Eu sou ateu e já rezei por dinheiro. Digo mais, fui atendido. Esta história não é mentira!Uma vez, dei plantão como médico em uma cidade do interior cujo hospital era gerido por uma entidade religiosa de freiras. O plantão era pago a vista e em dinheiro. Antes de receber e eu pegar a estrada de volta, as freiras segurando o meu dinheiro na mão disseram `O doutor não vai rezar não, antes de pegar a estrada?`. As freiras eram simpáticas e rezei em respeito a elas. Rezei então um pai nosso junto com as freiras, recebi meu pagamento e fui embora. Então, literalmente, eu já rezei por dinheiro.
"... em uma cidade do interior cujo hospital era gerido por uma entidade religiosa..." Imaginei um Exu, uma pomba-gira ou um espírito desencarnado gerenciando o hospital! UHAEUHAEUHAEUHAEUHAEUH XD
Se for um Deus compreensivo, vai. Ele vai entender que quando não existem evidências para uma coisa, a posição mais prudente é não acreditar nela. E acho que ficaria feliz com os ateus por não espalharem mentiras religiosas sobre Ele, não puxar o saco dEle, não usar o nome dEle como desculpa, atribuir a causa de uns seletos acontecimentos à Ele, etc. E de quebra provaria que é Deus. E de benevolente, ajudaria a humanidade de alguma forma. Depois de revelar Sua natureza sob condições experimentais razoáveis, não existiriam mais ateus, mas uma caralhada de religiões também seria extinta. Pra que fé, quando se tem provas concretas?
Meu mestrado foi sobre técnicas de entrevista. O que deve ser levado em conta é que o entrevistador não pode explicar o que significa "ateu". É provável que muitas pessoas não saibam a definição de "ateu" e a confundam com "sem religião" ou mesmo "amoral", "não praticante" etc. Por exemplo, já se fez pesquisa para saber o que as pessoas consideram um "intelectual" e muitas afirmaram que é uma pessoa que já leu um (1) livro. Seria interessante saber o que o brasileiro considera um ateu.
Pois é, tinha de se fazer um teste múltipla escolha antes da pessoa se identificar em uma das demografias xD: primeiro ela responderia "O que é um ateu?", e depois os dados poderiam ser apresentados de forma discreta: "Auto-identificados como ateus que escolheram a definição A", "Auto-identificados que escolheram a opção B"...
Por que não se pode explicar o que determinada designação significa durante a entrevista? Isso não iria prejudicar ainda mais a pesquisa? Por que se eu acho que eu sou algo, mas na verdade isso significa outra coisa não iria de uma vez fazer com que os dados levantados na pesquisa fossem considerados errados?
Essa frase realmente não faz sentido se vc pensar em Deus como um ser inteligente etc. Só que, se vc pensar em Deus como uma ideia criada pelas pessoas para dominar outras com base em religião, faz sentido ser ateu por não acreditar na ideia e, portanto, não se deixar dominar ideologicamente.
O erro pode ter sido na amostragem, e não da estatística empregada. Vejam essa explicação do Takata: neveraskedquestions.blogspot.com.br/2016/12/como-e-que-e-23-dos-ateus-creditam.html?m=1
Rafael Rigon Maier Bandido bom é aquele que posta EP legendado dps de ter saído direto da TV.
8 лет назад+68
eu acabei deixando de realizar o meu sonho de ser locutor de rádio,por na época ser evangélico e essa rádio tocar músicas "mundanas" e o dono dessa rádio ser católico e ter várias imagens de santos pela rádio. agora hoje eu nem acredito mais em religiões nenhuma,sou uma pessoa frustrada com o emprego que eu tenho e a oportunidade que eu tive naquela vez,acho pouco provável que terei de novo.
joão luiz siqueira batista NÃO culpe os outros por seus fracassos.
8 лет назад+27
não estou culpando pessoas,e sim uma ideologia que me foi imposta e acabou me cegando por algum tempo,isso é o que a religião faz com as pessoas,as pessoas indo lá na igreja e dando carro,apartamentos para a igreja e muitos exemplos que vcs veem todos os dias por aí,não é teatro não, as pessoas fazem aquilo de verdade sim,elas estão cegas e eu estive por um tempo.
Meu pai "sacrificou" um carro importado avaliado em 85.000 reais no "altar do sacrifício" naquela igreja evangélica "Templo de Salomão". Pois de acordo com o bispo, para pescar um crocodilo (ter MUITO sucesso financeiro), vc precisa jogar uma isca grande (dar coisas de muito valor à igreja). Tenho pena de pessoas que são tão fáceis de manipular devido a uma fé cega e sem lógica.
E incrível! Quando chega a notificação de vídeos do Pirula antes de clicar, imediatamente vem uma voz dentro da minha cabeça e diz: Olá pessoas, este é mais um vídeo meu aqui na internet.
Uma ótima análise do Universo Racionalista sobre a pesquisa DataFolha. O problema não foi estatístico, e sim de amostragem (pra ateus) - ou seja, a Folha, ao anunciar as estatísticas, deu relevância a dados que a pesquisa não tinha condições de avaliar. www.universoracionalista.org/ateus-que-acreditam-em-deus-entenda-o-que-deu-errado-na-pesquisa-do-datafolha/
P.A. um mínimo de português pra entender "piamente"? Cara, eu sequer conhecia esta palavra, e veja só, estou escrevendo em português... O que demonstra que sei "o mínimo".
Anderson Pessoa Eu parei pra pensar nisso. Pode ser que seja o seguinte. Pode ser que esses "ateus" concluíram que,por as pessoas religiosas procurarem a resposta em Deus,essas pessoas encontraram a força delas pra trabalhar mais,pra correr atrás e etc... e por conta disso "Deus ajudou"esse indivíduo a trabalhar mais e a conseguir seu dinheiro.Talvez seja nesse sentido,caso o contrário não são ateus.
O Pirula matou a charada sem perceber... 23% representa todos os Pastores do Brasil, que na realidade (no seu íntimo) são ateus, mas dependem de Deus para formar e engrandecer todo o seu patrimônio.
Fala Pirula, eu sou ateu, mas eu realmente acredito que acreditar em Deus ajuda nas finanças. E talvez, dependendo de como a pergunta fosse formulada responderia que SIM, que deus ajuda nas finanças. Vou explicar meu ponto de vista, tem um ex-colega de trabalho, que hoje é um pastor, e que adoro contar a sua historia: Ele era carteiro (ou seja, funcionário de uma empresa publica, com uma certa estabilidade) que vivia na gandaia com os amigos, saia para beber todas as noites, saindo do trampo e já ia para o bar, chegava em casa, tarde, bêbado e brigava com a mulher. (Aquela musica típica do: "NA CASA DO SENHOR NÃO EXISTE SANTANÃS...") A mulher começou a ir à igreja, e parou de brigar com ele, e só orar, ele começou a ver que ela estava diferente, ficou incomodado com isso e começou a ir junto (para ver como era), acabou gostando, indo sempre e hoje e pastor. E a vida dele melhorou muito, porque ele: "encontrou Jesus". O que eu como ateu, interpreto essa historia de maneira diferente, no momento em que ele parou de cair na gandaia, economizou, ficou mais tempo com a mulher (indo na igreja, grupos de orações juntos, ou em casa mesmo), passou a ter outro convívio social, que dizia que ele tinha que economizar. Ele melhorou financeiramente por que: ECONOMIZOU O DINHEIRO DA CACHAÇA, E FICOU EM CASA, COM BOAS COMPANHIAS (melhores do que a anterior). Ele mesmo não entendeu que as mudanças foram porque ele mudou, e passou a ter hábitos mais saudáveis. Ele acha que é exclusivamente a mão de DEUS agindo. Mas realmente acreditar em Deus e ter uma religião fez bem na vida dele, pois deu os freios sociais para ele melhorar sua condição financeira, familiar e pessoal. Por último, modéstia a parte: "Eu como já tenho esses freios sociais e racionalistas de fábrica, não preciso de Deus." Deve ter ficado meio esnobe da minha parte a opinião, e eu não estou dizendo que as pessoas "burras" somente vão para frente com religião. Mas acho que para algumas pessoas os freios sociais imposto por uma religião (uma comunidade religiosa) pode ajudar a elas a obter sucesso na sua vida pessoal.
Foi só o meu ponto de vista, mas a sua opinião sobre a falta de credibilidade nos dados está bem clara, realmente a método de pesquisa levanta dúvidas.
É um caso a se pensar. Se a pergunta foi mal formulada, dava margem pra isso mesmo. Mas eu ainda acho que a pergunta era algo pessoal, e não na base de "placebo cura".
Uma das grandes diferenças em me declarar ateu é reconhecer que boa parte das cagadas e conquistas não foram nada mais do que a consequência das minhas próprias decisões. Parece ser tão óbvio que já não dá mais pra entender como outros colocam acontecimentos tão simples nas mãos de algo tão improvável...
Um amigo professor de história me contou um acontecido que parece até piada. Ele estava dando aula num grupo de educação de adultos, e tinha um rapaz muito simples ele e a esposa iam na aula, e estavam passando necessidade, o pessoal da escola ficou com dó e arrumou um emprego pra esse rapaz, e ele não foi, e justificou dizendo "imagina se Jesus voltar, onde ele vai encontrar a gente", uma professora ainda respondeu pra ele que ela ele ia encontrar trabalhando. Só acreditei pq antes de terem tentado arrumar esse emprego pro cara ele já havia comentado sobre a situação deles, e o que faziam pra ir na aula.
Na parte que você fala das instituições religiosas se ocuparem de fazer o que outras instituições deveriam fazer, estatais ou não, eu tava pensando sobre isso esses dias, além de já ter conversado com alguns professores meus sobre isso. Muito boas as observações
Ae Pirula, você viu a reportagem do Fantástico desse Domingo falando sobre uma réplica da Arca de Noé? Parece que foi a mesma instituição que tentou empurrar criacionismo nas aulas de ciência (a mesma daquela sua série). Eu achei a reportagem (o jeito que eles explicaram quem era essa organização) um desserviço para a população leiga que não os conhecia. Dê uma olhada.
Fizeram uma explicação bem porca sobre a seleção natural também. Além do biólogo ter dito, de acordo com o fantástico, que foi encontrado "carne" em ossos de dinossauros, o que explicaria o seu surgimento recente, concomitante com o do humano.
Muito interessante a sua exposição de ideias. Parabéns por mais um excelente vídeo com reflexões racionais e sensatas. Valeu!!! Ps. Ateus que acreditam em deus? Bug na Matrix!!!! kkkkkk
O Pirula começou a abordar o ponto que explica a pesquisa mas recuou. O conhecimento religioso dele está tão alicerçado em preconceitos que ele não vê a realidade. A Religião, após pesarmos os prós e contras, é muito Boa para a sociedade. A disciplina e confiança é que fazem as pessoas prosperarem. Conheço pessoas que por confiarem na existência de um Deus, tiveram a coragem de empreender. Pessoas que largaram o ócio e as drogas para trabalhar. É nesse sentido que Deus, existindo ou sendo lenda, é responsável sim, pelo sucesso financeiro de muitos. Muitas Igrejas Cristãs ensinam a importância e relação entre Fé e Obras. Alegar que o Cristianismo ensina a esperar sentando as coisas caírem do Céu é uma conclusão falaciosa tirada a partir de uma minoria.
Excelente video! Ótimo esclarecimento, muito bem embasado, tanto na pesquisa atrás eu respostas às perguntas, quanto no velho argumento da exclusão da responsabilidade! Um abraço
Muito bom o vídeo. Acho que o Pirula é o tipo de ateu que falta nesse tipo de discussão. Não foi agressivo e usou argumentos sólidos. Além do mais, o foco do vídeo é dar conselhos para as pessoas (tomarem cuidado com as finanças) e não atacar a sua fé. Explicou muito bem o papel social da religião e tentou explicar o resultado da pesquisa (apesar de mal feita). Parabéns, Pirula; ótimo vídeo.
Quando eu vi esta pesquisa fiquei muito confuso, achei que não estava entendendo nada. como pode alguém que não cr~e em Deus achar que seu sucesso financeiro depende Dele. Agora você me ajudou a confirmar que não sou tão ignorante e que a "Folha"está completamente fora da relidade.
Tony Correia nossa a próxima vez que eu for apresentar trabalho: "então gente, a apresentação vai durar aproximadamente meio Pirula" minha nova medida de tempo favorita!!!!
Ja vi muitos casos em que pessoas receberam boas propostas de emprego, viagem, etc e que na igreja na hora da palavra ou por aviso dr Deus através de orações, foi dito para nao aceitar, para nao se preocupar porque ainda não era a hora e que mesmo assim pessoas contrariaram os sinais e acabaram se dando muito mal, nao é tudo que parece que vai ser bom para você que realmente é, quantas pessoas nao recebem ótimos salarios e mesmo assim continuam miseraveis..
A Datafolha é uma piada, mas só não é mais piada que alguém acreditar que religião gera sucesso financeiro. O Brasil é o país mais católico do mundo, com evangélicos em segundo lugar. Mesmo assim, somos historicamente um dos países com economia mais instável, um dos países mais violentos do mundo, e um dos mais corruptos do mundo. Tirando os EUA, todos os outros países mais ricos possuem um grau baixo de religiosidade.
Fala JR! E mesmo nos EUA, a religiosidade total tem baixado nas gerações mais novas. E quando se vê os estados mais ricos dos EUA, são aqueles mais laicos. O Biblical belt é um poço de atraso econômico comparado com os demais estados, com exceção do Texas.
Acho que o Pirula quis dizer "os países com maior IDH são os menos religiosos" porque se forem os mais ricos, só dá país de maioria religiosa (católica inclusive) no ranking de países com maior PIB per capita.
Esse lance que você falou das pessoas que não têm outros meios de entretenimento ou afins e que são influenciados por outros fatores como baixo poder aquisitivo e acabam compensando isso com uma rotina religiosa, só prova que muitos dos frequentadores de igrejas só fazem pra socializar... Muitos do meu círculo de convivência que são metidos à religiosos são exatamente dessa forma.
Pirula, vale lembrar que há uma vertente entre os protestantes que são adeptos a Teologia da Prosperidade. São os neopetencostais, se não me engano. Super criticados por calvinistas (e com razão), achei até que vc ia falar isso na hora. =) Ótimo vídeo.
Canal do Pirula Ok, mas a comparação ficaria melhor com 2 leões. Porque tá difícil ver o pior entre ambos... Sabe a história da ferradura, dos extremos se tornarem iguais? Pois é.
tudo faz sentido oque vc falou pirula, perdi minha irmã para uma igreja evangélica, ela era uma pessoa alegre gostava de ir em minha casa e que nos fôssemos na casa dele e agora depois que entrou para essa religião raramente vem aqui em minha casa ou convida a gente para ir la em sua casa.
Eu já fui Ateu chato,que ficava debatendo,mas vi q é perca de tempo... Hoje em dia prefiro mentir para as pessoas religiosas,digo q creio em Deus e que qualquer dia eu apareço na igreja deles,assim eles dão um sorriso e dizem:(Te espero lá em Jesus te ama).. Eu digo: (Pode Deixar vai com Deus e ore por Mim em :) .. Eles vão embora mano,é incrível kkkkkkkk.. Agora vai dizer que é Ateu pra tu ver..... kkkkkkkkkkkkkkkk...
Pirula, penso que acreditar em Deus com certeza dá dinheiro. Mas não porque Deus exista, e sim porque isso influencia demasiadamente no nosso impacto perante a sociedade. É como ser mais alto ou ter olhos verdes.
Acho um um pulo lógico bastante rasteiro a ideia de que pessoas deixam de fazer algo esperando por Deus, claro, existem casos pontuais que beiram a patologia - o casal de americanos que já deixou dois filhos morrerem sem tratamento -, me soa só como uma tentativa de, mais uma vez, tentar ver características negativas na crença alheia. É natural que, caso tu pergunte à um religioso se ele atribuem à sua respectiva divindade o seu sucesso financeiro, eles respondam que sim, dizer não, nesse caso, quase que indiscutivelmente soaria como negar o poder e influencia de sua crença na sua vida, é só ver a quantidade de jogador de futebol que em algum momento fazem algum gesto de cunho religioso - mesmo que seja um hangloose -. Gostaria muito de ver o resultado caso a pergunta fosse diferente, algo como "A o que você atribui o seu sucesso financeiro?", suspeito que teríamos respostas bastante diferentes caso a crença não fosse um fator previamente estabelecido no momento da pesquisa. Quanto à pesquisa, como já dito no vídeo, parece pouco relevante. Quanto à discussão levantada, achei rasteira e oportunista. Curiosamente, acho que os momentos em que o Pirula é menos sensato é quando ele fala sobre ateísmo e religião, embora não chegue perto de outras pessoas, ainda é bastante passional.
Eu adoraria saber qual foi a pergunta real da pesquisa, caso o Datafolha tivesse disponibilizado isso de alguma forma. Quanto a esses casos patológicos, nos EUA não são tão pontuais assim, porque se organizam em seitas. As seitas não crescem muito - por motivos óbvios. Quanto à discussão, foi oportuna porque me possibilitou fazer um vídeo numa semana bem cheia de coisas. Mas rasteiro acho que foi um adjetivo injusto.
Eu só percebi o quanto deixava de fazer as coisas esperando por deus depois que me tornei atéia. Quando deixei de ter a sensação de que tinha algo cuidando de mim, me senti mais sozinha no mundo, mas passei a ver tudo por outro ângulo, e realmente ter atitude e agarrar as coisas que vinham (e as que não vinham) ao invés de "esperar oq deus estava guardando pra mim".
Então quer dizer que aproveitar uma matéria ou um assunto (justo ou injusto) que aparece na mídia para lançar uma discussão é ter uma atitude rasteira? Não se pode mais comentar os assuntos que estão acontecendo no mundo ou em nosso país? Um ateu usar seu canal para falar sobre uma matéria e dar sua opinião ao mesmo tempo sobre religião é oportunista? Não vi sentido algum no que disse. A pesquisa foi pouco relevante sim, mas tem que reclamar com quem a fez, se foi feita a pergunta de maneira errada ou não, isso é problema de quem fez a matéria, não queira tirar a oportunidade das pessoas deixarem claros suas ideologias e suas opiniões sobre os assuntos. E não faz sentido ficar pensando como seria as respostas se a pesquisa fosse diferente, ela está ai e deve ser comentada exatamente como foi feita.
8 лет назад+1
pirula já li algumas coisas sobre as testemunhas de jeová e lá eles não permitem nem doar sangue e nem receber sangue,muitas pessoas inclusive poderiam ter sido salvas e não foram por isso
Acho que essa pergunta, no contexto da pesquisa sempre será enviesada. E falo de casos pontuais, se negar a receber tratamento ou escolher um estilo de vida é uma opção, agora, matar seus filhos é, simplesmente, crime. E a minha critica foi mais quanto a qualidade da discussão, foi mal desenvolvida, é uma crítica honesta a um canal que gosto muito e admiro.
Pírula. Novamente. Vc é um mestre em argumentação, ops.. Digo, doutor. Hehe.. Sou seu fã. Não perco um vídeo sequer. Parabéns!!! Gostaria que um dia falasse sobre o relativismo de Einstein. Sei que tem pouco tempo. Mas só um pedido. Muito obrigado!!
A sua Analogia sobre Muletas Psicológicas é incrivelmente a mesma analogia que eu faço da religião, vícios, e prendimentos na vida. Até me assustei de ver que você diz a mesma coisa que digo a meus amigos quanto a isso. Ótimo vídeo, um Ateu sensato.
Melhor não dar "visualização" para um cara assim... o que ele quer é propaganda e visualização e é melhor deixa-lo nas sombras. A não ser que seja um vídeo tão tenebroso que se deva denunciar.
Felipe f as pessoas, principalmente os cristãos mais fanáticos procuram de tudo que tente ir contra a ciência que contraria suas crenças, se aparece alguém que se diz cientista e fala algo que eles gostam. é lógico que ficará famoso, aliás, 87% da população é cristã
Se essa pesquisa estiver certa eu fica feliz por fazer parte dos 10%, mas muito triste pelos outros 90%. E pensando bem, apesar de ser do Data Folha, esses números explicam muita coisa que a gente vê no Brasil.
Creio que podemos também tomar essa "pesquisa", como uma efetivação da menoridade a qual Kant fala no texto "a resposta o que é esclarecimento". Menoridade seria o não uso autônomo da razão, delegando a outrem sua responsabilidade, o que não possibilita o "esclarecimento" que seria o uso da sua razão em a intervenção de outro, ou seja delegar seu sucesso a outro nada mais é que a efetivação da sua menoridade racional
Pirulla "Sheldon Cooper" filosofando... Quero ver um video seu explicando o que pensa sobre Deuses, demônios, fantasmas... e sonhos com premonições... Gosto muito dos seus videos, sucesso!
“Ateísmo é uma religião anônima praticada escondido. Na época de Nero, os romanos ateus reuniam-se para rezar nas catatumbas cristãs”. Enem 2016. Este é um caso extremo, mas prova que as pessoas realmente não sabem o que é ateísmo.
já vi quem falasse em orar para uma diabética ficar bem, mas nada dissesse sobre aconselhar a pessoa sobre questões alimentares etc. o problema com o papai do céu é esse mesmo q você falou, as pessoas terceirizam a responsabilidade pela própria vida.
Essa discussão católico vs protestante tem exemplos também como a Áustria, norte da Itália, Bélgica, sul da Holanda a França e mais importante o sul da Alemanha no contra ponto.
A opinião pública não existe (l'opinion publique ne existe pas), ótimo trabalho do sociólogo Pierre Bourdieu elucida bem isso tudo que foi abordado no vídeo. Fico extremamente feliz de ter citado Marx Webber, pois esse trabalho citado é um pilar nesse estudo sobre o capitalismo e as religiões. E sobre o "papai do céu" Freud dá uma ótima análise diante da superação do homem sobre a dependência do pai e o relocamento de Deus a posição de seu pai.
Gosto de ouvir os diálogos do Pirula quando estou no trabalho. Dai eu notei que eu partilhava do mesmo raciocínio, pois quando ele ia terminar o raciocínio, eu ja tinha pensado a mesma coisa. kkkkkkkk
estão misturando tudo, querem achar uma falha que não vale apena acreditar em Deus, Deus irá vir a existência quando você abrir a porta porta dá fé em sua vida
Eu sou ateu e já rezei por dinheiro. Digo mais, fui atendido. Esta história não é mentira!Uma vez, dei plantão como médico em uma cidade do interior cujo hospital era gerido por uma entidade religiosa de freiras. O plantão era pago a vista e em dinheiro. Antes de receber e eu pegar a estrada de volta, as freiras segurando o meu dinheiro na mão disseram `O doutor não vai rezar não, antes de pegar a estrada?`. As freiras eram simpáticas e rezei em respeito a elas. Rezei então um pai nosso junto com as freiras, recebi meu pagamento e fui embora. Então, literalmente, eu já rezei por dinheiro.
Hahahaha! Genial!!
"... em uma cidade do interior cujo hospital era gerido por uma entidade religiosa..."
Imaginei um Exu, uma pomba-gira ou um espírito desencarnado gerenciando o hospital! UHAEUHAEUHAEUHAEUHAEUH XD
Kkkkkk as desventuras do médico ateu do interior kkkk
Genial cara, história monstruosa 😂😂👏👏👏
Um dia Deus vai aparecer na Terra e vai dizer que os Ateus estavam certos o tempo todo!
mateusa UE não pera
Algo de errado não esta´certo nisso aí.
Salve o Monstro Espaguete Voador
Se for um Deus compreensivo, vai. Ele vai entender que quando não existem evidências para uma coisa, a posição mais prudente é não acreditar nela.
E acho que ficaria feliz com os ateus por não espalharem mentiras religiosas sobre Ele, não puxar o saco dEle, não usar o nome dEle como desculpa, atribuir a causa de uns seletos acontecimentos à Ele, etc.
E de quebra provaria que é Deus. E de benevolente, ajudaria a humanidade de alguma forma.
Depois de revelar Sua natureza sob condições experimentais razoáveis, não existiriam mais ateus, mas uma caralhada de religiões também seria extinta. Pra que fé, quando se tem provas concretas?
@@ericklopes4046 É. Foda é um isso não vai acontecer...
Deus é importante nas finanças porque no dinheiro está escrito "deus seja louvado". É por isso, Pirula. xD
Tio Fil não tendi
Como não entendeu? Vc nunca viu q no dinheiro tem escrito isso?
A e mesmo tinha esquecido
matou a charada, vc merece o nobel
Tio Fil tragam um óscar para esse homem
Meu mestrado foi sobre técnicas de entrevista. O que deve ser levado em conta é que o entrevistador não pode explicar o que significa "ateu". É provável que muitas pessoas não saibam a definição de "ateu" e a confundam com "sem religião" ou mesmo "amoral", "não praticante" etc. Por exemplo, já se fez pesquisa para saber o que as pessoas consideram um "intelectual" e muitas afirmaram que é uma pessoa que já leu um (1) livro. Seria interessante saber o que o brasileiro considera um ateu.
É um ponto muito relevante o que vc falou.
Roberto Ribeiro Resposta mais fácil seria que o Datafolha é uma grande bosta
Nada é tão ruim que dele não se aproveite. Pelo menos foi lançada a questão: "o brasileiro sabe o que é um ateu"?
Pois é, tinha de se fazer um teste múltipla escolha antes da pessoa se identificar em uma das demografias xD: primeiro ela responderia "O que é um ateu?", e depois os dados poderiam ser apresentados de forma discreta: "Auto-identificados como ateus que escolheram a definição A", "Auto-identificados que escolheram a opção B"...
Por que não se pode explicar o que determinada designação significa durante a entrevista? Isso não iria prejudicar ainda mais a pesquisa? Por que se eu acho que eu sou algo, mas na verdade isso significa outra coisa não iria de uma vez fazer com que os dados levantados na pesquisa fossem considerados errados?
Os 23% estão na margem de erro deles hauhsauahsua
Rodrigo Badin matou a charada hqhahaha
muitos "sem religião definida", acabam se dizendo "ateus"
kimslash Parecem até que não dabe estatística kkkkkkk
+João Sérgio da Silva Costa basicamente isso.
Sou ateu graças a Deus
Flávio D Amém também sou
Flávio D se vc é ateu,como pode ser graças a deus? Esses ateus sao muito burros..
gente que não entende sarcasmo...
farofa de ovo ele é ateu graças a Deus!! ou seria deuses?
Essa frase realmente não faz sentido se vc pensar em Deus como um ser inteligente etc. Só que, se vc pensar em Deus como uma ideia criada pelas pessoas para dominar outras com base em religião, faz sentido ser ateu por não acreditar na ideia e, portanto, não se deixar dominar ideologicamente.
"Muleta Psicológica" foi a melhor definição de Deus que escutei até os dias de hoje. Obrigado Pirula!
O erro pode ter sido na amostragem, e não da estatística empregada.
Vejam essa explicação do Takata: neveraskedquestions.blogspot.com.br/2016/12/como-e-que-e-23-dos-ateus-creditam.html?m=1
Canal do Pirula As pesquisas do Data Folha hoje ainda tem credibilidade pra serem consideradas e dignas de alguma analise??
Se tá na internet é verdade
verídico
Brendon Sales mas o vídeo ou a notícia?
Brendon Sales a internet nunca mente
tá no face? se tiver eu acredito kkkkkkkkkk
joão luiz siqueira batista Nossa ai nem se fala, o facebook é a fonte mais confiavel segundo a data folha
Enxerguei Jesus no pirula
Lucas Teles Pirula-Messias dos ateus kkkkkk
Eita..
Stone Garou kkkkkkk Eu não estava falando sério só para constar.
Não é dificil, o Pirula faz cosplay de Jesus.
Com esse cosplay de professor de geografia do pirula e bem parecido com Jesus
As instituições mais bem organizadas do Brasil são: As igrejas, o trafico e a galera que faz legenda.
vdd temos de tirar o chapeú pras fansubbs br, de serie, animes e etc.... os cara são foda....
Rafael Rigon Maier Bandido bom é aquele que posta EP legendado dps de ter saído direto da TV.
eu acabei deixando de realizar o meu sonho de ser locutor de rádio,por na época ser evangélico e essa rádio tocar músicas "mundanas" e o dono dessa rádio ser católico e ter várias imagens de santos pela rádio.
agora hoje eu nem acredito mais em religiões nenhuma,sou uma pessoa frustrada com o emprego que eu tenho e a oportunidade que eu tive naquela vez,acho pouco provável que terei de novo.
joão luiz siqueira batista se vc seguir seu sonho vc consegue
eu sei disso amigo,só estou expondo uma situação que aconteceu comigo,a vários anos atrás
joão luiz siqueira batista NÃO culpe os outros por seus fracassos.
não estou culpando pessoas,e sim uma ideologia que me foi imposta e acabou me cegando por algum tempo,isso é o que a religião faz com as pessoas,as pessoas indo lá na igreja e dando carro,apartamentos para a igreja e muitos exemplos que vcs veem todos os dias por aí,não é teatro não, as pessoas fazem aquilo de verdade sim,elas estão cegas e eu estive por um tempo.
supere isso e vc consegue
Meu pai "sacrificou" um carro importado avaliado em 85.000 reais no "altar do sacrifício" naquela igreja evangélica "Templo de Salomão". Pois de acordo com o bispo, para pescar um crocodilo (ter MUITO sucesso financeiro), vc precisa jogar uma isca grande (dar coisas de muito valor à igreja). Tenho pena de pessoas que são tão fáceis de manipular devido a uma fé cega e sem lógica.
E incrível! Quando chega a notificação de vídeos do Pirula antes de clicar, imediatamente vem uma voz dentro da minha cabeça e diz: Olá pessoas, este é mais um vídeo meu aqui na internet.
Uma ótima análise do Universo Racionalista sobre a pesquisa DataFolha. O problema não foi estatístico, e sim de amostragem (pra ateus) - ou seja, a Folha, ao anunciar as estatísticas, deu relevância a dados que a pesquisa não tinha condições de avaliar.
www.universoracionalista.org/ateus-que-acreditam-em-deus-entenda-o-que-deu-errado-na-pesquisa-do-datafolha/
Explique, eu não entendi...
talvez para você, não para mim
Isso me lembrou o Marcelo Nova "ele e ateu" e tem uma musica deus me de grana , essa noticia assim como a musica parece um deboche .
P.A. um mínimo de português pra entender "piamente"? Cara, eu sequer conhecia esta palavra, e veja só, estou escrevendo em português... O que demonstra que sei "o mínimo".
Na hora que o bicho pega todo mundo chama por Deus meu amigo pirula.
Então não são ateus, acreditam no mesmo deus que o pastor: $$$!
Money, money, money, money, money ♫
prntscr.com/dol0or Hmmm
Anderson Pessoa Eu parei pra pensar nisso. Pode ser que seja o seguinte. Pode ser que esses "ateus" concluíram que,por as pessoas religiosas procurarem a resposta em Deus,essas pessoas encontraram a força delas pra trabalhar mais,pra correr atrás e etc... e por conta disso "Deus ajudou"esse indivíduo a trabalhar mais e a conseguir seu dinheiro.Talvez seja nesse sentido,caso o contrário não são ateus.
william godoi reck Foi o mesmo que pensei.
Seriam esses, neoliberais? hehehe Te vejo no próximo hangout do Merlin
deve ser o instituto de pesquisa do Pewdiepie! ba dum tisss
Lucas Vasconcelos Nossaaaa, ce n fez isso
CherryBombGames eu fiz
O Pirula matou a charada sem perceber... 23% representa todos os Pastores do Brasil, que na realidade (no seu íntimo) são ateus, mas dependem de Deus para formar e engrandecer todo o seu patrimônio.
O único deus que a maioria dos pastores acreditam é o $$$
Iuve Nalis mas é claro
Mas aí é mais que 23%...continua furada !
Acho que é o maior exemplo de que Deus, é banqueiro!!!! rrrsssss
Primeira pergunta: você acredita no papai Noel?: "Não"
Segunda pergunta: você acredita que ganha presentes do papai Noel no natal: "sim"
"as atualizações de chroma key foram atualizadas"
guilherme portela lklkkkk
Roger França kkk vdd
Sé loko,tem até efeito de sombra.
e o data folha é rei de fazer cagada
Mas Afinal, utilidade marginal ou mais-valia. |sugestão|
Mas Afinal nada a ver com nada, mas queria passar p dizer que eu gosto dos teus vídeos
Antonio Marcos Valeu rapaz!
Deve ser os ateus todinho, kkkkkkkkk pq os ateus verdadeiros ,atribui o seu sucesso no seu próprio esforço e determinação.
Princesa leia morreu, RIP.
triste
eu voto por mais vídeos sobre ateísmo
claro
O ateísmo está crescendo a cada ano mais e mais,
graças a Deus!
Deus seja louvado.
???
Fala Pirula, eu sou ateu, mas eu realmente acredito que acreditar em Deus ajuda nas finanças. E talvez, dependendo de como a pergunta fosse formulada responderia que SIM, que deus ajuda nas finanças.
Vou explicar meu ponto de vista, tem um ex-colega de trabalho, que hoje é um pastor, e que adoro contar a sua historia:
Ele era carteiro (ou seja, funcionário de uma empresa publica, com uma certa estabilidade) que vivia na gandaia com os amigos, saia para beber todas as noites, saindo do trampo e já ia para o bar, chegava em casa, tarde, bêbado e brigava com a mulher.
(Aquela musica típica do: "NA CASA DO SENHOR NÃO EXISTE SANTANÃS...")
A mulher começou a ir à igreja, e parou de brigar com ele, e só orar, ele começou a ver que ela estava diferente, ficou incomodado com isso e começou a ir junto (para ver como era), acabou gostando, indo sempre e hoje e pastor.
E a vida dele melhorou muito, porque ele: "encontrou Jesus".
O que eu como ateu, interpreto essa historia de maneira diferente, no momento em que ele parou de cair na gandaia, economizou, ficou mais tempo com a mulher (indo na igreja, grupos de orações juntos, ou em casa mesmo), passou a ter outro convívio social, que dizia que ele tinha que economizar.
Ele melhorou financeiramente por que: ECONOMIZOU O DINHEIRO DA CACHAÇA, E FICOU EM CASA, COM BOAS COMPANHIAS (melhores do que a anterior).
Ele mesmo não entendeu que as mudanças foram porque ele mudou, e passou a ter hábitos mais saudáveis. Ele acha que é exclusivamente a mão de DEUS agindo. Mas realmente acreditar em Deus e ter uma religião fez bem na vida dele, pois deu os freios sociais para ele melhorar sua condição financeira, familiar e pessoal.
Por último, modéstia a parte: "Eu como já tenho esses freios sociais e racionalistas de fábrica, não preciso de Deus."
Deve ter ficado meio esnobe da minha parte a opinião, e eu não estou dizendo que as pessoas "burras" somente vão para frente com religião. Mas acho que para algumas pessoas os freios sociais imposto por uma religião (uma comunidade religiosa) pode ajudar a elas a obter sucesso na sua vida pessoal.
Foi só o meu ponto de vista, mas a sua opinião sobre a falta de credibilidade nos dados está bem clara, realmente a método de pesquisa levanta dúvidas.
Daniel tadeu concordo com o que vc disse
É um caso a se pensar. Se a pergunta foi mal formulada, dava margem pra isso mesmo. Mas eu ainda acho que a pergunta era algo pessoal, e não na base de "placebo cura".
realmente como eu descrevi esse efeito da fé na melhora financeira, é bem similar a um efeito placebo, não tinha consigo correlacionar esses assuntos.
Só não entendo, pq a grande maioria de nós ateus e agnósticos, escreve "deus" com d maiusculo.
Uma das grandes diferenças em me declarar ateu é reconhecer que boa parte das cagadas e conquistas não foram nada mais do que a consequência das minhas próprias decisões.
Parece ser tão óbvio que já não dá mais pra entender como outros colocam acontecimentos tão simples nas mãos de algo tão improvável...
cheguei em Boa hora!!!
2021 pirullaaaa' video atemporal!
meu dia ficou melhor quando vi a notificação de vídeo novo
Um amigo professor de história me contou um acontecido que parece até piada.
Ele estava dando aula num grupo de educação de adultos, e tinha um rapaz muito simples ele e a esposa iam na aula, e estavam passando necessidade, o pessoal da escola ficou com dó e arrumou um emprego pra esse rapaz, e ele não foi, e justificou dizendo "imagina se Jesus voltar, onde ele vai encontrar a gente", uma professora ainda respondeu pra ele que ela ele ia encontrar trabalhando. Só acreditei pq antes de terem tentado arrumar esse emprego pro cara ele já havia comentado sobre a situação deles, e o que faziam pra ir na aula.
"se a fe remove montanhas, também traz grana e um monte de mulher..." (Beleza , Maluco)
Na parte que você fala das instituições religiosas se ocuparem de fazer o que outras instituições deveriam fazer, estatais ou não, eu tava pensando sobre isso esses dias, além de já ter conversado com alguns professores meus sobre isso. Muito boas as observações
Deve estar errado até mesmo com os religiosos. A maioria (acho eu) separa espiritualidade de materialismo.
Sim, mas evangélicos não são maioria.
Nathan Tomaz continuam n sendo maioria
Não acho! Os bens materiais ainda são termômetro de religiosidade.
Ae Pirula, você viu a reportagem do Fantástico desse Domingo falando sobre uma réplica da Arca de Noé?
Parece que foi a mesma instituição que tentou empurrar criacionismo nas aulas de ciência (a mesma daquela sua série).
Eu achei a reportagem (o jeito que eles explicaram quem era essa organização) um desserviço para a população leiga que não os conhecia. Dê uma olhada.
Enrique Wicks eu não vi a reportagem, mas os programas jornalísticos como o Fantástico estão cheios de propagandas fantasiadas de reportagens.
Aguarde amanhã!!
Fizeram uma explicação bem porca sobre a seleção natural também. Além do biólogo ter dito, de acordo com o fantástico, que foi encontrado "carne" em ossos de dinossauros, o que explicaria o seu surgimento recente, concomitante com o do humano.
você conhece o canal Ciência de Verdade? minha opinião: que que é aquilo?!?!?!
pergunte a um psiquiatra.
Canal do Pirula depois de dois minutos de um vídeo dele, quase precisei mesmo de um psiquiatra.
psiquiatra acho q vc precisa pois acredita que thd veio de uma ameba,e a proposito vai tmc
Eo acesti unss videos dele eçes tenpo. Meu QI caiu pra 27. Mais ga estou esforssando pra is crever coreta mente denovo
Lá vou eu ver do que se trata, já sabendo que não vai prestar...
triste isso. Mas né para ganhar dinheiro "vale tudo" e tô indo do pra Sampa nas férias. tua chance de gravar comigo ☺
Mas Afinal acho que seria legal mas teriam que escolher uns tema meio contrapostos para ter um dialogo legal.
Triste prq ??? WTF
gregory alexandre triste tu colocar na mão de Deus todo um trabalho do indivíduo e fora os erros da pesquisa
Julian Cordeiro pode ser. Só tem que ver se ele quer ☺
Muito interessante a sua exposição de ideias. Parabéns por mais um excelente vídeo com reflexões racionais e sensatas. Valeu!!!
Ps. Ateus que acreditam em deus? Bug na Matrix!!!! kkkkkk
O Pirula começou a abordar o ponto que explica a pesquisa mas recuou. O conhecimento religioso dele está tão alicerçado em preconceitos que ele não vê a realidade.
A Religião, após pesarmos os prós e contras, é muito Boa para a sociedade.
A disciplina e confiança é que fazem as pessoas prosperarem. Conheço pessoas que por confiarem na existência de um Deus, tiveram a coragem de empreender. Pessoas que largaram o ócio e as drogas para trabalhar. É nesse sentido que Deus, existindo ou sendo lenda, é responsável sim, pelo sucesso financeiro de muitos.
Muitas Igrejas Cristãs ensinam a importância e relação entre Fé e Obras. Alegar que o Cristianismo ensina a esperar sentando as coisas caírem do Céu é uma conclusão falaciosa tirada a partir de uma minoria.
Melhor rever o vídeo filho....
Fábio Villa, preciso de argumentos, assim fica fácil ganhar uma discussão.
Datafolha, como já diria Paulo bonfá, DATAFODA-SE.
Excelente video! Ótimo esclarecimento, muito bem embasado, tanto na pesquisa atrás eu respostas às perguntas, quanto no velho argumento da exclusão da responsabilidade! Um abraço
Pirula, faz um video sobre os hormônios dá maternidade.
Gostei muito esse vídeo. Você mostrou-se bem lúcido. Ganhou minha inscrição. Um abraço e parabéns.
Padrão Datafolha de qualidade.
A qualidade de imagem desse vídeo está ótima!
É, Datafolha... you have been fact checked.
REKT*
Muito bom o vídeo. Acho que o Pirula é o tipo de ateu que falta nesse tipo de discussão. Não foi agressivo e usou argumentos sólidos. Além do mais, o foco do vídeo é dar conselhos para as pessoas (tomarem cuidado com as finanças) e não atacar a sua fé. Explicou muito bem o papel social da religião e tentou explicar o resultado da pesquisa (apesar de mal feita). Parabéns, Pirula; ótimo vídeo.
Depois ainda tem doente que fala que o Pirula não respeita religião...kkk
Quando eu vi esta pesquisa fiquei muito confuso, achei que não estava entendendo nada. como pode alguém que não cr~e em Deus achar que seu sucesso financeiro depende Dele. Agora você me ajudou a confirmar que não sou tão ignorante e que a "Folha"está completamente fora da relidade.
"videozinho" 18 minutos, eita pirulla kkkkkkkkkk
reginaldo Vitor esse video tem 2/3 de Pirula de duração.
reginaldo Vitor 1 pirula é entre 22 e 27 min
Tony Correia nossa a próxima vez que eu for apresentar trabalho: "então gente, a apresentação vai durar aproximadamente meio Pirula" minha nova medida de tempo favorita!!!!
Ja vi muitos casos em que pessoas receberam boas propostas de emprego, viagem, etc e que na igreja na hora da palavra ou por aviso dr Deus através de orações, foi dito para nao aceitar, para nao se preocupar porque ainda não era a hora e que mesmo assim pessoas contrariaram os sinais e acabaram se dando muito mal, nao é tudo que parece que vai ser bom para você que realmente é, quantas pessoas nao recebem ótimos salarios e mesmo assim continuam miseraveis..
A Datafolha é uma piada, mas só não é mais piada que alguém acreditar que religião gera sucesso financeiro. O Brasil é o país mais católico do mundo, com evangélicos em segundo lugar. Mesmo assim, somos historicamente um dos países com economia mais instável, um dos países mais violentos do mundo, e um dos mais corruptos do mundo.
Tirando os EUA, todos os outros países mais ricos possuem um grau baixo de religiosidade.
Fala JR! E mesmo nos EUA, a religiosidade total tem baixado nas gerações mais novas. E quando se vê os estados mais ricos dos EUA, são aqueles mais laicos. O Biblical belt é um poço de atraso econômico comparado com os demais estados, com exceção do Texas.
JR - Games & Animes países ricos possui baixos níveis de religiosidade e um alto nível de suicídios.
Pirula, você é um cara muito inteligente Deus te proteja você e seus seguidores, ele a ama todos , seja contrario ou não, Valeu!
Deus ajuda na vida financeira dos pastores, apenas....
não me parece valido
Acho que o Pirula quis dizer "os países com maior IDH são os menos religiosos" porque se forem os mais ricos, só dá país de maioria religiosa (católica inclusive) no ranking de países com maior PIB per capita.
e também os países árabes ricos em petróleo. Realmente, eu devia ter falado IDH.
Meu Ateu Favorito !
♥
meu tbm ♡
Bárbara Verônica meu tbm
poring produções
e verdade tinha esquecido
+poring produções
Então, ele é o meu Cristão do Monstro Espaguete Voador FAVORITO ! ♥♥♥
Seria "Crente do Monstro Espaguete Voador" porque cristão é aquele que crê em Cristo
Esse lance que você falou das pessoas que não têm outros meios de entretenimento ou afins e que são influenciados por outros fatores como baixo poder aquisitivo e acabam compensando isso com uma rotina religiosa, só prova que muitos dos frequentadores de igrejas só fazem pra socializar...
Muitos do meu círculo de convivência que são metidos à religiosos são exatamente dessa forma.
23% dos ateus não resiste a oportunidade de mentir descaradamente em uma pesquisa só pela zueira.
Pirula, vale lembrar que há uma vertente entre os protestantes que são adeptos a Teologia da Prosperidade. São os neopetencostais, se não me engano. Super criticados por calvinistas (e com razão), achei até que vc ia falar isso na hora. =)
Ótimo vídeo.
Eu ia, mas fiquei com medo de falar besteira porque não li direito. Cortei.
Talvez, então, a queda da esquerda no Brasil tenha a ver com o crescimento do protestantismo. Nesse caso, ao menos isso teríamos de agradecer a eles.
Alimente um leão pra te proteger de um hotweiller. Depois de acabar com o cachorro, ele come você.
Canal do Pirula Ok, mas a comparação ficaria melhor com 2 leões. Porque tá difícil ver o pior entre ambos... Sabe a história da ferradura, dos extremos se tornarem iguais? Pois é.
Canal do Pirula P.S.: Sou o Mário (sim, aquele! :v). Do AGloriousDawn e tal. Canal novo, tema novo. :)
aquele que deu o cu atras do armário...kkkk
tudo faz sentido oque vc falou pirula, perdi minha irmã para uma igreja evangélica, ela era uma pessoa alegre gostava de ir em minha casa e que nos fôssemos na casa dele e agora depois que entrou para essa religião raramente vem aqui em minha casa ou convida a gente para ir la em sua casa.
Eu já fui Ateu chato,que ficava debatendo,mas vi q é perca de tempo... Hoje em dia prefiro mentir para as pessoas religiosas,digo q creio em Deus e que qualquer dia eu apareço na igreja deles,assim eles dão um sorriso e dizem:(Te espero lá em Jesus te ama).. Eu digo: (Pode Deixar vai com Deus e ore por Mim em :) .. Eles vão embora mano,é incrível kkkkkkkk.. Agora vai dizer que é Ateu pra tu ver..... kkkkkkkkkkkkkkkk...
Tipo isso
Pirula, penso que acreditar em Deus com certeza dá dinheiro. Mas não porque Deus exista, e sim porque isso influencia demasiadamente no nosso impacto perante a sociedade. É como ser mais alto ou ter olhos verdes.
Acho um um pulo lógico bastante rasteiro a ideia de que pessoas deixam de fazer algo esperando por Deus, claro, existem casos pontuais que beiram a patologia - o casal de americanos que já deixou dois filhos morrerem sem tratamento -, me soa só como uma tentativa de, mais uma vez, tentar ver características negativas na crença alheia. É natural que, caso tu pergunte à um religioso se ele atribuem à sua respectiva divindade o seu sucesso financeiro, eles respondam que sim, dizer não, nesse caso, quase que indiscutivelmente soaria como negar o poder e influencia de sua crença na sua vida, é só ver a quantidade de jogador de futebol que em algum momento fazem algum gesto de cunho religioso - mesmo que seja um hangloose -. Gostaria muito de ver o resultado caso a pergunta fosse diferente, algo como "A o que você atribui o seu sucesso financeiro?", suspeito que teríamos respostas bastante diferentes caso a crença não fosse um fator previamente estabelecido no momento da pesquisa.
Quanto à pesquisa, como já dito no vídeo, parece pouco relevante. Quanto à discussão levantada, achei rasteira e oportunista. Curiosamente, acho que os momentos em que o Pirula é menos sensato é quando ele fala sobre ateísmo e religião, embora não chegue perto de outras pessoas, ainda é bastante passional.
Eu adoraria saber qual foi a pergunta real da pesquisa, caso o Datafolha tivesse disponibilizado isso de alguma forma. Quanto a esses casos patológicos, nos EUA não são tão pontuais assim, porque se organizam em seitas. As seitas não crescem muito - por motivos óbvios.
Quanto à discussão, foi oportuna porque me possibilitou fazer um vídeo numa semana bem cheia de coisas. Mas rasteiro acho que foi um adjetivo injusto.
Eu só percebi o quanto deixava de fazer as coisas esperando por deus depois que me tornei atéia. Quando deixei de ter a sensação de que tinha algo cuidando de mim, me senti mais sozinha no mundo, mas passei a ver tudo por outro ângulo, e realmente ter atitude e agarrar as coisas que vinham (e as que não vinham) ao invés de "esperar oq deus estava guardando pra mim".
Então quer dizer que aproveitar uma matéria ou um assunto (justo ou injusto) que aparece na mídia para lançar uma discussão é ter uma atitude rasteira? Não se pode mais comentar os assuntos que estão acontecendo no mundo ou em nosso país? Um ateu usar seu canal para falar sobre uma matéria e dar sua opinião ao mesmo tempo sobre religião é oportunista? Não vi sentido algum no que disse. A pesquisa foi pouco relevante sim, mas tem que reclamar com quem a fez, se foi feita a pergunta de maneira errada ou não, isso é problema de quem fez a matéria, não queira tirar a oportunidade das pessoas deixarem claros suas ideologias e suas opiniões sobre os assuntos. E não faz sentido ficar pensando como seria as respostas se a pesquisa fosse diferente, ela está ai e deve ser comentada exatamente como foi feita.
pirula já li algumas coisas sobre as testemunhas de jeová e lá eles não permitem nem doar sangue e nem receber sangue,muitas pessoas inclusive poderiam ter sido salvas e não foram por isso
Acho que essa pergunta, no contexto da pesquisa sempre será enviesada.
E falo de casos pontuais, se negar a receber tratamento ou escolher um estilo de vida é uma opção, agora, matar seus filhos é, simplesmente, crime.
E a minha critica foi mais quanto a qualidade da discussão, foi mal desenvolvida, é uma crítica honesta a um canal que gosto muito e admiro.
Pírula. Novamente. Vc é um mestre em argumentação, ops.. Digo, doutor. Hehe.. Sou seu fã. Não perco um vídeo sequer. Parabéns!!! Gostaria que um dia falasse sobre o relativismo de Einstein. Sei que tem pouco tempo. Mas só um pedido. Muito obrigado!!
Foi deus quem me fez ateu kk
fabio bautz Boeck bautz Boeck tbm
Marcelo Stimamiglio ou não..... pq antes d existir religião os seres humanos eram tecnicamente ateus.. '-'
Oq move as pessoas a trabalhar em grupo é o comportamento social.Religião pode estar inclusa?pode.é a única forma de trabalhar em grupo?nem fodendo
joão luiz siqueira batista O que a sexualidade tem a ver com isso?
SinestroPlay
tbm queria saber
A sua Analogia sobre Muletas Psicológicas é incrivelmente a mesma analogia que eu faço da religião, vícios, e prendimentos na vida. Até me assustei de ver que você diz a mesma coisa que digo a meus amigos quanto a isso.
Ótimo vídeo, um Ateu sensato.
Pirula, dá uma olhada no canal "Ciência de Verdade". Sério. É bizarro
Melhor não dar "visualização" para um cara assim... o que ele quer é propaganda e visualização e é melhor deixa-lo nas sombras.
A não ser que seja um vídeo tão tenebroso que se deva denunciar.
maiordegoiania ja falei sobre esse canal em outro video. assusta a quantidade de seguidores que esse canal tem conseguido.
Felipe f as pessoas, principalmente os cristãos mais fanáticos procuram de tudo que tente ir contra a ciência que contraria suas crenças, se aparece alguém que se diz cientista e fala algo que eles gostam. é lógico que ficará famoso, aliás, 87% da população é cristã
O que ele fala?
Leonardo Duarte que talvez as leis da física estejam erradas, que a terra não tem a idade que afirmam os cientistas entre outras coisas
os 23% podem ser sarcásticos haha
Se essa pesquisa estiver certa eu fica feliz por fazer parte dos 10%, mas muito triste pelos outros 90%. E pensando bem, apesar de ser do Data Folha, esses números explicam muita coisa que a gente vê no Brasil.
Que ironia o cristianismo impulsiona o capitalismo, deixado o país rico e posteriormente ateu rs
o protestantismo (neo pentecostal) que faz isso
Pronto, começou. Socialismo que é bom né?
Creio que podemos também tomar essa "pesquisa", como uma efetivação da menoridade a qual Kant fala no texto "a resposta o que é esclarecimento". Menoridade seria o não uso autônomo da razão, delegando a outrem sua responsabilidade, o que não possibilita o "esclarecimento" que seria o uso da sua razão em a intervenção de outro, ou seja delegar seu sucesso a outro nada mais é que a efetivação da sua menoridade racional
Acho que o Pirula deveria fazer um culto Ateu Hehehehe
Pirulla "Sheldon Cooper" filosofando... Quero ver um video seu explicando o que pensa sobre Deuses, demônios, fantasmas... e sonhos com premonições... Gosto muito dos seus videos, sucesso!
Vai ver é o Deus do RNG que ajudou a ter esse dinheiro hahaha
Denis Cavalcanti Martins Yogg mito.
Denis Cavalcanti Martins como alguns dizem RNGezus
Quando vi a pesquisa pensei exatamente as mesmas coisas.
rip carrie fisher ( leia)
Aê Pirula!!! Se puder dá uma pincelada no resultado do PISA de 2015 q saiu esse ano !!! Abç véi!!!
Queremos pcrevo
Tem amigo meu que pede permissão pro Pastor até pra participar de jogo de futebol.
fabio jr pede pra ele se mata pois imagina ele ligando pro pastor e falando me deixa ir em tal lugar mano igual pra mãe ou pro pai
ouvi falar que o dono do app Bíblia Online é ateu. Ele ficou rico vendendo esse app. Se 23% dos ateus forem como ele, então... KKKKK
po, será que é verdade?
“Ateísmo é uma religião anônima praticada escondido. Na época de Nero, os romanos ateus reuniam-se para rezar nas catatumbas cristãs”. Enem 2016.
Este é um caso extremo, mas prova que as pessoas realmente não sabem o que é ateísmo.
Serio,gostaria de levar qualquer pesquisa do DATAFOLHA á sério.
acreditar em um Deus invisível e,por outro lado sentir a sua falta,esse e o dilema de muitas pessoas.
Seus videos são bastante explicativos se possível gostaria que fizesse um vídeo sobre Chico Xavier e o espiritismo grato!
e o youtube voltou a funcionar!!!! to recebendo notificação até de quando os youtubers tropeçam .
andre luis Silva tropeção deve ser um tropeço grande.
OFFROAD STORE Mds nao perdoa ajsuusjshsh
O algorítimo ainda não detecta os pequenos
😂😂😂😂😂
Pirula, você acharia útil se um neurofisiologista algum dia analisasse os reflexos mais conhecidos em busca de possíveis significados adaptativos?
Boa discussão!
Gostei do novo chroma key! Ehehehehehehehe....
Só tira do áudio de fundo o tema Canil.
já vi quem falasse em orar para uma diabética ficar bem, mas nada dissesse sobre aconselhar a pessoa sobre questões alimentares etc.
o problema com o papai do céu é esse mesmo q você falou, as pessoas terceirizam a responsabilidade pela própria vida.
E eu achava que o famoso: "Graças a Deus." Era só força do hábito, aparentemente eles realmente deliram.
Essa discussão católico vs protestante tem exemplos também como a Áustria, norte da Itália, Bélgica, sul da Holanda a França e mais importante o sul da Alemanha no contra ponto.
Eu posso dizer que Deus não existe, porém, posso dizer que ele é importante de alguma forma para o equilíbrio social.
Concordo plenamente com você! Quando puder fala sobre os Iluminates.
parabéns pelos seus vídeos... 👏👏👏
A opinião pública não existe (l'opinion publique ne existe pas), ótimo trabalho do sociólogo Pierre Bourdieu elucida bem isso tudo que foi abordado no vídeo. Fico extremamente feliz de ter citado Marx Webber, pois esse trabalho citado é um pilar nesse estudo sobre o capitalismo e as religiões. E sobre o "papai do céu" Freud dá uma ótima análise diante da superação do homem sobre a dependência do pai e o relocamento de Deus a posição de seu pai.
É isso mesmo, viver e prosperar sem ajuda de deuses, mestres e muletas é muito mais honrável, é um ato de auto superação
Gosto de ouvir os diálogos do Pirula quando estou no trabalho. Dai eu notei que eu partilhava do mesmo raciocínio, pois quando ele ia terminar o raciocínio, eu ja tinha pensado a mesma coisa. kkkkkkkk
estão misturando tudo, querem achar uma falha que não vale apena acreditar em Deus, Deus irá vir a existência quando você abrir a porta porta dá fé em sua vida