8h com Pescadores no Rio Mondego!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 авг 2024
  • A vida de pescador não é fácil e isso já imaginávamos, mas os dias dos pescadores, no rio Mondego, podem estar contados.
    Existe cada vez menos peixe no rio e, mesmo em anos que entra muito, cada vez mais difícil é desovarem ou desenvolverem-se num rio com muita poluição, seja química ou de jacintos, açudes a dificultar as passagens, entre outros fatores.
    Será a pesca que acaba com espécies? Ou a escassez de peixe já existe antes da intervenção do pescador?
    Um vídeo que esperava documentar a pesca da Lampreia, tornou-se em algo muito mais complexo e intrigante.

Комментарии • 12

  • @firmeza1975
    @firmeza1975 2 месяца назад +7

    Brutal! Verdadeiro documentário com qualidade, muita profundidade de temas mas super leve!

  • @antoniodias6942
    @antoniodias6942 2 месяца назад +5

    Documentário e tanto, dá que pensar que futuro será muito incerto.

  • @kaclni2004
    @kaclni2004 2 месяца назад +2

    adorei este video,sou da Cova-Gala mas emigrado nos USA ja faz 34 anos,mas essa vida do Savel e Lampreia e mexao era o que fazia antes de emigrar com 23 anos,este video trouxe-me recordacoes imensas ,tocou-me bastante pois regressei ao passado,exelente video Gastropisso, obrigado por fazeres estes videos honestos e reais,that's the real deal!

    • @gastropico
      @gastropico  2 месяца назад

      Obrigado pelas palavras!! ❤️

  • @TerapiaNoFogo
    @TerapiaNoFogo 2 месяца назад

    Excelente. Obrigado!

    • @gastropico
      @gastropico  2 месяца назад

      Muito obrigado amigo!!

  • @RuiRibeiroRubyos
    @RuiRibeiroRubyos 2 месяца назад

    Ganda Filipe! Sempre apaixonado pela pesca! Grande abraço amigo

  • @luismorais4007
    @luismorais4007 2 месяца назад +1

    Problema muito sério e que a comunidade deixa muito de lado. O maior factor para esta perda de efetivos no rio Mondego foi mesmo a implementação de barragens que quebram a continuidade longitudinal dos rios, continuidade está que é tao importante para as migrações destes peixes anádromos

  • @shinnosuke4057
    @shinnosuke4057 2 месяца назад +1

    Piço, gosto mais de enguias. Bastantes apanhei no molhe entre o mercado da Figueira e a praia. Ia com o meu pai e levava um balde com areia para as agarrar e não escorregarem. Agora se agarrar uma enguia é sem areia... 16:53

  • @anonymouscrazy_93
    @anonymouscrazy_93 2 месяца назад

    Muito bom !!! os humanos reproduzem se e os animais desaparecem procurar culpados é de ignorante é preciso criar condições, é uma tristeza não existir em Portugal uma cooperativa ou algo do género sendo se calhar o pais da europa com mais zona de pesca. Muitos dos pescadores andaram a pescar sem contratos de trabalho e hoje em dia olham para a pesca como um trabalho não sustentável.. deviam de investir para apoiar a pesca em Portugal e torna la sustentável. Não ser tão fácil ter a licença de pesca sem formação ou algo parecido.

    • @gastropico
      @gastropico  2 месяца назад +1

      A questão maior, e que não está neste vídeo mas está na versão longa, para não ficar este gigante, é que há muito menos peixe no rio. Independentemente da ação dos pescadores.
      Há mais meixão a entrar no rio que antes mas menos enguias adultas, porquê? Porque ele não se consegue desenvolver. Antes iam para os campos de arroz, depois vieram os lagostins e impactaram imenso o arroz, começaram a meter pesticidas para acabar com os lagostins e acabaram com os meixões. Depois existem os jacintos incontroláveis e a apodrecerem no leito do rio. Os açudes a dificultarem as passagens dos peixes para a desova. Pessoal bandido a apanhar lampreias à mão nessas passagens. A poluição global. Muitos fatores que me foram expostos por pescadores, agricultores e locais. Uma panóplia de fatores que afetam o rio e o peixe.
      Tudo isto são perspectivas de muitas pessoas, valem o que valem. Mas acima de tudo, vale tentar perceber melhor as raízes disto, que devem ser muitas e extensas.