Qual é a melhor edição de Moby Dick? | Paloma Lima

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 14 янв 2025

Комментарии • 152

  • @PalomaLima
    @PalomaLima  Год назад +59

    Primeiro parágrafo de Moby Dick no original, em inglês:
    "Call me Ishmael. Some years ago-never mind how long precisely-having little or no money in my purse, and nothing particular to interest me on shore, I thought I would sail about a little and see the watery part of the world. It is a way I have of driving off the spleen and regulating the circulation. Whenever I find myself growing grim about the mouth; whenever it is a damp, drizzly November in my soul; whenever I find myself involuntarily pausing before coffin warehouses, and bringing up the rear of every funeral I meet; and especially whenever my hypos get such an upper hand of me, that it requires a strong moral principle to prevent me from deliberately stepping into the street, and methodically knocking people's hats off-then, I account it high time to get to sea as soon as I can. This is my substitute for pistol and ball. With a philosophical flourish, Cato throws himself upon his sword; I quietly take to the ship. There is nothing surprising in this. If they but knew it, almost all men in their degree, some time or other, cherish very nearly the same feelings towards the ocean with me."

    • @valdemirfaleiros2329
      @valdemirfaleiros2329 Год назад

      Bom dia. Tô no começo do livro, na parte em que o personagem central conheceu um canibal e passou a noite no mesmo quarto que ele. Até agora estou achando o livro uma obra extremamente chata e tola. Se isso foi o melhor que o autor conseguiu escrever em sua vida, meu Deus. Assim como Crime e Castigo que li todo, e achei um livro de terceira categoria, chato demais também. Comecei a ler Grandes Sertões e achei aquilo um porre sem tamanho. Dom Quixote de la Mancha é também um livro de uma chatice gigantesca. Eu queria entender , pq que as pessoas exaltam tanto essas obras ruins? Clássicos? De todos esses livros que colocam num grande pedestal, na minha humilde opinião o único que de fato é uma grande obra, é o livro Os Miseráveis, de Victor Hugo.

  • @betoresende8776
    @betoresende8776 Год назад +8

    Eu adquiri a edição da Antofágica, meu cartão sangrou um pouco, mas como pra min "livro é pra sempre", acho que escolhi bem, sobretudo pela adição das ilustrações, belíssimas por sinal; a edição é grande sim, porém é leve.

  • @frndsmrc
    @frndsmrc 10 месяцев назад +7

    Fui pesquisar qual edição comprar e a srta. me poupou bastante tempo quanto à escolha porque a editora 34 me ganhou na tradução - além de que, como você mesma disse, esse “minimalismo” da ed.34 me agrada bastante.

  • @marcosvonlosch
    @marcosvonlosch Год назад +76

    Adoro o trabalho de tradução e edição da editora 34 e da Zahar, acho as edições da Antofágica muito superestimadas, não me preocupo com ilustrações, o que me interessa são a tradução e os textos de apoio hehe

    • @luanaambrosio4016
      @luanaambrosio4016 Год назад +8

      Tenho pensado o mesmo!

    • @gabsososo
      @gabsososo Год назад +24

      Também acho. Aliás, acho as edições da Antofágica, em geral, pavorosas de tão feias.

    • @suemi_
      @suemi_ Год назад +12

      Penso igual e fico aliviada por não ser a única.

    • @glapem
      @glapem Год назад +10

      Tb penso msm. Aliás, algumas traduções da Antofagica, nd elogiáveis, mto hype.

    • @LIVROSEBOOKS
      @LIVROSEBOOKS Год назад +8

      @@gabsososo Finalmentd alguém sensato - essa até tá legal, mas todas as outras são assustadoras de feias. A campeã acho que é URSULA...

  • @kassineves7305
    @kassineves7305 Год назад +25

    Gosto muito do trabalho da Editora 34, mas SEMPRE que uma das opções é da coleção Clássicos Zahar, ela será a minha escolhida, eles fazem um trabalho excepcional.

  • @elizabetefonseca9847
    @elizabetefonseca9847 Год назад +42

    Tenho interesse em algumas dessas edições? Não (vivo em Portugal). Tenho interesse em ler Moby Dick? Não. Assisto o vídeo todo? É claro que SIM. O poder de Paloma :)

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Год назад +5

      Ah, meu Deus! 🥹💜 melhores inscritos

    • @anaclaudiagoncalves7394
      @anaclaudiagoncalves7394 Год назад +6

      E nem sempre me interesso pelas indicações dela, mas mesmo assim gosto de assistir ela falar 😂

  • @reginapacheco3668
    @reginapacheco3668 Год назад +12

    Eu tenho a edição da Antofágica e gosto muito. Para mim funcionou muito bem!

  • @luciamontrod1175
    @luciamontrod1175 Год назад +16

    Não parece algo fácil cotejar edições de livros, principalmente clássicos, e você fez isso de forma muito minuciosa e abrangente!👏🏻 Eu já tinha adquirido a edição da Zahar, seguindo meu critério "SEMPRE vou optar pelas edições da Zahar, sem pensar duas vezes, porque na minha mente Zahar já virou sinônimo de edição perfeita, sem defeitos, com excelentes tradução, revisão e textos de apoio." Já virou um vício que nessas alturas da vida será difícil curar...😳
    💜

  • @vivianebarbana8497
    @vivianebarbana8497 Год назад +20

    Quanto à edição da Antofágica (e-book), o QR code das aulas normalmente vem no final do e-book. Já aconteceu de eu comprar um livro que não veio. Mandei e-mail para a editora e eles corrigiram a edição (aí tem que atualizar o e-book no gerenciador de arquivos da Amazon).

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Год назад +8

      Muuuito obrigada, Viviane! Eu havia comprado o e-book já há um bom tempo, atualizei a edição aqui e consegui achar o QR code lá no fim!

    • @Mara_Celi
      @Mara_Celi Год назад +1

      Obrigada pela dica, consegui assistir às aulas.

  • @TRAJETOCRUZ
    @TRAJETOCRUZ Месяц назад +1

    AMEI o vídeo.

  • @2006Nana-v8y
    @2006Nana-v8y Год назад +7

    Sou cadelinha da antofagica, o livro é simplesmente perfeito, diagramação ótima!

  • @tassiasalazardecamargo4928
    @tassiasalazardecamargo4928 Год назад +2

    Eu absolutamente adoro o início desse livro! Acho que esse primeiro período completamente adorável!

  • @Mara_Celi
    @Mara_Celi Год назад +14

    Já li em e-book a edição da Antofágica e, apesar de não ter adorado, irei reler pelo físico a edição da Zahar com o MARAVILHOSO Clubinho da Paloma.

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Год назад +2

      💜💜💜💜💜💜💜💜

  • @xtavobs3544
    @xtavobs3544 Год назад +9

    A edição de moby dick da editora 34 ficou lindíssima. Que arte linda! E sem falar que a tradução da editora 34, é a tradução da cosac naify, editora que era conhecida pela sua qualidade, e super elogiada traduções.

  • @haroldolsz
    @haroldolsz Год назад +7

    O vídeo que eu estava esperando, com a comparação de quem eu respeito e me identifico. Obrigado, Pah!

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Год назад +1

      Por nada! Espero que seja útil 💜

  • @flavialutterbach2803
    @flavialutterbach2803 Год назад +3

    Adorei a comparação. Me foi de grande utilidade pq pretendo comprar apenas uma edição e concordei, pelos quesitos observados, que a mais conveniente é realmente a da Editora 34. Obrigada.

  • @jcolisi
    @jcolisi Год назад +5

    Tenho a da Antofágica, é realmente um monumento, maravilhoso, mas já estava de olho na edição da 34 para facilitar a leitura fora de casa, embora eu carregue o Kindle para cima e para baixo, sempre acabo lendo mais os físicos. Também amo os livros da 34, assim como os da Antofágica... e os da Zahar também... mas, por enquanto, seria exagero meu ter as três edições físicas, até porque também não gostei da capa da Zahar. Estava esperando esse vídeo faz tempo... Enfim, você me ajudou a bater o martelo na escolha da minha segunda edição, vou de 34.

  • @amandathaliitaa
    @amandathaliitaa Год назад +30

    Não gosto da necessidade da Antofágica de se propor a facilitar em demasia, com a ideia de “trazer acessibilidade”, a linguagem de clássicos (lembro da treta em relação à tradução de O pequeno príncipe). É o caso, acredito eu, do primeiro parágrafo de Moby Dick. A ênclise foi ignorada, enquanto que nas outras edições a gente tem o “chame-me”. Para muitos pode parecer besteira, mas quando percebemos que o correto, gramaticalmente falando, é a ênclise e, no próprio original, é escrito “call me”, com o pronome depois do verbo, por que não manter isso na tradução? É algo que me incomoda. Muito bom ver que as outras editoras não estão tão na onda da extinção da ênclise.

    • @GSGrava
      @GSGrava Год назад +12

      Acho muito importante a questão gramatical, mas neste caso não concordo. As traduções "chamem-me" ou "tratem-me" estão perfeitas e corretas, mas não soam naturais. Não sei se é uma questão aqui de facilitar, sinto que a ideia é a de deixar mais próximo ao que se utiliza no português contemporâneo no Brasil.

    • @amandathaliitaa
      @amandathaliitaa Год назад +9

      @@GSGrava acredito nisso também, Guilherme, que a proposta seja se aproximar ao português brasileiro contemporâneo falado, é exatamente nisso que está meu incômodo. Entendo a proposta, que bom que existem propostas diferentes e uma gama de variedades editoriais, assim escolhas podem ser feitas pelo consumidor nesse caso, mas é nítido que algumas convenções gramaticais têm se perdido e atribuo muito disso ao serviço editorial. Espero que sigamos no rumo das variedades de edições, não na do apagamento de certas convenções simplesmente porque não são vistas na fala com frequência.

    • @rayssaoliveira3275
      @rayssaoliveira3275 Год назад +7

      Eu também fico incomodada, visto que é uma regra gramatical. Não sou nenhuma purista da língua, longe disso, mas há casos e casos.

    • @janenog8761
      @janenog8761 Год назад +3

      Que bom que alguém notou e comentou sobre isso. Foi uma das coisas que mais me surpreendeu na tradução da Antofágica. Até achei que fosse um erro da editora, do texto não ter passado por uma revisão ou algo do tipo. Mas após ler o seu comentário percebo que provavelmente foi algo proposital, seguindo o estilo "moderninho" da editora. A meu ver não há problema nenhum a pessoa falar ou escrever um texto informal dessa forma. Porém em um livro publicado (ainda mais um clássico) seria bom seguir as regras gramaticais. Mas, gosto é gosto. Eu gostei mais do trabalho da Ed. 34, tanto a tradução como a estética do livro.

    • @marciosoares427
      @marciosoares427 8 месяцев назад +3

      Eu penso que este ponto da ênclise como "o certo" é uma bobagem. Inclusive, isto por si só não reduz a qualidade da tradução. Ainda não li nenhum especialista que se pronunciou criticamente sobre traduções de Moby Dick, apenas leigos falando sem aoresentar um exame detalhado.

  • @claucoelho
    @claucoelho Год назад +3

    Amo estes vídeos e foi fundamental para escolher minha edição, que ainda não tinha comprado. Optei pela Editora 34 e vou ler a apresentação da Zahar na Amostra da Amazon. Muito bom!!!!

  • @haroldopereiradasilvaporto4216
    @haroldopereiradasilvaporto4216 Год назад +1

    Excelente! Adorei essa da minutagem! Devo comprar essa da Zahar no mês que vem na feira on line da Unesp com 40% de desconto.
    Recomendo após a leitura a compra de No Coração do Mar, que conta a história real que levou o Herman a escrever Moby...

  • @joiceoliveira9722
    @joiceoliveira9722 Год назад +2

    Muito obrigado Paloma pelo vídeo, estava com dúvida de qual edição adquirir por conta da tradução, nesse caso a Editora 34 me ganhou

  • @marciosoares427
    @marciosoares427 8 месяцев назад +3

    As três edições lidas estão boas e fazem jus à história e ao estilo do autor. Pessoalmente, gostei mais da Editora 34, pois achei-a mais bela, fluida e sonora. Sobre a questão da ênclise (polêmica na Antofágica) é uma sofisma, pois não se trata de erro, mas de escolha literária. O importante é que hoje temos também a recente edição do Clube de Literatura Clássica. Há também edições mais antigas, como as da Nova Cultural (a mais formal) e da Nova Fronteira. Em suma, temos um repertório muito bom de edições de Moby Dick no Brasil, felizmente!

  • @EvanaHarket
    @EvanaHarket Год назад +6

    Oi. Já decidi pela editora 34, especialmente pq tem texto de DH Lawrence. Aposto que é o poema citado em Star Trek IV: "They say the sea is cold, but the sea contains the hottest blood of all"🖖🏻❤️

  • @fabianelima8
    @fabianelima8 Год назад +1

    Adorei o vídeo. Você abordou perfeitamente os principais aspectos de cada edição! Parabéns 🎉

  • @nataliaferreira4903
    @nataliaferreira4903 Год назад +2

    Tenho uma edição da Nova Fronteira mas estou tentada a comprar a da 34. Pelos textos de apoio e também por ter a capa mais bonita de todas as edições disponíveis.

  • @vegnelson24
    @vegnelson24 Год назад +1

    Me apaixonei pela edição da Antofágica, mas vou ter que comprar a da 34 pelo critério de: prefácio do Camus.
    Parabéns por mais um excelente vídeo, Paloma!

  • @angelabatista03
    @angelabatista03 Год назад +11

    Eu tenho um sério problema com algumas edições da Clássicos Zahar no quesito capas, quase tds me passam um vibe livro infantojuvenil independente do assunto tratado no livro

  • @rodrigoferrari6352
    @rodrigoferrari6352 Год назад +4

    Eu poderia falar desse livro por horas, eu amo demais! Eu li pela edição da Editora 34 e não me arrependo, achei uma delicinha. As páginas são realmente boas e a tradução é ótima!
    Morro de saudade desse livro maravilhoso, só não releio pois a fila de leituras está absurda 😢

  • @brunoereno89
    @brunoereno89 Год назад +6

    tô no começo do video e já julgando que se não tem um antofágica físico fica injusto comparar só pelo ebook, pois a edição fisica da antô é um espetáculo.

    • @TheCristianels
      @TheCristianels Год назад +3

      Concordo Bruno! É belíssima! As aquarelas são incríveis!

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Год назад +6

      Eu ressaltei esse aspecto da injustiça duas vezes ao longo do vídeo, Bruno, mas você não deve ter passado por eles antes de escrever seu comentário. Entretanto, a estética não foi nem de longe o único aspecto a ser analisado no vídeo; logo, não acredito que ela tenha sido TÃO injustiçada assim.

    • @brunoereno89
      @brunoereno89 Год назад +1

      @@PalomaLima ai sim, eu esqueci de atualizar o comentário no final. curti muito suas analises e no fim foi bem justo mesmo.

  • @anapaulacarretiero
    @anapaulacarretiero Год назад +5

    Amei seus comentários, Paloma! Eu li ano passado na edição da Antofágica, que achei lindíssima, porém pouco prática para leitura. Com certeza, vou acompanhar os comentários no Telegram e os vídeos do clubinho (já estou ansiosa, rs). Eu amei o livro, não ficou como livro da vida, mas está marcado no meu coração porque vai muito além de uma história sobre baleia 😍
    Aproveito para pedir um vídeo de comparação das edições de “Emma” da Janezinha 😊

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Год назад +1

      Aaaaah 😍 que bom saber que vai ter gente acompanhando os vídeos e a discussão e que já leu o livro! E sugestão anotada! Só tenho uma edição por aqui e ficarei de olho em promoções das outras 👀

  • @douglasalvesjr7983
    @douglasalvesjr7983 Год назад

    Muito bom serviço, obrigado. Pela sonoridade em português, me pareceu muito bela a segunda, Zahar.

  • @mariaeduardarocha7067
    @mariaeduardarocha7067 Год назад +3

    Já tenho aqui em casa a edição da editora 34 e amei o projeto gráfico dela, adoro que as obras trazidas pela editora são mais minimalistas. Questão de estética também achei a da Zahar estranha, não gostei muito. Comprei a da Antofágica no Kindle há um tempo também e depois desse vídeo creio que vou comprar a da Zahar no Kindle por causa dos textos de apoio e notas de tradução. Obrigada pelo vídeo, Paloma!

  • @vanessazanini116
    @vanessazanini116 Год назад

    Livro maravilhoso!! Melhor do que a própria história, é a escrita do autor. Li o da Ed.34. Achei perfeito.

  • @gessykamarialoyola
    @gessykamarialoyola Год назад +1

    Vídeo de domingo para alegrar o dia 🥰
    Já vou escolher minha edição dessa obra, obrigada! 📖😌

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Год назад +1

      Depois me conta qual você preferiu!

  • @daniellacostaarquitetura
    @daniellacostaarquitetura 4 месяца назад

    Obrigada pelo vídeo, estava procurando exatamente essa informação!

  • @curupaco
    @curupaco 4 месяца назад +1

    Vale lembrar do Tom e Jerry, foi onde conheci Moby Dick, num episódio sobre, a baleira era assustadora lá kkk.
    Lembro de ver o filme nas tardes do SBT, mas eu não tinha maturidade pra entender so Lembro do final do filme. Depois de ler o livro, vou ler a HQ e assistir os filmes.
    E tem uma HQ do humorista Patrick Maia, que conta a história do Vanderval o Pirata do P4u de P4u, que teve seu pinto arrancado por um Tubarão branco chamado, Morde Dick, e ele busca vingança 😂 .

  • @carriemathison4213
    @carriemathison4213 Год назад +2

    Sou colecionador e tenho várias de Moby Dick aqui em casa.
    Falando sobre essas três, é o seguinte:
    Zahar - tradução excelente, bom acabamento, apesar de não gostar muito da escolha da capa, e o material extra dessa edição é imbatível.
    34 - tradução excelente também, é um pouco mais poética. Material extra mais ou menos. O acabamento também é bom, e a escolha de capa é a mais bonita na minha opinião.
    Antofagica - Não gosto da tradução, é a menos caprichada em material extra. Dependendo de quem olha, o acabamento é bonito, só que é um livro extremamente pesado e desconfortável pra ler. Recomendo essa edição se você quiser algo muito onipotente na estante.
    Zahar ou 34, pra mim são as melhores escolhas, pra quem pode ter apenas uma. Estará bem servido!

    • @Kelly-qi2pz
      @Kelly-qi2pz 8 месяцев назад

      O que me diz do texto da edição da nova fronteira? Continua sendo meu favorito, quando lia tinha a certeza que estava lendo algo que foi publicado em 1851 e isso me deixou absolutamente fascinada na época, pois era um texto aparentemente mais "arcaico". Pena que a capa e apresentação do livro não são atraentes!

  • @jessicagleizer
    @jessicagleizer Год назад

    Que trabalho incrível, Paloma! Parabéns! Estou na LC do clubinho e vou ler na edição física da Antofágica.

  • @palavrasempalavras
    @palavrasempalavras Год назад

    Minha edição física da editora 34 já está na estante 🎉 estava esperando pra ver qual edição ia comprar no Kindle 😂 agora já sei! Obrigada ❤

  • @joaoluisnobrega1900
    @joaoluisnobrega1900 Год назад

    Bom dia, estou lendo Os Relógios, Agatha Christie e terminei Crônica Da Casa Assassinada, excelente esse livro, boas leituras 👏👏👏👏👏

  • @MarcusWeigel
    @MarcusWeigel Год назад +1

    Esperei ansiosamente por esse vídeo desde que você falou… eu amo a antofagica para livros nacionais, mas as a arte meio super valorizada as vezes. Em dúvida se a falta de notas da 34 fará falta… amo zahar, mas ainda não me acostumei com a capa! Em dúvida sobre zahar ou 34 agora 😅😅 obg pelo vídeo! ❤

  • @miosotisc
    @miosotisc Год назад

    Achei linda essa capa da Ed. 34. Há anos li uma edição de bolso da Martin Claret que levei até o fim na coragem pq não gostei nem um pouco e nunca mais tive vontade de reler...

  • @miosotisc
    @miosotisc Год назад

    Faz um vídeo mostrando sua coleção de livros da Editora 34

  • @vivianebuffe5685
    @vivianebuffe5685 Год назад

    Obrigada Paloma, você me ajudou muito! 😊

  • @valerialamas9340
    @valerialamas9340 Год назад

    Já achei lindo o primeiro paragrafo! 🥰 To sentindo bons presságios pra leitura hehehe

  • @brusouzza
    @brusouzza Год назад +1

    Ansiosa por seu parecer sobre Moby Dick, Paloma! Espero que te surpreendas positivamente.

  • @victoralves2364
    @victoralves2364 Год назад

    Trabalho importantíssimo, muito obrigado !

  • @marisecorreia4406
    @marisecorreia4406 Год назад +35

    é um livro chato sobre baleias que muda a vida do leitor porque é magnífico. talvez seja o livro que mais xinguei enquanto lia. tipo corrida longa, que a gente fica se perguntando - Deus, por que eu inventei de fazer isso? - ou clama por socorro: ETs, me carreguem daqui! mas quando termina, a gente agradece por não ter ficado sentada no meio fio.
    34, ne? acho linda, NÃO é capa dura (ehehehe), papel maravilhoso e os textos de apoio são bem bons. perguntaram sobre notas, realmente, não tem, mas confesso que não senti falta, porque tem mt material disponível na internet, então, dá pra pesquisar de boas. e mt do conhecimento enciclopédico do livro já está lá disposto por Melville. algumas referências à filosofia também são postas mais como reflexão de Ishmael que pra gente ficar catando quem é Catão ou coisa do tipo.
    é isso, se joguem na caça desse livro "monstruoso"! 🤩

    • @isabellasald
      @isabellasald Год назад

      Que comentário dos deuses 😂😍

    • @lisapoggi
      @lisapoggi Год назад +1

      concordo com tudo. dizer que muda a vida do leitor não é exagero nenhum. mudou a minha com certeza! compensa demais

  • @marciocarneirosantos
    @marciocarneirosantos Год назад

    Comprei a edição da Antofágica, pois não conhecia a da 34, até então famosa pela literatura russa. Me arrependi. Boa abordagem na análise.

  • @ritamartanucci3708
    @ritamartanucci3708 Год назад +1

    Li Moby Dick há mais de 10 anos. Hora de reler. Foi uma das experiências de leitura mais gratificantes que já tive. Em parte por se tratar de um calhamaço em parte pelo desafio de concluí-lo.
    Melville consegue nos levar através de emoções inesquecíveis, citações e divagações poéticas, ao que há de mais intrigante no ser humano e até onde uma pessoa insana pode ir e levar consigo muitas outras à perdição. Um retrato bem apropriado dos nossos dias.
    Não se enganem! Moby Dick não é uma história sobre baleias, embora o escritor tenha usado esses animais fabulosos para falar da brutalidade do homen e de sua perda de identidade. Uma aventura fascinante. Não deixem de ler.

  • @fernandagessoni905
    @fernandagessoni905 Год назад +1

    Oi, Paloma! Caramba, gostei muito do vídeo, até então estava claro para mim que a edição da Editora 34 era a melhor e fim de papo, e quanta coisa mais foi explorada no seu vídeo! Aliás, queria perguntar se você não consideraria fazer uma leitura de " Billy Budd" e contar suas impressões para a gente, fiquei intrigada com a menção a esse livro no texto de apresentação da 34!
    Boa semana para você!

  • @sandrapegado3771
    @sandrapegado3771 Год назад

    A minha é a da extinta Cosac Naify.❤

  • @LIVROSEBOOKS
    @LIVROSEBOOKS Год назад +3

    Minha edição é antiga, da Abril.E, sinceramente, não troco por nenhuma dessas..

  • @saraamaral7353
    @saraamaral7353 Год назад +3

    Gostei mais da editora 34

  • @analuizafmc
    @analuizafmc Год назад +2

    Vou ler pela minha da Cosac, mas estou de olho no preço do e-book da Zahar pra ver se consigo uma promoção.
    Eu considero Moby Dick uma das obras mais sortudas em termos de edições bonitas. Tem uns livros que têm umas 6 edições diferentes no mercado e todas são feias. No caso de Moby Dick, todas são lindas, dá vontade de ter tudo.

  • @psialinechiquini
    @psialinechiquini Год назад

    Já comprei uma edição pra mim (escolhi a da editora 34) após ver esse vídeo mega necessário! E próximo passo: ler junto no clubinho ❤

  • @cinthiasteigleder5577
    @cinthiasteigleder5577 Год назад +1

    Eu tenho a edição antiguinha, do Círculo do Livro e é nela mesma q vou ler, pois até agora só comecei e não fui adiante.

    • @cinthiasteigleder5577
      @cinthiasteigleder5577 Год назад

      Eu tb tenho está, mas, por sorte comprei o e-book da Antiofágica, pois a falta de vontade de ler, acho q se devia à linguagem mais antiga. Mas há algumas notas diferentes e interessantes.

  • @mariafernandamaximo
    @mariafernandamaximo Год назад +1

    Eu tinha zero interesse em ler Moby Dick até esse vídeo, agora já to comprando a edição da Editora 34 🤡 o primeiro parágrafo me ganhou

  • @kennethsouza8467
    @kennethsouza8467 Год назад

    Quero ler esse ano esse livro a minha edição é da Zahar

  • @lucasmiguel9572
    @lucasmiguel9572 Год назад

    A minha preferida também é da 34

  • @18edu
    @18edu Год назад +1

    Não troco a minha da Ed. 34! Tá bom demais….

  • @brunoereno89
    @brunoereno89 Год назад

    o qrcode do ebook é no final se não me engano, e vale muito a pena.

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Год назад +2

      Atualizei aqui meu e-book e ele apareceu lá na última página mesmo! Muito obrigada, Bruno!

  • @emersonpires8312
    @emersonpires8312 Год назад

    Que vídeo útil!
    Obrigado 😊

  • @Konema-
    @Konema- Год назад

    Vim do futuro pra dizer: virou um dos livros favoritos da vida dela! Rsrs.

  • @ariannelg
    @ariannelg Год назад

    Pronta desde 2022 💁🏽‍♀️
    Pra mim a Zahar ganhou em todos os aspectos 💙
    Vamos juntos enfrentar essa baleia! 🐳

  • @Leituras_Carona-ytb
    @Leituras_Carona-ytb Год назад

    Herzliche Grüße u. ein schönen Sonntag. Li Moby Dick em quadrinhos no Kindle, gostei mas não tem tantos detalhes como o livro o qual tenho em inglês (Kindle) obs: optei por não ter mais nenhum livro físico. Achei uma ótima opção tenho mais de 200 livros e sim comprei e compro nas promoções. Se não gostar do livro deleto e se gostar posso reler em algum momento. Nos meus quase 68 anos é bom ler um ótimo passatempo.

  • @adalgianeaguiardeazevedo170
    @adalgianeaguiardeazevedo170 Год назад

    Acho que tem o QR cold no final do ebook.

  • @simoneaparecidabatistela4348
    @simoneaparecidabatistela4348 Год назад +1

    Olá, tenho a da Anto. Realmente desconfortável de ler. Não tenho o apoio. Leio na mesa. Também tenho a da Anto no Kindle. Maaasss, comprei a da Penguin em castelhano e também (cara). Já li até a metade do livro e espero ter tempo de ler a da Penguin... Acho esses vídeos que comparam as edições super válidos. Na minha primeira LC com vc, comprei AK com base no seu vídeo!

  • @henriquecueio
    @henriquecueio Год назад

    Ali na descrição do vídeo está por ordem de qual ela indica ler?

  • @1Danila
    @1Danila Год назад

    Pa, dá uma olhada se o QRCode do e-book da Antofagica não está lá no final. Soube que é lá que eles colocam.
    Vou ler no da Antofagica pq já tenho ele, porém concordo que esse primeiro parágrafo da Ed. 34 está um tudo!!!

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Год назад +1

      Eu atualizei aqui a edição, conforme uma seguidora instruiu, e consegui achar o QR code lá no fim mesmo! Muito obrigada 💜

  • @patricianarita8575
    @patricianarita8575 9 месяцев назад

    Morri com o grafite da Vila Madalena kkkkkk

  • @TheCristianels
    @TheCristianels Год назад

    Lá vou eu comprar mais uma edição de livro que já possuo!! Aff! O que fazes comigo Paloma!!!

  • @josenunesdacosta1781
    @josenunesdacosta1781 Год назад +1

    Tenho Moby Dick da Coleção Obras-primas da editora Abril.

  • @yCrazyCraft1
    @yCrazyCraft1 6 месяцев назад

    Alguém já leu a edição da Berenice Xavier ?

  • @tieinyaraujo3063
    @tieinyaraujo3063 8 месяцев назад

    💙💙

  • @thekatia1000
    @thekatia1000 Год назад +1

    E a HQ? Alguém recomenda?

  • @Eduardo-tm9hr
    @Eduardo-tm9hr Год назад

    Tava esperendo mt esse vídeo desde quando vc anunciou! Paloma, posso fazer uma pergunta nada a ver com vídeo? Vc acompanha algum canal literário em Alemão? Eu tava procurando dicas de canais pra ouvir a língua. Valeu de qualquer forma!

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Год назад

      Não acompanho! Na verdade, estou procurando por um para acompanhar 😢 mas sigo na saga. Quando achar algum legal, compartilho com vocês em algum vídeo de “leituras e aleatoriedades”, combinado?

    • @Eduardo-tm9hr
      @Eduardo-tm9hr Год назад

      @@PalomaLima Combinado! Obrigado por responder 🫡

  • @igorcarneiro3578
    @igorcarneiro3578 Год назад

    A tradução da Antofágica já começa com erros de português logo no primeiro parágrafo.

  • @katiarocha7999
    @katiarocha7999 Год назад

    Assino embaixo da sua escolha.

  • @emamemita
    @emamemita Год назад +1

    Li Moby Dick (livro favorito da vida

  • @asf2610
    @asf2610 Год назад

    Paloma, ouvi alguém comentando que a edição da Editora 34 não tinha notas de rodapé. É verdade? Lendo um pouco do livro pela edição da Antofágica no ano passado (2022), vi que as notas de rodapé fazem tooooda a diferença. Eu queria muito comprar o livro da 34, justamente porque amooooo a tradução, mas tenho receio de ficar cheia de perguntas durante a leitura desta edição, sem as notas...

    • @asf2610
      @asf2610 Год назад

      Em tempo, preciso dizer que embora eu tenha preferido a tradução da Editora 34 (e ainda queira muito comprar esta edição, vale frisar, apesar da possibilidade de inexistência de notas de rodapé nela), as ilustrações da edição da Antofágica também enriqueceram muito minha experiência de leitura de parte da obra (cheguei a ler 1/4 da história nesta última edição). Ilustrações muito ricas e impactantes!!

    • @suemi_
      @suemi_ Год назад

      Estou com a mesma dúvida, Agnes.

  • @oroberto100
    @oroberto100 Год назад +1

    Só de ouvir o nome Zahar eu já me decidi.

  • @TheCristianels
    @TheCristianels Год назад

    Paloma, a edição da 34 é costurada?

  • @Katia656
    @Katia656 Год назад +1

    Li recente Moby Dick, eh um texto fantástico, mesmo as descrições sobre baleias tem sua razão de ser. Eh um livro profundo , c metáforas importantes.
    Li c a edição da Zahar em ebook e da cosac naïf no livro físico. Alternei as leituras! A tradução da Zahar eh algo melhor ( gosto pessoal). Comprei o livro físico da antofagica e foi decepcionante. Definitivamente nada agradou.
    Espero ter contribuído

  • @Larissaltz13
    @Larissaltz13 Год назад

    O ódio que eu tenho pela faculdade não me permitir participar das leituras conjuntas porque tenho aula das 8 às 19 todo dia 😭😭😭😭

  • @GSGrava
    @GSGrava Год назад +7

    Vixe. Mamilos são menos polêmicos.

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Год назад +6

      AHAHAHAHHAHAHAHAHAHH! De fato. Que os Antolovers não me cancelem 🥲

    • @marisecorreia4406
      @marisecorreia4406 Год назад +6

      @@PalomaLima mas os Antohaters te apoiam 😁 eu vi a edição deles na livraria e parece aquelas bíblias que o povo deixa na sala abertas no Salmo 23, sabe?

    • @GSGrava
      @GSGrava Год назад +2

      @@marisecorreia4406 Olha o perigo, Marise!!! rs Essa edição é linda, gente, quéisso? rs

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Год назад

      @@marisecorreia4406AHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  • @xtavobs3544
    @xtavobs3544 Год назад

    Eu gosto das edições da antofágica. E posso afirmar que ela é superestimada. E nada justifique os valores absurdos que a editora cobra em seus livros. Só compro a minha cópia, em promoções de 50% de desconto. Mas, o que eu acho legal da editora antofágica, é que o lema dela é de: clássicos para novos tempos. E particularmente, eu gosto. O livro tende a ser uma tradução simples. Às vezes, a editora peca na nota de rodapé. Mas ela se recompõe nos posfácios (geralmente vem 3 pessoas comentarem sobre a obra), e nas vídeos aulas que eu acho bacana, mas poderiam serem bem melhores. Fora o cuidado que a editora tem com o livro no todo. Mas, como eu disse acima, nada justifica cobrar 90 reais num livro (e ainda tem mais caro, por exemplo o moby dick). As ilustrações é só um extra, que eu como nerd, gosto 🙃

  • @TheTatianetxsn
    @TheTatianetxsn Год назад

    💜💜🖤🖤

  • @Will-344
    @Will-344 Год назад +2

    Livros grandes em capa dura são desconfortáveis. Prefiro brochura , quando o livro ja passa de 500 paginas.

  • @helena80able
    @helena80able Год назад

    Fiz uma pergunta no insta do clubinho e não obtive resposta

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Год назад +1

      Helena, em caso de dúvidas, você tem de contatar o suporteclubinho@gmail.com!
      Lá no Instagram a gente não responde nada, é só para divulgação mesmo.

    • @helena80able
      @helena80able Год назад

      ​@@PalomaLima obrigada

  • @horkade
    @horkade 8 месяцев назад

    Tem uma entrevista desse Bruno para a Unesp falando de Moby Dick que achei um tanto tendenciosa. Parece que o especialista reforça demais uma suposta crítica de Melville aos Estados Unidos, e foca muito nisso e não aborda outros aspectos filosóficos e religiosos da obra. Pode ser que ele não tenha se saído bem na entrevista e seja bom nos textos e tradução, mas prefiro comprar o original em inglês agora, já que já tenho uma edição dos anos 90 na editora Nova Cultural.

  • @taynatanno1706
    @taynatanno1706 Год назад

    Eu fui de antofágica pq peguei uma promoção ótima e pq acho essa edição linda demais, mas tbm escolheria a da 34 facilmente (por conta da tradução e pq tbm é lindíssima e capa mole hehe)
    Pro pessoal que ainda está indeciso, se joguem nessa leitura com a gente no clubinho.
    Por mais desafiador que seja o livro, a experiência de ler em grupo é muito enriquecedora, com várias conversas de todos os participantes no grupo do telegram, além de a Paloma sempre fazer vários vídeos incríveis no decorrer da leitura.
    Ah... tem tbm as lives de discussão no final de cada leitura e as discussões são sempre muito boas e nos fazem refletir sobre diversas questões e pontos de vista diferentes.

  • @xtavobs3544
    @xtavobs3544 Год назад

    Clássicos zahar quase sempre acertam na edição. Mas, a zahar cometeu um deslize em moby dick. Não ficou tão legal a arte. Ficou algo bagunçado, visualmente.

  • @Thonks
    @Thonks Год назад +1

    Primeira a comentar!!! ❤

  • @liebertsa9519
    @liebertsa9519 Год назад

    A Edição da Antofagica literalmente começa com um erro de português: "Me chamem de..."!