Eu sofro de esquizofrenia dês dos 14 anos trabalho na construção civil,sou evangélico sou músico toco violão baixo e flauta doce gosto de estudar, ler bons livros faço tratamento a muitos anos hoje tenho 47 anos e tomo olanzapina 10 mg a noite sou bem sucedido no que faço sinto Deus na minha vida cuidando de mim.
Boa tarde!Tive essa experiência em família. Meu irmão querido foi diagnosticado com esquizofrenia desde rapaz.Passou por fases terríveis. Dizia que o vizinho estava atrás dele com uma faca para matá-lo. Fugia de casa, já morou em caverna, em morros desertos, em pequenas ilhas, surtava e se escondia em baixo da casa.Minha mãe escondia todas as facas.O preconceito é enorme e as pessoas comentam que o portador é maluco.Foi uma vida difícil para ele e para nós. Mas o que ajudou muito foi não deixarmos que ele tomasse os remédios sozinho.Nós dávamos. Mas nunca machucou nem a ele, nem a ninguém. Tinha um coração do tamanho do mundo.Que Deus o tenha.😔😢😭
@@Leonardo.Barreto Obrigada. Tinha 57 anos.Fumava muito, tentou parar, mas já era tarde.O que pude, fiz por ele.Levou uma vida muito reclusa.agora, descansou.Como falei, o preconceito é uma parte muito triste da doença.
Tenho 27 anos e descobri recentemente que tenho esquizofrenia paranóide. Via câmeras em todo lugar durante o surto. Mas agora estou bem. O ruim são os sintomas negativos. Não tenho vontade de fazer nada.
Meu filho sofre de esquizofrenia há uns 4 anos. Ele ouve vozes, fica triste angustiado, lamentando a vida, sente-se perseguido. Ele vem se tratando sempre sem faltar o medicamento. Tanto faz ta triste como Alegre. Agora emprego não arruma más. Dou td apoia a ele sou mãe e pai. O resto Jesus pode fazer@amém. Obrigada doutores
Muito informativo! Parabéns Drauzio e Rodrigo! Sou portador de esquizofrenia, recebi e o diagnóstico há dois anos e, desde então, venho me sentindo muito bem devido às medicações(quase não tenho sintomas). Minha dica pra você que possui esquizofrenia assim como eu é sempre confiar em seu médico, independente do que sua cabeça te disser.
Minha sobrinha foi diagnosticada com esquizofrenia, estou pesquizando tudo que posso pra ajudar, ela é o nosso orgulho, passou pra Federal e tá pra se formar, quero que ela viva da melhor maneira,me deixa aliviada vê que é possível!!
Estou a dois anos fazendo licenciatura em música na Uninter mesmo tomando remédio pra esquizofrenia e depressão não desito estou sempre expandindo a mente meu pai acha devo Parar por causa da doença mas não me vejo sem estar no caminho do desenvolvimento pessoal gosto de livros de desenvolvimento pessoal sempre tentando me tornar uma pessoa melhor a cada dia.
Meu filho foi diagnosticado a quase 10 anos, não sabia nada da doença, ele surtou aos 25a, alucinado tem tendência a achar q quem mais cuida quer prejudicar,matar etc, Foi muito difícil até acertar os remédios mas deu certo,ele gosta de morar sozinho porque as vezes passa a noite tocando violão não aceita regras,mas não tiro os olhos,pego no pé sobre os remédios, faxino a casa dele,auxílio nas compras p casa dele, em fim acreditem ele trabalha numa empresa registrado,nunca deixou de trabalhar, nesses quase 10 anos nunca foi dispensado,ele q pede p ser desligado...gente, com o tempo td se ajusta ,procure não bater muito de frente, diga que compreende mas q não concorda qd necessário, assim estamos sempre juntos,almoçamos juntos todos finais de semana, ele é bem sério e respeitoso com as pessoas, e a vida segue o curso,ele está longe de ser meu problema, as vezes carinhoso em exagero e quer abraçar e ser abraçado,outras vezes não quer aproximação nem conversar respeito e fica td certo
Meu filho é esquizofrênico. Descobri logo nos primeiros sintomas. Assim que foi levado ao médico, começou a tomar risperidona. Tomou durante uns dois anos e meio e disse que não precisava tomar mais, pois já havia se curado. Meu grande erro foi ter acreditado nele. Passado uns 4 meses a doença voltou e bem pior. Hoje ele está estável. Toma o remédio regularmente, Não tem mais crises, mas não trabalha nem estuda e não tem vida social. É muito triste essa doença.
Na minha família, cinco pessoas já tiveram surtos psicóticos na idade adulta, próxima dos trinta anos: uma pessoa consumia drogas diversas desde a adolescência; outra fumava maconha constantemente; e três tiveram depressão profunda com aquele típico isolamento. Quando o Rodrigo comentou sobre a predisposição, isso se encaixou muito bem com a realidade da minha família e, justamente por ela ser tão expressiva, parei completamente de "beber socialmente". Compreendo que qualquer substância com potencial para alterar minhas capacidades psicoquímicas ou psicomotoras podem desencadear os surtos, já que o fator genético agrega grande peso. Esses assuntos psiquiátricos têm importância ímpar, pois conversando e estudando sobre, conseguimos quebrar preconceitos, reconhecê-las e tratá-las com seriedade e acolhimento. Obrigada por esse bate-papo tão bem-vindo! 💖
Na minha família tiveram 2 casos, e outros parecidos e não comprovados, tive essa clareza bem cedo então, nunca bebi com receio de dar mais abertura para essa doença
Força aí pra vc e pra sua família. Espero que um dia a sociedade leve a saúde mental a sério e tenha mais respeito. As pessoas muitas vezes não entendem o que o indivíduo com transtorno passa e não enxerga o quão desgastante é para a família.
Boa noite Mónica, tenho 54 anos e fui diagnosticada do essa doença, ainda não sei se é isso mesmo, me acho normal, embora tenho crise agressivas no qual fico muito arrependida, escuto muitas vozes ao mesmo tempo, dizendo q vou sofrer muito mais. Qual é os sintomas de sua mãe. Por favor responde Obg
Esse médico foi, de todos que ouvi, e foram muitos, o que melhor explicou o assunto, de forma que nós leigos, pudéssemos realmemte compreender do que se trata essa doença. Parabéns aos drs pela excelente explanação.
@@ricardo57389 Certo dia acordei e ela estava olhando pela janela, dizendo que a minha tia estava do lado de fora querendo fazer coisas ruins com ela ( claro q n tinha ninguém lá). Dps disso ela entrou em um surto que durou 1 semana mais ou menos. Antes deste acontecimento nunca imaginei que ela tinha esquizofrenia.
Minha mãe tem faz 24 anos... eu tenho 19 e não fui capaz de ver a minha mãe no seu estado normal. Te desejo muita força, não é querendo te amedrontar, mas essa doença deve ser levada muito a sério e demanda muito dos nossos cuidados.
Infelizmente, perdi um amigo pra essa doença. Ele era praticamente da família, pois trabalhava pro meu pai desde seus 12 anos. Nele, a doença se iniciou bem insidiosa. Começou a achar que tinha um super potencial intelectual latente, ser extremamente produtivo na empresa, procurando formas alternativas de fazer serviços que já tinham um script, alegando que suas habilidades lhe conferiam poder para tal. Até aí ninguém desconfiava de uma psicose autêntica, pois no mais ele era totalmente normal. E isso se arrastou por aprox um ano. Um belo dia ele chegou pra trabalhar dizendo que ele não era ele mesmo, mas uma pessoa especial enviada por Deus, e tinha dois amigos secretos que lhe acompanhavam. Como ninguém sabia lidar com isso, acabamos questionando essas "ideias malucas", e aí ele ficou totalmente descontrolado, surtou de vez. Foi um grande transtorno para nós e clientes que estavam presentes, tivemos que amarrá-lo, pois ficou muito agressivo. Como não tinha uma rede de apoio adequada, não seguiu tratamento corretamente, e pra piorar começou a usar drogas(coisa que nunca fizera quando era saudável). O quadro foi só piorando. Três anos depois, suicidou.
poxa. repensem a atitude de vcs. iniciar a vida laboral com 12 anos não tá certo. tudo bem, entendo que estamos em um país sub desenvolvido. mas é sempre bom lembrar em normalizar isso. porém a principal incoerência tá em vc iniciar o texto dizendo q ele era praticamente da família e terminar o mesmo texto dizendo que ele N possuía uma rede de apoio. Me lembra esse discurso da empregada praticamente da família, desde que não queira direitos e seja útil. quando ocorre um problema a relação "familiar" acaba.
Ainda bem que descobri logo no inicio. Meu sintoma mais forte foi me afasta das pessoas das amigas da familia. E pegar raiva de pessoa que nunca me fez nada.
Tenho 5 filhos,um filho esquizofrênico, e uma filha autista,posso dizer que a diferença com que eles são tratados me deixa muito triste,minha filha autista é super compreendida,já o meu filho esquizofrênico é rejeitado pelos irmãos e pelo pai,e por toda a sociedade,sinto que eles pensam que ele finge ser doente,não tem paciência com ele,é sempre excluído em tudo,tenho medo dele pensar em fazer algo consigo mesmo,eu escondo as facas de casa e o pai xinga pq eu escondi,hoje meu filho está controlado graças a Deus e ao tratamento, eu me sinto cansada e exausta,essa condição desgasta muito quem está cuidando do doente,no caso aqui sou eu a responsável pelo tratamento dele e da minha filha autista. Meu maior medo é morrer e deixar ele sozinho no mundo pq sei que o pai e os irmãos vão abandonar ele😢 Deus cuida dos meus filhos!
Obrigada por tratar do assunto. Hoje em dia é comum as pessoas romantizarem a loucura ou tratarem de forma pejorativa; como alguns filmes populares mostram os "loucos" e trazem a ideia errada da doença. A verdade é que essas pessoas sofrem coisas que jamais iremos vivenciar porém, podemos tentar entender e ajudar de alguma forma.
Perfeita a sua colocação. As pessoa romantizam essa doença até chegar uma hora em que a pessoa através do seu personagem fictício de uma crise cause algum dano a alguma coisa ou alguém. Passo por isso com uma irmã que não reconhece a doença.
Eu tenho é muita depressão....deste quando meu pai faleceu, aí comecei a tomar vários remédios, agora estou diminuindo com remédio. Glória a Deus Senhor Amém 🙏🏻🙏🏻
Drauzio, meu pai possui essa doença a 28 anos, neste ano de 2019, teve 3 internações. Desde o ano passado alertamos aos médicos que meu pai estava com perda de peso, os psiquiatras não acreditavam, pois bem, quando teve a primeira internação em fevereiro, avisamos novamente a perda de peso e todos diziam que ele estava muito bem de saúde, após isso meu pai parou de comer, não aceitou mais os tratamentos médicos da esquizofrenia e o parkinson, ficamos 3 meses em casa com ele porque a aeronáutica não quis autorizar a ambulância para buscar em casa, em Maio ele teve queda da própria altura e vomita com sangue, lá os médicos disseram que ele estava com pneumonia, mas ouvi a enfermeira dizer que era infecção generalizada, os psiquiatras e clínicos não tiveram a capacidade de nos dizer a verdade... passado as semanas de internação, disseram que talvez ele pudesse estar com tuberculose, fizeram os exames, sendo que, 2 foram negativos, mas o exame de escarro não tinha chego ainda não hospital, com isso mandaram meu pai pra casa, dizendo que ele não tinha nada. Ficamos um mês em casa, e meu pai continuava a não querer tomar os medicamentos para esquizofrenia...em uma bela quinta-feira, a assistente social nos ligou dizendo que tínhamos que comparecer no hospital da aeronáutica para conversar com o infectologista, chegando lá nem o médico sabia o que estávamos fazendo ali, nem os exames do meu pai eles tinham nos entregue, quando o infectologista nos pediu para pegar os exames dele, foi visto que tinha alterações no fígado, os medicamentos da psiquiatria não tinham interação com o tratamento da tuberculose, o médico ficou pau da vida com a falta de responsabilidade dos outros médicos. Minha mãe e eu tivemos que pagar uma ambulância para levá-lo ao hospital, chegando lá a própria psiquiatria dele não queria que ele ficasse lá, queriam mandar ele pra casa. Deus nos ajudou que o único psiquiatria bom lá nos ajudou e ordenou que ele ficasse, fomos humilhadas lá, meu pai ainda ficou internado sem medicação da tuberculose durante uma semana, e os psiquiatras queriam mandar ele embora, mais uma vez Deus nos ajudou, pq o infectologista ordenou começar o tratamento da tuberculose lá!!! Sinceramente, o tratamento que os pacientes recebem são os piores, e os familiares também, meu pai quase morreu pq o psiquiatra passou a colanzanpina, abriu o corpo do meu pai em bolhas, durou 2 anos isso, ele perdeu peso, explicamos várias vezes que ele estava tendo essas bolhas, disseram que era mentira, eu não satisfeita, procurei dermatologistas, eles não sabiam o motivo disso, tiraram fotos do meu pai, filmaram ele para estudar, os dermatos nos ajudaram mais do que os psiquiatras, fizeram biópsia e nada, meu pai teve até cistos no corpo dele, só após 2 anos que descubriram que o lítio dele abaixou por conta desse remédio, sabe o que os psiquiatras disseram? Peço desculpas pelo o que aconteceu com você, não sabemos como você está vivo.... Olha, para quem tem alguém com essa doença, tenha o maior cuidado, leve sempre ao clínico, ao dermatologista, ao pneumologista , pq esses medicamentos abaixam a imunidade e são propensos a essas doenças imunológicas. Qualquer tosse, perda de peso, apetite, fiquem de olhos abertos, pq se não fosse a ajuda de 2 médicos, minha mãe e eu estaríamos mortas por conta da tuberculose também! Graças a Deus fizemos exames e não deram nada. Mas todo cuidado é pouco, leve os pacientes para fazer esporte, deem alimentos que contribuam para a imunidade, pq os médicos não explicam isso, as empresas farmacêuticas só querem o dinheiro deles.
Infelizmente eles tratam não so o paciente mas todos da família como loucos e isso é muito injusto, se você está preocupado insista até encontrar um médico que te escute
Estou com um filho de 30 anos com esquezofrenia, gostaria que falassem sobre o comportamento da família da família em relação a ele. Eu já trato ele com muita paciência e acalmo ele nas crises o que sempre dá bons resultados graças a Deus.
Durante 6 anos foi a melhor explicação que sobre a esquizofrenia que eu pude escutar! Que pena não tenho a possibilidade de levar meu filho até esse médico, pois tenho certeza que o ajudaria
A perda de saúde mental geralmente não tem relação com o fato da pessoa se cuidar (exceção são o uso abusivo de algumas drogas q podem ser o gatilho pro surgimento de algum transtorno mental). Eventualmente podem até ter causa genética, como alguns casos de Alzheimer. Enfim, não podemos ter preconceito ou atribuir o surgimento da patologia como uma falha ou culpa da pessoa, são coisas da vida infelizmente.
Difícil doutor. Estou passando essa triste experiência com minha esposa. Começou a cerca dez anos atrás e acabou ensejando na demissão dela do trabalho. A piora acentuada se deu depois dela ficar em casa e interromper o tratamento e os remédios. No momento ele também vou - se contra mim achando de forma absoluta que eu também quero prejudica-la. Saiu de casa e está já há mais de uma semana na casa da família dela. Não mais o que fazer.
Entrevista maravilhosa. Vim parar aqui porque uma grande amiga da qual eu devo os melhores momentos da minha está tendo essas confusões. Estou sofrendo tanto. Tenho chorado dias e noites.
Infelizmente "perdi" dois amigos para a esquizofrenia. O primeiro, muito querido por mim, em certo momento "arrumou um caso amoroso" com uma repórter de TV, através de um "diálogo intenso e amoroso" que criou com ela pela televisão. Passou a persegui- la. A repórter teve que contratar seguranças. Quando tentei chamar ele para a realidade, ele passou a espalhar que eu estava tendo um caso com a repórter, inclusive ligando para o trabalho da minha esposa. Ficou internado em outra cidade e nunca mais o vi, o que me entristece bastante. É um bom amigo que esta doença me levou. O segundo foi um "médium espírita kardecista", que alegava ouvir "espíritos". Dizia ser perseguido incessantemente por espíritos no trabalho, nas ruas e até no judiciário, por conta das ações judiciais que sofria. Chegava ao cúmulo de orientar pessoas na área da saúde, com base única e exclusivamente nas vozes que somente ele ouvia. Sempre se esquivava das minhas tentativas de pesquisa sobre sua "mediunidade". Quando percebi que ele estava colocando em risco pessoas, comecei a mostrar para ele o quanto estava errado em seus "diagnósticos" e "intervenções espirituais ". Mostrei por A + B seus erros claros, alguns até grosseiros, mais que evidentes de interpretação e intervenção. Mas ele acredita nestas vozes, por mais que elas, sucessivamente e grosseiramente errassem . Resultado por confrontar este "médium": ele passou a me assediar, depois a me ameaçar e por fim espalhou que eu estava profundamente "obsediado" por espíritos malignos. É muito triste o que esta doença faz...
amigo eu nao sei dizer se o que eu tenho é mediunidade ou esquizofrenia, acho realmente que muitos "mediuns" viajam na maionese rs...mas ao mesmo tempo nao conheci nenhum psiquiatra (e ja fui em varios) pra me dizer o que eu tenho de verdade..a verdade é que nem a ciencia e nem a realigiao tem a resposta disso...o que eu aprendi nesses 6 anos da "doença" é que tem coisas que temos que aprender a conviver
Tenho um relacionamento de 4 anos com uma pessoa que até então nos primeiros 2 anos de namoro não demonstrava nada demais. Porém de dois anos pra cá ele começou a criar um caso amoroso com uma menina de outro estado afirmando ela ser a alma gêmea dele, sofri muito no começo pq n entendia a doença, achava q realmente ele tinha outro amor, amor esse que não era mais eu. Porém depois de observar melhor fui parecendo que ele n estava normal, começava a dizer que ele é o sol ela é a lua que eles vão salvar o mundo juntos, que ele é Jesus. Detalhe ela nem o conhece. Porém ele afirma que ela está louca para o conhecer e etc... fora que passou a destratar a família, não tem mais amigos, e a namorada que sou eu que até então era a única pessoa que ele dizia amar agora nem mais isso. À doença chegou em um estado que ele me odeia também. Ta bem difícil, Deus nos proteja.
Dr a minha filha especial e muito nesvosa tem alucinações ouve vocês equisofrenia e remédio nenhum faz efeito não sei o k fazer mais agressiva fala gritando estou em disirpero sem saber o k fazer ela tem 37 anos PK não reage os medicamentos
Sou portadora da esquizofrenia ja sofri muito com ela o primeiro surto piscicotico foi aos 32 anos passei a tomar respiridona e demoraram muito a me levarem ao medico por conta de religião que atrapalha muito os doentes ...hoje sou atei e atraves desta filosofia consigo ser mais racional e ter cintrole da doenca e nao a ilusão que eram vozes de espíritos
19:48 " eu sei que é verdade. " bem assim! E se a gente for falar nós que somos errados por não compreende-los. Nós que somos burros, incapazes. É bem complicado! Tem que realmente ter um amor muito grande para não abandonar essas pessoas, pq elas nos afeta também várias vezes; dizendo que é mais inteligente, que eles entenderam tudo e que nós que não entendemos nada, que eles são superiores e etc... bem difícil!
Eu também gostaria de saber sobre bipolaridade, tenho uma amiga que quero ajudar ela, mas ela não colabora....e tem bipolaridade....eu sinto que ela não é feliz....
Descobri hoje que uma pessoa muito importante para mim tem essa doença. Estou muito triste. O Drauzio sempre fazendo esse excelente trabalho de nos esclarecer tudo. Parabéns para esse ser incrível . Amo ele.
Excelente entrevista que aborda com clareza , objetividade e precisão sobre esquizofrenia e os diversos âmbitos...Bem pontuado na entrevista... Já quero ter e ler esse livro!!Por favor!!!
A esquizofrenia não deveria ser considerado uma questão de saúde pública? Pois é uma doença que causa grande impacto no meio social que o indivíduo vive.
@@gs-nq6mw não é considerado por envolver religião. Ou seja, segundo a "ciência" psiquiátrica, vc só é louco se não tiver algum motivo socialmente aceito rsrs.
Que triste essa doença,meu filho devido as drogas,está assim,ja passou pelo Caps,ajudou muito,difícil é fazer ele continuar a se tratar ,as crises é triste,fazer eles entenderem que precisa continuar mesmo se sentindo melhor ,só Orando , Parabem pelo vídeo bem esclarecido 👏
Até hoje essa doença é um tabu na sociedade, é sempre complicado a situação do doente e tbm da família. Outro fato que ninguém comenta é a dificuldade de tratamento para pacientes idosos, minha mãe tem 77 anos e atualmente se encontra em um surto, e até tentamos interná-la, mas por causa da fragilidade da idade, isso tbm seria um risco. Vivemos nessa luta a muito tempo, e infelizmente nessa área é muito difícil sim, de encontrar bons profissionais, e qdo digo isso estou falando sobre, ter um bom currículo acadêmico mas tbm um dose grande de paciência, respeito ao doente e amor ao próximo. O dr. falou sobre os mendigos etc, creio que muitos deles tem vários transtornos mentais devido a falta de uma alimentação, nutrição correta tbm, talvez se esses pobres coitados tivessem uma atenção maior por parte dos governantes o problema já seria minimizado. A verdade é que só quem tem um ente querido doente, que respeita e entende que isso é uma doença, pro resto da sociedade é pra vários médicos, (infelizmente), tbm, é só um louco a mais.
Na verdade isso acontece em toda parte do mundo, mesmo países de primeiro mundo Abandonam a casa e vão morar na rua muitos também por drogas outros por traumas de guerras!!!
interessante esse vídeo!!!! descreve exatamente a minha mãe. Sempre percebi que tinha algo errado, mas há uns 7 anos descobri que ela tem esquizofrenia, com uma crise muito longa;dormia em hotéis, alugava casa, ia em delegacia, sempre com a mesma história que estavam perseguindo e querendo mata-la. Foi uma luta pra tomar medicação. Atualmente toma injeção mensal e desenvolveu Parkinson. Agora tem 55 anos, mas parece ter 65/70.
Meu Deus meu neto teve o primeiro surto esta semana estamos s chão.....e esta intrvista foi muito satisfatória p eu intender desta doenca q ele infelizmente foi diagnosticado.....gratidão😘
Que entrevista excelente, quem tem esquizofrenia ou lida com um esquizofrênico esclarecedor, ambos os doutores excelentes nas perguntas e nas respostas.
Dá uma atualizada sobre a esquizofrenia, Drauzio. Entrevista de 2012 já faz um bom tempo. Por favor, trás algum alento pra nós familiares de pacientes esquizofrênicos. O que evoluiu durante esse tempo?
Boa tarde,admiro muito a pessoa que entendi essa área,muito recompensador lidar com pessoas e conseguir se saí bem,quero parabenizar,pois minha irmã ta com depressão e têm hora que eu não o entendo porque ela vive assim com tantas maravilhosas a viver ela não consegui,eu gostaria de poder ajudar ela de alguma forma🙏😘
Realmente é uma situação difícil. Comecei a ter aos 16 anos e o ápice foi aos 20, na época da faculdade. Vivia delirando e com muita vontade de chorar.
Parabéns pelo conteúdo, bem didático e fácil de compreender a linguagem, meu pai recebeu o diagnóstico desta doença, é importante entender o que outro passa para ter mais empatia.. Grande admiração pela medicina! 🙏🏻👏🏻
5 лет назад+11
Muito interessante. Parabéns pelo canal. Faz um vídeo sobre TOC pra esclarecer as informações, seria ótimo.
Meu irmão , sempre suspeitamos (a família) algo e minha mãe nunca aceitou e achava que de alguma forma estávamos querendo fazer pouco caso dele ou comparar a irmã (eu) e isso houve brigas a vida inteira com meu pai que também não o entendia , mas era nítido que ele tinha psicose , mania de perseguição, não mantinha amigos e achava que minha mãe mimava muito ele...Hoje meu pai infelizmente já se foi , viveu pra ver uma surto dele e nunca havia visto meu pai chorar daquela forma, mas não tratamos adequadamente e minha mãe com sua fé inseriu ele na igreja (mesmo que ele se afastava mesmo dentro da igreja) e dizia que ele estava curado ....Hoje ele está numa recaída desde junho, eu já fui no caps , mas ele não aceita de nehuma forma se quer fazer um exame ou consulta de rotina, acha que estamos o enganando e pelo período vejo que precisamos levar ele forçado a uma clínica que um psiquiatra que conheço de confiança a atendê-lo , porque minha mãe precisa também de um psicólogo e agora ela ver que ele está praticamente enlouquecendo a nossos olhos , tenho fé em Deus e essa me mantém , me cuido pô s sofro de anciedade e sair dessa importância é que pedir que ela me autorizasse a chamar alguém pra pegá-lo , irei junto a esse médico conhecido e será seu primeiro contato com psiquiatra e termos noção do que ele tem , pois está definhando, pouco come pois desconfia (eu estava , entendo que é errado mas colocando calmante sem ele saber pra que ele durma ), saiu do quarto dele e com 38 anos voltou a dormir com minha mãe 😥 e uma série de ilusões, vozes que ele ouve e agora não nos conta mais , só repete a frase " vocês não entendem , estão se transformando, não são mais minha família de antes ..." Então peço força a Deus e amanhã com permissão do pai e toda força de energia boa nos rege irei amanhã marcar o psiquiatra que irá atender como uma consulta...Ele sempre foi um menino tranquilo, calado , só ia de casa a igreja e nunca fez mal a ninguém, sem vícios nehum mas devido a seu quadro ainda meio indefinido ele anda nervoso e olhar estranho.
Olá Boa tarde tenho a esquizofrenia e antes dos 18 anos veio o primeiro surto e consequentemente tivi mais dois enfim hoje tenho consciência de tomar os remédios na hora certa e ja estou me sentindo muito melhor estou até fazendo uma Universidade pública e também tenho relacionamento afetivo como bem o Dr falou a palavra chave e superação e aceita a doença e ter uma vida melhor.
Gostei muito da explicação sobre esquizofrênica, preciso sempre a me atualizar, pois minha filha tem essa doença, preciso estar sempre pesquisando a respeito, muito obrigada.
Entrevista esclarecedora e necessária. As doenças mentais, infelizmente , ainda são carregadas de preconceito pela maioria das pessoas, o que inibe o doente de procurar ajuda logo nos primeiros sintomas, por vergonha de se expor e ser rejeitado.
Sou espírita e estudioso do espiritismo. Nessa doutrina a abordagem da influência dos espíritos nos dá uma gama profunda de explicações pautadas na razão. Tenho bipolaridade e com o conhecimento da doutrina espírita sigo minha vida com muito mais sentido e, apesar dos percalços, consigo ter alguma qualidade de vida e algum vislumbre de futuro. Agradeço muito a Deus, a Jesus, a Kardec e ao Espírito da Verdade que com suas atitudes e explicações me deram grande mudança na vida. P.S. Sigo meu tratamento psiquiátrico à risca, pois a doutrina Espírita em nada se opõe à medicina.
Minha mãe tem a doença desde jovem, mas nunca aceitou e não faz tratamento. Ela tem períodos q está muito bem e outros momentos q associado a depressão ela fica muito ruim. Já sofremos muito.
boa noite meu nome é gabriel sou portador de escrizofinia paranoide cid f20 agradeço muito por existir o tratamento obrigado pela informaçao dr rodrigo
Sensacional! Que vídeo esclarecedor, como todos do canal! Rodrigo uma pessoa super lúdica e cheia de conhecimentos. Minha mãe vive nas ruas.. tem essa mania de perseguição. Esse ano fiquei sabendo que estava agressiva, causando nos lugares, gritando pela rua. Ela usa drogas, mas eu sinto que ela tem um grau de esquizofrenia. Agora não sei se patológica, ou devido às drogas.
🌷🌿💖🙌JESUS pode curar ou aliviar de uma maneira mais intensa,qualquer dor ou problema.Ele nos consola e nos dá forças em todo tempo.Só ele que nos conhece por completo e nos restaura.ORE E LEIA A BÍBLIA. Creia que Jesus pode salvar e curar...🌈🙏
Meu nome José minha esposa tem esta Doença ela foi cid dela 72 muito agressiva diz que estão perseguindo ela falar querer mata ela se fexou para mundo sofro muito com isso so deus
Passei minha adolescência e vida adulta com esquizofrenia e só descobri aos 45 anos numa consulta com psiquiatra .Recebi medicamento e acolhimento no Caps Parelheiros ,mas nunca tive surtos graves e me internei .Hoje aos 49 anos tomo somente Clonazepan para dormir e Haloperidol injetável uma vez por mês . Trabalho em home office ,namoro e tenho bom relacionamento social com conhecidos e desconhecidos . Estou bem
Uma ótima ideia de tema para um vídeo como esse seria "Autismo na fase adulta/Autismo em adultos". Hoje percebo que o número de diagnósticos de autismo vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e, creio que isso se deva ao esclarecimento acerca da condição nos tempos atuais.
Meu irmão passa no proesq e já foi avaliado pelo Rodrigo. Eh bem difícil mesmo a doença, mas tomando vem os remédios e com bom relacionamento em família, tudo ajuda.
Meu filho foi diagnosticado com transtorno bipolar. Mas no começo da doença ele dia que era perseguido no trabalho, que tinha um monte de dinheiro no banco.Que .nos queríamos internar ele , foi horrível. Faz 11 anos que toma o carbolitio e ante depressivo.Hoje tem 34 anos leva uma vida normal .Trabalha dirige é um filho lindo e abençoado
Eu fui usuário de cocaína dos meu 15 aos 20 anos e hoje em dia tenho 21 estou a um ano limpo e desde então sofro de mania de perseguição e depressão a droga pode ter provocado ? Me ajudem !
Bem provavelmente cara. Sugiro fortemente você procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) que eles irão te encaminhar para você fazer o tratamento. Força na caminhada o/
Depende, talvez sim. No entanto, você está ciente disso já é um bom sinal. E não sinta culpa, mesmo com droga ou não, certamente se confirmar algum caso patológico você já tinha uma predisposição genética!
Muito esclarecedora a entrevista. Muito triste essa doença, é lamentável que muitos pacientes não aceitem o uso dos remédios. Fica muito difícil para a família cuidar.
Gostaria q quando abríssemos o vídeo, o RUclips já notificasse se haveria comentários nosso no vídeo em questão. Facilitaria muuuito nossa vida. Quem concorda dá um UP! Excelente este conteúdo! Só fico triste por ñ encontrar os comentários q faço quando desejo fazer um rastreamento p ver se houve alguma repercussão. Gostaria q ao abrirmos o vídeo, o RUclips já notificasse se haveria comentários nosso no vídeo em questão. Facilitaria muuuito nossa vida. Quem concorda dá um UP!
Eu sofro de esquizofrenia dês dos 14 anos trabalho na construção civil,sou evangélico sou músico toco violão baixo e flauta doce gosto de estudar, ler bons livros faço tratamento a muitos anos hoje tenho 47 anos e tomo olanzapina 10 mg a noite sou bem sucedido no que faço sinto Deus na minha vida cuidando de mim.
Trabalha de que na construção civil amigo?
@@gilbertooliveirasantos7019 pedreiro e carpinteiro e azulejistas e outros
@@sebastiaonunesdeoliveira574 que bom eu consegui aposentar não trabalho desde 2016,que bom que vc consegue trabalhar.
Amém, Sebastião. Parabéns por suas atribuições. Que Deus continue te abençoando, e protegendo. 🙇
que coisa maravilhosa. Deus é bom!
Boa tarde!Tive essa experiência em família. Meu irmão querido foi diagnosticado com esquizofrenia desde rapaz.Passou por fases terríveis. Dizia que o vizinho estava atrás dele com uma faca para matá-lo. Fugia de casa, já morou em caverna, em morros desertos, em pequenas ilhas, surtava e se escondia em baixo da casa.Minha mãe escondia todas as facas.O preconceito é enorme e as pessoas comentam que o portador é maluco.Foi uma vida difícil para ele e para nós. Mas o que ajudou muito foi não deixarmos que ele tomasse os remédios sozinho.Nós dávamos. Mas nunca machucou nem a ele, nem a ninguém. Tinha um coração do tamanho do mundo.Que Deus o tenha.😔😢😭
Katia Mendes ah não. Ele faleceu? :(
@@moonriseillusion Sim, mas foi porquê teve A VC.😔
@@katiamendes8631 Que Deus o tenha!
Qual era a idade dele?
@@Leonardo.Barreto Obrigada. Tinha 57 anos.Fumava muito, tentou parar, mas já era tarde.O que pude, fiz por ele.Levou uma vida muito reclusa.agora, descansou.Como falei, o preconceito é uma parte muito triste da doença.
😔😔😔😔😔😔
Tenho 27 anos e descobri recentemente que tenho esquizofrenia paranóide. Via câmeras em todo lugar durante o surto. Mas agora estou bem. O ruim são os sintomas negativos. Não tenho vontade de fazer nada.
Meu filho sofre de esquizofrenia há uns 4 anos. Ele ouve vozes, fica triste angustiado, lamentando a vida, sente-se perseguido. Ele vem se tratando sempre sem faltar o medicamento. Tanto faz ta triste como Alegre. Agora emprego não arruma más. Dou td apoia a ele sou mãe e pai. O resto Jesus pode fazer@amém. Obrigada doutores
Muito informativo! Parabéns Drauzio e Rodrigo!
Sou portador de esquizofrenia, recebi e o diagnóstico há dois anos e, desde então, venho me sentindo muito bem devido às medicações(quase não tenho sintomas).
Minha dica pra você que possui esquizofrenia assim como eu é sempre confiar em seu médico, independente do que sua cabeça te disser.
Força aí, Perseu! Assumir que é portador - não necessariamente em público, mas para você - é essencial.
Felipe Queiroz muito obrigado
perfeito seu comentário!
Fernanda Guimarães :)
Perseu,qdo você descobriu aceitou o tratamento fácil,porque tenho um.parente que não aceita,não sei como conseguir levar ela ao.medico,obg.
Sou esquizofrenica e recebi meu laudo atualmente falando que estou estável. Estou muito feliz! Ótimo vídeo!!
Parabéns pela coragem em se expor e falar sobre, muito importante para incentivar outros a fazerem o mesmo
@@GutsdaNeoQuimica muito obrigada 🤗🥰
Esquizo paranoide delirante parabéns!!
@@anaterra3333 obrigada 🤗
Minha sobrinha foi diagnosticada com esquizofrenia, estou pesquizando tudo que posso pra ajudar, ela é o nosso orgulho, passou pra Federal e tá pra se formar, quero que ela viva da melhor maneira,me deixa aliviada vê que é possível!!
“Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo. Mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim.”
― Chico Xavier
Estou a dois anos fazendo licenciatura em música na Uninter mesmo tomando remédio pra esquizofrenia e depressão não desito estou sempre expandindo a mente meu pai acha devo Parar por causa da doença mas não me vejo sem estar no caminho do desenvolvimento pessoal gosto de livros de desenvolvimento pessoal sempre tentando me tornar uma pessoa melhor a cada dia.
Meu filho foi diagnosticado a quase 10 anos, não sabia nada da doença, ele surtou aos 25a, alucinado tem tendência a achar q quem mais cuida quer prejudicar,matar etc, Foi muito difícil até acertar os remédios mas deu certo,ele gosta de morar sozinho porque as vezes passa a noite tocando violão não aceita regras,mas não tiro os olhos,pego no pé sobre os remédios, faxino a casa dele,auxílio nas compras p casa dele, em fim acreditem ele trabalha numa empresa registrado,nunca deixou de trabalhar, nesses quase 10 anos nunca foi dispensado,ele q pede p ser desligado...gente, com o tempo td se ajusta ,procure não bater muito de frente, diga que compreende mas q não concorda qd necessário, assim estamos sempre juntos,almoçamos juntos todos finais de semana, ele é bem sério e respeitoso com as pessoas, e a vida segue o curso,ele está longe de ser meu problema, as vezes carinhoso em exagero e quer abraçar e ser abraçado,outras vezes não quer aproximação nem conversar respeito e fica td certo
Graças a Deus 🙌🙏 seu filho está bem
Ele toma medicação direitinho ou se recusa? Qual a medicação que seu filho toma? Fico muito feliz por seu filho seguir bem a vida ❤
Meu filho é esquizofrênico. Descobri logo nos primeiros sintomas. Assim que foi levado ao médico, começou a tomar risperidona. Tomou durante uns dois anos e meio e disse que não precisava tomar mais, pois já havia se curado. Meu grande erro foi ter acreditado nele. Passado uns 4 meses a doença voltou e bem pior. Hoje ele está estável. Toma o remédio regularmente, Não tem mais crises, mas não trabalha nem estuda e não tem vida social. É muito triste essa doença.
Mesmo caso de minha mãe, muito triste isso !
Eu tomo esse
Eu tenho essa doença muito triste infelizmente ,mim tornei anti social ,e todos se afastaram de mim sou isolado
Omedicamentoispiridona deu uma melhorada na revolta mas nas perturbação
Meu marido judio d mas querendo que ele trabalhase e as pessoas via que ele ñ era nornal so opai ñ
Na minha família, cinco pessoas já tiveram surtos psicóticos na idade adulta, próxima dos trinta anos: uma pessoa consumia drogas diversas desde a adolescência; outra fumava maconha constantemente; e três tiveram depressão profunda com aquele típico isolamento. Quando o Rodrigo comentou sobre a predisposição, isso se encaixou muito bem com a realidade da minha família e, justamente por ela ser tão expressiva, parei completamente de "beber socialmente". Compreendo que qualquer substância com potencial para alterar minhas capacidades psicoquímicas ou psicomotoras podem desencadear os surtos, já que o fator genético agrega grande peso. Esses assuntos psiquiátricos têm importância ímpar, pois conversando e estudando sobre, conseguimos quebrar preconceitos, reconhecê-las e tratá-las com seriedade e acolhimento. Obrigada por esse bate-papo tão bem-vindo! 💖
Na minha família tiveram 2 casos, e outros parecidos e não comprovados, tive essa clareza bem cedo então, nunca bebi com receio de dar mais abertura para essa doença
Meu irmão desenvolveu essa doença, fico preocupado com meu outro irmão que gosta bastante de bebidas vou alerta-lho
Parabenizo aos que se deram conta de ajudar a melhorar estes doentes.qualidadr de vida deve prevalecer..
Eu tenho uma irmã que tem escrisofinia, ela não tem cabeça pra nada ,e depende de mim pra tudo essa doença é muito triste
Ele fala muito bem e entende muito bem o que o Dráuzio pergunta.
O melhor até hoje
Minha mãe tem esquizofrenia há 22 anos, obrigada por tratar desse assunto.
Força aí pra vc e pra sua família. Espero que um dia a sociedade leve a saúde mental a sério e tenha mais respeito. As pessoas muitas vezes não entendem o que o indivíduo com transtorno passa e não enxerga o quão desgastante é para a família.
Ela tem uma vida social normal? Quando digo normal pergunto se ela tem dificuldades por conta da doença.
E verdade
Boa noite Mónica, tenho 54 anos e fui diagnosticada do essa doença, ainda não sei se é isso mesmo, me acho normal, embora tenho crise agressivas no qual fico muito arrependida, escuto muitas vozes ao mesmo tempo, dizendo q vou sofrer muito mais. Qual é os sintomas de sua mãe. Por favor responde
Obg
@@joseritacristinagomes6993 procura uma igreja séria, essas vozes não são esquizofrenia, Jesus pode resolver seu problema.
Doutor, Sugiro ao senhor postar vídeos com mais frequência. Não nos deixe sozinhos...
Como assim ele grava um video em 2012 e só agora que posta? 😒Heim, como assim?!!!
Kkkkkk😅😅😅
Esse médico foi, de todos que ouvi, e foram muitos, o que melhor explicou o assunto, de forma que nós leigos, pudéssemos realmemte compreender do que se trata essa doença. Parabéns aos drs pela excelente explanação.
Esse vídeo veio na hora certa! Descobrimos este ano que a minha mãe é esquizofrênica!
quais sinais ela dava para vcs desconfiarem?
@@ricardo57389 Certo dia acordei e ela estava olhando pela janela, dizendo que a minha tia estava do lado de fora querendo fazer coisas ruins com ela ( claro q n tinha ninguém lá). Dps disso ela entrou em um surto que durou 1 semana mais ou menos. Antes deste acontecimento nunca imaginei que ela tinha esquizofrenia.
Força, rapaz! As coisas parecem muito difíceis agora, mas tudo vai melhorar.
@@dantons7501 esquizofrenia paranoide né isso?
Minha mãe tem faz 24 anos... eu tenho 19 e não fui capaz de ver a minha mãe no seu estado normal. Te desejo muita força, não é querendo te amedrontar, mas essa doença deve ser levada muito a sério e demanda muito dos nossos cuidados.
Meu primo tem esquizofrenia, nunca vi um vídeo tão informativo! Obrigada!
Muito interessante esse papo de dois profissionais que salvam vidas!
Parabéns!!
Infelizmente, perdi um amigo pra essa doença. Ele era praticamente da família, pois trabalhava pro meu pai desde seus 12 anos. Nele, a doença se iniciou bem insidiosa. Começou a achar que tinha um super potencial intelectual latente, ser extremamente produtivo na empresa, procurando formas alternativas de fazer serviços que já tinham um script, alegando que suas habilidades lhe conferiam poder para tal. Até aí ninguém desconfiava de uma psicose autêntica, pois no mais ele era totalmente normal. E isso se arrastou por aprox um ano. Um belo dia ele chegou pra trabalhar dizendo que ele não era ele mesmo, mas uma pessoa especial enviada por Deus, e tinha dois amigos secretos que lhe acompanhavam. Como ninguém sabia lidar com isso, acabamos questionando essas "ideias malucas", e aí ele ficou totalmente descontrolado, surtou de vez. Foi um grande transtorno para nós e clientes que estavam presentes, tivemos que amarrá-lo, pois ficou muito agressivo.
Como não tinha uma rede de apoio adequada, não seguiu tratamento corretamente, e pra piorar começou a usar drogas(coisa que nunca fizera quando era saudável). O quadro foi só piorando.
Três anos depois, suicidou.
Triste
poxa. repensem a atitude de vcs. iniciar a vida laboral com 12 anos não tá certo. tudo bem, entendo que estamos em um país sub desenvolvido. mas é sempre bom lembrar em normalizar isso. porém a principal incoerência tá em vc iniciar o texto dizendo q ele era praticamente da família e terminar o mesmo texto dizendo que ele N possuía uma rede de apoio. Me lembra esse discurso da empregada praticamente da família, desde que não queira direitos e seja útil. quando ocorre um problema a relação "familiar" acaba.
Que triste que Deus tenha misericórdia 😔
Meu Deus! Que triste
MEU DEUS SE ELE TRABALHAVA PRO SEU PAI, POR QUE NÃO CUIDOU DO RAPAZ O ABANDONOU QUE HORROR. 😢
Ainda bem que descobri logo no inicio. Meu sintoma mais forte foi me afasta das pessoas das amigas da familia. E pegar raiva de pessoa que nunca me fez nada.
Tenho 5 filhos,um filho esquizofrênico, e uma filha autista,posso dizer que a diferença com que eles são tratados me deixa muito triste,minha filha autista é super compreendida,já o meu filho esquizofrênico é rejeitado pelos irmãos e pelo pai,e por toda a sociedade,sinto que eles pensam que ele finge ser doente,não tem paciência com ele,é sempre excluído em tudo,tenho medo dele pensar em fazer algo consigo mesmo,eu escondo as facas de casa e o pai xinga pq eu escondi,hoje meu filho está controlado graças a Deus e ao tratamento, eu me sinto cansada e exausta,essa condição desgasta muito quem está cuidando do doente,no caso aqui sou eu a responsável pelo tratamento dele e da minha filha autista. Meu maior medo é morrer e deixar ele sozinho no mundo pq sei que o pai e os irmãos vão abandonar ele😢
Deus cuida dos meus filhos!
Meu deus, que deus te dê forças.
Trabalho com publicidade médica e sempre usamos o canal do Drauzio como referência. Excelente Doutores! Muito obrigada.
Escolheu bem!!
Obrigada por tratar do assunto. Hoje em dia é comum as pessoas romantizarem a loucura ou tratarem de forma pejorativa; como alguns filmes populares mostram os "loucos" e trazem a ideia errada da doença. A verdade é que essas pessoas sofrem coisas que jamais iremos vivenciar porém, podemos tentar entender e ajudar de alguma forma.
Perfeita a sua colocação. As pessoa romantizam essa doença até chegar uma hora em que a pessoa através do seu personagem fictício de uma crise cause algum dano a alguma coisa ou alguém. Passo por isso com uma irmã que não reconhece a doença.
Eu tenho é muita depressão....deste quando meu pai faleceu, aí comecei a tomar vários remédios, agora estou diminuindo com remédio. Glória a Deus Senhor Amém 🙏🏻🙏🏻
E meu caso
Drauzio, meu pai possui essa doença a 28 anos, neste ano de 2019, teve 3 internações. Desde o ano passado alertamos aos médicos que meu pai estava com perda de peso, os psiquiatras não acreditavam, pois bem, quando teve a primeira internação em fevereiro, avisamos novamente a perda de peso e todos diziam que ele estava muito bem de saúde, após isso meu pai parou de comer, não aceitou mais os tratamentos médicos da esquizofrenia e o parkinson, ficamos 3 meses em casa com ele porque a aeronáutica não quis autorizar a ambulância para buscar em casa, em Maio ele teve queda da própria altura e vomita com sangue, lá os médicos disseram que ele estava com pneumonia, mas ouvi a enfermeira dizer que era infecção generalizada, os psiquiatras e clínicos não tiveram a capacidade de nos dizer a verdade... passado as semanas de internação, disseram que talvez ele pudesse estar com tuberculose, fizeram os exames, sendo que, 2 foram negativos, mas o exame de escarro não tinha chego ainda não hospital, com isso mandaram meu pai pra casa, dizendo que ele não tinha nada. Ficamos um mês em casa, e meu pai continuava a não querer tomar os medicamentos para esquizofrenia...em uma bela quinta-feira, a assistente social nos ligou dizendo que tínhamos que comparecer no hospital da aeronáutica para conversar com o infectologista, chegando lá nem o médico sabia o que estávamos fazendo ali, nem os exames do meu pai eles tinham nos entregue, quando o infectologista nos pediu para pegar os exames dele, foi visto que tinha alterações no fígado, os medicamentos da psiquiatria não tinham interação com o tratamento da tuberculose, o médico ficou pau da vida com a falta de responsabilidade dos outros médicos. Minha mãe e eu tivemos que pagar uma ambulância para levá-lo ao hospital, chegando lá a própria psiquiatria dele não queria que ele ficasse lá, queriam mandar ele pra casa. Deus nos ajudou que o único psiquiatria bom lá nos ajudou e ordenou que ele ficasse, fomos humilhadas lá, meu pai ainda ficou internado sem medicação da tuberculose durante uma semana, e os psiquiatras queriam mandar ele embora, mais uma vez Deus nos ajudou, pq o infectologista ordenou começar o tratamento da tuberculose lá!!! Sinceramente, o tratamento que os pacientes recebem são os piores, e os familiares também, meu pai quase morreu pq o psiquiatra passou a colanzanpina, abriu o corpo do meu pai em bolhas, durou 2 anos isso, ele perdeu peso, explicamos várias vezes que ele estava tendo essas bolhas, disseram que era mentira, eu não satisfeita, procurei dermatologistas, eles não sabiam o motivo disso, tiraram fotos do meu pai, filmaram ele para estudar, os dermatos nos ajudaram mais do que os psiquiatras, fizeram biópsia e nada, meu pai teve até cistos no corpo dele, só após 2 anos que descubriram que o lítio dele abaixou por conta desse remédio, sabe o que os psiquiatras disseram? Peço desculpas pelo o que aconteceu com você, não sabemos como você está vivo.... Olha, para quem tem alguém com essa doença, tenha o maior cuidado, leve sempre ao clínico, ao dermatologista, ao pneumologista , pq esses medicamentos abaixam a imunidade e são propensos a essas doenças imunológicas. Qualquer tosse, perda de peso, apetite, fiquem de olhos abertos, pq se não fosse a ajuda de 2 médicos, minha mãe e eu estaríamos mortas por conta da tuberculose também! Graças a Deus fizemos exames e não deram nada. Mas todo cuidado é pouco, leve os pacientes para fazer esporte, deem alimentos que contribuam para a imunidade, pq os médicos não explicam isso, as empresas farmacêuticas só querem o dinheiro deles.
E seu pai melhorou? Mds q história hein . Graças a Deus vcs estão bem .
Que revoltante! Eu abriria uma ouvidoria na hora se fosse com alguém da minha família
Desejo melhoras, de coração. Seu pai é militar?
Forca, minha querida! Forca q vc vencera!
Infelizmente eles tratam não so o paciente mas todos da família como loucos e isso é muito injusto, se você está preocupado insista até encontrar um médico que te escute
Não tenho palavras para dizer o quanto sou seu fã Drauzio
Estou com um filho de 30 anos com esquezofrenia, gostaria que falassem sobre o comportamento da família da família em relação a ele. Eu já trato ele com muita paciência e acalmo ele nas crises o que sempre dá bons resultados graças a Deus.
Durante 6 anos foi a melhor explicação que sobre a esquizofrenia que eu pude escutar! Que pena não tenho a possibilidade de levar meu filho até esse médico, pois tenho certeza que o ajudaria
Ore por ele ,irei orar
Sem saúde mental, não há saúde física e financeira. É preciso se cuidar 😍🥰
Gosto muito
Eu sou espiritual
Verdade
As chances de um esquizofrênico agredir é muito baixa!?
A perda de saúde mental geralmente não tem relação com o fato da pessoa se cuidar (exceção são o uso abusivo de algumas drogas q podem ser o gatilho pro surgimento de algum transtorno mental). Eventualmente podem até ter causa genética, como alguns casos de Alzheimer. Enfim, não podemos ter preconceito ou atribuir o surgimento da patologia como uma falha ou culpa da pessoa, são coisas da vida infelizmente.
Nosso país ta cheio em várias esferas da sociedade , importantíssimo medicação e saber lidar , valeu vídeo !
Uma das melhores explicações quais já assisti. Obrigada pelo carinho e paciência 🙏🏽
Difícil doutor. Estou passando essa triste experiência com minha esposa. Começou a cerca dez anos atrás e acabou ensejando na demissão dela do trabalho. A piora acentuada se deu depois dela ficar em casa e interromper o tratamento e os remédios. No momento ele também vou - se contra mim achando de forma absoluta que eu também quero prejudica-la. Saiu de casa e está já há mais de uma semana na casa da família dela. Não mais o que fazer.
Força meu irmão 🙏🏽 muita força 💪🏼 🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Dr Drauzio com perguntas muito pertinentes, dr Rodrigo com muito conhecimento e clareza para explicar. Excelente entrevista.
Entrevista maravilhosa. Vim parar aqui porque uma grande amiga da qual eu devo os melhores momentos da minha está tendo essas confusões. Estou sofrendo tanto. Tenho chorado dias e noites.
Infelizmente "perdi" dois amigos para a esquizofrenia.
O primeiro, muito querido por mim, em certo momento "arrumou um caso amoroso" com uma repórter de TV, através de um "diálogo intenso e amoroso" que criou com ela pela televisão. Passou a persegui- la. A repórter teve que contratar seguranças.
Quando tentei chamar ele para a realidade, ele passou a espalhar que eu estava tendo um caso com a repórter, inclusive ligando para o trabalho da minha esposa.
Ficou internado em outra cidade e nunca mais o vi, o que me entristece bastante. É um bom amigo que esta doença me levou.
O segundo foi um "médium espírita kardecista", que alegava ouvir "espíritos". Dizia ser perseguido incessantemente por espíritos no trabalho, nas ruas e até no judiciário, por conta das ações judiciais que sofria.
Chegava ao cúmulo de orientar pessoas na área da saúde, com base única e exclusivamente nas vozes que somente ele ouvia.
Sempre se esquivava das minhas tentativas de pesquisa sobre sua "mediunidade".
Quando percebi que ele estava colocando em risco pessoas, comecei a mostrar para ele o quanto estava errado em seus "diagnósticos" e "intervenções espirituais ". Mostrei por A + B seus erros claros, alguns até grosseiros, mais que evidentes de interpretação e intervenção.
Mas ele acredita nestas vozes, por mais que elas, sucessivamente e grosseiramente errassem .
Resultado por confrontar este "médium": ele passou a me assediar, depois a me ameaçar e por fim espalhou que eu estava profundamente "obsediado" por espíritos malignos.
É muito triste o que esta doença faz...
Nossa, histórias pesadas!
Mataram ele,?
Ou alguém ajudou ele
amigo eu nao sei dizer se o que eu tenho é mediunidade ou esquizofrenia, acho realmente que muitos "mediuns" viajam na maionese rs...mas ao mesmo tempo nao conheci nenhum psiquiatra (e ja fui em varios) pra me dizer o que eu tenho de verdade..a verdade é que nem a ciencia e nem a realigiao tem a resposta disso...o que eu aprendi nesses 6 anos da "doença" é que tem coisas que temos que aprender a conviver
Tenho um relacionamento de 4 anos com uma pessoa que até então nos primeiros 2 anos de namoro não demonstrava nada demais. Porém de dois anos pra cá ele começou a criar um caso amoroso com uma menina de outro estado afirmando ela ser a alma gêmea dele, sofri muito no começo pq n entendia a doença, achava q realmente ele tinha outro amor, amor esse que não era mais eu. Porém depois de observar melhor fui parecendo que ele n estava normal, começava a dizer que ele é o sol ela é a lua que eles vão salvar o mundo juntos, que ele é Jesus. Detalhe ela nem o conhece. Porém ele afirma que ela está louca para o conhecer e etc... fora que passou a destratar a família, não tem mais amigos, e a namorada que sou eu que até então era a única pessoa que ele dizia amar agora nem mais isso. À doença chegou em um estado que ele me odeia também. Ta bem difícil, Deus nos proteja.
Deus é bom 🙏 juntos por vida melhor para os pobres 🙏
Amei a entrevista, parabéns para todos os envolvidos. Um dos melhores canais do RUclips, não me canso de elogiar este canal...
Wanne Pricila isso é verdade! Um canal sério que nos repassa muitas informações importantes.
Dr a minha filha especial e muito nesvosa tem alucinações ouve vocês equisofrenia e remédio nenhum faz efeito não sei o k fazer mais agressiva fala gritando estou em disirpero sem saber o k fazer ela tem 37 anos PK não reage os medicamentos
Sou portadora da esquizofrenia ja sofri muito com ela o primeiro surto piscicotico foi aos 32 anos passei a tomar respiridona e demoraram muito a me levarem ao medico por conta de religião que atrapalha muito os doentes ...hoje sou atei e atraves desta filosofia consigo ser mais racional e ter cintrole da doenca e nao a ilusão que eram vozes de espíritos
Você está melhor hoje em dia? Tenho uma amiga que começou a apresentar esses sintomas aos 26 anos e até o momento ainda não voltou ao normal.
Meu pai recebeu o diagnóstico há 12 anos, e identifiquei cada sintoma falado no dia a dia dele.
Oi seu pai tinha quantos anos quando foi diagnóstico?
Parabéns pelo conhecimento. Grato pelas informações e discernimento.
19:48 " eu sei que é verdade. " bem assim! E se a gente for falar nós que somos errados por não compreende-los. Nós que somos burros, incapazes. É bem complicado! Tem que realmente ter um amor muito grande para não abandonar essas pessoas, pq elas nos afeta também várias vezes; dizendo que é mais inteligente, que eles entenderam tudo e que nós que não entendemos nada, que eles são superiores e etc... bem difícil!
Parabéns por trazer temas que trazem conhecimento sobre saúde mental! Fala sobre despersonalização e desrealização 🙏🏽
Salve Varella, como de costume, mais um vídeo de, muita, utilidade pública :)
DR., FALA SOBRE BIPOLARIDADE, POR FAVOR!!!!!
Linda
Aí dá cinco minutos e ela não manda falar mais kdkkkkk
Eu também gostaria de saber sobre bipolaridade, tenho uma amiga que quero ajudar ela, mas ela não colabora....e tem bipolaridade....eu sinto que ela não é feliz....
@@matheuscalheiros2559 muito bipolar kkkk
peço o mesmo, bipolaridade do tipo 2.
Entrevista maravilhosa. Com certeza vai ajudar muita gente. 🙏
ANDROID_e9a48e3f24bbcbf2_1622682207603
¹²¹
@@bigodecabelo1545 i88
@@bigodecabelo1545 b
@@bigodecabelo1545 a
Descobri hoje que uma pessoa muito importante para mim tem essa doença. Estou muito triste.
O Drauzio sempre fazendo esse excelente trabalho de nos esclarecer tudo. Parabéns para esse ser incrível . Amo ele.
youtube Lair Ribeiro. vitamina B3, D3, Omega 3 1000mg 3 vezes ao dia
Entrevista muito elucidativa , muito bacana ... Obrigado pelo conteúdo de qualidade doutor !
Dr.Drazio!!!Que maravilha!!!O dr.é mil!!! Deus te abençoe sempre!!! Obrigada por esse vídeo!!!👋👋👋👋👋👋👋🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️💋💋💋💋💋💋💋
Excelente entrevista que aborda com clareza , objetividade e precisão sobre esquizofrenia e os diversos âmbitos...Bem pontuado na entrevista... Já quero ter e ler esse livro!!Por favor!!!
Que ótima entrevista! Amei, Dr. Drauzio! E o convidado tem uma linguagem bem clara, trata um tema sério e importante de forma bem acessível.
A esquizofrenia não deveria ser considerado uma questão de saúde pública? Pois é uma doença que causa grande impacto no meio social que o indivíduo vive.
Pouco provável por não ser uma doença comum. Geralmente em torno de 1% da população.
Inri Cristo tem esquizofrenia,ele acredita que é Jesus
@@gs-nq6mw não é considerado por envolver religião. Ou seja, segundo a "ciência" psiquiátrica, vc só é louco se não tiver algum motivo socialmente aceito rsrs.
@@gs-nq6mw Não há forma de afirmar isso.
@@gs-nq6mw INRI; 'Jesus' De Nazaré Rei Dos Judeus.
Que triste essa doença,meu filho devido as drogas,está assim,ja passou pelo Caps,ajudou muito,difícil é fazer ele continuar a se tratar ,as crises é triste,fazer eles entenderem que precisa continuar mesmo se sentindo melhor ,só Orando ,
Parabem pelo vídeo bem esclarecido 👏
Que paz essa entrevista! Obrigada Dráuzio e Rodrigo por nos trazer tanto esclarecimento com uma linguagem leve ❤
Chorei assistindo o vídeo... Tudo que eu ouvi, fiz e vivi era coisa da minha cabeça. Meu Deus
Até hoje essa doença é um tabu na sociedade, é sempre complicado a situação do doente e tbm da família. Outro fato que ninguém comenta é a dificuldade de tratamento para pacientes idosos, minha mãe tem 77 anos e atualmente se encontra em um surto, e até tentamos interná-la, mas por causa da fragilidade da idade, isso tbm seria um risco. Vivemos nessa luta a muito tempo, e infelizmente nessa área é muito difícil sim, de encontrar bons profissionais, e qdo digo isso estou falando sobre, ter um bom currículo acadêmico mas tbm um dose grande de paciência, respeito ao doente e amor ao próximo. O dr. falou sobre os mendigos etc, creio que muitos deles tem vários transtornos mentais devido a falta de uma alimentação, nutrição correta tbm, talvez se esses pobres coitados tivessem uma atenção maior por parte dos governantes o problema já seria minimizado. A verdade é que só quem tem um ente querido doente, que respeita e entende que isso é uma doença, pro resto da sociedade é pra vários médicos, (infelizmente), tbm, é só um louco a mais.
Na verdade isso acontece em toda parte do mundo, mesmo países de primeiro mundo
Abandonam a casa e vão morar na rua muitos também por drogas outros por traumas de guerras!!!
Dois excelentes médicos!!!
Quanto esclarecimento!
interessante esse vídeo!!!! descreve exatamente a minha mãe. Sempre percebi que tinha algo errado, mas há uns 7 anos descobri que ela tem esquizofrenia, com uma crise muito longa;dormia em hotéis, alugava casa, ia em delegacia, sempre com a mesma história que estavam perseguindo e querendo mata-la. Foi uma luta pra tomar medicação. Atualmente toma injeção mensal e desenvolveu Parkinson. Agora tem 55 anos, mas parece ter 65/70.
Talvez ela tome a medicação antiga Juliana. Vale verificar se é possível ela tomar a nova medicação..
Ela toma haldol? Quando eu tomei fiquei com sintomas de Parkinson e tive que tomar remédios pra essa enfermidade [e parar com o haldol].
Posso falar com vc? Teria alguma rede social pra entrar em contato?
Meu Deus meu neto teve o primeiro surto esta semana estamos s chão.....e esta intrvista foi muito satisfatória p eu intender desta doenca q ele infelizmente foi diagnosticado.....gratidão😘
Que entrevista excelente, quem tem esquizofrenia ou lida com um esquizofrênico esclarecedor, ambos os doutores excelentes nas perguntas e nas respostas.
Roteiro incrível, perguntas realmente interessantes e muito bem respondidas parabéns pelo trabalho Dr.
Dá uma atualizada sobre a esquizofrenia, Drauzio. Entrevista de 2012 já faz um bom tempo. Por favor, trás algum alento pra nós familiares de pacientes esquizofrênicos. O que evoluiu durante esse tempo?
Boa tarde,admiro muito a pessoa que entendi essa área,muito recompensador lidar com pessoas e conseguir se saí bem,quero parabenizar,pois minha irmã ta com depressão e têm hora que eu não o entendo porque ela vive assim com tantas maravilhosas a viver ela não consegui,eu gostaria de poder ajudar ela de alguma forma🙏😘
tirar o guten e lactose youtube lair ribeiro. vitamina B3,D3, Omega3 1000 mg 3x por dia
Realmente é uma situação difícil. Comecei a ter aos 16 anos e o ápice foi aos 20, na época da faculdade. Vivia delirando e com muita vontade de chorar.
Você está bem agora ? :)
@@jamileferraz6839 Não necessariamente. Tem dias que tudo volta, outros normais. Obrigado!
Certas pessoas parece que não merecem envelhecer, o senhor é uma delas.
Utilidade pública, Varella é um médico de respeito.
Parabéns pelo conteúdo, bem didático e fácil de compreender a linguagem, meu pai recebeu o diagnóstico desta doença, é importante entender o que outro passa para ter mais empatia..
Grande admiração pela medicina! 🙏🏻👏🏻
Muito interessante. Parabéns pelo canal. Faz um vídeo sobre TOC pra esclarecer as informações, seria ótimo.
Entrevista muito esclarecedora. Obrigado a todos os envolvidos!
Meu irmão , sempre suspeitamos (a família) algo e minha mãe nunca aceitou e achava que de alguma forma estávamos querendo fazer pouco caso dele ou comparar a irmã (eu) e isso houve brigas a vida inteira com meu pai que também não o entendia , mas era nítido que ele tinha psicose , mania de perseguição, não mantinha amigos e achava que minha mãe mimava muito ele...Hoje meu pai infelizmente já se foi , viveu pra ver uma surto dele e nunca havia visto meu pai chorar daquela forma, mas não tratamos adequadamente e minha mãe com sua fé inseriu ele na igreja (mesmo que ele se afastava mesmo dentro da igreja) e dizia que ele estava curado ....Hoje ele está numa recaída desde junho, eu já fui no caps , mas ele não aceita de nehuma forma se quer fazer um exame ou consulta de rotina, acha que estamos o enganando e pelo período vejo que precisamos levar ele forçado a uma clínica que um psiquiatra que conheço de confiança a atendê-lo , porque minha mãe precisa também de um psicólogo e agora ela ver que ele está praticamente enlouquecendo a nossos olhos , tenho fé em Deus e essa me mantém , me cuido pô s sofro de anciedade e sair dessa importância é que pedir que ela me autorizasse a chamar alguém pra pegá-lo , irei junto a esse médico conhecido e será seu primeiro contato com psiquiatra e termos noção do que ele tem , pois está definhando, pouco come pois desconfia (eu estava , entendo que é errado mas colocando calmante sem ele saber pra que ele durma ), saiu do quarto dele e com 38 anos voltou a dormir com minha mãe 😥 e uma série de ilusões, vozes que ele ouve e agora não nos conta mais , só repete a frase " vocês não entendem , estão se transformando, não são mais minha família de antes ..." Então peço força a Deus e amanhã com permissão do pai e toda força de energia boa nos rege irei amanhã marcar o psiquiatra que irá atender como uma consulta...Ele sempre foi um menino tranquilo, calado , só ia de casa a igreja e nunca fez mal a ninguém, sem vícios nehum mas devido a seu quadro ainda meio indefinido ele anda nervoso e olhar estranho.
Ver ele sofrendo desse jeito é difícil , mas é preciso agir , uma vez que já esperamos de mais desse último surto....
Muito bom a explicação....
Obrigada meu Deus por mais esta oportunidade pra compreender.....Deus te abensoa palestrante!!!!
Por gentileza, lança o 2° vídeo, Dr. Drauzio. Já estou ansiosa.
Olá Boa tarde tenho a esquizofrenia e antes dos 18 anos veio o primeiro surto e consequentemente tivi mais dois enfim hoje tenho consciência de tomar os remédios na hora certa e ja estou me sentindo muito melhor estou até fazendo uma Universidade pública e também tenho relacionamento afetivo como bem o Dr falou a palavra chave e superação e aceita a doença e ter uma vida melhor.
Fala sobre borderline Drauzio! Obrigada por mais um video de qualidade e informação!!
sou fã número do Dr Rodrigo!!! jaboticabal- sp
Que perfeição de diálogo
Obrigada por compartilhar conhecimento e informação.
Gostei do vídeo e recomendo e de utilidade pública
Obrigada pelo esclarecimento meu filho está passando por isso
Excelente, era isso que eu queria ouvir. Parabéns doutores
Gostei muito da explicação sobre esquizofrênica, preciso sempre a me atualizar, pois minha filha tem essa doença, preciso estar sempre pesquisando a respeito, muito obrigada.
Não interrompeu o entrevistado. Muito bom !
Entrevista esclarecedora e necessária. As doenças mentais, infelizmente , ainda são carregadas de preconceito pela maioria das pessoas, o que inibe o doente de procurar ajuda logo nos primeiros sintomas, por vergonha de se expor e ser rejeitado.
Sou espírita e estudioso do espiritismo. Nessa doutrina a abordagem da influência dos espíritos nos dá uma gama profunda de explicações pautadas na razão. Tenho bipolaridade e com o conhecimento da doutrina espírita sigo minha vida com muito mais sentido e, apesar dos percalços, consigo ter alguma qualidade de vida e algum vislumbre de futuro. Agradeço muito a Deus, a Jesus, a Kardec e ao Espírito da Verdade que com suas atitudes e explicações me deram grande mudança na vida.
P.S. Sigo meu tratamento psiquiátrico à risca, pois a doutrina Espírita em nada se opõe à medicina.
Parabéns pelo programa q possui um conteúdo tão importante e relevante para a sociedade!
Ótima explicação, pois podemos ter familiares com esses sintomas e achar que está só com depressão
Joelma de Andrade Vdd. Confundi mesmo. Só com exames pode detectar
Depressão e esquizofrenia são as mesma doença
@@clking1938 não viaja cara
Minha mãe tem a doença desde jovem, mas nunca aceitou e não faz tratamento. Ela tem períodos q está muito bem e outros momentos q associado a depressão ela fica muito ruim. Já sofremos muito.
Ah minha mãe também ela não aceita de jeito nenhum ela corre de médicos
Vivo a mesma situação 😢 é uma luta diária
@@alternativoshopp sabe de algum grupo que possamos trocar ideias ?Eu to com minha mae assim tbm e nao sei o que fazer.Estou muito nervoso.
Vamos criar um grupo no zap
Excelente entrevista,vivo exatamente isso com meu filho.O medicamento faz toda diferença.
boa noite meu nome é gabriel sou portador de escrizofinia paranoide cid f20 agradeço muito por existir o tratamento obrigado pela informaçao dr rodrigo
Sensacional! Que vídeo esclarecedor, como todos do canal! Rodrigo uma pessoa super lúdica e cheia de conhecimentos. Minha mãe vive nas ruas.. tem essa mania de perseguição. Esse ano fiquei sabendo que estava agressiva, causando nos lugares, gritando pela rua. Ela usa drogas, mas eu sinto que ela tem um grau de esquizofrenia. Agora não sei se patológica, ou devido às drogas.
🌷🌿💖🙌JESUS pode curar ou aliviar de uma maneira mais intensa,qualquer dor ou problema.Ele nos consola e nos dá forças em todo tempo.Só ele que nos conhece por completo e nos restaura.ORE E LEIA A BÍBLIA. Creia que Jesus pode salvar e curar...🌈🙏
Meu nome José minha esposa tem esta Doença ela foi cid dela 72 muito agressiva diz que estão perseguindo ela falar querer mata ela se fexou para mundo sofro muito com isso so deus
Passei minha adolescência e vida adulta com esquizofrenia e só descobri aos 45 anos numa consulta com psiquiatra .Recebi medicamento e acolhimento no Caps Parelheiros ,mas nunca tive surtos graves e me internei .Hoje aos 49 anos tomo somente Clonazepan para dormir e Haloperidol injetável uma vez por mês . Trabalho em home office ,namoro e tenho bom relacionamento social com conhecidos e desconhecidos . Estou bem
Uma ótima ideia de tema para um vídeo como esse seria "Autismo na fase adulta/Autismo em adultos". Hoje percebo que o número de diagnósticos de autismo vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e, creio que isso se deva ao esclarecimento acerca da condição nos tempos atuais.
Meu irmão passa no proesq e já foi avaliado pelo Rodrigo. Eh bem difícil mesmo a doença, mas tomando vem os remédios e com bom relacionamento em família, tudo ajuda.
PARABÉNS pela EXPLICAÇÃO
tão SIMPLIFICADA !
Que aula! Duas feras, entrevistador e entrevistado.
Meu filho foi diagnosticado com transtorno bipolar. Mas no começo da doença ele dia que era perseguido no trabalho, que tinha um monte de dinheiro no banco.Que .nos queríamos internar ele , foi horrível. Faz 11 anos que toma o carbolitio e ante depressivo.Hoje tem 34 anos leva uma vida normal .Trabalha dirige é um filho lindo e abençoado
Perfeito!
Muito bom, mesmo.
Ficou com gosto de "quero mais"!
19:50 experiência de crença profunda, vai além da lógica .... É mais um sintoma!
Eu fui usuário de cocaína dos meu 15 aos 20 anos e hoje em dia tenho 21 estou a um ano limpo e desde então sofro de mania de perseguição e depressão a droga pode ter provocado ? Me ajudem !
Bem provavelmente cara. Sugiro fortemente você procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) que eles irão te encaminhar para você fazer o tratamento.
Força na caminhada o/
Depende, talvez sim. No entanto, você está ciente disso já é um bom sinal. E não sinta culpa, mesmo com droga ou não, certamente se confirmar algum caso patológico você já tinha uma predisposição genética!
@@femorelli obrigado amigo tem sido difícil eu abandonei meu serviço minha cidade e minha família
@@guilhermefelicio1582 vício é foda, tenho caso na família também. Se quiser trocar uma ideia, 11 9 5240 2513
Força Cara!!!
Muito esclarecedora a entrevista.
Muito triste essa doença, é lamentável que muitos pacientes não aceitem o uso dos remédios.
Fica muito difícil para a família cuidar.
Dr. Auzio, fala pra gente sobre a Fibromialgia.
Drauzio
Gostaria q quando abríssemos o vídeo, o RUclips já notificasse se haveria comentários nosso no vídeo em questão. Facilitaria muuuito nossa vida. Quem concorda dá um UP!
Excelente este conteúdo!
Só fico triste por ñ encontrar os comentários q faço quando desejo fazer um rastreamento p ver se houve alguma repercussão.
Gostaria q ao abrirmos o vídeo, o RUclips já notificasse se haveria comentários nosso no vídeo em questão. Facilitaria muuuito nossa vida. Quem concorda dá um UP!