Essa batalha é a prova que a inteligência e espionagem definem as batalhas. Não foi a toa que a guerra fria teve um foco intensivo em ações de inteligência.
Iago Cunha, pensei a mesma coisa ao ver o vídeo. Um dos maiores exemplos disso durante e pós-Guerra Fria é Israel. Venceu forças maiores que o próprio exército regular várias vezes graças ao Mossad.
Na verdade não. Se o resultado fosse invertido, em dois anos os EUA estariam com uma marinha forte o suficiente para contra-atacar. Sério, a produção estadunidense durante a segunda guerra mundial foi absurda. Uma vitória japonesa atrasaria os aliados, mas dificilmente ganharia a guerra
@@matheuscerqueira7952 Na verdade os Japoneses apesar da superioridade marinha meio que sabiam que não resistiriam sozinhos aos EUA da forma como eles já estavam avançando tecnologicamente por isso creio que buscavam atrasá-los o máximo possível e contavam que os Nazistas Alemães junto aos Fascistas Italianos vencessem os focos de batalha onde participavam,meio que só iria sobrar os EUA e a URSS de grandes potências militares,o que felizmente não aconteceu.
@@VictorRodrigues-ru5nb O plano era derrotar a URSS e usar seus recursos para esticar os estadunidenses em dois frontes. Mas com as derrotas na Europa, o Japão estava condenado. Os EUA terminaram a guerra com uns 12-13 porta-aviões, 10 construídos durante a guerra. Não dava
No póximo Nerdologia sobre a Guerra naval vcs poderiam abordar a batalha de Tsushima. A viagem épica da frota russa, da Europa até a Ásia. A preparação dos japoneses pra uma batalha decisiva. A vitória japonesa que definiu a guerra russo-japonesa. E as consequências, como o fim do mito da invencibilidade Europeia. E a crise provocada no Império Russo.
Excelente ideia hein, inclusive o navio do Almirante Togo, o MIkasa está preservado como museu, o pai ou avoi dos couraçados modernos da segunda guerra como o IJN Yamato, uma pena não ter nehum da Segunda guerra, seria incrivel ver hoje em dia, o IJN Haruna que tinha sobrevivido a guerra, o IJN Nagato, usado como alvo em textes nucleares posteriores ou o destroyer IJN Yukikaze que foi entregue aos chineses como reparação de guerra, uma pena não ter esses navios famosos preservados.
O fato da derrota em Midway ter sido escondida pelo governo japonês é citado em "Cartas de Iwo Jima" quando o general Kuribayashi fala "é eles escondem a verdade até de nós generais".
Na verdade naquele trecho ele se refere a outra derrota, a batalha do mar das Filipinas que aconteceu em junho de 1944, ali foi a última grande batalha entre porta-aviões japoneses e americanos. Depois em outubro os japoneses novamente foram derrotados na batalha de Samar e ali é considerada a morte da Frota Combinada Japonesa.
Nesses 3000 japoneses mortos estavam vários pilotos experientes de Zero, essa perda se mostrou trágica nos combates aéreos que se desenrolaram até o final da guerra
O Felipe sabe explicar o tema de uma maneira única. Aprendi a gostar de história no ensino médio e me apaixono cada dia mais com os vídeos dele. Tá de parabéns cara! Excelente trabalho!
li que diretores fizeram a propósito, para não confundir aos telespectsdores. Além disso, parece que a ensígnia foi mudada pelos EUA anos depois, justo para não diferenciar-se...
@@laurajennify Essa insígnia da águia, globo e âncora é icônica, e é dos Fuzileiros Navais já há muitas décadas. A do Gabinete de Inteligência Naval é parecida, e tem globo e âncora até hoje.
@@SirHenryMaximo "El avión SBD Dauntless que se muestra antes y durante el ataque a Pearl Harbor, y los B-25 en Doolittle Raid, llevan insignias nacionales estadounidenses incorrectas que carecen del círculo central rojo de la estrella. Presumiblemente, esto se hace para evitar que el público del cine los confunda con los aviones japoneses, la misma razón por la cual la insignia en sí se modificó a partir de mayo de 1942." Li isso aqui...não sei se procede: es.wikipedia.org/wiki/Midway_(pel%C3%ADcula_de_2019)
@@laurajennify Ah, sim! Houveram mesmo alterações do roundel, que é a insígnia das aeronaves, para ficar mais distintiva e evitar fogo amigo durante a guerra. Inclusive, até hoje às aeronaves militares dos EUA usam a roundel desenvolvida ao fim da guerra, independentemente de qual força armada a opera. Mas isso é diferente dos brasões de que falávamos.
Para quem gosta da parte de estratégia naval o canal Montemayor tem uma video da batalha de midway na perspectiva dos japoneses. Da para ver as decisões difíceis que o Yamamoto teve que tomar na batalha e que levaram à derrota japonesa. Imagina: - Toda a inteligencia japonesa sobre a localização da marinha americana estava errada - No inicio a comunicação por radio era proibida para evitar detecção - O Yamamoto esperava tomar o atol e DEPOIS enfrentar a marinha americana, ele teve que tentar fazer os dois ao mesmo tempo sem saber onde estava o inimigo, o problema eh que os aviões estavam armados com bombas de superficie para atacar as ilhas e que o rearmamento dos avioes para munição propria para guerra naval demorava 1:30, mas não poderia ser feito com os porta aviões sob ataque (colocar aviões cheios de combustível e armamento no deck durante um ataque não eh muito esperto) A ultima coisa eh que o Japão nao perdeu só os porta aviões, mas as baixas nos pilotos tambem foram muito altas e a aviação naval japonesa era de longe a melhor e mais experiente dos combatentes ate aquele estagio da guerra, a qualidade media dos aviadores diminuiu bastante depois da batalha.
Inclusive, tem o fato que diversos aviões japoneses que estavam defendendo os porta-aviões não conseguiram retornar para pousar, pois eles já estavam afundando.
Também na anterior batalha do Mar de Coral - vitória tática dos Japoneses, mas vitória estratégica dos Americanos, a maior perda do Japão foi em tripulações aéras com valioso treinamento na Guerra da China, devido a uma série de erros.
Parabéns! Ótimo vídeo! Só um detalhe, Spruance não era o comandante da frota americana no início da batalha de Midway, ele era o comandante da TF-16 capitaneada no porta-aviões Enterprise e que contava também com o porta-aviões Hornet, mas com a chegada da TF-17 capitaneada pelo porta-aviões Yorktown, as forças navais americanas ficaram sob comando direto do Almirante Fletcher, o comando só foi passado para Spruance quando Fletcher abandonou o Yorktown.
@@henriquebinato6505 Na realidade não pois, no filme o Almirante Spruance aparece ordenando a retirada após o Almirante Fletcher abandonar o Yorktown e passar o comando para ele.
O porta-avião afundado na Batalha do Mar de Coral (8 de maio de 1942) foi o CV-2 USS Lexington e não o CV-16 (USS Lexington também, mas justamente batizado em homenagem ao primeiro) como foi mostrado na figura.
Eu tô adorando ver mais vídeos sobre batalhas navais da segunda guerra mundial, espero que tenha um vídeo sobre a guerra naval no mediterrâneo em breve, acontecimentos como o recorde de tiro mais longo dado pelo HMS Warspite precisa ser citado, o embate da Marinha Real Britânica contra a marinha italiana é um dos lados menos explorados da guerra.
aos 2:33 o porta aviões que aparece na ilustração não é o Lexington que foi afundado e sim o que foi construido depois e batizado com o mesmo nome, o porta aviões afundado era o USS Lexington CV-02, o da imagem é seu sucessor o CV-16.
Um dos melhores jogos para PC sobre a guerra do pacífico é quase sempre esquecido, Heroes of Pacific é até hoje um dos melhores jogos de simulação de vôo da segunda guerra.
Heroes of Pacific não é simulaçao de vôo, é um arcade "shoot-em-all" com aviões, ambientado na Guerra no Pacífico. Simulação de vôo, ou melhor Combat Flight Simulation digna do nome no Pacífic foram os velhos Microsof Combat Flight Simulator - Pacific Theather e o IL-2 Sturmovik - Pacific Fighters.
Acabei de ver o doc do Netflix da “Segunda Guerra em Cores” e foi legal assistir a esse vídeo aqui depois. Foi como se fosse um resuminho do que foi visto no tal doc.
Ótimo vídeo como sempre mas no final o Filipe fala que a mais de 5 mil metros os navios afundados servem de moradia de peixes e corais, só um pequeno errinho ai, os corais não vivem nessa profundidade, se não me engano eles vivem na faixa da coluna d' água que ainda tem luz.
Enquanto eu assistia o documentário 2 Guerra em Cores da Netflix pensei: essa batalha de midway daria um belo filme...Mal sabia que na semana seguinte sairia o filme.
Depois do filme de 76 não imaginaria que fizessem outro filme sobre essa épica batalha, e também fiquei surpreso de ver os primeiros trailers do filme novo, e pelo que vi, o filme é muito bom quanto aos efeitos especiais, mostrando o ataque a Pearl Harbor, o ataque do USS Enterprise e USS Hornet ao Japão com os B 25 e a batalha de Midawy, mostrando varios navios famosos japoneses como o IJN Akagi, se não me engano aparece o IJN Nagato ou um dos da classe Kongo, coisas que não apareceram no filme de 76, que alias tenho em DVD, muito bom, mas claro sem os maravilhosos efeitos especiais de agora hehehe.
Posso sugerir uma coisa? Falem um pouco sobre a guerra Russo-Japonesa e como ela teve um certo impacto até hoje (as cidades do norte do japão tem placas em alfabeto cirílico)
No fundo, no fundo, os almirantes Japoneses subestimaram o inimigo, e ao invés de irem comendo pelas beiradas, já que tinham ampla superioridade, resolveram decidir tudo num ataque só, e isso é tática, não estratégia, geralmente da muito errado!! Tem um documentário do Discovery se não me engano, que mostra passo a passo os erros Japoneses e o acertos (e até sorte) pois um avião patrulha Japonês sobrevoou a frota mas o céu estava com nuvens e não viu hehe!! E a decisão tiro no pé, foi a de atacar a ilha, além de deixar a frota desprotegida estavam armados com bombas, se ele tivesse dado a ordem de armar uma parte dos aviões com torpedos, talvez tivesse aniquilado a frota Americana e aí amigo, talvez a história da guerra e o mundo fosse outro hehe!! Valeu, Filipe e abração!
No filme de 2019 um comandante de um porta aviões japonês resolveu salvar a tripulação e afundar o navio. No entanto não havia necessidade dele morrer. Porém ele fica no navio enquanto outro navio japonês o afunda. Eu achei isso um exagero e na dúvida se isso aconteceu de fato.
A cena retratada no filme aconteceu na vida real, o contra-almirante Yamaguchi optou por afundar junto com seu navio. Acredito que por uma questão de tradição e de honra. Mas concordo com você, o filme possui alguns exageros.
Filipe, ali no segundo 1:26, acredito que o mais correto seria falar "[...] melhorar o moral de suas tropas". A palavra moral tem significados diferentes dependendo do gênero, e quando se trata de ânimo, estado de espírito ou algo assim, usa-se o substantivo masculino. Vide referência: dicionario.priberam.org/moral
Fala Felipe, video muito bom, adoro seu trabalho, gostaria de perguntar uma coisa, todas as guerras, batalhas e disputas militares tem no fundo um panorama econômico? O que quero saber é se sempre existe algum interesse econômico por trás da maior parte das disputas onde parte de populações e o nacionalismo das pessoas é envolvido.
A imagem que vc usou do USS Lexington corresponde ao porta-aviões da classe Essex (que até hoje existe como navio-museu). O porta-aviões ao qual vc se refere é o USS Lexington CV-2, líder da própria classe. Este, sim, foi perdido na batalha do Mar de Coral.
Eu amo navios por isso vou dar uma observação Muitos conheçam a classe de encouraçados Yamato que foram construídas 2 naves o I.J.N Musashi e o I.J.N Yamato aí que vem um 3 navio de classe Yamato foi construído que se chamou I.J.N Shinano mas depois do Japão ter perdido 4 porta aviões na batalha de Midway eles converteram o casco do Shinano para ser um porta aviões muito top e lindo que foi afundado em 44 ou 45 - Tás ai
Vi sobre essa batalha no documentário "As grandes batalhes da segunda guerra em cores" no Netflix. Muito bom. Mas tem que ter estomago pra ver tanta gente morta.
Algo interessante que não foi comentado que após os EUA afundarem os poetas aviões japoneses. Os aviões japoneses tiveram que aterrissar no mar, pois não tinham mais portas aviões, perdendo assim um número significativo de aviões, sem mesmo estar em combate.
O Yamato foi um elefante branco, sem importância histórica. Os Japoneses ficaram guardando ele para um "confronto final" , até que a vaca já estivesse no brejo, e quando perceberam isso enviaram numa missão suicidada impossível, com combustível só para ida. E assim ele só chegou no... fundo do mar.
A qualidade dos vídeos e informações são inquestionáveis, porém seria muito interessante focar na história do Brasil. Nosso país tem uma história riquíssima e pouco conhecida, precisa ser valorizada.
O canal do Eduardo Bueno (Não Vai Cair no ENEM) foca somente em história brasileira. O canal do Icles (Leitura ObrigaHistória) também foca muito na história brasileira.
O legal é que no começo ninguém acreditou que o alvo seria Midway, esse oficial da inteligência só conseguiu fazer essa pegadinha, pq burlou a cadeia de comando e falou diretamente com o comandante da Marinha, que não era burro nem nada, e autorizou a "isca" da mensagem de falta d'água.
A importância dos porta-aviões foi demonstrada meses antes no ataque japonês aos navios símbolos da Marinha Britânica, na Malásia. O Prince of Wales e o Repulse foram os primeiros navios a serem afundados apenas por ataques aéreos em mar aberto. Não adiantava nada ter navios pesados sem apoio de um porta-aviões. Que só EUA e Japão tinham em quantidade suficiente.
No afundamento da Força Z, o HMS Prince of Wales e do HMS Repulse ,não foram usados porta-aviões. Os aviões Japoneses, bombardeiros bi-motor Mitsubishi G3M, que afundaram estes navios estavam basedos na Indochina Francesa (atual Vietnam). O porta-aviões inglês HMS Indomitable deveria estar escoltando o Prince of Wales e o Repulse, mas tinha encalhado no mar do Caribe, precisando de repatos e por isso não chegou a tempo.
Sem falar que apenas uns 3 navios americanos de maior porte foram afundados por aviões lançados de porta aviões após Pearl Harbor, era mais uma questão de como usar os aviões
Na verdade, batem na tecla que foi muita sorte ou azar tanto de um lado quanto de outro a batalha. Os americanos no primeiro momento não tinham os aviões certos para a missão e os aviões certos não encontraram os japoneses de imediato. Os japoneses ficaram na duvida se atacavam a ilha ou os navios e por isso o deck dos porta aviões tinham bombas e torpedos espalhados por todo o lugar . Ah, apesar de decodificar as msgs japonesas ficava na margem dos 20% o entendimento dos textos
"Far from shore, a Pacific war Bombs are falling from the skies It's a bomb-run day, it's the naval way A blood-red sun is on the rise" Impossível não ir direto ouvir um Sabaton depois desse video rsrs
Sobre a segunda Klan, caso estejam um pouco mais curiosos pesquisem por "The Klan's Fight For Americanism" um texto escrito pelo então líder do grupo expondo sua maneira de pensar e como a KKK deveria agir contra os, que eles consideravam, inimigos do Americanismo: judeus, imigrantes, negros,católicos e etc.
Essa batalha é a prova que a inteligência e espionagem definem as batalhas. Não foi a toa que a guerra fria teve um foco intensivo em ações de inteligência.
@@gabrieldesouzaribeiro8275 eu to ligado no turring e tu sabe o trágico final dele né? Kk
Iago Cunha, pensei a mesma coisa ao ver o vídeo. Um dos maiores exemplos disso durante e pós-Guerra Fria é Israel. Venceu forças maiores que o próprio exército regular várias vezes graças ao Mossad.
Sem dúvida
@Matheus Reis por isso a arte da guerra e tão valiosa a doutrina de batalha da China é a mas respeitada do mundo
De certo modo os Japoneses estavam certos de que a guerra naval seria decidida em uma grande batalha, só não sabiam quem sairia vitorioso
Isso mesmo, tanta preparação para absolutamente nada kkkkk
@@rodrigodeoliveira140 parece eu na vida
Na verdade não. Se o resultado fosse invertido, em dois anos os EUA estariam com uma marinha forte o suficiente para contra-atacar. Sério, a produção estadunidense durante a segunda guerra mundial foi absurda. Uma vitória japonesa atrasaria os aliados, mas dificilmente ganharia a guerra
@@matheuscerqueira7952 Na verdade os Japoneses apesar da superioridade marinha meio que sabiam que não resistiriam sozinhos aos EUA da forma como eles já estavam avançando tecnologicamente por isso creio que buscavam atrasá-los o máximo possível e contavam que os Nazistas Alemães junto aos Fascistas Italianos vencessem os focos de batalha onde participavam,meio que só iria sobrar os EUA e a URSS de grandes potências militares,o que felizmente não aconteceu.
@@VictorRodrigues-ru5nb O plano era derrotar a URSS e usar seus recursos para esticar os estadunidenses em dois frontes. Mas com as derrotas na Europa, o Japão estava condenado. Os EUA terminaram a guerra com uns 12-13 porta-aviões, 10 construídos durante a guerra. Não dava
No póximo Nerdologia sobre a Guerra naval vcs poderiam abordar a batalha de Tsushima. A viagem épica da frota russa, da Europa até a Ásia. A preparação dos japoneses pra uma batalha decisiva. A vitória japonesa que definiu a guerra russo-japonesa. E as consequências, como o fim do mito da invencibilidade Europeia. E a crise provocada no Império Russo.
Excelente ideia hein, inclusive o navio do Almirante Togo, o MIkasa está preservado como museu, o pai ou avoi dos couraçados modernos da segunda guerra como o IJN Yamato, uma pena não ter nehum da Segunda guerra, seria incrivel ver hoje em dia, o IJN Haruna que tinha sobrevivido a guerra, o IJN Nagato, usado como alvo em textes nucleares posteriores ou o destroyer IJN Yukikaze que foi entregue aos chineses como reparação de guerra, uma pena não ter esses navios famosos preservados.
@@joel13138 Sim. E do lado Russo o Cruzador Aurora tbm está preservado. É um navio museu em São Petersburgo.
Sugestão de Tema: Historia da Língua Portuguesa (como conhecida atualmente)
Up
Tem um Scicast excelente sobre isso.
Vi ontem sobre a Batalha de Midway no Netflix e hoje sai esse Nerdologia mano...fiquei rindo sozinho hahaha
Não é por acaso, é em função do filme que está no cinema. Marketing pra direcionar teu interesse sobre o assunto.
@@giovanifm1984 Sim! Fui procurar o filme e vi q vai entrar em cartaz agora. Me manipularam fácil hahaha quero mais 😆
Aconteceu o mesmo haha
Eu tb, e amanhã tô no cinema hahaha
O fato da derrota em Midway ter sido escondida pelo governo japonês é citado em "Cartas de Iwo Jima" quando o general Kuribayashi fala "é eles escondem a verdade até de nós generais".
Na verdade naquele trecho ele se refere a outra derrota, a batalha do mar das Filipinas que aconteceu em junho de 1944, ali foi a última grande batalha entre porta-aviões japoneses e americanos.
Depois em outubro os japoneses novamente foram derrotados na batalha de Samar e ali é considerada a morte da Frota Combinada Japonesa.
@@kalebeww2 não a frota japonesa está firme e em pé
Pura burrice, por orgulho. Por isso impérios e ditaduras morrem, pela própria arrogância.
@@kalebeww2 Se não me engano ele fala na verdade da derrota da frota japonesa em Saipan(ilhas Marianas).
@@kalebeww2 Legal saber disso, o filme Cartas a Iwo Jima é excelente.
Nesses 3000 japoneses mortos estavam vários pilotos experientes de Zero, essa perda se mostrou trágica nos combates aéreos que se desenrolaram até o final da guerra
É o que ninguém pensa quando desdenham às mortes de Midway.
O Felipe sabe explicar o tema de uma maneira única. Aprendi a gostar de história no ensino médio e me apaixono cada dia mais com os vídeos dele. Tá de parabéns cara! Excelente trabalho!
Ontem mesmo estava vendo o documentário da Netflix da WW 2 em cores, e justamente parei na batalha de Midway.
Vixe tomou spoiler
A inteligência ganhou esse combate
4:23 Mais uma vez foi usada a insígnia dos Fuzileiros Navais em vez de a da Marinha dos EUA.
Vídeo excelente, contudo!
Orra, bela observação! Nem tinha notado a insígnia errada no vídeo.
Marine = Fuzileiros Navais
Navy = Marinha (Armada)
li que diretores fizeram a propósito, para não confundir aos telespectsdores. Além disso, parece que a ensígnia foi mudada pelos EUA anos depois, justo para não diferenciar-se...
@@laurajennify Essa insígnia da águia, globo e âncora é icônica, e é dos Fuzileiros Navais já há muitas décadas. A do Gabinete de Inteligência Naval é parecida, e tem globo e âncora até hoje.
@@SirHenryMaximo "El avión SBD Dauntless que se muestra antes y durante el ataque a Pearl Harbor, y los B-25 en Doolittle Raid, llevan insignias nacionales estadounidenses incorrectas que carecen del círculo central rojo de la estrella. Presumiblemente, esto se hace para evitar que el público del cine los confunda con los aviones japoneses, la misma razón por la cual la insignia en sí se modificó a partir de mayo de 1942." Li isso aqui...não sei se procede: es.wikipedia.org/wiki/Midway_(pel%C3%ADcula_de_2019)
@@laurajennify Ah, sim! Houveram mesmo alterações do roundel, que é a insígnia das aeronaves, para ficar mais distintiva e evitar fogo amigo durante a guerra. Inclusive, até hoje às aeronaves militares dos EUA usam a roundel desenvolvida ao fim da guerra, independentemente de qual força armada a opera. Mas isso é diferente dos brasões de que falávamos.
Quando penso em Midway, logo lembro de Mortal Kombat
Faz tempo
Será que tem relação disso com a rivalidade dos videogames na década de 80 entre EUA e o Japão? 🤔 Faz sentido
@@alrianisantos7814
Não, após a segunda guerra japão e E.U.A erao aliados contra um só inimigo a URSS !
Isso que tava pensando
Para quem gosta da parte de estratégia naval o canal Montemayor tem uma video da batalha de midway na perspectiva dos japoneses. Da para ver as decisões difíceis que o Yamamoto teve que tomar na batalha e que levaram à derrota japonesa. Imagina:
- Toda a inteligencia japonesa sobre a localização da marinha americana estava errada
- No inicio a comunicação por radio era proibida para evitar detecção
- O Yamamoto esperava tomar o atol e DEPOIS enfrentar a marinha americana, ele teve que tentar fazer os dois ao mesmo tempo sem saber onde estava o inimigo, o problema eh que os aviões estavam armados com bombas de superficie para atacar as ilhas e que o rearmamento dos avioes para munição propria para guerra naval demorava 1:30, mas não poderia ser feito com os porta aviões sob ataque (colocar aviões cheios de combustível e armamento no deck durante um ataque não eh muito esperto)
A ultima coisa eh que o Japão nao perdeu só os porta aviões, mas as baixas nos pilotos tambem foram muito altas e a aviação naval japonesa era de longe a melhor e mais experiente dos combatentes ate aquele estagio da guerra, a qualidade media dos aviadores diminuiu bastante depois da batalha.
Inclusive, tem o fato que diversos aviões japoneses que estavam defendendo os porta-aviões não conseguiram retornar para pousar, pois eles já estavam afundando.
Também na anterior batalha do Mar de Coral - vitória tática dos Japoneses, mas vitória estratégica dos Americanos, a maior perda do Japão foi em tripulações aéras com valioso treinamento na Guerra da China, devido a uma série de erros.
Parabéns! Ótimo vídeo!
Só um detalhe, Spruance não era o comandante da frota americana no início da batalha de Midway, ele era o comandante da TF-16 capitaneada no porta-aviões Enterprise e que contava também com o porta-aviões Hornet, mas com a chegada da TF-17 capitaneada pelo porta-aviões Yorktown, as forças navais americanas ficaram sob comando direto do Almirante Fletcher, o comando só foi passado para Spruance quando Fletcher abandonou o Yorktown.
Então o filme de 2019 comete MAIS UM erro !
@@henriquebinato6505 Na realidade não pois, no filme o Almirante Spruance aparece ordenando a retirada após o Almirante Fletcher abandonar o Yorktown e passar o comando para ele.
O porta-avião afundado na Batalha do Mar de Coral (8 de maio de 1942) foi o CV-2 USS Lexington e não o CV-16 (USS Lexington também, mas justamente batizado em homenagem ao primeiro) como foi mostrado na figura.
Sugestão de temas: Frederico, o Grande, e, também, um episódio independente sobre a Guerra dos Sete anos. Desde já, agradeço pela atenção.
Eu tô adorando ver mais vídeos sobre batalhas navais da segunda guerra mundial, espero que tenha um vídeo sobre a guerra naval no mediterrâneo em breve, acontecimentos como o recorde de tiro mais longo dado pelo HMS Warspite precisa ser citado, o embate da Marinha Real Britânica contra a marinha italiana é um dos lados menos explorados da guerra.
faz um vídeo de Iwo Jima
aos 2:33 o porta aviões que aparece na ilustração não é o Lexington que foi afundado e sim o que foi construido depois e batizado com o mesmo nome, o porta aviões afundado era o USS Lexington CV-02, o da imagem é seu sucessor o CV-16.
Fala da batalha de monte castelo
Um dos melhores jogos para PC sobre a guerra do pacífico é quase sempre esquecido, Heroes of Pacific é até hoje um dos melhores jogos de simulação de vôo da segunda guerra.
Heroes of Pacific não é simulaçao de vôo, é um arcade "shoot-em-all" com aviões, ambientado na Guerra no Pacífico.
Simulação de vôo, ou melhor Combat Flight Simulation digna do nome no Pacífic foram os velhos
Microsof Combat Flight Simulator - Pacific Theather e o IL-2 Sturmovik - Pacific Fighters.
Acabei de ver o doc do Netflix da “Segunda Guerra em Cores” e foi legal assistir a esse vídeo aqui depois. Foi como se fosse um resuminho do que foi visto no tal doc.
Oi, Filipe!
Faz um vídeo sobre a operação condor que aconteceu nos países da América Latina.
Quem é de Natal sabe que a batalha do Midway é pra achar uma vaga no estacionamento kkkkkkk
Midway Mall kkkkkkk
Impossível acompanhar tanta informação tão rápido passadas
Midway!
We'll meet at midway, Naval war! 🤘
Um comentário de cultura! Alguém tinha que referenciar sabaton
It's a bomb-run day, it's the naval way
A blood-red sun is on the rise
Muito boa explicação, para quem viu o filme
Nunca pensei que um simples pedido de água poderia mudar uma guerra.! parabéns Nerdologia!
Excelente vídeo. Curto e preciso.
Aeeeeea excelente vídeo! Parabéns eu tava precisando ver um vídeo sobre a batalha de Midway agora vamos todos para o cinema assistir o filme?
Ótimo vídeo como sempre
mas no final o Filipe fala que a mais de 5 mil metros os navios afundados servem de moradia de peixes e corais, só um pequeno errinho ai, os corais não vivem nessa profundidade, se não me engano eles vivem na faixa da coluna d' água que ainda tem luz.
Bacana! Acho que agora irei ao cinema ver o filme! Valew!
O filme (Midway 2019) é incrível e retrata bem próximo a realidade ... Acabei de voltar do cinema kkkk
Fale sobre a batalha de little bighorn
Átila faz um nerdologia sobre a guerra civil americana por gentileza.
Fala sobre a operação condor na América do Sul
Fala sobre a batalha se guadaucanal
Enquanto eu assistia o documentário 2 Guerra em Cores da Netflix pensei: essa batalha de midway daria um belo filme...Mal sabia que na semana seguinte sairia o filme.
Jovem isso e a refilmagem,olha o original de 1976
ruclips.net/video/2CGbpbclYyQ/видео.html
Depois do filme de 76 não imaginaria que fizessem outro filme sobre essa épica batalha, e também fiquei surpreso de ver os primeiros trailers do filme novo, e pelo que vi, o filme é muito bom quanto aos efeitos especiais, mostrando o ataque a Pearl Harbor, o ataque do USS Enterprise e USS Hornet ao Japão com os B 25 e a batalha de Midawy, mostrando varios navios famosos japoneses como o IJN Akagi, se não me engano aparece o IJN Nagato ou um dos da classe Kongo, coisas que não apareceram no filme de 76, que alias tenho em DVD, muito bom, mas claro sem os maravilhosos efeitos especiais de agora hehehe.
@@joel13138 Sim, pretendo ir no cinema
Passei meu último final de semana vendo vídeos dessa Batalha aí do nada vocês postam vídeo relacionado. Muita coincidência
Posso sugerir uma coisa? Falem um pouco sobre a guerra Russo-Japonesa e como ela teve um certo impacto até hoje (as cidades do norte do japão tem placas em alfabeto cirílico)
Parabéns pelo excelente qualidade do trabalho!
Como eu esperei por esse vídeo ❤❤
visitei o uss midway em San Diego, California. eh um museu muito foda!
No fundo, no fundo, os almirantes Japoneses subestimaram o inimigo, e ao invés de irem comendo pelas beiradas, já que tinham ampla superioridade, resolveram decidir tudo num ataque só, e isso é tática, não estratégia, geralmente da muito errado!! Tem um documentário do Discovery se não me engano, que mostra passo a passo os erros Japoneses e o acertos (e até sorte) pois um avião patrulha Japonês sobrevoou a frota mas o céu estava com nuvens e não viu hehe!! E a decisão tiro no pé, foi a de atacar a ilha, além de deixar a frota desprotegida estavam armados com bombas, se ele tivesse dado a ordem de armar uma parte dos aviões com torpedos, talvez tivesse aniquilado a frota Americana e aí amigo, talvez a história da guerra e o mundo fosse outro hehe!! Valeu, Filipe e abração!
Fala sobre os Minutesman!
No aguardo do filme sobre a batalha de Midway
Muito bem explicado e detalhado Padrão nerdologia
Felipe, poderia continuar a "saga" e falar sobre o bombardeio de Dresden também? Acho que daria um capitulo interessante...
Falando em batalhas navais, façam um nerdologia sobre a batalha de Trafalgar, por favor.
Mais material sobre guerras e batalhas, é muito interessante.
Eu não sou um especialista, mas acho que a 5mil metros de profundidade não tem corais :P
A ideia desse brother pra conseguir descobrir a criptografia... Mano, que gênio, parece cena de anime
Fala sobre a resistência na França
Ótimo. Poderia fazer uma sobre Aníbal barca.
No filme de 2019 um comandante de um porta aviões japonês resolveu salvar a tripulação e afundar o navio. No entanto não havia necessidade dele morrer. Porém ele fica no navio enquanto outro navio japonês o afunda. Eu achei isso um exagero e na dúvida se isso aconteceu de fato.
A cena retratada no filme aconteceu na vida real, o contra-almirante Yamaguchi optou por afundar junto com seu navio. Acredito que por uma questão de tradição e de honra. Mas concordo com você, o filme possui alguns exageros.
Aconteceu sim , os japoneses apesar de estarem do lado errado da guerra , eram muito patriotas e preferiam a morte do que o rendimento ao inimigo
Filipe, ali no segundo 1:26, acredito que o mais correto seria falar "[...] melhorar o moral de suas tropas". A palavra moral tem significados diferentes dependendo do gênero, e quando se trata de ânimo, estado de espírito ou algo assim, usa-se o substantivo masculino.
Vide referência: dicionario.priberam.org/moral
Fala Felipe, video muito bom, adoro seu trabalho, gostaria de perguntar uma coisa, todas as guerras, batalhas e disputas militares tem no fundo um panorama econômico? O que quero saber é se sempre existe algum interesse econômico por trás da maior parte das disputas onde parte de populações e o nacionalismo das pessoas é envolvido.
EU AMO ESSE CANA!
Fala sobre as primeiras guerras
A imagem que vc usou do USS Lexington corresponde ao porta-aviões da classe Essex (que até hoje existe como navio-museu). O porta-aviões ao qual vc se refere é o USS Lexington CV-2, líder da própria classe. Este, sim, foi perdido na batalha do Mar de Coral.
Que video do caralho. Parabéns Filipe.
Excelente Aula de Esclarecimento Social.
Faz um vídeo sobre o general Douglas macarthur o flagelo dos japoneses...!!!
Séria foda
Eu amo navios por isso vou dar uma observação
Muitos conheçam a classe de encouraçados Yamato que foram construídas 2 naves o I.J.N Musashi e o I.J.N Yamato aí que vem um 3 navio de classe Yamato foi construído que se chamou I.J.N Shinano mas depois do Japão ter perdido 4 porta aviões na batalha de Midway eles converteram o casco do Shinano para ser um porta aviões muito top e lindo que foi afundado em 44 ou 45
- Tás ai
Ooow foooda demais mano, faz mais vídeos com o tema segunda guerra
Tanta gente perdeu a vida desnecessáriamente nessas guerras.
Desnecessáriamente ?
Faz um nerdologia sobre o Japão pós guerra
Pra quem assiste Dr. Stone, com esse episodio vai entender o por que o Senku acha criar radio mais importante do que armas.
Esperei alguma piada com o Shopping Midway aqui em Natal KKKKKKK
Belo conteúdo👏👏
Vi sobre essa batalha no documentário "As grandes batalhes da segunda guerra em cores" no Netflix. Muito bom. Mas tem que ter estomago pra ver tanta gente morta.
Principalmente no ep do ataque com bombas atômicas ao Japão. Aquilo é muito pesado
@@herbertbarbosa7994 Verdade. Os campos de concentração tbm são abomináveis.
Faz um vídeo sobre batalha de Poitiers?
Quando vai ter sobre a Guerra do Dominion, entre Federação-Klingons-Romulanos vs Dominion-Cardassia ?
Você já fez algum vídeo sobre a guerra da sessão americana?
O correto é Guerra da Secessão, e sim, há um Nerdologia sobre ela
Terceira vez que meu comentário aparece no Nerdologia! Eu sempre fico feliz quando isso acontece! Obrigado, Filipe!
Saiu o novo filme este mês nos cinemas deve ser bacana
Midway
É incrível, acabei de ver ... Vale a pena!
Algo interessante que não foi comentado que após os EUA afundarem os poetas aviões japoneses. Os aviões japoneses tiveram que aterrissar no mar, pois não tinham mais portas aviões, perdendo assim um número significativo de aviões, sem mesmo estar em combate.
Faz um vídeo sobre o apocalipse do desenho thunda o bárbaro
Ótimo vídeo, tenho uma dúvida Qual a diferença entre Ilha e Atol?
Faltou mencionar acerca do Yamato, maior navio da guerra e a diferença dos destroies, cruzadores e encouraçado
O Yamato foi um elefante branco, sem importância histórica.
Os Japoneses ficaram guardando ele para um "confronto final" , até que a vaca já estivesse no brejo, e quando perceberam isso enviaram numa missão suicidada impossível, com combustível só para ida. E assim ele só chegou no... fundo do mar.
Legal...😊😊😊 Gostei...😊😊😊 Para ficar mais engraçado só faltaram umas figurinhas do marinheiro Popeye... Foi uma aula muito útil. Obrigado. 😊.
faz um nerdologia sobre o coringaa, pff
A qualidade dos vídeos e informações são inquestionáveis, porém seria muito interessante focar na história do Brasil.
Nosso país tem uma história riquíssima e pouco conhecida, precisa ser valorizada.
O canal do Eduardo Bueno (Não Vai Cair no ENEM) foca somente em história brasileira. O canal do Icles (Leitura ObrigaHistória) também foca muito na história brasileira.
@@giovanifm1984 Assisto ambos, porém a qualidade gráfica deste canal é incomparável.
Díficl superar qualquer história da segunda guerra mundial
Excelente
Parabéns!
Muito bom!!!
O legal é que no começo ninguém acreditou que o alvo seria Midway, esse oficial da inteligência só conseguiu fazer essa pegadinha, pq burlou a cadeia de comando e falou diretamente com o comandante da Marinha, que não era burro nem nada, e autorizou a "isca" da mensagem de falta d'água.
Midway o filme é muito bom !!!
Para quem gosta de segunda guerra tem um documentário muito bom na NETFLIX
A importância dos porta-aviões foi demonstrada meses antes no ataque japonês aos navios símbolos da Marinha Britânica, na Malásia. O Prince of Wales e o Repulse foram os primeiros navios a serem afundados apenas por ataques aéreos em mar aberto. Não adiantava nada ter navios pesados sem apoio de um porta-aviões. Que só EUA e Japão tinham em quantidade suficiente.
No afundamento da Força Z, o HMS Prince of Wales e do HMS Repulse ,não foram usados porta-aviões.
Os aviões Japoneses, bombardeiros bi-motor Mitsubishi G3M, que afundaram estes navios estavam basedos na Indochina Francesa (atual Vietnam).
O porta-aviões inglês HMS Indomitable deveria estar escoltando o Prince of Wales e o Repulse, mas tinha encalhado no mar do Caribe, precisando de repatos e por isso não chegou a tempo.
Sem falar que apenas uns 3 navios americanos de maior porte foram afundados por aviões lançados de porta aviões após Pearl Harbor, era mais uma questão de como usar os aviões
Na verdade, batem na tecla que foi muita sorte ou azar tanto de um lado quanto de outro a batalha. Os americanos no primeiro momento não tinham os aviões certos para a missão e os aviões certos não encontraram os japoneses de imediato. Os japoneses ficaram na duvida se atacavam a ilha ou os navios e por isso o deck dos porta aviões tinham bombas e torpedos espalhados por todo o lugar . Ah, apesar de decodificar as msgs japonesas ficava na margem dos 20% o entendimento dos textos
procurem na netflix, "grandes momentos da segunda guerra mundial em cores", tem um EP completo sobre
varios erros operacionais do japao, e muita sorte dos EUA
Midway foi a "Morte da Marinha Imperial Japonesa".
7:28 overwatch intensifies
Peaky Blinders 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Canal top
A netflix colocou recentemente uma serie da segunda guerra mundial, o ep 4 é sobre a batalha de Midway, www.netflix.com/title/80989924
Faz um Nerdologia sobre a Independência do Haiti.
melhor video de historia.. lol
"Far from shore, a Pacific war
Bombs are falling from the skies
It's a bomb-run day, it's the naval way
A blood-red sun is on the rise"
Impossível não ir direto ouvir um Sabaton depois desse video rsrs
Sobre a segunda Klan, caso estejam um pouco mais curiosos pesquisem por "The Klan's Fight For Americanism" um texto escrito pelo então líder do grupo expondo sua maneira de pensar e como a KKK deveria agir contra os, que eles consideravam, inimigos do Americanismo: judeus, imigrantes, negros,católicos e etc.