Nosso campeonato é muito amador perto das ligas americanas. Me lembro que até pouco tempo atrás os times iniavam o BR jogando com time reserva pq estavam dando preferência a Libertadores ou Copa do Brasil, que terminavam no meio do ano.
Verdade, tanto que o América RN em 2007 chegou a liderar o campeonato por algumas rodadas Com o Brasileirão começando em abril/Maio temos 2 campeonatos, um até as janelas de transferências e outro após. Muitas equipes de menos orçamento seguram até agosto pra montar uma equipe pro restante do campeonato
Os vídeos do Ubira explicando as lógicas por trás das ligas americanas são muito legais. É massa como os americanos potencialização sua forma de ganhar dinheiro com as ligas.
eu acho um absurdo, marcarem clássicos para o sábado, ou transmitir no PPV. Por exemplo, na última rodada do paulista antes da parada, SPFC x Santos, não foi transmitido na rede aberta. Na minha opinião, clássico tem que ser Domingo, às 16h, e transmitido na TV aberto. Infelizmente, as federações e CBF não sabem fazer do futebol um espetáculo
Fiquei esperando você citar o caso mais curioso nessa história de conciliar jogos e shows. O San antonio ~spurs~, bem no meio da temporada da NBA, precisa ficar 3 semanas jogando fora de casa porque sua arena esta sendo usada em um rodeio.
Tem outra coisa, aqui quando tem show grande requer que seja num estádio e a banda vem de turne e nem quer saber se ta tendo competição, creio que la no EUA ja fazem um calendário de turne em cima dos jogos, de quando tem ferias e tal, e la tem muito mais estádio pra poder remanejar o show. Aqui aceitamos muito fácil pq é isso ou nada
Vdd, eu sempre anoto os clássicos no Brasileirão e muitas vezes em duas ou uma rodada tem uns 3 clássicos, mas antes ou depois disso fica umas 6/7/8 rodadas sem jogos desse interesse :/
Fala Bira, td bão? Faz um vídeo de como você imagina o campeonato brasileiro ideal( imaginando que vc tivesse tal poder), de como seria o calendário, estruturas das divisões, com ou sem estaduais, enfim. Abraços
Acho interessante como as ligas cuidam para não terem partidas grandes se chocando, pois uma "disputando" público com outra não é benéfico pra nenhuma. Acontece isso com a WWE, que seu principal programa, o Monday Night RAW, passa meses disputando audiência com o NFL Monday Night Football, e nesses meses a audiência do RAW é menor.
@@MateusHenrique-of4bc jogo as 14 da tarde ñ vinga, é horário de almoço e no verão vai ser uma merda assim como horário das 11 da manhã, penso q 21hrs, 19 hrs, 16:30 e 9:30 (somente aos finais de semana e os jogos menos interessantes) poderiam ser bons, apesar de eu duvidar q último horário vingue, penso q sería benéfico se tivesse horário da manhã para os jogos.
De qualquer jeito seria bom uma variação maior de horários pra que todos possam assistir pelo menos um jogo da sua equipe, por mim eu colocaria horários diferentes para diferentes competições, por exemplo: Copa do Brasil mais cedo ( das 10 horas ou mais cedo ), Brasileirão no fim da tarde ( 16:00 eu já acho bom ) e Libertadores de noite, pra dar uma variada
Bira, tem muito classico quarta-feira a noite no Brasil porque a audiência de quarta é maior, por 2 motivos: 1- jogo do meio de semana tem menos gente no estadio, ou seja, mais gente assistido pela TV 2- recebe uma audiência alta do Jornal Nacional e da novela 3- domingo a tarde as pessoas estão na praia ou no churrasco
E tem mais um motivo pra ter menos gente nos estádios: o horário é uma merda. O metrô pra vários bairros mais afastados dos estádios não funcionam depois da meia-noite. E mesmo quando vc sai antes do jogo acabar pra pegar condução, chegar em casa depois de 1h, 2h da manhã é uma merda pra quem precisa acordar às 5 ou 6h pra trampar na quinta.
Bulls e Blackhawks sofriam até uns 2 ou 3 anos atrás com a "circus trip" onde os 2 times passavam 2 semanas seguidas em novembro viajando pq tinha um Circo no United Center.
concordo totalmente ubira.a ideia é fazer cada rodada um classico: corinthians x palmeiras corinthians x sao paulo corinthians x santos santos x palmeiras santos x são paulo são paulo x palmeiras inter x gremio flamengo x vasco flamengo x fluminense flamengo x botafogo botafogo x fluminense botafogo x vasco vasco x fluminense athlético-pr x coritiba bahia x sport ceará x fortaleza atlético-go x goiás só aí tem 17 classicos(fora os interestaduais) sendo 13 do eixo e mais quatro grandes classicos(eu forçei um bahia x sport,pq n tinha nem santa,nem nautico em PE e nem o vitória na BA). ou seja daria pra botar um classico por rodada que ficaria muito top o campeonato.
quem joga contra Grêmio em casa, vai jogar contra Inter fora de casa no 1ro turno (e o contrario do 2do turno). Quem joga contra Fortaleza lá, recebe Ceará. E assim vai. Cada time viaje uma vez por turno em Porto Alegre, uma vez em Fortaleza, duas vezes no Rio como as duplas formam pares. E a tabela é montada assim.
Bira, se o Brasileirão adotasse o sistema de transmissão de TV semelhante ao da NFL (por horários e canais de TV), como vc acha que ficaria? Fica aí minha sugestão de vídeo!
A concorrência é fundamental. Distribuir melhor esses jogos por vários canais. Fomentaria muito o futebol e os outros canais tbm. Monopólio é uma merda.
O problema maior seria as 14h pelo auge do calor Apesar de alguns jogos as 11h da madrugada em locais muito quente(insano, lembro de um vitória X Sport num início de campeonato nesse horário)
As 14:00 fica meio inviável por conta da temperatura, muito calor. A não ser que seja no sul durante o inverno. Ainda assim, atrapalharia a programação da Globo. Isso de vender direitos apenas para uma emissora atrapalha bastante.
Mas os jogos das 11 hrs em jogos do Corinthians foi um sucesso de público O horário é bom pq tira a família pq pode aproveitar o horário pós jogos para passear , diferente do horário das 16 ou 18h30
Lá tbm tem, fox, espn e etc sempre exigem grandes noites em suas transmissões, apesar daqui a Globo mandar em alguns pontos, só que as ligas la aproveitam isso e sabem que nessas grandes noites tem grande audiência e põe um jogo bom. O problema é a liga(CBF) que não melhora o produto. Pode aproveitar as transmissões mas com jogos bons toda rodada e etc.
Ubira queria fazer um pedido de você falar mais da torcida dos times de Marrocos, tem vários vídeos no YT mostrando como é, e simplesmente é absurdo o que eles conseguem fazer que vai além de torcer, tem letras profundas e o melhor protestos contra o governo, e como aqui no Brasil podemos tentar fazer algo parecido (claro quando a pandemia passar), enfim fica a dica é algo que infelizmente fala muito pouco, pois o futebol do Marrocos não é muito conhecido, mas a paixão das torcidas é algo que não tem em nenhum lugar no mundo.
A sensação que fica é que a CBF tem muito medo de ''interferir'' de mandeira inteligente no campeonato. Tirando a incompetência da organização, acho que ele ficam com medo de montar a tabela á dedo e serem acusados de interferência, ou de preferência a certo time. E esse medo demonstra em como o produto campeonato é feito, a CBF custa falar sobre seu campeonato, vc olha pras ligas americanas eles criam muito conteúdo com os jogadores, rede social, ações de publicidade, vendem narrativas e etc, a CBF finge que é só organizadora e não aproveita o próprio produto, não fala sobre seu produto. Se o Palmeiras nao consegue jogar no estádio, eles simplesmente negam a mudança de data pois novamente buscam o 'respeito ao que ta definido', a CBF é muito pouco maleável, é uma gestão muito tradicional.
Ubira o que você acha se os Estaduais fossem pontos corridos pra classificar para o Brasileirão, e o Brasileirão ser um torneio igual Libertadores com fase de grupos e mata-mata?
Não daria certo simplesmente porque existem times que estão na série A do seu estadual e sem divisão nacional. Nesse sistema o Boavista poderia se classificar pro Brasileirão, e Corinthians e Vasco não. Não seria interessante pro Brasileirão, além do mais pontos corridos é mais justo, o melhor time sempre ganha, mata mata causa zebra.
@B C Não seria mais simples fazer a série C, D, criar a E, F, tipo a Inglaterra... Para que todas as divisões possam ser em pontos corridos, ter calendário. E as ligas europeias são polarizadas por causa da diferença financeira, não por causa do tamanho dos países. Aqui mesmo no Brasil o Brasileirão é polarizado, de certa forma, quando começa todos sabem quem tem chance de ser campeão e quem brigará pelo resto.
Eu acho que daria pra fazer algo mais tipo NCAA com ligas estaduais de 8 times em turno e returno. Mas a cada intervalo de cerca de 3 rodadas tendo cruzamentos a níveis regionais e nacionais. Uma temporada regular de 30 rodadas Os cruzamentos regionais e nacionais seriam 8 jogos cada (em cada um, 4 como mandante e 4 como visitante) Metade deles durante o primeiro turno, baseado nas campanhas da temporada anterior em sistema suíço. A outra metade, no período do returno. Dessa segunda parte, a primeira metade baseada na campanha do turno e a última metade sim construída de sopetao pela campanha ate ali.. E ao fim das 30 rodadas, playoffs regionais com os campeões estaduais e os melhores não campaoes da região
@@bebetopieroni7033 você tem que levar em conta outros torneios como Libertadores, Copa Sul-Americana e o próprio estadual. Com o estadual como pontos corridos seria mais fácil uma equipe como o Palmeiras viajar para o Equador pra enfrentar o Emelec, e quando tiver que jogar uma partida pela Liga Paulista por exemplo enfrentar um XV de Piracicaba do que um Grêmio no Brasileirão.
Organização absurda, porém dentro de campo eu acho a liga mais FRACA que tem. O nível técnico é sofrível demais. Kaka quando foi pra lá pra mim se precipitou,ainda poderia queimar lenha em um futebol de bem melhor qualidade.
Os torcedores da NFL e MLB são bem fanáticos, no Football College o fanatismo tbm é grande, torcedores do Flórida Gators, Alabama, cito o Yankees e o Cardinals no Beisebol, e os Cowboys, Packers no football, tem muita torcida fria, que geralmente são de franquias que mudam muito de cidade, ou de estados ou cidades que possuem muitas franquias de esporte rolando ao mesmo tempo, tipo Los Angeles, que é muito forte no basquete e fraco no football, em New York que o beisebol é muito forte, ou em Miami que o Miami Dolphins é forte, e o Miami Marlins não é lá muito bom, a parte legal é que cada cidade ou condado pode acabar tendo preferência por um esporte diferente tipo o que ocorre no Missouri, que as cidades mais próximas de Kansas City são mais fãs de football, e os mais próximos de Saint Louis são mais fãs de beisebol.
@@LucasGabriel-gq6bg especialmente a MLS sim! Mas o brasileiro é mais torcedor pelo futebol que todos os outros esportes americanos. Por exemplo n é necessario iniciar um campeonato com jogão! O cara fica nervoso de saudade do clube, então qualquer jogo meia boca terá audiencia da torcida.. Se rolar "teu time x atletico-GO" amanhã tu vai olhar. As teses de audiencia americana levam em conta audiencia externa, tem outras coisas a evoluir antes! Essa ideia de dois jogos contra dois times de uma cidade distante por exemplo é excelente.
Discordo totalmente Brasileiro é bem menos apaixonado é só ver q muita gente só assiste os jogos do seu próprio time , o brasileiro é muito mais apaixonado pelo seu clube doq pelo esporte
@@felipehenrique6822 sim, concordo. Mas se o brasileiro é apaixonado pelo clube, não adianta enfiar protocolo de liga, é preciso ponderar e analisar cada elemento a ser aplicado.
Isso de fazer clássico na ultima rodada não deu certo em 2011 com o Atlético Mineiro entregando o jogo para salvar o Cruzeiro do rebaixamento. Ambos os times tinham o mesmo patrocinador, então não era interessante para o patrocinador que que o Cruzeiro caísse.
Dúvido o Atlético-MG entregar para o Cruzeiro e perder a oportunidade de rebaixar o grande rival, ainda mais da forma que foi o jogo e como rendeu de provocação para os cruzeirenses.
Nao vou dar like porque vc ao inves de usar a camisa dos Phillies(a mais bonita de todos os esporte desse e de outos planetas) usou a dos Cardinals...ahhh
No Brasil os gênios marcam semifinais da Copa do Brasil no mesmo horário ou criam uma rodada de clássicos no Brasileirão.
Nosso campeonato é muito amador perto das ligas americanas. Me lembro que até pouco tempo atrás os times iniavam o BR jogando com time reserva pq estavam dando preferência a Libertadores ou Copa do Brasil, que terminavam no meio do ano.
Verdade, tanto que o América RN em 2007 chegou a liderar o campeonato por algumas rodadas
Com o Brasileirão começando em abril/Maio temos 2 campeonatos, um até as janelas de transferências e outro após.
Muitas equipes de menos orçamento seguram até agosto pra montar uma equipe pro restante do campeonato
Os vídeos do Ubira explicando as lógicas por trás das ligas americanas são muito legais. É massa como os americanos potencialização sua forma de ganhar dinheiro com as ligas.
eu acho um absurdo, marcarem clássicos para o sábado, ou transmitir no PPV. Por exemplo, na última rodada do paulista antes da parada, SPFC x Santos, não foi transmitido na rede aberta. Na minha opinião, clássico tem que ser Domingo, às 16h, e transmitido na TV aberto. Infelizmente, as federações e CBF não sabem fazer do futebol um espetáculo
Fiquei esperando você citar o caso mais curioso nessa história de conciliar jogos e shows. O San antonio ~spurs~, bem no meio da temporada da NBA, precisa ficar 3 semanas jogando fora de casa porque sua arena esta sendo usada em um rodeio.
Tem outra coisa, aqui quando tem show grande requer que seja num estádio e a banda vem de turne e nem quer saber se ta tendo competição, creio que la no EUA ja fazem um calendário de turne em cima dos jogos, de quando tem ferias e tal, e la tem muito mais estádio pra poder remanejar o show. Aqui aceitamos muito fácil pq é isso ou nada
A CBF tem mania de fzr em uma rodada só ter uns 3 clássicos e a gnt fica umas 5 rodadas sem ter um jogo interessante.
E olha que da pra fazer um brasileirão só de clássicos, seja estadual ou Inter estadual
Vdd, eu sempre anoto os clássicos no Brasileirão e muitas vezes em duas ou uma rodada tem uns 3 clássicos, mas antes ou depois disso fica umas 6/7/8 rodadas sem jogos desse interesse :/
Falou tudo amigo... 1 jogo bom pra vários ruins!!
E os 3 jogos no mesmo horário ainda kkkkk
O Bira tem fazer comentário jogos da NFL,na temporada regular.
Seria muito legal!
Se for substituir aquela mulher a Paula ivoglo eu apoio
Bira já disse que NFL não é a especialidade dele. Ele comenta com segurança a MLB
Fala Bira, td bão?
Faz um vídeo de como você imagina o campeonato brasileiro ideal( imaginando que vc tivesse tal poder), de como seria o calendário, estruturas das divisões, com ou sem estaduais, enfim.
Abraços
ruclips.net/video/UDmJtYjzumU/видео.html ele já fez um vídeo assim
Acho interessante como as ligas cuidam para não terem partidas grandes se chocando, pois uma "disputando" público com outra não é benéfico pra nenhuma.
Acontece isso com a WWE, que seu principal programa, o Monday Night RAW, passa meses disputando audiência com o NFL Monday Night Football, e nesses meses a audiência do RAW é menor.
O Brasil tem q aprender algumas coisas com os americanos...
Como a NFL os jogos com três horários diferentes aos domingos às 14:00 16:30 e 20:15 Sunday night
@@MateusHenrique-of4bc jogo as 14 da tarde ñ vinga, é horário de almoço e no verão vai ser uma merda assim como horário das 11 da manhã, penso q 21hrs, 19 hrs, 16:30 e 9:30 (somente aos finais de semana e os jogos menos interessantes) poderiam ser bons, apesar de eu duvidar q último horário vingue, penso q sería benéfico se tivesse horário da manhã para os jogos.
De qualquer jeito seria bom uma variação maior de horários pra que todos possam assistir pelo menos um jogo da sua equipe, por mim eu colocaria horários diferentes para diferentes competições, por exemplo: Copa do Brasil mais cedo ( das 10 horas ou mais cedo ), Brasileirão no fim da tarde ( 16:00 eu já acho bom ) e Libertadores de noite, pra dar uma variada
@@Kimi-Ra a Libertadores é da CONMEBOL, ñ tem como mexer
@@olympiquedemarseillebr8894 9:30 da manhã não dá muito cedo as 11hs tá ok
Caraca, imagina o nível de organização para montar tudo isso!
Ubira, boa tarde! Faça um vídeo falando do futebol e das principais seleções Africanas, por favor.
O Brasil tem muito à aprender com as outras ligas. Mas tem também quem querer mudar.
O engraçado é que são coisas simples, mas a cbf gosta de complicar kkk
Bira, tem muito classico quarta-feira a noite no Brasil porque a audiência de quarta é maior, por 2 motivos:
1- jogo do meio de semana tem menos gente no estadio, ou seja, mais gente assistido pela TV
2- recebe uma audiência alta do Jornal Nacional e da novela
3- domingo a tarde as pessoas estão na praia ou no churrasco
Mas ai sao 3 motivos
E tem mais um motivo pra ter menos gente nos estádios: o horário é uma merda. O metrô pra vários bairros mais afastados dos estádios não funcionam depois da meia-noite. E mesmo quando vc sai antes do jogo acabar pra pegar condução, chegar em casa depois de 1h, 2h da manhã é uma merda pra quem precisa acordar às 5 ou 6h pra trampar na quinta.
@@arthur0586 verdade kkkk
@@alissonsouza450 exato. Além de que muita gente acorda cedo para trabalhar.
Basicamente, organização e planejamento. Brasil ta anos luz atrás.
Deve ser por isso que vários estádios compartilhados de futebol e baseball foram separados, como em Seattle.
Bulls e Blackhawks sofriam até uns 2 ou 3 anos atrás com a "circus trip" onde os 2 times passavam 2 semanas seguidas em novembro viajando pq tinha um Circo no United Center.
O que facilita pra eles também é que as ligas são em momentos diferentes do ano
Finalmente o Bira com a camisa do Cardinals!
Bira, nós do rebatida levantamos a questão das receitas no baseball!
Tudo eh questão de planejamento... fica mto mais fácil gerir as arenas assim... fica bom pro clube e pra arena... organização... naum tem segredo
Parabéns pelo seu trabalho!!
Ubira, vc acha q ligas supranacionais entre os países mais fracos poderia evitar uma Superliga européia (pelo menos por enquanto).
Up
🤔 Up!
Up
Estavamos falando sobre isso em um outro canal. Mundinho pequeno do RUclips.
Up
Grande Ubira, muito bem explicado como sempre 👏🏻👏🏻
Pra quem tbm adora qnd os assuntos são gestão e marketing, aconselho também assistir o podcast do Rodrigo Capelo (Dinheiro em Jogo).
concordo totalmente ubira.a ideia é fazer cada rodada um classico:
corinthians x palmeiras
corinthians x sao paulo
corinthians x santos
santos x palmeiras
santos x são paulo
são paulo x palmeiras
inter x gremio
flamengo x vasco
flamengo x fluminense
flamengo x botafogo
botafogo x fluminense
botafogo x vasco
vasco x fluminense
athlético-pr x coritiba
bahia x sport
ceará x fortaleza
atlético-go x goiás
só aí tem 17 classicos(fora os interestaduais) sendo 13 do eixo e mais quatro grandes classicos(eu forçei um bahia x sport,pq n tinha nem santa,nem nautico em PE e nem o vitória na BA).
ou seja daria pra botar um classico por rodada que ficaria muito top o campeonato.
O UFC as vezes usa alguns ginásios também
quem joga contra Grêmio em casa, vai jogar contra Inter fora de casa no 1ro turno (e o contrario do 2do turno). Quem joga contra Fortaleza lá, recebe Ceará. E assim vai. Cada time viaje uma vez por turno em Porto Alegre, uma vez em Fortaleza, duas vezes no Rio
como as duplas formam pares. E a tabela é montada assim.
Problema maior quando se tem jogos da CONMEBOL ( principalmente jogos em casa pelo torneio sul-americano ) aí faria duas viagens do mesmo jeito
Top de linha esse vídeo ... Boa Ubira .
ubira fala sobre o impasse da MLB, provavelmente nãot eremos a temporada de 2020 pq um acordo parece estar longe
Esse ano Lions e Redskins ainda não tem jogos previstos para horário nobre. A NFL tem q rever isso a partir da 5° rodada
Bira, se o Brasileirão adotasse o sistema de transmissão de TV semelhante ao da NFL (por horários e canais de TV), como vc acha que ficaria? Fica aí minha sugestão de vídeo!
A concorrência é fundamental. Distribuir melhor esses jogos por vários canais. Fomentaria muito o futebol e os outros canais tbm. Monopólio é uma merda.
Bom vídeo!
Bira, o VSR fez um desafio pra vc, olha la no canal dele !!!
Ainda sobre a MLB: as transmissões nacionais da Fox e da ESPN acontecem nos sábados e domingos
E dias da semana como a ESPN e as quintas a FOX transmite um jogo no horário nobre como ano passado
@@MateusHenrique-of4bc mas aqueles jogos só na tv fechada
O Brasileirão tinha que aprender com a NFL no domingo jogos as 14:00 16:30 e Sunday night as 20:15 chega de Faustão
O problema maior seria as 14h pelo auge do calor
Apesar de alguns jogos as 11h da madrugada em locais muito quente(insano, lembro de um vitória X Sport num início de campeonato nesse horário)
As 14:00 fica meio inviável por conta da temperatura, muito calor. A não ser que seja no sul durante o inverno. Ainda assim, atrapalharia a programação da Globo. Isso de vender direitos apenas para uma emissora atrapalha bastante.
@@jadsonnascimento7830 na copa do mundo aqui no Brasil em 2014 teve jogos há 13:00 hs
Mas os jogos das 11 hrs em jogos do Corinthians foi um sucesso de público
O horário é bom pq tira a família pq pode aproveitar o horário pós jogos para passear , diferente do horário das 16 ou 18h30
@@MateusHenrique-of4bc porém era no inverno
Acredito que aqui, a Rede Globo(Emissora de TV) tenha total influencia no calendário. Algo que não acontece nas ligas americanas.
Lá tbm tem, fox, espn e etc sempre exigem grandes noites em suas transmissões, apesar daqui a Globo mandar em alguns pontos, só que as ligas la aproveitam isso e sabem que nessas grandes noites tem grande audiência e põe um jogo bom. O problema é a liga(CBF) que não melhora o produto. Pode aproveitar as transmissões mas com jogos bons toda rodada e etc.
Bira pq a MLB tem tantos jogos?
Ubira queria fazer um pedido de você falar mais da torcida dos times de Marrocos, tem vários vídeos no YT mostrando como é, e simplesmente é absurdo o que eles conseguem fazer que vai além de torcer, tem letras profundas e o melhor protestos contra o governo, e como aqui no Brasil podemos tentar fazer algo parecido (claro quando a pandemia passar), enfim fica a dica é algo que infelizmente fala muito pouco, pois o futebol do Marrocos não é muito conhecido, mas a paixão das torcidas é algo que não tem em nenhum lugar no mundo.
Hoje não da para fazer isso ainda por conta da distribuição desigual do dinheiro
Bira, será que isso não geraria reclamações de que a CBF estaria criando uma tabela mais favorável a determinado time?
Lógico
Tudo que se faz com relação a tabela gera uma chiadeira absurda de que estaria favorecendo um ou outro.
@@bebetopieroni7033 Sim, se hoje em dia já reclamam, imagina se fosse assim
A sensação que fica é que a CBF tem muito medo de ''interferir'' de mandeira inteligente no campeonato. Tirando a incompetência da organização, acho que ele ficam com medo de montar a tabela á dedo e serem acusados de interferência, ou de preferência a certo time. E esse medo demonstra em como o produto campeonato é feito, a CBF custa falar sobre seu campeonato, vc olha pras ligas americanas eles criam muito conteúdo com os jogadores, rede social, ações de publicidade, vendem narrativas e etc, a CBF finge que é só organizadora e não aproveita o próprio produto, não fala sobre seu produto. Se o Palmeiras nao consegue jogar no estádio, eles simplesmente negam a mudança de data pois novamente buscam o 'respeito ao que ta definido', a CBF é muito pouco maleável, é uma gestão muito tradicional.
Ubira o que você acha se os Estaduais fossem pontos corridos pra classificar para o Brasileirão, e o Brasileirão ser um torneio igual Libertadores com fase de grupos e mata-mata?
Não daria certo simplesmente porque existem times que estão na série A do seu estadual e sem divisão nacional. Nesse sistema o Boavista poderia se classificar pro Brasileirão, e Corinthians e Vasco não. Não seria interessante pro Brasileirão, além do mais pontos corridos é mais justo, o melhor time sempre ganha, mata mata causa zebra.
@B C Já tem a Copa do Brasil. Pra quê mais mata mata??
@B C Não seria mais simples fazer a série C, D, criar a E, F, tipo a Inglaterra... Para que todas as divisões possam ser em pontos corridos, ter calendário.
E as ligas europeias são polarizadas por causa da diferença financeira, não por causa do tamanho dos países. Aqui mesmo no Brasil o Brasileirão é polarizado, de certa forma, quando começa todos sabem quem tem chance de ser campeão e quem brigará pelo resto.
Eu acho que daria pra fazer algo mais tipo NCAA
com ligas estaduais de 8 times em turno e returno. Mas a cada intervalo de cerca de 3 rodadas tendo cruzamentos a níveis regionais e nacionais.
Uma temporada regular de 30 rodadas
Os cruzamentos regionais e nacionais seriam 8 jogos cada (em cada um, 4 como mandante e 4 como visitante)
Metade deles durante o primeiro turno, baseado nas campanhas da temporada anterior em sistema suíço. A outra metade, no período do returno. Dessa segunda parte, a primeira metade baseada na campanha do turno e a última metade sim construída de sopetao pela campanha ate ali..
E ao fim das 30 rodadas, playoffs regionais com os campeões estaduais e os melhores não campaoes da região
@@bebetopieroni7033 você tem que levar em conta outros torneios como Libertadores, Copa Sul-Americana e o próprio estadual.
Com o estadual como pontos corridos seria mais fácil uma equipe como o Palmeiras viajar para o Equador pra enfrentar o Emelec, e quando tiver que jogar uma partida pela Liga Paulista por exemplo enfrentar um XV de Piracicaba do que um Grêmio no Brasileirão.
Ubira, o VSR te desafiou no canal dele. UP pra ele ver
Ano passado a CBF até tentou... Colocou palmeiras e flamengo na antepenúltima rodada, mas o Fla resolveu antes kk
Organização absurda, porém dentro de campo eu acho a liga mais FRACA que tem. O nível técnico é sofrível demais. Kaka quando foi pra lá pra mim se precipitou,ainda poderia queimar lenha em um futebol de bem melhor qualidade.
Ano passado o primeiro jg foi Chicago x GB nao?
Foi excepcional pq era celebração da 100a temporada da NFL
Bira realmente está infectado com a MLB para achar que o Fortaleza precisa fazer turnê com jogos seguidos numa cidade distante.
Nessa horas vc percebe que a tv brasileira é lamentável... Não sabe fazer dinheiro nem a pau... Jogos em dias e horários ruins!!!
#RavensFlock
Mas os americanos não tem a mesma paixão pelo esporte, isso é importante de levar-se em consideração.
Vc ta falando da MLS né pq os outros esportes os cara torcem pra caramba.
Os torcedores da NFL e MLB são bem fanáticos, no Football College o fanatismo tbm é grande, torcedores do Flórida Gators, Alabama, cito o Yankees e o Cardinals no Beisebol, e os Cowboys, Packers no football, tem muita torcida fria, que geralmente são de franquias que mudam muito de cidade, ou de estados ou cidades que possuem muitas franquias de esporte rolando ao mesmo tempo, tipo Los Angeles, que é muito forte no basquete e fraco no football, em New York que o beisebol é muito forte, ou em Miami que o Miami Dolphins é forte, e o Miami Marlins não é lá muito bom, a parte legal é que cada cidade ou condado pode acabar tendo preferência por um esporte diferente tipo o que ocorre no Missouri, que as cidades mais próximas de Kansas City são mais fãs de football, e os mais próximos de Saint Louis são mais fãs de beisebol.
@@LucasGabriel-gq6bg especialmente a MLS sim! Mas o brasileiro é mais torcedor pelo futebol que todos os outros esportes americanos. Por exemplo n é necessario iniciar um campeonato com jogão! O cara fica nervoso de saudade do clube, então qualquer jogo meia boca terá audiencia da torcida.. Se rolar "teu time x atletico-GO" amanhã tu vai olhar. As teses de audiencia americana levam em conta audiencia externa, tem outras coisas a evoluir antes! Essa ideia de dois jogos contra dois times de uma cidade distante por exemplo é excelente.
Discordo totalmente Brasileiro é bem menos apaixonado é só ver q muita gente só assiste os jogos do seu próprio time , o brasileiro é muito mais apaixonado pelo seu clube doq pelo esporte
@@felipehenrique6822 sim, concordo. Mas se o brasileiro é apaixonado pelo clube, não adianta enfiar protocolo de liga, é preciso ponderar e analisar cada elemento a ser aplicado.
Isso de fazer clássico na ultima rodada não deu certo em 2011 com o Atlético Mineiro entregando o jogo para salvar o Cruzeiro do rebaixamento. Ambos os times tinham o mesmo patrocinador, então não era interessante para o patrocinador que que o Cruzeiro caísse.
Dúvido o Atlético-MG entregar para o Cruzeiro e perder a oportunidade de rebaixar o grande rival, ainda mais da forma que foi o jogo e como rendeu de provocação para os cruzeirenses.
Entregaram?? O jogo foi 6x1 cara!!! Se fosse 1x0, 2x1 daria pra se fazer essa suposição.
@@jsx_machina dinheiro fala mais alto...
@@guilherme.gds2011 os caras simplesmente entraram sem vontade alguma pq não deveria vencer, o resultado foi consequência.
Nem todo mundo quer ver o flamengo
Nao vou dar like porque vc ao inves de usar a camisa dos Phillies(a mais bonita de todos os esporte desse e de outos planetas) usou a dos Cardinals...ahhh
Volta futebol!
Formato de futebol com playoff é muito melhor .... pontos corridos é sem graça