Essa 28mm é meu xodó. Comprei uma usada em 2014 pra usar na minha Canon 60D pq achava a 50mm 1.4 bem fechada como vc mencionou no vídeo. Depois usei ela bastante na minha Sony A7SII com adaptador pra gravação de vídeo, fico impressionado como a operação do foco manual dela é suave e precisa. Tenho ela aqui até hoje bem conservada e limpa e vai ser a lente q vai fazer par com a R7 que está nos planos. Acho essa distância focal muito coringa pra vídeo, ela vai bem em todos os tamanhos de sensor. Conteúdo massa Vernaglia!
Concordo com todos os pontos, esse comprimento é mesmo adequado a qualquer sensor, no micro4/3 ela opera como uma 56mm que é também um comprimento excelente para muitos usos.
@@ArmandoVernagliaJunior Eu não fazia ideia que o projeto dela era do meio dos anos 90 , essa informação estalou a cuca aqui na hora. Meu maior uso dela era pra videoclipes musicais justamente buscando essas referências e esse charme analogico mesmo sem saber, só sentindo o feeling da lente msm. Mais uma vez obrigado pela aula!
Tem uma história que eu gosto bastante, escrita pela Dorrit Harazim para revista Zum, que conta que o Cartier-Bresson limitava os fotógrafos da Agência Magnum a usarem sempre lentes de 35mm ou 90mm. O René Burri veio pra América Latina e contrariou o "chefe" - fez a famosa foto Men on a Roof Top (1960) com uma 180mm, estando no topo do Banespa e fotografando em direção à Av. São João. Uma foto fantástica, elogiada pelo Cartier-Bresson e que só depois de décadas viria à público ter sido feita com uma 180mm. Desde que li isso sou fissurado por uma lente dessas haha ótimo vídeo, como sempre!
Ótima história, e a foto do René Burri é maravilhosa. O Bresson tinha implicância com o conceito de realidade dele atrelado com a 50mm, nem sei se ele chegou a mudar de ideia em algum momento da vida, mas nós coletivamente na fotografia já evoluímos desse ponto, felizmente. Pega de exemplo o Garry Winogrand que só clica em 28mm e tem enquadramentos que percebemos como naturais, como bastante plausíveis de entendermos como realidade percebida do olho humano. Assim como muitos recortes em tele como o que você citou do René Burri ou tantos outros. Eu tenho certo apreço por duas faixas de comprimento, a que reside entre 20 e 28mm no lado grande angular e o que reside entre 100 e 300mm no lado tele, tenho bem pouco apreço pelo meio termo como 35mm, 50mm etc. mas é gosto pessoal mesmo.
Suas aulas e dicas realmente são as melhores, sua didática de ensino é muito boa, por isso sempre procuro seu canal até quando não preciso de nenhum ensinamento. Sei que a loja é uma parceira, da sua garantia de loja etc, porém a 28mm acho que tá bem fora de valor de mercado, meu amigo pegou uma até por conta do seu vídeo mas pagou 1.600, fui dar uma olhadinha e consegue se achar ela nessa média mesmo ou um pouco mais. Lentes não envelhecem como corpos, mas envelhecem.
A Canon parece ter abdicado da ideia dessas lentes com um "look" mais antigo, as últimas saíram mesmo nos anos 90, tudo que veio depois tende a um visual mais atualizado, mas sem o mesmo charme.
Uma coisa que eu percebi quando vou ao site da Porssar, quando uma lente demora muito para ser vendida, o Vernaglia faz a propaganda kkkkkk!!! Show de Bola :)
Sua observação não está errada não, acontece muitas vezes de algum item muito bom ficar na loja por mais tempo, em grande parte por serem itens desconhecidos da maioria, daí surgem vídeos como este, como o da 11-24mm L, como o das lentes tilt/shift. Assim unimos um conteúdo diferente, muitas vezes ausente em língua portuguesa, com uma oportunidade de negócios não muito comum no nosso mercado, acho que fica bom para todo mundo, pro canal, para a loja e pro público. 😃
Parabéns pela bela explanação, bem lembrado da grande qualidade e resistência das objetivas desta época. É as objetivas 28mm dominavam, o alcance do foco em baixa velocidade e pequena abertura do diafragma facilitava a vida do fotógrafo.
Месяц назад
Armando Para eventos 28mm 1.8 ou 35mm 2.0 ? me ajuda a escolher
Conserta primeiro ela depois vende, é melhor. Quem comprar vai valorizar ela estar em perfeito estado e verificada e você não vai perder tanto dinheiro por ter que desvalorizar ela por estar com defeito, é melhor para as duas partes se você puder arrumar ela antes da venda. 👍
Boa noite, Vernaglia! Sempre grato por seus vídeos. Assisto sempre que posso. Esclarece uma dúvida, se possível. Numa cropada a 28mm tem problema com nitidez em abertura abaixo de 2.8 como numa full frame?
Olá Vernaglia tudo bem? Você sabe me dizer se existe diferença em qualidade de construção, qualidade óptica, nitidez, etc... entre as lentes analógicas Carl Zeiss Jena e Contax Carl Zeiss? Pelo que pesquisei tem diferenças nas formas construtivas delas, mas não vi nenhum comparativo direto entre elas, estou querendo uma dessas duas aqui para usar na minha XT-20: Contax Carl Zeiss Distagon 18mm f4 ou Carl Zeiss Jena Flektogon 20mm f2.8 Você já teve contato com alguma dessas lentes em sua carreira Armando? Desde já agradeço!!
Tive experiência com a 28mm f/1.8, ÓTIMA LENTE PARA O VALOR, precisa de alguns cuidados no uso (ex.: não usar muito em 1.8, pois perde muita nitidez nas bordas), mas nada que dificulte o uso e o bom aproveitamento.
Sabe que eu gosto dela em 1.8 para foto urbana em preto e branco, dá um ar antigo muito legal para as imagens, mas concordo com você, se for num evento, aí pode ser melhor ideia trabalhar na faixa de 2.8 mesmo.
Sempre quis uma 28mm 1.8 para fotos de eventos noturnos. Tenho uma 35mm 2.0 em câmera crop e acho muito fechado para registrar grupos de pessoas em lugares mais apertados. A 24mm 2.8 STM tem ângulo bom mas é muito ruim de foco durante a noite e F 2.8 ainda acho escuro para crop, tem que ser 2.0 para baixo no meu caso. Desisti da 28mm 1.8 por não achar nenhum lugar para comprar. Peguei uma Canon M200 e estou interessado na EFM-22mm 2.0 e Viltrox 23mm 1.4.
Dê uma olhada na Sigma 18-35. Ates de adquirir a minha Canon RP eu ultilizava uma Canon SL2 + Sigma Art 18-35 1.8 e posso lhe afirmar com total convicção, não há no mercado uma lente com tamanha versatilidade, clareza, nitidez e contraste para o APS-C nesta faixa de distância focal melhor do que ela. Para eventos noturnos ela é um fenômeno.
olá Armando. Parabéns pelo vídeo, como sempre. Em fotos de eventos/casamentos, acha mais válido essa 28mm (usada) ou uma rf 35mm (usada) numa Canon R? O ângulo me parece chamativo para 28 mas não sei se a 35mm se sai em qualidade óptica. 🤔
Acho que depende de muitos fatores. O primeiro é estilo, quem prefere 35mm não costuma usar 28mm e vice versa, eu prefiro muito uma 28mm num evento que uma 35mm, mas isso é meu estilo, minha abordagem desse tipo de situação, e ainda, eu prefiro lente zoom em evento que fixa, eu cubro eventos com 24-105 ou 24-70 e embora use 90% do tempo entre 24 e 28mm, de vez em quando uso 70, 80mm e isso garante a utilidade do zoom para mim. Outro fator, uma lente RF nativa é uma coisa, uma lente EF adaptada é outra, muda tamanho, e muda estilo, essas lentes são de épocas muito distintas, a RF nova é mais nítida, a EF antiga tem um visual e um contraste que deixam a imagem com cara de filme, então são coisas muito diferentes, ou quer uma, ou quer outra. Pensa com calma.
Estou na duvida entre uma 28mm ou uma 28-135mm, seria para eventos, por isso pensei na 28-135, embora seja antiga. Uma 28mm é boa pela luz, mas requer mais movimentação e uma zoom me tras mais versatilidade. Qual você indica?? Para eventos, Canon RP + flash + iso
@@ArmandoVernagliaJunior Realmente, com lente zoom a gente fica um pouco mais tranquilo. Até pensei na 24-105mm L, seria ótimo, mas a grana tá curta kkkk. ai pensei na 28-135mm só pra quebrar um galho com o flash quando não der pra usar a 50mm no evento
Amigo, boa tarde. Gostaria de um indicação para substituir a lente 17-55 2.8 da Canon. Queria comprar essa lente por indicação de um amigo, entretanto não consigo encontrar uma em bom estado. Qual lente você me recomenda? Vou vou usar para fazer ensaios de formatura e afins. Obrigado
Tanto Sigma como Tamron possuem lentes na faixa de 17-50, 17-55 em abertura 2.8, pessoalmente não gosto do mecanismo de focalização da Sigma, então costumo indicar mais a Tamron como possível substituta da Canon nesses casos.
Compensa trazer importada... Armando pq vc não tenta fazer parceria com redirecionador tipo Zip4Me. Eu trago bastante coisa com eles pra cá. No eBay 28mm sai uns 200 dólares.
E ai tudo tranquilo...gostaria de saber se a 180 m é indicada para quem faz fotos esportivas...eu faço fotos de rodeio e me interessei nessa lente ..abraço
Comentário Off-topic: fui olhar no site da B&H Photos algumas câmeras e lentes e fiquei surpreso com a diminuição de produtos que o site está oferecendo atualmente. Nem a sombra do que foi no passado. Dá pra ver claramente o estrago que os smartphones provocaram na fotografia digital tradicional. Categorias e linhas inteiras de produtos sumiram e só restam pontas de estoque que a loja ainda não conseguiu vender. Novidades mesmo é só nas mirrorless e olha que não são muitas, nem comparado com a quantidade de lançamentos que tinha no passado. Sad but true!
De fato, os celulares ganhou um fatia do mercardo. Eu fotografo a bastante tempo, mas nao da para comparar um fotografia feita pelo um conjunto profissional. A qualidade é outro nivel. Pra mim celular é para registrar so. Com relação a vdeo é a mesma coisa, basta vè um canal de youtubes com cameras profissionai e feito por celular
@@felizbeca Sim, o estrago dos celulares foi na fotografia amadora ou doméstica, na profissional ainda é necessário equipamento top. Mas na fotografia artística ou criativa nem tanto já que a inteligência artificial chegou com tudo e agora tu podes criar fotos a partir de instruções de texto, ou seja, tu nem precisa mais câmera ne celular, basta dar a instrução completa da foto que queres que a inteligência artificial cria a foto pra ti, nem precisas mais câmera, celular nem photoshop já que o efeito que tu queres dar é dado por instrução de texto. Eu já tô criando assim com ChatGPT para criar os "promts de texto", peço para ele me dar a instrução em inglês e depois levou essa instrução para outra IA como MIDJourney e pronto, me entrega resultados totalmente profissionais, muito melhor do que muito fotografo faz em muitas horas de trabalho. Sensacional! Isso com certeza vai enterrar muita câmera fotográfica e programas de edição como photoshop e similares.
Recentemente comprei uma 28mm 1.8 usada em ótimas condições por 1600, apenas com um ponto de fungo (tenho que resolver isso). Fotografei um casamento com ela, achei meio difícil de trabalhar, quem e acostumado no apsc com a 18-55 e só imaginar em 18 milímetros fixa. Para fotos de grupo, ela e ótima!! Tenho muito que me aperfeiçoar pra me adaptar a essa lente, porém achei ela excelente!
Repete comigo: não devemos comprar lente com fungo, não devemos comprar lente com fungo. Sério... se ninguém comprar, quem vende criará o costume de mandar na assistência limpar antes de vender. Lógico que se você comprou sabendo, se quem vendeu avisou e você comprou mesmo assim, tudo bem, mas é arriscado demais pois um ponto visível na lente pode estar alastrado em partes não visíveis, corre ver isso antes que seja tarde e você perca a lente.
As 24 e 28mm de abertura 2.8 com IS são evoluções de modelos anteriores sem o IS e que são anteriores a essa 28mm 1.8, por outro lado e que são ainda evoluções das antigas FD 24 e 28mm de abertura 2.8. Assim as raízes dessas 24 e 28 de abertura 2.8 são anteriores, mas eles foram atualizadas com o tempo, modificadas e melhoradas. Eu tive a 24 em duas ocasiões, antes da versão IS e tive a com IS também, e tive a 28 antes do IS, forma geral são lentes mais nítidas que essa 28 1.8 do vídeo, mas geram uma imagem menos característica, um pouco mais comum, então melhor/pior é relativo as necessidades, se a necessidade for de nitidez, as versões 2.8 com IS são melhores, se a necessidade é de um visual mais clássico, aí essa 1.8 é melhor, mesmo que menos nítida. Qualidade de construção de todas elas é muito boa.
Tenho muita vontade de adquirir está 180 para macro de natureza, mas até então, eu pensava que ela tinha IS. Desculpe discordar de vc, mas IS é essencial em fotografia de insetos. É muito difícil fazer fotos deles com a lente montada em um tripé. Só se der a sorte deles ficaram parados no mesmo lugar por muito tempo, o que é um pouco raro de acontecer…
Meu ponto é que se formos paralisar o movimento ágil dos insetos, precisaremos de 1/250s para mais rápido e isso acaba dispensando o IS, já para um inseto pousado quieto num lugar (como muita gente faz colocando isca doce em flores ou pedaços de fruta para atrair), aí é possível fazer tocaia com tripé e tudo mais... então de forma geral é possível, tem casos que o IS ajuda, claro, mas num número grande de situações ele acaba não sendo diferencial na minha opinião por esses motivos.
Não concordo, essa 28mm é muito ruim, nunca vi um exemplar que não fosse muito ruim de nitidez em grandes aberturas ( de 1.8 a 4). Não justifica comprar uma lente de abertura 1.8 se não dá pra usar nem proximo disso. Existem inúmeros reviews mostrando o que eu tô dizendo, acho que deu ruim essa indicação aí...
Nem só de nitidez extrema vive a óptica ao longo de toda a história da fotografia, há muita gente que procure uma lente por um look específico, se não fosse assim não nascia uma marca como a LensBaby que vende super bem e não tem uma única lente nítida, se não a galera não pirava com o look de uma Helios vintage etc. Mostrei duas lentes no vídeo, uma extremamente nítida e outra com look vintage, aí vai do gosto de cada um, das necessidades de cada um, daí a dizer que algo é ruim só por que na característica que você aprecia a lente não desempenha do jeito que gostaria, aí é toda uma outra conversa.
Adquiri a minha recentemente por 1.100,00 Melhor lente Eu nao tinha dinheiro pra comprar uma 35mm então ela foi a substituta Nao sinto falta de jeito nenhum
Só pra deixar o registro, comprei uma lente 24mm 2.8 da loja Portstar e, recebi o produto impecável. Ótimo atendimento mesmo!
Que bom meu caro, fico feliz de saber.
@@ArmandoVernagliaJunior a efs24mm 2.8 perde muito pra essa 28mm?
Essa 28mm é meu xodó. Comprei uma usada em 2014 pra usar na minha Canon 60D pq achava a 50mm 1.4 bem fechada como vc mencionou no vídeo. Depois usei ela bastante na minha Sony A7SII com adaptador pra gravação de vídeo, fico impressionado como a operação do foco manual dela é suave e precisa. Tenho ela aqui até hoje bem conservada e limpa e vai ser a lente q vai fazer par com a R7 que está nos planos. Acho essa distância focal muito coringa pra vídeo, ela vai bem em todos os tamanhos de sensor. Conteúdo massa Vernaglia!
Concordo com todos os pontos, esse comprimento é mesmo adequado a qualquer sensor, no micro4/3 ela opera como uma 56mm que é também um comprimento excelente para muitos usos.
@@ArmandoVernagliaJunior Eu não fazia ideia que o projeto dela era do meio dos anos 90 , essa informação estalou a cuca aqui na hora. Meu maior uso dela era pra videoclipes musicais justamente buscando essas referências e esse charme analogico mesmo sem saber, só sentindo o feeling da lente msm. Mais uma vez obrigado pela aula!
Estou bem interessado nesse modelo de 28mm , bom saber que ela é perfeita para uso em R7
Provavelmente vai ser minha próxima aquisição
Comprei a 28mm 1.8 influenciado por esse video. Obrigado, uma lente maravilhosa para sua proposta.
Que bom que gostou da lente, ela tem um estilo visual bem único, que eu pessoalmente gosto.
Tem uma história que eu gosto bastante, escrita pela Dorrit Harazim para revista Zum, que conta que o Cartier-Bresson limitava os fotógrafos da Agência Magnum a usarem sempre lentes de 35mm ou 90mm. O René Burri veio pra América Latina e contrariou o "chefe" - fez a famosa foto Men on a Roof Top (1960) com uma 180mm, estando no topo do Banespa e fotografando em direção à Av. São João. Uma foto fantástica, elogiada pelo Cartier-Bresson e que só depois de décadas viria à público ter sido feita com uma 180mm. Desde que li isso sou fissurado por uma lente dessas haha ótimo vídeo, como sempre!
Ótima história, e a foto do René Burri é maravilhosa. O Bresson tinha implicância com o conceito de realidade dele atrelado com a 50mm, nem sei se ele chegou a mudar de ideia em algum momento da vida, mas nós coletivamente na fotografia já evoluímos desse ponto, felizmente. Pega de exemplo o Garry Winogrand que só clica em 28mm e tem enquadramentos que percebemos como naturais, como bastante plausíveis de entendermos como realidade percebida do olho humano. Assim como muitos recortes em tele como o que você citou do René Burri ou tantos outros. Eu tenho certo apreço por duas faixas de comprimento, a que reside entre 20 e 28mm no lado grande angular e o que reside entre 100 e 300mm no lado tele, tenho bem pouco apreço pelo meio termo como 35mm, 50mm etc. mas é gosto pessoal mesmo.
Ótimo vídeo professor. Quando possível traga um vídeo mostrando as técnicas pra fazer o empilhamento de foco na fotografia macro ou astronômica...
Vou fazer o vídeo de empilhamento para macro e produto, para astronomia deixo pro pessoal especializado na área.
Vou comprar pelo site que recomendou! Vamos ver
Suas aulas e dicas realmente são as melhores, sua didática de ensino é muito boa, por isso sempre procuro seu canal até quando não preciso de nenhum ensinamento. Sei que a loja é uma parceira, da sua garantia de loja etc, porém a 28mm acho que tá bem fora de valor de mercado, meu amigo pegou uma até por conta do seu vídeo mas pagou 1.600, fui dar uma olhadinha e consegue se achar ela nessa média mesmo ou um pouco mais. Lentes não envelhecem como corpos, mas envelhecem.
Há muito tempo eu namorava essa 28mm. Até que finalmente comprei uma, já usada, e não me arrependo. òtima lente!!
Essa 28mm 1.8 é um charme! A Canon precisa lançar algo do tipo pro mount RF
A Canon parece ter abdicado da ideia dessas lentes com um "look" mais antigo, as últimas saíram mesmo nos anos 90, tudo que veio depois tende a um visual mais atualizado, mas sem o mesmo charme.
Uma coisa que eu percebi quando vou ao site da Porssar, quando uma lente demora muito para ser vendida, o Vernaglia faz a propaganda kkkkkk!!! Show de Bola :)
Sua observação não está errada não, acontece muitas vezes de algum item muito bom ficar na loja por mais tempo, em grande parte por serem itens desconhecidos da maioria, daí surgem vídeos como este, como o da 11-24mm L, como o das lentes tilt/shift. Assim unimos um conteúdo diferente, muitas vezes ausente em língua portuguesa, com uma oportunidade de negócios não muito comum no nosso mercado, acho que fica bom para todo mundo, pro canal, para a loja e pro público. 😃
Parabéns pela bela explanação, bem lembrado da grande qualidade e resistência das objetivas desta época. É as objetivas 28mm dominavam, o alcance do foco em baixa velocidade e pequena abertura do diafragma facilitava a vida do fotógrafo.
Armando Para eventos 28mm 1.8 ou 35mm 2.0 ? me ajuda a escolher
tenho uma dessa 28mm mas ta com problema no foco tem que arrumar , se tiver interesse estou passando ela a preço de desapego
Conserta primeiro ela depois vende, é melhor. Quem comprar vai valorizar ela estar em perfeito estado e verificada e você não vai perder tanto dinheiro por ter que desvalorizar ela por estar com defeito, é melhor para as duas partes se você puder arrumar ela antes da venda. 👍
Tenho uma EF 28 -70mm, 2.8...é bem interessante, e perfeita pra vídeo
Tremenda lente a 28-70 f/2, tem review dela aqui no canal, acho que é a melhor zoom já feita.
eu tenho uma 24mm 2.8 STM, e as vezes fico tentado a trocar por uma dessa
duas baita lentes em!
Com certeza. :)
Boa noite, Vernaglia! Sempre grato por seus vídeos. Assisto sempre que posso.
Esclarece uma dúvida, se possível. Numa cropada a 28mm tem problema com nitidez em abertura abaixo de 2.8 como numa full frame?
Sonho de consumo essa 180 mm!
top
O Vernaglia é o melhor 👏🏼👏🏼👏🏼
Fala da 20mm que também é sensacionaaal!!
Olá Vernaglia tudo bem?
Você sabe me dizer se existe diferença em qualidade de construção, qualidade óptica, nitidez, etc... entre as lentes analógicas Carl Zeiss Jena e Contax Carl Zeiss? Pelo que pesquisei tem diferenças nas formas construtivas delas, mas não vi nenhum comparativo direto entre elas, estou querendo uma dessas duas aqui para usar na minha XT-20:
Contax Carl Zeiss Distagon 18mm f4 ou Carl Zeiss Jena Flektogon 20mm f2.8
Você já teve contato com alguma dessas lentes em sua carreira Armando? Desde já agradeço!!
Tive experiência com a 28mm f/1.8, ÓTIMA LENTE PARA O VALOR, precisa de alguns cuidados no uso (ex.: não usar muito em 1.8, pois perde muita nitidez nas bordas), mas nada que dificulte o uso e o bom aproveitamento.
Sabe que eu gosto dela em 1.8 para foto urbana em preto e branco, dá um ar antigo muito legal para as imagens, mas concordo com você, se for num evento, aí pode ser melhor ideia trabalhar na faixa de 2.8 mesmo.
Sim, são possibilidades a mais na mesma lente, mais pontos positivos dela.
Sempre quis uma 28mm 1.8 para fotos de eventos noturnos. Tenho uma 35mm 2.0 em câmera crop e acho muito fechado para registrar grupos de pessoas em lugares mais apertados. A 24mm 2.8 STM tem ângulo bom mas é muito ruim de foco durante a noite e F 2.8 ainda acho escuro para crop, tem que ser 2.0 para baixo no meu caso. Desisti da 28mm 1.8 por não achar nenhum lugar para comprar. Peguei uma Canon M200 e estou interessado na EFM-22mm 2.0 e Viltrox 23mm 1.4.
Dê uma olhada na Sigma 18-35. Ates de adquirir a minha Canon RP eu ultilizava uma Canon SL2 + Sigma Art 18-35 1.8 e posso lhe afirmar com total convicção, não há no mercado uma lente com tamanha versatilidade, clareza, nitidez e contraste para o APS-C nesta faixa de distância focal melhor do que ela. Para eventos noturnos ela é um fenômeno.
Faltou a 20mm 2.8 uma lindeza de elente
olá Armando. Parabéns pelo vídeo, como sempre.
Em fotos de eventos/casamentos, acha mais válido essa 28mm (usada) ou uma rf 35mm (usada) numa Canon R? O ângulo me parece chamativo para 28 mas não sei se a 35mm se sai em qualidade óptica. 🤔
Acho que depende de muitos fatores. O primeiro é estilo, quem prefere 35mm não costuma usar 28mm e vice versa, eu prefiro muito uma 28mm num evento que uma 35mm, mas isso é meu estilo, minha abordagem desse tipo de situação, e ainda, eu prefiro lente zoom em evento que fixa, eu cubro eventos com 24-105 ou 24-70 e embora use 90% do tempo entre 24 e 28mm, de vez em quando uso 70, 80mm e isso garante a utilidade do zoom para mim. Outro fator, uma lente RF nativa é uma coisa, uma lente EF adaptada é outra, muda tamanho, e muda estilo, essas lentes são de épocas muito distintas, a RF nova é mais nítida, a EF antiga tem um visual e um contraste que deixam a imagem com cara de filme, então são coisas muito diferentes, ou quer uma, ou quer outra. Pensa com calma.
@@ArmandoVernagliaJunior obrigado Armando 🙏🏻🙏🏻
Excelente.
Obrigado 😃
Estou na duvida entre uma 28mm ou uma 28-135mm, seria para eventos, por isso pensei na 28-135, embora seja antiga. Uma 28mm é boa pela luz, mas requer mais movimentação e uma zoom me tras mais versatilidade. Qual você indica?? Para eventos, Canon RP + flash + iso
Eu sempre preferi lente zoom em eventos, lente fixa em evento a gente passa um nervoso danado.
@@ArmandoVernagliaJunior Realmente, com lente zoom a gente fica um pouco mais tranquilo. Até pensei na 24-105mm L, seria ótimo, mas a grana tá curta kkkk. ai pensei na 28-135mm só pra quebrar um galho com o flash quando não der pra usar a 50mm no evento
Amigo, boa tarde. Gostaria de um indicação para substituir a lente 17-55 2.8 da Canon. Queria comprar essa lente por indicação de um amigo, entretanto não consigo encontrar uma em bom estado. Qual lente você me recomenda? Vou vou usar para fazer ensaios de formatura e afins. Obrigado
Tanto Sigma como Tamron possuem lentes na faixa de 17-50, 17-55 em abertura 2.8, pessoalmente não gosto do mecanismo de focalização da Sigma, então costumo indicar mais a Tamron como possível substituta da Canon nesses casos.
a 180mm faz retratos tbm ? ou so macro ?
Fala Vernaglia, é uma lente até que boa, porem tive com 6d e 5D mk3 e ela era muito ruim de foco pra eventos!
Qual das duas?
Com certeza ele tá falando da 28 rsrs
Compensa trazer importada... Armando pq vc não tenta fazer parceria com redirecionador tipo Zip4Me. Eu trago bastante coisa com eles pra cá. No eBay 28mm sai uns 200 dólares.
E ai tudo tranquilo...gostaria de saber se a 180 m é indicada para quem faz fotos esportivas...eu faço fotos de rodeio e me interessei nessa lente ..abraço
Para eventos esportivos uma 70-200 2.8 é mais indicada, seja pela versatilidade do zoom, seja pela maior velocidade de focalização.
@@ArmandoVernagliaJunior agradeço a atenção Obrigado
Comentário Off-topic: fui olhar no site da B&H Photos algumas câmeras e lentes e fiquei surpreso com a diminuição de produtos que o site está oferecendo atualmente. Nem a sombra do que foi no passado. Dá pra ver claramente o estrago que os smartphones provocaram na fotografia digital tradicional. Categorias e linhas inteiras de produtos sumiram e só restam pontas de estoque que a loja ainda não conseguiu vender. Novidades mesmo é só nas mirrorless e olha que não são muitas, nem comparado com a quantidade de lançamentos que tinha no passado. Sad but true!
De fato, os celulares ganhou um fatia do mercardo. Eu fotografo a bastante tempo, mas nao da para comparar um fotografia feita pelo um conjunto profissional. A qualidade é outro nivel. Pra mim celular é para registrar so. Com relação a vdeo é a mesma coisa, basta vè um canal de youtubes com cameras profissionai e feito por celular
@@felizbeca Sim, o estrago dos celulares foi na fotografia amadora ou doméstica, na profissional ainda é necessário equipamento top. Mas na fotografia artística ou criativa nem tanto já que a inteligência artificial chegou com tudo e agora tu podes criar fotos a partir de instruções de texto, ou seja, tu nem precisa mais câmera ne celular, basta dar a instrução completa da foto que queres que a inteligência artificial cria a foto pra ti, nem precisas mais câmera, celular nem photoshop já que o efeito que tu queres dar é dado por instrução de texto. Eu já tô criando assim com ChatGPT para criar os "promts de texto", peço para ele me dar a instrução em inglês e depois levou essa instrução para outra IA como MIDJourney e pronto, me entrega resultados totalmente profissionais, muito melhor do que muito fotografo faz em muitas horas de trabalho. Sensacional! Isso com certeza vai enterrar muita câmera fotográfica e programas de edição como photoshop e similares.
Recentemente comprei uma 28mm 1.8 usada em ótimas condições por 1600, apenas com um ponto de fungo (tenho que resolver isso). Fotografei um casamento com ela, achei meio difícil de trabalhar, quem e acostumado no apsc com a 18-55 e só imaginar em 18 milímetros fixa. Para fotos de grupo, ela e ótima!! Tenho muito que me aperfeiçoar pra me adaptar a essa lente, porém achei ela excelente!
Repete comigo: não devemos comprar lente com fungo, não devemos comprar lente com fungo. Sério... se ninguém comprar, quem vende criará o costume de mandar na assistência limpar antes de vender. Lógico que se você comprou sabendo, se quem vendeu avisou e você comprou mesmo assim, tudo bem, mas é arriscado demais pois um ponto visível na lente pode estar alastrado em partes não visíveis, corre ver isso antes que seja tarde e você perca a lente.
A lente 28mm RF é fininha, deve ser ótima pra viagem.
Boa noite
😊👍
Boa noite a todos os 📸📸📸📸
Olá 😊
Já vendeu???
Essa 28mm perde muito em qualidade para a 24mm f2.8 usm is?
Pq percebi que a 24mm is é uma construção mais moderna. Embora seja dos anos 2000 .
As 24 e 28mm de abertura 2.8 com IS são evoluções de modelos anteriores sem o IS e que são anteriores a essa 28mm 1.8, por outro lado e que são ainda evoluções das antigas FD 24 e 28mm de abertura 2.8. Assim as raízes dessas 24 e 28 de abertura 2.8 são anteriores, mas eles foram atualizadas com o tempo, modificadas e melhoradas. Eu tive a 24 em duas ocasiões, antes da versão IS e tive a com IS também, e tive a 28 antes do IS, forma geral são lentes mais nítidas que essa 28 1.8 do vídeo, mas geram uma imagem menos característica, um pouco mais comum, então melhor/pior é relativo as necessidades, se a necessidade for de nitidez, as versões 2.8 com IS são melhores, se a necessidade é de um visual mais clássico, aí essa 1.8 é melhor, mesmo que menos nítida. Qualidade de construção de todas elas é muito boa.
Tenho muita vontade de adquirir está 180 para macro de natureza, mas até então, eu pensava que ela tinha IS. Desculpe discordar de vc, mas IS é essencial em fotografia de insetos. É muito difícil fazer fotos deles com a lente montada em um tripé. Só se der a sorte deles ficaram parados no mesmo lugar por muito tempo, o que é um pouco raro de acontecer…
Meu ponto é que se formos paralisar o movimento ágil dos insetos, precisaremos de 1/250s para mais rápido e isso acaba dispensando o IS, já para um inseto pousado quieto num lugar (como muita gente faz colocando isca doce em flores ou pedaços de fruta para atrair), aí é possível fazer tocaia com tripé e tudo mais... então de forma geral é possível, tem casos que o IS ajuda, claro, mas num número grande de situações ele acaba não sendo diferencial na minha opinião por esses motivos.
@@ArmandoVernagliaJunior Entendi e concordo. Obrigado pelo esclarecimento, professor👍
Me arrependi de vender minha 28mm dessa
Essa 28 é bem bacana mesmo. Tem um visual bem específico, não é todo mundo que gosta, mas acho ela bacana.
Não concordo, essa 28mm é muito ruim, nunca vi um exemplar que não fosse muito ruim de nitidez em grandes aberturas ( de 1.8 a 4). Não justifica comprar uma lente de abertura 1.8 se não dá pra usar nem proximo disso. Existem inúmeros reviews mostrando o que eu tô dizendo, acho que deu ruim essa indicação aí...
Nem só de nitidez extrema vive a óptica ao longo de toda a história da fotografia, há muita gente que procure uma lente por um look específico, se não fosse assim não nascia uma marca como a LensBaby que vende super bem e não tem uma única lente nítida, se não a galera não pirava com o look de uma Helios vintage etc. Mostrei duas lentes no vídeo, uma extremamente nítida e outra com look vintage, aí vai do gosto de cada um, das necessidades de cada um, daí a dizer que algo é ruim só por que na característica que você aprecia a lente não desempenha do jeito que gostaria, aí é toda uma outra conversa.
Adquiri a minha recentemente por 1.100,00
Melhor lente
Eu nao tinha dinheiro pra comprar uma 35mm então ela foi a substituta
Nao sinto falta de jeito nenhum
28mm é vida.