A insegurança instalada desde criança permanece até à maturidade, apesar da pessoa conseguir enfrentá-la em algumas ocasiões. Vive-se aos trancos e barrancos, com muita luta e com a sensação de estar preso para sempre.
Na época escolar, eu suava frio só de pensar em ser chamada para responder uma relés pergunta na sala de aula. Eu era tão quietinha, para ser invisível mesmo e não precisar me expressar, sofria muito com isso, me achava medrosa. Ai na adolescência comecei a me rebelar principalmente com minha família, por considerar ela profundamente castradora, e fui para o extremo, comecei a ser mais agressiva nas palavras, nao tinha medida, se me vinham com duas pedras não mão eu atirava 4, e isso me deixava infeliz igual, pois criava inimizades, competições... E agora, madura é que estou ponderando mais, buscando um caminho do meio. Não é fácil se livrar de traumas, é um longo processo!
Gosto de ficar comigo mesma. Existe pessoas perversas que gosta de ver o sofrimento alheio, de tirar a paz do outro, aprendi a ficar comigo mesma e gosto bastante. Qdo fico por algumas horas com pessoas a minha volta até fico, mas doida pra depois ficar no meu cantinho sozinha, fazendo o que eu gosto. Minha própria companhia é tudo de bom!👍 🙏✌️🌹💓
Vc é DOENTE! Se trate! O Ser HUmano é 1 Ser Social ! Dentre Todos os Animais da Natureza provavelmente somos os mais fracos! E isso reforça a nossa necessidade de viver em SOCIEDADE! Qualquer coisa diferente disso é contra Natural.. Está com algum problema. E esse é seu caso.
também amooo ficar sozinha ler um livro, preparar uma receita nova, ver um filme ou simplesmente ficar num absoluto silêncio olhando as nuvens a chuva... acredito q de mil palavras falada somente umas dez seriam nescessário.
Eu tenho tendência a me sentir mais confortável sem as artificialidades das relações interpessoais sociais. Mas é preciso nos contrapor pq dependendo da personalidade, a sensação que dá é de uma espécie de atrofiamento psicológico em que o fato de não nos expormos, confrontamos e enfrentarmos os desafios e dificuldades pode nos deixar limitados e fechados, como se não criássemos anticorpos para enfrentarmos as realidades. Somos seres bio, psico, espirituais/individuais e sociais. Depende de cada um e se não há prejuízo nessas necessidades naturais e a pessoa em paz, tudo ótimo. No meu caso, funciono melhor mais individualmente, mas tbm sinto a necessidade de interagir, msm que em muitos casos (ou na maioria deles) a interação social seja fútil, artificial e desgastante. Procuro equilibrar isso. Desculpe o texto.
Fui uma criança muito valente pois era o que esperavam de mim. O estresse foi tanto que no final da adolescência passei a ter crises de pânico , tremedeiras, tiques nervosos e carrego isso até hoje, já idosa...
Eu sempre fui introvertida desde criança. Hoje em dia da "preguiça " comentar e se expor em redes sociais, as pessoas estão muito grosseiras e ofendem gratuitamente. Esses dias eu vi no Instagram uma pessoa que que postou uma foto sem sentido e escreveu "coloque nos comentários algo que você sabe que vai gerar polêmica ". A pessoa ainda colocou na descrição que adora ver o circo pegar fogo. Qual foi a reação das pessoas? Despejeram comentários polêmicos e isso gerou inúmeras trocas de ofensas e grosserias. A pessoa que postou alcançou o objetivo de receber muitas curtidas e se divertiu muito com isso. As pessoas gostam de humilhar e causar discussões e eu prefiro sim ficar na minha e viver em paz. Então penso que uma pessoa mais introvertida e sensível vai se sentir muito insegura em se expor no mundo atual.
Esse estudante fui eu; medo de participar na sala de aula, medo do professor, ser chamado para destaque e exposição aos julgamentos, medo de ser invalidado e desconsiderado; paralelamente a isso, muito aéreo, no mundo da lua, disperso e muito interessado nas atividades paralelas e que não exigiam grandes concentrações e desafios. Realmente, infelizmente fui um péssimo aluno e até hj sonho frequentemente com sala de aula (fazendo prova e tendo sérias dificuldades em resolver questões). Mas com o tempo, pude perceber não se tratar de dificuldade cognitiva, já que mesmo não conseguindo o sucesso adequado nos estudos tradicionais, minha pecepção e capacidade intuitiva falaram mais alto e consegui, msm com muito esforço, ser um profissional concursado e em uma área que me exigiu justamente enfrentar exposição, destaque no centro das atenções, mediar, intermediar e frequentar desafios em salas de aula por 32 anos. Ainda carrego certa dificuldade, sou aéreo, disperso e preciso estar fazendo alguma coisa física para meu melhor funcionamento. Mas esse lado da resiliência (no meu caso, mais natural e intuitiva), além da descoberta autodidática como melhor forma de aprendizado, foi fundamental no meu desenvolvimento pessoal. Poderia ter ido mais longe e ainda preciso continuar mo caminho do desenvolvimento edas conquistas. Mas tbm poderia ter me perdido e consegui fazer o contrário; me encontrei e me dei a chance de evoluir na medida do possível. Coragem, enfrentamento, conquistas, realizações e PRINCIPALMENTE, PAZ DE ESPÍRITO à todos que lerem esse textão.
Olá, muito interessante seu comentário. Em relação ao exemplo que a dra. citou do estudante eu também me vi demais nele assim como a descrição que você disse...Como você enfrentou a situação de falar em público? Desculpe a pergunta, é que tenho muita dificuldade nisso.
Imagina eu que fui criada com todo tipo de insegurança....consegui com 36 anos ,subir num palco ,diante de umas 5mil pessoas, pela primeira vez na vida e apresentar uma banda da Bahia, famosa no começo dos anos 90, apresentar Marisa Monte. Fui vaiada😅 me chamaram de pentelho..e umas 3 horas depois lá estava eu de novo no palco apresentando, já com a experiência de 2 apresentações , troquei de roupa por já ser noite e cheguei ao microfone e fiz um Show de apresentação á Gilberto Gil, que antes já tinha ne elogiado e me elogiou de novo ao receber o microfone das minhas mãos...vitoria 😊😊
@@geovanaoliveira4389 oi, enfrentei com treinamento, encarando e me expondo. Não é o caso de ficar livre disso. Até hj tenho minhas limitações ao falar para muita gente; mas é o caso de evoluir, amenizar e tornar possível APESAR DE. Ou seja, apesar do frio na barriga, da insegurança e incômodo inicial, na medida que vamos enfrentando, focando no objetivo e não no julgamento das pessoas, vamos nos condicionando e sentindo que podemos e é questão apenas de treinamento. O aspecto mais importante é grau de envolvimento com o foco e com o conteúdo, coisa que mais me prejudicou pq eu me perdia no foco em mim msm e no julgamento das pessoas.
Dra Marisa obrigada pelo video.. realmente a insegurança é algo forte, nao basta querer mudar, é uma quebra de concepções que estão enraizadas em nós.. por exemplo, algo até relativamente pequeno mais que me paralisava, até uns dois anos atrás eu não deixava comentarios aqui nos vídeos do youtube de nenhum video por mais que eu gostasse, tinha medo do que as pessoas iam achar da minha opinião se iam discordar mais do que concordar, pensava nas possiveis respostas e pensava pensava pensava tanto, que acabava desistindo de comentar tamanha insegurança. Triste mas era real.
Comigo acontece um negócio estranho. Quando faltam meses pra eu fazer alguma coisa que gosto, eu me animo e vejo a realização perfeita do objetivo. Quando falta pouco tempo, começam a brotar previsões de fracasso e mil cenários de desgraça. Aí percebo que pura auto sabotagem.
Esse contexto de insegurança é um tema com várias nuances, o corpo fala e as vezes deixamos de fazer coisas porque simplesmente não combina com os valores que você tem e carrega dentro de si, vejo mais como uma preservação pessoal, ser observador neste mundo de diferenças é atitude de gente inteligente, tem mais acertos do que erro, acredito que não devemos nos fechar no nosso mundo mas sim fazer escolhas compatíveis.
Esse vídeo me descreveu todinha... sou insegura desde sempre... penso que se eu tivesse uma pessoa madura pra me orientar e me explicar as coisas , seria uma pessoa mais segura... vou à psicóloga e ao psiquiatra... isso tem me ajudado...mas me cobro demais...
Já limitei muito a.mimha vida, e me arrependo muito. Mas eu era 10 vezes mais insegura do que agora. Sou insegura em relação ao interpessoal. E deixei muito de sair para os lugares e com pessoas por medo delas não gostarem de mim.
Já fui uma pessoa que fazia de tudo pra ser validado pelas pessoas e vivia muito preocupado com isso: Mais hoje eu consigo entender melhor e já mudei muito em relação à essa questão: muito obrigado Dra seu trabalho é muito importante: gratidão ❤❤❤
Infelizmente eu sou insegura em tudo Tento lutar para mudar e máscarar minha insegurança, as vezes tento enfrentar situações, e me sinto ridícula. É um sofrimento, pq hj eu percebo que tento ser perfeccionista, e não sou perfeita, e no final muitas vezes eu tbm paralizo. Largo mão etc.
Boa noite Dra. A questão é essa como ser seguro e confiante, se estamos em um mundo cheio de inseguranças e com pessoas tão incoerentes, uns falam ficar sozinha é bom tem liberdade etc e tal, as vzs na mesma hora, vc encontra outra, meu Deus vc mora sozinha? Que triste, não tem medo? Ah, graças a Deus eu tenho a minha família e por aí vai, acho que o mundo está precisando de uma única coisa, amor e responsabilidade afetiva, o resto são teorias que não cabem em todo mundo, já que somos seres diferentes e individuais.
@tanialopes2899 boa noite minha querida, é quase unânime este conceito definido que ser desta forma em meio a nossa sociedade é o que nos torna confiantes e seguros,como se fossem métodos para que fossemos bem sucedidos,para quase todos,segurança significa ter dinheiro,emprego estável, convênio,saúde,casa própria,escola particular para os filhos,ter bons relacionamentos,ser desejado,família,etc.. segurança não é uma condição de vida terrestre,pois a tornaria numa espécie arriscadas de frutos de contas e de investimentos,segurança também não são permissões para corrermos riscos. a verdadeira segurança é fruto da paz de se saber amado,e da satisfação de se ser quem é. está certeza de ser amado vem de uma extensão do ser que existe de modo muito mais anterior do que tudo aquilo que as pessoas chamam de "vida" segurança em sua essência é fruto da confiança no cuidado e na bondade de Deus para conosco confiança é um estado da fé, quando se tem este entendimento espiritual,a confiança não é um ato, mas sim como a realidade de um estado permanente do Ser estes conceitos humanos são apenas resignações de naturezas psicológicas
Me vi totalmente neste vídeo, até no exemplo que a dra. deu do estudante; é horrível se sentir sempre insegura e com frequência me sinto assim, isso desde minha infância que foi disfuncional e ouvindo ofensas por parte da minha mãe (que desde sempre não era bem psiquiatricamente) além das falas dela que eram depreciativas em relação a minhas características físicas. O que também foi reforçado negativamente na escola com o bullying. Hoje, depois de muitos anos ainda sinto o reflexo disso em várias áreas da minha vida. Espero um dia poder superar isso.
Tenho epilepsia desde criança e qndo fiz 16 anos fui ter minha primeira crise convulsiva ao qual me fez ser uma pessoa insegura,mas sempre fiz meu tratamento sozinha pq não tinha ninguém que me acompanhasse ao médico.37 anos se passaram hj estou com 53 anos e sempre tudo que queria fazer sempre tinha alguém que falava por causa do meu problema nao deveria fazer e isso fui ficando sem conhecimento posso dizer desatualizada do mundo onde tudo que preciso peço orientação a alguém,mas ninguém me ajuda como preciso mas sim como eles querem lógico todo mundo tem problemas as vzs nao dá pra fazer aquilo naquela hora mas custa fazer do meu jeito.Por exemplo:pedi pra comprar batata e me trouxe cenoura...??? Ai isso é me ajudar? Acho que isso é fazer do modo deles nunca o meu.Fiz uma ressonância a 2 anos e acusou o problema pq tenho crises convulsivas,ai foi onde me abalou mais ainda . Faço tratamento como disse a 37 anos e depois desse exame fiquei insegura o que fazer,como vai ser e agora.Estou numa depressao total pq sou solteira morava com meu pai que faleceu a 3 anos era dependente dele e agora depois de todo esse conflito estou só.Pq quem me ajuda nunca faz conforme preciso.Está dificil.....preferi me isolar e por a cabeça em pé e seguir em frente com a ajuda de Deus e viver! Pq viver sendo tratada como incapaz isso é muito ruim mesmo sendo incapaz.A vida é linda pra todos pq eu tb nao posso vivê-la.Chega de depender dos outros apesar de precisar,mas se alguém tiver amor saberá me retribuir,mas nunca mandando em mim,mas me ajudando a saber lidar com as coisas como preciso.Ficar sozinha não é bom,mas não tendo apoio necessario é melhor se isolar para vc não se r mandada.
*Oii!! BOA Tarde, Dra.Marisa e a todos. Que conteúdo tão precioso e de gnd importância! Tenho I9 anøs e confesso q sou MT insegura...atrapalha mt,não gosto de ser assim😢; faço terapia desde de fevereiro do ano passado, porém, confesso q tenho MT oq aprender, melhorar e praticar ainda. Qro ser uma pessoa melhor TDS os dias e não desistir nunca! OBGD pelos ensinamentos! Deus abençoe a senhora, seu canal e sua família hj e sempre. Tenham dias ótimos! Um abraço* 💖✨
Devo discotdar da pessoa que não briga na fila pois é uma questão de educação. Tenho uma amigo que briga por tudo dizendo que só quer seus direitos mas é infeliz e ninguém guem tem paciência com ela pois se tornou um briguento. Eu já acho que não vale a pena brigar sempre pois mais vale ser feliz e ter paz do que ter razão 😊
Eu apanhei da professora na infância quando perguntei a ela por 2 vezes que não havia entendido a explicação de matemática😢 Senti humilhação ,peguei raiva da matéria e não dela. Quero dizer,achei que a culpa era minha.
Eu passei pela mesma situação a mais de 60 anos, lembro da palmatória batendo nas Palmas da minha mão com força e talvez até mesmo prazer, as lagrimas correm rosto abaixo, a dor e a vergonha ( diante de todas a classe) é imensa e você nunca consegue entender o porque..Não consigo lembrar de mais detalhes, só sei que grande parte da minha geração passou por essa umilhação, no Brasil, na Austrália, na Alemanha, ouço homem falar que dói até hj a lembrança do padre que, o levava ao seu escritório, o colocava deitado de braços em suas pernas, baixava suas calças e lhe batia com tanta força nas nádegas até essas ficarem vermelhas, puro sadismo. E a igreja só tirava essas figuras de um lugar e colocava em outro, criando novas vítimas...😢😢😢
É possivel ser totalmente seguro? Nas relações interpessoais e afetivas está cada vez mais difícil, pois a maioria das pessoas buscam por padrões de beleza; excelência e perfeição que têm por referência a mentira das redes socias. E muitas pessoas manipuladoras quando descobrem sua insegurança, te acusam que você foi culpado pelo fim da relação.
Muito interessante o seu questionamento, penso que provavelmente ninguém é ou será completamente seguro, pois todos nós temos defeitos e estes defeitos podem nos deixar inseguros em alguma medida. No entanto, se algum ser humano conseguir ter consciência de todos os seus defeitos e se tornar capaz de lidar bem, estar em paz, digamos assim, com estes defeitos, é muito provável que este ser humano alcance patamares altíssimos de sentir-se seguro e talvez isso seja ser totalmente seguro ou o mais próximo que um humano possa alcançar em relação a isso. Abraços, Fabio, um excelente dia para você.
@@jatl174 Valeu, grato por responder. É que somos seres gregários, claro que não devemos depender da aprovação alheia, mas as exigências para ter um relacionamento estão enormes e as pessoas que mais exigem são as que menos entregam. Espero que seja uma fase e que as pessoas passem a respeitar as limitações das outras. Tudo de bom pra ti!✌
@@fabiorego5869, realmente somos seres gregários, contudo, a necessidade de socialização e o quanto de satisfação cada ser humano tira do socializar varia bastante de pessoa para pessoa, como também é algo passível de mudança ao longo da vida de cada indivíduo. Quanto a isso de ter um relacionamento no sentido de casal (Namorar, casar, ter filho) enxergo isso como algo que cabe a cada pessoa enxergar se quer ou não para a sua vida, pois também existe a possibilidade de ter uma vida bacana, significativa e por aí vai, com bons relacionamentos familiares e/ou de amizades, talvez fazer parte de um grupo de pessoas que fazem alguma atividade que também gostamos, tipo: Caminhada, corrida, andar de bicicleta, algum grupo de leitura online e assim segue. Diria que em certa medida precisamos nos encaixar na sociedade, seguir algumas coisas do social, por assim dizer, por outro lado, também é muito importante na construção da nossa individualidade tentar entender nossos gostos, valores, prioridades, lugares que gostamos de frequentar e assim segue, pois isso nos ajuda a viver da nossa própria forma, de estar em paz com nós mesmos nos vários momentos que tivermos que encarar as pessoas que querem nos impor que: "Devemos viver de determinada forma", "devemos fazer isso e não aquilo", "Que a forma certa de agir e viver é apenas uma", enfim, o autoconhecimento nos permite enxergar que na verdade o que muitas vezes outras pessoas possam nos colocam como "obrigações sociais" são apenas algumas opções de vida dentre outras opções de vida possíveis. Valeu, Fabio, um excelente final de semana para tu.
Penso que uma extrapolação da insegurança é a disforia à rejeição. Embora não reconhecida pelo DSM, é algo que está em certa medida ligada à insegurança, e chega a ser deletério, trazendo muitos prejuízos em várias esferas da vida do próprio indivíduo.
Esses dia estava no ônibus e o motorista falou vou abrir a porta do meio pra quem quiser basta pedir aí beleza sentou uma estudante no meu lado chegando no ponto dela descer virou pra mim e disse bem baixinho moça vc pode pedir pra abrir a porta do meio eu disse sim vc me avisa momento e eu peço kkkk. Eu gritei do meio do ônibus oh motorista abre a porta do meio por favor que minha filha vai descer ela sorriu pra mim kkkkkk e aí fiquei pensando que a timidez atrapalha muito a vida do sujeito 😂😂😂😂😂
Eu sou só e depois do divórcio não consegui refazer minha vida afetiva! Já fui tão rejeitada por não ter um companheiro, que desiste de interagir com pessoas! Principalmente as casadas que só me fazem sentir que sou menos por não ter um marido!!! O mundo é assim! Machista e discriminatório!!!
Não rasgue sua identidade,não se preocupe com as interpretações mal-intencionadas ou dos ódios que receberá em razão da ignorância ou da insegurança pessoal dos que a atacarão,seja sincera
*Oii!! BOA Tarde, Dra.Marisa e a todos. Que conteúdo tão precioso e de gnd importância! Tenho I9 anøs e confesso q sou MT insegura...atrapalha mt,não gosto de ser assim😢; faço terapia desde de fevereiro do ano passado, porém, confesso q tenho MT oq aprender, melhorar e praticar ainda. Qro ser uma pessoa melhor TDS os dias e não desistir nunca! OBGD pelos ensinamentos! Deus abençoe a senhora, seu canal e sua família hj e sempre. Tenham dias ótimos! Um abraço,bjs* 💞
A insegurança instalada desde criança permanece até à maturidade, apesar da pessoa conseguir enfrentá-la em algumas ocasiões. Vive-se aos trancos e barrancos, com muita luta e com a sensação de estar preso para sempre.
Na época escolar, eu suava frio só de pensar em ser chamada para responder uma relés pergunta na sala de aula. Eu era tão quietinha, para ser invisível mesmo e não precisar me expressar, sofria muito com isso, me achava medrosa. Ai na adolescência comecei a me rebelar principalmente com minha família, por considerar ela profundamente castradora, e fui para o extremo, comecei a ser mais agressiva nas palavras, nao tinha medida, se me vinham com duas pedras não mão eu atirava 4, e isso me deixava infeliz igual, pois criava inimizades, competições... E agora, madura é que estou ponderando mais, buscando um caminho do meio. Não é fácil se livrar de traumas, é um longo processo!
Gosto de ficar comigo mesma. Existe pessoas perversas que gosta de ver o sofrimento alheio, de tirar a paz do outro, aprendi a ficar comigo mesma e gosto bastante. Qdo fico por algumas horas com pessoas a minha volta até fico, mas doida pra depois ficar no meu cantinho sozinha, fazendo o que eu gosto. Minha própria companhia é tudo de bom!👍 🙏✌️🌹💓
Vc é DOENTE! Se trate! O Ser HUmano é 1 Ser Social ! Dentre Todos os Animais da Natureza provavelmente somos os mais fracos! E isso reforça a nossa necessidade de viver em SOCIEDADE!
Qualquer coisa diferente disso é contra Natural.. Está com algum problema. E esse é seu caso.
@laissales6432 eu também sou assim e me sinto muito bem assim.
*Infelizmente demorei muito aprender que fico muito bem em todos os sentidos se estiver sozinha.*
também amooo ficar sozinha ler um livro, preparar uma receita nova, ver um filme ou simplesmente ficar num absoluto silêncio olhando as nuvens a chuva... acredito q de mil palavras falada somente umas dez seriam nescessário.
Eu tenho tendência a me sentir mais confortável sem as artificialidades das relações interpessoais sociais. Mas é preciso nos contrapor pq dependendo da personalidade, a sensação que dá é de uma espécie de atrofiamento psicológico em que o fato de não nos expormos, confrontamos e enfrentarmos os desafios e dificuldades pode nos deixar limitados e fechados, como se não criássemos anticorpos para enfrentarmos as realidades. Somos seres bio, psico, espirituais/individuais e sociais. Depende de cada um e se não há prejuízo nessas necessidades naturais e a pessoa em paz, tudo ótimo. No meu caso, funciono melhor mais individualmente, mas tbm sinto a necessidade de interagir, msm que em muitos casos (ou na maioria deles) a interação social seja fútil, artificial e desgastante. Procuro equilibrar isso. Desculpe o texto.
Fui uma criança muito valente pois era o que esperavam de mim.
O estresse foi tanto que no final da adolescência passei a ter crises de pânico , tremedeiras, tiques nervosos e carrego isso até hoje, já idosa...
Eu sempre fui introvertida desde criança. Hoje em dia da "preguiça " comentar e se expor em redes sociais, as pessoas estão muito grosseiras e ofendem gratuitamente. Esses dias eu vi no Instagram uma pessoa que que postou uma foto sem sentido e escreveu "coloque nos comentários algo que você sabe que vai gerar polêmica ". A pessoa ainda colocou na descrição que adora ver o circo pegar fogo. Qual foi a reação das pessoas? Despejeram comentários polêmicos e isso gerou inúmeras trocas de ofensas e grosserias. A pessoa que postou alcançou o objetivo de receber muitas curtidas e se divertiu muito com isso. As pessoas gostam de humilhar e causar discussões e eu prefiro sim ficar na minha e viver em paz. Então penso que uma pessoa mais introvertida e sensível vai se sentir muito insegura em se expor no mundo atual.
Esse estudante fui eu; medo de participar na sala de aula, medo do professor, ser chamado para destaque e exposição aos julgamentos, medo de ser invalidado e desconsiderado; paralelamente a isso, muito aéreo, no mundo da lua, disperso e muito interessado nas atividades paralelas e que não exigiam grandes concentrações e desafios. Realmente, infelizmente fui um péssimo aluno e até hj sonho frequentemente com sala de aula (fazendo prova e tendo sérias dificuldades em resolver questões). Mas com o tempo, pude perceber não se tratar de dificuldade cognitiva, já que mesmo não conseguindo o sucesso adequado nos estudos tradicionais, minha pecepção e capacidade intuitiva falaram mais alto e consegui, msm com muito esforço, ser um profissional concursado e em uma área que me exigiu justamente enfrentar exposição, destaque no centro das atenções, mediar, intermediar e frequentar desafios em salas de aula por 32 anos. Ainda carrego certa dificuldade, sou aéreo, disperso e preciso estar fazendo alguma coisa física para meu melhor funcionamento. Mas esse lado da resiliência (no meu caso, mais natural e intuitiva), além da descoberta autodidática como melhor forma de aprendizado, foi fundamental no meu desenvolvimento pessoal. Poderia ter ido mais longe e ainda preciso continuar mo caminho do desenvolvimento edas conquistas. Mas tbm poderia ter me perdido e consegui fazer o contrário; me encontrei e me dei a chance de evoluir na medida do possível. Coragem, enfrentamento, conquistas, realizações e PRINCIPALMENTE, PAZ DE ESPÍRITO à todos que lerem esse textão.
Olá, muito interessante seu comentário. Em relação ao exemplo que a dra. citou do estudante eu também me vi demais nele assim como a descrição que você disse...Como você enfrentou a situação de falar em público?
Desculpe a pergunta, é que tenho muita dificuldade nisso.
Oi,me sinto igualmente a você .
Imagina eu que fui criada com todo tipo de insegurança....consegui com 36 anos ,subir num palco ,diante de umas 5mil pessoas, pela primeira vez na vida e apresentar uma banda da Bahia, famosa no começo dos anos 90, apresentar Marisa Monte. Fui vaiada😅 me chamaram de pentelho..e umas 3 horas depois lá estava eu de novo no palco apresentando, já com a experiência de 2 apresentações , troquei de roupa por já ser noite e cheguei ao microfone e fiz um Show de apresentação á Gilberto Gil, que antes já tinha ne elogiado e me elogiou de novo ao receber o microfone das minhas mãos...vitoria 😊😊
@@geovanaoliveira4389 oi, enfrentei com treinamento, encarando e me expondo. Não é o caso de ficar livre disso. Até hj tenho minhas limitações ao falar para muita gente; mas é o caso de evoluir, amenizar e tornar possível APESAR DE. Ou seja, apesar do frio na barriga, da insegurança e incômodo inicial, na medida que vamos enfrentando, focando no objetivo e não no julgamento das pessoas, vamos nos condicionando e sentindo que podemos e é questão apenas de treinamento. O aspecto mais importante é grau de envolvimento com o foco e com o conteúdo, coisa que mais me prejudicou pq eu me perdia no foco em mim msm e no julgamento das pessoas.
@@helenasfgomes6350 olá. Tudo pode melhorar na medida em que identificamos e fazemos algo por nós mesmo, pelo nosso progresso. Evolução sempre.
Dra Marisa obrigada pelo video.. realmente a insegurança é algo forte, nao basta querer mudar, é uma quebra de concepções que estão enraizadas em nós.. por exemplo, algo até relativamente pequeno mais que me paralisava, até uns dois anos atrás eu não deixava comentarios aqui nos vídeos do youtube de nenhum video por mais que eu gostasse, tinha medo do que as pessoas iam achar da minha opinião se iam discordar mais do que concordar, pensava nas possiveis respostas e pensava pensava pensava tanto, que acabava desistindo de comentar tamanha insegurança. Triste mas era real.
A pessoa insegura vive uma vida do " Se", de medo da reação dos outros
👏👏👏👏
É isso mesmo... 😔
Comigo acontece um negócio estranho. Quando faltam meses pra eu fazer alguma coisa que gosto, eu me animo e vejo a realização perfeita do objetivo. Quando falta pouco tempo, começam a brotar previsões de fracasso e mil cenários de desgraça. Aí percebo que pura auto sabotagem.
Sou insegura em todas as áreas da minha vida, minha insegurança é incapacitante, me incapacita e não sei o que faço para mudar isso.
Esse contexto de insegurança é um tema com várias nuances, o corpo fala e as vezes deixamos de fazer coisas porque simplesmente não combina com os valores que você tem e carrega dentro de si, vejo mais como uma preservação pessoal, ser observador neste mundo de diferenças é atitude de gente inteligente, tem mais acertos do que erro, acredito que não devemos nos fechar no nosso mundo mas sim fazer escolhas compatíveis.
Esse vídeo me descreveu todinha... sou insegura desde sempre... penso que se eu tivesse uma pessoa madura pra me orientar e me explicar as coisas , seria uma pessoa mais segura... vou à psicóloga e ao psiquiatra... isso tem me ajudado...mas me cobro demais...
Faz um vídeo, doutora, de COMO SER UMA PESSOA MAIS SEGURA
.
DÁ EXERCÍCIOS...PRA NOS AJUDAR...❤❤❤ BEIJO... FICA COM DEUS
Boa ideia!!🥰
Para mim não tem problema nenhum gostar de está comigo mesma!
Sempre tive problema com a vida amorosa.... Isso , com o passar dos anos, fez de mim uma pessoa insegura apenas nesse campo.
Gratidão
Já limitei muito a.mimha vida, e me arrependo muito. Mas eu era 10 vezes mais insegura do que agora. Sou insegura em relação ao interpessoal. E deixei muito de sair para os lugares e com pessoas por medo delas não gostarem de mim.
Muito bom
Já fui uma pessoa que fazia de tudo pra ser validado pelas pessoas e vivia muito preocupado com isso: Mais hoje eu consigo entender melhor e já mudei muito em relação à essa questão: muito obrigado Dra seu trabalho é muito importante: gratidão ❤❤❤
Dr. a senhora é uma benção, esse canal tem muita valia para as vidas ,obrigado!❤
Infelizmente eu sou insegura em tudo
Tento lutar para mudar e máscarar minha insegurança, as vezes tento enfrentar situações, e me sinto ridícula. É um sofrimento, pq hj eu percebo que tento ser perfeccionista, e não sou perfeita, e no final muitas vezes eu tbm paralizo. Largo mão etc.
Boa noite Dra. A questão é essa como ser seguro e confiante, se estamos em um mundo cheio de inseguranças e com pessoas tão incoerentes, uns falam ficar sozinha é bom tem liberdade etc e tal, as vzs na mesma hora, vc encontra outra, meu Deus vc mora sozinha? Que triste, não tem medo? Ah, graças a Deus eu tenho a minha família e por aí vai, acho que o mundo está precisando de uma única coisa, amor e responsabilidade afetiva, o resto são teorias que não cabem em todo mundo, já que somos seres diferentes e individuais.
@tanialopes2899 boa noite minha querida, é quase unânime este conceito definido que ser desta forma em meio a nossa sociedade é o que nos torna confiantes e seguros,como se fossem métodos para que fossemos bem sucedidos,para quase todos,segurança significa ter dinheiro,emprego estável, convênio,saúde,casa própria,escola particular para os filhos,ter bons relacionamentos,ser desejado,família,etc..
segurança não é uma condição de vida terrestre,pois a tornaria numa espécie arriscadas de frutos de contas e de investimentos,segurança também não são permissões para corrermos riscos.
a verdadeira segurança é fruto da paz de se saber amado,e da satisfação de se ser quem é.
está certeza de ser amado vem de uma extensão do ser que existe de modo muito mais anterior do que tudo aquilo que as pessoas chamam de "vida"
segurança em sua essência é fruto da confiança no cuidado e na bondade de Deus para conosco
confiança é um estado da fé, quando se tem este entendimento espiritual,a confiança não é um ato, mas sim como a realidade de um estado permanente do Ser
estes conceitos humanos são apenas resignações de naturezas psicológicas
@@RenatoFaridMansur verdade, gostei bastante do seu comentário, reflexivo. Obrigada.
@@tanialopes2899 eu que agradeço por ter compartilhado seus pensamentos,sua opinião 🙏
A inseguranca a sensação de vazio são ambas frutos da Doença Emocional ( egoismo )
Me descreveu gentee!!!
Me vi totalmente neste vídeo, até no exemplo que a dra. deu do estudante; é horrível se sentir sempre insegura e com frequência me sinto assim, isso desde minha infância que foi disfuncional e ouvindo ofensas por parte da minha mãe (que desde sempre não era bem psiquiatricamente) além das falas dela que eram depreciativas em relação a minhas características físicas. O que também foi reforçado negativamente na escola com o bullying. Hoje, depois de muitos anos ainda sinto o reflexo disso em várias áreas da minha vida. Espero um dia poder superar isso.
Nossa parece q esse vídeo foi feito pra mim.
Quem fez a estátua de Davi e mandou falar foi Michelangelo
Essa da pessoa passar na frente e a outro ficar calada, no caso a pessoa que passou na frente já está com a intenção de procurar confusão.
No relacionamento sou contrário, não me doo por insegurança! Medo de ser traído ou abandonado!
Eu era uma aluna assim tinha medo de tudo
Ótimo vídeo, gratidão se o universo e eu lutar pra vencer isso então vou vencer, acompanhando vídeos como esse🤌🏻👍🏼🇧🇷🖤
Tenho epilepsia desde criança e qndo fiz 16 anos fui ter minha primeira crise convulsiva ao qual me fez ser uma pessoa insegura,mas sempre fiz meu tratamento sozinha pq não tinha ninguém que me acompanhasse ao médico.37 anos se passaram hj estou com 53 anos e sempre tudo que queria fazer sempre tinha alguém que falava por causa do meu problema nao deveria fazer e isso fui ficando sem conhecimento posso dizer desatualizada do mundo onde tudo que preciso peço orientação a alguém,mas ninguém me ajuda como preciso mas sim como eles querem lógico todo mundo tem problemas as vzs nao dá pra fazer aquilo naquela hora mas custa fazer do meu jeito.Por exemplo:pedi pra comprar batata e me trouxe cenoura...??? Ai isso é me ajudar? Acho que isso é fazer do modo deles nunca o meu.Fiz uma ressonância a 2 anos e acusou o problema pq tenho crises convulsivas,ai foi onde me abalou mais ainda . Faço tratamento como disse a 37 anos e depois desse exame fiquei insegura o que fazer,como vai ser e agora.Estou numa depressao total pq sou solteira morava com meu pai que faleceu a 3 anos era dependente dele e agora depois de todo esse conflito estou só.Pq quem me ajuda nunca faz conforme preciso.Está dificil.....preferi me isolar e por a cabeça em pé e seguir em frente com a ajuda de Deus e viver!
Pq viver sendo tratada como incapaz isso é muito ruim mesmo sendo incapaz.A vida é linda pra todos pq eu tb nao posso vivê-la.Chega de depender dos outros apesar de precisar,mas se alguém tiver amor saberá me retribuir,mas nunca mandando em mim,mas me ajudando a saber lidar com as coisas como preciso.Ficar sozinha não é bom,mas não tendo apoio necessario é melhor se isolar para vc não se r mandada.
*Oii!! BOA Tarde, Dra.Marisa e a todos. Que conteúdo tão precioso e de gnd importância! Tenho I9 anøs e confesso q sou MT insegura...atrapalha mt,não gosto de ser assim😢; faço terapia desde de fevereiro do ano passado, porém, confesso q tenho MT oq aprender, melhorar e praticar ainda. Qro ser uma pessoa melhor TDS os dias e não desistir nunca! OBGD pelos ensinamentos! Deus abençoe a senhora, seu canal e sua família hj e sempre. Tenham dias ótimos! Um abraço* 💖✨
Excelente vídeo, Doutora!! Autoafirmacao e contar vantagem também não seriam indícios de insegurança?
Bom questionamento.
Quem muito 'se acha' é porquê está sempre perdido.( Psicóloga Helena Rodrigues).
@@fabiorego5869Concordo plenamente!!
sim, auto-afirmação são dúvidas em suas próprias confianças,pois quem tem certeza, não precisa ficar se afirmando
Eu fui assim tinha maior medo de apresentar trabalhos na sala de aula por medo de ser críticada ,ate hoje sou assim tenho medos de ser regeitada
Devo discotdar da pessoa que não briga na fila pois é uma questão de educação. Tenho uma amigo que briga por tudo dizendo que só quer seus direitos mas é infeliz e ninguém guem tem paciência com ela pois se tornou um briguento.
Eu já acho que não vale a pena brigar sempre pois mais vale ser feliz e ter paz do que ter razão 😊
Boa noite
Me identifiquei com algumas partes deste vídeo. Obrigada, Marisa! Você é ótima!🥰💕
Boa tarde Dra Marisa seus vídeos são incríveis muito bom ❤❤
Gostei muito do seu vídeo!
Eu apanhei da professora na infância quando perguntei a ela por 2 vezes que não havia entendido a explicação de matemática😢
Senti humilhação ,peguei raiva da matéria e não dela.
Quero dizer,achei que a culpa era minha.
Eu passei pela mesma situação a mais de 60 anos, lembro da palmatória batendo nas Palmas da minha mão com força e talvez até mesmo prazer, as lagrimas correm rosto abaixo, a dor e a vergonha ( diante de todas a classe) é imensa e você nunca consegue entender o porque..Não consigo lembrar de mais detalhes, só sei que grande parte da minha geração passou por essa umilhação, no Brasil, na Austrália, na Alemanha, ouço homem falar que dói até hj a lembrança do padre que, o levava ao seu escritório, o colocava deitado de braços em suas pernas, baixava suas calças e lhe batia com tanta força nas nádegas até essas ficarem vermelhas, puro sadismo. E a igreja só tirava essas figuras de um lugar e colocava em outro, criando novas vítimas...😢😢😢
Eu tenho facilidade vendas mesmo
Mas simples sei fazer facilidade
É possivel ser totalmente seguro? Nas relações interpessoais e afetivas está cada vez mais difícil, pois a maioria das pessoas buscam por padrões de beleza; excelência e perfeição que têm por referência a mentira das redes socias. E muitas pessoas manipuladoras quando descobrem sua insegurança, te acusam que você foi culpado pelo fim da relação.
Muito interessante o seu questionamento, penso que provavelmente ninguém é ou será completamente seguro, pois todos nós temos defeitos e estes defeitos podem nos deixar inseguros em alguma medida.
No entanto, se algum ser humano conseguir ter consciência de todos os seus defeitos e se tornar capaz de lidar bem, estar em paz, digamos assim, com estes defeitos, é muito provável que este ser humano alcance patamares altíssimos de sentir-se seguro e talvez isso seja ser totalmente seguro ou o mais próximo que um humano possa alcançar em relação a isso.
Abraços, Fabio, um excelente dia para você.
@@jatl174 Valeu, grato por responder. É que somos seres gregários, claro que não devemos depender da aprovação alheia, mas as exigências para ter um relacionamento estão enormes e as pessoas que mais exigem são as que menos entregam. Espero que seja uma fase e que as pessoas passem a respeitar as limitações das outras.
Tudo de bom pra ti!✌
@@fabiorego5869, realmente somos seres gregários, contudo, a necessidade de socialização e o quanto de satisfação cada ser humano tira do socializar varia bastante de pessoa para pessoa, como também é algo passível de mudança ao longo da vida de cada indivíduo.
Quanto a isso de ter um relacionamento no sentido de casal (Namorar, casar, ter filho) enxergo isso como algo que cabe a cada pessoa enxergar se quer ou não para a sua vida, pois também existe a possibilidade de ter uma vida bacana, significativa e por aí vai, com bons relacionamentos familiares e/ou de amizades, talvez fazer parte de um grupo de pessoas que fazem alguma atividade que também gostamos, tipo: Caminhada, corrida, andar de bicicleta, algum grupo de leitura online e assim segue.
Diria que em certa medida precisamos nos encaixar na sociedade, seguir algumas coisas do social, por assim dizer, por outro lado, também é muito importante na construção da nossa individualidade tentar entender nossos gostos, valores, prioridades, lugares que gostamos de frequentar e assim segue, pois isso nos ajuda a viver da nossa própria forma, de estar em paz com nós mesmos nos vários momentos que tivermos que encarar as pessoas que querem nos impor que: "Devemos viver de determinada forma", "devemos fazer isso e não aquilo", "Que a forma certa de agir e viver é apenas uma", enfim, o autoconhecimento nos permite enxergar que na verdade o que muitas vezes outras pessoas possam nos colocam como "obrigações sociais" são apenas algumas opções de vida dentre outras opções de vida possíveis.
Valeu, Fabio, um excelente final de semana para tu.
Euzinha!!!!!😢
Penso que uma extrapolação da insegurança é a disforia à rejeição. Embora não reconhecida pelo DSM, é algo que está em certa medida ligada à insegurança, e chega a ser deletério, trazendo muitos prejuízos em várias esferas da vida do próprio indivíduo.
Boa noite.👀📚📖📝📱🎧▶️👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾😀👍🏾
Nota 10!
Esses dia estava no ônibus e o motorista falou vou abrir a porta do meio pra quem quiser basta pedir aí beleza sentou uma estudante no meu lado chegando no ponto dela descer virou pra mim e disse bem baixinho moça vc pode pedir pra abrir a porta do meio eu disse sim vc me avisa momento e eu peço kkkk.
Eu gritei do meio do ônibus oh motorista abre a porta do meio por favor que minha filha vai descer ela sorriu pra mim kkkkkk e aí fiquei pensando que a timidez atrapalha muito a vida do sujeito 😂😂😂😂😂
Cheguei!!
❤❤❤
❤
Eu sou só e depois do divórcio não consegui refazer minha vida afetiva! Já fui tão rejeitada por não ter um companheiro, que desiste de interagir com pessoas! Principalmente as casadas que só me fazem sentir que sou menos por não ter um marido!!! O mundo é assim! Machista e discriminatório!!!
Comentário pra aumentar os números
👍
Medo de ser mal interpretado!
Não rasgue sua identidade,não se preocupe com as interpretações mal-intencionadas ou dos ódios que receberá em razão da ignorância ou da insegurança pessoal dos que a atacarão,seja sincera
Bodimais
*Oii!! BOA Tarde, Dra.Marisa e a todos. Que conteúdo tão precioso e de gnd importância! Tenho I9 anøs e confesso q sou MT insegura...atrapalha mt,não gosto de ser assim😢; faço terapia desde de fevereiro do ano passado, porém, confesso q tenho MT oq aprender, melhorar e praticar ainda. Qro ser uma pessoa melhor TDS os dias e não desistir nunca! OBGD pelos ensinamentos! Deus abençoe a senhora, seu canal e sua família hj e sempre. Tenham dias ótimos! Um abraço,bjs* 💞
❤