O filme A Batalha de Midway (1976) que assisti na noite de sábado dia (17/10/1981) no Supercine da Rede Globo mudou a minha vida. Eu sempre gostei de filme de Guerra, mas não acreditei nos acontecimentos descritos no filme e na semana seguinte fui na Biblioteca da minha escola procurar saber mais sobre a famosa batalha naval, e depois de ler tudo que tinha na biblioteca sobre essa batalha não parei mais de estudar especialmente sobre a Segunda Guerra Mundial. Conclusão acabei me formando em História pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) em 1991. Parabéns pelo vídeo DOC #28 gostei muito.
O interessante é q, qdo do segundo ataque ao Yorktown, os japonêses acharam q estavam atacando um outro porta-aviões, de tāo rápido e eficaz q foram os reparos efetuados pelo controle de danos do Yorktown.
Esse seu comentário mostra a importância de outros soldados "Não-combatentes" o que seria dos combatentes sem a logística, ou mais especificamente neste caso sem os mecânicos ?
@@andrejesussilva2398 Pois é; isso vale também para o pessoal que reparava aviões britânicos danificados durante a desesperadora Batalha da Inglaterra.
@@SaladeGuerraSdG Sinceramente é muita sorte, mais acho que é um Milagre mesmo, porque atrasos de 30min ou pequenos erros foram decisivos para a derrota dos JN
Sou novo no canal conheci nessa semana, já virei fã! Faça um vídeo sobre o USS Indianápolis e sua última missão( a entrega de partes da bomba atômica) e seu capitão, o único da marinha americana a ser julgado na corte marcial... Ficaria muito grato de ver um vídeo sobre tal fato. Continue seu ótimo trabalho, está de parabéns!
Muito bom... Parabéns... Tem um vídeo gringo muito bom que mostra a batalha de Midway da perspectiva japonesa, dando as informações ao mesmo tempo em que elas iam chegando na sala dos oficiais, justificando o porquê das decisões dos generais japoneses... O vídeo é muito bom, recomendo...
Fico imaginando a situação de cada piloto e tripulante nesse teatro de guerra. Foi um grande aprendizado com sacrifício de vidas para que paz superasse o terror da guerra.
São poucos os canais que postam vídeos do gênero que são bastante informativos e interativos, e esse canal é um deles, parabéns pelo ótimo trabalho, continue assim
Excelente vídeo, com uma cronologia exacta e bem detalhada da cadeia de eventos que conduziram à tremenda vitória americana. Lembro, entretanto, que o almirante Raymond Spruance foi a revelação daquela batalha pois ele tinha experiência como comandante de destroyer e não de porta-aviões e, mesmo assim, soube desempenhar superiormente a sua missão. Outra referência merece Nimitz: ao anoitecer de 5 de Junho, quando os aviões americanos regressavam, as regras da guerra não permitiam luzes no porta-aviões, pelo que os aparelhos corriam o risco de se perderem por falta de visibilidade. Pois bem, Nimitz, num inédito e arrojado gesto de coragem, ordenou que todas as luzes dos porta-aviões fossem ligadas, pondo de lado as mais elementares regras de segurança, mas permitindo a todos os aviões aterrar sem incidentes. Felizmente, esse gesto não teve consequências pois os japoneses, a lamber as suas profundas feridas, não puderam aproveitar para atacar alvos tão bem definidos no horizonte. Um abraço desde Lisboa!
Acompanhei seu blog por muito tempo desde 2007 e posso afirmar que seu canal mantém a qualidade de sempre, meu caro. Obrigado por este vídeo extremamente informativo. Abraço!
Eu assisti o filme Midway, de 1976, com henry fonda, charlton heston, james cornburn, pat morita, toshiro mifune etc. o filme é quase um documentário e mescla imagens reais de combates da época. As cenas desse filme que mais me impressionaram foram o momento em que os aviões decolam do porta aviões Akagi em direção à Midway e também o momento do ataque dos aviões do Hiryu sobre o porta aviões Yorktown, um filme com excelentes cenas de combates, muito diferente do Midway de 2019, que peca pelo excesso de cenas digitalizadas.
EUA ganhou essa batalha nos detalhes. Muito mérito de todos, desde os interceptadores até os aviadores responsáveis pela destruição dos porta aviões japonês.
Ótima narrativa! Ilustrações incríveis que nunca vi! Estou me tornando uma espécie de "macaca de auditório " deste canal Hoje, acho que deveriam haver duas datas comemorativas e/ou feriados mundiais que seriam a Batalha da Inglaterra e a Batalha de Midway que foram dois contra pontos nas vitórias contra as forças do eixo e a reviravolta para a vitória final das forças aliadas.
Vídeo top. Nessa batalha, surgiram novas táticas de combate dog fight, acabando com os zero do Japão. Faça um vídeo sobre esses combates aéreos no pacífico. Os catalinas foram heróis, salvaram muitos pilotos abatidos.
Esse hidroavião de reconhecimento que chegou atrasado e poderia ter mudado o resultado da batalha, estava com o tanque de combustível perfurado por causa da batalha do Mar de Coral dois meses antes. Ou seja, um tiro que mudou a história. O controle de danos americanos mostrou-se uma vantagem crucial a exemplo do Yorktown que teimava em não afundar. Do lado japonês foi o contrário: tudo estava bem até os americanos conseguirem acertar as primeiras bombas que foram suficientes para destruir os 4 porta aviões. Também os aviões japoneses não possuíam tanques de combustível autolacráveis que teria evitado o atraso do hidroavião além de tornarem todos os outros aviões vulneráveis ao fogo americano. Acertou, já era! Uma coisa que acho digno de menção também foi o Hiryu se não me engano já condenado, os japoneses decidiram torpedear para evitar a captura. Foi quando o buraco formado permitiu a saída miraculosa de muitos homens presos nele!
Parabéns Júlio Cesar pela explanação dos fatos, pela didática. Foi a melhor didática que vi esses canais do RUclips sobre temas afins. Professor é professor. Parabéns mais uma vez.
PQP! Assisti ele na estréia e já é a 8ª vez que vejo esse vídeo e ele não tem como ficar ruim! Julião, palmas e o Tocantins inteiro pra ti! Que documentário bem feito, bem formoso e didático. Discovery Channel e o NatGeo lá na época que eram bons divulgadores de conteúdo (naquelas), tem muito que aprender. Olha, sensacional!
Com aquele elenco multiestelar, encabeçado por Charlton Heston, Henry Fonda, Glenn Ford, Robert Mitchum e outros... O filme usou muitas cenas reais, coloridas, da época da guerra. Embora isso seja legal por um lado, proporcionava coisas engraçadas, como um aviador decolar em um Vindicator e pousar num Dauntless, ou decolar num Wildcat e pousar ou voar num Hellcat... :-)
Uma das mais lúcidas e sintéticas descrições da Batalha de Midway que já vi! Contudo faltou falar de dois cruzadores pesados japoneses que foram atacados antes de poderem se retirar. Refiro-me ao Mikuma e Mogami. O Mikuma afundou e o Mogami conseguiu chegar a Truk ; embora um montão de escombros. Obrigado!
Em 14:30 - Só complementando, nesse ponto os aviões japoneses que patrulhavam o espaço aéreo estavam ficando sem combustível, e o fato de Nagumo ter ordenado a reconfiguração das aeronaves no porta-aviões (troca de bombas por torpedos), atrasou a decolagem dos mesmos, pesando sobre Nagumo a decisão de soltar na hora os aviões já armados e perder os aviões que estavam no ar (que aterrissariam no mar, sendo os pilotos posteriormente recolhidos, o que geraria ainda mais perdas, de aviões e de tempo), ou recolhê-los para depois soltar os aviões já preparados - a verdade é que, nesse ponto, a lambança já estava feita, e ainda com bombas e combustível espalhados pelo convés (pois naquela de tira isso, coloca aquilo, não deu tempo de guardar as bombas lá embaixo, e ficaram bem mais expostas ao ataque).
tem outro filme, japonês, sobre Yamamoto, que mostra em detalhes, cruéis, o erro de Nagumo. que era das antigas e não tinha experiência no ataque com aviões. Este filme que cito está no catalogo da Amazon
Dois detalhes, Júlio: pior ainda do que a perda dos Porta-aviões foi a perda da nata dos experimentados aviadores navais pelos japoneses. Nunca se recuperaram. h, também o epílogo, quando os aviões navais americanos pegaram os cruzadores Mogami e Mikumi, que se retiraram após colidir, à noite, por conta de um alarme falso de submarino. O Mikumi foi afundado e o Mogami muito danificado, sendo salvo pela pertinácia da tripulação japonesa. Depois de reparado, seria afundado na batalha do Estreito de Surigao.
E pior do que a perda dos pilotos, foi a perda de quatro tripulações especializadas que operavam os quatro porta-aviões afundados. A perda dos pilotos, apesar de muito sentida, ainda poderia ser suprida de alguma forma, mas o desaparecimento dessas equipes foi realmente uma tragédia para a marinha japonesa.
Soy muito sru fã, adiro historia militar e modestamente conheço praticamente tudo, guerras napoleonicas, guerra civil americana, guerras medievais, etc, e você é excelente!!! Parabéns!!
Estou lendo um livro do Ken Follett que tem a segunda guerra como pano de fundo. A batalha de Midway é bem retratada no livro, muito interessante!!!!!!!! Ótimo vídeo, parabéns.
Ah uma sugestão, faça posteriormente um vídeo sobre o início da FAB, com a entrada do Brasil na WW2, o seu desempenho na Europa e sua consolidação ao retornar para o Brasil. Certamente dará muito trabalho, mas será um conteúdo de ponta sobre a nossa história... *Dica: Existe um P-47 Thunderbolt da época, e restaurado no museu Aeroespacial no Rio de Janeiro!
Muito bom ver que com o decnto do codigo atraves do blefe da falta de agua de midway e tendo o Japão caindo na armadilha dos EUA, mudou drasticamente os caminhos da guerra do atlantico norte.
Parabéns pelo ótimo vídeo!! Aguardando um sobre a operação Doolittle, dos detalhes das decolagens do B25 do USS HORNETT, tensao durante o voo inclusive o batuque de "wabash cannonball" de Dick Cole copiloto de Doolittle... showw
Nunca encontrei nada sobre o assunto, apenas informações esparsas. Mas um forista americano sugeriu um livro sobre o assunto, disponível na Amazon (inclusive em versão kindle, por 46 paus - achei meio caro), " Thirty Seconds Over Tokyo (Aviation Classics) (English Edition) ", escrito por Ted W. Lawson, que foi um dos pilotos de um dos 16 bombardeiros participantes da missão. Aproveitando, outro livro que indicaram, também disponível na Amazon na versão kindle por R$ 8,32, foi " The Miraculous Torpedo Squadron by Jūzõ Mori (English Edition) ", escrito por um combatente japonês, uma visão nipônica da batalha de Midway. Ambas em inglês - fica a dica.
Olá, Julio Cesar, quando estive nos Estados Unidos, oficiais da US Navy ficaram espantados como eu sabia detalhes da batalha de Midway que eles nem desconfiavam. A propósito, eu já tinha 2 meses naquela epóca !!
A batalha de Midway foi a maior batalha aeronaval da contemporaneidade. A esquadra Japonesa foi praticamente destruída. Porém, a batalha naval do Golfo de Leyte foi a que decretou a supremacia americana no pacífico.
Júlio, quando puder. Faça um vídeo sobre Erich Alfred "Bubi" Hartmann. O Ás do ases do planeta Terra. E, sua insuperável marca de 352 abates homologadas!!
Há um artigo bem interessante na Revista Asas, onde um historiador contesta esse número de vitórias de Hartmann. Não só entre os alemães, mas em todas as forças em todos os conflitos, esses números costumam ser inflados. Entre os alemães, onde a "Propaganda" tinha inclusive um ministério próprio, capitaneado pelo demônio Goebells, talvez mais. O que não significa negar que os pilotos alemães talvez fossem os melhores do mundo na maior parte da duração da guerra. Afinal, treinaram desde a Guerra Civil Espanhola, assim como nos japoneses, na ocupação da China.
Em 20:08, sempre me perguntei porque os americanos não aproveitaram e afundaram mais navios japoneses, pois agora sem escolta aérea, e está aí a resposta, valeu!!
É inimaginável que os EUA mesmo com "tudo na mão" ainda perdeu esse horror de aeronaves. Minha nossa! Pra vermos como eram as batalhas na Segunda Guerra. De arrepiar!
Pensei o mesmo, mesmo com toda informação na verdade estavam perdendo a batalha, fico imaginando o desastre que teria sido para os USA sem todas essas informações disponíveis.
Quando assisti o filme fiquei impressionado que a vitória veio por um instinto de um piloto. Os japoneses estavam bem mais armados que os americanos. Parece que o destino favoreceu os americanos.
Os aviões torpedeiros eram lentos, e tinham que ir a uma baixa altitude para poder lançar o torpedo, fazendo alvo fácil dos caças japoneses, além disso os " Zero" eram excelentes aeronaves . Outro detalhe é que pela pouca experiência americana naquele momento em ataques aéreos coordenados, os esquadrões se espalharam de mais, alguns errando caminho, fazendo que o ataque ficasse sem coordenação devida.
EXCELENTE EXPLANAÇÃO, CRONOLOGIA PERFEITA E DESDOBRAMENTO EXATO, ALÉM DISTO O CAPRICHO QUE VC APRESENTA ATÉ NO SEU CENÁRIO, POIS VC MUDA O QUEPE A SUA DIREITA CONFORME O TEMA,EM MINHA HUMILDE OPINIÃO O MELHOR CANAL DE ASSUNTOS PERTINENTES A 2 GUERRA MUNDIAL DO RUclips NO BRASIL.
Cara... só dois comentários: 1- Parabéns pelo excelente vídeo, além de uma ótima apresentação e abordagem histórica, vai ser muito útil agora agora que será lançado nos cinemas o filme (ou melhor, mais um filme) sobre a batalha de Midway, o que auxiliará as pessoas a compreenderem o que foi, porquê foi, e como foi essa grandiosa batalha! 2- Eu sempre fico com pena do navio Yorktown, que porta-aviões guerreiro! #respeito Ainda bem que os japoneses temiam usar o Yamato com mais presença em combate (pelo símbolo que ele era), por quê certamente se tivesse entrado em combate o resultado poderia ter sido outro. #respeito
Heroes of the pacific é um jogo de aviões para PS2 que narra muito bem a campanha americana no pacífico, dando bons detalhes dos aviões tanto americanos quanto japoneses
Eu quando criança assisti com meu pai o filme Midway sem cortes, inclusive com cenas da batalha do Mar de Coral, onde o Lexington foi afundado e o Yorktown, sofreu severos danos, chegando em Pearl Harbor, abastecido, reparado e de volttpara a batalha. Outro erro foi a indecisão de bombas ou torpedo, desta forma os americanos atacaram de surpresa e destruíram três porta aviões de uma só vez!
Eu tenho em DvD o filme Pearl Harbor, com o Ben Aflec, tenho também o A batalha de Midway, produção da Mirisch Companhy filme de 1977, com vários atores famosos (Henry Fonda interpretando o Comandante Nimitz).
Gosto imensamente de seus vídeos. Júlio César. Você marcou um tento valioso para que se entenda a Segunda Guerra de forma clara e conectada com a realidade.
Um detalhe é que o Almirante Nagumo, era alguém muito pragmático, ele seguia a risca o manual militar japonês, o que fez que ele não enviar uma força parcial de ataque, pois na visão militar deveria ser uma força de ataque total e não parcial .
Cara, se o Japão tivesse levado o Yamato para essa batalha, creio eu que o rumo das coisas seria diferente. Com escolta dos porta aviões e de outros cruzadores iria ser bem difícil os EUA segurarem Midway. Os japoneses quiseram tanto preservar o navio que no fim das contas quando foram usar já era tarde demais.
Parabéns ! Seu vídeo ficou fantástico. Sou um apaixonado por histórias da Segunda Guerra Mundial. Assisti ao filme Midway na versão antiga com Charlton Heston, Henry Fonda e Glenn Ford e agora a versão mais recente de 2019 com Ed Skrein, Patrick Wilson, Woody Harrelson e Nick Jonas. Seu vídeo está tal qual o filme, ficou claro, coeso e objetivo. Uma verdadeira aula sobre a grande batalha de Midway. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
os porta aviões não estavam em Pealr, estavam fazendo patrulhas com SBDs. Dois desses aviões foram para Pealr e foram atingidos antes mesmo de chegar na base.
Excelente vídeo, gostaria oferecer uma sugestão de vídeo seguindo a temática da guerra naval no pacífico durante a II guerra Mundial e abordasse a maior batalha naval que aconteceu nas Filipinas em 1944. Que culminaria em uma desastrosa perda de capacidade militar dos japoneses e também aproximaria os aliados do território japonês.
O mais extraordinário na batalha de Midway era a diferença no grau de adestramento das tripulações. Os japoneses tinham anos de experiência de guerra, desde 1937, enquanto os americanos (por incrível que pareça), só a partir de 1941 é que acordaram realmente. Seu vídeo está excelente, abordando detalhes muito importantes!
Antigamente havia um site chamado Adluna sites da qual baixei muitos livros inclusive sobre essa batalha o qual li várias vezes. Yamamoto tinha admiração pelo Almirante Togo que em 1905 venceu uma batalha decisiva numa guerra contra os russos tendo feito um dos primeiros usos do telégrafo sem fio com a frase: "A ascenção ou a queda do império dependem dessa batalha" Assim Yamamoto passou a perseguir sua própria batalha decisiva na Segunda Guerra. Queria atrair a esquadra americana para uma armadilha, mas foram os americanos que fizeram isso usado os B25 (um avião de terra a partir de um porta aviões) para dar a impressão que o ataque partiu de Midway. Pra aumentar o engano, o presidente Roosevelt se refereriu a base de lançamento deles como "Shangrilá". Um reino mítico.
@@roggerfreitas2821 sim, eles foram interceptados. Mas apesar de terem afundado o navio japonês avançado, foram obrigados a decolar muito antes do esperado, tendo que retirar até as metralhadoras defensivas pra poupar peso passar pelo Japão e fazer pouso forçado na China. Uma missão praticamente suicida! Mas a surpresa foi tão grande que passou a maioria. Mas da forma que foi planejada a operação, parece realmente que a intensão era fazer os japoneses acreditar que os aviões partiram de terra. É só poderia ser Midway portanto. Mesmo os japonês descobrindo a frota a conclusão seria que o comboio teria passado pela cobertura aérea de Midway. Apenas um monte de Coral que embora pequeno para uma Ilha, era maior que qualquer porta aviões e infindável.
@@roggerfreitas2821 Eu tinha um livro com detalhes do B25, e imagino que os japoneses poderiam concluir que ele não teria alcance para vir desde Midway. Desde que derrubassem algum ou algum caça pudessem analisar algum de perto se conseguissem derrubar algum ou um caça observar de perto. Parece que não conseguiram. Mas imagino que seria possível um hidroavião de reabastecimento ficar esperando no meio do caminho. O B25 era grande para um avião naval mas pequeno perto de um B17.
Rapaz !! Tem um jogo aqui da Segunda Guerra que tem uma missão de recuperar a pista Hendersons Air Field. Agora eu sei por que ela tem este nome. Muito bom video !!!! Obrigado !!!!
@@SaladeGuerraSdGJulio,estudo e prático o kendo e kenjutsu desde os 14 anos,tenho 54,gostaria que vc falasse em um vídeo sobre a visão oriental dos kamikazes e sobre o sepuku,pois no ocidente existe uma visão errônea sobre essa questão,logicamente que todo suicídio é absurdo mas,a visão japonesa era diferente sobre a questão"honra". Estive no Japão em 2014 para estudar minha arte marcial,e o sentido da honra é uma visão impressionante naquele país,desde já agradeço irmão 👍
O filme A Batalha de Midway (1976) que assisti na noite de sábado dia (17/10/1981) no Supercine da Rede Globo mudou a minha vida. Eu sempre gostei de filme de Guerra, mas não acreditei nos acontecimentos descritos no filme e na semana seguinte fui na Biblioteca da minha escola procurar saber mais sobre a famosa batalha naval, e depois de ler tudo que tinha na biblioteca sobre essa batalha não parei mais de estudar especialmente sobre a Segunda Guerra Mundial. Conclusão acabei me formando em História pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) em 1991. Parabéns pelo vídeo DOC #28 gostei muito.
Caramba esse filme marcou mesmo em kkkkkk, faltou descrever o que passou no intervalo do filme hehe
Mas que depoimento Mozart. Só pelo registro da data de qdo vou o filme já merece grande respeito.
Sensacional sua descrição. Encontrou seu propósito em um filme. 👏
Memória boa da poha. Kkkk gostei man! 🤙
Caralho... e eu nao lembro nem oq comi ontem 😑
O interessante é q, qdo do segundo ataque ao Yorktown, os japonêses acharam q estavam atacando um outro porta-aviões, de tāo rápido e eficaz q foram os reparos efetuados pelo controle de danos do Yorktown.
Esse seu comentário mostra a importância de outros soldados "Não-combatentes" o que seria dos combatentes sem a logística, ou mais especificamente neste caso sem os mecânicos ?
@@andrejesussilva2398 Isso mesmo!!! Bem colocada sua afirmação!
Vdd...
@@andrejesussilva2398 Pois é; isso vale também para o pessoal que reparava aviões britânicos danificados durante a desesperadora Batalha da Inglaterra.
@@senzorodrigos sério cara? Nunca ouvi falar
Ter encontrado a Sala de Guerra foi o que de melhor poderia ter acontecido em 2020.
Parabéns!
Seja bem-vindo Augusto! Traga os amigos também 😄
@@SaladeGuerraSdG Sinceramente é muita sorte, mais acho que é um Milagre mesmo, porque atrasos de 30min ou pequenos erros foram decisivos para a derrota dos JN
@@Marcos-xm3pl vvvvyv
@@Marcos-xm3pl bh
@@Marcos-xm3pl htyyyyyg
Sensacional! Atualmente está no cinema "Midway, batalha em alto mar", ótima produção contando sobre essa vitória épica dos americanos.
Sério? Fui barrado aos 13 anos em Midway filme antigão (1976), só vim assistir a uns 5 anos atrás ao baixar pelo torrent. Esse eu vou!
Seu comentário consta como um mês atrás, no entanto o filme já saiu de cartaz por aqui.
Vi o trailer, muito artificial, parece vídeo game. Muito nutela, o de 76 era mais raiz, kkkk
@@carlosteixeira9106 pois assisti ao filme novo e achei muito bom os efeitos graficos(olha que sou muito crítico a esses tipos de filme).
Ficou ruim, romantizado, e os efeitos desafiam a lei da física e a força G.
Sou novo no canal conheci nessa semana, já virei fã! Faça um vídeo sobre o USS Indianápolis e sua última missão( a entrega de partes da bomba atômica) e seu capitão, o único da marinha americana a ser julgado na corte marcial... Ficaria muito grato de ver um vídeo sobre tal fato. Continue seu ótimo trabalho, está de parabéns!
Reforço o pedido.
fiz um comentário num video gringo. Sobre o indianápolis e um australiano lascou baixarias eu disse que odiava tubarões kkkk.
Muito bem lembrado!
pra quem gosta de mentiras e fantasia é o canal ideal
da bomba de erochima nagazack e vedade tem que fazer esse video
Muito bom... Parabéns... Tem um vídeo gringo muito bom que mostra a batalha de Midway da perspectiva japonesa, dando as informações ao mesmo tempo em que elas iam chegando na sala dos oficiais, justificando o porquê das decisões dos generais japoneses... O vídeo é muito bom, recomendo...
Já vi, fantástico!
Já acabei minha réplica do IJN Soryū estou de olho no porta aviões Zuikaku
Fico imaginando a situação de cada piloto e tripulante nesse teatro de guerra.
Foi um grande aprendizado com sacrifício de vidas para que paz superasse o terror da guerra.
Também, sempre tento imaginar como eles estavam vendo e sentindo cada situação! A Segunda Guerra é fascinante!
Tem um filme que retrata bem, o nome é Midway
Ótimo estou com 62 anos,assisti ao filme original da batalha de midiway com 18 , foi muito legal rever essa história nesse vídeo.
Opa! Batalha de Midway é minha praia. Beira as raias do fanatismo. Principalmente Cmdr. John Waldron! Fã desse cara.
Ninguém reparou que o B-26 normalmente não seria um torpedeiro... Os B-26 de Midway haviam sido modificados para essa função.
São poucos os canais que postam vídeos do gênero que são bastante informativos e interativos, e esse canal é um deles, parabéns pelo ótimo trabalho, continue assim
Excelente vídeo, com uma cronologia exacta e bem detalhada da cadeia de eventos que conduziram à tremenda vitória americana. Lembro, entretanto, que o almirante Raymond Spruance foi a revelação daquela batalha pois ele tinha experiência como comandante de destroyer e não de porta-aviões e, mesmo assim, soube desempenhar superiormente a sua missão. Outra referência merece Nimitz: ao anoitecer de 5 de Junho, quando os aviões americanos regressavam, as regras da guerra não permitiam luzes no porta-aviões, pelo que os aparelhos corriam o risco de se perderem por falta de visibilidade. Pois bem, Nimitz, num inédito e arrojado gesto de coragem, ordenou que todas as luzes dos porta-aviões fossem ligadas, pondo de lado as mais elementares regras de segurança, mas permitindo a todos os aviões aterrar sem incidentes. Felizmente, esse gesto não teve consequências pois os japoneses, a lamber as suas profundas feridas, não puderam aproveitar para atacar alvos tão bem definidos no horizonte. Um abraço desde Lisboa!
Grato pela complementação Joaquim! Abraço 😄
EsTa 0rDeM = İLuMiNaR
aRRisCanDo PorTa‐Avião
SaLVaR PiLoTos
PeLo NimiTz : aTeRRiSaGeM
AmeRiCaNos PreSeRVaVam
Seus KaMiKaSes
Acompanhei seu blog por muito tempo desde 2007 e posso afirmar que seu canal mantém a qualidade de sempre, meu caro. Obrigado por este vídeo extremamente informativo. Abraço!
Muito obrigado meu amigo 😄
Eu assisti o filme Midway, de 1976, com henry fonda, charlton heston, james cornburn, pat morita, toshiro mifune etc. o filme é quase um documentário e mescla imagens reais de combates da época. As cenas desse filme que mais me impressionaram foram o momento em que os aviões decolam do porta aviões Akagi em direção à Midway e também o momento do ataque dos aviões do Hiryu sobre o porta aviões Yorktown, um filme com excelentes cenas de combates, muito diferente do Midway de 2019, que peca pelo excesso de cenas digitalizadas.
EUA ganhou essa batalha nos detalhes. Muito mérito de todos, desde os interceptadores até os aviadores responsáveis pela destruição dos porta aviões japonês.
O que intercepta é interceptor.
Ótima narrativa! Ilustrações incríveis que nunca vi! Estou me tornando uma espécie de "macaca de auditório " deste canal Hoje, acho que deveriam haver duas datas comemorativas e/ou feriados mundiais que seriam a Batalha da Inglaterra e a Batalha de Midway que foram dois contra pontos nas vitórias contra as forças do eixo e a reviravolta para a vitória final das forças aliadas.
Vídeo muito bom!
Midway foi tão intensa que nunca me canso de ler ou assistir a vídeos sobre o assunto. Sempre há algo a aprender.
Parabéns!
Concordo!
Vídeo top. Nessa batalha, surgiram novas táticas de combate dog fight, acabando com os zero do Japão. Faça um vídeo sobre esses combates aéreos no pacífico. Os catalinas foram heróis, salvaram muitos pilotos abatidos.
Esse hidroavião de reconhecimento que chegou atrasado e poderia ter mudado o resultado da batalha, estava com o tanque de combustível perfurado por causa da batalha do Mar de Coral dois meses antes. Ou seja, um tiro que mudou a história.
O controle de danos americanos mostrou-se uma vantagem crucial a exemplo do Yorktown que teimava em não afundar.
Do lado japonês foi o contrário: tudo estava bem até os americanos conseguirem acertar as primeiras bombas que foram suficientes para destruir os 4 porta aviões. Também os aviões japoneses não possuíam tanques de combustível autolacráveis que teria evitado o atraso do hidroavião além de tornarem todos os outros aviões vulneráveis ao fogo americano. Acertou, já era!
Uma coisa que acho digno de menção também foi o Hiryu se não me engano já condenado, os japoneses decidiram torpedear para evitar a captura. Foi quando o buraco formado permitiu a saída miraculosa de muitos homens presos nele!
Parabéns Júlio Cesar pela explanação dos fatos, pela didática. Foi a melhor didática que vi esses canais do RUclips sobre temas afins. Professor é professor. Parabéns mais uma vez.
Muito obrigado Claudivan!
O primeiro Midway usou as imagens de Ford , são impressionantes .
PQP! Assisti ele na estréia e já é a 8ª vez que vejo esse vídeo e ele não tem como ficar ruim! Julião, palmas e o Tocantins inteiro pra ti! Que documentário bem feito, bem formoso e didático. Discovery Channel e o NatGeo lá na época que eram bons divulgadores de conteúdo (naquelas), tem muito que aprender. Olha, sensacional!
A batalha de Midway, primeiro filme de guerra que assisti no cinema na década de 70.
Com aquele elenco multiestelar, encabeçado por Charlton Heston, Henry Fonda, Glenn Ford, Robert Mitchum e outros...
O filme usou muitas cenas reais, coloridas, da época da guerra. Embora isso seja legal por um lado, proporcionava coisas engraçadas, como um aviador decolar em um Vindicator e pousar num Dauntless, ou decolar num Wildcat e pousar ou voar num Hellcat... :-)
O filme pearl harbor tbm incentiva muito a ser piloto de avião e combater outros aviões
Excelente sua narrativa. Parabéns e obrigado.
Uma das mais lúcidas e sintéticas descrições da Batalha de Midway que já vi! Contudo faltou falar de dois cruzadores pesados japoneses que foram atacados antes de poderem se retirar.
Refiro-me ao Mikuma e Mogami. O Mikuma afundou e o Mogami conseguiu chegar a Truk ; embora um montão de escombros.
Obrigado!
Tem um livro...fora de catalogo chamado "O sobrevivente do pacífico"...muito bom! É sobre o Enterprise
Tem PDF ?
@@MarcosImperial Não :(
Excelente vídeo . Lembrando que ao final da guerra os EUA tinham 97 ( noventa e sete ) porta aviões . Uma força industrial imbatível .
Em 14:30 - Só complementando, nesse ponto os aviões japoneses que patrulhavam o espaço aéreo estavam ficando sem combustível, e o fato de Nagumo ter ordenado a reconfiguração das aeronaves no porta-aviões (troca de bombas por torpedos), atrasou a decolagem dos mesmos, pesando sobre Nagumo a decisão de soltar na hora os aviões já armados e perder os aviões que estavam no ar (que aterrissariam no mar, sendo os pilotos posteriormente recolhidos, o que geraria ainda mais perdas, de aviões e de tempo), ou recolhê-los para depois soltar os aviões já preparados - a verdade é que, nesse ponto, a lambança já estava feita, e ainda com bombas e combustível espalhados pelo convés (pois naquela de tira isso, coloca aquilo, não deu tempo de guardar as bombas lá embaixo, e ficaram bem mais expostas ao ataque).
pousariam no mar
tem outro filme, japonês, sobre Yamamoto, que mostra em detalhes, cruéis, o erro de Nagumo. que era das antigas e não tinha experiência no ataque com aviões. Este filme que cito está no catalogo da Amazon
@@adoretit20 Sim.
Dois detalhes, Júlio: pior ainda do que a perda dos Porta-aviões foi a perda da nata dos experimentados aviadores navais pelos japoneses. Nunca se recuperaram. h, também o epílogo, quando os aviões navais americanos pegaram os cruzadores Mogami e Mikumi, que se retiraram após colidir, à noite, por conta de um alarme falso de submarino. O Mikumi foi afundado e o Mogami muito danificado, sendo salvo pela pertinácia da tripulação japonesa. Depois de reparado, seria afundado na batalha do Estreito de Surigao.
Mogami se safou por conta da inação do comandante do submarino americano que o perseguia. Nimitz demitiu o cara.
E pior do que a perda dos pilotos, foi a perda de quatro tripulações especializadas que operavam os quatro porta-aviões afundados. A perda dos pilotos, apesar de muito sentida, ainda poderia ser suprida de alguma forma, mas o desaparecimento dessas equipes foi realmente uma tragédia para a marinha japonesa.
Soy muito sru fã, adiro historia militar e modestamente conheço praticamente tudo, guerras napoleonicas, guerra civil americana, guerras medievais, etc, e você é excelente!!! Parabéns!!
Seria legal um vídeo sobre os red tails ou pilotos de Tuskegee.Q mesmo sobre as discriminações de raça lutaram contra a Alemanha na guerra
boa pedida
Up
seria bom já que o filme foi mais comédia do que história.
Excelente pedida. Uma historia de luta na guerra contra o Eixo e contra as leis raciais dos EUA. Parabéns pela ideia.
Tem um filme e so ver !
1:27 o rommel da marinha ,uma lenda 🙏🙏
Estou lendo um livro do Ken Follett que tem a segunda guerra como pano de fundo. A batalha de Midway é bem retratada no livro, muito interessante!!!!!!!! Ótimo vídeo, parabéns.
Foi a melhor explicação, sem muitos rodeios e bem explicativo... Parabéns!
Ah uma sugestão, faça posteriormente um vídeo sobre o início da FAB, com a entrada do Brasil na WW2, o seu desempenho na Europa e sua consolidação ao retornar para o Brasil. Certamente dará muito trabalho, mas será um conteúdo de ponta sobre a nossa história...
*Dica: Existe um P-47 Thunderbolt da época, e restaurado no museu Aeroespacial no Rio de Janeiro!
É um ótimo tema. Já estive lá com o P-47 do Musal, é lindão!
Muito bom ver que com o decnto do codigo atraves do blefe da falta de agua de midway e tendo o Japão caindo na armadilha dos EUA, mudou drasticamente os caminhos da guerra do atlantico norte.
O que é cativante nesse canal é justamente os detalhes da narrativa de cada história contada... Muito bom! 👑 🌟
Muito obrigado!
Parabéns pelo ótimo vídeo!!
Aguardando um sobre a operação Doolittle, dos detalhes das decolagens do B25 do USS HORNETT, tensao durante o voo inclusive o batuque de "wabash cannonball" de Dick Cole copiloto de Doolittle... showw
Nunca encontrei nada sobre o assunto, apenas informações esparsas. Mas um forista americano sugeriu um livro sobre o assunto, disponível na Amazon (inclusive em versão kindle, por 46 paus - achei meio caro), " Thirty Seconds Over Tokyo (Aviation Classics) (English Edition) ", escrito por Ted W. Lawson, que foi um dos pilotos de um dos 16 bombardeiros participantes da missão. Aproveitando, outro livro que indicaram, também disponível na Amazon na versão kindle por R$ 8,32, foi " The Miraculous Torpedo Squadron by Jūzõ Mori (English Edition) ", escrito por um combatente japonês, uma visão nipônica da batalha de Midway. Ambas em inglês - fica a dica.
Porra meu, eu adorava esse filme, e esse amor diminuía a cada critica que eu via sobre o mesmo. Agora vc jogou a última pá de cal.
Como de praxe, mais um mergulho na história. PARABÉNS... Que venha mais aulas!
Muito obrigado Mário!
Se nagumo tivesse ouvido Yamaguchi talvez a história tivesse sido diferente...as vezes é bom ouvir seus subordinados.
Olá, Julio Cesar, quando estive nos Estados Unidos, oficiais da US Navy ficaram espantados como eu sabia detalhes da batalha de Midway que eles nem desconfiavam. A propósito, eu já tinha 2 meses naquela epóca !!
Eu tinha muita curiosidade se o filme tinha sido roteirizado com a história real, agora não resta dúvidas. Muito boa sua apresentação.
Valeu!
Muito obrigado!!
A batalha de Midway foi a maior batalha aeronaval da contemporaneidade. A esquadra Japonesa foi praticamente destruída. Porém, a batalha naval do Golfo de Leyte foi a que decretou a supremacia americana no pacífico.
Definitivamente o destino estava a favor dos americanos nessa batalha.
Várias coisas ocorrendo a favor deles na hora exata.
Fantástico vídeo. O jogo de imagens, junto também à figura do narrador foi uma excelente ideia. Parabéns!!!
Júlio, quando puder. Faça um vídeo sobre Erich Alfred "Bubi" Hartmann. O Ás do ases do planeta Terra. E, sua insuperável marca de 352 abates homologadas!!
Há um artigo bem interessante na Revista Asas, onde um historiador contesta esse número de vitórias de Hartmann. Não só entre os alemães, mas em todas as forças em todos os conflitos, esses números costumam ser inflados. Entre os alemães, onde a "Propaganda" tinha inclusive um ministério próprio, capitaneado pelo demônio Goebells, talvez mais. O que não significa negar que os pilotos alemães talvez fossem os melhores do mundo na maior parte da duração da guerra. Afinal, treinaram desde a Guerra Civil Espanhola, assim como nos japoneses, na ocupação da China.
@@alebarros8468os ingleses com toda certeza eram melhores.
Júlio, queria ter tomado conhecimento do seu canal a mais tempo! Seu conteúdo é ímpar, parabéns!
Muito obrigado amigo 😄
O canal desse cara e demais!vamos compartilhar, irmão.👍
Cara, graças ao seu vídeo da invasão alemã a Polônia e os da FEB eu tirei um 10 numa prova geral q eu tive ontem. Obrigado!!
Meu amigo, muito obrigado por este feedback! Isso me deixa muito feliz, não sabe o quanto 😄
@@SaladeGuerraSdG Continue assim
Sala de guerra , fala sobre os dois monstruosos batlleships , Bismarck e tirpitz.
O Yamato merece um vídeo.
Dica de video-game pra quem gostou do vídeo: Air Conflicts Pacific Carriers
World of Warships é muito bom também, tem quase todos os navios da WWII
Em 20:08, sempre me perguntei porque os americanos não aproveitaram e afundaram mais navios japoneses, pois agora sem escolta aérea, e está aí a resposta, valeu!!
Vemos muito conteúdo das campanhas na Europa, mas as batalhas do Pacífico foram épicas também.
Os Japoneses foram cruéis e tenazes.
Assisti várias vezes o filme (1976) com meu pai. Obrigado!
É inimaginável que os EUA mesmo com "tudo na mão" ainda perdeu esse horror de aeronaves. Minha nossa! Pra vermos como eram as batalhas na Segunda Guerra. De arrepiar!
Pensei o mesmo, mesmo com toda informação na verdade estavam perdendo a batalha, fico imaginando o desastre que teria sido para os USA sem todas essas informações disponíveis.
Quando assisti o filme fiquei impressionado que a vitória veio por um instinto de um piloto. Os japoneses estavam bem mais armados que os americanos. Parece que o destino favoreceu os americanos.
Os aviões torpedeiros eram lentos, e tinham que ir a uma baixa altitude para poder lançar o torpedo, fazendo alvo fácil dos caças japoneses, além disso os " Zero" eram excelentes aeronaves . Outro detalhe é que pela pouca experiência americana naquele momento em ataques aéreos coordenados, os esquadrões se espalharam de mais, alguns errando caminho, fazendo que o ataque ficasse sem coordenação devida.
EXCELENTE EXPLANAÇÃO, CRONOLOGIA PERFEITA E DESDOBRAMENTO EXATO, ALÉM DISTO O CAPRICHO QUE VC APRESENTA ATÉ NO SEU CENÁRIO, POIS VC MUDA O QUEPE A SUA DIREITA CONFORME O TEMA,EM MINHA HUMILDE OPINIÃO O MELHOR CANAL DE ASSUNTOS PERTINENTES A 2 GUERRA MUNDIAL DO RUclips NO BRASIL.
Você notou 😄 muito obrigado meu amigo!
Na guerra é assim:quem ataca e acerta alvos principais primeiro,sae em vantagem.não quer dizer que vai vencer a guerra.
Os americanos tem muitas histórias de guerras lindas e de se orgulhar! Pearl Harbor nunca será esquecido!
Cara... só dois comentários:
1- Parabéns pelo excelente vídeo, além de uma ótima apresentação e abordagem histórica, vai ser muito útil agora agora que será lançado nos cinemas o filme (ou melhor, mais um filme) sobre a batalha de Midway, o que auxiliará as pessoas a compreenderem o que foi, porquê foi, e como foi essa grandiosa batalha!
2- Eu sempre fico com pena do navio Yorktown, que porta-aviões guerreiro! #respeito
Ainda bem que os japoneses temiam usar o Yamato com mais presença em combate (pelo símbolo que ele era), por quê certamente se tivesse entrado em combate o resultado poderia ter sido outro. #respeito
Muito obrigado 😄
Heroes of the pacific é um jogo de aviões para PS2 que narra muito bem a campanha americana no pacífico, dando bons detalhes dos aviões tanto americanos quanto japoneses
PARABÉNS PELA APRESENTAÇÃO !!!
EXCELENTE !!!!
👏👏👏👏👏👏👏👏
Fazendo uma pesquisa sobre Midway descobri seu canal. Conteúdo espetacular! Já assisti 4 vídeos na sequência! Ganhou um inscrito! Sucesso!
Uns dos melhores canais de história de guerra
Júlio sendo Júlio. Vídeos de alto padrão!!!
O canal está em ascenção... Parabéns!!!
O homem tem facilidades para destruição, e não prá resolver a fome e doenças do mundo... 😢Vilmar Susko.
Gostei do vídeo. É interessante como as forças dos EUA teve ataques ineficazes, realmente foi uma batalha onde a sorte pesou mais que a habilidade.
Eu comprei o DVD da Batalha se Midway nas Americana e o filme é muito bom.
Mas esse video aqui é Sensacional👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Eu quando criança assisti com meu pai o filme Midway sem cortes, inclusive com cenas da batalha do Mar de Coral, onde o Lexington foi afundado e o Yorktown, sofreu severos danos, chegando em Pearl Harbor, abastecido, reparado e de volttpara a batalha.
Outro erro foi a indecisão de bombas ou torpedo, desta forma os americanos atacaram de surpresa e destruíram três porta aviões de uma só vez!
Poderia falar sobre as batalhas no pacifico. como por exemplo as batalhas de peleliu, tarawa, okinawa e iwo jima
Excelente Vídeo! Muito boa a explicação da Batalha de Midway! Parabéns!!!!!!
Eu tenho em DvD o filme Pearl Harbor, com o Ben Aflec, tenho também o A batalha de Midway, produção da Mirisch Companhy filme de 1977, com vários atores famosos (Henry Fonda interpretando o Comandante Nimitz).
Sugeriria um vídeo sobre o 'resgate em Enttebe' e sobre a 'Guerra dos Seis Dias' e a 'Guerra do Yom Kippur'.
Obrigado pela atenção.Sugeriria comentário + vídeo para ilustrar a fala.
Desde criança sempre gostei dessas histórias da primeira e da segunda guerra mundial.👏👏
Faz um vídeo também sobre a operação Market Garden.
Gosto imensamente de seus vídeos. Júlio César. Você marcou um tento valioso para que se entenda a Segunda Guerra de forma clara e conectada com a realidade.
Obrigado João 😄
Mais um vídeo ótimo...ótimo resumo de uma batalha tão complexa com inúmeras nuances...
Como sempre, parabéns!!!
Um detalhe é que o Almirante Nagumo, era alguém muito pragmático, ele seguia a risca o manual militar japonês, o que fez que ele não enviar uma força parcial de ataque, pois na visão militar deveria ser uma força de ataque total e não parcial .
Cara, se o Japão tivesse levado o Yamato para essa batalha, creio eu que o rumo das coisas seria diferente. Com escolta dos porta aviões e de outros cruzadores iria ser bem difícil os EUA segurarem Midway.
Os japoneses quiseram tanto preservar o navio que no fim das contas quando foram usar já era tarde demais.
Parabéns !
Seu vídeo ficou fantástico. Sou um apaixonado por histórias da Segunda Guerra Mundial. Assisti ao filme Midway na versão antiga com Charlton Heston, Henry Fonda e Glenn Ford e agora a versão mais recente de 2019 com Ed Skrein, Patrick Wilson, Woody Harrelson e Nick Jonas. Seu vídeo está tal qual o filme, ficou claro, coeso e objetivo. Uma verdadeira aula sobre a grande batalha de Midway.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
os porta aviões não estavam em Pealr, estavam fazendo patrulhas com SBDs. Dois desses aviões foram para Pealr e foram atingidos antes mesmo de chegar na base.
Tá crescendo em meus parabéns orgulho do seu trabalho! sempre vou estar divulgando estamos juntos em nome da verdade histórica.
Obrigado pela ajuda Andrew 😄
Excelente vídeo, gostaria oferecer uma sugestão de vídeo seguindo a temática da guerra naval no pacífico durante a II guerra Mundial e abordasse a maior batalha naval que aconteceu nas Filipinas em 1944.
Que culminaria em uma desastrosa perda de capacidade militar dos japoneses e também aproximaria os aliados do território japonês.
O mais extraordinário na batalha de Midway era a diferença no grau de adestramento das tripulações. Os japoneses tinham anos de experiência de guerra, desde 1937, enquanto os americanos (por incrível que pareça), só a partir de 1941 é que acordaram realmente. Seu vídeo está excelente, abordando detalhes muito importantes!
Antigamente havia um site chamado Adluna sites da qual baixei muitos livros inclusive sobre essa batalha o qual li várias vezes.
Yamamoto tinha admiração pelo Almirante Togo que em 1905 venceu uma batalha decisiva numa guerra contra os russos tendo feito um dos primeiros usos do telégrafo sem fio com a frase: "A ascenção ou a queda do império dependem dessa batalha" Assim Yamamoto passou a perseguir sua própria batalha decisiva na Segunda Guerra. Queria atrair a esquadra americana para uma armadilha, mas foram os americanos que fizeram isso usado os B25 (um avião de terra a partir de um porta aviões) para dar a impressão que o ataque partiu de Midway. Pra aumentar o engano, o presidente Roosevelt se refereriu a base de lançamento deles como "Shangrilá". Um reino mítico.
Se refere ao Raid de Doolittle? mas para mim, os japoneses conseguiram identificar o porta aviões americanos nessa ocasião.
@@roggerfreitas2821 sim, eles foram interceptados. Mas apesar de terem afundado o navio japonês avançado, foram obrigados a decolar muito antes do esperado, tendo que retirar até as metralhadoras defensivas pra poupar peso passar pelo Japão e fazer pouso forçado na China. Uma missão praticamente suicida! Mas a surpresa foi tão grande que passou a maioria. Mas da forma que foi planejada a operação, parece realmente que a intensão era fazer os japoneses acreditar que os aviões partiram de terra. É só poderia ser Midway portanto. Mesmo os japonês descobrindo a frota a conclusão seria que o comboio teria passado pela cobertura aérea de Midway. Apenas um monte de Coral que embora pequeno para uma Ilha, era maior que qualquer porta aviões e infindável.
@@roggerfreitas2821 Eu tinha um livro com detalhes do B25, e imagino que os japoneses poderiam concluir que ele não teria alcance para vir desde Midway. Desde que derrubassem algum ou algum caça pudessem analisar algum de perto se conseguissem derrubar algum ou um caça observar de perto. Parece que não conseguiram.
Mas imagino que seria possível um hidroavião de reabastecimento ficar esperando no meio do caminho.
O B25 era grande para um avião naval mas pequeno perto de um B17.
O conserto do Yorktown foi o serviço de funilaria mais importante do séc. XX.
Beleza ter mencionado o "hunch" de MacCluskey e a ação de Richerd Best, talvez o melhor dos aviadores do Dauntless de todos os tempos. Muito bom!
Resumindo se comandante Nagumo tivesse ouvido Yamaguchi a história da Batalha de Midway seria outra..........................🚢
Pra tiver curiosidade, na Netflix tem o documentário sobre Midway dirigido pelo John Ford.
Primeira vez aqui... Excelente narração e narrativa fluida, sem enrolação! Parabéns!
Esse canal com certeza vai ser um dos grandes do RUclips em pouco tempo,bom dimais.
Rapaz !! Tem um jogo aqui da Segunda Guerra que tem uma missão de recuperar a pista Hendersons Air Field. Agora eu sei por que ela tem este nome. Muito bom video !!!! Obrigado !!!!
Sem dúvida um excelente trabalho 👏👏👏👏👏👏, parabéns Julio
Muito obrigado Marcelo!
@@SaladeGuerraSdGJulio,estudo e prático o kendo e kenjutsu desde os 14 anos,tenho 54,gostaria que vc falasse em um vídeo sobre a visão oriental dos kamikazes e sobre o sepuku,pois no ocidente existe uma visão errônea sobre essa questão,logicamente que todo suicídio é absurdo mas,a visão japonesa era diferente sobre a questão"honra". Estive no Japão em 2014 para estudar minha arte marcial,e o sentido da honra é uma visão impressionante naquele país,desde já agradeço irmão 👍
O destroyer hammann estava escorando o yorktown foi partido ao meio por um torpedo
A melhor visão panorâmica e também de detalhes, que vi até hoje, sobre a batalha de Midway!! Parabéns!!
Belo vídeo irmão! O seu canal tbm tem excelente qualidade, assim como o Hoje....
entrando no tema,Julio vc pode falar sobre a Batalha da Jutlândia,a única e grande batalha naval da 1a GM
Parabéns pelo excelente vídeo. A qualidade histórica do seu material é impressionante. Sinto falta de mais material naval no seu canal.
Seus textos e narrações são excelentes, dá um clima sensacional no vídeo.