
- Видео 204
- Просмотров 51 569
Professor Márcio Caniello
Бразилия
Добавлен 24 июн 2011
Professor Titular de Antropologia da UFCG
Franz Boas, Juliano Moreira e a inteligência do negro
Franz Boas, Juliano Moreira e a inteligência do negro
Просмотров: 167
Видео
Quando o PT governa melhora a vida do povo!
Просмотров 13911 месяцев назад
Quando o PT governa melhora a vida do povo!
Entrevista ao Programa PB Debate na Rádio Cariri FM
Просмотров 53Год назад
Entrevista ao Programa PB Debate na Rádio Cariri FM
Deputado Luiz Couto apoia o Prof. Márcio Caniello
Просмотров 21Год назад
Deputado Luiz Couto apoia o Prof. Márcio Caniello
MARX: Formações Econômicas Pré-Capitalistas (Primeira Parte)
Просмотров 702Год назад
MARX: Formações Econômicas Pré-Capitalistas (Primeira Parte)
MARX: Formações Econômicas Pré-Capitalistas (Segunda Parte)
Просмотров 339Год назад
MARX: Formações Econômicas Pré-Capitalistas (Segunda Parte)
GODELIER: Definição e Campo da Antropologia Econômica
Просмотров 584Год назад
GODELIER: Definição e Campo da Antropologia Econômica
HERZFELD: Economias no Contexto e Teorias Locais da Vida Material
Просмотров 308Год назад
HERZFELD: Economias no Contexto e Teorias Locais da Vida Material
Jingle Professor Márcio Caniello 1300 - Deputado Federal
Просмотров 101Год назад
Jingle Professor Márcio Caniello 1300 - Deputado Federal
Apoio do pré-candidato a Deputado Estadual, Carlos Silva
Просмотров 12Год назад
Apoio do pré-candidato a Deputado Estadual, Carlos Silva
Vamos construir uma nova história na Paraíba
Просмотров 6Год назад
Vamos construir uma nova história na Paraíba
Pitaco Democrático sobre o Congresso Nacional
Просмотров 272 года назад
Pitaco Democrático sobre o Congresso Nacional
A evolução da espécie: o Homo sapiens
Просмотров 4662 года назад
A evolução da espécie: o Homo sapiens
A evolução da espécie: das origens ao Homo erectus
Просмотров 4762 года назад
A evolução da espécie: das origens ao Homo erectus
Fundamentos da evolução biológica da Humanidade
Просмотров 6602 года назад
Fundamentos da evolução biológica da Humanidade
Obrigado Antônio prado e edson gomes. A questão dos rios é urgente. Em todo estado estão destruindo. As pisciculturas tão destruindo os rios tb. Tão loteando tudo. Muito bem comentado sobre a participação do gov estadual e ibama. Tão cercando todas as barragens. As cachoeiras do ourocuri e do roncador, hj tão de porteiras fechadas e a agua é d esgoto de piscicultura (cabos eleitorais do gov estadual) 🤝
Ricardo Coutinho cargo comissionado e prestador de serviço tem obrigação de votar e trabalhar na campanha , vc fazia mesma coisa
Obrigado por acessar o nosso canal e comentar, Danilo!
Deixa de mentira tarso
Obrigado pelo comentário, Danilo.
O maior bandido
Boa sorte 🍀❤️
Obrigado, prima!! 🙌❤😘
😍
Uma das ideais dos Chinêses de ter sua propria terra, creio que partiu daí desse adquirir bens que comessa aideia dos latifundiários Gostei do exemplo de que as pessoas que tem um poder aquisitivo maior da a festa deslumbrante para mostrar que tem dinheiro
Ótima aula, o comportamento da reciprocidade, a ideia de que deve se tratar o outro como ele lê trata, a obrigação de receber e retribuir Gostei muito da parte que fala do povo ( Maori ) a explicação de se desapegar das coisas da pessoa já morta para não prender o espírito ali onde ele viveu
Ótima aula sobre Marcel Mauss! Suas explicações sobre a ideia de que a troca de presentes envolve relações sociais, expectativas e reciprocidade foram muito esclarecedoras. No 1:04:47, a frase "Quando você dá um presente a alguém, você dá algo de si " me fez lembrar o filme Os 12 Presentes.
Obrigado, Débora. Realmente!!
❤
Continuando a discussão do vídeo anterior: Mas, diferente do que poderia parecer uma "coisificação" das relações de troca na sociedade capitalista, justificada pela separação entre direito real e direito natural, Mauss apresenta aspectos da sociedade moderna capitalista que representariam um retorno ao direito baseado na "dádiva", que se trata de uma crítica direta à teoria da escolha racional. Exemplos são os princípios morais da caridade e do convite, e a legislação das políticas redistributivas e das cotas raciais. Essas formas escapam à lógica capitalista utilitarista, representando formas híbridas entre a "troca de dádiva" e o utilitarismo interessado. Por fim, é importante destacar que "dádiva" não é uma troca desinteressada, mas uma fórmula que une o pagamento de serviços e coisas com a manutenção de alianças, tendo um papel fundamental na hierarquização das sociedades segmentadas objetos do estudo.
Boa reflexão, Edvaldo!
Fundamental a distinção, que se pode inferir a partir da discussão de Mauss, entre as relações de troca na sociedade capitalista, baseadas na relação entre indivíduos jurídicos, e nas sociedades ditas "primitivas", como a relação entre pessoas morais (clãs, tribos, família). Nestas, estudando as sociedades da Polinésia, Melanésia e do Noroeste americano, Mauss enxerga em seus sistemas de troca um "fato social total", onde as diversas instâncias da vida social se mobilizam em rituais de troca entre grupos, que estabelecem antagonismo identitário. Diferente da lógica acumulativa capitalista, quando reduzida à riqueza econômica, nessas sociedades, a lógica das relações econômicas é redistributiva e, além do valor econômico, são também trocas de matérias espirituais. As principais características desse regime de troca são: 1) são relações desinterradas e obrigatórias; 2) tem caráter mítico, simbólico e coletivo. Além disso, a troca é um elemento fundamental da relação entre grupos nessas sociedades segmentadas, pois expressam a segmentação e rivalidade, mas, ao mesmo tempo, é uma forma de relação obrigatória.
Muito bem, Edvaldo! Parabéns pela síntese.
A moral é colocada por ele na mesma atmosfera da dádiva. Dependendo, a reciprocidade se torna ofensiva. Pois, nem todas as pessoas tem condições de retribuir mais do que recebeu.
Professor, é a partir dessa troca que surge a dinâmica economica?
A troca é uma modalidade de relacionamento econômico, mas troca envolve também questões não econômicas. Assim, temos que abandonar a perspectiva evolucionista, no sentido de pensar em "origens" da economia...
A forma como relacionou os direitos reais e pessoais com o pensamento de Mauss foi muito esclarecedora. É interessante notar como em sociedades tradicionais, há uma interconexão entre pessoas, bens e aspectos espirituais. Essa reflexão nos faz questionar o que perdemos ao priorizar a individualidade em detrimento da coletividade. 👏🏻👏🏻
Excelente reflexão, Heloísa!
Adorei a abordagem sobre como o presente, segundo Mauss, cria laços sociais através da reciprocidade é interessante pensar como essas trocas ritualizadas impactam tanto as sociedades antigas quanto as modernas,o exemplo da vaca e o papel da dívida social destacam como esses presentes não são apenas materiais, mas também simbólicos.
Isso mesmo, Maísa!!
O autor sempre falando sobre a importância da troca quando ele diz que não é apenas uma transição econômica, mais envolve obrigações. É como diz o ditado: É dando que se recebe. Então você dar algo com aquela intenção de receber também.
Exatamente, Zélia. Bem observado!!
Boa explicação professor,ao nos mostrar como o Marcel Mauss vai além da simples ideia da troca de presentes,e que essas trocas têm muito a ver com a criação de laços sociais e a necessidade de retribuir,isso hoje em dia acontece muito,quando damos algo sempre esperamos algo em troca,quando fazemos uma festa sempre esperamos o presente😂 aqui em casa acontecia muito o fato de ter que viajar e trazer umas lembranças pra um familiar,ou quando fomos visitar um parente, e ter que levar algo para a pessoa,é como ele fala essas trocas elas são simbólicas e essenciais para manter relações
A parte na qual fala sobre o “mana” nos mostra o porquê que ,essas trocas não envolvem só bens materiais, mas também valores como prestígio e influência, que ainda fazem parte das nossas interações diárias.
Bem observado, Maísa!
Interessante. A ideia de reciprocidade, colocada pelo autor de forma voluntária e obrigatória. Analisando o elemento fundamental, que é o caráter voluntário, mesmo mostrando que ninguém é obrigado a retribuir "o presente". No entanto, como é estruturada as formas de trocas, se demonstra que envolve a imposição e o interesse.
Ótima explicação, professor! Achei muito interessante a noção de Mana, especialmente como ela pode ser associada a qualidades como carisma e a habilidade de capturar a atenção em uma conversa. Ter mana não é apenas ter influência, mas também autoridade e eficácia, uma capacidade que está sempre sendo posta à prova. É interessante pensar que nem todos possuem essa qualidade, e que ela pode se manifestar de diferentes formas dependendo do contexto.
Boa noite!! é um ato profundamente humano, que interliga a moral, a política e a economia, demonstrando que a reciprocidade está no coração da sociabilidade humana.
Boa noite!!! Excelente aula O tema explora a interconexão entre a economia e sociologia nas trocas simbólicas e materiais.
Obrigado, Mércia!!
“Mais bem aventurado é dar do que receber”(Atos 20, 35). A partir desse versículo bíblico da pra se perceber como as comunidades cristãs primitivas, em que, por serem baseadas numa fé (como os povos Trobiands, Molinesios, Maori, etc) se tinha intrínseco o desejo de ajudar o próximo. Sobre esse pensamento da claramente para se escrever laudas é mais laudas, criticando o sistema de relações econômicas capitalista, alguns pontos: - Política e coerção econômica. - Trabalho, uma dádiva não retribuída. - Negação a caridade. - Individualismo, como forma de controle. Entre outros…
Aula esclarecedora! 👏🏼 De acordo com essa teoria de Maus, o que teria mais valor: os presentes ou as relações que esses presentes estabelecem?
Boa pergunta, Ana Clara. Qual é a sua opinião sobre essa questão?
Me parece que as coisas que são presenteadas têm mais valor, e as relações que são firmadas são consequências
Vamos discutir em sala de aula...
Reciprocidade Negativa: alguém que transmite falsidade deve ser enganado da mesma maneira.
Seria uma das ideias do Mauss
Isso!!
❤
Parabéns Lucas! Sempre responsável com seus estudos.
❤
❤
Boa noite!
Boa noite, Joana! Já assistiu à vídeo-aula?
Estou assistindo professor.
Boa noite.
Boa noite, Zélia!
Requisito para verificar se o aluno assistiu o vídeo. João Lucas Teoria Antropológica I Questões, dúvidas e comentários: /Há nas sociedades a troca de presentes, ação que gera no indivíduo uma dívida de retribuição. Esse é o ponto principal tratado por Moass em seu livro “ Ensaios Sobre a Dádiva”/ Introdução: Da dádiva em particular da obrigação de retribuir os presentes. As relações sociais podem nascer e serem fortalecidas a partir da trocas de presentes e pela reciprocidade desse ato. Relações Amistosas: Onde há um genuíno interesse pelo outro Reciprocidade Negativa: Em que há apenas interesse ganancioso no outro ou uma formação de retribuir mal por mal. As trocas de presentes podem até parecer que são voluntarias ( ESTRUTURAS APARENTES), mas há por trás dessa ideia uma obrigação para retribuir o presente ( ESTRUTURA SUBJACENTE). As trocas de dadivas está presente em todas as sociedades, mas a forma como ocorrer e seus significados variam. Capítulo I: Polinésia Noção de MANA: Uma visão de mundo, uma qualidade espiritual com origem sobrenatural uma força sagrada, CARISMA. Obrigação de retribuir a DÁDIVA (presente), como forma de acumular MANA (carisma). Capítulo II: O Espírito da Coisa Dada (Maori) Taonga (objetos) Hau (espírito das coisas) -As trocas tem significado espiritual. -Os objetos tem vida e espírito. -Os presentes falam e querem ser dados a outras pessoas. Capítulo III: A obrigação de Dar e a Obrigação de Receber Tem-se por obrigação moral (como forma de manutenção da boa convivência) receber presentes e dar outro em troca. Dúvidas: O que é o PoTlatch, sistema de troca, um sistema econômico ou um ritual religioso? No tipo de troca dos Maori, as pessoas dão uma parte de seus espíritos em forma de presente? Na lógica de dar uma parte de si, para receber uma parte do outro ? Recusar um presente é algo ruim, mas e quando a pessoa oferece esse presente apenas por edução, sem ter o desejo genuíno de dar, o melhor a ser feito não seria recusá-lo?
Valeu, Lucas! Excelentes comentários e dúvidas instigantes que discutiremos em sala de aula. Abraços
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
🙌🙌🙌
Estou buscando abrir a percepção sobre dinheiro, trocas e economia. Assistindo essa aula, me impressiona como falta-me (falta-nos como sociedade) entender o básico do básico sobre esse assunto. Parabéns!
Caro @desbernini, a antropologia econômica oferece elementos importantes para a relativização destes conceitos. Fico feliz em ter podido contribuir para a sua percepção sobre eles. Muito obrigado por assistir e comentar!!
Que aula excelente! Gratidão por compartilhar esse conhecimento conosco. :)
Eu é que agradeço por assistir e comentar, @DANIELLYOLIVEIRA11.
Aula excelente! Parabéns, Prof. Aprender Antropologia com suas contribuições tem se tornado prazeroso.
Muito obrigado por acompanhar o nosso Canal, @PabloMota-t3u! Fico muito feliz em contribuir para o seu conhecimento da Antropologia e mais ainda, por isso ser um processo agradável para você! Grande abraço.
👏🏼👏🏼👏🏼
🙌🙌🙌
Claro, condições financeiras e boas oportunidades , o preconceito é secular
É isso mesmo, companheira Terezinha.
Pesquisei no seu canal e não achei nada relacionado a homofobia. Poderia dar uma aula completa igual a essa? O mesmo preconceito que o preto sofre o lgbt também.
Caro @danilocarioquinha, em primeiro lugar, muito obrigado por assistir à nossa vídeo-aula e comentar. Excelente sugestão! Vou planejar uma live sobre o assunto. Abraços!
@@marciocaniello preciso saber o seu parecer a respeito. O senhor na sua vídeo aula demostrou ter uma ótima interlocução e sendo um homem letrado e sociólogo e antropólogo tem como me trazer a luz do conhecimento através de vossas palavras. Obrigado pelo retorno. Sou da capital do RJ.
Caro @danilocarioquinha, o meu parecer sobre a homofobia evidentemente é de total repúdio. Vamos fazer uma live sobre o assunto em breve. Fica ligado no Canal! Já morei no Rio... Fiz o meu Mestrado em Antropologia no Museu Nacional...
😉👍
Ótimo conteúdo. Bom para revisar!! ❤️
Muito obrigado por assistir e comentar, caro Jaílson!!
Parabéns, caro professor. Esse canal é maravilhoso. Que bela iniciativa. Bela e relevante do ponto de vista epistemológico.
Muito obrigado, querido amigo e colega Cauby! Fico extremamente honrado com o seu qualificado comentário. Seja sempre bem-vindo!! Abraço grande.
Que maravilha a iniciativa. Ter acesso a uma aula dessas é maravilhoso.
Muito obrigado, Yure! Seja sempre bem-vindo!!
Obrigada por compartilhar seu conhecimento 🎉🎉🎉
Olá, @mouraamanda453, eu é que agradeço por assistir ao nosso vídeo e por comentar 🤗
Parabéns professor 🎉
Obrigado!! ✨️
Feliz aniversário professor, sou muito seu fã. Felicidades, paz e muita saúde.
Obrigado, Jonas. A admiração é recíproca!! Abraço grande!! 🌟🤝🫶
Parabéns professor, o senhor e show! Amo suas aulas!!!🎉🎉
Muito obrigado, Dakota!! 🤗✨
🎉 Prof Márcio parabéns mais uma vez
Feliz aniversário !
Obrigado!!🤝✨
Feliz aniversário e muitos anos de vida meu amigo
Obrigado, amigo!! 🤝✨
Caí na sua aula para rever o conteúdo por conta da noção de dispêndio do Bataille e que presente! Aula magnífica. Saudações da UFSC ❤
Muito obrigado! Saudações!!
Muito bom! Ótima didática
Muito obrigado, Noah.
Quando Frazer afirma que a interpretação evolucinista é conjectural, ele de alguma forma estaria tirando o status científico de sua produção? Tô com essa dúvida, se o senhor puder me ajudar agradeceria muito!!
Sim, pois o conhecimento científico não pode ser baseado em conjecturas, mas em fatos e concretos e conexões objetivas e verificáveis entre os fatos.
Show!!!
Muito obrigado, @dakota9145! 🙌
Meu brilhante professor de Antropologia! Aula maravilhosa.
Muito obrigado, @mvitoria19! Você é uma aluna excelente: interessada, dedicada e participativa! Continue assim e você será uma grande profissional das Ciências Sociais!! 🤝🌹🍀