Juro por Deus que se eu soubesse que seria assim, realizar o mestrado, não teria entrado nessa, a minha depressão piorou, por mais que eu goste da pesquisa não tenho mais aquela vontade de ir fundo em tal! O agravante é que sou bolsista, mas só me restam 6 meses para terminar e tenho fé em Deus que terminarei, mas sinto que minhas forças estão indo embora e estudar longe da família é pior ainda! Muito obrigado pelo vídeo, se eu melhorar talvez eu faça o dr, mas depois dessa experiência nem sei mais! Obrigado!
Acho que as vezes a gente não tem noção do quanto nossas palavras ressoam em outras pessoas. Esse vídeo foi como um abraço muito apertado que acalmou algumas angústias, muito obrigada, fiquei muito mais em paz com a decisão de abrir mão já no processo seletivo.
Existe um "glamour" na pós-graduação que, no final das contas, só serve pra inflar o ego de orientadores e inchar seus Lattes, enquanto os orientandos sofrem de depressão e ansiedade.
Você era bolsista? Estou passando por isso. Sempre fui uma pessoa alegre, comunicativa, com vontade de me relacionar... perdi todas essas coisas e adquiri um laudo de depressão e transtorno generalizado de ansiedade e com isso tenho problemas nos meus relacionamentos pessoais. Fui bolsista por um tempo e o maior medo da desistência é a devolução das bolsas. Mas não aguento mais, choro todo dia e só de pensar nisso tudo. Já pensei em t1r@r a vida várias vezes com medo da decepção com os amigos, familiares... e a decepção comigo mesma.
Eu estou no doutorado, estou doente, tomando vários antidepressivos e não sei mais o que eu quero. Perdi o prazer em tudo. Só trabalho e durmo, mas não tenho vontade de fazer qualquer coisa além de tomar ansiolítico e apagar. Obrigado pelo vídeo. Espero conseguir melhorar ou encontrar um caminho. Um abraço!
Parabéns pela atitude!!! E não tive essa coragem e decidi seguir até o final do mestrado. Foi a pior experiência da minha vida. Depois que defendi a dissertação, eu decidi largar à academia e começar outra guaduação com foco em concurso público. Queimei todos os materiais de estudos do mestrado e nem voltei pra pegar o diploma. Desse lixo eu não quero nem poeira.
Minha experiencia propria sou formado em fisica com mestrado em fisica matematica, fui desligado do doutorado em fisica por motivos de doencas. Desde minha graduacao logo no segundo de curso ja tinha sintomas de ansiedade e foram crescendo e no fim estava com crise de panico, mas existe um porem quando cursava as disciplinas da matematica me sentia bem, as da fisica que era uma tortura, fiz 3 iniciacoes cientificas na matematica durante minha graduacao de tanto que gostava, os matematicos que orientavam falavam para eu sair do meu curso de fisica, pois nao me fazia bem e insisti nem sei o porque e no mestrado pensei vou tentar fazer algo de matematica mais puxado para a fisica, o que fez eu concluir meu mestrado eh que ainda tinha alguma coisa de matematica, mas passava no psiquiatra e tudo mais. No doutorado as coisas pioraram muito. Nao fiquem prolongando algo que lhe facam muito mal, corte pela raiz o quanto antes e procure fazer as coisas que lhe deixem melhor.
Hoje estou vendo seu vídeo e fico a pensar aonde eu fui me enfiar, porque que eu fui fazer aquela inscrição pro mestrado 😔, se eu pudesse voltaria lá naquele dia e diria um Não gigante. Ainda nem comecei a cursar, aulas iniciam agora mês que vem. Mas é uma angústia que sinto só de pensar em cursar, que eu paraliso. Parei pra refletir que não é essa área que eu quero, não é isso que eu quero, não tenho mais vontade de fazer, só fiz essa inscrição e matrícula por pressão social, o que me deixa triste é eu não ter coragem de falar com ninguém, por que minha família não entende 😔
Gente desiste logo, nao pensem no tempo. Quanto antes vcs cortarem melhor, porque prolongar isto so ira causar desgaste e irao perder muito mais tempo. As vezes nao eh agora, pode ser depois. Experiencia propria de alguem que foi ate o doutorado e foi desligado.
lendo esse comentário e entendendo perfeitamente... estou no mestrado desde abril de 2022, recebendo bolsa e sem gastar nenhum centavos, justamente pro caso de eu desistir... mas.... a família não entende a minha tristeza e o meu desânimo de estar lá ! :(
Tudo o que realizamos com pesar, é necessário repensar. Independente do valor que isso pode agregar. De início, penso sobre o que posso tirar dali que, vai me dar prazer!? Se eu achar, já tenho uma vantagem. Paulo Cintura já dizia: saúde é o que interessa, o resto não tem pressa! Bjs querido
É um bom pensamento. Será que isso está me fazendo mais mal ou está de alguma forma me melhorando? A gente adoece real quando não estamos no lugar que a gente se sinta florescer. Beijão e obrigado por estar aqui.
Entrei no mestrado por falta de opção financeira, agora estou, pela terceira vez, fazendo algo que não gosto, pra sobreviver. Será que vale os quase 10 anos de vida que vou perder fazendo coisas que nunca gostei? É difícil.
Realmete nao vale. Seu pudesse voltar no tempo, eu teria desistido antes de fazer a prova de mestrado. Fiz graduação, mestrado e doutorado em qu[imica, o q nao vale pra nada.
Estou a ponto de desistir do meu mestrado.. finalmente hoje eu consegui falar, não dá mais. O meu medo é ter que devolver dois anos de bolsa, mas eu não tenho mais a menor condição psicológica, e emocional de terminar.. estou sob tratamento psiquiatrico, desenvolvi depressão, toc, e eu lutei muuuito, mas não aguento mais, não dá. Estou esperando retorno do orientador, pra saber o que vai acontecer.
Eu estou com o mesmo problema, é tanto problema acontecendo simultaneamente...da tudo errado, nao consigo mais focar, mas me forço a tentar continuar sabendo q tenho que pagar 2 anos de bolsa se nao terminar. E nem acho que eu vá conseguir, eu acordo com 0 vontades de fazer qlqr coisa
@@joiceguimaraes9221 nem sempre é preciso devolver! Pesquisa sobre! É libertador desistir de algo que nos faz tão mal. Nem sinto que desisti, sinto que simplesmente me escolhi em primeiro lugar. Sorte pra vc!
O que está me matando é o Comitê de Ética e os benditos prazos. Tô odiando toda essa burocracia ... Nem sei se vou poder defender, sinceramente viu ...
Lu! Obrigada por esse vídeo! Estou exausta mentalmente, e isso está se refletindo no meu físico também (perda de peso, pulo horário de almoço, quando não leio algo sobre o mestrado, sinto uma culpa enorme), estou tentando conciliar com o emprego, e está muito difícil mesmo! Não sou de desistir dos meus projetos facilmente, mas, estou triste, não me reconheço mais. Me sinto burra. Me sinto incapaz. Sinto que estou sobrevivendo. Sou pressionada sim pela orientadora (ela mudou meu projeto, quando já estava bem adiantado, por puro, capricho), com falas do tipo: você tem que engolir esse material!! Enfim... por aí vai... Esse vídeo me refletir muito! Obrigada por postar! Desejo muita luz e alegria no seu caminho!
Eu gosto de estudar, de escrever! O que me cansa é ter que conciliar trabalho e mestrado. Fora a maternidade! Não é fácil! Mas, vou seguindo. Como dizem por aqui na minha terra, o sangue pode dar na canela, mas eu termino!!
Tô a cerca de 3 meses de terminar o mestrado e eu digo: estou a um ponto de largar. Durante a pandemia, com mortes todo dia, a Universidade manteu os prazos. Eu estou fatigada. N consigo mais ouvir a voz do meu orientador, n consigo mais...
Eu estou igual, cheguei no meu limite, assistir os vídeos desse canal está me fazendo desabar de chorar ahahaha só dependo de uma coisa pra desistir ou não: ter que devolver a bolsa, se sim, não sei o que farei
@@LeandroCesarCruz falta escrever os resultados. Terminei todas as análises, qualifiquei, mas tenho qe interpretar e escrever os resultados. Mas estou já no fim da prorrogação. Desde o ano passado, quando desenvolvi a depressão, a saúde mental acabou, não avançei mais :/
@@LeandroCesarCruz eu faço UEL! Estamos perto pelo jeito 😂 nossa, esse finalzinho, é gigantesco, eu tenho muitas amostras, e umas 8 análises.. sem condições. Se eu puder largar sem prejuízo financeiro, vou largar, pqe prejuízo mental já tenho aos montess hahah obrigada pelas palavras 😊 desejo todo sucesso pra você!!
Gente eu fiz a seleção e já na etapa da entrevista eu comecei a adoecer. Já faço tratamento para ansiedade e n quero piorar. Saúde em primeiro lugar! Cair fora e se algum dia me sentir preparado, farei
Luana que bom que minha história te ajudou de verdade. Se você não tinha como continuar, fez muito bem. Sua saúde mental, em primeiro lugar. Tamo junto. ❤❤
Esse vídeo caiu si céu, estou no mestrado profissional à seis meses, estou até com dificuldade para as necessidades básicas porque a mensalidade do mestrado consome todo meu salário, vou desistir dessa enganação, meu coração me diz que não terei retorno por todo esse sacrifício. Vou desistir e dar mais qualidade de vida pra mim e para os meus filhos Muito obrigado pelo seu vídeo, através dele consegui tomar essa maldita decisão, acabar com rssa ilusão
Obrigado colega, pela força! Realmente até gosto da faculdade q escolhi , só q até lá a caminhada tá sendo muito pesada , não digo na vida acadêmica em si. Mais aki ao redor onde moro ... preocupada por não ter emprego, por ter q colocar o alimento em casa sem renda extra .... sem contar q perdi mãe, namorado e irmão me vejo só na vida e essa sensação de desamparo é terrível tá me deixando irritada e na defensiva além de tristezas q carrego dentro de mim.
Hoje foi minha entrevista na seleção do mestrado e enquanto eu estava apresentando meu projeto, minha cabeça estava a mil só pensando se era aquilo que eu queria mesmo e um momento de cosias que teria que abrir mão, minha mente só pensava sobre isso que nem cheguei a entender uma das perguntas dos professores. Mas me sinto aliviado de a seleção ter terminado.
Esse vídeo é para mim. Já tô há 1 ano no mestrado em Linguística tbm e não tá dando. Entrei muito precipitada. Tudo por status, por dinheiro.... Não tá fácil. Vou mandar o e-mail hoje para o orientador, já adiei demais isso.
Gostaria de agradecer pelo vídeo. Além de levantar questionamentos essenciais e necessários, tem uma ótima dicção. Estou pensando em prestar o mestrado, porém antes mesmo de ingressar estou com muita dúvida se esse é o melhor momento para isso. Muito obrigado.
Sinto exatamente o mesmo que você relatou, mas não sei por onde começar. Quero desistir mas tenho bolsa da CAPES, isso é mais um peso que me manda pra baixo. Você tinha bolsa?
Kra isso que vc está falando é meio perigoso, porque é simplesmente o que você Acha, baseado na sua experiência pessoal. A vida não é tão simples assim eu vou larga o mestrado, o meu emprego, aí depois eu vou abandonar os meus sonhos porque as coisas não saíram do jeito que queria..... Eu aprendi que tudo para Pobre( eu sou pobre tá) é sempre muito difícil e penoso e a felicidade definitivamente não é uma constante. Tenha um pouco de responsabilidade emocional, não ensentive as pessoas a abandonarem suas carreiras, só porque não deu certo pra vc. Pós graduação é para quem gosta de estudar e está disposto a produzir artigo. Eu acho que muito mais relevante informa as pessoas sobre como é do que ficar apenas criticando. O mundo não é cor de rosa, seu eu sair largando tudo vou acabar aonde na rua? E depois da rua, vou pra Marte?
Dá para entender que é apenas o ponto de vista dele. Será que as pessoas são tão bobas assim a ponto de largar o que estão fazendo só pq alguém disse a elas para fazerem isso? Quem decidiu largar o mestrado, doutorado ou graduação é pq já estava inclinado a fazer isso.
Eu não queria nem ter entrado... Só fiz a matrícula no mestrado por ter cedido a uma pressão familiar. Minha irmã está no doutorado e minha mãe sempre quis que eu fosse além da graduação, mas eu nunca quis isso para a minha vida, apesar de saber dos benefícios futuros que pode me trazer. Estou fazendo um mestrado em Geografia, mas formei em Artes Visuais e não sinto nenhuma motivação para escrever minha dissertação. O tema é bacana, meu orientador é bacana, só que eu queria jogar tudo pro alto, mas tenho medo de encarar a família, meu orientador, o pessoal do mestrado, eu mesma... Que dilema.
@@talita4574 Conseguiiiii! Antes da qualificação passei num concurso em outro estado e esse foi o motivo que me deu forças pra jogar tudo pro alto, me livrei. Pensa num sentimento de paz e felicidade? kkkkkk Hoje vejo que foi a MELHOR decisão. Ainda penso em cursar outro mestrado, mas dessa vez na minha área e com a vida mais estabilizada.
Oh Isa, eu tô no mestrado em educação kk e sou da geografia, queria ter entrado no de geografia. OLHA COMO a vida é curiosa kkk mas eu tô com angústia se quero isso mesmo.
Eu estou no fim do Mestrado, só aguardando o agendamento da defesa. Estou completamente exausto. Vou chegar ao fim, mas, não acho que as valeu a pena. E o Doutorado? Que é o maior dos meus sonhos. Como? Como farei?
oi Jessica, como vc está? a gente precisa soltar para aprender a viver. Fiquei feliz que vc gostou de verdade. Quero mt criar coisas que sejam em comum com alguém. Gratidão.
Eu tenho uma orientadora péssima,desequilibrada e que faz assédio moral com seus alunos e orientandos,é muito difícil.. estou em uma universidade pública muito conceituada,sempre quis fazer mestrado para para poder dar aulas,mas é horrível ter medo do seu orientador,se sentir desorientado e não orientado.. o que me segura são meus colegas,o peso da universidade e os outros professores que faço estágio docência e disciplinas que são ótimos
Juro por Deus que se eu soubesse que seria assim, realizar o mestrado, não teria entrado nessa, a minha depressão piorou, por mais que eu goste da pesquisa não tenho mais aquela vontade de ir fundo em tal! O agravante é que sou bolsista, mas só me restam 6 meses para terminar e tenho fé em Deus que terminarei, mas sinto que minhas forças estão indo embora e estudar longe da família é pior ainda! Muito obrigado pelo vídeo, se eu melhorar talvez eu faça o dr, mas depois dessa experiência nem sei mais! Obrigado!
Acho que as vezes a gente não tem noção do quanto nossas palavras ressoam em outras pessoas. Esse vídeo foi como um abraço muito apertado que acalmou algumas angústias, muito obrigada, fiquei muito mais em paz com a decisão de abrir mão já no processo seletivo.
Realmente, me senti abraçada e encorajada.
Existe um "glamour" na pós-graduação que, no final das contas, só serve pra inflar o ego de orientadores e inchar seus Lattes, enquanto os orientandos sofrem de depressão e ansiedade.
Né isso!
E é válido lembrar que o Lattes dos pós graduandos não alimenta a mesa, não paga as contas e boletos.
Você era bolsista? Estou passando por isso. Sempre fui uma pessoa alegre, comunicativa, com vontade de me relacionar... perdi todas essas coisas e adquiri um laudo de depressão e transtorno generalizado de ansiedade e com isso tenho problemas nos meus relacionamentos pessoais. Fui bolsista por um tempo e o maior medo da desistência é a devolução das bolsas. Mas não aguento mais, choro todo dia e só de pensar nisso tudo. Já pensei em t1r@r a vida várias vezes com medo da decepção com os amigos, familiares... e a decepção comigo mesma.
Passe em um psiquiatra e apresente o laudo médico para o órgão de fomento.
Eu estou no doutorado, estou doente, tomando vários antidepressivos e não sei mais o que eu quero. Perdi o prazer em tudo.
Só trabalho e durmo, mas não tenho vontade de fazer qualquer coisa além de tomar ansiolítico e apagar.
Obrigado pelo vídeo.
Espero conseguir melhorar ou encontrar um caminho.
Um abraço!
A vida é mt curta. Faça o melhor pra vc. Por favor. Se escolha.
Meu Deus me sinto bem assim
Só tenho vontade de dormir e faço tudo sem vontade
Força espero que você esteja bem
Eu consegui melhorar e terminar minha tese, mas não teria conseguido sem o apoio de familiares, amigos e orientadores.
Parabéns pela atitude!!! E não tive essa coragem e decidi seguir até o final do mestrado. Foi a pior experiência da minha vida. Depois que defendi a dissertação, eu decidi largar à academia e começar outra guaduação com foco em concurso público. Queimei todos os materiais de estudos do mestrado e nem voltei pra pegar o diploma. Desse lixo eu não quero nem poeira.
Minha experiencia propria sou formado em fisica com mestrado em fisica matematica, fui desligado do doutorado em fisica por motivos de doencas. Desde minha graduacao logo no segundo de curso ja tinha sintomas de ansiedade e foram crescendo e no fim estava com crise de panico, mas existe um porem quando cursava as disciplinas da matematica me sentia bem, as da fisica que era uma tortura, fiz 3 iniciacoes cientificas na matematica durante minha graduacao de tanto que gostava, os matematicos que orientavam falavam para eu sair do meu curso de fisica, pois nao me fazia bem e insisti nem sei o porque e no mestrado pensei vou tentar fazer algo de matematica mais puxado para a fisica, o que fez eu concluir meu mestrado eh que ainda tinha alguma coisa de matematica, mas passava no psiquiatra e tudo mais. No doutorado as coisas pioraram muito. Nao fiquem prolongando algo que lhe facam muito mal, corte pela raiz o quanto antes e procure fazer as coisas que lhe deixem melhor.
Hoje estou vendo seu vídeo e fico a pensar aonde eu fui me enfiar, porque que eu fui fazer aquela inscrição pro mestrado 😔, se eu pudesse voltaria lá naquele dia e diria um Não gigante. Ainda nem comecei a cursar, aulas iniciam agora mês que vem. Mas é uma angústia que sinto só de pensar em cursar, que eu paraliso. Parei pra refletir que não é essa área que eu quero, não é isso que eu quero, não tenho mais vontade de fazer, só fiz essa inscrição e matrícula por pressão social, o que me deixa triste é eu não ter coragem de falar com ninguém, por que minha família não entende 😔
Estou assim tb, fiz a inscrição e passei no processo seletivo, mas não estou aguentando e só faz dois que começou as aulas.
Eu quero desistir
Gente desiste logo, nao pensem no tempo. Quanto antes vcs cortarem melhor, porque prolongar isto so ira causar desgaste e irao perder muito mais tempo. As vezes nao eh agora, pode ser depois. Experiencia propria de alguem que foi ate o doutorado e foi desligado.
Eu sinto a mesma coisa: porque eu fui fazer a minha inscrição. Eu tô péssima, mestrado me destruiu!
lendo esse comentário e entendendo perfeitamente... estou no mestrado desde abril de 2022, recebendo bolsa e sem gastar nenhum centavos, justamente pro caso de eu desistir... mas.... a família não entende a minha tristeza e o meu desânimo de estar lá ! :(
Tudo o que realizamos com pesar, é necessário repensar. Independente do valor que isso pode agregar. De início, penso sobre o que posso tirar dali que, vai me dar prazer!? Se eu achar, já tenho uma vantagem. Paulo Cintura já dizia: saúde é o que interessa, o resto não tem pressa!
Bjs querido
É um bom pensamento. Será que isso está me fazendo mais mal ou está de alguma forma me melhorando? A gente adoece real quando não estamos no lugar que a gente se sinta florescer. Beijão e obrigado por estar aqui.
Entrei no mestrado por falta de opção financeira, agora estou, pela terceira vez, fazendo algo que não gosto, pra sobreviver. Será que vale os quase 10 anos de vida que vou perder fazendo coisas que nunca gostei? É difícil.
Você já sabe a resposta.
Se precisar conversar, estamos aí.
Concluiu o mestrado ?
Realmete nao vale. Seu pudesse voltar no tempo, eu teria desistido antes de fazer a prova de mestrado. Fiz graduação, mestrado e doutorado em qu[imica, o q nao vale pra nada.
Estou há pouco tempo no mestrado.
E estou no meu limite crise de ansiedade e ataque de pânico diariamente.
Perdir a vontade de fazer tudo
Estou a ponto de desistir do meu mestrado.. finalmente hoje eu consegui falar, não dá mais. O meu medo é ter que devolver dois anos de bolsa, mas eu não tenho mais a menor condição psicológica, e emocional de terminar.. estou sob tratamento psiquiatrico, desenvolvi depressão, toc, e eu lutei muuuito, mas não aguento mais, não dá. Estou esperando retorno do orientador, pra saber o que vai acontecer.
Eu estou com o mesmo problema, é tanto problema acontecendo simultaneamente...da tudo errado, nao consigo mais focar, mas me forço a tentar continuar sabendo q tenho que pagar 2 anos de bolsa se nao terminar. E nem acho que eu vá conseguir, eu acordo com 0 vontades de fazer qlqr coisa
@@edilsonlima6064 Eu entendo :/ força aí!! Vai dar tudo certo!
Estou na mesma situação! Você conseguiu desistir? Podemos conversar sobre essa questão das bolsas?
Eu tô com muito muito medo de ter que devolver a minha bolsa e só por isso não desisti até hoje.
@@joiceguimaraes9221 nem sempre é preciso devolver! Pesquisa sobre! É libertador desistir de algo que nos faz tão mal. Nem sinto que desisti, sinto que simplesmente me escolhi em primeiro lugar. Sorte pra vc!
O que está me matando é o Comitê de Ética e os benditos prazos. Tô odiando toda essa burocracia ... Nem sei se vou poder defender, sinceramente viu ...
AMEI ESSE VÍDEO. FOI ÚTIL DEMAIS. TÔ NO PROCESSO DE MESTRADO E RESOOLVI DESISTIR KKK ME DEU ALIVIO DESISTIR
Lu! Obrigada por esse vídeo! Estou exausta mentalmente, e isso está se refletindo no meu físico também (perda de peso, pulo horário de almoço, quando não leio algo sobre o mestrado, sinto uma culpa enorme), estou tentando conciliar com o emprego, e está muito difícil mesmo! Não sou de desistir dos meus projetos facilmente, mas, estou triste, não me reconheço mais. Me sinto burra. Me sinto incapaz. Sinto que estou sobrevivendo. Sou pressionada sim pela orientadora (ela mudou meu projeto, quando já estava bem adiantado, por puro, capricho), com falas do tipo: você tem que engolir esse material!! Enfim... por aí vai... Esse vídeo me refletir muito! Obrigada por postar! Desejo muita luz e alegria no seu caminho!
Como vc tá?
Me sinto exatamente assim...gratidão por seu depoimento!
Eu gosto de estudar, de escrever! O que me cansa é ter que conciliar trabalho e mestrado. Fora a maternidade! Não é fácil! Mas, vou seguindo. Como dizem por aqui na minha terra, o sangue pode dar na canela, mas eu termino!!
Tô a cerca de 3 meses de terminar o mestrado e eu digo: estou a um ponto de largar. Durante a pandemia, com mortes todo dia, a Universidade manteu os prazos. Eu estou fatigada. N consigo mais ouvir a voz do meu orientador, n consigo mais...
Eu te entendo. Entendo sua frustração e ansiedade. Se quiser conversar me chama no insta, @bilhetesdeintensidade. Luca Vieira.
Eu estou igual, cheguei no meu limite, assistir os vídeos desse canal está me fazendo desabar de chorar ahahaha só dependo de uma coisa pra desistir ou não: ter que devolver a bolsa, se sim, não sei o que farei
@@LeandroCesarCruz falta escrever os resultados. Terminei todas as análises, qualifiquei, mas tenho qe interpretar e escrever os resultados. Mas estou já no fim da prorrogação. Desde o ano passado, quando desenvolvi a depressão, a saúde mental acabou, não avançei mais :/
@@LeandroCesarCruz eu faço UEL! Estamos perto pelo jeito 😂 nossa, esse finalzinho, é gigantesco, eu tenho muitas amostras, e umas 8 análises.. sem condições. Se eu puder largar sem prejuízo financeiro, vou largar, pqe prejuízo mental já tenho aos montess hahah obrigada pelas palavras 😊 desejo todo sucesso pra você!!
@@beatrizkt9160 que tal ?
Gente eu fiz a seleção e já na etapa da entrevista eu comecei a adoecer.
Já faço tratamento para ansiedade e n quero piorar. Saúde em primeiro lugar!
Cair fora e se algum dia me sentir preparado, farei
Nossa ! eu tive que largar meu trabalho e os estudos hj, por causa da ansiedade. Muito obrigada por compartilhar sua experiência 👏
Luana que bom que minha história te ajudou de verdade. Se você não tinha como continuar, fez muito bem. Sua saúde mental, em primeiro lugar. Tamo junto. ❤❤
Esse vídeo caiu si céu, estou no mestrado profissional à seis meses, estou até com dificuldade para as necessidades básicas porque a mensalidade do mestrado consome todo meu salário, vou desistir dessa enganação, meu coração me diz que não terei retorno por todo esse sacrifício.
Vou desistir e dar mais qualidade de vida pra mim e para os meus filhos
Muito obrigado pelo seu vídeo, através dele consegui tomar essa maldita decisão, acabar com rssa ilusão
Eu estou cursando mestrado e odiando, creio que não possuo perfil de pesquisador e tenho medo de desistir logo
por que voce tem medo de desisitir?
Boa noite professor lutar sempre desistir nunca dos sonhos.
Verdade. Sempre acreditando no amanhã. Num possibilidade melhor.
Obrigado colega, pela força! Realmente até gosto da faculdade q escolhi , só q até lá a caminhada tá sendo muito pesada , não digo na vida acadêmica em si. Mais aki ao redor onde moro ... preocupada por não ter emprego, por ter q colocar o alimento em casa sem renda extra .... sem contar q perdi mãe, namorado e irmão me vejo só na vida e essa sensação de desamparo é terrível tá me deixando irritada e na defensiva além de tristezas q carrego dentro de mim.
Eu sei o que é isso!
Hoje foi minha entrevista na seleção do mestrado e enquanto eu estava apresentando meu projeto, minha cabeça estava a mil só pensando se era aquilo que eu queria mesmo e um momento de cosias que teria que abrir mão, minha mente só pensava sobre isso que nem cheguei a entender uma das perguntas dos professores. Mas me sinto aliviado de a seleção ter terminado.
Parabéns pelo vídeo, conteúdo e transparência. Concordo. E muito boa sua coragem em expor esta informação desta forma, excelente. Saúde sempre!
E quando já tá tudo errado e desgostoso??? Eu já não sei mais quem eu sou e eu não quero mais.
Cara, era esse vídeo que eu estava precisando assistir. Obrigado.
Fiquei muito feliz em poder te ajudar de verdade.
Esse vídeo é para mim.
Já tô há 1 ano no mestrado em Linguística tbm e não tá dando.
Entrei muito precipitada. Tudo por status, por dinheiro.... Não tá fácil.
Vou mandar o e-mail hoje para o orientador, já adiei demais isso.
Vídeo maravilhoso
Gostaria de agradecer pelo vídeo. Além de levantar questionamentos essenciais e necessários, tem uma ótima dicção. Estou pensando em prestar o mestrado, porém antes mesmo de ingressar estou com muita dúvida se esse é o melhor momento para isso.
Muito obrigado.
Obrigado, querido. Preste muita atenção nas suas necessidades.
Sinto exatamente o mesmo que você relatou, mas não sei por onde começar. Quero desistir mas tenho bolsa da CAPES, isso é mais um peso que me manda pra baixo. Você tinha bolsa?
Eu tive depressão, mas tô mal até hoje!!!!😢😢😢😢
eu amo um professor ❤️
e eu amo uma bloqueira que arrasa muito!
Kra isso que vc está falando é meio perigoso, porque é simplesmente o que você Acha, baseado na sua experiência pessoal.
A vida não é tão simples assim eu vou larga o mestrado, o meu emprego, aí depois eu vou abandonar os meus sonhos porque as coisas não saíram do jeito que queria.....
Eu aprendi que tudo para Pobre( eu sou pobre tá) é sempre muito difícil e penoso e a felicidade definitivamente não é uma constante.
Tenha um pouco de responsabilidade emocional, não ensentive as pessoas a abandonarem suas carreiras, só porque não deu certo pra vc.
Pós graduação é para quem gosta de estudar e está disposto a produzir artigo. Eu acho que muito mais relevante informa as pessoas sobre como é do que ficar apenas criticando. O mundo não é cor de rosa, seu eu sair largando tudo vou acabar aonde na rua? E depois da rua, vou pra Marte?
Concordo contigo Alexsandro.
Dá para entender que é apenas o ponto de vista dele. Será que as pessoas são tão bobas assim a ponto de largar o que estão fazendo só pq alguém disse a elas para fazerem isso? Quem decidiu largar o mestrado, doutorado ou graduação é pq já estava inclinado a fazer isso.
Que vídeo legal
Porque na faculdade a maioria das pessoas se senti desse jeito em? As vezes me paro perguntando, o que acontece?
Estou assim, morrendo por dentro! Mas, falta só 3 meses e termino
Eu não queria nem ter entrado... Só fiz a matrícula no mestrado por ter cedido a uma pressão familiar. Minha irmã está no doutorado e minha mãe sempre quis que eu fosse além da graduação, mas eu nunca quis isso para a minha vida, apesar de saber dos benefícios futuros que pode me trazer. Estou fazendo um mestrado em Geografia, mas formei em Artes Visuais e não sinto nenhuma motivação para escrever minha dissertação. O tema é bacana, meu orientador é bacana, só que eu queria jogar tudo pro alto, mas tenho medo de encarar a família, meu orientador, o pessoal do mestrado, eu mesma... Que dilema.
Não faça nada pra agradar as pessoas. A vida é curta demais. Você já tem a resposta em suas mãos.
Conseguiu desistir do mestrado ?
@@talita4574 Conseguiiiii! Antes da qualificação passei num concurso em outro estado e esse foi o motivo que me deu forças pra jogar tudo pro alto, me livrei. Pensa num sentimento de paz e felicidade? kkkkkk Hoje vejo que foi a MELHOR decisão. Ainda penso em cursar outro mestrado, mas dessa vez na minha área e com a vida mais estabilizada.
Oh Isa, eu tô no mestrado em educação kk e sou da geografia, queria ter entrado no de geografia. OLHA COMO a vida é curiosa kkk mas eu tô com angústia se quero isso mesmo.
Eu estou no fim do Mestrado, só aguardando o agendamento da defesa. Estou completamente exausto. Vou chegar ao fim, mas, não acho que as valeu a pena.
E o Doutorado? Que é o maior dos meus sonhos.
Como? Como farei?
Que vídeo maravilhoso!!! Me identifiquei bastante.
oi Jessica, como vc está? a gente precisa soltar para aprender a viver. Fiquei feliz que vc gostou de verdade. Quero mt criar coisas que sejam em comum com alguém. Gratidão.
@@LuizCarvalhoOPensador Estou bem, melhor ainda depois desse vídeo que me deu uns insights :))
@@Sadgirl-z mt bom ouvir isso. Sempre que tiver alguma sugestão de vídeo fala comigo tá bom?
Eu tenho uma orientadora péssima,desequilibrada e que faz assédio moral com seus alunos e orientandos,é muito difícil.. estou em uma universidade pública muito conceituada,sempre quis fazer mestrado para para poder dar aulas,mas é horrível ter medo do seu orientador,se sentir desorientado e não orientado.. o que me segura são meus colegas,o peso da universidade e os outros professores que faço estágio docência e disciplinas que são ótimos
O ruim é ter que devolver a bolsa.
Quem pede desligamento do programa de mestrado pode pedir retorno?
👏👏👏👏