Obrigada, você conhece a nossa série DW Explica? Lá, oferecemos um pouco de contexto sobre o noticiário internacional que também pode te interessar. Aqui vai uma sugestão: ruclips.net/video/cxIJx5jRGM0/видео.html
O Brasil tem esta caracterítica em S. Luis Maranhão (nome dado pelos indígenas significando mar que corre em referência à correnteza decorrente das marés). Lá chega a 9 m em agosto e o períodio é de 12 horas. Realmente é um disperdício a não utilização... Ha, a propósito, a maior ocorre no Canadá na baia de Fury, 18m mas já chegou a 21..
É mais barato a construção de hidroelétricas no Brasil, por conta da abundância de rios. LEMBRANDO QUE AS HIDROELÉTRICAS ALÉM DE JÁ SEREM MUITO USADAS A BASTANTE TEMPO E DOMINARMOS A CONSTRUÇÃO DAS MESMAS, ELAS ESTÃO EM DESTAQUE COMO UMA DAS MAIS LIMPAS ENTRE AS FORMAS MAIS USADAS COM A MESMA FINALIDADE MUNDO A FORA. 🇧🇷BRASIL É UM PARAÍSO 🇧🇷
@Silver Fang de Cananéia SP, até a foz do Amazonas no Pará, os índios que habitavam o litoral eram todos tupis, a Ilha onde fica São Luís era tupi, o nome de tal ilha é Upaon-Açu, um nome Tupi, os Tupis chamavam o litoral de Pindorama, e a toda essa Pindorama dominada pelos Tupis, haviam duas notáveis exceções, uma na foz do rio Paraíba, no Rio de Janeiro onde habitavam uma tribo tapuia chamada Goytacaz, e outra na costa da Bahia, na altura de Porto seguro, onde habitavam outra tribo tapuia q eu não lembro o nome, mas de resto, era tudo habitado por tribos tupis.
Excelente! 👏👏👏👏 Tinha visto a possibilidade de uso da energia das ondas e mares nos livros de geografia no colégio. Não tinha mais ouvido falar do assunto e dos avanços na área.
Ha um tempo atrás eu vi umas bobinas muito interessantes para rios, sendo uma delas para as com fluxo lento da agua. elas eram de facil instalaçao e alto rendimento por bobinas. Uma coisa importante é produzir os equipanentos pensando na proteçao e preservaçao ambiebtal. O uso de grades e telas protetivas, beneficiam tanto aos animais quanto os equipamentos. se estes possuem emissoes, elas devem ser neutralizadas ou contidas a fim de nao sairem dos equipamentos, que podem sim serem presenças, mas nao interferências ambientais. O mesmo vale para dispositivos 5 - 6G e outras emissoes eletricas, radiológicas, etc. Podem existir, mas nao podem ser propagadas.
Já imaginei algo assim, pra lateral dos rios, não obstruindo o fluxo, também com proteção, pro equipamento e pros animais. Me pergunto o porquê não fazem. Será que nunca imaginaram? Cheguei a anotar e rabiscar no meu caderno. Brasil tem muitos rios e um baita litoral pra fazer uso disso.
Se pensarmos em novas formas de aproveitar a energia das marés, uma ideia interessante seria usar plataformas flutuantes conectadas a âncoras por estruturas elásticas. Elas poderiam captar a energia do movimento das ondas e marés enquanto também estabilizam a plataforma. Tecnologias como a da Hywind já exploram o aproveitamento de energias renováveis no oceano, e esse conceito de combinar geração de energia com estabilização poderia ser um passo importante para expandir o uso da energia das marés de forma mais eficiente.
você é filha de Osíris pôde volatizar se transforma em Arcos íris só pra eu me apaixonar se não fica às raízes pq eu me entreguei tenho olhos de Isis é seu meu destino eu sei 💓🤗
A COPPE-UFRJ em parceria com Univ.Federal do Ceará desenvolvia um projeto de geração de energia pelo movimento das ondas do mar. O Brasil, com esse litoral gigante, tem enorme potencial para desenvolver energia limpa pelo mar. É uma infelicidade que desde o golpe na Dilma o país parou de valorizar o investimento em Ciência e Educação. O lá voltou a ser produzir e exportar commodities. O vira-latismo voltou a imperar. Espero que em 2023 nós voltemos a apostar no potencial do nosso país!
Esse canal tem muita qualidade quando se trata de assuntos voltados para ciência. O mesmo não se pode dizer sobre as questões políticas aqui comentadas.
Ótimo conteúdo,acredito que no Brasil quando estiver barato,será de muito bom uso ✌agora vamos ver como as mudanças climáticas vai alterar esse projeto futuramente.
Para os países que possuem essa vantagem da profundidade da plataforma continental, é excelente e vale apena o investimento, principalmente nos os países mais poluidores
Assisti na Discovery um projeto de um americano que inventou uma forma de captação de energia das águas muito inteligente. A turbina é num formato de uma prancha de surf e fica no fundo d'água presa por cabos, o cabo elétrico sai até o relógio de medição de energia, onde há as baterias, ou direto na rede elétrica que absorve esse recurso. Nesse projeto existe um ventilador dentro de um círculo, na prancha que não agride o meio ambiente, que se move de acordo com as correntes ou as marés. Já faz uns 6 anos que vi pela televisão e fiquei satisfeito, porque poderia ser usado num corrego de um rio, numa altura próxima de 1 metro, ele já funcionava e a corrente do rio fazia-o produzir energia mais que suficiente para uma habitação, se conseguir abastecer mais residências, perdoe-me, pois já faz muito tempo que assisti. De qualquer forma, gostaria muito de ver os países do Norte ajudando o Brasil através de um do intercâmbio de docentes estrangeiros, ensinando, criando estudos e pesquisas dentro das Universidades Federais Brasileiras,. Parabéns pela vídeo.
Tentam desenvolver essa nova forma pois nos países citados, quase não há rios pra construir hidroelétricas, AO CONTRÁRIO DO BRASIL, ONDE EXISTE UMA INFINIDADE DE LOCAIS PRA CONSTRUÇÃO DE HIDROELÉTRICAS, que por sinal é considerável A MAIS LIMPA ENTRE AS MAIS USADAS.
Rússia aposta forte nas fosseis por conta de suas reservas serem bastante, mas nada é pra sempre, no futuro os russos terão que mudar sua matriz energética. Aposto que adotarão as usinas nucleares de fusão quando estas estiverem viáveis economicamente. Eles não tento potencial pra energia solar e nem pra eolica.
E eu achando que as marés era uma coisa inútil eu gostei muito desse tipo de energia em primeiro lugar energia das marés, é minha preferida depois vem o biogás. eu já imagino por exemplo, países do sudeste asiático como Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia, e outros países vizinhos do sudeste asiático aderindo essa energia já que esses países são formado por arquipélago. eu amei essa energia de verdade.
Bati o olho na thumbnail e me veio uma ideia. Será que alguém já pensou em instalar o sistema de energia das marés dentro das barragens de hidrelétricas?
A única que tinha no Brasil foi desativada recentemente. O País deu prioridade para o desenvolvimento futuro das turbinas Eolicas em alto mar. A energia moremotriz tem grande potencial, mas não deve ser realidade por aqui tão cedo.
Ótima matéria. Só senti falta de comentarem sobre outro grande problema nesse tipo de instalação, o encrustramento de vida marinha e as dificuldades de manutenção por conta disso. Vários animais de vida fixa, se prendem nas estruturas ao longo do tempo, isso diminui a eficiência e sem manutenção inutiliza as estruturas.
Parece que não viu o vídeo, atualmente não é, por conta da novidade industrial, mas é um caminho para o uso sustentável de energia. Acha que vai existir combustível fóssil para sempre na terra?
@@ribeiro4642 Era usado essencialmente em satélites de comunicação no espaço, quase nada além disso. A energia solar não era viável economicamente até uns 20 anos atrás, sendo que aqui no Brasil só começou a ser utilizada em larga escala somente nos últimos 6 anos.
Quando vejo turbinas submersas eu ja paro de ver os videos. Nao precisa subermerigi-las na agua, vao sofrer com os danos causados pelo sal e crescimento de algas etc. Pode-se aproveitar o movimento das mares sem precisar por o equipamento que gera eletricidade dentro da agua.
Esse modelo em especifico fecha um trecho do mar. No brasil tem um modelo que fica igual uma boia na agua e conforme ela se movimenta com as ondas, vai gerando movimento em uma bobina no braço acima que gera energia
This people deserve have low energy. They do not know how choose their priorities and this is very sad. Bad politicians never feel cold in winter, ... this why it's happening.
O Brasil é o lugar onde as marés são as mais altas do mundo. Infelizmente pessoas como o Molusco Cachaceiro e o Sociopata Golpista Terrivelmente Evangélico, e o núcleo que os apoiam dão mais importância às corrupções e as rachadinhas. “O Maranhão tem a maior variação de marés do Brasil e a terceira maior do mundo. Em apenas seis horas, a diferença entre preamar e a baixa mar pode chegar a 8m. 25 de abr. de 2017”
Oq seria o melhor pra vc???? Usinas térmicas produz energia cara e não renovável. As usinas nucleares levam anos pra ficarem prontas, se gasta fortunas e gera lixo radioativo extremamente perigoso.
@@lucasmarques1655 Se Russia, Opep, Europa e USA deixarem. 🤣 livre comércio pra mim e burocracia pra tu!. Você é uma criança na questão de geopolítica.
@@lucasmarques1655 E só vc começar enriquecer urano boy! Simples não é? Deixa de ser otário pois isso tudo é narrativa pois todas as fontes causa dano ao meio ambiente.
@@lucasmarques1655 1° quando o estado investe em educação e principalmente em áreas estratégicas como essa e não dá oportunidade de mercado e nem temos indústrias e nem formentação para isso no caso essa mão de obra qualificada e barata comparada com o que uma Alemanha pode pagar aí pronto. O que vc vai fazer se Alemanha favorecer a ída dessa mão de obra barata e qualificada para imigrar?
Investir em educação sem oportunidade mercado local é fazer mão de obra qualificada e barata nas suas custa e da minha para Alemanha vir e pegar já feitinho e sem custo.
Obrigado por mais essa excelente matéria DW.
Obrigada, você conhece a nossa série DW Explica?
Lá, oferecemos um pouco de contexto sobre o noticiário internacional que também pode te interessar. Aqui vai uma sugestão: ruclips.net/video/cxIJx5jRGM0/видео.html
O Brasil tem esta caracterítica em S. Luis Maranhão (nome dado pelos indígenas significando mar que corre em referência à correnteza decorrente das marés). Lá chega a 9 m em agosto e o períodio é de 12 horas. Realmente é um disperdício a não utilização...
Ha, a propósito, a maior ocorre no Canadá na baia de Fury, 18m mas já chegou a 21..
mas a palavra "mar" em Tupi é "Paraña"
Então vai chegar a 30m em breve, não?
É mais barato a construção de hidroelétricas no Brasil, por conta da abundância de rios.
LEMBRANDO QUE AS HIDROELÉTRICAS ALÉM DE JÁ SEREM MUITO USADAS A BASTANTE TEMPO E DOMINARMOS A CONSTRUÇÃO DAS MESMAS, ELAS ESTÃO EM DESTAQUE COMO UMA DAS MAIS LIMPAS ENTRE AS FORMAS MAIS USADAS COM A MESMA FINALIDADE MUNDO A FORA.
🇧🇷BRASIL É UM PARAÍSO 🇧🇷
@Silver Fang de Cananéia SP, até a foz do Amazonas no Pará, os índios que habitavam o litoral eram todos tupis, a Ilha onde fica São Luís era tupi, o nome de tal ilha é Upaon-Açu, um nome Tupi, os Tupis chamavam o litoral de Pindorama, e a toda essa Pindorama dominada pelos Tupis, haviam duas notáveis exceções, uma na foz do rio Paraíba, no Rio de Janeiro onde habitavam uma tribo tapuia chamada Goytacaz, e outra na costa da Bahia, na altura de Porto seguro, onde habitavam outra tribo tapuia q eu não lembro o nome, mas de resto, era tudo habitado por tribos tupis.
@Silver Fang não vou desenvolver, só estude e verá q eu estou certo
Parabéns a este canal. Sempre trazendo um conteúdo bem elaborado e rico em informação.👏👏
Será que vamos conseguir entrar na Escala um de Kardashev ainda nesse século, me pergunto?
Para 1 falta um montão e contando que já retrocedemos devido às atuais matrizes enérgicas poluentes.
O que é isso?
Não
Matar a fome é mais importante
Quando conseguirem produzir energia em larga escala da fissão nuclear ficará tudo mais fácil
Excelente! 👏👏👏👏
Tinha visto a possibilidade de uso da energia das ondas e mares nos livros de geografia no colégio. Não tinha mais ouvido falar do assunto e dos avanços na área.
Ha um tempo atrás eu vi umas bobinas muito interessantes para rios, sendo uma delas para as com fluxo lento da agua. elas eram de facil instalaçao e alto rendimento por bobinas. Uma coisa importante é produzir os equipanentos pensando na proteçao e preservaçao ambiebtal. O uso de grades e telas protetivas, beneficiam tanto aos animais quanto os equipamentos. se estes possuem emissoes, elas devem ser neutralizadas ou contidas a fim de nao sairem dos equipamentos, que podem sim serem presenças, mas nao interferências ambientais. O mesmo vale para dispositivos 5 - 6G e outras emissoes eletricas, radiológicas, etc. Podem existir, mas nao podem ser propagadas.
Já imaginei algo assim, pra lateral dos rios, não obstruindo o fluxo, também com proteção, pro equipamento e pros animais. Me pergunto o porquê não fazem. Será que nunca imaginaram? Cheguei a anotar e rabiscar no meu caderno. Brasil tem muitos rios e um baita litoral pra fazer uso disso.
Realmente é muito Interessante !!!
Simples e esclarecedor. Muito bom.
Adorei este tema! Parabéns!!!
Obrigada pelo elogio e por nos acompanhar! :-)
Maravilhoso canal 😃👍🏻
Meu sonho trabalhar na @DW Brasil , recomendo para todo mundo o dw documentary um dos melhores canais do youtube , estão de parabéns :)
Caro leitor, obrigada por nos acompanhar :-)
Conteúdo altamente relevante, Parabéns.
Se pensarmos em novas formas de aproveitar a energia das marés, uma ideia interessante seria usar plataformas flutuantes conectadas a âncoras por estruturas elásticas. Elas poderiam captar a energia do movimento das ondas e marés enquanto também estabilizam a plataforma. Tecnologias como a da Hywind já exploram o aproveitamento de energias renováveis no oceano, e esse conceito de combinar geração de energia com estabilização poderia ser um passo importante para expandir o uso da energia das marés de forma mais eficiente.
mais uma ótima matéria da DW
você é filha de Osíris pôde volatizar se transforma em Arcos íris só pra eu me apaixonar se não fica às raízes pq eu me entreguei tenho olhos de Isis é seu meu destino eu sei 💓🤗
Muito longe, ainda. Precisamos do hidrogênio. Pra ontem. Daí, continuamos na trilha da fusão.
A COPPE-UFRJ em parceria com Univ.Federal do Ceará desenvolvia um projeto de geração de energia pelo movimento das ondas do mar. O Brasil, com esse litoral gigante, tem enorme potencial para desenvolver energia limpa pelo mar. É uma infelicidade que desde o golpe na Dilma o país parou de valorizar o investimento em Ciência e Educação. O lá voltou a ser produzir e exportar commodities. O vira-latismo voltou a imperar. Espero que em 2023 nós voltemos a apostar no potencial do nosso país!
*o lema voltou a ser
Incrível essa tecnologia
Esse canal tem muita qualidade quando se trata de assuntos voltados para ciência. O mesmo não se pode dizer sobre as questões políticas aqui comentadas.
Ótimo conteúdo,acredito que no Brasil quando estiver barato,será de muito bom uso ✌agora vamos ver como as mudanças climáticas vai alterar esse projeto futuramente.
Para os países que possuem essa vantagem da profundidade da plataforma continental, é excelente e vale apena o investimento, principalmente nos os países mais poluidores
Assisti na Discovery um projeto de um americano que inventou uma forma de captação de energia das águas muito inteligente.
A turbina é num formato de uma prancha de surf e fica no fundo d'água presa por cabos, o cabo elétrico sai até o relógio de medição de energia, onde há as baterias, ou direto na rede elétrica que absorve esse recurso. Nesse projeto existe um ventilador dentro de um círculo, na prancha que não agride o meio ambiente, que se move de acordo com as correntes ou as marés.
Já faz uns 6 anos que vi pela televisão e fiquei satisfeito, porque poderia ser usado num corrego de um rio, numa altura próxima de 1 metro, ele já funcionava e a corrente do rio fazia-o produzir energia mais que suficiente para uma habitação, se conseguir abastecer mais residências, perdoe-me, pois já faz muito tempo que assisti.
De qualquer forma, gostaria muito de ver os países do Norte ajudando o Brasil através de um do intercâmbio de docentes estrangeiros, ensinando, criando estudos e pesquisas dentro das Universidades Federais Brasileiras,.
Parabéns pela vídeo.
Magnífico!!!...
Fantástico!
ótima questão
Tentam desenvolver essa nova forma pois nos países citados, quase não há rios pra construir hidroelétricas, AO CONTRÁRIO DO BRASIL, ONDE EXISTE UMA INFINIDADE DE LOCAIS PRA CONSTRUÇÃO DE HIDROELÉTRICAS, que por sinal é considerável A MAIS LIMPA ENTRE AS MAIS USADAS.
Os portugueses já usavam moinho de maré em Recife séculos atrás, na época colonial.
Um grande problema nesse sistema seria as manutenções, sendo elas muito caras pelo fato do sal danificar de mais as instrutoras
Inventou de armazenar essa energia em baterias já acabou o projeto
Russia e Opep tem seu produto em energia fósseis e ò Ocidente "energia verde" é tudo questão é o espaço no mercado e narrativas.
Rússia aposta forte nas fosseis por conta de suas reservas serem bastante, mas nada é pra sempre, no futuro os russos terão que mudar sua matriz energética. Aposto que adotarão as usinas nucleares de fusão quando estas estiverem viáveis economicamente. Eles não tento potencial pra energia solar e nem pra eolica.
Nao mencionaram o Japao?
🙁
Eles estao bem avancados no tema…
ótimo video
E eu achando que as marés era uma coisa inútil eu gostei muito desse tipo de energia em primeiro lugar energia das marés, é minha preferida depois vem o biogás.
eu já imagino por exemplo, países do sudeste asiático como Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia, e outros países vizinhos do sudeste asiático aderindo essa energia já que esses países são formado por arquipélago.
eu amei essa energia de verdade.
Tailândia é um País que fica no continente e não numa ilha.
Bati o olho na thumbnail e me veio uma ideia. Será que alguém já pensou em instalar o sistema de energia das marés dentro das barragens de hidrelétricas?
Os alemães vão ter tempo de sonhar com essas coisas no frio desse inverno.
Vocês que esqueceram. No brasil já temos varias usinas dessas e de modelos mais eficientes do que apenas turbinas
A única que tinha no Brasil foi desativada recentemente. O País deu prioridade para o desenvolvimento futuro das turbinas Eolicas em alto mar. A energia moremotriz tem grande potencial, mas não deve ser realidade por aqui tão cedo.
@@edneydenis7856 Affs, bando de FDPS
@@edneydenis7856 Uma pergunta, não existe uma em Itaipu?
Sim...
Precisamos!
Principalmente à Alemanha...
Ótima matéria. Só senti falta de comentarem sobre outro grande problema nesse tipo de instalação, o encrustramento de vida marinha e as dificuldades de manutenção por conta disso. Vários animais de vida fixa, se prendem nas estruturas ao longo do tempo, isso diminui a eficiência e sem manutenção inutiliza as estruturas.
è citado aos 7:40
@@joaoribeiro3434 devo ter dormido nessa parte. Vlw mano
Movimento das marés ou movimento das correntes marinhas? Movimento horizontal são correntes e não marés.
Decreto Alcorao Somente 13 Andara Pra Traz
O nome disso é usina hidro elétrica, e já existe.
A corrosão é muita...melhor os ventos...solar só de dia...A humanidade tem tudo que precisa sem agredir o meio ambiente..
Todo dia alguém com essas viagens,se fosse viável já teriam centenas delas ...
Parece que não viu o vídeo, atualmente não é, por conta da novidade industrial, mas é um caminho para o uso sustentável de energia. Acha que vai existir combustível fóssil para sempre na terra?
Mas está sendo trabalhado para que futuramente seja viável, é incrível como que alguém que estuda consegue ser tão ignorante.
o problema maior é questão ambiental
Isso já é antigo e não vingou...
Ainda estão presos na utopia?
No começo quase nada vinga, aí com o avanço tecnológico começa a se tornar possível
Tão querendo vender o moto continuo pro estado se fosse viável teria centenas de empresas privadas atrás disso.
Falaram o mesmo da energia solar no passado, que não tinha futuro e várias outras coisas. E hj se tornou a fonte mais barata de Geração.
@@edneydenis7856 negativo... Sempre foi usado energia solar
@@ribeiro4642 Era usado essencialmente em satélites de comunicação no espaço, quase nada além disso. A energia solar não era viável economicamente até uns 20 anos atrás, sendo que aqui no Brasil só começou a ser utilizada em larga escala somente nos últimos 6 anos.
O mundo precisa consumir menos energia. Sustentabilidade é processar pouca energia. Na realidade a sociedade e o capitalismo são insustentáveis.
Então destrói sua casa, deixa a vegetação tomar conta e vai viver dos frutos da Terra que nem índio.
Cadê as fontes?
Tem o lula e o bolsonaro como garantia, então não se preocupe meu chapa.
Fica aqui o questionamento. Qual Impacto Ambiental dessa tecnologia?
Quando vejo turbinas submersas eu ja paro de ver os videos.
Nao precisa subermerigi-las na agua, vao sofrer com os danos causados pelo sal e crescimento de algas etc.
Pode-se aproveitar o movimento das mares sem precisar por o equipamento que gera eletricidade dentro da agua.
Muito swww
exatamente como mostra aqui .. ( ruclips.net/video/NGKyeTv68_Y/видео.html )
Excelente esse novo meio de energia!!! Mas o que me deixa apreensivo é o desequilíbrio ambiental
Esse modelo em especifico fecha um trecho do mar. No brasil tem um modelo que fica igual uma boia na agua e conforme ela se movimenta com as ondas, vai gerando movimento em uma bobina no braço acima que gera energia
This people deserve have low energy. They do not know how choose their priorities and this is very sad. Bad politicians never feel cold in winter, ... this why it's happening.
E a energia das ondas? ruclips.net/video/ww-3a7KtJG4/видео.html
O Brasil é o lugar onde as marés são as mais altas do mundo. Infelizmente pessoas como o Molusco Cachaceiro e o Sociopata Golpista Terrivelmente Evangélico, e o núcleo que os apoiam dão mais importância às corrupções e as rachadinhas.
“O Maranhão tem a maior variação de marés do Brasil e a terceira maior do mundo. Em apenas seis horas, a diferença entre preamar e a baixa mar pode chegar a 8m.
25 de abr. de 2017”
RRR...
Ecologistas...sempre dando um jeito para justificar o pior para não usar o melhor.
Oq seria o melhor pra vc???? Usinas térmicas produz energia cara e não renovável. As usinas nucleares levam anos pra ficarem prontas, se gasta fortunas e gera lixo radioativo extremamente perigoso.
A questão é: Quem fabrica essas fontes de "energia verde"? Quem tem essa tecnologia?
países que investem em tecnologia e pesquisa
@@lucasmarques1655
Se Russia, Opep, Europa e USA deixarem. 🤣 livre comércio pra mim e burocracia pra tu!. Você é uma criança na questão de geopolítica.
@@lucasmarques1655
E só vc começar enriquecer urano boy! Simples não é?
Deixa de ser otário pois isso tudo é narrativa pois todas as fontes causa dano ao meio ambiente.
@@lucasmarques1655
1° quando o estado investe em educação e principalmente em áreas estratégicas como essa e não dá oportunidade de mercado e nem temos indústrias e nem formentação para isso no caso essa mão de obra qualificada e barata comparada com o que uma Alemanha pode pagar aí pronto.
O que vc vai fazer se Alemanha favorecer a ída dessa mão de obra barata e qualificada para imigrar?
Investir em educação sem oportunidade mercado local é fazer mão de obra qualificada e barata nas suas custa e da minha para Alemanha vir e pegar já feitinho e sem custo.
iso devem funcionar meia boca esa bla bla e antigo.