O que é OEE (Overall Equipment Effectiveness - Eficácia Global de Equipamento): É um indicador utilizado principalmente por empresas de manufatura e permite mensurar o processo através da eficácia dos equipamentos - pode-se fazer a comparação entre máquinas ou com o histórico de processos anteriores e também permite estabelecer metas. Para calculá-lo, basta multiplicar: Taxa de Disponibilidade x Taxa de Performance x Taxa de Qualidade. Valores de meta para disponibilidade são em torno de 85%, a depender do setor da empresa. 4.1 Taxa de Disponibilidade (02:05 min): Tempo em que a máquina de fato esteve disponível para trabalhar (desconsidera-se paradas não planejadas. Ex.: quebras e outros problemas de manutenção inesperados) / Tempo total planejado para trabalho (desconsidera-se paradas planejadas). 4.2 Taxa de Performance (05:19 min): Peças que de fato foram produzidas / Peças que deveriam ter sido produzidas de acordo com o tempo teórico Leva-se em conta que nesse período de produção houve pequenas paradas inerentes ao processo que levou à produção inferior do que seria o ideal de 100%. Ex.: limpeza de produtos que não devem estar na linha de produção, abertura de máquina, etc. 4.3 Taxa de Qualidade (07:10 min): Peças que ficaram boas / Total de peças produzidas Feito isso, basta multiplicar as três taxas para chegar ao valor percentual do OEE. Considerações finais (08:24 min): Atenção com valores altos de OEE. OBS.: NÃO EXISTE OEE IGUAL OU SUPERIOR A 100%. É interessante não incluir setups dentro das paradas planejadas e não considerar máquina quebrada como parada planejada.
Começei há alguns dias como estagiário numa empresa de logística que trabalha com fertilizantes e confesso que nunca tinha trabalhado com isso. Hoje começei a trabalhar com OEE e confesso que assustei com tantas informações novas ao mesmo tempo. No final do dia, percebi que para se ter ótimos números, é necessário que o pessoal, principalmente da operação precisa seguir as etapas de qualidade com o máximo de exatidão, e que também esteja por dentro dessas regras. Analisando algumas falhas, percebi que, as pessoas precisam de treinamento constante e que sigam os controles de qualidade corretamente. Já tenho algumas ideias que ainda vou estudar, analisar e propôr algumas sugestões de melhorias.
Obrigado Orlando. Fico feliz que tenha gostado. A falta de material é um item particular por não envolver diretamente a manutenção, a qualidade e nem a produção. O ideal é incluir para eficiência, mas deixar claro os departamentos responsáveis para tomada de ação corretiva. Se não for a mesma diretoria, considere dividir o OEE e dois, um envolvendo aspectos logísticos e outro não, para que não impacte o industrial de forma injusta .
Boa noite Thiago. Parabéns pelo vídeo. Agora sim compreendi o conceito desta ferramenta. Eu gostaria de uma orientação por favor. Eu trabalho na indústria e segue o seguinte caso... Trabalho das 07:00H às 17:00H, início o turno com uma ferramenta que produz 210 peças por hora porém quase todos os dias por volta da hora do almoço, substituo a ferramenta por outra que produz 150 peças por hora e termino o turno com a mesma, raros os casos que são dois set-ups no mesmo dia. Como realizo para medir meu OEE neste caso? Seria ideal se pudesse fazer um vídeo para explicar este caso. Agradeço. Curtindo e compartilhando o canal.
Olá André. Nesse caso vc deve considerar o período trabalhado com cada ferramenta. Esta troca deverá impactar apenas na taxa de performance, pelos tempos de ciclo serem diferentes. Faça o cálculo baseado no tempo trabalhado com cada ferramenta e faça uma média ponderada considerando as horas de cada ferramental.
Excelente conteúdo Thiago!! Ganhou mais um inscrito!. Muito Obrigado por esclarecer algumas das duvidas aqui. Estou pesquisando sobre TPM e seus pilares. Vi na sua playlist que você não tem vídeo falando sobre a mesma. Fica a dica ai pra mais um conteúdo, quando puder. Abrçs
Ótimo explicação Thiago. Uma dúvida a respeito. O tempo de ciclo ai utilizado em questão para cálculo da quantidade teórica de peças a produzir é equivalente ao tempo padrão encontrado por cronoanálise. Na cronoanálise o tempo padrão já foi majorado com tolerância para NP/Refeições por exemplo. Se manter esta concessão de refeição/NP que majora meu dado de tempo padrão, ao utilizar esse dado no calculo do O.E.E, eu não estaria considerando duas vezes o fator refeição uma ao majorar o tempo padrão e outra como parada planejada? Ao meu ver para cálculo eu não considero tolerância de refeição e NP no tempo padrão pois, esta "tolerância" já é contemplada como parada planejada, o que acha?
Ótimo conteúdo.Parabéns. Mas olha só, se eu desejo estipular uma meta mensal de OEE, qual seria essa meta seguindo como parâmetro o seu exemplo no vídeo, projetando variações no decorrer dos dias para os três indicadores. Ou melhor qual seria a diretriz para determinar uma meta OEE?
Thiago, ao abrir o arquivo OEE o excel repara e remove alguns dados da planilha como por exemplo os pivots. O que fazer para corrigir esse erro. Utilizo Office 2016. Obrigado.
Thiago como eu faço isso em um maquinário que trabalha 24h e tem outro para substituí-lo em caso de quebra, basicamente o maquinário trabalha 100% a disponibilidade e a qualidade vai ser sempre 100% pois e gás comprimido não tem como ter uma qualidade ruim, nesse caso a porcentagem do OEE vai ficar muito alta, devo me preocupar?
Olá, tudo bem? O cálculo continua o mesmo. Se o equipamento quebrar ele irá depreciar o OEE, o que você tem são outros equipamentos para impedir uma parada. Cuidado para não ter OEE de 99% ou 100%. Isso mostrará que é uma máquina perfeita, e logo você não tem ação nenhuma, quando na verdade tem.
Iça na descrição do vídeo um seta pra baixo,no final está o link do donwload,abrindo vc está na página de donwload, só preencher oq está pedindo e pronto.
Grande Alex. Tudo bem? Apesar de estar diretamente ligado a disponibilidade dos equipamentos, acredito que não seja o mais adequado, porém não há certo ou errado nesse caso. O que entendo é que o OEE seria mais direcionado como o principal indicador de uma fábrica , no sentido operacional, além de indicadores voltados para custos e desperdícios.
Tem muito isso nas empresas. Quebra a máquina e o gestor golpista vai lá e mete parada planejada, e já coloca a linha em limpeza ou manutenção autônoma. E essa quebra não aparece, não é tratada.
ENCONTREI O CANAL CORRETO PARA APRENDER. SENSACIONAL. PARABÉNS.
O que é OEE (Overall Equipment Effectiveness - Eficácia Global de Equipamento):
É um indicador utilizado principalmente por empresas de manufatura e permite mensurar o processo através da eficácia dos equipamentos - pode-se fazer a comparação entre máquinas ou com o histórico de processos anteriores e também permite estabelecer metas. Para calculá-lo, basta multiplicar: Taxa de Disponibilidade x Taxa de Performance x Taxa de Qualidade. Valores de meta para disponibilidade são em torno de 85%, a depender do setor da empresa.
4.1 Taxa de Disponibilidade (02:05 min):
Tempo em que a máquina de fato esteve disponível para trabalhar (desconsidera-se paradas não planejadas. Ex.: quebras e outros problemas de manutenção inesperados) / Tempo total planejado para trabalho (desconsidera-se paradas planejadas).
4.2 Taxa de Performance (05:19 min):
Peças que de fato foram produzidas / Peças que deveriam ter sido produzidas de acordo com o tempo teórico
Leva-se em conta que nesse período de produção houve pequenas paradas inerentes ao processo que levou à produção inferior do que seria o ideal de 100%. Ex.: limpeza de produtos que não devem estar na linha de produção, abertura de máquina, etc.
4.3 Taxa de Qualidade (07:10 min):
Peças que ficaram boas / Total de peças produzidas
Feito isso, basta multiplicar as três taxas para chegar ao valor percentual do OEE.
Considerações finais (08:24 min):
Atenção com valores altos de OEE. OBS.: NÃO EXISTE OEE IGUAL OU SUPERIOR A 100%.
É interessante não incluir setups dentro das paradas planejadas e não considerar máquina quebrada como parada planejada.
Muito didatico msm os videos.... vou compartilhar no linkedin
Você tem um humor que contagia😊😊
Muito obrigado, Cláudia! É importante para deixarmos o conteúdo e a vida mais leves, não é mesmo?
@@brains.desenvolvimento com certeza 👍👍
Vídeo espetacular
Muito obrigado, Luizao!
Amo todos os conteúdos, parabéns!
Fico feliz em ajudar, Rosangela!
Desde o formare agregando valor professor!
Muito obrigado por acompanhar o nosso canal, David! Ótimo ter vc por aqui!
Excepcional!!!
Muito obrigado!
Ótimo conteúdo, em meu TCC do curso de Engenharia de Produção utilizei esta ferramenta tão bem explicada de forma prática neste vídeo .
Grande Adriano&Letícia, muito obrigado pela msg. Fico feliz que tenha gostado
Caraca estou cursando engenharia de produção e busco um assunto para meu TCC também.
Começei há alguns dias como estagiário numa empresa de logística que trabalha com fertilizantes e confesso que nunca tinha trabalhado com isso. Hoje começei a trabalhar com OEE e confesso que assustei com tantas informações novas ao mesmo tempo. No final do dia, percebi que para se ter ótimos números, é necessário que o pessoal, principalmente da operação precisa seguir as etapas de qualidade com o máximo de exatidão, e que também esteja por dentro dessas regras. Analisando algumas falhas, percebi que, as pessoas precisam de treinamento constante e que sigam os controles de qualidade corretamente. Já tenho algumas ideias que ainda vou estudar, analisar e propôr algumas sugestões de melhorias.
Parabéns pela pró-atividade, Dyego! Muito boa sorte nos seus desafios na empresa!
Estou muito satisfeito com seus conteudos, Estou aprendendo muito.
Fico feliz em estar te ajudando, Darlan! Conte conosco!
Amo todos os conteúdos, muito bom!
Muito obrigado por nos acompanhar, Rosangela!
Deus te abençoe
Amém, Evandro! Obrigado por estar conosco!
Muito bom, prático e de fácil entendimento.
Muito obrigado pelo feedback, Gilmar!
Muito Bom...Fácil de entender
Obrigado pelo feedback, Josmar!
Muito bom trabalho!
Muito obrigado, Roberto!
Excelente conteúdo e didática impecável. Parabéns pelo trabalho!
Muito obrigado, Paulo! Te espero nos próximos vídeos!
Excelente
Obrigado, Leandrinho!
Claro e objetivo, excelente.
Muito obrigado pelo feedback, Patrício!!
Gostei da sua didática
Muito obrigado, Renato! Te espero nos próximos vídeos!
Cara, sensacional seu material, parabéns e continue firme ai.
Grande Daniel. Muito obrigado. Fico feliz que tenha gostado. Conta comigo no que precisar.
Ótimo conteúdo,
Muito obrigado, Douglas!
Espetacular!!!
Obrigado, Sarah!
Muito bom
Obrigado, Alan!
Ótimo conteúdo!
Valeu xará. Estamos juntos
Excelente Thiago! Muito didático.
Abraço!
Que bom que gostou Luiz. Conte comigo no que precisar. Grande abraço!
Meu chefe me pediu para procurar saber oque é o.e.e, achei o vídeo perfeito para isso
Grande Gabriel. Fico feliz em ter ajudado! Boa sorte em sua carreira e conte comigo no que precisar.
Excelente explicação
Olá @Eliasibe. Obrigado pelo feedback. Fico feliz que tenha gostado
Ótimo vídeo, como calcular o oee para tarefas com longa duração, ex. 90 horas?
Muito bom!
Muitissimo obrigado Sharindus. Fico feliz que tenha gostado!
Gostei do vídeo! Parabéns! Com relação a falta de material, abastecimento. A componente afetada no cálculo é a eficiência?
Obrigado Orlando. Fico feliz que tenha gostado.
A falta de material é um item particular por não envolver diretamente a manutenção, a qualidade e nem a produção. O ideal é incluir para eficiência, mas deixar claro os departamentos responsáveis para tomada de ação corretiva. Se não for a mesma diretoria, considere dividir o OEE e dois, um envolvendo aspectos logísticos e outro não, para que não impacte o industrial de forma injusta .
Sensacional. Bem explicado. Obrigada.
Obrigado Eliane. Fico feliz que tenha gostado
Boa noite Thiago.
Parabéns pelo vídeo.
Agora sim compreendi o conceito desta ferramenta.
Eu gostaria de uma orientação por favor.
Eu trabalho na indústria e segue o seguinte caso...
Trabalho das 07:00H às 17:00H, início o turno com uma ferramenta que produz 210 peças por hora porém quase todos os dias por volta da hora do almoço, substituo a ferramenta por outra que produz 150 peças por hora e termino o turno com a mesma, raros os casos que são dois set-ups no mesmo dia.
Como realizo para medir meu OEE neste caso?
Seria ideal se pudesse fazer um vídeo para explicar este caso.
Agradeço.
Curtindo e compartilhando o canal.
Olá André. Nesse caso vc deve considerar o período trabalhado com cada ferramenta. Esta troca deverá impactar apenas na taxa de performance, pelos tempos de ciclo serem diferentes. Faça o cálculo baseado no tempo trabalhado com cada ferramenta e faça uma média ponderada considerando as horas de cada ferramental.
Muito bom ótima explicação...!!
Obrigado José. Ficamos felizes que tenha gostado.
Mais um inscrito
Seja muito bem vindo, Robson!
Ótima ferramenta! Muito obrigado! Parabéns pelo trabalho!
Obrigado, Ale!
Essa parte da performance é qualidade não estariam dentro do UEE?
Excelente conteúdo Thiago!! Ganhou mais um inscrito!.
Muito Obrigado por esclarecer algumas das duvidas aqui. Estou pesquisando sobre TPM e seus pilares. Vi na sua playlist que você não tem vídeo falando sobre a mesma. Fica a dica ai pra mais um conteúdo, quando puder. Abrçs
Grande Lhmachado. Obrigado pela inscrição e fico feliz que tenha gostado. Estamos planejando um material a respeito. Em breve estará disponível
Olá… parabéns pela forma dinâmica como apresenta…Sensacional….
Não encontro o link para baixar o Dashboard
Ótimo conteúdo Thiagão!
Faz um vídeo sobre a Indústria 4.0? IoT ... E por aí vai
Valeu Gui. Anotada a sugestão. Em breve soltamos aqui no canal também.
Olá! parabéns pelo vídeo, fantástico! Onde está o Dashboard?
É possível adequar este indicador a logística? Em um caminhão de transporte por exemplo?
Tem um exemplo para demonstrar oee de produção
Ótimo explicação Thiago. Uma dúvida a respeito.
O tempo de ciclo ai utilizado em questão para cálculo da quantidade teórica de peças a produzir é equivalente ao tempo padrão encontrado por cronoanálise. Na cronoanálise o tempo padrão já foi majorado com tolerância para NP/Refeições por exemplo. Se manter esta concessão de refeição/NP que majora meu dado de tempo padrão, ao utilizar esse dado no calculo do O.E.E, eu não estaria considerando duas vezes o fator refeição uma ao majorar o tempo padrão e outra como parada planejada?
Ao meu ver para cálculo eu não considero tolerância de refeição e NP no tempo padrão pois, esta "tolerância" já é contemplada como parada planejada, o que acha?
Ótimo conteúdo.Parabéns.
Mas olha só, se eu desejo estipular uma meta mensal de OEE, qual seria essa meta seguindo como parâmetro o seu exemplo no vídeo, projetando variações no decorrer dos dias para os três indicadores. Ou melhor qual seria a diretriz para determinar uma meta OEE?
Como baixar o dashboard?
Não tem campos para download da planilha no site direcionado
O video muito ilustrativo, porem não encontrei o link para poder verificar o dashboard
Como baixar o Dash borh
ola, a planilha está com defeito, se puder verificar... muito obrigado!
Vamos verificar, obrigado!
Thiago, ao abrir o arquivo OEE o excel repara e remove alguns dados da planilha como por exemplo os pivots. O que fazer para corrigir esse erro. Utilizo Office 2016. Obrigado.
Olá Adriano. Obrigado pelo feedback por gentileza nos envia uma mensagem nesse número que te enviaremos a planilha sem macro:
11 999941121
Thiago como eu faço isso em um maquinário que trabalha 24h e tem outro para substituí-lo em caso de quebra, basicamente o maquinário trabalha 100% a disponibilidade e a qualidade vai ser sempre 100% pois e gás comprimido não tem como ter uma qualidade ruim, nesse caso a porcentagem do OEE vai ficar muito alta, devo me preocupar?
Olá, tudo bem? O cálculo continua o mesmo. Se o equipamento quebrar ele irá depreciar o OEE, o que você tem são outros equipamentos para impedir uma parada.
Cuidado para não ter OEE de 99% ou 100%. Isso mostrará que é uma máquina perfeita, e logo você não tem ação nenhuma, quando na verdade tem.
aprendi mais uma ferramenta legal , parabéns mas não estou achando o local para fazer o download do material
Iça na descrição do vídeo um seta pra baixo,no final está o link do donwload,abrindo vc está na página de donwload, só preencher oq está pedindo e pronto.
Olá... podermos afirmar que o OEE é um indicador de TPM?
Grande Alex. Tudo bem? Apesar de estar diretamente ligado a disponibilidade dos equipamentos, acredito que não seja o mais adequado, porém não há certo ou errado nesse caso. O que entendo é que o OEE seria mais direcionado como o principal indicador de uma fábrica , no sentido operacional, além de indicadores voltados para custos e desperdícios.
Não abri no meu Excel o donwload do dashiboard OEE
Tem muito isso nas empresas. Quebra a máquina e o gestor golpista vai lá e mete parada planejada, e já coloca a linha em limpeza ou manutenção autônoma. E essa quebra não aparece, não é tratada.