Não existe pausa para quem estuda e trabalha. Vc fez bem em se desligar do programa. A gente se ilude achando que 15 dias ou 1 mês de " férias " vão recuperar o estrago de ter o desejo alienado. Pós graduação no Brasil há bastante tempo deixou de ser lugar de formação de intelectuais mas sim de produção em série de artigos sem muita relevância
Eu falo isso desde 2016 quando entrei no mestrado e percebi que os professores só se preocupavam em impor uma produção acadêmica alucinante e sem relevância, agora o resultado está aí, uma chuva anual de desistências...
Muito bom você ter visto o seu lado. Eu apresento minha dissertação esse mês (UFRJ). Entrei na universidade feliz para fazer meu mestrado (com a bolsa). Mas no decorrer do curso (mais especificamente no final) comecei a desanimar com a área acadêmica. Seu vídeo foi gravado faz um tempinho. Hoje já temos cortes de bolsa da pós (mestrado doutorado pós doutorado). Uma das coisas ruins é justamente a forma que recebemos o benefício da bolsa. Enquanto estamos na universidade desenvolvemos conhecimento de ponta para o país. Vejo isso como um trabalhos. Se a pessoa desistir ela ainda precisa devolver a bolsa. Então devolve o trabalho que fiz. Não ter nenhum tipo de contribuição e o valor seco da bolsa sem reajuste desde 2013 pesa devido à inflação. Vou defender o mestrado para fechar o que comecei, mas meu pensamento hoje é não fazer doutorado. Vi muitas pessoas com sintomas de depressão onde estudo (dados de um formulário passado para os alunos responderem de forma anônima). Muita cobrança para pouco dinheiro e benefícios.
Amigo, quase todos os estudantes de mestrado que conheço caem em depressão. É um trabalho sufocante. E a bolsa não cobre custo de vida. Você trabalha em casa e não tem ajuda de custo com nada. Não tem plano de saúde, Odontológico, VA, VT e tudo é do seu bolso que é o valor da bolsa.
Eu falo isso desde 2016 quando entrei no mestrado e percebi que os professores só se preocupavam em impor uma produção acadêmica alucinante e sem relevância, agora o resultado está aí, uma chuva anual de desistências...
Estou a um ano e meio de doutorado e o cansaço mental me consome. A falta de estrutura do laboratório em que faço pesquisa, a minha orientadora não eh presente, só sabe cobrar e não orienta, não auxilia em nada, os outros pós graduandos vivem em uma.luta de egos entre eles.. o ambiente eh tóxico e horrível :(
Se isso está te fazendo mal e melhor largar. Eu penso assim. Onde estudo (Mestrado) o pessoal é super gente boa (UFRJ). Para mim os problemas são outros.
Obrigado pro compartilhar sua história conosco! Me identifiquei muito com seu vídeo! estou passando pela mesma situação. Os orientadores em geral, não tem coração, só querem que você produza, produza e produza, sem se preocupar com o fator humano. Só quem passa por essa situação é que sabe o desespero que é.
Hoje eu e uma colega conversamos por telefone exatamente sobre as consequências danosas do doutorado na nossa saúde mental! Ela teve depressão e, assim como eu, quis desistir também do doutorado poucos meses antes de defender a tese. Eu só não desisti por causa da minha esposa e dos meus filhos. Acredito que o número de pessoas que adoecem por causa de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) é bem maior do que se imagina. Definitivamente tem alguma coisa errada nisso! Se algo te faz sofrer tanto a ponto de adoecer e, em alguns casos, atentar contra a própria vida, não pode ser bom.
Existe um "glamour" na pós-graduação que, no final das contas, só serve pra inflar o ego de orientadores e inchar seus Lattes, enquanto os orientandos sofrem de depressão e ansiedade.
Os orientados ficam doentes enquanto os professores ganham prestígio, recursos e alimentos salariais. No final o doutorando sai doente e sem emprego, enfrentando o julgamento da sociedade e o professor bem por ter estabilidade e destaque no currículo.
@@Aitneics Exatamente!Eles USAM os alunos para escadinha profissional já que servidor concursado tem sua progressão na carreira baseado tambem em produtividade.
Meu mestrado é mil maravilhas pq eu faço EAD e particular, meus orientadores me tratam com muito respeito e paciência, se a graduação que eu fiz na federal foi um inferno imagine o mestrado e doutorado. Hoje vejo que o problema não é a pós em si, e sim a universidade pública mesmo que gosta de rancar o gosto de viver dos alunos, não piso lá nunca mais. Meus colegas que fizeram lá adquiriram até crise de pânico.
@@odisseu5082 Must. Voce precisa reconhecer depois, mas o processo e tranquilo e todos que fizeram ja reconheceram, pode ver no site do carolina borli.
Eu fui desligado em 2018 fazia doutorado em fisica matematica e perdi meu melhor amigo que era professor no DM-UFSCar. Meu problema eh que me interessava mais pela matematica conforme avancava na fisica e quando terminei meu mestrado queria dar uma pausa arrumar um trabalho estudar mais matematica e so dai tentar um doutorado em matematica, mas me convenceram a seguir e segui, me sentindo mal. Sua situacao foi a mesma que a minha, eu peguei laudo e tudo mais tambem. Nao me arrependo da minha escolha, so me arrependo de nao ter dado o tempo ao tempo e nao ter seguido meus instintos se a gente se sente mal e so piora algo de errado tem e me sentia assim desde a graduacao. Eu me sentia mal no ambiente da fisica e me sentia acolhido na matematica, mas fui seguindo meio que sem olhar para os lados.
@@GabriellBrandao (Douglas) na epoca consegui bolsa, pois tinha passado em primeiro lugar no programa para doutoramento, isto foi em 2015, no entanto já estava havendo cortes. Hoje você consegue suprir um pouco da necessidade na internet ou fazendo algum curso de licenciatura em matemática tem institutos federais espalhados pelo país a maioria deles tem bons cursos de licenciatura em matemática em único período. Já o bacharelado não é possível, pois é dedicação exclusiva, assim como mestrado também o valor das bolsas não acompanharam a inflação, então é impossível sobreviver com o dinheiro oferecido das bolsas, sem ajuda externa, na minha época com certo esforço ainda se conseguia.
@@aulasdematematicaefisica Obrigado pelo retorno, amigo. Entendi. É verdade, hoje o mestrado cobra exclusividade, mas a bolsa não acompanha nem de longe o custo atual de vida. Vou verificar essas possibilidades que você citou, parecem bem interessantes. Agradeço novamente sua disponibilidade e desejo sucesso.
Finalizei meu mestrado no final do ano passado. Hoje só tenho vontade de iniciar um doutorado mediante condições financeiras mais estáveis, filha pequena mais autônoma e orientação mais comprometida com a pesquisa. Sofri muito, e não acho que a pós graduação deve ser um sofrimento. Acredito que você fez a melhor escolha! Retroceder pode ser vital para avançar!
Melhor ver o seu lado primeiro, conversando com elas os motivos vocês podem chegar a um denominador comum. Hoje entrar para o doutorado está em fluxo continuo, não tem tantos candidatos, o que torna a entrada razoavelmente fácil. Mas a questão é se vale a pena dedicar 4 anos da sua vida nisso.
@@diegocosta2383pior que as vezes me pergunto se vale a pena tentar, principalmente quando não se tem mercado. Tô terminando um mestrado mas acho que vou parar por aqui mesmo. Chega uma hora que cansa
@@odisseu5082 então, veja bem o que você quer. Sobre o mercado, realmente não existem vagas para doutores. Está complicada a situação no país para mão de obra qualificada. Estou tirando minha cidadania europeia, quero tentar novos desafios. Meu planejamento atual é fazer o doutorado sanduíche e morar em algum país da Europa, como Alemanha por exemplo.
Você estava fazendo doutorado em que? Estou me sentindo assim, todo dia tenho desanimo e não vejo que o doutorado vai me trazer de bom de volta, só me vejo eu ficando doente aos poucos e afetando meu casamento, meu corpo e minha mente parece não aceitar mais os sacrifícios que a agente tem que fazer assim como fiz no mestrado e vejo meus colegas tendo uma vida saudável, sociável mesmo fazendo doutorado, fazem exercícios físicos, se divertem e tudo mais e eu sinceramente não tenho tempo pra isso
Só quem passa por isso é que sabe. Eu mesmo defendi o mestrado no fim do ano passado. Mas, deve ter sido Deus, pq eu não tinha um pingo de força depois do quarto mês no mestrado. O pior é que você tem que ouvir coisas como: "Todo mundo tem problema, você tá com frescura pra nao trabalhar" "Se eu quiser eu corto sua bolsa, e voce vai devolver tudo" Isso de quem deveria, supostamente, te orientar. Enquanto voce mal ganha o suficiente pra viver, e só vive pra estudar e trabalhar e publicar artigo. E todo esse terror psicológico. Eu, sem nenhum orgulho, digo que concluí o mestrado, com um medo enorme de devolver a bolsa. O pouco que sobrava eu comprava de remédios, e trabalhava 14hrs por dia, sem descanso nem no fim de semana pois como me era frequentemente lembrado: "Vc trabalha ruim e é devagar, tens que compensar". Enfim, graças a Deus passou e acabou. E quem tiver passando por isso, não tenha vergonha de procurar ajuda, e espero que vcs achem sempre apoio dentro da universidade e na vida. Fiquem sempre com Deus.
@@odisseu5082 Fala irmão. Hoje eu tÔ bem melhor. Mas, metade da minha grana na época era pra psiquiatria. De fato é um baita assédio moral. Mas, dentro da academia isso é quase que o padrão mesmo.
Eu to vivendo isso, eu queria poder desistir, mas não posso. Eu ganho bolsa, se eu sair tenho que devolver. Mas eu to muito infeliz, nada me deixa feliz, tudo é o mestrado, to com a escrita travada e meu orientador quer que eu qualifique no prazo, que é março. Parece que você só pode sair se morrer ou estiver no fundo da depressão, não sou contra devolver a bolsa, só to arrependida de ter entrado no programa.
@@giosowz é uma situação dificil. Hoje após um ano estou bem melhor. Só posso dizer que vai passar. Seja forte. Se precisar conversar, estou aqui par ajudar. Voce vai cosneguir superar
Tenho uma amiga que fez mestrado na UFRJ por um período curto de tempo. Ela precisou restituir o valor recebido sim. Mas não acontece com todos isso. Se for por um motivo de força maior não precisa, mas a CAPES vai ficar perturbando.
Procura um bom psicólogo cognitivo comportamental ou se vc quer terminar a qualquer custo busque o Coach de carreira pra terminar de te lascar em banda. Procura um bom psicólogo! Nada de Coach de carreira.
Vejo que muitas mulheres tem isso na pós. Tenho muitas amigas assim. Sei que a área acadêmica hoje é dominada pelo sexo feminino (pelo menos onde estudo), mas esses problemas psicológicos não podem ser vistos como normais.
@@diegocosta2383 , realmente a galera romantiza muito o mestrado e doutorado. As estatísticas não mentem, hoje fugir da pós é uma boa escolha para quem busca saúde e qualidade de vida. Para quem quer apenas o papel e não se importa muito com a questão da saúde e qualidade de vida, é a pós, te dá uma falsa sensação de liberdade ao mesmo tempo que drena sua saúde.
Não existe pausa para quem estuda e trabalha. Vc fez bem em se desligar do programa. A gente se ilude achando que 15 dias ou 1 mês de " férias " vão recuperar o estrago de ter o desejo alienado. Pós graduação no Brasil há bastante tempo deixou de ser lugar de formação de intelectuais mas sim de produção em série de artigos sem muita relevância
Eu falo isso desde 2016 quando entrei no mestrado e percebi que os professores só se preocupavam em impor uma produção acadêmica alucinante e sem relevância, agora o resultado está aí, uma chuva anual de desistências...
Pior que é verdade. Muitas dissertações e teses raramente viram um clássico
curso bacharel em engenharia e odeio essa porcarias de humanas, que porra de engenharia é essa?
Estudar e trabalhar é torturante demais, caralho
@@giovanifatobeni2495Verdade. Muito cansativo
Muito bom você ter visto o seu lado. Eu apresento minha dissertação esse mês (UFRJ). Entrei na universidade feliz para fazer meu mestrado (com a bolsa). Mas no decorrer do curso (mais especificamente no final) comecei a desanimar com a área acadêmica. Seu vídeo foi gravado faz um tempinho. Hoje já temos cortes de bolsa da pós (mestrado doutorado pós doutorado). Uma das coisas ruins é justamente a forma que recebemos o benefício da bolsa. Enquanto estamos na universidade desenvolvemos conhecimento de ponta para o país. Vejo isso como um trabalhos. Se a pessoa desistir ela ainda precisa devolver a bolsa. Então devolve o trabalho que fiz. Não ter nenhum tipo de contribuição e o valor seco da bolsa sem reajuste desde 2013 pesa devido à inflação. Vou defender o mestrado para fechar o que comecei, mas meu pensamento hoje é não fazer doutorado. Vi muitas pessoas com sintomas de depressão onde estudo (dados de um formulário passado para os alunos responderem de forma anônima). Muita cobrança para pouco dinheiro e benefícios.
Amigo, quase todos os estudantes de mestrado que conheço caem em depressão. É um trabalho sufocante. E a bolsa não cobre custo de vida. Você trabalha em casa e não tem ajuda de custo com nada. Não tem plano de saúde, Odontológico, VA, VT e tudo é do seu bolso que é o valor da bolsa.
Eu falo isso desde 2016 quando entrei no mestrado e percebi que os professores só se preocupavam em impor uma produção acadêmica alucinante e sem relevância, agora o resultado está aí, uma chuva anual de desistências...
Estou a um ano e meio de doutorado e o cansaço mental me consome. A falta de estrutura do laboratório em que faço pesquisa, a minha orientadora não eh presente, só sabe cobrar e não orienta, não auxilia em nada, os outros pós graduandos vivem em uma.luta de egos entre eles.. o ambiente eh tóxico e horrível :(
Se isso está te fazendo mal e melhor largar. Eu penso assim. Onde estudo (Mestrado) o pessoal é super gente boa (UFRJ). Para mim os problemas são outros.
Obrigado pro compartilhar sua história conosco! Me identifiquei muito com seu vídeo! estou passando pela mesma situação. Os orientadores em geral, não tem coração, só querem que você produza, produza e produza, sem se preocupar com o fator humano. Só quem passa por essa situação é que sabe o desespero que é.
É preciso desglamurizar a pos
Hoje eu e uma colega conversamos por telefone exatamente sobre as consequências danosas do doutorado na nossa saúde mental! Ela teve depressão e, assim como eu, quis desistir também do doutorado poucos meses antes de defender a tese. Eu só não desisti por causa da minha esposa e dos meus filhos. Acredito que o número de pessoas que adoecem por causa de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) é bem maior do que se imagina. Definitivamente tem alguma coisa errada nisso! Se algo te faz sofrer tanto a ponto de adoecer e, em alguns casos, atentar contra a própria vida, não pode ser bom.
Existe um "glamour" na pós-graduação que, no final das contas, só serve pra inflar o ego de orientadores e inchar seus Lattes, enquanto os orientandos sofrem de depressão e ansiedade.
Os orientados ficam doentes enquanto os professores ganham prestígio, recursos e alimentos salariais. No final o doutorando sai doente e sem emprego, enfrentando o julgamento da sociedade e o professor bem por ter estabilidade e destaque no currículo.
@@Aitneics Exatamente!Eles USAM os alunos para escadinha profissional já que servidor concursado tem sua progressão na carreira baseado tambem em produtividade.
Nossa que broxante
Verdade Paulo! Eu tô no fundo do poço. Não aguento mais meu doutorado.
@@natashaohanny4307tô assim também.
Meu mestrado é mil maravilhas pq eu faço EAD e particular, meus orientadores me tratam com muito respeito e paciência, se a graduação que eu fiz na federal foi um inferno imagine o mestrado e doutorado. Hoje vejo que o problema não é a pós em si, e sim a universidade pública mesmo que gosta de rancar o gosto de viver dos alunos, não piso lá nunca mais. Meus colegas que fizeram lá adquiriram até crise de pânico.
Vc disse muitas verdades. Que universidade é essa que oferece mestrado ead? Gostaria de conhecer. É reconhecida pelo MEC?
@@odisseu5082 Must. Voce precisa reconhecer depois, mas o processo e tranquilo e todos que fizeram ja reconheceram, pode ver no site do carolina borli.
Aonde vc conseguiu fazer um MESTRADO EAD? Em qua carreira e e em qual instituição? Queria fazer um mesteado EAD tbm.
@@MrCarloshazevedo must university
Eu fui desligado em 2018 fazia doutorado em fisica matematica e perdi meu melhor amigo que era professor no DM-UFSCar. Meu problema eh que me interessava mais pela matematica conforme avancava na fisica e quando terminei meu mestrado queria dar uma pausa arrumar um trabalho estudar mais matematica e so dai tentar um doutorado em matematica, mas me convenceram a seguir e segui, me sentindo mal. Sua situacao foi a mesma que a minha, eu peguei laudo e tudo mais tambem. Nao me arrependo da minha escolha, so me arrependo de nao ter dado o tempo ao tempo e nao ter seguido meus instintos se a gente se sente mal e so piora algo de errado tem e me sentia assim desde a graduacao. Eu me sentia mal no ambiente da fisica e me sentia acolhido na matematica, mas fui seguindo meio que sem olhar para os lados.
Caramba, amigo, também tenho enorme paixão pela matemática e me bate essa sensação de arrependimento pois estou em outra área. Você era bolsista?
@@GabriellBrandao (Douglas) na epoca consegui bolsa, pois tinha passado em primeiro lugar no programa para doutoramento, isto foi em 2015, no entanto já estava havendo cortes. Hoje você consegue suprir um pouco da necessidade na internet ou fazendo algum curso de licenciatura em matemática tem institutos federais espalhados pelo país a maioria deles tem bons cursos de licenciatura em matemática em único período. Já o bacharelado não é possível, pois é dedicação exclusiva, assim como mestrado também o valor das bolsas não acompanharam a inflação, então é impossível sobreviver com o dinheiro oferecido das bolsas, sem ajuda externa, na minha época com certo esforço ainda se conseguia.
@@aulasdematematicaefisica Obrigado pelo retorno, amigo. Entendi. É verdade, hoje o mestrado cobra exclusividade, mas a bolsa não acompanha nem de longe o custo atual de vida. Vou verificar essas possibilidades que você citou, parecem bem interessantes. Agradeço novamente sua disponibilidade e desejo sucesso.
Qual órgão de fomento era o seu?
@@Jpab_7 era Capes amigo
Desde quando eu passei a entender a vida acadêmica do jeito que ela é , decidi pra mim mesmo , pós graduação não era pra mim !
Finalizei meu mestrado no final do ano passado. Hoje só tenho vontade de iniciar um doutorado mediante condições financeiras mais estáveis, filha pequena mais autônoma e orientação mais comprometida com a pesquisa. Sofri muito, e não acho que a pós graduação deve ser um sofrimento. Acredito que você fez a melhor escolha! Retroceder pode ser vital para avançar!
Me identifiquei muito com vc! Passei pela mesmas coisas mas vamos dar a volta por cima 🙏 obrigada pelo vídeo
Eu estou passando pela mesma situação no mestrado, não aguento mais, a vontade é desistir.
Procure sempre conversar com sua orientadora. Nunca se sinta só. Fale e explique.
Eu entrei animado. Só não desisto porque defendo esse mês.
Estou tentendo desistir do meu. Há anos e minha orientadora é uma mãe. Me segurando. Mas eu não estou mais conseguindo e não sei mais como dizer não.
Melhor ver o seu lado primeiro, conversando com elas os motivos vocês podem chegar a um denominador comum. Hoje entrar para o doutorado está em fluxo continuo, não tem tantos candidatos, o que torna a entrada razoavelmente fácil. Mas a questão é se vale a pena dedicar 4 anos da sua vida nisso.
@@diegocosta2383pior que as vezes me pergunto se vale a pena tentar, principalmente quando não se tem mercado. Tô terminando um mestrado mas acho que vou parar por aqui mesmo. Chega uma hora que cansa
@@odisseu5082 então, veja bem o que você quer. Sobre o mercado, realmente não existem vagas para doutores. Está complicada a situação no país para mão de obra qualificada. Estou tirando minha cidadania europeia, quero tentar novos desafios. Meu planejamento atual é fazer o doutorado sanduíche e morar em algum país da Europa, como Alemanha por exemplo.
Você estava fazendo doutorado em que? Estou me sentindo assim, todo dia tenho desanimo e não vejo que o doutorado vai me trazer de bom de volta, só me vejo eu ficando doente aos poucos e afetando meu casamento, meu corpo e minha mente parece não aceitar mais os sacrifícios que a agente tem que fazer assim como fiz no mestrado e vejo meus colegas tendo uma vida saudável, sociável mesmo fazendo doutorado, fazem exercícios físicos, se divertem e tudo mais e eu sinceramente não tenho tempo pra isso
Só quem passa por isso é que sabe. Eu mesmo defendi o mestrado no fim do ano passado. Mas, deve ter sido Deus, pq eu não tinha um pingo de força depois do quarto mês no mestrado.
O pior é que você tem que ouvir coisas como:
"Todo mundo tem problema, você tá com frescura pra nao trabalhar"
"Se eu quiser eu corto sua bolsa, e voce vai devolver tudo"
Isso de quem deveria, supostamente, te orientar.
Enquanto voce mal ganha o suficiente pra viver, e só vive pra estudar e trabalhar e publicar artigo. E todo esse terror psicológico.
Eu, sem nenhum orgulho, digo que concluí o mestrado, com um medo enorme de devolver a bolsa. O pouco que sobrava eu comprava de remédios, e trabalhava 14hrs por dia, sem descanso nem no fim de semana pois como me era frequentemente lembrado: "Vc trabalha ruim e é devagar, tens que compensar".
Enfim, graças a Deus passou e acabou. E quem tiver passando por isso, não tenha vergonha de procurar ajuda, e espero que vcs achem sempre apoio dentro da universidade e na vida. Fiquem sempre com Deus.
Caramba! Tudo isso é assédio moral, não? Como alguem ameaça um orientando de cortar bolsa? Absurdo isso
@@odisseu5082 Fala irmão. Hoje eu tÔ bem melhor. Mas, metade da minha grana na época era pra psiquiatria. De fato é um baita assédio moral. Mas, dentro da academia isso é quase que o padrão mesmo.
Eu to vivendo isso, eu queria poder desistir, mas não posso. Eu ganho bolsa, se eu sair tenho que devolver. Mas eu to muito infeliz, nada me deixa feliz, tudo é o mestrado, to com a escrita travada e meu orientador quer que eu qualifique no prazo, que é março. Parece que você só pode sair se morrer ou estiver no fundo da depressão, não sou contra devolver a bolsa, só to arrependida de ter entrado no programa.
Finalmente achei alguém que pudesse me entender. Nem te conheço e to aqui falando tudo isso.
@@giosowz é uma situação dificil. Hoje após um ano estou bem melhor. Só posso dizer que vai passar. Seja forte. Se precisar conversar, estou aqui par ajudar.
Voce vai cosneguir superar
E a Bolsa, você teve que devolver?
Tenho uma amiga que fez mestrado na UFRJ por um período curto de tempo. Ela precisou restituir o valor recebido sim. Mas não acontece com todos isso. Se for por um motivo de força maior não precisa, mas a CAPES vai ficar perturbando.
Olá moça estou desesperado, teria como eu falar contigo? Pra saber como foi o seu processo de desligamento. Estou passando por uma situação parecida.
Procura um bom psicólogo cognitivo comportamental ou se vc quer terminar a qualquer custo busque o Coach de carreira pra terminar de te lascar em banda.
Procura um bom psicólogo! Nada de Coach de carreira.
Sofri muito no meu doutorado, não recomendo para ninguém.
Conseguiu?
*Mesmo sendo muito difícil, tentem superar os desafios, pois tudo dará certo. Cuidem-se sempre.*
Oi, você poderia me dar mais informações sobre o passo a passo do processo de desligamento? Obrigada!
Como você está hoje?
Eu to exausta! Pra me matar mesmo, porque nao tenho sequer forças de explicar o quao to acabada
Nossa, nem me fala de crise de pânico :( Muito legal seu canal, obrigada.
Vejo que muitas mulheres tem isso na pós. Tenho muitas amigas assim. Sei que a área acadêmica hoje é dominada pelo sexo feminino (pelo menos onde estudo), mas esses problemas psicológicos não podem ser vistos como normais.
@@diegocosta2383 , realmente a galera romantiza muito o mestrado e doutorado. As estatísticas não mentem, hoje fugir da pós é uma boa escolha para quem busca saúde e qualidade de vida. Para quem quer apenas o papel e não se importa muito com a questão da saúde e qualidade de vida, é a pós, te dá uma falsa sensação de liberdade ao mesmo tempo que drena sua saúde.
qual sua área?
👏🏼👏🏼👏🏼