O canal possui conteúdo elucidativo, equilibrado e não alimenta nenhum sentimento negativo. A ideia do canal é construir algo com humildade, como deve ser a qualquer amante da verdade. Gosto muito da sua postura Lucas.
Muito obrigado, Nilton! A bem da verdade, até acho que exagerei nos primeiros vídeos de notícia, então é um alívio saber que tô encontrando um ponto de equilíbrio. Um abraço!
Obrigado, Marcos! Nos próximos vídeos vou trazendo mais sobre letramento homeopaticamente e tentando incorporar as discussões aos poucos também. Um abraço!
Esses podem até ser os livros mais vendidos no Brasil, mas o que o Brasil lê mesmo é nada! Cheguei à conclusão de que os brasileiros não leem nada depois que fui receber uma doação de livros que foram rejeitados em um presídio. Lá, recebem vários livros como doação, mas fazem uma triagem (muito mal feita, por sinal) porque os livros não podem conter certos temas, como crimes e uso de drogas, por exemplo. Esses livros que são rejeitados na triagem são doados a terceiros. Eu peguei um conjunto desses livros (mais ou menos uma centena) e reparei que quase todos não tinham nenhum tipo de marca de uso na lombada, ou seja, nunca sequer foram abertos! Alguns foram abertos apenas na primeira página, e alguns têm dedicatória, mas nas páginas interiores, nenhum sinal de uso! As pessoas compram livros, dão livros de presente e tal, mas ler mesmo, nada!
Olha…eu tinha essa mesma visão sobre “É assim que acaba” mas acabei lendo pela curiosidade e o ponto dele é fazer o leitor entender o q passa pela cabeça de uma mulher q vive um relacionamento abusivo mas não decide terminar imediatamente pq demora a reconhecer o q tá vivendo. Da pra entender os motivos que as vezes fazem com que elas se enganem e tentem salvar essa relação mas o mais importante é q o livro em nenhum momento romantiza a situação e até o final fica claro a crítica e a importância de se combater essa violência sem julgar as vítimas. Pra mim o único ponto negativo foi o foco apenas em não permanecer na relação e acabou negligenciando a importância da denúncia.
Caramba, Carol, gostei dessa perspectiva! Pra mim é duro falar sobre isso, até porque é uma realidade muito distante da minha, até do ponto de vista de leituras prévias. Eu nem me lembro de ter lido histórias de amor, no geral. Como quase tudo hoje em dia, só vi comentários 8 ou 80 sobre o livro, mas agora vou ficar atento ao que a Colleen Hoover lançar no futuro, talvez surja algo que valha a pena comentar por aqui, mas sem furar demais a nossa bolha haha Um abraço!
Eu tb tinha uma visão errada, e acabei lendo pq percebi que não conseguiria ver o filme no cinema. É tema pesado mas a leitura é fluida e rápida. Me pegou bastante. Acho que a autora conseguiu falar de relações abusivas de uma maneira respeitosa, quaaaaase flertando as vezes com a romantização - mas não caindo definitivamente nesse erro.
Muito bom seu vídeo e suas análises. Mais um inscrito... Li 'O Segredo da Empregada' uma vez, quando estava sem livros para ler na praia e peguei emprestado, sem botar fé. E me entreti bastante kkk.
Hahaha eu sabia que não tinha como ele não entreter! Assisti ao seu vídeo, só de mencionar o tipo de personagem, já sei que também não é pra mim 🤣 Muito obrigado por comentar. Um abraço!
Oi Lucas, vídeo bem divertido de assistir! Acompanho seu canal há um tempo e queria saber se você já leu algum clássico da literatura russa. Se sim ou não, te recomendo Pais e Filhos de Turguêniev. Grande abraço!
Fala, Diego! Cara, eu li mais Dostoiévski. Fora ele, acho que só Ivan Illitch, uns contos do Tolstói e Diário de um homem supérfluo. Pais e filhos tá na minha lista da amazon desde o dia em que criei minha conta lá em 2015 🥲 hahaha Eu tinha pensado em fazer uma "temporada" de leitura dos clássicos russos, mas com a guerra, não achei de bom tom, e fui pra outra direção. Se tiver mais recomendações, manda aí, que com certeza vai ter vídeo sobre, talvez só não tão cedo quanto eu gostaria. Um abraço!
Eu comprei "As coisas que você só vê quando desacelera" com um voucher que ganhei de presente e devolvi... Achei um autoajuda simplista, me incomodou demais. Na época nem sabia dizer o porquê.
Pô, parece ser muito legal! Ainda mais que eu tenho um ponto fraquíssimo com mitologias, símbolos etc. haha Acha que dá pra trazer algo legal do livro no canal, Rodrigo? Pensei em comentá-lo junto com algumas outras fábulas, talvez pro início do ano que vem, algo nessa linha. Um abraço!
@@AlgumLucas Fala, Lucas! O livro é bastante denso, na minha opinião. Ele traz mitologias de origens diferentes (eslava, indígenas, latino-americanas etc.) para abordar a condição feminina sob uma perspectiva psicanalítica junguiana. Ele traz questões sobre a psique não apenas feminina, mas humana em geral, o arquétipo da Mulher Selvagem e o sagrado feminino. São conceitos que soam um tanto vagos a princípio, mas a autora vai nos guiando ao longo do livro e desvendando esses mistérios. São quinze capítulos, no total. Se você gostar do livro, acho que seria interessante abordar o capítulo 02 - "A tocaia do intruso" -, que trabalha mitos mais familiares para nós: a lenda do Barba-azul e o sonho de Ícaro. Como complemento, sugiro um podcast chamado "Talvez seja isso", em que duas amigas gaúchas comentam suas impressões sobre o livro (o podcast está disponível no RUclips); também vale a pena o canal de uma psicóloga chamada Carol Mutafi. Boa leitura e um abraço!
Tem vídeo do livro aqui no canal! ruclips.net/video/fm4olIr2MjE/видео.html É sobre ele e o primeiro do Hemingway junto, mas realmente, O velho e o mar é um LIVRÃO! (de 90 páginas haha) Um abraço!
Fora uns textos perdidos de Freud e Jung, eu só li um livro de psicanalista até hoje e amei (A recusa do não-lugar), então talvez eu dê uma chance haha Obrigado por comentar, Suzuki! Um abraço! P.S.: Butters é meu personagem favorito DE LONGE.
Não acredito que seja necessária alguma comoção a respeito da pobreza intelectual contida nos livros que comumente se encontram em rankings como estes. Esses livros comerciais sempre serviram e sempre servirão para a mesma coisa, prover, muitas vezes, conhecimentos de fácil acesso ao grande público. Não importa se estamos falando do Brasil do século XXI ou da França do século XVII, alta literatura existiu e sempre existirá, e ela sempre foi pensada para um público muito específico. Qualquer um pode, hoje em dia, ler qualquer coisa, mas quantos são aqueles iniciados em múltiplos conhecimentos específicos relativos à própria natureza humana e ao mundo, para realmente serem capazes de compreender uma grande obra em sua completude?
Eu tenho meus "adendos" sobre a "alta literatura" e a ideia de "iniciação" para se entender uma "grande obra". Ainda concordo com o Oscar Wilde que "toda a arte é, ao mesmo tempo, superfície e símbolo. E que a arte realmente espelha o espectador, não a vida".
E eu acho que estou entre vocês dois, cada vez mais próximo do "só sei que nada sei" quando o assunto é "Literatura com L maiúsculo" 🥲 Vou tentar trazer algum vídeo com essa discussão, pra ver se saio de cima do muto haha Um abraço!
somos presos ao comercio como sempre, Hesse o grande escritor alemão e conhecido por questões em que sua obra falam como por exemplo sobre autoconhecimento e por ai vai, e quando lançou ''Demian'' houve uma exorada de jovens que compraram seus livros e isso o colocou no campo dos livros comerciais na época, mas olha o nível do produto , e hoje não há discussão da importância de seus escritos, escrevi isso para mostrar o tamanho da diferença do nível comercial e também para dizer que os jovens necessitam de a partir do conhecimento que adquirirem eles precisam de no mínimo de um esforço para avançar em coisas mais dignas do espirito humano . tudo na mãozinha não dá né !
Excelente discussão Lucas. Parabéns! Os professores que praticam os letramentos em sala de aula estão um passo a frente na educação. Recomendo o livro "Letramentos" de Mary... é um pouco caro, mas vale muito a pena. Obrigado pelo vídeo.
Caramba, valeu demais pela recomendação, Mário! Vou ver se consigo pegar na biblioteca aqui, me programar pra devorar o livro e ver se melhoro um pouco o que preparei pra uns vídeos futuros. Muito obrigado por comentar mesmo por comentar. Um abraço!
Acho muito legal o que um filtro" pode fazer com uma lista. Dependendo da sua bolha, site ou referência, a lista dos livros mais vendidos/populares do Brasil vai mudar bastante e mostrar cada vez um Brasil diferente. Serve bastante como material de estudo. Mas confesso que não consigo me despir do preconceito com as listas alheias, mesmo as vezes elas tendo livros com a mesma temática mas para um público diferente
Pois é, me deu vontade de fazer isso mais vezes, só pra ver que modas vêm e vão haha Acho que no final do ano e próxim ode black friday as listas devem variar loucamente.
Gostei muito da sua aborgadem sobre os mais vendidos. Em relação ao livro de Matt Haig, ele gerou muita polêmica, principalmente pelo embate entre Felipe Neto e Paulo Ratz, pois o primeiro detonou o livro e o segundo elogiou E isto gerou treta e depois uma parceria na formação do Clube do Livro de FN. Eu apreciei, mas entendo que o livro pode provocar amores e ódios, pois contem alguns gatilhos emocionais já que se trata de uma jornada de queda e saída da depressão que é expressa por intermédio da metáfora das vidas possíveis. Fiz um vídeo sobre o livro. Com relação a lista do New York Times também fiz um vídeo. É uma lista que tem que ser encarada como o lista e nada mais. Muito parcial e focado no umbigo norteamericano. Conheci seu Canal agora, apareceu na minha página inicial, me chamou a atenção e quis assistir. Gostei. Assinei o canal e vou acompanhar. Abraços!
Caramba, eu nem sabia que o Felipe Neto falava de livros! Vou dar uma espiada lá, confesso que nem consigo imaginar a abordagem que ele tem, mas suspeito que deva ser um pouco eufórica. Sobre os bestsellers, minha maior dificuldade com o vídeo realmente tá sendo encontrar uma chave pra concluir ou levar a discussão pra outro lugar, porque realmente é simplesmente uma lista de marketing total e completamente americanizada e com esses esquemas de pré-lançamento, venda pra grandes redes, inflação dos números e, voilà!, "Bestseller". Muito anticlimático haha Vou ver seu vídeo hoje pra ver se me dá alguma ideia pra onde ir. Muito obrigado por comentar. Um abraço!
@@AlgumLucas olá, muito grato por seu comentário. Caso chegue a assistir meu vídeo sobre A Biblioteca da Meia-Noite, gostaria de conhecer sua opinião sobre o vídeo. Abraços
Pior que eu só descobri isso esses dias, Sara! Fiquei em choque, pelo que vi, uma booktoker ficou viciada em Machado e evangelizou os americanos, né? haha E eu, brasileirinho, ainda com Esaú e Jacó na lista 🥲 Um abraço!
@@AlgumLucas verdade até hj a booktoker americana Courtney Henning, que foi responsável pelo alvoroço, tá comentando sobre Dom Casmurro. Ela foi convidada para um evento de literatura em São Paulo inclusive. Aparentemente ela vai criar uma série de vídeos só pra literatura brasileira! Edit: Uma coisa que isso me faz pensar também é como as editoras aqui do Brasil incentivam livros estrangeiros e criadores de conteúdo estrangeiros e ignoram as produções daqui :(
@SaraFMoreira e tem "influencer" que fala que Machado de Assis é chato e não presta. E agora paga de gatão e quer fundar um clube de leitura que ele te da dicas de leitura...e é pago
Pensava que você usava essa roupa de aristocrata para dar mais seriedade ao seus vídeos. Desses livros biblioteca da meia noite passou pelo meu radar e o homem mais rico da Babilônia eu escutei em áudio livro mas parei.
hahahaha que droga, acho que ou o meu humor é mesmo muito cringe, ou tenho uma cara de nerd tão inegável que ninguém nem pensou duas vezes pra achar que era sério (provavelmente ambas as alternativas são verdadeiras) 🤣 Encontrou algum mérito n'O homem mais rico da Babilônia, ou é mais do mesmo? Geralmente pra esse tipo de livro, vejo o autor dando uma entrevista, e, se ele só repetir um monte de frase feita, eu corro dali. Um abraço, Sensui!
Nossa, ouvi falar tão bem da série. Ta certo, que ninguém que eu ou i leu o livro. E falou que preferiria que o mocinho ficasse com a Alice Braga e deixar a esposa chata, so falei isso para ver o tipo de pesoa. Não lino livro e nem vi a série kkkk
hahaha o pior é que eu jurava que na séria mudariam o final pra isso mesmo. Que bom que não fizeram, seria uma desvirtuada no tema da história que descaracterizaria tudo que gostei no livro. Olha, o livro eu ainda recomendo, é bem interessante, mas tem todos aqueles clichês quânticos que não acrescentam muito. Acho que grande parte do apelo dele pra mim é justamente por eu ser um homem de 30, pensando em ter filhos em breve e que evita esses "e se"s do poderia ter sido 🤣 Um abraço!
O livro "Biblioteca da Meia Noite" é muito ruim. Aborda assuntos relativamente interessantes de modo extremamente raso, além da escrita ser tediosa. A ideia foi boa, mas a execução foi péssima, tão péssima que não consegui finalizar a leitura.
Pior que até agora tá 99% me dizendo isso, e me recuso a invocar o "1% vagabundo" e pagar pra ver 🤣 Brincadeiras com memes de dez anos atrás á parte, talvez você goste de Matéria Escura. A execução é boa e evita vários clichês, funcionou pra mim. Um abraço, Isadora!
Pela sinopse (não li o livro), me parece ser a mesma ideia do filme "Tudo em todo lugar ao mesmo tempo". E pelo menos no filme eu posso afirmar que essa ideia é muito bem explorada!
#umdiasemreclamar eu não gostei, parece auto ajuda. Pra quem não é religioso, é pior ainda, porque fala muito de Deus. Não sei porque as pessoas não conseguem escrever sobre gratidão sem falar de Deus.
Estão no forno já, Lily! E mesmo os que não forem explicitamente sobre, vão começar a flertar cada vez mais com essa abordagem durante todo esse segundo semestre. Um abraço!
@@AlgumLucas Vira e mexe entra em promoção, é só ficar de olho. Costuma baixar para 34 e 36 reais, já é uma pequena economia. Além disso, o livro é um primor, capa dura, arte da capa muito bonita etc.
@@maisamilagre5450 Pois é... fui ver ontem e já tinha subido de novo. Como não vai ter jeito de ler esse mês, vou esperar uma promoção, acho que ele pode ser legal pra comentar quando for falar mais de fábulas no canal. Obrigado pelas dicas de sempre, Maísa! Um abraço!
O canal possui conteúdo elucidativo, equilibrado e não alimenta nenhum sentimento negativo. A ideia do canal é construir algo com humildade, como deve ser a qualquer amante da verdade. Gosto muito da sua postura Lucas.
Muito obrigado, Nilton!
A bem da verdade, até acho que exagerei nos primeiros vídeos de notícia, então é um alívio saber que tô encontrando um ponto de equilíbrio.
Um abraço!
7:34 No Brasil, o dinheiro vem antes de evoluir a mente (cultura). Seria como arranjar um emprego pra um louco antes de tratá-lo.
Lucas, esse seu vídeo é muito interessante. Letramento é muito importante nesse momento. Continue falando disso.
Obrigado, Marcos!
Nos próximos vídeos vou trazendo mais sobre letramento homeopaticamente e tentando incorporar as discussões aos poucos também.
Um abraço!
Obrigado por compartilhar, Lucas! Sempre um prazer te ouvir!
Grande abraço e ótimo final de semana!
Valeu, Eduardo!
Me atrasei no final de semana, então boa semana por aí haha
Um abraço!
@@AlgumLucas Abraço!
Esses podem até ser os livros mais vendidos no Brasil, mas o que o Brasil lê mesmo é nada! Cheguei à conclusão de que os brasileiros não leem nada depois que fui receber uma doação de livros que foram rejeitados em um presídio. Lá, recebem vários livros como doação, mas fazem uma triagem (muito mal feita, por sinal) porque os livros não podem conter certos temas, como crimes e uso de drogas, por exemplo. Esses livros que são rejeitados na triagem são doados a terceiros.
Eu peguei um conjunto desses livros (mais ou menos uma centena) e reparei que quase todos não tinham nenhum tipo de marca de uso na lombada, ou seja, nunca sequer foram abertos! Alguns foram abertos apenas na primeira página, e alguns têm dedicatória, mas nas páginas interiores, nenhum sinal de uso! As pessoas compram livros, dão livros de presente e tal, mas ler mesmo, nada!
7:34 No Brasil, o dinheiro vem antes de evoluir a mente (cultura). Seria como arranjar um emprego pra um louco antes de tratá-lo.
Muito bom. Já havia assistido ao vídeo quando foi postado, mas agora apareceu novamente nas recomendações e resolvi assisti-lo novamente.
Valeu demais, Ezequiel!
Um abraço!
Olha…eu tinha essa mesma visão sobre “É assim que acaba” mas acabei lendo pela curiosidade e o ponto dele é fazer o leitor entender o q passa pela cabeça de uma mulher q vive um relacionamento abusivo mas não decide terminar imediatamente pq demora a reconhecer o q tá vivendo. Da pra entender os motivos que as vezes fazem com que elas se enganem e tentem salvar essa relação mas o mais importante é q o livro em nenhum momento romantiza a situação e até o final fica claro a crítica e a importância de se combater essa violência sem julgar as vítimas. Pra mim o único ponto negativo foi o foco apenas em não permanecer na relação e acabou negligenciando a importância da denúncia.
Caramba, Carol, gostei dessa perspectiva!
Pra mim é duro falar sobre isso, até porque é uma realidade muito distante da minha, até do ponto de vista de leituras prévias. Eu nem me lembro de ter lido histórias de amor, no geral.
Como quase tudo hoje em dia, só vi comentários 8 ou 80 sobre o livro, mas agora vou ficar atento ao que a Colleen Hoover lançar no futuro, talvez surja algo que valha a pena comentar por aqui, mas sem furar demais a nossa bolha haha
Um abraço!
Eu tb tinha uma visão errada, e acabei lendo pq percebi que não conseguiria ver o filme no cinema. É tema pesado mas a leitura é fluida e rápida. Me pegou bastante. Acho que a autora conseguiu falar de relações abusivas de uma maneira respeitosa, quaaaaase flertando as vezes com a romantização - mas não caindo definitivamente nesse erro.
Muito bom seu vídeo e suas análises. Mais um inscrito...
Li 'O Segredo da Empregada' uma vez, quando estava sem livros para ler na praia e peguei emprestado, sem botar fé. E me entreti bastante kkk.
Hahaha eu sabia que não tinha como ele não entreter!
Assisti ao seu vídeo, só de mencionar o tipo de personagem, já sei que também não é pra mim 🤣
Muito obrigado por comentar.
Um abraço!
Oi Lucas, vídeo bem divertido de assistir!
Acompanho seu canal há um tempo e queria saber se você já leu algum clássico da literatura russa.
Se sim ou não, te recomendo Pais e Filhos de Turguêniev. Grande abraço!
Fala, Diego!
Cara, eu li mais Dostoiévski. Fora ele, acho que só Ivan Illitch, uns contos do Tolstói e Diário de um homem supérfluo.
Pais e filhos tá na minha lista da amazon desde o dia em que criei minha conta lá em 2015 🥲 hahaha
Eu tinha pensado em fazer uma "temporada" de leitura dos clássicos russos, mas com a guerra, não achei de bom tom, e fui pra outra direção.
Se tiver mais recomendações, manda aí, que com certeza vai ter vídeo sobre, talvez só não tão cedo quanto eu gostaria.
Um abraço!
Eu comprei "As coisas que você só vê quando desacelera" com um voucher que ganhei de presente e devolvi... Achei um autoajuda simplista, me incomodou demais. Na época nem sabia dizer o porquê.
Fiquei aliviado quando ele deu o benefício da dúvida para o "Mulheres que correm com os lobos" haha. O livro realmente é interessante :)
Pô, parece ser muito legal! Ainda mais que eu tenho um ponto fraquíssimo com mitologias, símbolos etc. haha
Acha que dá pra trazer algo legal do livro no canal, Rodrigo?
Pensei em comentá-lo junto com algumas outras fábulas, talvez pro início do ano que vem, algo nessa linha.
Um abraço!
@@AlgumLucas Fala, Lucas! O livro é bastante denso, na minha opinião. Ele traz mitologias de origens diferentes (eslava, indígenas, latino-americanas etc.) para abordar a condição feminina sob uma perspectiva psicanalítica junguiana. Ele traz questões sobre a psique não apenas feminina, mas humana em geral, o arquétipo da Mulher Selvagem e o sagrado feminino. São conceitos que soam um tanto vagos a princípio, mas a autora vai nos guiando ao longo do livro e desvendando esses mistérios.
São quinze capítulos, no total. Se você gostar do livro, acho que seria interessante abordar o capítulo 02 - "A tocaia do intruso" -, que trabalha mitos mais familiares para nós: a lenda do Barba-azul e o sonho de Ícaro.
Como complemento, sugiro um podcast chamado "Talvez seja isso", em que duas amigas gaúchas comentam suas impressões sobre o livro (o podcast está disponível no RUclips); também vale a pena o canal de uma psicóloga chamada Carol Mutafi.
Boa leitura e um abraço!
@@rodrigosouza1698 nossa, valeu demais, Rodrigo! Salvando os podcasts por aqui!
Um que eu indico e " O velho e o mar". Top
Estou procurando por esse livro nos sebos aqui da minha cidade.
Li na faculdade. Deveras excelente.
Tem vídeo do livro aqui no canal! ruclips.net/video/fm4olIr2MjE/видео.html
É sobre ele e o primeiro do Hemingway junto, mas realmente, O velho e o mar é um LIVRÃO! (de 90 páginas haha)
Um abraço!
A gente mira no amor e acerta na solodao é muito bom, e como é um livro de uma psicanalista, é bem diferente de autoajuda
Fora uns textos perdidos de Freud e Jung, eu só li um livro de psicanalista até hoje e amei (A recusa do não-lugar), então talvez eu dê uma chance haha
Obrigado por comentar, Suzuki!
Um abraço!
P.S.: Butters é meu personagem favorito DE LONGE.
Você é ótimo
Não acredito que seja necessária alguma comoção a respeito da pobreza intelectual contida nos livros que comumente se encontram em rankings como estes. Esses livros comerciais sempre serviram e sempre servirão para a mesma coisa, prover, muitas vezes, conhecimentos de fácil acesso ao grande público. Não importa se estamos falando do Brasil do século XXI ou da França do século XVII, alta literatura existiu e sempre existirá, e ela sempre foi pensada para um público muito específico.
Qualquer um pode, hoje em dia, ler qualquer coisa, mas quantos são aqueles iniciados em múltiplos conhecimentos específicos relativos à própria natureza humana e ao mundo, para realmente serem capazes de compreender uma grande obra em sua completude?
Eu tenho meus "adendos" sobre a "alta literatura" e a ideia de "iniciação" para se entender uma "grande obra". Ainda concordo com o Oscar Wilde que "toda a arte é, ao mesmo tempo, superfície e símbolo. E que a arte realmente espelha o espectador, não a vida".
E eu acho que estou entre vocês dois, cada vez mais próximo do "só sei que nada sei" quando o assunto é "Literatura com L maiúsculo" 🥲
Vou tentar trazer algum vídeo com essa discussão, pra ver se saio de cima do muto haha
Um abraço!
somos presos ao comercio como sempre, Hesse o grande escritor alemão e conhecido por questões em que sua obra falam como por exemplo sobre autoconhecimento e por ai vai, e quando lançou ''Demian'' houve uma exorada de jovens que compraram seus livros e isso o colocou no campo dos livros comerciais na época, mas olha o nível do produto , e hoje não há discussão da importância de seus escritos, escrevi isso para mostrar o tamanho da diferença do nível comercial e também para dizer que os jovens necessitam de a partir do conhecimento que adquirirem eles precisam de no mínimo de um esforço para avançar em coisas mais dignas do espirito humano . tudo na mãozinha não dá né !
@@AlgumLucas Vish!!! Tudo ofende, meu caro... A certeza, a dúvida e o "em cima do muro". Humanos sendo humanos...
Independente de listas ,e aí meu Deus o que vocês andam lendo!!!, seria bom que os brasileiros lessem mais.
7:34 No Brasil, o dinheiro vem antes de evoluir a mente (cultura). Seria como arranjar um emprego pra um louco antes de tratá-lo.
Excelente discussão Lucas. Parabéns! Os professores que praticam os letramentos em sala de aula estão um passo a frente na educação. Recomendo o livro "Letramentos" de Mary... é um pouco caro, mas vale muito a pena. Obrigado pelo vídeo.
Caramba, valeu demais pela recomendação, Mário!
Vou ver se consigo pegar na biblioteca aqui, me programar pra devorar o livro e ver se melhoro um pouco o que preparei pra uns vídeos futuros.
Muito obrigado por comentar mesmo por comentar.
Um abraço!
Acho muito legal o que um filtro" pode fazer com uma lista. Dependendo da sua bolha, site ou referência, a lista dos livros mais vendidos/populares do Brasil vai mudar bastante e mostrar cada vez um Brasil diferente. Serve bastante como material de estudo. Mas confesso que não consigo me despir do preconceito com as listas alheias, mesmo as vezes elas tendo livros com a mesma temática mas para um público diferente
Pois é, me deu vontade de fazer isso mais vezes, só pra ver que modas vêm e vão haha
Acho que no final do ano e próxim ode black friday as listas devem variar loucamente.
Gostei muito da sua aborgadem sobre os mais vendidos. Em relação ao livro de Matt Haig, ele gerou muita polêmica, principalmente pelo embate entre Felipe Neto e Paulo Ratz, pois o primeiro detonou o livro e o segundo elogiou E isto gerou treta e depois uma parceria na formação do Clube do Livro de FN. Eu apreciei, mas entendo que o livro pode provocar amores e ódios, pois contem alguns gatilhos emocionais já que se trata de uma jornada de queda e saída da depressão que é expressa por intermédio da metáfora das vidas possíveis. Fiz um vídeo sobre o livro. Com relação a lista do New York Times também fiz um vídeo. É uma lista que tem que ser encarada como o lista e nada mais. Muito parcial e focado no umbigo norteamericano. Conheci seu Canal agora, apareceu na minha página inicial, me chamou a atenção e quis assistir. Gostei. Assinei o canal e vou acompanhar. Abraços!
Caramba, eu nem sabia que o Felipe Neto falava de livros!
Vou dar uma espiada lá, confesso que nem consigo imaginar a abordagem que ele tem, mas suspeito que deva ser um pouco eufórica.
Sobre os bestsellers, minha maior dificuldade com o vídeo realmente tá sendo encontrar uma chave pra concluir ou levar a discussão pra outro lugar, porque realmente é simplesmente uma lista de marketing total e completamente americanizada e com esses esquemas de pré-lançamento, venda pra grandes redes, inflação dos números e, voilà!, "Bestseller". Muito anticlimático haha
Vou ver seu vídeo hoje pra ver se me dá alguma ideia pra onde ir.
Muito obrigado por comentar.
Um abraço!
@@AlgumLucas olá, muito grato por seu comentário. Caso chegue a assistir meu vídeo sobre A Biblioteca da Meia-Noite, gostaria de conhecer sua opinião sobre o vídeo. Abraços
Enquanto machado de Assis tá estourado no booktok estadunidense, a lista dos nossos livros mais lidos tem um monte de livro estrangeiro. :(
Pior que eu só descobri isso esses dias, Sara!
Fiquei em choque, pelo que vi, uma booktoker ficou viciada em Machado e evangelizou os americanos, né? haha
E eu, brasileirinho, ainda com Esaú e Jacó na lista 🥲
Um abraço!
@@AlgumLucas verdade até hj a booktoker americana Courtney Henning, que foi responsável pelo alvoroço, tá comentando sobre Dom Casmurro. Ela foi convidada para um evento de literatura em São Paulo inclusive. Aparentemente ela vai criar uma série de vídeos só pra literatura brasileira!
Edit: Uma coisa que isso me faz pensar também é como as editoras aqui do Brasil incentivam livros estrangeiros e criadores de conteúdo estrangeiros e ignoram as produções daqui :(
@SaraFMoreira e tem "influencer" que fala que Machado de Assis é chato e não presta. E agora paga de gatão e quer fundar um clube de leitura que ele te da dicas de leitura...e é pago
@@joaopedrosilva6931 Nossa, quem? Não sabia disso não.
@@SaraFMoreira o rapaz que não saiu da adolescência e que começou com videos na internet q digamos "não faziam sentido"
Eu tenho um unico video no meu canal, e fiz só pq li essa biblioteca da meia noite e fiquei indignado com essa coisa
Pensava que você usava essa roupa de aristocrata para dar mais seriedade ao seus vídeos. Desses livros biblioteca da meia noite passou pelo meu radar e o homem mais rico da Babilônia eu escutei em áudio livro mas parei.
hahahaha que droga, acho que ou o meu humor é mesmo muito cringe, ou tenho uma cara de nerd tão inegável que ninguém nem pensou duas vezes pra achar que era sério (provavelmente ambas as alternativas são verdadeiras) 🤣
Encontrou algum mérito n'O homem mais rico da Babilônia, ou é mais do mesmo? Geralmente pra esse tipo de livro, vejo o autor dando uma entrevista, e, se ele só repetir um monte de frase feita, eu corro dali.
Um abraço, Sensui!
7:34 No Brasil, o dinheiro vem antes de evoluir a mente (cultura). Seria como arranjar um emprego pra um louco antes de tratá-lo.
Concordo matéria escura é excelente
Muito bom, não é, Fátima?
Confesso que ele me pegou de surpresa, fui ler jurando que não era pra mim haha
Um abraço!
Nossa, ouvi falar tão bem da série. Ta certo, que ninguém que eu ou i leu o livro. E falou que preferiria que o mocinho ficasse com a Alice Braga e deixar a esposa chata, so falei isso para ver o tipo de pesoa. Não lino livro e nem vi a série kkkk
hahaha o pior é que eu jurava que na séria mudariam o final pra isso mesmo. Que bom que não fizeram, seria uma desvirtuada no tema da história que descaracterizaria tudo que gostei no livro.
Olha, o livro eu ainda recomendo, é bem interessante, mas tem todos aqueles clichês quânticos que não acrescentam muito. Acho que grande parte do apelo dele pra mim é justamente por eu ser um homem de 30, pensando em ter filhos em breve e que evita esses "e se"s do poderia ter sido 🤣
Um abraço!
❤
🫂
O livro "Biblioteca da Meia Noite" é muito ruim. Aborda assuntos relativamente interessantes de modo extremamente raso, além da escrita ser tediosa. A ideia foi boa, mas a execução foi péssima, tão péssima que não consegui finalizar a leitura.
Pior que até agora tá 99% me dizendo isso, e me recuso a invocar o "1% vagabundo" e pagar pra ver 🤣
Brincadeiras com memes de dez anos atrás á parte, talvez você goste de Matéria Escura. A execução é boa e evita vários clichês, funcionou pra mim.
Um abraço, Isadora!
Pela sinopse (não li o livro), me parece ser a mesma ideia do filme "Tudo em todo lugar ao mesmo tempo". E pelo menos no filme eu posso afirmar que essa ideia é muito bem explorada!
deu pra sentir o sofrimento ao passar pelos titulos kkk
EU PENSEI QUE TINHA LIVROS COM ASSUNTOS RELIGIOSOS, MAS NÃO ESTAR NO RANKING .
"É assim que acaba" é um livro horrível e o filme pior ainda, da vergonha alheia e raiva.
😂😂😂😂😂
@@wedkimLopes e essa porra vende, as pessoas são muito dodói
#umdiasemreclamar eu não gostei, parece auto ajuda. Pra quem não é religioso, é pior ainda, porque fala muito de Deus. Não sei porque as pessoas não conseguem escrever sobre gratidão sem falar de Deus.
So livro podre kkkjjjj mas reflete nossa sociedade com 83 de QI.
Livro chato
Eita, qual deles, Fátima?
A biblioteca da meia-noite mesmo?
É sempre amor e ódio com ele, acho isso engraçado haha
Um abraço!
@@AlgumLucas essa biblioteca e olha que gosto de fantasia
Entre esse tipo de leitura e novelas da globo, fiquem com as novelas, pois o tempo perdido é menor. Literatura totalmente descartável.
@sia_sabia sério mesmo que vc quer que eu responda? Há tanta dificuldade em interpretar uma frase tão simples e óbvia?
Esperando os vídeos de letramento!
Estão no forno já, Lily!
E mesmo os que não forem explicitamente sobre, vão começar a flertar cada vez mais com essa abordagem durante todo esse segundo semestre.
Um abraço!
Mulheres que correm com os lobos é um livro incrível.
Já estou armado com tudo o que preciso para desembolsar 46$ hehehe
@@AlgumLucas Vira e mexe entra em promoção, é só ficar de olho. Costuma baixar para 34 e 36 reais, já é uma pequena economia. Além disso, o livro é um primor, capa dura, arte da capa muito bonita etc.
@@maisamilagre5450 Pois é... fui ver ontem e já tinha subido de novo. Como não vai ter jeito de ler esse mês, vou esperar uma promoção, acho que ele pode ser legal pra comentar quando for falar mais de fábulas no canal.
Obrigado pelas dicas de sempre, Maísa!
Um abraço!