Um avião que MUDOU DE NOME - Clássico TURBOÉLICE BRITÂNICO Avro Hawker Siddley HS 748

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 30 сен 2024
  • ✈✈ Loja do Aero: bit.ly/loja_aero
    ✈ Seja Membro do Canal: bit.ly/membroaero
    ✈ Se inscreva: bit.ly/inscrito...
    ✈ Instagram: @programaaero
    ✈ Facebook: / aeroportrasdaaviacao
    ✈ Conheça nosso canal de viagem Sonho e Destino: bit.ly/2gOV1la
    ✈ Conheça nosso curso online de aviação: aerohelps.com.br
    Por dentro de um avião clássico, o britânico HS 748. Esse avião foi construído nos anos 60 e acabou mudando de nome por conta da mudança de fabricante. O desenvolvimento começou pela empresa britânica Avro, com o objetivo dela se reposicionar no mercado de aviação civil. O objetivo do avião era substituir os antigos Douglas DC-3 por um avião turboélice de alta performance, capaz de decolar e pousar em qualquer lugar com pistas curtas. Pouco tempo depois a Avro foi adquirida pela Hawker Siddley e o avião mudou de nome, mas a fabricação continuou.
    No Brasil ele fez parte da frota da Varig e também da Força Aérea Brasileira. Nesse vídeo eu mostro os detalhes desse avião por dentro e por fora nessa peça que está exposta lá no Musal, Museu Aeroespacial do Rio de Janeiro.
    Agradeço o Musal pela parceria e por nos ajudar a fazer esse vídeo e todos os outros da playlist.
    O canal Aero, Por Trás da Aviação tem o objetivo de desmistificar o universo da aviação, de forma leve e descontraída, para aproximar o público dessa área tão curiosa.

Комментарии • 464

  • @eniodeabreufrancofranco6528
    @eniodeabreufrancofranco6528 3 года назад +42

    Sugiro que seja feito um vídeo sobre o Bufalo, C-115, que se encontra nesse museu também.

    • @eduardoyagami3294
      @eduardoyagami3294 3 года назад +1

      Com certeza ele vai fazer um video sobre essa aeronave, mas só pq voce pediu!

    • @dmpramos670
      @dmpramos670 3 года назад +2

      A decolagem curta dele era uma coisa ímpar

    • @christiantu9406
      @christiantu9406 3 года назад

      Up

  • @eduardotrianon
    @eduardotrianon 3 года назад +7

    Tive a honra de trabalhar com o "Velho Lord Inglês" de 1997 a 2003 no 1/2 GT Base Aérea do Galeão. Tinha o C- 91 e C -91A, o primeiro com missões voltadas ao transporte de passageiros e comitivas inclusive com opção de configuração presidencial tendo transportado a maioria dos presidentes da República até o presidente FHC (em missões onde as pistas não eram homologadas para aeronaves de maior porte), o segundo (C-91A) com missões mais operacionais, como lançamento de cargas, lançamento de paraquedista s, transporte de carga e também como transporte de passageiros. Segurança e eficiência era o lema de todos os envolvidos na operação e manutenção dessa magnífica máquina. Tenho orgulho de ter iniciado na aviação nessa máquina, e devo muito a ela e aos amigos da manutenção do 1/2GT que me ajudaram na minha formação profissional. Forte abraço para todos.

  • @ronaldopereirademello6101
    @ronaldopereirademello6101 3 года назад +26

    Prezado Fernando, meu nome é Ronaldo Pereira e sou Coronel Aviador Veterano da FAB, tendo voado os C-91 AVRO, na década de 90. Apenas umas pequenas colocações a respeito de seu video sobre essa maravilhosa máquina inglesa:
    a) os "Avrinhos" eram assim chamados porque transportavam somente passageiros, pois não tinham a porta de carga (2500 a 2505). Já os "Avrões" eram da versão carga ou passageiros, pois possuíam uma porta de carga deslizante na lateral esquerda traseira, que permitia o embarque de cargas paletizadas ou não.
    b) julgo de extrema relevância você comentar sobre o sistema de água-metanol, cujo propósito era resfriar a câmara de combustão, permitindo aplicar mais potência, sem apagar a chama. Isso era fundamental quando operando em pistas curtas e quentes da Amazônia.
    c) havia um reservatório de água-metanol que era abastecido pelo bocal que você mostrou no lado esquerdo da aeronave.
    d) o posto do Rádio-Telegrafista era

    • @heliobarreto9441
      @heliobarreto9441 3 года назад +1

      Discordo completamente. Nada de resfriar as camaras.....

    • @heliobarreto9441
      @heliobarreto9441 3 года назад +1

      A finalidade era aumentar a potência dos motores e ao contrário aumentava a temperatura. Trabalhei com esse . motores alguns anos e dava aula nos cursos exatamente dessa parte.

    • @heliobarreto9441
      @heliobarreto9441 3 года назад +1

      Maa Coronel a agua metanol nunca refrigerou as camaras de con'bustao

    • @ivanlima4390
      @ivanlima4390 2 года назад +1

      Olá,
      Também tive o privilégio de voar nessa bela aeronave, no final dos anos 80 e início dos 90 como mecânico de voo. Complementando a informação do nobre colega, a injeção de água-metanol ocorria num dos estágios de compressor para restaurar a condição local da massa de ar, aproximando-a para a condição ISA. Ocorria uma mistura da água-metanol com a massa de ar a ser comprimida fazendo com que a temperatura da massa de ar aumentasse em menor escala e a densidade diminuísse em menor escala também.
      Isso melhorava a performance da aeronave, permitindo alcançar maiores níveis de torque durante a decolagem.
      Nas decolagens em que o sistema era ligado, entrava automaticamente quando a rotação da turbina atingia 14.500 rpm e saia automaticamente quando a rotação caia para 14.750 rpm. A rpm de prevista para a decolagem era de 15.000.

    • @luizcosta6287
      @luizcosta6287 Год назад

      chupa essa beleza coronel, parabens luiz jr

  • @willianiarocrinski2867
    @willianiarocrinski2867 3 года назад +64

    Os vídeos do aero são tão bons que vale apena ver duas vezes!

  • @AKTNagato
    @AKTNagato 3 года назад +10

    Excelente matéria, mas tenho algumas observações: 1) No início da carreira na FAB ele fez parte do Grupo de Transporte Especial (GTE); 2) A FAB utilizou 6 "Avrinhos" e 6 "Avrões" (mais modernos, equipados com porta de carga na lateral traseira, podendo inclusive realizar lançamento de cargas e paraquedistas); 3) Acho que a tampa localizada nas proximidades da raiz da asa se refere ao reservatório de água/metanol.

  • @sergiosouza2662
    @sergiosouza2662 3 года назад +6

    O codigo Morse deixou de ser usado no Avro no final do anos 70, a Comunicação era feita via rádio.
    A aeronave se comunicava com as rádios taticas e o com o Conta-GL, informando a sua posição. O sgt comunicações era o responsável, além das comunicações, pela navegação aérea e cuidar da avionica da aeronave.

  • @R.KFlight
    @R.KFlight 3 года назад +73

    Voei muito essa aeronave com minha família na FAB quando eu era pequeno. Meu pai é militar da FAB. Peguei muita carona CAN de Recife para o Rio e do Rio para o Galeão. Sou completamente apaixonado por essa aeronave. Lembro do sons dos motores até hoje.

    • @LuisAugustusFGomes
      @LuisAugustusFGomes 3 года назад +2

      A mesma coisa aqui. Pegava carona entre o Rio e Brasilia quando o meu pai estava na ativa. Saudades! Mas o bicho era barulhento... me lembro dele ensurdecendo as pessoas quando chegava no galeão velho.

    • @R.KFlight
      @R.KFlight 3 года назад +2

      @@LuisAugustusFGomes achava lindo demais aquele som dele meio agudo

    • @marcioleandro1323
      @marcioleandro1323 3 года назад

      Cara, meu pai tb era da FAB.... Peguei muito voo no CAN ou lá no 3° ETA no Galeão indo para Pirassununga... que época maravilhosa...

    • @paulorangel3620
      @paulorangel3620 3 года назад

      Tbm peguei carona no CAN, para Brasília, saindo do Galeão

    • @GustavoAndreoniVieiradAlmeida
      @GustavoAndreoniVieiradAlmeida 3 года назад +2

      Pela idade do avião os rádios eram muito grandes, e você pode confirmar na segunda guerra os bombardeiros tinham operadores de rádio. Quando houve a diminuição do tamanho dos rádios veio o rádio computadorizado e com isso a diminuição das antenas por conta das novas bandas, e dos rádios também, houve uma maior quantidade de repetidoras pelo Brasil. O telégrafo tem uma vantagem, frequências na Banda AM não precisam se repetidoras e a onda viaja pelo globo na atmosfera. Uma viagem pela Amazônia na década de 1960,1970 não havia a infraestrutura do sivam que temos hoje, e era necessário uma comunicação confiável de longa distância como o telégrafo. Você pode lembrar que navios através dos oceanos usaram muito os telégrafos, a aviação seguiu esse caminho.

  • @queaminhafesejamaiorqueasm9111
    @queaminhafesejamaiorqueasm9111 3 года назад +3

    Excelente matéria!!! E só uma curiosidade, o Avro também serviu como avião de lançamento de paraquedistas, na Bda de Infantaria Paraquedistas.

  • @sidneiroberto3894
    @sidneiroberto3894 3 года назад +9

    Tenho mais de mil horas de voo neste avião. Tive a honra de servir no 1/2 GT

  • @djalmajulio
    @djalmajulio 3 года назад +6

    O HS-748 ainda é utilizado em linha aérea de passageiros e cargas em regiões remotas do Canadá.

  • @doninha38
    @doninha38 3 года назад +4

    Achei ele muito bonito, e muito bem projetado uma pena que não de pra manter em condições de vôo

  • @maurooliveira9814
    @maurooliveira9814 3 года назад +14

    Outro detalhe que esqueci de mencionar, os bocais de abastecimento de combustível (querosene de aviação) ficam localizados nas asas (em cima e em baixo) aquele bocal que você mostrou na reportagem é do tanque de água metanol utilizada nas decolagens para aumentar a potencia dos motores.

  • @Daniel-ow6wp
    @Daniel-ow6wp 3 года назад +8

    O AVRO da FAB, serviu ao CAN. Voei algumas vezes nele !!! Partíamos do Galeão, para todo o Brasil. Lembro-me do "caldo quente com queijo". rsrsrsrs Era para piloto de " raiz".

  • @bheim722
    @bheim722 3 года назад +5

    Valeu Fernando ! Comparado com Viscount, no qual viajei pelo CAN, este parece ser bem mais espaçoso e confortável Até o toilete é melhor que o de muitas aeronaves recentes.

  • @hcsjr2006
    @hcsjr2006 3 года назад +4

    Foi uma grande oportunidade em julho de 1985 fazer o vôo Belém - Carolina - Brasília - Rio, com pouso no Galeão, casa do Esquadrão Condor!!!!
    Uma avião britânico muito eficiente!!!!

  • @lc3869
    @lc3869 3 года назад +5

    Em 2005 o Brasil doou cinco Avros para a Força Aérea do Equador, conforme interesse da Força Aérea Equatoriana. De acordo com o comando da FAB, não compensava manter esses aviões com mais de trinta anos de uso (no caso, 40). A doação, de iniciativa do Executivo, foi aprovada pelo Congresso Nacional.O translado foi feito às custas do Governo do Equador.

  • @josmarmaciel5694
    @josmarmaciel5694 3 года назад +5

    Show, de Reportagem desse Belo Avião Avro Prestou 42 anos de Serviço na FAB Sem Ter dado Problemas. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @AleBragaCaporrino
    @AleBragaCaporrino 3 года назад +3

    Legal perceber que, apesar de um avião inglês, todas as informações estão em português, facilitando muito a vida do tripulante.

  • @gustavo1058
    @gustavo1058 3 года назад +7

    Irmão, não existe lojinha, existe Loja. Valorize seu produto.

  • @wagnermoreira700
    @wagnermoreira700 3 года назад +3

    Morava em Moema/SP , no pé de Congonhas. Ficava muito feliz quando via o Avro vindo para pouso. Podia-se avistar nas suas asas o" FAB" na asa dir . e "1o./2o. GT" na esq. A sua última pintura foi o cinza médio.

  • @lucianagouvearochacassiano6101
    @lucianagouvearochacassiano6101 3 года назад +3

    Faz uma série explicando e contando a historia dos aeroportos!!! Por exemplo de guarulhos, santos dumont, galeão e etc!!!

  • @rolipam
    @rolipam 3 года назад +5

    Fala também do Nihon (NAMC) YS-11 “Samurai”

  • @caterre
    @caterre 3 года назад +15

    Servi no Exército Brasileiro em localidade remota do Amazonas, nos anos 90, perto do Pico da Neblina. Muitas vezes este avião esteve na pista 1.600 metros do 5º Pelotão Especial de Fronteira, Maturacá, transportando gêneros alimentícios, tropa e suprimentos militares.

    • @nevesalexandre1
      @nevesalexandre1 3 года назад +2

      Passei por lá várias vezes pilotando o Avro! Legal!

    • @caterre
      @caterre 3 года назад

      @@nevesalexandre1 Estive em 97 e 98, qdo passou por lá?

  • @solimarpereira2282
    @solimarpereira2282 3 года назад +3

    Boa tarde você pode fazer um vídeo sobre o c95 bandeirante o c115 búfalo e o C130 Hercules sou pqdt muita saúde obrigado

  • @Roberto-wt6gt
    @Roberto-wt6gt 3 года назад +9

    Saudade desse e outros turboélices contemporâneos que vi, bem criancinha, transitarem no Santos Dumont aqui no Rio, mostrando uma variedade de modelos lindíssimos, antes de infelizmente só ficar o saudoso Electra da Varig. Ainda acho esses aviões os mais bonitos da aviação comercial, com suas hélices elegantes paradas e em movimento fazendo aquele desenho de arco, dando mais vida à aeronave, combinando com o barulho do Rolls royce dart. Pena que os turboélices foram uma curta transição entre pistão/hélice e jato puro. Ficam na boa lembrança. Grato pelo vídeo.

    • @fredericolacerda3299
      @fredericolacerda3299 3 года назад +4

      Concordo plenamente. Vivi essa mesma experiência na infância e sinto exatamente a mesma coisa. Saudades daquela grande variedade de aviões frequentando o SDU, desde os veteranos DC-3, Loadstar, DC-6, Curttis Commander e Convair 340, aos graciosos Avro, Dart Herald, Viscount, Electra II, YS-11 (Samurai) e FH 227/Fokker 27, e ainda alguns Bandeirante e Brasília (EMB 110 e 120) da Rio-Sul e FAB, ostentando suas hélices e as pinturas clássicas das várias empresas aéreas da época. Bem diferentes da modernidade monótona dos bi-reatores de hoje em dia.

    • @ricardobraga3400
      @ricardobraga3400 3 года назад +2

      @@fredericolacerda3299 Falou, Bem diferente da modernidade monótona dos birreatores de hoje em dia.

  • @GP-mf6im
    @GP-mf6im 3 года назад +5

    Interessante ver que as legendas da cabine de comando estão em português, bem diferente isso!

  • @armandovieira871
    @armandovieira871 3 года назад +4

    Parabéns pelos vídeos mostrando os aviões de transporte da FAB. Um tema extremamente interessante, mas normalmente esquecido.

  • @Samurasa.
    @Samurasa. 3 года назад +2

    6:46 "Fôrça" não sabia que essa palavra tinha acento no "o" antigamente, legal

  • @samivasconcelosdeoliveira826
    @samivasconcelosdeoliveira826 3 года назад +3

    Tive o privilégio de trabalhar , com o saudoso sub oficial Pires. Que fez parte da equipe, que fez o translado dessas aeronaves, através do Atlântico Norte. Com diversas escalas em bases da Otan na Islândia e Groenlândia em meados dos anos 60.

  • @LuizCarlos-yg7mh
    @LuizCarlos-yg7mh 3 года назад +4

    Quando criança eu morava próximo ao aeroporto de Congonhas, lembro de ver esse avião Avro e na pista. Sempre gostei da Aviação. Ótimo vídeo.

  • @dantonbritofilho1481
    @dantonbritofilho1481 3 года назад +6

    Gostei e foi bem descrito o histórico do Avro!

  • @luizgonzagaarrudadesousa9411
    @luizgonzagaarrudadesousa9411 3 года назад +2

    Ah! Que saudade de 1967 lá em Balsas Maranhão! Quando esse avião chegava eu corria até o aeroporto que ficava mais ou menos uns quatro km da minha casa, e ficávamos horas até que decolasse! Eu achava muito emocionante...! Na época eu tinha 8 anos!

  •  3 года назад +3

    HS 748!!!
    Aeronave utilizada pelos Transportes Aéreos de Cabo Verde, na década de 70 e por quase 20 anos, com 2 unidades (CR-CAW e CAV). Utilizada em viagens inter-ilhas e também para a Guiné-Bissau e Dakar, no Senegal.
    Na altura os TAGB (da Guiné-Bissau) também possuíam uma unidade.
    Muito viajei no cockpit dessa beleza (no jumpseat - e não havia a posição do operador de rádio nessa versão) tendo sido precisamente para Bissau, em 1989, a última vez que andei no HS 748 CAW, baptizado com o nickname de Whisky (porque será ? 😉)
    Abraço Fernando, gosto muito do canal. Cumprimentos a toda a equipe.

  • @ronaldopereirademello6101
    @ronaldopereirademello6101 3 года назад +3

    d) o posto do Rádio-telegrafista de fat era para o militar que fazia as comunicações por telégrafo e, principalmente, por HF. Esse militar, normalmente um Graduado, era da especialidade de elétrica e sanava eventuais panes dessa área, tanto em voo quanto em terra.
    Enfim, esse avião era muito seguro e muito confortável de se voar, devido à pressurização. Fazíamos muito, por exemplo, a rota Galeão Manaus, com escalas em Brasília e Cachimbo. Com os "Avrões" fazíamos até lançamento de Paraquedistas, na modalidade salto livre, com a Equipe de Salto Livre da Brigada de Infantaria Paraquedista, conhecida como "Os Cometas". Espero ter esclarecido mais sobre o HS 748. Forte abraço.

  • @brum69pierre
    @brum69pierre 3 года назад +2

    Excelente! Este avião era ótimo e tinha uma fama da excelente manutenção prestada por sua unidade responsável.
    Outra curiosidade, também tinha uma versão com bancos pra transporte de tropa.

    • @fredericolacerda3299
      @fredericolacerda3299 3 года назад

      Verdade. Me lembro de ter lido uma reportagem sobre a frota dos AVRO na FAB, cuja manutenção sempre foi muito elogiada e reconhecida como excelente. Sem dúvida, um excelente avião. Não sei se é por influência da pintura elegante e sóbria adotada no GTE e também na VARIG, mas acho lindo esse avião. Aliás, os britânicos sabiam fazer aviões bonitos.

  • @FernandoFernandesdeOliveira
    @FernandoFernandesdeOliveira 3 года назад +5

    Fernando, gostei demais desse vídeo! Estava esperando hà muito tempo por ele. Afinal de contas, o Avro sempre foi um dos meus aviões preferidos da FAB, junto com o Bandeirante. Eu me lembro muito quando o Avro se preparava para pousar no aeroporto militar da minha cidade. Adorava escutar o som dos motores e sentir o cheiro do "querosene" deles. Valeu!

  • @PauloHirth
    @PauloHirth 3 года назад +2

    Eu servi em Manaus, na Base Aérea de Manaus, nos anos 80 e o Avro era o mais confortável, pressurizado o que faz toda a diferença em 10 horas de vôo direto... sofrimento era o BUFALO C-115... lento, 12 horas de Manaus/Alta-floresta/Brasília/Galeão, sem pressulização e isolamento acústico, todo mundo chegava com enjôo e os tímpanos doendo e zumbindo.

  • @felipebergamaschi7457
    @felipebergamaschi7457 3 года назад +2

    Fernando, esse é conhecido como avrinho, pq o que ficou na ativa até 2005, era o avrão, ele tinha o banheiro, e a galey na frente, e uma porta maior de carga atrás, onde era feito o lançamento de paraquedistas!

  • @eijuliavic
    @eijuliavic 3 года назад +10

    SAUDADE DOS VÍDEOS DE AVIÕES GRAVADOS POR DENTRO KKKKK..
    AIAAAI

  • @camilocorrea5885
    @camilocorrea5885 3 года назад +1

    Saudades de meus tempos de criança, quando os Avros 748, vinham para o aeroporto da Pampulha , fazerem voos de instrução, , moro num bairro próximo ao aeroporto , e na rota de aproximação final para pouso dos aviões.
    Também vinham os Búfalos C-115, os Hércules C-130, os Bandeirantes C-95 .
    Sempre existia nos bi motores os voos de instrução com um dos motores desligados, algo muito interessante de se ver!

  • @viniciusvale42
    @viniciusvale42 3 года назад +2

    Vi esse avião várias vezes decolando ou pousando aqui em Recife. O som dos motores é inesquecível. Além de ter um ar de nostalgia toda vez que o via no meio dos jatos comerciais.

  • @gregorievfernandes3138
    @gregorievfernandes3138 3 года назад +1

    Fernando, me chamou atenção a serigrafia dos comandos da cabine todos em português num avião de fabricação inglesa, isso é comum nos aviões da FAB?

  • @renatohistory
    @renatohistory Месяц назад +1

    LEMBRO QUE QUANDO HOUVE UMA ESCALA EM GUARATINGUETÁ SP O TRATOR QUE AJUDAVA NO TAXIAMENTO PIFOU !!!! A BASE ÁREA TODA TEVE QUE EMPURRAR O AVIÃO INCLUSIVE EU E MEU IRMÃO TENHO AS FOTOS 😂😂😂 COMO A VIAJEM FOI DE GRAÇA NÃO RECLAMAMOS NADA....LEMBRO DA EDUCAÇÃO DA TRIPULAÇÃO 😊 E O ASSOVIO DO MOTOR ROLYS ROICE INCONFUNDÍVEL JAMAIS VOU ESQUECER ESSA AVENTURA DEPOIS VOLTEI PARA SALVADOR PELA TRANSBRASIL PELO PERNOITÃO 😊

  • @sidneiroberto3894
    @sidneiroberto3894 3 года назад +1

    Fernando, vc "pecou" ao mostrar a tampa do reservatório da mistura agua/metanol como sendo de abastecimento de combustível.

  • @andredecaldas4818
    @andredecaldas4818 3 года назад +1

    Caro Fernando, tudo bom? A respeito dos A.V. Roe 748 operados pela nossa força aérea: a) Os "Avrinhos" da FAB, na verdade, eram os C-91 de números 2500 a 2505, pois os demais 6 Avros comprados posteriormente, em 1975, eram os C-91A, equipados com porta traseira maior, de carga, no lado esquerdo, chamados na FAB de "Avrão", cujas matrículas iam de 2506 a 2511, na nossa frota. b) Aquelas tampas de metal polido nas raízes das asas, que vc mostrou e descreveu como fáceis de abrir, na verdade eram bocais de abastecimento da mistura de Água/metanol, produto injetado nos motores R&R Dart para melhorar seu desempenho durante as decolagens em pistas de localidades mais altas e quentes. c) este exemplar do MUSAL, o 2504, transportando nosso grupo de estagiários da EEAr entre as cidades de Canoas-RS e Guaratinguetá-SP, em julho de 1987, teve duas rodas do trem de pouso principal quebradas durante o pouso no aeroporto Afonso Pena (Curitiba-PR), quando estolou segundos antes do toque no pavimento, em forte pancada, após uma escala em florianópolis-SC. Foram 11 horas de espera pelo socorro mecânico, vindo do Rio, que enviou os conjuntos de rodas por um Boeing 727-100 da saudosa Cruzeiro. Um grande abraço. André. Canoas-RS.

  • @humbertohumberto5362
    @humbertohumberto5362 3 года назад +2

    Tu falo que houve alguns acidentes com esse tipo de aviao. Pergunto eu: Que tipo de acidentes, obrigado.

    • @heliobarreto9441
      @heliobarreto9441 3 года назад

      Pelo que sei apenas um acidente sem maiores transtornos, um.pouso de barriga E acho que um paraquedista se acidentou ao saltar de um avrao

  • @eduardopb326
    @eduardopb326 3 года назад +3

    Excelente vídeo, tinha visto ontem na pré-estréia rsrsrs

  • @ricardosoares2000
    @ricardosoares2000 3 года назад +1

    E quantas vezes voei de Avro (40 lugares) CWB x GIG no CAN (correio aéreo nacional) lá pelos anos 80. O desembarque no GIG era no galeão velho. O voo era procedente de Santa Maria, escala em Curitiba x Galeao.

  • @arlindocostaneto1291
    @arlindocostaneto1291 2 года назад +1

    Como viajei nesse aviao a rota era São Paulo cgh-ubeaba-uberlãndia-Goiânia-Brasilia (embarcava)por volta 10:30 Am

  • @r.valeryvalery1950
    @r.valeryvalery1950 3 года назад +1

    No início da década de 70 foi o término do rádio telegrafista ou rádio operador a bordo de aeronaves comerciais no Brasil.Na FAB ainda continuaria pelas características das rotas pelo interior do Brasil. Como nos países fabricantes de aeronaves já não existia esse tripulante, muitas vezes faziam a adaptação. Como nos Avros da VARIG. Quando a Real nos anos 50 trouxe os Convair 340, o rádio operador ficava no pequeno corredor logo atrás dos pilotos. O assento era puxado para fora e recolhido para que os pilotos pudessem passar. Em um pequeno apoio para o braço direito, ficava o manipulador. Que é esse que vc mostrou e está faltando a peça principal onde vc utiliza o dedo para transmitir em morse. Lembrando ainda que nos anos 40/60 ele ainda ajudava os pilotos na navegação por rádio goniômetro. Na VASP eles eram chamados de rádio navegantes. Os rádio faróis ou NDB,s eram sintonizados pelo rádio operador. Também eram utilizadas as emissoras de rádio comerciais chamadas de "broadcasting" na época Sou inscrito e não perco um vídeo seu.

  • @KauanSilva-sq5el
    @KauanSilva-sq5el 3 года назад +5

    Fernando faz um vídeo falando do novo turbo hélice Russo o ilyushin il-114-300

  • @AKTNagato
    @AKTNagato 3 года назад +1

    Excelente avião, muito seguro. Foi uma ferramenta muito útil nas missões do Correio Aéreo Nacional.

  • @viniciusmorais4809
    @viniciusmorais4809 3 года назад +1

    A primeira vez que viajei de avião e que tive contato com a aviação Militar, foi com essa aeronave. Em 2003, lembro como se fosse hoje. ✈️💙

  • @tiagoborella
    @tiagoborella 3 года назад +1

    Sonho... Sonho, que avião bonito e robusto!!!! Já pensou dar a volta a mundo com ele, tipo um motor home ou veleiro.

  • @srmarciosette
    @srmarciosette 3 года назад +1

    Esse avião fez uma grande carreira na FAB, ele fazia de tudo, eu morei aí bem perto do Campo dos Afonsos e vi ele fazendo lançamento de paraquedistas , mas ele levava carga também, levava passageiros, levava militares transferidos e suas famílias e eu acho que nunca teve um acidente com vitimas nessa avião na história da FAB.

  • @ALMASP737
    @ALMASP737 3 года назад +1

    O AVRO ainda deu origem ao BAE ATP existem alguns ainda voando e uma versão alongada e remotorizada do 748

  • @adrianogouveia2255
    @adrianogouveia2255 3 года назад +1

    Cenário; Aeroporto Marechal Rondon , na pacata cidadezinha de Rondonopolis MT . Em uma ensolarada tarde de sábado dos idos 1993 ouve se a sinfonia das DARTS avançando rumo a perna base.Meus olhos que então admiravam um belo Centurion passam a vislumbrar uma bela formação em delta de TRÊS AVROS! Um a um foram graciosamente tocando o solo e livrando a pista está com apenas (1205 mtskkkkk ).alinhando se no pequeno pátio do movimentado aeroportozinho. Assim se deu meu primeiro e inesquecível contato com este verdadeiro NOBRE INGLÊS!!! Obrigado por me levar novamente abordo de suas asas Fernando. Sucessão ao AERO!!!!

    • @josmarmaciel5694
      @josmarmaciel5694 3 года назад

      Show de Reportagem Desse Belo Avião Avro.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @HelvecioPereira
    @HelvecioPereira 3 года назад +1

    Gostei das informações do painel EM PORTUGUÊS!

  • @zinhoo1612
    @zinhoo1612 3 года назад +4

    Conteúdo de qualidade ●
    Baita aeronave Fernando 😁👍🏻

  • @AnaClara-kn3ee
    @AnaClara-kn3ee 3 года назад +1

    Parabéns Aero. 🤝✈️
    Sempre inovando como os vídeos Sensacional!! ✈️🚁

  • @nelsonjaque8536
    @nelsonjaque8536 3 года назад +1

    Meu primer viajem de Santiago a Punta Arenas em 1980 foi neste avião, adorei, muito confortavel.

  • @alessandroe.d.pozzobon6620
    @alessandroe.d.pozzobon6620 3 года назад +1

    Voei neste avião, pelo CAN em 1992, de Floripa-Canoas-Santa Maria

  • @mauriciofranca7937
    @mauriciofranca7937 3 года назад +1

    Saudade do avrinho. Fiz 2 voos ida e volta do Rj para Recife com escala em Salvador para reabastecimento. Muito bom o seu programa.

  • @Murilo220
    @Murilo220 Год назад +1

    Já perdi a conta de quantas vezes vi esse vídeo. Até onde eu contei 6 vezes. Vlw fernando belo vídeo. 👍

  • @arlindocostaneto1291
    @arlindocostaneto1291 2 года назад +1

    Uma hora depois pousavamos em Porto Nacional trecho mais longo,Go ,pois não existia Estado do To,

  • @eletronikgameplays5458
    @eletronikgameplays5458 3 года назад +11

    Manda um salve pra minha mãe Renata de Manaus, ela fez aniversário esse mês

    • @aeroportrasdaaviacao
      @aeroportrasdaaviacao  3 года назад +13

      Olá Renata, feliz aniversário!

    • @KAIRONACIMENTO
      @KAIRONACIMENTO 3 года назад +1

      Salve

    • @brunokener712
      @brunokener712 3 года назад +1

      ( Como posso ter certeza da vida eterna? )
      É possível ter certeza da vida eterna e da nossa salvação porque o próprio Jesus nos dá esta certeza.
      16. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
      (João, 3)
      No texto de João 3:16, Jesus, conversando com um dos principais da Sinagoga, chamado Nicodemos, afirmou isso ao dizer que todo aquele que Nele crê tem a vida eterna. Deus, na Sua Palavra o diz, e Ele não pode mentir
      19. "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?"
      (Números, 23)
      Se Ele o diz, então posso ter esta certeza.
      Ele não diz que pode chegar ter a vida eterna, mas sim, que já tem, já possui, a vida eterna.
      A vida eterna é o presente que recebemos no momento da conversão. Ela é automática. Uma vez que reconheço o meu estado de pecador e que Jesus Cristo é o Filho de Deus, o salvador do mundo, e o aceito como meu salvador, já tenho a salvação garantida.
      12. "Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;"
      (João, 1)
      24. "Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida."
      (João, 5)
      25. Declarou-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá;
      26. e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto?
      40. Respondeu-lhe Jesus: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?"
      (João, 11)
      Como a vida eterna é um presente, uma vez que recebemos, já é nosso, ninguém o pode tirar uma vez que é dado.
      28. "Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão."
      (João, 10)
      8. "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;
      9. não vem das obras, para que ninguém se glorie.
      10. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas."
      (Efésios, 2)
      Jesus dá a vida eterna e ninguém a pode arrebatar das Suas mãos, nem o Diabo o pode fazer. A vida eterna é real, não é só uma esperança, ela é uma garantia.
      1. "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
      2. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte."
      (Romanos, 8)
      9. "Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo;
      10. pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
      13. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo."
      (Romanos, 10)
      "E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele."
      ( 1 João, 3:15 )

    • @eletronikgameplays5458
      @eletronikgameplays5458 3 года назад

      @@brunokener712 :/

    • @Jeffersonbzr1
      @Jeffersonbzr1 3 года назад +1

      Parabéns! Que Deus elimine ela!
      Tenha uma última semana! Amém! 🖖

  • @marcogoncalves8631
    @marcogoncalves8631 3 года назад +1

    Voei muitas vezes neste tipo de aeronave em Portugal no Arquipélago dos Açores ao serviço da Sata Air Açores .

  • @TheJohnnyDias
    @TheJohnnyDias 3 года назад +1

    Adoro essa aeronave! Faltou falar das derivações dele, tais como o 748MF, o BAE ATP e o Jetstream 61.

    • @coronelmonteiro655
      @coronelmonteiro655 3 года назад +1

      Sugiro.fotos.musal.p-16.1.gae.a.abelha.barulhenta.manete.a.plena.fernando

  • @gibi27
    @gibi27 3 года назад +1

    Mais um belo vídeo Fernando. Moro Perto do Musal e não vejo a hora dele reabrir com o retorno dos eventos

  • @paulorogeriocosta5532
    @paulorogeriocosta5532 3 года назад +6

    A Varig tambem operou esse avião na Ponte Aérea. Voei nele várias vezes.

  • @lucasconstantino3884
    @lucasconstantino3884 3 года назад +1

    6:16 então é aí que retira a necessidades fisiológicas básicas das pessoas 😁

  • @alcionegoncalves2231
    @alcionegoncalves2231 3 года назад +2

    Aero manda um beijo pra minha mãe ALCIONE ela ama assistir seus vídeos ❤️❤️❤️

  • @flaviorasec949
    @flaviorasec949 3 года назад

    Qualquer pessoa pode descer na pista pra ver a operação de embarque e desembarque dos aviões??? Oi precisa uma autorização especial???

  • @59day19
    @59day19 3 года назад +1

    Porque aviões usam compressores axiais e não outro tipo de compressor ?

  • @CHARLESCBRUNO
    @CHARLESCBRUNO 3 года назад +3

    "lá vem o Alvaro" significou muito para as pessoas que recebiam esse avião em suas comunidades isoladas.

    • @Shadow__133
      @Shadow__133 3 года назад +1

      E hoje, essas comunidades continuam isoladas e dependentes de transportes assim?

    • @CHARLESCBRUNO
      @CHARLESCBRUNO 3 года назад

      @@Shadow__133 Nem todas. Um exemplo é a cidade de Carolina no Maranhão. Recebeu muito voo do "Alvaro" quando o acesso era ruim....hoje já tem outras opção de produtos chegarem a cidade. Mas ainda tem muitas que dependem da FAB para receber produtos, principalmente de asas rotativas, será assim por causa de suas particularidades. Brasil é muito grande (em tamanho) e muito diverso.

    • @Shadow__133
      @Shadow__133 3 года назад

      @@CHARLESCBRUNO Legal, que luxo mantermos cidades isoladas assim com suprimentos via helicóptero e aviões.

    • @fredericolacerda3299
      @fredericolacerda3299 3 года назад +1

      @@Shadow__133 Me perdoe, mas se nos colocarmos no lugar das pessoas que moram nessas localidades isoladas, eu não diria que é um "luxo" receber suprimentos por meio de aviões e/ou helicópteros. Diria que é uma verdadeira benção poder contar com esse apoio, lembrando ainda que as tripulações dessas aeronaves tão versáteis e confiáveis muitas vezes são considerados como verdadeiros anjos, contando com a gratidão e o reconhecimento dessas populações.

    • @Shadow__133
      @Shadow__133 3 года назад

      @@fredericolacerda3299 Não acho útil a população pagar para manter comunidades insustentáveis funcionais. Se as pessoas insistem em morar em lugares inabitáveis, ou de difícil acesso, bom para eleas...boa sorte 👍! Mas o dinheiro e recursos deveriam ser melhor empregado.

  • @euricodasilveirarosaneto7680
    @euricodasilveirarosaneto7680 3 года назад +1

    Muito legal. Voei nessa aeronave no extinto projeto Rondon.

  • @marcioleandro1323
    @marcioleandro1323 3 года назад +8

    Cara, parece que o Fernando tirou o mês pra falar só dos aviões que eu queria ver.... Valew equipe aero... parabéns pelos belos videos

  • @georgehenrique8572
    @georgehenrique8572 3 года назад +1

    Que modelo lindo!
    Abraços...

  • @renatohistory
    @renatohistory Месяц назад +1

    VIAJEI MUITO NELE PELO CAN ! SAUDADES 😢

  • @alfredocosta7379
    @alfredocosta7379 3 года назад +1

    Operou muito no CAN: Correio Aéreo Nacional.

  • @sirlukas326
    @sirlukas326 3 года назад +3

    Aí cara parabéns pelo seu conteúdo continue batalhando como sempre! :)

  • @rodolfoschiavon4628
    @rodolfoschiavon4628 3 года назад +1

    É basicamente um ônibus voador!

  • @PauloPereira-jj4jv
    @PauloPereira-jj4jv 3 года назад +1

    Fernando: "E, por incrível que pareça, ainda existem aviões desses voando no mundo..."
    Aeronaves C-47 e DC-3: "Por incrível que pareça, nós estamos voando há bem mais tempo que eles... Nós é que somos incríveis"

    • @Diegoczs1
      @Diegoczs1 3 года назад

      Catalina, também antigo pra caramba e ainda tem voando.

  • @cleoniseoliveira1073
    @cleoniseoliveira1073 3 года назад +1

    Aero faz um vídeo com o b737-800 por favor

  • @muciobarbosabretas1737
    @muciobarbosabretas1737 3 года назад +1

    DE VITORIA ES
    TAMBEM PEGAVA CARONA NESTE AVIÃO ENTRE VIX x RIO
    ERA DIVERTIDO DEMAIS

  • @filipecaetano9052
    @filipecaetano9052 3 года назад +1

    Espetáculo, asa baixa! Grandes motores.

  • @helderoliveira6216
    @helderoliveira6216 3 года назад +1

    Muita qualidade e conhecimento!!!

  • @jorgecoelho5043
    @jorgecoelho5043 3 года назад +1

    Muito bom parabéns pelo seu trabalho

  • @marcelomartinsrocha916
    @marcelomartinsrocha916 3 года назад +2

    Seria bom um vídeo explicando sobre as potências: oq significa SHP, HP, libras de força, o que é uma em relação a outra etc.

    • @EdsonpratesFerreira
      @EdsonpratesFerreira 3 года назад

      SHP: shaft horse power, potencia de saida do motores turboeixo e turboélice;
      HP: horse power, potencia de um motor convencional, á pistão;
      libra - (pé/polegada) uma das unidades de medida de torquímetros.
      libra thrust: quantidade de empuxo produzido por motores turbojato e turbofan.

  • @josemirandasousa8197
    @josemirandasousa8197 3 года назад +1

    JA ANDEI DE AVRO DA FAB DO MARANHÃO A BRASILIA. MTO BOM.

  • @kriiger
    @kriiger 3 года назад +1

    Cara, que avião lindo! kkssks

  • @capezyo
    @capezyo 3 года назад +1

    43 anos de operação....caramba...

  • @PedroVictor-op6oy
    @PedroVictor-op6oy 3 года назад +4

    Leva um tempo para nois se apegar ao novo nome da aeronave ❤️✈️✈️

  • @aderbalgomes6004
    @aderbalgomes6004 3 месяца назад

    Fiz viagens, de BELO HORIZONTE até Parnaíba no estado do Piauí, era uma rota longa, saindo de São Paulo, Furnas, Bhzte, Nanuque, Ilhéus, Salvador, Petrolinha, barragem de Boa Esperança, Terezina, Parnaíba, São Luiz.

  • @pokemontcg-espiritosanto6153
    @pokemontcg-espiritosanto6153 3 года назад +1

    Este avião parece muito com o YS-11 SAMURAI.

    • @fredericolacerda3299
      @fredericolacerda3299 3 года назад

      Verdade. Mas o Samurai me dava a impressão de ser um pouco mais comprido, apesar de usarem os mesmos motores. Asas, trens de pouso e empenagem (cauda) quase idênticas.

  • @EduardoPernambuco-px3ei
    @EduardoPernambuco-px3ei 20 дней назад

    Excelente matéria. Fiz quatro viagens para o Amapá e quatro de volta, nestes maravilhosos aviões da FAB em operações do Projeto Rondon em 1980 e 1981 na época da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

  • @ernestindadonafranci
    @ernestindadonafranci 3 года назад

    O meu pai também era militar da FAB. Eu era um moleque super curioso, sobre os aviões da nossa Força Aérea.Hove um equívoco quanto à autonomia falada por você, meu caro Fernando. Voei nele de Belém para Brasília (+- 2.100 Km) e tem um comentário aqui, de uma pessoa que voo de Recife para o Rio (+- 2.300). Se não me falha a memória , total mente abastecido o Avro voa cerca dee 2.800 km

  • @natalsantana
    @natalsantana 3 года назад +1

    O presidente João Goulart usava um Avro. Seria um modelo desses?

  • @celinamendesdesousa3596
    @celinamendesdesousa3596 3 года назад +2

    Bom dia eu amo demais sabe tudo isso ✈️

  • @cleoniseoliveira1073
    @cleoniseoliveira1073 3 года назад +1

    Faz um vídeo com o a330-900neo