SARAUS DA CARIOCA - Gilson Peranzzetta e Marcel Powell

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • A Casa do Choro recebe no dia 7 de março, às 19h, os músicos Gilson Peranzzetta e Marcel Powell. O duo lança o novo disco “Pro Tião”, dedicado ao grande violonista paraense Sebastião Tapajós, falecido em 2021. O show faz parte da programação da série Saraus da Carioca, que segue mensalmente no espaço.
    Texturas, entrelaçamento de cordas, cores, suavidades, sonoridades, timbres, vigor, emoção pura são as imagens sugeridas pelo encontro do piano de Gilson Peranzzetta e o violão de Marcel Powell. Um encontro de gerações, um encontro de talentos que une o encantamento e a exuberância do piano do maestro Peranzzetta, ao arrebatamento e impetuosidade do violão de Marcel Powell.
    A arte dos dois grandes instrumentistas imprime a esta já conhecida formação de duo dimensão nova e surpreendente, pois eles fogem dos sotaques já conhecidos e formulam uma sonoridade peculiar na qual estão contidos os sedimentos culturais do Brasil, retratados na diversidade de seus ritmos e gêneros musicais.
    Gilson Peranzzetta e Marcel Powell em suas apresentações fazem solos, tocam juntos trocando funções e sensações, buscando novas dinâmicas, novas sonoridades. Ora a mão esquerda do piano busca os baixos e desenha a harmonia para que o violão evolua, ora o violão serve de apoio para os solos e desenhos do piano, proporcionando um espetáculo mágico.
    No repertório clássicos da música brasileira como "Você e eu" de (Carlos Lyra/Vinícius de Moraes), "Pedacinhos do céu" de (Waldir Azevedo) , "Canto de Ossanha" de (Baden Powell/Vinícius de Moraes), além do tema autoral de Gilson Peranzzetta e Marcel Powell, "Pro Tião" dedicado ao violonista Sebastião Tapajós.
    O projeto Saraus da Carioca em 2024 é uma realização da Casa do Choro, com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura através da Lei do ISS e da Icatu Seguros. A programação da série Saraus da Carioca seguirá quinzenalmente.
    O maestro, pianista, acordeonista, clarinetista, compositor, arranjador e produtor Gilson Peranzzetta é um dos mais requisitados artistas brasileiros da atualidade. Músico completo, foi contemplado 6 vezes com os mais importantes prêmios brasileiros. Considerado pelo maestro e produtor Quincy Jones um dos maiores arranjadores do planeta.
    O violão vertiginoso, mais ao mesmo tempo elegante, maneiroso e obstinado de Marcel Powell é a certeza de que continua a revolução que um dia estremeceu as bases do reino do pau e cordas. O Jornalista Mauro Ferreira o classifica como “virtuoso violonista”. O crítico musical Tárik de Souza o classificou como ‘’jovem mestre do violão brasileiro’’ em 2006, vencendo no mesmo ano o Prêmio rival Petrobras de ‘’melhor instrumental solo’’ sendo também indicado ao prêmio Tim nesse mesmo ano, como artista Revelação do ano com o Disco ‘’Aperto de mão’’.

Комментарии •