Queria muito saber por que não existem brinquedos desta série, será porque é totalmente alemã? Não há nem funko pop quanto menos bonecos e variedades.!
Sei que tem vários outros conteúdos com matérias extremamente escrotos que devem ser tratados. E o seu conteúdo é o mais sincero, relacionado a análises. Abraços!!!!
Existe um ditado iorubá que diz “Exu matou um pássaro ontem, com a pedra que arremessou hoje”. Salvo engano, em várias culturas africanas, em especial a iorubá, o tempo não é linear, mas sim espiralar e Exu seria o mensageiro, aquele que detem poder de manipular (não no mal sentido) memórias e acontecimentos, influenciando passado, presente e futuro, os quais ocorreriam simultaneamente. Acho que a ideia do ciclo e da sua continuidade inquebrantável dialoga muito com essa filosofia. O ocidente brancocêntrico tem muita dificuldade de conceber estas outras ideias sobre tempo, espaço, memória e eventualidade. Essa é uma das coisas mais legais na série, é trazer a filosofia e o estudo sobre nós, enquanto humanos, pra uma obra de ficção tao bem feita
@@phsantos O símbolo na porta da caverna no mundo de Eva é um caduceu de Hermes, que é o deus mensageiro (sincrético com Exu e Elegbara, inclusive), que é representado por duas cobras espiraladas
Verdade, perfeito!! não havia feito a ligação. Não é atoa então que essa ideia de do ciclo continuo da série me pegou no coração! Obrigado por essa reflexão.
Muito bom, Ph. O barroco é realmente um período bem dramático da história da arte, mas que nos concedeu obras maravilhosas. Conheci seu canal recentemente por conta do vídeo Dark e a filosofia no qual você fala sobre determinismo e livre arbítrio. Seus comentários e análises são muito bons e pertinentes, a internet tá recheada de análise e reviews de Dark e outras produções que não passam de resumos superficiais e com pouco a acrescentar. O seu conteúdo é, certamente, muito diferenciado. Continue com esse trabalho incrível! O vídeo sobre o personagem desconhecido que anda sempre com sua versão mais jovem e mais velha também ficou sensacional.
Ah com certeza é um dos melhores, cada um tem o seu jeito de falar sobre a série, no caso está no mesmo nível de Coxinha nerd ( Cris e Panda) e Carol Moreira ( Claro junto com Mikannn e Michel dos série maníacos)
Fiquei Orfão de Dark véi.. queria achar algo no mesmo nivel mas ta dificil.. o ruim de se apegar a algo com extrema qualidade é que a gente acaba não querendo mais perder tempo com 'qualquer coisa' kk
Pois então assiste mr robot hahaha série excelente que até o último episódio te entrega coisas novas a se descobrir. Não possui furos ou brechas. Recomendo muuuuuito
Sensacional. Os seus comentários sobre Dark são, de longe, os melhores. Ao terminar a série percebi o quanto eles utilizaram símbolos diversos, como aqueles do cristianismo. Assistindo aos vídeos de outros canais, percebi que as pessoas não conseguiam enxergar mais fundo toda essa simbologia -- que tinha tudo a ver com o entendimento geral da história -- produzindo vídeos somente para repassar os capítulos finais. Muito obrigado pelo seu trabalho. Você já deveria ter mais de 1 Milhão de inscritos. Tamanha profundidade de análise encontrei somente no canal de Gustavo Cruz.
Eu simplesmente amo suas análises. Vc puxa o lado técnico e desabrocha ele de uma forma tão profunda que nos faz refletir sobre a nossa própria existência a partir de um filme ou uma série. E sobre Dark, vc está se superando! Poderia fazer uma análise das Sete Leia Herméticas tão utilizada como base na série?
Uau, que vídeo maravilhoso mais que isso é uma aula!!!! Quero muitos mais vídeos assim aula de Arte com Filosofia, relacionando Dark e consequentemente nossas vidas pois muitas vezes nos deparamos com está cegueira sem notarmos! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Uma viagem minha: A Cláudia encontra a origem depois de estar nos dois mundos, A e E. Estrapolando, ela mata o seu outro eu e passa a estar nos dois lados. Poderíamos pensar então que quando ela passou a ser ambivalente, bom e mal, luz e trevas, só assim foi possível a ela ver o todo? É uma teoria plausível pelo ponto de vista da metafísica?
Na 1 temporada o Tannhaus conversa com o Jonas barbudo e explica que as pessoas sempre vêem as coisas com o Dualismo, dá o exemplo de Em cima e embaixo, e as pessoas esquecem do meio. Depois ele desenha a triquetra e diz que as coisas são sempre em 3. Eu acredito que ele disse a mesma coisa pra Cláudia, já que ela visitou ele várias vezes. Ela também ficou vários anos viajando e observando os desfechos dos personagens nos dois mundos.
Ok...Ganhou mais um INSCRITO!!! Vim pelo Talk Flow e não consigo mais sair. Belíssimo trabalho mostrando q um crítico de cinema não precisa ser alguém amargo e desiludido com a Arte, parabéns 👍
Raphael, eu sempre venho no seu canal assistir suas análises pois você é um dos únicos (claro, dos que conheço) que propõe um aprofundamento a partir dos produtos culturais. Eu me sinto conversando com você nos vídeos, sinto que você quer propor uma discussão e reflexões e não empurrar explicações rasas. Parabéns e obrigada pela qualidade do seu conteúdo! Aliás, galera dos comentários dos seus vídeos arrasa também, um mais interessante que o outro!
Se o problema parece sem solução talvez a resposta esteja fora,por isso 2 cabeças pensam melhor que uma e tbm focar d+ te cega...relaxe a mente,medite e pense em todas as possibilidades e consequencias antes de fazer besteira. Essa série é maravilhosa,tanta coisa que ela ensina...a cabeça fica que nem essa espiral 😅
Excelente meu. Isso me fez pensar como o quadro de Adão e Eva que fica no "QG" da Eva é uma obra Renascentista. Justamente o que a Eva prega...que aquilo volte a acontecer denovo, e denovo e denovo.
Perfeito. Sempre os seus videos me fazem pensar sobre os temas propostos e deixar bastante pensativo. Me fez querer saber mais sobre a filosofia em outros vídeos e agora vi a Arte com outros olhos
Análise perfeita, quando chegou no Miguel/Mikkel eu fiquei boquiaberta kkkk E ainda terminou com chave de ouro do grande mestre Saramago... Excelente! É muito interessante pensar que, assim como Adam só enxerga o que está no quadro, até um certo momento da série, o Jonas adulto que se tornaria o Adam nem mesmo sabia sobre a existência de outros mundos, e pensava que mantendo o Mikkel em 2019, ele resolveria o problema.
Eu me sinto contemplado por suas análises filosóficas PH. Obrigado por existir! Um sonho seria o PH abordar outras séries e filmes em um viés mais filosófico.
Pô PH, apenas 9min ... eu não ativo as notificações, quarantenado e sedento por conteúdo Dark pós 3ª temporada, para assitir apenas 9min de vídeo. Affs PH, vamos alongar mais isso! 😂😂👏👏 - Eu passaria 33 anos admirando esse quadro. 😂
Linda análise, Rapha! E sou muito fã do pintor romântico Rubens, tive que fazer várias releituras dele quando era estudante de arte. Quando vi esse quadro (propositadamente escurecido) na sala do Adam, falei pra minha esposa sobre ele, e ela deu um insight genial: "esse monte de corpos lembra a cara dele toda cicatrizada"... E seria legal falar das pinturas de Adão e Eva na sala da Eva, de autoria de Dürer. Abração!
Um elemento de Dark que me chamou bastante atenção nesta ultima temporada, foi a temática em lidar com os traumas pessoais e sociais. Todos os personagens de Dark sofrem de algum trauma, que tentam resolver através de uma viagem no tempo. Alguns tentam reescrever a história a sua maneira, enquanto outros acreditam que apenas o futuro é a verdadeira redenção. Curiosamente a Alemanha passou por diversos eventos traumáticos em apenas um século, perderam duas guerras (só o nazismo sozinho serve como uma mancha histórica que jamais poderá ser removida), e também tiveram seu país dividido. Em nenhum momento Dark cita o nazismo, ou os efeitos da Alemanha dividida, em uma história com uma cronologia que cobre dois séculos. Só que é possível captar um pouco desses elementos que estão inseridos na narrativa de maneira sutil. A origem do Sic Mundus lembra bastante a sociedade Vril, uma seita que fazia muita experimentação com a eletricidade. O efeito pós-guerra é bem retratado nos personagens da década de 50. Infelizmente não encontrei referências a Alemanha Oriental, no período da década 80 dentro da história de Dark. Quem sabe, você poderá aprofundar mais sobre esse assunto.
Thiago S. R. de Quadros eu vi no canal de um alemão sobre 5 coisas que são muito “alemãs” em dark, que em uma das tomadas da série nos anos 80, tem um cartaz político na parada de ônibus que aponta que Winden estava na Alemanha Ocidental
O quadro reforça a ideia de dualidade, claro/escuro, bem/mal, céu/inferno ( BARROCO kkkkkk) Claudia vem como representante dessa terceira visão, contraponto, enxergar fora da caixa, ou do quadro. Solucionando a questão, ou trazendo outras perguntas.
Tenho 2 dúvidas: se o Tanhaus dividiu o mundo original em 2 e Jonas, Adam e cia não existe nesse mundo, por que apareceram no mundo 1 e 2? E se, o Jonas não existia no mundo 2, como a Martha (Eva), descobriu o mundo 1 e foi buscar o Jonas?
@Raphael Ph Santos você acha possível a quebra do ciclo como foi mostrada na série? Eu não acredito por causa do paradoxo do avô: se Tanhaus jamais perdeu o filho, não construiu a máquina que gerou os dois mundos, Adam e Eva. Dessa forma, Jonas e Martha não poderiam voltar e evitar a morte do filho de Tanhaus. Então o filho morre e o ciclo se mantém ou nunca houve nada só que vimos. O que você acha? Poderia falar do paradoxo do avô? Obrigada!
Incrível análise! Fala mais sobre as referências sobre Freud em Dark? Eu vi o outro vídeo sobre livre arbítrio e determinação, mas não houve nenhuma referência a psicanálise. O que seria um processo de análise e como o inconsciente lida com o tempo -futuro, passado e presente. Daria uma belíssima crítica!
Penso que ele não quis só matar a Marta gravida, até porque antes matou a Marta original no final da segunda temporada. Gosto muito dos seus vídeos. Não so analisar plots, mas também pensar sobre eles
Acho muito interessante essas representações onde a mulher é luz, paz e vida, enquanto o homem é trevas, guerra e morte. É como se a natureza de cada um, apesar de opostas, se complementassem.
É interessante, dentro do conceito apresentado, que Adam é o líder do Sic Mundus Creatus Est (Assim foi criado o mundo), em uma idéia de que Adam defende que o mundo é assim, sempre foi e sempre será, sempre repetindo, cíclico (a figura do ouroboros aparece algumas vezes na realidade do Jonas) lembrando o eterno retorno Nietszchiano, enquanto que a Martha é a líder do "Erit lux", ou seja, era a luz, a mudança, o afastamento das trevas.
+ Links
- Dark Determinismo x Livre Arbítrio: ruclips.net/video/ThxuvIpmIKw/видео.html
- Dark: Nossa melhor versão: ruclips.net/video/_GkCuKeXw9Q/видео.html
- Dark: Crítica: ruclips.net/video/J5pNdNjdDII/видео.html
- Dark: Resumo: ruclips.net/video/siDJVT2l3SU/видео.html
Queria muito saber por que não existem brinquedos desta série, será porque é totalmente alemã? Não há nem funko pop quanto menos bonecos e variedades.!
Sei que tem vários outros conteúdos com matérias extremamente escrotos que devem ser tratados. E o seu conteúdo é o mais sincero, relacionado a análises. Abraços!!!!
Me parece que na série toda o Mikkel é envolto em uma aura de inocência, ele parece o único personagem que não se corrompe.
Existe um ditado iorubá que diz “Exu matou um pássaro ontem, com a pedra que arremessou hoje”.
Salvo engano, em várias culturas africanas, em especial a iorubá, o tempo não é linear, mas sim espiralar e Exu seria o mensageiro, aquele que detem poder de manipular (não no mal sentido) memórias e acontecimentos, influenciando passado, presente e futuro, os quais ocorreriam simultaneamente. Acho que a ideia do ciclo e da sua continuidade inquebrantável dialoga muito com essa filosofia. O ocidente brancocêntrico tem muita dificuldade de conceber estas outras ideias sobre tempo, espaço, memória e eventualidade. Essa é uma das coisas mais legais na série, é trazer a filosofia e o estudo sobre nós, enquanto humanos, pra uma obra de ficção tao bem feita
curioso. do ponto de vista cristão é Gabriel quem vê o tempo como uma espiral, tudo emaranhado e ele quem também é o mensageiro de Deus
@@phsantos O símbolo na porta da caverna no mundo de Eva é um caduceu de Hermes, que é o deus mensageiro (sincrético com Exu e Elegbara, inclusive), que é representado por duas cobras espiraladas
Verdade, perfeito!! não havia feito a ligação. Não é atoa então que essa ideia de do ciclo continuo da série me pegou no coração! Obrigado por essa reflexão.
Em algumas culturas orientais, também há essa ideia do ciclo em espriral.
Muito bom, Ph. O barroco é realmente um período bem dramático da história da arte, mas que nos concedeu obras maravilhosas. Conheci seu canal recentemente por conta do vídeo Dark e a filosofia no qual você fala sobre determinismo e livre arbítrio. Seus comentários e análises são muito bons e pertinentes, a internet tá recheada de análise e reviews de Dark e outras produções que não passam de resumos superficiais e com pouco a acrescentar. O seu conteúdo é, certamente, muito diferenciado. Continue com esse trabalho incrível! O vídeo sobre o personagem desconhecido que anda sempre com sua versão mais jovem e mais velha também ficou sensacional.
Melhores análises de dark. Obrigada por você existir PH.
Concordo! 🌈
Conhece o Coxinha Nerd, eles também estão atrasando
..
@@TheFlavian007 eu conheço e gosto muito tbm. Mas as do PH são mais profundas.
Ah com certeza é um dos melhores, cada um tem o seu jeito de falar sobre a série, no caso está no mesmo nível de Coxinha nerd ( Cris e Panda) e Carol Moreira ( Claro junto com Mikannn e Michel dos série maníacos)
@@FelipeSantos-ug9rh imagina um vídeo com toda essa galera? Ia quebrar o RUclips 😁❤ #jáquero
Fiquei Orfão de Dark véi.. queria achar algo no mesmo nivel mas ta dificil.. o ruim de se apegar a algo com extrema qualidade é que a gente acaba não querendo mais perder tempo com 'qualquer coisa' kk
A série Os 12 macacos também é bem parecida com Dark.
Pois então assiste mr robot hahaha série excelente que até o último episódio te entrega coisas novas a se descobrir. Não possui furos ou brechas. Recomendo muuuuuito
Assiste Breaking Bad
assiste the deuce. n tem nada a ver com dark mas é muito boa
Os 12 macacos é sacanagen kkkkkkkkkkkkkkkk
Comprei a réplica desse quadro justamente por causa da série Dark 😍 muito bom ficar diante dele e refletir sobre algumas coisas existenciais
poderia mandar o link por favor
seria samueel freitas o adam de nossa realidade?
@@pedrokagamer1 site do santhatela
No site do santhatela já vem o quadro pronto ou só a impressão pra emoldurar?
Sensacional. Os seus comentários sobre Dark são, de longe, os melhores. Ao terminar a série percebi o quanto eles utilizaram símbolos diversos, como aqueles do cristianismo. Assistindo aos vídeos de outros canais, percebi que as pessoas não conseguiam enxergar mais fundo toda essa simbologia -- que tinha tudo a ver com o entendimento geral da história -- produzindo vídeos somente para repassar os capítulos finais. Muito obrigado pelo seu trabalho. Você já deveria ter mais de 1 Milhão de inscritos. Tamanha profundidade de análise encontrei somente no canal de Gustavo Cruz.
Eu simplesmente amo suas análises. Vc puxa o lado técnico e desabrocha ele de uma forma tão profunda que nos faz refletir sobre a nossa própria existência a partir de um filme ou uma série. E sobre Dark, vc está se superando! Poderia fazer uma análise das Sete Leia Herméticas tão utilizada como base na série?
Uau, que vídeo maravilhoso mais que isso é uma aula!!!!
Quero muitos mais vídeos assim aula de Arte com Filosofia, relacionando Dark e consequentemente nossas vidas pois muitas vezes nos deparamos com está cegueira sem notarmos! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Cara, belíssima análise! Dark é uma série enigmática e vai ficar na memória por muito tempo.
Nessa interpretação, a Claudia deixa a pecha de "Diabo Branco" pra se tornar a própria Morte, diante da proposta de findar a origem.
Ou da Serpente que liberta da "ilusão" do paraíso o "divino" casal
É a serpente.😍
Mas se torna a salvação para as pessoas do universo de Origem já que ele deixa de existir com a criação dos dois Universos que acompanhamos
Vc é tão foda que fala de coisas originais sobre um assunto que tá todo mundo falando sobre!
Uma viagem minha: A Cláudia encontra a origem depois de estar nos dois mundos, A e E. Estrapolando, ela mata o seu outro eu e passa a estar nos dois lados. Poderíamos pensar então que quando ela passou a ser ambivalente, bom e mal, luz e trevas, só assim foi possível a ela ver o todo? É uma teoria plausível pelo ponto de vista da metafísica?
Na 1 temporada o Tannhaus conversa com o Jonas barbudo e explica que as pessoas sempre vêem as coisas com o Dualismo, dá o exemplo de Em cima e embaixo, e as pessoas esquecem do meio. Depois ele desenha a triquetra e diz que as coisas são sempre em 3. Eu acredito que ele disse a mesma coisa pra Cláudia, já que ela visitou ele várias vezes. Ela também ficou vários anos viajando e observando os desfechos dos personagens nos dois mundos.
Exatamente👏 caminho do meio é a chave
Ok...Ganhou mais um INSCRITO!!!
Vim pelo Talk Flow e não consigo mais sair.
Belíssimo trabalho mostrando q um crítico de cinema não precisa ser alguém amargo e desiludido com a Arte, parabéns 👍
Magnífica é o único adjetivo cabível para essa análise.
Parabéns pelo video!
Admiro muito tuas análises.
Conteúdos fundamentados e com as referências filosóficas e literárias necessárias.
Obrigada 🌷
Raphael, eu sempre venho no seu canal assistir suas análises pois você é um dos únicos (claro, dos que conheço) que propõe um aprofundamento a partir dos produtos culturais. Eu me sinto conversando com você nos vídeos, sinto que você quer propor uma discussão e reflexões e não empurrar explicações rasas. Parabéns e obrigada pela qualidade do seu conteúdo! Aliás, galera dos comentários dos seus vídeos arrasa também, um mais interessante que o outro!
Se o problema parece sem solução talvez a resposta esteja fora,por isso 2 cabeças pensam melhor que uma e tbm focar d+ te cega...relaxe a mente,medite e pense em todas as possibilidades e consequencias antes de fazer besteira.
Essa série é maravilhosa,tanta coisa que ela ensina...a cabeça fica que nem essa espiral 😅
PH, estou apaixonada pelos seus vídeos. Suas análises são excelentes.
Excelente meu. Isso me fez pensar como o quadro de Adão e Eva que fica no "QG" da Eva é uma obra Renascentista. Justamente o que a Eva prega...que aquilo volte a acontecer denovo, e denovo e denovo.
PH Santos e Farofa Geek fizeram as melhores análises sobre a série Dark até o momento.
Arrepiei até os cabelos da alma! Parabéns pelo conteúdo! E muita obrigada por eles!
Uau, PH! Que vídeo incrível...lotado de referências. Muito obrigada, parabéns pelo trabalho!
PH tá on fire!!!!!! Só hoje eu já vi uns 5 vídeos dele sobre Dark... MANDA MAIS!!
Perfeito. Sempre os seus videos me fazem pensar sobre os temas propostos e deixar bastante pensativo. Me fez querer saber mais sobre a filosofia em outros vídeos e agora vi a Arte com outros olhos
Análise perfeita, quando chegou no Miguel/Mikkel eu fiquei boquiaberta kkkk E ainda terminou com chave de ouro do grande mestre Saramago... Excelente!
É muito interessante pensar que, assim como Adam só enxerga o que está no quadro, até um certo momento da série, o Jonas adulto que se tornaria o Adam nem mesmo sabia sobre a existência de outros mundos, e pensava que mantendo o Mikkel em 2019, ele resolveria o problema.
Excelente vídeo. Agregou demais para a percepção sobre a série
PH tu é gênio!!! Que análise incrível foi esse??!
Sensacional, PH. Muito obrigada pela análise!!!
Excelente, PH, sempre muito gratificante assistir um vídeo seu!
Eu sempre amei suas críticas, mas caraca PH, vc só melhora!
Nossa Ph obrigada por esse vídeo!
Dark só melhora
💛
Nem terminei de ver e já dei like porque adoro as análises do PH!
Nossa, sua análise foi cortou fundo no peito. Parabéns e obrigada.
Raphael bela análise eu não havia reparado em tantos detalhes. Valeu pela explicação didática
Eu me sinto contemplado por suas análises filosóficas PH. Obrigado por existir! Um sonho seria o PH abordar outras séries e filmes em um viés mais filosófico.
É uma pena que o pessoal não engajou muito nesse tipo de vídeo.
Pô PH, apenas 9min ... eu não ativo as notificações, quarantenado e sedento por conteúdo Dark pós 3ª temporada, para assitir apenas 9min de vídeo. Affs PH, vamos alongar mais isso! 😂😂👏👏
- Eu passaria 33 anos admirando esse quadro. 😂
Caio mais nessa não. hahaha
ph, obrigada por essa análise artística. mais um vídeo cheio de conteúdo
Rapaz, que vídeo! Fera demais, meu fi. Sdd
Excelente vídeo, parabéns 👏👏👏
Linda análise, Rapha! E sou muito fã do pintor romântico Rubens, tive que fazer várias releituras dele quando era estudante de arte. Quando vi esse quadro (propositadamente escurecido) na sala do Adam, falei pra minha esposa sobre ele, e ela deu um insight genial: "esse monte de corpos lembra a cara dele toda cicatrizada"... E seria legal falar das pinturas de Adão e Eva na sala da Eva, de autoria de Dürer. Abração!
Excelente video, e sequencia.
E viva a ARTE, em todas as suas linguagens, formas, estilos, períodos e... interpretações! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Análise incrível, PH arrasa mto.❤️
Takilpariu PH! É pra isso que eu vi dark! Pra ouvir sua aula de arte depois! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 ouviria por 3horas! Muito obrigada! Sensacional!
A melhor análise, sem sombra e sem luz
Que inteligência do PH 👏 eu poderia ficar horas ouvindo ele falar, tá louco 👏
Como é bom ver os seus vídeos!
Você é incrível!!! Adorei!!!
Aqui sempre encontramos algo diferenciado 👏🏽👏🏽
Um elemento de Dark que me chamou bastante atenção nesta ultima temporada, foi a temática em lidar com os traumas pessoais e sociais. Todos os personagens de Dark sofrem de algum trauma, que tentam resolver através de uma viagem no tempo. Alguns tentam reescrever a história a sua maneira, enquanto outros acreditam que apenas o futuro é a verdadeira redenção. Curiosamente a Alemanha passou por diversos eventos traumáticos em apenas um século, perderam duas guerras (só o nazismo sozinho serve como uma mancha histórica que jamais poderá ser removida), e também tiveram seu país dividido. Em nenhum momento Dark cita o nazismo, ou os efeitos da Alemanha dividida, em uma história com uma cronologia que cobre dois séculos. Só que é possível captar um pouco desses elementos que estão inseridos na narrativa de maneira sutil. A origem do Sic Mundus lembra bastante a sociedade Vril, uma seita que fazia muita experimentação com a eletricidade. O efeito pós-guerra é bem retratado nos personagens da década de 50. Infelizmente não encontrei referências a Alemanha Oriental, no período da década 80 dentro da história de Dark. Quem sabe, você poderá aprofundar mais sobre esse assunto.
Thiago S. R. de Quadros eu vi no canal de um alemão sobre 5 coisas que são muito “alemãs” em dark, que em uma das tomadas da série nos anos 80, tem um cartaz político na parada de ônibus que aponta que Winden estava na Alemanha Ocidental
Fantástico...
Arrasou! Parabéns!
Pqp, que vídeo fantástico! Eu amoooo dms os vídeos assim💙
O quadro reforça a ideia de dualidade, claro/escuro, bem/mal, céu/inferno ( BARROCO kkkkkk)
Claudia vem como representante dessa terceira visão, contraponto, enxergar fora da caixa, ou do quadro. Solucionando a questão, ou trazendo outras perguntas.
Que vídeo PH!!!!! Obrigada!!!!!👏👏👏👏
Tenho 2 dúvidas: se o Tanhaus dividiu o mundo original em 2 e Jonas, Adam e cia não existe nesse mundo, por que apareceram no mundo 1 e 2? E se, o Jonas não existia no mundo 2, como a Martha (Eva), descobriu o mundo 1 e foi buscar o Jonas?
Já ouviu falar em ficção científica???
@Raphael Ph Santos você acha possível a quebra do ciclo como foi mostrada na série? Eu não acredito por causa do paradoxo do avô: se Tanhaus jamais perdeu o filho, não construiu a máquina que gerou os dois mundos, Adam e Eva. Dessa forma, Jonas e Martha não poderiam voltar e evitar a morte do filho de Tanhaus. Então o filho morre e o ciclo se mantém ou nunca houve nada só que vimos. O que você acha? Poderia falar do paradoxo do avô? Obrigada!
Simplesmente brilhante...
Outro nível os seus vídeos.
Que análise profunda! ❤️
Parabéns PH você é incrível, que análise 👏👏👏👏👏👏👏👏👏profunda.
Como sempre: arrasou! Excelente análise!
Que explicação incrível, obrigada por isso! 🖤
Ai PH, perfeito, sei nem o que dizer mais.
Incrível análise! Fala mais sobre as referências sobre Freud em Dark? Eu vi o outro vídeo sobre livre arbítrio e determinação, mas não houve nenhuma referência a psicanálise. O que seria um processo de análise e como o inconsciente lida com o tempo -futuro, passado e presente. Daria uma belíssima crítica!
Parabéns, que análise!!!
Uau!! Muito boa a sacada!!
Adoro sua interpretação; Saudades das analises dos ep de Westworld!
Penso que ele não quis só matar a Marta gravida, até porque antes matou a Marta original no final da segunda temporada. Gosto muito dos seus vídeos. Não so analisar plots, mas também pensar sobre eles
Muito bom! sempre quis saber mais sobre os quadros!
Que vídeo ótimo! Amei os comentários sobre a sofrência barroca kkkk Parabéns pelo trabalho!!
Excelente
Sensacional!!! Os designers piram
Amei seu canal obrigado pelo conteúdo riquíssimo.
PH falando de espiral do tempo e eu só lembrando da "linha temporal" Jeremy Bearimy de The Good Place
Sucesso sempre feraaaaa
maravilhoso!!!! vai ter mais video de dark? somos muuuuuuito a favor! é pra esses debates que assisti a serie
Fala do retrato de Dorian Grey, é incrível,por favor faz um vídeo sobre ele!
muito bom, PH!
Acho muito interessante essas representações onde a mulher é luz, paz e vida, enquanto o homem é trevas, guerra e morte. É como se a natureza de cada um, apesar de opostas, se complementassem.
Perfeito.
Muito obrigada!
Parabéns pela análise!
O Video ficou mt bom cara
Sempre reflexões valiosas.... Até me inspirei para propor uma aula interdisciplinar para o Enem na minha escola
Caralho moço! Melhores análises!!!
Ótimo vídeo!!!!🤩🤩💕🥰👏👏
Parabéns pela análise! Realmente muito bom!
Eu amo seus vídeos. Obrigada por representar o Nordeste ❤
video muito muito muito bom amei
Pqp! por isso te indico pra todos que gostam de filmes e séries!
Muito bom o vídeo pra mim DARK é a melhor série de todos os tempos
Gostando muito da série de vídeos sobre Dark!
que serie perfeita!!! Esses simbolismos não são pra qualquer roteiro. Todo mérito de melhor série da Netflix. Pra mim top 3 de melhor da vida.
Quando você olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você. F. Nietzsche
Nesses tempos onde muita coisa é tratada de maneira tão superficial, Dark é um alento!
Caralho, sou formada em Artes e que vídeo bom da poha!!!!!
Já dei like só por alertar dos spoilers, nem todos tem a mesma consideração com o público.
É interessante, dentro do conceito apresentado, que Adam é o líder do Sic Mundus Creatus Est (Assim foi criado o mundo), em uma idéia de que Adam defende que o mundo é assim, sempre foi e sempre será, sempre repetindo, cíclico (a figura do ouroboros aparece algumas vezes na realidade do Jonas) lembrando o eterno retorno Nietszchiano, enquanto que a Martha é a líder do "Erit lux", ou seja, era a luz, a mudança, o afastamento das trevas.