Aviso prévio.... eh a coisa mais imbecil na CLT... deveria ser excluida da vida dos trabalhadores e das empresas... se a empresa mandou o cara embora ou o cara pediu para sair quer dizer que uma das duas partes nao quer mais estar presente... a probabilidade de o funcionario fazer uma merda por ser "obrigado" a cumprir o aviso eh muito grande!!! se o cara pediu para sair ou foi demitido... dispensa o cara de uma vez!!!
@@ManoelJunior10 essa regra é boa e ruim ao mesmo tempo. Por parte da empresa demitir o funcionário é justo um aviso até pq o trabalhador é menos favorecido. Já em relação ao trabalhador é muito ruim ser descontado 1 salário o valor de desconto é muito grande deveria ser uma porcentagem 40 % exemplo. Além disso o aviso prévio é desmotivante em ambos os casos. Vou te dar um exemplo uma situação hipotética: João enjoado da rotina do seu trabalho e do chato do seu chefe vai no RH da empresa e pedi demissão foi informado que se ele não cumprir aviso será descontado em sua recisão o valor de 1 salário de uma mês trabalhado pois a empresa vai precisar contratar um novo funcionários mais isso aquilo blá blá blá.... Puto pra caralho João aceita cumprir 30 dias de aviso prévio , sendo que João foi para o trabalho no primeiro dia do aviso e depois faltou 2 semanas ( 14 dias ) depois fez a mesma coisa trabalhou 1 dia e faltou mais 14 ( claro que João é esperto ele viu essas quantidades de faltas não é considerado abandono de emprego que poderia ser convertido pra justa causa ). Agora mês diz adianta o aviso prévio forçado para o emprego ???
Mas aí acho q tem o lance de sair com a mão na frente e outra atrás, pq a empresa n vai querer custear a pessoa que se demitiu do nada de graça e o trabalhador ñ se pode ar esse luxo. Então fica mais "justo" para ambas partes.
@@BrunoDias-ng1bn eu não tô falando do "risco" até pq isso tá em lei e a lei tem que se cumprida. O que eu não concordo é esse desconto do salário 100% pq o empregado não que cumprir aviso, então assim essa % tem que ser menor. Olha isso, caso um outro funcionário da mesma empresa fosse pego furtando material do local do trabalho e a empresa demitisse por justa causa a recisão dele ainda será maior.
As informações postadas neste vídeo foram extremamente relevantes para mim e minha empresa! Parabéns ao Professor Rafael Lopes pela total clareza nas orientações sobre o tema! Um forte abraço!
Eu trabalhava de doméstica e fui demitida, meu ex patrão não deixou eu cumprir o aviso prévio. Mais ele não me pagou esse aviso! Descontou na minha recisão
Se você foi demitida pelo patrão, tem direito ao Aviso Prévio trabalhado ou indenizado. Sendo trabalhado, trabalha 30 dias com opção de escolha de redução de 2(duas) horas diárias ou faltar os últimos 7(sete) dias corridos, sem prejuízo de salário integral. Se for indenizado, você não trabalha os 30 dias e recebe por eles. Lembrando: Se você tinha mais de um ano de serviço prestado, tem direito aos dias proporcionais da Lei 12.506/2011. Exemplo: 1 Ano completo= 33 dias de Aviso Prévio - 2 Anos completos= 36 dias de Aviso Prévio- 3 Anos completos= 39 dias de Aviso Prévio e assim por diante, até chegar no máximo 90 dias de Aviso Prévio. Patrão picareta. Não respeitou seu direito e ainda descontou o Aviso Prévio. Se precisar, estou aqui. Colaborou Ilson Xavier
Se o empregado pede demissão, é ele que tem que informar na carta de demissão a empresa, se vai cumprir o aviso prévio ou não. A empresa não tem essa obrigação.
Muito esclarecedor, agradeço muito. Estou de saída da minha empresa e conforme conduta da própria empresa não realizamos o aviso prévio, por se tratar de uma área de risco. Porém ao ler o modelo de carta de desligamento que me foi enviada, notei que destaca a minha ciência sobre o desconto do não cumprimento do aviso. Como proceder?
Eu assinei a punho que não iria comprir o aviso prévio por motivos pessoais, quando na verdade era porque tinha conseguido um emprego melhor. Como faço para não descontarem o aviso prévio, estou a 50 dias na empresa
Nesse caso, o Empregador tem direito de descontar, o Aviso na rescisão. Art. 487 - Parágrafo Segundo da CLT. Não custa nada pedir ao empregador, para haver o desconto. Aceitar o pedido ou não, é opção do empregador. Colaborou Ilson Xavier
Isso não significa que o Empregado que pede demissão, não tenha que cumprir o Aviso Prévio de 30 dias. Caso não cumpra, o Empregador tem direito de descontar o Aviso na rescisão. Art.487 - Parágrafo Segundo da CLT.
@@reginaldodaconceicaosouzal9734 Boa noite- O equivalente a um salário do empregado( não cumprimento dos 30 dias do Aviso ). Art.487 da CLT, Parágrafo Segundo. Exemplo: Se o empregado tem salário de R$1.500,00, esse será o valor descontado n rescisão.
A empresa que trabalho se pedir demissão ele não dar opção de cumprir , já vem papel informando mas aí informa que não vai descontar na recisão,, não entendi como fazer cálculos
Estratégia maldosa dessa empresa, para descontar o aviso prévio das verbas rescisórias, diminuindo muito o valor a ser pago ao empregado, ou até mesmo a rescisão ficar zerada. Na carta de demissão, o empregado deve informar a empresa se vai cumprir o aviso prévio ou não.
Eu fiquei 3 semanas tentando pedir a conta pra cumprir o aviso pra não sair zerada e não me deram, eu tive que pedir e não cumprir o aviso e sai sem nada. Eu posso entrar com alguma ação? Eu tenho todas as conversas gravadas.
Para conhecimento: Nesse caso, cabe indenização - Se você pediu demissão e informou à empresa que queria cumprir o Aviso Prévio e à empresa não deixou, nesse caso, à empresa tem que dá Aviso Prévio indenizado, ao empregado. Art.487, Parágrafo Primeiro, da CLT. Situação como essa, é importante pedir à empresa, declaração informando que está dispensando o empregado, do cumprimento do Aviso Prévio. Se você não se proteger, eles descontam sem dó, o Aviso Prévio na rescisão. colaborou Ilson Xavier.
A empresa não pode impedir que o empregado que pede demissão, não cumpra o Aviso Prévio de 30 dias. Art. 487, da CLT. Se a empresa impedi o empregado de cumprir o Aviso, tem indenizar o empregado. Artigo 487, Parágrafo Primeiro, da CLT.
Porque ninguém nunca fala sobre o que a empresa pode descontar quando pedimos demissão? Pq tem empresas que a gente sai devendo diz eles, acho que isso não existe, será que pode explicar melhor sobre o que pode e não a empresa descontar quando pedimos demissão?
Se o empregado pede demissão, fica no dever de dá Aviso Prévio de 30 dias, para o empregadorArt.487, da CLT. Caso o empregado não cumpra o Aviso Prévio, à empresa poderá descontar equivalente a um salário do empregado, na rescisão. Art.487, Parágrafo Segundo da CLT. Também nesse caso, se o empregado cumprir o Aviso, não terá direito a redução de 2 horas diárias ou poder faltar os últimos 7 dias corridos. Ou seja, terá que trabalhar os 30 dias, na integralidade. Não saca o fgts ( fica retido na Caixa Econômica Federal ) - Não tem direito a multa de 40%, sobre o saldo do fgts para fins rescisórios. Não poderá dá entrada no Seguro Desemprego. Direitos do empregado, que pede demissão: Saldo de salário - férias vencidas( se houver ), acrescidas de 1/3 - férias proporcionais, acrescidas de 1/3 - décimo terceiro proporcional - horas extras( se houver ) -
@@jessycaferreira9659 Caso o empregado pede demissão e não cumpre o Aviso Prévio, poderá ser descontado o equivalente a um salário mensal do empregado. Exemplo: Se o valor do salário mensal do empregado for R$1.500,00( mil e quinhentos reais ), esse é o valor que poderá ser descontado, na soma dos valores da rescisão.
@@jessycaferreira9659 Desconta o salário na rescisão. décimo terceiro proporcional e férias proporcionais, acrescidas de 1/3, são verbas rescisórias, que fazem parte do valor da rescisão.
A empresa onde trabalhava me deu férias de 10 dias (saldo pois tiramos férias coletivas). Ao voltar me deu aviso prévio cumprido em casa e nesse aviso me descontou neste aviso as férias dos 10 dias que deu. Está certo isso? Depois das férias com esse aviso demorou mais 49 dias pra rescisão.
O funcionário está na experiência, não veio nenhum dia nesse mês de novembro e teve feriado nesse meio tempo. Dia 13 pediu demissão antecipada. Como ficam as faltas e quantos dsr descontar? Ele compensa o sábado durante a semana.
Pelo amor de Deus, alguem me ajuda.Eu sou professor e dei aula até o final do ano para não prejudicar o coordenador e os alunos, porem, o cara do RH me enviou um modelo de demissão onde consta "Não cumprirei aviso prévio, portanto, autorizo o desconto da multa do artigo 487 da CLT das verbas rescisórias".Ou seja, querem descontar de mim mesmo eu tendo ficado até o término das aulas!!O que eu faço?Quem esta certo??
Para conhecimento: Sugiro que leia o Art. 487 e Inciso Segundo, da CLT. Nesse caso, se você fizer carta de próprio punho, pedindo demissão, informando que não vai cumprir o Aviso Prévio de 30 dias, à empresa pode descontar o Aviso Prévio na rescisão. Nessa situação pode. Art.487, Parágrafo Segundo, da CLT. Se à empresa demite o empregado sem justa causa, com Aviso Prévio Trabalhado, e o empregado não cumpri o Aviso, à empresa também pode descontar o Aviso na rescisão. O que à empresa não pode fazer, tomar iniciativa com modelo de demissão, informado que o empregado não vai cumprir o Aviso prévio e está autorizada a fazer o desconto. Isso é picaretagem - má fé - empresa fraudulenta, que não merece respeito.
Boa tarde ... Eu pedi demissão do meu emprego, sendo q fiquei 1 mês e 8 dias na empresa, a dona falo que tenho q cumprir o aviso prévio ou irei paga multa, bom ouvi boatos que o valor da multa e o mês trabalhado meu, e no caso eu saio sem nenhum dinheiro ? Eles me dera um modelo de carta de Demissão falando pra eu escrever do jeito que está lá no papel, eu achei estranho e tô tentando entender, eu mesmo não posso fazer meu próprio modelo de demissão ou eu tenho que escrever do jeito deles ...
Para conhecimento: No teu caso, você que tem fazer carta de próprio punho, com pedido de demissão ( preferência em duas vias, colhendo assinatura da empresa, uma via é sua ), informando o cumprimento do Aviso Prévio ou não. OBS. O não cumprimento do Aviso Prévio, dá direito ao empregador, de descontar o equivalente à mês de seu salário, na rescisão. Art.487, Parágrafo Segundo, da CLT. Com apenas 1 mês e 8 dias de serviço na empresa, o valor é pouco ou possivelmente à rescisão fique zerada.
Quando o funcionário pede demissão e o mesmo está em outra cidade e estado pois ao longo da jornada a empresa o transferiu. Nesse caso a empresa tem obrigação de pagar sua devoção de mudança para base que foi retirado?
Mano quando eu completar 3 meses de contrato na empresa que estou(vai ser dia 01 de fevereiro) irei parar de ir dia 31 desse mês, esperar até dia 06 pra receber o pagamento dai dia 06 ou 07 irei pedir demissão imediata, será que ainda vou ter que pagar essa multa mensal?
@@insanoice3697 cara, não entendo muito bem como funciona, mas acredito que a empresa não irá cobrar de você (só se for uma empresa **xo mesmo.. uma vez eu esperei cair o pagamento quando trabalhava em outra empresa e pedi demissão no mesmo dia e não cumpri o aviso, eles ainda me pagaram um valor pequeno, mas achei que ia sair sem nada ou até no prejuízo
Pedi demissão, não cumpri o aviso. Tinha 6 anos e meio de casa. Era pra descontaram 1 salário,descontaram 48 dias. E ainda sim,descontaram o sábado e domingo. Eram pra pagar 22 dias trabalhados,pagaram só 16. Fiquei muito revoltada com isso.
Olá. Como vai? Pedi demissão e comuniquei na carta que não cumpriria. Estava ciente do desconto. Porém, foi descontado o valor em cima das minhas variáveis e não do meu fixo constados em carteira. Esta correto?
Uma duvida e se na carteira for contrato determinado e definido por dias, um contrato que renova automaticamente sem pergunta o funcionario se ele quer manter vinculo com a empresa, e ele sai sem cumprir o aviso e n volta mais, mesmo assim a empresa pode descontar o aviso ?
Uma lei ultrapassada onde jade viu trabalhar um mês d graça o patrão fica mais rico e o empregado cada vez mais pobre essa lei prejudica muito quem ganha apenas um salário mínimo pq o acerto da uma merreca d menos d um salário 😭😭
Em caso de pedido de demissão, o pedido deve ser feito por escrito com antecedência de 30 dias, informando a empresa se vai cumprir o Aviso Prévio ou não. O não cumprimento dos 30 dias do Aviso, a empresa poderá descontar de suas verbas rescisórias.
Olá meu caro Boa tarde você não falou em relação ao funcionário cumprir o aviso prévio e no decorrer do aviso prévio a empresa encontrou um novo funcionário novo profissional nesse caso a empresa mesmo assim pode descontar no aviso prévio do funcionário mesmo ele ficando até a até chegada de um novo profissional mesmo se o funcionário ficar e ajudar o novo o novo profissional explicar para ele como é que você tá em presa e sair amigavelmente a empresa pode descontar o aviso prévio
No pedido de demissão, é importante que o pedido seja feito por escrito a mão em 2 vias (ficar com cópia como prova), assinar e colher assinatura da empresa. Na carta de demissão, o empregado deve informar a empresa, se vai cumprir o aviso prévio ou não.
O mês trabalhado de Novembro, a empresa deveria ter pago até o quinto dia útil de dezembro e a rescisão até 10 dias corridos de dezembro, após pedido de demissão.
E quando a empresa que manda você ficar em casa? Pedi demissão no meu serviço, e eles falaram que eu não precisaria ir mais no outro dia, ai descontaram o valor de mim
Vou trocar de empresa e estou pedindo demissão, ouvi dizer que se a empresa em que vou entrar para trabalhar me der uma declaração que estou migrando para ela a empresa antiga não pode descontar o aviso prévio, isso é verdade?
No caso de pedido de demissão, mesmo que você comprove obtenção de novo emprego, fica na obrigação de cumprir 30 dias do Aviso Prévio. O não cumprimento do Aviso, dá direito ao empregador descontar das verbas da sua rescisão, o equivalente a um salário mensal seu. Art.487, da CLT, Parágrafo Segundo.
Meu marido pediu demissão e avisou a empresa antes do mês começar, sendo que nem tocaram no assunto de aviso prévio, trabalhou 15 dias do mês seguinte e saiu da empresa. A empresa descontou os 30 dias de aviso prévio na recisão dele, ele foi lesado? Ele não sabia que seria descontado esse valor e a empresa também não falou nada. Passamos a saber dos direitos e deveres após pesquisar aqui e aí Dr o que fazer?
O meu patrão fez acordo com migo 4 ano de trabalho 50% FGTS 2.500 e 4.000 de tempo de trabalho e 8 mês de estabilidade de Março a Dezembro OBS sem férias sem décimo sem seguro meu salário é de 1.383 reis TOTAL verbas rescisórias 18.000 ? 🤔
Neste caso, à empresa tem que dá Aviso Prévio indenizado ao empregado. Art.487, Parágrafo primeiro da CLT. Se ficou alguma dúvida, fique a vontade e pergunte. colaborou Ilson Xavier
@@Ilsonxavierr... Oi por favor, meu esposo trabalha há 5 anos em uma empresa na qual ele pediu para fazerem um acordo legal (NAO ACEITARAM) e de imediato ofereceram as férias dele (30 dias). Ele aceitou vai entrar de férias dia 13/04/22, mas ele já tem em vista outra empresa que provavelmente começará a trabalhar dia 25/04/22. Ele poderia ir até a empresa durante as férias e pedir a demissão?
@@marianamanu2891 Não há nada na lei que impeça o empregado pedir demissão durante o período de gozo das férias. Predomina o entendimento de que o pedido de demissão no curso das férias, é perfeitamente possível, baseando-se no respeito à vontade do empregado, que pode a qualquer momento e mesmo estando em gozo de férias, decidir pelo rompimento do seu contrato de trabalho com a empresa.
@@marianamanu2891 Não há nada na Lei que impeça o empregado pedir demissão durante o período de gozo das férias. Predomina o entendimento de que o pedido de demissão no curso das férias, é perfeitamente possível, baseando-se no respeito à vontade do empregado, que pode a qualquer momento e mesmo estando em gozo férias, decidir pelo rompimento do seu contrato de trabalho com a empresa.
Tenho uma dúvida referente ao calculo do desconto, saberia me dizer se as médias de horas extras integram o desconto do aviso indenizado pelo empregado?
Fui trabalhar numa empresa comecei dia 21 de novembro a moça me falou que a experiência era de 60 dias ela falo que nesse período podia sair . me deu alergia pedi pra sair dia 29 de dezembro estava dando 1 mês e 8 dias ela me descontou 1 salário de aviso .. e na minha carteira ela não pos o tempo de experiência tem alguma ??
Eu pedi conta com nove meses de trabalho fiz uma carta para a empresa pedindo que liberação do cumprimento de aviso . Foi aceito e Deram baixa mais antes mesmo dos exames e também não recebi nada
Trabalhei por dez meses e meio, pedi demissão e não cumpri aviso prévio, e, recebi apenas R$500,00 como pagamento, será q isso está certo? Obs: peguei R$400,00 das férias.
Se você pediu demissão, à empresa pode descontar o Aviso Prévio na rescisão, mesmo que você apresente carta de novo Emprego. Empregado que pede demissão, fica na obrigação de cumprir os 30 dias do Aviso Prévio. Colaborou Ilson Xavier
fiz o acordo com a empresa mais mesmo asim ela colocou na rescisão que eu pedir demissão perdi tudo o acordo que fiz com a empresa ela nao mandou eu comprir o aviso
Se eu não cumprir o aviso, pago o aviso indenizado. Se eu nao tenho ferias pra receber pois estou voltando de ferias, como vão descontar se nao tenho nada pra receber?
Tem uma questão no artigo 487 que fala aí no parágrafo citado que é. SEM JUSTO MOTIVO. Pode-se pedir demissão, e no cumprimento do aviso obter um novo emprego. Em algumas análises jurídicas pode se entender como MOTIVO JUNTOS
Cassyo, justo motivo é justa causa. A parte que, sem justa causa, quiser rescindir, deve avisar a outra com antecedência mínima de 30 dias. Agradeço o comentário.
Trabalhei 5 meses mais meu patrão não fichou minha carteira aí eu pedi demissao mais ele não falou pra mim compri aviso previo ele mandou eu ir no dia seguinte acertar minhas contas aí ele só mim deu 430 reais que foi os 13 dias que trabalhei no pedido de demissão e falou que descontou 1.200 de aviso prévio que eu não conpri meu direitos só era esse
Quando o funcionário e demitido e a empresa.pede.pra ele cumprir em casa? Pode? É quando ele.esta cumprindo o aviso ele não tem mais direitos a vale alimentação ou auxílio moradia? Sendo que ele recebeu durante 4 anos?
Se o empregado faz pedido de demissão por escrito de próprio punho ( em duas vias, colhendo assinatura do empregador, ficando com uma via, como prova ), solicitando dispensa do Aviso Prévio e o empregador aceita e depois desconta na rescisão, é só entrar na Justiça do Trabalho, que ganha o Processo.
@@leonardofranca7226 Olá, se você tiver prova documental solicitando dispensa de cumprimento do Aviso Prévio e o seu empregador aceitou e depois descontou o Aviso das suas verbas da rescisão, nessa situação se ingressar na justiça do trabalho, ganha o processo. Após encerramento do contrato de trabalho, você tem prazo de 2 anos para ingressar na Justiça do Trabalho. Após 2 anos, prescreve o prazo.
@@brunasouza1396 que prejuízo financeiro, você teve. Valor alto. É preciso muita cautela no pedido de demissão. É fundamental a prova documental. No caso de pedido de demissão, É muito importante o pedido por escrito. Carta com pedido de demissão, escrita de próprio punho em 2 vias colhendo assinatura da empresa, ficando com uma via como prova, informando a empresa se vai cumprir o Aviso Prévio de 30 dias ou não ou solicitando ao empregador dispensa de cumprimento do Aviso Prévio. Não pode esquecer de colocar a data do dia que pedir demissão, evitando risco de fraude. No pedido de demissão, O empredo é obrigado dá 30 dias do Aviso Prévio para o empregador. Inciso Segundo do Art.487, da CLT. Caso o empregado não cumpra o Aviso, a empresa poderá descontar o Aviso Prévio das verbas rescisórias. Art.487 da CLT, Parágrafo Segundo. Existe possibilidade no pedido de demissão, o empregado solicita r ao empregador dispensa de cumprimento do Aviso Prévio. Isso se houve boa relação de trabalho empregado/empregador. Caso o empregador aceite a solicitação de dispensa de cumprimento do Aviso Prévio, o empregado deve exigir do empregador, uma declaração dispensado cumprimento do Aviso Prévio. Caso o empregador não cumpra com o combinado, o empregado terá prova documental, para ingressar com uma ação trabalhista, ganhando o processo. Boa sorte, no seu novo emprego.
Na empresa que trabalhei mandaram eu digitar..achei estranho e outra, fui dispensada do aviso prévio, porém não recebi nenhuma carta assinada pela empresa me liberando do aviso mas ainda fiquei de receber o terço de férias que até hoje não me pagaram. Eles não me chamaram pra fazer acordo e também não fui mais atrás pois me sentia um lixo.
Poderia me ajudar ? Pedi a demissão com carta dia 1 de novembro.Eu perguntei p e meu chefe que se eu ficasse até o dia 14 de novembro se ele me isentava dos 16 dias dias restantes do aviso prévio. Ele concordou em eu cumpri até o dia 14 e me abonar do restante....porém ele só quer dar baixa na minha carteira dia 1 de dez e me pagar só dia 16 de dez....correto isso?
Se data do Aviso Prévio, foi 01/11/2022, a contagem se iniciou em 02/11/2022, os 30 dias se dará em 01/12/2022, que será a data da baixa na sua carteira de trabalho. A empresa tem prazo até 12/12/2022, para efetuar pagamento de suas verbas rescisórias e entrega de documentos rescisórios. Com relação aos 16 dias do Aviso Prévio, que a empresa concordou com a dispensa do não cumprimento, é preciso declaração da empresa informando essa dispensa, para que você não tenha risco desses 16 dias descontados na sua rescisão.
Pedi demissão dentro do mês vigente. Trabalhei as duas semanas finais do mês até fechar, justamente para não entrar o outro mês. Mas eles descontaram o mês seguinte, mesmo sem ter entrado nele. Confesso que não faz sentido. Não mesmo.
Gente eu pedi minhas contas dia 12/02/22 Eles não me falaram nada do aviso, estou receosa pq eu sei que eles vão descontar, eles só falaram pra mim que iam mandar mensagem pra acertar o dia de eu ir lá e receber, eu sair pq já estava combinado de eu começar a trabalhar no dia 01/03 em outra empresa, oque fazer ? Eu escrevi a carta de próprio punho mas apenas falando que queria pedir minha demissão, o meu gerente foi dizendo oque eu deveria escrever eu ........... Portador do RG ........ Quero o afastamento desta empresa no dia de ......... E assinei, não sei se é assim, é a primeira vez que peço demissão, socorro me dêem uma luz
Como foi você que pediu demissão, fica na obrigação de dá 30 dias de Aviso Prévio, para o empregador. Art.487, da CLT. O NÃO CUMPRIMENTO DO AVISO PRÉVIO, DÁ AO EMPREGADOR, O DIREITO DE DESCONTAR NA RESCISÃO, OS DIAS NÃO TRABALHADOS DO AVISO PRÉVIO. ART.487, PARÁGRAFO SEGUNDO, DA CLT. OBS. QUANDO É O EMPREGADO QUE PEDE DEMISSÃO, MESMO QUE APRESENTE CARTA COMPROVANDO OBTENÇÃO DE NOVO EMPREGO, Á EMPRESA PODERÁ DESCONTAR O AVISO, NA RESCISÃO. ATENÇÃO: O PEDIDO DE DEMISSÃO PELO EMPREGADO, DEVE SER POR ESCRITO DE PRÓPRIO PUNHO ( PREFERÊCIA EM DUAS VIAS, COLHENDO ASSINATURA DA EMPRESA, FICANDO COM UMA VIA ), INFORMANDO SE VAI CUMPRIR O AVISO PRÉVIO OU NÃO. IMPORTANTE: NÃO ESQUECER DE COLACAR A DATA DO DIA, QUE ESTÁ PEDINDO DEMISSÃO. CONCLUSÃO: COLOQUE NA PESQUISA DO RUclips, MODELO DE CARTA DE PEDIDO DE DEMISSÃO.
@@suzeterego9449 Caso os descontos sejam superiores ao crédito, a rescisão fica zerada e o empregado não terá que pagar nada ao empregador. Ele não tem que tirar dinheiro do próprio bolso, para pagar ao empregador. É proibido(o risco do negócio, do empregador).
@@suzeterego9449Sendo os descontos superiores ao crédito, a rescisão fica zerada. O empregado não tem pagar nada do próprio bolso para o empregador. Isso é proibido. O risco do negócio e do empregador.
Meu namorado entrou trabalhar dia 19/05/2020, em dezembro recebeu 15 dias de férias, quando voltou, pediu demissão dia 05/01/2021, só mandaram ele pra casa. Hoje foi buscar o acerto e além de descontarem os 30 dias ( o salário) descontaram mais 10 dias de falta, referente ao dia 5 até dia 15, sendo que eles que mandaram ele ir pra casa, pode isso?
Isso chama-se, desonestidade com o empregado. Se à empresa diz que não precisa cumprir o Aviso Prévio, ela tem que indenizar, o empregado. Art.487, Parágrafo Primeiro, da CLT. Caso como esse, o empregado tem que exigir da empresa, recibo informando que não precisa cumprir o Aviso Prévio.
O cara ai não responde não ...isso aconteceu comigo tbm eu sair de um serviço só que eu ja entrei em outro . a empresa que eu pedi conta ela e obrigada a desconta o meu aviso ..explica pra mim isso ...eu fasso parte da segurança . obrigado .
Vcs tem q pedir pro novo patrão um carta de recomendação dizendo q vcs estão sendo contratado e aí vcs entrega essa carta pra eles aí ele n pode descontar
@@jaquedesouza2425 Podem descontar sim A carta que uma empresa dá a outra pedindo que não desconte a indenização do funcionário é na verdade uma CARTA de PEDIDO, a empresa não é obrigada a aceitar
Olá, desculpa minha ignorância mas não consegui compreender quando a sumula 276 do TST. Se eu peço demissão e não for cumprir o aviso prévio porque consegui outro emprego porem preciso iniciar de imediato, a empresa pode descontar o não cumprimento do aviso prévio?
No pedido de demissão, mesmo que o empregado comprove a obtenção de novo emprego, a empresa pode descontar o aviso prévio não cumprido. Já no caso do empregado dispensado sem justa causa, comprovando a obtenção de novo emprego, a empresa é obrigada liberar o empregado imediatamente para iniciar na nova empresa e não poderá descontar os dias não trabalhados do Aviso prévio.
Eu pedi contas no meu serviço, queria cumprir o aviso, Porém meu ex patrão não me deixou cumprir o aviso e falou que não ia me pagar kkkk!! Não aceito ele descontar esse aviso pq trabalhei 6 meses 100 carteira assinada!!
Nesse caso, o bagulho ficou doido. É caso de polícia. Se você trabalhou os 30 dias Aviso prévio, vai receber na sua rescisão e não pode ser descontado. Colaborou Ilson Xavier.
Boa tarde me ajuda entender estou saindo de minha empresa atual ! A nova empresa fez uma carta para mim entrega na empresa que eu tava saindo da empresa antiga para a nova empresa atual 3 dias de diferença a empresa antiga não aceitou a carta da nova que eu estou indo porém nao cumpri aviso ela e obrigada a não desconta meu aviso na revisão? Agradeço a ajuda
Os patroes dos menos favorecidos nao avisao sobre essa clausula tinha q ter um documento informando esses descontos antecipadamente agente do vai saber na hra da revisão
Se você pediu demissão por escrito informando que cumpriria o Aviso Prévio e a empresa não deixou, ela deve comunicar por escrito a dispensa de cumprimento do Aviso e indenizar. Essa causa pode ser discutida na Justiça.
Pedi demissão e falei que queria trabalhar o aviso prévio, a empresa me despensou e disse que eles pagam o aviso prévio porém eles descontaram 1.168 de aviso prévio indenizado, será que tá certo?
Infelizmente se não foi documentado e só de boca, você perdeu amigo. Nesse caso, à Empresa teria que te pagar 30 dias de Aviso Prévio indenizado e não você pagar à empresa. Colaborou Ilson Xavier
Pilantras, que são. Estão muito errados. Se você pediu demissão e informou que cumpriria o Aviso Prévio e eles te dispensaram do Aviso e ainda descontaram? neste caso, à empresa tem que te dá, Aviso Prévio indenizado. Já que você quis cumprir o Aviso e eles não deixaram. Art.487, Parágrafo Primeiro da CLT. Se ficou alguma dúvida, fique a vontade e pergunte. Colaborou Ilson Xavier
@@issoex3966 Boa noite - Se você desejar, pode tentar outro Advogado. Nem todos pensam à mesma coisa. Na situação que você apresentou, tem que documentar. Só de boca não funciona e eles descontam mesmo. Tem que ter provas do que foi combinado. Quando tiver dúvidas, fique a vontade e pergunte. Boa Sorte. Ilson Xavier
Se o empregado pede demissão, quer cumprir com seu dever de trabalhar os 30 dias do Aviso Prévio ( Art.487 da CLT, em seu Inciso Segundo), até mesmo pra ter valor melhor na rescisão e a empresa não deixa, ela tem que comunicar por escrito a dispensa do cumprimento desse Aviso, indenizar e pagar a rescisão dentro do prazo de até 10 dias corridos, após pedido de dispensa. Essa situação vem acontecendo e há entendimentos diferentes. Entendo que nesse caso, a empresa indeniza o Aviso Prévio.
Olá, obrigada pelo vídeo. Eu pedi demissão e não tinha ciência que teria que cumprir aviso prévio, eu não fui informada pelo setor de RH desse critério, e 12 dias após o pedido de demissão eu fui assinar a rescisão e a responsável do Rh disse que eu ainda estava com saldo negativo com a empresa, pois cono não cumpri o aviso, a multa que foi cobrada era maior do que os avos que eu teria pra receber ( de férias - décimo terceiro e um saldo de alguns dias de trabalho) Gostaria de saber se isso esta correto? Eles não deveria informar ao funcionário essa questão no ato da demissão? Perbuntar pelo menos se o funcionário vai querer ou não cumprir o aviso? Deixando claro as consequências de não o cumprir?
0 pedido de demissão deve ser feito por escrito, informando a empresa se vai cumprir os 30 dias do Aviso Prévio ou não. Caso os descontos sejam superiores ao seu crédito, sua rescisão fica zerada e você não fica devendo nada à empresa.
Boa noite. Eu comecei a trabalhar dia 21/11 e pedi as contas hoje, tenho contrato de 45 dias. Recebi ontem referente a 10 dias. Como funciona nesse caso se houver a comprovação de prejuízo?
Tem que indenizar o Aviso Prévio de 30 dias, mas normalmente acaba descontado do Empregado. Se você não documentar essa situação, já era. Colaborou Ilson Xavier
Olá, eu pedi demissão na terça e na quinta já iniciei um novo emprego, esse foi o motivo da minha demissão. Não cumpri o aviso prévio. Eu gostaria de saber se eu levar a carta de recomendação a antiga empresa, se estarei resguardada de ter o aviso prévio descontado do meu salário. Obrigada
Não, o empregador pode descontar o aviso prévio que é uma multa de 1 salário mínimo. Quebrou contrato a parte lesada neste caso o empregador pode sim descontar o aviso prévio.
Como você pediu demissão, mesmo apresentando carta de novo emprego, o Empregador pode descontar o Aviso Prévio, na sua rescisão. Quando o empregado pede demissão, fica na obrigação de cumprir os 30 dias do Aviso Prévio. O não cumprimento, dá direito ao empregador de descontar, na sua rescisão. Art.487 - Parágrafo Segundo da CLT. Colaborou Ilson Xavier
Aconteceu isso comigo, no mesmo dias 26/01 a minha carteira assinada pela nova empresa e rescindido pela empresa antiga e mesmo com carta a empresae descontou o aviso prévio.
estou cumprindo o aviso multo que ela falou e apareceu novo emprego e preciso sai e nao peguei a folha que comprova que estou no outro emprego que falso
Se é caso de pedido de demissão e no cumprimento do Aviso Prévio você vai sair antes do término, para iniciar na nova empresa, os dias não trabalhados do Aviso, a empresa pode descontar como faltas na rescisão. É bom que você avise a empresa, que você só não vai cumprir os 30 dias do Aviso Prévio, porque precisa iniciar de imediato na nova empresa (Se for caso).
Por perde as minhas ferias que já foi conquistada fui obrigada a pedi demissão empresa e um trabalho de esforço físico extremo tô saindo sem um real e ainda pego minha férias
Mesmo que você tenha pedido demissão, você tem direitos como saldo de salário, décimo terceiro proporcional, férias vencidas, acrescidas de 1/3, férias proporcionais, acrescidas de 1/3, horas extras ( Se houver), se cumprir os 30 dias do Aviso Prévio, recebe mais salário mensal seu, na rescisão.
Após seu pedido de demissão, a empresa tem prazo de até 10 dias corridos incluindo sábado, domingo e feriado, para efetuar pagamento de suas verbas rescisórias e entrega de documentos rescisórios.
Se eu pedir a conta e a empresa me liberar do aviso prévio,ou seja ela não deixar eu cumprir o aviso prévio ,,ela é obrigada por lei me pagar esse aviso??????
Olá Eu pedi demissão a minha chefe contei p ela os motivos pela qual prescisava sai da empresa e disse que iria cumpri o aviso prévio. Ela simplesmente disse p mim que eu não receberia nada vezes nada . Axei estranho pois tenho um ano e dois meses já na empresa e ainda nem as ferias recebi. E detalhe ela não quer q eu cumpro o aviso prévio. Então optei em não sai mas porq antes vou procurar me informa para saber se o que ela disse procede . Detalhe as pessoas q ela dispensa ela faz escrever uma carta dizendo q está abrindo mão do aviso prévio.
Rejane, Espero que dê tempo para auxilia-la. Quando voce pede demissao se voce nao cumprir pode ser descontado pela empresa, mas caso voce cumpra recebera normalmente, caso seja impedida de cumprir a empresa tem que indenizar. No caso da carta sugiro que faça em duas copias e coloque que ira cumprir o aviso previo, para que fique protegida pela lei. Boa sorte!
Olá. Eu pedi demissão numa sexta-feira porque consegui uma proposta de emprego melhor e não poderia cumprir o aviso prévio porque iniciaria minhas atividades no novo emprego já na segunda-feira. E o empregador disse que iria descontar o aviso prévio. Pergunto: Esta correto ou não?
Estou na mesma situação hoje. No meu caso e no seu, perdemos tanto o aviso prévio como os 40%. Tenho só 6 meses de empresa e não vou receber "praticamente nada". Como calcular???? (Sobre 1,500R$)
Nesse caso, o Empregador está correto. Empregado que pede demissão, fica na obrigação de cumprir o Aviso Prévio. O não cumprimento do Aviso, dá direito ao Empregador de descontar na rescisão. Art. 487- Parágrafo Segundo da CLT. Colaborou Ilson Xavier
video não deixa explícito, tu apenas diz a empresa desconta o valor do aviso mais esse valor e descontado de onde se não cumpri aviso, ainda recebo décimo proporcional? Ferias? E caso tenho carta de novo emprego? Trabalhei por 6 meses na empresa que sai.
Me tira uma duvida por gentileza, ganho na carteira 1500, vamos supor que se me dispensassem com aviso indenizado, e eu pegaria 5 mil reais de acerto, a duvida é: se eu pedir e nao cumprir aviso, o que eu perderia e esse valor de 1500? Pegando no fim das contas uma media de 3500, estou certo??
Se era dia normal de trabalho desse empregado, ele pediu demissão e não trabalhou esse dia, houve falta desse empregado, sim. Seria diferente, se ele trabalhasse normalmente e no final do expediente pedisse demissão.
A empresa deve comunicar ao empregado por escrito, dispensa de cumprimento do Aviso Prévio, indenizando, já que foi a empresa que não deixou o empregado cumprir o Aviso. Essa causa pode ser discutida na Justiça do trabalho. Polêmica.
Valor de seu salário por dia. Exemplo: Se você deixar de trabalhar 10 dias no Aviso prévio e não justificar, será descontado 10x o valor do seu salário por dia. Outro exemplo: Se você deixar de trabalhar os 30 dias do Aviso prévio, será descontado um mês do seu salário na rescisão. Colaborou Ilson Xavier
Tenho uma dúvida. No meu caso eu avisei meu chefe 1 semana antes E avisei o RH que gostaria de pedir demissão. O gestora do rh deveria ter me instruído com relação a tal aviso prévio ? Me dando a opção de cumprir ou não o aviso prévio?
Para conhecimento: O pedido de demissão pelo empregado, fica na obrigação de dá 30 dias de Aviso Prévio, para o empregador - Art.487, da CLT e Inciso Segundo. Nesse caso, o correto seria você fazer carta de Próprio punho( preferência 2 vias - colhendo assinaturas da empresa - uma sua, outra da empresa ), com pedido de demissão, informando se cumpriria o Aviso prévio ou não. pedido verbal não funciona - Tem que ser por escrito.
@@Ilsonxavierr Eu pedi demissão pra minha gerente e quero cumprir aviso prévio e ela não disse que a empresa não faz isso, ela mentiu pra mim ? A empresa é burger king.
@@cl8138 De acordo com o Art.487, da CLT e seu Inciso Segundo, se o empregado pede demissão, tem o dever de dá o Aviso Prévio para o empregador. No teu caso, você pediu demissão, quer cumprir o Aviso Prévio, se a empresa não deixar, ela deve te indenizar.
Boa tarde.. A empresa de onde saí, mandou por email um exemplo de carta de demissão que eu precisava fazer pois era um pedido de demissão.. Pois bem, no modelo da carta estava dizendo que eu deveria pedir o imediato encerramento do meu contrato de trabalho e a dispensa do cumprimento do Aviso Prévio.. Nesse caso, eu recebo o aviso ou não?
Ótimo vídeo.. Mas tenho uma dúvida.. minha folha fechou dia 21, vou pedir demissão no dia 5 do mês seguinte ao fechamento ele pode descontar o pagamento da folha já fechada?
Se você pediu demissão, mesmo que apresente carta de novo emprego à empresa, você fica na obrigação de cumprir os 30 dias, do Aviso Prévio. Caso não cumpra o Aviso, à empresa poderá descontar um mês do seu salário, na sua rescisão. Art.487, Parágrafo Segundo da CLT. Colaborou Ilson Xavier
Podem descontar mesmo assim. A Carta é uma cortesia entre uma empresa e outra, um "favor" em não cobrar o aviso prévio. Mas a empresa não tem obrigação nenhuma de aceitar. (Infelizmente)
@@Ilsonxavierr trabalhei 98 dias e pedi demissão e não quis pagar aviso, então terei que pagar ? E se o valor recisorio não for suficiente tenho que pagar por fora com meu próprio dinheiro ?
@@hortenciasantos6476 Sim. Quando o empregado pede demissão, é obrigado cumprir o Aviso Prévio. Art.487, da CLT e Inciso Segundo do mesmo Artigo. O não cumprimento do Aviso prévio, dá ao empregador, direito de descontar os dias não trabalhados do Aviso, na rescisão. Art.487, Parágrafo Segundo, da CLT. RESCISÃO: Se o valor de sua rescisão for inferior ao valor dos descontos, sua rescisão fica zerada e você não fica devendo nada à empresa. CUIDADO: Empresas desonestas, exigem pagamento via boleto, quando os créditos da rescisão, é inferior aos descontos. Não aceite. Se ficou alguma dúvida, estou disponível para ajudar.
@@hortenciasantos6476 Seus direitos no pedido de demissão: Saldo de salário - décimo terceiro proporcional - férias proporcionais, acrescidas de 1/3 - horas extras ( se houver ). NÃO TEM DIREITO: Não saca o saldo do FGTS ( fica retido na Caixa Econômica Federal ) - não tem direito a multa de 40%, sobre o saldo do FGTS - não tem direito ao Seguro Desemprego.
Aviso prévio.... eh a coisa mais imbecil na CLT... deveria ser excluida da vida dos trabalhadores e das empresas... se a empresa mandou o cara embora ou o cara pediu para sair quer dizer que uma das duas partes nao quer mais estar presente... a probabilidade de o funcionario fazer uma merda por ser "obrigado" a cumprir o aviso eh muito grande!!! se o cara pediu para sair ou foi demitido... dispensa o cara de uma vez!!!
Mas o aviso prévio, ele existe para que um não deixe o outro na mão de um dia para o outro. E fácil de entender.
@@ManoelJunior10 essa regra é boa e ruim ao mesmo tempo.
Por parte da empresa demitir o funcionário é justo um aviso até pq o trabalhador é menos favorecido. Já em relação ao trabalhador é muito ruim ser descontado 1 salário o valor de desconto é muito grande deveria ser uma porcentagem 40 % exemplo. Além disso o aviso prévio é desmotivante em ambos os casos.
Vou te dar um exemplo uma situação hipotética: João enjoado da rotina do seu trabalho e do chato do seu chefe vai no RH da empresa e pedi demissão foi informado que se ele não cumprir aviso será descontado em sua recisão o valor de 1 salário de uma mês trabalhado pois a empresa vai precisar contratar um novo funcionários mais isso aquilo blá blá blá.... Puto pra caralho João aceita cumprir 30 dias de aviso prévio , sendo que João foi para o trabalho no primeiro dia do aviso e depois faltou 2 semanas ( 14 dias ) depois fez a mesma coisa trabalhou 1 dia e faltou mais 14 ( claro que João é esperto ele viu essas quantidades de faltas não é considerado abandono de emprego que poderia ser convertido pra justa causa ). Agora mês diz adianta o aviso prévio forçado para o emprego ???
Mas aí acho q tem o lance de sair com a mão na frente e outra atrás, pq a empresa n vai querer custear a pessoa que se demitiu do nada de graça e o trabalhador ñ se pode ar esse luxo. Então fica mais "justo" para ambas partes.
@@danielerodrigues7792 Entendo sua posição... mas c o cara pediu demissão, por exemplo, ele conhece os riscos deste ato... então...
@@BrunoDias-ng1bn eu não tô falando do "risco" até pq isso tá em lei e a lei tem que se cumprida. O que eu não concordo é esse desconto do salário 100% pq o empregado não que cumprir aviso, então assim essa % tem que ser menor. Olha isso, caso um outro funcionário da mesma empresa fosse pego furtando material do local do trabalho e a empresa demitisse por justa causa a recisão dele ainda será maior.
As informações postadas neste vídeo foram extremamente relevantes para mim e minha empresa! Parabéns ao Professor Rafael Lopes pela total clareza nas orientações sobre o tema! Um forte abraço!
Ótima explicação, não preciso assistir/ler mais nada, sanou 100% das minhas dúvidas 👍 Muito obrigado e parabéns pelo canal👍
Eu trabalhava de doméstica e fui demitida, meu ex patrão não deixou eu cumprir o aviso prévio. Mais ele não me pagou esse aviso! Descontou na minha recisão
Mete esse canalha na justiça
POE ELE NA JUSTA.
Se você foi demitida pelo patrão, tem direito ao Aviso Prévio trabalhado ou indenizado. Sendo trabalhado, trabalha 30 dias com opção de escolha de redução de 2(duas) horas diárias ou faltar os últimos 7(sete) dias corridos, sem prejuízo de salário integral. Se for indenizado, você não trabalha os 30 dias e recebe por eles. Lembrando: Se você tinha mais de um ano de serviço prestado, tem direito aos dias proporcionais da Lei 12.506/2011. Exemplo: 1 Ano completo= 33 dias de Aviso Prévio - 2 Anos completos= 36 dias de Aviso Prévio- 3 Anos completos= 39 dias de Aviso Prévio e assim por diante, até chegar no máximo 90 dias de Aviso Prévio. Patrão picareta. Não respeitou seu direito e ainda descontou o Aviso Prévio. Se precisar, estou aqui. Colaborou Ilson Xavier
Sou Rogério, eu pedi demissão mas eles não me avisou pra eu cumprir o aviso e descontou no meu acerto
estou no mesmo caso.
você conseguiu resolver o seu?
Pedi demissao descontaram ate e p i que nao peguei
Se o empregado pede demissão, é ele que tem que informar na carta de demissão a empresa, se vai cumprir o aviso prévio ou não. A empresa não tem essa obrigação.
Super esclarecedor! Parabéns.
Se a pessoa receber o salário e no dia seguinte pedir pra sair o que ocorre? O empregado não tem que pagar a empresa né esses 30 dias né?
Minha dívida?
Muito esclarecedor, agradeço muito. Estou de saída da minha empresa e conforme conduta da própria empresa não realizamos o aviso prévio, por se tratar de uma área de risco. Porém ao ler o modelo de carta de desligamento que me foi enviada, notei que destaca a minha ciência sobre o desconto do não cumprimento do aviso. Como proceder?
Gostei de ter essa informação!
Parabéns 👏
Eu assinei a punho que não iria comprir o aviso prévio por motivos pessoais, quando na verdade era porque tinha conseguido um emprego melhor. Como faço para não descontarem o aviso prévio, estou a 50 dias na empresa
Nesse caso, o Empregador tem direito de descontar, o Aviso na rescisão. Art. 487 - Parágrafo Segundo da CLT. Não custa nada pedir ao empregador, para haver o desconto. Aceitar o pedido ou não, é opção do empregador. Colaborou Ilson Xavier
Se funcionário pede demissão é porque logicamente ele não quer mais ficar mais dentro da empresa
Mais msmo assim exige dinheiro e pagamentos,muitas vezes nem cumpri aviso prévio
Isso não significa que o Empregado que pede demissão, não tenha que cumprir o Aviso Prévio de 30 dias. Caso não cumpra, o Empregador tem direito de descontar o Aviso na rescisão. Art.487 - Parágrafo Segundo da CLT.
@@Ilsonxavierr e qual o valor a ser pago
@@reginaldodaconceicaosouzal9734 Boa noite- O equivalente a um salário do empregado( não cumprimento dos 30 dias do Aviso ). Art.487 da CLT, Parágrafo Segundo. Exemplo: Se o empregado tem salário de R$1.500,00, esse será o valor descontado n rescisão.
@@Ilsonxavierr Olá, mesmo o empregador apresentando a carta do novo emprego poderá haver o desconto do aviso prévio?
A empresa que trabalho se pedir demissão ele não dar opção de cumprir , já vem papel informando mas aí informa que não vai descontar na recisão,, não entendi como fazer cálculos
Estratégia maldosa dessa empresa, para descontar o aviso prévio das verbas rescisórias, diminuindo muito o valor a ser pago ao empregado, ou até mesmo a rescisão ficar zerada. Na carta de demissão, o empregado deve informar a empresa se vai cumprir o aviso prévio ou não.
@@Ilsonxavierr você tá até hoje ajudando pessoas cara, parabéns, que Deus te abençoe, quero tirar uma dúvida também, mas não sei se vai ver minha msg
Sua dúvida não chegou. @@JKiNg-23
Agradecimento ao canal, pela oportunidade de colaborar.
Eu fiquei 3 semanas tentando pedir a conta pra cumprir o aviso pra não sair zerada e não me deram, eu tive que pedir e não cumprir o aviso e sai sem nada. Eu posso entrar com alguma ação? Eu tenho todas as conversas gravadas.
Para conhecimento: Nesse caso, cabe indenização - Se você pediu demissão e informou à empresa que queria cumprir o Aviso Prévio e à empresa não deixou, nesse caso, à empresa tem que dá Aviso Prévio indenizado, ao empregado. Art.487, Parágrafo Primeiro, da CLT. Situação como essa, é importante pedir à empresa, declaração informando que está dispensando o empregado, do cumprimento do Aviso Prévio. Se você não se proteger, eles descontam sem dó, o Aviso Prévio na rescisão. colaborou Ilson Xavier.
Ar tigo 487, da CLT.
A empresa não pode impedir que o empregado que pede demissão, não cumpra o Aviso Prévio de 30 dias. Art. 487, da CLT. Se a empresa impedi o empregado de cumprir o Aviso, tem indenizar o empregado. Artigo 487, Parágrafo Primeiro, da CLT.
Porque ninguém nunca fala sobre o que a empresa pode descontar quando pedimos demissão? Pq tem empresas que a gente sai devendo diz eles, acho que isso não existe, será que pode explicar melhor sobre o que pode e não a empresa descontar quando pedimos demissão?
Se o empregado pede demissão, fica no dever de dá Aviso Prévio de 30 dias, para o empregadorArt.487, da CLT. Caso o empregado não cumpra o Aviso Prévio, à empresa poderá descontar equivalente a um salário do empregado, na rescisão. Art.487, Parágrafo Segundo da CLT. Também nesse caso, se o empregado cumprir o Aviso, não terá direito a redução de 2 horas diárias ou poder faltar os últimos 7 dias corridos. Ou seja, terá que trabalhar os 30 dias, na integralidade. Não saca o fgts ( fica retido na Caixa Econômica Federal ) - Não tem direito a multa de 40%, sobre o saldo do fgts para fins rescisórios. Não poderá dá entrada no Seguro Desemprego. Direitos do empregado, que pede demissão: Saldo de salário - férias vencidas( se houver ), acrescidas de 1/3 - férias proporcionais, acrescidas de 1/3 - décimo terceiro proporcional - horas extras( se houver ) -
ilson mas esse salário que eles descontam pode ser do décima e férias ou só o salário ?
@@jessycaferreira9659 Caso o empregado pede demissão e não cumpre o Aviso Prévio, poderá ser descontado o equivalente a um salário mensal do empregado. Exemplo: Se o valor do salário mensal do empregado for R$1.500,00( mil e quinhentos reais ), esse é o valor que poderá ser descontado, na soma dos valores da rescisão.
@@jessycaferreira9659 Desconta o salário na rescisão. décimo terceiro proporcional e férias proporcionais, acrescidas de 1/3, são verbas rescisórias, que fazem parte do valor da rescisão.
A empresa onde trabalhava me deu férias de 10 dias (saldo pois tiramos férias coletivas).
Ao voltar me deu aviso prévio cumprido em casa e nesse aviso me descontou neste aviso as férias dos 10 dias que deu.
Está certo isso?
Depois das férias com esse aviso demorou mais 49 dias pra rescisão.
O funcionário está na experiência, não veio nenhum dia nesse mês de novembro e teve feriado nesse meio tempo. Dia 13 pediu demissão antecipada. Como ficam as faltas e quantos dsr descontar? Ele compensa o sábado durante a semana.
Pelo amor de Deus, alguem me ajuda.Eu sou professor e dei aula até o final do ano para não prejudicar o coordenador e os alunos, porem, o cara do RH me enviou um modelo de demissão onde consta "Não cumprirei aviso prévio, portanto, autorizo o desconto da multa do artigo 487 da CLT das verbas rescisórias".Ou seja, querem descontar de mim mesmo eu tendo ficado até o término das aulas!!O que eu faço?Quem esta certo??
Você está certo, entra na justiça
Para conhecimento: Sugiro que leia o Art. 487 e Inciso Segundo, da CLT. Nesse caso, se você fizer carta de próprio punho, pedindo demissão, informando que não vai cumprir o Aviso Prévio de 30 dias, à empresa pode descontar o Aviso Prévio na rescisão. Nessa situação pode. Art.487, Parágrafo Segundo, da CLT. Se à empresa demite o empregado sem justa causa, com Aviso Prévio Trabalhado, e o empregado não cumpri o Aviso, à empresa também pode descontar o Aviso na rescisão. O que à empresa não pode fazer, tomar iniciativa com modelo de demissão, informado que o empregado não vai cumprir o Aviso prévio e está autorizada a fazer o desconto. Isso é picaretagem - má fé - empresa fraudulenta, que não merece respeito.
Boa tarde ... Eu pedi demissão do meu emprego, sendo q fiquei 1 mês e 8 dias na empresa, a dona falo que tenho q cumprir o aviso prévio ou irei paga multa, bom ouvi boatos que o valor da multa e o mês trabalhado meu, e no caso eu saio sem nenhum dinheiro ? Eles me dera um modelo de carta de Demissão falando pra eu escrever do jeito que está lá no papel, eu achei estranho e tô tentando entender, eu mesmo não posso fazer meu próprio modelo de demissão ou eu tenho que escrever do jeito deles ...
Para conhecimento: No teu caso, você que tem fazer carta de próprio punho, com pedido de demissão ( preferência em duas vias, colhendo assinatura da empresa, uma via é sua ), informando o cumprimento do Aviso Prévio ou não. OBS. O não cumprimento do Aviso Prévio, dá direito ao empregador, de descontar o equivalente à mês de seu salário, na rescisão. Art.487, Parágrafo Segundo, da CLT. Com apenas 1 mês e 8 dias de serviço na empresa, o valor é pouco ou possivelmente à rescisão fique zerada.
Este vídeo é uma aula topíssima! Obrigada!
NUNCAAAAAAA O EMPREGADOR IRÁ FAZER ISSO, DEIXAR DE DESCONTAR ATE O ULTIMO CENTAVO.
Quando o funcionário pede demissão e o mesmo está em outra cidade e estado pois ao longo da jornada a empresa o transferiu.
Nesse caso a empresa tem obrigação de pagar sua devoção de mudança para base que foi retirado?
Raras as empresas que pagam/indenizam o aviso quando o funcionário pede demissão e opta por não cumprir o aviso.
Mano quando eu completar 3 meses de contrato na empresa que estou(vai ser dia 01 de fevereiro) irei parar de ir dia 31 desse mês, esperar até dia 06 pra receber o pagamento dai dia 06 ou 07 irei pedir demissão imediata, será que ainda vou ter que pagar essa multa mensal?
@@insanoice3697 cara, não entendo muito bem como funciona, mas acredito que a empresa não irá cobrar de você (só se for uma empresa **xo mesmo.. uma vez eu esperei cair o pagamento quando trabalhava em outra empresa e pedi demissão no mesmo dia e não cumpri o aviso, eles ainda me pagaram um valor pequeno, mas achei que ia sair sem nada ou até no prejuízo
Pedi demissão, não cumpri o aviso. Tinha 6 anos e meio de casa. Era pra descontaram 1 salário,descontaram 48 dias. E ainda sim,descontaram o sábado e domingo. Eram pra pagar 22 dias trabalhados,pagaram só 16. Fiquei muito revoltada com isso.
Nesse caso, a empresa só poderia descontar os 30 dias do Aviso. Justiça do trabalho neles. É o que merecem. Picaretas.
E quando a empresa não quer que o empregado cumpra o aviso prévio?
Eu tambem quero saber isso si tiver achado me manda o vídeo fazendo favor
Daí ela indeniza o tempo de aviso prévio.
@@ViniciusFerreira-pl6gkTem que indenizar esse aviso prévio.
Tem que indenizar esse aviso prévio.
Olá. Como vai? Pedi demissão e comuniquei na carta que não cumpriria. Estava ciente do desconto. Porém, foi descontado o valor em cima das minhas variáveis e não do meu fixo constados em carteira. Esta correto?
Uma duvida e se na carteira for contrato determinado e definido por dias, um contrato que renova automaticamente sem pergunta o funcionario se ele quer manter vinculo com a empresa, e ele sai sem cumprir o aviso e n volta mais, mesmo assim a empresa pode descontar o aviso ?
Uma lei ultrapassada onde jade viu trabalhar um mês d graça o patrão fica mais rico e o empregado cada vez mais pobre essa lei prejudica muito quem ganha apenas um salário mínimo pq o acerto da uma merreca d menos d um salário 😭😭
Então eu tenho q avisar a empresa q de hoje a 30.dias eu não trabalho mais na empresa para não ter q descontar o aviso
Em caso de pedido de demissão, o pedido deve ser feito por escrito com antecedência de 30 dias, informando a empresa se vai cumprir o Aviso Prévio ou não. O não cumprimento dos 30 dias do Aviso, a empresa poderá descontar de suas verbas rescisórias.
Olá meu caro Boa tarde você não falou em relação ao funcionário cumprir o aviso prévio e no decorrer do aviso prévio a empresa encontrou um novo funcionário novo profissional nesse caso a empresa mesmo assim pode descontar no aviso prévio do funcionário mesmo ele ficando até a até chegada de um novo profissional mesmo se o funcionário ficar e ajudar o novo o novo profissional explicar para ele como é que você tá em presa e sair amigavelmente a empresa pode descontar o aviso prévio
E se o modelo da carta tiver o modelo de desconto e na hora de escrever seu gerente ou RH não pergunta se vc quer cumprir ou não o aviso?
No pedido de demissão, é importante que o pedido seja feito por escrito a mão em 2 vias (ficar com cópia como prova), assinar e colher assinatura da empresa. Na carta de demissão, o empregado deve informar a empresa, se vai cumprir o aviso prévio ou não.
Boa tarde, eu pretendo pedir demissão dia 1 de dezembro e não vou fazer aviso, eu vou receber o salário de novembro?
O mês trabalhado de Novembro, a empresa deveria ter pago até o quinto dia útil de dezembro e a rescisão até 10 dias corridos de dezembro, após pedido de demissão.
E quando a empresa que manda você ficar em casa? Pedi demissão no meu serviço, e eles falaram que eu não precisaria ir mais no outro dia, ai descontaram o valor de mim
Você teria que pedir um recibo da empresa, informando a dispensa do cumprimento do Aviso Prévio.
Vou trocar de empresa e estou pedindo demissão, ouvi dizer que se a empresa em que vou entrar para trabalhar me der uma declaração que estou migrando para ela a empresa antiga não pode descontar o aviso prévio, isso é verdade?
No caso de pedido de demissão, mesmo que você comprove obtenção de novo emprego, fica na obrigação de cumprir 30 dias do Aviso Prévio. O não cumprimento do Aviso, dá direito ao empregador descontar das verbas da sua rescisão, o equivalente a um salário mensal seu. Art.487, da CLT, Parágrafo Segundo.
Meu marido pediu demissão e avisou a empresa antes do mês começar, sendo que nem tocaram no assunto de aviso prévio, trabalhou 15 dias do mês seguinte e saiu da empresa. A empresa descontou os 30 dias de aviso prévio na recisão dele, ele foi lesado? Ele não sabia que seria descontado esse valor e a empresa também não falou nada. Passamos a saber dos direitos e deveres após pesquisar aqui e aí Dr o que fazer?
Quando avisa a empresa, tem que formalizar por meio de uma carta e a empresa dar o ciente pra ter validade.
O meu patrão fez acordo com migo 4 ano de trabalho 50% FGTS 2.500 e 4.000 de tempo de trabalho e 8 mês de estabilidade de Março a Dezembro OBS sem férias sem décimo sem seguro meu salário é de 1.383 reis TOTAL verbas rescisórias 18.000 ? 🤔
mas e se a empresa não der a opção de cumprimento de aviso. Como fazemos???
Empresa não pode cobrar indenização, e terá em até 10 dias acertar as recisórias
Neste caso, à empresa tem que dá Aviso Prévio indenizado ao empregado. Art.487, Parágrafo primeiro da CLT. Se ficou alguma dúvida, fique a vontade e pergunte. colaborou Ilson Xavier
@@Ilsonxavierr... Oi por favor, meu esposo trabalha há 5 anos em uma empresa na qual ele pediu para fazerem um acordo legal (NAO ACEITARAM) e de imediato ofereceram as férias dele (30 dias).
Ele aceitou vai entrar de férias dia 13/04/22, mas ele já tem em vista outra empresa que provavelmente começará a trabalhar dia 25/04/22. Ele poderia ir até a empresa durante as férias e pedir a demissão?
@@marianamanu2891 Não há nada na lei que impeça o empregado pedir demissão durante o período de gozo das férias. Predomina o entendimento de que o pedido de demissão no curso das férias, é perfeitamente possível, baseando-se no respeito à vontade do empregado, que pode a qualquer momento e mesmo estando em gozo de férias, decidir pelo rompimento do seu contrato de trabalho com a empresa.
@@marianamanu2891 Não há nada na Lei que impeça o empregado pedir demissão durante o período de gozo das férias. Predomina o entendimento de que o pedido de demissão no curso das férias, é perfeitamente possível, baseando-se no respeito à vontade do empregado, que pode a qualquer momento e mesmo estando em gozo férias, decidir pelo rompimento do seu contrato de trabalho com a empresa.
Da onde vai-se descontado o aviso prévio se já vou pra outra empresa tenho 1ani e meio de ferias pra receber
Tenho uma dúvida referente ao calculo do desconto, saberia me dizer se as médias de horas extras integram o desconto do aviso indenizado pelo empregado?
achou a resposta
Tmb queria saber
Fui trabalhar numa empresa comecei dia 21 de novembro a moça me falou que a experiência era de 60 dias ela falo que nesse período podia sair . me deu alergia pedi pra sair dia 29 de dezembro estava dando 1 mês e 8 dias ela me descontou 1 salário de aviso .. e na minha carteira ela não pos o tempo de experiência tem alguma ??
Eu pedi conta com nove meses de trabalho fiz uma carta para a empresa pedindo que liberação do cumprimento de aviso . Foi aceito e Deram baixa mais antes mesmo dos exames e também não recebi nada
Caso como esse, tem exigir da empresa, uma declaração informando ao empregado que está dispensado de cumprimento do Aviso Prévio.
Trabalhei por dez meses e meio, pedi demissão e não cumpri aviso prévio, e, recebi apenas R$500,00 como pagamento, será q isso está certo?
Obs: peguei R$400,00 das férias.
Pedi a conta porque achei outro emprego. Tenho a obrigação de pagar o aviso prévio, mesmo apresentado a carta de nova contratação?
Também tenho essa dúvida
Mano que merda esse negócio de descontar, o trabalhador já não ganha bem ainda tem o desconto
Se você pediu demissão, à empresa pode descontar o Aviso Prévio na rescisão, mesmo que você apresente carta de novo Emprego. Empregado que pede demissão, fica na obrigação de cumprir os 30 dias do Aviso Prévio. Colaborou Ilson Xavier
fiz o acordo com a empresa mais mesmo asim ela colocou na rescisão que eu pedir demissão perdi tudo o acordo que fiz com a empresa ela nao mandou eu comprir o aviso
Meu salário é de 1.678. É esse o valor que tenho que pagar pra empresa? O salário da carteira?...
Se eu não cumprir o aviso, pago o aviso indenizado. Se eu nao tenho ferias pra receber pois estou voltando de ferias, como vão descontar se nao tenho nada pra receber?
Tem uma questão no artigo 487 que fala aí no parágrafo citado que é. SEM JUSTO MOTIVO. Pode-se pedir demissão, e no cumprimento do aviso obter um novo emprego. Em algumas análises jurídicas pode se entender como MOTIVO JUNTOS
Cassyo, justo motivo é justa causa. A parte que, sem justa causa, quiser rescindir, deve avisar a outra com antecedência mínima de 30 dias. Agradeço o comentário.
No meu caso eu pedi demissão, pedi pra cumprir o aviso, mas não deixaram, a empresa tem que me indenizar?
Estou passando pelo mesmo processo não querem me colocar no aviso.
Sim. A Empresa tem que indenizar.
Nesse caso, a empresa tem que indenizar você, os 30 dias do Aviso Prévio. Art.487, Parágrafo Primeiro da CLT. Colaborou Ilson Xavier.
será descontado 30 dias o modelo e vc não fica com nenhuma cópia
Por que o meu caso foi esse, pedi demissão e não pode cumprir o aviso por que uma semana depois já estaria registrado em outra empresa.
Caso como o seu, não havendo previsão em cct empresa pode descontar.
Trabalhei 5 meses mais meu patrão não fichou minha carteira aí eu pedi demissao mais ele não falou pra mim compri aviso previo ele mandou eu ir no dia seguinte acertar minhas contas aí ele só mim deu 430 reais que foi os 13 dias que trabalhei no pedido de demissão e falou que descontou 1.200 de aviso prévio que eu não conpri meu direitos só era esse
Vc processa ele e ganha muito mas . Pois não se trabalha sem assinar carteira 5 mês
Quando o funcionário e demitido e a empresa.pede.pra ele cumprir em casa? Pode?
É quando ele.esta cumprindo o aviso ele não tem mais direitos a vale alimentação ou auxílio moradia? Sendo que ele recebeu durante 4 anos?
Não existe Aviso Prévio cumprido em casa - Existe Aviso Prévio indenizado.
Sair com 4 mês da empresa, com aviso prévio indenizado. Vou estar pegando qts mais ou menos?
Se o empregado faz pedido de demissão por escrito de próprio punho ( em duas vias, colhendo assinatura do empregador, ficando com uma via, como prova ), solicitando dispensa do Aviso Prévio e o empregador aceita e depois desconta na rescisão, é só entrar na Justiça do Trabalho, que ganha o Processo.
Sério? Aconteceu comigo.
@@leonardofranca7226 Olá, se você tiver prova documental solicitando dispensa de cumprimento do Aviso Prévio e o seu empregador aceitou e depois descontou o Aviso das suas verbas da rescisão, nessa situação se ingressar na justiça do trabalho, ganha o processo. Após encerramento do contrato de trabalho, você tem prazo de 2 anos para ingressar na Justiça do Trabalho. Após 2 anos, prescreve o prazo.
@@Ilsonxavierr nossa aconteceu comigo ,foi descontado quase 3 mil reais da minha rescisão . Mas eu já tinha arrumado outro emprego mais flexível
@@brunasouza1396 que prejuízo financeiro, você teve. Valor alto. É preciso muita cautela no pedido de demissão. É fundamental a prova documental. No caso de pedido de demissão, É muito importante o pedido por escrito. Carta com pedido de demissão, escrita de próprio punho em 2 vias colhendo assinatura da empresa, ficando com uma via como prova, informando a empresa se vai cumprir o Aviso Prévio de 30 dias ou não ou solicitando ao empregador dispensa de cumprimento do Aviso Prévio. Não pode esquecer de colocar a data do dia que pedir demissão, evitando risco de fraude. No pedido de demissão, O empredo é obrigado dá 30 dias do Aviso Prévio para o empregador. Inciso Segundo do Art.487, da CLT. Caso o empregado não cumpra o Aviso, a empresa poderá descontar o Aviso Prévio das verbas rescisórias. Art.487 da CLT, Parágrafo Segundo. Existe possibilidade no pedido de demissão, o empregado solicita r ao empregador dispensa de cumprimento do Aviso Prévio. Isso se houve boa relação de trabalho empregado/empregador. Caso o empregador aceite a solicitação de dispensa de cumprimento do Aviso Prévio, o empregado deve exigir do empregador, uma declaração dispensado cumprimento do Aviso Prévio. Caso o empregador não cumpra com o combinado, o empregado terá prova documental, para ingressar com uma ação trabalhista, ganhando o processo. Boa sorte, no seu novo emprego.
Na empresa que trabalhei mandaram eu digitar..achei estranho e outra, fui dispensada do aviso prévio, porém não recebi nenhuma carta assinada pela empresa me liberando do aviso mas ainda fiquei de receber o terço de férias que até hoje não me pagaram. Eles não me chamaram pra fazer acordo e também não fui mais atrás pois me sentia um lixo.
Parabéns por essa explicação maravilhosa. Que Deus continue te abençoando.
Poderia me ajudar ?
Pedi a demissão com carta dia 1 de novembro.Eu perguntei p e meu chefe que se eu ficasse até o dia 14 de novembro se ele me isentava dos 16 dias dias restantes do aviso prévio. Ele concordou em eu cumpri até o dia 14 e me abonar do restante....porém ele só quer dar baixa na minha carteira dia 1 de dez e me pagar só dia 16 de dez....correto isso?
Se data do Aviso Prévio, foi 01/11/2022, a contagem se iniciou em 02/11/2022, os 30 dias se dará em 01/12/2022, que será a data da baixa na sua carteira de trabalho. A empresa tem prazo até 12/12/2022, para efetuar pagamento de suas verbas rescisórias e entrega de documentos rescisórios. Com relação aos 16 dias do Aviso Prévio, que a empresa concordou com a dispensa do não cumprimento, é preciso declaração da empresa informando essa dispensa, para que você não tenha risco desses 16 dias descontados na sua rescisão.
E se a empresa não quiser que você fique para fazer os 30 dias de aviso prévio quando você pede demissão
NESSE CASO, À EMPRESA TEM INDENIZAR, VOCÊ. ART.487, PARÁGRAFO PRIMEIRO, DA CLT.
Pedi demissão dentro do mês vigente. Trabalhei as duas semanas finais do mês até fechar, justamente para não entrar o outro mês. Mas eles descontaram o mês seguinte, mesmo sem ter entrado nele. Confesso que não faz sentido. Não mesmo.
Gente eu pedi minhas contas dia 12/02/22
Eles não me falaram nada do aviso, estou receosa pq eu sei que eles vão descontar, eles só falaram pra mim que iam mandar mensagem pra acertar o dia de eu ir lá e receber, eu sair pq já estava combinado de eu começar a trabalhar no dia 01/03 em outra empresa, oque fazer ?
Eu escrevi a carta de próprio punho mas apenas falando que queria pedir minha demissão, o meu gerente foi dizendo oque eu deveria escrever eu ........... Portador do RG ........ Quero o afastamento desta empresa no dia de ......... E assinei, não sei se é assim, é a primeira vez que peço demissão, socorro me dêem uma luz
Como foi você que pediu demissão, fica na obrigação de dá 30 dias de Aviso Prévio, para o empregador. Art.487, da CLT. O NÃO CUMPRIMENTO DO AVISO PRÉVIO, DÁ AO EMPREGADOR, O DIREITO DE DESCONTAR NA RESCISÃO, OS DIAS NÃO TRABALHADOS DO AVISO PRÉVIO. ART.487, PARÁGRAFO SEGUNDO, DA CLT. OBS. QUANDO É O EMPREGADO QUE PEDE DEMISSÃO, MESMO QUE APRESENTE CARTA COMPROVANDO OBTENÇÃO DE NOVO EMPREGO, Á EMPRESA PODERÁ DESCONTAR O AVISO, NA RESCISÃO. ATENÇÃO: O PEDIDO DE DEMISSÃO PELO EMPREGADO, DEVE SER POR ESCRITO DE PRÓPRIO PUNHO ( PREFERÊCIA EM DUAS VIAS, COLHENDO ASSINATURA DA EMPRESA, FICANDO COM UMA VIA ), INFORMANDO SE VAI CUMPRIR O AVISO PRÉVIO OU NÃO. IMPORTANTE: NÃO ESQUECER DE COLACAR A DATA DO DIA, QUE ESTÁ PEDINDO DEMISSÃO. CONCLUSÃO: COLOQUE NA PESQUISA DO RUclips, MODELO DE CARTA DE PEDIDO DE DEMISSÃO.
@@Ilsonxavierr E quando o empregado não tem saldo pra descontar, como fica?
@@suzeterego9449 Caso os descontos sejam superiores ao crédito, a rescisão fica zerada e o empregado não terá que pagar nada ao empregador. Ele não tem que tirar dinheiro do próprio bolso, para pagar ao empregador. É proibido(o risco do negócio, do empregador).
@@suzeterego9449Sendo os descontos superiores ao crédito, a rescisão fica zerada. O empregado não tem pagar nada do próprio bolso para o empregador. Isso é proibido. O risco do negócio e do empregador.
Meu namorado entrou trabalhar dia 19/05/2020, em dezembro recebeu 15 dias de férias, quando voltou, pediu demissão dia 05/01/2021, só mandaram ele pra casa. Hoje foi buscar o acerto e além de descontarem os 30 dias ( o salário) descontaram mais 10 dias de falta, referente ao dia 5 até dia 15, sendo que eles que mandaram ele ir pra casa, pode isso?
Meu caso e asim.
O que fazer quando a imprensa diz que não precisa cumprir o aviso prévio que não ia mudar nada e desconta tudo
Isso chama-se, desonestidade com o empregado. Se à empresa diz que não precisa cumprir o Aviso Prévio, ela tem que indenizar, o empregado. Art.487, Parágrafo Primeiro, da CLT. Caso como esse, o empregado tem que exigir da empresa, recibo informando que não precisa cumprir o Aviso Prévio.
cara se eu prova q tenho q comessa a trabalha em um novo enprego acho q n precisa cunpri em pq se eu cupri eu perco o outro emprego e ai me responde
O cara ai não responde não ...isso aconteceu comigo tbm eu sair de um serviço só que eu ja entrei em outro . a empresa que eu pedi conta ela e obrigada a desconta o meu aviso ..explica pra mim isso ...eu fasso parte da segurança . obrigado .
Vcs tem q pedir pro novo patrão um carta de recomendação dizendo q vcs estão sendo contratado e aí vcs entrega essa carta pra eles aí ele n pode descontar
@@jaquedesouza2425
Podem descontar sim
A carta que uma empresa dá a outra pedindo que não desconte a indenização do funcionário é na verdade uma CARTA de PEDIDO, a empresa não é obrigada a aceitar
@@annac.p.5889 Ela é obrigado a pagar sim
Olá, desculpa minha ignorância mas não consegui compreender quando a sumula 276 do TST. Se eu peço demissão e não for cumprir o aviso prévio porque consegui outro emprego porem preciso iniciar de imediato, a empresa pode descontar o não cumprimento do aviso prévio?
No pedido de demissão, mesmo que o empregado comprove a obtenção de novo emprego, a empresa pode descontar o aviso prévio não cumprido. Já no caso do empregado dispensado sem justa causa, comprovando a obtenção de novo emprego, a empresa é obrigada liberar o empregado imediatamente para iniciar na nova empresa e não poderá descontar os dias não trabalhados do Aviso prévio.
A súmula 276 do TST, se aplica em caso do empregado dispensado sem justa causa. No pedido de demissão, não se aplica.
Eu pedi contas no meu serviço, queria cumprir o aviso, Porém meu ex patrão não me deixou cumprir o aviso e falou que não ia me pagar kkkk!! Não aceito ele descontar esse aviso pq trabalhei 6 meses 100 carteira assinada!!
No meu caso eu comprir o aviso prévio todo . E no final o patrão quer descontar da minha recisão o meu aviso
O empregador fez fraude
Nesse caso, o bagulho ficou doido. É caso de polícia. Se você trabalhou os 30 dias Aviso prévio, vai receber na sua rescisão e não pode ser descontado. Colaborou Ilson Xavier.
Boa tarde me ajuda entender estou saindo de minha empresa atual ! A nova empresa fez uma carta para mim entrega na empresa que eu tava saindo da empresa antiga para a nova empresa atual 3 dias de diferença a empresa antiga não aceitou a carta da nova que eu estou indo porém nao cumpri aviso ela e obrigada a não desconta meu aviso na revisão? Agradeço a ajuda
Se você pediu demissão, mesmo comprovando obtenção de novo emprego, a empresa pode descontar o Aviso Prévio.
E se ele for para outra empresa e não puder cumprir o aviso?
Vai descontar dele
@@MYPRODIARYQUIZ Manda a lei...
Os patroes dos menos favorecidos nao avisao sobre essa clausula tinha q ter um documento informando esses descontos antecipadamente agente do vai saber na hra da revisão
Faltou falar se o empregador impedir o empregado de cumprir o aviso... no meu caso pedi demissao ia cumprir o aviso e fui impedida.
Se você pediu demissão por escrito informando que cumpriria o Aviso Prévio e a empresa não deixou, ela deve comunicar por escrito a dispensa de cumprimento do Aviso e indenizar. Essa causa pode ser discutida na Justiça.
Pedi demissão e falei que queria trabalhar o aviso prévio, a empresa me despensou e disse que eles pagam o aviso prévio porém eles descontaram 1.168 de aviso prévio indenizado, será que tá certo?
Infelizmente se não foi documentado e só de boca, você perdeu amigo. Nesse caso, à Empresa teria que te pagar 30 dias de Aviso Prévio indenizado e não você pagar à empresa. Colaborou Ilson Xavier
Pilantras, que são. Estão muito errados. Se você pediu demissão e informou que cumpriria o Aviso Prévio e eles te dispensaram do Aviso e ainda descontaram? neste caso, à empresa tem que te dá, Aviso Prévio indenizado. Já que você quis cumprir o Aviso e eles não deixaram. Art.487, Parágrafo Primeiro da CLT. Se ficou alguma dúvida, fique a vontade e pergunte. Colaborou Ilson Xavier
@@Ilsonxavierr POIS E, PROCUREI UM ADVOGGADO MAIS ELE FALOU QUE NEM IA COMPENSAR PQ ERA MIL E ALGUMA COISA
@@issoex3966 Boa noite - Se você desejar, pode tentar outro Advogado. Nem todos pensam à mesma coisa. Na situação que você apresentou, tem que documentar. Só de boca não funciona e eles descontam mesmo. Tem que ter provas do que foi combinado. Quando tiver dúvidas, fique a vontade e pergunte. Boa Sorte. Ilson Xavier
Se o empregado pedir demissão, mas a empresa diz que não é necessário o empregado cumprir aviso. O empregado tem direito a indenização?
Se o empregado pede demissão, quer cumprir com seu dever de trabalhar os 30 dias do Aviso Prévio ( Art.487 da CLT, em seu Inciso Segundo), até mesmo pra ter valor melhor na rescisão e a empresa não deixa, ela tem que comunicar por escrito a dispensa do cumprimento desse Aviso, indenizar e pagar a rescisão dentro do prazo de até 10 dias corridos, após pedido de dispensa. Essa situação vem acontecendo e há entendimentos diferentes. Entendo que nesse caso, a empresa indeniza o Aviso Prévio.
Na caso de atestado médico da empresa .no aviso .. 15 dias .tem indenização têm direito .
Olá, obrigada pelo vídeo.
Eu pedi demissão e não tinha ciência que teria que cumprir aviso prévio, eu não fui informada pelo setor de RH desse critério, e 12 dias após o pedido de demissão eu fui assinar a rescisão e a responsável do Rh disse que eu ainda estava com saldo negativo com a empresa, pois cono não cumpri o aviso, a multa que foi cobrada era maior do que os avos que eu teria pra receber ( de férias - décimo terceiro e um saldo de alguns dias de trabalho)
Gostaria de saber se isso esta correto?
Eles não deveria informar ao funcionário essa questão no ato da demissão?
Perbuntar pelo menos se o funcionário vai querer ou não cumprir o aviso? Deixando claro as consequências de não o cumprir?
0 pedido de demissão deve ser feito por escrito, informando a empresa se vai cumprir os 30 dias do Aviso Prévio ou não. Caso os descontos sejam superiores ao seu crédito, sua rescisão fica zerada e você não fica devendo nada à empresa.
Tenho folga nos 30 dias do aviso prévio eu tenho duas folgas por semana continuo tendo
As folgas continuam como antes.
Boa noite. Eu comecei a trabalhar dia 21/11 e pedi as contas hoje, tenho contrato de 45 dias. Recebi ontem referente a 10 dias. Como funciona nesse caso se houver a comprovação de prejuízo?
E quando o empregado pede demissão,mas a empresa diz que não precisa cumprir o aviso trabalhando, ela indeniza o aviso prévio ?
Também tenho essa duvida.
Tem que indenizar o Aviso Prévio de 30 dias, mas normalmente acaba descontado do Empregado. Se você não documentar essa situação, já era. Colaborou Ilson Xavier
Olá, eu pedi demissão na terça e na quinta já iniciei um novo emprego, esse foi o motivo da minha demissão. Não cumpri o aviso prévio. Eu gostaria de saber se eu levar a carta de recomendação a antiga empresa, se estarei resguardada de ter o aviso prévio descontado do meu salário. Obrigada
Também tenho essa dúvida.
Não, o empregador pode descontar o aviso prévio que é uma multa de 1 salário mínimo. Quebrou contrato a parte lesada neste caso o empregador pode sim descontar o aviso prévio.
Como você pediu demissão, mesmo apresentando carta de novo emprego, o Empregador pode descontar o Aviso Prévio, na sua rescisão. Quando o empregado pede demissão, fica na obrigação de cumprir os 30 dias do Aviso Prévio. O não cumprimento, dá direito ao empregador de descontar, na sua rescisão. Art.487 - Parágrafo Segundo da CLT. Colaborou Ilson Xavier
Aconteceu isso comigo, no mesmo dias 26/01 a minha carteira assinada pela nova empresa e rescindido pela empresa antiga e mesmo com carta a empresae descontou o aviso prévio.
estou cumprindo o aviso multo que ela falou e apareceu novo emprego e preciso sai e nao peguei a folha que comprova que estou no outro emprego que falso
Se é caso de pedido de demissão e no cumprimento do Aviso Prévio você vai sair antes do término, para iniciar na nova empresa, os dias não trabalhados do Aviso, a empresa pode descontar como faltas na rescisão. É bom que você avise a empresa, que você só não vai cumprir os 30 dias do Aviso Prévio, porque precisa iniciar de imediato na nova empresa (Se for caso).
Por perde as minhas ferias que já foi conquistada fui obrigada a pedi demissão empresa e um trabalho de esforço físico extremo tô saindo sem um real e ainda pego minha férias
Mesmo que você tenha pedido demissão, você tem direitos como saldo de salário, décimo terceiro proporcional, férias vencidas, acrescidas de 1/3, férias proporcionais, acrescidas de 1/3, horas extras ( Se houver), se cumprir os 30 dias do Aviso Prévio, recebe mais salário mensal seu, na rescisão.
Após seu pedido de demissão, a empresa tem prazo de até 10 dias corridos incluindo sábado, domingo e feriado, para efetuar pagamento de suas verbas rescisórias e entrega de documentos rescisórios.
Se eu pedir a conta e a empresa me liberar do aviso prévio,ou seja ela não deixar eu cumprir o aviso prévio ,,ela é obrigada por lei me pagar esse aviso??????
Nesde caso, se à empresa dispensar o cumprimento do Aviso Prévio, ela precisa indenizar, pagar esse Aviso pra você na rescisão.
Olá
Eu pedi demissão a minha chefe contei p ela os motivos pela qual prescisava sai da empresa e disse que iria cumpri o aviso prévio.
Ela simplesmente disse p mim que eu não receberia nada vezes nada .
Axei estranho pois tenho um ano e dois meses já na empresa e ainda nem as ferias recebi.
E detalhe ela não quer q eu cumpro o aviso prévio.
Então optei em não sai mas porq antes vou procurar me informa para saber se o que ela disse procede .
Detalhe as pessoas q ela dispensa ela faz escrever uma carta dizendo q está abrindo mão do aviso prévio.
Meu caso é parecido com o seu .
Rejane,
Espero que dê tempo para auxilia-la.
Quando voce pede demissao se voce nao cumprir pode ser descontado pela empresa, mas caso voce cumpra recebera normalmente, caso seja impedida de cumprir a empresa tem que indenizar.
No caso da carta sugiro que faça em duas copias e coloque que ira cumprir o aviso previo, para que fique protegida pela lei.
Boa sorte!
Só trouxa pra fazer isso
Olá. Eu pedi demissão numa sexta-feira porque consegui uma proposta de emprego melhor e não poderia cumprir o aviso prévio porque iniciaria minhas atividades no novo emprego já na segunda-feira. E o empregador disse que iria descontar o aviso prévio. Pergunto: Esta correto ou não?
Estou na mesma situação hoje.
No meu caso e no seu, perdemos tanto o aviso prévio como os 40%.
Tenho só 6 meses de empresa e não vou receber "praticamente nada".
Como calcular???? (Sobre 1,500R$)
Sim está correto ele pode descontar o valor referente ao seu salário.
Nesse caso, o Empregador está correto. Empregado que pede demissão, fica na obrigação de cumprir o Aviso Prévio. O não cumprimento do Aviso, dá direito ao Empregador de descontar na rescisão. Art. 487- Parágrafo Segundo da CLT. Colaborou Ilson Xavier
video não deixa explícito, tu apenas diz a empresa desconta o valor do aviso mais esse valor e descontado de onde se não cumpri aviso, ainda recebo décimo proporcional? Ferias? E caso tenho carta de novo emprego? Trabalhei por 6 meses na empresa que sai.
E ai descontou tudo vc pegou algum dinheiro no acerto? Ou descontaram tudo?
.
EU ESTOU SAINDO PORQUE CONSEGUI UM NOVO EMPREGO - NESTE CASO NAO PODEM DESCONTAR O AVISO?
Tbm queria saber
Me tira uma duvida por gentileza, ganho na carteira 1500, vamos supor que se me dispensassem com aviso indenizado, e eu pegaria 5 mil reais de acerto, a duvida é: se eu pedir e nao cumprir aviso, o que eu perderia e esse valor de 1500? Pegando no fim das contas uma media de 3500, estou certo??
Nesse caso, pedindo demissão e não cumprindo os 30 dias do Aviso Prévio, será descontado de suas verbas rescisórias, R$1.500,00.
Sem aviso prévio não recebe nada pelo que trabalhou então
No dia do pedido de demissão , a pessoa só foi até a empresa , pedir demissão . Posso lançar falta na rescisão para o dia do pedido ?
Se era dia normal de trabalho desse empregado, ele pediu demissão e não trabalhou esse dia, houve falta desse empregado, sim. Seria diferente, se ele trabalhasse normalmente e no final do expediente pedisse demissão.
Mas e se o funcionário falar que quer trabalhar no período do aviso, mesmo pedindo a demissão, e é a empresa que não quer que ele trabalhe?
A empresa deve comunicar ao empregado por escrito, dispensa de cumprimento do Aviso Prévio, indenizando, já que foi a empresa que não deixou o empregado cumprir o Aviso. Essa causa pode ser discutida na Justiça do trabalho. Polêmica.
No caso ele não vai receber por um mês que ele não trabalhou somente isso.
Queria saber quanto o empregado paga por dia que ele deixa de trabalhar no aviso prévio.
Valor de seu salário por dia. Exemplo: Se você deixar de trabalhar 10 dias no Aviso prévio e não justificar, será descontado 10x o valor do seu salário por dia. Outro exemplo: Se você deixar de trabalhar os 30 dias do Aviso prévio, será descontado um mês do seu salário na rescisão. Colaborou Ilson Xavier
Tenho uma dúvida.
No meu caso eu avisei meu chefe 1 semana antes
E avisei o RH que gostaria de pedir demissão.
O gestora do rh deveria ter me instruído com relação a tal aviso prévio ? Me dando a opção de cumprir ou não o aviso prévio?
Para conhecimento: O pedido de demissão pelo empregado, fica na obrigação de dá 30 dias de Aviso Prévio, para o empregador - Art.487, da CLT e Inciso Segundo. Nesse caso, o correto seria você fazer carta de Próprio punho( preferência 2 vias - colhendo assinaturas da empresa - uma sua, outra da empresa ), com pedido de demissão, informando se cumpriria o Aviso prévio ou não. pedido verbal não funciona - Tem que ser por escrito.
@@Ilsonxavierr Eu pedi demissão pra minha gerente e quero cumprir aviso prévio e ela não disse que a empresa não faz isso, ela mentiu pra mim ? A empresa é burger king.
@@cl8138 De acordo com o Art.487, da CLT e seu Inciso Segundo, se o empregado pede demissão, tem o dever de dá o Aviso Prévio para o empregador. No teu caso, você pediu demissão, quer cumprir o Aviso Prévio, se a empresa não deixar, ela deve te indenizar.
Boa tarde.. A empresa de onde saí, mandou por email um exemplo de carta de demissão que eu precisava fazer pois era um pedido de demissão.. Pois bem, no modelo da carta estava dizendo que eu deveria pedir o imediato encerramento do meu contrato de trabalho e a dispensa do cumprimento do Aviso Prévio.. Nesse caso, eu recebo o aviso ou não?
Nesse caso, você não recebe o Aviso Prévio e será descontado de suas verbas rescisórias.
Ótimo vídeo..
Mas tenho uma dúvida.. minha folha fechou dia 21, vou pedir demissão no dia 5 do mês seguinte ao fechamento ele pode descontar o pagamento da folha já fechada?
Mês fechado, o empregado recebe o salário normalmente no contracheque.
Meu contracheque ficou negativo e emitiram um boleto de 400 reais de multa, eu sai sem cumprir aviso.Devo pagar esse boleto??
Como assim ?
Você pagou ?
No meu caso sofri acidente de trabalho,estou na estabilidade,me deram férias e não quero mais retornar,posso pedir demissão
Apresentar a carta de novo emprego. É necessário o cumprimento do aviso prévio. Ou posso sair no ato da entrega da carta.
A mesma pergunta que a minha! Já descobriu a resposta!
Se você pediu demissão, mesmo que apresente carta de novo emprego à empresa, você fica na obrigação de cumprir os 30 dias, do Aviso Prévio. Caso não cumpra o Aviso, à empresa poderá descontar um mês do seu salário, na sua rescisão. Art.487, Parágrafo Segundo da CLT. Colaborou Ilson Xavier
Se pedir as contas, e apresentar uma carta dizendo que arrumei outro emprego!
Eles descontam o aviso prévio?
Estou com a mesma dúvida!
Podem descontar mesmo assim.
A Carta é uma cortesia entre uma empresa e outra, um "favor" em não cobrar o aviso prévio. Mas a empresa não tem obrigação nenhuma de aceitar. (Infelizmente)
Tenho 1 mês e 8 dias no caso esse primeiro mês tá pago só tenho 8 dias dentro, no caso vou perder apenas esses dias trabalhados??
E se eu pedir demissão hoje e amanhã ja for começar em outra empresa, a nova empresa pode fazer uma carta para mim levar na empresa?
Pode, porém o desconto ou não fica a critério da "antiga" empresa. não são obrigados eximir do desconto.
Olha pedi conta no último dia do contrato da experiência no dia 90 eu sou obrigado a fazer aviso prévio
Se você cumpriu os 90 dias do Contrato de Experiência, Nesse caso não tem Aviso Prévio.
@@Ilsonxavierr trabalhei 98 dias e pedi demissão e não quis pagar aviso, então terei que pagar ? E se o valor recisorio não for suficiente tenho que pagar por fora com meu próprio dinheiro ?
@@hortenciasantos6476 Sim. Quando o empregado pede demissão, é obrigado cumprir o Aviso Prévio. Art.487, da CLT e Inciso Segundo do mesmo Artigo. O não cumprimento do Aviso prévio, dá ao empregador, direito de descontar os dias não trabalhados do Aviso, na rescisão. Art.487, Parágrafo Segundo, da CLT. RESCISÃO: Se o valor de sua rescisão for inferior ao valor dos descontos, sua rescisão fica zerada e você não fica devendo nada à empresa. CUIDADO: Empresas desonestas, exigem pagamento via boleto, quando os créditos da rescisão, é inferior aos descontos. Não aceite. Se ficou alguma dúvida, estou disponível para ajudar.
@@hortenciasantos6476 Seus direitos no pedido de demissão: Saldo de salário - décimo terceiro proporcional - férias proporcionais, acrescidas de 1/3 - horas extras ( se houver ). NÃO TEM DIREITO: Não saca o saldo do FGTS ( fica retido na Caixa Econômica Federal ) - não tem direito a multa de 40%, sobre o saldo do FGTS - não tem direito ao Seguro Desemprego.