Eu tenho uma palavra pra vc!!! Fantástica!!!! Trabalho com automação e montei uma aula sobre o processo focando nos sensores...mas para isso precisava compreender todo o processo...
Eu estou fazendo o whirlpool enquanto resfrio, coloco a panela envolta por gelo e crio o redemoinho. Não faz um cone tão eficiente, porém o resfriamento é muito rápido, em 5 minutos tenho o mosto em 30C aprox. Seus vídeos são ótimos Raquel. Parabéns.
Obrigada pelo comentário Lenon, fico muito feliz! Legal a maneira que vc faz o whirlpool! Até ia comentar dessa forma no vídeo, mas esqueci!!! assim vc já faz o redemoinho enquanto esfria.
Ótimo video. Estou fazendo a minha primeira cerveja e percebi que tem muito mosto no balde fermentador, a fermentação parou no segundo dia. Não vai dar cerveja....
O que hc me diz de um chiller de contra fluxo?. Sou iniciante vou pra minha segunda brassagem e vi num canal que o mosto passa por dentro do chiler . o meu e de cobre . muito bom seu video. Vou me inscrever.
Ótimo vídeo, Raquel. Me inscrevi. Eu termino a fervura e logo faço o Whirpool. Em seguida. coloco muito lenta e delicadamente o chiller dentro da panela, pra não bagunçar o cone, e começo a resfriar. Após o resfriamento, retiro o chiller da mesma maneira. Meu problema é que frequentemente cai um pouco de trub no fermentador, principalmente mais para o final do processo, e ainda rejeito considerável quantidade de mosto fervido. Mesmo quando eu não retiro o chiller e faço a trasfega com o chiller dentro da panela vai alguma coisinha pro fermentador. Onde estará o meu erro? Quanto ao trub frio, após a fermentação de minha ale percebo que fica uma espécie de uma nuvem boiando no meio do líquido, aparentemente são partículas finíssimas que tendem a decantar com o tempo. Não sei como evitar que elas passem para o maturador, mesmo usando um bom sifonamento. Como evitar isto? Muito lhe agradeceria um comentário. Obrigadíssimo por partilhar o seu saber! Cordial abraço, Paulo
Eu parei de gastar água com resfriamento e deixo meu chiller de placas congelado num isopor pequeno. Então o mosto passa pelo chiller sempre em contato com gelo. Resfria para uns 45 graus e deixo reafriar a natura no fermentador até o outro dia. Enquanto isso, nessas 12 horas que o mosto resfria, faço o preparo da levedura com o próprio mosto, sem gastar com extrato de malte. Quando insiro a levedura umas 12 horas ou 24 depois, o trub da cerveja já deu uma boa decantada. A aeração do mosto para a inoculação da levedura eu faço com bomba de aquário pra não mecher muito o fermentador e deixar o trub quieto no fundo. Muita loucura pra esse processo pós fervura e fermentação ?
to fazendo whirpool quente msmo e fazendo um "no chill" diluindo o mosto em agua a 2° ate atingir a OG da receita ou a litragem pretendida (em geral faço levas de 20lt)
Uso o cheller de imersão, e não consigo fazer o wirpool com ele dentro da panela. Tenho que retira-lo. Acontece, que quando o removo, o trub frio se agita novamente. Qual solução você sugere?
Boa tarde! Só uma pergunta. Se ao invés de circular água gelada pelo chiller para resfriar o mosto, colocar o mosto pra circular dentro do chiller que ficaria imerso na água gelada? Será que também daria certo?
Nossa, eu sempre desperdiço uns "3 dedos" na panelas pq fica aquele trub denso no fundo. Eu poderia tacar pra dentro do fermentador de boa então? Não creeeeio Kkkkkkkkk Eu ia até pergunta uma coisa sobre isso mesmo. Vou instalar uma torneira na minha panela, e pensei em instalar bem baixa pra quando abrir o registro tirar o trub logo de cara e aproveitar o resto. Mas agora estou refletindo sobre jogar fora ou não kkkkkkk
Não é micra q se pronuncia é MICRO. De micrômetro= 10^(-6) metros. Faltou um m minúsculo do lado do micro. Vc tem bastante conhecimento físico-químico, analítico e bioquímico fermentativo mas não pode errar algo simples assim
Eu tenho uma palavra pra vc!!! Fantástica!!!!
Trabalho com automação e montei uma aula sobre o processo focando nos sensores...mas para isso precisava compreender todo o processo...
Melhor explicação sobre trub e resfriamento que eu já vi até hoje. Até me inscrevi no canal.
Gostei muito...me acrescentou mais conhecimento, gratidão.
Excelente explicação muito didático de uma forma simples.. parabéns já virei fãboy!!!!
Eu estou fazendo o whirlpool enquanto resfrio, coloco a panela envolta por gelo e crio o redemoinho. Não faz um cone tão eficiente, porém o resfriamento é muito rápido, em 5 minutos tenho o mosto em 30C aprox.
Seus vídeos são ótimos Raquel. Parabéns.
Obrigada pelo comentário Lenon, fico muito feliz!
Legal a maneira que vc faz o whirlpool! Até ia comentar dessa forma no vídeo, mas esqueci!!! assim vc já faz o redemoinho enquanto esfria.
Muito didático o material... parabéns pelo canal!!!!
Muito bom o vídeo
Amei. Parabéns pelo conteúdo e conhecimento!
Ótimo video.
Estou fazendo a minha primeira cerveja e percebi que tem muito mosto no balde fermentador, a fermentação parou no segundo dia.
Não vai dar cerveja....
Me ajudou muito, obrigado.
Olá, onde vc arrumou essas placas de metal decorativas atrás de vc?
O que hc me diz de um chiller de contra fluxo?. Sou iniciante vou pra minha segunda brassagem e vi num canal que o mosto passa por dentro do chiler . o meu e de cobre . muito bom seu video. Vou me inscrever.
Apenas senti falta vc falar sobre a fermentação!!!
Bom dia Raquel, sou iniciante. Posso colocar gelo ( feito com agua destilada) diretamente no mosto pós fervura?
Ótimo vídeo, Raquel. Me inscrevi.
Eu termino a fervura e logo faço o Whirpool. Em seguida. coloco muito lenta e delicadamente o chiller dentro da panela, pra não bagunçar o cone, e começo a resfriar. Após o resfriamento, retiro o chiller da mesma maneira.
Meu problema é que frequentemente cai um pouco de trub no fermentador, principalmente mais para o final do processo, e ainda rejeito considerável quantidade de mosto fervido.
Mesmo quando eu não retiro o chiller e faço a trasfega com o chiller dentro da panela vai alguma coisinha pro fermentador.
Onde estará o meu erro?
Quanto ao trub frio, após a fermentação de minha ale percebo que fica uma espécie de uma nuvem boiando no meio do líquido, aparentemente são partículas finíssimas que tendem a decantar com o tempo. Não sei como evitar que elas passem para o maturador, mesmo usando um bom sifonamento.
Como evitar isto?
Muito lhe agradeceria um comentário. Obrigadíssimo por partilhar o seu saber!
Cordial abraço,
Paulo
cara...coloca uns 5 pano de algodão filtrando a cerveja na trasfega da panela pro fermentador...borrifa bastante álcool nos panos e já era...
Use um chiller de placas
Eu parei de gastar água com resfriamento e deixo meu chiller de placas congelado num isopor pequeno. Então o mosto passa pelo chiller sempre em contato com gelo. Resfria para uns 45 graus e deixo reafriar a natura no fermentador até o outro dia. Enquanto isso, nessas 12 horas que o mosto resfria, faço o preparo da levedura com o próprio mosto, sem gastar com extrato de malte. Quando insiro a levedura umas 12 horas ou 24 depois, o trub da cerveja já deu uma boa decantada. A aeração do mosto para a inoculação da levedura eu faço com bomba de aquário pra não mecher muito o fermentador e deixar o trub quieto no fundo.
Muita loucura pra esse processo pós fervura e fermentação ?
to fazendo whirpool quente msmo e fazendo um "no chill" diluindo o mosto em agua a 2° ate atingir a OG da receita ou a litragem pretendida (em geral faço levas de 20lt)
❤
Uso o cheller de imersão, e não consigo fazer o wirpool com ele dentro da panela. Tenho que retira-lo.
Acontece, que quando o removo, o trub frio se agita novamente.
Qual solução você sugere?
Boa tarde! Só uma pergunta. Se ao invés de circular água gelada pelo chiller para resfriar o mosto, colocar o mosto pra circular dentro do chiller que ficaria imerso na água gelada? Será que também daria certo?
vc confia na limpeza do seu chiller? ia ser muito fácil contaminar
Muito didática a explicação... parabéns pelo seu canal
Ja me escrevi no canal dando like
E apura verdade
Nossa, eu sempre desperdiço uns "3 dedos" na panelas pq fica aquele trub denso no fundo. Eu poderia tacar pra dentro do fermentador de boa então? Não creeeeio
Kkkkkkkkk
Eu ia até pergunta uma coisa sobre isso mesmo. Vou instalar uma torneira na minha panela, e pensei em instalar bem baixa pra quando abrir o registro tirar o trub logo de cara e aproveitar o resto. Mas agora estou refletindo sobre jogar fora ou não kkkkkkk
Não é micra q se pronuncia é MICRO. De micrômetro= 10^(-6) metros. Faltou um m minúsculo do lado do micro.
Vc tem bastante conhecimento físico-químico, analítico e bioquímico fermentativo mas não pode errar algo simples assim