O Trabalho de Campo na Antropologia Social

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • Nesta vídeo-aula nos dedicamos a expor os princípios e as dinâmicas do trabalho de campo como principal ferramenta metodológica da Antropologia Social.
    Num primeiro momento, a vídeo-aula contextualiza o papel do trabalho de campo na ruptura paradigmática promovida pela chamada "Revolução Funcionalista" com o Evolucionismo.
    Num segundo momento, discutimos a Introdução do livro Argonautas do Pacífico Ocidental, na qual o seu autor, Bronislaw Manilowski, sistematiza os princípios do trabalho de campo a partir de sua experiência pessoal no início do século XX na Melanésia.
    Finalmente, debatemos os percalços do trabalho de campo e a sua dimensão existencial, a partir da reflexão de um de seus grandes realizadores na Antropologia brasileira, Roberto DaMatta.
    Textos-base:
    DAMATTA, Roberto: “Antropologia e História”. In: Relativizando: uma introdução à Antropologia Social. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1981, p. 86-106.
    MALINOWSKI, Bronislaw. Objeto, método e objetivo desta pesquisa. In: Argonautas do Pacífico Ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné Melanésia. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 17-34.
    DAMATTA, Roberto: “Trabalho de Campo”. In: Relativizando: uma introdução à Antropologia Social. 2ª ed. Petrópolis, Vozes: 1981, p. 143-173.
    Esta vídeo-aula faz parte da playlist "Curso de Introdução à Antropologia". Acesse: • Curso de Introdução à ...

Комментарии • 13