TROCA DO FLUIDO DE FREIO TRASEIRO DA VSTROM 650 . PASSO A PASSO COM DETALHES

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 17 окт 2024

Комментарии • 54

  • @lucianocampos8869
    @lucianocampos8869 6 месяцев назад

    Troquei hoje a minha estava uma nata no fundo do reservatório 2019 acho que nunca foi trocado aproveitei desmontei todas as pinças lavei tudo e lubrifiquei ficou chique kk obrigado pela ajuda em seus vídeos

  • @kennylife
    @kennylife 3 года назад +3

    Com um vídeo desses qualquer um consegue fazer.
    Assisto a todos com os olhos arregalados, MUUUUUUUUIIITO BOM
    Mas uma vez eu tenho a satisfação de clicar no botão do Like. Show

  • @scotchfiu
    @scotchfiu 3 месяца назад

    Salve engenheiro! Ótimo vídeo, mais uma vez. Troquei o fluido da minha, usei torquimetro para fechar os parafusos de sangria etc, tudo conforme deve ser feito. Na pinça traseira ficou saindo uma baba de fluido pela sangria, insistentemente. Soltei, limpei, reapertei e a baba seguiu saindo. Então fiz o seguinte, segue como dica, tirei novamente o parafuso da sangria, limpei bem ele, limpei novamente a rosca da pinça, prendi o parafuso na minha furadeira e dei um "passo polimento" na ponta cônica dele. Primeiro com uma lixa dagua 600, depois 1200 e por fim 2000. Recoloquei, reapertei com o torquimetro e resolveu, nada de baba, nem sinal, vedado e fechado completamente. Valeu, abç.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  3 месяца назад

      Boa dica. Certamente a babada não era por conta de aperto, e sim de imperfeições no contato entre as peças. No momento que vc tirou essas imperfeições, a vedação aconteceu.

  •  3 года назад +4

    Muito bom esse tutorial meu caro.
    Parabéns e obrigado por compartilhar.
    Abcs!

  • @cidleite2264
    @cidleite2264 2 года назад

    Perfeito, parabéns irmão.

  • @fdstroppa2509
    @fdstroppa2509 Год назад

    Bukão, seus vídeos são excelentes. Tenho uma V-Strom 650 2020. Nunca tinha feito absolutamente nenhuma manutenção por conta própria. Só no mecânico. Hj, graças aos seus vídeos, fiz a limpeza dos discos, troca das pastilhas e dos fluidos de freio.
    Para muitos pode parecer muito simples, mas se não ganhasse confiança com os vídeos, não teria feito.
    Detalhe: Faz dois anos que o mecânico trocou o fluido traseiro. Sempre achei o freio baixo e borrachudo. Resolvido o problema! Em casa realmente fazemos com mais "carinho"! Obrigado e abs!

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад

      Fico muito feliz que vc tenha seguido o vídeo e feito o serviço sem dificuldade e com o famoso " carinho do dono " . O canal está aí exatamente pra isso.

  • @helioscatena8890
    @helioscatena8890 3 года назад +1

    Muito bom este tutorial. Obrigado por compartilhar. Já me preparando para trocar o fluido de freio da minha Vstrom.

  • @plotadeu1
    @plotadeu1 3 года назад

    Parabéns pelo vídeo 👏

  • @vilsonpandini8695
    @vilsonpandini8695 2 года назад

    Top demais muito bom show

  • @DarioSantos-bl1ng
    @DarioSantos-bl1ng 4 месяца назад

    Excelente trabalho!
    O processo é igual na NC 750X ?

  • @carlosfacioli19
    @carlosfacioli19 Год назад

    Top!!!

  • @marcosffcamara
    @marcosffcamara 2 года назад

    Muito obrigado, seu vídeo é muito bom. Vou fazer agora

  • @andersonluis4737
    @andersonluis4737 3 года назад

    OI MEU AMIGO...A FORCA QUEM NOS DÁ É VOCÊ....KKK ABRAÇO!

  • @JoaoMartins-ux3qo
    @JoaoMartins-ux3qo 2 года назад

    Olá tudo bem ? Gosto de fazer alguns serviços na minha moto também. Você poderia indicar um torquímetro pra esse tipo de manutenção, para apertos em pinça de freio e outros parafusos da motocicleta. Desde já fico grato pela ajuda !

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  2 года назад +1

      Depende do grau de precisão que vc queira.
      Eu uso um de vareta, comum.
      Para torques médios e mais altos, como porca do eixo da roda , bujão de carter , pinça de freio é ótimo e custa barato.
      Mas para torques delicados, tipo válvula de sangrar fluido de freio , etc tem que tomar cuidado e prestar atenção, pois o braço de alavanca é grande e precisa ir com muito cuidado e delicadeza senão vai aplicar força demais antes mesmo de ler o torque. Nesses casos delicados, o torquímetro de estralo é melhor. Mas eu acredito que o de vareta serve perfeitamente e é muito fácil de usar.

  • @majeolli
    @majeolli Год назад

    Bom dia... Novamente. Estou maratonando alguns vídeos, 😄
    Talvez a pergunta seja idiota, mas será ainda mais se eu não a fizer rsrs
    Você trocou o fluído, etc, explicado os detalhes de umidade e necessidade da troca, etc... Então pergunto: mesmo tirando o fluído antigo, com a sangria como vimos, não fica no sistema um filme (resíduo) do fluído velho que poderia contaminar o fluído novo?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад

      Olá amigo.
      A sua pergunta não é idiota não. É uma boa pergunta. Vamos lá: 1) Se a troca do fluido foi depois de muito tempo , onde o fluido já possa estar deteriorado demais , ou quando vai se colocar uma marca diferente de fluido, fazer o fluh ( lavar com água desmineralizada) antes como eu fiz é aconselhável. 2) Se a troca é no tempo correto e vai se manter a mesma marca de fluido, basta drenar e substituir.
      Em ambos os casos naturalmente que ficam restos do fluido anterior, seja água no caso 1 ou fluido velho no caso 2 .
      Mas a quantidade é irrelevante perto da quantidade de fluido novo adicionado e nem de longe vai alterar qualquer coisa . Quando a gente troca o óleo do motor é a mesma coisa . Sempre fica óleo velho no sistema, mas não tem efeito negativo nenhum .
      Fluido de freio também fica um pouco, principalmente se tem ABS e a troca é manual .
      Também zero problemas.

  • @samuelpmilanez
    @samuelpmilanez 2 года назад

    Fala meu amigo, uma garrafa dessa da para o freio dianteiro e traseiro? Ou seria uma garrafinha para cada um deles? Muito obrigado pelos vídeos.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  2 года назад +1

      Pois é...até daria para usar uma só, mas vc não teria aquela certeza absoluta de que todo fluido antigo foi expulso. Melhor utilizar uma para cada freio. Mesmo porque esses fluidos não são caros. Principalmente o dianteiro em moto com dois discos na frente. Assim vc pode fazer um número maior de sangramentos até ter certeza 100% absoluta de que o fluido que está sendo expulso é fluido novo. E outra coisa...é melhor abrir um reservatório pra cada freio, pois a não ser que vc vá fazer os dois serviços juntos, não é bom fazer um, guardar o fluido e deixar para fazer o outro depois. Fluido de freio absorve a umidade do ar. Depois que abriu, tem que fazer o serviço imediatamente de preferência.

  • @guilhermeaguiar3892
    @guilhermeaguiar3892 Год назад

    Show D+, ótimo vídeo !
    Uma dívida, assisti seus vídeos sobre sistema de freio e percebi que o s Sr. não comentou com relação as motos que possuem ABS ? Dizem que é necessário realizar uma sangria utilizando o computador de diagnóstico? Até que ponto isso é verdade ?
    Dizem que isso s eras necessário para remover fluido de dentro da bomba.
    Porém uma coisa que me deixa dúvidas se isso de fato procede é com relação a minha motocicleta. Possuo uma Kawasaki Z1000 com abs, e ao realizar as manutenções na concessionária dizem não ser necessário, porém isso me deixa desconfiado já que passei muitas decepções com a tal convencionaria mencionada… outro ponto que me entrosa é que se a bomba realmente ficasse fechada, como é que q moto freia mesmo estando desligada ?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад +1

      Essa é uma excelente pergunta. Na verdade, se for fazer como manda o figurino, indo a níveis extremos que eu diria ser até um preciosismo, sim...motos com ABS devem ter seu fluido trocado utilizando o scanner e bomba de vácuo para que ele abra o circuito e o fluido que fica retido dentro do módulo do ABS seja drenado também. Mas na vida real isso nem de longe é necessário, pois a quantidade de fluido que fica retida dentro do módulo ( não é bomba ) do ABS é mínima. Menos de 1% do volume total de fluido que existe no circuito. Se vc trocar da maneira convencional, na primeira esquina que acionar o ABS, esse fluido velho que estava retido dentro dele já vai se misturar com o fluido novo que está no circuito e o percentual de fluido velho no fluido novo é completamente insignificante e irrelevante. Na verdade, fazer a troca do fluido num dia chuvoso ou num dia seco vai fazer muito mais diferença para o fluido que dreanar essa quantidade mínima do módulo ou não. Por isso que práticamente ninguém usa scanner para essa troca. E quando dizem que usam, normalmente não usam. De qualquer maneira, se vc se sente incomodado de não trocar essa pequena parte de fluido velho, basta trocar da maneira tradicional, dar uma volta no quarteirão, acionar o ABS , e quando sentir aquela trepidação no pedal ou no manete típica do acionamento do ABS, volta pra casa e sangra de novo, pois o fluido velho saiu. Mas é jogar dinheiro fora. Nem esquenta cabeça com isso. Abraço

    • @guilhermeaguiar3892
      @guilhermeaguiar3892 Год назад

      @@GaragemVStrom mais uma vez esclarecendo as dúvidas nos mínimos detalhes. Agradeço pela explicação, e mais ainda pelo vídeo.
      Parabéns pelo canal, o senhor possui muito conhecimento e que poucas pessoas sabem dar o devido valor. Sucesso ! 👊🏽

  • @viniciuspeetz1450
    @viniciuspeetz1450 3 года назад

    Muito didático esse tutorial.... parabéns!!!
    Só uma dúvida, qual o range desse torquímetro de vareta que vc usa!? (Já vi ele em outros vídeos)
    E esse range atende bem as manutenções na VStrom ou é necessário mais de 1 torquímetro!? Abs

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  3 года назад +1

      Vai de zero a 220 N.m .
      Entre zero e 10N.m precisa prestar muita atenção , pois como a haste é longa , qq leve esforço já passa do torque . Para parafusos pequenos e roscas muito delicadaa um de estralo seria melhor .
      Mas de 10N.m pra cima é ótimo

  • @maurosilva3415
    @maurosilva3415 Год назад

    Não seria interessante lavar o diafragma com um pouco de fluido de freio novo?
    Nesse caso não precisaria secar.
    Claro que usando luvas e etc.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад

      Creio que sim.
      Pode ser uma boa ideia.
      Fica só a dúvida se esse fluido que está sendo usado pra limpar o diafragma e não será enxugado não vai absorver umidade do ar , pois fluido é como um mata borrão..." Chupa " toda umidade ao redor . E tomar cuidado para não pingar em nenhuma parte da moto .
      Mas creio que seja algo mínimo, irrelevante.
      Até melhor que lavar com água e detergente e correr o risco de não secar bem .

  • @alexandrecervelino7503
    @alexandrecervelino7503 Год назад

    Olá amigo! Eu retirei o fluido do reservatório com uma seringa, completei com fluido novo, mas na hora de fazer a sangria a cabeça do parafuso do dreno espanou e não pude completar o processo,... minha dúvida é se tem algum problema em deixar assim por um tempinho até um mecânico resolver esse B.O ! UM abraço.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад +1

      Arrume o mais rápido que puder.
      Vc está se referindo ao parafuso que é a válvula no corpo da pinça? Não está falando do parafuso da tampa do reservatório? Se o parafuso que espanou foi aquele que é a válvula onde vc coloca o cano e aperta e desaperta pra sangrar o fluido vc deve arrumar imediatamente. Primeiro que a rosca espanada cedo ou tarde vai deixar vazar fuido quando vc colocar pressão numa brecada mais forte. Pode até nem ser forte no início se a rosca não espanou de vez , mas vai piorando. Aí vc vai perder fluido, o freio vai chegar uma hora vai baixar porque o diafragma não vai compensar mais fora o problema que fluido ataca onde ele encosta . Se pegar na pintura estraga.

    • @alexandrecervelino7503
      @alexandrecervelino7503 Год назад

      @@GaragemVStrom sim, É o parafuso da pinça, mas ele nem se mexeu, o sextavado onde a chave se encaixa que ficou liso, queria saber se da algum problema o fluido novo no reservatório com o fluido velho no flexível, já que não consegui fazer a sangria.

  • @Lemaowilliam9050
    @Lemaowilliam9050 2 года назад

    Boa noite Amigo
    Tudo bem ?
    Uma pergunta ! Depois que vc fez o processo . Normal , baixar um pouco o nível, depois de algumas frenagem ?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  2 года назад +1

      Não...não deveria... Quando a gente bomba com a válvula fechada as pastilhas já estão encostadas no disco e todo o circuito está preenchido. Depois que fez a última sangrada, o nível será o que vai permanecer. Será que não foi alguma coisa na posição da moto quando vc fez a troca e depois quando verificou ? Qualquer inclinação faz vc ver um nível um pouco diferente.

    • @Lemaowilliam9050
      @Lemaowilliam9050 2 года назад

      @@GaragemVStrom ok , vou verificar , talvez na hora de fechar , não gerou corretamente ! Obg

  • @TheZinum
    @TheZinum 3 года назад

    Está sua.moto tem ABS ? Eo fluido que fica no módulo?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  3 года назад +1

      Não existe recomendação técnica no manual de serviço para procedimento específico em relação ao módulo do ABS . Faz parte do mesmo circuito hidráulico , sem ser uma alimentação independente . Pode fazer a troca normalmente . Naturalmente que com um maior cuidado para não danificar sensores .

  • @robsonmendesvideos7209
    @robsonmendesvideos7209 Год назад

    Qual a quantidade de fluído que você utilizou?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад +1

      Não existe uma quantidade exata. Como não se pode guardar fluido para uma próxima aplicação, eu sempre compro a embalagem menor do Mobil que é mais do que suficiente para uma troca. A quantidade vai depender muito da margem de segurança na limpeza que vc quer. Se parar de colocar fluido assim que o fluido novo começa a aparecer na mangueira ( o que se pode fazer tranquilamente ) vai gastar menos. Se continuar a colocar fluido novo no reservatório e seguir drenando até quase esgotar a embalagem vai gastar mais. Eu particularmente vou drenando até algumas bombadas depois de só estar saindo fluido limpo pela válvula mas não coloco tudo. Só para a eventualidade de depois de andar e usar o freio , baixar um pouco por conta de ter que drenar algum ar, Mas isso nunca me aconteceu. Basta fazer com atenção.

    • @robsonmendesvideos7209
      @robsonmendesvideos7209 Год назад

      @@GaragemVStrom 1 frasco de 500ml é suficiente pra fazer o procedimento como vc fez?

  • @TheZinum
    @TheZinum 3 года назад

    Tem vídeo do dianteiro?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  3 года назад +1

      Devo estar fazendo essa semana ou na próxima .

    • @TheZinum
      @TheZinum 3 года назад

      @@GaragemVStrom eu preciso fazer na minha e tô esperando sair o vídeo kkkkkk

    • @TheZinum
      @TheZinum 3 года назад +1

      @@GaragemVStrom eu preciso fazer na minha e tô esperando sair o vídeo kkkkkk

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  3 года назад +1

      @@TheZinum Eu fiz primeiro o traseiro que é mais simples para eu também aprender uma sequência de gravação boa .
      Vou comprar o fluido segunda e fazer terça . No meio da semana o vídeo já deve estar disponível . Não desce nenhuma serra com a moto carregada até lá....kkkk

  • @PAC1FIC4D0R
    @PAC1FIC4D0R 5 месяцев назад

    ⚠️ Detalhes importantes:
    Sistemas com ABS merecem muita atenção, pois o fluido de freio precisa estar perfeito pra não dar problema na bomba eletrônica. Sua substituição é caríssima, já o fluido de ótima qualidade e marca e o preço de uma pizza...
    Maioria das motos usa o DOT 4 que é muito bom e não absorve tanta umidade como o DOT 5.1 que é mais destinado a motos de circuito e pistas de corrida devido a exigência extrema dos freios. Se usarem o DOT 5.1 precisará trocar mais cedo que o DOT 4 pois ele absorve umidade mais facilmente contaminado a linha de freios e comprometendo o sistema ABS.
    DOT 4 aguenta até 230 graus, mais resistente a umidade.
    DOT 5.1 aguenta acima de 230 graus, absorve umidade maís rápido.
    Faça essa troca 1x ao ano junto com líquido de arrefecimento e sua moto irá durar muitos anos. Ambos os fluidos são muito baratos e não vale a pena fazer essa economia...

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  5 месяцев назад

      Exatamente...A umidade além de facilitar a ebulição e a gente perder o freio, também prejudica o módulo do ABS. Portanto vc está corretísimo. Troca sempre na horav certa. E a diferença de ponto de ebuliçãom do 4 ou do 5.1 numa moto não faz a mínima diferença, pois o fluido não chega numa temperatura nem perto disso.
      Quem perde freio é porque não trocou e o freio estava contaminado por água, não porque era 4 ou 5.1.