07/2021. Quero dizer que li este livro quando estava no colegial, hoje tenho 63 anos. Nunca me esqueci dos sentimentos que me invadiram durante a leitura.
Tati, li esse livro por causa da sua resenha. E agora quero te agradecer. Foi o melhor livro que já li até hoje, estou simplesmente encantada. No início foi muito desafiante, demorei para me engajar no enredo, mas quando consegui me senti como nunca antes tinha me sentido com uma leitura. E sua resenha foi maravilhosa!!! gratidão!!
Que nostalgico essa vinheta assim como aquelas antigas que eram umas fotos de escritores em preto e branco com uma musiquinha no fundo. Lembra uma época que eu assistia seus videos no dominggo de manha com uma xicara de café ou chá e anotando os livros que vc recomendava.
Eu tenho essa edição também, e vi esse comentário do Tezza dizendo que tudo acontece em dois dias. Tem um detalhe que mostra que são mais de dois dias. A Lia pede o carro da mãe da Lorena emprestado para "amanhã". Quando voltam a falar do carro, um amigo da Lia está com ele. Depois, é devolvido e elas usam para o final do livro que não podemos dizer qual é... Ou seja, são aí uns três dias na história, no mínimo. Mas essa questão do tempo não importa tanto né? Livro incrível mesmo.
Terminei o livro hoje e to apaixonada. Entrou para a minha lista de favoritos da vida também. Narrativa de Lygia Fagundes sensacional e única, a mudança de três narradoras durante a história é simplesmente genial, e é feita de forma tão sutil e inteligente que nosso cérebro automaticamente já compreende quem é que está narrando naquele momento. Apesar de ser sobre um período específico do nosso país, é um livro bastante atual, trazendo temas polêmicos que estão presentes até hoje nas discussões. Simplesmente amei, e não vejo a hora de reler novamente. Obrigada Tati!
Eu sou tão apaixonada por esse livro e pela literatura da Lygia... eu li as meninas pela primeira vez quando tinha uns 15 anos, e eu vinha de uma escola que não discutia abertamente sobre a ditadura. Esse livro foi um divisor de águas pra mim, em vários aspectos, principalmente quanto à consciência política. Recomendo mil vezes!
Em primeiro lugar, eu amo muito essa abertura (talvez seja porque Coldplay é minha banda favorita hahaha mas enfim...) Esse livro também está entre os meus favoritos da vida! Assim que terminei a leitura fiquei me sentindo um pouco órfã, um pouco perdida. Era como se elas pudessem ser minhas colegas de curso, minhas amigas, e em muitos casos eu vi em mim muito da Lorena e muito da Lia (mas nada da Ana, infelizmente). Gosto muito quando um livro consegue te proporcionar esse tipo de envolvimento emocional. Encerro esse comentário dizendo que concordo com você quando diz que os capítulos da Ana Turva são os mais "difíceis", mas ao mesmo tempo foi onde eu fiquei ainda mais apaixonada pela Lygia como autora. Foi fascinante ler o fluxo de consciência de uma menina drogada, com uma série de períodos entrecortados, pensamentos inacabados, onomatopeias que a atormentam (como o motorzinho do dentista)... Tenho muita vontade de abraçar a Lygia um dia e agradecê-la por esse livro incrível hahaha
Gostaria de dizer que amo esse livro, ele é o mais importante da minha vida, e, inclusive, será o objeto do meu TCC. Pensando a representação que Lygia faz do período: ditadura, repressão, movimento estudantil, e tudo o mais. Que bom que você está trazendo Lygia para um público tão grande, ela merece ser lida (como ela mesma diz: leiam-me enquanto estou quente).
Que cena macabra!!!! Passei extremamente mal!!! Na época que estudei o AI5 na faculdade, o assunto me causava inúmeros mal-estar e ao escutar esse trecho do livro, pensei que fosse desmaiar. Lygia foi ousada. Que autora corajosa ao escrever uma cena tão pesada, tão real. Tá mais do que na hora de eu começar a ler esse livro!!!
James Thiago ta certíssimo!!! Precisamos nos recordar mesmo que dessas cenas horríveis para que possamos criar pelas manifestações a favor do bem e da justiça.
Tô emocionada! Li esse entre a adolescência e início da juventude, me identifiquei tanto com a Lia que adotei esse apelido, meu nome é Eliane e minha melhor amiga me chamava de Lião. Grata pela viagem!♥️
Pessoa sensacional fazendo um vídeo para um livro sensacional. Podemos fechar o youtube por hoje e ir embora e ficar quietinho pensando sozinho? Sim... podemos. rs
Terminei essa leitura há pouco, mas quando digo que terminei me refiro apenas à experiência tátil com o livro, pois a história não deixa o leitor depois do último ponto final. Fica se remoendo no juízo da gente (o "roque-roque", como dizia a Ana Turva). Que escrita fascinante, tão precisa e ao mesmo tempo tão incontida que lhe permite viajar, duvidar, amar e odiar. Essas entrelinhas abertas com um quê de machadianas e essa imersão dinâmica na psique das personagens são cativantes e imprimem uma carga tão grande de humanidade sobre meninas que você se sente íntimo delas - uma relação de amizade é quase inescapável, tal como o desejo de abraçá-las. Meu primeiro contato com a obra da Lygia foi com Ciranda de Pedra; outra experiência formidável, outro mergulho psicológico (que renderia um bom vídeo), e a pergunta que fiz depois de ler o livrinho foi "Como não tinha visto isso antes?". Essa é Lygia. Que venha o Nobel!! Parabéns, Tati por mais um excelente vídeo! Você faz um trabalho formidável, digno de toda admiração! Grande abraço!
Li o livro semana passada e quando cheguei no final, para ler os textos de outros autores fiquei em choque quando li que o livro se passava em dois dias. Me senti até uma leitora meio ruim de não ter identificado, mas depois da sua resenha me senti compreendida kkkkkk é IMPOSSÍVEL identificar que se passa em dois dias! Amei sua resenha ❤
@@pedrohayashi4827 com esse tipo de postura e pensamento nojentos, não consigo nem entender como veio parar num canal tão bom e culto como o da Tati. Só sendo mau caráter mesmo
@@colonis97 Atualmente só existe ditadura comunista, tipo a China, se criticar o governo eles colocam nos campos de "reeducação", é abominável. Tati fez uma resenha do Livro Negro do Comunismo e do Livro Arquipélago Gulag. Tem gente que defende esse tipo regime, assustador.
Esse livro é o mais surpreendente que li desde Saramago (Ensaio Sobre a Cegueira) ou Chico Buarque (Estorvo). A forma como a história é contada, os pontos de vista totalmente flexíveis, o próprio recorte na nossa história, de um período tão difícil, tudo isso faz com que esse livro seja mesmo uma pérola da nossa literatura. Não é um livro leve, é um livro para se comprometer, para fazer uma leitura focada. E vale a pena!
Tati também li esse livro quando adolescente, tinha meus 17 anos amei o livro, acho que o fato de que eu li bastante literatura brasileira como a Clarice e o Machado me ajudaram na leitura dele e permitiu que eu aproveitasse o livro mais Também não acredito que se passe em dois dias de jeito nenhum Pretendo reler ele quando mais for mais velha e me atentar a alguns detalhes que talvez eu tenha deixado passar rsrsrs Gosto mais desse livro do que o Ciranda de Pedra, pronto falei! kkkkk Beijos
Quando você falou que as personagens provavelmente nos acompanhariam por muito tempo, lembrei que existe uma entrevista no youtube, onde a Lygia conta que quando terminou de escrever ou de revisar (não me lembro direito), teve uma visão das personagens, se despediu delas e chorou. Dá forma que ela narra, dá pra entender que foi uma experiência beeem profunda. :]
Impossível não querer ler o livro com essa resenha. Tati você é demais, sério. Já tinha o hábito de ler, mas depois do seu canal, fico ansiosa pra terminar as leituras, e começar logo as suas indicações. Beijaao
Encontrei esse livro hoje 15.02.24 nas minhas coisas e nem lembrava, havia ganhado e na correria da vida ainda não consegui ler (estudo para Prova de Ordem) 😰 - vou ler com certeza, grata pelos comentários, sempre muito direta e contundente. 💚
+James Thiago eu descobri a Lygia quando minha irmã me emprestou "A estrutura da volta de sabão" depois eu comprei "Antes do baile verde" e "As horas nuas" quero muito ler as meninas e todos os outros livros dela :)
Tati, quero agradecer pelo seu trabalho e dizer que tem me estimulado muito a retomar minhas leituras e o gosto que tenho pelos estudos literários. Por causa da sua indicação li As meninas e me surpreendeu muito, tanto que decidi em breve dar uma segunda chance para Ciranda de Pedra que li tempos atrás e não gostei. Acho que me faltou a maturidade conquistada com As .meninas. Deus continue abençoando vc nessa empreitada de estímulo à leitura! Um abraço ;)
Tati, eu estou lendo ele agora. Estava meio receosa a respeito da escrita, mas depois que me acostumei com a narração ta sendo bastante fluido e o cenário social e político é realmente muito interessante :)
Ótima leitura pra esse momento, hein dona Tati. vem Nobel, Lygia merece! Agora uma perguntinha: que batom é esse? Não posso viver sem ele, pelo amor de Deus!
Coisa linda do mundo esse livro. Foi meu primeiro Lygia, e não será o último. Li ano passado para o clube de leituras As bastardas, foi bem legal a discussão no fórum. E sim! Me senti perdidona quando soube desse tempo de 2 dias O.o Abraço, Tati.
Meu livro preferido desde sempre! Eu também o achei na biblioteca do colégio, por volta dos meus 12 anos. Em 2009 esteve em cartaz no teatro da Livraria Cultura, em São Paulo, uma peça baseada no livro. Foi fantástica!
Já tava com vontade de ler esse livro depois que fiquei sabendo da indicação da autora pro prêmio nobel, mas agora que fiquei sabendo sobre o que se trata vou procurar logo pra ler, fiquei muito curiosa!
Li esse livro ano passado, e realmente levei um tapa na cara. Não sabia de nada quando comecei a leitura, nao sabia sobre a historia, nem sobre a narrativa. Entao me confundi um pouco com as mudanças de narrador, me atropelei nas passagens, mas então quando me acostumei, fui levado a esse mundo sensacional. Ana Turva me fez chorar, Lia e seus rebeldes, a doce e apaixonada Lorena... Recomendei a todos os meus amigos, mas ate agora nenhum deles leu, infelizmente. Que venha o Nobel. Me lembrei bastante desse livro, quando li O Som e a Furia.
Eu vi sua indicação no vídeo dos seus livros favoritos, me interessei e comprei. Mas aí eu li na expectativa de que algo de grave ia acontecer com uma delas e me frustrei nesse ponto já que isso só acontece no último capítulo. Eu gostei muito da história e das personagens e o final é maravilhoso... mas sempre lia com a sensação de que no próximo capítulo iria mudar o curso da história. Enfim, acho que esse é um livro que a gente termina de ler e ele fica com a gente. Vou gostando cada vez mais das meninas e da história toda vez que me vejo pensando nelas. Obrigada pela indicação, adoro seu canal e seu trabalho! Beijo
Tati, eu fui na livraria FNAC daqui de Campinas, e na parte de recomendados, de mais vendidos estão os livros que você vai ler este ano, os que você leu. Na Amazon também. É muito bom ver que o TLT está crescendo tanto. Fiquei curioso com a história.
sou apaixonada por este livro! já li seis vezes e estou lendo novamente. primeira vez que li eu tinha 12 anos de idade,dez anos depois eu ainda tenho a mesma paixão pelo enredo,pela história! parabéns
Não vou mentir, pra mim foi bem difícil o início da leitura, essa mudança de pensamentos e principalmente os capítulos da Ana, bem complicado de se acostumar com eles. Mas poxa, bem que minha irmã dizia que seria uma leitura maravilhosa! Fiquei emocionada com as formas simples, e ao mesmo tempo confusas, que foram usadas para nos mostrar relatos de uma época tão importante para o nosso país. Quem ainda tem dúvidas, não tenha. Leia!
Aquele livro que você percebe que precisa ler tipo: Urgentemente! Adorei a resenha Tati! Nunca vi uma resenha que fiquei com tanta vontade de ler um livro quanto fiquei desse!
Peguei esse livro na biblioteca (já sabia que vc gostava muitão dele) e me surpreendi com quanto eu também gostei. A leitura dele pode ser confusa as vezes mas ao mesmo tempo é tão fluido e é tão confortável se deixar levar pelos pensamentos das personagens. Deu vontade de reler pra observar esse negócio dos dois dias. Ótimo vídeo! ;)
Tatiana, este livro está numa lista de livros a serem lidos na vida. Foi o primeiro que coloquei, só por ser da Lygia e todo mundo recomendar muito ela. Tentarei colocar na fila de livros para este ano ainda. Obrigada muito pelo vídeo. E outra curiosidade bobinha: que esmalte é este, menina? Achei a coisa mais linda do mundo e fiquei muito curiosa. Enfim, curto muito seu canal. Beijos.
Também li esse livro quando era adolescente, é complicado no começo mas depois que a gente pega o jeito a leitura flui de um jeito ótimo, não tem como não se apegar às personagens.
Li esse livro pela primeira vez ano passado, pra uma aula da faculdade. De todos os livros que li pra graduação, e esse com certeza foi um dos que mais me marcou... O filme também é muito bom, tem aqui no YT! Adorei o vídeo, maravilhoso como sempre, Tati :)
Esse também um dos meus livros da vida!!! LI quando estava no terceiro ano, era livro para o vestibular, mas acabei me apaixonando, não só do livro como da literatura em geral; ouso dizer que a partir dele que tomei gosto mesmo pela leitura e estou aí até hoje... hehe
Conheci teu canal no ano passado, Tati, e é incrível como tudo que vc resenha me traz a imediata vontade de devorar o livro. Vi esse teu vídeo sobre o "As Meninas", ainda em 2018 e, agora, abril de 2019, finalmente tenho meu exemplar em mãos. Totalmente apaixonada. Passando aqui só para expressar o carinho e a gratidão. 😘
8 лет назад
Esse trecho Tati.... Estou com os olhos cheios de lágrimas Eu preciso ler!
Eitaaaaaaa... mais um livro pra lista de 2016...como diz Patricia Pirota, passou fácil na frente de outros...livro do mês de Abril! Tati fica linda de batom vermelho! ;)
Oi Tati, eu vi o seu video qnd vc postou e fiquei morrendo de vontade de lê-lo... Qnd encontrei na biblioteca municipal fiquei bem feliz, agora terminei de ler vim aq ver o video de novo e comentar. Gostei muito do livro, e to com um monte d indicações suas pra ler....adoro o seu canal!!!
Tati,fala sobre os outros tbm:Um coração ardente,A noite escura e mais eu,A disciplina do amor,Seminário dos ratos,etc.Me interessei muito!Quero todos!
Sempre tive vontade de ler As Meninas e sempre escutei muita gente dizendo que esse livro é confuso, difícil, o que me deixava com receio de ler. Agora estou ainda mais empolgada. Adorei a resenha, Tati!
Abertura antiga, uhu! Eu nunca li um romance da Lygia, só os contos, mas definitivamente lerei As Meninas. Já estava com vontade de ler esse livro há bastante tempo, depois dessa resenha estou com mais vontade ainda! Já leu A Estrutura da Bolha de Sabão, da Lygia? É um livro de contos dela muito bom, leia! Já leu também Ciranda de Pedra? É outro que quero ler.
Lendo o livro em 2021 e passando para conferir a resenha. Não sei se é a semana, se é o livro, se sou eu, quem sabe os 3, ando me emocionando a cada duas páginas.
O que é mais incrível aqui, A Tati ou o livro? Tati você está especialmente linda nesse vídeo, irei procurar agora mesmo esse livro aqui na estante virtual
Tati, muito obrigada pela resenha!! Li esse livro quando tinha uns 15 anos também, e achei confuso, meio chato. Sua experiência me motivou a ler novamente, com outros olhos e outra cabeça!
07/2021. Quero dizer que li este livro quando estava no colegial, hoje tenho 63 anos. Nunca me esqueci dos sentimentos que me invadiram durante a leitura.
Por um momento achei que a Tatiana ia chorar de emoção. Que bonito! :)
Ah! Esse livro merecia um vídeo com spoilers pra discutir melhor certas conclusões.
Vanessa Oliveira com certeza, up
Concordo!!!
Quero também!
E só agora eu li esse livro...tb queria um vídeo com spoiller!!!!
Tati, li esse livro por causa da sua resenha. E agora quero te agradecer. Foi o melhor livro que já li até hoje, estou simplesmente encantada. No início foi muito desafiante, demorei para me engajar no enredo, mas quando consegui me senti como nunca antes tinha me sentido com uma leitura. E sua resenha foi maravilhosa!!! gratidão!!
Que nostalgico essa vinheta assim como aquelas antigas que eram umas fotos de escritores em preto e branco com uma musiquinha no fundo. Lembra uma época que eu assistia seus videos no dominggo de manha com uma xicara de café ou chá e anotando os livros que vc recomendava.
Eu tenho essa edição também, e vi esse comentário do Tezza dizendo que tudo acontece em dois dias.
Tem um detalhe que mostra que são mais de dois dias.
A Lia pede o carro da mãe da Lorena emprestado para "amanhã". Quando voltam a falar do carro, um amigo da Lia está com ele. Depois, é devolvido e elas usam para o final do livro que não podemos dizer qual é... Ou seja, são aí uns três dias na história, no mínimo. Mas essa questão do tempo não importa tanto né? Livro incrível mesmo.
Terminei o livro hoje e to apaixonada. Entrou para a minha lista de favoritos da vida também. Narrativa de Lygia Fagundes sensacional e única, a mudança de três narradoras durante a história é simplesmente genial, e é feita de forma tão sutil e inteligente que nosso cérebro automaticamente já compreende quem é que está narrando naquele momento. Apesar de ser sobre um período específico do nosso país, é um livro bastante atual, trazendo temas polêmicos que estão presentes até hoje nas discussões. Simplesmente amei, e não vejo a hora de reler novamente. Obrigada Tati!
Eu sou tão apaixonada por esse livro e pela literatura da Lygia... eu li as meninas pela primeira vez quando tinha uns 15 anos, e eu vinha de uma escola que não discutia abertamente sobre a ditadura. Esse livro foi um divisor de águas pra mim, em vários aspectos, principalmente quanto à consciência política. Recomendo mil vezes!
Em primeiro lugar, eu amo muito essa abertura (talvez seja porque Coldplay é minha banda favorita hahaha mas enfim...)
Esse livro também está entre os meus favoritos da vida! Assim que terminei a leitura fiquei me sentindo um pouco órfã, um pouco perdida. Era como se elas pudessem ser minhas colegas de curso, minhas amigas, e em muitos casos eu vi em mim muito da Lorena e muito da Lia (mas nada da Ana, infelizmente). Gosto muito quando um livro consegue te proporcionar esse tipo de envolvimento emocional.
Encerro esse comentário dizendo que concordo com você quando diz que os capítulos da Ana Turva são os mais "difíceis", mas ao mesmo tempo foi onde eu fiquei ainda mais apaixonada pela Lygia como autora. Foi fascinante ler o fluxo de consciência de uma menina drogada, com uma série de períodos entrecortados, pensamentos inacabados, onomatopeias que a atormentam (como o motorzinho do dentista)...
Tenho muita vontade de abraçar a Lygia um dia e agradecê-la por esse livro incrível hahaha
Eu chorei ao final, Tati! 😢😢😢
Gostaria de dizer que amo esse livro, ele é o mais importante da minha vida, e, inclusive, será o objeto do meu TCC. Pensando a representação que Lygia faz do período: ditadura, repressão, movimento estudantil, e tudo o mais. Que bom que você está trazendo Lygia para um público tão grande, ela merece ser lida (como ela mesma diz: leiam-me enquanto estou quente).
Que cena macabra!!!! Passei extremamente mal!!! Na época que estudei o AI5 na faculdade, o assunto me causava inúmeros mal-estar e ao escutar esse trecho do livro, pensei que fosse desmaiar.
Lygia foi ousada. Que autora corajosa ao escrever uma cena tão pesada, tão real.
Tá mais do que na hora de eu começar a ler esse livro!!!
James Thiago ta certíssimo!!! Precisamos nos recordar mesmo que dessas cenas horríveis para que possamos criar pelas manifestações a favor do bem e da justiça.
"Nunca te pedi nada"... é ótimo.Tá. Vou ler.
Tô emocionada!
Li esse entre a adolescência e início da juventude, me identifiquei tanto com a Lia que adotei esse apelido, meu nome é Eliane e minha melhor amiga me chamava de Lião.
Grata pela viagem!♥️
Pessoa sensacional fazendo um vídeo para um livro sensacional. Podemos fechar o youtube por hoje e ir embora e ficar quietinho pensando sozinho? Sim... podemos. rs
😂❤
Terminei essa leitura há pouco, mas quando digo que terminei me refiro apenas à experiência tátil com o livro, pois a história não deixa o leitor depois do último ponto final. Fica se remoendo no juízo da gente (o "roque-roque", como dizia a Ana Turva). Que escrita fascinante, tão precisa e ao mesmo tempo tão incontida que lhe permite viajar, duvidar, amar e odiar. Essas entrelinhas abertas com um quê de machadianas e essa imersão dinâmica na psique das personagens são cativantes e imprimem uma carga tão grande de humanidade sobre meninas que você se sente íntimo delas - uma relação de amizade é quase inescapável, tal como o desejo de abraçá-las.
Meu primeiro contato com a obra da Lygia foi com Ciranda de Pedra; outra experiência formidável, outro mergulho psicológico (que renderia um bom vídeo), e a pergunta que fiz depois de ler o livrinho foi "Como não tinha visto isso antes?". Essa é Lygia.
Que venha o Nobel!!
Parabéns, Tati por mais um excelente vídeo! Você faz um trabalho formidável, digno de toda admiração!
Grande abraço!
excelente comentário
O momento dessa resenha não podia ser mais conveniente. Lygia é incrível e a leitura vem a calhar.
Adoro essa abertura antiga! :)
“Venha ver o pôr do sol” é terrível! Tati, sempre magnífica! ❤
Li o livro semana passada e quando cheguei no final, para ler os textos de outros autores fiquei em choque quando li que o livro se passava em dois dias. Me senti até uma leitora meio ruim de não ter identificado, mas depois da sua resenha me senti compreendida kkkkkk é IMPOSSÍVEL identificar que se passa em dois dias!
Amei sua resenha ❤
Depois da sua leitura do trecho sobre a tortura, não acredito que alguém ainda possa apoiar a volta da ditadura
Vim do futuro dizer que me arrependo de ter votado em Bolsonaro, falaram que iria voltar a ditadura e até agora nada 😕
@@pedrohayashi4827 com esse tipo de postura e pensamento nojentos, não consigo nem entender como veio parar num canal tão bom e culto como o da Tati. Só sendo mau caráter mesmo
@@colonis97 Atualmente só existe ditadura comunista, tipo a China, se criticar o governo eles colocam nos campos de "reeducação", é abominável. Tati fez uma resenha do Livro Negro do Comunismo e do Livro Arquipélago Gulag. Tem gente que defende esse tipo regime, assustador.
Pior que tem.🤔😕
Boa tarde. Oito anos se passaram a mentalidade dos brasileiros não amadureceu.
Primeiro livro da Lygia que eu li, ainda adolescente, e ela tornou-se minha paixão literária.
Esse livro é o mais surpreendente que li desde Saramago (Ensaio Sobre a Cegueira) ou Chico Buarque (Estorvo). A forma como a história é contada, os pontos de vista totalmente flexíveis, o próprio recorte na nossa história, de um período tão difícil, tudo isso faz com que esse livro seja mesmo uma pérola da nossa literatura. Não é um livro leve, é um livro para se comprometer, para fazer uma leitura focada. E vale a pena!
Eu adoro a Lydia. " Antes do Baile Verde " é um dos meus preferidos da vida.
Eu amo!!!
Li na década de 80. Até hj me lembro de algumas imagens criadas na minha mente durante a leitura.
Tati também li esse livro quando adolescente, tinha meus 17 anos amei o livro, acho que o fato de que eu li bastante literatura brasileira como a Clarice e o Machado me ajudaram na leitura dele e permitiu que eu aproveitasse o livro mais
Também não acredito que se passe em dois dias de jeito nenhum
Pretendo reler ele quando mais for mais velha e me atentar a alguns detalhes que talvez eu tenha deixado passar rsrsrs
Gosto mais desse livro do que o Ciranda de Pedra, pronto falei! kkkkk
Beijos
Quando você falou que as personagens provavelmente nos acompanhariam por muito tempo, lembrei que existe uma entrevista no youtube, onde a Lygia conta que quando terminou de escrever ou de revisar (não me lembro direito), teve uma visão das personagens, se despediu delas e chorou. Dá forma que ela narra, dá pra entender que foi uma experiência beeem profunda. :]
Meu deeeeus, que saudade dessas aberturas antigas!
Impossível não querer ler o livro com essa resenha. Tati você é demais, sério. Já tinha o hábito de ler, mas depois do seu canal, fico ansiosa pra terminar as leituras, e começar logo as suas indicações. Beijaao
Eu nos anos 70 e me apaixonei por Lygia. O livro e uma Obra-prima!!!
Encontrei esse livro hoje 15.02.24 nas minhas coisas e nem lembrava, havia ganhado e na correria da vida ainda não consegui ler (estudo para Prova de Ordem) 😰 - vou ler com certeza, grata pelos comentários, sempre muito direta e contundente. 💚
Lygia é muito amor! tb é minha escritora brasileira preferida!
+James Thiago eu descobri a Lygia quando minha irmã me emprestou "A estrutura da volta de sabão" depois eu comprei "Antes do baile verde" e "As horas nuas" quero muito ler as meninas e todos os outros livros dela :)
+Karollyna Alves correção: "a estrutura da bolha de sabão"
Esse livro é ótima. Ele foi minha leitura do mês de fevereiro.
Meu bom Deus, um livro realmente necessário.
Tati, quero agradecer pelo seu trabalho e dizer que tem me estimulado muito a retomar minhas leituras e o gosto que tenho pelos estudos literários. Por causa da sua indicação li As meninas e me surpreendeu muito, tanto que decidi em breve dar uma segunda chance para Ciranda de Pedra que li tempos atrás e não gostei. Acho que me faltou a maturidade conquistada com As .meninas.
Deus continue abençoando vc nessa empreitada de estímulo à leitura!
Um abraço ;)
Mesmo antes desse video, esse livro já havia entrado na minha pequena grande lista de livros para comprar.
Essa abertura antiga é ótima também!
que livro eletrizante. Alô Nobel de literatura, chegou a nossa vez!
(;
Rosinaldo André "Tente outra vez" 🎵🎵
pois é.
Fantástica sua resenha. Comecei a ler e suas observações me ajudaram muito. Muito obrigado!
Tati, eu estou lendo ele agora. Estava meio receosa a respeito da escrita, mas depois que me acostumei com a narração ta sendo bastante fluido e o cenário social e político é realmente muito interessante :)
Ótima leitura pra esse momento, hein dona Tati. vem Nobel, Lygia merece! Agora uma perguntinha: que batom é esse? Não posso viver sem ele, pelo amor de Deus!
Coisa linda do mundo esse livro. Foi meu primeiro Lygia, e não será o último. Li ano passado para o clube de leituras As bastardas, foi bem legal a discussão no fórum.
E sim! Me senti perdidona quando soube desse tempo de 2 dias O.o
Abraço, Tati.
Meu livro preferido desde sempre! Eu também o achei na biblioteca do colégio, por volta dos meus 12 anos.
Em 2009 esteve em cartaz no teatro da Livraria Cultura, em São Paulo, uma peça baseada no livro. Foi fantástica!
Já tava com vontade de ler esse livro depois que fiquei sabendo da indicação da autora pro prêmio nobel, mas agora que fiquei sabendo sobre o que se trata vou procurar logo pra ler, fiquei muito curiosa!
Li esse livro ano passado, e realmente levei um tapa na cara. Não sabia de nada quando comecei a leitura, nao sabia sobre a historia, nem sobre a narrativa. Entao me confundi um pouco com as mudanças de narrador, me atropelei nas passagens, mas então quando me acostumei, fui levado a esse mundo sensacional.
Ana Turva me fez chorar, Lia e seus rebeldes, a doce e apaixonada Lorena... Recomendei a todos os meus amigos, mas ate agora nenhum deles leu, infelizmente.
Que venha o Nobel. Me lembrei bastante desse livro, quando li O Som e a Furia.
Eu vi sua indicação no vídeo dos seus livros favoritos, me interessei e comprei. Mas aí eu li na expectativa de que algo de grave ia acontecer com uma delas e me frustrei nesse ponto já que isso só acontece no último capítulo. Eu gostei muito da história e das personagens e o final é maravilhoso... mas sempre lia com a sensação de que no próximo capítulo iria mudar o curso da história. Enfim, acho que esse é um livro que a gente termina de ler e ele fica com a gente. Vou gostando cada vez mais das meninas e da história toda vez que me vejo pensando nelas.
Obrigada pela indicação, adoro seu canal e seu trabalho! Beijo
VOLTOU COM A ANTIGA ABERTURA AI MEU DEUS OBRIGADA SENHORRRR (a outra era ótima é só que essa é fenomenal)
Tati, eu fui na livraria FNAC daqui de Campinas, e na parte de recomendados, de mais vendidos estão os livros que você vai ler este ano, os que você leu. Na Amazon também. É muito bom ver que o TLT está crescendo tanto. Fiquei curioso com a história.
Por que um vídeo tão bom, tem tão poucas visualizações? Compartilhando agora mesmo...
Tati, essa música que toca nessa abertura do seu canal me dá uma sensação tão boa que fico voltando pra sempre. Fico dias nesse replay
Só li contos da Lygia e já a amo! Partiu ler este livro :)
sou apaixonada por este livro! já li seis vezes e estou lendo novamente. primeira vez que li eu tinha 12 anos de idade,dez anos depois eu ainda tenho a mesma paixão pelo enredo,pela história! parabéns
Não vou mentir, pra mim foi bem difícil o início da leitura, essa mudança de pensamentos e principalmente os capítulos da Ana, bem complicado de se acostumar com eles. Mas poxa, bem que minha irmã dizia que seria uma leitura maravilhosa! Fiquei emocionada com as formas simples, e ao mesmo tempo confusas, que foram usadas para nos mostrar relatos de uma época tão importante para o nosso país.
Quem ainda tem dúvidas, não tenha. Leia!
Estou revendo este vídeo no dia da morte de nossa amada Lygia. Já estou com saudades.😔
Estou tendo esse livro no momento e espero me supreender. Nunca li nada da autora, mas só pelas entrevistas, eu já amo ❤❤❤
Aquele livro que você percebe que precisa ler tipo: Urgentemente! Adorei a resenha Tati! Nunca vi uma resenha que fiquei com tanta vontade de ler um livro quanto fiquei desse!
Peguei esse livro na biblioteca (já sabia que vc gostava muitão dele) e me surpreendi com quanto eu também gostei. A leitura dele pode ser confusa as vezes mas ao mesmo tempo é tão fluido e é tão confortável se deixar levar pelos pensamentos das personagens. Deu vontade de reler pra observar esse negócio dos dois dias. Ótimo vídeo! ;)
Tatiana, este livro está numa lista de livros a serem lidos na vida. Foi o primeiro que coloquei, só por ser da Lygia e todo mundo recomendar muito ela. Tentarei colocar na fila de livros para este ano ainda. Obrigada muito pelo vídeo.
E outra curiosidade bobinha: que esmalte é este, menina? Achei a coisa mais linda do mundo e fiquei muito curiosa.
Enfim, curto muito seu canal. Beijos.
Também li esse livro quando era adolescente, é complicado no começo mas depois que a gente pega o jeito a leitura flui de um jeito ótimo, não tem como não se apegar às personagens.
Esse ano irei ler Ciranda de pedra , meu primeiro contato com Lygia Fagundes Telles , parabéns por esse canal maravilhoso 😊💝
Li esse livro pela primeira vez ano passado, pra uma aula da faculdade. De todos os livros que li pra graduação, e esse com certeza foi um dos que mais me marcou... O filme também é muito bom, tem aqui no YT! Adorei o vídeo, maravilhoso como sempre, Tati :)
li lygia pela primeiravez aos 12 anos edesde entao ela e minha autora brasileira preferida!!!! as meninas e o mais dificil, mas muiiiito bom
Amei esse livro profundamente! Essa resenha é maravilhosa!
vou ficar com sdds da outra abertura
Esse também um dos meus livros da vida!!! LI quando estava no terceiro ano, era livro para o vestibular, mas acabei me apaixonando, não só do livro como da literatura em geral; ouso dizer que a partir dele que tomei gosto mesmo pela leitura e estou aí até hoje... hehe
Amo pesquisar os livros no seu canal antes de ler para eu me empolgar mais com a leitura ❤
Conheci teu canal no ano passado, Tati, e é incrível como tudo que vc resenha me traz a imediata vontade de devorar o livro. Vi esse teu vídeo sobre o "As Meninas", ainda em 2018 e, agora, abril de 2019, finalmente tenho meu exemplar em mãos. Totalmente apaixonada. Passando aqui só para expressar o carinho e a gratidão. 😘
Esse trecho Tati.... Estou com os olhos cheios de lágrimas
Eu preciso ler!
Eitaaaaaaa... mais um livro pra lista de 2016...como diz Patricia Pirota, passou fácil na frente de outros...livro do mês de Abril!
Tati fica linda de batom vermelho! ;)
Oi Tati, eu vi o seu video qnd vc postou e fiquei morrendo de vontade de lê-lo... Qnd encontrei na biblioteca municipal fiquei bem feliz, agora terminei de ler vim aq ver o video de novo e comentar. Gostei muito do livro, e to com um monte d indicações suas pra ler....adoro o seu canal!!!
Que resenha maravilhosaa!!! Vou conferir siiim, impossível não ficar com uma vontade grande de fazer esta leitura dps do seu vídeo, Tati!!! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
As meninas é incrível mesmo, adoro os livros da Lygia.
Livro lindo. Estou lendo. Lygia com esse livro conseguiu a proeza de transformar poesia em prosa ♥️
Esse livro eh simplesmente incrível!!! 👏👏👏
Esse livro é um dos meus preferidos. Lindo e cheio de informação. Preciso reler!! Obrigada por me lembrar dele
Tati,fala sobre os outros tbm:Um coração ardente,A noite escura e mais eu,A disciplina do amor,Seminário dos ratos,etc.Me interessei muito!Quero todos!
Sempre tive vontade de ler As Meninas e sempre escutei muita gente dizendo que esse livro é confuso, difícil, o que me deixava com receio de ler. Agora estou ainda mais empolgada. Adorei a resenha, Tati!
+James Thiago Vai ser o meu primeiro também. E agora que já sei mais ou menos o que esperar do livro, acho que vou gostar bastante :)
Li esse livro no finalzinho de março agora para o desafio de leitura. Pretendo reler em breve. Vídeo ficou muito bom Tatiana. Parabéns!
Resenha sensacional, Tati. Lygia é mesmo incrível!!! Vale lembrar que tem o filme também, que é muito bom por sinal.
Obrigado!!!!
tatiana do céu eu tenho que pegar esse livro amanhã na biblioteca
Eu já tinha vindo aqui no canal 3 vezes para ver se tinha vídeo novo. Enfim, eis aqui o bendito! hahaha
Amo a escrita da Lygia, também é minha escritora brasileira favorita! Adorei saber sua opinião sobre o livro e sobre a escritora 😘😘😘
Aaaah! Eu tenho ele, Tati só me esperando 😀 Vou ler em breve!
Beijo!
Obrigado pelos vídeos. As vezes assisto somente o começo pra saber se você recomenda e um pouco do enredo.
Começo a ler ainda hoje. Está na minha lista de livros para ler antes dos 30 anos.
Abertura antiga, uhu!
Eu nunca li um romance da Lygia, só os contos, mas definitivamente lerei As Meninas. Já estava com vontade de ler esse livro há bastante tempo, depois dessa resenha estou com mais vontade ainda!
Já leu A Estrutura da Bolha de Sabão, da Lygia? É um livro de contos dela muito bom, leia!
Já leu também Ciranda de Pedra? É outro que quero ler.
Lendo o livro em 2021 e passando para conferir a resenha. Não sei se é a semana, se é o livro, se sou eu, quem sabe os 3, ando me emocionando a cada duas páginas.
Adorei o vídeo! Ótima resenha! Fiquei com muita vontade de ler o livro, mais um pra minha lista! Vou ler com certeza!
Curti muito, vou procurar!
Renata, você por aqui? Amei kk
@@elielscirino eu agora
Eu assisti uma peça desse livro uns anos atrás, e fiquei louca pra ler o livro.
PRECISO ler esse livro agora! ótimo vídeo, Tati! espero que a Lygia traga esse nobel para nós!
Tatiana, ótimo video! Li na edição antiga, agora estou desesperada para ler a alteração que a Lygia fez no parágrafo! Beijo!
O que é mais incrível aqui, A Tati ou o livro? Tati você está especialmente linda nesse vídeo, irei procurar agora mesmo esse livro aqui na estante virtual
Também li por volta dos 16 anos e eu ameeeei intensamente essa trama! Preciso relê-lo, mas sei que não vou mudar minha opinião.
Eu leria o livro só porque é da Lygia (amo ela), mas agora que sei de todo esse conteúdo incrível, minha vontade só aumenta!
Tati, muito obrigada pela resenha!! Li esse livro quando tinha uns 15 anos também, e achei confuso, meio chato. Sua experiência me motivou a ler novamente, com outros olhos e outra cabeça!
To lendo esse livro agora, com 18 anos. Quero reler ele quando tiver com 30.
2020 e eu aqui desesperada querendo conversar sobre esse livroooooooo!!! hehehehehehehhee
Amo este livro.
Conheço a Lygia apenas pelos contos, que são sensacionais, e já queria esse livro, mas agora você me deixou morrendo de vontade de lê-lo.
Abraços ;D
Tbm só conheço os contos (alguns).
Narrativa sensacional.
Que vídeo incrível! Que livro espetacular! Vou encomendar o meu agooooora! Só amor.
Coloquei na minha lista ora 2019, lindo, obrigada Tati!!