Com certeza o Brasil é um país muito racista. Eu sou negra nasci aqui no Brasil e desde criança sofri muito preconceito racial na escola e em muitos outros lugares. Inclusive dentro de familiares e também em trabalhos. Até hoje o racismo persiste e existe.
Vejam o absurdo: A Dra. Livia Santana Vaz, procuradora de justiça do estado da bahia relatou que sempre que comparecia a reuniões do conselho de justiça era "confundida" como secretaria de algum magistrado (a). Detalhe : Dra. Livia Santana Vaz era dada como provavel sucessora da então ministra do STF Rosa Weber o que não aconteceu. Professor Flávio é notório que alguns membros da sociedade não aceitam um negro (a) graduado(a) independente da área. Parabéns por mais essa aula.
Tipo um pardo, moreno ou afro. Ter um sítio ou chácara. Vai se chamado de caseiro. E agora teve um caso de mãe e filha brancas gaúchas esse ano. Estavam Lisa morando em um Macdonald do Rio de janeiro de favor. (Ambas já tiveram vida boa até sabiá vários idiomas.). A midia e a sociedade se incomodou com isso, às mesma perguntaram a eles porque se incomoda com nós. Final da história elas conseguiram aluguel de um apartamento R$ 500 a R$ 600 na barra da Tijuca sendo que ali não e menos de 2mil e ainda trabalho. Branca e ainda loira não pôde se pobre no Brasil. Alguém vai salva.
@@flavioricardo1095tinha alguns ministros do supremo que tinham desprezo pelo Joaquim Barbosa. Antes de ele ser ministro do supremo ele foi vários anos agente de limpeza do Supremo. Parece que , já nesse tempo, o pessoal tratava muito mal ele
E muito comum um Negro no Brasil tentar se hospedar num hotel decente na maioria das cidades no Brasil e não o aceitarem como hóspede. Isso ocorre em hospedaria, hotéis e pousadas, pessoas negras não conseguem alugar imóvel em regiões consideradas de bom nivel mesmo sendo elas de alto nível financeiro e intelectual. O desrespeito é patente e o naot reconhecimento como cidadão não existe. Num país como esse , é muito difícil para o homen negro ir e vir. Nós restaurantes de algum nível a luta é ainda maior. Estive numa churrascaria em Porto Alegre e devido a cor da minha pele não fui servido e ainda deboxaram de mim e da minha esposa. Eles naot assumem o compromisso de tratarem os negros como seres humanos.
Flávio, sou uma mulher preta de bele e cabelos mais identificados com os povos indígenas. moro na Espanha há 10 anos e aqui me descobri negra, sofri racismo em diferentes espaços e de diferentes maneras. Busco continuamente informaçoes aqui que se pareça com o seu conteúdo e ñ encontro, nada nem de longe parecido. Você é MARAVILHOSO e necessário. Um abraço.
Então se você é indígena você não é prto e sim miscigenada, ou seja morena É muito loko porque hoje no Brasil todo mundo se chama de prto Uai, mona você sofreu aonde e que tipo de raxismo? Na Espanha ou aqui? Como a pessoa se descobre pret?
@@lvp144poisé já pensou alguém chegar em uma loja é a pessoa fala não entra aqui vou chamar a polícia, outra loja fala para o segurança da uma olhada naquele rapaz mais não impedir a entrada no local, as pessoas parecem que tem cabeça só pra carregar chapéu
Somos todos racistas ! Racistas que odeiam ou menosprezam negros.Racistas que odeiam ou menosprezam brancos.Racistas que odeiam ou menosprezam latinoamericanos. Negros que odeiam negros e brancos que odeiam brancos. Fomos criados assim. Está nosso dna (sem generalizações, é claro)
Por que não tenho onde comentar? Vai por aqui mesmo, pode ate não se racista, mas com certeza tem preconceito o que é pior, está no coração das pessoas, muito triste isso.😢
Racismo não é crime. É conceito sociológico. Existem crimes decorrentes do racismo, como discriminação, segregação ou injúria, e até mesmo agressão ou homicídio, quando baseados em ideias raciais. Mas não existe um crime genérico chamado "racismo", porque esse é um conceito que varia de acordo com conceitos acadêmicos. Crimes inafiancaveis são apenas os crimes que resultam em prisão em flagrante. Os crimes mais comuns mostrados na mídia como envolvendo racismo normalmente são crimes de pequeno potencial ofensivo, como injúrias, que não justificam uma prisão preventiva, ou outros que dependem de investigação, como os de discriminação mostrados pelo professor. Por isso existe essa percepção que "não dá cadeia", porque no Brasil racismo virou sinônimo de injúria qualificada por motivo racial, apagando-se quando ocorre em crimes mais graves como homicídio ou violência. Quando a constituição qualifica a prática do racismo como inafiançável e imprescritível, ela se refere em especial a instituição de grupos, partidos ou mesmo indivíduos que promovam ideias e atitudes raciais e as efetivem, tipo Kukluxklan, neonazistas, etc. Como um conceito sociológico, o racismo pode se manifestar também em ações não criminosas, em preconceitos que muitas vezes sequer se traduzem em atos. É o chamado racismo estrutural, que não é resultado de um crime, mas de estruturas sociais que atuam independentemente da vontade dos indivíduos. Um passo importante para se combater o racismo é defini-lo exatamente como é, o que o professor fez muito bem. De resto, o racismo é apenas uma das múltiplas forma de discriminação entre pessoas, mais visível no Brasil por questões históricas particulares, porém ao redor do mundo existem muitas outras, como religiosas, de gênero, orientação sexual, étnicas, etc, que nem sempre são criminosas, e até são apoiadas na legislação. Por isso, a criminalização pura e simples não resolve o problema, pois, como mentalidade, assim como qualquer tipo de preconceito, ele pode sempre voltar, como estamos vendo no caso dos judeus (os quais hoje não são mais vistos como grupo vulnerável), que, por causa de problemas políticos no oriente médio começaram a sofrer boicotes e agressões racistas em universidades de vários países. Assim, canais como o do professor, que tratam o tema de forma clara e equilibrada contribuem mais para mudança de mentalidades do que um possível encarceramento de pessoas mal educadas.
O racismo nosso de cada dia,machuca e as feridas estão sempre abertas, toda vez que um irmão ou irmã preta sofrem por causa das nossas características. O Brasil é altamente racista!
Se alguém não gosta de vc só por causa de sua cor de pele só diga uma coisa e olhando bem nós olhos vá se lascar e azar é o seu vc não é dono do mundo e vc está aqui só de passagem também
Professor, vivo nos EUA desde o início dos anos 80s. Quando jovem passei por tantas experiências tristes , até criminosas no Brasil que até hoje me afetam negativamente. Além de 2 prisões ilegais e r4cismo vindo da parte de policiais, o r4cismo brasileiro me roubou a possiblidade de uma evolução profissional. Em uma famosa empresa Italo-brasileira, me tomaram uma vaga de trabalho a qual eu teria o direito (passei entre os 6 melhores candidatos), e colocaram um candidato branco no meu lugar. O racismo estrutural também se manifestou quando eu me tornei estudante de teatro em uma grande universidade federal brasileira. O Brasil é sim um país racista e caso não se combata agressivamente essa praga nunca deixará de ser um país conhecido como uma dos maiores em desigualdades e injustiça social-econômica. Tenho vários relatos sobre o racismo no Brasil nos anos 60s, 70, e 80s, e gostaria de poder conversar com o senhor
@@Garuti55 foram mais de 350 anos de escravidão onde os negros não eram gente... essa "transformação" de "coisa" para "gente" parece que ocorreu (ou ainda ocorre) de forma lenta... a sociedade carrega o período escravista como uma herança maldita...
Difícil perceber como um país mestiço como o Brasil, pode ter esse tipo de problemas. Sinto-me afortunado por nunca ter vivido essas experiências no meu país. Abraço de Angola
Amo Angola camarada. Realmente é algo monstruoso, o nosso país tão mestiço e ter esse racismo . É triste, eu sou branco mas meus avós por parte de mãe eram negros e até uma vez me perguntaram se eu era neto dos meus avós mesmo quando eu era mais novo, rapaz foi briga na sala e fui expulso por semanas mesmo todo mundo sabendo que foi os racistas que começaram. O racismo é algo monstruoso e depois de vários racistas no poder eles estão aparecendo cada vez mais, sem medo da justiça . Abraços camarada e tudo de bom a você irmão@@guleiro
Vc até pode fazer políticas governamentais que são antirracistas mas mudar a sociedade e as cabeças e os corações das pessoas é muito difícil e levam décadas à não ser séculos. Cultura muda de forma muito lenta.
@@marccellovieira isso é fato. Pois se fosse pior, porque só aqui é reconhecido pessoas morenas, cafusos, pardas, etc.? Se aqui fosse realmente pior que os EUA e a Argentina, porque lá nesses países uma das primeiras coisas que uma pessoa negra ouve é "Nigga", ou é até taxado de bandido(a) ou desprezado como tal, ou até agredido, etc.? Principalmente nos EUA que até descendente de índio é ridicularizado! Inclusive tem até filme sobre. Isso é muita falta de ética, boas influências e educação de respeito. E sinceramente, por mais que a justiça nos EUA seja respeitável, tirando isso, até hoje não entendo porque o Brasileiro quer tanto ser paga-pau dos EUA e da Europa, se nem para valorizar ao próximo o povo presta.
@@marccellovieiranunca na vida 😂 o problema é que vocês mascaradas de "colorismo", que é a mesma merda, para dizerem que não há racismo...é colorismo. Vão dormir que o vosso mal é sono.
Eu vejo um racismo muito grande em todos os lugares do Brasil, eu já morei em vários estados brasileiros e todos eles eu sofri racismo, Minas gerais, Goiás, São Paulo, e Paraná. Aliás o Paraná foi pior de todos que eu citei. Obs: O Paraná eu passei pouco tempo e sofri coisas absurdas.
Impressionante gente tentando justificar racismo nos comentários. Só aceita: é racista e precisar deixar de ser, urgentemente! Gastando sua energia combatendo racismo invés de justificar ele, combatendo vc melhora seu país e sua comunidade.
O Brasil é racista sim!Sou uma mulher negra, esclarecida e com curso superior.Nos anos 90,depois passar em todas as etapas classificatórias com+ de 80 candidatas para uma vaga de Secretária Executiva numa grande empresa Farmacêutica em São Paulo, fui preterida em favor de uma moça branca( segunda na classificação).A explicação?Eu era muito qualificada pra função e poderia me aborrecer com o trabalho😮!Depois de um tempo recebi uma ligação de uma pessoa do RH, indignada com o ocorrido, dizendo q a verdadeira razão da minha não contratação,era a cor da minha pele.O Diretor da área onde supostamente eu iria trabalhar disse q não suportaria a ideia de uma negra trabalhando perto dele.Isso é Brasil!!!!! Ha muitos anos atras me mudei para os Estados Unidos, foi a melhor decisão que tomei.
Sua coragem em compartilhar sua história é importante e necessária para que possamos trabalhar para um mundo mais justo e igualitário. Fico feliz que você tenha encontrado um ambiente mais acolhedor nos Estados Unidos. Seu sucesso e bem-estar são merecidos, e espero que sua trajetória inspire outros a continuar lutando contra o racismo e a injustiça.
Sempre foi, professor fale da revista em quadrinhos chamada gibi de 1939 lançada pela editora Globo. Veja como lá já tinha o estereótipo do negrinho, tipo feio e grotesco, na qual retratava os negro já com uma sub-raça.
Ele não é a doença da alma! É um dos sintoma da verdadeira doença. (Contexto e explicação) O Racismo tem seus fundamentos no Materialismo; filho/irmão do Individualismo. Pois se baseia em algo material. E o Material e a Alma são coisas separadas. Logo no Materialismo não se acredita em Alma. Pois precisa ser baseado em algo material. Logo o Racismo é Materialista, pois baseia-se na Cor de Pele (etnia/raça) e outras coisas (que já esqueci quais são especificamente - perdão ;-;), que são materiais; ou seja, "Materialismo Racial". E o Materialismo, por sua vez, é oq corrompe nossa alma; a Doença, de fato!
É um país racista e hipócrita, tanto que muitos dos ditos "não racistas" são os primeiros a achar que cotas são imorais. Imoral é estudar em escolas particulares caríssimas, fazer curso de inglês caríssimo, fazer intercâmbio e depois vir pegar as vagas da universidade federal.
Eu acho cota racial um absurdo. Porém sou totalmente contra o elitismo nas universidades, principalmente em cursos mais concorridos. Porém é um crime contra o cidadão brasileiro, o que o governo faz nas escolas públicas, para manter o pobre sendo burro. Em vez do pessoal pedir cotas, deveria pedir escolas de qualidade .
@@marccellovieira é óbvio que falta qualidade e investimento, mas com certeza essa baboseira de escolas civico militares caríssimas são para doutrinação e nada mais. Custam muito mais do que escolas normais e sim o método de Paulo Freire (único brasileiro citado nas universidades americanas), quando corretamente aplicado funciona: os números um do Enem tem saído de escolas públicas do Nordeste.
Eu sou preto e acho cotas imorais, é basicamente dizer que, os pretos não tem capacidade e nem mérito nenhum para entrar nas faculdades, mas estão lá por causa de um "sistema", e aliás, cotas raciais não é realmente racial, é negrista, somente os pretos tem acesso, enquanto que, japoneses, alemães, chineses sofreram descriminação e perseguição no passado, eles tem acesso a dita "cota racial"? Não!.
@@marccellovieiraninguém deve se sentir obrigado a cursar graduação. Cotas PCD e a questão da média de renda para questão de isenções. Não precisa de listas especiais para negros ou indígenas. E efetivamente se isso foi colocado era pra ser temporário. De forma que uma década devia eliminar e a cota para escola pública devia ter acabado também. O nível dos egressos do ensino médio se fosse respeitável teríamos mais notas entre 900 e 1000 na redação abaixo do mínimo. Pessoas que moram em favelas ou locais que greves são muito repetitivas e vão ter mais probabilidade de desistirem de estudar ou terem notas ruins.
Olá boa tarde @CaçadordeHistorias queria,se me permitir ,fazer uma sugestão, para um video dentro dessa temática: A história de Monteiro Lobato Grande abraço
O Brasil é, sim, racista, embora hipocritamente dizer-se que não. Depois que o Besta-Fera (que pesa o negro por arroba) desgovernou o país, o preconceito está escancarado.
O que uma coisa a ver com a outra? Como você fala que um país inteiro é raxista se ainda vive nele( ainda mais um país cheio de miscigenados)? Acho melhor pegar suas malas e se mudar para um tribo na Ásia ou na Áfrca, lá no meio do nada então, aff!
Eu nasci em porto alegre,mas me criei na serra gaúcha, lá na serra gaúcha,a vida toda eles me chamavam de brasileiro,(brasileiro lá é xingamento,)aí nos anos noventa eu me mudei pro rio de janeiro,aqui no Rio de janeiro me chamam de russo,vai entender....
O Brasil além de ser um país muito racista tbm exerce o pior dos racismos que o de forçar a população negra a empregos de servidão e baixa qualificação!
@@jassanansantos965796% dos jogadores profissionais de futebol ganha até 3 mil reais. Mais da metade das pessoas aposentadas recebem até 2 salários mínimos. E aí pra garantir que essa média represente todos os que se aposentarem nos próximos anos um teto só pra serviço público e INSS. Definitivamente o Estado quer todos ganhando o mínimo possível. Nisso consiste o igualitarismo. Cortando auxílios isso e auxílios aquilo de quem têm salários maiores tipo o dobro do teto da previdência e super aposentadorias não precisaria rebaixar o teto dos servidores. E todos que contribuíram o tempo necessário a se aposentar deviam ser dispensados de contribuir sobre o benefício recebido ( mais da metade dos municípios brasileiros tem servidores que se aposentam pelo INSS).
Uma sugestão de pauta, a cultura preta no Uruguai. E a priorização, no Brasil lamentavelmente costumam confundir Argentina e Uruguai, sendo que são histórias bem diferentes. Enquanto um esconde, o outro país se orgulha sendo enraizado na cultura. O Uruguai tem orgulho de sua cultura negra e tem um legado rico e diverso. Aqui estão alguns fatos que mostram isso: - O Dia Nacional do Candombe é celebrado em 3 de dezembro, reconhecendo a importância da cultura afro-uruguaia. - O Candombe foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2009. - O Uruguai sediar festivais de música afro-uruguaia, como o Festival Internacional do Candombe. - Existem comunidades afro-uruguaias vibrantes em cidades como Montevidéu e Colônia do Sacramento. - O Uruguai reconheceu oficialmente a contribuição dos afro-uruguaios à história e cultura do país. Além disso, aqui estão 10 pessoas históricas e contemporâneas que contribuíram para a cultura negra uruguaia: - Ildefonso Pereyra (1840-1902): Músico e compositor, considerado o "Pai do Candombe". - Juana de Ibarbourou (1892-1979): Poetisa e escritora, primeira mulher afro-uruguaia a publicar um livro de poesia. - María Esperanza Silva (1915-1987): Liderança comunitária e defensora dos direitos civis. - Pilar Barrios (1889-1974): Dançarina e coreógrafa, pioneira na popularização do Candombe. - Abdias do Nascimento (1914-2011): Ator, poeta e ativista político. - Obdulio Varella (1917-1996): Futebolista profissional, campeão mundial com a seleção uruguaia em 1950. - María Noel Ricci (1985-presente): Cantora e compositora. - Tatiana Ríos (1989-presente): Jornalista e apresentadora de TV. - Virginia Brindis de Salas (1928-1958): Poetisa e escritora. - Rubén Rada (1943-presente): Músico, cantor e compositor, conhecido como "El Negro Rada". Sendo rápido, parabéns pelo canal ! Um grande abraço!
Fica difícil porque, o racismo é dos empregadores. Os negros ficaram sem propriedade e sem recursos par se manterem. Eles dependem infelizmente, dos racistas que tambem é maioria desproporcional na política e nas decisões. Lamento.
O Brasil é sim um país racista. A sua população é composta por várias raças, mas veja: Os negros e indígenas comparativamente aos brancos práticamente não estão representados nos principais órgãos do poder, Legislativo , judiciário e executivo. A desigualdade social com os brancos é também bastante acentuada.
Eu vivi no Brasil e nos EUA e eu te digo ambos os países são racistas e xenófobos. Como eu sou branco de origem sulista no Brasil não me senti mal, mas nos EUA me tratam com certa hostilidade.
Bom dia professor, essa comissão internacional depois de tudo podemos dizer que deu um " puxão de orelha" no estado brasileiro; foi bem encima do maior fomentador do racismo que temos, pelo fato de se omitir ou não fazer nada para combate-lo.
Engano seu eu sou do sul( parana) e atualmente moro há 37 anos em Santa Catarina, sou negro e nunca sofri racismo aqui, sofri sim em São Paulo, pois morei lá dos 13 até os 22 anos, e lhe asseguro há muito mais racistas em São Paulo do que nos 03 estados do Sul juntos.
@@antoniodelima2066 já eu fui conhece a família do meu namorado, no Interior do Paraná. Uma família bem humilde, mas quando me viu, meu sogro me deu as costas e não quis em nenhum momento falar comigo
@@mayarasoares13 e porque vc deduziu que foi racismo? E se vc fosse branca, o que vc alegria a antipatia dele? O problema e vc não ele, poderia ser racismo, sim, mas também poderia ser outra coisa, mas vc logo foi deduzindo como racismo...aí e uma questão da sua cabeça.
@@mayarasoares13Moça se não fosse a foto de perfil eu iria acreditar e concordar. Por acaso vc é gótica? Pessoas mais velhas tem aversão a certas modas e isso somado com certos resquícios de racismo pode ter causado isso😅
os piores racistas que conheço são negros, como acreditam que é impossível serem racistas por serem negros cometem os piores atos tanto com outros negros, brancos ou mestiços
O Brasil é racista. Nem precisa responder esse questionário. Desde criança isso me incomoda. Minha mãe é parda e meu pai e família paterna racista. Presenciei ele humilhar ela por causa da cor várias vezes e me causava desde tristeza, incomodo e raiva dele .
Tenho 69 anos de idade e isso aconteceu comigo em 1979. Passei em um teste para uma vaga de trabalho, porém o gerente da empresa roubou a minha vaga e a repassou para um candidato branco. Isso aconteceu em 1979, mas acredito que usando maneiras mais disfarçadas empregadores brancos continuam fazendo a mesma coisa.
Eu passei isso no ensino fundamental, ganhei um prêmio e teria minha foto no jornal , porém quando fui olhar o jornal estava uma "branca" ,na época nem sabia o que era racismo , uma vergonha a direção ter feito isso mostra que eles também apoiam
Olha ultimamente venho discordando muito disso de ser disfarçado ou mesmo velado. Assim como Eduardo Taddeo eu acho que o racismo aqui é escancarado, quer racismo mais explícito que o relato da colega. Mais explícito que um capitão da Polícia dizer em entrevista que existe um tratamento para o morro e um outro pro rico? Inclusive esse mesmo personagem se se não me engano agora é candidato a vice prefeito por um certo partido é grupo aí. O que ocorre talvez é que seja uma conjunção de fatores, entre os quais eu ressalto a enorme missigenacao junto com o colorismo provoca essa coisa mais "permissiva" deuma "aceitação" causando inclusive as situações de não identificação como pessoa preta, famosa fala do Neymar eem 2014 dizendo que nunca sofreu racismo porquê não é preto. Sem falar que por exemplo nos EUA houve uma revolta pelos direitos civis, os Panteras Negras etc aqui não houve isso, mas no final das contas tanto lá como cá pessoas pretas são assassinadas a luz do dia pela mão do Estado e agora filmado. Lá George Floyd sufocado aqui Genivaldo torturado e morto numa câmara de gás improvisada em plena luz do dia.
Sou branca, cabelo liso e claro. Obviamente nunca sofri racismo no Brasil. Quando eu vim morar em Portugal, descobri o racismo. Aqui sou classificada como latina e basta começar a falar para que a boa educação desapareça. Imaginem o resto...
Sim! Argentina é muito racista tbm. Europa, depende o país. E na Ásia, senti- me à vontade em lugares frequentados pela classe A. Não percebi olhares de "aqui não é seu lugar".
@@alansantana9475 o pior é constatar que os descendentes de europeus fugidos da fome, da pobreza e imundície vieram para o Brasil e ganharam as melhores terras de graça e hoje são os que mais semeiam racismo e ódio ao próprio povo brasileiro (do qual são parte, nasceu no Brasil é brasileiro e portanto mestiço). O ridículo é constatar que esses ditos "alemães", "italianos", "japoneses" e muitos outros, na maioria sequer conseguem identificar esses países no mapa. Brasil precisa ser estudado mesmo.
Os muitos países racistas no mundo, se consideram subdesenvolvidos, e ironicamente se comportam como se estivessem na era colonial. Países que vivem na era contemporânea, mas com (leves) comportamentos coloniais. E sem algumas pessoas perceberem o racismo atrapalha o crescimento e desenvolvimento em vários aspectos, tanto da nação quanto da pessoa.
Esta petição realmente existe?? Achei q fosse fake news da internet. Nas pesquisas do Google n tá em alta, ent, creio q não me parece um assunto urgente!
Principalmente velado pelas piadas. No 9° ano fiz amizade com um cara que só falava besteira e contava piada racista. Os outros colegas não ficaram atrás e diziam coisas mais medonhas. Na época eu achava engraçado, mas olhando agora percebi que não passava de pessoas preconceituosas que não perdiam tempo em demonstrar seus preconceitos através de piadas. São tão sem vergonha que tiveram a coragem de contar esse tipo de piada em uma apresentação na sala de aula ( no caso a turma do 1° ano que teve coragem em fazer isso ).
@@GabrielMoreira-3669 Colega, minha infância e adolescência ocorreram no final dos anos 70, 80 e 90. Nos anos 70 e 80 era comum as "piadas" , adjetivos e "apelidos" tipo: macaco, galinha do céu, urubu, frango de macumba... hj em dia os comentários são: "éra frases inocentes... coisa comum que ninguém levava na maldade..." a grande verdade é o seguinte: só achava engraçado quem não era negro... (todo mundo odeia Cris tem um episódio que mostra o que eu eu estou dizendo)... Precisei de ir em um supermercado na avenida Paulista (final dos anos 90) fui barrado na entrada por estar de bermuda e camiseta regata, segundo o segurança. Sou de Minas e por aqui vc entra até sem camisa... até hj não sei se na verdade fui discriminado pela cor.
@@eduardolopes1324 lamento por você ter passado por isso. Pode ter certeza que foi discriminação. Essas épocas antigas eram cabulosas, faziam até Black face.
@@eduardolopes1324 realmente lamentável essas brincadeiras. Esse colega meu celular contava piadas de mal gosto sobre judeus, imagina você ser um judeu que sobreviveu ao holocausto e ouvir ele contar essas piadas pesadas. Esse cara era tão sem noção que perguntou ao bibliotecário da escola descendente de japonês se o tio dele tinha feito kamikaze ( estratégia suicida da segunda guerra mundial ). Fico muito envergonhado quando lembro que fui amigo dele e fiquei rindo dessas piadas.
@@GabrielMoreira-3669 amigo até hoje deve ter gente que prática harakiri é uma técnica suicida - existe algo assemelhado que tem muita perfumaria ao redor e que leva ao suicídio 40% dos que a ela se submetem. como o kamikaze - que para os árabes é homem ou carros bomba)
Sim,mas existe redenção apesar de poucos casos,aliás a midia só fala desse assunto pra gerar política e polemica tristemente esvaziando o debate político.
A maior parte dos empregos paga salários que acabam sendo a média do que se paga de benefícios previdenciários. Existem indígenas que matam indígenas, estupram outros indígenas , roubam. Como tem negros que cometem os mesmos crimes muito mais frequentemente contra negros...e adolescentes que Escolhem praticar atos infracionais. Esse negócio de dizer que eles nem tem consciência que estão em erro e se tivessem não os praticaria é uma fraude.
Eu sou Afro desendente aqui em SP na ZLS de Itaquaquecetuba existe pessoas Racista e Mogi das Cruzes SP ZLS existe Racismo e ninguém vai preso porque será que ninguém aqui liga para quem comeye esse crime ninguém foi preso aqui.
Além de distinção racial a distinção econômica é bem forte no país, é meio que, você é oq porta. Mesmo tendo o dinheiro, as vezes vc é mal recebido em lojas
Não é possível entender o racismo dissociada da luta de classes é tomar uma direção totalmente fragmentada da exploração do trabalho que posiciona as classes. Racismo não é uma problema de moralidade.
Creio que sim, pois estas classificações surgem devido à distorção moral, em considerar uma "raça" superior a outra. E como resultado desse ideal distorcido, há Dominância/e luta de classes. Certo é que o Racismo não é apenas problema de moralidade, mas também se trata de um, por retratar em sua imagem o egoísmo, orgulho, injustiça, etc.
Sempre q eu vejo problematizações sobre o racismo na Argentina, conhecendo a história do país vizinho tal como eu conheço, eu me pergunto: que medida sociométrica ou argumento antropológico existe para sustentar a crença folclórica de q os hermanos são mais racistas do q qualquer outro país da América Latina, incluindo o Brasil?
É claro que não tem como os argentinos serem mais racistas que brasileiros, porque não tem negros por lá, m4taram praticamente todos, como iriam praticar esse mal ? A história do massacre dos negros argentinos, a ideia de "europeus"da América (carregada de eugenia) e nos últimos anos, vídeos de atletas brasileiros de futebol sendo ofendidos por torcedores argentinos, criam essa visão. Eu tive pouco contato com argentinos, que me trataram bem. Porém isso foi aqui no Brasil, mas não sei como seria se eu tivesse na terra deles.
O brasil e o que chamam de sociedade brasileira não é só racista, mas vive e sobrevive sob ódios e conflitos sociais, raciais, de classe e renda declarados...(estamos a séculos em coflitos declarado, nao em guerra civil, por enquanto)! Fez aqui uma massa humana "feia", perigosa de se viver, inimiga de qualquer forma de equidade ou igualdade tanto voluntária como perante leis, etc.
O problema no Brasil é basicamente de ordem econômica. Um negro ou pardo educado terá, ou deverá ter, acesso a bons empregos e bons salários. Esse deve ser o normal, o padrão. Se, mesmo qualificado, tiver seu direito ao trabalho ou ao salário negado estão há recismo e que deve ser comatido com mão pesada. Tenho pele branca e sou considerado branco, mas sei das minhas origens. A funcionária do IBGE arregalou os olhos qiando, orgulhosamente, declarei-me pardo.
De que planeta você veio? Você é bem mais claro que eu, e fala coisas que não sabe. Quanto mais escura a cor da pele, mesmo bem instruído vai sofrer preconceito. Eu sou um exemplo disso... até juízes pretos que são bem preparados sofrem... é só ver o depoimento de alguns...
@@marccellovieira puro equívoco e ilusório de vocês. O buraco é muito mais embaixo. Não é opinião da minha parte. Pra mim é simplesmente uma constatação de vida e experiência. Se vocês realmente viram o vídeo, o professor esclarece isso. Aliás os vídeos dele constatam sobre isso estruturalmente no sistema.
Racista é, todavia bem longe do que as pessoas falam na internet, como se o Brasil fosse pior do que Espanha ou ate mesmo o grotesco dos EUA, o qual tem apharteid velado ate hj. O fato de o Brasil ser mais " pacificos" no tocante a discriminação racial não significa que a luta antirracista deve ser diminuida, muito pelo contrario.
Boa noite Eu morei alguns anos na Espanha e jamais sofri racismo , mudei de lá e moro a 14 anos aqui em França 🇫🇷 que também jamais passei por situações raciais, ao contrário do Brasil 🇧🇷 😢é lamentável o Brasil nesta questão ganha de qualquer outro país , principalmente quando deparamos com a diferença de classes e as diferenças de oportunidades por motivo de cor de pele e de Status social.
@@ludrisafrance Verdade, eu era a Espanha e França. Ah, fala serio! Não vem com esse papo. Não dizem que a maioria dos brasileiros sao negros? Varios jogadores tiveram que se posicionar contra um partido abertamente nazista, como da Le Pen. Acho que teu conceito de racismo é raso e pessoal do tipo " nunca tive um namorado branco, logo o Brasil é mais racista que Munique em 1945''' Fala serio, não seja estupida!
Eu sofri racismo e violência no Brasil a justiça brasileira não fez nada por mim . Sou de Belo Horizonte e sei o que é passar racismo e humilhação pela cor de pele . Mesmo assim sempre procurei respeitar as pessoas independente de cor ou de religião. Mas não tive muita sorte no Brasil 🇧🇷, nem a policia nem a justiça não me ajudou em nada 👎 Pois não existia lei de aborto para estrupo eu tinha 14 anos. Na delegacia fizeram apenas corpo delito e me encaminharam para defensoria pública que me disseram vc é pobre e negra ! Ele é velho rico e branco é pode pagar um bom advogado. Depois de 4 anos a defensoria pública me mandou uma carta , meu filho teve uma meningite e faleceu. Após este tempo eu já estava trabalhando não mais estudando e por duas vezes em Bht passei por situações marcantes de racismo tive uma oferta de emprego para ganhar um salário melhor em uma agência de emprego chamada Ágape , o qual me ofereceu uma vaga de trabalho e após eu fazer as entrevistas e exame médico , estava tudo certo, até a véspera deu começar a trabalhar, o dono da empresa não sabia que eu era negra e ao saber não aceitou a minha integração na equipe de trabalho. A segunda vez foi na região do Barreiro de baixo em uma vaga para vendedora cheguei a telefonar e a empregadora foi muito atenciosa no telefone,e disse para eu me apresentar naquele dia na loja de produtos para costura 🧵 máquinas . Ao me apresentar eu empolgada estava bem disposta e bem apresentável me assustei quando me apresentei e disse que estava ali para responder o anúncio . Ela disse você ? Aqui não 🙂↔️ Eu segurei o choro e saí da li sem conseguir falar 😢 Já faz mais de 20 anos que moro na Europa jamais fui destratada ou desrespeitada aqui principalmente por causa de minha cor de pele . Passei por desrespeito no aeroporto em São Paulo o qual questionaram se minha filha era minha mesmo por ser mais clara. Mesmo vendo meu marido que é europeu. Levaram minha filha para conversar e me fizeram entrevista . Meus familiares pedem para eu ir ao Brasil mas tenho medo deste país que não me deu nenhuma oportunidade e nem segurança quando mais precisei. Hoje sou mais velha mas não o suficiente para esquecer estes e outros momentos difíceis que vivi no Brasil 🇧🇷
@@ludrisafrance Eu sinto muito pelo que vc passou, mas isso não prova nada. Experiencias pessoas, ainda mais experiencias remotas ( antigas) não podem ser utilizadas para explicar todo uma dinamica nacional.
@@ludrisafranceo seu depoimento não vou desconsidera lo, mas não é a vida de outras pessoas... você não vive a vida de outras pessoas, e nem pode dizer por elas. Estive na Europa e senti preconceito em Portugal e na Itália... minha esposa bem mais clara que eu, passava ilesa. Existe depoimentos aqui nos comentários que vão contrário ao seu em relação a racismo e preconceito nesta região. Existe muito por aí... é só ver o crescimento da xenofobia e juntamente com isso os partidos nazifascistas em relação a estrangeiros inclusive imigrantes que querem morar por aí fugido de seus países. É uma realidade que aumentou muito nas últimas decadas e que não se pode fechar os olhos.
Sou uma mulher negra (francesa nascida em França) e posso dizer-vos que também existe discriminação dentro da comunidade negra. Eu vivi isso no Rio de Janeiro me chocou, nunca tinha vivido isso antes
Muito obrigada por mais uma aula esclarecedora. Acredito que muitos outros pretos assim como eu, demoramos a identificar o racismo no Brasil, enquanto é muito velado, quase ivisivel, bem camuflado pela caridade ou uma ajudinha aqui e ali. Talvez devido a falta de consciência de como seria diferente se efetivamente os direitos estivessem disponiveis para todos.
São muito comentadas as diferenças de oportunidades em relação aos negros e índios, mas muito pouco se fala nessas mesmas diferenças em relação aos brancos pobres. Por outro lado ninguém fala que os negros ricos quase nunca sofrem racismo. O que existe de fato no Brasil é um enorme preconceito em relação à pobreza.
Realmente existe sim muito preconceito com pobre, mas também existe por questão racial. Como também a forma que se tenta fazer a reparação histórica prejudica o branco pobre, em vez da conta ir pra o branco rico.
Você está tremendamente fora da realidade ao falar sobre o assunto. Entre os pobres se você ler nas pesquisas do IBGE os que sempre saem em desvantagem são os pobres pretos, que tem os salários mais aviltados do que os brancos, principalmente as mulheres. O desvalor e preconceito ao pobre de qualquer matiz é presente, mas em relação aos pretos a barra é muito mais pesada. A gente sente na pele, diferentemente de um branco. Quanto mais escura a cor da pele, maior o sofrimento.
Os preconceitos raciais sempre são inerentes as classes sociais,visto que tanto o negro pobre quanto o rico sofrem preconceito,um exemplo disso e que é comum em eventos de elite,negros ricos serem taxados de empregados,garçons,funcionários no geral.E inegavel que pobres sofrem preconceito,mas tambem nao podemos dizer que negros pobres e brancos pobres estão no mesmo nivel de prestigio social,negros estão na periferia por causa da permanência historica da Eugenia e do Racismo por meio da segregação espacial,ja os brancos estão nas periferias por problemas financeiros relacionados somente ao sistema captalista.
sempre pensei do brasil pq nunca teve presidente e nem governador negro, isso mi pertubava muito , quando vi Gilbert gil,pensei poderia aconter e mais nunca aconteceu. Outros paises fizeram primeiro passo com obama,lembro teve mandela na africa pensei o brasil poderia ter presidente negro,brasil ja diz quanto è razzista , brasil sempre teve branco no poder branco,isso uma vergonha para pais tão misto . Lembro quando teve collon todos lembra ,eu nunca votei,todos gostava branco, alto, bonito.nem o outro prestava, preferi anular o voto.agente viu o que ele fez quando era no governo ,mas antes das eleições lembro quanto homens e mulheres e muitas li adorava só pq era ze bonitinho.😂
Se a resposta fosse não", seu canal não seria tão necessário. Temos o pior tipo de racismo: o velado, o que usa a frase: "Somos todos iguais." para desencorajar a luta pelos nossos direitos.
Ele não vai falar especificamente sobre isso, mas faça um role por alguns vídeos dele pra entender o que é racismo estrutural pra ver que o buraco é mais embaixo, a coisa é muitas mais que cabelo crespo... é a segregação que chega ao ponto de desvalorização da pessoa preta de modo proposital que vai desde a ascensão social à eliminação física pelos aparelhos de segurança do Estado. Amplie a sua mente além do cabelo crespo!
Sou italo-brasileiro. Sempre pensei que o Brasil era um país que, por causa da sua história, tinha aprendido a não ser racista. Cresci na Itália. Minha mãe é parda, e meu pai é branco. Então basicamente naci com a pele branca (café con leche). Raramente sufri racismo aqui na Itália por causa da cor da pele. As vezes foi discriminado por ser em parte brasileiro. Talvez o abuso mais pesado que foi subindo estes anos (também por parte de pessoas negras) foi sobre a questão da sexualidade. Pessoas me chamando de b..a, v..o etc. Enfim acho, na minha opinião, e também porque algumas vezes isso também tem afectado minha mãe, que existe racismo contra as pessoas negras. Ao mesmo tempo acredito que se vocês querem podem chegar a ter um bom emprego. Morei um tempo em Portugal, e aqui já vi muitas pessoas negras conseguir uma licenciatura e um bom trabalho. Claro, vai ter sempre o preconceito, más se vocês vão lutar pra realizar os vossos sonhos vão conseguir. Vou dar um pequeno exemplo de um amigo que tenho, ele é da Venezuela, começou a trabalhar numa fábrica aqui em Portugal e agora ele é marinheiro maquinista e trabalha pra uma empresa australiana. Talvez o Brasil não é país que vai dar pra vocês essas oportunidades, más tem outros países que sim dão as oportunidades de crescer. É acreditar e lutar. Já conheci vários brasileiros que saíram do Brasil e agora eles têm um bom trabalho aqui na Europa. Espero que essas palavras sejam de ajuda pra vocês. Não estou acostumado a escrever em português, então certeza , devo ter feito alguns erros gramaticais. Dito isso espero que o meu comentário tenha contribuído de forma positiva, que não importa as dificuldades, se vocês acreditam vão ganhar na vida, e já vi isso acontecer varias vezes. É isso então. Um abraço
Assim, pra mim isso é só um tom de pele, causada pela maior concentração de melanina, pra proteger mais do raios UV, mesmo coisa do outro lado que tem menos melanina pra suportar mais o frio, traduzindo: pra mim sempre so foi um detalhe da característica de uma pessoa que pode lidar uma vantagem ou desvantagens no cotidiano, que diferencia todo mundo de todo mundo, então somos todos iguais porque todo mundo tem suas diferenças, tem seus problemas, tem seus sonhos, fato de todos ser diferentes é o que nos tornar iguais, eu trato todas as pessoas como pessoas, agora se o Brasil é racista pra mim isso existe em todo país, mas de formas diferentes, então o mundo é racista, é preconceituoso é tudo de ruim, pois ele sempre foi assim sempre teve seu lado bom e o seu lado ruim, a única coisa que a gente pode fazer é diminuir essa parte ruim, mas nunca eliminar, então eu recomendo você procura o lado bom, mas você tem conhecer o ruim e evita-lo, pois querer ficar em lugar ruim é a mesma coisa de querer que uma carne queimada totalmente fique no ponto, o certo é pegar outra carne e que já esteja ao ponto.
Toda vida só que não notar o no Brasil e no mundo até na tv brasileiras como as tasarinas boledis e chacretins brancas tes de 1977 e 1985 😢😢 você não notaro eu minha mãe noto 😮
O Brasil nunca foi um país racista, pelo contrário o Brasil é um país maravilhoso para todas as raças. Quem fala que o Brasil é racista não faz a mínima ideia do que é racismo. Amo o Brasil !!!!
O mais triste é ver as pessoas que sofreram racismo frustradas, impotentes e praticando o racismo contra outras pessoas vulneráveis, o racismo só vai acabar quando este ciclo vicioso acabar.
Se é ou não, não parte de mim.Em todas as raças, enxergo a presença de Deus e respeito, enaltecendo as caracteristicas de cada uma, fruto de um Deus amoroso e caprichoso.Racismo no Brasil é crime.
Mas , brancos que estão na periferia também tem dificuldades de acesso a educação e a saúde então isso ainda é bem subjetivo , o mais gritante é a abordagem policial mesmo
Tô vendo um vídeo do canal por dia. Um achado esse canal. Brigadaum de coração msm pelo conteúdo!!!!
Com certeza o Brasil é um país muito racista. Eu sou negra nasci aqui no Brasil e desde criança sofri muito preconceito racial na escola e em muitos outros lugares. Inclusive dentro de familiares e também em trabalhos. Até hoje o racismo persiste e existe.
Eu também sofri muito racismo na escola... Te entendo. 😢
Vejam o absurdo: A Dra. Livia Santana Vaz, procuradora de justiça do estado da bahia relatou que sempre que comparecia a reuniões do conselho de justiça era "confundida" como secretaria de algum magistrado (a). Detalhe : Dra. Livia Santana Vaz era dada como provavel sucessora da então ministra do STF
Rosa Weber o que não aconteceu. Professor Flávio é notório que alguns membros da sociedade não aceitam um negro (a) graduado(a) independente da área. Parabéns por mais essa aula.
Parabéns vc tbm por relatar esse fato que era desconhecido pra mim!
conversa fiada sem logica, se fosse um país racista não ocupariam esses cargos de poder
Tipo um pardo, moreno ou afro. Ter um sítio ou chácara. Vai se chamado de caseiro. E agora teve um caso de mãe e filha brancas gaúchas esse ano. Estavam Lisa morando em um Macdonald do Rio de janeiro de favor. (Ambas já tiveram vida boa até sabiá vários idiomas.). A midia e a sociedade se incomodou com isso, às mesma perguntaram a eles porque se incomoda com nós. Final da história elas conseguiram aluguel de um apartamento R$ 500 a R$ 600 na barra da Tijuca sendo que ali não e menos de 2mil e ainda trabalho. Branca e ainda loira não pôde se pobre no Brasil. Alguém vai salva.
@@flavioricardo1095tinha alguns ministros do supremo que tinham desprezo pelo Joaquim Barbosa. Antes de ele ser ministro do supremo ele foi vários anos agente de limpeza do Supremo. Parece que , já nesse tempo, o pessoal tratava muito mal ele
E muito comum um Negro no Brasil tentar se hospedar num hotel decente
na maioria das cidades no Brasil e não o aceitarem como hóspede.
Isso ocorre em hospedaria, hotéis e pousadas, pessoas negras não conseguem alugar imóvel em regiões consideradas de bom nivel
mesmo sendo elas de alto nível financeiro e intelectual.
O desrespeito é patente e o naot reconhecimento como cidadão não existe. Num país como esse , é muito difícil para o homen negro ir e vir. Nós restaurantes de algum nível a luta é ainda maior. Estive numa churrascaria em Porto Alegre e devido a cor da minha pele não fui servido e ainda deboxaram de mim e da minha esposa. Eles naot assumem o compromisso de tratarem os negros como seres humanos.
Flávio, sou uma mulher preta de bele e cabelos mais identificados com os povos indígenas. moro na Espanha há 10 anos e aqui me descobri negra, sofri racismo em diferentes espaços e de diferentes maneras. Busco continuamente informaçoes aqui que se pareça com o seu conteúdo e ñ encontro, nada nem de longe parecido.
Você é MARAVILHOSO e necessário.
Um abraço.
Sofre o mesmo que eu.
Então se você é indígena você não é prto e sim miscigenada, ou seja morena
É muito loko porque hoje no Brasil todo mundo se chama de prto
Uai, mona você sofreu aonde e que tipo de raxismo? Na Espanha ou aqui?
Como a pessoa se descobre pret?
@@kleidejaAonde?
@@jubernardi23 moro em São Paulo - Brasil, descendente de índia com negro
@@jubernardi23 no Brasil, sou descendente de índia com negro
O Brasil tem o pior racismo, que é o velado. Nos EUA, o cara diz logo que é e não finge.
O fingimento é uma desgraça
Fingir é pior do q escancarar
Exatamente.
@@lvp144poisé já pensou alguém chegar em uma loja é a pessoa fala não entra aqui vou chamar a polícia, outra loja fala para o segurança da uma olhada naquele rapaz mais não impedir a entrada no local, as pessoas parecem que tem cabeça só pra carregar chapéu
@@Uedson721 vdd
Somos todos racistas ! Racistas que odeiam ou menosprezam negros.Racistas que odeiam ou menosprezam brancos.Racistas que odeiam ou menosprezam latinoamericanos. Negros que odeiam negros e brancos que odeiam brancos. Fomos criados assim. Está nosso dna (sem generalizações, é claro)
É racista. Só que ninguém fica preso por racismo, mesmo com a lei, que diz que é crime inafiançável.
Nem quem mata e estupra tá ficando preso. Aí o cara do Porsche... Tá livrinho.
@@donramonn12 infelizmente é verdade
Por que não tenho onde comentar? Vai por aqui mesmo, pode ate não se racista, mas com certeza tem preconceito o que é pior, está no coração das pessoas, muito triste isso.😢
Racismo não é crime. É conceito sociológico. Existem crimes decorrentes do racismo, como discriminação, segregação ou injúria, e até mesmo agressão ou homicídio, quando baseados em ideias raciais. Mas não existe um crime genérico chamado "racismo", porque esse é um conceito que varia de acordo com conceitos acadêmicos. Crimes inafiancaveis são apenas os crimes que resultam em prisão em flagrante. Os crimes mais comuns mostrados na mídia como envolvendo racismo normalmente são crimes de pequeno potencial ofensivo, como injúrias, que não justificam uma prisão preventiva, ou outros que dependem de investigação, como os de discriminação mostrados pelo professor. Por isso existe essa percepção que "não dá cadeia", porque no Brasil racismo virou sinônimo de injúria qualificada por motivo racial, apagando-se quando ocorre em crimes mais graves como homicídio ou violência. Quando a constituição qualifica a prática do racismo como inafiançável e imprescritível, ela se refere em especial a instituição de grupos, partidos ou mesmo indivíduos que promovam ideias e atitudes raciais e as efetivem, tipo Kukluxklan, neonazistas, etc. Como um conceito sociológico, o racismo pode se manifestar também em ações não criminosas, em preconceitos que muitas vezes sequer se traduzem em atos. É o chamado racismo estrutural, que não é resultado de um crime, mas de estruturas sociais que atuam independentemente da vontade dos indivíduos. Um passo importante para se combater o racismo é defini-lo exatamente como é, o que o professor fez muito bem. De resto, o racismo é apenas uma das múltiplas forma de discriminação entre pessoas, mais visível no Brasil por questões históricas particulares, porém ao redor do mundo existem muitas outras, como religiosas, de gênero, orientação sexual, étnicas, etc, que nem sempre são criminosas, e até são apoiadas na legislação. Por isso, a criminalização pura e simples não resolve o problema, pois, como mentalidade, assim como qualquer tipo de preconceito, ele pode sempre voltar, como estamos vendo no caso dos judeus (os quais hoje não são mais vistos como grupo vulnerável), que, por causa de problemas políticos no oriente médio começaram a sofrer boicotes e agressões racistas em universidades de vários países. Assim, canais como o do professor, que tratam o tema de forma clara e equilibrada contribuem mais para mudança de mentalidades do que um possível encarceramento de pessoas mal educadas.
@@marcosoziprado3353😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 "Racismo não é crime", a Constituição discorda desse seu comentário imbecil
O racismo nosso de cada dia,machuca e as feridas estão sempre abertas, toda vez que um irmão ou irmã preta sofrem por causa das nossas características. O Brasil é altamente racista!
Se alguém não gosta de vc só por causa de sua cor de pele só diga uma coisa e olhando bem nós olhos vá se lascar e azar é o seu vc não é dono do mundo e vc está aqui só de passagem também
@@PedroSilveira-vc3rdresposta ótima.
Professor, vivo nos EUA desde o início dos anos 80s. Quando jovem passei por tantas experiências tristes , até criminosas no Brasil que até hoje me afetam negativamente. Além de 2 prisões ilegais e r4cismo vindo da parte de policiais, o r4cismo brasileiro me roubou a possiblidade de uma evolução profissional. Em uma famosa empresa Italo-brasileira, me tomaram uma vaga de trabalho a qual eu teria o direito (passei entre os 6 melhores candidatos), e colocaram um candidato branco no meu lugar. O racismo estrutural também se manifestou quando eu me tornei estudante de teatro em uma grande universidade federal brasileira. O Brasil é sim um país racista e caso não se combata agressivamente essa praga nunca deixará de ser um país conhecido como uma dos maiores em desigualdades e injustiça social-econômica. Tenho vários relatos sobre o racismo no Brasil nos anos 60s, 70, e 80s, e gostaria de poder conversar com o senhor
@@Garuti55 foram mais de 350 anos de escravidão onde os negros não eram gente... essa "transformação" de "coisa" para "gente" parece que ocorreu (ou ainda ocorre) de forma lenta... a sociedade carrega o período escravista como uma herança maldita...
Difícil perceber como um país mestiço como o Brasil, pode ter esse tipo de problemas.
Sinto-me afortunado por nunca ter vivido essas experiências no meu país.
Abraço de Angola
@@Garuti55 br e suas idiossincrasias.
Amo Angola camarada. Realmente é algo monstruoso, o nosso país tão mestiço e ter esse racismo . É triste, eu sou branco mas meus avós por parte de mãe eram negros e até uma vez me perguntaram se eu era neto dos meus avós mesmo quando eu era mais novo, rapaz foi briga na sala e fui expulso por semanas mesmo todo mundo sabendo que foi os racistas que começaram. O racismo é algo monstruoso e depois de vários racistas no poder eles estão aparecendo cada vez mais, sem medo da justiça . Abraços camarada e tudo de bom a você irmão@@guleiro
Vc até pode fazer políticas governamentais que são antirracistas mas mudar a sociedade e as cabeças e os corações das pessoas é muito difícil e levam décadas à não ser séculos. Cultura muda de forma muito lenta.
brasileiro e sua mania de achar que só o gringo é quem tem preconceito e é racista, mas esquece que a gente não é exemplo de nada e somos ate piores
Não. O Brasil tem racismo, mas nos outros países, principalmente nos Estados Unidos, Inglaterra e outros países europeus, o racismo é muito pior.
@@marccellovieira isso é fato.
Pois se fosse pior, porque só aqui é reconhecido pessoas morenas, cafusos, pardas, etc.?
Se aqui fosse realmente pior que os EUA e a Argentina, porque lá nesses países uma das primeiras coisas que uma pessoa negra ouve é "Nigga", ou é até taxado de bandido(a) ou desprezado como tal, ou até agredido, etc.? Principalmente nos EUA que até descendente de índio é ridicularizado! Inclusive tem até filme sobre.
Isso é muita falta de ética, boas influências e educação de respeito. E sinceramente, por mais que a justiça nos EUA seja respeitável, tirando isso, até hoje não entendo porque o Brasileiro quer tanto ser paga-pau dos EUA e da Europa, se nem para valorizar ao próximo o povo presta.
@@marccellovieiranunca na vida 😂 o problema é que vocês mascaradas de "colorismo", que é a mesma merda, para dizerem que não há racismo...é colorismo. Vão dormir que o vosso mal é sono.
@@joaodefreitas8617
Gostaria que você desenvolvesse melhor seu argumento.
aí você forçou, e muito
Eu vejo um racismo muito grande em todos os lugares do Brasil, eu já morei em vários estados brasileiros e todos eles eu sofri racismo, Minas gerais, Goiás, São Paulo, e Paraná. Aliás o Paraná foi pior de todos que eu citei. Obs: O Paraná eu passei pouco tempo e sofri coisas absurdas.
Impressionante gente tentando justificar racismo nos comentários.
Só aceita: é racista e precisar deixar de ser, urgentemente!
Gastando sua energia combatendo racismo invés de justificar ele, combatendo vc melhora seu país e sua comunidade.
se o Brasil é racista imagina Argentina, EUA, Europa, Japão, China, Índia, África do sul
@@pedro34543já foi pra algum deles ou só fica no me contaram, me falaram e me disseram?
@@Diniz1834 fico nos números mesmo, Internet tá ai pra isso
O Brasil é racista sim!Sou uma mulher negra, esclarecida e com curso superior.Nos anos 90,depois passar em todas as etapas classificatórias com+ de 80 candidatas para uma vaga de Secretária Executiva numa grande empresa Farmacêutica em São Paulo, fui preterida em favor de uma moça branca( segunda na classificação).A explicação?Eu era muito qualificada pra função e poderia me aborrecer com o trabalho😮!Depois de um tempo recebi uma ligação de uma pessoa do RH, indignada com o ocorrido, dizendo q a verdadeira razão da minha não contratação,era a cor da minha pele.O Diretor da área onde supostamente eu iria trabalhar disse q não suportaria a ideia de uma negra trabalhando perto dele.Isso é Brasil!!!!!
Ha muitos anos atras me mudei para os Estados Unidos, foi a melhor decisão que tomei.
Sua coragem em compartilhar sua história é importante e necessária para que possamos trabalhar para um mundo mais justo e igualitário.
Fico feliz que você tenha encontrado um ambiente mais acolhedor nos Estados Unidos. Seu sucesso e bem-estar são merecidos, e espero que sua trajetória inspire outros a continuar lutando contra o racismo e a injustiça.
@@fatyma2007 É, aí tem a Ku Klux Klan.
O que é pior, sofrer racismo ou ouvir as falas do Sérgio Camargo - ex presidência da Fundação Cultural Palmares?
Sempre foi, professor fale da revista em quadrinhos chamada gibi de 1939 lançada pela editora Globo. Veja como lá já tinha o estereótipo do negrinho, tipo feio e grotesco, na qual retratava os negro já com uma sub-raça.
correto eu vejo um racismo estrutural em tudo ,aqui no Brasil.....
No sul do Brasil
Mestiços de alemães,italianos e até japoneses
Praticam racismo livremente
E país se finge que não sabe
Isso aí não é do Brasil, mas da essência desses países.
Racismo é uma doença da alma,nunca vai acabar. parabéns pelo seu canal
Ele não é a doença da alma! É um dos sintoma da verdadeira doença.
(Contexto e explicação)
O Racismo tem seus fundamentos no Materialismo; filho/irmão do Individualismo. Pois se baseia em algo material. E o Material e a Alma são coisas separadas. Logo no Materialismo não se acredita em Alma. Pois precisa ser baseado em algo material. Logo o Racismo é Materialista, pois baseia-se na Cor de Pele (etnia/raça) e outras coisas (que já esqueci quais são especificamente - perdão ;-;), que são materiais; ou seja, "Materialismo Racial". E o Materialismo, por sua vez, é oq corrompe nossa alma; a Doença, de fato!
Aqui é o país do racismo. Se tem preconceito de todos os tipos. As leis contra racismo é uma piada.
Mais um excelente vídeo esclarecedor
Brasil é o país da hipocrisia
Também.
É um país racista e hipócrita, tanto que muitos dos ditos "não racistas" são os primeiros a achar que cotas são imorais. Imoral é estudar em escolas particulares caríssimas, fazer curso de inglês caríssimo, fazer intercâmbio e depois vir pegar as vagas da universidade federal.
Eu acho cota racial um absurdo. Porém sou totalmente contra o elitismo nas universidades, principalmente em cursos mais concorridos. Porém é um crime contra o cidadão brasileiro, o que o governo faz nas escolas públicas, para manter o pobre sendo burro.
Em vez do pessoal pedir cotas, deveria pedir escolas de qualidade .
@@marccellovieira é óbvio que falta qualidade e investimento, mas com certeza essa baboseira de escolas civico militares caríssimas são para doutrinação e nada mais. Custam muito mais do que escolas normais e sim o método de Paulo Freire (único brasileiro citado nas universidades americanas), quando corretamente aplicado funciona: os números um do Enem tem saído de escolas públicas do Nordeste.
Eu sou preto e acho cotas imorais, é basicamente dizer que, os pretos não tem capacidade e nem mérito nenhum para entrar nas faculdades, mas estão lá por causa de um "sistema", e aliás, cotas raciais não é realmente racial, é negrista, somente os pretos tem acesso, enquanto que, japoneses, alemães, chineses sofreram descriminação e perseguição no passado, eles tem acesso a dita "cota racial"? Não!.
@@marccellovieiraninguém deve se sentir obrigado a cursar graduação. Cotas PCD e a questão da média de renda para questão de isenções. Não precisa de listas especiais para negros ou indígenas. E efetivamente se isso foi colocado era pra ser temporário. De forma que uma década devia eliminar e a cota para escola pública devia ter acabado também. O nível dos egressos do ensino médio se fosse respeitável teríamos mais notas entre 900 e 1000 na redação abaixo do mínimo. Pessoas que moram em favelas ou locais que greves são muito repetitivas e vão ter mais probabilidade de desistirem de estudar ou terem notas ruins.
Olá boa tarde @CaçadordeHistorias queria,se me permitir ,fazer uma sugestão, para um video dentro dessa temática:
A história de Monteiro Lobato
Grande abraço
O Brasil é, sim, racista, embora hipocritamente dizer-se que não. Depois que o Besta-Fera (que pesa o negro por arroba) desgovernou o país, o preconceito está escancarado.
O que uma coisa a ver com a outra? Como você fala que um país inteiro é raxista se ainda vive nele( ainda mais um país cheio de miscigenados)?
Acho melhor pegar suas malas e se mudar para um tribo na Ásia ou na Áfrca, lá no meio do nada então, aff!
Isso nem deveria ser uma pergunta,mas sim uma certeza.
o Brasil é um país bem racista
Eu nasci em porto alegre,mas me criei na serra gaúcha, lá na serra gaúcha,a vida toda eles me chamavam de brasileiro,(brasileiro lá é xingamento,)aí nos anos noventa eu me mudei pro rio de janeiro,aqui no Rio de janeiro me chamam de russo,vai entender....
Xingamento?N
os explica por favor 😮 5:15
Você é brasileiro ou russo😂?
O Brasil além de ser um país muito racista tbm exerce o pior dos racismos que o de forçar a população negra a empregos de servidão e baixa qualificação!
falou tudo que eu penso
"Forçar só a população negra" 90% da população ganha menos de 3mil e trabalha arduamente.
@@jassanansantos965796% dos jogadores profissionais de futebol ganha até 3 mil reais. Mais da metade das pessoas aposentadas recebem até 2 salários mínimos. E aí pra garantir que essa média represente todos os que se aposentarem nos próximos anos um teto só pra serviço público e INSS. Definitivamente o Estado quer todos ganhando o mínimo possível. Nisso consiste o igualitarismo. Cortando auxílios isso e auxílios aquilo de quem têm salários maiores tipo o dobro do teto da previdência e super aposentadorias não precisaria rebaixar o teto dos servidores. E todos que contribuíram o tempo necessário a se aposentar deviam ser dispensados de contribuir sobre o benefício recebido ( mais da metade dos municípios brasileiros tem servidores que se aposentam pelo INSS).
Uma sugestão de pauta, a cultura preta no Uruguai. E a priorização, no Brasil lamentavelmente costumam confundir Argentina e Uruguai, sendo que são histórias bem diferentes. Enquanto um esconde, o outro país se orgulha sendo enraizado na cultura.
O Uruguai tem orgulho de sua cultura negra e tem um legado rico e diverso. Aqui estão alguns fatos que mostram isso:
- O Dia Nacional do Candombe é celebrado em 3 de dezembro, reconhecendo a importância da cultura afro-uruguaia.
- O Candombe foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2009.
- O Uruguai sediar festivais de música afro-uruguaia, como o Festival Internacional do Candombe.
- Existem comunidades afro-uruguaias vibrantes em cidades como Montevidéu e Colônia do Sacramento.
- O Uruguai reconheceu oficialmente a contribuição dos afro-uruguaios à história e cultura do país.
Além disso, aqui estão 10 pessoas históricas e contemporâneas que contribuíram para a cultura negra uruguaia:
- Ildefonso Pereyra (1840-1902): Músico e compositor, considerado o "Pai do Candombe".
- Juana de Ibarbourou (1892-1979): Poetisa e escritora, primeira mulher afro-uruguaia a publicar um livro de poesia.
- María Esperanza Silva (1915-1987): Liderança comunitária e defensora dos direitos civis.
- Pilar Barrios (1889-1974): Dançarina e coreógrafa, pioneira na popularização do Candombe.
- Abdias do Nascimento (1914-2011): Ator, poeta e ativista político.
- Obdulio Varella (1917-1996): Futebolista profissional, campeão mundial com a seleção uruguaia em 1950.
- María Noel Ricci (1985-presente): Cantora e compositora.
- Tatiana Ríos (1989-presente): Jornalista e apresentadora de TV.
- Virginia Brindis de Salas (1928-1958): Poetisa e escritora.
- Rubén Rada (1943-presente): Músico, cantor e compositor, conhecido como "El Negro Rada".
Sendo rápido, parabéns pelo canal ! Um grande abraço!
Moro na fronteira com o Uruguai, você está enganado, o uruguaio é tão racista quanto o argentino.
Fica difícil porque, o racismo é dos empregadores. Os negros ficaram sem propriedade e sem recursos par se manterem. Eles dependem infelizmente, dos racistas que tambem é maioria desproporcional na política e nas decisões. Lamento.
O Brasil é sim um país racista. A sua população é composta por várias raças, mas veja:
Os negros e indígenas comparativamente aos brancos práticamente não estão representados nos principais órgãos do poder, Legislativo , judiciário e executivo.
A desigualdade social com os brancos é também bastante acentuada.
Valeu!
Gratidão pelo apoio e reconhecimento
Eu vivi no Brasil e nos EUA e eu te digo ambos os países são racistas e xenófobos. Como eu sou branco de origem sulista no Brasil não me senti mal, mas nos EUA me tratam com certa hostilidade.
Professor, o racismo no Brasil está em todos os segmentos é um câncer permanente.
ótimo vídeo!
Bom dia professor, essa comissão internacional depois de tudo podemos dizer que deu um " puxão de orelha" no estado brasileiro; foi bem encima do maior fomentador do racismo que temos, pelo fato de se omitir ou não fazer nada para combate-lo.
É racista sim principalmente o Sul do Brasil
Engano seu eu sou do sul( parana) e atualmente moro há 37 anos em Santa Catarina, sou negro e nunca sofri racismo aqui, sofri sim em São Paulo, pois morei lá dos 13 até os 22 anos, e lhe asseguro há muito mais racistas em São Paulo do que nos 03 estados do Sul juntos.
@@antoniodelima2066 já eu fui conhece a família do meu namorado, no Interior do Paraná. Uma família bem humilde, mas quando me viu, meu sogro me deu as costas e não quis em nenhum momento falar comigo
@@mayarasoares13 e porque vc deduziu que foi racismo? E se vc fosse branca, o que vc alegria a antipatia dele? O problema e vc não ele, poderia ser racismo, sim, mas também poderia ser outra coisa, mas vc logo foi deduzindo como racismo...aí e uma questão da sua cabeça.
@@mayarasoares13Moça se não fosse a foto de perfil eu iria acreditar e concordar. Por acaso vc é gótica? Pessoas mais velhas tem aversão a certas modas e isso somado com certos resquícios de racismo pode ter causado isso😅
Sempre foi...só que aqui o racismo é disfarçado e nos EUA é às claras
É racista.
os piores racistas que conheço são negros, como acreditam que é impossível serem racistas por serem negros cometem os piores atos tanto com outros negros, brancos ou mestiços
O Brasil é racista. Nem precisa responder esse questionário. Desde criança isso me incomoda. Minha mãe é parda e meu pai e família paterna racista. Presenciei ele humilhar ela por causa da cor várias vezes e me causava desde tristeza, incomodo e raiva dele .
Aprendendo muito. Grata.
sou negro e vivo essa estupides na pele
Realmente o Brasil é ainda racista.
Imagina vc ser excluído por conta da cor, não tenho palavras pra descrever meu repugio.
Tenho 69 anos de idade e isso aconteceu comigo em 1979. Passei em um teste para uma vaga de trabalho, porém o gerente da empresa roubou a minha vaga e a repassou para um candidato branco. Isso aconteceu em 1979, mas acredito que usando maneiras mais disfarçadas empregadores brancos continuam fazendo a mesma coisa.
É um racismo tão disfarçado ,em alguns casos ,a ponto d muitos negros dizerem q nunca sofreram racismo. Imagine!
Verdade.
Eu passei isso no ensino fundamental, ganhei um prêmio e teria minha foto no jornal , porém quando fui olhar o jornal estava uma "branca" ,na época nem sabia o que era racismo , uma vergonha a direção ter feito isso mostra que eles também apoiam
Olha ultimamente venho discordando muito disso de ser disfarçado ou mesmo velado. Assim como Eduardo Taddeo eu acho que o racismo aqui é escancarado, quer racismo mais explícito que o relato da colega.
Mais explícito que um capitão da Polícia dizer em entrevista que existe um tratamento para o morro e um outro pro rico? Inclusive esse mesmo personagem se se não me engano agora é candidato a vice prefeito por um certo partido é grupo aí.
O que ocorre talvez é que seja uma conjunção de fatores, entre os quais eu ressalto a enorme missigenacao junto com o colorismo provoca essa coisa mais "permissiva" deuma "aceitação" causando inclusive as situações de não identificação como pessoa preta, famosa fala do Neymar eem 2014 dizendo que nunca sofreu racismo porquê não é preto.
Sem falar que por exemplo nos EUA houve uma revolta pelos direitos civis, os Panteras Negras etc aqui não houve isso, mas no final das contas tanto lá como cá pessoas pretas são assassinadas a luz do dia pela mão do Estado e agora filmado. Lá George Floyd sufocado aqui Genivaldo torturado e morto numa câmara de gás improvisada em plena luz do dia.
racismo imaginário, terapia resolve
@@gustavodutra2817 imaginário, né? Sem noção da realidade...
Sou branca, cabelo liso e claro. Obviamente nunca sofri racismo no Brasil. Quando eu vim morar em Portugal, descobri o racismo. Aqui sou classificada como latina e basta começar a falar para que a boa educação desapareça. Imaginem o resto...
Sou negro(pardo) e já viajei por vários países dos diferentes continentes, MAS nada se compara ao racismo brasileiro - acentuado pelo classismo!
Sempre fui crítico, mas depois que sai do Br que descobri como o racismo do Brasil é mais sinistro do que pensava.
Digamos que o racismo argentino é bem forte, mas lá não tem mt isso do classismo
já foi na europa? na asia? na argentina? nunca que o Brasil é pior
Sim! Argentina é muito racista tbm. Europa, depende o país. E na Ásia, senti- me à vontade em lugares frequentados pela classe A. Não percebi olhares de "aqui não é seu lugar".
@@alansantana9475 o pior é constatar que os descendentes de europeus fugidos da fome, da pobreza e imundície vieram para o Brasil e ganharam as melhores terras de graça e hoje são os que mais semeiam racismo e ódio ao próprio povo brasileiro (do qual são parte, nasceu no Brasil é brasileiro e portanto mestiço). O ridículo é constatar que esses ditos "alemães", "italianos", "japoneses" e muitos outros, na maioria sequer conseguem identificar esses países no mapa. Brasil precisa ser estudado mesmo.
Os muitos países racistas no mundo, se consideram subdesenvolvidos, e ironicamente se comportam como se estivessem na era colonial. Países que vivem na era contemporânea, mas com (leves) comportamentos coloniais. E sem algumas pessoas perceberem o racismo atrapalha o crescimento e desenvolvimento em vários aspectos, tanto da nação quanto da pessoa.
Nem sempre. A Alemanha por exemplo é um país desenvolvido mas é muito racista.
A petição agora sobre a volta da monarquia,vejo que só reforça mais como é rascista.😢
A Monarquia é a condição natural do Brasil,um país nascido para o Imperialismo.
Quem pede a volta da monarquia ? Infelizmente tanto a monarquia e depois a República foram racistas !
Os descendentes dos monarcas do império no Brasil. São uns inuteis e vivem de renda.
Esta petição realmente existe?? Achei q fosse fake news da internet. Nas pesquisas do Google n tá em alta, ent, creio q não me parece um assunto urgente!
Na corte do imperador Dom Pedro II havia pessoas negras. Veja por exemplo, o engenheiro André Rebouças.
Já foi Extremamente racista... com o tempo foi mudando o jeito e conceitos... mas continua racista... velado....
Principalmente velado pelas piadas. No 9° ano fiz amizade com um cara que só falava besteira e contava piada racista. Os outros colegas não ficaram atrás e diziam coisas mais medonhas. Na época eu achava engraçado, mas olhando agora percebi que não passava de pessoas preconceituosas que não perdiam tempo em demonstrar seus preconceitos através de piadas. São tão sem vergonha que tiveram a coragem de contar esse tipo de piada em uma apresentação na sala de aula ( no caso a turma do 1° ano que teve coragem em fazer isso ).
@@GabrielMoreira-3669 Colega, minha infância e adolescência ocorreram no final dos anos 70, 80 e 90. Nos anos 70 e 80 era comum as "piadas" , adjetivos e "apelidos" tipo: macaco, galinha do céu, urubu, frango de macumba... hj em dia os comentários são: "éra frases inocentes... coisa comum que ninguém levava na maldade..." a grande verdade é o seguinte: só achava engraçado quem não era negro... (todo mundo odeia Cris tem um episódio que mostra o que eu eu estou dizendo)...
Precisei de ir em um supermercado na avenida Paulista (final dos anos 90) fui barrado na entrada por estar de bermuda e camiseta regata, segundo o segurança. Sou de Minas e por aqui vc entra até sem camisa... até hj não sei se na verdade fui discriminado pela cor.
@@eduardolopes1324 lamento por você ter passado por isso. Pode ter certeza que foi discriminação. Essas épocas antigas eram cabulosas, faziam até Black face.
@@eduardolopes1324 realmente lamentável essas brincadeiras. Esse colega meu celular contava piadas de mal gosto sobre judeus, imagina você ser um judeu que sobreviveu ao holocausto e ouvir ele contar essas piadas pesadas. Esse cara era tão sem noção que perguntou ao bibliotecário da escola descendente de japonês se o tio dele tinha feito kamikaze ( estratégia suicida da segunda guerra mundial ). Fico muito envergonhado quando lembro que fui amigo dele e fiquei rindo dessas piadas.
@@GabrielMoreira-3669 amigo até hoje deve ter gente que prática harakiri é uma técnica suicida - existe algo assemelhado que tem muita perfumaria ao redor e que leva ao suicídio 40% dos que a ela se submetem. como o kamikaze - que para os árabes é homem ou carros bomba)
Conversa com racistas só resolve no microondas com muita gasolina
Concordo é o que esses racistas merecem comigo é na vingança
Sim,mas existe redenção apesar de poucos casos,aliás a midia só fala desse assunto pra gerar política e polemica tristemente esvaziando o debate político.
A maior parte dos empregos paga salários que acabam sendo a média do que se paga de benefícios previdenciários. Existem indígenas que matam indígenas, estupram outros indígenas , roubam. Como tem negros que cometem os mesmos crimes muito mais frequentemente contra negros...e adolescentes que Escolhem praticar atos infracionais. Esse negócio de dizer que eles nem tem consciência que estão em erro e se tivessem não os praticaria é uma fraude.
Eu sou Afro desendente aqui em SP na ZLS de Itaquaquecetuba existe pessoas Racista e Mogi das Cruzes SP ZLS existe Racismo e ninguém vai preso porque será que ninguém aqui liga para quem comeye esse crime ninguém foi preso aqui.
Temos que lutar até o fim. Um dia mudamos isso.
Além de distinção racial a distinção econômica é bem forte no país, é meio que, você é oq porta. Mesmo tendo o dinheiro, as vezes vc é mal recebido em lojas
Não é possível entender o racismo dissociada da luta de classes é tomar uma direção totalmente fragmentada da exploração do trabalho que posiciona as classes. Racismo não é uma problema de moralidade.
Creio que sim, pois estas classificações surgem devido à distorção moral, em considerar uma "raça" superior a outra. E como resultado desse ideal distorcido, há Dominância/e luta de classes. Certo é que o Racismo não é apenas problema de moralidade, mas também se trata de um, por retratar em sua imagem o egoísmo, orgulho, injustiça, etc.
A escravidão não é consequência da moral. A moral é consequência das relações de produção.
Vídeo incrível. Desculpa eu ter sumido, professor.
Saudades meu amigo.
"Venha fazer um tour pelo país mais racista do mundo" Eduardo Taddeo - Democracia Racial de Sangue.
Sempre q eu vejo problematizações sobre o racismo na Argentina, conhecendo a história do país vizinho tal como eu conheço, eu me pergunto: que medida sociométrica ou argumento antropológico existe para sustentar a crença folclórica de q os hermanos são mais racistas do q qualquer outro país da América Latina, incluindo o Brasil?
É claro que não tem como os argentinos serem mais racistas que brasileiros, porque não tem negros por lá, m4taram praticamente todos, como iriam praticar esse mal ? A história do massacre dos negros argentinos, a ideia de "europeus"da América (carregada de eugenia) e nos últimos anos, vídeos de atletas brasileiros de futebol sendo ofendidos por torcedores argentinos, criam essa visão.
Eu tive pouco contato com argentinos, que me trataram bem. Porém isso foi aqui no Brasil, mas não sei como seria se eu tivesse na terra deles.
Perfeito. O br precisa entender que é racista, para tentar melhorar como sociedade senão continuaremos errando magistralmente.
O brasil e o que chamam de sociedade brasileira não é só racista, mas vive e sobrevive sob ódios e conflitos sociais, raciais, de classe e renda declarados...(estamos a séculos em coflitos declarado, nao em guerra civil, por enquanto)!
Fez aqui uma massa humana "feia", perigosa de se viver, inimiga de qualquer forma de equidade ou igualdade tanto voluntária como perante leis, etc.
Uma pergunta, foi vc quem criou este questionário?
O problema no Brasil é basicamente de ordem econômica. Um negro ou pardo educado terá, ou deverá ter, acesso a bons empregos e bons salários. Esse deve ser o normal, o padrão. Se, mesmo qualificado, tiver seu direito ao trabalho ou ao salário negado estão há recismo e que deve ser comatido com mão pesada. Tenho pele branca e sou considerado branco, mas sei das minhas origens. A funcionária do IBGE arregalou os olhos qiando, orgulhosamente, declarei-me pardo.
Não. A raça vem primeiro. Não importa o nivel social.
De que planeta você veio? Você é bem mais claro que eu, e fala coisas que não sabe. Quanto mais escura a cor da pele, mesmo bem instruído vai sofrer preconceito. Eu sou um exemplo disso... até juízes pretos que são bem preparados sofrem... é só ver o depoimento de alguns...
@@sergiolinus5409 Eu já sou mais escuro, e concordo com o cara. No Brasil a principal discriminação é econômica.
@@marccellovieira puro equívoco e ilusório de vocês. O buraco é muito mais embaixo. Não é opinião da minha parte. Pra mim é simplesmente uma constatação de vida e experiência. Se vocês realmente viram o vídeo, o professor esclarece isso. Aliás os vídeos dele constatam sobre isso estruturalmente no sistema.
Racista é, todavia bem longe do que as pessoas falam na internet, como se o Brasil fosse pior do que Espanha ou ate mesmo o grotesco dos EUA, o qual tem apharteid velado ate hj. O fato de o Brasil ser mais " pacificos" no tocante a discriminação racial não significa que a luta antirracista deve ser diminuida, muito pelo contrario.
Boa noite
Eu morei alguns anos na Espanha e jamais sofri racismo , mudei de lá e moro a 14 anos aqui em França 🇫🇷 que também jamais passei por situações raciais, ao contrário do Brasil 🇧🇷 😢é lamentável o Brasil nesta questão ganha de qualquer outro país , principalmente quando deparamos com a diferença de classes e as diferenças de oportunidades por motivo de cor de pele e de Status social.
@@ludrisafrance Verdade, eu era a Espanha e França. Ah, fala serio! Não vem com esse papo. Não dizem que a maioria dos brasileiros sao negros? Varios jogadores tiveram que se posicionar contra um partido abertamente nazista, como da Le Pen. Acho que teu conceito de racismo é raso e pessoal do tipo " nunca tive um namorado branco, logo o Brasil é mais racista que Munique em 1945'''
Fala serio, não seja estupida!
Eu sofri racismo e violência no Brasil a justiça brasileira não fez nada por mim .
Sou de Belo Horizonte e sei o que é passar racismo e humilhação pela cor de pele .
Mesmo assim sempre procurei respeitar as pessoas independente de cor ou de religião.
Mas não tive muita sorte no Brasil 🇧🇷, nem a policia nem a justiça não me ajudou em nada 👎
Pois não existia lei de aborto para estrupo eu tinha 14 anos.
Na delegacia fizeram apenas corpo delito e me encaminharam para defensoria pública que me disseram vc é pobre e negra !
Ele é velho rico e branco é pode pagar um bom advogado.
Depois de 4 anos a defensoria pública me mandou uma carta , meu filho teve uma meningite e faleceu.
Após este tempo eu já estava trabalhando não mais estudando e por duas vezes em Bht passei por situações marcantes de racismo tive uma oferta de emprego para ganhar um salário melhor em uma agência de emprego chamada Ágape , o qual me ofereceu uma vaga de trabalho e após eu fazer as entrevistas e exame médico , estava tudo certo, até a véspera deu começar a trabalhar, o dono da empresa não sabia que eu era negra e ao saber não aceitou a minha integração na equipe de trabalho.
A segunda vez foi na região do Barreiro de baixo em uma vaga para vendedora cheguei a telefonar e a empregadora foi muito atenciosa no telefone,e disse para eu me apresentar naquele dia na loja de produtos para costura 🧵 máquinas .
Ao me apresentar eu empolgada estava bem disposta e bem apresentável me assustei quando me apresentei e disse que estava ali para responder o anúncio .
Ela disse você ?
Aqui não 🙂↔️
Eu segurei o choro e saí da li sem conseguir falar 😢
Já faz mais de 20 anos que moro na Europa jamais fui destratada ou desrespeitada aqui principalmente por causa de minha cor de pele .
Passei por desrespeito no aeroporto em São Paulo o qual questionaram se minha filha era minha mesmo por ser mais clara. Mesmo vendo meu marido que é europeu.
Levaram minha filha para conversar e me fizeram entrevista .
Meus familiares pedem para eu ir ao Brasil mas tenho medo deste país que não me deu nenhuma oportunidade e nem segurança quando mais precisei.
Hoje sou mais velha mas não o suficiente para esquecer estes e outros momentos difíceis que vivi no Brasil 🇧🇷
@@ludrisafrance Eu sinto muito pelo que vc passou, mas isso não prova nada. Experiencias pessoas, ainda mais experiencias remotas ( antigas) não podem ser utilizadas para explicar todo uma dinamica nacional.
@@ludrisafranceo seu depoimento não vou desconsidera lo, mas não é a vida de outras pessoas... você não vive a vida de outras pessoas, e nem pode dizer por elas. Estive na Europa e senti preconceito em Portugal e na Itália... minha esposa bem mais clara que eu, passava ilesa. Existe depoimentos aqui nos comentários que vão contrário ao seu em relação a racismo e preconceito nesta região. Existe muito por aí... é só ver o crescimento da xenofobia e juntamente com isso os partidos nazifascistas em relação a estrangeiros inclusive imigrantes que querem morar por aí fugido de seus países. É uma realidade que aumentou muito nas últimas decadas e que não se pode fechar os olhos.
Brasil é um dos mais racistas do mundo.. a diferença que aqui é muita maquiado
Sou uma mulher negra (francesa nascida em França) e posso dizer-vos que também existe discriminação dentro da comunidade negra. Eu vivi isso no Rio de Janeiro me chocou, nunca tinha vivido isso antes
Muito obrigada por mais uma aula esclarecedora. Acredito que muitos outros pretos assim como eu, demoramos a identificar o racismo no Brasil, enquanto é muito velado, quase ivisivel, bem camuflado pela caridade ou uma ajudinha aqui e ali. Talvez devido a falta de consciência de como seria diferente se efetivamente os direitos estivessem disponiveis para todos.
São muito comentadas as diferenças de oportunidades em relação aos negros e índios, mas muito pouco se fala nessas mesmas diferenças em relação aos brancos pobres. Por outro lado ninguém fala que os negros ricos quase nunca sofrem racismo. O que existe de fato no Brasil é um enorme preconceito em relação à pobreza.
Você está enganado. Negros ricos não são aceitos pela elite branca, são apenas tolerados.
Realmente existe sim muito preconceito com pobre, mas também existe por questão racial.
Como também a forma que se tenta fazer a reparação histórica prejudica o branco pobre, em vez da conta ir pra o branco rico.
Engano seu, pois mesmo que vc seja um negro rico, vc sofre racismo sim.
Você está tremendamente fora da realidade ao falar sobre o assunto. Entre os pobres se você ler nas pesquisas do IBGE os que sempre saem em desvantagem são os pobres pretos, que tem os salários mais aviltados do que os brancos, principalmente as mulheres. O desvalor e preconceito ao pobre de qualquer matiz é presente, mas em relação aos pretos a barra é muito mais pesada. A gente sente na pele, diferentemente de um branco. Quanto mais escura a cor da pele, maior o sofrimento.
Os preconceitos raciais sempre são inerentes as classes sociais,visto que tanto o negro pobre quanto o rico sofrem preconceito,um exemplo disso e que é comum em eventos de elite,negros ricos serem taxados de empregados,garçons,funcionários no geral.E inegavel que pobres sofrem preconceito,mas tambem nao podemos dizer que negros pobres e brancos pobres estão no mesmo nivel de prestigio social,negros estão na periferia por causa da permanência historica da Eugenia e do Racismo por meio da segregação espacial,ja os brancos estão nas periferias por problemas financeiros relacionados somente ao sistema captalista.
Claro que é…só não ver quem é racista
sempre pensei do brasil pq nunca teve presidente e nem governador negro, isso mi pertubava muito , quando vi Gilbert gil,pensei poderia aconter e mais nunca aconteceu.
Outros paises fizeram primeiro passo com obama,lembro teve mandela na africa pensei o brasil poderia ter presidente negro,brasil ja diz quanto è razzista , brasil sempre teve branco no poder branco,isso uma vergonha para pais tão misto .
Lembro quando teve collon todos lembra ,eu nunca votei,todos gostava branco, alto, bonito.nem o outro prestava, preferi anular o voto.agente viu o que ele fez quando era no governo ,mas antes das eleições lembro quanto homens e mulheres e muitas li adorava só pq era ze bonitinho.😂
Um pai branco mãe negra
Nilo Peçanha
O RUclips tá avisando que o áudio foi editado e gerado digitalmente
Não que isso interfira em algo, só achei interessante pontuar para feedback sobre como a plataforma tá identificando seus conteúdos.
Racista ao extremo
O racismo aqui é latente, escancarado e sem punição, quem falar o contrário é ignorante ou hipócrita. 4P
Infelizmente, apesar de sermos a maioria negros e mulatos Brasil é um país extremamente racista.
Precisamos mudar muitas coisa no Brasil,uma delas é fazer as leis contra o racismo funcionarem ,é um absurdo a discriminação
O Brasil eu não sei, mas os brasileiros são pessoas extremamente racistas, infelizmente é a realidade
Sim,infelizmente o Brasil ainda é um pais racista,não só racista como homofóbico e xenofóbico tbm.
Sem dúvidas já presenciei muito racismo principalmente aqui no sul, infelizmente é muito comum isso.
Sim, sem sombras de dúvidas.
Sim tem razão isso precisa ser combatido,o estado Brasileiro é omisso.
A omissão mata mais que um exército bem armado.
Debati isso no serviço e os caras ainda meteram "racismo reverso"
BRacismo seria o melhor nome para o Brasil!
Parabens pelo didatismo professor.
Se a resposta fosse não", seu canal não seria tão necessário. Temos o pior tipo de racismo: o velado, o que usa a frase: "Somos todos iguais." para desencorajar a luta pelos nossos direitos.
Poderia falar no próximo vídeo o porquê o cabelo crespo é visto pelos brancos como feio ??
Tem alguns vídeos do professor em que ele explica e expõe sobre as teorias de supremacia branca e as teorias racias.
Também quero , um vídeo sobre 😊
Ele não vai falar especificamente sobre isso, mas faça um role por alguns vídeos dele pra entender o que é racismo estrutural pra ver que o buraco é mais embaixo, a coisa é muitas mais que cabelo crespo... é a segregação que chega ao ponto de desvalorização da pessoa preta de modo proposital que vai desde a ascensão social à eliminação física pelos aparelhos de segurança do Estado. Amplie a sua mente além do cabelo crespo!
É q comecem as polêmicas nos comentários!
Sou italo-brasileiro. Sempre pensei que o Brasil era um país que, por causa da sua história, tinha aprendido a não ser racista. Cresci na Itália. Minha mãe é parda, e meu pai é branco. Então basicamente naci com a pele branca (café con leche). Raramente sufri racismo aqui na Itália por causa da cor da pele. As vezes foi discriminado por ser em parte brasileiro. Talvez o abuso mais pesado que foi subindo estes anos (também por parte de pessoas negras) foi sobre a questão da sexualidade. Pessoas me chamando de b..a, v..o etc. Enfim acho, na minha opinião, e também porque algumas vezes isso também tem afectado minha mãe, que existe racismo contra as pessoas negras. Ao mesmo tempo acredito que se vocês querem podem chegar a ter um bom emprego. Morei um tempo em Portugal, e aqui já vi muitas pessoas negras conseguir uma licenciatura e um bom trabalho. Claro, vai ter sempre o preconceito, más se vocês vão lutar pra realizar os vossos sonhos vão conseguir. Vou dar um pequeno exemplo de um amigo que tenho, ele é da Venezuela, começou a trabalhar numa fábrica aqui em Portugal e agora ele é marinheiro maquinista e trabalha pra uma empresa australiana. Talvez o Brasil não é país que vai dar pra vocês essas oportunidades, más tem outros países que sim dão as oportunidades de crescer. É acreditar e lutar. Já conheci vários brasileiros que saíram do Brasil e agora eles têm um bom trabalho aqui na Europa. Espero que essas palavras sejam de ajuda pra vocês. Não estou acostumado a escrever em português, então certeza , devo ter feito alguns erros gramaticais. Dito isso espero que o meu comentário tenha contribuído de forma positiva, que não importa as dificuldades, se vocês acreditam vão ganhar na vida, e já vi isso acontecer varias vezes. É isso então. Um abraço
Assim, pra mim isso é só um tom de pele, causada pela maior concentração de melanina, pra proteger mais do raios UV, mesmo coisa do outro lado que tem menos melanina pra suportar mais o frio, traduzindo: pra mim sempre so foi um detalhe da característica de uma pessoa que pode lidar uma vantagem ou desvantagens no cotidiano, que diferencia todo mundo de todo mundo, então somos todos iguais porque todo mundo tem suas diferenças, tem seus problemas, tem seus sonhos, fato de todos ser diferentes é o que nos tornar iguais, eu trato todas as pessoas como pessoas, agora se o Brasil é racista pra mim isso existe em todo país, mas de formas diferentes, então o mundo é racista, é preconceituoso é tudo de ruim, pois ele sempre foi assim sempre teve seu lado bom e o seu lado ruim, a única coisa que a gente pode fazer é diminuir essa parte ruim, mas nunca eliminar, então eu recomendo você procura o lado bom, mas você tem conhecer o ruim e evita-lo, pois querer ficar em lugar ruim é a mesma coisa de querer que uma carne queimada totalmente fique no ponto, o certo é pegar outra carne e que já esteja ao ponto.
Sim, é.
Sim e bastante, BR é um país super eurocêntrico, mesmo sendo um país onde pardos e negros formam maioria.
Acho que tem haver com o colonialismo.
Professor, estarei participando de oficina sobre racismo na rede sus, posso toma como base esse vídeo, e leva essas questões ao público? Um abraço
Acho que não se pode perguntar se país X é racista ou não, mas como um país é racista e se se há medidas para precaver ou contonar isso.
Lei Afonso Arinos.
Toda vida só que não notar o no Brasil e no mundo até na tv brasileiras como as tasarinas boledis e chacretins brancas tes de 1977 e 1985 😢😢 você não notaro eu minha mãe noto 😮
O Brasil é extremamente racista e não o bastante é colorista.
O Brasil nunca foi um país racista, pelo contrário o Brasil é um país maravilhoso para todas as raças.
Quem fala que o Brasil é racista não faz a mínima ideia do que é racismo.
Amo o Brasil !!!!
Um dos paises mais racistas do mundo.
O mais triste é ver as pessoas que sofreram racismo frustradas, impotentes e praticando o racismo contra outras pessoas vulneráveis, o racismo só vai acabar quando este ciclo vicioso acabar.
É o país menos racista e menos preconceituoso do mundo sendo que somos um povo muito alegre miscigenado e feliz demais
Se é ou não, não parte de mim.Em todas as raças, enxergo a presença de Deus e respeito, enaltecendo as caracteristicas de cada uma, fruto de um Deus amoroso e caprichoso.Racismo no Brasil é crime.
Mas , brancos que estão na periferia também tem dificuldades de acesso a educação e a saúde então isso ainda é bem subjetivo , o mais gritante é a abordagem policial mesmo
Bom dia 🙏🏿