Todo Mundo Odeia o Chris, episódio 35, 2ª temporada: Diretor Edwards: "Muito bem turma, vou aplicar um teste sobre Pearl Harbour..." Chris: "O que? A senhorita Morello não avisou sobre esse teste". Diretor Edwards: "Considere uma surpresa, como Pearl Harbour".
Cara, Pearl Harbour era o que os Estados Únidos precisava infelizmente para entrar na guerra, Roosevelt já ajudava Churchill e estava louco pra entrar na guerra. No entanto, devido as diversas baixas e perdas da última guerra, e como foi muito recente somente 20 anos de diferença do começo de uma e o fim da outra muitos americanos não queriam passar por aquilo de novo, então pearl harbour foi só o estopim que era necessário para os americanos ficarem com ódio e se empenharem no esforço de guerra.
@@Akekiko2009madrugada verdade os USA já ajudava a Inglaterra e Rússia na época , com envio de armas, suprimentos, e até mesmo tanques de guerra , caminhões etc ! Porém depois do ataque do Japão a base naval americana foi o estopim pra início da guerra americana de verdade
@@Akekiko2009madrugada o Dia D foi início da guerra americana , o maior invasão anfíbia do mundo , com aproximadamente 160 mil homens os USA desembarcava na praia de Omaha no litoral francês pra mostrar a Hitler como se faz uma guerra ! O resto é história
Sugestão: Nerdologia sobre o "imposto", quando no momento da história da humanidade as sociedades organizadas passaram a oficializar através de documento a cobrança de parte da renda ganha ou parte de bens adquiridos ou bens que apenas continuaram na posse do individuo naquele ano, ou apenas em troca de serviços prestados pela instituição que governava. Como eram revertidos em prol da população (se realmente eram revertidos) e se existiam organizações criadas apenas para arrecadar, fiscalizar a arrecadação e gerir esses recursos antigamente do tamanho e complexidade das de hoje em dia. Qual era realmente a carga tributaria imposta no período feudal pelos senhores, ou reis aos seus súditos. E quais as penas registradas em caso de inadimplência e/ou mau uso desses recursos nas diversas épocas da história.
8:07 Essa possibilidade de escolha quanto ao regime de Governo foi estabelecida pela Assembleia Constituinte brasileira, no ADCT (ato das disposições constitucionais transitórias), assinado em 1988, o qual prevê, em seu artigo 2º, que a própria população poderia escolher no ano de 1993 a forma de Governo que melhor se ajustasse à vontade do povo. Isso ficou determinado por aqueles homens reunidos em razão de um sentimento de que o povo brasileiro jamais havia podido decidir sobre como as coisas deveriam funcionar, uma vez que antes tudo havia sido imposto.
Estou começando a gostar bastante do seu canal, muito bom.. só uma observação, EUA sabiam sim sobre o ataque, só não sabiam onde ele seria realizado.. foi só em Midway que o EUA quebrou o código japonês..
1ª quarta-feira do mês: Nerdologia linguística. 2ª quarta-feira do mês: Nerdologia psicologia. Penúltima quarta do mês: Nerdologia engenharia. 3ª quarta de meses com 5 quartas: Algo especial.
Quando a gente tem uma minima noção do assunto, o vídeo fica bem mais interessante. Estudei recentemente sobre o assunto, e lembre de vir aqui dar um nova olhada, me surpreendendo como as coisas se encaixam.
Fala sobre os crimes de guerras japoneses em um vídeo específico, em especial sobre a Unidade 731, tem dois filmes bem brutais sobre o assunto: Philosophy of a Knife e Men Behind the Sun.
nos meus tempos de escola teve apenas um trabalho que eu realmente me interessei em fazer e que eu estava realmente afim de falar, que foi sobre batalhas na segunda guerra, um trabalho em dupla que cada um escolhia uma batalha pra falar, eu fiquei doido pra falar da batalha que mais gosto da segunda guerra (se é que se pode falar isso) que é a batalha do mar de coral, mas infelizmente eu n consegui falar dela, isso pq o meu parceiro da dupla falou de duas batalhas e eu n pude falar da minha (isso pq a batalha que ele escolheu tinha outra logo em seguida ai ele falou das duas) e eu fiquei deveras triste por n ter falado dessa batalha, e tbm pq eu teria sido o único da sala a falar sobre uma batalha naval. agora depois de toda essa historia eu queria pedir um nerdologia da batalha do mar de coral. n deve ser só eu que quer ver vc falando disso filipe.
Sugestão: Nerdologia sobre a "classe" dos comerciantes ao longo da história. Sua contribuição na ligação entre as diversas culturas e povos distantes da antiguidade. Sua representatividade dentro das diversas formas de governo. As maiores rotas comerciais e seus perigos. Porque todo mundo queria ir para as Índias? Mudanças ao longo da história nas formas como se transportar grandes quantidades de mercadorias deste a época do Egito até os dias atuais. As compras e as vendas mais inusitadas. Problemas com legislação e/ou moedas de cada locais. O comercio de mercadorias virtuais. O que poderia (além do turismo) manter esse impeto e direciona-lo para o espaço, ou seja, o que teríamos somente no espaço que fosse justificado o valor do frete? O que nossa civilização poderia oferecer (além de virgens em sacrifício) caso se abra uma rota para comercio com uma civilização muito mais avançada que a nossa, citando exemplos onde já tenham ocorrido relações entre duas civilização onde uma era consideração mais evoluída e outra era considerada primitiva na história da humanidade, o que aconteceu com ambas essas civilizações?
Esse canal, é um dos mellhores do RUclips, ta doido! muita informação qualidade que esses rapazes passam para nós! Parabéns a toda a Equipe! Felipe! que tal fazer para nós também, um Nerdologia História de Chernobyl?
Senti falta no vídeo de uma discussão, mesmo que breve, da relação entre o ataque de Pearl Harbor e as Bombas atômicas lançadas no Japão ao final da guerra. Não sei se nesse vídeo daria tempo, mas fica a sugestão para vídeos futuros. Ótimo vídeo!
Impressionante. Parabéns pela explanação... Mas, fiquei com a impressão que faltou explicar o motivo do Japão não ter feito o acordo e declarado guerra à União Soviética. Deve ser p gerar expectativa p os próximos episódios.....
Essa teoria do EUA já saber dos ataques é muito boa, principalmente quando se sabe da origem dessa ideia de nunca ser o primeiro a atacar, mas sempre esperar que aconteça algo premeditado para ter a opinião pública do seu lado.
Sugestão para um Nerdologia sobre comportamento: Procuro por uma analise psicológica sobre um episódio de Clarêncio, o Otimista. Aquele que ele perde o recreio enquanto tentava brincar com um boneco chamado amiguinho. Ai depois ele muda completamente de personalidade. E o final parece até ser uma versão alternativa de um final verdadeiro que deveria ter sido mais sombrio; acho que ele foi trocado por algo mais suave.
Não tem vestígio historico. Atlantida é so lenda, é equivalente as teorias da conspiração dos ets visitando a terra, da existencia de dragoes e etc... So existem mil interpretações direcionadas a favorecer a lenda (e, com a força da interpretação, vc consegue fazer teoria com praticamente o que vc quiser que tenha existido) mas evidencia completamente zero.
KAOR40 kkk por isso mesmo é interessante, pois grande parte do público do nerdologia é jovem, e ainda mais, curiosos, então, acredito que seja um bom tema. mas para o atila
Pessoal do Nerdologia, parabéns pelos vídeos, estão muito bons! Gostaria de saber com mais clareza sobre a guerra na Síria, com certeza vocês fariam um ótimo trabalho!
O que também aquele vídeo não conta, é que antes da Independência Brasileira, nossa economia era similar a dos EUA, e quando da Proclamação da República ela era praticamente a mesma. Durante todo o Império, a economia brasileira cresceu irrisoriamente. 70 anos "parados" no tempo.
***** a Primeira República, principalmente durante a Primeira Grande Guerra, teve forte industrialização no país, até meados de 1930 quando os efeitos da Crise de '29 chegaram até nós. Há muitos e muitos mitos sobre o Império, principalmente econômicos, onde D. Pedro orgulhava-se do Brasil ter apenas "12 empresas SA", sendo que para empreender no Império, era necessário várias autorizações do "Conselho do Estado" e todos sabemos que a que interesses servem "conselhos" em geral. Não havia como o capitalismo prosperar no Império, de nenhuma maneira. Nem a obtenção de crédito era uma tarefa simples para um empreendedor, investidor ou industrial.
Golden Face isso não é importante. Só um fato, Ruy Barbosa no primeiro dia ter revogado a necessidade de autorização imperial para criação de empresas, já foi suficiente para nascer um capitalismo de verdade no Brasil, ou ao menos foi o pontapé inicial. Foi a melhor das medidas em décadas, séculos eu diria, para o país.
Só sei que já estou Ansioso para o EP 200 que vai ser uma Terça Feira. Bem que Podia Rolar um Crossover do Felipe com o Atila né. Muito bom o tema de hoje.
Fantástico Felipe, parabéns mais uma vez. Cara, será que você e o Átila não dariam umas dicas de como vcs pesquisam pra contar essas histórias desse jeito tão legal? Muita gente aqui é estudante (eu sou de história), apenas algumas dicas para melhorarmos nossas apresentações. Valeu e parabéns pelo trabalho mais uma vez.
(6:10) - Há uma teoria de que os EUA conheciam a codificação das mensagens japonesas e propositalmente retiraram os porta-aviões de Pearl Harbour, mas deixaram poucos encouraçados e cruzadores já em fim de comissionamento
Não não meu amigo essa teoria foi apenas para afagar o alto ego dos americanos ... Foi totalmente de surpresa ... Não foi a toa que marinheiros negros que eram cozinheiros foram coroados.... Foram 3000 mortes...
Assisti ao filme "Pearl Harbor" na sala de aula, foi uma boa história com ação e o professor explicou um pouco da história do ataque e do estilo musical da época.
@Thiago Elias Aquele que matou muita gente, exilou pessoas, oprimiu populações e era incontestável? Joguei isso no google e apareceu 'Ditadura Militar brasileira e seus bolsominions'.
acho o Felipe não vai fazer esse porque ele já fez um fronteiras invisíveis do futebol sobre cuba onde ele falou um pouco sobre a história de Fidel, também tem o xadrez verbal da semana passada que ele falou mais sobre a história do mesmo
Não foi certo o ataque a pearl Harbor, porém não foi mais certo ainda os EUA ter jogado a bomba em uma cidade sem fins militares. Isso que ferrou... Bom, é complicado. E o número de mortos nem se compara tb. Claro, isso só comprova que guerra é desnecessária. Se os militares do Japão tivessem cedido a trégua, nada disso teria acontecido.
@@MsPistoler O Japão se recusava a se render, teve oque mereceu, além de que o exército japonês cometeu diversas atrocidades em áreas dominadas, principalmente na China, se não me engano, cerca de 300 mil chinesas foram estupradas, e no total +-20 milhões de chineses foram mortos em toda a guerra
Tenho um amigo que deprecia o Nerdologia por trazer explicações "rasas e sem sentido e que não podem ser levadas em consideração em debates". Bom, mesmo eu explicando pra ele que é impossível abranger temas longos, eu falo que é apenas um "ponto inicial" de pesquisas, e que as fontes que os videos dão podem ser sim usados em debates. Mas como ele é sólido nessa afirmação dele, eu deixo pra lá. Afinal, seria como um professor de faculdade dá todo o assunto do curso em apenas um dia. E ele não entende isso.
Gabriel Cândido eu sei disso. O que venho a dizer é que ele é do tipo que deprecia alguma informação, da qual não é do agrado dele, ou que esclareça algo que pra ele é verdade. Como no caso dele ser de igreja e depreciar o evolucionismo em prol do Criacionismo. Além de afirmar que Evolucionismo é coisa de "ateu".
Accelluter Esse tipo de gente eu nem perco tempo. Claro, exceto se for daqueles 'leigos' e apenas dizem por dizer, mas se vc apresenta argumentos convincentes ele pode até mudar de ideia, mas no mínimo refletir. Por exemplo, tem uma onda de pessoas que são anti-vaxxers (Contra vacinas) por 'n' motivos, seja por boatos, teoria da conspiração, senso comum, religoso (HPV para meninas crianças)... Esses que estão com a opinião formada, nem perco tempo. Mas o que eu 'perco tempo' são com os leigos (q são maioria) que ficam na dúvida se vacinam ou não.
Gabriel Cândido ele era até que sensato, mas depois que entrou pra igreja do Malafaia (não lembro o nome agora), ele mudou. Agora prega que o Brasiltava melhor com os militares, e a religião deveria ser a base de tudo. Até vai votar no Bolsonaro, pois agora que ele se "converteu", isso o tornou um candidato melhor para o "povo de Deus". Ou seja, a religião tornou ele um mente fechada e não mais lógico.
Accelluter É... Isso pode ser uma das consequências da religião. Mas o máximo que podemos fazer, é deixar pra lá e, quem sabe, torcer que não se reproduza hue
Existe um documentário da BBC sobre impérios africanos, muito bom. Tem dublado e legendado. Mas impérios africanos é bem difícil mesmo, nem nas livrarias eu consigo achar algo bom, imagina aqui no RUclips. A galera deixa muito a desejar :(
Xadrez verbal é muito bom, mas infelizmente é um conteúdo mais extenso, e ultimamente tenho tido pouquissimo tempo, por isso o formato do nerdologia tem me alcançado mais.
Emenda esse Nerdologia com um sobre a FEB e a FAB. Vamos falar dos nossos heróis que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Eles merecem essa singela homenagem.
Será q o Nando Moura se arrisca a responder essa afronta a marinha imperial do Brasil. kkkkkkkkk Sugestão de vídeo: Brasil império, pontos fortes e fracos.
1º - De acordo com o livro "Da armada real para a marinha Imperial" (livro escrito por almirantes portugueses e brasileiros), a marinha imperial começou em 1822 com 15 navios que "herdou" de Portugal, 4 anos mais tarde, em 1826, amarinha imperial ja possuía 120 navios de guerra, quando o Imperador Dom Pedro II assumiu em 1840 o Brasil tinha 90 navios de guerra. 2º - A marinha Imperial comprava navios de fora e construía navios nacionais tb, durante os 49 anos do segundo reinado (1840 a 1889) o arsenal da marinha no RJ construiu e lançou 42 navios de guerra, de 1880 a 1890 (10 anos) esse estaleiro lançaria 10 navios, 3 cruzadores (um deles o maior navio militar construído no Brasil ate hoje) e 7 canhoneiras, isso tudo so no arsenal do Rio, o Império ainda tinha arsenal na Bahia, Pernambuco, Pará e Mato Grosso. 3º - O maior navio de guerra construído ate hoje no Brasil foi o cruzador tamandaré, pesava (4.500) toneladas, teve sua construção iniciada em 1884 e foi incorporado a marinha em 1890, 130 anos de republica e nada maior que isso foi construído para nossa marinha. 4º - Esse termo, marinha de águas marrons, foi usada de forma errada, não significa marinha de rios, esse termo se refere a uma marinha pequena e mal equipada, a marinha brasileira hoje e uma marinha de águas marrons. 5º - No estrangeiro o Brasil comprava o que havia de melhor, alem dos ja conhecidos encouraçados Riachuelo e Aquidabã (6.000) toneladas, um outro bom exemplo e o independência (1874), foi o maior navio de torre de sua época, pesava (9.000) toneladas e foi construído pelos os ingleses, em quanto o navio estava em teste de mar a a guerra Russo-Turca explodiu e Inglaterra, acreditando que entraria em guerra tratou de aumentar sua marinha, um dos navios comprados foi o independência, o navio foi comprado por nos por 370.000 e foi vendido para os ingleses por 600.000. A década de 1860, 1870 e 1880 o Brasil compraria dezenas de navios da França e Inglaterra . 6º - Falar que a marinha imperial era uma marinha rios e um atentado a qualquer um que tenha cérebro, desde quando navios de 2 mil, 4 mil e 6 mil são navios de rios? somente alguém que não conhece assuntos militares para falar uma coisa dessas. Por fim, a marinha imperial foi o apogeu de nossa marinha, com a republica (1889) e a revolta da armada (1893) a marinha passaria a ser vista como uma instituição não confiável pelos republicanos golpistas, essa visão transformaria a marinha para sempre, so para comparar, em quanto no segundo reinado o arsenal da marinha no RJ (principal arsenal) lançou 42 navios de guerra, na republica, nos primeiros 47 anos (1890 a 1937) o arsenal da marinha RJ não lançaria nenhum navio, esse quadro começaria a mudar somente em com a ditadura do estado novo (1936) mas a marinha imperial nunca mais seria o que foi no império. O historiador Laurentino Gomes, autor dos Livros "1808", "1822", "1889" e "Escravidão" disse; "O império tinha uma visão estratégica bastante ambiciosa a respeito da posição do Brasil no mundo. Até as vésperas da Proclamação da República, a Marinha brasileira era uma das mais bem equipadas, treinadas e respeitadas do hemisfério ocidental. Infelizmente, parte dessa visão se perdeu ao longo da história republicana. O Brasil se resignou a um papel menor no mundo". Nunca saberemos a posição da marinha no mundo, o que sabemos, e que o apogeu de nossa marinha foi no Império do Brasil.
Vamos usar o (BRASSEY'S ANNUAL) e vamos comparar, O Brassey's Annual de 1887 é um livro que procurou reunir uma grande quantidade de informações sobre assuntos navais, que haviam sido anteriormente obtidos somente através de consultas numerosas e publicações e principalmente de fontes estrangeiras, foi publicado anualmente até 1992, e a partir dele vemos que o império do Brasil em 1887 tinha 63 navios de guerra divididos em: 4 - Turret ships: Riachuelo, Aquidabã , Solimões, Javary. 4 - Coast Service: Maris-e-Brarros, Lima-Barros, Brasil, Bahia. 1 - Central Battery: Sete de Setembro. 3 - River Monitor: Rio Grande, Piaui, Alagoas. 4 - Corvette: Vital de Oliveira, Parnahyba, Nitcheroy, Guanabara. 4 - Cruiser: Almirante barroso, Imperial Marinheiro, Primeiro de Março, trajano. 1 - Gun Vessel: Rio Sado. 5 - Double Screw Gunboat: Guarany, Forte de Coimbra, Iniciadora, Pedro Affonso, Traripe. 5 - River Service Gunboat: Cabedello, Camocim, Cananéa, Carioca, Marajó. 6 - Paddle Gunboat: Braconnot, grennhalgh, Henrique Martins, Lamego, Manaus, Taquary. 6 - Paddle Steamers: Amazonas, Felipe Camarão, Fernandes Vieira, Henrique Diaz, Paraense, Tramandahy, Vital de Negreiros. 4 - Torpedo Boats First-Class 16 - Training and Harbour Ships and Transports. _ Um detalhe a partir do Brassey's Annual é possível ver que o Império do Brasil possuía os navios de guerra mais poderosos das Américas os COURAÇADOS RIACHUELO E AQUIDABÃ. _ ENTRETANTO; Isso são os números totais, para o Brassey's e especificamente nessa época os antigos navios de madeiras começam a ser abandonados e trocados por unidades mistas ou totalmente de ferro e aço o que importa aqui são os Navios com Couraça de Ferro os (ARMOURED SHIPS) sendo que esses tipos de navios definiam as potências navais e tinham AMPLA VANTAGEM contra navios sem armadura (UNARMOURED SHIPS), ou seja: O IMPÉRIO DO BRASIL só tinha 12 (e só 2 modernos lançados após 1880, o Riachuelo e o Aquidabã). A DINAMARCA tinha 11 (2 modernos lançados um em 1880 e outro em 1885 e esse dois vinham com lançadores de torpedo mas nenhum supera o Riachuelo e Aquidabã, ). A ÁUSTRIA tinha 14, (apenas 1 moderno lançado após 1880 o Riachuelo supera todos eles além de nenhum couraçado austríaco possui tubos lançadores de torpedos). A SUÉCIA tinha 15 navios couraçados (somente um foi lançado após 1880, poucos navios suecos perdem para o Riachuelo na blindagem das suas torretas, porém, o Riachuelo supera todos os navios suecos no armamento). A HOLANDA tinha 23 couraçados, sendo que todos foram lançados antes de 1880, de todos o mais forte era o HNLMS Koning der Nederlanden sendo que ele ainda era inferior que o Riachuelo tanto na blindagem quanto no armamento, e uma vantagem a mais, o Riachuelo e Aquidabã vinham equipados com 5 tubos lançadores de torpedo). A TURQUIA tinha 18 couraçados (Um lançado depois de 1880, o único que poderia combater o Riachuelo era o ironclad Mesudiye, mas só havia um e o Riachuelo o superava em velocidade e nos lançadores de torpedo sendo que nenhum dos navios turcos tinham tubos lançadores de torpedo). A ESPANHA tinha 8 navios couraçados (apenas 1 moderno lançado após 1880 e esse vinha com tubos lançadores de torpedo). PORTUGAL Só tinha apenas 1 navio couraçado lançado em 1876, nada perto do Riachuelo e o Aquidabã. OS EUA tinha 21 navios couraçados (5 foram reconstruídos em 1883, nenhum navio americano individualmente supera o Riachuelo ou o Aquidabã na blindagem, a classe Amphitrite iguala o Riachuelo no armamento com seus 4 canhões de 10 polegadas e tanto o Riachuelo quanto o Aquidabã são mais poderosos do que todos os navios Blindados dos EUA é nenhum dos couraçados americanos tinha lançadores de torpedo sendo que o Riachuelo e o Aquidabã vinham equipados com 5 lançadores de torpedo). A RÚSSIA tinha 42 navios couraçados (mas apenas 7 eram modernos lançados após 1880 os outros eram obsoletos das décadas de 1860 e 1870). A ITÁLIA tinha 21 couraçados (sendo 5 lançados após 1880 e outros três ainda em construção). A ALEMANHA tinha 25 encouraçados (sendo 5 lançados após 1880. (destaque para a moderna classe de ironclads Sachsen). Fora isso boa parte dos seus encouraçados eram canhoneiras couraçadas, não eram tão obsoletas mas tinham grande poder de fogo. Os 4 ironclads da classe Sachsen tinham uma blindagem menor que o Riachuelo e o Aquidaban, porém seu armamento era mais pesado, 6 canhões de 10 polegadas). A FRANÇA possuía 63 navios couraçados (o mesmo que toda a marinha imperial) e outros 112 navios mistos e de madeira. O REINO UNIDO possuía 69 navios couraçados e outros 115 navios mistos e de madeira. _ A Partir do Brassey's Annual as potências navais eram: 1- Reino Unido; 2- França; 3- Rússia; 4- Alemanha; 5- Itália; 6- Império do Brasil; 7- Dinamarca; 8- Espanha; 9- Holanda; 10- Turquia; 11- Áustria; e 12- EUA. _ Obs: Tanto o Riachuelo e o Aquidabã eram mais poderosos dos que os ARMOURED SHIPS dos EUA, e ainda segundo este anuário, tinha navios na frota dos EUA que ainda estavam em construção que foram entregues a frota dos EUA muito depois de 1887, além disso, a frota total dos EUA muitos navios estavam desatualizados e alguns obsoletos tanto o Riachuelo quando o Aquidabã era superiores que os navios da frota dos EUA. Após a introdução do Couraçado Riachuelo Pelo Império do Brasil o Sr. Hilary A. Albert, chefe do (House Naval Affairs Committee), alertando o congresso americano em 1883 comentou: (Se toda essa nossa marinha velha fosse colocada em um arranjo de batalha no meio do oceano e confrontados com o Riachuelo é duvidoso que uma única embarcação portando a bandeira americana voltasse ao porto). usnhistory.navylive.dodlive.mil/2013/11/18/remember-the-maine-a-first-of-its-kind-warship/
@@pliniocarvalho6288 e tem um livro do Arthur Diaz onde na Pg 70 do livro diz que o Império do Brasil era a sexta potência naval do mundo em (1872). e o livro pode ser baixado no site do senado federal www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/227400
Muito obrigado por atender meu pedido sobre nerdologia no Japão, sei que não foi direcionado pra mim especificamente e sei que é só um pincelada no que ainda vai vir, mas ainda agradeço. Vale lembrar que essa brutalidade não fica só por parte do estupro como também matavam mulheres e crianças brutalmente e essa rixa com a China sempre teve assim como também atacavam terror na Korea. Essa parte do "Tora! Tora! Tora!" me lembrou de um episódio recente de Drifters, muito bom o anime e ele ainda contém algumas referencias históricas que você estúdio 42 podem usar como imagem.
1º - De acordo com o livro "Da armada real para a marinha Imperial" (livro escrito por almirantes portugueses e brasileiros), a marinha imperial começou em 1822 com 15 navios que "herdou" de Portugal, 4 anos mais tarde, em 1826, amarinha imperial ja possuía 120 navios de guerra, quando o Imperador Dom Pedro II assumiu em 1840 o Brasil tinha 90 navios de guerra. 2º - A marinha Imperial comprava navios de fora e construía navios nacionais tb, durante os 49 anos do segundo reinado (1840 a 1889) o arsenal da marinha no RJ construiu e lançou 42 navios de guerra, de 1880 a 1890 (10 anos) esse estaleiro lançaria 10 navios, 3 cruzadores (um deles o maior navio militar construído no Brasil ate hoje) e 7 canhoneiras, isso tudo so no arsenal do Rio, o Império ainda tinha arsenal na Bahia, Pernambuco, Pará e Mato Grosso. 3º - O maior navio de guerra construído ate hoje no Brasil foi o cruzador tamandaré, pesava (4.500) toneladas, teve sua construção iniciada em 1884 e foi incorporado a marinha em 1890, 130 anos de republica e nada maior que isso foi construído para nossa marinha. 4º - Esse termo, marinha de águas marrons, foi usada de forma errada, não significa marinha de rios, esse termo se refere a uma marinha pequena e mal equipada, a marinha brasileira hoje e uma marinha de águas marrons. 5º - No estrangeiro o Brasil comprava o que havia de melhor, alem dos ja conhecidos encouraçados Riachuelo e Aquidabã (6.000) toneladas, um outro bom exemplo e o independência (1874), foi o maior navio de torre de sua época, pesava (9.000) toneladas e foi construído pelos os ingleses, em quanto o navio estava em teste de mar a a guerra Russo-Turca explodiu e Inglaterra, acreditando que entraria em guerra tratou de aumentar sua marinha, um dos navios comprados foi o independência, o navio foi comprado por nos por 370.000 e foi vendido para os ingleses por 600.000. A década de 1860, 1870 e 1880 o Brasil compraria dezenas de navios da França e Inglaterra . 6º - Falar que a marinha imperial era uma marinha rios e um atentado a qualquer um que tenha cérebro, desde quando navios de 2 mil, 4 mil e 6 mil são navios de rios? somente alguém que não conhece assuntos militares para falar uma coisa dessas. Por fim, a marinha imperial foi o apogeu de nossa marinha, com a republica (1889) e a revolta da armada (1893) a marinha passaria a ser vista como uma instituição não confiável pelos republicanos golpistas, essa visão transformaria a marinha para sempre, so para comparar, em quanto no segundo reinado o arsenal da marinha no RJ (principal arsenal) lançou 42 navios de guerra, na republica, nos primeiros 47 anos (1890 a 1937) o arsenal da marinha RJ não lançaria nenhum navio, esse quadro começaria a mudar somente em com a ditadura do estado novo (1936) mas a marinha imperial nunca mais seria o que foi no império. O historiador Laurentino Gomes, autor dos Livros "1808", "1822", "1889" e "Escravidão" disse; "O império tinha uma visão estratégica bastante ambiciosa a respeito da posição do Brasil no mundo. Até as vésperas da Proclamação da República, a Marinha brasileira era uma das mais bem equipadas, treinadas e respeitadas do hemisfério ocidental. Infelizmente, parte dessa visão se perdeu ao longo da história republicana. O Brasil se resignou a um papel menor no mundo". Nunca saberemos a posição da marinha no mundo, o que sabemos, e que o apogeu de nossa marinha foi no Império do Brasil.
Vamos usar o (BRASSEY'S ANNUAL) e vamos comparar, O Brassey's Annual de 1887 é um livro que procurou reunir uma grande quantidade de informações sobre assuntos navais, que haviam sido anteriormente obtidos somente através de consultas numerosas e publicações e principalmente de fontes estrangeiras, foi publicado anualmente até 1992, e a partir dele vemos que o império do Brasil em 1887 tinha 63 navios de guerra divididos em: 4 - Turret ships: Riachuelo, Aquidabã , Solimões, Javary. 4 - Coast Service: Maris-e-Brarros, Lima-Barros, Brasil, Bahia. 1 - Central Battery: Sete de Setembro. 3 - River Monitor: Rio Grande, Piaui, Alagoas. 4 - Corvette: Vital de Oliveira, Parnahyba, Nitcheroy, Guanabara. 4 - Cruiser: Almirante barroso, Imperial Marinheiro, Primeiro de Março, trajano. 1 - Gun Vessel: Rio Sado. 5 - Double Screw Gunboat: Guarany, Forte de Coimbra, Iniciadora, Pedro Affonso, Traripe. 5 - River Service Gunboat: Cabedello, Camocim, Cananéa, Carioca, Marajó. 6 - Paddle Gunboat: Braconnot, grennhalgh, Henrique Martins, Lamego, Manaus, Taquary. 6 - Paddle Steamers: Amazonas, Felipe Camarão, Fernandes Vieira, Henrique Diaz, Paraense, Tramandahy, Vital de Negreiros. 4 - Torpedo Boats First-Class 16 - Training and Harbour Ships and Transports. _ Um detalhe a partir do Brassey's Annual é possível ver que o Império do Brasil possuía os navios de guerra mais poderosos das Américas os COURAÇADOS RIACHUELO E AQUIDABÃ. _ ENTRETANTO; Isso são os números totais, para o Brassey's e especificamente nessa época os antigos navios de madeiras começam a ser abandonados e trocados por unidades mistas ou totalmente de ferro e aço o que importa aqui são os Navios com Couraça de Ferro os (ARMOURED SHIPS) sendo que esses tipos de navios definiam as potências navais e tinham AMPLA VANTAGEM contra navios sem armadura (UNARMOURED SHIPS), ou seja: O IMPÉRIO DO BRASIL só tinha 12 (e só 2 modernos lançados após 1880, o Riachuelo e o Aquidabã). A DINAMARCA tinha 11 (2 modernos lançados um em 1880 e outro em 1885 e esse dois vinham com lançadores de torpedo mas nenhum supera o Riachuelo e Aquidabã, ). A ÁUSTRIA tinha 14, (apenas 1 moderno lançado após 1880 o Riachuelo supera todos eles além de nenhum couraçado austríaco possui tubos lançadores de torpedos). A SUÉCIA tinha 15 navios couraçados (somente um foi lançado após 1880, poucos navios suecos perdem para o Riachuelo na blindagem das suas torretas, porém, o Riachuelo supera todos os navios suecos no armamento). A HOLANDA tinha 23 couraçados, sendo que todos foram lançados antes de 1880, de todos o mais forte era o HNLMS Koning der Nederlanden sendo que ele ainda era inferior que o Riachuelo tanto na blindagem quanto no armamento, e uma vantagem a mais, o Riachuelo e Aquidabã vinham equipados com 5 tubos lançadores de torpedo). A TURQUIA tinha 18 couraçados (Um lançado depois de 1880, o único que poderia combater o Riachuelo era o ironclad Mesudiye, mas só havia um e o Riachuelo o superava em velocidade e nos lançadores de torpedo sendo que nenhum dos navios turcos tinham tubos lançadores de torpedo). A ESPANHA tinha 8 navios couraçados (apenas 1 moderno lançado após 1880 e esse vinha com tubos lançadores de torpedo). PORTUGAL Só tinha apenas 1 navio couraçado lançado em 1876, nada perto do Riachuelo e o Aquidabã. OS EUA tinha 21 navios couraçados (5 foram reconstruídos em 1883, nenhum navio americano individualmente supera o Riachuelo ou o Aquidabã na blindagem, a classe Amphitrite iguala o Riachuelo no armamento com seus 4 canhões de 10 polegadas e tanto o Riachuelo quanto o Aquidabã são mais poderosos do que todos os navios Blindados dos EUA é nenhum dos couraçados americanos tinha lançadores de torpedo sendo que o Riachuelo e o Aquidabã vinham equipados com 5 lançadores de torpedo). A RÚSSIA tinha 42 navios couraçados (mas apenas 7 eram modernos lançados após 1880 os outros eram obsoletos das décadas de 1860 e 1870). A ITÁLIA tinha 21 couraçados (sendo 5 lançados após 1880 e outros três ainda em construção). A ALEMANHA tinha 25 encouraçados (sendo 5 lançados após 1880. (destaque para a moderna classe de ironclads Sachsen). Fora isso boa parte dos seus encouraçados eram canhoneiras couraçadas, não eram tão obsoletas mas tinham grande poder de fogo. Os 4 ironclads da classe Sachsen tinham uma blindagem menor que o Riachuelo e o Aquidaban, porém seu armamento era mais pesado, 6 canhões de 10 polegadas). A FRANÇA possuía 63 navios couraçados (o mesmo que toda a marinha imperial) e outros 112 navios mistos e de madeira. O REINO UNIDO possuía 69 navios couraçados e outros 115 navios mistos e de madeira. _ A Partir do Brassey's Annual as potências navais eram: 1- Reino Unido; 2- França; 3- Rússia; 4- Alemanha; 5- Itália; 6- Império do Brasil; 7- Dinamarca; 8- Espanha; 9- Holanda; 10- Turquia; 11- Áustria; e 12- EUA. _ Obs: Tanto o Riachuelo e o Aquidabã eram mais poderosos dos que os ARMOURED SHIPS dos EUA, e ainda segundo este anuário, tinha navios na frota dos EUA que ainda estavam em construção que foram entregues a frota dos EUA muito depois de 1887, além disso, a frota total dos EUA muitos navios estavam desatualizados e alguns obsoletos tanto o Riachuelo quando o Aquidabã era superiores que os navios da frota dos EUA. Após a introdução do Couraçado Riachuelo Pelo Império do Brasil o Sr. Hilary A. Albert, chefe do (House Naval Affairs Committee), alertando o congresso americano em 1883 comentou: (Se toda essa nossa marinha velha fosse colocada em um arranjo de batalha no meio do oceano e confrontados com o Riachuelo é duvidoso que uma única embarcação portando a bandeira americana voltasse ao porto). usnhistory.navylive.dodlive.mil/2013/11/18/remember-the-maine-a-first-of-its-kind-warship/
Sou muito fã do canal... o conheci quando tava começando ainda, lá no 10º vídeo! Eu adorei a ideia de Nerdologia de história! Tenho 1 sugestão e curiosidade... como funciona, do que é feita, quais os tipos, durabilidade, quando foi criada a máscara de gás? Um abraço... pro Felipe e pro Átila e claro, pro pessoal que produz os vídeos em off! =) Grato!!!
Uma coisa é aprender errado na INTERNET que a marinha do Brasil era uma das maiores no Império, outra coisa é como eu, que aprendeu errado pelo PROFESSOR de história que a marinha era uma das maiores.
@@JoaoVictor-jl6tq "O império tinha uma visão estratégica bastante ambiciosa a respeito da posição do Brasil no mundo. Até as vésperas da Proclamação da República, a Marinha brasileira era uma das mais bem equipadas, treinadas e respeitadas do hemisfério ocidental. Infelizmente, parte dessa visão se perdeu ao longo da história republicana. O Brasil se resignou a um papel menor no mundo" Historiador Laurentino Gomes Mongolice é não conhece a historia do próprio país, a própria historia.
Vamos usar o (BRASSEY'S ANNUAL) e vamos comparar, O Brassey's Annual de 1887 é um livro que procurou reunir uma grande quantidade de informações sobre assuntos navais, que haviam sido anteriormente obtidos somente através de consultas numerosas e publicações e principalmente de fontes estrangeiras, foi publicado anualmente até 1992, e a partir dele vemos que o império do Brasil em 1887 tinha 63 navios de guerra divididos em: 4 - Turret ships: Riachuelo, Aquidabã , Solimões, Javary. 4 - Coast Service: Maris-e-Brarros, Lima-Barros, Brasil, Bahia. 1 - Central Battery: Sete de Setembro. 3 - River Monitor: Rio Grande, Piaui, Alagoas. 4 - Corvette: Vital de Oliveira, Parnahyba, Nitcheroy, Guanabara. 4 - Cruiser: Almirante barroso, Imperial Marinheiro, Primeiro de Março, trajano. 1 - Gun Vessel: Rio Sado. 5 - Double Screw Gunboat: Guarany, Forte de Coimbra, Iniciadora, Pedro Affonso, Traripe. 5 - River Service Gunboat: Cabedello, Camocim, Cananéa, Carioca, Marajó. 6 - Paddle Gunboat: Braconnot, grennhalgh, Henrique Martins, Lamego, Manaus, Taquary. 6 - Paddle Steamers: Amazonas, Felipe Camarão, Fernandes Vieira, Henrique Diaz, Paraense, Tramandahy, Vital de Negreiros. 4 - Torpedo Boats First-Class 16 - Training and Harbour Ships and Transports. _ Um detalhe a partir do Brassey's Annual é possível ver que o Império do Brasil possuía os navios de guerra mais poderosos das Américas os COURAÇADOS RIACHUELO E AQUIDABÃ. _ ENTRETANTO; Isso são os números totais, para o Brassey's e especificamente nessa época os antigos navios de madeiras começam a ser abandonados e trocados por unidades mistas ou totalmente de ferro e aço o que importa aqui são os Navios com Couraça de Ferro os (ARMOURED SHIPS) sendo que esses tipos de navios definiam as potências navais e tinham AMPLA VANTAGEM contra navios sem armadura (UNARMOURED SHIPS), ou seja: O IMPÉRIO DO BRASIL só tinha 12 (e só 2 modernos lançados após 1880, o Riachuelo e o Aquidabã). A DINAMARCA tinha 11 (2 modernos lançados um em 1880 e outro em 1885 e esse dois vinham com lançadores de torpedo mas nenhum supera o Riachuelo e Aquidabã, ). A ÁUSTRIA tinha 14, (apenas 1 moderno lançado após 1880 o Riachuelo supera todos eles além de nenhum couraçado austríaco possui tubos lançadores de torpedos). A SUÉCIA tinha 15 navios couraçados (somente um foi lançado após 1880, poucos navios suecos perdem para o Riachuelo na blindagem das suas torretas, porém, o Riachuelo supera todos os navios suecos no armamento). A HOLANDA tinha 23 couraçados, sendo que todos foram lançados antes de 1880, de todos o mais forte era o HNLMS Koning der Nederlanden sendo que ele ainda era inferior que o Riachuelo tanto na blindagem quanto no armamento, e uma vantagem a mais, o Riachuelo e Aquidabã vinham equipados com 5 tubos lançadores de torpedo). A TURQUIA tinha 18 couraçados (Um lançado depois de 1880, o único que poderia combater o Riachuelo era o ironclad Mesudiye, mas só havia um e o Riachuelo o superava em velocidade e nos lançadores de torpedo sendo que nenhum dos navios turcos tinham tubos lançadores de torpedo). A ESPANHA tinha 8 navios couraçados (apenas 1 moderno lançado após 1880 e esse vinha com tubos lançadores de torpedo). PORTUGAL Só tinha apenas 1 navio couraçado lançado em 1876, nada perto do Riachuelo e o Aquidabã. OS EUA tinha 21 navios couraçados (5 foram reconstruídos em 1883, nenhum navio americano individualmente supera o Riachuelo ou o Aquidabã na blindagem, a classe Amphitrite iguala o Riachuelo no armamento com seus 4 canhões de 10 polegadas e tanto o Riachuelo quanto o Aquidabã são mais poderosos do que todos os navios Blindados dos EUA é nenhum dos couraçados americanos tinha lançadores de torpedo sendo que o Riachuelo e o Aquidabã vinham equipados com 5 lançadores de torpedo). A RÚSSIA tinha 42 navios couraçados (mas apenas 7 eram modernos lançados após 1880 os outros eram obsoletos das décadas de 1860 e 1870). A ITÁLIA tinha 21 couraçados (sendo 5 lançados após 1880 e outros três ainda em construção). A ALEMANHA tinha 25 encouraçados (sendo 5 lançados após 1880. (destaque para a moderna classe de ironclads Sachsen). Fora isso boa parte dos seus encouraçados eram canhoneiras couraçadas, não eram tão obsoletas mas tinham grande poder de fogo. Os 4 ironclads da classe Sachsen tinham uma blindagem menor que o Riachuelo e o Aquidaban, porém seu armamento era mais pesado, 6 canhões de 10 polegadas). A FRANÇA possuía 63 navios couraçados (o mesmo que toda a marinha imperial) e outros 112 navios mistos e de madeira. O REINO UNIDO possuía 69 navios couraçados e outros 115 navios mistos e de madeira. _ A Partir do Brassey's Annual as potências navais eram: 1- Reino Unido; 2- França; 3- Rússia; 4- Alemanha; 5- Itália; 6- Império do Brasil; 7- Dinamarca; 8- Espanha; 9- Holanda; 10- Turquia; 11- Áustria; e 12- EUA. _ Obs: Tanto o Riachuelo e o Aquidabã eram mais poderosos dos que os ARMOURED SHIPS dos EUA, e ainda segundo este anuário, tinha navios na frota dos EUA que ainda estavam em construção que foram entregues a frota dos EUA muito depois de 1887, além disso, a frota total dos EUA muitos navios estavam desatualizados e alguns obsoletos tanto o Riachuelo quando o Aquidabã era superiores que os navios da frota dos EUA. Após a introdução do Couraçado Riachuelo Pelo Império do Brasil o Sr. Hilary A. Albert, chefe do (House Naval Affairs Committee), alertando o congresso americano em 1883 comentou: (Se toda essa nossa marinha velha fosse colocada em um arranjo de batalha no meio do oceano e confrontados com o Riachuelo é duvidoso que uma única embarcação portando a bandeira americana voltasse ao porto). pt.wikipedia.org/wiki/Riachuelo_(encoura%C3%A7ado_de_esquadra)
O cara tá certo, foi sim, as bombas foram estratégicas, mas não da forma como costumamos pensar, o ataque foi direto em civis, nas grandes cidades, então é óbvio que teve uma dosezinha de vingança nos ataques.
Sim, foi por isso. no principio a bomba atômica estava sendo desenvolvidas para conter os nazistas. Roosevelt foi alertado por Albert Einstein no inicio por uma carta que Hitler pretendia desenvolver uma bomba atômica.
Vivian Almeida Vale lembrar que essa carta não foi feita pelo Einsten, mas sim por outros cientistas, ele apenas assinou para que a carta chegasse ao presidente.
Sobre a marinha Imperial do Brasil... 1º - De acordo com o livro "Da armada real para a marinha Imperial" (livro escrito por almirantes portugueses e brasileiros), a marinha imperial começou em 1822 com 15 navios que "herdou" de Portugal, 4 anos mais tarde, em 1826, amarinha imperial ja possuía 120 navios de guerra. Quando o Imperador Dom Pedro II assumiu em 1840 o Brasil tinha 90 navios de guerra, esses navios seriam progressivamente substituídos por modernos navios a vapor. 2º - A marinha Imperial comprava navios de fora e construía navios nacionais tb, durante os 49 anos do segundo reinado (1840 a 1889) o arsenal da marinha no RJ construiu e lançou 42 navios de guerra, de 1880 a 1890 (10 anos) esse estaleiro lançaria 10 navios, 3 cruzadores (um deles o maior navio militar construído no Brasil ate hoje) e 7 canhoneiras, isso tudo so no arsenal do Rio, o Império ainda tinha arsenal na Bahia, Pernambuco e em mais alguns Estados. Além da marinha construir seus próprios navios ela tb comprava navios de estaleiros privados nacionais, um exemplo dessa relação com os estaleiros privados foi os 12 navios de guerra construídos pelo estaleiro do Barão de Mauá em Niterói. 3º - O maior navio de guerra construído ate hoje no Brasil foi o cruzador tamandaré, pesava 4.500 toneladas, teve sua construção iniciada em 1884 no arsenal da marinha em RJ e foi incorporado a marinha em 1890, 130 anos de republica e nada maior que isso foi construído para nossa marinha no Brasil. 4º - No estrangeiro o Brasil comprava o que havia de melhor, alem dos ja conhecidos encouraçados Riachuelo e Aquidabã, ambos de 6.000 toneladas, um outro bom exemplo e o independência (1874), o maior navio de torre de sua época, pesava 9.000 toneladas e foi construído pelos ingleses a pedido do Brasil, em quanto o navio estava em teste de mar a guerra Russo-Turca explodiu e a Inglaterra, acreditando que entraria em guerra, tratou de aumentar sua marinha, um dos navios comprados foi o independência, o navio foi comprado por nos por 370.000 e foi vendido para os ingleses, já pronto, por 600.000, o Independência receberia o nome de HMS Neptune. De 1840 a 1889 o Brasil compraria dezenas de navios da França e Inglaterra. 5º - Falar que a marinha imperial era uma marinha rios e um atentado a qualquer um que tenha cérebro, desde quando navios de 2 mil, 4 mil e 6 mil Toneladas são navios de rios? somente alguém que não conhece de assuntos militares para falar uma coisa dessas. Por fim, a marinha imperial foi o apogeu de nossa marinha, com a republica (1889) e a revolta da armada (1893) a marinha passaria a ser vista como uma instituição não confiável pelos republicanos golpistas, essa visão transformaria a marinha para sempre, so para comparar, em quanto no segundo reinado o arsenal da marinha no RJ (principal arsenal) lançou 42 navios de guerra, na republica, nos primeiros 47 anos (1890 a 1937) o arsenal da marinha RJ não lançaria nenhum navio e os outros arsenais da marinha seriam fechados, esse quadro começaria a mudar somente com a ditadura do Estado Novo (1936) mas a marinha nunca mais seria o que foi no império. O historiador Laurentino Gomes, autor dos Livros "1808", "1822", "1889" e "Escravidão" disse; "O império tinha uma visão estratégica bastante ambiciosa a respeito da posição do Brasil no mundo. Até as vésperas da Proclamação da República, a Marinha brasileira era uma das mais bem equipadas, treinadas e respeitadas do hemisfério ocidental. Infelizmente, parte dessa visão se perdeu ao longo da história republicana. O Brasil se resignou a um papel menor no mundo". Nunca saberemos a posição da marinha imperial no mundo, o que sabemos, e que o apogeu de nossa marinha foi no Império do Brasil. Fonte; Marinha do Brasil, Livro "Da Armada Real Para A Marinha Imperial" e o Livro "A Marinha De Guerra Do Brasil Na Colonia e no Império".
Vamos usar o (BRASSEY'S ANNUAL) e vamos comparar, O Brassey's Annual de 1887 é um livro que procurou reunir uma grande quantidade de informações sobre assuntos navais, que haviam sido anteriormente obtidos somente através de consultas numerosas e publicações e principalmente de fontes estrangeiras, foi publicado anualmente até 1992, e a partir dele vemos que o império do Brasil em 1887 tinha 63 navios de guerra divididos em: 4 - Turret ships: Riachuelo, Aquidabã , Solimões, Javary. 4 - Coast Service: Maris-e-Brarros, Lima-Barros, Brasil, Bahia. 1 - Central Battery: Sete de Setembro. 3 - River Monitor: Rio Grande, Piaui, Alagoas. 4 - Corvette: Vital de Oliveira, Parnahyba, Nitcheroy, Guanabara. 4 - Cruiser: Almirante barroso, Imperial Marinheiro, Primeiro de Março, trajano. 1 - Gun Vessel: Rio Sado. 5 - Double Screw Gunboat: Guarany, Forte de Coimbra, Iniciadora, Pedro Affonso, Traripe. 5 - River Service Gunboat: Cabedello, Camocim, Cananéa, Carioca, Marajó. 6 - Paddle Gunboat: Braconnot, grennhalgh, Henrique Martins, Lamego, Manaus, Taquary. 6 - Paddle Steamers: Amazonas, Felipe Camarão, Fernandes Vieira, Henrique Diaz, Paraense, Tramandahy, Vital de Negreiros. 4 - Torpedo Boats First-Class 16 - Training and Harbour Ships and Transports. _ Um detalhe a partir do Brassey's Annual é possível ver que o Império do Brasil possuía os navios de guerra mais poderosos das Américas os COURAÇADOS RIACHUELO E AQUIDABÃ. _ ENTRETANTO; Isso são os números totais, para o Brassey's e especificamente nessa época os antigos navios de madeiras começam a ser abandonados e trocados por unidades mistas ou totalmente de ferro e aço o que importa aqui são os Navios com Couraça de Ferro os (ARMOURED SHIPS) sendo que esses tipos de navios definiam as potências navais e tinham AMPLA VANTAGEM contra navios sem armadura (UNARMOURED SHIPS), ou seja: O IMPÉRIO DO BRASIL só tinha 12 (e só 2 modernos lançados após 1880, o Riachuelo e o Aquidabã). A DINAMARCA tinha 11 (2 modernos lançados um em 1880 e outro em 1885 e esse dois vinham com lançadores de torpedo mas nenhum supera o Riachuelo e Aquidabã, ). A ÁUSTRIA tinha 14, (apenas 1 moderno lançado após 1880 o Riachuelo supera todos eles além de nenhum couraçado austríaco possui tubos lançadores de torpedos). A SUÉCIA tinha 15 navios couraçados (somente um foi lançado após 1880, poucos navios suecos perdem para o Riachuelo na blindagem das suas torretas, porém, o Riachuelo supera todos os navios suecos no armamento). A HOLANDA tinha 23 couraçados, sendo que todos foram lançados antes de 1880, de todos o mais forte era o HNLMS Koning der Nederlanden sendo que ele ainda era inferior que o Riachuelo tanto na blindagem quanto no armamento, e uma vantagem a mais, o Riachuelo e Aquidabã vinham equipados com 5 tubos lançadores de torpedo). A TURQUIA tinha 18 couraçados (Um lançado depois de 1880, o único que poderia combater o Riachuelo era o ironclad Mesudiye, mas só havia um e o Riachuelo o superava em velocidade e nos lançadores de torpedo sendo que nenhum dos navios turcos tinham tubos lançadores de torpedo). A ESPANHA tinha 8 navios couraçados (apenas 1 moderno lançado após 1880 e esse vinha com tubos lançadores de torpedo). PORTUGAL Só tinha apenas 1 navio couraçado lançado em 1876, nada perto do Riachuelo e o Aquidabã. OS EUA tinha 21 navios couraçados (5 foram reconstruídos em 1883, nenhum navio americano individualmente supera o Riachuelo ou o Aquidabã na blindagem, a classe Amphitrite iguala o Riachuelo no armamento com seus 4 canhões de 10 polegadas e tanto o Riachuelo quanto o Aquidabã são mais poderosos do que todos os navios Blindados dos EUA é nenhum dos couraçados americanos tinha lançadores de torpedo sendo que o Riachuelo e o Aquidabã vinham equipados com 5 lançadores de torpedo). A RÚSSIA tinha 42 navios couraçados (mas apenas 7 eram modernos lançados após 1880 os outros eram obsoletos das décadas de 1860 e 1870). A ITÁLIA tinha 21 couraçados (sendo 5 lançados após 1880 e outros três ainda em construção). A ALEMANHA tinha 25 encouraçados (sendo 5 lançados após 1880. (destaque para a moderna classe de ironclads Sachsen). Fora isso boa parte dos seus encouraçados eram canhoneiras couraçadas, não eram tão obsoletas mas tinham grande poder de fogo. Os 4 ironclads da classe Sachsen tinham uma blindagem menor que o Riachuelo e o Aquidaban, porém seu armamento era mais pesado, 6 canhões de 10 polegadas). A FRANÇA possuía 63 navios couraçados (o mesmo que toda a marinha imperial) e outros 112 navios mistos e de madeira. O REINO UNIDO possuía 69 navios couraçados e outros 115 navios mistos e de madeira. _ A Partir do Brassey's Annual as potências navais eram: 1- Reino Unido; 2- França; 3- Rússia; 4- Alemanha; 5- Itália; 6- Império do Brasil; 7- Dinamarca; 8- Espanha; 9- Holanda; 10- Turquia; 11- Áustria; e 12- EUA. _ Obs: Tanto o Riachuelo e o Aquidabã eram mais poderosos dos que os ARMOURED SHIPS dos EUA, e ainda segundo este anuário, tinha navios na frota dos EUA que ainda estavam em construção que foram entregues a frota dos EUA muito depois de 1887, além disso, a frota total dos EUA muitos navios estavam desatualizados e alguns obsoletos tanto o Riachuelo quando o Aquidabã era superiores que os navios da frota dos EUA. Após a introdução do Couraçado Riachuelo Pelo Império do Brasil o Sr. Hilary A. Albert, chefe do (House Naval Affairs Committee), alertando o congresso americano em 1883 comentou: (Se toda essa nossa marinha velha fosse colocada em um arranjo de batalha no meio do oceano e confrontados com o Riachuelo é duvidoso que uma única embarcação portando a bandeira americana voltasse ao porto). usnhistory.navylive.dodlive.mil/2013/11/18/remember-the-maine-a-first-of-its-kind-warship/
Vamos usar o (BRASSEY'S ANNUAL) e vamos comparar, O Brassey's Annual de 1887 é um livro que procurou reunir uma grande quantidade de informações sobre assuntos navais, que haviam sido anteriormente obtidos somente através de consultas numerosas e publicações e principalmente de fontes estrangeiras, foi publicado anualmente até 1992, e a partir dele vemos que o império do Brasil em 1887 tinha 63 navios de guerra divididos em: 4 - Turret ships: Riachuelo, Aquidabã , Solimões, Javary. 4 - Coast Service: Maris-e-Brarros, Lima-Barros, Brasil, Bahia. 1 - Central Battery: Sete de Setembro. 3 - River Monitor: Rio Grande, Piaui, Alagoas. 4 - Corvette: Vital de Oliveira, Parnahyba, Nitcheroy, Guanabara. 4 - Cruiser: Almirante barroso, Imperial Marinheiro, Primeiro de Março, trajano. 1 - Gun Vessel: Rio Sado. 5 - Double Screw Gunboat: Guarany, Forte de Coimbra, Iniciadora, Pedro Affonso, Traripe. 5 - River Service Gunboat: Cabedello, Camocim, Cananéa, Carioca, Marajó. 6 - Paddle Gunboat: Braconnot, grennhalgh, Henrique Martins, Lamego, Manaus, Taquary. 6 - Paddle Steamers: Amazonas, Felipe Camarão, Fernandes Vieira, Henrique Diaz, Paraense, Tramandahy, Vital de Negreiros. 4 - Torpedo Boats First-Class 16 - Training and Harbour Ships and Transports. _ Um detalhe a partir do Brassey's Annual é possível ver que o Império do Brasil possuía os navios de guerra mais poderosos das Américas os COURAÇADOS RIACHUELO E AQUIDABÃ. _ ENTRETANTO; Isso são os números totais, para o Brassey's e especificamente nessa época os antigos navios de madeiras começam a ser abandonados e trocados por unidades mistas ou totalmente de ferro e aço o que importa aqui são os Navios com Couraça de Ferro os (ARMOURED SHIPS) sendo que esses tipos de navios definiam as potências navais e tinham AMPLA VANTAGEM contra navios sem armadura (UNARMOURED SHIPS), ou seja: O IMPÉRIO DO BRASIL só tinha 12 (e só 2 modernos lançados após 1880, o Riachuelo e o Aquidabã). A DINAMARCA tinha 11 (2 modernos lançados um em 1880 e outro em 1885 e esse dois vinham com lançadores de torpedo mas nenhum supera o Riachuelo e Aquidabã, ). A ÁUSTRIA tinha 14, (apenas 1 moderno lançado após 1880 o Riachuelo supera todos eles além de nenhum couraçado austríaco possui tubos lançadores de torpedos). A SUÉCIA tinha 15 navios couraçados (somente um foi lançado após 1880, poucos navios suecos perdem para o Riachuelo na blindagem das suas torretas, porém, o Riachuelo supera todos os navios suecos no armamento). A HOLANDA tinha 23 couraçados, sendo que todos foram lançados antes de 1880, de todos o mais forte era o HNLMS Koning der Nederlanden sendo que ele ainda era inferior que o Riachuelo tanto na blindagem quanto no armamento, e uma vantagem a mais, o Riachuelo e Aquidabã vinham equipados com 5 tubos lançadores de torpedo). A TURQUIA tinha 18 couraçados (Um lançado depois de 1880, o único que poderia combater o Riachuelo era o ironclad Mesudiye, mas só havia um e o Riachuelo o superava em velocidade e nos lançadores de torpedo sendo que nenhum dos navios turcos tinham tubos lançadores de torpedo). A ESPANHA tinha 8 navios couraçados (apenas 1 moderno lançado após 1880 e esse vinha com tubos lançadores de torpedo). PORTUGAL Só tinha apenas 1 navio couraçado lançado em 1876, nada perto do Riachuelo e o Aquidabã. OS EUA tinha 21 navios couraçados (5 foram reconstruídos em 1883, nenhum navio americano individualmente supera o Riachuelo ou o Aquidabã na blindagem, a classe Amphitrite iguala o Riachuelo no armamento com seus 4 canhões de 10 polegadas e tanto o Riachuelo quanto o Aquidabã são mais poderosos do que todos os navios Blindados dos EUA é nenhum dos couraçados americanos tinha lançadores de torpedo sendo que o Riachuelo e o Aquidabã vinham equipados com 5 lançadores de torpedo). A RÚSSIA tinha 42 navios couraçados (mas apenas 7 eram modernos lançados após 1880 os outros eram obsoletos das décadas de 1860 e 1870). A ITÁLIA tinha 21 couraçados (sendo 5 lançados após 1880 e outros três ainda em construção). A ALEMANHA tinha 25 encouraçados (sendo 5 lançados após 1880. (destaque para a moderna classe de ironclads Sachsen). Fora isso boa parte dos seus encouraçados eram canhoneiras couraçadas, não eram tão obsoletas mas tinham grande poder de fogo. Os 4 ironclads da classe Sachsen tinham uma blindagem menor que o Riachuelo e o Aquidaban, porém seu armamento era mais pesado, 6 canhões de 10 polegadas). A FRANÇA possuía 63 navios couraçados (o mesmo que toda a marinha imperial) e outros 112 navios mistos e de madeira. O REINO UNIDO possuía 69 navios couraçados e outros 115 navios mistos e de madeira. _ A Partir do Brassey's Annual as potências navais eram: 1- Reino Unido; 2- França; 3- Rússia; 4- Alemanha; 5- Itália; 6- Império do Brasil; 7- Dinamarca; 8- Espanha; 9- Holanda; 10- Turquia; 11- Áustria; e 12- EUA. _ Obs: Tanto o Riachuelo e o Aquidabã eram mais poderosos dos que os ARMOURED SHIPS dos EUA, e ainda segundo este anuário, tinha navios na frota dos EUA que ainda estavam em construção que foram entregues a frota dos EUA muito depois de 1887, além disso, a frota total dos EUA muitos navios estavam desatualizados e alguns obsoletos tanto o Riachuelo quando o Aquidabã era superiores que os navios da frota dos EUA. Após a introdução do Couraçado Riachuelo Pelo Império do Brasil o Sr. Hilary A. Albert, chefe do (House Naval Affairs Committee), alertando o congresso americano em 1883 comentou: (Se toda essa nossa marinha velha fosse colocada em um arranjo de batalha no meio do oceano e confrontados com o Riachuelo é duvidoso que uma única embarcação portando a bandeira americana voltasse ao porto). usnhistory.navylive.dodlive.mil/2013/11/18/remember-the-maine-a-first-of-its-kind-warship/
Eu fiquei os últimos 3 anos na Zâmbia e voltei faz uns 20 dias e to perdidaço com o que aconteceu no país, cada nego fala uma coisa diferente, qual foram os direitos violados dela?
É verdade que o Brasil Imperio era considerado uma nação rica ??? Que tinha renda média superior à italia, à espanha e a outros paises hoje considerados ricos ???
Eu não sou especialista no assunto, mas uma vez estava fazendo uma pesquisa com documentos do século XIX e encontrei um almanaque francês (almanach Hachette) de variedades, onde listava as nações mais ricas do mundo, o Brasil não entrava nem no top 30. Eu sei que uns dos primeiros artigos do the economist é sobre o a economia do império brasileiro e nele também não cita essa importância toda. Por pura especulação, e colocaria como principais potências talvez a Inglaterra em primeiro, a França em segundo, a Alemanha (dependendo da época) em terceiro, talvez a Russia (muito em função da população) em quarto, O império Turco em quinto.
Isso é balela que os viúvos de Dom Pedro ficam espalhando por aí. Nunca vi nenhuma fonte séria e confiável dizer tal coisa. E ainda que fosse verdade, é uma bosta de argumento. Quer dizer o quê? Que se voltássemos a ser monarquia nossa renda média superararia a da desses países por mágica?
@@tsuss2205 existe um relatório completo OFICIAL sobre as exportações e importações do Império que datam desde 1846-1847 que põe por terra todas essas contabilidade desse '' economistas'' de hoje em dia!
@@viniciusn.michaylyk2399 É esse pessoal republicanos acha que vai vir um ''salvador da pátria'' como um deus e tornar o Brasil a superpotência do mundo kkkkkk
O que eu mais gosto desse canal até agora é que é a única forma de mídia brasileira que vi que sabe que o nome do país é Países Baixos e não Holanda :)
O maior "erro" de Yamamoto foi não ter autorizado o ataque aos tanques de gasolina por temer que a frota fosse descoberta pelos porta-aviões americanos (isso faria com que todas as operações tivessem que ser realizadas do continente).
Não tem visões diferentes ao ponto de impedir o debate. Só existe a visão factual. O problema é que muita gente estuda por livros tendenciosos, como o do Ustra ou do Mariguela, seria a mesma coisa de debater Nazismo usando como base APENAS a biografia do Hitler.
aquela que matou uma galera, e que não deixava o povo ter vós, que você podia ir e vir desde que ficasse de cabaça baixa sem ao menos dar um ai, se você que como eu e muita gente que criticou o governo PT( bando de sem vergonha) apanharíamos se estivemos na quela época.
Todo Mundo Odeia o Chris, episódio 35, 2ª temporada:
Diretor Edwards: "Muito bem turma, vou aplicar um teste sobre Pearl Harbour..."
Chris: "O que? A senhorita Morello não avisou sobre esse teste".
Diretor Edwards: "Considere uma surpresa, como Pearl Harbour".
kkkkkkkkkk oloko
jkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
E eu uso esssa referência sempre que posso! hahahaha
Nerdologia: A história da ciência.
Nerdologia: A ciência da história.
Nerdologia Tech: Tecnologia da ciência
Terça-feira
Quinta-feira
a ciencia é incrivelmente vasta para caber em um video carinha, quer saber mais disso vai pesquisar
Thiago Elias todos os temas do nerdologia são vastos.
Nerdologia: A ciência da ciência
Quando a gente conhece um pouquinho mais da história, percebe que todo mundo fez alguma merda!!
e merda das grandes
NÃO EXISTE SANTOS NESSA VIDA
??????????????????????????????????????????????????????????????????????????
globolo branco ???????
Suíça kk
Faltou a famosa frase de Yamamoto: "Temo que acordamos um gigante adormecido"
Cara, Pearl Harbour era o que os Estados Únidos precisava infelizmente para entrar na guerra, Roosevelt já ajudava Churchill e estava louco pra entrar na guerra. No entanto, devido as diversas baixas e perdas da última guerra, e como foi muito recente somente 20 anos de diferença do começo de uma e o fim da outra muitos americanos não queriam passar por aquilo de novo, então pearl harbour foi só o estopim que era necessário para os americanos ficarem com ódio e se empenharem no esforço de guerra.
@@Akekiko2009madrugada verdade os USA já ajudava a Inglaterra e Rússia na época , com envio de armas, suprimentos, e até mesmo tanques de guerra , caminhões etc ! Porém depois do ataque do Japão a base naval americana foi o estopim pra início da guerra americana de verdade
@@fabioramos5227 exatamente
@@Akekiko2009madrugada o Dia D foi início da guerra americana , o maior invasão anfíbia do mundo , com aproximadamente 160 mil homens os USA desembarcava na praia de Omaha no litoral francês pra mostrar a Hitler como se faz uma guerra ! O resto é história
@@fabioramos5227 os norte americanos são phoda
Falando do Japão, um nerdologia sobre a Era Meiji seria um bom complemento.
Killer Queen sobre miojo
miojo é ruim, tem gosto de caralho nenhum saboroso.
verdade. pouco sabemos sobre a era meiji aqui no ocidente
Guerra de Onin seria muito bom também, se você entende inglês um ótimo vídeo sobre a história do Japão é do bill wurtz
A.R.M.Y Era tokugawa e sobre Edo.
Sugestão: Nerdologia sobre o "imposto", quando no momento da história da humanidade as sociedades organizadas passaram a oficializar através de documento a cobrança de parte da renda ganha ou parte de bens adquiridos ou bens que apenas continuaram na posse do individuo naquele ano, ou apenas em troca de serviços prestados pela instituição que governava.
Como eram revertidos em prol da população (se realmente eram revertidos) e se existiam organizações criadas apenas para arrecadar, fiscalizar a arrecadação e gerir esses recursos antigamente do tamanho e complexidade das de hoje em dia.
Qual era realmente a carga tributaria imposta no período feudal pelos senhores, ou reis aos seus súditos. E quais as penas registradas em caso de inadimplência e/ou mau uso desses recursos nas diversas épocas da história.
Faltou a célebre frase de Yamamoto: "Receio que tenhamos acordado um gigante adormecido"...
8:07 Essa possibilidade de escolha quanto ao regime de Governo foi estabelecida pela Assembleia Constituinte brasileira, no ADCT (ato das disposições constitucionais transitórias), assinado em 1988, o qual prevê, em seu artigo 2º, que a própria população poderia escolher no ano de 1993 a forma de Governo que melhor se ajustasse à vontade do povo. Isso ficou determinado por aqueles homens reunidos em razão de um sentimento de que o povo brasileiro jamais havia podido decidir sobre como as coisas deveriam funcionar, uma vez que antes tudo havia sido imposto.
Estou começando a gostar bastante do seu canal, muito bom.. só uma observação, EUA sabiam sim sobre o ataque, só não sabiam onde ele seria realizado.. foi só em Midway que o EUA quebrou o código japonês..
1ª quarta-feira do mês: Nerdologia linguística.
2ª quarta-feira do mês: Nerdologia psicologia.
Penúltima quarta do mês: Nerdologia engenharia.
3ª quarta de meses com 5 quartas: Algo especial.
Gustavo Benevides boa boa
porque a quarta quarta e a terceira .-.
Com o YT bugado fodendo os criadores,,vamos ter é Nerdologia: Gravei da TV
Quando a gente tem uma minima noção do assunto, o vídeo fica bem mais interessante. Estudei recentemente sobre o assunto, e lembre de vir aqui dar um nova olhada, me surpreendendo como as coisas se encaixam.
Fala sobre o papel da Itália nas duas guerras mundias e como ela passou de mansinho por todas!
Rafael Rui Itália vira casaca
Nerdologia sobre os tipos de guerreiros mais importantes da história (arqueiros, samurais, cavaleiros, etc).
Fala sobre os crimes de guerras japoneses em um vídeo específico, em especial sobre a Unidade 731, tem dois filmes bem brutais sobre o assunto: Philosophy of a Knife e Men Behind the Sun.
Agora vai ter que fazer um Nerdologia sobre a tão rapida expansão alemã no iniciu da Segunda Guerra .
Lucas Vader pergunta lá na linha Maginot
nos meus tempos de escola teve apenas um trabalho que eu realmente me interessei em fazer e que eu estava realmente afim de falar, que foi sobre batalhas na segunda guerra, um trabalho em dupla que cada um escolhia uma batalha pra falar, eu fiquei doido pra falar da batalha que mais gosto da segunda guerra (se é que se pode falar isso) que é a batalha do mar de coral, mas infelizmente eu n consegui falar dela, isso pq o meu parceiro da dupla falou de duas batalhas e eu n pude falar da minha (isso pq a batalha que ele escolheu tinha outra logo em seguida ai ele falou das duas) e eu fiquei deveras triste por n ter falado dessa batalha, e tbm pq eu teria sido o único da sala a falar sobre uma batalha naval. agora depois de toda essa historia eu queria pedir um nerdologia da batalha do mar de coral. n deve ser só eu que quer ver vc falando disso filipe.
Nerdologia dá show de informação!
melhor que a fatos desconhecidos,pois o nerdologia tem professores gabaritados e não professores de wikipedia
Sugestão: Nerdologia sobre a "classe" dos comerciantes ao longo da história. Sua contribuição na ligação entre as diversas culturas e povos distantes da antiguidade. Sua representatividade dentro das diversas formas de governo. As maiores rotas comerciais e seus perigos. Porque todo mundo queria ir para as Índias? Mudanças ao longo da história nas formas como se transportar grandes quantidades de mercadorias deste a época do Egito até os dias atuais. As compras e as vendas mais inusitadas. Problemas com legislação e/ou moedas de cada locais. O comercio de mercadorias virtuais. O que poderia (além do turismo) manter esse impeto e direciona-lo para o espaço, ou seja, o que teríamos somente no espaço que fosse justificado o valor do frete? O que nossa civilização poderia oferecer (além de virgens em sacrifício) caso se abra uma rota para comercio com uma civilização muito mais avançada que a nossa, citando exemplos onde já tenham ocorrido relações entre duas civilização onde uma era consideração mais evoluída e outra era considerada primitiva na história da humanidade, o que aconteceu com ambas essas civilizações?
Nerdologia sobre: As Cruzadas e conflitos entre tutsis e hutus ;)
Demorou mas chegou amigo! Finalmente, nerdologia: Ruanda 1994
Esse canal, é um dos mellhores do RUclips, ta doido! muita informação qualidade que esses rapazes passam para nós! Parabéns a toda a Equipe!
Felipe! que tal fazer para nós também, um Nerdologia História de Chernobyl?
vocês podiam fazer um nerdologia história sobre Alexandre o grande
up
Senti falta no vídeo de uma discussão, mesmo que breve, da relação entre o ataque de Pearl Harbor e as Bombas atômicas lançadas no Japão ao final da guerra. Não sei se nesse vídeo daria tempo, mas fica a sugestão para vídeos futuros. Ótimo vídeo!
Se você quê realmente PAZ, então esteja preparando para á GUERRA!.
VALEU, Nerdologia mais um vídeo Show.
Vocês são muito bons no que fazem sempre estou acompanhando o trabalho de vocês!
Impressionante. Parabéns pela explanação... Mas, fiquei com a impressão que faltou explicar o motivo do Japão não ter feito o acordo e declarado guerra à União Soviética. Deve ser p gerar expectativa p os próximos episódios.....
Essa teoria do EUA já saber dos ataques é muito boa, principalmente quando se sabe da origem dessa ideia de nunca ser o primeiro a atacar, mas sempre esperar que aconteça algo premeditado para ter a opinião pública do seu lado.
Nerdologia: Al Capone e a Mafia
UP
Acabou de fazer kkkk
Sugestão para um Nerdologia sobre comportamento:
Procuro por uma analise psicológica sobre um episódio de Clarêncio, o Otimista. Aquele que ele perde o recreio enquanto tentava brincar com um boneco chamado amiguinho. Ai depois ele muda completamente de personalidade.
E o final parece até ser uma versão alternativa de um final verdadeiro que deveria ter sido mais sombrio; acho que ele foi trocado por algo mais suave.
Nerdologia | Vestígios de Civilizações Perdidas, Atlântida existiu?
no nerdologia de história?
uai, vestígios históricos XD
mas seria legal em qualquer um :P
é uma boa ideia, mas combina mais com o atila
Não tem vestígio historico. Atlantida é so lenda, é equivalente as teorias da conspiração dos ets visitando a terra, da existencia de dragoes e etc...
So existem mil interpretações direcionadas a favorecer a lenda (e, com a força da interpretação, vc consegue fazer teoria com praticamente o que vc quiser que tenha existido) mas evidencia completamente zero.
KAOR40 kkk por isso mesmo é interessante, pois grande parte do público do nerdologia é jovem, e ainda mais, curiosos, então, acredito que seja um bom tema. mas para o atila
Pessoal do Nerdologia, parabéns pelos vídeos, estão muito bons! Gostaria de saber com mais clareza sobre a guerra na Síria, com certeza vocês fariam um ótimo trabalho!
O que também aquele vídeo não conta, é que antes da Independência Brasileira, nossa economia era similar a dos EUA, e quando da Proclamação da República ela era praticamente a mesma. Durante todo o Império, a economia brasileira cresceu irrisoriamente. 70 anos "parados" no tempo.
giovanifm1984 zzzzzzz
***** a Primeira República, principalmente durante a Primeira Grande Guerra, teve forte industrialização no país, até meados de 1930 quando os efeitos da Crise de '29 chegaram até nós.
Há muitos e muitos mitos sobre o Império, principalmente econômicos, onde D. Pedro orgulhava-se do Brasil ter apenas "12 empresas SA", sendo que para empreender no Império, era necessário várias autorizações do "Conselho do Estado" e todos sabemos que a que interesses servem "conselhos" em geral. Não havia como o capitalismo prosperar no Império, de nenhuma maneira. Nem a obtenção de crédito era uma tarefa simples para um empreendedor, investidor ou industrial.
Francisco Wellington bons sonhos.
Não esqueçam que o tio Deodoro imprimiu dinheiro para construir essas fábricas kkkkkkkkkkkk o que fudeu a valorização da nossa moeda.
Golden Face isso não é importante. Só um fato, Ruy Barbosa no primeiro dia ter revogado a necessidade de autorização imperial para criação de empresas, já foi suficiente para nascer um capitalismo de verdade no Brasil, ou ao menos foi o pontapé inicial. Foi a melhor das medidas em décadas, séculos eu diria, para o país.
Só sei que já estou Ansioso para o EP 200 que vai ser uma Terça Feira. Bem que Podia Rolar um Crossover do Felipe com o Atila né. Muito bom o tema de hoje.
pensei q hj ia ser sobre o dia do marinheiro! mas fica ai minha sugestão!
ele citou a marinha brasileira, só que em outro contexto.
toda vez que vejo sobre esse assunto eu penso o quanto o Pajão ficou doidão!
Então, existe mesmo, uma conxixina? estou chocado!
Fantástico Felipe, parabéns mais uma vez. Cara, será que você e o Átila não dariam umas dicas de como vcs pesquisam pra contar essas histórias desse jeito tão legal? Muita gente aqui é estudante (eu sou de história), apenas algumas dicas para melhorarmos nossas apresentações. Valeu e parabéns pelo trabalho mais uma vez.
(6:10) - Há uma teoria de que os EUA conheciam a codificação das mensagens japonesas e propositalmente retiraram os porta-aviões de Pearl Harbour, mas deixaram poucos encouraçados e cruzadores já em fim de comissionamento
Eu acho essa mais plausível
Não não meu amigo essa teoria foi apenas para afagar o alto ego dos americanos ... Foi totalmente de surpresa ... Não foi a toa que marinheiros negros que eram cozinheiros foram coroados.... Foram 3000 mortes...
Acredita em saci Pererê tbm?
@@BICHAO.666 eu acredito eu já vi ele
Assisti ao filme "Pearl Harbor" na sala de aula, foi uma boa história com ação e o professor explicou um pouco da história do ataque e do estilo musical da época.
Nerdologia: A Lógica na Filosofia.
gostei
Mas a lógica é uma só...
será? :)
Na verdade não, a gente usa a lógica de Aristóteles.
Faz videos mais longos, por favor.
Nerdologia Guerra do Paraguai.
up
NuKe-Tsar Teve não cara.
Parabéns pelo belo trabalho à todos os envolvidos no Nerdologia.
NERDOLOGIA 193: Fidel Castro
Ouve o Xadrez Verbal
Thiago Elias vc conhece a fama do DITADOR anterior a ele que era pro EUA ou Beibe dog ditadura do Haiti que subiu a o poder com a ajuda dos EUA
Nerdologia : Paredón Cubano
@Thiago Elias Aquele que matou muita gente, exilou pessoas, oprimiu populações e era incontestável? Joguei isso no google e apareceu 'Ditadura Militar brasileira e seus bolsominions'.
acho o Felipe não vai fazer esse porque ele já fez um fronteiras invisíveis do futebol sobre cuba onde ele falou um pouco sobre a história de Fidel, também tem o xadrez verbal da semana passada que ele falou mais sobre a história do mesmo
Nerdologia de história sobre o Japão feudal é o meu sonho!!!
"Ain mas foi exagero jogar a bomba neles" OS CARA ERA LOCO DAS IDÉIA!!!!
Ainda sim foi um exagero, mas guerra é guerra né
Não foi certo o ataque a pearl Harbor, porém não foi mais certo ainda os EUA ter jogado a bomba em uma cidade sem fins militares. Isso que ferrou... Bom, é complicado. E o número de mortos nem se compara tb.
Claro, isso só comprova que guerra é desnecessária. Se os militares do Japão tivessem cedido a trégua, nada disso teria acontecido.
Tenso msm são pessoas não ligadas a guerra tendo que sofrer por conta de militarismo doentio =\
Até pq jogar uma bomba nuclear em uma das cidades mais populosas do Japão matando milhares de civis nem foi loucura né
@@MsPistoler O Japão se recusava a se render, teve oque mereceu, além de que o exército japonês cometeu diversas atrocidades em áreas dominadas, principalmente na China, se não me engano, cerca de 300 mil chinesas foram estupradas, e no total +-20 milhões de chineses foram mortos em toda a guerra
Sugestão de temas: Frederico, o Grande, e, também, um episódio independente sobre a Guerra dos Sete anos. Desde já, agradeço pela atenção.
Tenho um amigo que deprecia o Nerdologia por trazer explicações "rasas e sem sentido e que não podem ser levadas em consideração em debates".
Bom, mesmo eu explicando pra ele que é impossível abranger temas longos, eu falo que é apenas um "ponto inicial" de pesquisas, e que as fontes que os videos dão podem ser sim usados em debates.
Mas como ele é sólido nessa afirmação dele, eu deixo pra lá.
Afinal, seria como um professor de faculdade dá todo o assunto do curso em apenas um dia.
E ele não entende isso.
Accelluter tem questão de audiência tbm. Vídeos mais curtos atraem mais público.
Mas tem aos montes vídeos mais longos sobre esses temas
Gabriel Cândido eu sei disso.
O que venho a dizer é que ele é do tipo que deprecia alguma informação, da qual não é do agrado dele, ou que esclareça algo que pra ele é verdade.
Como no caso dele ser de igreja e depreciar o evolucionismo em prol do Criacionismo.
Além de afirmar que Evolucionismo é coisa de "ateu".
Accelluter Esse tipo de gente eu nem perco tempo.
Claro, exceto se for daqueles 'leigos' e apenas dizem por dizer, mas se vc apresenta argumentos convincentes ele pode até mudar de ideia, mas no mínimo refletir.
Por exemplo, tem uma onda de pessoas que são anti-vaxxers (Contra vacinas) por 'n' motivos, seja por boatos, teoria da conspiração, senso comum, religoso (HPV para meninas crianças)... Esses que estão com a opinião formada, nem perco tempo. Mas o que eu 'perco tempo' são com os leigos (q são maioria) que ficam na dúvida se vacinam ou não.
Gabriel Cândido ele era até que sensato, mas depois que entrou pra igreja do Malafaia (não lembro o nome agora), ele mudou.
Agora prega que o Brasiltava melhor com os militares, e a religião deveria ser a base de tudo.
Até vai votar no Bolsonaro, pois agora que ele se "converteu", isso o tornou um candidato melhor para o "povo de Deus".
Ou seja, a religião tornou ele um mente fechada e não mais lógico.
Accelluter É... Isso pode ser uma das consequências da religião. Mas o máximo que podemos fazer, é deixar pra lá e, quem sabe, torcer que não se reproduza hue
Esses nerdologias de história estão sensacionais!
Nerdologia: Impérios africanos
procura o canal xadrez verbal, tem um vídeo falando sobre a líbia (país africano), muito bem explicado e com varias fontes.
Existe um documentário da BBC sobre impérios africanos, muito bom. Tem dublado e legendado.
Mas impérios africanos é bem difícil mesmo, nem nas livrarias eu consigo achar algo bom, imagina aqui no RUclips. A galera deixa muito a desejar :(
eu vi uma pag. no face falando de 10 impérios africanos q ngm fala e eram muito evoluídos... além do Egito, claro... só que eu estava no 3g e "perdi"
Xadrez verbal é muito bom, mas infelizmente é um conteúdo mais extenso, e ultimamente tenho tido pouquissimo tempo, por isso o formato do nerdologia tem me alcançado mais.
Pra quê? Nunca fizeram nada para o progresso humano!
Emenda esse Nerdologia com um sobre a FEB e a FAB.
Vamos falar dos nossos heróis que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Eles merecem essa singela homenagem.
Será q o Nando Moura se arrisca a responder essa afronta a marinha imperial do Brasil.
kkkkkkkkk
Sugestão de vídeo:
Brasil império, pontos fortes e fracos.
1º - De acordo com o livro "Da armada real para a marinha Imperial" (livro escrito por almirantes portugueses e brasileiros), a marinha imperial começou em 1822 com 15 navios que "herdou" de Portugal, 4 anos mais tarde, em 1826, amarinha imperial ja possuía 120 navios de guerra, quando o Imperador Dom Pedro II assumiu em 1840 o Brasil tinha 90 navios de guerra.
2º - A marinha Imperial comprava navios de fora e construía navios nacionais tb, durante os 49 anos do segundo reinado (1840 a 1889) o arsenal da marinha no RJ construiu e lançou 42 navios de guerra, de 1880 a 1890 (10 anos) esse estaleiro lançaria 10 navios, 3 cruzadores (um deles o maior navio militar construído no Brasil ate hoje) e 7 canhoneiras, isso tudo so no arsenal do Rio, o Império ainda tinha arsenal na Bahia, Pernambuco, Pará e Mato Grosso.
3º - O maior navio de guerra construído ate hoje no Brasil foi o cruzador tamandaré, pesava (4.500) toneladas, teve sua construção iniciada em 1884 e foi incorporado a marinha em 1890, 130 anos de republica e nada maior que isso foi construído para nossa marinha.
4º - Esse termo, marinha de águas marrons, foi usada de forma errada, não significa marinha de rios, esse termo se refere a uma marinha pequena e mal equipada, a marinha brasileira hoje e uma marinha de águas marrons.
5º - No estrangeiro o Brasil comprava o que havia de melhor, alem dos ja conhecidos encouraçados Riachuelo e Aquidabã (6.000) toneladas, um outro bom exemplo e o independência (1874), foi o maior navio de torre de sua época, pesava (9.000) toneladas e foi construído pelos os ingleses, em quanto o navio estava em teste de mar a a guerra Russo-Turca explodiu e Inglaterra, acreditando que entraria em guerra tratou de aumentar sua marinha, um dos navios comprados foi o independência, o navio foi comprado por nos por 370.000 e foi vendido para os ingleses por 600.000. A década de 1860, 1870 e 1880 o Brasil compraria dezenas de navios da França e Inglaterra .
6º - Falar que a marinha imperial era uma marinha rios e um atentado a qualquer um que tenha cérebro, desde quando navios de 2 mil, 4 mil e 6 mil são navios de rios? somente alguém que não conhece assuntos militares para falar uma coisa dessas.
Por fim, a marinha imperial foi o apogeu de nossa marinha, com a republica (1889) e a revolta da armada (1893) a marinha passaria a ser vista como uma instituição não confiável pelos republicanos golpistas, essa visão transformaria a marinha para sempre, so para comparar, em quanto no segundo reinado o arsenal da marinha no RJ (principal arsenal) lançou 42 navios de guerra, na republica, nos primeiros 47 anos (1890 a 1937) o arsenal da marinha RJ não lançaria nenhum navio, esse quadro começaria a mudar somente em com a ditadura do estado novo (1936) mas a marinha imperial nunca mais seria o que foi no império. O historiador Laurentino Gomes, autor dos Livros "1808", "1822", "1889" e "Escravidão" disse; "O império tinha uma visão estratégica bastante ambiciosa a respeito da posição do Brasil no mundo. Até as vésperas da Proclamação da República, a Marinha brasileira era uma das mais bem equipadas, treinadas e respeitadas do hemisfério ocidental. Infelizmente, parte dessa visão se perdeu ao longo da história republicana. O Brasil se resignou a um papel menor no mundo". Nunca saberemos a posição da marinha no mundo, o que sabemos, e que o apogeu de nossa marinha foi no Império do Brasil.
Vamos usar o (BRASSEY'S ANNUAL) e vamos comparar, O Brassey's Annual de 1887 é um livro que procurou reunir uma grande quantidade de informações sobre assuntos navais, que haviam sido anteriormente obtidos somente através de consultas numerosas e publicações e principalmente de fontes estrangeiras, foi publicado anualmente até 1992, e a partir dele vemos que o império do Brasil em 1887 tinha 63 navios de guerra divididos em:
4 - Turret ships: Riachuelo, Aquidabã , Solimões, Javary.
4 - Coast Service: Maris-e-Brarros, Lima-Barros, Brasil, Bahia.
1 - Central Battery: Sete de Setembro.
3 - River Monitor: Rio Grande, Piaui, Alagoas.
4 - Corvette: Vital de Oliveira, Parnahyba, Nitcheroy, Guanabara.
4 - Cruiser: Almirante barroso, Imperial Marinheiro, Primeiro de Março, trajano.
1 - Gun Vessel: Rio Sado.
5 - Double Screw Gunboat: Guarany, Forte de Coimbra, Iniciadora, Pedro Affonso, Traripe.
5 - River Service Gunboat: Cabedello, Camocim, Cananéa, Carioca, Marajó.
6 - Paddle Gunboat: Braconnot, grennhalgh, Henrique Martins, Lamego, Manaus, Taquary.
6 - Paddle Steamers: Amazonas, Felipe Camarão, Fernandes Vieira, Henrique Diaz, Paraense, Tramandahy, Vital de Negreiros.
4 - Torpedo Boats First-Class
16 - Training and Harbour Ships and Transports.
_
Um detalhe a partir do Brassey's Annual é possível ver que o Império do Brasil possuía os navios de guerra mais poderosos das Américas os COURAÇADOS RIACHUELO E AQUIDABÃ.
_
ENTRETANTO; Isso são os números totais, para o Brassey's e especificamente nessa época os antigos navios de madeiras começam a ser abandonados e trocados por unidades mistas ou totalmente de ferro e aço o que importa aqui são os Navios com Couraça de Ferro os (ARMOURED SHIPS) sendo que esses tipos de navios definiam as potências navais e tinham AMPLA VANTAGEM contra navios sem armadura (UNARMOURED SHIPS), ou seja: O IMPÉRIO DO BRASIL só tinha 12 (e só 2 modernos lançados após 1880, o Riachuelo e o Aquidabã).
A DINAMARCA tinha 11 (2 modernos lançados um em 1880 e outro em 1885 e esse dois vinham com lançadores de torpedo mas nenhum supera o Riachuelo e Aquidabã, ).
A ÁUSTRIA tinha 14, (apenas 1 moderno lançado após 1880 o Riachuelo supera todos eles além de nenhum couraçado austríaco possui tubos lançadores de torpedos).
A SUÉCIA tinha 15 navios couraçados (somente um foi lançado após 1880, poucos navios suecos perdem para o Riachuelo na blindagem das suas torretas, porém, o Riachuelo supera todos os navios suecos no armamento).
A HOLANDA tinha 23 couraçados, sendo que todos foram lançados antes de 1880, de todos o mais forte era o HNLMS Koning der Nederlanden sendo que ele ainda era inferior que o Riachuelo tanto na blindagem quanto no armamento, e uma vantagem a mais, o Riachuelo e Aquidabã vinham equipados com 5 tubos lançadores de torpedo).
A TURQUIA tinha 18 couraçados (Um lançado depois de 1880, o único que poderia combater o Riachuelo era o ironclad Mesudiye, mas só havia um e o Riachuelo o superava em velocidade e nos lançadores de torpedo sendo que nenhum dos navios turcos tinham tubos lançadores de torpedo).
A ESPANHA tinha 8 navios couraçados (apenas 1 moderno lançado após 1880 e esse vinha com tubos lançadores de torpedo).
PORTUGAL Só tinha apenas 1 navio couraçado lançado em 1876, nada perto do Riachuelo e o Aquidabã.
OS EUA tinha 21 navios couraçados (5 foram reconstruídos em 1883, nenhum navio americano individualmente supera o Riachuelo ou o Aquidabã na blindagem, a classe Amphitrite iguala o Riachuelo no armamento com seus 4 canhões de 10 polegadas e tanto o Riachuelo quanto o Aquidabã são mais poderosos do que todos os navios Blindados dos EUA é nenhum dos couraçados americanos tinha lançadores de torpedo sendo que o Riachuelo e o Aquidabã vinham equipados com 5 lançadores de torpedo).
A RÚSSIA tinha 42 navios couraçados (mas apenas 7 eram modernos lançados após 1880 os outros eram obsoletos das décadas de 1860 e 1870).
A ITÁLIA tinha 21 couraçados (sendo 5 lançados após 1880 e outros três ainda em construção).
A ALEMANHA tinha 25 encouraçados (sendo 5 lançados após 1880. (destaque para a moderna classe de ironclads Sachsen). Fora isso boa parte dos seus encouraçados eram canhoneiras couraçadas, não eram tão obsoletas mas tinham grande poder de fogo. Os 4 ironclads da classe Sachsen tinham uma blindagem menor que o Riachuelo e o Aquidaban, porém seu armamento era mais pesado, 6 canhões de 10 polegadas).
A FRANÇA possuía 63 navios couraçados (o mesmo que toda a marinha imperial) e outros 112 navios mistos e de madeira.
O REINO UNIDO possuía 69 navios couraçados e outros 115 navios mistos e de madeira.
_
A Partir do Brassey's Annual as potências navais eram:
1- Reino Unido;
2- França;
3- Rússia;
4- Alemanha;
5- Itália;
6- Império do Brasil;
7- Dinamarca;
8- Espanha;
9- Holanda;
10- Turquia;
11- Áustria; e
12- EUA.
_
Obs: Tanto o Riachuelo e o Aquidabã eram mais poderosos dos que os ARMOURED SHIPS dos EUA, e ainda segundo este anuário, tinha navios na frota dos EUA que ainda estavam em construção que foram entregues a frota dos EUA muito depois de 1887, além disso, a frota total dos EUA muitos navios estavam desatualizados e alguns obsoletos tanto o Riachuelo quando o Aquidabã era superiores que os navios da frota dos EUA.
Após a introdução do Couraçado Riachuelo Pelo Império do Brasil o Sr. Hilary A. Albert, chefe do (House Naval Affairs Committee), alertando o congresso americano em 1883 comentou: (Se toda essa nossa marinha velha fosse colocada em um arranjo de batalha no meio do oceano e confrontados com o Riachuelo é duvidoso que uma única embarcação portando a bandeira americana voltasse ao porto). usnhistory.navylive.dodlive.mil/2013/11/18/remember-the-maine-a-first-of-its-kind-warship/
@@themaximum4137 show amigo, onde posso conseguir esse livro?
@@pliniocarvalho6288 e tem um livro do Arthur Diaz onde na Pg 70 do livro diz que o Império do Brasil era a sexta potência naval do mundo em (1872). e o livro pode ser baixado no site do senado federal www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/227400
@@themaximum4137 Obrigado amigo.
Que aula fantástica!!!!
Nerdologia Dom Pedro II
porque será que você escolheu esse?
adoro esse canal,faz assuntos que estudamos a força parecerem interessantes para os adolescentes de hoje. Parabéns.
Revolução Cubana | Nerdologia 193
ouve o nerdcast sobre.
Sem sombra de dúvidas o melhor "projeto" do RUclips.
Flores do oriente é um bom filme, achei que seria bem merda, mas me surpreendi.
Benjiro382
ué, vestígios históricos XD
mas seria legal em qualquer um :P
Que vídeo incrível, vocês arrasam muito!!
nerdologia: Cabanagem
Von Tsuyki balaiada kk
Muito obrigado por atender meu pedido sobre nerdologia no Japão, sei que não foi direcionado pra mim especificamente e sei que é só um pincelada no que ainda vai vir, mas ainda agradeço. Vale lembrar que essa brutalidade não fica só por parte do estupro como também matavam mulheres e crianças brutalmente e essa rixa com a China sempre teve assim como também atacavam terror na Korea. Essa parte do "Tora! Tora! Tora!" me lembrou de um episódio recente de Drifters, muito bom o anime e ele ainda contém algumas referencias históricas que você estúdio 42 podem usar como imagem.
Monarquistos de 14 anos: Mentira! Tudo errado, eu vi no TV imperial que era a 2° maior 😢😭
1º - De acordo com o livro "Da armada real para a marinha Imperial" (livro escrito por almirantes portugueses e brasileiros), a marinha imperial começou em 1822 com 15 navios que "herdou" de Portugal, 4 anos mais tarde, em 1826, amarinha imperial ja possuía 120 navios de guerra, quando o Imperador Dom Pedro II assumiu em 1840 o Brasil tinha 90 navios de guerra.
2º - A marinha Imperial comprava navios de fora e construía navios nacionais tb, durante os 49 anos do segundo reinado (1840 a 1889) o arsenal da marinha no RJ construiu e lançou 42 navios de guerra, de 1880 a 1890 (10 anos) esse estaleiro lançaria 10 navios, 3 cruzadores (um deles o maior navio militar construído no Brasil ate hoje) e 7 canhoneiras, isso tudo so no arsenal do Rio, o Império ainda tinha arsenal na Bahia, Pernambuco, Pará e Mato Grosso.
3º - O maior navio de guerra construído ate hoje no Brasil foi o cruzador tamandaré, pesava (4.500) toneladas, teve sua construção iniciada em 1884 e foi incorporado a marinha em 1890, 130 anos de republica e nada maior que isso foi construído para nossa marinha.
4º - Esse termo, marinha de águas marrons, foi usada de forma errada, não significa marinha de rios, esse termo se refere a uma marinha pequena e mal equipada, a marinha brasileira hoje e uma marinha de águas marrons.
5º - No estrangeiro o Brasil comprava o que havia de melhor, alem dos ja conhecidos encouraçados Riachuelo e Aquidabã (6.000) toneladas, um outro bom exemplo e o independência (1874), foi o maior navio de torre de sua época, pesava (9.000) toneladas e foi construído pelos os ingleses, em quanto o navio estava em teste de mar a a guerra Russo-Turca explodiu e Inglaterra, acreditando que entraria em guerra tratou de aumentar sua marinha, um dos navios comprados foi o independência, o navio foi comprado por nos por 370.000 e foi vendido para os ingleses por 600.000. A década de 1860, 1870 e 1880 o Brasil compraria dezenas de navios da França e Inglaterra .
6º - Falar que a marinha imperial era uma marinha rios e um atentado a qualquer um que tenha cérebro, desde quando navios de 2 mil, 4 mil e 6 mil são navios de rios? somente alguém que não conhece assuntos militares para falar uma coisa dessas.
Por fim, a marinha imperial foi o apogeu de nossa marinha, com a republica (1889) e a revolta da armada (1893) a marinha passaria a ser vista como uma instituição não confiável pelos republicanos golpistas, essa visão transformaria a marinha para sempre, so para comparar, em quanto no segundo reinado o arsenal da marinha no RJ (principal arsenal) lançou 42 navios de guerra, na republica, nos primeiros 47 anos (1890 a 1937) o arsenal da marinha RJ não lançaria nenhum navio, esse quadro começaria a mudar somente em com a ditadura do estado novo (1936) mas a marinha imperial nunca mais seria o que foi no império. O historiador Laurentino Gomes, autor dos Livros "1808", "1822", "1889" e "Escravidão" disse; "O império tinha uma visão estratégica bastante ambiciosa a respeito da posição do Brasil no mundo. Até as vésperas da Proclamação da República, a Marinha brasileira era uma das mais bem equipadas, treinadas e respeitadas do hemisfério ocidental. Infelizmente, parte dessa visão se perdeu ao longo da história republicana. O Brasil se resignou a um papel menor no mundo". Nunca saberemos a posição da marinha no mundo, o que sabemos, e que o apogeu de nossa marinha foi no Império do Brasil.
Vamos usar o (BRASSEY'S ANNUAL) e vamos comparar, O Brassey's Annual de 1887 é um livro que procurou reunir uma grande quantidade de informações sobre assuntos navais, que haviam sido anteriormente obtidos somente através de consultas numerosas e publicações e principalmente de fontes estrangeiras, foi publicado anualmente até 1992, e a partir dele vemos que o império do Brasil em 1887 tinha 63 navios de guerra divididos em:
4 - Turret ships: Riachuelo, Aquidabã , Solimões, Javary.
4 - Coast Service: Maris-e-Brarros, Lima-Barros, Brasil, Bahia.
1 - Central Battery: Sete de Setembro.
3 - River Monitor: Rio Grande, Piaui, Alagoas.
4 - Corvette: Vital de Oliveira, Parnahyba, Nitcheroy, Guanabara.
4 - Cruiser: Almirante barroso, Imperial Marinheiro, Primeiro de Março, trajano.
1 - Gun Vessel: Rio Sado.
5 - Double Screw Gunboat: Guarany, Forte de Coimbra, Iniciadora, Pedro Affonso, Traripe.
5 - River Service Gunboat: Cabedello, Camocim, Cananéa, Carioca, Marajó.
6 - Paddle Gunboat: Braconnot, grennhalgh, Henrique Martins, Lamego, Manaus, Taquary.
6 - Paddle Steamers: Amazonas, Felipe Camarão, Fernandes Vieira, Henrique Diaz, Paraense, Tramandahy, Vital de Negreiros.
4 - Torpedo Boats First-Class
16 - Training and Harbour Ships and Transports.
_
Um detalhe a partir do Brassey's Annual é possível ver que o Império do Brasil possuía os navios de guerra mais poderosos das Américas os COURAÇADOS RIACHUELO E AQUIDABÃ.
_
ENTRETANTO; Isso são os números totais, para o Brassey's e especificamente nessa época os antigos navios de madeiras começam a ser abandonados e trocados por unidades mistas ou totalmente de ferro e aço o que importa aqui são os Navios com Couraça de Ferro os (ARMOURED SHIPS) sendo que esses tipos de navios definiam as potências navais e tinham AMPLA VANTAGEM contra navios sem armadura (UNARMOURED SHIPS), ou seja: O IMPÉRIO DO BRASIL só tinha 12 (e só 2 modernos lançados após 1880, o Riachuelo e o Aquidabã).
A DINAMARCA tinha 11 (2 modernos lançados um em 1880 e outro em 1885 e esse dois vinham com lançadores de torpedo mas nenhum supera o Riachuelo e Aquidabã, ).
A ÁUSTRIA tinha 14, (apenas 1 moderno lançado após 1880 o Riachuelo supera todos eles além de nenhum couraçado austríaco possui tubos lançadores de torpedos).
A SUÉCIA tinha 15 navios couraçados (somente um foi lançado após 1880, poucos navios suecos perdem para o Riachuelo na blindagem das suas torretas, porém, o Riachuelo supera todos os navios suecos no armamento).
A HOLANDA tinha 23 couraçados, sendo que todos foram lançados antes de 1880, de todos o mais forte era o HNLMS Koning der Nederlanden sendo que ele ainda era inferior que o Riachuelo tanto na blindagem quanto no armamento, e uma vantagem a mais, o Riachuelo e Aquidabã vinham equipados com 5 tubos lançadores de torpedo).
A TURQUIA tinha 18 couraçados (Um lançado depois de 1880, o único que poderia combater o Riachuelo era o ironclad Mesudiye, mas só havia um e o Riachuelo o superava em velocidade e nos lançadores de torpedo sendo que nenhum dos navios turcos tinham tubos lançadores de torpedo).
A ESPANHA tinha 8 navios couraçados (apenas 1 moderno lançado após 1880 e esse vinha com tubos lançadores de torpedo).
PORTUGAL Só tinha apenas 1 navio couraçado lançado em 1876, nada perto do Riachuelo e o Aquidabã.
OS EUA tinha 21 navios couraçados (5 foram reconstruídos em 1883, nenhum navio americano individualmente supera o Riachuelo ou o Aquidabã na blindagem, a classe Amphitrite iguala o Riachuelo no armamento com seus 4 canhões de 10 polegadas e tanto o Riachuelo quanto o Aquidabã são mais poderosos do que todos os navios Blindados dos EUA é nenhum dos couraçados americanos tinha lançadores de torpedo sendo que o Riachuelo e o Aquidabã vinham equipados com 5 lançadores de torpedo).
A RÚSSIA tinha 42 navios couraçados (mas apenas 7 eram modernos lançados após 1880 os outros eram obsoletos das décadas de 1860 e 1870).
A ITÁLIA tinha 21 couraçados (sendo 5 lançados após 1880 e outros três ainda em construção).
A ALEMANHA tinha 25 encouraçados (sendo 5 lançados após 1880. (destaque para a moderna classe de ironclads Sachsen). Fora isso boa parte dos seus encouraçados eram canhoneiras couraçadas, não eram tão obsoletas mas tinham grande poder de fogo. Os 4 ironclads da classe Sachsen tinham uma blindagem menor que o Riachuelo e o Aquidaban, porém seu armamento era mais pesado, 6 canhões de 10 polegadas).
A FRANÇA possuía 63 navios couraçados (o mesmo que toda a marinha imperial) e outros 112 navios mistos e de madeira.
O REINO UNIDO possuía 69 navios couraçados e outros 115 navios mistos e de madeira.
_
A Partir do Brassey's Annual as potências navais eram:
1- Reino Unido;
2- França;
3- Rússia;
4- Alemanha;
5- Itália;
6- Império do Brasil;
7- Dinamarca;
8- Espanha;
9- Holanda;
10- Turquia;
11- Áustria; e
12- EUA.
_
Obs: Tanto o Riachuelo e o Aquidabã eram mais poderosos dos que os ARMOURED SHIPS dos EUA, e ainda segundo este anuário, tinha navios na frota dos EUA que ainda estavam em construção que foram entregues a frota dos EUA muito depois de 1887, além disso, a frota total dos EUA muitos navios estavam desatualizados e alguns obsoletos tanto o Riachuelo quando o Aquidabã era superiores que os navios da frota dos EUA.
Após a introdução do Couraçado Riachuelo Pelo Império do Brasil o Sr. Hilary A. Albert, chefe do (House Naval Affairs Committee), alertando o congresso americano em 1883 comentou: (Se toda essa nossa marinha velha fosse colocada em um arranjo de batalha no meio do oceano e confrontados com o Riachuelo é duvidoso que uma única embarcação portando a bandeira americana voltasse ao porto).
usnhistory.navylive.dodlive.mil/2013/11/18/remember-the-maine-a-first-of-its-kind-warship/
Sou muito fã do canal... o conheci quando tava começando ainda, lá no 10º vídeo!
Eu adorei a ideia de Nerdologia de história!
Tenho 1 sugestão e curiosidade... como funciona, do que é feita, quais os tipos, durabilidade, quando foi criada a máscara de gás?
Um abraço... pro Felipe e pro Átila e claro, pro pessoal que produz os vídeos em off!
=)
Grato!!!
NERDOLOGIA BATALHA DE MONTE CASTELO NESSA PORRA
nerdologia sobre a queda da bolsa de new york por favor!!
Uma coisa é aprender errado na INTERNET que a marinha do Brasil era uma das maiores no Império, outra coisa é como eu, que aprendeu errado pelo PROFESSOR de história que a marinha era uma das maiores.
Bruno R2 era uma das maiores só q focada mais em rios do q mar aberto mas era sim uma boa marinha
No Brasil Imperio estava entre as 10 maiores, no Brasil republica da pra contar nos dedos a quantidade de navio pesado que a marinha tem.
@@pliniocarvalho6288 fake news, para com essa mongolice monarquista
@@JoaoVictor-jl6tq "O império tinha uma visão estratégica bastante ambiciosa a respeito da posição do Brasil no mundo. Até as vésperas da Proclamação da República, a Marinha brasileira era uma das mais bem equipadas, treinadas e respeitadas do hemisfério ocidental. Infelizmente, parte dessa visão se perdeu ao longo da história republicana. O Brasil se resignou a um papel menor no mundo"
Historiador Laurentino Gomes
Mongolice é não conhece a historia do próprio país, a própria historia.
Vamos usar o (BRASSEY'S ANNUAL) e vamos comparar, O Brassey's Annual de 1887 é um livro que procurou reunir uma grande quantidade de informações sobre assuntos navais, que haviam sido anteriormente obtidos somente através de consultas numerosas e publicações e principalmente de fontes estrangeiras, foi publicado anualmente até 1992, e a partir dele vemos que o império do Brasil em 1887 tinha 63 navios de guerra divididos em:
4 - Turret ships: Riachuelo, Aquidabã , Solimões, Javary.
4 - Coast Service: Maris-e-Brarros, Lima-Barros, Brasil, Bahia.
1 - Central Battery: Sete de Setembro.
3 - River Monitor: Rio Grande, Piaui, Alagoas.
4 - Corvette: Vital de Oliveira, Parnahyba, Nitcheroy, Guanabara.
4 - Cruiser: Almirante barroso, Imperial Marinheiro, Primeiro de Março, trajano.
1 - Gun Vessel: Rio Sado.
5 - Double Screw Gunboat: Guarany, Forte de Coimbra, Iniciadora, Pedro Affonso, Traripe.
5 - River Service Gunboat: Cabedello, Camocim, Cananéa, Carioca, Marajó.
6 - Paddle Gunboat: Braconnot, grennhalgh, Henrique Martins, Lamego, Manaus, Taquary.
6 - Paddle Steamers: Amazonas, Felipe Camarão, Fernandes Vieira, Henrique Diaz, Paraense, Tramandahy, Vital de Negreiros.
4 - Torpedo Boats First-Class
16 - Training and Harbour Ships and Transports.
_
Um detalhe a partir do Brassey's Annual é possível ver que o Império do Brasil possuía os navios de guerra mais poderosos das Américas os COURAÇADOS RIACHUELO E AQUIDABÃ.
_
ENTRETANTO; Isso são os números totais, para o Brassey's e especificamente nessa época os antigos navios de madeiras começam a ser abandonados e trocados por unidades mistas ou totalmente de ferro e aço o que importa aqui são os Navios com Couraça de Ferro os (ARMOURED SHIPS) sendo que esses tipos de navios definiam as potências navais e tinham AMPLA VANTAGEM contra navios sem armadura (UNARMOURED SHIPS), ou seja: O IMPÉRIO DO BRASIL só tinha 12 (e só 2 modernos lançados após 1880, o Riachuelo e o Aquidabã).
A DINAMARCA tinha 11 (2 modernos lançados um em 1880 e outro em 1885 e esse dois vinham com lançadores de torpedo mas nenhum supera o Riachuelo e Aquidabã, ).
A ÁUSTRIA tinha 14, (apenas 1 moderno lançado após 1880 o Riachuelo supera todos eles além de nenhum couraçado austríaco possui tubos lançadores de torpedos).
A SUÉCIA tinha 15 navios couraçados (somente um foi lançado após 1880, poucos navios suecos perdem para o Riachuelo na blindagem das suas torretas, porém, o Riachuelo supera todos os navios suecos no armamento).
A HOLANDA tinha 23 couraçados, sendo que todos foram lançados antes de 1880, de todos o mais forte era o HNLMS Koning der Nederlanden sendo que ele ainda era inferior que o Riachuelo tanto na blindagem quanto no armamento, e uma vantagem a mais, o Riachuelo e Aquidabã vinham equipados com 5 tubos lançadores de torpedo).
A TURQUIA tinha 18 couraçados (Um lançado depois de 1880, o único que poderia combater o Riachuelo era o ironclad Mesudiye, mas só havia um e o Riachuelo o superava em velocidade e nos lançadores de torpedo sendo que nenhum dos navios turcos tinham tubos lançadores de torpedo).
A ESPANHA tinha 8 navios couraçados (apenas 1 moderno lançado após 1880 e esse vinha com tubos lançadores de torpedo).
PORTUGAL Só tinha apenas 1 navio couraçado lançado em 1876, nada perto do Riachuelo e o Aquidabã.
OS EUA tinha 21 navios couraçados (5 foram reconstruídos em 1883, nenhum navio americano individualmente supera o Riachuelo ou o Aquidabã na blindagem, a classe Amphitrite iguala o Riachuelo no armamento com seus 4 canhões de 10 polegadas e tanto o Riachuelo quanto o Aquidabã são mais poderosos do que todos os navios Blindados dos EUA é nenhum dos couraçados americanos tinha lançadores de torpedo sendo que o Riachuelo e o Aquidabã vinham equipados com 5 lançadores de torpedo).
A RÚSSIA tinha 42 navios couraçados (mas apenas 7 eram modernos lançados após 1880 os outros eram obsoletos das décadas de 1860 e 1870).
A ITÁLIA tinha 21 couraçados (sendo 5 lançados após 1880 e outros três ainda em construção).
A ALEMANHA tinha 25 encouraçados (sendo 5 lançados após 1880. (destaque para a moderna classe de ironclads Sachsen). Fora isso boa parte dos seus encouraçados eram canhoneiras couraçadas, não eram tão obsoletas mas tinham grande poder de fogo. Os 4 ironclads da classe Sachsen tinham uma blindagem menor que o Riachuelo e o Aquidaban, porém seu armamento era mais pesado, 6 canhões de 10 polegadas).
A FRANÇA possuía 63 navios couraçados (o mesmo que toda a marinha imperial) e outros 112 navios mistos e de madeira.
O REINO UNIDO possuía 69 navios couraçados e outros 115 navios mistos e de madeira.
_
A Partir do Brassey's Annual as potências navais eram:
1- Reino Unido;
2- França;
3- Rússia;
4- Alemanha;
5- Itália;
6- Império do Brasil;
7- Dinamarca;
8- Espanha;
9- Holanda;
10- Turquia;
11- Áustria; e
12- EUA.
_
Obs: Tanto o Riachuelo e o Aquidabã eram mais poderosos dos que os ARMOURED SHIPS dos EUA, e ainda segundo este anuário, tinha navios na frota dos EUA que ainda estavam em construção que foram entregues a frota dos EUA muito depois de 1887, além disso, a frota total dos EUA muitos navios estavam desatualizados e alguns obsoletos tanto o Riachuelo quando o Aquidabã era superiores que os navios da frota dos EUA.
Após a introdução do Couraçado Riachuelo Pelo Império do Brasil o Sr. Hilary A. Albert, chefe do (House Naval Affairs Committee), alertando o congresso americano em 1883 comentou: (Se toda essa nossa marinha velha fosse colocada em um arranjo de batalha no meio do oceano e confrontados com o Riachuelo é duvidoso que uma única embarcação portando a bandeira americana voltasse ao porto). pt.wikipedia.org/wiki/Riachuelo_(encoura%C3%A7ado_de_esquadra)
MEU DEUS QUE DELICIA DE EPISÓDIO CARA!!!!
foi por causa disso que o EUA detonou bomba em Hiroshima e Nagasaki???
Não acho que seja uma consequencia direta por assim dizer, mas...
O cara tá certo, foi sim, as bombas foram estratégicas, mas não da forma como costumamos pensar, o ataque foi direto em civis, nas grandes cidades, então é óbvio que teve uma dosezinha de vingança nos ataques.
Sim, foi por isso. no principio a bomba atômica estava sendo desenvolvidas para conter os nazistas. Roosevelt foi alertado por Albert Einstein no inicio por uma carta que Hitler pretendia desenvolver uma bomba atômica.
Vivian Almeida Vale lembrar que essa carta não foi feita pelo Einsten, mas sim por outros cientistas, ele apenas assinou para que a carta chegasse ao presidente.
Daniel Cavassani Sim. ele participou e assinou. tudo isso de origem ao projeto Manhattan com outro judeu chefiando que era Oppenhaimer
Um livro contabilizando todos os navios de guerra do mundo em 1886.
Fenomenal!!!!
Filipe eh PEARL HARBOR não PEARL HARBOUR.
Depende do inglês escrito, britânico ou dos eua, britânico se escreve harbour e eua harbor.
Francisco Wellington quem apresenta o nerdologia história é o Felipe Figueiredo, o homem por trás do tabuleiro
já arrumei eh Filipe verdade kk,
Parabéns, um excelente vídeo... um aula de história para ajudar entender esse ataque covarde!!! 👏👏👏
Sobre a marinha Imperial do Brasil...
1º - De acordo com o livro "Da armada real para a marinha Imperial" (livro escrito por almirantes portugueses e brasileiros), a marinha imperial começou em 1822 com 15 navios que "herdou" de Portugal, 4 anos mais tarde, em 1826, amarinha imperial ja possuía 120 navios de guerra. Quando o Imperador Dom Pedro II assumiu em 1840 o Brasil tinha 90 navios de guerra, esses navios seriam progressivamente substituídos por modernos navios a vapor.
2º - A marinha Imperial comprava navios de fora e construía navios nacionais tb, durante os 49 anos do segundo reinado (1840 a 1889) o arsenal da marinha no RJ construiu e lançou 42 navios de guerra, de 1880 a 1890 (10 anos) esse estaleiro lançaria 10 navios, 3 cruzadores (um deles o maior navio militar construído no Brasil ate hoje) e 7 canhoneiras, isso tudo so no arsenal do Rio, o Império ainda tinha arsenal na Bahia, Pernambuco e em mais alguns Estados. Além da marinha construir seus próprios navios ela tb comprava navios de estaleiros privados nacionais, um exemplo dessa relação com os estaleiros privados foi os 12 navios de guerra construídos pelo estaleiro do Barão de Mauá em Niterói.
3º - O maior navio de guerra construído ate hoje no Brasil foi o cruzador tamandaré, pesava 4.500 toneladas, teve sua construção iniciada em 1884 no arsenal da marinha em RJ e foi incorporado a marinha em 1890, 130 anos de republica e nada maior que isso foi construído para nossa marinha no Brasil.
4º - No estrangeiro o Brasil comprava o que havia de melhor, alem dos ja conhecidos encouraçados Riachuelo e Aquidabã, ambos de 6.000 toneladas, um outro bom exemplo e o independência (1874), o maior navio de torre de sua época, pesava 9.000 toneladas e foi construído pelos ingleses a pedido do Brasil, em quanto o navio estava em teste de mar a guerra Russo-Turca explodiu e a Inglaterra, acreditando que entraria em guerra, tratou de aumentar sua marinha, um dos navios comprados foi o independência, o navio foi comprado por nos por 370.000 e foi vendido para os ingleses, já pronto, por 600.000, o Independência receberia o nome de HMS Neptune. De 1840 a 1889 o Brasil compraria dezenas de navios da França e Inglaterra.
5º - Falar que a marinha imperial era uma marinha rios e um atentado a qualquer um que tenha cérebro, desde quando navios de 2 mil, 4 mil e 6 mil Toneladas são navios de rios? somente alguém que não conhece de assuntos militares para falar uma coisa dessas.
Por fim, a marinha imperial foi o apogeu de nossa marinha, com a republica (1889) e a revolta da armada (1893) a marinha passaria a ser vista como uma instituição não confiável pelos republicanos golpistas, essa visão transformaria a marinha para sempre, so para comparar, em quanto no segundo reinado o arsenal da marinha no RJ (principal arsenal) lançou 42 navios de guerra, na republica, nos primeiros 47 anos (1890 a 1937) o arsenal da marinha RJ não lançaria nenhum navio e os outros arsenais da marinha seriam fechados, esse quadro começaria a mudar somente com a ditadura do Estado Novo (1936) mas a marinha nunca mais seria o que foi no império.
O historiador Laurentino Gomes, autor dos Livros "1808", "1822", "1889" e "Escravidão" disse; "O império tinha uma visão estratégica bastante ambiciosa a respeito da posição do Brasil no mundo. Até as vésperas da Proclamação da República, a Marinha brasileira era uma das mais bem equipadas, treinadas e respeitadas do hemisfério ocidental. Infelizmente, parte dessa visão se perdeu ao longo da história republicana. O Brasil se resignou a um papel menor no mundo". Nunca saberemos a posição da marinha imperial no mundo, o que sabemos, e que o apogeu de nossa marinha foi no Império do Brasil.
Fonte; Marinha do Brasil, Livro "Da Armada Real Para A Marinha Imperial" e o Livro "A Marinha De Guerra Do Brasil Na Colonia e no Império".
Tu realmente acha que ele vai te responder.
Um video de 3 anos atrás.
Melhor Nerdologia de todos os tempos \o/
a teoria que tenho sobre guerras , interesses econômicos e para controlar o número de pessoas.
marcos santos além de contratos com grandes empreiteras, movimentar o mercado negro de armas e enriquecer os ricos interessados na guerra ainda mais.
marcos santos conspiracionistas kk
Disputas territoriais e ideologicas mas nunca e pelo bem de algo
só entraremos em uma guerra logica quando os aliens atacarem a terra
ou quando começarmos a exterminar os politicos brasileiros
Excelente, obrigado Felipe.
Foram Apenas Negócios De Interesse.....
"Tora! Tora! Tora!" agora eu sei o significado dessa frase que o Ozob gritou lá no RPG de Cyberpunk
nerdologia se o mundo fosse socialista
Junior Góes o mundo estaria fudido, respondido
Gabriel Lins Maldito Papai Noel!
Junior Góes Seria igual Deus, Coelhinho da páscoa ou sua waifu, não existiria e não funcionaria.
O canal "acredite ou nao" fez um video com esse tema. recomendo.
"SE o mundo fosse.." - "SE" não diz respeito à historiografia, minha nossa. o_O
Fazem sobre a Família Médici e sua influencia na História, Filmes e Séries!
dando uma alfinetada nos monarquistas
Narizinho
Vamos usar o (BRASSEY'S ANNUAL) e vamos comparar, O Brassey's Annual de 1887 é um livro que procurou reunir uma grande quantidade de informações sobre assuntos navais, que haviam sido anteriormente obtidos somente através de consultas numerosas e publicações e principalmente de fontes estrangeiras, foi publicado anualmente até 1992, e a partir dele vemos que o império do Brasil em 1887 tinha 63 navios de guerra divididos em:
4 - Turret ships: Riachuelo, Aquidabã , Solimões, Javary.
4 - Coast Service: Maris-e-Brarros, Lima-Barros, Brasil, Bahia.
1 - Central Battery: Sete de Setembro.
3 - River Monitor: Rio Grande, Piaui, Alagoas.
4 - Corvette: Vital de Oliveira, Parnahyba, Nitcheroy, Guanabara.
4 - Cruiser: Almirante barroso, Imperial Marinheiro, Primeiro de Março, trajano.
1 - Gun Vessel: Rio Sado.
5 - Double Screw Gunboat: Guarany, Forte de Coimbra, Iniciadora, Pedro Affonso, Traripe.
5 - River Service Gunboat: Cabedello, Camocim, Cananéa, Carioca, Marajó.
6 - Paddle Gunboat: Braconnot, grennhalgh, Henrique Martins, Lamego, Manaus, Taquary.
6 - Paddle Steamers: Amazonas, Felipe Camarão, Fernandes Vieira, Henrique Diaz, Paraense, Tramandahy, Vital de Negreiros.
4 - Torpedo Boats First-Class
16 - Training and Harbour Ships and Transports.
_
Um detalhe a partir do Brassey's Annual é possível ver que o Império do Brasil possuía os navios de guerra mais poderosos das Américas os COURAÇADOS RIACHUELO E AQUIDABÃ.
_
ENTRETANTO; Isso são os números totais, para o Brassey's e especificamente nessa época os antigos navios de madeiras começam a ser abandonados e trocados por unidades mistas ou totalmente de ferro e aço o que importa aqui são os Navios com Couraça de Ferro os (ARMOURED SHIPS) sendo que esses tipos de navios definiam as potências navais e tinham AMPLA VANTAGEM contra navios sem armadura (UNARMOURED SHIPS), ou seja: O IMPÉRIO DO BRASIL só tinha 12 (e só 2 modernos lançados após 1880, o Riachuelo e o Aquidabã).
A DINAMARCA tinha 11 (2 modernos lançados um em 1880 e outro em 1885 e esse dois vinham com lançadores de torpedo mas nenhum supera o Riachuelo e Aquidabã, ).
A ÁUSTRIA tinha 14, (apenas 1 moderno lançado após 1880 o Riachuelo supera todos eles além de nenhum couraçado austríaco possui tubos lançadores de torpedos).
A SUÉCIA tinha 15 navios couraçados (somente um foi lançado após 1880, poucos navios suecos perdem para o Riachuelo na blindagem das suas torretas, porém, o Riachuelo supera todos os navios suecos no armamento).
A HOLANDA tinha 23 couraçados, sendo que todos foram lançados antes de 1880, de todos o mais forte era o HNLMS Koning der Nederlanden sendo que ele ainda era inferior que o Riachuelo tanto na blindagem quanto no armamento, e uma vantagem a mais, o Riachuelo e Aquidabã vinham equipados com 5 tubos lançadores de torpedo).
A TURQUIA tinha 18 couraçados (Um lançado depois de 1880, o único que poderia combater o Riachuelo era o ironclad Mesudiye, mas só havia um e o Riachuelo o superava em velocidade e nos lançadores de torpedo sendo que nenhum dos navios turcos tinham tubos lançadores de torpedo).
A ESPANHA tinha 8 navios couraçados (apenas 1 moderno lançado após 1880 e esse vinha com tubos lançadores de torpedo).
PORTUGAL Só tinha apenas 1 navio couraçado lançado em 1876, nada perto do Riachuelo e o Aquidabã.
OS EUA tinha 21 navios couraçados (5 foram reconstruídos em 1883, nenhum navio americano individualmente supera o Riachuelo ou o Aquidabã na blindagem, a classe Amphitrite iguala o Riachuelo no armamento com seus 4 canhões de 10 polegadas e tanto o Riachuelo quanto o Aquidabã são mais poderosos do que todos os navios Blindados dos EUA é nenhum dos couraçados americanos tinha lançadores de torpedo sendo que o Riachuelo e o Aquidabã vinham equipados com 5 lançadores de torpedo).
A RÚSSIA tinha 42 navios couraçados (mas apenas 7 eram modernos lançados após 1880 os outros eram obsoletos das décadas de 1860 e 1870).
A ITÁLIA tinha 21 couraçados (sendo 5 lançados após 1880 e outros três ainda em construção).
A ALEMANHA tinha 25 encouraçados (sendo 5 lançados após 1880. (destaque para a moderna classe de ironclads Sachsen). Fora isso boa parte dos seus encouraçados eram canhoneiras couraçadas, não eram tão obsoletas mas tinham grande poder de fogo. Os 4 ironclads da classe Sachsen tinham uma blindagem menor que o Riachuelo e o Aquidaban, porém seu armamento era mais pesado, 6 canhões de 10 polegadas).
A FRANÇA possuía 63 navios couraçados (o mesmo que toda a marinha imperial) e outros 112 navios mistos e de madeira.
O REINO UNIDO possuía 69 navios couraçados e outros 115 navios mistos e de madeira.
_
A Partir do Brassey's Annual as potências navais eram:
1- Reino Unido;
2- França;
3- Rússia;
4- Alemanha;
5- Itália;
6- Império do Brasil;
7- Dinamarca;
8- Espanha;
9- Holanda;
10- Turquia;
11- Áustria; e
12- EUA.
_
Obs: Tanto o Riachuelo e o Aquidabã eram mais poderosos dos que os ARMOURED SHIPS dos EUA, e ainda segundo este anuário, tinha navios na frota dos EUA que ainda estavam em construção que foram entregues a frota dos EUA muito depois de 1887, além disso, a frota total dos EUA muitos navios estavam desatualizados e alguns obsoletos tanto o Riachuelo quando o Aquidabã era superiores que os navios da frota dos EUA.
Após a introdução do Couraçado Riachuelo Pelo Império do Brasil o Sr. Hilary A. Albert, chefe do (House Naval Affairs Committee), alertando o congresso americano em 1883 comentou: (Se toda essa nossa marinha velha fosse colocada em um arranjo de batalha no meio do oceano e confrontados com o Riachuelo é duvidoso que uma única embarcação portando a bandeira americana voltasse ao porto). usnhistory.navylive.dodlive.mil/2013/11/18/remember-the-maine-a-first-of-its-kind-warship/
sou formado em história e o tema do meu TCC foi Pearl Harbor, até usei Eric Hobsbawn para contextualizar esse período.
Filipe comunista! Boa tarde a todos, só passando pra fazer uma piada mesmo.
Vamos usar o (BRASSEY'S ANNUAL) e vamos comparar, O Brassey's Annual de 1887 é um livro que procurou reunir uma grande quantidade de informações sobre assuntos navais, que haviam sido anteriormente obtidos somente através de consultas numerosas e publicações e principalmente de fontes estrangeiras, foi publicado anualmente até 1992, e a partir dele vemos que o império do Brasil em 1887 tinha 63 navios de guerra divididos em:
4 - Turret ships: Riachuelo, Aquidabã , Solimões, Javary.
4 - Coast Service: Maris-e-Brarros, Lima-Barros, Brasil, Bahia.
1 - Central Battery: Sete de Setembro.
3 - River Monitor: Rio Grande, Piaui, Alagoas.
4 - Corvette: Vital de Oliveira, Parnahyba, Nitcheroy, Guanabara.
4 - Cruiser: Almirante barroso, Imperial Marinheiro, Primeiro de Março, trajano.
1 - Gun Vessel: Rio Sado.
5 - Double Screw Gunboat: Guarany, Forte de Coimbra, Iniciadora, Pedro Affonso, Traripe.
5 - River Service Gunboat: Cabedello, Camocim, Cananéa, Carioca, Marajó.
6 - Paddle Gunboat: Braconnot, grennhalgh, Henrique Martins, Lamego, Manaus, Taquary.
6 - Paddle Steamers: Amazonas, Felipe Camarão, Fernandes Vieira, Henrique Diaz, Paraense, Tramandahy, Vital de Negreiros.
4 - Torpedo Boats First-Class
16 - Training and Harbour Ships and Transports.
_
Um detalhe a partir do Brassey's Annual é possível ver que o Império do Brasil possuía os navios de guerra mais poderosos das Américas os COURAÇADOS RIACHUELO E AQUIDABÃ.
_
ENTRETANTO; Isso são os números totais, para o Brassey's e especificamente nessa época os antigos navios de madeiras começam a ser abandonados e trocados por unidades mistas ou totalmente de ferro e aço o que importa aqui são os Navios com Couraça de Ferro os (ARMOURED SHIPS) sendo que esses tipos de navios definiam as potências navais e tinham AMPLA VANTAGEM contra navios sem armadura (UNARMOURED SHIPS), ou seja: O IMPÉRIO DO BRASIL só tinha 12 (e só 2 modernos lançados após 1880, o Riachuelo e o Aquidabã).
A DINAMARCA tinha 11 (2 modernos lançados um em 1880 e outro em 1885 e esse dois vinham com lançadores de torpedo mas nenhum supera o Riachuelo e Aquidabã, ).
A ÁUSTRIA tinha 14, (apenas 1 moderno lançado após 1880 o Riachuelo supera todos eles além de nenhum couraçado austríaco possui tubos lançadores de torpedos).
A SUÉCIA tinha 15 navios couraçados (somente um foi lançado após 1880, poucos navios suecos perdem para o Riachuelo na blindagem das suas torretas, porém, o Riachuelo supera todos os navios suecos no armamento).
A HOLANDA tinha 23 couraçados, sendo que todos foram lançados antes de 1880, de todos o mais forte era o HNLMS Koning der Nederlanden sendo que ele ainda era inferior que o Riachuelo tanto na blindagem quanto no armamento, e uma vantagem a mais, o Riachuelo e Aquidabã vinham equipados com 5 tubos lançadores de torpedo).
A TURQUIA tinha 18 couraçados (Um lançado depois de 1880, o único que poderia combater o Riachuelo era o ironclad Mesudiye, mas só havia um e o Riachuelo o superava em velocidade e nos lançadores de torpedo sendo que nenhum dos navios turcos tinham tubos lançadores de torpedo).
A ESPANHA tinha 8 navios couraçados (apenas 1 moderno lançado após 1880 e esse vinha com tubos lançadores de torpedo).
PORTUGAL Só tinha apenas 1 navio couraçado lançado em 1876, nada perto do Riachuelo e o Aquidabã.
OS EUA tinha 21 navios couraçados (5 foram reconstruídos em 1883, nenhum navio americano individualmente supera o Riachuelo ou o Aquidabã na blindagem, a classe Amphitrite iguala o Riachuelo no armamento com seus 4 canhões de 10 polegadas e tanto o Riachuelo quanto o Aquidabã são mais poderosos do que todos os navios Blindados dos EUA é nenhum dos couraçados americanos tinha lançadores de torpedo sendo que o Riachuelo e o Aquidabã vinham equipados com 5 lançadores de torpedo).
A RÚSSIA tinha 42 navios couraçados (mas apenas 7 eram modernos lançados após 1880 os outros eram obsoletos das décadas de 1860 e 1870).
A ITÁLIA tinha 21 couraçados (sendo 5 lançados após 1880 e outros três ainda em construção).
A ALEMANHA tinha 25 encouraçados (sendo 5 lançados após 1880. (destaque para a moderna classe de ironclads Sachsen). Fora isso boa parte dos seus encouraçados eram canhoneiras couraçadas, não eram tão obsoletas mas tinham grande poder de fogo. Os 4 ironclads da classe Sachsen tinham uma blindagem menor que o Riachuelo e o Aquidaban, porém seu armamento era mais pesado, 6 canhões de 10 polegadas).
A FRANÇA possuía 63 navios couraçados (o mesmo que toda a marinha imperial) e outros 112 navios mistos e de madeira.
O REINO UNIDO possuía 69 navios couraçados e outros 115 navios mistos e de madeira.
_
A Partir do Brassey's Annual as potências navais eram:
1- Reino Unido;
2- França;
3- Rússia;
4- Alemanha;
5- Itália;
6- Império do Brasil;
7- Dinamarca;
8- Espanha;
9- Holanda;
10- Turquia;
11- Áustria; e
12- EUA.
_
Obs: Tanto o Riachuelo e o Aquidabã eram mais poderosos dos que os ARMOURED SHIPS dos EUA, e ainda segundo este anuário, tinha navios na frota dos EUA que ainda estavam em construção que foram entregues a frota dos EUA muito depois de 1887, além disso, a frota total dos EUA muitos navios estavam desatualizados e alguns obsoletos tanto o Riachuelo quando o Aquidabã era superiores que os navios da frota dos EUA.
Após a introdução do Couraçado Riachuelo Pelo Império do Brasil o Sr. Hilary A. Albert, chefe do (House Naval Affairs Committee), alertando o congresso americano em 1883 comentou: (Se toda essa nossa marinha velha fosse colocada em um arranjo de batalha no meio do oceano e confrontados com o Riachuelo é duvidoso que uma única embarcação portando a bandeira americana voltasse ao porto). usnhistory.navylive.dodlive.mil/2013/11/18/remember-the-maine-a-first-of-its-kind-warship/
Nerdologia 193 : o Golpe sofrido pela Dilma
Daniel Muniz olha outra teoria da conspiração aí. ..
não foi golpe. o único golpe foi a campanha com mentira e com dinheiro de propina.
Foi golpe sim, tudo que vai contra a constituição é golpe, assim como os direitos dela, por exemplo.
Eu fiquei os últimos 3 anos na Zâmbia e voltei faz uns 20 dias e to perdidaço com o que aconteceu no país, cada nego fala uma coisa diferente, qual foram os direitos violados dela?
Gabriel Santos escuta o Xadrez verbal que tu vai tirar tuas próprias conclusões.
Excelente, certeiro e imparcial como sempre.
É verdade que o Brasil Imperio era considerado uma nação rica ??? Que tinha renda média superior à italia, à espanha e a outros paises hoje considerados ricos ???
Eu não sou especialista no assunto, mas uma vez estava fazendo uma pesquisa com documentos do século XIX e encontrei um almanaque francês (almanach Hachette) de variedades, onde listava as nações mais ricas do mundo, o Brasil não entrava nem no top 30. Eu sei que uns dos primeiros artigos do the economist é sobre o a economia do império brasileiro e nele também não cita essa importância toda. Por pura especulação, e colocaria como principais potências talvez a Inglaterra em primeiro, a França em segundo, a Alemanha (dependendo da época) em terceiro, talvez a Russia (muito em função da população) em quarto, O império Turco em quinto.
Isso é balela que os viúvos de Dom Pedro ficam espalhando por aí. Nunca vi nenhuma fonte séria e confiável dizer tal coisa. E ainda que fosse verdade, é uma bosta de argumento. Quer dizer o quê? Que se voltássemos a ser monarquia nossa renda média superararia a da desses países por mágica?
felipe jannotti esse pessoal monarquista acha que um imperador vai vir como deus e tornar o Brasil a superpotência do mundo
@@tsuss2205 existe um relatório completo OFICIAL sobre as exportações e importações do Império que datam desde 1846-1847 que põe por terra todas essas contabilidade desse '' economistas'' de hoje em dia!
@@viniciusn.michaylyk2399 É esse pessoal republicanos acha que vai vir um ''salvador da pátria'' como um deus e tornar o Brasil a superpotência do mundo kkkkkk
Um bom documentário sobre esse ataque e a segunda guerra mundial é o "a segunda guerra mundial vista do espaço". Tem aqui no próprio RUclips
adoro o assunto Pearl Harbor
Esse tema me deu muita saudade de jogar Medal of Honor: Rising Sun
Era o jogo que eu mais jogava no Playstation 2
A nostalgia tá forte :3
O que eu mais gosto desse canal até agora é que é a única forma de mídia brasileira que vi que sabe que o nome do país é Países Baixos e não Holanda :)
Nerdologia Rei Arthur!!!
Faz um nerdologia sobre a história de cuba!
vcs são os melhores
Ótimo nerdologia, simplesmente ótimo
Muito, muito, muito bom. Adoro o canal!!!!
Sensacional!!! Poderia fazer um sobre as forças armadas no Brasil, origem, evolução, participação no passado, presente....
O maior "erro" de Yamamoto foi não ter autorizado o ataque aos tanques de gasolina por temer que a frota fosse descoberta pelos porta-aviões americanos (isso faria com que todas as operações tivessem que ser realizadas do continente).
Excelente vídeo como sempre. Perfeito
muito bom! continuem com esse trabalho excelente
ainda quero o Nerdologia sobre a Ditadura militar 😔
é um assunto muito amplo e com visões diferentes, escolha algo mais expecifico sobre o assunto
Não tem visões diferentes ao ponto de impedir o debate. Só existe a visão factual. O problema é que muita gente estuda por livros tendenciosos, como o do Ustra ou do Mariguela, seria a mesma coisa de debater Nazismo usando como base APENAS a biografia do Hitler.
aquela que matou uma galera, e que não deixava o povo ter vós, que você podia ir e vir desde que ficasse de cabaça baixa sem ao menos dar um ai, se você que como eu e muita gente que criticou o governo PT( bando de sem vergonha) apanharíamos se estivemos na quela época.
É por comentários como o do Thaylor que é melhor ele não fazer esse nerdologia
Não foi uma ditadura. Foi um REGIME militar.
Recomendo sobre o Rei Leopoldo II e Congo