrando que o mosto nessa altura já está temperatura ambiente, o que é muito difícil com chiller. Faço Lager sem problema. .... Após atingir a temperatura.desejada, faço a transferência.bem cuidadosa, já oxigenando o mosto.com.bombinha de Aquário, e dessa maneira permitisse fazer a inoculação bem controlada, temperatura. Enfim, jamais na condição de caseiro irei comprar um chiller. A água usada na grande bacia para resfriar, aproveito para lavar quintal .etc.... Importante é tomar os cuidados em não deixar ar na bombona, ou se ficar algo que seja o mínimo do mínimo, e a satinizaçao correta na transferência pro fermentador.
Cara, deveria estar muito quente, dá pra ver a camiseta encharcando durante o vídeo, kkk. Mano, de novo, brigadão mesmo pelo esforço, vc é foda meu velho!
Olá Jamal, deixo aqui meu relato, utilizo o processo de no chill a bastante tempo, por medo acabei investindo um pouco no resfriamento mas como faço levas de 60lt quando falo de lager ainda não consigo resfriar o suficiente o mosto, logo para as lager ainda utilizo o processo de no chill, contanto eu sempre procuro resfriar o mosto a 16~18º que é o que meu sistema suporta em um tempo hábil (30~40 minutos). O restante é por conta da geladeira. Para incrementar o assunto temos um porem aqui, se utilizamos geladeira e colocarmos um mosto a 90º nela é possível que possa ocorrer alguns problemas com o compressor da geladeira, pois como esse calor vai passar para o ambiente ele irá passar para o gás refrigerante é isso pode forçar o compressor além da capacidade dele.
Durante alguns anos eu fiz cerveja em quantidades consideráveis sem resfriar, 60, 80, 100 litros. O que eu fazia pra evitar que a lupulagem seja prejudicada é usar hop bag, isso diminui um pouco a eficiência do lúpulo, mas nada que não dê pra compensar aumentando um pouco a quantidade de lúpulo. Aí eu fazia dry hop pra compensar no aroma. Nunca tive problema de DMS, mas já perdi uma por contaminação (não acredito que foi por causa do no chill, provavelmente um vacilo meu mesmo).
Estou estudando uma ideia. Fazer a fermentação na própria panela onde fiz a fervura. Vou vedar com uma mangueira de silicone as bordas e deixar esfriar. E para a aeração vou tentar com o azeite de oliva junto com uma chacoalhada antes de adicionar a levedura. Espero que de tudo certo
Fala Jamal, trankilo? Eu faço brassagens de 100 litros e utilizo um chiller de 20 placas para esfriar a cerveja de 90 e poucos graus para 20 graus em menos de 1 hora. Aqui em casa eu tenho uma cisterna de 600 litros que colhe a água da chuva das calhas e eu faço essa água circular com uma bombinha, passar por uma serpentina dentro de um cooler com gelo, passar pelo chiller e voltar para a cisterna. Assim não gasto água, não jogo água fora e tenho uma eficiência de resfriamento muito boa. Abraço.
Eu faço todos os 3 NO. O no-boil é você não ferver o mosto, você só vai elevar a temperatura até os 80 e poucos graus para matar as bactérias, mas nunca deixa chegar nos 90+ onde acontece a fervura. Ainda não tive problemas com DMS
Salve Jamil. Meu resfriamento nao da conta de chegar aos 18 graus geralmente. Entao sempre acabo deixando na geladeira para inocular no dia seguinte. Tive problemas com amargor esses tempos por conta do tempo de Whirpool que não estava habilitado no BeerSmith, mesmo efeito que o No Chill poderia acarretar. Tem que ficar esperto com adições tardias de lúpulo mesmo.
Sou técnico em refrigeração, então não seria difícil fazer um banco de gelo pra mim. Alías se alguem quiser encomendar faço um valor excelente. Como sempre usei tanque plastico e é muito dificil esterilização eficiente, então adotamos o nochill como padrão. Cara, depois de se adaptar é fantastico. Gosto muito do seu cana, parabéns, muito tecnico e sem gourmetização. Abração!!!!
Boa tarde ! Eu uso esse método nunca tive problema , retiro um pouco de mosto antes do Mash out para fazer um starter. Minha dúvida eu poderia retirar um pouco de mosto para o starter depois das adições de lúpulo ?
Já utilizo essa técnica a quase 1 ano! Deu tanto certo que vendi meus chillers (placa e imersão)! Nunca tive problema com DMS e nem contaminação! Tem varias dicas no meu IG!!! Valeu Jamal!!! Abração!🍻
JuniorGeier só faço a oxigenação antes da inoculação. Se você fizer a trasfega a quente (90 graus), tenta não aerar o mosto. Deixa resfriar naturalmente, depois coloca na geladeira até chegar na T de inoculação (tudo isso sem aerar). Após chegar na T desejada, faça a aeração e inocule na sequência. Eu uso bomba de aquario+filtro por 40 minutos, mas pode ser qq outro método.
@@observatoriocervejaartesan8042 você me daria um suporte no wapp? ja fiz 3 levas de apenas 20 litros e todas quase desisti por causa dos b.o com o resfriamento kkkkk valew 35 991275854
Jamal, fala mais sobre os materiais de recipientes que são legais para fazer o NoChill. Eu tenho dúvidas se passar para um fermentador de material bom pra isso, mas que tenha uma daquelas torneiras plásticas instalada.
Olá Jamal, Parabéns pelos videos do seu canal, gostaria de ver algo sobre umedecimento do malte antes da moagem para melhorar o rendimento. Algo que esteja ao alcance dos panelinhas como eu. obrigado abraços
Uma duvida ,Tenho Um fermentador cónico inox , e transfiro o mostro a ferver para o fermentador e deixo fechado ate arrefecer ,depois abro a válvula para deixar entrar o ar com um filtro de algodão e a cerveja não ficou boa seria falta de oxigénio?
Bom o tema. Eu uso gelo na água do Chiller. 20 minutos esta 20 graus fácil. Mas começo com água até chegar uns 70 graus e depois adiciono o gelo a um recipiente bombeado por uma bombinha de aquário simples. Devo gastar uns 50 litros de água pois os primeiros minutos descarto a água ppis sai muito quente. Depois recirculo a mesma água. Além da água utilizada no gelo é claro
Costumo resfriar 25 litros de mosto com gelo em 30 minutos. Faço gelo em copos plásticos de 300ml, coloco em um isopor grande que caiba minha panela, adiciono água no isopor + o gelo. Funciona super bem, e ainda reaproveito boa parte dos copos.
o melhor sistema é fazer uma receita de 20lt usando a agua que vc usaria pra fazer 10lts, dai vc dilui o mosto com a agua da completa e boa...mergulha o fermentador numa bacia com agua e gelo..resfria ate a temperatura ideial e inocular...diminui o risco de contaminação
O que voce comentou que na Austrália.. eles transferem direto para o fermentador.. além de pouca água ..dependendo da região ( quente pra burro nesse lugar..).. a água fica em temperatura elevada e mesmo usando o chiller.. ainda ficaria fora de uma temperatura ideal para inoculação.. Seria isso..???
Ja estou indo pra mais de 300 brassagens e não uso o chiller. é chato de montar, gasta muita água e as vezes vaza. espero cair a temperatura pra uns 65, 60 graus, coloco o mosto no bralde branco, tampo e depois levo para o isopor com garrafas pet de gelo. tenho um isoporzao de 170 litros que funciona muito bem.
Há tempos faço o pré resfriamento com chiller de placas, coloco num freezer horizontal com controle de temperatura e no outro dia faço a inoculação. Nunca deu pau
Faço no-chill desde sempre e sem problemas com isso. Pelo contrário. Transfiro o mosto ainda bem quente para os fermentadores e me sinto mais seguro qto a sanitização.
Eu faço resfriamento parcial, só pra não ficar fervendo, eu deixo nuns 50 graus, como termino as brassagens sempre a noite, pela manhã ele já está em temperatura de ale.
Jamal, olha que curioso. Partindo do principio que estou apredendo , fiz uma receita da bohemia pale ale, no chill, 20litros com IBU 39, levando em consideração o metodo de resfriamento e preferir menos amargor eu coloquei metado do lúpulo e ainda assim fiquei com 25 de IBU na teoria(acho) ,matematicamente deveria fica com a metado...
Usei o chill só no início sempre deixo esfriar naturalmente é nunca tive problemas deixo esfriar e depois de frio coloco as leveduras e aí coloco na geladeira repito nunca deu problema
Eu faço no chill na maioria das minhas cervejas. Não faço nas amerocan IPAs que precisam de foco no aroma, que se perde se o mosto ficar quente muito tempo
Salve, cervejeiros. Fico feliz em saber que brasileiros estão fazendo sua própria cerveja. É a nossa resposta a essas cervejas de baixa qualidade no mercado. Parabéns a todos.
Só faço assim.. desde sempre... aprendi a fazer cerveja com um amigo alemão e ele sempre fez assim e eu segui seus passos... cara relaxa nunca perdi uma berja...confesso que uma vez aconteceu contaminação e no outro dia quando fui inocular já estava fermentando.... adicionei o fermento mesmo assim... enfim deu td certo não perdi a cerveja... acredito que a contaminação deveria ser por um fermento p cerveja mesmo...o fermentador quem sabe nao estava totalmente limpo... kkkkkk abraço
@@Juniorgeier cara eu nunca oxigenei, e pelo meu paladar acho q nunca fez falta!!! termino a mostura faço o rodamoinho espero uns 30min até ele para... retiro o mosto direto pro balde.. largo lá... no outro dia eu jogo o fermento e PÁ.... Breja na certa... NUNCA PERDI UMA GOTA DE BREJA
Já fiz isso... Um dia anterior a brassagem fervi de 15 a 20 % de toda água da brassagem... Coloque tanto na panela quanto no balde ... Melhor técnica que já fiz.. Claro tudo com higiene e sanitizaçao
Caramba! Professor, acabei de ver uma outra fonte dizendo que eu posso dispensar o mash out e utilizar toda água num único processo, pois o ganho é muito pouco. Agora posso dispensar o resfriamento. Daqui a pouco teremos cerveja igual a caldo de cana, feito na hora 😂😂😂😂😂😂
Eu resfrio o mosto até 26° C, mando pro fermentador... espero o mosto atingir a temperatura de inoculação da levedura, oxigeno o mosto e solto as crianças para comer... funciona bem...
Acabei de comprar meu "kit biab" e idealizei uma técnica similar, seria fazer a mostura e partir pra fervura (por 90 min pra evaporar bastante água)e adição de lúpulo sem adicionar água de fervura, teoricamente preparar um estrato de malte, e adicionar uma água previamente fervida e refrigerada talvez a 5°, porfim medir a temperatura e inocular a levedura...
Salve William. Eu já pensei esse formato também, mas nunca coloquei em prática. O único ponto contra que vislumbrei foi a medição de OG da receita, que nesse caso vai ficar meio ao acaso. Se colocar pra funcionar, dê um alô aí.
Brassei ontem deu muito certo, pra garantir coloquei o balde fermentador com o mosto quente na pia com água baixando a temperatura antes de adicionar a água refrigerada cheguei a 34°, pra quem tem freezer em casa será melhor ainda... A og ficou 1,038 bem próximo do esperado que seria 1,040 talvez eu tenha passado dos 10l não consegui ter exatidão na medida fui no olhometro mesmo hehehe...
fala Jema, vou deixar aqui o que eu faco pra esfriar o mosto e vc nao gasta nada de agua. eu montei uma serpentina (chiller) dentro de uma caixa de isopor, coloco gelo triturado, eu mesmo faco o gelo e trituro no martelo, kkkk, e passo o mosto dentro do chille, rapidin meu mosto ta a menos de 25°, super facil e rapido e e conoimco kkk
Fiquei muito contento por ser lembrado. Valeu Jamil, farei uma versao daqui explicando um pouco. Abraco
Sempre faço no-chill. Ainda não tive contaminação e nunca tive uma sensação de aumento na sensação da lupulagem.
Belo vídeo cara. Obrigado
Biab no AP opa, Mantena.. vc faz no balde fermentador comum ? Dá algum problema na torneira ou nas arruelas de silicone ?
@@diegocontreira4058 eu termino a fervura e faço o whirpoll. Quando descansa eu jogo pro fermentador. Hoje eu tenho o frigobar e seto a geladeira pra temperatura de fermentação e quando chega na temperatura eu faço inoculação.
Quando eu não tinha o frigobar eu deixava no balde e fazia no dia seguinte
Biab no AP olaaa, gostaria de saber como você faz a oxigenação nesse método?
JuniorGeier quando faço no chill Não faço oxigenação .
Biab no AP bom dia Mantena, como você calcula o IBU da breja nesse método?
Sempre utilizei este metodo desde a 1° brassagem de 20 litros, hoje estou brassando pra 65 litros e continuo com este método, nunca tive problemas e acho muito mais fácil pois normalmente ao fim da brassagem estamos mortos de bêbado e de cansado...
Mais ou menos por aí kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Fala Jamal, fiz uma viagem pela patagonia de motorhome e fui fazendo minha breja só com no chill.. a temperatura de lá e o vento ajuda muito o processo, geralmente terminava a noite, deixava o fermentador em cima do carro e antes do sol nascer já estava ideal pra inocular a levedura.... e em duas vezes joguei a bambona em rios/lagos de agua fria.. todas ficaram impecáveis, zero DMS e sem nenhum sinal de contaminaçao. mas realmente um ´pouco mais amarga que o previsto.
Opa Jamal! Parabéns pelo canal e pelo vídeo.
Por falta de tempo, muitas vezes eu faço cerveja em 3 dias: Dia 1 - mostura, dia 2 - fervura e dia 3 - inoculação. Na minha opinião funciona bem e não tenho que comprometer 6 horas de um dia pra fazer tudo. Temos que combater os preconceitos no universo cervejeiro!
Sempre fiz no chill na panela! Nunca tive problemas de contaminação. Não vejo alteração nas receitas, muito mais prático, menos tempo, menos trabalho e menos custo. Me acostumei assim, sigo fazendo novas receitas e tomando todas também. Parabéns pelos vídeos e dicas, abraço.
Faço o mesmo e ainda aproveito para adicionar o lúpulo de aroma quando chega nos 80⁰C.
Muito Bom! Faço no chill por necessidade xD só coloco as add de lúpulo 25mim depois do que eu colocaria.
OBS. No chill na panela.
excelente vídeo, já havia visto um vídeo sobre no chill em outro canal, mas assistindo o seu agora me veio a dívida se já fizeram ... e se antes da fervura separasse uns 5 litros de mosto e fervesse em uma panela separada e fizesse a lupulagem nesses 5 litros ... seria bem rápido de resfriar ... Claro que ficaria extra lupulado ... mas aí acrescentaríamos esse 5 litros com o restante depois que estivesse frio ficando agora sim na proporção ideal ... talvez até inocular nesse mini mosto
Oxe!!!! Vivo no Sertão tipo australiano. aqui não podemos desperdiçar água, então não resfrio. nunca contaminou porem se contaminou noisx bebemos valeu professor!
Jamal, há dois anos que não inoculo a levedura no mesmo dia da produção. Sempre no segundo dia. Eu resfrio o mosto até 25 a 30 graus.. e o restante e na geladeira.. Nunca tive problemas de contaminação, mas sempre com um cuidado extra com limpeza na parte fria.
No caso das lupuladas se não tomar cuidado, notei que se perde muito do aroma e sabor elevando o amargor.. Mesmo usando só um chiler de placas, notei perdas de aroma e sabor no periodo curto que o mosto fica na panela ate passar pelo trocador.
Hoje eu uso 3 chillers: um de imersão so com água da torneira (em 3 minutos vai a 80 graus- que é o meu "minuto 0" - mesmo em dias quentes, e entre 5 e 7 minutos ja vai até 50 graus). Em paralelo, quando chega a 80 a água passa num trocador no gelo e dai para um de placas, que e quando começo a transferir para o fermentador. Pra lager e cevas mais lupuladas é o unico jeito que consegui manter estável.
Adotei essa técnica também..
Eu uso ainda o bom e velho e barato método de bacia com água e gelo feito em casa! Nunca tive problemas e leva em média 40 minutos pra resfriar. Parabéns Jamal por mais um vídeo TOP!
Obrigado pela aula Jamal! O meu chiller é mais simples ainda: colocar a panela na bacia com água fria e gelo... O no chill apresentou bons resultados nos meus testes. Terminei a mostura e fui dormir... de manhã foi para o fermentador Izzybier. Mas hoje comprei o meu Chiller de inox para facilitar o processo.
Salve Jamal ! Quero compartilhar com vocês minha técnica. Uso o chiller para resfriar o mosto até 50 graus, isso não demora muito, acabo usando em média 40 litros de água para chegar nessa temperatura ( guardo essa água em nos tambores de água mineral e usamos para lavar roupas depois), faço o whirlpool, espero decantar e em seguida passo o mosto para o fermentador, coloco o airlock com álcool e ligo a mangueira do cilindro de co2 na torneira do fermentador e injeto um pouco gás para remover o oxigênio do fermentador (o fluxo do co2 tem que ser bem baixo para não jogar o álcool do airlock para cima, levo para geladeira até o dia seguinte. No dia seguinte então, faço a oxigenação e jogo o fermento.
Fazendo desse jeito tem muitas vantagens: 1º Gasta pouca água (o importante é baixar rápido para 50ºC) - 2º Reduz as chances de oxidação fazendo o whirlpool quando já está com a temperatura mais baixa, no caso 50ºc - 3º Injetando co2 no fermentador reduz ainda mais as chances de oxidação e também de contaminação - 4º Após um dia na geladeira a temperatura do mosto já estabilizou bem em 18ºC (ou qualquer que seja a temperatura escolhida para fermentação), quando eu inoculava a levedura no mesmo dia, a temperatura ficava variando até 2ºC para cima ou para baixo até estabilizar, o que poderia acabar gerando uns offs ai !!!
É isso ai Dr Jamal ! Quando vier para Curitiba, da um toque para tomarmos umas beras juntos.
Abrax. Cervejeiro Douglas Cabral
Show! Faço praticamente a mesma coisa. Reduzo um pouco da temperatura no chiller de imersao. Mando pro balde fermentador. Fecho ele e deixo umas 4 horas na geladeira e ela ja chega na temperatura ideal para inoculaçao do fermento. Tenho usado o sterilock para evitar contaminçao do ar externo.
Boa técnica. Eu utilizo minha chopeira naja conectando a mangueira na saída da torneira e deixo ela ligada até baixar temperatura para 3*graus água passa pelo chiller quase congelando. Tbm resfria muito rápido porém eu faço somente 20litros não sei se uma quantidade maior seria viável pois já gastaria mais água.
Interessante sua técnica Douglas. Eu produzo 45L, fiz um pré chiller que fica imerso em água com gelo, e depois um contra fluxo, mas quero parar de usar o contra fluxo, pois pra lavar e sanitizar a parte onde o mosto entra dá muito trabalho e eu acabo usando muita água pra resfriar também. Deixa eu tirar uma dúvida.. quando você coloca o mosto mais ou menos a 50ºC no fermentador já coloca na geladeira e liga pra já ir baixando essa temperatura ou você deixa baixar dos 50ºC até a temperatura ideal que você precisa fora da geladeira? Excelente sua dica irmão. Abraço
@@deyvidchiponga2079 Sim ! Já coloco com a geladeira ligada. As ultimas cervejas que fiz baixei com o chiller até 35 graus e depois foi pra geladeira. Gastei uns 20 litros de água a mais, lembrando que também uso pré chiller com gelo.
Boa tarde. Pois a minha última, Weissbier, após fervura, resfriei até temperatura ambiente, coloquei na geladeira, isso em torno de 19 hs, e fui atendera um compromisso. Retornei Às 3:00 da matina, quando inoculei. Encontra-se em pleno processo de fermentação, bufaDÃO. vAMOS aguardar o resultado.!
Uso um chiller de placas que eu o congelo em um isopor e deixo só os bicos de fora. Assim uso menos água e passo o mosto quente de uma vez para fermentador. Consigo uns 45 graus de imediato. Aí deixo o resto da queda no "No Chill" até o dia seguinte e nesse tempo, eu aproveito pra fazer um starter da levedura.
Valeu a dica Jamal, importante acabar com alguns preconceitos cervejeiros.
Utilizo chiler de contra fluxo que montei. Mesmo nos dias quentes 30graus o resfriamento se dá imediato ( sair da panela e percorrer o chiler e cair no fermentador)
Para resfriar 25 litros utilizo 55l de água da companhia, detalhe acredito ser importante é a alta pressão da água fria percorre o chiler.
Eu não uso chiller. Se eu faço 20 litros, eu pré fervo e congelo 10 litros. Faço a fervura do mosto com 12,5 litros, tenho uma evaporação de 2,5 litros. Ao final, eu resfrio o mosto com a água congelada. Mesmo nos dias mais quentes, consigo resfriar o mosto até em torno de 25 a 30 graus, em cerca de 15 minutos. Sem investimento em equipamentos caros, sem consumo elevado de água.
Show Jamal! Eu faço um meio no chill, coloco o chiller por uns 15 min só para dar a primeira esfriada, depois deixo na panela de fervura até uns 30 C, coloco no fermentador e depois na geladeira até a temperatura de inoculação. NUnca tive problemas.
Meu método é sempre No Chill e neste caso utilizo a aeração enquanto resfria e no dia seguinte faço a inoculação do starter.... da tempo de aerar bem o mosto e fazer um starter reforçado.... nunca tive problemas de contaminação, depois mando pro fermentador pressurizado entre 1 a 1,5
Jamal, faço No Chill a dois anos, nunca tive problemas, só os fermentadores Cônicos como o meu, não resistem a altas temperaturas, acabam descolando as soldas com o tempo, quanto a Lupulagem, existe uma tabela que atrasa em 20 minutos as adições, levando-se em conta o tempo que o lúpulo fica exposto em temperaturas elevadas. Acho o No Chill, muito prático e simples, sem Stress.
certo, atrasa a adição, mas desliga o fogão em 60mn? Nesse caso uma adição a 0mn entraria após 20mn do fogão desligado...
@@lcaetano84 não desliga, só atrasa as adições, por exemplo: se no método tradicional você faria uma adição de lúpulo aos 50 minutos finais de fervura, no No Chill essa adição seria nos 30 minutos finais, tem de levar em conta o tempo extra que o mosto levará para resfriar naturalmente abaixo dos 80°C. Existe na Internet tabela com essas adições.
@@pataropaulofilho9698 obrigado!!!
@@lcaetano84 Adição a zero vira DH
Sempre deixei o mosto resfriar naturalmente, até por não ter o chiller, termino a fervura espero a evaporação baixar, coloco um voal por cima da panela e vou olhar de novo umas 3 , 4 horas depois. Em seguida passo pro fermentador e coloco na geladeira com emperatura de inoculação. No outro dia adiciono a levedura. sempre fiz assim desde o começo. minhas fermentações são bem rapidas 3, 4 dias costuma ser suficiente. quando vou tirar OG a aparencia do mosto existe uma floculação de açucares. Não sei se resfriando rapido é capaz de criar esse floculação. Já fiz 19 Brassagens e observo, faço testes e anoto caracteristicas. Foi meu trabalho na faculdade há tres semestre atrás e virou paixão. Não estou cagando regra, apenas passando experiencias pessoais na prática. Grande abraço beer school
Mestre, já uso essa técnica a certo tempo, porém resfrio o mosto até cerca de 60 graus, visto que a newsul (principal fabricante das nossas bombonas) só garante que não terá contaminação/transferência do plástico que ela é feita até 69 graus. Informação que recebi ao ligar para a mesma...
Ótimo vídeo. Tenho uma fruitbeer q só uso lúpulos a 60, vou testar a técnica já q descobri que meus fermentadores são de PLAD. Grande abraço
Jamal voce é o cara!!! Já aconteceu isso comigo sem querer e minha cerveja demorou a resfriar, minha cerveja ficou com cheiro de milho verde!!!
Muito bom vídeo
Certa vez estava no término da fervura e me chamaram pra uma festa
Coloquei no fermentador quente mesmo e inoculei o fermento no outro dia
Achei q ia perder a cerveja
Mas não
Ficou top agora sempre faço assim
Boa tarde, Jamal com as novas tecnologia de fermentadores refrigerados de inox e panelas single Vessel preciso mesmo assim após o cozimento refrigerar o mosto ou posso usar o método no chill colocando após resfriamento natural o mosto diretor no fermentador ??
Como é bom ouvir quem entende.parabéns pelo video.
Parabéns pelo modo que tratou o assunto... muita informação relevante!
Tive problema com as mangueiras do meu chiller e acabou que fiz isso em uma lager que brassei domingo, deixei a panela tampada até baixar para uns 80C, meu medo era derreter o balde fermentador joguei o fermentador com airlock e fui inocular no outro dia. Uma outra vantagem é que como ia inocular no outro dia, usei o proprio mosto que brassei para fazer um starter para a levedura. Ainda está na fermentação primária mas pelo visto sem contaminação.
Só faço No chill, porém deve se enxer o fermentador totalmente, sem deixar ar, ou quase nada. Uso de 35 litros, até transbordo um pouco. Daí coloco numa bacia enorme cheia de água. No dia seguinte a temperatura está ambiente, a decantação excepcional. Somente depois de horas, ou no dia seguinte levo para geladeira para baixar a temperatura.
Visitei a Cantilon recentemente. Pelo que entendi eles fazem no chill, mas em se tratando de uma lambic, o ponto negativo "contaminação" é exatamente o ponto pretendido! Eles ainda ampliam a área de contato do mostro com o ar numa espécie de piscina com ventilação natural no sótão!
Parabéns pelo vídeo, a Cervejaria Araucária de vez em quando vende o mosto também, porém já resfriado. Confesso que sinto cagaço em fazer essa técnica mas o dia em que eu fizer uma lager com certeza utilizarei desse expediente.
Caro Jamal, gostaria de compartilhar minha experiência com no chill. Particularmente em relação à lupulagem, pois o restante no seu vídeo vc falou tudo. Tive ótimos resultados com IPAs e APAs simplesmente alterando a lupulagem. No dia da brassagem eu coloco só o lúpulo de amargor, no first wort hopping. As adições tardias, não coloco. Pra obtenção do aroma e sabor, ou seja, pra compensar as adições tardias ausentes, eu adiciono, após a fermentação, o hop tea e dry hopping, as duas adições. O hop tea me trazia o resultado da extração a quente e o dry hopping o aroma que se obtém a frio. Ficaram muito boas e hoje acho que não volto pra técnica de resfriamento pelo menos pra estes estilos. Valeu!!!
Me veio uma questão agora: o efeito da fermentação sobre os óleos essenciais das adições tardias... O que o Hop tea não traz. Boa noite a todos.
Matheus Sena como você faz a oxigenação com esse método?
@@Juniorgeier meu irmão é dentista e me empresta um cilindro de oxigênio, mas já fiz com adição de azeite com ótimos resultados também
olá @Matheus Sena, tenho usado o No Chill e estou quase acertando a questão da lupulagem, tenho adicionado lúpulo no whirlpool e depois dry hopping e hop tea, ajuda bastante
To investindo no resfriamento, dois chiller de placas e um pré chiller bem porrada, acho que vale a pena o investimento e a água é toda reaproveitada.
Bom dia Jamal .eu encostei meu chiller e só faço no - chiller faz tempo é muito bom
Hoje fui o primeiro! Já conhecia essa técnica e vale a pena...
Também aprendi a técnica com o Rafael e vale a pena todos conhecerem o canal dele. Muita coisa boa por lá também. Jamal, acho que faltou comentar duas coisas, (1) que é possível corrigir a lupulagem na técnica no-chill. Segue o link goo.gl/images/UVDKph.
(2) quando tiver head space no mosto para resfriamento, é preciso tirar todo oxigênio interno. Como? Só amassar o recipiente até o mosto ficar na boca...
Parabéns pelo vídeo Jamal, show! No Chill é vida kkkk Faço direto. Ainda não tive contaminação também, então até segunda ordem vou continuar usando rsrsr
Para oxigenação, não sei se está ok, mas eu pego o balde e sacudo bastante. Na sequência inoculo a levedura. Até hoje está dando certo rsrs
No caso do amargor, sabor e aroma, uso os lúpulos sempre 20min depois do tempo estimado do método de resfriamento. Exemplo, ao invés de adicionar aos 60min, coloco aos 40min e assim por diante, sempre 20min a frente.
E quando tiver lúpulo de 15 ou 5 minutos, como vc faz.
@@FlavioPequeno adiciona no whirlpool. Mas se colocar a mesma quantidade que calculou para o resfriamento acelerado (com placas ou chiller) fique ciente que o lúpulo aparecerá um pouco mais que o esperado. Faça a primeira vez e entenderá. Não se arrependerá.
Sou iniciante, você deixa o fermentador fechado como ar lock, a tampa fica semi aberta para sair os vapor ?
Fala Jamal, blz? Faço cerveja há pouco mais de um ano, fiz resfriamento por troca de calor apenas no primeiro mês, logo aprendi o no chill e passei a usar esta técnica desde então, até hoje não perdi produção alguma, a fermentação ocorreu normalmente e sem contaminação.
Excelente, Jamal. Bom saber mais sobre essa alternativa, sobretudo para os dias mais quentes. Acho que vale a pena considerar também outro elemento: o efeito do aquecimento do plástico dos fermentadores (que não parece ser um plástico feito para aquecer - ao menos na maioria dos casos). Apesar de não ser a minha área, sei que há muita discussão relacionada ao BPA e a outras substâncias presentes no plástico que são liberadas com o calor, podendo ser prejudiciais à saúde. Nem sei se as bombonas tradicionais têm BPA, e também imagino que não haja motivo para pânico, mas me parece adequado fazer uma pesquisa sobre isso antes de tomar a decisão de colocar mosto a 80 graus C na bombona de forma recorrente. Já que os 20, 50 ou mais litros de bebida são todos para consumo de poucas pessoas, e o efeito no tempo pode ser representativo. Parabéns pelo canal!
Opa!
Já deixei várias vezes mosto resfriando na própria panela de fervura até outro dia e sinceramente não vi diferença significativa
E quanto aos lúpulos, normal? Adição a 60min?
Muito bom. Estou estudando sobre o assunto a um bom tempo. É uma vantagem para retirada de trub frio antes da inoculação.
Ótimo vídeo Janal, show de bola, eu só uso no chill a um tempo e estou super satisfeito.
Jamal, salve!
Então, faço somente no chilli, da seguinte forma:
- uso aquela bombona tradicional azul, de 30l, que na verdade é aprox 35l.
Encho totalmente a bombona, até quase transbordar, na tampa tem furo do Air Lock, mas uso pequena mangueira de silicone com uma torneira.
Qdo fecho, transborda um pouco.e.fecho a torneira. A quantidade de ar que fica dentro é quase inexistente. Daí levo a bombona para uma bacia bem grande com água, para esfriar. No dia seguinte, levo para geladeira, até atingir a temperatura desejada. Lembrando que o mosto nessa altura já está temperatura ambiente, o que é muito difícil com chiller. Faço Lager sem problema. ....
Após atingir a temperatura.desejada, faço a transferência.bem cuidadosa, já oxigenando o mosto.com.bombinha de Aquário, e dessa maneira permitisse fazer a inoculação bem controlada, temperatura. Enfim, jamais na condição de caseiro irei comprar um chiller. A água usada na grande bacia para resfriar, aproveito para lavar quintal .etc....
Importante é tomar os cuidados em não deixar ar na bombona, ou se ficar algo que seja o mínimo do mínimo, e a satinizaçao correta na transferência pro fermentador.
Cara, deveria estar muito quente, dá pra ver a camiseta encharcando durante o vídeo, kkk. Mano, de novo, brigadão mesmo pelo esforço, vc é foda meu velho!
A possibilidade de fazer hop back na transferência do no chill me faz querer experimentar a técnica.
Olá Jamal, deixo aqui meu relato, utilizo o processo de no chill a bastante tempo, por medo acabei investindo um pouco no resfriamento mas como faço levas de 60lt quando falo de lager ainda não consigo resfriar o suficiente o mosto, logo para as lager ainda utilizo o processo de no chill, contanto eu sempre procuro resfriar o mosto a 16~18º que é o que meu sistema suporta em um tempo hábil (30~40 minutos). O restante é por conta da geladeira. Para incrementar o assunto temos um porem aqui, se utilizamos geladeira e colocarmos um mosto a 90º nela é possível que possa ocorrer alguns problemas com o compressor da geladeira, pois como esse calor vai passar para o ambiente ele irá passar para o gás refrigerante é isso pode forçar o compressor além da capacidade dele.
Durante alguns anos eu fiz cerveja em quantidades consideráveis sem resfriar, 60, 80, 100 litros. O que eu fazia pra evitar que a lupulagem seja prejudicada é usar hop bag, isso diminui um pouco a eficiência do lúpulo, mas nada que não dê pra compensar aumentando um pouco a quantidade de lúpulo. Aí eu fazia dry hop pra compensar no aroma. Nunca tive problema de DMS, mas já perdi uma por contaminação (não acredito que foi por causa do no chill, provavelmente um vacilo meu mesmo).
na boa... eu já fiz NO CHILL e não percebi nenhum contra, ficou iguais a quando resfriei, parei de gastar água, no chill é vida
Jamal, é seguro colocar o mosto quente em bombonas de plástico?
Estou estudando uma ideia. Fazer a fermentação na própria panela onde fiz a fervura.
Vou vedar com uma mangueira de silicone as bordas e deixar esfriar. E para a aeração vou tentar com o azeite de oliva junto com uma chacoalhada antes de adicionar a levedura.
Espero que de tudo certo
Fala Jamal, trankilo? Eu faço brassagens de 100 litros e utilizo um chiller de 20 placas para esfriar a cerveja de 90 e poucos graus para 20 graus em menos de 1 hora. Aqui em casa eu tenho uma cisterna de 600 litros que colhe a água da chuva das calhas e eu faço essa água circular com uma bombinha, passar por uma serpentina dentro de um cooler com gelo, passar pelo chiller e voltar para a cisterna. Assim não gasto água, não jogo água fora e tenho uma eficiência de resfriamento muito boa. Abraço.
Melhor comentário que li ,grato
já faço NO CHILL e NO MASH OUT, não conheço o NO BOIL ainda, mas fiquei curioso agora.
Eu faço todos os 3 NO. O no-boil é você não ferver o mosto, você só vai elevar a temperatura até os 80 e poucos graus para matar as bactérias, mas nunca deixa chegar nos 90+ onde acontece a fervura. Ainda não tive problemas com DMS
Jamal, qto o comentário sobre a retração do ar no head space (mosto quente direto nos fermentadores) durante o resfriamento: uso um sterilock.
Legal,Jamal. Boas dicas. Vou testar a técnica.
Salve Jamil.
Meu resfriamento nao da conta de chegar aos 18 graus geralmente. Entao sempre acabo deixando na geladeira para inocular no dia seguinte.
Tive problemas com amargor esses tempos por conta do tempo de Whirpool que não estava habilitado no BeerSmith, mesmo efeito que o No Chill poderia acarretar. Tem que ficar esperto com adições tardias de lúpulo mesmo.
Sensacional... Obrigado pelo vídeo.. ajudou muito
Sou técnico em refrigeração, então não seria difícil fazer um banco de gelo pra mim. Alías se alguem quiser encomendar faço um valor excelente. Como sempre usei tanque plastico e é muito dificil esterilização eficiente, então adotamos o nochill como padrão. Cara, depois de se adaptar é fantastico. Gosto muito do seu cana, parabéns, muito tecnico e sem gourmetização. Abração!!!!
Só um comentário², se já mandar o mosto pro barril de inox e inocular no dia seguinte, só a oxigenação é problema.
Boa tarde ! Eu uso esse método nunca tive problema , retiro um pouco de mosto antes do Mash out para fazer um starter. Minha dúvida eu poderia retirar um pouco de mosto para o starter depois das adições de lúpulo ?
Já utilizo essa técnica a quase 1 ano! Deu tanto certo que vendi meus chillers (placa e imersão)! Nunca tive problema com DMS e nem contaminação! Tem varias dicas no meu IG!!! Valeu Jamal!!! Abração!🍻
Observatório Cerveja Artesanal como voce faz a oxigenação com esse método?
JuniorGeier só faço a oxigenação antes da inoculação. Se você fizer a trasfega a quente (90 graus), tenta não aerar o mosto. Deixa resfriar naturalmente, depois coloca na geladeira até chegar na T de inoculação (tudo isso sem aerar). Após chegar na T desejada, faça a aeração e inocule na sequência. Eu uso bomba de aquario+filtro por 40 minutos, mas pode ser qq outro método.
@@observatoriocervejaartesan8042 você me daria um suporte no wapp? ja fiz 3 levas de apenas 20 litros e todas quase desisti por causa dos b.o com o resfriamento kkkkk valew 35 991275854
Bruno Almeida blz? te ajudo sim. te chamo mais tarde. Abs
TENHO FEITO MUITO NO CHILL, FAÇO AS ETAPAS PÓS FERVURA NO DIA SEGUINTE.
Até que enfim voltou. Estava ansioso esperando os vídeos desse ano.
Jamal, fala mais sobre os materiais de recipientes que são legais para fazer o NoChill. Eu tenho dúvidas se passar para um fermentador de material bom pra isso, mas que tenha uma daquelas torneiras plásticas instalada.
Sim. Boa questão. Tenho essa curiosidade também.
Olá Jamal, Parabéns pelos videos do seu canal, gostaria de ver algo sobre umedecimento do malte antes da moagem para melhorar o rendimento. Algo que esteja ao alcance dos panelinhas como eu. obrigado
abraços
Valeu, Jamal , fiquei encorajado a "experimentar" a tecnica na proxima. Abs
Excelente video Jamal. É verdade que essa técnica aumenta a eficiência?
Jamal, parabéns pelo vídeo!
Uma pergunta sobre o uso do algodão, será seria eficiente fazer um filtro com ele, para redução de turbidez?
Uma duvida ,Tenho Um fermentador cónico inox , e transfiro o mostro a ferver para o fermentador e deixo fechado ate arrefecer ,depois abro a válvula para deixar entrar o ar com um filtro de algodão e a cerveja não ficou boa seria falta de oxigénio?
Bom o tema. Eu uso gelo na água do Chiller. 20 minutos esta 20 graus fácil. Mas começo com água até chegar uns 70 graus e depois adiciono o gelo a um recipiente bombeado por uma bombinha de aquário simples. Devo gastar uns 50 litros de água pois os primeiros minutos descarto a água ppis sai muito quente. Depois recirculo a mesma água. Além da água utilizada no gelo é claro
Costumo resfriar 25 litros de mosto com gelo em 30 minutos.
Faço gelo em copos plásticos de 300ml, coloco em um isopor grande que caiba minha panela, adiciono água no isopor + o gelo. Funciona super bem, e ainda reaproveito boa parte dos copos.
o melhor sistema é fazer uma receita de 20lt usando a agua que vc usaria pra fazer 10lts, dai vc dilui o mosto com a agua da completa e boa...mergulha o fermentador numa bacia com agua e gelo..resfria ate a temperatura ideial e inocular...diminui o risco de contaminação
O que voce comentou que na Austrália.. eles transferem direto para o fermentador.. além de pouca água ..dependendo da região ( quente pra burro nesse lugar..).. a água fica em temperatura elevada e mesmo usando o chiller.. ainda ficaria fora de uma temperatura ideal para inoculação.. Seria isso..???
Ja estou indo pra mais de 300 brassagens e não uso o chiller. é chato de montar, gasta muita água e as vezes vaza. espero cair a temperatura pra uns 65, 60 graus, coloco o mosto no bralde branco, tampo e depois levo para o isopor com garrafas pet de gelo. tenho um isoporzao de 170 litros que funciona muito bem.
Há tempos faço o pré resfriamento com chiller de placas, coloco num freezer horizontal com controle de temperatura e no outro dia faço a inoculação.
Nunca deu pau
Faço no-chill desde sempre e sem problemas com isso. Pelo contrário. Transfiro o mosto ainda bem quente para os fermentadores e me sinto mais seguro qto a sanitização.
Eu faço resfriamento parcial, só pra não ficar fervendo, eu deixo nuns 50 graus, como termino as brassagens sempre a noite, pela manhã ele já está em temperatura de ale.
Jamal, olha que curioso. Partindo do principio que estou apredendo , fiz uma receita da bohemia pale ale, no chill, 20litros
com IBU 39, levando em consideração o metodo de resfriamento e preferir menos amargor eu coloquei
metado do lúpulo e ainda assim fiquei com 25 de IBU na teoria(acho) ,matematicamente deveria fica com a metado...
Esqueci de falar que uso um pré-chiller em uma bacia com gelo, se usar só água direto da torneira, vai gastar muito mais água !!!
Usei o chill só no início sempre deixo esfriar naturalmente é nunca tive problemas deixo esfriar e depois de frio coloco as leveduras e aí coloco na geladeira repito nunca deu problema
Valeu Jamal, muito útil o papo.
Parabéns Jamal!!!
Mais um vídeo sensacional!!!
Eu faço no chill na maioria das minhas cervejas. Não faço nas amerocan IPAs que precisam de foco no aroma, que se perde se o mosto ficar quente muito tempo
Estou vendo agora mais faço assim e não tem problema nenhum
Em um de seus vídeos vc cita a oxigenação com azeite de oliva.isso
E possível no no chill?
tenho a mesma duvida
É possível no chill na própria panela, antes de mandar para o balde fermentador?
Opa, tem algum problema em passar o mosto quente já para o freezer?
Só faço sem resfriar e é um sucesso 🍻
Mas colocar mosto quente no fermentafor de plastico nao deixa residuo oi cheiro
Salve, cervejeiros. Fico feliz em saber que brasileiros estão fazendo sua própria cerveja. É a nossa resposta a essas cervejas de baixa qualidade no mercado. Parabéns a todos.
Existe algum modo de configurar o no chill no Beersmith ?
Bacana o vídeo... Na nacional das acervas, fiquei com medalha de prata com a australian sparkling ale e fiz ela pelo método no chill.
Alexandre Salaroli parabéns. Estou aprendendo muito aqui com vocês
Só faço assim.. desde sempre... aprendi a fazer cerveja com um amigo alemão e ele sempre fez assim e eu segui seus passos... cara relaxa nunca perdi uma berja...confesso que uma vez aconteceu contaminação e no outro dia quando fui inocular já estava fermentando.... adicionei o fermento mesmo assim... enfim deu td certo não perdi a cerveja... acredito que a contaminação deveria ser por um fermento p cerveja mesmo...o fermentador quem sabe nao estava totalmente limpo... kkkkkk abraço
Moe Cortez e como você faz a oxigenação com esse método?
@@Juniorgeier cara eu nunca oxigenei, e pelo meu paladar acho q nunca fez falta!!! termino a mostura faço o rodamoinho espero uns 30min até ele para... retiro o mosto direto pro balde.. largo lá... no outro dia eu jogo o fermento e PÁ....
Breja na certa... NUNCA PERDI UMA GOTA DE BREJA
seria viável colocar agua esterilizada em potes de sorvete e congelar e usa quando for esfriar, usando direto no mosto ?
Já fiz isso...
Um dia anterior a brassagem fervi de 15 a 20 % de toda água da brassagem...
Coloque tanto na panela quanto no balde ...
Melhor técnica que já fiz..
Claro tudo com higiene e sanitizaçao
sem problemas maiores
Caramba! Professor, acabei de ver uma outra fonte dizendo que eu posso dispensar o mash out e utilizar toda água num único processo, pois o ganho é muito pouco. Agora posso dispensar o resfriamento. Daqui a pouco teremos cerveja igual a caldo de cana, feito na hora 😂😂😂😂😂😂
Pessoal fiz no chill porem não airei, vou ter problema?
Eu resfrio o mosto até 26° C, mando pro fermentador... espero o mosto atingir a temperatura de inoculação da levedura, oxigeno o mosto e solto as crianças para comer... funciona bem...
Já uso a 5 anos. No esfriar.
Acabei de comprar meu "kit biab" e idealizei uma técnica similar, seria fazer a mostura e partir pra fervura (por 90 min pra evaporar bastante água)e adição de lúpulo sem adicionar água de fervura, teoricamente preparar um estrato de malte, e adicionar uma água previamente fervida e refrigerada talvez a 5°, porfim medir a temperatura e inocular a levedura...
Salve William. Eu já pensei esse formato também, mas nunca coloquei em prática. O único ponto contra que vislumbrei foi a medição de OG da receita, que nesse caso vai ficar meio ao acaso. Se colocar pra funcionar, dê um alô aí.
Willian, tua idéia é muito válida. Manda os resultados dizendo como ficou ok?!
Brassei ontem deu muito certo, pra garantir coloquei o balde fermentador com o mosto quente na pia com água baixando a temperatura antes de adicionar a água refrigerada cheguei a 34°, pra quem tem freezer em casa será melhor ainda...
A og ficou 1,038 bem próximo do esperado que seria 1,040 talvez eu tenha passado dos 10l não consegui ter exatidão na medida fui no olhometro mesmo hehehe...
@@williamrodrigues5477 cara, muito massa. Manda os resultados da breja pronta também.
@Leonardo Santos assim que tiver pronta trago os resultados...
fala Jema, vou deixar aqui o que eu faco pra esfriar o mosto e vc nao gasta nada de agua. eu montei uma serpentina (chiller) dentro de uma caixa de isopor, coloco gelo triturado, eu mesmo faco o gelo e trituro no martelo, kkkk, e passo o mosto dentro do chille, rapidin meu mosto ta a menos de 25°, super facil e rapido e e conoimco kkk