Davi, existe a possibilidade de alguma forma condensar matéria em um espaço muito pequeno a ponto de criar gravidade? Assim a nave não precisaria ser do tamanho da Terra... Só uma pergunta bem louca mesmo :)
Olá, Ciência! Um exemplo disso é a estrela de neutrôns e buracos negros, mais o problema que para "condensar" precisa de muita gravidade e para isso matéria ou seja, teríamos que ter uma nave de massa de uma estrela ou seja inviável.
Em Star Trek, as naves tipo a USS Enterpise usam geradores de mini buracos negros, inclusive direcionados para puxar a gravidade para a o fundo da nave, e não para o centro.
Muito feliz essa abordagem através da relação entre raio e aceleração angular, e o exemplo da pessoa levantando-se subitamente , e "dando uma cabeçada" no efeito coriolis, torna tangível uma abstração que gerlamente não se vê por aí. Boa pedagogia.
Davi, tem um livro, do Arthur C. Clark, chamado "Encontro com Rama" que fala exatamente de uma nave alienígena GIGANTESCA (não lembro o tamanho e largura exatas, mas são km) em formato de cilindro, que tem praticamente um mundo inteiro dentro, e usa exatamente o tipo de gravidade simulada descrita. Só quis comentar mesmo, valeu!
Entrei no seu canal por acaso (me interessou o tema da gravidade artificial) e tive o prazer de ter uma verdadeira aula de física, como realmente deve ser dada. Nunca vi uma explicação tão boa do efeito coriolis...PARABÉNS!!! Mais um inscrito no canal...conte comigo para divulgar. Abraço!!!
Parabéns por esse trabalho sensacional e produtivo. Não perco nenhum vídeo!!!! estou tendo que assistir vídeos antigos pra não ficar sem conteúdo inédito enquanto espero o novo lançamento.
Vc não, mas eu sim, vim realmente do futuro pra dizer que conhecí teu canal somente em 2019. Mas por uso da magia do controle da 4a dimensão aqui no YT, estou voltando no tempo e adquirindo todo esse excelente conhecimento distribuido por vc. Parabéns! Continue com muito sucesso esse excelente trabalho.
Muito bom Davi! Sempre quis saber porque as agências espaciais não tentavam fazer uma estação espacial circular para simular a gravidade... eu havia ignorado o efeito Coriolis. No filme 2001: Uma Odisseia no Espaço acho que não fizeram menção e nem se preocuparam de 'dizer' que o efeito de gravidade artificial era de apenas 1/6 da gravidade terrestre (é a mesma da Lua), segundo o livro de mesmo título 'era apenas para manter as coisas na direção certa'. Ótimo vídeo! Valeu!!
David, não existe força centrífuga. O corpo permanece rodando pq ele está sentado no banco, sempre tendo alguma componente para o centro. Oq acontece se não tiver mais essa componente em direção ao centro é o corpo sair pela tangente, mantendo a trajetória retilínea
Vendo este vídeo me lembrei de uma ficção que li: Encontro com Rama, de Arthur C. Clarke. Nela é descrita uma espécie de nave alienígena com 50 QUILÔMETROS de comprimento por 20 QUILÔMETROS de diâmetro em rotação, de passagem pelo sistema solar. Astronautas vão explorar esta nave e as impressões da gravidade artificial gerada são descritas com um detalhamento incrível! Para quem gosta de ficção científica é um prato cheio.
em filmes de guerra com batalhas aéreas, enquanto o piloto gira seu avião perseguindo outro avião, os tiros parecem fazer curva pra baixo na perspectiva do piloto, como se caísse no chão. é parecido com isso que vc falou no vídeo tbm
uma maneira de talvez criar gravidade seria utilizando matéria/energia escura? já que ela tem um efeito direto sobre a gravidade (claro, quando entendermos melhor como ela funciona.)
na série expanse existe uma nave chamada behemoth, que é a maior da série e usa o sistema rotacional pra criar gravidade, inclusive acontece um fato na série que muitas pessoas se machucam em outras naves e elas são transferidas para essa pq era única onde se podia curar dos ferimentos hemorrágicos, já que em gravidade zero é um problema mortal.
Arthur C Clarke escreve coisas muito legais sobre isso em encontro com Rama (ele tb é autor de 2001). Em encontro com Rama o raio da estrutura (que é alienígena) tem uns 3km de altura. Se quisessemos fazer isso, teria que ser construído no espaço, em vez de ser construído aqui e lançado no espaço.
Olha que legal, se as naves fossem circulares e medindo kilometros para gerar uma gravidade artificial parecida com a nossa, elas se pareceriam com as naves espaciais de sci-fi.
oii davi, eu sou vestibulanda e percebi que vc falou força centrífuga, mas acho que o termo certo seria pseudoforça centrífuga, pois ela é apenas uma sensação criada pela falta da força centrípeta, obrigada davi te amoo
@@marcosmedina8833 A força centrípeta não é uma pseudo força por que existe de fato algo exercendo essa força no objeto que está fazendo o movimento circular. Quando um carro está fazendo uma curva, por exemplo, o atrito dos pneus com o asfalto é que exerce a função de força centrípeta. Por outro lado, a sensação de estar sendo jogado para fora durante a curva é apenas uma sensação mesmo, não é uma força "real". Nenhum objeto está te empurrando para fora. Da mesma forma, quando você amarra um objeto na ponta de um barbante e gira o barbante o objeto vai girar e o barbante vai ficar esticado e esse barbante vai exercer uma força centrípeta no objeto evitando que ele saia pela tangente. Mas o objeto também vai sofrer a pseudo força centrífuga, só que nenhum objeto vai estar de fato empurrando ele para fora, só o barbante mesmo é que vai estar puxando ele para dentro. Assim, a força centrípeta é "real" e a força centrífuga é "pseudo". Se você pensar no exemplo que ele deu no vídeo do brinquedo de girar do parquinho, a força centrípeta sofrida pela pessoa no brinquedo vai ser exercida pelas próprias mãos da pessoa que vai estar se segurando no brinquedo. Se ela não se segurar no brinquedo ela vai sair voando pela tangente.
Faltou a cereja do bolo nessas explicações. Pegue por exemplo um cara que amarra um barbante em uma borracha e então começa a rodar ele. A força centrípeta no caso, é a tensão que estão esticando a corda, a tensão na corda. Essa força é a centrípeta, a força que puxa para o centro. Pois é o barbante que está segurando a borracha. O que vocês estão chamando de pseudoforça centrífuga fica mais claro e óbvio chamar de, inércia. Sim, o corpo tende a ir para fora porque ele sempre tende a ir em linha reta, isso é a inércia. Tanto que se vc corta o barbante, a borracha vai não em uma curva, e sim em linha reta. E é justamente quando vc vira o carro pra direita, e então e jogado lá dentro pra esquerda que vc entende que é simplesmente inércia. Seu corpo tende a querer ir em linha reta, e o carro, força sempre a estar curvando, causando um efeito de vc ser jogado pro lado
Lembra da primeira lei de newton, a lei da INÉRCIA, que diz que sem a atuação de forças externas, um corpo em repouso permanece em repouso e um corpo em movimento retilíneo uniforme (MRU) permanece em MRU? Isso significa que em todo movimento circular (pois não é retilíneo) há a ação de uma força. Logo, quando você está no gira gira, tem que ter uma força que "entorta" a direção do seu movimento, fazendo que você dê voltas ao invés de se mover em linha reta. Esta força chamamos de força CENTRÍPETA. Já a força CENTRÍFUGA não é bem uma força. Ela é o que os físicos chamam de FORÇA INERCIAL. Quando você está no gira gira, você sente algo te puxando pra trás, é verdade. Mas isso que você sente não é nada mais do que o seu corpo tentando se manter em MRU.
A força centrípeta eu já senti enquanto dirigia, bem no começo quando estava aprendendo a dirigir, fui fazer uma curva com velocidade elevada, mas a força centrífuga começou a me jogar pra fora da pista, então eu freei, aí a força centrípeta me jogou pro centro da pista e o carro ficou de lado, depois desse dia dirijo como uma senhora. Mas basicamente a força centrífuga acontece quando você gira algo, amarra um barbante numa bolinha e começa a girar, a força centrífuga vai fazer a bolinha esticar o barbante ao maximo, e se voce girar mais forte, a força centrífuga vai ser mais forte até o ponto que o barbante vai arrebenta e a bolinha será arremessada
Só que no caso da nave, os astronautas seriam a bolinha, então quanto mais rápido a nave gira, mais forte será a força centrífuga sobre eles, só que eles não poderão ser arremessados, já que existe o chão da nave, então essa força os empurraria para o chão da nave, então basta balancear a velocidade das rotações por minuto e do diâmetro da nave para que a força não seja forte suficiente para esmagar os astronautas, nem fraca o suficiente para que eles ficassem flutuando. Essa força teria que ser de aproximadamente 10 metros por segundo.
A força centrípeta te coloca em movimento circular, já a "força centrífuga" é só a tendência do corpo ficar em movimento retilíneo uniforme. Pela Mecânica Clássica, a força centrífuga não existe.
Essa nova estação espacial com gravidade artificial poderia ser um grande "DONUT" girando no espaço, achei que vc iria dizer o tamanho e velocidade de rotação aceitável. Imagino que ela poderia ser montada aqui na terra em pedaços como anéis que pudessem ser enviados para o espaço separadamente e depois montada lá, com o avanço dos foguetes modernos que estão diminuindo consideravelmente o preço de cada lançamento imagino que isso possa ser possível num futuro. Outro problema que fiquei imaginando é como manteríamos esta estrutura girando no espaço? para isso gastaríamos uma energia considerável né... talvez com o Em Drive e uma célula solar.
Gostaria que fosse feito um vídeo sobre a possibilidade de plantar no espaço, uma vez que existe o Gravitropismo ou Geotropismo que é um tipo de tropismo que ocorre quando uma planta é colocada horizontalmente, as zonas do caule e da raiz voltadas para baixo recebem maior quantidade de auxinas do que as zonas superiores. A elevada concentração de auxinas favorece o crescimento do caule e inibe o crescimento da raiz. A minha opinião é que não é possível plantar no espaço, mas alguns cientistas dizem que é possível, e ai? O que vc acha disso?
Em Halo, o computador da armadura dos Spartans calcula o efeito centrifuga do halo world e compensa a mira, então quando você está jogando Halo na verdade a Cortana está empurrando seu braço vários centímetros para o lado para o tiro sair onde você quer que ele vá. E esse foi o pedaço de trivia inútil do dia!
Quanto gado bem alimentado por aqui, e aí que aí viu algum macaco semi evoluido por aí, ou algum outro Big Bang, pq eu só tenho notícia de um e nem ser humano para comprovar existia no tal ato, e ainda tem um monte de gado que acreditam nesse blá blá blá, então esqueça a tal terra plana e pensem mais em Deus, pois esse sim está por vir e o homem tão inteligente fica discutindo se a terra e prato ou bola, tenha paciência. Vcs que não vão correr atrás da salvação de vcs não pra ver só, o diabo já mostrou para que que veio, e muitos nem se quer querem enxergar por estarem muito bem alimentados por um sistema podre e maligno. NAO NEGUE A JESUS, NÃO NEGUE A DEUS, NÃO TROQUE SUA SALVAÇÃO, NÃO PEREÇA NESTE MUNDO BOLA OU PRATO, VIVA ETERNAMENTE NA PRESENÇA DAQUELE QUE TUDO CRIOU E QUE FEZ O HOMEM A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA.
um salve + like. esse assunto de ``coisas´´ que giram me deixou tonto... muito boa explicação. sempre fiquei pensando o porquê de não usarem uma estrutura ``girante´´ como a do filme 2001 Uma Odisséia no Espaço. deu uma vontade de ver o filme e sonhar com um mundo melhor... estou gira mesmo.
3:57 axo que devia ter uma componente tangencial tbm ja que a bola alem de ter a velocidade do arremesso tem a velocidade tangencial do ponto do arremesso
o que falei foi em relação ao arremesso e nao quando ele ainda esta em movimento circular. depois que o cara arremessa a bola em direção ao centro, alem do vetor do arremesso teria o vetor tangencial.
Mauro dos Anjos Soares Entendi. mas actedito que esse valor deva ser pequeno, talvez desprezivel. Ja que, uma vez a bola fora da sua mao só tera o vetor resultante do arremesso, na mesma direção da velocidade, assim, a bola vai em linha reta ( a menos que vc de um efeito nela, mas isso é outra historia...)
Os custos para enviar materiais ao espaço está caindo, além do fato de não ser necessário ficar em estado de gravidade o tempo todo, bastando algumas horas para amenizar os efeitos do espaço.
Vídeo muito bom! Tenho apenas algumas considerações: Nº 1: Em 1:10, você diz que "na prática a gravidade é uma força de atração entre dois corpos não importando a massa deles". Entretanto a força gravitacional depende sim da massa dos dois corpos. A força gravitacional que o planeta terra exerce sobre cada um de nós é diferente, e depende diretamente da nossa massa. O que é constante aqui é a aceleração da gravidade (aproximadamente 9.81 m/s^2). Nº 2: Força centrifuga na verdade é uma pseudo força, mas acho que isso você deve ter simplificado para o vídeo.
e tenho uma teoria ...e se o espaço fosse como a agua ...quando vc coloca uma bola com ar na agua td a agua quer voltar pra onde o espaco que o bola de ar oculpa ..como se a terra fosse uma bola de ar dentro de uma agua e quanto maior a bola de ar mais forte é a forca do ar na bola...no caso seria a materia escura que quer voltar para o espaco que a terra oculpa..e para burlar a gravidade teria que comprimir a materia escura já que é basicamente disso que o espaco é feito...
Não acredito que seja necessário uma "estrutura" de vários kms, bastaria ter duas naves ligas por um forte cabo e esse sim com kms de comprimento, fazendo as duas naves girarem em torno do centro do dele, fim do problema.
A iniciativa é fantástica e os recursos visuais usados no videos são muito bons - filmes desenhos. Ia indicar o vídeo a alunos mas não pude porque ele contém um erro conceitual: não existe força centrífuga que se opõe à centrípeta. Quando a Lua gira ao redor da Terra, não existe nenhuma força que a puxa para fora, mas apenas a que a puxa para "dentro", a força gravitacional. Me preocupei em registrar esse comentário porque sou professora de Física e acho que vale a pena modificar o conceito no vídeo.
Q tal uma roupa com partes magnéticas q sofressem atração para o piso... Sendo q o piso teria uma força constante de atração, porém a roupa poderia ter suas partes multi dinensionadas em relação a força de atração!!! Nos pés seria uma força X, nas pernas e na lombar 2/4 de X, nos pulsos 1/5 de X, e na cabeça uma touca com uma força 1/4 de X.... Obviamente, esses valores de X seriam conforme o melhor conforto de cada pessoa, ajustado individualmente!!! Creio q esta seja uma possibilidade, para simular uma Gravidade Artificial no Espaço... numa zona estacionaria!!!
Sobre a bolinha de tenis, quando arremessasse, não haveria tbm a força da inercia agindo sobre ela em relação ao movimento do brinquedo? Tipo, mesmo o expectador de fora, nao veria a bolinha ir em linha reta pois a inercia agiria sobre ela? Ou to viajando?
Seria possível uma esteira manter uma constancia de velocidade que faça com que a velocidade do astronauta e a rotação da "rodinha de hammister gigante" sejam complementares?
A gravidade é um "força" de atração exercida pela Terra? Não é a deformação do tecido espaço-tempo? Uma coisa que eu gostaria de ver girando no espaço: o planeta Terra.
Vim do futuro pra dizer que aqui em 2020 esse é um dos melhores canais de ciencia e curiosidades da internet. E que niguem sente falta dos hugobertos
Eu vim junto com vc e tenho que dizer que a careca dele ficou linda
Continua sendo, só que com menos cabelo
Vim do futuro mais...
Futuro?
Eu vim do futuro, de 2022 e já começamos a notar a falta dos Hugobertos
ele só perdeu a empolgação kkkkk
Davi, existe a possibilidade de alguma forma condensar matéria em um espaço muito pequeno a ponto de criar gravidade? Assim a nave não precisaria ser do tamanho da Terra... Só uma pergunta bem louca mesmo :)
Olá, Ciência! Um exemplo disso é a estrela de neutrôns e buracos negros, mais o problema que para "condensar" precisa de muita gravidade e para isso matéria ou seja, teríamos que ter uma nave de massa de uma estrela ou seja inviável.
Em Star Trek, as naves tipo a USS Enterpise usam geradores de mini buracos negros, inclusive direcionados para puxar a gravidade para a o fundo da nave, e não para o centro.
Valeu!
Muito feliz essa abordagem através da relação entre raio e aceleração angular, e o exemplo da pessoa levantando-se subitamente , e "dando uma cabeçada" no efeito coriolis, torna tangível uma abstração que gerlamente não se vê por aí.
Boa pedagogia.
Davi, tem um livro, do Arthur C. Clark, chamado "Encontro com Rama" que fala exatamente de uma nave alienígena GIGANTESCA (não lembro o tamanho e largura exatas, mas são km) em formato de cilindro, que tem praticamente um mundo inteiro dentro, e usa exatamente o tipo de gravidade simulada descrita. Só quis comentar mesmo, valeu!
Mano... Você é um gênio cara , pqp.... Eu até bolo um pra assistir tuas explicações mano , você ainda vai ajudar a terra de alguma forma....
*Maconha maconha maconha AAA*
Jssjaksk eu ae
Não entendo nada de física, mas fico fascinado com as teorias e explicações e aplicações no dia a dia
O tempo faz bem
Entrei no seu canal por acaso (me interessou o tema da gravidade artificial) e tive o prazer de ter uma verdadeira aula de física, como realmente deve ser dada. Nunca vi uma explicação tão boa do efeito coriolis...PARABÉNS!!! Mais um inscrito no canal...conte comigo para divulgar. Abraço!!!
Como ele melhorou em 3 anos! Parabéns!
Parabéns por esse trabalho sensacional e produtivo. Não perco nenhum vídeo!!!! estou tendo que assistir vídeos antigos pra não ficar sem conteúdo inédito enquanto espero o novo lançamento.
Seu vídeo envelheceu muito bem .
Entao eu posso treinar em uma sala de gravidade aumentada? Kkkkk seria bom
Valeu vegeta kkkkk
@@deadputo2852 o vegeta copiou o goku pq o goku q foi treinar nas gravidade primeir okk
@@steal. sim
Almentada vc pode ficar alejado
@@steal. fodasse? Ksksksk
Vc não, mas eu sim, vim realmente do futuro pra dizer que conhecí teu canal somente em 2019. Mas por uso da magia do controle da 4a dimensão aqui no YT, estou voltando no tempo e adquirindo todo esse excelente conhecimento distribuido por vc. Parabéns! Continue com muito sucesso esse excelente trabalho.
Eu amo esse canal e irei defendê-lo
Muito bom, o RUclips me recomendou em 2020.
Sim
Tbm
Parabeens Davi, são poucos os canais com um conteúdo confiável e interessantíssimo como o seu. Continue assim.
Ótima aula!
Parabéns!
Muito bom Davi! Sempre quis saber porque as agências espaciais não tentavam fazer uma estação espacial circular para simular a gravidade... eu havia ignorado o efeito Coriolis. No filme 2001: Uma Odisseia no Espaço acho que não fizeram menção e nem se preocuparam de 'dizer' que o efeito de gravidade artificial era de apenas 1/6 da gravidade terrestre (é a mesma da Lua), segundo o livro de mesmo título 'era apenas para manter as coisas na direção certa'. Ótimo vídeo! Valeu!!
Cara que explanação perfeita! Parabéns
Que massa! Já aguardando o ebook para compartilhar com os amigos! Sucesso! rs
que canal maravilhoso, por favor nao pare
Meu Einstein, Davi Tenório
Parabéns pelo livro, eu imagino o trabalho que deve ter dado para preparar e terei um imenso prazer em ler.
David, não existe força centrífuga. O corpo permanece rodando pq ele está sentado no banco, sempre tendo alguma componente para o centro. Oq acontece se não tiver mais essa componente em direção ao centro é o corpo sair pela tangente, mantendo a trajetória retilínea
Parabéns. dirimiu todas as minhas dúvidas.
Extraordinario video. Parabens!!!
nss nunca tinha visto os videos antigos a barba faz toda a diferença
Vendo este vídeo me lembrei de uma ficção que li: Encontro com Rama, de Arthur C. Clarke. Nela é descrita uma espécie de nave alienígena com 50 QUILÔMETROS de comprimento por 20 QUILÔMETROS de diâmetro em rotação, de passagem pelo sistema solar. Astronautas vão explorar esta nave e as impressões da gravidade artificial gerada são descritas com um detalhamento incrível! Para quem gosta de ficção científica é um prato cheio.
Júlio Francisco Obrigado pela sugestão! 😊
Ótima iniciativa Davi, compromisso com a verdade é sempre bom !
Muito bem explicado,parabéns!
Não consegui me concentrar no que ele estava falando por causa das linhas curvas que se formam acima dos olhos dele...
8:26
Se você veio do futuro, como é que estou vendo o você do passado?
em filmes de guerra com batalhas aéreas, enquanto o piloto gira seu avião perseguindo outro avião, os tiros parecem fazer curva pra baixo na perspectiva do piloto, como se caísse no chão. é parecido com isso que vc falou no vídeo tbm
uma maneira de talvez criar gravidade seria utilizando matéria/energia escura? já que ela tem um efeito direto sobre a gravidade (claro, quando entendermos melhor como ela funciona.)
Nossa, pra mim, esse foi o mais instrutivo!
Fala um vídeo sobre sentido horário porque o universo funciona nesse sentido
na série expanse existe uma nave chamada behemoth, que é a maior da série e usa o sistema rotacional pra criar gravidade, inclusive acontece um fato na série que muitas pessoas se machucam em outras naves e elas são transferidas para essa pq era única onde se podia curar dos ferimentos hemorrágicos, já que em gravidade zero é um problema mortal.
Arthur C Clarke escreve coisas muito legais sobre isso em encontro com Rama (ele tb é autor de 2001). Em encontro com Rama o raio da estrutura (que é alienígena) tem uns 3km de altura. Se quisessemos fazer isso, teria que ser construído no espaço, em vez de ser construído aqui e lançado no espaço.
Estarei lá, 22/11!
Cara, quando ele disse que veio do futuro, ele me bugou muito
Canal maravilhoso.
Davi, faz um vídeo de com diminuir a fadiga ocular.
Genial! Adorei o episódio!
Seria interessante fala sobre gravidade artificial criada por aceleração constante.
Essa gravidade artificial serve pra os tripulantes dormir... Pra n enfraquecer os ossos
Foi o que eu pensei.
vídeo maravilhoso
Olha que legal, se as naves fossem circulares e medindo kilometros para gerar uma gravidade artificial parecida com a nossa, elas se pareceriam com as naves espaciais de sci-fi.
Faça um video explorando a possibilidade de usarmos uma singularidade para criar gravidade artificial.
oii davi, eu sou vestibulanda e percebi que vc falou força centrífuga, mas acho que o termo certo seria pseudoforça centrífuga, pois ela é apenas uma sensação criada pela falta da força centrípeta, obrigada davi te amoo
Legal amiguinha, mais oq exatamente é força centripeta ? e pq ela tb ñ é uma falsa força?
@@marcosmedina8833 A força centrípeta não é uma pseudo força por que existe de fato algo exercendo essa força no objeto que está fazendo o movimento circular. Quando um carro está fazendo uma curva, por exemplo, o atrito dos pneus com o asfalto é que exerce a função de força centrípeta. Por outro lado, a sensação de estar sendo jogado para fora durante a curva é apenas uma sensação mesmo, não é uma força "real". Nenhum objeto está te empurrando para fora. Da mesma forma, quando você amarra um objeto na ponta de um barbante e gira o barbante o objeto vai girar e o barbante vai ficar esticado e esse barbante vai exercer uma força centrípeta no objeto evitando que ele saia pela tangente. Mas o objeto também vai sofrer a pseudo força centrífuga, só que nenhum objeto vai estar de fato empurrando ele para fora, só o barbante mesmo é que vai estar puxando ele para dentro. Assim, a força centrípeta é "real" e a força centrífuga é "pseudo". Se você pensar no exemplo que ele deu no vídeo do brinquedo de girar do parquinho, a força centrípeta sofrida pela pessoa no brinquedo vai ser exercida pelas próprias mãos da pessoa que vai estar se segurando no brinquedo. Se ela não se segurar no brinquedo ela vai sair voando pela tangente.
Humm agora entendi tudo .
Faltou a cereja do bolo nessas explicações. Pegue por exemplo um cara que amarra um barbante em uma borracha e então começa a rodar ele.
A força centrípeta no caso, é a tensão que estão esticando a corda, a tensão na corda. Essa força é a centrípeta, a força que puxa para o centro. Pois é o barbante que está segurando a borracha.
O que vocês estão chamando de pseudoforça centrífuga fica mais claro e óbvio chamar de, inércia.
Sim, o corpo tende a ir para fora porque ele sempre tende a ir em linha reta, isso é a inércia. Tanto que se vc corta o barbante, a borracha vai não em uma curva, e sim em linha reta.
E é justamente quando vc vira o carro pra direita, e então e jogado lá dentro pra esquerda que vc entende que é simplesmente inércia.
Seu corpo tende a querer ir em linha reta, e o carro, força sempre a estar curvando, causando um efeito de vc ser jogado pro lado
Eu tenho uma dúvida a respeito da força centrífuga. Se é uma força falsa então por qual razão sentimos o seu efeito em um carro ???
Sensacional
Muito bom! Estou vendo em 2019 kkk
2020 😎
2021 😎
@@leozin5018 👊😎👊
@@user-yr5is5od7k 😎👏😎
2022
uma boa citação seria a dos halos do jogo halo. Eles foram os primeiros que me introduziram a essa idéia
Massa!
Saudades dessa era
Sou inscrito a algum tempo, mas não sei como hoje percebi que não estava mais inscrito no canal.
Fenomenal!
1:20
Eu: Nossa Terra, que fofo 😳👉👈
Assistam "Passageiro Acidental" na Netflix.
Eu nunca entendi essas forças centrífuga e centrípeta, pode fazer um vídeo sobre elas?
Lembra da primeira lei de newton, a lei da INÉRCIA, que diz que sem a atuação de forças externas, um corpo em repouso permanece em repouso e um corpo em movimento retilíneo uniforme (MRU) permanece em MRU? Isso significa que em todo movimento circular (pois não é retilíneo) há a ação de uma força. Logo, quando você está no gira gira, tem que ter uma força que "entorta" a direção do seu movimento, fazendo que você dê voltas ao invés de se mover em linha reta. Esta força chamamos de força CENTRÍPETA.
Já a força CENTRÍFUGA não é bem uma força. Ela é o que os físicos chamam de FORÇA INERCIAL. Quando você está no gira gira, você sente algo te puxando pra trás, é verdade. Mas isso que você sente não é nada mais do que o seu corpo tentando se manter em MRU.
A força centrípeta eu já senti enquanto dirigia, bem no começo quando estava aprendendo a dirigir, fui fazer uma curva com velocidade elevada, mas a força centrífuga começou a me jogar pra fora da pista, então eu freei, aí a força centrípeta me jogou pro centro da pista e o carro ficou de lado, depois desse dia dirijo como uma senhora.
Mas basicamente a força centrífuga acontece quando você gira algo, amarra um barbante numa bolinha e começa a girar, a força centrífuga vai fazer a bolinha esticar o barbante ao maximo, e se voce girar mais forte, a força centrífuga vai ser mais forte até o ponto que o barbante vai arrebenta e a bolinha será arremessada
Só que no caso da nave, os astronautas seriam a bolinha, então quanto mais rápido a nave gira, mais forte será a força centrífuga sobre eles, só que eles não poderão ser arremessados, já que existe o chão da nave, então essa força os empurraria para o chão da nave, então basta balancear a velocidade das rotações por minuto e do diâmetro da nave para que a força não seja forte suficiente para esmagar os astronautas, nem fraca o suficiente para que eles ficassem flutuando. Essa força teria que ser de aproximadamente 10 metros por segundo.
A força centrípeta te coloca em movimento circular, já a "força centrífuga" é só a tendência do corpo ficar em movimento retilíneo uniforme. Pela Mecânica Clássica, a força centrífuga não existe.
a aceleração deveria ser de 10 metros por segundo ao quadrado, ou, 10m/s²
Vídeo maravilhoso
Essa nova estação espacial com gravidade artificial poderia ser um grande "DONUT" girando no espaço, achei que vc iria dizer o tamanho e velocidade de rotação aceitável. Imagino que ela poderia ser montada aqui na terra em pedaços como anéis que pudessem ser enviados para o espaço separadamente e depois montada lá, com o avanço dos foguetes modernos que estão diminuindo consideravelmente o preço de cada lançamento imagino que isso possa ser possível num futuro. Outro problema que fiquei imaginando é como manteríamos esta estrutura girando no espaço? para isso gastaríamos uma energia considerável né... talvez com o Em Drive e uma célula solar.
Fico honrado em poder dar o primeiro like
Quadragésimo like 😔
Eu já me vejo rodando no espaço toda vez que tomo um porre...
Vc escreveu errado.
É "a" e não "e" no final da palavra.
Pensei que na thumbnail tava escrito "GRAVIDA DE ARTIFICIAL" kkkkkkk eu não tinha lido o título
Gostaria que fosse feito um vídeo sobre a possibilidade de plantar no espaço, uma vez que existe o Gravitropismo ou Geotropismo que é um tipo de tropismo que ocorre quando uma planta é colocada horizontalmente, as zonas do caule e da raiz voltadas para baixo recebem maior quantidade de auxinas do que as zonas superiores. A elevada concentração de auxinas favorece o crescimento do caule e inibe o crescimento da raiz. A minha opinião é que não é possível plantar no espaço, mas alguns cientistas dizem que é possível, e ai? O que vc acha disso?
Em Halo, o computador da armadura dos Spartans calcula o efeito centrifuga do halo world e compensa a mira, então quando você está jogando Halo na verdade a Cortana está empurrando seu braço vários centímetros para o lado para o tiro sair onde você quer que ele vá. E esse foi o pedaço de trivia inútil do dia!
Eu nunca tinha percebido como os seus dedões são estranhos 😂😂😂😂😂😂😂😂
"O que você gostaria de ver rodando no espaço bem longe daqui?" : Terraplanistas
Melhor comentário que eu vi hoje KKKKKKKKKKKKK
A sociedade da terra plana tem membros em todo o globo
Terraplanotarios e nibirutas.
Não me incomodam, é um direito fundamental o de ser um idiota.
Quanto gado bem alimentado por aqui, e aí que aí viu algum macaco semi evoluido por aí, ou algum outro Big Bang, pq eu só tenho notícia de um e nem ser humano para comprovar existia no tal ato, e ainda tem um monte de gado que acreditam nesse blá blá blá, então esqueça a tal terra plana e pensem mais em Deus, pois esse sim está por vir e o homem tão inteligente fica discutindo se a terra e prato ou bola, tenha paciência. Vcs que não vão correr atrás da salvação de vcs não pra ver só, o diabo já mostrou para que que veio, e muitos nem se quer querem enxergar por estarem muito bem alimentados por um sistema podre e maligno.
NAO NEGUE A JESUS, NÃO NEGUE A DEUS, NÃO TROQUE SUA SALVAÇÃO, NÃO PEREÇA NESTE MUNDO BOLA OU PRATO, VIVA ETERNAMENTE NA PRESENÇA DAQUELE QUE TUDO CRIOU E QUE FEZ O HOMEM A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA.
um salve + like. esse assunto de ``coisas´´ que giram me deixou tonto... muito boa explicação. sempre fiquei pensando o porquê de não usarem uma estrutura ``girante´´ como a do filme 2001 Uma Odisséia no Espaço. deu uma vontade de ver o filme e sonhar com um mundo melhor... estou gira mesmo.
eis q VC compra um Iberê na deep web.
?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
eis que eisq eisqueaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
3:57 axo que devia ter uma componente tangencial tbm ja que a bola alem de ter a velocidade do arremesso tem a velocidade tangencial do ponto do arremesso
Mauro dos Anjos Soares A "força centrifuga" é a resultante da velocidade (que é tangente à trajetoria) e da força centripeta.
o que falei foi em relação ao arremesso e nao quando ele ainda esta em movimento circular. depois que o cara arremessa a bola em direção ao centro, alem do vetor do arremesso teria o vetor tangencial.
Mauro dos Anjos Soares Entendi. mas actedito que esse valor deva ser pequeno, talvez desprezivel. Ja que, uma vez a bola fora da sua mao só tera o vetor resultante do arremesso, na mesma direção da velocidade, assim, a bola vai em linha reta ( a menos que vc de um efeito nela, mas isso é outra historia...)
#Resposta um planeta que seria minha nova casa. Para morar lá, explorar e conhecer.
Pertenço a uma época 5 anos a frente desse vídeo e infomo que a gravidade artificial nao foi desdncolvida.
eBook eu queroooo!!
Que tal um vídeo falando da hipótese da simulação e o mito da caverna de Platão ?
Os custos para enviar materiais ao espaço está caindo, além do fato de não ser necessário ficar em estado de gravidade o tempo todo, bastando algumas horas para amenizar os efeitos do espaço.
Bem legal
Rodando no espaço : mini sol artificial, indo em direção a órbita da Europa , lua de jupiter
Saudade dos Hugobertos e do Miguel!!!
Vídeo muito bom!
Tenho apenas algumas considerações:
Nº 1: Em 1:10, você diz que "na prática a gravidade é uma força de atração entre dois corpos não importando a massa deles". Entretanto a força gravitacional depende sim da massa dos dois corpos. A força gravitacional que o planeta terra exerce sobre cada um de nós é diferente, e depende diretamente da nossa massa. O que é constante aqui é a aceleração da gravidade (aproximadamente 9.81 m/s^2).
Nº 2: Força centrifuga na verdade é uma pseudo força, mas acho que isso você deve ter simplificado para o vídeo.
e tenho uma teoria ...e se o espaço fosse como a agua ...quando vc coloca uma bola com ar na agua td a agua quer voltar pra onde o espaco que o bola de ar oculpa ..como se a terra fosse uma bola de ar dentro de uma agua e quanto maior a bola de ar mais forte é a forca do ar na bola...no caso seria a materia escura que quer voltar para o espaco que a terra oculpa..e para burlar a gravidade teria que comprimir a materia escura já que é basicamente disso que o espaco é feito...
Não acredito que seja necessário uma "estrutura" de vários kms, bastaria ter duas naves ligas por um forte cabo e esse sim com kms de comprimento, fazendo as duas naves girarem em torno do centro do dele, fim do problema.
Bem não gravidade ao certo mas sim o efeito centrifuga pode cimular efeitos parecidos quando se ha uma base que nao deixa a materia escapar
A iniciativa é fantástica e os recursos visuais usados no videos são muito bons - filmes desenhos. Ia indicar o vídeo a alunos mas não pude porque ele contém um erro conceitual: não existe força centrífuga que se opõe à centrípeta. Quando a Lua gira ao redor da Terra, não existe nenhuma força que a puxa para fora, mas apenas a que a puxa para "dentro", a força gravitacional. Me preocupei em registrar esse comentário porque sou professora de Física e acho que vale a pena modificar o conceito no vídeo.
Vai colocar na Amazon? Vai fazer uma versão em áudio?
Q tal uma roupa com partes magnéticas q sofressem atração para o piso...
Sendo q o piso teria uma força constante de atração, porém a roupa poderia ter suas partes multi dinensionadas em relação a força de atração!!!
Nos pés seria uma força X, nas pernas e na lombar 2/4 de X, nos pulsos 1/5 de X, e na cabeça uma touca com uma força 1/4 de X....
Obviamente, esses valores de X seriam conforme o melhor conforto de cada pessoa, ajustado individualmente!!!
Creio q esta seja uma possibilidade, para simular uma Gravidade Artificial no Espaço... numa zona estacionaria!!!
Omo que eu parei aqui cara, eu tava procurando sobre como forçar a liberação de adrenalina no corpo
Em 2021 ai q o youtube vem e recomenda essa arte
Sobre a bolinha de tenis, quando arremessasse, não haveria tbm a força da inercia agindo sobre ela em relação ao movimento do brinquedo? Tipo, mesmo o expectador de fora, nao veria a bolinha ir em linha reta pois a inercia agiria sobre ela? Ou to viajando?
Uma sala de gravidade pra treinar que nem o Goku.
Como o efeita da raquete de tenis poderia influenciar essa estrutura? Seria possível usar contrapesos ou um volante?
Faltou falar do exemplo do filme Elysium, onde a estrutura rotativa realmente tinha kilometros de raio e uma rotação baixa...
Ela parecia ser baixa mas a velocidade poderia estar a milhares de km/h igual a terra
Uma solução barata para esse raio enorme seria duas naves "irmã" conectadas por um cabo e girando entre si.
Ponto em comum..gostaria e saber se da para criar um força contraria da energia que ele propiá pode fazer sua gravidade ,ou uma energia gravitacional
Um corpo compacto com massa enorme, tipo a matéria de um buraco negro no centro de uma nave esférica, poderia criar gravidade?
Seria possível uma esteira manter uma constancia de velocidade que faça com que a velocidade do astronauta e a rotação da "rodinha de hammister gigante" sejam complementares?
Faz o calculo qual seria o tamanho para fazer isso em marte, ja que la a gravidade e mais proxima da terra
#resposta satélites pois podemos descrubir novas coisas pelo o universo
Show
A gravidade é um "força" de atração exercida pela Terra? Não é a deformação do tecido espaço-tempo? Uma coisa que eu gostaria de ver girando no espaço: o planeta Terra.