Pessoal, corrigindo uma informação do vídeo, teve uma confusão de datas no começo. Eu falo que o avião foi adquirido em 1954 pelo Juscelino Kubitscheck. De fato o avião foi adquirido em 1954, mas o JK ainda não era presidente. Ele se tornou presidente em 1956 e o VC-90 do vídeo entrou em operação em 1957 e o Juscelino Kubitscheck foi o primeiro presidente a voar nesse avião.
Mostra por dentro 1 BRA - Varig 737 - 800 - 1 Webjet - 1 BETA CARGO 1 PROMODAL CARGO 1 TCB mostra gente ESSES AVIÕES AI FAVOR NUNCA TIVE CHANCE DE VER ANTIGAMENTE
Gostamos muito das suas reportagens... está tudo certo e uma informação... Um dos primeiros Viscount da Vasp, foi pego na Suécia , pelo pai de um grande amigo meu , comandante e piloto da empresa , em 1958 , Grande Comandante Honorato, já falecido ... uma curiosidade a mais pra todos do Canal ...
Era o que eu ia alertar a você, Fernando: até Agosto de 1954, o presidente era Getúlio Vargas. Após sua morte, até meados de 1955, o presidente foi o vice de Getúlio, Café Filho. 🤟🏻🤟🏻
Meu pai foi piloto desse avião entre 1972 e 1978, e eu voei muito "de saco" nele! Como eu era pequeno conseguia entrar atrás da cadeira do piloto na hora do pouso e decolagem, com a cabeça batendo em um dos ventiladores da cabine. Tive mais horas de vôo no Kafona em pé do que sentado. Também me deitei na cama, nas poucas vezes que nenhuma autoridade estava a bordo e a tripulação abria a parte presidencial para as famílias. Até fiz um pouso deitado na cama (claro que era proibido!), mas os pilotos só faziam pouso "manteiga", por isso não me arrebentei! Meu pai, claro, nunca soube dessa façanha, e eu me orgulho muito de ser um dos poucos malucos a pousar no Galeão deitado! Doces lembranças de uma infância FABiana. Muito obrigado Fernando, esse vídeo é precioso para mim!
A PALAVRA de DEUS para vocês POR QUE DEUS ENVIOU JESUS À TERRA? Deus enviou Jesus à terra porque nos ama muito. Essa é a resposta mais simples que podemos dar, e que a Bíblia resume bem em um dos versículos mais conhecidos no mundo todo, ( João.3:16 ) "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." Essas são palavras do próprio Jesus, explicando um pouco da sua missão. Olhando para esse versículo nós podemos entender um pouco melhor por quê Deus mandou enviou Seu Filho ao mundo para nos salvar. O problema do ser humano é o pecado. E o pecado leva à morte ( Romanos.6:23 ) "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." tanto física como espiritual. A morte espiritual significa separação completa da Fonte da vida, Deus. Como Deus nos ama tanto e não quer que nós pereçamos (morramos), passando uma eternidade longe dele, Ele decidiu enviar o Seu próprio Filho para morrer no nosso lugar e pagar o preço pelo nosso pecado ( 1João.4:10 ) "Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados." Todo aquele que acredita naquilo que Jesus disse, acredita na Sua morte e ressurreição, e isso é suficiente para restaurar o seu relacionamento com Deus, o preço já foi pago. Para essas pessoas, a morte espiritual não vai acontecer. ( Romanos.8:1 ) "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus." ( João.5:24 ) "Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida." ( Romanos.5:1 ) "Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo," Assim nós podemos ter uma vida eterna com Deus. Deus nos ama muito. Nós estávamos separados de Deus por causa do nosso pecado, e condenados a passar uma eternidade longe dele. Deus enviou Jesus para pagar o preço (sofrer a consequência) do nosso pecado, isto é, a morte. ( Isaías.53:5 ) "Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Quem crê em Jesus como seu Senhor e Salvador não vai morrer eternamente, mas viver eternamente com Deus. "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João, 14:6 ) "porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo," (1 Tessalonicenses, 5:9 ) "E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos." (Atos, 4:12 )
@@filipenunes304 Dia 21 de abril é feriado no Brasil, porque se comemora o Dia de Tiradentes. A data remete ao dia da morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o que ocorreu em 21 de abril de 1792. Joaquim José foi um dos líderes da Inconfidência Mineira.
Sou vizinho do MUSAL a 44 anos. Resido no bairro de Sulacap e tenho muito orgulho de presenciar as atividades da FAB. Lembro de Viscount chegando voando. Vi o C-46 Curtiss chegando voando também em 1998. Pra mim o mais marcante foi a chegada dos P-16A e P-16E Tracker em julho de 1995. Foi uma chegada diferenciada porque fizeram várias passagens a baixa altura com aquele som maravilhoso de seus motores radiais. Eu sou apaixonado por essa região do lendário Campo dos Afonsos. Aqui que tudo começou. As vezes fico pensando na quantidade de aves históricas que sobrevoaram essa região do Rio que eu nunca vi voar. Aqui já foi palco de muitos momentos históricos como a AFA e o nascimento da Esquadrilha da Fumaça.
Fernando, em 1972 esse avião foi protagonista de um evento muito interessante, a visita do então ministro das relações exteriores, Mário Gibson Barbosa, a nove países da África. Por solicitação do próprio ministro, a FAB foi acionada para conduzi-lo nos trechos em território africano. A viagem durou 42 dias e teve um aspecto muito interessante, que foi a logística, já que o Viscount não tinha autonomia suficiente para levar os passageiros em voo direto até a África. Assim, o avião teve todas as suas poltronas retiradas, para dar lugar a tanques sobressalentes de combustível. Mesmo assim, o avião ainda precisou fazer escalas em Fernando de Noronha e Ilha do Sal. As poltronas foram levadas em um C-130 Hércules e o ministro foi em voo direto em um Boeing 707 da VARIG. Na volta ao Brasil, toda a operação foi repetida. O meu pai foi um dos pilotos dessa missão e tenho muitas fotos dessa viagem. Por algum tempo, as bandeiras dos países visitados foram pintadas na parte externa do avião. Nos anos de 1986 e 1987, eu tive o prazer de colaborar com a manutenção do “Cafona”, no período em que servi no PAMA-GL, o Parque de Material Aeronáutico do Galeão, unidade cuja atividade fim era a manutenção de aeronaves, sendo as principais o C-130 Hércules e o C-91 Avro. Havia um alvoroço quando o Viscount chegava, pois era um avião muito querido por pilotos e passageiros, mas a dificuldade de peças para os serviços já se fazia presente. Muito obrigado por essa reportagem, ela me possibilitou recordar muitos momentos maravilhosos! Um forte abraço!
3 года назад+19
O Viscount foi, sem dúvidas, uma das poucas "bolas dentro" (do ponto de vista econômico) do Comitê de Brabazon.
O Bristol Britannia merece um vídeo sobre o voo Buenos Aires - Tel Aviv feito em maio de 1960. Foi usado pelo serviço secreto de Israel para sequestrar Adolf Eichmann. A operação quase deu com os burros n'água na ida devido ao controle de tráfego aéreo em Recife. A torre de controle deu a altitude de pouso em METROS em vez de pés...
Já comentei no vídeo do Bristol Britania. Era um baita avião que não pode ser considerado fracasso.
3 года назад+2
@@ricardobraga3400 O Britannia vendeu pouco, embora tenha sido um primor de tecnologia. Como comentei de um ponto de vista econômico, ele foi um fracasso sim. Desse comitê e da aviação britânica em geral, só escaparam o Viscount, o One Eleven e o Islander.
@ Nessa época eu morava no Campo Belo e saia de casa para ir a Congonhas ver os aviões. Não existia segurança e se podia entrar na pista e nos aviões que estavam com a escada e portas abertas. Entrei em quase todos os aviões que operavam lá. O Britania foi um que não pude entrar. Ele era maior que um Viscount ou Electra e do tamanho de um DC 7 C da Panair. O som dos motores impressionava demonstrando potência, bem diferente do som dos outros turbo hélice. Muito depois descobri que a Transcontinental era uma empresa argentina e fazia um bate volta Congonhas Buenos Aires.
Parabéns pela matéria sobre o "CAFONA". Pensei que nunca mais veria essa querida aeronave. Voei nele muitas vezes no período de 1981 a 1984, no saudoso Grupo de Transporte Especial, Unidade da FAB que carrego boas lembranças em minhas memórias. Abraços aos colegas daquela época. Você foi muito feliz na escolha dessa matéria. Faça um vídeo sobre o jato HS-125, que faziam parte da frota do GTE. Você fez uma reportagem sobre o Boeing 737 presidencial, faça também dos HS-125. Estão corretas as informações que você publicou em seu vídeo. Parabéns pela excelente escolha. Muitos colegas ficarão felizes por trazer essas lembranças para o momento atual.
Cara, a Vasp doou um exemplar desse avião aqui para a prefeitura de Piracicaba. Ele foi colocado no zoológico municipal e lá ficou por décadas. A princípio ele foi usado como cinema. Depois ficou tempo abandonado e muito deteriorado. Não tendo como mante-lo, ele foi vendido para a prefeitura de Araçariguama, e está lá desde então. Saudades desse avião.
A VASP doou esses Viscounts para várias cidades! São Paulo, Piracicaba, Bebedouro, Rio Claro, RJ... Quase tds foram depredados ou destruídos nos aeroclubes em q foram doados... Os únicos que se salvaram foram os de Piracicaba (depois Araçariguama), os 2 de Bebedouro (um no museu e outro no jardim da fazenda dos Matarazzos) e este VC-90 do Musal... Dos outros nada mais resta.
@@diogobroleze9378 Me lembro quando criança, em uma excursão de escola, saímos de Campinas rumo a Serra Negra e um dos pontos do passeio foi uma visita ao morro onde esse avião ficava. Triste saber que foi destruído.
Q saudade do Cafona!!! 2101 do Grupo de Transporte Especial.... Voei muito nele, não como tripulante operacional mas por ser do efetivo do GTE. O apresentador esqueceu ou não foi informado q por trás do guarda roupas da suite do presidente, há acesso a um pequeno espaço onde existia ou existe uma pequena cama próximo a empenagem. Só os " perus" de vôo que sabem disso....rsrs
O primeiro vôo dessa aeronave foi em 09 de dezembro de 1957. Na cabine (cockpit) eram, na FAB, 3 tripulantes (2 pilotos e 1 mecânico), a tripulação completa do VC90 eram 2 Pilotos, 2 Mecânicos, 1 Rádio telegrafista e 2 Taifeiros. O apelido CAFONA só foi dado após deixar de ser presidencial. Na época o SO CARVALHEIRO (Rádio telegrafista) compôs um belo acróstico formando o apelido!
Da uma sensação diferente vermos um avião presidencial, aquela sensação de ser brasileiro e pensar no país tão grande , tao bonito e com tantos problemas, que poderia ser grande desde sempre, obrigada pelo vídeo.
Que saudades! Eu fiquei horas observando este avião nos meus intervalos de almoço quando fazia Auditoria na VASP e ele estava hangarado lá! Era muito lindo e bem conservado. Chequei a subir nele uma vez
Este avião, como todos os aviões da Fab também tinha na tripulação um Mav , mecânico de vôo, então neste modelo tripulavam 1p 2p Mav e um Rt vo, e um comissário.
Uma curiosidade que passou batido. O desenho ao lado do Brasão da República é um barrete, uma representação pequena de uma condecoração militar (medalha). Esta em específico significam 30 anos de bons serviços prestados.
Fernando, em 1954 o Brasil teve dois presidentes. Getúlio Vargas e, após sua morte, Café Filho. Um dos dois comprou essa aeronave. JK foi eleito em 1955 e tomou posse em 1956. Muito obrigado pelo seu conteúdo!
Fernando, seu vídeo me trouxe uma agradável lembrança. Era adolescente e minha vó levava a gente no terraço de Congonhas para ver o Viscount da Vasp ligar o 1o motor, depois o 2o motor e, pausado, até o 4o. A cada motor a emoção e o barulho parecia que ia estourar nosso peito. Que lindo! Inesquecível esse turbo hélice para quem já era apaixonada pelos DC-3 e os C-47. Depois, a grande paixão pelo Caravelle. Que saudades! Obrigada.
Onde andam BAC 111, que vc citou no video, hoje 69 anos e lembrei ,(meu pai era da Aeronáutica) que vi varias vezes o pouso e decolagem desse avião, voltei muitos anos vendo o Viscount. Mostre tambem o Vickers, o Douglas e os Beechgraft que serviram as autoridades daquela época. Parabens!!
Esses retornaram pra Inglaterra. A aeronáutica costumava ter como avião presidencial, modelos de sucesso comercial para que tivesse facilidade na reposição de peças. Enquanto os Bac one elevem estavam operando na Sadia/transbrasil, justificava-se sua operação militar para o transporte presidencial. Uma vez aposentados na Transbrasil, a FAB devolveu os 2 One-eleven para seu país de origem e adquiriu o Boeing 737-200, q já era sucesso por aqui.
caramba que extraordinário. O mesmo tempo que o Fernando tá gravando vem essa imagem espetacular dos para quedistas brasileiros saltando. ótimo vídeo Parabéns Fernando 😃
Faz vídeos de acionamento de aviões aposentantados é bem interessante ver máquinas paradas a anos voltando a vida, tem um 737 da vasp que foi restaurado por um empresário está em exposição e funcionando
@@aeroportrasdaaviacao Fernando,se der pode mostrar o interior dessa aeronave? Minha mãe voou no Boeing 737-200 e tenho até os potes de porcelana da vasp,da varig,talheres da vasp,varig,da Tam,tenho até guardanapos de companhias aéreas atuais e uma colherzinha pra mexer café da Varig. Tinha uma faquinha de manteiga da Latam mas infelizmente quebrou. Ganhei tudo isso de presente 😂😂😂
Este avião, após deixar de transportar os presidentes, continuou operacional, transportando autoridades estrangeiras, ministros etc. numa dessas ocasiões, estava no terminal de passageiros militar em Val-de-cans, em Belém, perambulando por ali enquanto meu pai cumpria seu expediente no então NPV. Era garoto. De repente pousou um aviso desses e ao parar no terminal um dos SO de serviços perguntou se não queria ajudar no desembarque de passageiros. Eu não titubeei e topei na hora. Quando subi a bordo, vi que se tratava de um time de basketball de PNEs, brasileiros, chegaram a Belém para uma demonstração. Então iniciamos o desembarque. Foi muito legal, eu um garoto de 13 anos, junto com os soldados ajudando a desembarcar aqueles atletas.
Boa noite Fernando. Estou revendo o episódio do Viscount presidencial e sempre quis comentar. Já voei muito no Cafona no final da década de 1970 inicio da de 80. Mesmo fora do serviço presidencial ele continuava ativo (muito) para treinamento de tripulantes, incluindo serviço de bordo. Como ferramenta de treinamento ele fazia uma verdadeira ponte aérea entre a Base Aérea de Brasília e a do Galeão. Apesar de Brasília sediar os ministérios militares o Rio de Janeiro detinha as unidades mais importantes. Como eram comuns os vôos de treinamento entre as duas cidades existiam listas de 'caronas' em que militares e familiares podiam se inscrever e torcer para serem chamados, às vezes com minutos para o embarque. Parabéns pelo canal.
Tive o prazer de voar num Viscount da Vasp que ia de São Paulo a Ilha Solteira no início da década de 70. Eu tinha uns 12 anos e foi minha primeira experiência nos céus. Guardo na memória aquela viagem.
Tive a sorte de voar nessa garça em duas oportunidades, na década de 1980, indo de BSB para o Galeão. Mesmo já sendo um avião antigo, ainda era glamouroso.
Cara, é incrível a quantidade de conhecimento que tenho adquirido vendo seus vídeos e também do Lito. Só estou esperando ter melhores condições financeiras para fazer o curso de aviação! Obrigado por todos estes conteúdos! Abraços!
Os ultimos Vickers Viscount 806 voaram nas Canária ate 1988 pela companhia Líneas Aéreas Canarias. Anos depois foram postos em venda como sucata. Ainda lembro ver umo deles no patio do aeroporto de Los Rodeos, ilha de Tenerife, no 2005.
Muito legal. Grato. Lembro deles em Congonhas com um assobio de motores que nenhum outro tinha. Também o compartimento dos pilotos que parecia adaptado olhando de fora.
Voei em um desses da VASP na ponte aérea em 63 quando tinha 6 anos - só consegui identificar por causa do tamanho das janelas que eu amei pois dava para eu olhar durante o vôo
Parabéns pelo vídeo sobre essa bela aeronave, vi que também tem um p2 v-5 netuno perto desse viscount, meu pai foi de uma das tripulações do p2v-5, gostaria se possível de ver um dia um vídeo seu sobre ele, grande abraço
É legal ver este avião e você não olhar apenas como um avião presidencial, mas olhar como foram as viagens, decisões, os voos em si e toda a história que envolveu este avião. Eu gostos dessas coisas, da história por trás de um item. Ótimo vídeo, Valeu!!
Não importa a tecnologia eu sempre vou achar lindo coisas com paineis analogicos ou vintages. eu que trabalho com audio amo meus hacks analogicos com v.us de disco. que maravilha
Meu tio, Cmte. Silvio Teixeira, pilotava esses grandalhões da VASP nos anos 60. Depois foi para os B727 e B737. Eu era bem pequeno, mas nunca esqueci do silvo mata-cachorro que saía desses 4 turbo-hélices.
Bom Dia. Sei que no momento vc está fazendo vários vídeos com exemplares antigos da aviação brasileira. Mas, caso seja possível, gostaria de ver no seu canal como funciona um avião UTI e quantos e quais tripulantes trabalham nesta aeronave (no caso quantos comissários e quantos médicos ou enfermeiros embsrcam). Avião esse que transporta doentes a longas distâncias, de um hospital para outro talvez.. Um abraço à todos deste canal! Estou adorando mararonar seus vídeos.
Esse lançamento do C-130 Hércules acho que foi na semana passada. Tinha um voando por aí , vi pelo Radar24. Aqui na base aérea de Santos fez 3 anos agora (janeiro/ fevereiro) que teve lançamentos e também Última vez que pousou um . Teve esse ano uns 5 ou 6 pousos de 2 CASA 295. Moro pertinho, menos de 1.390 metros da cabeceira 35. Curto muito. Bom vídeo. 🇧🇷🚁🛩️
Video fantástico!! Muito, mas muito raro ver qualquer video mais detalhado sobre os Viscount, qt mais dentro dele! Em tempo, até hoje ele tem as maiores janelas da aviação comercial, nunca mais igualadas!
Fiz uma viagem neste avião um pouco antes dele se aposentar. Servia no Rio e sou de Brasília. Fiz essa viagem pelo CAN,(correio aéreo nacional nacional). Lembrei disso pela característica das janelas que eram enormes.
Olá, Fernando. Excelente vídeo! Parabéns a você e à sua equipe de produção. Parabéns também pela entrevista no Pandaviation. A empresa britânica fabricante de aviões Vickers fabricou um grande bombardeiro de sucesso já no último ano da primeira guerra mundial, em 1918, o Vickers Vimy, que nos anos posteriores foi usado para quebrar diversos recordes de vôos à longa distância, por muitos lugares do planeta. Grande abraço. André. Canoas-RS.
Durante a construção de Brasília muitas vezes Juscelino Kubitschek transportava até sacos de cimento nos aviões que o levavam para inspecionar a construção de Brasília e, mandou construir um palacete todo de madeira, que era de uma altura de uns 3 metros provavelmente por causa dos animais noturnos, que pudessem rondar as construções.
Faz um vídeo sobre avião agrícola.. oque teve que ser modificado.. qual avião usado..E como é feito a pulverização... o que foi adaptado pra isso.... abrass
..lembro de que uma vez meu pai me levou ao Aeroporto de Jacarepaguá, aqui no Rio de Janeiro..e eu vi, encostado num canto do pátio, um dos Viscounts da Vasp..a pintura estava bem apagada e como estava exposto ao tempo, ele estava meio mau tratado....então me aproximei para vê-lo de perto..dá tristeza ver o descaso, mas estar perto de um destes belos aviões foi marcante..
Muito legal, Fernando. Essa série de programas mostrando aviões antigos é muito agradável de assistir e empolgante. Grato pelo empenho e dedicação na pesquisa e na apresentação do programa. Deus o abençoe.
Vc falou sobre pintura conheci um ex mecanico da varig ele falou q quando a aeronave era pintada tinha q se calcular o peso da tinta e desta forma algumas poltronas eram retiradas dependendo do peso total das pinturas por isso a maioria era sem pintura abracos
Juscelino Kubitschek de Oliveira, também conhecido pelas suas iniciais JK foi um médico, oficial da Polícia Militar mineira e político brasileiro que ocupou a Presidência da República entre 1956 e 1961. Você disse que ele foi comprado em 1954 pelo presidente Juscelino Kubitschek... Vale essa ressalva... abraço grande
Pessoal, corrigindo uma informação do vídeo, teve uma confusão de datas no começo. Eu falo que o avião foi adquirido em 1954 pelo Juscelino Kubitscheck. De fato o avião foi adquirido em 1954, mas o JK ainda não era presidente. Ele se tornou presidente em 1956 e o VC-90 do vídeo entrou em operação em 1957 e o Juscelino Kubitscheck foi o primeiro presidente a voar nesse avião.
Todos cometem erros, fica tranquilo
Mostra por dentro 1 BRA - Varig 737 - 800 - 1 Webjet - 1 BETA CARGO 1 PROMODAL CARGO 1 TCB mostra gente ESSES AVIÕES AI FAVOR NUNCA TIVE CHANCE DE VER ANTIGAMENTE
FERNANDO!!!!! FAZ UM VIDEO SOBRE O aeroporto de Schkeuditz QUE TEM UMA PONTE PROS AVIÕES TAXIAR BEIJOOOOOOOO
UP
UP
Gostamos muito das suas reportagens... está tudo certo e uma informação... Um dos primeiros Viscount da Vasp, foi pego na Suécia , pelo pai de um grande amigo meu , comandante e piloto da empresa , em 1958 , Grande Comandante Honorato, já falecido ... uma curiosidade a mais pra todos do Canal ...
Era o que eu ia alertar a você, Fernando: até Agosto de 1954, o presidente era Getúlio Vargas. Após sua morte, até meados de 1955, o presidente foi o vice de Getúlio, Café Filho. 🤟🏻🤟🏻
Meu pai foi piloto desse avião entre 1972 e 1978, e eu voei muito "de saco" nele! Como eu era pequeno conseguia entrar atrás da cadeira do piloto na hora do pouso e decolagem, com a cabeça batendo em um dos ventiladores da cabine. Tive mais horas de vôo no Kafona em pé do que sentado. Também me deitei na cama, nas poucas vezes que nenhuma autoridade estava a bordo e a tripulação abria a parte presidencial para as famílias. Até fiz um pouso deitado na cama (claro que era proibido!), mas os pilotos só faziam pouso "manteiga", por isso não me arrebentei! Meu pai, claro, nunca soube dessa façanha, e eu me orgulho muito de ser um dos poucos malucos a pousar no Galeão deitado! Doces lembranças de uma infância FABiana. Muito obrigado Fernando, esse vídeo é precioso para mim!
Vovô porque você não contou isso pra mim antes. Meu pai sabe disso?
Muito legal o seu depoimento. 👏🏻👏🏻👏🏻
Vc mora onde hj dia migo 😮Rio é ..JK presidente 😢
Melhor notificação no feriado de Tiradentes!
😁😁👍👊
A PALAVRA de DEUS para vocês
POR QUE DEUS ENVIOU JESUS À TERRA?
Deus enviou Jesus à terra porque nos ama muito. Essa é a resposta mais simples que podemos dar, e que a Bíblia resume bem em um dos versículos mais conhecidos no mundo todo,
( João.3:16 )
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna."
Essas são palavras do próprio Jesus, explicando um pouco da sua missão. Olhando para esse versículo nós podemos entender um pouco melhor por quê Deus mandou enviou Seu Filho ao mundo para nos salvar.
O problema do ser humano é o pecado. E o pecado leva à morte
( Romanos.6:23 )
"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor."
tanto física como espiritual. A morte espiritual significa separação completa da Fonte da vida, Deus.
Como Deus nos ama tanto e não quer que nós pereçamos (morramos), passando uma eternidade longe dele, Ele decidiu enviar o Seu próprio Filho para morrer no nosso lugar e pagar o preço pelo nosso pecado
( 1João.4:10 )
"Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados."
Todo aquele que acredita naquilo que Jesus disse, acredita na Sua morte e ressurreição, e isso é suficiente para restaurar o seu relacionamento com Deus, o preço já foi pago. Para essas pessoas, a morte espiritual não vai acontecer.
( Romanos.8:1 )
"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus."
( João.5:24 )
"Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida."
( Romanos.5:1 )
"Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,"
Assim nós podemos ter uma vida eterna com Deus.
Deus nos ama muito.
Nós estávamos separados de Deus por causa do nosso pecado, e condenados a passar uma eternidade longe dele.
Deus enviou Jesus para pagar o preço (sofrer a consequência) do nosso pecado, isto é, a morte.
( Isaías.53:5 )
"Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."
Quem crê em Jesus como seu Senhor e Salvador não vai morrer eternamente, mas viver eternamente com Deus.
"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."
(João, 14:6 )
"porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo,"
(1 Tessalonicenses, 5:9 )
"E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos."
(Atos, 4:12 )
Oq que a gente comemora no feriado de Tiradentes mesmo?
Existe alguma foto ou vídeo desses aviões chegando ao museu?
@@filipenunes304 Dia 21 de abril é feriado no Brasil, porque se comemora o Dia de Tiradentes. A data remete ao dia da morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o que ocorreu em 21 de abril de 1792. Joaquim José foi um dos líderes da Inconfidência Mineira.
Meu avô era jornalista da comitiva do Juscelino. Tenho muitas fotos dele dentro desse avião.
Mostra pra gente
@@adelinonascimento2258 Tenho que digitalizar essas fotos. Algumas dá para encontrar em sites é outras estão guardadas comigo.
@@brunofelipinho1893 manda pra gente
O meu vo tbm
Minha vó
12:50 o mapa do Brasil!...o Hércules passando e despejando os bota marrom foi da hora!
Sou vizinho do MUSAL a 44 anos. Resido no bairro de Sulacap e tenho muito orgulho de presenciar as atividades da FAB. Lembro de Viscount chegando voando. Vi o C-46 Curtiss chegando voando também em 1998. Pra mim o mais marcante foi a chegada dos P-16A e P-16E Tracker em julho de 1995. Foi uma chegada diferenciada porque fizeram várias passagens a baixa altura com aquele som maravilhoso de seus motores radiais. Eu sou apaixonado por essa região do lendário Campo dos Afonsos. Aqui que tudo começou. As vezes fico pensando na quantidade de aves históricas que sobrevoaram essa região do Rio que eu nunca vi voar. Aqui já foi palco de muitos momentos históricos como a AFA e o nascimento da Esquadrilha da Fumaça.
Olá, senhor.
Nos Afonsos, chamava-se Escola de Aviação (EAv)
Detalhe, a AFA nos Afonsos era Escola de Aeronáutica.
Fernando, em 1972 esse avião foi protagonista de um evento muito interessante, a visita do então ministro das relações exteriores, Mário Gibson Barbosa, a nove países da África. Por solicitação do próprio ministro, a FAB foi acionada para conduzi-lo nos trechos em território africano. A viagem durou 42 dias e teve um aspecto muito interessante, que foi a logística, já que o Viscount não tinha autonomia suficiente para levar os passageiros em voo direto até a África. Assim, o avião teve todas as suas poltronas retiradas, para dar lugar a tanques sobressalentes de combustível. Mesmo assim, o avião ainda precisou fazer escalas em Fernando de Noronha e Ilha do Sal. As poltronas foram levadas em um C-130 Hércules e o ministro foi em voo direto em um Boeing 707 da VARIG. Na volta ao Brasil, toda a operação foi repetida. O meu pai foi um dos pilotos dessa missão e tenho muitas fotos dessa viagem. Por algum tempo, as bandeiras dos países visitados foram pintadas na parte externa do avião. Nos anos de 1986 e 1987, eu tive o prazer de colaborar com a manutenção do “Cafona”, no período em que servi no PAMA-GL, o Parque de Material Aeronáutico do Galeão, unidade cuja atividade fim era a manutenção de aeronaves, sendo as principais o C-130 Hércules e o C-91 Avro. Havia um alvoroço quando o Viscount chegava, pois era um avião muito querido por pilotos e passageiros, mas a dificuldade de peças para os serviços já se fazia presente. Muito obrigado por essa reportagem, ela me possibilitou recordar muitos momentos maravilhosos! Um forte abraço!
O Viscount foi, sem dúvidas, uma das poucas "bolas dentro" (do ponto de vista econômico) do Comitê de Brabazon.
Exatamente!!
O Bristol Britannia merece um vídeo sobre o voo Buenos Aires - Tel Aviv feito em maio de 1960. Foi usado pelo serviço secreto de Israel para sequestrar Adolf Eichmann.
A operação quase deu com os burros n'água na ida devido ao controle de tráfego aéreo em Recife. A torre de controle deu a altitude de pouso em METROS em vez de pés...
Já comentei no vídeo do Bristol Britania. Era um baita avião que não pode ser considerado fracasso.
@@ricardobraga3400 O Britannia vendeu pouco, embora tenha sido um primor de tecnologia. Como comentei de um ponto de vista econômico, ele foi um fracasso sim. Desse comitê e da aviação britânica em geral, só escaparam o Viscount, o One Eleven e o Islander.
@ Nessa época eu morava no Campo Belo e saia de casa para ir a Congonhas ver os aviões. Não existia segurança e se podia entrar na pista e nos aviões que estavam com a escada e portas abertas. Entrei em quase todos os aviões que operavam lá. O Britania foi um que não pude entrar.
Ele era maior que um Viscount ou Electra e do tamanho de um DC 7 C da Panair. O som dos motores impressionava demonstrando potência, bem diferente do som dos outros turbo hélice. Muito depois descobri que a Transcontinental era uma empresa argentina e fazia um bate volta Congonhas Buenos Aires.
Parabéns pela matéria sobre o "CAFONA". Pensei que nunca mais veria essa querida aeronave. Voei nele muitas vezes no período de 1981 a 1984, no saudoso Grupo de Transporte Especial, Unidade da FAB que carrego boas lembranças em minhas memórias. Abraços aos colegas daquela época. Você foi muito feliz na escolha dessa matéria. Faça um vídeo sobre o jato HS-125, que faziam parte da frota do GTE. Você fez uma reportagem sobre o Boeing 737 presidencial, faça também dos HS-125. Estão corretas as informações que você publicou em seu vídeo. Parabéns pela excelente escolha. Muitos colegas ficarão felizes por trazer essas lembranças para o momento atual.
Tirei muita guarda junto a ele na Base Aérea de Brasília em 1964. Bons tempos que não voltam mais.
Cara, a Vasp doou um exemplar desse avião aqui para a prefeitura de Piracicaba. Ele foi colocado no zoológico municipal e lá ficou por décadas. A princípio ele foi usado como cinema. Depois ficou tempo abandonado e muito deteriorado. Não tendo como mante-lo, ele foi vendido para a prefeitura de Araçariguama, e está lá desde então. Saudades desse avião.
Quando eu era criança em Piracicaba, fui várias vezes no zoológico e tinha fascinação por este avião.
A VASP doou esses Viscounts para várias cidades! São Paulo, Piracicaba, Bebedouro, Rio Claro, RJ...
Quase tds foram depredados ou destruídos nos aeroclubes em q foram doados...
Os únicos que se salvaram foram os de Piracicaba (depois Araçariguama), os 2 de Bebedouro (um no museu e outro no jardim da fazenda dos Matarazzos) e este VC-90 do Musal...
Dos outros nada mais resta.
O de Pedreira foi queimado por vândalos
@@diogobroleze9378 Me lembro quando criança, em uma excursão de escola, saímos de Campinas rumo a Serra Negra e um dos pontos do passeio foi uma visita ao morro onde esse avião ficava.
Triste saber que foi destruído.
Por isso que zoológicos são desumanos
SÓ YASSAKA ERA O “DONO” DESSE AVIÃO. ERA O MECÂNICO MAIS ANTIGO E CUIDAVA DELE COMO UM BEBÊ. SABIA O NÚMERO DE CADA PEÇA DESTE AVIÃO. GRANDE SAUDADE!
Q saudade do Cafona!!! 2101 do Grupo de Transporte Especial.... Voei muito nele, não como tripulante operacional mas por ser do efetivo do GTE. O apresentador esqueceu ou não foi informado q por trás do guarda roupas da suite do presidente, há acesso a um pequeno espaço onde existia ou existe uma pequena cama próximo a empenagem. Só os " perus" de vôo que sabem disso....rsrs
Na cidade de Bebedouro, no interior de São Paulo, possui um outro exemplar da Vasp, no museu Eduardo Matarazzo.
E no jardim da fazenda deles perto da piscina tem outro!
O primeiro vôo dessa aeronave foi em 09 de dezembro de 1957. Na cabine (cockpit) eram, na FAB, 3 tripulantes (2 pilotos e 1 mecânico), a tripulação completa do VC90 eram 2 Pilotos, 2 Mecânicos, 1 Rádio telegrafista e 2 Taifeiros. O apelido CAFONA só foi dado após deixar de ser presidencial. Na época o SO CARVALHEIRO (Rádio telegrafista) compôs um belo acróstico formando o apelido!
Voei muito com SÓ Carvalheiro. eu era Taifeiro Depois passamos para o VC 96 737-200 .
Da uma sensação diferente vermos um avião presidencial, aquela sensação de ser brasileiro e pensar no país tão grande , tao bonito e com tantos problemas, que poderia ser grande desde sempre, obrigada pelo vídeo.
Toda vez que alguém tenta "acordar o gigante", logo aparece um monte de denúncias, especialmente de corrupção.
Cada país é um reflexo do seu povo
Que saudades! Eu fiquei horas observando este avião nos meus intervalos de almoço quando fazia Auditoria na VASP e ele estava hangarado lá! Era muito lindo e bem conservado. Chequei a subir nele uma vez
Este avião, como todos os aviões da Fab também tinha na tripulação um Mav , mecânico de vôo, então neste modelo tripulavam 1p 2p Mav e um Rt vo, e um comissário.
Uma curiosidade que passou batido. O desenho ao lado do Brasão da República é um barrete, uma representação pequena de uma condecoração militar (medalha). Esta em específico significam 30 anos de bons serviços prestados.
Fernando faz um vídeo explicando o AC-130
Quem é que não fica feliz, nesse feriado recebendo essa notificação!
Show cara, parabéns, você é um verdadeiro Google da aviação
Isso!!mais um video mostrando aviões😄😃😃😃
Sou um admirador d aviação Brasileira...
Muito legal , PARABÉNS , suas postagens são exemplares.
Maravilha Fernando... Que bom saber, que bom conhecer.💙✈💙✈💙
Fernando, em 1954 o Brasil teve dois presidentes. Getúlio Vargas e, após sua morte, Café Filho. Um dos dois comprou essa aeronave. JK foi eleito em 1955 e tomou posse em 1956. Muito obrigado pelo seu conteúdo!
Exato! Li em outros lugares que o avião foi sim comprado por Juscelino, mas em 1957! Abraços
Foi JK q comprou
Isso, em 1957.
Pois o Juscelino foi presidente de 1956 a 1960.
Exato, notei também isso. Talvez possa ter sido encomendado em 54 e entrado em operação em 56 já no governo JK.
Fernando, seu vídeo me trouxe uma agradável lembrança. Era adolescente e minha vó levava a gente no terraço de Congonhas para ver o Viscount da Vasp ligar o 1o motor, depois o 2o motor e, pausado, até o 4o. A cada motor a emoção e o barulho parecia que ia estourar nosso peito. Que lindo! Inesquecível esse turbo hélice para quem já era apaixonada pelos DC-3 e os C-47. Depois, a grande paixão pelo Caravelle. Que saudades! Obrigada.
Onde andam BAC 111, que vc citou no video, hoje 69 anos e lembrei ,(meu pai era da Aeronáutica) que vi varias vezes o pouso e decolagem desse avião, voltei muitos anos vendo o Viscount. Mostre tambem o Vickers, o Douglas e os Beechgraft que serviram as autoridades daquela época. Parabens!!
Esses retornaram pra Inglaterra. A aeronáutica costumava ter como avião presidencial, modelos de sucesso comercial para que tivesse facilidade na reposição de peças. Enquanto os Bac one elevem estavam operando na Sadia/transbrasil, justificava-se sua operação militar para o transporte presidencial. Uma vez aposentados na Transbrasil, a FAB devolveu os 2 One-eleven para seu país de origem e adquiriu o Boeing 737-200, q já era sucesso por aqui.
caramba que extraordinário. O mesmo tempo que o Fernando tá gravando vem essa imagem espetacular dos para quedistas brasileiros saltando. ótimo vídeo Parabéns Fernando 😃
Faz vídeos de acionamento de aviões aposentantados é bem interessante ver máquinas paradas a anos voltando a vida, tem um 737 da vasp que foi restaurado por um empresário está em exposição e funcionando
Esse 737 estou querendo fazer!! Já até falei com o pessoal lá. Vamos ver se rola! 😁
@@aeroportrasdaaviacao pois é esse mesmo tomara que consiga, sucesso pro canal parabéns assistindo de Canoas RS !
@@aeroportrasdaaviacao Fernando,se der pode mostrar o interior dessa aeronave? Minha mãe voou no Boeing 737-200 e tenho até os potes de porcelana da vasp,da varig,talheres da vasp,varig,da Tam,tenho até guardanapos de companhias aéreas atuais e uma colherzinha pra mexer café da Varig. Tinha uma faquinha de manteiga da Latam mas infelizmente quebrou. Ganhei tudo isso de presente 😂😂😂
Este avião, após deixar de transportar os presidentes, continuou operacional, transportando autoridades estrangeiras, ministros etc. numa dessas ocasiões, estava no terminal de passageiros militar em Val-de-cans, em Belém, perambulando por ali enquanto meu pai cumpria seu expediente no então NPV. Era garoto. De repente pousou um aviso desses e ao parar no terminal um dos SO de serviços perguntou se não queria ajudar no desembarque de passageiros. Eu não titubeei e topei na hora. Quando subi a bordo, vi que se tratava de um time de basketball de PNEs, brasileiros, chegaram a Belém para uma demonstração. Então iniciamos o desembarque. Foi muito legal, eu um garoto de 13 anos, junto com os soldados ajudando a desembarcar aqueles atletas.
Saltei muito do c130 Hercules saudades parabéns show
Em Araçariguama - SP tem um Vickers Viscount em cima de um Morro, na Praça Santos Dumont, é um ponto turístico da cidade.
Esse mesmo avião ficou décadas no zoológico de Piracicaba. Quando eu tinha uns 10 anos brincava nele com.meus irmãos
Boa noite Fernando.
Estou revendo o episódio do Viscount presidencial e sempre quis comentar.
Já voei muito no Cafona no final da década de 1970 inicio da de 80.
Mesmo fora do serviço presidencial ele continuava ativo (muito) para treinamento de tripulantes, incluindo serviço de bordo.
Como ferramenta de treinamento ele fazia uma verdadeira ponte aérea entre a Base Aérea de Brasília e a do Galeão.
Apesar de Brasília sediar os ministérios militares o Rio de Janeiro detinha as unidades mais importantes.
Como eram comuns os vôos de treinamento entre as duas cidades existiam listas de 'caronas' em que militares e familiares podiam se inscrever e torcer para serem chamados, às vezes com minutos para o embarque.
Parabéns pelo canal.
É uma injustiça só poder dar um Like nesse vídeo.
muito top, parabéns irmão, e muito obrigado por compartilhar conosco.
Esses aviões são demais!!
Tive o prazer de voar num Viscount da Vasp que ia de São Paulo a Ilha Solteira no início da década de 70. Eu tinha uns 12 anos e foi minha primeira experiência nos céus. Guardo na memória aquela viagem.
Maravilha de vídeo, valew por atentar os meus irmãos PQDT's saltando do Tubarão.
12:30 se tem placa tem história
Tive a sorte de voar nessa garça em duas oportunidades, na década de 1980, indo de BSB para o Galeão. Mesmo já sendo um avião antigo, ainda era glamouroso.
Parabéns Fernando só você mesmo pra mostrar uma raridade dessa avião logal .
Cara, é incrível a quantidade de conhecimento que tenho adquirido vendo seus vídeos e também do Lito. Só estou esperando ter melhores condições financeiras para fazer o curso de aviação! Obrigado por todos estes conteúdos! Abraços!
Muito legal
Esse avião apareceu no filme O sequestro do vôo 375
Já visitei o MUSAL outras vezes mas, vendo que tem novidades, tornarei a visitar.
Tem coisa melhor que um feriado ?
Sim vídeo novo do Fernando aéro ❤✈
Os ultimos Vickers Viscount 806 voaram nas Canária ate 1988 pela companhia Líneas Aéreas Canarias.
Anos depois foram postos em venda como sucata.
Ainda lembro ver umo deles no patio do aeroporto de Los Rodeos, ilha de Tenerife, no 2005.
Pode relatar o acidente com o Viscount da Vasp em 1964 no Pico da Caledônia em Nova Friburgo.
Parabéns pela série histórica que todo amante da aviação preza e valoriza. ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐
Este vídeo entre outros de aviões da FAB , são um documento histórico ! Sem dúvida outras gerações poderão ver este documento ! Parabéns pelo vídeo
Muito legal. Grato. Lembro deles em Congonhas com um assobio de motores que nenhum outro tinha. Também o compartimento dos pilotos que parecia adaptado olhando de fora.
Está top estes vídeos mostrando estes aviões históricos 🙏 top de mais
Top por demais relíquia que deve ser preservado pois fez história do Brasil.
Show... Exelente trabalho para mostrar um pouco da nossa história. E parabéns ao Museu
Muio bacana! Pura história. Que maravilha seria ver esses aviões restaurados para que pudéssemos visitá-los.
Já deixei o meu like!Parabéns pela edição!
Voei em um desses da VASP na ponte aérea em 63 quando tinha 6 anos - só consegui identificar por causa do tamanho das janelas que eu amei pois dava para eu olhar durante o vôo
No zoológico de Piracicaba/SP, por muitos anos esteve exposto um Vickers Viscount da VASP, até meados dos anos 90... que boas lembranças...
Gosto muito quando aparece aviões
Parabéns pelo vídeo sobre essa bela aeronave, vi que também tem um p2 v-5 netuno perto desse viscount, meu pai foi de uma das tripulações do p2v-5, gostaria se possível de ver um dia um vídeo seu sobre ele, grande abraço
cada avião destes é uma viagem ao passado, muito bom olhar esses aviões e torço que consigam conservar eles.
Fico imaginando energizando esse aviao e vendo esses instrumentos acendendo ! Muito bacana
Com certeza se o museu estivesse aberto eu iria hoje no feriado de Tiradentes
Em 1954 Juscelino não era presidente. Foi Getúlio Vargas e depois Cafe Filho. Juscelino assumiu em 1956.
É legal ver este avião e você não olhar apenas como um avião presidencial, mas olhar como foram as viagens, decisões, os voos em si e toda a história que envolveu este avião. Eu gostos dessas coisas, da história por trás de um item.
Ótimo vídeo, Valeu!!
sua dedicacao mereceu 1000 like
Não importa a tecnologia eu sempre vou achar lindo coisas com paineis analogicos ou vintages. eu que trabalho com audio amo meus hacks analogicos com v.us de disco. que maravilha
Meu tio, Cmte. Silvio Teixeira, pilotava esses grandalhões da VASP nos anos 60. Depois foi para os B727 e B737. Eu era bem pequeno, mas nunca esqueci do silvo mata-cachorro que saía desses 4 turbo-hélices.
Bom Dia. Sei que no momento vc está fazendo vários vídeos com exemplares antigos da aviação brasileira. Mas, caso seja possível, gostaria de ver no seu canal como funciona um avião UTI e quantos e quais tripulantes trabalham nesta aeronave (no caso quantos comissários e quantos médicos ou enfermeiros embsrcam). Avião esse que transporta doentes a longas distâncias, de um hospital para outro talvez..
Um abraço à todos deste canal! Estou adorando mararonar seus vídeos.
Esse lançamento do C-130 Hércules acho que foi na semana passada. Tinha um voando por aí , vi pelo Radar24. Aqui na base aérea de Santos fez 3 anos agora (janeiro/ fevereiro) que teve lançamentos e também Última vez que pousou um . Teve esse ano uns 5 ou 6 pousos de 2 CASA 295. Moro pertinho, menos de 1.390 metros da cabeceira 35. Curto muito. Bom vídeo. 🇧🇷🚁🛩️
Adorei viajei no Vicont vasp para Aracaju Agorava as janelas dele e do Dart Herold Sadia outro icone de nossa aviaçao
Excelente projeto em parceria com o Musal. Já fui em muitos eventos por lá.
Video fantástico!! Muito, mas muito raro ver qualquer video mais detalhado sobre os Viscount, qt mais dentro dele!
Em tempo, até hoje ele tem as maiores janelas da aviação comercial, nunca mais igualadas!
Fiz uma viagem neste avião um pouco antes dele se aposentar. Servia no Rio e sou de Brasília. Fiz essa viagem pelo CAN,(correio aéreo nacional nacional). Lembrei disso pela característica das janelas que eram enormes.
Bom dia meu amigo adorei o vídeo vc é nota 1000
Olá, Fernando. Excelente vídeo! Parabéns a você e à sua equipe de produção. Parabéns também pela entrevista no Pandaviation. A empresa britânica fabricante de aviões Vickers fabricou um grande bombardeiro de sucesso já no último ano da primeira guerra mundial, em 1918, o Vickers Vimy, que nos anos posteriores foi usado para quebrar diversos recordes de vôos à longa distância, por muitos lugares do planeta. Grande abraço. André. Canoas-RS.
Durante a construção de Brasília muitas vezes Juscelino Kubitschek transportava até sacos de cimento nos aviões que o levavam para inspecionar a construção de Brasília e, mandou construir um palacete todo de madeira, que era de uma altura de uns 3 metros provavelmente por causa dos animais noturnos, que pudessem rondar as construções.
Faz um vídeo sobre avião agrícola.. oque teve que ser modificado.. qual avião usado..E como é feito a pulverização... o que foi adaptado pra isso.... abrass
VOEI ESTE AVIÃO PELA VASP LÁ NOS IDOS DOS ANOS 64 .......... MUITO BOM
..lembro de que uma vez meu pai me levou ao Aeroporto de Jacarepaguá, aqui no Rio de Janeiro..e eu vi, encostado num canto do pátio, um dos Viscounts da Vasp..a pintura estava bem apagada e como estava exposto ao tempo, ele estava meio mau tratado....então me aproximei para vê-lo de perto..dá tristeza ver o descaso, mas estar perto de um destes belos aviões foi marcante..
Muito legal, Fernando. Essa série de programas mostrando aviões antigos é muito agradável de assistir e empolgante. Grato pelo empenho e dedicação na pesquisa e na apresentação do programa. Deus o abençoe.
Obrigada por esse canal. Adoro suas explanações! Orgulho de pertencer à FAB.
Vc falou sobre pintura conheci um ex mecanico da varig ele falou q quando a aeronave era pintada tinha q se calcular o peso da tinta e desta forma algumas poltronas eram retiradas dependendo do peso total das pinturas por isso a maioria era sem pintura abracos
É menos vantajoso manter o alumínio em bom estado do que manter uma pintura, que dá maior peso ao avião.
Por isso a American Airlines mudou em 2013
Aprendi bastante sobre aviação com vocês! A melhor notificação é a do Aero.👏👏👏
Próximo ao pito tem uma insígnia com 3 estrelas isso significa que o avião serviu por 30 ou mais anos a Força. Parabéns pelo vídeo ficou top
Voei num Viscount de São Paulo a Belo Horizonte pela Vasp, em 1970
Pela época não deixa de ser uma belíssima aeronave 👋👋👋👋👋
Lindo!
Entrar num avião antigo desse ser mto interessante, mas num avião em que voavam pessoas importantes da história do Brasil deve ser emocionante...
Muito gratificante essa reportagem. Isso é a história do Brasil. Parabéns!
Juscelino Kubitschek de Oliveira, também conhecido pelas suas iniciais JK foi um médico, oficial da Polícia Militar mineira e político brasileiro que ocupou a Presidência da República entre 1956 e 1961. Você disse que ele foi comprado em 1954 pelo presidente Juscelino Kubitschek... Vale essa ressalva... abraço grande
adorei ver esse Viscount, obrigado. Sou fã desse aviões, e sou fã do JK.
Eu amo cada dia mais esse mundo da aviação, por sua causa kkkk obg por fazer estes vídeos tops, continue assim, melhor canal
Que legal, Gabriel! Valeu! 😁👍👊
Sim seria bom mais vídeos sobre aviões do musal
Avião da família Real Britanica, muito bacana!
show de bola Fernando, meus parabéns.
muito legal, agente fica imaginando a aviaçáo de antigamente...., tinha algo de aventura.
Incríveis os teus vídeos! Sou seu fã meu guri. Abraços. Novo Hamburgo RS.
Ai galera quase 50 mil visualizações e só 8 mil likes, bora da like da trabalho de fazer pessoal, sem ser pucha saco mas o canal merece