AULA GRÁTIS - Como estou fazendo esse canal ir de ZERO a 100 MIL inscritos no RUclips utilizando o ALGORITMO HUMANO: bit.ly/AulaGratuitaAlgoritimoHumano
Espero que não derrubem esses prédios históricos. Se for pra revitalizar e desenvolver, que façam uma reforma neles e usem pra morar, abrir comércio, etc.
Esse processo de abandono do centro histórico das cidades antigas acontecem praticamente em todas as cidades brasileiras com mais de 400 anos. Muito bom esse vídeo sobre o Rio de Janeiro e o outro de São Paulo. Faz um vídeo sobre os prédios abandonados do centro histórico do Recife e de Salvador também. 👍
Moro na Região dos Lagos, em Búzios. Aqui por ser uma cidade rústica, muito dos imóveis no centro da cidade foram reaproveitados para lojas comerciais. A cidade acabou ganhando um status único, por ter sua arquitetura em madeira, muito linda! Podiam fazer o mesmo com esses prédios abandonados no Rio, revitalizando e construindo centros comerciais, pubs, bares em formato holandeses sem perder a arquitetura colonial, ia ficar lindo!!!
Experimentem andar pelo Centro no final de semana, na Av Pres Vargas que é a principal, as calçadas ficam tomadas de Moradores de rua. Glória, Catete, Copacabana na ZS não são diferentes. Madureira, Tijuca, Méier na ZN a mesma coisa. Na ZO onde não tinha quase, já estão começando a aparecer com mais frequência. Junto com os prédios abandonados então, fica bem tenebroso, não recomendo!
lembro que eu e meu marido nos perdemos no Centro do Rio a noite, pois não tínhamos conhecimento ainda do lugar, ainda mais de noite. Ao invés de andar em direção a Praça XV, fomos parar na Lapa. Esse dia foi louco. Agora nós conhecemos o Centro melhor, mas não me arriscaria de novo a fazer isso. Durante final de semana de dia o Centro já fica esquisito, imagina de noite atualmente.
O Rio já era a muito tempo. Infelizmente não posso ir embora daqui. Só se importam com o que acontece após o túnel. ZN do Rio é largada. Além de governos altamente populistas e que só ferram mais a cidade e o estado.
@@sergiogomes7627 Deveríamos depender menos dos políticos e mais das nossas próprias escolhas e caminhos. Infelizmente eles só atrapalham. E parece que aqui no Rio, a pura "nata" dessa turma resolveu fazer ninho e não nos larga. Isso tem mais de 40 anos nessa. Não vejo solução nem a médio prazo.
Sou carioca e concordo plenamente, há anos não frequento a zona norte e a cada dia vejo a zona sul mais abandonada, com exceção aos bairros que circundam a lagoa rodrigo de freitas além da barra e recreio.
Vou muito ao Rio, mesmo com esta degradação penso que se de fato se uma revitalização ocorrer, o Rio voltará a ser a cidade maravilha e muito possívelmente a cidade mais linda do Mundo, sem exageros pois potencial tem de sobra.
Meus amigos q moram em Nebraska, Paris, Granada e Londres, eles divulgam muito o Ceará, Jericoacoara, Canoa Quebrada, Icaraí de Amontada, Rota das emoções(Jeri+Delta do Parnaiba+Lençois maranhenses) mas os gringos insistem em conhecer o Rio, Copacabana, Maracanã, Cristo Redentor, Pão de Açucar e o Carnaval ! O Rio é o nosso cartão postal, nossa porta de entrada.
Icaraí de amontada, sou daí, infelizmente um lado dela tbm tá quebrada,2 anos atrás foi inaugurado o primeiro Detran, praças esquecida,postos d saúde sem funcionar,os alunos q terminan o ensino médio vão pra Fortaleza, trabalhar em restaurante,uns pesca/vender peixe d porta em porta...
A baixada a maior favela do Rio de Janeiro, no passado o Rio de Janeiro foi muito lindo, bem organizado, terra de primeiro mindo. Hoje está uma capemba.
Sou de Niterói, toda a área metropolitana está ficando impossível de morar, favelas, violência, desordem urbana, burocracia pública, corrupção extrema em todos os níveis, quem pode foge.
Eu amaria morar em um daqueles sobrados do centro! No passado a maioria deles eram habitados. Tinha a moradia em cima e o comércio em baixo. Mas o ruim é a falta de garagem nesses prédios antigos.
Ou seja, você já desistiu. É desse sentimento de nostalgia que nasceu, cresceu e se reproduz até hoje a estagnação do centro. Não adianta. Tem muito "patrimônio" que vale mais derrubado do que tombado. E não tô falando em derrubar tudo, mas em valorizar o que é raro, em manter ruas que estão preservadas em sua maior parte. Se uma rua inteira está em decadência, melhor seria derrubar boa parte e cinstruir residencias e comercios que realmente germ interesse no local.
@@fabriciocorreia9990 Pelo contrário. Hoje, aqueles edifícios são comerciais, sem a característica do passado de uso misto. Assim, sua ideia apenas manteria o estado atual, mas destruindo o patrimônio histórico. Portanto, o ideal é fazer um novo zoneamento, transformando essas edificações para uso tanto comercial quanto residencial. A cidade já está cheia de exemplos de que destruir casarões e substituí-los por prédios modernos não é garantia de aumento do comércio e da qualidade de vida na região.
@@Gui_biscoito ninguém quer morar em curtiços velhos ou restaurados ! Mas sim condomínio com infraestrutura com piscina vaga de garagem salão de festas etcc ! Acorda
@@fabiobarcelos3001 Se você não gosta, não significa que que todo o mercado odeie essas construções! Já ouviu falar em retrofit? Poxa, estamos falando do Centro Histórico! Seu pensamento é o mesmo de Le Corbusier, quando propôs destruir o centro histórico de Paris e implantar trambolhos sem conexão com a economia local. Temos tantos exemplos de centros históricos revitalizados e o melhor, que não se tornam uma "periferia cheios de edificações somente residenciais ou comerciais! Mérida, Buenos Aires, Santiago, Bogotá e até mesmo Recife aqui no Brasil. Nada impede que esses sobrados antigos tenham garagem, piscina e todas as comodidades do mundo contemporâneo. Fazem parte da história da cidade, são usados como cenário em novelas, filmes, etc.
Amigo que pensamento pequeno, hoje existe um público específico para esse tipo de moradia, pessoas que aboliram o uso do carro, você já visitou alguma capital da Europa, vou citar Barcelona, onde já estive, no centro de Barcelona os prédios são antigos e não possui garagem, salão de festas e piscina, e muitos nem elevador, mas mesmo sem esses atrativos, são habitados, e super valorizados.
A cidade do Rio de Janeiro está ficando muito monopolizada nas áreas praianas. Centro da Cidade do Rio é um lugar muito foda mas realmente comercialmente e tbm por residentes está ficando abandonado. Ainda sim é populoso durante o dia mas durante a noite não é mais o mesmo de antes quando ainda era muito movimentado.
Zona sul também está largada,Copacabana virou uma Cracolândia e puteiro a céu aberto durante a noite e praticamente parou no tempo,só tem antiguidade e tudo vazio e largado.
Ótima abordagem! O que aconteceu com o Rio foi justamente o que aconteceu com o restante do país, sendo que no Rio, há ainda muitos edifícios históricos magníficos de pé e outros, que ainda estão a ruir (que em muitas capitais, não sobrou nem escombros para notificar). Os belíssimos prédios históricos que deslumbramos na Europa, existiam aqui no Rio, mas muitos foram destruídos para atender à interesses apenas de uns, juntamente com a conivência da sociedade brasileira, que nunca teve consciência dos valores e patrimônios naturais e patrimoniais (até hoje). O Centro do Rio sempre concentrou a maior parte das atrações turísticas da cidade: cenários da História do país, igrejas centenárias, museus, monumentos e o maior conjunto de magníficos prédios históricos. E mesmo assim, nossos prefeitos e governadores nunca deram atenção a isso (graças aos turistas estrangeiros, que o Centro passou a ter mais atenção da mídia).A cidade então, sempre desviou a atenção para o carnaval, praia, favela, Cristo e Pão de Açúcar (como se as demais atrações não existissem). E mesmo assim, até hoje, o Centro do Rio não recebe o devido tratamento como principal área turística da cidade (como o abandono do Centro depois da pandemia, pelo poder público). A cidade então, sempre desviou a atenção turística para o carnaval, praia, favela, Cristo e Pão de Açúcar (como se o Centro nunca existisse). Seja no Rio ou no restante do país, foram ações criminosas de governantes, interesses privados e mídia. Nenhum país do mundo sepultou e deturpou tanto a História como o nosso. Essa "indústria da favelização" que proliferou aqui no Rio, foi promovida pelo próprio poder público, juntamente com o poder paralelo (para que todos os dois lados tirassem vantagens). O Centro da cidade sempre concentrou a maior parte das atrações turísticas da cidade (igrejas centenárias, museus e maior conjunto de magníficos prédios históricos do país e mesmo assim, nossos prefeitos e governadores nunca deram atenção a isso (graças aos turistas estrangeiros, o Centro passou a ter mais atenção da mídia).A cidade então, sempre desviou a atenção para o carnaval, praia, favela, Cristo e Pão de Açúcar (como se o Centro nunca existisse) E essa "indústria da favelização", foi também difundida posteriormente pelo resto do país (há quase 20 milhões vivendo em favelas), como dividendo político-eleitoreiro, pois é muito rentável e vantajoso para os políticos, deixarem formar favelas para depois oferecer apenas pão e circo e não resolverem absolutamente nada. Por fim, o que interessa à quem está no poder (prefeitura, estado e governo federal), é que no Rio e demais cidades sejam apenas de "puxadinhos" e "favelas", para atender apenas os interesses de quem não deseja mudar nada, nesse país... (perdoe-me pelo longo texto).
Da pra revitalizar o centro mas é um projeto de 20 30 anos, o governo ficou dependente de poucas empresas públicas petr vale bndes BC, com a pandemia muito disso foi pro digital, tinham leis proibindo residencial por mais de 20 anos, a cidade cresceu em direção a barra num modelo de planejamento privado que tende a funcionar bem mais. O centro precisa preservar a arquitetura art deco e se inspirar em cidades como Buenos Aires que possuem características semelhantes e um centro bem mais conservado
Comentário excelente. Acertou na mosca. Essa "indústria da favelização" gera muito dividendos para os políticos a custo muito baixo (pão e circo). Infelizmente, Brasil está virando um show de horrores e não consigo ver dias melhores para esse país não. Por fim, essa pobreza que vemos em Cuba, Venezuela, Argentina e Brasil é uma "pobreza estratégica", pois eles não tem o mínimo interesse em prosperar e são doutrinados e domesticados.
Isso poderia ser uma série dividida por bairros ou regiões, com os problemas identificados e algumas soluções, nao só de arquitetura, engenharia e urbanismo, mas tambem sugestões do que o poder publico e a iniciativa privada poderiam fazer, puxões de orelha sem esquecer o que cabe ao cidadão também. Sou fã do canal são paulo nas alturas e acho que seria legal ter algo com essa abordagem em relação ao Rio.
Com um déficit habitacional tão grande e muitas residências em locais irregulares, o uso desses prédios de forma mista (habitação/comercial) seria uma alternativa, mas aí precisa de empenho público e o apoio da própria população.
Tem muita área irregular que acaba sendo mais vantajoso de morar que detrminados edificios antigos. A rua onde moro tem várias residencias, muitas delas antigas, com paredes feitas com óleo de baleia. Se é irregular, o povo vai lá, tira o telhado, constrói uma lage, duas ou três e é mais vantajoso pois alí a prefeitura não impede. É área de comunidade. Não tem lei urbanística. As ruas só passam dois carros mais ainda dá pra estacionar, pois o transito é baixo, só de moradores. Desce pro asfalto e você não tem essa particidade. É proibido estacionar na rua, as casas são todas antigas, as vezes de um andar apenas, tem só uns três ou quatro edificios de 5 a 10 andares. Nessas casas e sobrados tem muita invasão, salas das casa viram barraca de vender doce/ drink, muito esgoto irregular, bem pior que na comunidade. E os prédios com condomínios cercados por isso. Pra mim é um absurdo manter casar assim em pé. Desvalorizam totalmente a rua. Me dói ver um edificio antigo ser totalmente alterado com lage e janela moderna, mas é melhor morar aqui que lá em baixo. Lá é pior que aqui. Cheguei a trabalhar voluntário na pandemia fazendo pesquisa de porta em porta pra ver as necessidades da população e era triste a situação.
São Paulo sofre de praticamente os mesmos problemas! Traz um vídeo desse tipo mas com foco em São Paulo! Inclusive acho que isso poderia virar uma série, trazendo o mesmo tópico mas do ponto de vista de outras cidades também, começando com as capitais!
Hahaha, você está lendo minha mente. É exatamente isso que vou fazer. Inclusive já tem vídeo falando sobre São Paulo, foi com ela que começamos. Dá uma conferida: ruclips.net/video/X5U6RiNIUrk/видео.html
Problema de São Paulo no centro é mais curioso, a Cúria Metropolitana (Igreja católica) é dona de diversos imóveis na região, a Caixa e O Banco do Brasil de muitos outros, o Grupo Savoy é outro grande proprietário na região. A maioria de imóveis comerciais. Como eles não tem interesse de ocupar ficam fechados. No caso a caixa é BB por serem estatais/mista eles não podem só vender precisam licitar e isso já desencoraja muita gente, fora os tombamentos de coisa sem relevância alguma.
Porto Alegre possui o mesmo problema, com um número de prédios abandonados, principalmente com antigas fábricas e construções históricas, que desde criança me vez ver a cidade como um lugar perigoso e decadente. Temos avenidas que já foram importantíssimas para o desenvolvimento da cidade, como a Farrapos, hoje possuindo um ar pós-guerra, sempre dominada por drogados nas redondezas da rodoviária. A cidade parece ter parado no tempo, todos os edifícios que não estejam próximos a grandes shoppings são dos anos 60-80, o que me deixa ainda mais interessado em como esse município parece contar a história do Brasil no último século através de suas avenidas. Recentemente foi decretada mais uma vez a demolição do "esqueletão", um arranha-céu abandonado na fase de construção, ainda em 1959, que fica na esquina da praça do centro da cidade.
Prédio abandonado, sem condições de uso,tem que ser demolido,se não vais ao centro esta sendo revitalizado. Quanto aos prédios das avenidas como Sertorio,Farrapos abandonados são privados.
Acho que o Rio deveria revitalizar o centro com reformas dos prédios históricos. Seria tao lindo de ver todos esses predios antigos bem mantidos, com bares botecos e negócios no térreo. Mas se for pra fazer como em Sao Paulo e destruir tudo pra fazer condiminios residenciais horriveis, prefiro ainda o Centro ficar aruinado do que desfigurado ainda mais
@Comrade Silver o charme do Rio vem desses prédios antigos. Já estão destruindo o tessido urbano antigo em varias bairros. Botafogo comença a ficar bem feio com esses condominios do inferno. Mas se o centro ta seguindo nesse caminho, qual vai ser a graça do Rio ? Parecer como qualquer cidade sem nenhum personalidade do Brasil ? Tem uma razão pra que as pessoas acham Paris ou Buenos Aires tao lindas. E essa razão e a preservação do patrimônio arquitetônico. O Brasil já destruiu bastante, e o centro do Rio ja foi BEM danificado entre a imunda avenida Vargase todos predios comerciais horrorosos da avenida do Rio Branco e atras do teatro municipal. Mas se foi pra destruir mais ainda… fico triste so pensar nisso
@@rafaelfreitas2990 Exemplo em ecologia, segurança, limpeza, urbanismo, planejamento, além da quantidade inúmera de parques com ótima infraestrutura. Exemplo em qualidade de vida.
Observação sobre o trecho entre os minutos 2:13 e 2:18. Na narração deu a entender que a escravidão foi abolida por conta da proclamação da república, porém não é essa a ordem dos fatores. Sou grato a todos que comentaram fazendo essa observação, e vou destacar o comentário do Andre Campos pois resume a ordem correta dos fatores. " A Escravidão foi abolida, e depois veio a república, não o contrário. " Obrigado pelo apoio de todos que etão interagindo com os conteúdos, com a ajuda de vocês conseguiremos produzir conteúdos muito melhores e com informações reais.
AULA GRÁTIS - Como estou fazendo esse canal ir de ZERO a 100 MIL inscritos no RUclips utilizando o ALGORITMO HUMANO: bit.ly/AulaGratuitaAlgoritimoHumano
Na boa, refaz, foi ridículo o erro. Parei de assistir, pq deu raiva, dizer que a família real que veio com D. João VI saiu após a proclamação da República tbm foi um absurdo. 2:08
@@PedroBarbuto que grosseria. A pessoa que fez o vídeo tratou com muito carinho as informações. Equívocos acontecem e devem ser apontados com respeito. Você é um verdadeiro troglodita indecente.
a guerra ignorada, isto é, a guerra do rio de janeiro afeta também o setor imobiliário uma vez que embora a cidade seja linda, poucas pessoas queiram verdadeiramente viver no Rio, e por isso muitas construtoras pensam se devem investir no Rio
Eu gostaria muito que esses problemas fossem solucionados aqui no Rio e que tivesse até uma "repaginada" em algumas áreas. Sou uma pessoa que fica viajando nessas coisas de estética de cidades e tal kkkkkk amo ficar na janela do carro ou dos ônibus só pra ficar vendo a estética dos lugares, direto fico vendo aqui no RUclips vídeos desses caras que ficam andando por áreas das cidades como aqui no Rio mesmo, Londres, Paris, alguma cidade dos EUA e etc. Essas cidades que eu citei são algumas das que eu gosto da estética.
Lamentável!!! Tantas pessoas morando em áreas de risco em morros, beira de corregos e mangues e uma área do centro que poderia ter pessoas morando. Só no Brasil.
Sou carioca, adoro o Rio, mas é uma cidade decadente. Se somarmos a violência ao desinteresse dos governantes em tentar reerguer a cidade, não vejo perspectiva de um futuro promissor. Deixou de ser a Cidade Maravilhosa.
Ótimo vídeo e informações! Infelizmente a maioria esmagadora dos patrimônios históricos em todo o estado estão abandonados! Eu moro em Nova Iguaçu, o maior e mais importante município da baixada fluminense e por aqui os patrimônios históricos estão em completo abandono outros sendo demolidos apagando a história! Até o próximo
Sou carioca e posso falar com propriedade. O Rio de Janeiro é a cidade maravilhosa mas, só esquecem de continuar a frase. Cidade maravilhosa se você compactua com a corrupção, bandidagem, falta de moralidade, falta de respeito, lascívia, etc. Sou mais um carioca me preparando para abandonar não somente a cidade. Como também, o Estado! É realmente INSUPORTÁVEL viver nesta "cidade maravilhosa" sendo honesto, tendo respeito e caráter. O povo carioca, não todos evidentemente mas, a MAIORIA. Compactuam com a corrupção moral. Falando espiritualmente agora, da para sentir a carga negativa que há nesta cidade. Cada vez mais que a cidade se afunda, mais palpável parece estar essa energia. Logo, o próprio mal terá energia de sobras para se manifestar e andar pelas ruas e vielas do Rio. Tamanha é a carga negativa desta cidade. Não há turismo nesta cidade, como as pessoas falam e são levadas a crer. Os "turistas" (lógico, não todos), vem ao RJ por causa do s...xo e dr...g...s. Amplamente difundido na cidade. Lógico que há turistas mas, são pobres coitados desavisados que muito das vezes, são assaltados, baleados, esfaqueados... Sempre há casos de turistas que passam por isso. Passam por algum trauma ao virem para o RJ. Enfim, vou parar de escrever. Já perceberam a lama que essa cidade maravilhosa é e sempre será. Pois, o povo carioca gosta! Se você, assim como eu e vários demais, sente o mesmo para a cidade do RJ. Meu amigo, você não está doente, não precisa de remédios para curar depressão... Precisa mesmo é começar a planejar para sair do Estado do RJ o mais breve possível. Essa é a cura!
A centro da cidade está melhorando.. depois da recuperação da área do porto e praça Mauá/ rio branco.. falta muito mas vai acontecer, é claro q com gentrificação, já que o projeto é tirar os moradores originais.. agora falta os outros bairros da cidade
Sou capixaba, e estive em Cosmos, próximo a Campo Grande no RJ. Fiquei chocada com a quantidade de casas abandonadas as margens da av. Brasil e em outros lugares. Grandes obras que seriam apartamentos, ponto de comércio e até casas. Fiquei triste, pois foi dinheiro investido e sem um final digno. Gostaria de saber pq donos não vendem e acabam perdendo isso. Não teria um acordo entre governo e proprietário será?
A questão tratada a partir de 7:08 é sempre levantada por prefeitos que assumem o Lixo de Janeiro, porém é inviável. Diferentemente de Porto Alegre ou Curitiba, por exemplo, ninguém quer morar no Centro do Rio. Nos fins de semana não há um supermercado ou uma padaria abertos. Tudo fecha. Quem quer procurar comércio tem que ir à Lapa, Glória ou Bairro de Fátima.
3h de viagem de Campo Grande (maior bairro da cidade e o mais populoso) até o Centro da cidade. Todas as soluções propostas pra mobilidade urbana exigem milhares de baldeações e além de mais demorado ainda deixa cansativo o percurso. Essa cidade precisa falir pra ver se alguma autoridade compreende a necessidade de uma mobilidade urbana mais eficiente (e não o BRT).
A solução seria ter uma forte geração de emprego em Campo Grande. O problema do Rio quando comparamos com SP é esse. aqui todo o estado vive em torno da Zona sul centro ou barra. Não existem outros polos com comércio e oportunidades amplas de trabalho
Eu acredito que podemos reverter essa situação com muito empenho e dedicação, porém não será uma tarefa fácil e nem rápida, os resultados serão a longo prazo, eu mesmo morei em um empreendimento que foi recuperado pela Prefeitura no Projeto "Novas Alternativas" no qual antigos imóveis eram reformados e vendidos por preços com subsídios, deveria ser retomado em assim pouco a pouco aumentaria a população do Centro do Rio de Janeiro que vive somente de horário comercial, durante a Pandemia pude ver de perto o vazio que se transformou a cidade, com vontade política e boas iniciativas em breve daremos a volta por cima.
Acredito que uma das possíveis soluções para acabar com a deterioração dos prédios que estão em litígio, mas abandonados, seria a Prefeitura ou o Estado do RJ e conjunto com o Tribunal de Justiça do Estado conceder à iniciativa privada isenções de IPTU e impostos estaduais para empresas que tenham o interesse de exploração comercial da área, como exemplo uma oferta pública de uso GRATUITO por " 15 anos" para uma empresa explorar o bem, desde que reforme totalmente o prédio de seu uso e mais uns 10 imóveis públicos para o Poder Público.
Recife tá uma situação deplorável de abandono. Me mudei pra Porto Alegre e aqui a situação é diferente. O centro da capital gaucha é bombado, muito por conta das medidas proporcionadas pelas empreiteiras.
O Rio deveria ter um projeto de reurbanização radical, restaurar os antigos casarões, e edificios, proibir a construção de prédios de mais de 4 andares, aterrar esses cabos ao ar livre, desfavelizar, colocar zonas verdes, e muitas outras coisas.
Excelente matéria! Ha anos me preocupo com esse assunto. O mesmo aconteceu com os prédios de escolas públicas, quando a educação infantil passou para a prefeitura. Infelizmente, os prédios foram deixados de lado e muitas escolas compartilhadas sofreram com essa mudança, pois prédios do Estado passaram a ter educação custeada pela prefeitura, mas não deixaram de pertencerem ao Estado, porém sem o conhecimento dos gestores. Vi muitos absurdos como diretora de escola. Muitos gestores do município que massacravam os gestores do Estado. Essa burocracia só trouxe atrasos para a cidade.
Isso não acontece só no Rio em São Paulo também, por exemplo a Cidade de Santos onde tem o maior porto da América Latina, se encontra na mesma situação
Nao deveria ser permitido novas construções no Centro do Rio, mas a recuperação daqueles predios maravilhosos, dos seculos passados, que por la existem e que estão abandonado. Vamos colocar amor na recuperacao da cidade linda do Rio de Janeiro .
Os centros, dos grandes centros urbanos do país, estão passando por esse problema, as empresas migraram pra outros bairros, o muitas faliram, o aumento da violência, e a população de rua, tudo no centro, tanto como em Sp como no RJ até em Fortaleza no Ceará está a mesma situação
Já morei no centro e corroboro com seu comentário. AS empresas e escritórios estão todos migrando pra outras áreas da cidade, incluso Barra Da Tijuca. Centro do RJ, mesmo com essa crise e caríssimo, na Barra cosnegue-se alugar por um preço parecido (pra mais ou pra menos), porém em prédios que possuem uma grande infraestrutura, são novos em folha. O dia que a Barra é o Recreio melhorarem a mobilidade urbana o Centro acaba de vez.
Belo Horizonte tem mais prédios residências do que comerciais no centro, mas mesmo assim existe alguns comerciais abandonados, recentemente um charmoso hotel foi fechado, e o prédio foi a leilão.
Fico imaginando como o RJ seria foda se conseguisse recuperar o Centro, acabar com Milícia e Crime organizado e principalmente eliminar esses políticos ( atuais ) do poder…
Em tempos de internet das coisas não há mais necessidade de ocupar grandes prédios para montar uma empresa. Daqui pra frente, só mesmo os galpões para o estoque de mercadorias e o mínimo de mão de obra.
Vim morar aqui, infelizmente. É gritante a mudança de um bairro pro outro. Engraçado que o civil tem q dar função social pra sua propriedade né, caso contrario pode perder (é tomado) 🤦🏼♀️ Enfim...muitos moradores de rua mesmo e vaaaaarios predios abandonados
Pois é, é burocracia em cima de burocracia, se no caso de passar o registro já é confuso e pode levar anos, não se resolve nada , anos e anos, até que mudem a legislação. Não há interesse é lastimável ,todos perdem. E antes que mudem isso é fundamental investir em segurança pública, para que estas regiões sejam seguras, mas em se tratando de RJ, aí já viu né, não tem mesmo! O RJ infelizmente já era, e tem tempo!
Sugiro fazerem um vídeo sobre a capital do agronegócio, Cuiabá MT, a cidade está praticamente largada as traças pela gestão do atual "prefeito", só buracos em toda a cidade, inclusive na frente da própria prefeitura, a saúde pública está um caos absurdo, sem contar o calor, um verdadeiro forno a céu aberto!
O centro do Rio vive um círculo vicioso há décadas. Além da questão estrutural e de manutenção dos imóveis existe a questão da segurança pública, comércio decadente, desvalorização de imóveis em toda a região e aquela sensação geral de que o centro do Rio virou uma área abandonada, uma cidade fantasma, onde ninguém quer morar. É uma pena porque é ali que estão os maiores símbolos das artes e da cultura da cidade: o teatro municipal, a biblioteca nacional, o museu de belas artes, o museu de arte moderna, a sala cecília meireles e muitas igrejas e prédios históricos que contam a história da cidade. Durante séculos essa região central foi o coração da cidade. Hoje eu não saberia dizer que órgão do corpo humano está ali. .
Como é que pode né. Logo o Rio, onde foi a Capital do Brasil antigamente e tem sua história contada nos livros, cantores, idealizadores po me muita coisa!!! E no final de tudo, é esquecido pelos governantes e população
Não é só o Rio de janeiro,São Paulo sofre a mesma coisa,cheia de predios esquecidos,abandonados,menos pela grafitagem,fruto da imcopetencia de um partido que governou o estado por quase trinta anos
Aqui em Perth fizeram algo muito parecido com Melbourne. Os bairros Onde hoje é o centro possuíam muitas fábricas no século 19. Do meio pro fim do século 20 em diante suas fachadas foram tombadas e empreiteiras construíram prédios na parte de trás, integrando a fachada com o estilo externo, porém dentro são apartamentos super modernos e caros devido a localização...
O grande problema do Rio de Janeiro são os políticos. O atual prefeito do Rio condenou o Centro da cidade ao abono. Criou o VLT que simplesmente matou a vida do centro. Deixou o crescimento desordenado das favelas. Agora mesmo existe um favela em Benfica aumentando e com um crescimento absolutamente sem controle. Esse é o pior prefeito que essa cidade já teve.
O Rio não produz as armas e drogas que abastecem os morros daqui! Talvez esse armamento de guerra, chegue aqui pelas fronteiras do teu estado e vc fica aí vomitando superioridade. Não seja RIDÍCULO!
Esses imóveis antigos são mto bonitos e com uma riqueza histórica interesante, porém a recuperação e manutenção é cara e os proprietários e o Estado os abandonam.
Também me pergunto o porquê de tantos prédios abandonados. Observei que no minuto 6:56 do vídeo aparecem imagens do Largo do Boticário. Esse espaço foi recentemente reformado e está lindo! Um grupo francês comprou. Agora, lá funcionam um hotel e um restaurante. Vale a pena visitar. Busquem por Joe & Joe hostel.
Moro no Rio desde que nasci e não tem nada de maravilhoso. Rio não é Barra e Zona Sul, Rio é mais favela do que qualquer outra coisa. E a cidade está caindo aos pedaços, é suja e fede demais!
Criação de prédios de moradias modernas para as comunidades dos morros. Limpando os morros e replantadas com criações de parques, áreas esportivas e outros. Revitalização total com o fim das casas de barracos dos morros.
Ainda bem que aqui em Fortaleza-CE agora estão dando mais atenção em algumas coisas do centro histórico ja revitalizaram varias construções muitos parques e museus e etc...
Sou natural do Rj, moro atualmente em Bh, o q observo é q por aqui o centro da cidade tb está abandonado e tem muitos prédios abandonados igual ao problema q vemos no Rj.
Tem uma pequeno erro no vídeo: no centro de São Paulo há SIM muitos prédios públicos que estão abandonados. Exemplo disso é o edifício que pegou fogo no Largo do Paissandu, o dono era a União.
O que colabora também para esse abandono é a própria geografia do município. O Rio de Janeiro é MUITO maior que seu Centro, e moradores e incorporadoras preferem investir em áreas mais espaçosas e com natureza mais atrativa - como Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Vargens, Campo Grande - que permitem empreendimentos maiores e mais baratos. Isto e a diminuição do trabalho presencial reduziram drasticamente o interesse pelo Centro histórico da cidade.
Os grandes escritórios estão se mudando para a Barra, então o centro está ficando a cada dia vazio. Tanto que o prefeito atual, está tentando povoar o centro da cidade.
Sério??? Dessa eu n tava sabendo! Sempre soube que tinha muitos ali na Barra tb, mas não sabia que estava acontecendo um esvaziamento de escritórios no centro pq lá tem muitos. Centro de tarde é outro centro… até outro Rio se bobear, exatamente por conta desses tantos escritórios
@@JulianaLopesify Sim, e isso já está acontecendo há muito tempo, trabalhei no centro do Rio , uns 10 anos atrás. E muitos escritórios já estavam se mudando para a Barra. Principalmente consultórios médicos
O problema do rio são três 1 rede globo 2 os políticos 3 pessoal da boêmia elite ....eo povo e criativo e lutador. E forma que centro foi Se esvaziando rumo a barra e Jacarepaguá e campo grande e madureira.
O Rio de Janeiro devido a administrações desastrosas , tem afastado investimentos. Corrupção, pobreza , violência, falta de infraestrutura ficam claras no dia a dia. Não há economia que resista e há desestruturação vem. O Rio não tem solução está condenada a irrelevância. Uma pena
A manutenção de prédios históricos é muito cara. Deveria o poder público alienar esses prédios abandonado a empresas privadas por quantia simbólicas com o objetivo de dar um finalidade social e urbanística aos imóveis.
@@betosm3 kkkk que papo mais sem logica alguma, ta cheio de empresas querendo comprar esses prédios, por estarem bem localizados, vários pedidos e a prefeitura nao faz nada.
@@nordkis4834 em São Paulo anos atrás a prefeitura deu isenção de ISS para empresas de TI que migrassem para o centro, amigo meu tinha uma consultoria e foi atrás. Aí vem, a empresa tinha que ter um capital social de milhões de reais, tinha que ter no mínimo X funcionários e um faturamento X na casa dos milhões também. A empresa dele não qualificava, então ele. Continuou na Berrini, basicamente as únicas empresas que qualificavam era os Call Center que já existiam na região.
@@foca2002 nossa, pior de tudo isso é ver gente usando essa situação, pra dizer que não adianta dar esses incentivos para empresas pq elas não fazem nada. Mas quando se olha mais de perto, da pra ver o tamanho da burocracia em cima disso tudo.
@@nordkis4834 senão me engano isentava a empresa de pagar IPTU e o ISS reduzia em 60%. Praticamente nenhuma empresa que já não fosse gigante se qualificava e as gigantes tirando Call Center não tinha interesse de mudar para lá. Anos depois teve o projeto Nova Luz, teve outro incentivo em 2013, mas nunca dá em nada pois são muitos empecilhos que o pequeno empresário não tem nem tempo de pesquisar. Uma empresa que eu trabalhava mudou a sede da Paulista para a Sé, aluguel+IPTU+Condomínio na Paulista era R$50.000, na Sé era R$6000. Seria ótimo não fosse os moradoras de rua, cheiro de urina, viciados e o fato que o prédio fechava as 18h30.
prédio histórico não pode ser demolido quem comprar é obrigado a restaurar. e isso afasta interessados devido ao custo maior. Meesmo assim apoio a conservação e restauração. se não todo mundo iria demolir nossa história e as obras modernas não são tão charmosas quanto as antigas. são os compradores que deveriam se interessar mais em ter seu comércio em um prédio histórico. Aqui na minha cidade abriram até Mc Donalds em prédio histórico e ficou maravilhoso!
Para o Rio voltar a ser cidade maravilhosa, a recuperação do Centro é o de menos. Primeiro tem que remover todas as favelas para locais bastante afastados dos grandes centros urbanos, como lá para Campo Grande, Santa Cruz e Guaratiba. Em seguida proibir a construção de novas favelas, com pena de prisão para quem o fizer. Tais bairros citados teriam novos centros urbanos, destinados às atuais comunidades das favelas. Durante esse processo, todos os membros de traficantes e milicianos seriam fuzilados sem dó, até não haver mais nenhum deles. Isso faria reduzir bastante a criminalidade no município inteiro. Depois alguns projetos de restauração e pronto, a cidade estaria mais próxima de ser considerada maravilhosa.
Não é bem assim rs. Tem que entender o por que as favelas estão espalhadas em todas as regiões da cidade. O governo não oferece infraestrutura e da condições para os empresários abrirem centros de emprego em outras regiões. Toda geração de emprego no Rio fica no centro, zona sul ou barra. A favela é em Copacabana é a saída pra dona Maria não ter que pegar 3hrs de transporte público. Mas concordo ctg que a solução é investimento nessas área pra reduzir a violência melhorando a sensação de segurança
O problema desses imóveis é o tombamento público. É por isso que a iniciativa privada não se interessa por eles. Quem quer adquirir um imóvel que precisa de restauração total e periódica, que vai custar muito caro, e tudo isso em uma região extremamente degradada? 🤔
Exato. Tem é que reconstruir a maior parte e manter somente o necessário, só o que é raro e por esse fato gera interesse cultural, artístico, ou pra funcionar como prédio comercial/ misto. O resto, se não tem jeito, é melhor dar cabo.
doar esses imóveis para pessoas que não tem moradia ou mora de aluguel ou morar de favor na casa de amigos, porque tantos imóveis vazios e pessoas morando nas ruas do Rio de Janeiro!!!
Problema gravíssimo da cidade. Impressionante como tantos prédios e terrenos não parecem ter dono. A desburocratização da venda precisa ser a solução. Além disso, é preciso frisar que este problema é pior nos subúrbios. A cidade não pode ser limitada ao centro ou áreas nobres, mas se o poder público não se importa com o centro, como vai se importar com a periferia ?
Esse descaso do governo com estas propriedades e o próprio estado do centro do rio só prova que já está na hora vender(ou conceder) estes imóveis para compradores da iniciativa privada que vão realmente renovar, utilizar e preservar todas estas construções. Infelizmente o governo já provou não ter nenhum interesse em preservar a rica história do rj :((
Eu nao vi o video ainda mas olhando a tumbnail, eu digo: - é porque a prefeitura do Rio nao preserva, nao sabe cuidar da cultura da historia e nao está a anos nem aí.
tem que que demolir tudo mesmo e construir predios tipo os de madrid (primeiro andar lojas feitas para o comércio e andares acima moradia), destinados a moradia principalmente das populações de favela que vivem em extrema irregularidade. Aliado a muitos esforços para combater a pobreza, criminalidade e tornar essas pessoas 100% capazes e aptas a cooperar com a economia da cidade e consequentemente do estado e país. Porque são MUITOS os empecilhos que impedem essa população disso (sendo criminalidade, e falta de infraestrutura implicando no transporte para descerem os morros um deles) A história desses predios, hoje largados a Deus dará, não passam de capricho enfeitado de desenvolvimento da elite carioca e Pereira Passos para com a cidade, fazendo com que populações dos demolidos cortiços fugissem para os morros em busca de sobreviver a negligencia da prefeitura da época Enfim, é impossivel que isso se concretize pois tem milicia, politico corrupto, traficante, elites da zona sul e até pobres alienados que estariam mais do que dispostos a serem contra isso nessa cidade falida economica e socialmente assim como muitas nesse país O melhor do Brasil continua e SEMPRE SERÁ é os aeroportos...
Centro de cidade grande é ascensão e queda depois que começa o "tombamento histórico e cultural" pode esquecer e se mudar, vem a violência, mendigos e degradação. Até cidades pequenas de 30 mil habitantes de SC ou RS com poucos recursos tem centros melhores que o Rio, basta ter liberdade pra se fazer oque quer sem um estado querendo ser seu pai.
AULA GRÁTIS - Como estou fazendo esse canal ir de ZERO a 100 MIL inscritos no RUclips utilizando o ALGORITMO HUMANO: bit.ly/AulaGratuitaAlgoritimoHumano
Espero que não derrubem esses prédios históricos. Se for pra revitalizar e desenvolver, que façam uma reforma neles e usem pra morar, abrir comércio, etc.
O Rio virou uma favela monumental graças a nossa justiça e governantes.....e está quase irreversível
A baixada a maior favela do Rio de Janeiro 😂😂😂
Esse processo de abandono do centro histórico das cidades antigas acontecem praticamente em todas as cidades brasileiras com mais de 400 anos. Muito bom esse vídeo sobre o Rio de Janeiro e o outro de São Paulo. Faz um vídeo sobre os prédios abandonados do centro histórico do Recife e de Salvador também. 👍
Inclua João Pessoa também. Lá passa por esse mesmo problema.
Belem então nem se fala, só morador de rua e ladrão no centro histórico.
Y ciudades latinoamericanas también con sus centros degradados , mucha desidia patrimonial
Pois é,o centro de Recife está horrível e abandonado.
@@rudneymoraessouza está mesmo , sem dizer às lojas fechando ..😢 o que está acontecendo? Muito triste isso !
Moro na Região dos Lagos, em Búzios. Aqui por ser uma cidade rústica, muito dos imóveis no centro da cidade foram reaproveitados para lojas comerciais. A cidade acabou ganhando um status único, por ter sua arquitetura em madeira, muito linda! Podiam fazer o mesmo com esses prédios abandonados no Rio, revitalizando e construindo centros comerciais, pubs, bares em formato holandeses sem perder a arquitetura colonial, ia ficar lindo!!!
Eu adoro búzios!
Concordo com vc!
O problema é os cracudos e vagabundos ! Do que adianta andar pelo centro com medo de ser roubado? O Rio todo está assim !
Búzios é turística, outro modo de gerenciamento
Experimentem andar pelo Centro no final de semana, na Av Pres Vargas que é a principal, as calçadas ficam tomadas de Moradores de rua. Glória, Catete, Copacabana na ZS não são diferentes. Madureira, Tijuca, Méier na ZN a mesma coisa. Na ZO onde não tinha quase, já estão começando a aparecer com mais frequência. Junto com os prédios abandonados então, fica bem tenebroso, não recomendo!
lembro que eu e meu marido nos perdemos no Centro do Rio a noite, pois não tínhamos conhecimento ainda do lugar, ainda mais de noite. Ao invés de andar em direção a Praça XV, fomos parar na Lapa. Esse dia foi louco. Agora nós conhecemos o Centro melhor, mas não me arriscaria de novo a fazer isso. Durante final de semana de dia o Centro já fica esquisito, imagina de noite atualmente.
Só matar tudo , botar fogo
O Rio já era a muito tempo. Infelizmente não posso ir embora daqui. Só se importam com o que acontece após o túnel. ZN do Rio é largada. Além de governos altamente populistas e que só ferram mais a cidade e o estado.
Mesmo assim a ZS também está maltratada.
Pra um povo que vota em Cláudio Castro, Paes e Crivella resistimos, como baratas.
@@sergiogomes7627 Deveríamos depender menos dos políticos e mais das nossas próprias escolhas e caminhos. Infelizmente eles só atrapalham. E parece que aqui no Rio, a pura "nata" dessa turma resolveu fazer ninho e não nos larga. Isso tem mais de 40 anos nessa. Não vejo solução nem a médio prazo.
Sou carioca e concordo plenamente, há anos não frequento a zona norte e a cada dia vejo a zona sul mais abandonada, com exceção aos bairros que circundam a lagoa rodrigo de freitas além da barra e recreio.
Até em Copacabana é uma merda, cheio de ladrao, por nem andar com um relógio do camelô
Se não me engano esse tipo de problema está em todas as grandes cidades históricas do Brasil, infelizmente.
Mais os outros estados escondem e querem meter o malho no Rio, pois da IBOPE
Verdade, mas o centro velho de SP está sendo revitalizado, o do Rio não!
Adoro andar pelo Centro do Rio, minha cidade natal, mas realmente é lamentável e deplorável o estado de abandono que o Centro da cidade se encontra. 😪
Tá uma desgraça, cheio de cracudos, lixo na rua, paredes pichadas, prostituição tudo destruído
Faz o L
@@Felipe-viana, "tudo a ver". 🤪
@@maccelso o amor venceu
@@Felipe-viana "A esperança venceu o medo (de novo)"
Vou muito ao Rio, mesmo com esta degradação penso que se de fato se uma revitalização ocorrer, o Rio voltará a ser a cidade maravilha e muito possívelmente a cidade mais linda do Mundo, sem exageros pois potencial tem de sobra.
Mais linda do Mundo nunca será
Menos é exagero dizer quê mais do mundo, não conhece a Europa Paris e outras tantas cidades
Meus amigos q moram em Nebraska, Paris, Granada e Londres, eles divulgam muito o Ceará, Jericoacoara, Canoa Quebrada, Icaraí de Amontada, Rota das emoções(Jeri+Delta do Parnaiba+Lençois maranhenses) mas os gringos insistem em conhecer o Rio, Copacabana, Maracanã, Cristo Redentor, Pão de Açucar e o Carnaval ! O Rio é o nosso cartão postal, nossa porta de entrada.
Verdade mas o Rio não se limita a esses cartões postais que acabam escondendo a realidade do Estado
Vale apena conhecer o Ceará
@@icarocleber9006
Depende do lugar. Fortaleza, por exemplo, é muito violenta
Icaraí de amontada, sou daí, infelizmente um lado dela tbm tá quebrada,2 anos atrás foi inaugurado o primeiro Detran, praças esquecida,postos d saúde sem funcionar,os alunos q terminan o ensino médio vão pra Fortaleza, trabalhar em restaurante,uns pesca/vender peixe d porta em porta...
@@Felipe-viana Deus me defendaray
A baixada a maior favela do Rio de Janeiro, no passado o Rio de Janeiro foi muito lindo, bem organizado, terra de primeiro mindo. Hoje está uma capemba.
Sou de Niterói, toda a área metropolitana está ficando impossível de morar, favelas, violência, desordem urbana, burocracia pública, corrupção extrema em todos os níveis, quem pode foge.
Niterói é melhor que o Rio, não é ???
@@JulianaLopesify Acho a mesma merda, só tem menos favelas, dois lixos.
Eu amaria morar em um daqueles sobrados do centro! No passado a maioria deles eram habitados. Tinha a moradia em cima e o comércio em baixo. Mas o ruim é a falta de garagem nesses prédios antigos.
Ou seja, você já desistiu. É desse sentimento de nostalgia que nasceu, cresceu e se reproduz até hoje a estagnação do centro. Não adianta. Tem muito "patrimônio" que vale mais derrubado do que tombado. E não tô falando em derrubar tudo, mas em valorizar o que é raro, em manter ruas que estão preservadas em sua maior parte. Se uma rua inteira está em decadência, melhor seria derrubar boa parte e cinstruir residencias e comercios que realmente germ interesse no local.
@@fabriciocorreia9990 Pelo contrário. Hoje, aqueles edifícios são comerciais, sem a característica do passado de uso misto. Assim, sua ideia apenas manteria o estado atual, mas destruindo o patrimônio histórico.
Portanto, o ideal é fazer um novo zoneamento, transformando essas edificações para uso tanto comercial quanto residencial. A cidade já está cheia de exemplos de que destruir casarões e substituí-los por prédios modernos não é garantia de aumento do comércio e da qualidade de vida na região.
@@Gui_biscoito ninguém quer morar em curtiços velhos ou restaurados ! Mas sim condomínio com infraestrutura com piscina vaga de garagem salão de festas etcc ! Acorda
@@fabiobarcelos3001 Se você não gosta, não significa que que todo o mercado odeie essas construções! Já ouviu falar em retrofit? Poxa, estamos falando do Centro Histórico! Seu pensamento é o mesmo de Le Corbusier, quando propôs destruir o centro histórico de Paris e implantar trambolhos sem conexão com a economia local. Temos tantos exemplos de centros históricos revitalizados e o melhor, que não se tornam uma "periferia cheios de edificações somente residenciais ou comerciais! Mérida, Buenos Aires, Santiago, Bogotá e até mesmo Recife aqui no Brasil. Nada impede que esses sobrados antigos tenham garagem, piscina e todas as comodidades do mundo contemporâneo. Fazem parte da história da cidade, são usados como cenário em novelas, filmes, etc.
Amigo que pensamento pequeno, hoje existe um público específico para esse tipo de moradia, pessoas que aboliram o uso do carro, você já visitou alguma capital da Europa, vou citar Barcelona, onde já estive, no centro de Barcelona os prédios são antigos e não possui garagem, salão de festas e piscina, e muitos nem elevador, mas mesmo sem esses atrativos, são habitados, e super valorizados.
Faz um vídeo sobre o Naji Nahas, o homem que quebrou a bolsa de valores do Rio de Janeiro sozinho!
Porra
Não é verdade. Foi uma grande quadrilha de paulistas liderados por Afif Domingues.
A cidade do Rio de Janeiro está ficando muito monopolizada nas áreas praianas. Centro da Cidade do Rio é um lugar muito foda mas realmente comercialmente e tbm por residentes está ficando abandonado. Ainda sim é populoso durante o dia mas durante a noite não é mais o mesmo de antes quando ainda era muito movimentado.
Zona sul também está largada,Copacabana virou uma Cracolândia e puteiro a céu aberto durante a noite e praticamente parou no tempo,só tem antiguidade e tudo vazio e largado.
Ótima abordagem! O que aconteceu com o Rio foi justamente o que aconteceu com o restante do país, sendo que no Rio, há ainda muitos edifícios históricos magníficos de pé e outros, que ainda estão a ruir (que em muitas capitais, não sobrou nem escombros para notificar). Os belíssimos prédios históricos que deslumbramos na Europa, existiam aqui no Rio, mas muitos foram destruídos para atender à interesses apenas de uns, juntamente com a conivência da sociedade brasileira, que nunca teve consciência dos valores e patrimônios naturais e patrimoniais (até hoje).
O Centro do Rio sempre concentrou a maior parte das atrações turísticas da cidade: cenários da História do país, igrejas centenárias, museus, monumentos e o maior conjunto de magníficos prédios históricos. E mesmo assim, nossos prefeitos e governadores nunca deram atenção a isso (graças aos turistas estrangeiros, que o Centro passou a ter mais atenção da mídia).A cidade então, sempre desviou a atenção para o carnaval, praia, favela, Cristo e Pão de Açúcar (como se as demais atrações não existissem). E mesmo assim, até hoje, o Centro do Rio não recebe o devido tratamento como principal área turística da cidade (como o abandono do Centro depois da pandemia, pelo poder público). A cidade então, sempre desviou a atenção turística para o carnaval, praia, favela, Cristo e Pão de Açúcar (como se o Centro nunca existisse).
Seja no Rio ou no restante do país, foram ações criminosas de governantes, interesses privados e mídia. Nenhum país do mundo sepultou e deturpou tanto a História como o nosso. Essa "indústria da favelização" que proliferou aqui no Rio, foi promovida pelo próprio poder público, juntamente com o poder paralelo (para que todos os dois lados tirassem vantagens). O Centro da cidade sempre concentrou a maior parte das atrações turísticas da cidade (igrejas centenárias, museus e maior conjunto de magníficos prédios históricos do país e mesmo assim, nossos prefeitos e governadores nunca deram atenção a isso (graças aos turistas estrangeiros, o Centro passou a ter mais atenção da mídia).A cidade então, sempre desviou a atenção para o carnaval, praia, favela, Cristo e Pão de Açúcar (como se o Centro nunca existisse)
E essa "indústria da favelização", foi também difundida posteriormente pelo resto do país (há quase 20 milhões vivendo em favelas), como dividendo político-eleitoreiro, pois é muito rentável e vantajoso para os políticos, deixarem formar favelas para depois oferecer apenas pão e circo e não resolverem absolutamente nada. Por fim, o que interessa à quem está no poder (prefeitura, estado e governo federal), é que no Rio e demais cidades sejam apenas de "puxadinhos" e "favelas", para atender apenas os interesses de quem não deseja mudar nada, nesse país...
(perdoe-me pelo longo texto).
Da pra revitalizar o centro mas é um projeto de 20 30 anos, o governo ficou dependente de poucas empresas públicas petr vale bndes BC, com a pandemia muito disso foi pro digital, tinham leis proibindo residencial por mais de 20 anos, a cidade cresceu em direção a barra num modelo de planejamento privado que tende a funcionar bem mais.
O centro precisa preservar a arquitetura art deco e se inspirar em cidades como Buenos Aires que possuem características semelhantes e um centro bem mais conservado
Comentário excelente. Acertou na mosca. Essa "indústria da favelização" gera muito dividendos para os políticos a custo muito baixo (pão e circo). Infelizmente, Brasil está virando um show de horrores e não consigo ver dias melhores para esse país não. Por fim, essa pobreza que vemos em Cuba, Venezuela, Argentina e Brasil é uma "pobreza estratégica", pois eles não tem o mínimo interesse em prosperar e são doutrinados e domesticados.
@@luanalves.investor Sim, concordo. Mas quanto à vontade política, poderão revitalizar o Centro em 5 anos: basta vontade
e iniciativa.
Isso poderia ser uma série dividida por bairros ou regiões, com os problemas identificados e algumas soluções, nao só de arquitetura, engenharia e urbanismo, mas tambem sugestões do que o poder publico e a iniciativa privada poderiam fazer, puxões de orelha sem esquecer o que cabe ao cidadão também. Sou fã do canal são paulo nas alturas e acho que seria legal ter algo com essa abordagem em relação ao Rio.
Sim, o Rj é muito grande e populoso. Além do centro tem outros bairros antigos como Benfica, São Cristóvão, Meier que dão a mesma sensação de abandono
# fiqueemcasa # TAÍ O RESURTADU......
Acho o canal são Paulo nas alturas muito bom também, muitas coisa que ele fala sobre sp servem para o Rio também
Com um déficit habitacional tão grande e muitas residências em locais irregulares, o uso desses prédios de forma mista (habitação/comercial) seria uma alternativa, mas aí precisa de empenho público e o apoio da própria população.
Tem muita área irregular que acaba sendo mais vantajoso de morar que detrminados edificios antigos. A rua onde moro tem várias residencias, muitas delas antigas, com paredes feitas com óleo de baleia. Se é irregular, o povo vai lá, tira o telhado, constrói uma lage, duas ou três e é mais vantajoso pois alí a prefeitura não impede. É área de comunidade. Não tem lei urbanística. As ruas só passam dois carros mais ainda dá pra estacionar, pois o transito é baixo, só de moradores. Desce pro asfalto e você não tem essa particidade. É proibido estacionar na rua, as casas são todas antigas, as vezes de um andar apenas, tem só uns três ou quatro edificios de 5 a 10 andares. Nessas casas e sobrados tem muita invasão, salas das casa viram barraca de vender doce/ drink, muito esgoto irregular, bem pior que na comunidade. E os prédios com condomínios cercados por isso. Pra mim é um absurdo manter casar assim em pé. Desvalorizam totalmente a rua. Me dói ver um edificio antigo ser totalmente alterado com lage e janela moderna, mas é melhor morar aqui que lá em baixo. Lá é pior que aqui. Cheguei a trabalhar voluntário na pandemia fazendo pesquisa de porta em porta pra ver as necessidades da população e era triste a situação.
São Paulo sofre de praticamente os mesmos problemas! Traz um vídeo desse tipo mas com foco em São Paulo! Inclusive acho que isso poderia virar uma série, trazendo o mesmo tópico mas do ponto de vista de outras cidades também, começando com as capitais!
Hahaha, você está lendo minha mente. É exatamente isso que vou fazer.
Inclusive já tem vídeo falando sobre São Paulo, foi com ela que começamos.
Dá uma conferida: ruclips.net/video/X5U6RiNIUrk/видео.html
Niterói, antiga capital do estado do Rio de Janeiro tem o mesmo problema
@@bastidoresdaengenharia Num tinha visto, vou ver! Obrigado!
Problema de São Paulo no centro é mais curioso, a Cúria Metropolitana (Igreja católica) é dona de diversos imóveis na região, a Caixa e O Banco do Brasil de muitos outros, o Grupo Savoy é outro grande proprietário na região.
A maioria de imóveis comerciais.
Como eles não tem interesse de ocupar ficam fechados.
No caso a caixa é BB por serem estatais/mista eles não podem só vender precisam licitar e isso já desencoraja muita gente, fora os tombamentos de coisa sem relevância alguma.
sao paulo e a cidade mais feia do brasil
Porto Alegre possui o mesmo problema, com um número de prédios abandonados, principalmente com antigas fábricas e construções históricas, que desde criança me vez ver a cidade como um lugar perigoso e decadente. Temos avenidas que já foram importantíssimas para o desenvolvimento da cidade, como a Farrapos, hoje possuindo um ar pós-guerra, sempre dominada por drogados nas redondezas da rodoviária. A cidade parece ter parado no tempo, todos os edifícios que não estejam próximos a grandes shoppings são dos anos 60-80, o que me deixa ainda mais interessado em como esse município parece contar a história do Brasil no último século através de suas avenidas.
Recentemente foi decretada mais uma vez a demolição do "esqueletão", um arranha-céu abandonado na fase de construção, ainda em 1959, que fica na esquina da praça do centro da cidade.
Prédio abandonado, sem condições de uso,tem que ser demolido,se não vais ao centro esta sendo revitalizado. Quanto aos prédios das avenidas como Sertorio,Farrapos abandonados são privados.
Acho que o Rio deveria revitalizar o centro com reformas dos prédios históricos.
Seria tao lindo de ver todos esses predios antigos bem mantidos, com bares botecos e negócios no térreo.
Mas se for pra fazer como em Sao Paulo e destruir tudo pra fazer condiminios residenciais horriveis, prefiro ainda o Centro ficar aruinado do que desfigurado ainda mais
Perfeito!
A melhor sugestão até agora! 👍🏻
Infelizmente em SP demoliram mansões para virar estacionamentos ou shoppings.
Muito mais estacionamentos.
@Comrade Silver o charme do Rio vem desses prédios antigos.
Já estão destruindo o tessido urbano antigo em varias bairros. Botafogo comença a ficar bem feio com esses condominios do inferno.
Mas se o centro ta seguindo nesse caminho, qual vai ser a graça do Rio ?
Parecer como qualquer cidade sem nenhum personalidade do Brasil ?
Tem uma razão pra que as pessoas acham Paris ou Buenos Aires tao lindas. E essa razão e a preservação do patrimônio arquitetônico.
O Brasil já destruiu bastante, e o centro do Rio ja foi BEM danificado entre a imunda avenida Vargase todos predios comerciais horrorosos da avenida do Rio Branco e atras do teatro municipal.
Mas se foi pra destruir mais ainda… fico triste so pensar nisso
Vídeo ótimo. É preciso sonhar com um centro do Rio de Janeiro bonito, preservado, acolhedor e mais viável economicamente. Parabéns!
Poderia fazer um video sobre Curitiba por favor, mostrando como é um exemplo de Urbanismo no Brasil.
Amigo exemplo em que? :/
@@rafaelfreitas2990 exemplo em uma cidade que teve seu crescimento planejado
@@truckandbusesbrazil2232 mas já tá apresentando saturação no transporte coletivo por exemplo
@@rafaelfreitas2990 Exemplo em ecologia, segurança, limpeza, urbanismo, planejamento, além da quantidade inúmera de parques com ótima infraestrutura. Exemplo em qualidade de vida.
Estamos falando de problemas de "cidade grande" amigo, Curitiba é um bairro perto de SP/RJ
Observação sobre o trecho entre os minutos 2:13 e 2:18.
Na narração deu a entender que a escravidão foi abolida por conta da proclamação da república, porém não é essa a ordem dos fatores.
Sou grato a todos que comentaram fazendo essa observação, e vou destacar o comentário do Andre Campos pois resume a ordem correta dos fatores.
" A Escravidão foi abolida, e depois veio a república, não o contrário. "
Obrigado pelo apoio de todos que etão interagindo com os conteúdos, com a ajuda de vocês conseguiremos produzir conteúdos muito melhores e com informações reais.
erro crasso
AULA GRÁTIS - Como estou fazendo esse canal ir de ZERO a 100 MIL inscritos no RUclips utilizando o ALGORITMO HUMANO: bit.ly/AulaGratuitaAlgoritimoHumano
Na boa, refaz, foi ridículo o erro. Parei de assistir, pq deu raiva, dizer que a família real que veio com D. João VI saiu após a proclamação da República tbm foi um absurdo. 2:08
Golpe da república
@@PedroBarbuto que grosseria. A pessoa que fez o vídeo tratou com muito carinho as informações. Equívocos acontecem e devem ser apontados com respeito. Você é um verdadeiro troglodita indecente.
a guerra ignorada, isto é, a guerra do rio de janeiro afeta também o setor imobiliário uma vez que embora a cidade seja linda, poucas pessoas queiram verdadeiramente viver no Rio, e por isso muitas construtoras pensam se devem investir no Rio
Eu gostaria muito que esses problemas fossem solucionados aqui no Rio e que tivesse até uma "repaginada" em algumas áreas. Sou uma pessoa que fica viajando nessas coisas de estética de cidades e tal kkkkkk amo ficar na janela do carro ou dos ônibus só pra ficar vendo a estética dos lugares, direto fico vendo aqui no RUclips vídeos desses caras que ficam andando por áreas das cidades como aqui no Rio mesmo, Londres, Paris, alguma cidade dos EUA e etc. Essas cidades que eu citei são algumas das que eu gosto da estética.
Lamentável!!! Tantas pessoas morando em áreas de risco em morros, beira de corregos e mangues e uma área do centro que poderia ter pessoas morando.
Só no Brasil.
Pobre morando no centro da cidade não consegue se manter o custo é alto
@@fabiobarcelos3001 O governo do Rio deveria dar um incentivo.
Nego tá na merda pq quer , nunca ajude um fudido sem saber pq ele tá fudido
Sou carioca, adoro o Rio, mas é uma cidade decadente. Se somarmos a violência ao desinteresse dos governantes em tentar reerguer a cidade, não vejo perspectiva de um futuro promissor. Deixou de ser a Cidade Maravilhosa.
moro aqui também, nosso RJ está na vala!!!!
O Rio é tão decadente, que vocês estão aqui comentando...
E devido a violência, burocracia e corrupção, muitas empresas foram embora do Rio para SP!
Ótimo vídeo e informações! Infelizmente a maioria esmagadora dos patrimônios históricos em todo o estado estão abandonados! Eu moro em Nova Iguaçu, o maior e mais importante município da baixada fluminense e por aqui os patrimônios históricos estão em completo abandono outros sendo demolidos apagando a história! Até o próximo
Sou carioca e posso falar com propriedade.
O Rio de Janeiro é a cidade maravilhosa mas, só esquecem de continuar a frase.
Cidade maravilhosa se você compactua com a corrupção, bandidagem, falta de moralidade, falta de respeito, lascívia, etc.
Sou mais um carioca me preparando para abandonar não somente a cidade. Como também, o Estado!
É realmente INSUPORTÁVEL viver nesta "cidade maravilhosa" sendo honesto, tendo respeito e caráter.
O povo carioca, não todos evidentemente mas, a MAIORIA. Compactuam com a corrupção moral.
Falando espiritualmente agora, da para sentir a carga negativa que há nesta cidade.
Cada vez mais que a cidade se afunda, mais palpável parece estar essa energia.
Logo, o próprio mal terá energia de sobras para se manifestar e andar pelas ruas e vielas do Rio. Tamanha é a carga negativa desta cidade.
Não há turismo nesta cidade, como as pessoas falam e são levadas a crer. Os "turistas" (lógico, não todos), vem ao RJ por causa do s...xo e dr...g...s. Amplamente difundido na cidade.
Lógico que há turistas mas, são pobres coitados desavisados que muito das vezes, são assaltados, baleados, esfaqueados...
Sempre há casos de turistas que passam por isso. Passam por algum trauma ao virem para o RJ.
Enfim, vou parar de escrever. Já perceberam a lama que essa cidade maravilhosa é e sempre será. Pois, o povo carioca gosta!
Se você, assim como eu e vários demais, sente o mesmo para a cidade do RJ. Meu amigo, você não está doente, não precisa de remédios para curar depressão...
Precisa mesmo é começar a planejar para sair do Estado do RJ o mais breve possível. Essa é a cura!
Caramba que definição, perfeita.
Até entendo que vc queira sair da cidade, mas pense vc já viveu aí e foi feliz, não fala mal do Rio, o Rio continua lindo. ❤
A centro da cidade está melhorando.. depois da recuperação da área do porto e praça Mauá/ rio branco.. falta muito mas vai acontecer, é claro q com gentrificação, já que o projeto é tirar os moradores originais.. agora falta os outros bairros da cidade
Sou capixaba, e estive em Cosmos, próximo a Campo Grande no RJ. Fiquei chocada com a quantidade de casas abandonadas as margens da av. Brasil e em outros lugares. Grandes obras que seriam apartamentos, ponto de comércio e até casas. Fiquei triste, pois foi dinheiro investido e sem um final digno. Gostaria de saber pq donos não vendem e acabam perdendo isso. Não teria um acordo entre governo e proprietário será?
A questão tratada a partir de 7:08 é sempre levantada por prefeitos que assumem o Lixo de Janeiro, porém é inviável. Diferentemente de Porto Alegre ou Curitiba, por exemplo, ninguém quer morar no Centro do Rio. Nos fins de semana não há um supermercado ou uma padaria abertos. Tudo fecha. Quem quer procurar comércio tem que ir à Lapa, Glória ou Bairro de Fátima.
3h de viagem de Campo Grande (maior bairro da cidade e o mais populoso) até o Centro da cidade. Todas as soluções propostas pra mobilidade urbana exigem milhares de baldeações e além de mais demorado ainda deixa cansativo o percurso. Essa cidade precisa falir pra ver se alguma autoridade compreende a necessidade de uma mobilidade urbana mais eficiente (e não o BRT).
Já tá falida
A solução seria ter uma forte geração de emprego em Campo Grande. O problema do Rio quando comparamos com SP é esse. aqui todo o estado vive em torno da Zona sul centro ou barra. Não existem outros polos com comércio e oportunidades amplas de trabalho
Exemplo, campo grande é o maior bairro do Brasil com 370k habitantes e a região com maior geração de empregos ainda é o centro que fica a 60km
Eu acredito que podemos reverter essa situação com muito empenho e dedicação, porém não será uma tarefa fácil e nem rápida, os resultados serão a longo prazo, eu mesmo morei em um empreendimento que foi recuperado pela Prefeitura no Projeto "Novas Alternativas" no qual antigos imóveis eram reformados e vendidos por preços com subsídios, deveria ser retomado em assim pouco a pouco aumentaria a população do Centro do Rio de Janeiro que vive somente de horário comercial, durante a Pandemia pude ver de perto o vazio que se transformou a cidade, com vontade política e boas iniciativas em breve daremos a volta por cima.
Acredito que uma das possíveis soluções para acabar com a deterioração dos prédios que estão em litígio, mas abandonados, seria a Prefeitura ou o Estado do RJ e conjunto com o Tribunal de Justiça do Estado conceder à iniciativa privada isenções de IPTU e impostos estaduais para empresas que tenham o interesse de exploração comercial da área, como exemplo uma oferta pública de uso GRATUITO por " 15 anos" para uma empresa explorar o bem, desde que reforme totalmente o prédio de seu uso e mais uns 10 imóveis públicos para o Poder Público.
Recife tá uma situação deplorável de abandono. Me mudei pra Porto Alegre e aqui a situação é diferente. O centro da capital gaucha é bombado, muito por conta das medidas proporcionadas pelas empreiteiras.
O Rio deveria ter um projeto de reurbanização radical, restaurar os antigos casarões, e edificios, proibir a construção de prédios de mais de 4 andares, aterrar esses cabos ao ar livre, desfavelizar, colocar zonas verdes, e muitas outras coisas.
O Largo do Boticário já está revitalizado e virou um hotel.
Mas não é no centro! Nada a ver!
Excelente matéria!
Ha anos me preocupo com esse assunto. O mesmo aconteceu com os prédios de escolas públicas, quando a educação infantil passou para a prefeitura. Infelizmente, os prédios foram deixados de lado e muitas escolas compartilhadas sofreram com essa mudança, pois prédios do Estado passaram a ter educação custeada pela prefeitura, mas não deixaram de pertencerem ao Estado, porém sem o conhecimento dos gestores. Vi muitos absurdos como diretora de escola. Muitos gestores do município que massacravam os gestores do Estado. Essa burocracia só trouxe atrasos para a cidade.
Isso não acontece só no Rio em São Paulo também, por exemplo a Cidade de Santos onde tem o maior porto da América Latina, se encontra na mesma situação
Mais aí é no rio de janeiro todo Aki em São Paulo mas em praia q não moro tanta gente assim mas capital e várias cidade são boas de mora
@@Os.quebrada no Rio existem excelentes lugares para morar.
Nao deveria ser permitido novas construções no Centro do Rio, mas a recuperação daqueles predios maravilhosos, dos seculos passados, que por la existem e que estão abandonado. Vamos colocar amor na recuperacao da cidade linda do Rio de Janeiro .
Abandonados( errei)
Os centros, dos grandes centros urbanos do país, estão passando por esse problema, as empresas migraram pra outros bairros, o muitas faliram, o aumento da violência, e a população de rua, tudo no centro, tanto como em Sp como no RJ até em Fortaleza no Ceará está a mesma situação
Nos países desenvolvidos estão sofrendo esse mesmo problema em Filadélfia,Los Angeles são lotadas de cracolandias
Mas pelo Fortaleza ainda de forma lenta anda fazendo intervenções q estão ajudando a melhorar a situação.
Já morei no centro e corroboro com seu comentário. AS empresas e escritórios estão todos migrando pra outras áreas da cidade, incluso Barra Da Tijuca. Centro do RJ, mesmo com essa crise e caríssimo, na Barra cosnegue-se alugar por um preço parecido (pra mais ou pra menos), porém em prédios que possuem uma grande infraestrutura, são novos em folha. O dia que a Barra é o Recreio melhorarem a mobilidade urbana o Centro acaba de vez.
Belo Horizonte tem mais prédios residências do que comerciais no centro, mas mesmo assim existe alguns comerciais abandonados, recentemente um charmoso hotel foi fechado, e o prédio foi a leilão.
Aqui no espirito santo ta a msm coisa , sou de vila velha
Fico imaginando como o RJ seria foda se conseguisse recuperar o Centro, acabar com Milícia e Crime organizado e principalmente eliminar esses políticos ( atuais ) do poder…
Em tempos de internet das coisas não há mais necessidade de ocupar grandes prédios para montar uma empresa. Daqui pra frente, só mesmo os galpões para o estoque de mercadorias e o mínimo de mão de obra.
Vim morar aqui, infelizmente. É gritante a mudança de um bairro pro outro. Engraçado que o civil tem q dar função social pra sua propriedade né, caso contrario pode perder (é tomado) 🤦🏼♀️
Enfim...muitos moradores de rua mesmo e vaaaaarios predios abandonados
O Rio de Janeiro já foi "a cidade maravilhosa" 😢. Infelizmente não é mais há muito tempo.
Manaus passa pela mesma situação. Creio que seja um problema de capitais federais antigas.
Sou de Manaus e concordo bastante, quando eu trabalhava no centro ja via que a situação era ruim, ta cada vez pior
Bh não é uma capital taaaaaaão antiga, mas tb possui muitos imóveis abandonados no centro.
- Manaus já foi Capital Federal??
Pois é, é burocracia em cima de burocracia, se no caso de passar o registro já é confuso e pode levar anos, não se resolve nada , anos e anos, até que mudem a legislação. Não há interesse é lastimável ,todos perdem. E antes que mudem isso é fundamental investir em segurança pública, para que estas regiões sejam seguras, mas em se tratando de RJ, aí já viu né, não tem mesmo! O RJ infelizmente já era, e tem tempo!
Já fui ao Rio, gostei +- meio caro, meio cabuloso mas tb lindo, um povo alegre e engraçado.
Tem que demolir e reconstruir de novo, Parabéns pelo Vídeo
muito bacana o conteúdo, gostaria muito de ver um vídeo no mesmo tema falando sobre Vitória, Capital do meu estado Espírito Santo, lança pra gente 🙏🏻🥲
Sugiro fazerem um vídeo sobre a capital do agronegócio, Cuiabá MT, a cidade está praticamente largada as traças pela gestão do atual "prefeito", só buracos em toda a cidade, inclusive na frente da própria prefeitura, a saúde pública está um caos absurdo, sem contar o calor, um verdadeiro forno a céu aberto!
Up!
O centro do Rio vive um círculo vicioso há décadas. Além da questão estrutural e de manutenção dos imóveis existe a questão da segurança pública, comércio decadente, desvalorização de imóveis em toda a região e aquela sensação geral de que o centro do Rio virou uma área abandonada, uma cidade fantasma, onde ninguém quer morar.
É uma pena porque é ali que estão os maiores símbolos das artes e da cultura da cidade: o teatro municipal, a biblioteca nacional, o museu de belas artes, o museu de arte moderna, a sala cecília meireles e muitas igrejas e prédios históricos que contam a história da cidade.
Durante séculos essa região central foi o coração da cidade. Hoje eu não saberia dizer que órgão do corpo humano está ali.
.
O Estado do Rio de Janeiro e a Cidade do Rio de Janeiro nunca teve um governador e nem prefeito que realmente gostassem da Cidade. 😢😢😢
Como é que pode né. Logo o Rio, onde foi a Capital do Brasil antigamente e tem sua história contada nos livros, cantores, idealizadores po me muita coisa!!!
E no final de tudo, é esquecido pelos governantes e população
Excelente reportagem concordo com essa reportagem parabéns pelo comentário isso já deveria ter cido feito a décadas
Não é só o Rio de janeiro,São Paulo sofre a mesma coisa,cheia de predios esquecidos,abandonados,menos pela grafitagem,fruto da imcopetencia de um partido que governou o estado por quase trinta anos
Aqui em Perth fizeram algo muito parecido com Melbourne. Os bairros Onde hoje é o centro possuíam muitas fábricas no século 19. Do meio pro fim do século 20 em diante suas fachadas foram tombadas e empreiteiras construíram prédios na parte de trás, integrando a fachada com o estilo externo, porém dentro são apartamentos super modernos e caros devido a localização...
O grande problema do Rio de Janeiro são os políticos. O atual prefeito do Rio condenou o Centro da cidade ao abono. Criou o VLT que simplesmente matou a vida do centro. Deixou o crescimento desordenado das favelas. Agora mesmo existe um favela em Benfica aumentando e com um crescimento absolutamente sem controle. Esse é o pior prefeito que essa cidade já teve.
Vc está culpando o prefeito por culpas que ele não tem.
Sem esperança de qualquer melhora!
Exemplo do que pode da errado.
Rio de Janeiro antes chamada Cidade Maravilhosa, hoje é para raio de desgraças mesmo. Tudo do ruim existe na cidade.
O Rio não produz as armas e drogas que abastecem os morros daqui! Talvez esse armamento de guerra, chegue aqui pelas fronteiras do teu estado e vc fica aí vomitando superioridade. Não seja RIDÍCULO!
Esses imóveis antigos são mto bonitos e com uma riqueza histórica interesante, porém a recuperação e manutenção é cara e os proprietários e o Estado os abandonam.
QUEM ASSINOU A LEI ÁUREA ABOLINDO A ESCRAVIDÃO NO BRASIL FOI A PRINCESA ISABEL EM 1988 , E A REPÚBLICA COMEÇOU NO ANO SEGUINTE ( 1989 ) .
Também me pergunto o porquê de tantos prédios abandonados. Observei que no minuto 6:56 do vídeo aparecem imagens do Largo do Boticário. Esse espaço foi recentemente reformado e está lindo! Um grupo francês comprou. Agora, lá funcionam um hotel e um restaurante. Vale a pena visitar. Busquem por Joe & Joe hostel.
Moro no Rio desde que nasci e não tem nada de maravilhoso.
Rio não é Barra e Zona Sul, Rio é mais favela do que qualquer outra coisa.
E a cidade está caindo aos pedaços, é suja e fede demais!
Criação de prédios de moradias modernas para as comunidades dos morros.
Limpando os morros e replantadas com criações de parques, áreas esportivas e outros.
Revitalização total com o fim das casas de barracos dos morros.
Barra da Tijuca é o novo centro do Rio de Janeiro, novos empreendimentos financeiros são sediados naquela região!!
Novo Centro é aqui na região do Boulevard Olímpico,na zona portuária. A Barra nem se compara.
@@sergiogomes7627 Só acredito se resolver o problema da Senador Pompeu e Barão de São Félix!!
Escelente video. Acho que com as facilidades foscais que o município tem oferecido, muitos desses casarões e palácios serão retomados.
Ainda bem que aqui em Fortaleza-CE agora estão dando mais atenção em algumas coisas do centro histórico ja revitalizaram varias construções muitos parques e museus e etc...
Kkkk rachei
Sou natural do Rj, moro atualmente em Bh, o q observo é q por aqui o centro da cidade tb está abandonado e tem muitos prédios abandonados igual ao problema q vemos no Rj.
centro de bh só regiao do shoppimg oiapoque entorno q estao abandonados , pois resto do centro da cidade esta aceitavel , mas nao é excelente
Tem uma pequeno erro no vídeo: no centro de São Paulo há SIM muitos prédios públicos que estão abandonados. Exemplo disso é o edifício que pegou fogo no Largo do Paissandu, o dono era a União.
O que colabora também para esse abandono é a própria geografia do município. O Rio de Janeiro é MUITO maior que seu Centro, e moradores e incorporadoras preferem investir em áreas mais espaçosas e com natureza mais atrativa - como Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Vargens, Campo Grande - que permitem empreendimentos maiores e mais baratos.
Isto e a diminuição do trabalho presencial reduziram drasticamente o interesse pelo Centro histórico da cidade.
Os grandes escritórios estão se mudando para a Barra, então o centro está ficando a cada dia vazio. Tanto que o prefeito atual, está tentando povoar o centro da cidade.
Sério??? Dessa eu n tava sabendo! Sempre soube que tinha muitos ali na Barra tb, mas não sabia que estava acontecendo um esvaziamento de escritórios no centro pq lá tem muitos. Centro de tarde é outro centro… até outro Rio se bobear, exatamente por conta desses tantos escritórios
@@JulianaLopesify Sim, e isso já está acontecendo há muito tempo, trabalhei no centro do Rio , uns 10 anos atrás. E muitos escritórios já estavam se mudando para a Barra. Principalmente consultórios médicos
Moro no estado mas assim que de vou embora o tráfico está acabando com o estado, na cidade a prefeitura só tem olhos para zona sul é zona oeste
O problema do rio são três 1 rede globo 2 os políticos 3 pessoal da boêmia elite ....eo povo e criativo e lutador.
E forma que centro foi Se esvaziando rumo a barra e Jacarepaguá e campo grande e madureira.
O motivo é claro: as empresas evoluíram home office.
Solução: migrar esses prédios para hotéis e residências.
Belém do Pará, também tem vários prédios abandonados.
Manaus também
O Rio de Janeiro devido a administrações desastrosas , tem afastado investimentos.
Corrupção, pobreza , violência, falta de infraestrutura ficam claras no dia a dia.
Não há economia que resista e há desestruturação vem.
O Rio não tem solução está condenada a irrelevância.
Uma pena
A manutenção de prédios históricos é muito cara. Deveria o poder público alienar esses prédios abandonado a empresas privadas por quantia simbólicas com o objetivo de dar um finalidade social e urbanística aos imóveis.
As empresas não querem, no Brasil rico quer se isolar do mendigo a classe média.
@@betosm3 kkkk que papo mais sem logica alguma, ta cheio de empresas querendo comprar esses prédios, por estarem bem localizados, vários pedidos e a prefeitura nao faz nada.
@@nordkis4834 em São Paulo anos atrás a prefeitura deu isenção de ISS para empresas de TI que migrassem para o centro, amigo meu tinha uma consultoria e foi atrás.
Aí vem, a empresa tinha que ter um capital social de milhões de reais, tinha que ter no mínimo X funcionários e um faturamento X na casa dos milhões também.
A empresa dele não qualificava, então ele. Continuou na Berrini, basicamente as únicas empresas que qualificavam era os Call Center que já existiam na região.
@@foca2002 nossa, pior de tudo isso é ver gente usando essa situação, pra dizer que não adianta dar esses incentivos para empresas pq elas não fazem nada. Mas quando se olha mais de perto, da pra ver o tamanho da burocracia em cima disso tudo.
@@nordkis4834 senão me engano isentava a empresa de pagar IPTU e o ISS reduzia em 60%.
Praticamente nenhuma empresa que já não fosse gigante se qualificava e as gigantes tirando Call Center não tinha interesse de mudar para lá.
Anos depois teve o projeto Nova Luz, teve outro incentivo em 2013, mas nunca dá em nada pois são muitos empecilhos que o pequeno empresário não tem nem tempo de pesquisar.
Uma empresa que eu trabalhava mudou a sede da Paulista para a Sé, aluguel+IPTU+Condomínio na Paulista era R$50.000, na Sé era R$6000.
Seria ótimo não fosse os moradoras de rua, cheiro de urina, viciados e o fato que o prédio fechava as 18h30.
Gente sou do Rj e trabalho em vários estados do Brasil atualmente estou no RS o rio ta muito ruim msm cada vez pior
Que país difícil este Brasil. 😢
prédio histórico não pode ser demolido quem comprar é obrigado a restaurar. e isso afasta interessados devido ao custo maior. Meesmo assim apoio a conservação e restauração. se não todo mundo iria demolir nossa história e as obras modernas não são tão charmosas quanto as antigas. são os compradores que deveriam se interessar mais em ter seu comércio em um prédio histórico. Aqui na minha cidade abriram até Mc Donalds em prédio histórico e ficou maravilhoso!
Não sei aonde esse povo vê maravilha nesse RJ
Só vejo bagunça e bandido
E verdade, o centro antigo do Rio e tão bonito, mas hoje, esta muito abandonado. Poucas pessoas circulando no Centro, do Rio.
9:56 parece até São Paulo.
Para o Rio voltar a ser cidade maravilhosa, a recuperação do Centro é o de menos. Primeiro tem que remover todas as favelas para locais bastante afastados dos grandes centros urbanos, como lá para Campo Grande, Santa Cruz e Guaratiba. Em seguida proibir a construção de novas favelas, com pena de prisão para quem o fizer. Tais bairros citados teriam novos centros urbanos, destinados às atuais comunidades das favelas. Durante esse processo, todos os membros de traficantes e milicianos seriam fuzilados sem dó, até não haver mais nenhum deles. Isso faria reduzir bastante a criminalidade no município inteiro. Depois alguns projetos de restauração e pronto, a cidade estaria mais próxima de ser considerada maravilhosa.
Não é bem assim rs. Tem que entender o por que as favelas estão espalhadas em todas as regiões da cidade. O governo não oferece infraestrutura e da condições para os empresários abrirem centros de emprego em outras regiões. Toda geração de emprego no Rio fica no centro, zona sul ou barra. A favela é em Copacabana é a saída pra dona Maria não ter que pegar 3hrs de transporte público.
Mas concordo ctg que a solução é investimento nessas área pra reduzir a violência melhorando a sensação de segurança
O problema desses imóveis é o tombamento público. É por isso que a iniciativa privada não se interessa por eles.
Quem quer adquirir um imóvel que precisa de restauração total e periódica, que vai custar muito caro, e tudo isso em uma região extremamente degradada? 🤔
Exato. Tem é que reconstruir a maior parte e manter somente o necessário, só o que é raro e por esse fato gera interesse cultural, artístico, ou pra funcionar como prédio comercial/ misto. O resto, se não tem jeito, é melhor dar cabo.
@@fabriciocorreia9990
Falou tudo! 🙅🏿♂️
doar esses imóveis para pessoas que não tem moradia ou mora de aluguel ou morar de favor na casa de amigos, porque tantos imóveis vazios e pessoas morando nas ruas do Rio de Janeiro!!!
Desculpa pela correção, mas a escravidão foi abolida antes do Golpe da República, através da Lei Áurea assinada pela princesa Isabel em 1888.
Problema gravíssimo da cidade. Impressionante como tantos prédios e terrenos não parecem ter dono. A desburocratização da venda precisa ser a solução. Além disso, é preciso frisar que este problema é pior nos subúrbios. A cidade não pode ser limitada ao centro ou áreas nobres, mas se o poder público não se importa com o centro, como vai se importar com a periferia ?
Esse descaso do governo com estas propriedades e o próprio estado do centro do rio só prova que já está na hora vender(ou conceder) estes imóveis para compradores da iniciativa privada que vão realmente renovar, utilizar e preservar todas estas construções. Infelizmente o governo já provou não ter nenhum interesse em preservar a rica história do rj :((
Eu nao vi o video ainda mas olhando a tumbnail, eu digo:
- é porque a prefeitura do Rio nao preserva, nao sabe cuidar da cultura da historia e nao está a anos nem aí.
Pobre Rio 😢
Amigo , faz sobre Belém do Pará: Casarões abandonados no centro histórico, a falta de arborização na cidade , índices de violência , entre outros
*A não faça isso com a minha amada Cidade do Rio de janeiro tenho certeza que tudo vá melhorar.*
Vamos com FÉ
tem que que demolir tudo mesmo e construir predios tipo os de madrid (primeiro andar lojas feitas para o comércio e andares acima moradia), destinados a moradia principalmente das populações de favela que vivem em extrema irregularidade. Aliado a muitos esforços para combater a pobreza, criminalidade e tornar essas pessoas 100% capazes e aptas a cooperar com a economia da cidade e consequentemente do estado e país. Porque são MUITOS os empecilhos que impedem essa população disso (sendo criminalidade, e falta de infraestrutura implicando no transporte para descerem os morros um deles)
A história desses predios, hoje largados a Deus dará, não passam de capricho enfeitado de desenvolvimento da elite carioca e Pereira Passos para com a cidade, fazendo com que populações dos demolidos cortiços fugissem para os morros em busca de sobreviver a negligencia da prefeitura da época Enfim, é impossivel que isso se concretize pois tem milicia, politico corrupto, traficante, elites da zona sul e até pobres alienados que estariam mais do que dispostos a serem contra isso nessa cidade falida economica e socialmente assim como muitas nesse país
O melhor do Brasil continua e SEMPRE SERÁ é os aeroportos...
São Paulo tem muito mais prédios abandonados
Fizemos o vídeo falando sobre os prédios de SP também, dá uma olhadinha:
ruclips.net/video/X5U6RiNIUrk/видео.html
São Paulo é muito maior que o Rio também.
Morei em Melbourne por sete meses e realmente, indescritível de maravilhoso!
Centro de cidade grande é ascensão e queda depois que começa o "tombamento histórico e cultural" pode esquecer e se mudar, vem a violência, mendigos e degradação. Até cidades pequenas de 30 mil habitantes de SC ou RS com poucos recursos tem centros melhores que o Rio, basta ter liberdade pra se fazer oque quer sem um estado querendo ser seu pai.