✅ AULA GRÁTIS - Como ir de zero a 100 mil inscritos no RUclips usando o Algoritmo Humano: site.bastidoresdaengenharia.com.br/AlgoritmoH 🇺🇸 Curso de inglês que eu recomendo: site.bastidoresdaengenharia.com.br/CIngles
Tenho 83 anos sou paulistano de nascimento vivi e vi o centro de São Paulo nos áureos tempos, em que rua Barão de Itapetininga, era uma rua chique . Rua 24 de Maio, rua Marconi, Rua D. Jose de Barros, rua 7 de Abril, o centro todo era uma beleza. Hoje moro em Santos -SP. Quando fui a São Paulo andei pelo centro tive vontade de chorar ao ver o estado de abandono que encontra o centro.
Nesse país miserável , que ngm respeita o próximo sempre se ofendem acha mesmo que teria organização na infraestrutura ? . Esse país é uma piada não existe educação aqui
São vários os motivos que levaram a tal situação... São Paulo e toda a região metropolitana passaram por uma explosão demográfica entre a década de 40 e o começo dos anos 90, juntamente com a expansão demográfica e econômica do Brasil como um todo. A partir dos anos 80 o crescimento começou a diminuir, rumando para uma estagnação. Em parte pelos vários gargalos estruturais brasileiros e em parte pelo surgimento de novas fronteiras econômicas, principalmente na Ásia que se consolidaram a partir da década de 90 como principal reduto de crescimento econômico do mundo. Dessa forma o Brasil deixou de ser a bola da vez, centrando-se principalmente em setores base da economia como commodities geral e sofrendo para manter a capacidade industrial instalada até então. A grande SP que foi por décadas um reduto industrial foi mudando sua matriz econômica para serviços, fato que juntamente com o avanço da tecnologia mudou a quantidade e perfil da mão de obra empregada. Mudou também a ocupação de alguns bairros tradicionais da cidade como: Santo Amaro, Brás, Mooca, Pari, Belenzinho, Barra Funda etc etc. E também de todo o Centro que foi até a década de 80 a sede de várias empresas importantes. Muitas das indústrias antigas fecharam ou se mudaram e muitas sedes administrativas saíram do Centro que começava a se degradar e ficar longe dos bairros onde boa parte da população morava e foram pra endereços mais contemporâneos e em imóveis mais estruturados para o futuro, inicialmente na Av. Paulista e região e depois na Região da Faria Lima e Itaim Bibi/Vila Olímpia e mais recentemente na região da Marginal Pinheiros entre o Brooklin e Santo Amaro. O Comércio também se descentralizou, SP tem vários centros em várias localidades da cidade, diminuindo a necessidade de se ir ao centro. Ficaram na região central comerciantes de nicho atacadista principalmente em roupas e também em eletrônicos. O e-commerce veio pra diminuí ainda mais a necessidade do comércio tradicional. Aliado a isso há o envelhecimento da população de bairros antigos a degradação dos imóveis, problemas relacionados aos imóveis que se arrastam na justiça, heranças, falências, dívidas das mais variadas e em alguns casos praticamente impagáveis. É bem provável que os proprietários se boa parte desses imóveis abandonados simplesmente não tenham nenhuma condição de recupera-los.
A migração nordestina que acabou com São Paulo....Descendo de nordestinos, mas isso não muda nada....Na sua maioria onde tem nordestino e seus descendentes tem criminalidade e pobreza...
Agradeçam ao pior prefeito da história: HADDAD! Graças a ele, a Cracolândia aumentou drásticamente (basta lembrar da bolsa crack e das ONGs como a craco resiste), o déficit da cidade chegou a patamares imensos, e as diversas denúncias de corrupção com as ciclovias superfaturadas, túneis inúteis para ônibus e etc. São Paulo se tornou um lixo graças a ele, pois hoje, não temos zeladoria nenhuma, nem ruas asfaltadas, nem faróis que funcionem.
Pois é. A negligência e omissão por parte dos políticos, somada à falta de zeladoria, de leis decentes e à cultura da especulação imobiliária, causou tudo isso. São Paulo está abandonada e isso só piora.
Gente, não é só SP não que está com seu centro abandonado. Praticamente todas as capitais. Eu qdo viajo faço questão de conhecer os centros das cidades. E, em todas que visitei o abandono é terrível, assustador. Acredito que tudo começou com a onda dos shoppings centers. O comércio acabou. Sou do interior. Qdo fui estudar na capital tudo era nos bairros, no centro: cinemas, livrarias, lojas, jornais...tudo acabou. E, não houve uma preocupação dos governantes ocupar esses espaços. Deixou ao Deus dará.
belo comentario. isso é reflexo de modelo de desenvolvimento neo liberal que privilegia construção ao inves de preservação. eles vão criando novos centros, a cada momento. e vão abandonando. AV, São João, AV. Paulista, Av Faria Lima, etc. e vai largando a propria sorte. mas isso é visto em outras cidade.
sou da Rússia. estou a aprender Português. gostei de assistir ao seu vídeo, você fala bem e claramente, fala correta e bonita. eu me inscrevo em seu canal para assistir a outros vídeos interessantes. muito obrigado pelo vídeo.
Espero que se dê bem aqui , sinceramente , nunca entendi pq os russos veem para o Brasil , um país tão bonito , tudo é bacana, e não sei se existe um lugar mais interessante e deslumbrante do que São Petersburgo .
@@valhenr Não se iluda, Valeria. A Rússia tem uma desigualdade brutal, muita pobreza e cidades grandes de lá tem regiões tão abandonadas quanto o centro de SP. Muitos edifícios de lá pegam fogo por conta do abandono, com muitas ruas esburacadas e vizinhanças feias. Além da criminalidade da máfia.
Se a Justiça, STF e poderes legislativos não colaborarem, a cracolândia jamais será resolvida. Cada juiz dá um parecer, cada instância faz o que acha melhor e vira um jogo político.
Esse drogados de crack nao tem jeito so matando. Indice de deixa essa droga e bem baixo e muita forca de vontade e apos tem que ter condicoes, ou seja de 10 drogados 1 pode deixa isso com ajuda interna. Crime organizado e muito forte em SP e RJ fazendo os pricipais estados serem perigosos e nao seguro ate para comerciantes. Essa parte de morador de rua se da pelo desemprego que aumenta apos anos.
Eu estive no centro de São Paulo no final de semana passado depois de muitos anos sem ir. Frequentei o cine Marabá que ainda existe na Av Ipiranga e qnd criança ia no extinto Mappim com meus pais. Nessa época já não era tão agradável mas não estava degradado como hoje. Todo eixo 24 de maio, praça da República, Xavier de Toledo e adjacências está abandonado e fétido. Cheira a mijo a entrada do metrô na República do lado da rua 24 de maio, lojas fechadas com muitos moradores de rua. Eu trabalhei alguns anos na rua São Bento e como sou paulistano é triste ver o centro de São Paulo em estado lamentável e com seus prédios antigos com aquela fachada suja. Temos ali o Sesc 24 de Maio, o teatro Municipal a prefeitura de São Paulo no viaduto do Chá, mas esta região fede a mijo e cocô humano. Lamentável 😢😢😢. E, agora os craquentos atacam os ônibus que passam no corredor da Av Rio Branco e se vc está com o carro parado no trânsito e o seu celular no suporte para celular vendo o trânsito no app time cuidado com a gangue da pedrada, estouraram o vidro de um carro na minha frente do meu e roubaram o aparelho. Região abandonada e degradada!!!
Tudo nasce, cresce degrada e morre, tudo precisa de manutenção, cuidados e preservação, o tempo carcome tudo quando se relaxa e se perde pela ação do tempo
Adoro visitar São Paulo. A última vez foi em 2019, mas confesso que hoje tenho medo de visitar o centro de São Paulo. Espero que as pessoas em estado de calamidade sejam atendidas de forma humana e responsável e que haja uma solução para o centro de São Paulo.
Meu primeiro emprego foi de Office boy, 1977, como era vibrante o Centro e entorno!! muito Cinemas, Teatro, bares, restaurantes, e etc gente!! todas às Sextas ficava por lá vivendo aquela atmosfera fantástica, no início dos anos 80 começou esvaziamento, às Empresas começaram a se mudar de lá, e dai não parou mais, até chegar nos relatos, lá conheci diversas lojas e negócios que prosperaram e viraram marcas famosas hj, vom diversas lojas franquias, nem preciso dizer quanto meu Coração ❤️ está com tudo isso
A cidade do Recife também está assim; o centro da capital Pernambucana, está se deteriorando cada ano, lojas fechadas, prédios sujos abandonados, uma escazes, miséria, precisa revitalizar o centro do Recife urgente, porque se não vai ficar mais feio
A criação de diversos novos centros comerciais e financeiros em outros bairros de Sao Paulo com uma infraestrutura bem melhor, prédios com estacionamento, segurança, bem como os Shopping Centers, fizeram com que a maior parte das empresas e pessoas se afastassem do centro. Uma vez " abandonado " foi invadido pelo maus elementos. Quando não tinha Shopping centers eu só fazia compras no centro e ia nos cinemas do centro, depois, .... passei a ir nos shoppings pois a segurança e o conforto são bem maiores, tem estacionamento, etc, .... de 1977 até 2004 trabalhei no centro, mas a empresa mudou para um novo centro financeiro chamado Itaim Bibi / Vila Olimpia. Os culpados da decadência do centro são as elites que resolveram criar a região financeira da Paulista, Itaim Bibi, Vila Olimpia, Brooklin, Alphaville, etc , etc, ......,
Pois é. A negligência e omissão por parte dos políticos, somada à falta de zeladoria, de leis decentes e à cultura da especulação imobiliária, causou tudo isso. São Paulo está abandonada e isso só piora. Eu nasci em 1997, porém desde que me lembrou por gente, só me recordo de uma cidade suja e abandonada. E isso, pelo que percebo, apenas piora com o passar do tempo, moro na região do centro expandido hoje e é lamentável ver tantos cracudos e mendigos.
A centro do Recife está ainda pior muitas lojas fechadas, ruas imundas e muito mendigo e cheira cola até parece Raccoon City. O Brasil atualmente está uma bagunça generalizada.🤦🏻
Acho que esse é o futuro do centro de todas as grandes cidades. Cada vez mais a população quer segurança e tranquilidade, coisa que nos centros das cidades não oferece, e cada vez as prefeituras não investe em infraestrutura o que atrai mais moradores de rua e viciados em drogas
Isso nao é so no Brasil muitas grandes cidades americanas também estso no mesmo caminho, morei 13 anos na capital, hj voltei pro meus estado SC, moro em Joinville a maior cidade do meu estado, amo Sampa.
A maioria dos moradores de rua, tem a ver com vicios em drogas e nao com pobreza, essa é a realidade que ninguém fala por causa do politicamente correto
Esse é o alternativo não direto pra esse motivo, existe um leque de circunstâncias pra isso, drogas, roubo/furto, sonegação por imposto ou por comprovante social, corrupção, imparcialidade real de direito sociológico, etc.... São muitos fatores, drogas são um pequeno motivo, mas não é o apogeu de tudo
Isso tá acontecendo em varias capitais do Brasil; aqui em Natal, o centro está quase deserto; poucas pessoas circulando; lojas fechando; predios abandonados, pixados, uma tristeza!
Sou Paulistana, trabalhei no Centro Velho, e não era assim, muito triste ver Sampa assim!! Moro há 6 anos em Sorocaba e não tenho sdds nenhuma de São Paulo, amo a diversidade cultural, os barzinhos, mas vc não tem qualidade de vida, tudo caro, cheio, lotado!! Hj eu e meu esposo temos uma bebê de 1 ano 3 meses e somos muitos gratos a Deus por podermos proporcionar uma qualidade de vida de morar no interior do estado de São Paulo!!
Morei no centro de SP por quase 2 anos. Saí em Janeiro desse ano e logo depois estourou a Cracolândia. Vim pra Piracicaba e, de fato, melhorou tudo! Em SP tudo é caro e não se tem qualidade de vida. Você trabalha o dobro pra pagar conta. Até os bairros afastados do centro não vale a pena, porque você caba ficando longe de tudo e o gasto de tempo e dinheiro pra se locomover são enormes.
Por incrível que pareça, alguém já assistiu Scooby doo? Depois de adultos descobrimos que os seres humanos são os verdadeiros monstros. O que acontece no seriado? Um local valioso é atacado por " monstros", e, consequentemente perde o valor imobiliário e as pessoas se mudam por qualquer valor. Depois o preço pode ir nas alturas se os supotos " monstros sumirem....
SP tb já revitalizou muita coisa, o centro de SP não é tudo isso de ruim que dizem, são alguns pontos, mas a mídia só mostram.os pontos ruins pois a mídia vive de notícias ruins, de desgracas, a região da cracolandia não corresponde nem a 2 % do centro de SP, aí dá uma ideia de que todo o centro é ruim, e que até toda a cidade é ruim.
@@plantarfazbem como ter algo bom, se nem na rua conseguimos andar mais. Sábado agora fui no parque da Aclimação e na volta dois numa moto puxaram o celular de uma moça e sairam dando gargalhadas. O tanto de vidro estourado aqui no centro e celulares roubados… ninguém aguenta mais,fora os mendigos e usuários de drogas dando de louco passando do nosso lado aos berros!!! E o psicológico de quem vive assim, fica como? Mas diz aí como você consegui levar o centro de SP de uma forma mais leve.
Indignada!!! A quem interessa a pobreza na região, pedintes perambulando sem rumo, zumbis controlados pelo tráfico? Essas perguntas deveriam ser feitas aos nossos políticos e dirigentes do País.
Sou Paulista e Paulistano, no moro mais na capital, mas sempre que podia, ia andar por ali para matar a saudade, mas com a cracolandia, infelizmente desisti
Cresci em SP e digo, tenho pena de quem mora lá. De verdade mano, agora depois de 2 anos que me mudei pude entender e ver real o que é um céu limpo e azul, e respirar um ar de verdade, não andar na cidade e me sentir sujo por causa da poluição, fora o perigo e tudo mais. Desculpa ter que te deixar São Paulo, mas vc virou um ninho de toxidade enorme, pra 'morar' só tendo grana mesmo que aí vc vive encubado, encubado no seu condomínio com grades, encubado no seu carro, encubado nos lugares fechado, pq aproveitar a cidade mesmo tu não vai.
@@Anonimo-rh1no ahh sim, não que isso nao role em outras cidades, mas é que falei de SP em específico, por comparar tbm a cidade que estou agr l, Florianópolis, que literalmente vc se quer aproveitar a cidade toda
E eu que mudei pra Sp e amo, não troco por nada, paulistano não da valor pra propria cidade, reclaman da poluição e nem a cidade poluida do brasil, recoaman do trânsito mas aimda anda, reclaman do metrô mas ainda tem metrô e um dos mephores do mundo, teclamn da cidade mas tem de tudo para fazer. Paulistano é muito ingrato, eu amo morar e agradeço sempre
@@leory1277 Pode crer mano, querendo ou não cada um cada um, gosto e adaptação não se discute. A minha opnião é baseada em 25 anos morando nesse lugar, então tem um tempinho aí. Hoje meu pulmão e minha mente agradecem. Só que... se for falar de fatos, é de se constatar mesmo que são paulo tá esquecida mano.
@@leory1277Eu entendo a opinião do Gustavo, mas no meu ponto de vista as grandes cidades sofrem também com o fato de que boa parte de suas populações a consideram apenas um ponto de passagem. Tendo em mente que um dia irão pra outro lugar. Isso faz com que a maior parte das pessoas não crie vínculo e muitas vezes nem boa vontade com o lugar onde estão. E meu comentário não é focado no comentário que o Gustavo fez e sim em opiniões e comentários que ouvimos ao longo da vida.
Cresci no Bom Retiro, Centro e Higienópolis, depois trabalhei vários anos no Edifício Itália, agora eu evito ao máximo ir ao Centro, até de Uber eu me sinto apavorado. Lamentável 😥
Vídeo muito top ! Só não concordo com a frase , que a urbanização descontrolada trouxe abandono ao centro.... São muitos prédios embargados e obras abandonadas.... Não há punição ou ordem na mão da prefeitura, então vem o abandono......
Não é só São Paulo, essa e a situação pôr todas às Capitais do Brasil. A decadente era quê estamos vivendo se reflete em tudo e em todos os sentidos. Os centros históricos e os lendários casarões tudo e situação de abandono, sem uso e nem manutenção. Uma simples atitude mudaria esse cenário, bastava recuperar os prédios e colocar todos os órgãos públicos, Municipais, Estaduais e Federal pára funcionarem nos prédios históricos recuperados. Ativaria novamente toda cadeia produtiva no local. Ocorre quê os senhores políticos preferem abandonarem os prédios históricos e pagarem aluguéis faraônicos pára funcionarem. Nas Capitais dá medo circular , são invasões dos prédios históricos, tráfico de drogas e outros delitos. Um descaso com a coisa pública, estão destruindo o país.
@@denilsonmeneses2078 Salvador tá bem pior. Falo porque moro aqui e já morei em São Paulo. O nordeste está tomado pela parte mais violenta de facções. Pretendo ir embora do Brasil ano que vem.
Infelizmente os Estados principais estão abandonados,espero que os prefeitos das cidades vizinhas,fiquem de olho e não deixem os centros e os bairros a mercê desses desocupados ou usuários que estão acabando com o crescimento das mesmas!!... Fiquem de olho pra não deixar o mal tomar conta;os empresários têm que ficar de olho também;senão daqui uns anos não teremos mais empresários,porque eles precisam do povo para consumir;mas como vão comprar senão tivermos emprego. Acordam!!... Quem ama ❤cuida.
Torço pra que realmente possa ser resolvido o centro história é tão legal a catedral da Sé é lindíssima.. mas se tornou um acampamento de moradores de rua ..ir nessa região é se colocar em risco. Eu já fui em grupo. Sozinha nem pensar. Muitas pessoas drogadas alucinadas agressivas...
Viví en Sampa por 8 años (décadas de 70 e 80), era otra cosa. Todo lo que se haga es inútil si no sacan a toda esa gente del centro y se les manda a su lugar de origen. Solo mano dura contra la delincuencia (Bukele en El Salvador) podrá resolver las cuestión. Derechos humanos para los delincuentes sólo va a llevar a empeorar las cosas. Lo peor es que este tipo de cosas van a seguir ocurriendo en otras áreas, la Av Paulista por ejemplo, en unos cuantos años se volverá tan peligrosa como el centro. Lo lamento, soy paraguayo con una hija nacida en Sampa, una madre ya fallecido también brasilera y soy un amante del Brasil y principalmente de São Paulo. En cuanto no toman en serio este asunto en poco tiempo va a ser imposible de vivir allí, pero ya va a ser tarde.
As autoridades Civil e Judiciárias, precisam se unirem, para criar um centro de tratamento, químicos, e cuidar da população da Cracolândia, e retirá-los do centro da cidade e removê-los para que sejam tratados. Mas para isso as autoridades do executivo, precisam estar respaldadas na Lei.
Fiz estágio na antiga Telesp, rua 7 de abril há 30 anos, era maravilhoso caminhar pelo centro velho... Hj aos 46 sinto um saudosismo absoluto, é triste caminhar por lá, cenário de pura degradação... A última vez q fiz um passeio pelo centro foi em 2019, já estava degradado, imagina hj😢😢😢
moro aqui desde que nasci e ja vi muito prefeito ruim nessa cidade, mas essa gestão tem se superado em piorar os problemas que a cidade ja tem... impressionante como esse prefeito é ruim de trabalho
Sou carioca é fui assaltado por um cracudo saindo da galeria do rock, foi bem assustador porque o cara não pediu nada só apontou uma faca, seila algo meio selvagem e sem alma assustador de vdd, seila eu achava que estava acostumado com a violência, mas drogados são outro nível, parece que não tem alma
Tudo bem que na política, o governador do estado de SP age como "superprefeito" da cidade de SP, mas a associação a Tarcísio fica inapropriada porque o governo estadual não gerencia diretamente a cidade. Dito isso, esse processo de decadência e fuga do Centro de SP é o que quase toda cidade grande vive, pois as pessoas que podem deixam a área em busca de qualidade de vida, segurança e fogem da degradação, da sujeira, da desordem. E nesse processo de fuga, somado ao mercado voraz, causam a expansão da cidade, cada vez mais cara e excludente. Mas como trazer segurança, ordem e limpeza vai cair na acusação de "higienismo" e pelas experiências com o retrospecto, nada faz supor que isso mude sensivelmente para melhor no futuro.
Esse problema não é de agora!! Já estão se arrastando a muitos anos!!já teriam que ter tomado providências nas gestões passadas!! Não se resolve esse problema de uma hora pra outra !!Moro em são Paulo, já morei no centro,passo todos os dias no centro, notei uma boa mudança nessa gestão do Prefeito de São Paulo com governador Tarcísio ! Espero que melhore mais ainda
Tema é interessante e o canal é uma boa para levar essa questão a mais pessoas. Para contribuir com a discussão, seria legal colocar que esse ciclo de desinvestimento do centro tem uma ligação mais direta com o eixo de interesse das elites e das empresas ter se deslocado sentido oeste para a Paulista primeiro e, mais recentemente, Faria Lima. Além disso, pessoas sem teto que ocupam prédios abandonados na verdade podem até formar um movimento interessante na retomada de áreas degradadas e apontam uma solução viável para essa questão social que você identificou. Sucesso no canal!
Acho que isso é uma tendência em inúmeras capitais, eu moro faz 3 anos em Porto Alegre e o centro mesmo cada dia com mais lojas fechadas e placas de alugar, mas vemos os bairros desenvolvendo e abrindo lojas novas e comércios.
O CENTRO DE SÃO PAULO JÁ TEVE OS SEUS TEMPOS AUREOS, HOJE A SITUAÇÃO SE ENCONTRA DRAGICA POR RESPONSABILIDADE E RELAXO DOS GOVERNADORES E PREFEITOS QUE PASSARAM NAS GESTÕES ANTERIORES. A SEGURANÇA PUBLICA TBM COLABORA P/ O ABANDONO E O CRIME QUE TOMA CONTA NO DIA A DIA LEVANDO TERROR A POPULAÇÃO.
Estive em SP na semana passada e fiquei hospedado na região da Paulista. Contudo fui várias vezes ao centro. Fiquei surpreso pela quantidade de policiais no centro e me senti muto seguro lá. Pela mídia eu achava que seria assaltado lá. Fui na Sé, na Liberdade e outras localidades. Tudo muito tranquilo. Lógico que tive todos os cuidados. Não cheguei perto da cracolância.
*BOM DIA A TODOS! "O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O CENTRO DE SÃO PAULO????? " SIMPLES DE DESCOBRIR: "FALTA DE RESPONSABILIDADE, DE INTERESSE , DE VERGONHA NA CARA MAS...OS NOSSOS IMPOSTOS: AH! "ISSO" NEM OS GOVERNADORES E PREFEITOS "NÃO" ESQUECEM DE EMBOLSAR! E O POVO? AH! O POVO É DETALHE! AI DOS VENCIDOS E OS VENCIDOS SOMOS NÓS....O POVO!!!😥😢😥😢😥😢"*
eu particularmente acho que já era essa região antigamente era de boa ir lá na praça do Vale Anhangabaú e ou ir na galeria do rock ,hoje em dia dependendo da forma que vc estiver tipo desatento sei lá vc é roubado facilmente tem que ficar esperto ou seja deixou de ser um lugar de lazer i virou um local de loucura
Não é só na cidade de São Paulo que acontecem esses problemas. Não adianta tratar dos apenas dos efeitos. Se as soluções fossem tão fáceis assim como se sugere, tudo estaria um brinco na cidade. Vão só enxugar gelo nisso. O país precisa ser repaginado inteiramente. E aí entram educação de boa qualidade e a liberdade econômica. A praga da corrupção no setor público com o privado só diminuirá com o povo escarecido, bem estudado e tendo liberdade para gerar riquezas. E por riquezas entende-se CAPITAL HUMANO, não recursos naturais.
Tem algo que não foi mencionado: a especulação imobiliária, vai ver o preco ridículo de aluguel nessa região, ai depois que ficou impossivel manter e degradou tudo esperaram a prefeitura entrar pra fazer os "retrofit" que não vai resolver o problema de moradia popular e segregação, tão só fazendo aptos 8/80, ou é um "studio" minúsculo de 20m2 ou uns aptos gifantes de 150m2 que só classe media alta pode comprar e essa galera mora bem longe do centro antigo.
A pichação também contribui e muito com o sucateamento do centro. Destrói os comércios de artigos de maior valor aquisitivo, já que ninguém quer andar em um lugar inteirinho pixado pra fazer compras. Os que mais reclamam da segregação são os que no final contribuem com ela. As pessoas fogem para shoppings e depois não sabem pq…
Mas aí é luta perdida, o pixo não vai parar (e nem deve na minha opinião). Acho que lidar com os problemas sociais faz mais sentido que lidar com a estética nesse caso. Trabalhei muito tempo na barra funda e na Auro tem um mural enorme lotado de grafite e pichações. Sempre foi uma rua voltada a comércio ambulante, até por ficar na frente da estação. No governo Doria pintaram o mural todo, a realidade do lugar não mudou, não aumentou a segurança, não mudou o "tipo" de pessoa que passava por lá, e isso mto por conta de que o problema ali não tinha nada a ver com pichação. Pra fechar, a calçada da rua continua a mesmíssima porcaria desde 2010...
Pois é. Pichação deveria dar pena de cadeia, e quem faz isso deveria ressarcir os danos causados. E há quem diga que essa bosta é arte...deviam todos ir para a cadeia.
Esta em decadencia e isso ocorre com varias cidades latinoamericana s pós pandemia. Exemplo eu moro no Chile e a capital que é Santiago esta em crecente decadencia, fechou mais de 30% do comercio da cidade, subio muito os ambulantes e aumentou a delinquencia
A China construiu cidades para 12 mil habitantes no seu auge de crescimento, uma cidade que cabe toda a população de Portugal, por exemplo!! E infra estrutura de primeiro mundo.
Facil falar do nosso velho centrão, dficil é resolver o b.o. Haddad tinha deixado o centrão top. Tava começando a ficar legal de novo ai dps cagaram em tudo. Dificil a situação atual. Tem que vir uma prefeitura top pra fazer acordo com o Estado e a Uniao pra colocar o centrão lindo como um dia ja foi!
Após a vitória do MDB em São Paulo para governo em 82, a capital entrou em decadência. Muitas obras paradas ou atrasadas por mais de décadas. O MDB deu origem ao PSDB que é um festival de desabamentos. O maior foi o do metrô de Pinheiros, feito a base de gesso e Isopor. A tragédia seria maior não fosse hora do almoço. Lembrando que as 350 obras do competente Engenheiro e grande pianista Paulo Maluf nunca deram defeitos e vazamentos para frustração do Corona Villa.
Moro em Curitiba mas sou de Sp, morro de saudades da minha cidade mas jamais voltaria pra morar aí, cada vez que vou em visita me assusto mais, eu ia muito no centro na galeria do rock, hj em dia não tenho mais coragem
Tudo é grana ! Se não tem grana na região, se a população não tem renda séria, o negócio vai desabar ... não adianta ficar com ilusões. As pessoas com renda preferem pagar ágio para morar em lugares sem lixo na rua, sem cracolândia, sem pichação. A diferença social fez com que a classe média alta se sentisse acuada no centro, então essa renda toda foi levada para novos empreendimentos em bairros como Vila Nova, Itaim Bibi, Vila Olímpia e Pinheiros, que se desenvolveram mais. Onde há grana, há desenvolvimento. Onde não há, há uma baita crise. É isso, direto e reto.
Os prédios mais antigos, do início do século passado, são bonitos, arquitetura clássica caprichada, mais os arranha céus construídos apartir da década de 60 até os anos 90, são muito feios. O centro velho de SP, precisa revitaliza as edificações, criar áreas verdes, parques e playground infantil, pra trazer qualidade de vida, além de segurança. É necessário visar e trazer a classe trabalhadora mais pobre, q vivem longe nas periférias pra habitar o velho centro. O bom exemplo é a grande Londres, onde nos limites das cidades tem áreas verde, separando os municípios, não é tudo grudado e tumultuado como SP, em Londres a classe trabalhadora vive perto do transporte público,no centro, onde pode-se fazer quase tudo apé, os mais ricos q vivem na periferia, onde ficam bairros mais espaçosos com casas de maior padrão.
Tem algo estranho na sua informação inicial. Se São Paulo tem um milhão, quinhentos e vinte dois mil quilômetros quadrados, então quanto têm o Brasil? Corrija aí. São mil, quinhentos e vinte e um quilômetros quadrados. 1.521,202 Km2. Os números depois da virgula representam a fração de quilômetro.
O vídeo retrata a situação de decadência do centro velho de SP de 1 ano atrás! Mas a diferença de SP para o Rio e outras cidades, é que SP tem 7, sim sete centros, ou regiões centrais espalhadas pela metrópole! Paulista, Faria Lima, Berrini, Vila olímpia e outras! Hoje já se vê muitas iniciativas para melhoria e revitalização do centro! O policiamento foi redobrado e a criminalidade diminuiu de 61% de 1 ano para cá! Várias leis de incentivo foram aprovadas que facilitam os retrofits - tem dezenas em obras! Vários prédios comerciais abandonados estão virando residenciais! E facilitam novas construções onde haviam velhas lojas fechadas! A Prefeitura está diminuindo e muito o número de moradores de rua com casinhas populares para eles, internamento médico e dando passagens de volta para suas cidades (quase todos são de fora, a maioria do Nordeste). O governo do estado vai construir uma Cidade Administrativa concentrando todo o governo na parte do centro onde fica a Cracolândia! E a iniciativa privada está investindo muito. A região da República está virando um grande polo gastronômico! E muito mais! O centro está renascendo!
Concordo, algo teria que ter feito quando iniciou para não ter uma proporção lastimável como está SP. Insegurança, sujeira, lixo e principalmente nos finais de semana, quando turistas passeiam pela capital.. Ainda tem informações turísticas, onde????
Tem é que acabar com às invasões em prédio público e particular. Tais inovaçãoes transformam os lugares e seus entorno, em um esgoto a céu aberto, e um depósito de lixo, e os locais invadidos num antro de tudo que não presta
@@carolexpert vc já acostumou com o cheiro de bosta do rio Tietê, o trânsito de 2 horas pra andar 1 quilômetro e com os noia da cracolandia pra todo lado. No interior não tem nada disso.
Isso e uma agenda e tudo e intencional. Grandes construtoras estão usando dessa marginalização para comprar prédios inteiros aproveitando a desvalorização para depois resolverem os problemas e alimentar a especulação imobiliária.
Quando as pessoas tirarem os manuais e cartilhas do "politicamente correto"e os tais "Dir humano";E serem honestos com o mundo que está desmoronando aos olhos de todos que finge não ver.
O problema do Centro de SP é o excesso de prédios comerciais, quando a demanda é justamente o contrário, já que prédios residenciais são ainda muito escassos nessa região.
Um erro de calculo: me lembro quando Gilberto Kassab disse que não queria mais luminosos , propagandas porque isto atrapalhava o visual da cidade .No que deu? A cidade virou um lixo com Pixaçoês por todo lugares .Outra coisa é que deveria restringir o comércio na região central da cidade .E agóra? A cidade morreu e os bairros estão fortalecidos no comércio . Outras coisas mais é que ninguem quer morar no centro com imóvel tão caro . Muitos mudaram para bairros ou outros municípios. O problema é isso tudo.
Deveria revitalizar o Centro de São Paulo. Na cidade do Salvador ,ainda na Gestão ACM o centro histórico foi revitalizado.Pelourinho ,Terreiro de Jesus.Onde ficam Igrejas antigas como a Catedral da Sé e Igreja de São Francisco ,muito lindas.A maioria dos turistas sempre visitam estas igrejas.😂😂❤❤❤❤
*O problema é que São Paulo manda dinheiro para várias cidades do Nordeste, onde os prefeitos nem fazem questão de desenvolver o município, pois, pelo pacto federativo, quanto mais pobre o município, mais dinheiro ele receberá* !Aí é melhor embolsar o dinheiro e deixar as cidades sempre em mau estado e subdesenvolvida, já que outros bancarão você! Socialismo na prática!
Gostei do vídeo, da abordagem e tudo mais. Só que fica a dica pros seus vídeos não ficarem uma cópia descarada dos vídeos canal Elementar, pode até seguir o formato mas tenta colocar sua personalidade. É apenas uma crítica construtiva, forte abraço!
Mas,se a lei tem o poder de desapropriação ,a respeito dos imóveis ,que não estão cumprindo os requisitos da lei ,por não ,a Cracolândia, não sofre também a lei ,pois está atingindo o direito dos moradores ter o direito de ir e vir ,sem a perturbação e a segurança . Não seria o caso de uma intervenção ,e internação compulsória? Algo tem ,que ser feito ,pois os dependentes ,são tratados como doentes ,e doentes ,carecem de hospital ,ou uma política de saúde pública . Como resolver uma situação dessa ?
Creio que revitalização do centro não é possível... quem chegou a ver o centro como um local de passeio nos fins de semana, não tem esperanças de melhorias 😢😢
@@fabiobatista275 pra min o crime organizado que manda em sp e rj. Ou seja melhor paga imposto para pcc ou cv. Kkkkkk Governo faz nada para seguranca publica, comerciantes e trabalhadores sao refem do assaltos. Quando nao o STF proibe atuacao da rotam e bope nas favelas. E a Globo fica fazendo materia pro bandido de favela.
@@fabiobatista275 não tem nada a ver com direita x esquerda, tem a ver com competência mesmo. Quem administra a CIDADE é o prefeito e não o governador, e nas últimas décadas tivemos várias administrações, todos foram incompetentes para resolver os problemas da cidade e a cada ano isso se agrava. Esse último prefeito é PÉSSIMO, o único problema que ele gosta de resolver é recapear rua e mais nada.
@@dihogo.gamers Seu argumento é de um perfeito lunático sem estudo, induzido por uma mídia podre e adoradores de bandid0s como seu Lularapio. Não tem fundamento algum por tanto, é mais fácil ficar repetindo adjetivos feito um papagaio.
O que precisa ser feito é a prefeitura eleger através de licitação construtoras para sob mandato localizar donos de todos prédios de quarteirões inteiros e negociar com eles a compra e demolição destes imóveis, após a demolição remodelar e lançar novos empreendimentos imobiliários, totalmente modernos
@@IgorJuanOrtegaPerez claro que não, os moradores de tais prédios antigos e em péssimas condições receberiam a alternativa de serem proprietários de unidades nos imóveis a serem construídos, mediante a venda de seus aptos ou se forem locatários com suporte dos programas do governo já existente adquirir sus propriedade.
Infelizmente a especulação imobiliária junto com diversos fatores fizeram com que o centro tenha se tornado um vazio completamente abandonado . Sem políticas de inclusão não vamos sair do lugar
Sou paulista tenho 38 anos de idade nasci e fui criado em SP. ... Trabalhei ... Em diversos hoteis do centro hj so consigo emprego da Av Paulista pra frente. Na minha opnião o erro foi do poder publico com o crecimento da Crocalandia .... E o centro foi anbonado e os dependestes quimicos dominaram ... O centro ... E para reverter vai dar trabalho ...
Como engenheiro civil, digo que a área central de SP precisa ser revitalizada. Mas como? Existem muitos prédios abandonados que devem ser demolidos e dar espaço a praças e espaços verdade. É preciso dar vida ao centro. Só assim os outros prédios sejam revitalizados e possam atrair negócios e moradores. Talvez 30% deveriam retirados.
@@jamessantannajunior4874 concordo que devem ser reformados. Mas existem muitos. Alguns caindo as pedaços. É muito melhor abrir espaço pra cidade respirar. Reformar alguns e demolir outros. Um bom projeto arquitetônico com áreas arborizadas criando espaços Verdes trará vida.
Por que não revitalizar o Centro de São Paulo hoje degradado Na Bahia há muitaa décadas atrás o Centro de Salvador foi revitalizado na gestão do ex governador Antonio Carlos Magalhães.Hoje recebe visitas de milhões de turistas. Suponho Revitalizar o Centro de São Paulo haverá retorno financeiro... Talvez esteja enganada... 😂😂❤❤❤❤❤
VERDADE ERA UM FORMIGUEIRO DE GENTE, MOREI NASCI SÃO PAULO, AGORA ME CONTA DO CENTRO DE SÃO CAETANO DO SUL, MORO SÃO CAETANO ESTA VAZIA,ACABOU A CIDADE SÓ PLACA,VENDE SE, ALUGA ,VAZIA😮
A mecanização da agricultura (necessária pela explosão demográfica) trouxe o êxodo rural fornecendo mão de obra para a indústria que existia antes do crescimento da indústria chinesa. Dar manutenção nesses imóveis não vendáveis é colocar dinheiro bom em cima de dinheiro ruim. O tráfico, porém, dá muito dinheiro e só acaba com uma legislação chinesa que países católicos não aceitariam.
É preciso atitude e coragem política, o centro da grande São Paulo é uma vergonha que causa até vômito pois existe até muitas fezes humanas nas calçadas.
não são 1 milhão 522 de kilometros quadrados. São 1.522 kilômetros quadrados, mais 986 mil metros quadrados. Tem a divisão de ponto e vírgula, mas a pessoa do vídeo leu tudo como se fosse uma coisa só.
Tudo está correto socialmente falando. Porém o centro de São Paulo, e eu vi isso, era um lugar nobre e caro. Foram surgindo outros centros, pouco a pouco, mais baratos e novos, sem o apelo comercial, já que o principal do centro eram negócios relacionados ao meio financeiro. O deslocamento do centro financeiro, que além dos valores dos imóveis, não tinha mais espaço para expansão, foi se deslocando. Junto com isso, começou um esvaziamento do comércio pela saída dessas empresas finaceiras, principalmente bancos e financeiras. Aí sim, começou o esvaziamento e degradação da área pela não redirecionamento de outros empreendimentos para a região. Nasceu a Paulista que pelo mesmo motivo, fez nascer a Faria Lima. Nasceu a desvalorização e desinteresse pela área, bem abastecida por transporte e estruturas de apoio. Esvaziada, gerou a ocupação de pessoas em condições menos favorecidas, de resto é o que está aí. São pelo menos 30 anos ladeira abaixo partindo da saída generalizada daquilo que movia o centro, o sistema financeiro. Uma aceleração ocorreu nesse meio tempo, bancos e financeiras foram incorporadas por instituições maiores e suas antigas sedes fechadas. Esse foi o ciclo, o abandono ocorreu depois. Um bom exemplo do não abandono na época, sempre foi o fácil acesso via ônibus e a primeira linha de metrô da cidade. É uma região degradada, porém riquíssima em sua história arquitetônica e a história do comercio varejista paulistano. Triste fim para um local onde já reinou o glamour de uma cidade que representava o poder econômico brasileiro. Quem sabe no futuro alguém consiga reviver a região, todos os prefeitos tentaram, ninguém teve competência.
São Paulo não tem 1522.000 km2 são Paulo tem 1522 km2 1.522.000 km2 é uma área maior que a do Egito que tem 1 milhão de quilômetros quadrados cada quilômetro quadrado equivalem a 1 milhão de metros quadrados
A Cracolândia é, principalmente, problema de saúde. Acredito que um ser humano que vive no contexto de total entrega ao vício deve ser internado, em clínicas sérias e não ligadas as igrejas, de forma compulsória. Aí entra a justiça pra fazer com que esse problema de saúde seja resolvido. E SIM! Internações pagas com dinheiro público. O mesmo dinheiro público que nós é roubado pelos políticos. O mesmo que dar vida luxuosa pra famílias de militares, políticos, judiciário. O dinheiro tem de ser investido para o bem todos. Precisamos tomar vergonha na cara e parar de achar que um problema social não é de todos.
Acho que isso já acontece, mas não vejo como isso resolveria o problema do centro Nesse ponto o vídeo acertou na mosca, a Cracolândia acaba com qualquer interesse comercial na região, tratar esse problema com seriedade e aplicar políticas de readequação dessas pessoas ao mercado de trabalho (inclusão social) já resolveria boa parte do problema. O BO é que entra governo e sai governo e as mesmas medidas são aplicadas, gerando zero efeito. Já tá mais que provado que internação compulsória, cercamento dos locais e prisão da população não resolve o problema, ou o estado age de maneira assertiva ou esse problema vai perdurar pra sempre
✅ AULA GRÁTIS - Como ir de zero a 100 mil inscritos no RUclips usando o Algoritmo Humano: site.bastidoresdaengenharia.com.br/AlgoritmoH
🇺🇸 Curso de inglês que eu recomendo: site.bastidoresdaengenharia.com.br/CIngles
Não só são Paulo mas todas cidades grande tem muitos imóveis vazio que poderiam servir de moradia pra muitas famílias.
Tenho 83 anos sou paulistano de nascimento vivi e vi o centro de São Paulo nos áureos tempos, em que rua Barão de Itapetininga, era uma rua chique . Rua 24 de Maio, rua Marconi, Rua D. Jose de Barros, rua 7 de Abril, o centro todo era uma beleza. Hoje moro em
Santos -SP. Quando fui a São Paulo andei pelo centro tive vontade de chorar ao ver o estado de abandono que encontra o centro.
Tá horrível prédio tudo pilhado coisa horrível de ver agga foi conta
Pichação tem acaba gente pinta lojavem vagabundo suja
Cida de São Paulo tá horrível tá medo chega ver parese filme terror
Um verdadeiro pecado ! Morar no centro sempre foi maravilhoso ! Mas agora é sinistro ! Dá medo ! É de chorar ! Ninguém toma a menor providência!!!
É urgente resolver o problema do Centro
Todo mal se corta pela raiz, era pra fazer algo logo no começo. Agora é difícil mesmo.
Nesse país miserável , que ngm respeita o próximo sempre se ofendem acha mesmo que teria organização na infraestrutura ? . Esse país é uma piada não existe educação aqui
A raíz é o tráfico de drogas. Se as leis fossem mais rígidas, não teria venda de drogas, consequentemente não haveria viciados.
Boulos vem aí , não tem como dar certo .
Mas era interessantes p as elites e o governo manter o povo na periferia com trabalhadores sem condições de morar bem.
@@_gsibuyakkkkkkkk
São vários os motivos que levaram a tal situação...
São Paulo e toda a região metropolitana passaram por uma explosão demográfica entre a década de 40 e o começo dos anos 90, juntamente com a expansão demográfica e econômica do Brasil como um todo.
A partir dos anos 80 o crescimento começou a diminuir, rumando para uma estagnação. Em parte pelos vários gargalos estruturais brasileiros e em parte pelo surgimento de novas fronteiras econômicas, principalmente na Ásia que se consolidaram a partir da década de 90 como principal reduto de crescimento econômico do mundo.
Dessa forma o Brasil deixou de ser a bola da vez, centrando-se principalmente em setores base da economia como commodities geral e sofrendo para manter a capacidade industrial instalada até então.
A grande SP que foi por décadas um reduto industrial foi mudando sua matriz econômica para serviços, fato que juntamente com o avanço da tecnologia mudou a quantidade e perfil da mão de obra empregada.
Mudou também a ocupação de alguns bairros tradicionais da cidade como: Santo Amaro, Brás, Mooca, Pari, Belenzinho, Barra Funda etc etc. E também de todo o Centro que foi até a década de 80 a sede de várias empresas importantes.
Muitas das indústrias antigas fecharam ou se mudaram e muitas sedes administrativas saíram do Centro que começava a se degradar e ficar longe dos bairros onde boa parte da população morava e foram pra endereços mais contemporâneos e em imóveis mais estruturados para o futuro, inicialmente na Av. Paulista e região e depois na Região da Faria Lima e Itaim Bibi/Vila Olímpia e mais recentemente na região da Marginal Pinheiros entre o Brooklin e Santo Amaro.
O Comércio também se descentralizou, SP tem vários centros em várias localidades da cidade, diminuindo a necessidade de se ir ao centro. Ficaram na região central comerciantes de nicho atacadista principalmente em roupas e também em eletrônicos.
O e-commerce veio pra diminuí ainda mais a necessidade do comércio tradicional.
Aliado a isso há o envelhecimento da população de bairros antigos a degradação dos imóveis, problemas relacionados aos imóveis que se arrastam na justiça, heranças, falências, dívidas das mais variadas e em alguns casos praticamente impagáveis.
É bem provável que os proprietários se boa parte desses imóveis abandonados simplesmente não tenham nenhuma condição de recupera-los.
A migração nordestina que acabou com São Paulo....Descendo de nordestinos, mas isso não muda nada....Na sua maioria onde tem nordestino e seus descendentes tem criminalidade e pobreza...
Muito bom, é bem por aí 👏🏼👏🏼👏🏼
Falou TUDO
Agradeçam ao pior prefeito da história: HADDAD!
Graças a ele, a Cracolândia aumentou drásticamente (basta lembrar da bolsa crack e das ONGs como a craco resiste), o déficit da cidade chegou a patamares imensos, e as diversas denúncias de corrupção com as ciclovias superfaturadas, túneis inúteis para ônibus e etc. São Paulo se tornou um lixo graças a ele, pois hoje, não temos zeladoria nenhuma, nem ruas asfaltadas, nem faróis que funcionem.
Sim, inclusive a falta de vontade do poder público de transformar os prédios abandonados en moradia popular.
Sou do tempo que no centro de São Paulo até office boy andava de paletó e gravata.
E era chamado de contínuo.
Hoje em dia todo mundo anda com aqueles bermudões meia canela de correr pinto... 😂😅
Hoje você vê "empresário" andando igual um nóia, figura com 45 anos no couro, se vestindo como se tivesse 15.
Pois é. A negligência e omissão por parte dos políticos, somada à falta de zeladoria, de leis decentes e à cultura da especulação imobiliária, causou tudo isso. São Paulo está abandonada e isso só piora.
@@reinajunior1982 o empresario nao quer chamar atenção e ser assaltado, ai se veste de forma que passa batido...
Gente, não é só SP não que está com seu centro abandonado. Praticamente todas as capitais. Eu qdo viajo faço questão de conhecer os centros das cidades. E, em todas que visitei o abandono é terrível, assustador.
Acredito que tudo começou com a onda dos shoppings centers. O comércio acabou. Sou do interior. Qdo fui estudar na capital tudo era nos bairros, no centro: cinemas, livrarias, lojas, jornais...tudo acabou. E, não houve uma preocupação dos governantes ocupar esses espaços. Deixou ao Deus dará.
belo comentario. isso é reflexo de modelo de desenvolvimento neo liberal que privilegia construção ao inves de preservação.
eles vão criando novos centros, a cada momento. e vão abandonando. AV, São João, AV. Paulista, Av Faria Lima, etc. e vai largando a propria sorte. mas isso é visto em outras cidade.
Boa observação também percebo isso em várias capitais do país.
sou da Rússia. estou a aprender Português. gostei de assistir ao seu vídeo, você fala bem e claramente, fala correta e bonita. eu me inscrevo em seu canal para assistir a outros vídeos interessantes. muito obrigado pelo vídeo.
Espero que se dê bem aqui , sinceramente , nunca entendi pq os russos veem para o Brasil , um país tão bonito , tudo é bacana, e não sei se existe um lugar mais interessante e deslumbrante do que São Petersburgo .
@@valhenr Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...Iludida!
Rússia eo melhor país pra se morar é vc vem morar no Brasil seja bem vindo
@@RafaelOliveira-xd5lq Kkkkkkkkkkk
Porque é o melhor país para se morar? Você conhece? já foi lá?
@@valhenr Não se iluda, Valeria. A Rússia tem uma desigualdade brutal, muita pobreza e cidades grandes de lá tem regiões tão abandonadas quanto o centro de SP. Muitos edifícios de lá pegam fogo por conta do abandono, com muitas ruas esburacadas e vizinhanças feias. Além da criminalidade da máfia.
Se a Justiça, STF e poderes legislativos não colaborarem, a cracolândia jamais será resolvida. Cada juiz dá um parecer, cada instância faz o que acha melhor e vira um jogo político.
Esse drogados de crack nao tem jeito so matando.
Indice de deixa essa droga e bem baixo e muita forca de vontade e apos tem que ter condicoes, ou seja de 10 drogados 1 pode deixa isso com ajuda interna.
Crime organizado e muito forte em SP e RJ fazendo os pricipais estados serem perigosos e nao seguro ate para comerciantes.
Essa parte de morador de rua se da pelo desemprego que aumenta apos anos.
Por que será que a Justiça não quer resolver o problema, né?
kkkkk tarcisio so esta fazendo aumentar
Agora que o STF vai legalizar as drogas essa porra vai aumentar e piorar, FAZ O L
@@tiagodacostaesilva140 saudades de João Doria?
Eu estive no centro de São Paulo no final de semana passado depois de muitos anos sem ir. Frequentei o cine Marabá que ainda existe na Av Ipiranga e qnd criança ia no extinto Mappim com meus pais. Nessa época já não era tão agradável mas não estava degradado como hoje. Todo eixo 24 de maio, praça da República, Xavier de Toledo e adjacências está abandonado e fétido. Cheira a mijo a entrada do metrô na República do lado da rua 24 de maio, lojas fechadas com muitos moradores de rua. Eu trabalhei alguns anos na rua São Bento e como sou paulistano é triste ver o centro de São Paulo em estado lamentável e com seus prédios antigos com aquela fachada suja. Temos ali o Sesc 24 de Maio, o teatro Municipal a prefeitura de São Paulo no viaduto do Chá, mas esta região fede a mijo e cocô humano. Lamentável 😢😢😢. E, agora os craquentos atacam os ônibus que passam no corredor da Av Rio Branco e se vc está com o carro parado no trânsito e o seu celular no suporte para celular vendo o trânsito no app time cuidado com a gangue da pedrada, estouraram o vidro de um carro na minha frente do meu e roubaram o aparelho. Região abandonada e degradada!!!
Tudo nasce, cresce degrada e morre, tudo precisa de manutenção, cuidados e preservação, o tempo carcome tudo quando se relaxa e se perde pela ação do tempo
Adoro visitar São Paulo. A última vez foi em 2019, mas confesso que hoje tenho medo de visitar o centro de São Paulo.
Espero que as pessoas em estado de calamidade sejam atendidas de forma humana e responsável e que haja uma solução para o centro de São Paulo.
Meu primeiro emprego foi de Office boy, 1977, como era vibrante o Centro e entorno!! muito Cinemas, Teatro, bares, restaurantes, e etc gente!! todas às Sextas ficava por lá vivendo aquela atmosfera fantástica, no início dos anos 80 começou esvaziamento, às Empresas começaram a se mudar de lá, e dai não parou mais, até chegar nos relatos, lá conheci diversas lojas e negócios que prosperaram e viraram marcas famosas hj, vom diversas lojas franquias, nem preciso dizer quanto meu Coração ❤️ está com tudo isso
A cidade do Recife também está assim; o centro da capital Pernambucana, está se deteriorando cada ano, lojas fechadas, prédios sujos abandonados, uma escazes, miséria, precisa revitalizar o centro do Recife urgente, porque se não vai ficar mais feio
A criação de diversos novos centros comerciais e financeiros em outros bairros de Sao Paulo com uma infraestrutura bem melhor, prédios com estacionamento, segurança, bem como os Shopping Centers, fizeram com que a maior parte das empresas e pessoas se afastassem do centro. Uma vez " abandonado " foi invadido pelo maus elementos. Quando não tinha Shopping centers eu só fazia compras no centro e ia nos cinemas do centro, depois, .... passei a ir nos shoppings pois a segurança e o conforto são bem maiores, tem estacionamento, etc, .... de 1977 até 2004 trabalhei no centro, mas a empresa mudou para um novo centro financeiro chamado Itaim Bibi / Vila Olimpia. Os culpados da decadência do centro são as elites que resolveram criar a região financeira da Paulista, Itaim Bibi, Vila Olimpia, Brooklin, Alphaville, etc , etc, ......,
Os prédios abandonados foram ocupados por quem não tem como pagar aluguel e não por maus elementos
Muitos são maus elementos sim, não todos. Usuários de drogas e traficantes. Só quem mora aqui como eu infelizmente que sabe a realidade desse lugar
Pois é. A negligência e omissão por parte dos políticos, somada à falta de zeladoria, de leis decentes e à cultura da especulação imobiliária, causou tudo isso. São Paulo está abandonada e isso só piora.
Eu nasci em 1997, porém desde que me lembrou por gente, só me recordo de uma cidade suja e abandonada. E isso, pelo que percebo, apenas piora com o passar do tempo, moro na região do centro expandido hoje e é lamentável ver tantos cracudos e mendigos.
A centro do Recife está ainda pior muitas lojas fechadas, ruas imundas e muito mendigo e cheira cola até parece Raccoon City. O Brasil atualmente está uma bagunça generalizada.🤦🏻
Faz o L…
Faz o L...
@@helenavicentini8383o L? As cidades já estavam abandonadas antes mesmos do Lula ganhar a presidência 😂
O meu querido Rio de Janeiro entra nessa triste disputa, amigo!
Acho que esse é o futuro do centro de todas as grandes cidades.
Cada vez mais a população quer segurança e tranquilidade, coisa que nos centros das cidades não oferece, e cada vez as prefeituras não investe em infraestrutura o que atrai mais moradores de rua e viciados em drogas
Isso nao é so no Brasil muitas grandes cidades americanas também estso no mesmo caminho, morei 13 anos na capital, hj voltei pro meus estado SC, moro em Joinville a maior cidade do meu estado, amo Sampa.
DEUS TENHA MISERICORDIA DE TODOS NÓS!
Vídeo e narração top parabéns pelo trabalho e obrigada
Vídeos bem produzidos e informativos que nem esse fazem falta no RUclips 😕
A maioria dos moradores de rua, tem a ver com vicios em drogas e nao com pobreza, essa é a realidade que ninguém fala por causa do politicamente correto
Então foi uma escolha, que se fodam!
E o consumo de drogas tem a ver com o que? Creio que essa seja a pergunta a ser feita
Diversos fatores, acha q só pobre usa droga?
Isso é verdade mesmo
Esse é o alternativo não direto pra esse motivo, existe um leque de circunstâncias pra isso, drogas, roubo/furto, sonegação por imposto ou por comprovante social, corrupção, imparcialidade real de direito sociológico, etc....
São muitos fatores, drogas são um pequeno motivo, mas não é o apogeu de tudo
Isso tá acontecendo em varias capitais do Brasil; aqui em Natal, o centro está quase deserto; poucas pessoas circulando; lojas fechando; predios abandonados, pixados, uma tristeza!
Uma correção: São Paulo tem 1.522,11 km2 (um mil e quinhentos) e não um milhão e quinhentos mil km quadrados.
Sou Paulistana, trabalhei no Centro Velho, e não era assim, muito triste ver Sampa assim!! Moro há 6 anos em Sorocaba e não tenho sdds nenhuma de São Paulo, amo a diversidade cultural, os barzinhos, mas vc não tem qualidade de vida, tudo caro, cheio, lotado!! Hj eu e meu esposo temos uma bebê de 1 ano 3 meses e somos muitos gratos a Deus por podermos proporcionar uma qualidade de vida de morar no interior do estado de São Paulo!!
Morei no centro de SP por quase 2 anos. Saí em Janeiro desse ano e logo depois estourou a Cracolândia. Vim pra Piracicaba e, de fato, melhorou tudo!
Em SP tudo é caro e não se tem qualidade de vida. Você trabalha o dobro pra pagar conta. Até os bairros afastados do centro não vale a pena, porque você caba ficando longe de tudo e o gasto de tempo e dinheiro pra se locomover são enormes.
Por incrível que pareça, alguém já assistiu Scooby doo? Depois de adultos descobrimos que os seres humanos são os verdadeiros monstros. O que acontece no seriado? Um local valioso é atacado por " monstros", e, consequentemente perde o valor imobiliário e as pessoas se mudam por qualquer valor. Depois o preço pode ir nas alturas se os supotos " monstros sumirem....
O Centro do Rio também vem sendo revitalizado, mas o desafio é grande.
Fizemos um vídeo falando sobre o Centro do Rio, da uma olhada no canal.
SP tb já revitalizou muita coisa, o centro de SP não é tudo isso de ruim que dizem, são alguns pontos, mas a mídia só mostram.os pontos ruins pois a mídia vive de notícias ruins, de desgracas, a região da cracolandia não corresponde nem a 2 % do centro de SP, aí dá uma ideia de que todo o centro é ruim, e que até toda a cidade é ruim.
@@plantarfazbem concordo, só falam a parte ruim do RJ e SP, mas temos muitos atrativos.
@@plantarfazbem como ter algo bom, se nem na rua conseguimos andar mais. Sábado agora fui no parque da Aclimação e na volta dois numa moto puxaram o celular de uma moça e sairam dando gargalhadas. O tanto de vidro estourado aqui no centro e celulares roubados… ninguém aguenta mais,fora os mendigos e usuários de drogas dando de louco passando do nosso lado aos berros!!! E o psicológico de quem vive assim, fica como? Mas diz aí como você consegui levar o centro de SP de uma forma mais leve.
Indignada!!! A quem interessa a pobreza na região, pedintes perambulando sem rumo, zumbis controlados pelo tráfico? Essas perguntas deveriam ser feitas aos nossos políticos e dirigentes do País.
Sou Paulista e Paulistano, no moro mais na capital, mas sempre que podia, ia andar por ali para matar a saudade, mas com a cracolandia, infelizmente desisti
Cresci em SP e digo, tenho pena de quem mora lá. De verdade mano, agora depois de 2 anos que me mudei pude entender e ver real o que é um céu limpo e azul, e respirar um ar de verdade, não andar na cidade e me sentir sujo por causa da poluição, fora o perigo e tudo mais. Desculpa ter que te deixar São Paulo, mas vc virou um ninho de toxidade enorme, pra 'morar' só tendo grana mesmo que aí vc vive encubado, encubado no seu condomínio com grades, encubado no seu carro, encubado nos lugares fechado, pq aproveitar a cidade mesmo tu não vai.
Esse estilo de vida "encubado" é padrão até em cidades pequenas.
Mas entendo seu comentário.
@@Anonimo-rh1no ahh sim, não que isso nao role em outras cidades, mas é que falei de SP em específico, por comparar tbm a cidade que estou agr l, Florianópolis, que literalmente vc se quer aproveitar a cidade toda
E eu que mudei pra Sp e amo, não troco por nada, paulistano não da valor pra propria cidade, reclaman da poluição e nem a cidade poluida do brasil, recoaman do trânsito mas aimda anda, reclaman do metrô mas ainda tem metrô e um dos
mephores do mundo, teclamn da cidade mas tem de tudo para fazer. Paulistano é muito ingrato, eu amo
morar e agradeço sempre
@@leory1277 Pode crer mano, querendo ou não cada um cada um, gosto e adaptação não se discute. A minha opnião é baseada em 25 anos morando nesse lugar, então tem um tempinho aí. Hoje meu pulmão e minha mente agradecem. Só que... se for falar de fatos, é de se constatar mesmo que são paulo tá esquecida mano.
@@leory1277Eu entendo a opinião do Gustavo, mas no meu ponto de vista as grandes cidades sofrem também com o fato de que boa parte de suas populações a consideram apenas um ponto de passagem.
Tendo em mente que um dia irão pra outro lugar. Isso faz com que a maior parte das pessoas não crie vínculo e muitas vezes nem boa vontade com o lugar onde estão.
E meu comentário não é focado no comentário que o Gustavo fez e sim em opiniões e comentários que ouvimos ao longo da vida.
muito interessante. obrigado!
Cresci no Bom Retiro, Centro e Higienópolis, depois trabalhei vários anos no Edifício Itália, agora eu evito ao máximo ir ao Centro, até de Uber eu me sinto apavorado. Lamentável 😥
Vídeo muito top !
Só não concordo com a frase , que a urbanização descontrolada trouxe abandono ao centro....
São muitos prédios embargados e obras abandonadas....
Não há punição ou ordem na mão da prefeitura, então vem o abandono......
Excelente vídeo 👏🏽👏🏽👏🏽
Não é só São Paulo, essa e a situação pôr todas às Capitais do Brasil. A decadente era quê estamos vivendo se reflete em tudo e em todos os sentidos. Os centros históricos e os lendários casarões tudo e situação de abandono, sem uso e nem manutenção. Uma simples atitude mudaria esse cenário, bastava recuperar os prédios e colocar todos os órgãos públicos, Municipais, Estaduais e Federal pára funcionarem nos prédios históricos recuperados. Ativaria novamente toda cadeia produtiva no local. Ocorre quê os senhores políticos preferem abandonarem os prédios históricos e pagarem aluguéis faraônicos pára funcionarem. Nas Capitais dá medo circular , são invasões dos prédios históricos, tráfico de drogas e outros delitos. Um descaso com a coisa pública, estão destruindo o país.
Quando é em SP aí vocês falam que é no Brasil todo, mas quando é em outra capital aí vocês gostam de falar só dá capital em especifico né?
@@alexluiz2328mas ele falou verdade. As capitais abrigam pessoas de todo tipo vindo de tudo quanto é lugar pra somar e muitas vezes pra ser um peso.
O Centro de Salvador não está nesse nivel de São Paulo, Não! Em São Paulo o declinio é bem maior
@@denilsonmeneses2078 Salvador tá bem pior. Falo porque moro aqui e já morei em São Paulo. O nordeste está tomado pela parte mais violenta de facções. Pretendo ir embora do Brasil ano que vem.
@@carolexpert Com a guerra la fora ? Boa sorte viu
Infelizmente os Estados principais estão abandonados,espero que os prefeitos das cidades vizinhas,fiquem de olho e não deixem os centros e os bairros a mercê desses desocupados ou usuários que estão acabando com o crescimento das mesmas!!...
Fiquem de olho pra não deixar o mal tomar conta;os empresários têm que ficar de olho também;senão daqui uns anos não teremos mais empresários,porque eles precisam do povo para consumir;mas como vão comprar senão tivermos emprego.
Acordam!!...
Quem ama ❤cuida.
Torço pra que realmente possa ser resolvido o centro história é tão legal a catedral da Sé é lindíssima.. mas se tornou um acampamento de moradores de rua ..ir nessa região é se colocar em risco. Eu já fui em grupo. Sozinha nem pensar. Muitas pessoas drogadas alucinadas agressivas...
Belo vídeo! Abraço!
Nossa cidade não merece, acho tão triste esse descaso, é um problema de longa data, mas o Centro nunca esteve tão ao Deus dará. 😢
Viví en Sampa por 8 años (décadas de 70 e 80), era otra cosa. Todo lo que se haga es inútil si no sacan a toda esa gente del centro y se les manda a su lugar de origen. Solo mano dura contra la delincuencia (Bukele en El Salvador) podrá resolver las cuestión. Derechos humanos para los delincuentes sólo va a llevar a empeorar las cosas. Lo peor es que este tipo de cosas van a seguir ocurriendo en otras áreas, la Av Paulista por ejemplo, en unos cuantos años se volverá tan peligrosa como el centro. Lo lamento, soy paraguayo con una hija nacida en Sampa, una madre ya fallecido también brasilera y soy un amante del Brasil y principalmente de São Paulo. En cuanto no toman en serio este asunto en poco tiempo va a ser imposible de vivir allí, pero ya va a ser tarde.
As autoridades Civil e Judiciárias, precisam se unirem, para criar um centro de tratamento, químicos, e cuidar da população da Cracolândia, e retirá-los do centro da cidade e removê-los para que sejam tratados.
Mas para isso as autoridades do executivo, precisam estar respaldadas na Lei.
Eu trabalhei de oficiboy na década de 70.na rua 15 de novembro.dava gosto andar no centro.
00:25 o tamanho da Cidade está incorrecta, esse valor 1,5 mil e não milhão, o Estado de São Paulo tem chega a ter 250 mil km2
Fiz estágio na antiga Telesp, rua 7 de abril há 30 anos, era maravilhoso caminhar pelo centro velho... Hj aos 46 sinto um saudosismo absoluto, é triste caminhar por lá, cenário de pura degradação... A última vez q fiz um passeio pelo centro foi em 2019, já estava degradado, imagina hj😢😢😢
moro aqui desde que nasci e ja vi muito prefeito ruim nessa cidade, mas essa gestão tem se superado em piorar os problemas que a cidade ja tem... impressionante como esse prefeito é ruim de trabalho
Sou carioca é fui assaltado por um cracudo saindo da galeria do rock, foi bem assustador porque o cara não pediu nada só apontou uma faca, seila algo meio selvagem e sem alma assustador de vdd, seila eu achava que estava acostumado com a violência, mas drogados são outro nível, parece que não tem alma
Tudo bem que na política, o governador do estado de SP age como "superprefeito" da cidade de SP, mas a associação a Tarcísio fica inapropriada porque o governo estadual não gerencia diretamente a cidade.
Dito isso, esse processo de decadência e fuga do Centro de SP é o que quase toda cidade grande vive, pois as pessoas que podem deixam a área em busca de qualidade de vida, segurança e fogem da degradação, da sujeira, da desordem. E nesse processo de fuga, somado ao mercado voraz, causam a expansão da cidade, cada vez mais cara e excludente.
Mas como trazer segurança, ordem e limpeza vai cair na acusação de "higienismo" e pelas experiências com o retrospecto, nada faz supor que isso mude sensivelmente para melhor no futuro.
Esse problema não é de agora!! Já estão se arrastando a muitos anos!!já teriam que ter tomado providências nas gestões passadas!! Não se resolve esse problema de uma hora pra outra !!Moro em são Paulo, já morei no centro,passo todos os dias no centro, notei uma boa mudança nessa gestão do Prefeito de São Paulo com governador Tarcísio ! Espero que melhore mais ainda
Tema é interessante e o canal é uma boa para levar essa questão a mais pessoas. Para contribuir com a discussão, seria legal colocar que esse ciclo de desinvestimento do centro tem uma ligação mais direta com o eixo de interesse das elites e das empresas ter se deslocado sentido oeste para a Paulista primeiro e, mais recentemente, Faria Lima. Além disso, pessoas sem teto que ocupam prédios abandonados na verdade podem até formar um movimento interessante na retomada de áreas degradadas e apontam uma solução viável para essa questão social que você identificou. Sucesso no canal!
Acho que isso é uma tendência em inúmeras capitais, eu moro faz 3 anos em Porto Alegre e o centro mesmo cada dia com mais lojas fechadas e placas de alugar, mas vemos os bairros desenvolvendo e abrindo lojas novas e comércios.
O CENTRO DE SÃO PAULO JÁ TEVE OS SEUS TEMPOS AUREOS, HOJE A SITUAÇÃO SE ENCONTRA DRAGICA POR RESPONSABILIDADE E RELAXO DOS GOVERNADORES E PREFEITOS QUE PASSARAM NAS GESTÕES ANTERIORES. A SEGURANÇA PUBLICA TBM COLABORA P/ O ABANDONO E O CRIME QUE TOMA CONTA NO DIA A DIA LEVANDO TERROR A POPULAÇÃO.
Estive em SP na semana passada e fiquei hospedado na região da Paulista. Contudo fui várias vezes ao centro. Fiquei surpreso pela quantidade de policiais no centro e me senti muto seguro lá. Pela mídia eu achava que seria assaltado lá. Fui na Sé, na Liberdade e outras localidades. Tudo muito tranquilo. Lógico que tive todos os cuidados. Não cheguei perto da cracolância.
*BOM DIA A TODOS! "O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O CENTRO DE SÃO PAULO????? " SIMPLES DE DESCOBRIR: "FALTA DE RESPONSABILIDADE, DE INTERESSE , DE VERGONHA NA CARA MAS...OS NOSSOS IMPOSTOS: AH! "ISSO" NEM OS GOVERNADORES E PREFEITOS "NÃO" ESQUECEM DE EMBOLSAR! E O POVO? AH! O POVO É DETALHE! AI DOS VENCIDOS E OS VENCIDOS SOMOS NÓS....O POVO!!!😥😢😥😢😥😢"*
eu particularmente acho que já era essa região antigamente era de boa ir lá na praça do Vale Anhangabaú e ou ir na galeria do rock ,hoje em dia dependendo da forma que vc estiver tipo desatento sei lá vc é roubado facilmente tem que ficar esperto ou seja deixou de ser um lugar de lazer i virou um local de loucura
Não é só na cidade de São Paulo que acontecem esses problemas. Não adianta tratar dos apenas dos efeitos. Se as soluções fossem tão fáceis assim como se sugere, tudo estaria um brinco na cidade. Vão só enxugar gelo nisso.
O país precisa ser repaginado inteiramente. E aí entram educação de boa qualidade e a liberdade econômica. A praga da corrupção no setor público com o privado só diminuirá com o povo escarecido, bem estudado e tendo liberdade para gerar riquezas. E por riquezas entende-se CAPITAL HUMANO, não recursos naturais.
Tem algo que não foi mencionado: a especulação imobiliária, vai ver o preco ridículo de aluguel nessa região, ai depois que ficou impossivel manter e degradou tudo esperaram a prefeitura entrar pra fazer os "retrofit" que não vai resolver o problema de moradia popular e segregação, tão só fazendo aptos 8/80, ou é um "studio" minúsculo de 20m2 ou uns aptos gifantes de 150m2 que só classe media alta pode comprar e essa galera mora bem longe do centro antigo.
A qualidade está tão boa, que até parece uma cobertura do repórter Roberto Cabrini. 👏👏👏👏👏👏
hahaha muito obrigado
A pichação também contribui e muito com o sucateamento do centro. Destrói os comércios de artigos de maior valor aquisitivo, já que ninguém quer andar em um lugar inteirinho pixado pra fazer compras. Os que mais reclamam da segregação são os que no final contribuem com ela. As pessoas fogem para shoppings e depois não sabem pq…
Mas aí é luta perdida, o pixo não vai parar (e nem deve na minha opinião).
Acho que lidar com os problemas sociais faz mais sentido que lidar com a estética nesse caso.
Trabalhei muito tempo na barra funda e na Auro tem um mural enorme lotado de grafite e pichações. Sempre foi uma rua voltada a comércio ambulante, até por ficar na frente da estação. No governo Doria pintaram o mural todo, a realidade do lugar não mudou, não aumentou a segurança, não mudou o "tipo" de pessoa que passava por lá, e isso mto por conta de que o problema ali não tinha nada a ver com pichação. Pra fechar, a calçada da rua continua a mesmíssima porcaria desde 2010...
Pois é. Pichação deveria dar pena de cadeia, e quem faz isso deveria ressarcir os danos causados. E há quem diga que essa bosta é arte...deviam todos ir para a cadeia.
@@deloreandmc88 chora maiskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esta em decadencia e isso ocorre com varias cidades latinoamericana s pós pandemia. Exemplo eu moro no Chile e a capital que é Santiago esta em crecente decadencia, fechou mais de 30% do comercio da cidade, subio muito os ambulantes e aumentou a delinquencia
Gracias a los comunistas y su maldito estallido social.
Culpa deste presidente imbecil estúpido ; louco etc tipo Luladrão
faz um vídeo sobre quanto custaria construir uma cidade para 100 mil habitantes do zero no Brasil
Olha, um tema bem interessante, muito obrigado pela sugestão.
A China construiu cidades para 12 mil habitantes no seu auge de crescimento, uma cidade que cabe toda a população de Portugal, por exemplo!! E infra estrutura de primeiro mundo.
Capa maldosa ,colocam a imagem do governador que acabou de se eleger, ligando a imagem do cara aos problemas antigos da cidade,.
Acho que o centro de Sao Paulo está cheio de "poblemas". :P
Obrigado pelo video. Ficou muito legal.
Facil falar do nosso velho centrão, dficil é resolver o b.o. Haddad tinha deixado o centrão top. Tava começando a ficar legal de novo ai dps cagaram em tudo. Dificil a situação atual. Tem que vir uma prefeitura top pra fazer acordo com o Estado e a Uniao pra colocar o centrão lindo como um dia ja foi!
Após a vitória do MDB em São Paulo para governo em 82, a capital entrou em decadência. Muitas obras paradas ou atrasadas por mais de décadas. O MDB deu origem ao PSDB que é um festival de desabamentos. O maior foi o do metrô de Pinheiros, feito a base de gesso e Isopor. A tragédia seria maior não fosse hora do almoço. Lembrando que as 350 obras do competente Engenheiro e grande pianista Paulo Maluf nunca deram defeitos e vazamentos para frustração do Corona Villa.
Moro em Curitiba mas sou de Sp, morro de saudades da minha cidade mas jamais voltaria pra morar aí, cada vez que vou em visita me assusto mais, eu ia muito no centro na galeria do rock, hj em dia não tenho mais coragem
Tudo é grana ! Se não tem grana na região, se a população não tem renda séria, o negócio vai desabar ... não adianta ficar com ilusões. As pessoas com renda preferem pagar ágio para morar em lugares sem lixo na rua, sem cracolândia, sem pichação. A diferença social fez com que a classe média alta se sentisse acuada no centro, então essa renda toda foi levada para novos empreendimentos em bairros como Vila Nova, Itaim Bibi, Vila Olímpia e Pinheiros, que se desenvolveram mais. Onde há grana, há desenvolvimento. Onde não há, há uma baita crise. É isso, direto e reto.
Os prédios mais antigos, do início do século passado, são bonitos, arquitetura clássica caprichada, mais os arranha céus construídos apartir da década de 60 até os anos 90, são muito feios. O centro velho de SP, precisa revitaliza as edificações, criar áreas verdes, parques e playground infantil, pra trazer qualidade de vida, além de segurança. É necessário visar e trazer a classe trabalhadora mais pobre, q vivem longe nas periférias pra habitar o velho centro.
O bom exemplo é a grande Londres, onde nos limites das cidades tem áreas verde, separando os municípios, não é tudo grudado e tumultuado como SP, em Londres a classe trabalhadora vive perto do transporte público,no centro, onde pode-se fazer quase tudo apé, os mais ricos q vivem na periferia, onde ficam bairros mais espaçosos com casas de maior padrão.
uma cidade maravilhosa com prédios históricos em todos lugares e a merce da cracolandia. É inadimissivel
Tem algo estranho na sua informação inicial. Se São Paulo tem um milhão, quinhentos e vinte dois mil quilômetros quadrados, então quanto têm o Brasil? Corrija aí. São mil, quinhentos e vinte e um quilômetros quadrados. 1.521,202 Km2. Os números depois da virgula representam a fração de quilômetro.
O vídeo retrata a situação de decadência do centro velho de SP de 1 ano atrás! Mas a diferença de SP para o Rio e outras cidades, é que SP tem 7, sim sete centros, ou regiões centrais espalhadas pela metrópole! Paulista, Faria Lima, Berrini, Vila olímpia e outras! Hoje já se vê muitas iniciativas para melhoria e revitalização do centro! O policiamento foi redobrado e a criminalidade diminuiu de 61% de 1 ano para cá! Várias leis de incentivo foram aprovadas que facilitam os retrofits - tem dezenas em obras! Vários prédios comerciais abandonados estão virando residenciais! E facilitam novas construções onde haviam velhas lojas fechadas! A Prefeitura está diminuindo e muito o número de moradores de rua com casinhas populares para eles, internamento médico e dando passagens de volta para suas cidades (quase todos são de fora, a maioria do Nordeste). O governo do estado vai construir uma Cidade Administrativa concentrando todo o governo na parte do centro onde fica a Cracolândia! E a iniciativa privada está investindo muito. A região da República está virando um grande polo gastronômico! E muito mais! O centro está renascendo!
Cara... A área da cidade de São Paulo é de UM MIL E QUINHENTOS E VINTE E DOIS KM2, não de "um milhão...". O Brasil possui 8,5 milhões de km2.
Concordo, algo teria que ter feito quando iniciou para não ter uma proporção lastimável como está SP. Insegurança, sujeira, lixo e principalmente nos finais de semana, quando turistas passeiam pela capital.. Ainda tem informações turísticas, onde????
Tem é que acabar com às invasões em prédio público e particular. Tais inovaçãoes transformam os lugares e seus entorno, em um esgoto a céu aberto, e um depósito de lixo, e os locais invadidos num antro de tudo que não presta
Quanto mais vou para São Paulo, mais eu gosto do interior.
Eu detesto interior
@@carolexpert vc já acostumou com o cheiro de bosta do rio Tietê, o trânsito de 2 horas pra andar 1 quilômetro e com os noia da cracolandia pra todo lado. No interior não tem nada disso.
Somos dois então. Essa cidade é nojenta, vivi meus 25 anos aqui e só quero ir embora.
Amo um interiorzinho💝
Isso e uma agenda e tudo e intencional. Grandes construtoras estão usando dessa marginalização para comprar prédios inteiros aproveitando a desvalorização para depois resolverem os problemas e alimentar a especulação imobiliária.
Quando as pessoas tirarem os manuais e cartilhas do "politicamente correto"e os tais "Dir humano";E serem honestos com o mundo que está desmoronando aos olhos de todos que finge não ver.
O problema do Centro de SP é o excesso de prédios comerciais, quando a demanda é justamente o contrário, já que prédios residenciais são ainda muito escassos nessa região.
Um erro de calculo: me lembro quando Gilberto Kassab disse que não queria mais luminosos , propagandas porque isto atrapalhava o visual da cidade .No que deu? A cidade virou um lixo com Pixaçoês por todo lugares .Outra coisa é que deveria restringir o comércio na região central da cidade .E agóra? A cidade morreu e os bairros estão fortalecidos no comércio . Outras coisas mais é que ninguem quer morar no centro com imóvel tão caro . Muitos mudaram para bairros ou outros municípios. O problema é isso tudo.
Deveria revitalizar o Centro de São Paulo.
Na cidade do Salvador ,ainda na Gestão ACM o centro histórico foi revitalizado.Pelourinho ,Terreiro de Jesus.Onde ficam Igrejas antigas como a Catedral da Sé e Igreja de São Francisco ,muito lindas.A maioria dos turistas sempre visitam estas igrejas.😂😂❤❤❤❤
*O problema é que São Paulo manda dinheiro para várias cidades do Nordeste, onde os prefeitos nem fazem questão de desenvolver o município, pois, pelo pacto federativo, quanto mais pobre o município, mais dinheiro ele receberá* !Aí é melhor embolsar o dinheiro e deixar as cidades sempre em mau estado e subdesenvolvida, já que outros bancarão você! Socialismo na prática!
Gostei do vídeo, da abordagem e tudo mais. Só que fica a dica pros seus vídeos não ficarem uma cópia descarada dos vídeos canal Elementar, pode até seguir o formato mas tenta colocar sua personalidade.
É apenas uma crítica construtiva, forte abraço!
Obrigado meu amigo, satisfação em ler seu comentário.
Já parou pra pensar que pode ser o Elementar quem está me copiando?
Gostei das imagens antigas, dão uma sensação de nostalgia 🤗
Mas,se a lei tem o poder de desapropriação ,a respeito dos imóveis ,que não estão cumprindo os requisitos da lei ,por não ,a Cracolândia, não sofre também a lei ,pois está atingindo o direito dos moradores ter o direito de ir e vir ,sem a perturbação e a segurança .
Não seria o caso de uma intervenção ,e internação compulsória?
Algo tem ,que ser feito ,pois os dependentes ,são tratados como doentes ,e doentes ,carecem de hospital ,ou uma política de saúde pública .
Como resolver uma situação dessa ?
Moroem São Paulo há 40 anos e o centro SEMPRE foi abandonado e degradado, nunca foi diferente e nunca será.
Década de 70/80 não era assim não.
Creio que revitalização do centro não é possível... quem chegou a ver o centro como um local de passeio nos fins de semana, não tem esperanças de melhorias 😢😢
Desculpa. Mas 1,5 milhão de kms² é a área aproximadamente do Estado do Amazonas, aqui no Norte do Brasil. Sampa possui + ou - 1522 kms²
A CULPA DO ABANDONO E DECADÊNCIA DE SP NÃO É DO TARCÍSIO DE FREITAS.
1º ANO DE MANDATO , TENHAM PACIÊNCIA !!!
TRABALHO DE LONGO PRAZO 👈
Bolsonarista vive de Ilusao 😂😂😂😂😂
Tarcisio de freitas representa a direita, que está no comando de são paulo a 26 anos direto, tire suas conclusões tendo isso em mente.
@@fabiobatista275 pra min o crime organizado que manda em sp e rj.
Ou seja melhor paga imposto para pcc ou cv. Kkkkkk
Governo faz nada para seguranca publica, comerciantes e trabalhadores sao refem do assaltos.
Quando nao o STF proibe atuacao da rotam e bope nas favelas. E a Globo fica fazendo materia pro bandido de favela.
@@fabiobatista275 não tem nada a ver com direita x esquerda, tem a ver com competência mesmo. Quem administra a CIDADE é o prefeito e não o governador, e nas últimas décadas tivemos várias administrações, todos foram incompetentes para resolver os problemas da cidade e a cada ano isso se agrava. Esse último prefeito é PÉSSIMO, o único problema que ele gosta de resolver é recapear rua e mais nada.
@@dihogo.gamers Seu argumento é de um perfeito lunático sem estudo, induzido por uma mídia podre e adoradores de bandid0s como seu Lularapio. Não tem fundamento algum por tanto, é mais fácil ficar repetindo adjetivos feito um papagaio.
O que precisa ser feito é a prefeitura eleger através de licitação construtoras para sob mandato localizar donos de todos prédios de quarteirões inteiros e negociar com eles a compra e demolição destes imóveis, após a demolição remodelar e lançar novos empreendimentos imobiliários, totalmente modernos
Colocar todos que moram nos prédios nas ruas e tornar a vida mais difícil quem pensar morar lá, parabéns, péssima ideia
@@IgorJuanOrtegaPerez claro que não, os moradores de tais prédios antigos e em péssimas condições receberiam a alternativa de serem proprietários de unidades nos imóveis a serem construídos, mediante a venda de seus aptos ou se forem locatários com suporte dos programas do governo já existente adquirir sus propriedade.
Infelizmente a especulação imobiliária junto com diversos fatores fizeram com que o centro tenha se tornado um vazio completamente abandonado .
Sem políticas de inclusão não vamos sair do lugar
Com essa violência fica difícil, impossível!
Sou paulista tenho 38 anos de idade nasci e fui criado em SP. ...
Trabalhei ... Em diversos hoteis do centro hj so consigo emprego da Av Paulista pra frente.
Na minha opnião o erro foi do poder publico com o crecimento da Crocalandia .... E o centro foi anbonado e os dependestes quimicos dominaram ... O centro ... E para reverter vai dar trabalho ...
Como engenheiro civil, digo que a área central de SP precisa ser revitalizada. Mas como? Existem muitos prédios abandonados que devem ser demolidos e dar espaço a praças e espaços verdade. É preciso dar vida ao centro. Só assim os outros prédios sejam revitalizados e possam atrair negócios e moradores. Talvez 30% deveriam retirados.
Os prédios abandonados devem ser reformados e entregue como moradia
@@jamessantannajunior4874 concordo que devem ser reformados. Mas existem muitos. Alguns caindo as pedaços. É muito melhor abrir espaço pra cidade respirar. Reformar alguns e demolir outros. Um bom projeto arquitetônico com áreas arborizadas criando espaços Verdes trará vida.
Uma vergonha ter tanto imóvel vago sem nenhuma função
Exatamente, algo deveria ser feito com estes, nem que der a possibilidade de moradia digna a custos sociais e centros para tratamento
Por que não revitalizar o Centro de São Paulo hoje degradado
Na Bahia há muitaa décadas atrás o Centro de Salvador foi revitalizado na gestão do ex governador Antonio Carlos Magalhães.Hoje recebe visitas de milhões de turistas.
Suponho Revitalizar o Centro de São Paulo haverá retorno financeiro...
Talvez esteja enganada...
😂😂❤❤❤❤❤
VERDADE ERA UM FORMIGUEIRO DE GENTE, MOREI NASCI SÃO PAULO, AGORA ME CONTA DO CENTRO DE SÃO CAETANO DO SUL, MORO SÃO CAETANO ESTA VAZIA,ACABOU A CIDADE SÓ PLACA,VENDE SE, ALUGA ,VAZIA😮
A mecanização da agricultura (necessária pela explosão demográfica) trouxe o êxodo rural fornecendo mão de obra para a indústria que existia antes do crescimento da indústria chinesa. Dar manutenção nesses imóveis não vendáveis é colocar dinheiro bom em cima de dinheiro ruim. O tráfico, porém, dá muito dinheiro e só acaba com uma legislação chinesa que países católicos não aceitariam.
É preciso atitude e coragem política, o centro da grande São Paulo é uma vergonha que causa até vômito pois existe até muitas fezes humanas nas calçadas.
Mas claro que existirá, se não for realizado algo para pessoas que moram nas ruas e usuários a tendência é piorar
não são 1 milhão 522 de kilometros quadrados.
São 1.522 kilômetros quadrados, mais 986 mil metros quadrados.
Tem a divisão de ponto e vírgula, mas a pessoa do vídeo leu tudo como se fosse uma coisa só.
Se pegarem firme na tarefa, pelo menos 20 anos de obras para melhorar a situação, caso contrário, vai virar um lixão.
Tudo está correto socialmente falando. Porém o centro de São Paulo, e eu vi isso, era um lugar nobre e caro. Foram surgindo outros centros, pouco a pouco, mais baratos e novos, sem o apelo comercial, já que o principal do centro eram negócios relacionados ao meio financeiro. O deslocamento do centro financeiro, que além dos valores dos imóveis, não tinha mais espaço para expansão, foi se deslocando. Junto com isso, começou um esvaziamento do comércio pela saída dessas empresas finaceiras, principalmente bancos e financeiras. Aí sim, começou o esvaziamento e degradação da área pela não redirecionamento de outros empreendimentos para a região. Nasceu a Paulista que pelo mesmo motivo, fez nascer a Faria Lima. Nasceu a desvalorização e desinteresse pela área, bem abastecida por transporte e estruturas de apoio. Esvaziada, gerou a ocupação de pessoas em condições menos favorecidas, de resto é o que está aí. São pelo menos 30 anos ladeira abaixo partindo da saída generalizada daquilo que movia o centro, o sistema financeiro. Uma aceleração ocorreu nesse meio tempo, bancos e financeiras foram incorporadas por instituições maiores e suas antigas sedes fechadas. Esse foi o ciclo, o abandono ocorreu depois. Um bom exemplo do não abandono na época, sempre foi o fácil acesso via ônibus e a primeira linha de metrô da cidade. É uma região degradada, porém riquíssima em sua história arquitetônica e a história do comercio varejista paulistano. Triste fim para um local onde já reinou o glamour de uma cidade que representava o poder econômico brasileiro. Quem sabe no futuro alguém consiga reviver a região, todos os prefeitos tentaram, ninguém teve competência.
São Paulo não tem 1522.000 km2 são Paulo tem 1522 km2 1.522.000 km2 é uma área maior que a do Egito que tem 1 milhão de quilômetros quadrados cada quilômetro quadrado equivalem a 1 milhão de metros quadrados
A Cracolândia é, principalmente, problema de saúde. Acredito que um ser humano que vive no contexto de total entrega ao vício deve ser internado, em clínicas sérias e não ligadas as igrejas, de forma compulsória. Aí entra a justiça pra fazer com que esse problema de saúde seja resolvido. E SIM! Internações pagas com dinheiro público. O mesmo dinheiro público que nós é roubado pelos políticos. O mesmo que dar vida luxuosa pra famílias de militares, políticos, judiciário. O dinheiro tem de ser investido para o bem todos. Precisamos tomar vergonha na cara e parar de achar que um problema social não é de todos.
60 por cento dos moradores de ruas não são usuários, e isso melhoraria apenas uma parcela do problema que iria permanecer, não é resolução
Incentivar as indústrias e escritórios ir para cidades ao redor da capital, melhorar a infraestrutura das cidades vizinhas é um bom começo
Acho que isso já acontece, mas não vejo como isso resolveria o problema do centro
Nesse ponto o vídeo acertou na mosca, a Cracolândia acaba com qualquer interesse comercial na região, tratar esse problema com seriedade e aplicar políticas de readequação dessas pessoas ao mercado de trabalho (inclusão social) já resolveria boa parte do problema. O BO é que entra governo e sai governo e as mesmas medidas são aplicadas, gerando zero efeito.
Já tá mais que provado que internação compulsória, cercamento dos locais e prisão da população não resolve o problema, ou o estado age de maneira assertiva ou esse problema vai perdurar pra sempre
Por que não fazer um program Globo repórter do Centro de São Paulo?Provavelmente terá uma grande audiência em todo Brasil.