Obrigada PH!! Agora sim o PH que a gente conhece, chegando nas profundezas dos nossos sentimentos. Ótimo vídeo! E ótimas indicações de Nietzche e Espinosa!
200 vídeos da Dark na internet com pessoal resumindo família e chovendo no molhado, vem o PH e me filosofa sobre a serie colocando vários pontos pertinentes para se pensar. Me sentir tomando um café quente com pão degustando esse vídeo, obrigado por sair fora da curva.
"Não somos livres nas nossas atitudes porque não somos livres nos nossos desejos, não conseguimos ir contra aquilo que está dentro de nós" Kahnwald Barbudo, Jonas - Uma das melhores frases de Dark
Lindo ! Então não somos responsáveis pelo que fazemos! Somos fantoches! E ótimo colocar a responsabilidade dos nossos atos nos outros, em deuses e demônios
É como o grande Craque Daniel disse uma vez: "Se uma pessoa diz para você acreditar em você mesmo, e você começa a acreditar. Você não está acreditando em você mesmo, você está acreditando na pessoa que disse para você acreditar em você mesmo."
DARK: Filosofia hermética Cabalística. Apresentada na obra de "Corpus Hermeticum" pela "tábua da esmeralda" escrita por "Hermes trismegisto", diz exatamente isso. Que nossas escolhas tem suas consequências e cria suas realidades conforme as consequências geradas por nossas ações.
Eu to encantada com esse vídeo principalmente depois de ver o final da 3 temporada. Dark terminou a temporada justamente continuando a filosofia que sempre teve de determinismo. Como você fala todas as linhas temporais funcionam em cima desse determinismo, o livre arbítrio não existe em nenhuma pelo menos não no seu máximo, portanto mesmo a realidade gerada na última cena do jantar com as pessoas fora do nó está também fadada a essas regras. Como a Hanna fala seu sonho de um mundo "sem desejos, sem obrigações", esse mundo acaba por ser a inexistência, alcançar esse "nada", essa escuridão sem ontem, nem hoje, nem amanhã, só foi possível para as pessoas que faziam parte do nó e deixaram de existir, só foi possível para aqueles dois mundos que deixaram de existir e que portanto não seguem mais essas regras e estão "livres" do tempo.
Não tenho acompanhado seus vídeos nesse período de caos, pois a cabeça tá flutuando entre on e off. Covid chegou como um furacão na minha família e só agora tenho respirado melhor dentro do luto. Voltei ao canal pois na notificação tinha "Dark" (o vídeo resumo anterior que me fisgou de volta), que é minha série favorita e meu sangue tá esquentando com a proximidade da nova temporada. Logo, tenho mergulhado em muito conteúdo sobre a série p/suspender de leve o assunto "pandemia", mas cutucando a ferida no que se refere à finitude. Você PH, na minha avaliação que só tem importância p/mim mesma, produz um dos melhores conteúdos do RUclips. Em tempos típicos, sempre que saio do cinema ou vejo algo nas plataformas corro aqui p/conferir o que você elaborou. Você fundamenta seus ditos, deixa o trabalho robusto e traz p/quem acompanha a chance de ir além na reflexão sobre o que assiste. Vídeos resumo ou vídeo sobre teorias tem aos montes. Eu faço questão de seguir seu trabalho pelo diferencial que é acompanhar a linha do raciocínio de alguém que referencia Espinosa, Deleuze (a corrente filosófica Deleuziana articula Nietzsche e Espinosa com mestria) e Mestre Yoda a uma série que (bem por cima) trata de viagem no tempo. No mais: parabéns pela excelente reflexão rica e concisa!
É maravilhoso como a série utiliza elementos do hermetismo (referências por meio da tábua de esmeralda e do Caibalion). Uma forma de dizer que existem leis universais que se aplicam ao universo de Dark, como a repetição dos ciclos. A Lei da Correspondência, tal como ela existe no nosso mundo, tem a ver com a igualdade dos planos (material, espiritual, mental). O que acontece em um tende a acontecer também no outro. No caso deles, os desdobramentos ocorrem na realidade paralela. O espelho. Lindo demais.
Que aula, PH!!! Você nunca decepciona. Vídeo de altíssima qualidade, citando os maiores filósofos modernos. Sabe que fiz correlações até com Vingadores Ultimato ? A frase de Deleuze se aplica perfeitamente à situação do Capitão América. Mas o papo é sobre Dark que é a série mais "nó na cabeça" dos últimos tempos. Que venha a 3a temporada é mais vídeos como esse!! Parabéns!!
O determinismo em Dark é sensacional ! Traduz de maneira popular um conceito filosófico e existencial complexo, utilizando exemplos simples como esse : Elge matou as crianças, oque faz com que Urich voltasse no tempo e tentasse o matar para impedir que ele se transforme em um assassino, porém ao o matar , Urich faz com que Elge trilhe o caminho que o fará um assassino, justamente pelo trauma de ter sido atacado por Urich!Neste paradoxo, Urich criou aquilo que tentou impedir. Por isso acho que a frase do Jonas é tão significativa quando ele diz : " Porque fizemos ter ou não tempo quando claramente é ele que nos tem ? " .
Para entender predestinação micro e macro com facilidade usa-se o exemplo da mosca dentro do avião que pode voar e pousar em qualquer lugar la dentro e uns irão dizer que isso é livre-arbítrio outros vão dizer que é o seu destino micro afinal de contas de onde veem os desejos? Se ela pousar em algum lugar comum ou algum lugar incomum do avião ela desejou porque é livre pra desejar o que quiser ou porque estava predestinada a ter esse desejo? Enquanto que no nível macro já não entra desejo apenas destino mesmo o destino do avião é o destino daquela mosca. Nesse exemplo o avião representa nosso mundo e a mosca somos nós. Já em Dark é nos apresentado a chance de tentar mudar o loop o que é bem difícil porque é necessário negar a si mesmo, ou seja, pensar o que você é e o que você faria e ir contra você mesmo e fazer diferente. Isso é muito difícil pois você pode se auto iludir pensando que esta se negando e que o que esta fazendo é o inverso de você mesmo quando na verdade você mente pra si mesmo e só não quer aceitar o quanto podre você é. Imagina que Adão e Eva podem ter pensado que aceitar o fruto do conhecimento do bem e do mal era uma atitude totalmente inversa ao seu desejo natural predestinado de recusar e viver feliz para sempre, mas na verdade aceitar o fruto era realmente o seu desejo predestinado o que concluí que eles não eram perfeitos apenas não tinham conhecimento do bem e do mal eram apenas inocentes e o seu destino era conhecer o pecado ou seja o seu eu interior obscuro para que um dia possam realmente alcançar a perfeição não pela inocência de falta de conhecimento e sim pela certeza de que o destino não é uma prisão que impede seu livre-arbitro na verdade o destino não deve ser apenas aceito não na verdade devemos amar o destino é ai que mora a verdadeira felicidade. O verdadeiro sábio é imune aos infortúnios da vida. Amor Fati (uma expressão latina que significa 'amor ao destino', 'amor ao fado'). Expressão usada por Nietzsche como "fórmula para a grandeza do homem" e que significa: "Não querer nada de diferente do que é, nem no futuro, nem no passado, nem por toda a eternidade. Não só suportar o que é necessário, mas amá-lo".
Parabéns ao Raphael e à Ana Larissa pelo vídeo! Juntar Dark (minha série favorita), Nietzsche e Espinosa é bom demais! Muita sincronicidade você falar de determinismo e de livre-arbítrio. Eu comecei a fazer um curso online pela plataforma da edx sobre filosofia e Deus e estou lendo um artigo no curso que expõe justamente esses temas. O artigo cita 2 linhas de pensamento a respeito: o compatibilismo e o incompatibilismo. A primeira defende a possibilidade de coexistência entre determinismo e livre-arbítrio e, a segunda, defende o contrário, que os 2 são incompatíveis de existirem simultaneamente. Eu particularmente acredito no compatibilismo, ou seja, que temos livre-arbítrio mesmo existindo determinismo.
O comentário da Larissa fez todo sentido!!!... seus comentarios são sempre foda, e me decepcionei tbm... mas vc se recuperou!!!... de novo... seu fã!!!... abraços!!!
Que vídeo PH, mindblowing! Amo demais esse tema! Entendo demais o que vc falou sobre determinismo, mas depois de estudar Sartre e seu lindo existencialismo, não posso deixar de puxar uma sardinha pra sua filosofia... O homem é livre e está condenado à sua liberdade... por mais que tenhamos questões que nos pré determinam, como a época na qual vivemos, o contexto histórico no qual estamos inseridos, a família que temos, mesmo assim temos uma escolha diante a vida, e essa liberdade gera uma angústia profunda, que deve sempre ser motor, ao invés de nos estagnar! Parabéns pelo vídeo, conteúdo gostoso demais de assistir!
Meeeeeeeeeee, que vídeo, cara! Acompanho você desde os tempos de rapadura, hoje em dia acompanho pouco o rapadura mas você não tem como deixar de acompanhar. É em vídeos como esse que reafirmo, é meu crítico favorito, é o melhor do Brasil, parabéns!
Acompanho seu trabalho há um tempo e admiro a forma como vc abordar as artes audiovisuais PH. Trazendo debates que são necessariamente aplicados a formação humana. Dark me ganhou desde seus primeiros minutos quando assume a inspiração nietzschiana para a sua narrativa. Além da perspectiva da liberdade e do determinismo, ao trazer Nietzsche pra conversa, sob a roupagem do tempo, a série, para mim, também traz o debate da permanência e da mudança, da identidade e da diversidade, da diferença e da repetição..temas todos trabalhados por uma tradição francesa contemporânea denominada de filosofias da diferença, que tem influencia direta do pensamento nietzschiano, Deleuze, Foucault, Derrida...uma galera massa tráz essa discussão de que quando nos expressamos em nossa genuinidade criativa não revelamos quem somos, mas, na verdade...nos tornamos outros. A ideia que provoca o tema da essência de uma personalidade. Quando a serie traz a provocação: "a pergunta não é quem, mas quando", faz uma colocação direta a esse debate. Não só dos limites de se pensar até onde somos autônomos e emancipados como dizem que somos, mas também até onde conhecemos quem somos, ou até onde é possível conhecer quem somos e quem poderemos ser! Por mais videos assim!
Não que isso valha de alguma coisa . Mas pra mim você é o melhor crítico de cinema da última semana, que eu conheço ! kkk Bom demais seu conteúdo PH. Dark - Melhor Série . Um abraço , like na cabeça .
O livre-arbítrio está em você aceitar, que nesta realidade momento, vamos sofrer. A questão é se para o bem ou para o mal. Pois vai definir quem realmente somos! ( Medo)
PH, já parou para refletir como Dragon Ball (algo tão popular) também já abordou (de certa forma) esse mesmo debate? É logo no início da saga dos andróides/Cell, quando o “Trunks do Futuro” vem salvar o Goku e depois de tudo vamos descobrindo que essas viagens vão criando novas linhas temporais (que são, na verdade, novas realidades)??? Pois é, sou um grande fã de DB e um amante de Dark. Seu vídeo ficou sensacional!!!
ótimo video, PH. Assisti Dark do começo ao fim nas últimas semanas e fiquei refletindo sobre muitas dessas coisas também. valeu por acrescentar ainda mais!
Melhor de todos!!!! Acabei de assistir a 3 temporada e é top!! Mas esse comentário filosófico me deixou radiante!!! Ganhou mais um escrito realmente satisfeito pelo conteúdo!! Boa sorte na sua caminhada e obg por compartilhar tanto conhecimento de qualidade!!!👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾❤
PH brilhante vídeo sua crítica captou toda o embasamento filosófico da série a partir do tempo para Nietzche e Espinosa e confrontar com o determinismo da escola alemã capitaniada pelo Ratzel é até eufórico, Dark é uma das minhas série favoritas por isso por abordar de forma sutil e impactante o livre-arbitirio e o determinismo.
Que vídeo incrível. Bateu a saudade da faculdade de história e aulas de filosofia. PH traz mais pra gente! Filmes que ajudem a pensar filosofia e existência. Faz um lista pra gente. Obrigado mais uma vez pelo vídeo.
Vim do futuro da minha realidade A para A.2, pois meu eu original estava super ocupado, não acessou o RUclips por muito tempo e assim não recebeu a notificação da sua excelente crítica PH. Sendo assim, meu eu original perdeu mais uma obra prima contada em verso e prosa com maestria. Assim deixo meus agradecimentos, levando essa nova vida (A.2) com menos cobrança e mais leveza em tudo que faço. Não poderia deixar de agradecer pela indicação de Espinosa e Nietzsche.
Uau...PH, na minha realidade, vc é o melhor!!! Parabéns pela análise tão profunda. Realmente, não há liberdade com regras, mas também sem algumas regras não nos sentimos livres.
socorrooooo, n conhecia o canal. cheguei aqui e por causa de dark e pq queria queria ver alguma interpretação pela ótica da filosofia, e que descoberta!!!!! parabéns pelo trabalho.
@@phsantos aaaaaaa amém por esse bichinho q mal conheço e já amo hahahhahaha já to ansiosa pelos próximos abordando outras obras cinematográficas!!!! ainda não vi se tem (se tiver desconside) mas adoraria ver um vídeo seu sobre matrix, que tbm tem uma boa base filosófica. 💛💫
Mano , tú é bom demais nas críticas. Sou da época que eu tinha que comprar a revista Set e assistir aos sábados o saudoso Rúbens Evaldo Filho.Eu virava a noite pra assistir a entrega do Oscar.
Estou aqui, 3 anos depois de várias tentativas frustradas de assistir essa série, com o meu EU de uma nova realidade na linha do tempo, agora sim depois de terminar de ver a série, muito satisfeito que tenha atendido ao pedido de Larissa, pois também fiquei frustrado ao assitir o seu resumão. Muito obrigado!
Eu acho que essa discussão ficaria ótima também num vídeo sobre Exterminador do Futuro. Os dois primeiros filmes geram discussão sobre isso até hoje (senão não haveria série...).
Depois de um tempo, comecei Dark e finalizei a série hoje. Não sobre as 3 temporadas, mas sobre nós em si: Esse vídeo do PH é um dos melhore que já assisti em toda minha vida! Profundo e provocador.
Amei as suas analise ! Eu diria que e o livre arbitrio lutando contra o determinismo muitas vezes vemos a pintura de Adao e Eva que nao deveria ser lebrada por amor homem mulher , mais por sua transgressao a regras pre estabelecidas .
"Um dia um homem viu que a matéria era na verdade energia numa vibração muito lenta. Que somos todos uma só consciência experimentando a si própria subjetivamente. Não existe nada como a morte. A vida é apenas um sonho e nos somos a imaginação de nos próprios.”
Que senhora análise e reflexão. Muito obrigado por ter lido o comentário da Larissa e ter vindo com esse vídeo, pois o resumão seco foi mais do mesmo. Já aqui não, aqui teve-se a chance de pensar, refletir. Parabéns pelo trabalho, PH \o/
Que louco este ano eu iria viajar ,iria ser "livre", sair da bolha, afinal ,penso diferente dos demais que me cercam,a vida é minha, quero pular de paraquedas,quero fazer mergulho,quero "desafiar a vida", ai veio o covid,de fato não existe livre arbítrio, só o agora isso porque não controla-mos também....Que impasse🙄🙄🙄
Arrasou na análise! Que bom que aceitou o desafio da sua seguidora. Adoro os filósofos que citou. Mas, quando falou do mestre Yoda, meu coração ficou quentinho. Quando assisto Dark, essa frase dele sempre vem na minha mente.
Rapaz realmente, tem uns canaizinhos fazendo análise de dark mas essa foi a melhor que vi, pronto para indicar pros meus seguidores. Parabéns pelo vídeo.
Caraaaaaca!!!!! Pra quem queria uma bela reflexão, TOME! Sensacional! Até vou assistir mais vezes! PS: eu tbm espero por suas análises, mas entendo que vc pode, muitas vezes, não sentir inspiração pra fazer.
Obrigada PH!! Agora sim o PH que a gente conhece, chegando nas profundezas dos nossos sentimentos. Ótimo vídeo! E ótimas indicações de Nietzche e Espinosa!
Elejo você como a responsável por divulgar esse vídeo para todos os fãs de Dark. Aceita o desafio? :P hehehehe
@@phsantos desafio dado, desafio aceito! Citou Nietzche já ganhou meu coração!
Hahaha que interação mais legal, bem bacana
Obg lari, por sua causa esse vídeo foi feito😍😍😍😍👏
Arrasou Larissa!!! Trazendo mais PH de qualidade pra gente👏👏👏👏👏
Adorei as indicações PH, obrigada pelo vídeo!
O homem não entra no mesmo rio duas vezes porque não é mais o mesmo rio e nem o mesmo homem.
Heraclito
As vezes, nem homem.
Pensamento Budista ,onde eles demoram semanas reconstruindo uma mandada , depois de pronta jogam em uma água corrente para um fluxo da vida.
Esta série está mais para Parmênides e seu imobilismo!
Ana Larissa, obrigada por gerar uma realidade onde o PH criou esse vídeo e trouxe todo esse conhecimento maravilhoso!
👏👏👏😁😁😁
Pensei em escrever a mesma coisa, mas talvez em outra realidade eu possa ter escrito.
200 vídeos da Dark na internet com pessoal resumindo família e chovendo no molhado, vem o PH e me filosofa sobre a serie colocando vários pontos pertinentes para se pensar. Me sentir tomando um café quente com pão degustando esse vídeo, obrigado por sair fora da curva.
"Não somos livres nas nossas atitudes porque não somos livres nos nossos desejos, não conseguimos ir contra aquilo que está dentro de nós" Kahnwald Barbudo, Jonas - Uma das melhores frases de Dark
A melhor frase, muito marcante e profunda
Lindo ! Então não somos responsáveis pelo que fazemos! Somos fantoches! E ótimo colocar a responsabilidade dos nossos atos nos outros, em deuses e demônios
É como o grande Craque Daniel disse uma vez: "Se uma pessoa diz para você acreditar em você mesmo, e você começa a acreditar. Você não está acreditando em você mesmo, você está acreditando na pessoa que disse para você acreditar em você mesmo."
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk craque Daniel é muito gênio
Não você está fazendo àquilo que você escolheu! A responsabilidade das escolhas são suas
DARK: Filosofia hermética Cabalística. Apresentada na obra de "Corpus Hermeticum" pela "tábua da esmeralda" escrita por "Hermes trismegisto", diz exatamente isso. Que nossas escolhas tem suas consequências e cria suas realidades conforme as consequências geradas por nossas ações.
Ana larissaaaaaaa, obg pelo desafio! ph, seu trabalho é incrível. análise show!
Ele é show! Não perco um vídeo.
Não tem de que! Kkkkk
Já tinha assistido essa análise... Uns 33 anos atrás... Foi bom rever novamente. Mal sabia o PH que em 33 anos se tornaria o maior crítico de cinema.
Eclesiastes 3:15 O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.
Eclesiastes 3 :15
Eu to encantada com esse vídeo principalmente depois de ver o final da 3 temporada. Dark terminou a temporada justamente continuando a filosofia que sempre teve de determinismo. Como você fala todas as linhas temporais funcionam em cima desse determinismo, o livre arbítrio não existe em nenhuma pelo menos não no seu máximo, portanto mesmo a realidade gerada na última cena do jantar com as pessoas fora do nó está também fadada a essas regras. Como a Hanna fala seu sonho de um mundo "sem desejos, sem obrigações", esse mundo acaba por ser a inexistência, alcançar esse "nada", essa escuridão sem ontem, nem hoje, nem amanhã, só foi possível para as pessoas que faziam parte do nó e deixaram de existir, só foi possível para aqueles dois mundos que deixaram de existir e que portanto não seguem mais essas regras e estão "livres" do tempo.
Não tenho acompanhado seus vídeos nesse período de caos, pois a cabeça tá flutuando entre on e off. Covid chegou como um furacão na minha família e só agora tenho respirado melhor dentro do luto.
Voltei ao canal pois na notificação tinha "Dark" (o vídeo resumo anterior que me fisgou de volta), que é minha série favorita e meu sangue tá esquentando com a proximidade da nova temporada. Logo, tenho mergulhado em muito conteúdo sobre a série p/suspender de leve o assunto "pandemia", mas cutucando a ferida no que se refere à finitude. Você PH, na minha avaliação que só tem importância p/mim mesma, produz um dos melhores conteúdos do RUclips. Em tempos típicos, sempre que saio do cinema ou vejo algo nas plataformas corro aqui p/conferir o que você elaborou. Você fundamenta seus ditos, deixa o trabalho robusto e traz p/quem acompanha a chance de ir além na reflexão sobre o que assiste. Vídeos resumo ou vídeo sobre teorias tem aos montes. Eu faço questão de seguir seu trabalho pelo diferencial que é acompanhar a linha do raciocínio de alguém que referencia Espinosa, Deleuze (a corrente filosófica Deleuziana articula Nietzsche e Espinosa com mestria) e Mestre Yoda a uma série que (bem por cima) trata de viagem no tempo. No mais: parabéns pela excelente reflexão rica e concisa!
Petição para o filosofando se tornar um quadro fixo
Obrigado Raphael PH por existir nessa realidade e abrir minha cabeça para outras formas de ver alguns filmes e séries!
É maravilhoso como a série utiliza elementos do hermetismo (referências por meio da tábua de esmeralda e do Caibalion). Uma forma de dizer que existem leis universais que se aplicam ao universo de Dark, como a repetição dos ciclos. A Lei da Correspondência, tal como ela existe no nosso mundo, tem a ver com a igualdade dos planos (material, espiritual, mental). O que acontece em um tende a acontecer também no outro. No caso deles, os desdobramentos ocorrem na realidade paralela. O espelho. Lindo demais.
"A dor é seu navio o desejo sua bússola"
"Não somos livres no que fazemos pq não somos livres no que desejamos"
Que aula, PH!!! Você nunca decepciona. Vídeo de altíssima qualidade, citando os maiores filósofos modernos. Sabe que fiz correlações até com Vingadores Ultimato ? A frase de Deleuze se aplica perfeitamente à situação do Capitão América. Mas o papo é sobre Dark que é a série mais "nó na cabeça" dos últimos tempos. Que venha a 3a temporada é mais vídeos como esse!! Parabéns!!
O determinismo em Dark é sensacional ! Traduz de maneira popular um conceito filosófico e existencial complexo, utilizando exemplos simples como esse : Elge matou as crianças, oque faz com que Urich voltasse no tempo e tentasse o matar para impedir que ele se transforme em um assassino, porém ao o matar , Urich faz com que Elge trilhe o caminho que o fará um assassino, justamente pelo trauma de ter sido atacado por Urich!Neste paradoxo, Urich criou aquilo que tentou impedir. Por isso acho que a frase do Jonas é tão significativa quando ele diz : " Porque fizemos ter ou não tempo quando claramente é ele que nos tem ? " .
Ana Larissa muito obrigada por ter feito esse comentário kkkk pq agora sim temos um vídeo maravilhoso do nível PH pra gente se deliciar aqui!
Para entender predestinação micro e macro com facilidade usa-se o exemplo da mosca dentro do avião que pode voar e pousar em qualquer lugar la dentro e uns irão dizer que isso é livre-arbítrio outros vão dizer que é o seu destino micro afinal de contas de onde veem os desejos? Se ela pousar em algum lugar comum ou algum lugar incomum do avião ela desejou porque é livre pra desejar o que quiser ou porque estava predestinada a ter esse desejo? Enquanto que no nível macro já não entra desejo apenas destino mesmo o destino do avião é o destino daquela mosca. Nesse exemplo o avião representa nosso mundo e a mosca somos nós. Já em Dark é nos apresentado a chance de tentar mudar o loop o que é bem difícil porque é necessário negar a si mesmo, ou seja, pensar o que você é e o que você faria e ir contra você mesmo e fazer diferente. Isso é muito difícil pois você pode se auto iludir pensando que esta se negando e que o que esta fazendo é o inverso de você mesmo quando na verdade você mente pra si mesmo e só não quer aceitar o quanto podre você é. Imagina que Adão e Eva podem ter pensado que aceitar o fruto do conhecimento do bem e do mal era uma atitude totalmente inversa ao seu desejo natural predestinado de recusar e viver feliz para sempre, mas na verdade aceitar o fruto era realmente o seu desejo predestinado o que concluí que eles não eram perfeitos apenas não tinham conhecimento do bem e do mal eram apenas inocentes e o seu destino era conhecer o pecado ou seja o seu eu interior obscuro para que um dia possam realmente alcançar a perfeição não pela inocência de falta de conhecimento e sim pela certeza de que o destino não é uma prisão que impede seu livre-arbitro na verdade o destino não deve ser apenas aceito não na verdade devemos amar o destino é ai que mora a verdadeira felicidade. O verdadeiro sábio é imune aos infortúnios da vida. Amor Fati (uma expressão latina que significa 'amor ao destino', 'amor ao fado'). Expressão usada por Nietzsche como "fórmula para a grandeza do homem" e que significa: "Não querer nada de diferente do que é, nem no futuro, nem no passado, nem por toda a eternidade. Não só suportar o que é necessário, mas amá-lo".
Maluco que foda isso ai!!! Esse PH não existe mermao!!! O cara é foda d+
Parabéns ao Raphael e à Ana Larissa pelo vídeo! Juntar Dark (minha série favorita), Nietzsche e Espinosa é bom demais! Muita sincronicidade você falar de determinismo e de livre-arbítrio. Eu comecei a fazer um curso online pela plataforma da edx sobre filosofia e Deus e estou lendo um artigo no curso que expõe justamente esses temas. O artigo cita 2 linhas de pensamento a respeito: o compatibilismo e o incompatibilismo. A primeira defende a possibilidade de coexistência entre determinismo e livre-arbítrio e, a segunda, defende o contrário, que os 2 são incompatíveis de existirem simultaneamente. Eu particularmente acredito no compatibilismo, ou seja, que temos livre-arbítrio mesmo existindo determinismo.
O comentário da Larissa fez todo sentido!!!... seus comentarios são sempre foda, e me decepcionei tbm... mas vc se recuperou!!!... de novo... seu fã!!!... abraços!!!
Que vídeo PH, mindblowing! Amo demais esse tema! Entendo demais o que vc falou sobre determinismo, mas depois de estudar Sartre e seu lindo existencialismo, não posso deixar de puxar uma sardinha pra sua filosofia... O homem é livre e está condenado à sua liberdade... por mais que tenhamos questões que nos pré determinam, como a época na qual vivemos, o contexto histórico no qual estamos inseridos, a família que temos, mesmo assim temos uma escolha diante a vida, e essa liberdade gera uma angústia profunda, que deve sempre ser motor, ao invés de nos estagnar! Parabéns pelo vídeo, conteúdo gostoso demais de assistir!
Meeeeeeeeeee, que vídeo, cara! Acompanho você desde os tempos de rapadura, hoje em dia acompanho pouco o rapadura mas você não tem como deixar de acompanhar. É em vídeos como esse que reafirmo, é meu crítico favorito, é o melhor do Brasil, parabéns!
Acompanho seu trabalho há um tempo e admiro a forma como vc abordar as artes audiovisuais PH. Trazendo debates que são necessariamente aplicados a formação humana. Dark me ganhou desde seus primeiros minutos quando assume a inspiração nietzschiana para a sua narrativa. Além da perspectiva da liberdade e do determinismo, ao trazer Nietzsche pra conversa, sob a roupagem do tempo, a série, para mim, também traz o debate da permanência e da mudança, da identidade e da diversidade, da diferença e da repetição..temas todos trabalhados por uma tradição francesa contemporânea denominada de filosofias da diferença, que tem influencia direta do pensamento nietzschiano, Deleuze, Foucault, Derrida...uma galera massa tráz essa discussão de que quando nos expressamos em nossa genuinidade criativa não revelamos quem somos, mas, na verdade...nos tornamos outros. A ideia que provoca o tema da essência de uma personalidade. Quando a serie traz a provocação: "a pergunta não é quem, mas quando", faz uma colocação direta a esse debate. Não só dos limites de se pensar até onde somos autônomos e emancipados como dizem que somos, mas também até onde conhecemos quem somos, ou até onde é possível conhecer quem somos e quem poderemos ser! Por mais videos assim!
Ph me fazendo questionar a natureza da minha realidade...
Westworld kkkk
Não que isso valha de alguma coisa . Mas pra mim você é o melhor crítico de cinema da última semana, que eu conheço ! kkk
Bom demais seu conteúdo PH. Dark - Melhor Série . Um abraço , like na cabeça .
O livre-arbítrio está em você aceitar, que nesta realidade momento, vamos sofrer. A questão é se para o bem ou para o mal. Pois vai definir quem realmente somos! ( Medo)
Não existe livre-arbítrio, ninguém está livre de árbitro.
Se nao existe entao somos determinados ao inferno ou predestinados aos céus....
PH, já parou para refletir como Dragon Ball (algo tão popular) também já abordou (de certa forma) esse mesmo debate? É logo no início da saga dos andróides/Cell, quando o “Trunks do Futuro” vem salvar o Goku e depois de tudo vamos descobrindo que essas viagens vão criando novas linhas temporais (que são, na verdade, novas realidades)??? Pois é, sou um grande fã de DB e um amante de Dark. Seu vídeo ficou sensacional!!!
Estou perplexa, que canal interressante, mais uma inscrita, obrigada pelo vídeo. ❤
Confesso que abri o vídeo com um pé atrás, mas você me surpreendeu.
Como sempre nos brindando com sua sabedoria. Parabéns. Fico feliz que tenha aceitado o desafio.
ótimo video, PH. Assisti Dark do começo ao fim nas últimas semanas e fiquei refletindo sobre muitas dessas coisas também. valeu por acrescentar ainda mais!
Isso aí Raphael! Aceitar uma crítica para nos entregar o seu melhor. Não perca a linha pq o seu diferencial são as análises consistentes.
Melhor de todos!!!! Acabei de assistir a 3 temporada e é top!! Mas esse comentário filosófico me deixou radiante!!! Ganhou mais um escrito realmente satisfeito pelo conteúdo!! Boa sorte na sua caminhada e obg por compartilhar tanto conhecimento de qualidade!!!👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾❤
Parabéns por não se ofender com o comentário da colega, e fazer um vídeo bom desse. Seus vídeos são realmente diferenciados.
PH! Que video foi esse! Acho que era um video desse que tava faltando nessa internet
PH brilhante vídeo sua crítica captou toda o embasamento filosófico da série a partir do tempo para Nietzche e Espinosa e confrontar com o determinismo da escola alemã capitaniada pelo Ratzel é até eufórico, Dark é uma das minhas série favoritas por isso por abordar de forma sutil e impactante o livre-arbitirio e o determinismo.
Eu adoro seus vídeos PH suas críticas são muito bem feitas e sinto que aprendo muito com você a cada vídeo
Adorei, PH!! Parabéns!! Agradeço à Larissa pelo desafio que te lançou, que gerou esse vídeo que é puro deleite!!!
Que vídeo incrível. Bateu a saudade da faculdade de história e aulas de filosofia. PH traz mais pra gente! Filmes que ajudem a pensar filosofia e existência. Faz um lista pra gente. Obrigado mais uma vez pelo vídeo.
Estou totalmente encantada com essa sua mente! Brilhante!
Estou maratonando dark pela segunda, e a série ficou ainda melhor pra mim, essa vídeo foi incrível pra mim haha, valeu PH
Rapaz esse vídeo irei guardar como motivacional. Que vídeo! Aplausos de pé! Sensacional. O meu cabeção pocou!
PH elevou os comentários a outro nível! Valeu Ana Larissa
Aê Ana Larissa 👏🏻 Vlw PH Achei o tipo de vídeo que estava procurando sobre Dark.
Sensacional, PH! A culpa é sua TB pq vc elevou o nível hehe, muito legal vc citar o Pablo Villaça, vc e ele são os que mais acompanho.
Ótima análise PH. Eu amo essa série e queria muito ver sua crítica sobre ela...obrigado.
Tenha um dia abençoado por Deus! Que seja iluminado por muita alegria, paz e amor.
Amém
Vim do futuro da minha realidade A para A.2, pois meu eu original estava super ocupado, não acessou o RUclips por muito tempo e assim não recebeu a notificação da sua excelente crítica PH. Sendo assim, meu eu original perdeu mais uma obra prima contada em verso e prosa com maestria. Assim deixo meus agradecimentos, levando essa nova vida (A.2) com menos cobrança e mais leveza em tudo que faço. Não poderia deixar de agradecer pela indicação de Espinosa e Nietzsche.
PH vc e muito foda, não sei pq o RUclips parou de me indicar seus vídeos
Uau...PH, na minha realidade, vc é o melhor!!! Parabéns pela análise tão profunda. Realmente, não há liberdade com regras, mas também sem algumas regras não nos sentimos livres.
Vou ler, tenho todos estes autores. Uma belissima coleção. Vou deixar de deixar pra depois e começar! Obrigada!
Ana Larissa, obrigada pelo esse vídeo. Lendário!
Que vídeo perfeito!!! Espinosa sensacional e vc certeiro demais! 👏🤝👌
socorrooooo, n conhecia o canal. cheguei aqui e por causa de dark e pq queria queria ver alguma interpretação pela ótica da filosofia, e que descoberta!!!!! parabéns pelo trabalho.
Já tem um vídeo novo com a mesma abordagem. Da uma olhada ruclips.net/video/_GkCuKeXw9Q/видео.html
@@phsantos já vi esse tbm!!! hahahahaha agr to maratonando seus vídeos.
inclusive, obrigada por eles!!! vão sair mais de dark nesse com essa temática? ou até de outras séries/filmes??
@@dayanevargas7111 Vai, pelo menos mais um de Dark. Porém, varei de outras séries e filmes. O bichinho da filosofia me picou novamente.
@@phsantos aaaaaaa amém por esse bichinho q mal conheço e já amo hahahhahaha já to ansiosa pelos próximos abordando outras obras cinematográficas!!!! ainda não vi se tem (se tiver desconside) mas adoraria ver um vídeo seu sobre matrix, que tbm tem uma boa base filosófica. 💛💫
Parabéns pela Análise, PH! A cada vídeo mais fã do seu trabalho!
Ja nem sei se dou os parabéns a Larissa ou agradecimentos ao PH,arrasou eu ainda não vi DARK,mais fiquei ainda mais curioso
eitaaa, este é um vídeo de PH!!!! Amei
Mano , tú é bom demais nas críticas.
Sou da época que eu tinha que comprar a revista Set e assistir aos sábados o saudoso Rúbens Evaldo Filho.Eu virava a noite pra assistir a entrega do Oscar.
Sempre maravilhoso!!!!! Adoro seus vídeos!!!!
"O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto" - Ford, Henry
Estou aqui, 3 anos depois de várias tentativas frustradas de assistir essa série, com o meu EU de uma nova realidade na linha do tempo, agora sim depois de terminar de ver a série, muito satisfeito que tenha atendido ao pedido de Larissa, pois também fiquei frustrado ao assitir o seu resumão. Muito obrigado!
Sensacional!! Não podia simplesmente ir ou voltar, pq a partir de qdo formos, ou voltarmos, não seremos mais o mesmo que foi ou ficou. Brilhante!
Eu acho que essa discussão ficaria ótima também num vídeo sobre Exterminador do Futuro. Os dois primeiros filmes geram discussão sobre isso até hoje (senão não haveria série...).
Este é o melhor vídeo de teu canal PH. Considero muito positivo você ter absorvido a crítica dela para depois fazer algo tão bom.
Por isso esse canal só cresce, PH é arretado mesmo!
Depois de um tempo, comecei Dark e finalizei a série hoje. Não sobre as 3 temporadas, mas sobre nós em si: Esse vídeo do PH é um dos melhore que já assisti em toda minha vida! Profundo e provocador.
Orgulho de ver um vídeo seu discutindo isso!
Ow! Bela explicação, PH! Dark é minha série favorita!
Amei as suas analise ! Eu diria que e o livre arbitrio lutando contra o determinismo muitas vezes vemos a pintura de Adao e Eva que nao deveria ser lebrada por amor homem mulher , mais por sua transgressao a regras pre estabelecidas .
"Um dia um homem viu que a matéria era na verdade energia numa vibração muito lenta. Que somos todos uma só consciência experimentando a si própria subjetivamente. Não existe nada como a morte. A vida é apenas um sonho e nos somos a imaginação de nos próprios.”
Que citação linda! Quem a cunhou?
Que senhora análise e reflexão. Muito obrigado por ter lido o comentário da Larissa e ter vindo com esse vídeo, pois o resumão seco foi mais do mesmo. Já aqui não, aqui teve-se a chance de pensar, refletir. Parabéns pelo trabalho, PH \o/
Tava esperando esse vídeo, forte abraço Rapha!!
Uauuuu!!! Arrebentou!!!
Ana Larissa obrigada por desafia-lo🥰
Muito massa, seu canal é show, vou ficar esperando os comentários sobre todas os episódios!!!
Nossa agora sim PH nossa eu fico besta com seus vídeos você sempre faz a gente pensar nas coisas vai fundo nos sentimentos 😊
Ufaaaaaaaa agora sim PH - Obrigado !!!!!
Que saudade desse tipo de análise!! Ótimo trabalho Ph!
Que louco este ano eu iria viajar ,iria ser "livre", sair da bolha, afinal ,penso diferente dos demais que me cercam,a vida é minha, quero pular de paraquedas,quero fazer mergulho,quero "desafiar a vida", ai veio o covid,de fato não existe livre arbítrio, só o agora isso porque não controla-mos também....Que impasse🙄🙄🙄
Arrasou na análise! Que bom que aceitou o desafio da sua seguidora. Adoro os filósofos que citou. Mas, quando falou do mestre Yoda, meu coração ficou quentinho. Quando assisto Dark, essa frase dele sempre vem na minha mente.
Todas as ações produz alguma consequência. Este tipo de conteúdo é sempre bom, deu um zoom, aprecio em muito esta pegada filosófica! Continue!
Belo vídeo PH! Quero ver um vídeo assim na crítica final de Dark! Abraços e um salve para a Ana Larissa
Rapaz realmente, tem uns canaizinhos fazendo análise de dark mas essa foi a melhor que vi, pronto para indicar pros meus seguidores. Parabéns pelo vídeo.
Obrigada por sempre adicionar mais camadas ao entreteninento, PH!
Excelente vídeo, excelente comentário e excelente indignação da Larissa, que provocou o Determinismo do PH fazer o vídeo.
Parabéns, PH. Você é maravilhoso.👏👏👏... Obrigado, Larissa.
PH nunca decepiciona! Parabéns cara vídeo perfeito como sempre!
PH, sou novo no canal. Tem outra série recente chamada Devs que bebe dessa fonte chamada Determinismo. Uma das melhores séries de 2020.
Essa série é maravilhosa e parabéns pelo seu trabalho PH. Ansiosa pela terceira temporada. 👏🏻😘
Crítica construtiva é outra coisa né mores! Amei, amamos.
Parabéns meu amigo!!!
Que vídeo maravilhoso, apesar de ter deixado pensativo demais rsrs.
Que vídeo, PH! Arrasou! Que venham mais vídeos de Dark! Um abraço.
É por vídeo assim que sigo esse canal!!!!!!
Caraaaaaca!!!!! Pra quem queria uma bela reflexão, TOME! Sensacional! Até vou assistir mais vezes!
PS: eu tbm espero por suas análises, mas entendo que vc pode, muitas vezes, não sentir inspiração pra fazer.
Caraco....video excelente....parabens irmão....
Ph, vc se superou. Parabéns pelo excelente vídeo.
Seus vídeos são um acalento para o cérebro! Obrigada PH
PH, adorei o vídeo. So voce faz um video assim! Bom demais, abraços!
Caraca Ph, que aula!! Torço por mais vídeos como esse... parabéns e obrigado!