Vale lembrar que agora a Linux foundation está voltando com o desenvolvimento da engine Servo. A Servo é uma engine open source escrita em Rust que foi abandonada em 2020 pela Mozilla com muito potencial pra ser mais rápido e moderno do que o Gecko (engine usada no Firefox). Quem sabe no futuro essa engine finalmente seja uma concorrente a engine Blink (usada pelo Chromium) em questão de performance bruta e seja a principal engine usada no Firefox. Também por coincidência hoje a Mozilla teve um novo CEO. Talvez há esperanças que o Firefox ainda se torne um navegador competitivo no futuro.
Infelizmente a tendência é que o Firefox venha a perder cada vez mais mercado. Eu uso Firefox no Ubuntu, mas também tenho Vivaldi e Chrome instalados, confesso que eles estão melhores que o Firefox e só continuo usando Firefox pois já estou acostumado com o navegador e ele tem uma extensão que acho melhor no Firefox. No Android eu tentei por muito tempo usar o Firefox, mas não tem como, é MUITO ruim. Todos os navegadores que testei no Android são melhores que o Firefox. Eu gostava do Lockwise que era o gerenciador de senhas da Mozilla, até que funcionava bem no Android, mas a Mozilla cancelou e fez uma integração do gerenciador de senhas dentro do próprio Mozilla, isso ficou horrível.
@andregorgen Falar que o Vivaldi ou qualquer outro navegador famoso do Windows ou Linux é muito superior ao Firefox é o mesmo que falar que o Real Madrid tá melhor que o ABC de Natal. Quem discordar é louco! Eu estou realmente muito chateado com o quanto deixaram deixaram o Firefox no Desktop (e isso em relação ao Windows pois não uso Linux). Apesar disso tudo, o Firefox no Android tem extensões no Android, meu camarada! Há mais de dois anos! Um recurso que já o diferencia abiçalmente de outros. Por isso não dá pra falar que ele está muito ruim no Android. Ele tem alguns bugs, principalmente na parte de reprodução de vídeos, mas é muito bom por conta dessa possibilidade de uso de extensões e sua biblioteca de mais de 500 extensões que podem ser usadas. Outra inferioridade do Firefox no Android é o seu gerenciamento de Abas. É antiquíssimo (seguindo a sua falta de desenvolvimento no Desktop que também é ultrapassadíssima nesse quesito), principalmente em tablets onde não há a Barra de Abas, diferente de quase todos os seus concorrentes (com a exceção do Samsung Browser que tem apenas 12 extensões para usar, com a maioria inútil demais, a não ser as 7 de Adblock que são todas iguais), o que dificulta muito o uso nesses aparelhos, principalmente quando o tablet tem telas maiores. Enfim.
Também já tinha visto sobre o Servo, tentei compilar, e deu certo, mas infelizmente tem muita coisa a se fazer, questão de HTML, CSS e JS e também WASM. Tem muito a se fazer ainda.
a velocidade de que o browser renderiza as paginas hoje importa pouco ou quase nada, qualquer browser moderno já é rapido o suficiente, eu mesmo escolho meu browser pela facilidade em sincronizar senhas salvas do pc com o android
eu uso esse navegador a mais de 11 anos e ate hoje to de boa. É meu navegador principal onde fica todos meus dados salvos etc E nao tenho q reclamar ainda. Mas acho q seria interessante o fox tivesse uma opçao q Opera tem, q é a opçao Espaços q fica na barra lateral. Esses espaços é como se fosse vc ter mais de 15 navegadores em 1. Eu nao sei explicar direito essa opçao. Sabe quando vc ta usando navegador e vc abre um monte de aba mas vc nao quer fechar por enquanto, entao o Opera te dar opçao de vc criar outro Espaço onde q seria como se fosse outro navegador e q vc abre novas abas. Nao sei se expliquei direito. Mas quem tiver Opera, olha la nessa opçao q vcs irao entender. Enfim, se o fox tivesse isso, ai pra mim seria navegador mais perfeito
@@Lucas.LS.Producoes o Firefox tem uma função que não vem por padrão e tem que ser ativada que é o de "abas container". Ela permite que você abra certas abas dentro de determinados containeres que você cria, e tem até opção de sempre abrir determinadas páginas em determinados containeres. O principal objetivo dessa função é separar cookies e contas pra evitar que os sites consigam te rastrear (o Facebook/Instagram fica autenticado dentro do seu próprio contâiner, aí aqueles rastreadores do Facebook que ficam em outras páginas não vão identificar você porque você não vai estar logado no outro container que está usando). Ela também permite que você tenha múltiplas contas logadas ao mesmo tempo, em containeres diferentes, por exemplo abrindo serviços do Google com duas ou mais contas diferentes na mesma janela, só em abas diferentes. MAS ela também pode ser usada pra fazer mais ou menos o que você quer. Não exatamente, mas quebra um galho. Ela não permite criar um novo "Espaço" zerado e salvar o espaço anterior, mas você pode ocultar um container, o que suspende e fecha todas as abas que estão abertas nele. Quando você abrir o container de novo, as abas reabrem. Por exemplo, eu tenho o RUclips abrindo sempre num container próprio. Quando eu vou fazer outra coisa e quero fechar as 20 abas de coisas que eu abri pra assistir mais tarde, eu oculto o container pra reduzir o consumo de ram e ficar menos abas na parte de cima.
Um detalhe que me faz não abandonar o Firefox jamais é que os navegadores baseados em Chromium comprimem muito as imagens dos sites, que ficam com aspecto moderadamente borrado (o que não acontece no Firefox). Isso pode até passar despercebido em uma tela de notebook, mas se você usa um monitor grande é bastante perceptível essa diferença.
eu estou na net desde 95 e eu sempre achei a imagem dos sites no Netscape muito melhores que no Explorer, acho que o Firefox é derivado Netscape, talvez seja essa a diferença de qualidade que persiste até hoje.
Mesma vibe da galera que não sai do XP ou Windows 7 pq dizem q é o melhor. Experimenta por uma semana um navegador novo pelo menos, se não conseguir volte pro Firefox mesmo.
@@fabioribeiro1555 sinceramente, do meu ponto de vista, pouca coisa foi dita nesse video, ainda to tentando achar onde tá toda essa "estranheza" nos negócios da Mozilla. nada me pareceu realmente absurdo apesar do esforço do Dio de passar essa impressão.
@@coisadeivan4488Já tentei Brave, Chromium, Edge, mas não dá, o Firefox é só simplesmente melhor, principalmente quando você descobre como customizar por css, deixando ele igual o safari, opera gx ou até mesmo deixando seu Firefox com um olhar único, e se você combinar isso com a extensão de abas na cor do site, ele fica lindo. Extensões e temas que mudam completamente o layout e estilo do navegador não tem na concorrência, e os únicos que eu vi na concorrência, eram mal otimizados e funcionavam de forma lenta comparada ao Firefox.
Só de ser de código aberto e eu saber que ele não está me espionando já faria dele o melhor, mas, além disso, ele ainda é rápido, absurdamente configurável com o about:config e seguro. Continuarei usando ele enquanto ele existir. Vida longa ao Firefox
Comecei, quando ainda era o Netscape e depois foi continuado pela Mozilla e teve seu primeiro nome como Firebird, faz muito, muito tempo, tempo da conexão discada final da dec. 90 e início do Sec. XXI.
Acho que lá atrás o Firefox tinha 30% pq o internet explorer não prestava e todo mundo ficava entre escolher o Google Chrome ou Firefox. Já hoje o que acontece é que além dos navegadores serem os padrões para cada dispositivo, muitos recursos são criados com melhor compatibilidade com esses navegadores padrões, necessitando o usuário sempre fazer alterações de configurações pra mudar isso, coisa que nem todo usuário comum sabe fazer ou está disponível pra isso. Além disso os navegadores padrões não deixam a desejar como antigamente. Eu também me pergunto hoje se alguém viveria sem um email da Google, ou sem usar o Google maps, ou sem usar o Google fotos, se vc tá tão inserido em tudo isso pq trocaria o navegador dessa família por outro? Vejo nesse sentido além de todos os outros pontos colocados. Essa questão da gestão mesmo de fato... Esses super salários são injustificáveis em meu ponto de vista. Enfim, realmente é um conjunto de fatores.
É supersalário pra nós... Quanto se deve pagar pra contratar um CEO que saiba o que faz no vale do silício? O da Alphabet ganhou mais de 200 milhões ano passado.
@@FabioOrtega isso que ia falar. Esse valor aí não tá compatível co o mercado? Afinal, a mozilla está inserida no jogo. Mas se bem que poderia diminuir e ainda assim manter, talvez investir mais na casa para produzir gente com capacidade de assumir.
Todas empresas que tem capital aberto (Ações em bolsa) têm suas finanças abertas - Google, microsoft, opera e apple Ou seja, todas corporações do mercado de navegadores têm transparência nas finanças e podem ter vídeos de questionamento. Tanto que o vídeo questionando o Opera pelo Diolinux saiu antes desse da Mozilla
Sim, sim. Porém as outras empresas não pedem doações né... Adoro o Firefox, mas nessa guerra atual de navegadores o Firefox meu preferido decaiu muito.
A única parte do vídeo que eu discordo é que o Firefox ter seu próprio engine seja uma coisa ruim. Afinal a Google tem ditado o rumo da web, incluindo o manifest v3, que acaba com os bloqueadores de anúncios.
Usei o Mozilla, e depois o Firebird. Parei de usar o Firefox quando este removeu o gerenciador de abas. O Firefox tinha tipo um botão iniciar e la dava para agrupar abas em boxes tematicas, permitindo ter uma visão full e organizada de todas as abas que estava abertas. Cheguei a comprar o smartphone da LG que vinha com o Firefox OS na mesma semana de lançamento na loja da Vivo. A Mozilla criou e rapidamente destruiu tudo que eu gostava nela.
O Firefox OS tinha um imenso potencial, já que ele foi o primeiro sistema operacional que aparecia em smartphones e smarTVs da Panasonic [que foi abandonado rapidamente].
usei por 10 anos o firefox, troquei pelo chrome depois que o firefox começou a usar exageradamente o processador entregando menos performance. depois que parei de usar o firefox e comecei a usar o chrome pareceu que tinha comprado um computador novo.
O Firefox para Android possui um grande diferencial para o meu uso: a possibilidade de usar algumas extensões (no meu caso, uBlock e Dark Reader são indispensáveis). Única opção neste sentido é o Kiwi, que suporta todas as extensões do Chrome. Já no desktop, o Vivaldi tem recursos melhores, como a função de dividir a tela entre abas, os workspaces e os agrupamentos de abas. O maior pecado do Firefox no desktop é não suportar os PWA's, mas tem uma extensão que supre como pode este vazio. Hoje não gosto de ficar atrelado a nenhum browser específico, uso diversos para atividades diferentes.
Acredito que os erros da época em que o Firefox tinha muito mercado são sim a maior causa do declínio, mas isso não significa que a queixa que eles fazem hoje não é válida. Ate porque a competição hoje é desleal. Eu desisti do chrome há 3 anos, justamente porque cansei do uso excessivo de recursos, falta de integração no linux e o foco em empurrar produtos do Google. Quando, de saco cheio, resolvi dar uma chance pro Firefox, percebi que era simplesmente melhor, e eu só não estava usando porque o Chrome virou meu padrão por conveniência, já que uso Android. Hoje, não consigo usar outros browsers porque alguns recursos são tão bons (containers, dev tools, firefox sync...), que fazem falta imediamente. Quanto às motivações politicas e ideologia da Mozilla (privacidade e web aberta), não vejo nenhum problema, e respeito muito mais que a motivação dos outros (apenas lucro).
Com base no que eu vivi, entre 2010 e 2015 o Firefox era a melhor alternativa ao IE mas... tanto surgiu browsers com mais recursos como o Opera da época tanto a questão de bloatware incorporado no Firefox como os famigerados Toolbars. Havia PCs de lan house com até 5 toolbars amontoadas uma em cima das outras. Mais futuramente surgiu o Google Chrome com sua interface mais clean e mais rápida que o Firefox, então acho que a falta de dedicação no browser desde aquela época culminou na situação de hoje.
Bom, seja como for, ainda é meu Browser favorito desde 2008, ja tentei usar outros, mas sempre acabo voltando pro Firefox, que a raposa de fogo tenha vida longa!
Análise excelente. O Firefox e meu navegador favorito, provavelmente pq uso ele ha uns 20 anos, e não gosto do Chrome. Mas sem sua análise, eu notava que alguma coisa ia mal, agora sei o motivo. Isso só serviu para fortalecer a decisão que tomei de nunca depende demais de uma tecnologia, fragmento o uso de tudo que eu posso.
Faltou mencionar no vídeo o polêmico lançamento do Firefox 57 em 2017, com o novo motor "Quantum", que inutilizou centenas de extensões que as pessoas usavam, muitas delas populares. Quase dropei o Firefox nessa época e até tentei usar o Chrome, mas sempre achei o Chrome muito "cru" para o que eu estava acostumado. Tentei versões alternativas do Firefox como o "Waterfox" que mantinham a compatibilidade com as extensões legadas e ao mesmo tempo era supostamente atualizado com as práticas modernas da web, mas era muito "quebradiço" em alguns sites. No fim eu superei a questão das extensões legadas e passei a usar o Firefox principal mesmo. E continuo usando até hoje.
Ainda prefiro o firefox (por fatores bem objetivos, apesar do que direi a seguir), e tomara que eles se sobressaiam novamente. As coisas legais estão sumindo da internet, perder esse navegador faria tudo parecer ainda mais frio.
Gosto muito do Firefox e atualmente me mantenho nele (Pc e mobile) devido a duas coisas: gosto da proposta deles e devido a nostalgia da época em que ele reinava. Porém confesso que está ficando defasado, já no mobile ele é inferior aos concorrentes.
Eu uso o Firefox como meu navegador padrão tanto no celular como no desktop. E observo que apesar de eu escolher o Firefox como navegador padrão, alguns programas abrem links no no navegador nativo do sistema operacional. Isso é principalmente notado no Android, onde o Google discaradamente sempre abre os links no Chrome em vez do Firefox, quando são feitas pesquisas no Google e também quando os links são originados de apps do Google. Isso é uma concorrência desleal! Eu não quero abrir nada no Chrome, mas o Google sempre abre no seu próprio navegador em vez de minha escolha como padrão. Tenho que sempre tocar nos três pontos e solicitar pra abrir no Firefox. Eu também me identifiquei com a maioria dos comentários aqui publicados: Sou usuário fiel do Firefox desde o início!
@@marconesconsultorsumup1968 desativa o Chrome, eu consegui DESINSTALAR o Chrome no meu Redmi Note 12, fazendo com que o ÚNICO navegador instalado seja o Firefox
É complicado. Google chrome usando toda sua memória RAM e ainda te espionando 100% do tempo. Mas é padrão nos smartphones, vai pegar marketshare absurdamente grande.
No android ainda existe coisas que podem ajudar, como no caso o DuckduckGo com sua VPN Local que corta rastreadores em apps, AdGuard com root que se pode ser usado com o DuckduckGo ou com uma VPN verdadeira que é bem bom e ajudam, claro não é 100% igual nem um navegador mas é de grande ajuda
É o meu browser, eu sou simplista, nem dou conta da falta de recursos e outras coisas. É intuitivo, bastante configurável, e felizmente não está do lado dos colectores e venderores de informações pessoais, respeita as regras e se preocupa em dar opções muito boas de privacidade bloqueio de anúncios. Outros browsers também terão essas coisas mas o FF nunca falhou nisso e lutou por isso sempre. Aprecio muito isso. Para mim o Brave seria uma boa opção, el abre endereços Onion imaginese, mas tem google como dev também... E isso para mim faz do Brave invisível para mim. Não sei o futuro mas tanto no computador como no celular eu uso e vou continuar usando firefox.
Compactuo com sua ideia e sentimento, exceto no uso do Firefox pra celular: limitadíssimo! Leio muitos fóruns e artigos gringos e é um absurdo o firefox mobile não ter um tradutor nativo!
uso o firefox como navegador padrão, pelos mesmos motivos que você citou, e realmente, não me dou conta dos recursos faltantes exceto quando sou eu que to fazendo o site constantemente preciso ficar alternando entre chromium e firefox p ver o que falta, o que quebra tenho que mandar até que bastante CSS e JS extra só pra garantir que usuários de firefox tenham uma experiência parecida com a do chrome esse sentimento de "os recursos extras não fazem falta" é completamente por conta dos devs, pq a mozilla nao tem esforço nenhum pra isso firefox virou oq o internet explorer era
Trabalho como desenvolvedor fullstack, Java, angular, C# mvc core e etc. Em todas empresas que trabalhei usávamos muito Firefox, agora trabalho como sênior de um grande banco, e lá todos apps, inclusive os intras são acessados pelo Firefox.
Hoje em dia migrou-se para o Chrome. A toolbar dele para desenvolvedor é bem mais prático do que a do Firefox e razoavelmente melhor que o Firebug Como praticamente todos os browsers hoje são baseados no Chromium, desenvolver para o Chrome acaba incluindo os outros.
Esse vídeo tinha que ter áudio ou legenda em inglês também, fazer isso chegar aos executivos da Mozilla, o Canal é enorme, acredito que teria relevância lá fora.
Uso o Firefox a bastante tempo por causa de um recurso que eu acho fantastico: abas em containner. Tem varias situações em que preciso acessar ao mesmo tempo sites ou servicos mas com logins diferentes. Ate hoje não achei outro navegador que tivesse esta função. Por isso continuo no Firefox, apesar de saber que outros navegadores são superiores.
Idem. Em verdade tbm uso um pouco pela privacidade, mas para mim a feature matadora são os containers. Em algum momento da vida pensei que, se o Chrome aderisse aos containers, eu trocaria de navegador. Mas hoje vejo que isso é impossível, os containers atrapalham o reconhecimento de perfis para propaganda direcionada.
@@TheEmerson009 Exatamente, você lembrou bem da questão do Firefox Containers, que revolucionou minha navegação da Internet. O Chrome finge copiar, provendo um "isolamento visual". A não ser por uma pressão governamental, o Google não cederá um milímetro a favor dos usuários, em sua intenção de sugar cada bit de identificação de cada pessoa.
Uso o Firefox desde 2006 e muita coisa mudou desde então... Algumas das funcionalidades que eu adorava não existem mais, enquanto outras que foram adicionadas não me agradaram. No entanto, ao testar outros navegadores na esperança de substituí-lo, descobri que há muito mais coisas que não me agradam neles. Ah, e sempre que posso, faço doações, mas preferiria que uma porcentagem fosse destinada a causas sociais/políticas, enquanto o restante seria investido na melhoria do navegador
Eu uso o Firefox desde a versão 3.0 que foi uma das melhores tambem se não a melhor da época meu navegador favorito não consigo me acostumar com outro .
época em que navegação por abas fazia toda diferença. Eu lia, sei lá, o Jacaré Banguela numa aba, enquanto o Kibe carregava na outra, e o Orkut na terceira. E, claro, no tempo de carregar um vídeo dava pra ler tudo que tinha de novo nos fóruns e blogs escritos que você acompanhava.
Isso não parece ser uma vantagem Na verdade poderia ser visto como um problema por desenvolvedores por exemplo Mas o bom é que a FF sempre se preocupou em ter boa aderência a padrões web, então um site feito da forma certa não tem recursos exclusivos de um navegador ou outro. Tirando é claro o velho IE 😂😂😂😂
Pessoalmente, o maior deal-breaker do Firefox é a falta de compatibilidade pontual com alguns sites e recursos. Por um bom tempo era inacreditável ver que sites como o Mega, por exemplo, simplesmente podiam parar de funcionar no meio da navegação. Ninguém gosta de ver uma mensagem de "use um navegador compatível" para fazer algo, especialmente algo importante. Hoje, uso o Edge como principal e, apesar de não ser perfeito, satisfaz bem as minhas necessidades.
Pois é. Falou tudo. Lembro que usava o Firefox quando ele de fato melhorava a experiência de navegação em relação ao internet explorer.. mas lembro que o Chrome chegou integrando as contas do Google e com extensões, temas .. que fez o navegador ficar muito a frente.
Abandonei ele quando mudaram a interface toda por outra que ocupava bem mais espaço na tela, e intencionalmente removeram a opção de voltar pra antiga. Quando qualquer programa começa a refazer tudo sem respeitar o direito de escolha dos usuários, quase sempre é sinal de declínio.
E eu acrescento mais uma coisa que contribui: Antes era Chrome, IE ou Firefox. Tinha o Safari e o Opera lááááá na esquina, mas os outros navegadores eram coisa de quem pesquisava muito (principalmente numa época que você tinha que fazer muita gambiarra para fazer com que os sites fosse renderizados da mesma forma em todos os navegadores). Quando começou o HTML 5, o Opera se sobressaiu. Dava suporte a muita coisa que os outros levaram anos para suportar. E outros browsers foram ganhando notoriedade. A ampla adoção do HTML5 praticamente matou a necessidade de ter inúmeros browsers - e aí se sobressaiu melhor quem buscou o que os usuários queriam. O que a Mozilla "dormiu no ponto" foi achar que ia concorrer sempre com os mesmos carinhas, com os mesmos defeitos. Mas a concorrência veio. Hoje em dia, o único "diferencial" que o Firefox tem é que "não é Chromium". Todas as outras coisas tem um browser que faz ligeiramente melhor. Não é um browser ruim, longe disso. Mas dependendo do que, exatamente, você procura... provavelmente tem outro browser voltado para isso.
Aqui utilizo o Firefox há muitos anos e estou bastante satisfeito. Na verdade, cada vez mais, com recursos como a captura de telas e os favoritos que podem ser portados entre diversos sistemas. Enfim, combater o google e apple é muito difícil pela força econômica dessas empresas, mas o Firefox é um excelente navegador.
O Only Office é uma excelente solução e gratuita, de fato. Utilizo Mac e migrei do Libre Office para o Only Office essa semana e a diferença é gritante!
Pra mim o principal fator do Chrome ter chegado onde está, é o próprio Google, que faz propaganda do navegador em todas as buscas do navegador, induzindo o usuário a instalar o Google Chrome.
Sempre usei o Firefox (desde a primeira versão), mas eu fui surpreendido com como as doações são usadas. Eu realmente não imaginava, achava que iria para o software.
Rapaz, como um usuário de Firefox há anos e ocasionalmente utilizando outros browsers, não sinto diferença alguma em performance. Continuo na Mozilla porque seu navegador é cru e leve, muito mais prático e simples pra quem só quer acessar sites.
Tem hora que eu sinto que o Firefox se autossabota. Por exemplo, na transição do Firefox Mobile Fennec para o Fenix deixaram o navegador por muito tempo com uma seleção de extensões muito pequena e só com as que eram aprovadas pela Mozilla. Além disso, desativaram o about:config na versão estável, o que impede funções que estã na versão desktop, como o DoH, de funcionar. Além disso, tem um histórico de mudanças que são criticadas mas são levadas pra frente e a opção pra voltar ao design anterior é excluída, como a Megabar e as abas flutuantes.
Firefox anunciou que iriam parar de aceitar doações em Bitcoin pra fazer lacração junto com Geeenpeace. Ali eu percebi que eles fazem questão de se autosabotar. Por mais que as doaçoes em Bitcoin não fossem relevantes naquele momento, eles escolheram um caminho e fecharam a porta pra liberdade e privacidade do usuário, preferem o dinheiro fácil do Google, mas uma hora essa fonte vai secar
Não posso contar a quantidade de vezes que o Firefox ficou bugado no meu computador, e não era tão problemático antes de algumas atualizações automáticas. Barra de pesquisa não respondendo, páginas travadas, páginas salvas sumindo etc
Quem se preocupa com segurança e quer fugir dos rastreadores continua utilizando o Firefox. Ele é o único browser que possibilita hardening. Quanto a maioria é apenas a maioria.
Curiosamente, mesmo o Firefox deixa a desejar com isso para quem leva a coisa super a sério, tanto que existem muitos browsers baseados nele com mais recursos de privacidade e hardening, muitas vezes por padrão, como o Librewolf, o Mullvad e até mesmo o Tor.
Parei de usar o FF depois que tive um computador mais "OK" e parei de trabalhar com desenvolvimento de sites (cross-browser). Me quebrou muito o galho nos Xubuntos. Depois que começou a crashar com o uso de várias abas (o Chrome ficava lento, mas nunca chegou a travar/quebrar), fazendo eu perder tarefas em andamento várias das vezes, deixei de lado. Nos anos 2000 era disparado o melhor, até que os Chromium-based.
A versão 4 foi o responsável, pois era um navegador leve e promissor. A partir desta versão 4 começou a trazer problemas de usabilidade por exigir demais do processador e memória afastando o usuário comum que na maioria das vezes tinha um PC com configurações modestas. Somente nos últimos anos que ele voltou a ficar bom e leve, mas o estrago já foi feito.
n comento muito, mas acompanho o canal desde 2018 mais ou menos. Aprendi (de verdade) a usar linux com os videos do canal. Agora esse formato doc-investigativo é muito bom. 10/10
Apesar de usar o firefox como meu navegador principal no Android e no PC, devo reconhecer alguns problemas que me irritam. O leitor de PDF para PC é horrível e não fornece algumas coisas que concorrentes como o Edge oferecem, como suporte a leitura de voz. Por outro lado, a versão mobile é muito boa justamente por ser um dos poucos browsers com suporte a leitura de PDF dentro do navegador, o que não força o usuário a baixar o arquivo e abrir outro app para leitura. Outro ponto que acho bom, mas que poderia melhorar, é o modo leitura do navegador. Poucas opções de customização e a transcrição de texto em voz não é muito boa. A parte das extensões pode ser um empecilho para quem quiser migrar de navegador também. As principais para uso (bloqueadores de anúncio, bloqueadores de rastreio, gerenciadores de senha eyc) funcionam relativamente bem, mas o acervo é bem menor que o de Chrome/Edge. E, mais uma vez, a versao mobile surpreende porque fornece a possibilidade de instalar as extensões na versão de Android. A integração da versão de Android e PC funciona super bem, o que contribui para eu me manter no Firefox
Estaría necesitando en Firefo la posibilidad de convertir páginas a PDF como lo hace Opera, Picture in Picture ya lo implementó con controles de navegación.
Uso o Firefox há muitos anos e realmente amava de coração. Sou DEV e há muito tempo venho relatado aos DEVs da Mozilla os updates desastrosos que vem sendo lançados e a falta deles. Venho pensando a muito tempo abandonar de vez esse browser e seu vídeo abriu meus olhos para abandoná-lo de vez. Muito obrigado!
Eu não largo Firefox por nada, é o Browser mais seguro, só saber configurar não passa nada, pena que não é uma configuração tão simples pra todo mundo. E hoje em dia o que parece é que a maioria dos usuários nem mais baixa Browser, usam o padrão que já vem no aparelho.
@JVMauro Não é tão simples assim, não uso o Firefox de fabrica, na verdade vindo de fabrica nenhum navegador é realmente seguro, nem os que se dizem, eu particularmente faço desde as configurações mais simples do próprio navegador, quanto DNS seguro, extensões de segurança, bloqueio de popups, rastreadores, cookies e etc, até as mais avançadas de TLS, SNI, e pra finalizar uso o Duckduckgo.
Chrome é o novo Internet Explorer, as pessoas usam,,,, porque todo mundo usa. ELAS SEQUER SABEM O QUE É NAVEGADOR OU O QUE É WEB, para elas é tudo ""Google"".
A situação é muito triste, realmente. Nunca fui usuário do navegador, mas ele sempre teve minha simpatia e acho importante também ter um concorrente de verdade ao Chrome. Aqueles 30% de mercado estavam ótimos, até mesmo os 10% tava bom kkkkkk agora tá complicado.
gosto do firefox e não sabia dessas tretas, como uso o básico nem senti, mas triste essa falta de foco acho importante lutar pelas coisas que acreditamos, mas isso devia vir em 2 em 1 fazer o aplicativo funcionar bem.
Uso o Firefox atualmente(Novamente) e não me arrependo. Foi meu primeiro navegador que usei por muito tempo como principal e gosto demais dele. Já testei e usei vários outros e passei até uma longa data longe dele, mas acabei voltando pra ele como navegador padrão tanto no Linux como no Windows e nem pretendo mudar de navegador, e nesses dois casos deixei o Edge como secundário. Pra mim ele cumpre o seu propósito e muito bem. e sim, o fator principal é que por trás de Chrome e Edge há bilionárias big techs por trás que meio que te empurram "goela abaixo" o uso de seus navegadores, esse é o principal fator.
Desisti do Firefox por conta de uns bugs q o encerrava inesperadamente durante a navegação, era muito chato. Então conheci o Vivaldi e não voltei mais. As vzs utilizo os Firefox só por conta de algumas extensões quando raramente preciso.
@@Onedayinbrasil o pior q eu falaria isso, se ele agora não ficasse lento pra carai, isso aconteceu à 2 dias atras agr tou no brave q ate é mais rápido doq o vivaldi mas as extensões do vivaldi era bem boas eu utilizava de vez em quando
Que vídeo bacana. Atualmente uso o Firefox, mas é interessante saber que nem tudo é as mil maravilhas pro navegador, além de não ser, ao contrário do que a maioria pensa, uma briga entre "bonzinhos" e "malzinhos".
Eu uso firefox desde 2009. Mas eu tive um entendimento agora do pq certas tecnologias em sites funcionam diferente nele. Uma das coisas que vi recentemente foi os shorts do youtube não possuirem linha do tempo no firefox e no Chrome ter e vc poder mexer. Tive que usar uma extensão para ter essa mesma funcionalidade.
Considerando que o FF não fica atrás em termos de compatibilidade com padrões web, a culpa não é do navegador e sim da Google que não dispõe o recurso para ele.
Gostei de saber mais do que rola nos bastidores da Mozilla. Uso o Firefox há muitos anos no Linux e me sint bastante satisfeito. Fiquei curioso em saber se as mesmas questões se aplicam ao Thunderbird que também uso para gerenciar emails (e confesso, até hoje não encontrei nada que me sirva melhor).
Eu uso vários VIVALDI, OPERA, YANDEX, BRAVE MS EDGE e confesso que nestes últimos tempos o meu FIREFOX esta meio abandonado, mas assim que refizer as configurações do meu PC e do meu notebook, vou atualizar o FIREFOX pois é um baita navegador, tenho muitas páginas webs salvas nele, pesquisas época de faculdade, curso técnico. Enfim! Muitas memórias, muito material estocado, guardado nos favoritos.
Eu uso o Firefox pra me livrar dos anúncios do RUclips 😂, o maior responsável pelo declínio são os monopólios do Google que pré instala o Chrome no Android, a Microsoft que pré instala o Edge no Windows e a Apple que pré instala o Safari, MONOPÓLIO é a causa, Como a maioria das pessoas tem preguiça de mudar de navegador elas tendem a ficar com o que já está instalado 😂
Eu estou com vc, sinceramente a maioria das pessoas nem ligam pra sujeiras da Mozila ao ponto de causar esse declínio e ele técnicamente não é tão ruim assim comparado aos concorrentes, o fato é que a ruindade do IE no passado fez com que o mozila tivesse muita força a competição era praticamente entre o firefox e o chorme com o tempo e o o monopolio que as empresas tem no caso da Android, Windwos e IOS e com a equiparação dos navegadores em qualidade técnica o firefox fico sendo segunda ou terceira opção pra maioria e acabou caindo no esquecimento.
Basta ver os comentários por aí sobre o Firefox ser “woke” e as críticas à Mozilla por ser “politizada” pra entender o motivo de algumas pessoas insistirem tanto em falar sobre o “declínio” do Mozilla. Muita gente simplesmente não aceita que a empresa apoie movimentos contra discriminação e preconceito, e até hoje lamenta pelo executivo que foi demitido por ter se envolvido em causas bastante duvidosas. O navegador continua bom, mas a humanidade nem tanto.
Uso desde que surgiu e não vejo melhor que ele. Ultra fast. Uso quatro janelas abertas e cada uma com no mínimo 40 abas cada. Não trava, não incomoda.Não pode desaparecer.
Ao ir na parte do funding e collaboratives ficou parecendo é que vocês se acovardaram de revelar o próprio viés ideológico. Pode falar com todas as palavras que a mozila apoia financeiramente movimentos de justiça climática, regulação de Ai, movimento feminista que tá tudo bem. Ou é isso ou alguma coisa outra coisa que não deu pra pegar porque a mensagem realmente não ficou clara.
Comecei usar o navegador Mozilla no fim dos anos 90 início dos anos 2000. O navegador lá no começo chamava Mozilla e não Firefox, eles trocaram de nome no decorrer do tempo. A principal característica naqueles tempos era o lance das "abas", o que é comum nos dias de hoje (abas), naquela época não era! Para abrir várias páginas, cada página era uma janela do Internet Explorer 5, o que causava uma confusão enorme. Não havia os smarthphones, Android nada! Então usava-se desktops Windows 95, 98 ou XP e usava o Internet Explorer 5 / 6 (que era uma bost*) ou o Mozilla. "Ahhhh... mas o Mozilla/Firefox não soube se adaptar ao mercado?!". Conversa! O Firefox perdeu mercado a meu ver por um fator que vem dos smatphones. O consumidor tem apenas duas opções para celular hoje, ou compra um caro Iphone que vem com o Safari ou compra um Android (Google) que vem com o Chrome padrão. No Android, os usuários comuns usam o Chrome (padrão) e está tudo bem para eles, para que mudar se de maneira geral funciona? Aí compra um notebook com o Edge, o Edge é meio "estranho", e por já estar familiarizado com o Chrome no celular, instalam o Chrome e fim! O fator chave da queda do Firefox é o Android / Chrome / Google, nada mais. Acho que nem se a Mozilla divulgar massivamente o Firefox os consumidores irão mudar. A não ser que alguém lance smartphones Linux que sejam mais baratos e confiáveis que os Android e que tenham o Firefox como padrão é que essa realidade irá mudar, enquanto isso, somos "escravos velados" dos Android / Iphones. A única maneira da Mozilla ter se mantido no topo seria ter desenvolvido sistemas operacionais para smatphones e estarem batendo de frente com o Google / Android, mas acho que esse tempo já foi... eles atá lançaram um, mas não deu!
O Google também tem um viés político, assim como qualquer empresa e instituição, basta lembrar como o Google (e outras empresas) se posicionou ativamente contra a lei de regulação de BigTechs ano passado. A diferença que vejo é que a Mozilla é bem mais transparente com seus ideais. Isso é bom pra gente, mas péssimo para os negócios. Pessoalmente, não tenho do que reclamar do Firefox, não me deixa na mão, é confiável e gosto dos ideais da Instituição. Por outro lado, concordo que o Firefox já não é tão distinto e acho ilusão por parte da Mozilla acreditar que ideais são justificativas mais importantes para o usuário comum escolher o Firefox do que inovação técnica.
Excelente vídeo, muito completo e bem fundamentado. Só acho que haveria espaço para citar também os browsers baseados no Firefox, como o Waterfox, Librewolf, Floorp, Pale Moon, Mull, etc.
Sou usuário assíduo do firefox desde 2006 e não por fanatismo, por que sempre gostei mesmo. Principalmente do gerenciador de senhas, que há muito tempo possui a funcionalidade de "Senha mestre" (ou senha principal) que te dá acessos às senhas salvas. Sempre achei, e ainda acho, isso muito melhor do que o Chrome (e Edge, tanto o novo quanto o velho), onde, para ver as senhas salvas no navegador, bastava que a pessoa que estivesse usando o PC soubesse a senha do usuário logado na máquina/Windows. Visto que a troca de perfis no Chrome nunca foi muito intuitiva, e nem rotineira, achava a solução do Firefox perfeita, assim, poderia compartilhar o PC em casa sem me preocupar com a privacidade das senhas. Pois bem, hoje em dia isto não é mais um diferencial visto que temos vários gerenciadores de senha acessíveis via plug-in, como o LastPass, e que faz exatamente isto - acesso via senha-mestra. No dia a dia, ano após a ano, me deparo com sites que simplesmentes não rodam no firefox, não abrem, links que não funcionam, e sou obrigado a ir para o Chrome/Edge para utilizar. No fim, é isso que você falou, o Firefox foi um diferencial, hoje, não há quase nenhuma feature que o faça ser atrativo e o apoie na captação de novos usuários. A performance não me incomoda, gosto do gestor de downloads, estou acostumado com os atalhos, mas confesso que no celular, não o uso, fiquei no Chrome. Mas uso o Firefox Focus.
Adoro o Firefox, principalmente pela funcionalidade de containers dele. Se algum dia o Chromium (o o Chrome) tiver uma funcionalidade dessa tão boa quanto, talvez eu cogite mudar de navegador.
em 2020 (tbm quando conheci o canal) passei a usar o firefox, duckduckgo e desinstalei o chrome. nunca voltei atrás. no entanto, na falta de um bom leitor de pdf no linux, utilizo o edge para esse fim. em alguns momentos, pela simplicidade, apenas o edge fica aberto.
Este vídeo, infelizmente, não faz jus à qualidade do canal. Trata-se de um vídeo de opinião que não reflete adequadamente as capacidades do Firefox, diferentemente de outros conteúdos que destacam aspectos relevantes, como a análise crítica sobre o navegador Opera e suas supostas funcionalidades, incluindo uma VPN que não corresponde às expectativas. Sou usuário do Firefox há mais de uma década e, sem dúvida, considero-o o melhor navegador, especialmente para desenvolvedores. Utilizo o Firefox em diversas versões, tanto em dispositivos móveis quanto em desktops, e, como desenvolvedor, não excluí nenhum navegador da minha rotina. Contudo, o Firefox se destaca por seu desempenho superior e maior comodidade, seja em sistemas Windows ou Linux. O vídeo em se concentra excessivamente em aspectos financeiros e recorre a frases feitas típicas do discurso corporativo, ignorando as funcionalidades que realmente importam e que, ao longo dos anos, não só aprimoraram significativamente o Firefox, mas também foram inovadoras a ponto de serem adotadas por outros navegadores. Além disso, o Firefox é um dos únicos a não compartilhar o mesmo motor usado pela maioria dos navegadores.
O Firefox ainda é melhor que o Chrome e o Edge que só existem para direcionamento de publicidade do Google e Microsoft, na minha opinião o Firefox tem uma loja de extensões melhor que a do Chrome que é uma bagunça, sem falar que uBlock Origin funciona melhor no Firefox porque o Google capou os bloqueadores de anúncio
Eu não sou do mundo de hardware, nem de tecnologia, tampouco, do Linux. Ainda assim, tenho a impressão de que o vídeo possui alguns pontos obscuros. Em primeiro lugar: quanto deve receber um CEO de uma empresa com tantos produtos? O valor recebido é mesmo desproporcional? Ou é só a percepção do autor do artigo que trata do financiamento da Mozilla (e consequentemente do autor do vídeo)? Em segundo lugar, no pouco que tenho acompanhado a respeito do mercado de tecnologia, percebi muito claro que as empresas da área raramente são transparentes com respeito à sua atuação. Para ser sincero, não sei se me recordo de alguma. Outrora este canal não recomendava qualquer tipo de VPN. Havia até vídeo ensinando a fazer uma VPN própria. Recentemente, porém, acompanhei que o canal passou a recomendar um serviço de VPN. Não que isso seja necessariamente ruim. E ter monetização é importante para a manutenção do canal. É bom ter alguém que aposta seu trabalho. Traz uma sensação de que o esforço tem valido a pena. Assim, não me parece necessariamente um problema a Mozilla contratar um serviço de VPN para gerenciar o seu produto. Em terceiro lugar, acho curiosa a crítica às posturas da Mozilla frente a questões como regulação da internet, luta contra as fake news etc. Isso me parece estar bem relacionado à área de atuação da Fundação Mozilla. Verifiquei também no artigo citado acerca das finanças da corporação que esse texto critica o apoio a um influencer que luta contra negacionistas da vacina. Essa função me parece até louvável. A pessoa que doa para a manutenção do trabalho da Mozilla pode até questionar alguns gastos, mas nesse caso em específico, embora não diretamente ligado à tecnologia, me parece uma causa bastante responsável. Assim, a crítica à política da empresa de uma forma que faz esta parecer uma organização criminosa me parece exagerada, quando não, equivocada. Ano passado, vimos as big tecnhs torrarem dinheiro, pagando influencers, investindo em propaganda, disseminando notícias falsas contra o chamado PL das Fake news, invadindo até os serviços de quem paga assinatura para não ver propaganda, e ainda disseminar desinformação para os seus assinantes. Isso sim é uma prática desleal e pouco honrosa. E as big techs fazem na cara dura. Então, este vídeo me parece ter cometido alguns equívocos grandes. Respeito o trabalho do canal, mas acho que forçou um pouco a barra.
Eu uso o firefox ainda por questões de trabalho, os sites e certificados digitais funcionam melhor nele, e ele tem uma configuração que gosto muito, que é a de forçar abrir popups em novas abas, coisa que o Chrome, por exemplo, não permite. Mas concordo que o Firefox não soube se adaptar às mudanças na internet e está ficando muito para trás dos outros navegadores. Uma coisa que tenho notado, inclusive, é que alguns sites já nem se preocupam mais em otimizar a sua interface para o Firefox, recentemente percebi isso no Globo Esporte (os simuladores não funcionam no Firefox) e no 365 Scores, que tem as tabelas bugadas no Firefox.
Sou fã do Firefox, mas também sou um dos que abandonaram (uso Edge hoje). Fiz iso há uns 2 anos e não me arrependo, cansei dos crashes que aconteciam sem avisos no Firefox, mas ainda mora no meu coração, usava desde que era Phoenix.
porra! tbm sou desta época! abandonei o FF há alguns anos! sinceramente, não sabia que estava só com 3% do mercado! fiquei triste! mas é impossível, hoje, voltar!
Eu digo o seguinte: pra usuário padrão, tanto faz o navegador, use a porcaria que quiser que não vai fazer diferença nenhuma na sua vida. Mas pra eu q sou usuário mais avançado, uso mais de um navegador, mas o meu navegador principal sempre foi e continua sendo o Firefox, que mesmo vacilando continua sendo a melhor opção para mim.
Usei o Firefox por uns bons anos até reparar que estava engasgando para reproduzir vídeos no RUclips em uma máquina razoável no geral, para esse uso boa até demais (Core i5 8a gen., 8GB DDR4), enquanto o Core 2 Duo c/ 4GB DDR2 que tenho guardado reproduzia bem com os baseados em Chromium.
Estou tendo esse exato problema com o RUclips por aqui, todos os vídeos travam, e não é falta de recursos pra processamento, já comecei a testar o Edge, que não está me dando problemas.
@@henriquermendes Usando Arch Linux reparei que a versão do repositório do Arch é que fazia os videos demorarem a carregar. Instalei direto do site do Firefox, seguindo os passos pra instalação manual, e resolveu o problema.
O problema ai é o youtube e não o browser, não é bug, o google fez essa implementação pra derrubar os adblocks, pode procurar, se não me engano foi solucionado.
Comecei a usar o firefox quando o chrome resolveu decidir quais extensões eu poderia usar. De 2020 para cá têm apresentado uns bugs chatos, mas não vejo muita opção, tentei o Opera, mas não gostei, parece vírus cheio de propaganda.
Os navegadores estão bugados em praticamente todas as distros baseadas em Ubuntu/Debian, no Firefox mais especificamente. E isso também rolou no Brave. Eu até pensei que fosse um bug dos Snaps, mas não, o RUclips é que estava de palhaçada.
Uso o Firefox desde 2008, quando por algum motivo, o Explorer parou de funcionar mesmo tendo internet (discada). O Firefoz foi o único navegador que funcionou e por isso, nunca vou deixar de usá-lo. Nunca me deixou na mão. Melhor navegador.
Vou confessar que a coisa que me atriu primeiro pra o Firefox foi a integração visual com o Gnome. Quando eu tiver que trocar de navegador, essa vai ser uma das coisas que eu mais vou sentir falta. Agora mesmo fui acessar um canal lá na roxinha e o vídeo não rodava nele.
O UC Browser ainda funciona? Em 2020 vi que ele foi vendido pra uma empresa indiana e descontinuaram o projeto, tanto que o gestor de carteira de cryptos foi abandonado e geral ficou puto kkkkkk Era um ótimo navegador, mas não tenho notícias dele
Eu uso o Fire Fox desde a versão 1.0, quando ainda era conhecido mais somente como Mozilla Browser. Mas como navegador padrão do sistema o Fire Fox só passou a assumir quando o Netscape Navigator 9 deixou de funcionar plenamente.Antes meu navegador padrão era o pai dele, o Netscape, que eu comecei a usar desde a versão 4.0. Tive também o Google Chrome por um tempo, mas confesso que nunca gostei dele. Não sei porque, mas o navegador Google Chrome nunca me "encantou" de fato. Tanto que nem o tenho mais instalado, aqui desde que saí do Windows 8x e passei a usar o Windows 10, ainda na sua fase de testes públicos. Nessa época era o Fire Fox como navegador padrão, Opera como 2ª opção e Internet Explorer que já vinha com o Windows. O Edge eu muito pouco usei. Mesmo o Edge Chromium, uso menos que os outros. Mas o Fire Fox sempre esteve aqui em pleno uso. Outro navegador que tenho até hoje desde a versão 6.5 é o Opera. Bom como o Opera e o Edge são, atualmente, baseados em Chromium não vejo necessidade alguma de ter o navegador do Google aqui instalado. Já no meu celular, um Samsung, acabo por usar o Samsung Browser que vem como padrão do sistema. Eu ainda gosto muito do Fire Fox, mas acho que ele perdeu muito da sua graça e carisma com o passar do tempo. Por exemplo, a versão atual não tem um visual muito atrativo e, no caso do Windows 11 por exemplo, poderia ter vindo com visual mais moderno. Mas não vem. E no Linux ele aparenta ter dificuldades em se adequar ao visual que configuramos na interface gráfica. Estou usando linux no meu notebook, com KDE e um tema "Acrilic. Ele não se adapta tão bem assim. Já o Edge que veio com a distribuição que estou usando, o Wubuntu, casa melhor com o visual do sistema. O Opera pro Linux também. As vezes a sensação que se tem é de que a Mozilla Foundation vem empurrando com a barriga o seu principal produto.
Engraçado que ativista ou "ativista demais" são sempre os outros. É ótimo saber que a Mozilla engaja em causas políticas, o estranho seria se não o fizesse. Essas atividades estão de total acordo com o manifesto da organização. Lutar para uma internet mais livre e saudável é lutar contra grandes corporações, contra todo um sistema. Essas "doações esquisitas" soará esquisita mesmo para alguém que usa o termo "ativista demais" no mesmo frame com um protesto do BLM sobre a morte da Breonna Taylor. Para lutar contra todo um sistema, estando inserido dentro dessa lógia, há e havera possíveis ações que soará como hipocrisia, mas é ótimo que existe uma instituição como a Mozilla com um manifesto de fundação para que possamos apontar e criticar esses possíveis erros. Mas sem aquele velho discursinho de "comunista de iphone". O fato é, se você quer privacidade na internet ou chegar perto disso o Firefox é que vai permitir. Se quer tentar não ser rastreado, usar adblock, usar o tor etc. é o Firefox que vai te permitir. Dio, foi você e seu canal que me apresentaram esse mundo maravilhoso do open source e linux. Continuo seguindo e confiando no canal para temas relacionados à tecnologia e linux, mas tive que fazer um crítica ao vídeo porque eu o considero político com um verniz tentando disfarçar que não. A visão é diferente da minha e isso não tem problema nenhum, mas o debate está aberto para outros pontos de vista. obrigado e um abraço.
A questão nem é a Mozilla ou o Firefox, simplesmente a Google dominou o mercado com o Chrome. Hoje em dia quem não usa o Chrome, usa um navegador "chromium based", como o brave, opera, edge, vivaldi, etc... Fora isso, algumas pessoas têm produtos apple, e usam Safari. É mais mérito da Google mesmo, infelizmente...
Exato, a Mozilla é digna de algumas críticas, mas o pessoal fica apontando o ativismo da web que a Mozilla faz como se fosse a razão do declínio do navegador. O navegador só tem melhorado, só que tem simplesmente uma das maiores empresas do mundo com condições de injetar "dinheiro infinito" no Chromium que simplesmente não dá pra competir.
Quem vença o melhor é a lei do Capitalismo. O Google Chrome é um baita navegador, ele tem sim o seus problemas, mas não tem como negar que ele evoluiu os navegadores.
@Joao_M Não foi o que quis dizer, meu comentário é referente sobre a ideia de "declínio" do Firefox; Declínio declínio mesmo nunca senti (uso o navegador desde 2013), o problema é que não conseguiu acompanhar e evolução dos concorrentes.
Vale lembrar que agora a Linux foundation está voltando com o desenvolvimento da engine Servo. A Servo é uma engine open source escrita em Rust que foi abandonada em 2020 pela Mozilla com muito potencial pra ser mais rápido e moderno do que o Gecko (engine usada no Firefox). Quem sabe no futuro essa engine finalmente seja uma concorrente a engine Blink (usada pelo Chromium) em questão de performance bruta e seja a principal engine usada no Firefox.
Também por coincidência hoje a Mozilla teve um novo CEO. Talvez há esperanças que o Firefox ainda se torne um navegador competitivo no futuro.
Infelizmente a tendência é que o Firefox venha a perder cada vez mais mercado.
Eu uso Firefox no Ubuntu, mas também tenho Vivaldi e Chrome instalados, confesso que eles estão melhores que o Firefox e só continuo usando Firefox pois já estou acostumado com o navegador e ele tem uma extensão que acho melhor no Firefox.
No Android eu tentei por muito tempo usar o Firefox, mas não tem como, é MUITO ruim.
Todos os navegadores que testei no Android são melhores que o Firefox.
Eu gostava do Lockwise que era o gerenciador de senhas da Mozilla, até que funcionava bem no Android, mas a Mozilla cancelou e fez uma integração do gerenciador de senhas dentro do próprio Mozilla, isso ficou horrível.
Até a Opera se rendeu à Blink...
@andregorgen Falar que o Vivaldi ou qualquer outro navegador famoso do Windows ou Linux é muito superior ao Firefox é o mesmo que falar que o Real Madrid tá melhor que o ABC de Natal. Quem discordar é louco!
Eu estou realmente muito chateado com o quanto deixaram deixaram o Firefox no Desktop (e isso em relação ao Windows pois não uso Linux).
Apesar disso tudo, o Firefox no Android tem extensões no Android, meu camarada! Há mais de dois anos! Um recurso que já o diferencia abiçalmente de outros. Por isso não dá pra falar que ele está muito ruim no Android. Ele tem alguns bugs, principalmente na parte de reprodução de vídeos, mas é muito bom por conta dessa possibilidade de uso de extensões e sua biblioteca de mais de 500 extensões que podem ser usadas.
Outra inferioridade do Firefox no Android é o seu gerenciamento de Abas. É antiquíssimo (seguindo a sua falta de desenvolvimento no Desktop que também é ultrapassadíssima nesse quesito), principalmente em tablets onde não há a Barra de Abas, diferente de quase todos os seus concorrentes (com a exceção do Samsung Browser que tem apenas 12 extensões para usar, com a maioria inútil demais, a não ser as 7 de Adblock que são todas iguais), o que dificulta muito o uso nesses aparelhos, principalmente quando o tablet tem telas maiores. Enfim.
Também já tinha visto sobre o Servo, tentei compilar, e deu certo, mas infelizmente tem muita coisa a se fazer, questão de HTML, CSS e JS e também WASM. Tem muito a se fazer ainda.
a velocidade de que o browser renderiza as paginas hoje importa pouco ou quase nada, qualquer browser moderno já é rapido o suficiente, eu mesmo escolho meu browser pela facilidade em sincronizar senhas salvas do pc com o android
Me dói ver a situação atual do Firefox, QM usou o Firefox naqueles Pc veio ferrado qdo saiu o 2.0 sabe do que eu tô falando
Te dói pq? Firefox é igual Debian: não faz questão de acrescentar os fru fru da concorrência, apenas de funcionar sem quebrar. 👍
eu uso esse navegador a mais de 11 anos e ate hoje to de boa. É meu navegador principal onde fica todos meus dados salvos etc E nao tenho q reclamar ainda. Mas acho q seria interessante o fox tivesse uma opçao q Opera tem, q é a opçao Espaços q fica na barra lateral. Esses espaços é como se fosse vc ter mais de 15 navegadores em 1. Eu nao sei explicar direito essa opçao. Sabe quando vc ta usando navegador e vc abre um monte de aba mas vc nao quer fechar por enquanto, entao o Opera te dar opçao de vc criar outro Espaço onde q seria como se fosse outro navegador e q vc abre novas abas. Nao sei se expliquei direito. Mas quem tiver Opera, olha la nessa opçao q vcs irao entender. Enfim, se o fox tivesse isso, ai pra mim seria navegador mais perfeito
@@Lucas.LS.Producoes o Firefox tem uma função que não vem por padrão e tem que ser ativada que é o de "abas container". Ela permite que você abra certas abas dentro de determinados containeres que você cria, e tem até opção de sempre abrir determinadas páginas em determinados containeres.
O principal objetivo dessa função é separar cookies e contas pra evitar que os sites consigam te rastrear (o Facebook/Instagram fica autenticado dentro do seu próprio contâiner, aí aqueles rastreadores do Facebook que ficam em outras páginas não vão identificar você porque você não vai estar logado no outro container que está usando). Ela também permite que você tenha múltiplas contas logadas ao mesmo tempo, em containeres diferentes, por exemplo abrindo serviços do Google com duas ou mais contas diferentes na mesma janela, só em abas diferentes.
MAS ela também pode ser usada pra fazer mais ou menos o que você quer. Não exatamente, mas quebra um galho. Ela não permite criar um novo "Espaço" zerado e salvar o espaço anterior, mas você pode ocultar um container, o que suspende e fecha todas as abas que estão abertas nele. Quando você abrir o container de novo, as abas reabrem.
Por exemplo, eu tenho o RUclips abrindo sempre num container próprio. Quando eu vou fazer outra coisa e quero fechar as 20 abas de coisas que eu abri pra assistir mais tarde, eu oculto o container pra reduzir o consumo de ram e ficar menos abas na parte de cima.
Um detalhe que me faz não abandonar o Firefox jamais é que os navegadores baseados em Chromium comprimem muito as imagens dos sites, que ficam com aspecto moderadamente borrado (o que não acontece no Firefox). Isso pode até passar despercebido em uma tela de notebook, mas se você usa um monitor grande é bastante perceptível essa diferença.
iteressante, eu não sabia disso
nem eu sabia disso
eu estou na net desde 95 e eu sempre achei a imagem dos sites no Netscape muito melhores que no Explorer, acho que o Firefox é derivado Netscape, talvez seja essa a diferença de qualidade que persiste até hoje.
Só por isso
Também não sabia
Uso o Firefox desde sua criação. Sempre funcionou comigo e continua funcionando.
Mas nao foi dito que não está funcioando.
Mesma vibe da galera que não sai do XP ou Windows 7 pq dizem q é o melhor. Experimenta por uma semana um navegador novo pelo menos, se não conseguir volte pro Firefox mesmo.
@@fabioribeiro1555 sinceramente, do meu ponto de vista, pouca coisa foi dita nesse video, ainda to tentando achar onde tá toda essa "estranheza" nos negócios da Mozilla. nada me pareceu realmente absurdo apesar do esforço do Dio de passar essa impressão.
@@coisadeivan4488Já tentei Brave, Chromium, Edge, mas não dá, o Firefox é só simplesmente melhor, principalmente quando você descobre como customizar por css, deixando ele igual o safari, opera gx ou até mesmo deixando seu Firefox com um olhar único, e se você combinar isso com a extensão de abas na cor do site, ele fica lindo. Extensões e temas que mudam completamente o layout e estilo do navegador não tem na concorrência, e os únicos que eu vi na concorrência, eram mal otimizados e funcionavam de forma lenta comparada ao Firefox.
@@gusvsconcelos Acho que você não prestou atenção no vídeo
Eu vendo o titulo enquanto USO o navegador nesse exato momento
Eu tmb 🤡
Ele é simplesmente o melhor browser
@@Mag_91 sei não em, google chrome bate de frente
Eu também mano vai si lasca dionix
Só de ser de código aberto e eu saber que ele não está me espionando já faria dele o melhor, mas, além disso, ele ainda é rápido, absurdamente configurável com o about:config e seguro. Continuarei usando ele enquanto ele existir. Vida longa ao Firefox
Comecei, quando ainda era o Netscape e depois foi continuado pela Mozilla e teve seu primeiro nome como Firebird, faz muito, muito tempo, tempo da conexão discada final da dec. 90 e início do Sec. XXI.
Somos dois
Somos três.
Como eu gostaria que os temas do Netscape estivessem no Firefox. Netscape 4, 6, 7, pra mim são os melhores.
Tempos incríveis.
6
firefox ajudou muito a galera do desenvolvimento web ali no segundo meado dos anos 2000... sou grato até hj!
falem o que quiser da raposinha... mas na hora do "roda" ou "não roda"... ninguém deixa de testar nele ;)
ele continua sendo o meu navegador padrão
Mas ele é do anti cristo 😢 ou seja do capetaaaaaaaaaaaaasss
A biblia da mozila
Acho que lá atrás o Firefox tinha 30% pq o internet explorer não prestava e todo mundo ficava entre escolher o Google Chrome ou Firefox. Já hoje o que acontece é que além dos navegadores serem os padrões para cada dispositivo, muitos recursos são criados com melhor compatibilidade com esses navegadores padrões, necessitando o usuário sempre fazer alterações de configurações pra mudar isso, coisa que nem todo usuário comum sabe fazer ou está disponível pra isso. Além disso os navegadores padrões não deixam a desejar como antigamente. Eu também me pergunto hoje se alguém viveria sem um email da Google, ou sem usar o Google maps, ou sem usar o Google fotos, se vc tá tão inserido em tudo isso pq trocaria o navegador dessa família por outro?
Vejo nesse sentido além de todos os outros pontos colocados. Essa questão da gestão mesmo de fato... Esses super salários são injustificáveis em meu ponto de vista. Enfim, realmente é um conjunto de fatores.
É supersalário pra nós... Quanto se deve pagar pra contratar um CEO que saiba o que faz no vale do silício? O da Alphabet ganhou mais de 200 milhões ano passado.
@@FabioOrtega isso que ia falar. Esse valor aí não tá compatível co o mercado? Afinal, a mozilla está inserida no jogo. Mas se bem que poderia diminuir e ainda assim manter, talvez investir mais na casa para produzir gente com capacidade de assumir.
Só dá pra fazer um vídeo de 20 minutos questionando as finanças da Mozilla porque eles têm transparência, e são os únicos nesse campo.
Todas empresas que tem capital aberto (Ações em bolsa) têm suas finanças abertas - Google, microsoft, opera e apple
Ou seja, todas corporações do mercado de navegadores têm transparência nas finanças e podem ter vídeos de questionamento. Tanto que o vídeo questionando o Opera pelo Diolinux saiu antes desse da Mozilla
Sim, sim.
Porém as outras empresas não pedem doações né...
Adoro o Firefox, mas nessa guerra atual de navegadores o Firefox meu preferido decaiu muito.
Nossa, que TAPA DE QUALIDADE no DioLinux. Essa é pra deixar qualquer um zonzo.
@@DarioCoutinho 😆
up!
A única parte do vídeo que eu discordo é que o Firefox ter seu próprio engine seja uma coisa ruim. Afinal a Google tem ditado o rumo da web, incluindo o manifest v3, que acaba com os bloqueadores de anúncios.
Sério que eles querem acabar com os bloqueadores de anúncio ?????????? Google FDP !!
Usei o Mozilla, e depois o Firebird. Parei de usar o Firefox quando este removeu o gerenciador de abas. O Firefox tinha tipo um botão iniciar e la dava para agrupar abas em boxes tematicas, permitindo ter uma visão full e organizada de todas as abas que estava abertas. Cheguei a comprar o smartphone da LG que vinha com o Firefox OS na mesma semana de lançamento na loja da Vivo. A Mozilla criou e rapidamente destruiu tudo que eu gostava nela.
O Gerenciador de Abas e a interface do botaozão laranja enorme eram muito legais. Aquilo me chamou o interesse para usar o Firefox.
O Firefox OS tinha um imenso potencial, já que ele foi o primeiro sistema operacional que aparecia em smartphones e smarTVs da Panasonic [que foi abandonado rapidamente].
esse gerenciador era incrível, mas pesava demais o navegador.
@@Mausmr Sim, removeram e transformaram em uma extensão.
usei por 10 anos o firefox, troquei pelo chrome depois que o firefox começou a usar exageradamente o processador entregando menos performance. depois que parei de usar o firefox e comecei a usar o chrome pareceu que tinha comprado um computador novo.
O Firefox para Android possui um grande diferencial para o meu uso: a possibilidade de usar algumas extensões (no meu caso, uBlock e Dark Reader são indispensáveis). Única opção neste sentido é o Kiwi, que suporta todas as extensões do Chrome.
Já no desktop, o Vivaldi tem recursos melhores, como a função de dividir a tela entre abas, os workspaces e os agrupamentos de abas. O maior pecado do Firefox no desktop é não suportar os PWA's, mas tem uma extensão que supre como pode este vazio.
Hoje não gosto de ficar atrelado a nenhum browser específico, uso diversos para atividades diferentes.
Acredito que os erros da época em que o Firefox tinha muito mercado são sim a maior causa do declínio, mas isso não significa que a queixa que eles fazem hoje não é válida. Ate porque a competição hoje é desleal.
Eu desisti do chrome há 3 anos, justamente porque cansei do uso excessivo de recursos, falta de integração no linux e o foco em empurrar produtos do Google. Quando, de saco cheio, resolvi dar uma chance pro Firefox, percebi que era simplesmente melhor, e eu só não estava usando porque o Chrome virou meu padrão por conveniência, já que uso Android. Hoje, não consigo usar outros browsers porque alguns recursos são tão bons (containers, dev tools, firefox sync...), que fazem falta imediamente.
Quanto às motivações politicas e ideologia da Mozilla (privacidade e web aberta), não vejo nenhum problema, e respeito muito mais que a motivação dos outros (apenas lucro).
Com base no que eu vivi, entre 2010 e 2015 o Firefox era a melhor alternativa ao IE mas... tanto surgiu browsers com mais recursos como o Opera da época tanto a questão de bloatware incorporado no Firefox como os famigerados Toolbars. Havia PCs de lan house com até 5 toolbars amontoadas uma em cima das outras. Mais futuramente surgiu o Google Chrome com sua interface mais clean e mais rápida que o Firefox, então acho que a falta de dedicação no browser desde aquela época culminou na situação de hoje.
Putz, uso até hoje pq lá fica meus favoritos.
Gosto muito do Firefox, inclusive estou vendo por ele .
Também é o meu navegador preferido.
Somos 3
eu tb, meu preferido
Bom, seja como for, ainda é meu Browser favorito desde 2008, ja tentei usar outros, mas sempre acabo voltando pro Firefox, que a raposa de fogo tenha vida longa!
A raposa sendo um panda 😩
O msm
Análise excelente. O Firefox e meu navegador favorito, provavelmente pq uso ele ha uns 20 anos, e não gosto do Chrome. Mas sem sua análise, eu notava que alguma coisa ia mal, agora sei o motivo.
Isso só serviu para fortalecer a decisão que tomei de nunca depende demais de uma tecnologia, fragmento o uso de tudo que eu posso.
Gostei desse formato de video, mais investigativo e com um proposito de descrever uma empresa de maneira bem embasada... parabéns
Faltou mencionar no vídeo o polêmico lançamento do Firefox 57 em 2017, com o novo motor "Quantum", que inutilizou centenas de extensões que as pessoas usavam, muitas delas populares.
Quase dropei o Firefox nessa época e até tentei usar o Chrome, mas sempre achei o Chrome muito "cru" para o que eu estava acostumado.
Tentei versões alternativas do Firefox como o "Waterfox" que mantinham a compatibilidade com as extensões legadas e ao mesmo tempo era supostamente atualizado com as práticas modernas da web, mas era muito "quebradiço" em alguns sites.
No fim eu superei a questão das extensões legadas e passei a usar o Firefox principal mesmo. E continuo usando até hoje.
Com o Mozilla consigo navegar sem tanta distração, é só saber configurar.
Se souber configurar o Chrome, consegue navegar sem tanta distração também.
@@RodrigoCFDMas o Chrome tem outras desvantagens. É baseado em Chromium, por exemplo
Ainda prefiro o firefox (por fatores bem objetivos, apesar do que direi a seguir), e tomara que eles se sobressaiam novamente. As coisas legais estão sumindo da internet, perder esse navegador faria tudo parecer ainda mais frio.
Gosto muito do Firefox e atualmente me mantenho nele (Pc e mobile) devido a duas coisas: gosto da proposta deles e devido a nostalgia da época em que ele reinava.
Porém confesso que está ficando defasado, já no mobile ele é inferior aos concorrentes.
@@leandroviniciusbaziewicz9722 Por que ele é inferior? só de ter suporte a extensões que pega no PC, já ganha de lavada dos outros
É só o que eu uso kkkkkk no mobile eu uso o firefox focus o outro é pesado, no pc faz quase 16 anos que não uso outro browser.
Eu uso o Firefox como meu navegador padrão tanto no celular como no desktop. E observo que apesar de eu escolher o Firefox como navegador padrão, alguns programas abrem links no no navegador nativo do sistema operacional. Isso é principalmente notado no Android, onde o Google discaradamente sempre abre os links no Chrome em vez do Firefox, quando são feitas pesquisas no Google e também quando os links são originados de apps do Google. Isso é uma concorrência desleal! Eu não quero abrir nada no Chrome, mas o Google sempre abre no seu próprio navegador em vez de minha escolha como padrão. Tenho que sempre tocar nos três pontos e solicitar pra abrir no Firefox.
Eu também me identifiquei com a maioria dos comentários aqui publicados: Sou usuário fiel do Firefox desde o início!
@@marconesconsultorsumup1968 desativa o Chrome, eu consegui DESINSTALAR o Chrome no meu Redmi Note 12, fazendo com que o ÚNICO navegador instalado seja o Firefox
É complicado. Google chrome usando toda sua memória RAM e ainda te espionando 100% do tempo. Mas é padrão nos smartphones, vai pegar marketshare absurdamente grande.
No android ainda existe coisas que podem ajudar, como no caso o DuckduckGo com sua VPN Local que corta rastreadores em apps, AdGuard com root que se pode ser usado com o DuckduckGo ou com uma VPN verdadeira que é bem bom e ajudam, claro não é 100% igual nem um navegador mas é de grande ajuda
É o meu browser, eu sou simplista, nem dou conta da falta de recursos e outras coisas. É intuitivo, bastante configurável, e felizmente não está do lado dos colectores e venderores de informações pessoais, respeita as regras e se preocupa em dar opções muito boas de privacidade bloqueio de anúncios. Outros browsers também terão essas coisas mas o FF nunca falhou nisso e lutou por isso sempre. Aprecio muito isso. Para mim o Brave seria uma boa opção, el abre endereços Onion imaginese, mas tem google como dev também... E isso para mim faz do Brave invisível para mim. Não sei o futuro mas tanto no computador como no celular eu uso e vou continuar usando firefox.
Compactuo com sua ideia e sentimento, exceto no uso do Firefox pra celular: limitadíssimo! Leio muitos fóruns e artigos gringos e é um absurdo o firefox mobile não ter um tradutor nativo!
uso o firefox como navegador padrão, pelos mesmos motivos que você citou, e realmente, não me dou conta dos recursos faltantes
exceto quando sou eu que to fazendo o site
constantemente preciso ficar alternando entre chromium e firefox p ver o que falta, o que quebra
tenho que mandar até que bastante CSS e JS extra só pra garantir que usuários de firefox tenham uma experiência parecida com a do chrome
esse sentimento de "os recursos extras não fazem falta" é completamente por conta dos devs, pq a mozilla nao tem esforço nenhum pra isso
firefox virou oq o internet explorer era
@@unnammic eu uso uma extensão de tradutor nele. É só ir em extensões, clicar em Mais e instalar a TWP Translate WebPages
Trabalho como desenvolvedor fullstack, Java, angular, C# mvc core e etc. Em todas empresas que trabalhei usávamos muito Firefox, agora trabalho como sênior de um grande banco, e lá todos apps, inclusive os intras são acessados pelo Firefox.
Quando fiz minha conta de banco, vi justamente o Firefox em funcionamento
Hoje em dia migrou-se para o Chrome. A toolbar dele para desenvolvedor é bem mais prático do que a do Firefox e razoavelmente melhor que o Firebug
Como praticamente todos os browsers hoje são baseados no Chromium, desenvolver para o Chrome acaba incluindo os outros.
Esse vídeo tinha que ter áudio ou legenda em inglês também, fazer isso chegar aos executivos da Mozilla, o Canal é enorme, acredito que teria relevância lá fora.
Em breve o RUclips deve liberar aquela função de dublagem com IA, isso deve ajudar. :)
Pô, eu vi que esse vídeo tinha saído assim que eu terminei de configurar meu Firefox 😅
kkkkk!
Esse vídeo parece um reupload, eu acho que já vi esse vídeo se não for um dejavu
Apareceu pra mim na hora que eu estava indo baixar o Firefox kk
mas o Firefox é unico, n tem q se preocupar, unica coisa q da a entender no video é q seu uso caiu comparado a 10 anos, mas fora isso é só usar
Só usar po, eu uso e acho um bom navegador.
Uso o Firefox a bastante tempo por causa de um recurso que eu acho fantastico: abas em containner.
Tem varias situações em que preciso acessar ao mesmo tempo sites ou servicos mas com logins diferentes.
Ate hoje não achei outro navegador que tivesse esta função.
Por isso continuo no Firefox, apesar de saber que outros navegadores são superiores.
O Chrome imita porcamente essa ideia do firefox, propiciando apenas um "isolamento visual", mas "isolamento de perfis", esquece...
Idem. Em verdade tbm uso um pouco pela privacidade, mas para mim a feature matadora são os containers.
Em algum momento da vida pensei que, se o Chrome aderisse aos containers, eu trocaria de navegador. Mas hoje vejo que isso é impossível, os containers atrapalham o reconhecimento de perfis para propaganda direcionada.
@@TheEmerson009 Exatamente, você lembrou bem da questão do Firefox Containers, que revolucionou minha navegação da Internet.
O Chrome finge copiar, provendo um "isolamento visual". A não ser por uma pressão governamental, o Google não cederá um milímetro a favor dos usuários, em sua intenção de sugar cada bit de identificação de cada pessoa.
Tirando essa feature do container qual o melhor navegador atual na sua opinião?
@@AnubisBrasil Brave se quer algo prático e funcional, edge se não se importa com as tralha da M$
Uso o Firefox desde 2006 e muita coisa mudou desde então... Algumas das funcionalidades que eu adorava não existem mais, enquanto outras que foram adicionadas não me agradaram. No entanto, ao testar outros navegadores na esperança de substituí-lo, descobri que há muito mais coisas que não me agradam neles. Ah, e sempre que posso, faço doações, mas preferiria que uma porcentagem fosse destinada a causas sociais/políticas, enquanto o restante seria investido na melhoria do navegador
Eu uso o Firefox desde a versão 3.0 que foi uma das melhores tambem se não a melhor da época meu navegador favorito não consigo me acostumar com outro .
"Sumarizar" (from sumarise) = resumir
Browser = navegador
"Reportes" financeiros (from financial reports) = relatórios financeiros
No mais, ótimo vídeo.
Firefox é excelente e além disso, a bi blioteca de add-ons do Firefox é insuperável. Eu continuo usando todos os dias como sempre
Godzilla Giroflex fez parte da minha infância, sentia que nele a internet discada baixava mais rápido as coisas 😂
Lendário print do Yahoo KKKKKKKKKKK
@@Samuel-mk9hs só os de verdade conhecem 😂😂😂
época em que navegação por abas fazia toda diferença. Eu lia, sei lá, o Jacaré Banguela numa aba, enquanto o Kibe carregava na outra, e o Orkut na terceira. E, claro, no tempo de carregar um vídeo dava pra ler tudo que tinha de novo nos fóruns e blogs escritos que você acompanhava.
@@AfonsoBucco hahaha esse lance de aba foi incrível na época
A vantagem do Firefox é não usar a base Chromium.
Hoje em dia tem vários projetos baseados no Firefox, como o Floorp
Isso não parece ser uma vantagem
Na verdade poderia ser visto como um problema por desenvolvedores por exemplo
Mas o bom é que a FF sempre se preocupou em ter boa aderência a padrões web, então um site feito da forma certa não tem recursos exclusivos de um navegador ou outro. Tirando é claro o velho IE 😂😂😂😂
Pessoalmente, o maior deal-breaker do Firefox é a falta de compatibilidade pontual com alguns sites e recursos. Por um bom tempo era inacreditável ver que sites como o Mega, por exemplo, simplesmente podiam parar de funcionar no meio da navegação.
Ninguém gosta de ver uma mensagem de "use um navegador compatível" para fazer algo, especialmente algo importante.
Hoje, uso o Edge como principal e, apesar de não ser perfeito, satisfaz bem as minhas necessidades.
Navegando pelo 🔥 🦊
Que alto nível de analise, parabéns pela qualidade do conteúdo!
Estou usando ele agora, pretendo continuar usando pra sempre.
Pois é. Falou tudo. Lembro que usava o Firefox quando ele de fato melhorava a experiência de navegação em relação ao internet explorer.. mas lembro que o Chrome chegou integrando as contas do Google e com extensões, temas .. que fez o navegador ficar muito a frente.
Abandonei ele quando mudaram a interface toda por outra que ocupava bem mais espaço na tela, e intencionalmente removeram a opção de voltar pra antiga. Quando qualquer programa começa a refazer tudo sem respeitar o direito de escolha dos usuários, quase sempre é sinal de declínio.
Same
E eu acrescento mais uma coisa que contribui:
Antes era Chrome, IE ou Firefox. Tinha o Safari e o Opera lááááá na esquina, mas os outros navegadores eram coisa de quem pesquisava muito (principalmente numa época que você tinha que fazer muita gambiarra para fazer com que os sites fosse renderizados da mesma forma em todos os navegadores).
Quando começou o HTML 5, o Opera se sobressaiu. Dava suporte a muita coisa que os outros levaram anos para suportar.
E outros browsers foram ganhando notoriedade.
A ampla adoção do HTML5 praticamente matou a necessidade de ter inúmeros browsers - e aí se sobressaiu melhor quem buscou o que os usuários queriam.
O que a Mozilla "dormiu no ponto" foi achar que ia concorrer sempre com os mesmos carinhas, com os mesmos defeitos. Mas a concorrência veio.
Hoje em dia, o único "diferencial" que o Firefox tem é que "não é Chromium". Todas as outras coisas tem um browser que faz ligeiramente melhor.
Não é um browser ruim, longe disso. Mas dependendo do que, exatamente, você procura... provavelmente tem outro browser voltado para isso.
Aqui utilizo o Firefox há muitos anos e estou bastante satisfeito. Na verdade, cada vez mais, com recursos como a captura de telas e os favoritos que podem ser portados entre diversos sistemas. Enfim, combater o google e apple é muito difícil pela força econômica dessas empresas, mas o Firefox é um excelente navegador.
O Only Office é uma excelente solução e gratuita, de fato. Utilizo Mac e migrei do Libre Office para o Only Office essa semana e a diferença é gritante!
Pra mim o principal fator do Chrome ter chegado onde está, é o próprio Google, que faz propaganda do navegador em todas as buscas do navegador, induzindo o usuário a instalar o Google Chrome.
Sempre usei o Firefox (desde a primeira versão), mas eu fui surpreendido com como as doações são usadas. Eu realmente não imaginava, achava que iria para o software.
Lavar dinheiro hehehe
Rapaz, como um usuário de Firefox há anos e ocasionalmente utilizando outros browsers, não sinto diferença alguma em performance. Continuo na Mozilla porque seu navegador é cru e leve, muito mais prático e simples pra quem só quer acessar sites.
Tem hora que eu sinto que o Firefox se autossabota. Por exemplo, na transição do Firefox Mobile Fennec para o Fenix deixaram o navegador por muito tempo com uma seleção de extensões muito pequena e só com as que eram aprovadas pela Mozilla. Além disso, desativaram o about:config na versão estável, o que impede funções que estã na versão desktop, como o DoH, de funcionar. Além disso, tem um histórico de mudanças que são criticadas mas são levadas pra frente e a opção pra voltar ao design anterior é excluída, como a Megabar e as abas flutuantes.
Firefox anunciou que iriam parar de aceitar doações em Bitcoin pra fazer lacração junto com Geeenpeace. Ali eu percebi que eles fazem questão de se autosabotar. Por mais que as doaçoes em Bitcoin não fossem relevantes naquele momento, eles escolheram um caminho e fecharam a porta pra liberdade e privacidade do usuário, preferem o dinheiro fácil do Google, mas uma hora essa fonte vai secar
Não está ficando ruim, está melhorando mais devagar.
Não posso contar a quantidade de vezes que o Firefox ficou bugado no meu computador, e não era tão problemático antes de algumas atualizações automáticas. Barra de pesquisa não respondendo, páginas travadas, páginas salvas sumindo etc
Quem se preocupa com segurança e quer fugir dos rastreadores continua utilizando o Firefox.
Ele é o único browser que possibilita hardening.
Quanto a maioria é apenas a maioria.
Curiosamente, mesmo o Firefox deixa a desejar com isso para quem leva a coisa super a sério, tanto que existem muitos browsers baseados nele com mais recursos de privacidade e hardening, muitas vezes por padrão, como o Librewolf, o Mullvad e até mesmo o Tor.
@@Diolinux Nada que um bom hardening não resolva. As opções apresentadas são sensacionais sem duvida, inclusive uso todas rsrs
Parei de usar o FF depois que tive um computador mais "OK" e parei de trabalhar com desenvolvimento de sites (cross-browser). Me quebrou muito o galho nos Xubuntos. Depois que começou a crashar com o uso de várias abas (o Chrome ficava lento, mas nunca chegou a travar/quebrar), fazendo eu perder tarefas em andamento várias das vezes, deixei de lado. Nos anos 2000 era disparado o melhor, até que os Chromium-based.
Me causa uma estranheza danada ler isso, em 16 anos usando esse browser foram poucas as vezes que passei esse tipo de coisa.
A versão 4 foi o responsável, pois era um navegador leve e promissor. A partir desta versão 4 começou a trazer problemas de usabilidade por exigir demais do processador e memória afastando o usuário comum que na maioria das vezes tinha um PC com configurações modestas. Somente nos últimos anos que ele voltou a ficar bom e leve, mas o estrago já foi feito.
n comento muito, mas acompanho o canal desde 2018 mais ou menos. Aprendi (de verdade) a usar linux com os videos do canal. Agora esse formato doc-investigativo é muito bom. 10/10
Apesar de usar o firefox como meu navegador principal no Android e no PC, devo reconhecer alguns problemas que me irritam.
O leitor de PDF para PC é horrível e não fornece algumas coisas que concorrentes como o Edge oferecem, como suporte a leitura de voz. Por outro lado, a versão mobile é muito boa justamente por ser um dos poucos browsers com suporte a leitura de PDF dentro do navegador, o que não força o usuário a baixar o arquivo e abrir outro app para leitura.
Outro ponto que acho bom, mas que poderia melhorar, é o modo leitura do navegador. Poucas opções de customização e a transcrição de texto em voz não é muito boa.
A parte das extensões pode ser um empecilho para quem quiser migrar de navegador também. As principais para uso (bloqueadores de anúncio, bloqueadores de rastreio, gerenciadores de senha eyc) funcionam relativamente bem, mas o acervo é bem menor que o de Chrome/Edge. E, mais uma vez, a versao mobile surpreende porque fornece a possibilidade de instalar as extensões na versão de Android.
A integração da versão de Android e PC funciona super bem, o que contribui para eu me manter no Firefox
Estaría necesitando en Firefo la posibilidad de convertir páginas a PDF como lo hace Opera, Picture in Picture ya lo implementó con controles de navegación.
Uso o Firefox há muitos anos e realmente amava de coração. Sou DEV e há muito tempo venho relatado aos DEVs da Mozilla os updates desastrosos que vem sendo lançados e a falta deles. Venho pensando a muito tempo abandonar de vez esse browser e seu vídeo abriu meus olhos para abandoná-lo de vez.
Muito obrigado!
Sou dev, mas meu browser favorito ainda é o Firefox
Obrigado por trazer esse video Dio, a Mozilla é uma empresa muito shady, e é triste que pessoas doem pra ela achando que ela precisa de dinheiro :(
Eu não largo Firefox por nada, é o Browser mais seguro, só saber configurar não passa nada, pena que não é uma configuração tão simples pra todo mundo.
E hoje em dia o que parece é que a maioria dos usuários nem mais baixa Browser, usam o padrão que já vem no aparelho.
Já foi muito seguro, agora nem tanto
@JVMauro Não é tão simples assim, não uso o Firefox de fabrica, na verdade vindo de fabrica nenhum navegador é realmente seguro, nem os que se dizem, eu particularmente faço desde as configurações mais simples do próprio navegador, quanto DNS seguro, extensões de segurança, bloqueio de popups, rastreadores, cookies e etc, até as mais avançadas de TLS, SNI, e pra finalizar uso o Duckduckgo.
Chrome é o novo Internet Explorer, as pessoas usam,,,, porque todo mundo usa. ELAS SEQUER SABEM O QUE É NAVEGADOR OU O QUE É WEB, para elas é tudo ""Google"".
Isso nao e de hoje era assim com IE e agora com chrome.
@@simoneazevedo8732 Tenho impressao galera ta ficando mais burra. Principalmente com faclidade celular e tudo extremamente automatizado.
A situação é muito triste, realmente. Nunca fui usuário do navegador, mas ele sempre teve minha simpatia e acho importante também ter um concorrente de verdade ao Chrome. Aqueles 30% de mercado estavam ótimos, até mesmo os 10% tava bom kkkkkk agora tá complicado.
Parabéns! Excelente vídeo. Honesto e claro.
Eu gosto muito do Firefox, fico triste em ver ele perdendo mercado
gosto do firefox e não sabia dessas tretas, como uso o básico nem senti, mas triste essa falta de foco acho importante lutar pelas coisas que acreditamos, mas isso devia vir em 2 em 1 fazer o aplicativo funcionar bem.
Uso o Firefox atualmente(Novamente) e não me arrependo. Foi meu primeiro navegador que usei por muito tempo como principal e gosto demais dele. Já testei e usei vários outros e passei até uma longa data longe dele, mas acabei voltando pra ele como navegador padrão tanto no Linux como no Windows e nem pretendo mudar de navegador, e nesses dois casos deixei o Edge como secundário. Pra mim ele cumpre o seu propósito e muito bem. e sim, o fator principal é que por trás de Chrome e Edge há bilionárias big techs por trás que meio que te empurram "goela abaixo" o uso de seus navegadores, esse é o principal fator.
Eu voltei a usar Firefox por causa do RUclips
Desisti do Firefox por conta de uns bugs q o encerrava inesperadamente durante a navegação, era muito chato. Então conheci o Vivaldi e não voltei mais. As vzs utilizo os Firefox só por conta de algumas extensões quando raramente preciso.
Seamonkey é muito bom,
Se chamar Vivaldi de estável, dou risada
@@Onedayinbrasil o pior q eu falaria isso, se ele agora não ficasse lento pra carai, isso aconteceu à 2 dias atras agr tou no brave q ate é mais rápido doq o vivaldi mas as extensões do vivaldi era bem boas eu utilizava de vez em quando
@@Onedayinbrasil ao menos na minha experiência de 3 anos, eu não tenho problema. Mas também pode estar ligado ao hardware que utilizo.
Que vídeo bacana.
Atualmente uso o Firefox, mas é interessante saber que nem tudo é as mil maravilhas pro navegador, além de não ser, ao contrário do que a maioria pensa, uma briga entre "bonzinhos" e "malzinhos".
Eu uso firefox desde 2009. Mas eu tive um entendimento agora do pq certas tecnologias em sites funcionam diferente nele. Uma das coisas que vi recentemente foi os shorts do youtube não possuirem linha do tempo no firefox e no Chrome ter e vc poder mexer. Tive que usar uma extensão para ter essa mesma funcionalidade.
Considerando que o FF não fica atrás em termos de compatibilidade com padrões web, a culpa não é do navegador e sim da Google que não dispõe o recurso para ele.
Gostei de saber mais do que rola nos bastidores da Mozilla. Uso o Firefox há muitos anos no Linux e me sint bastante satisfeito. Fiquei curioso em saber se as mesmas questões se aplicam ao Thunderbird que também uso para gerenciar emails (e confesso, até hoje não encontrei nada que me sirva melhor).
Realmente, Firefox dá até pra substituir, mas Thunderbird não!
eu até que gosto do firefox mas a situação da mozilla é triste
Eu uso vários VIVALDI, OPERA, YANDEX, BRAVE MS EDGE e confesso que nestes últimos tempos o meu FIREFOX esta meio abandonado, mas assim que refizer as configurações do meu PC e do meu notebook, vou atualizar o FIREFOX pois é um baita navegador, tenho muitas páginas webs salvas nele, pesquisas época de faculdade, curso técnico.
Enfim! Muitas memórias, muito material estocado, guardado nos favoritos.
Eu uso o Firefox pra me livrar dos anúncios do RUclips 😂, o maior responsável pelo declínio são os monopólios do Google que pré instala o Chrome no Android, a Microsoft que pré instala o Edge no Windows e a Apple que pré instala o Safari, MONOPÓLIO é a causa,
Como a maioria das pessoas tem preguiça de mudar de navegador elas tendem a ficar com o que já está instalado 😂
Eu estou com vc, sinceramente a maioria das pessoas nem ligam pra sujeiras da Mozila ao ponto de causar esse declínio e ele técnicamente não é tão ruim assim comparado aos concorrentes, o fato é que a ruindade do IE no passado fez com que o mozila tivesse muita força a competição era praticamente entre o firefox e o chorme com o tempo e o o monopolio que as empresas tem no caso da Android, Windwos e IOS e com a equiparação dos navegadores em qualidade técnica o firefox fico sendo segunda ou terceira opção pra maioria e acabou caindo no esquecimento.
"ser o navegador do sistema não justifica"
Netscape: Eu sou só uma piada pra você?
eu literalmente usando o firefox , assistindo o video . Como assim "declinio" , como assim "Mozilla arruinou o navegador" .
Basta ver os comentários por aí sobre o Firefox ser “woke” e as críticas à Mozilla por ser “politizada” pra entender o motivo de algumas pessoas insistirem tanto em falar sobre o “declínio” do Mozilla. Muita gente simplesmente não aceita que a empresa apoie movimentos contra discriminação e preconceito, e até hoje lamenta pelo executivo que foi demitido por ter se envolvido em causas bastante duvidosas. O navegador continua bom, mas a humanidade nem tanto.
Uso desde que surgiu e não vejo melhor que ele. Ultra fast. Uso quatro janelas abertas e cada uma com no mínimo 40 abas cada. Não trava, não incomoda.Não pode desaparecer.
Realmente gostaria que tivesse sido mais específico quanto a "partidos", "alinhamentos políticos" e "pessoas"
Só dar uma pesquisada complementar 👀
Se pausar os vídeo nos documentos, você pode ler, e todas as fontes estão na descrição. :)
Ficou bem jogado no ar. Levanta suspeita e sai correndo. Curto seu canal mas não achei uma postura legal.
Wokes.
Ao ir na parte do funding e collaboratives ficou parecendo é que vocês se acovardaram de revelar o próprio viés ideológico. Pode falar com todas as palavras que a mozila apoia financeiramente movimentos de justiça climática, regulação de Ai, movimento feminista que tá tudo bem. Ou é isso ou alguma coisa outra coisa que não deu pra pegar porque a mensagem realmente não ficou clara.
Comecei usar o navegador Mozilla no fim dos anos 90 início dos anos 2000. O navegador lá no começo chamava Mozilla e não Firefox, eles trocaram de nome no decorrer do tempo. A principal característica naqueles tempos era o lance das "abas", o que é comum nos dias de hoje (abas), naquela época não era! Para abrir várias páginas, cada página era uma janela do Internet Explorer 5, o que causava uma confusão enorme.
Não havia os smarthphones, Android nada! Então usava-se desktops Windows 95, 98 ou XP e usava o Internet Explorer 5 / 6 (que era uma bost*) ou o Mozilla.
"Ahhhh... mas o Mozilla/Firefox não soube se adaptar ao mercado?!". Conversa! O Firefox perdeu mercado a meu ver por um fator que vem dos smatphones. O consumidor tem apenas duas opções para celular hoje, ou compra um caro Iphone que vem com o Safari ou compra um Android (Google) que vem com o Chrome padrão. No Android, os usuários comuns usam o Chrome (padrão) e está tudo bem para eles, para que mudar se de maneira geral funciona? Aí compra um notebook com o Edge, o Edge é meio "estranho", e por já estar familiarizado com o Chrome no celular, instalam o Chrome e fim! O fator chave da queda do Firefox é o Android / Chrome / Google, nada mais. Acho que nem se a Mozilla divulgar massivamente o Firefox os consumidores irão mudar. A não ser que alguém lance smartphones Linux que sejam mais baratos e confiáveis que os Android e que tenham o Firefox como padrão é que essa realidade irá mudar, enquanto isso, somos "escravos velados" dos Android / Iphones. A única maneira da Mozilla ter se mantido no topo seria ter desenvolvido sistemas operacionais para smatphones e estarem batendo de frente com o Google / Android, mas acho que esse tempo já foi... eles atá lançaram um, mas não deu!
O Google também tem um viés político, assim como qualquer empresa e instituição, basta lembrar como o Google (e outras empresas) se posicionou ativamente contra a lei de regulação de BigTechs ano passado. A diferença que vejo é que a Mozilla é bem mais transparente com seus ideais. Isso é bom pra gente, mas péssimo para os negócios. Pessoalmente, não tenho do que reclamar do Firefox, não me deixa na mão, é confiável e gosto dos ideais da Instituição. Por outro lado, concordo que o Firefox já não é tão distinto e acho ilusão por parte da Mozilla acreditar que ideais são justificativas mais importantes para o usuário comum escolher o Firefox do que inovação técnica.
Incrível a qualidade da reportagem como sempre...!
O problema é, ou é o Firefox, ou é Chrome based.
Não tem opção, infelizmente.
Tem sim, Midori Browser!
O mais emgracado é proibir a MS de ter um browser padrao, mas permitir que google e apple o façam.
Excelente vídeo, muito completo e bem fundamentado. Só acho que haveria espaço para citar também os browsers baseados no Firefox, como o Waterfox, Librewolf, Floorp, Pale Moon, Mull, etc.
Sou usuário assíduo do firefox desde 2006 e não por fanatismo, por que sempre gostei mesmo. Principalmente do gerenciador de senhas, que há muito tempo possui a funcionalidade de "Senha mestre" (ou senha principal) que te dá acessos às senhas salvas. Sempre achei, e ainda acho, isso muito melhor do que o Chrome (e Edge, tanto o novo quanto o velho), onde, para ver as senhas salvas no navegador, bastava que a pessoa que estivesse usando o PC soubesse a senha do usuário logado na máquina/Windows. Visto que a troca de perfis no Chrome nunca foi muito intuitiva, e nem rotineira, achava a solução do Firefox perfeita, assim, poderia compartilhar o PC em casa sem me preocupar com a privacidade das senhas.
Pois bem, hoje em dia isto não é mais um diferencial visto que temos vários gerenciadores de senha acessíveis via plug-in, como o LastPass, e que faz exatamente isto - acesso via senha-mestra.
No dia a dia, ano após a ano, me deparo com sites que simplesmentes não rodam no firefox, não abrem, links que não funcionam, e sou obrigado a ir para o Chrome/Edge para utilizar.
No fim, é isso que você falou, o Firefox foi um diferencial, hoje, não há quase nenhuma feature que o faça ser atrativo e o apoie na captação de novos usuários.
A performance não me incomoda, gosto do gestor de downloads, estou acostumado com os atalhos, mas confesso que no celular, não o uso, fiquei no Chrome. Mas uso o Firefox Focus.
Adoro o Firefox, principalmente pela funcionalidade de containers dele. Se algum dia o Chromium (o o Chrome) tiver uma funcionalidade dessa tão boa quanto, talvez eu cogite mudar de navegador.
Modo anônimo te mandou abraço
Acho que é o melhor recurso do Firefox, por isso voltei e passo 90% do tempo nele...
Uso o Edge no dia a dia pra navegar e o Firefox para trabalho. Nunca deixei de usar ele.
A gestão da Mozilla precisa focar no desempenho do Firefox, benchmarks sao uma boa propaganda para o browser
Sim.. Precisam focar mais nisso !
em 2020 (tbm quando conheci o canal) passei a usar o firefox, duckduckgo e desinstalei o chrome. nunca voltei atrás. no entanto, na falta de um bom leitor de pdf no linux, utilizo o edge para esse fim.
em alguns momentos, pela simplicidade, apenas o edge fica aberto.
eu uso dois leitores de PDF, o Evince e o Zathura. abrem epub também e têm miniaturas
Este vídeo, infelizmente, não faz jus à qualidade do canal. Trata-se de um vídeo de opinião que não reflete adequadamente as capacidades do Firefox, diferentemente de outros conteúdos que destacam aspectos relevantes, como a análise crítica sobre o navegador Opera e suas supostas funcionalidades, incluindo uma VPN que não corresponde às expectativas.
Sou usuário do Firefox há mais de uma década e, sem dúvida, considero-o o melhor navegador, especialmente para desenvolvedores. Utilizo o Firefox em diversas versões, tanto em dispositivos móveis quanto em desktops, e, como desenvolvedor, não excluí nenhum navegador da minha rotina. Contudo, o Firefox se destaca por seu desempenho superior e maior comodidade, seja em sistemas Windows ou Linux.
O vídeo em se concentra excessivamente em aspectos financeiros e recorre a frases feitas típicas do discurso corporativo, ignorando as funcionalidades que realmente importam e que, ao longo dos anos, não só aprimoraram significativamente o Firefox, mas também foram inovadoras a ponto de serem adotadas por outros navegadores. Além disso, o Firefox é um dos únicos a não compartilhar o mesmo motor usado pela maioria dos navegadores.
É uma opinião é com base em MERCADO analfabeto!
O Firefox ainda é melhor que o Chrome e o Edge que só existem para direcionamento de publicidade do Google e Microsoft, na minha opinião o Firefox tem uma loja de extensões melhor que a do Chrome que é uma bagunça, sem falar que uBlock Origin funciona melhor no Firefox porque o Google capou os bloqueadores de anúncio
O Google vive de mostrar publicidade, sem isso, eles morrem de fome !!
Eu não sou do mundo de hardware, nem de tecnologia, tampouco, do Linux. Ainda assim, tenho a impressão de que o vídeo possui alguns pontos obscuros.
Em primeiro lugar: quanto deve receber um CEO de uma empresa com tantos produtos? O valor recebido é mesmo desproporcional? Ou é só a percepção do autor do artigo que trata do financiamento da Mozilla (e consequentemente do autor do vídeo)?
Em segundo lugar, no pouco que tenho acompanhado a respeito do mercado de tecnologia, percebi muito claro que as empresas da área raramente são transparentes com respeito à sua atuação. Para ser sincero, não sei se me recordo de alguma.
Outrora este canal não recomendava qualquer tipo de VPN. Havia até vídeo ensinando a fazer uma VPN própria. Recentemente, porém, acompanhei que o canal passou a recomendar um serviço de VPN. Não que isso seja necessariamente ruim. E ter monetização é importante para a manutenção do canal. É bom ter alguém que aposta seu trabalho. Traz uma sensação de que o esforço tem valido a pena. Assim, não me parece necessariamente um problema a Mozilla contratar um serviço de VPN para gerenciar o seu produto.
Em terceiro lugar, acho curiosa a crítica às posturas da Mozilla frente a questões como regulação da internet, luta contra as fake news etc. Isso me parece estar bem relacionado à área de atuação da Fundação Mozilla. Verifiquei também no artigo citado acerca das finanças da corporação que esse texto critica o apoio a um influencer que luta contra negacionistas da vacina. Essa função me parece até louvável. A pessoa que doa para a manutenção do trabalho da Mozilla pode até questionar alguns gastos, mas nesse caso em específico, embora não diretamente ligado à tecnologia, me parece uma causa bastante responsável. Assim, a crítica à política da empresa de uma forma que faz esta parecer uma organização criminosa me parece exagerada, quando não, equivocada.
Ano passado, vimos as big tecnhs torrarem dinheiro, pagando influencers, investindo em propaganda, disseminando notícias falsas contra o chamado PL das Fake news, invadindo até os serviços de quem paga assinatura para não ver propaganda, e ainda disseminar desinformação para os seus assinantes. Isso sim é uma prática desleal e pouco honrosa. E as big techs fazem na cara dura.
Então, este vídeo me parece ter cometido alguns equívocos grandes. Respeito o trabalho do canal, mas acho que forçou um pouco a barra.
Eu uso o firefox ainda por questões de trabalho, os sites e certificados digitais funcionam melhor nele, e ele tem uma configuração que gosto muito, que é a de forçar abrir popups em novas abas, coisa que o Chrome, por exemplo, não permite. Mas concordo que o Firefox não soube se adaptar às mudanças na internet e está ficando muito para trás dos outros navegadores. Uma coisa que tenho notado, inclusive, é que alguns sites já nem se preocupam mais em otimizar a sua interface para o Firefox, recentemente percebi isso no Globo Esporte (os simuladores não funcionam no Firefox) e no 365 Scores, que tem as tabelas bugadas no Firefox.
Sou fã do Firefox, mas também sou um dos que abandonaram (uso Edge hoje). Fiz iso há uns 2 anos e não me arrependo, cansei dos crashes que aconteciam sem avisos no Firefox, mas ainda mora no meu coração, usava desde que era Phoenix.
porra! tbm sou desta época! abandonei o FF há alguns anos! sinceramente, não sabia que estava só com 3% do mercado! fiquei triste! mas é impossível, hoje, voltar!
Eu digo o seguinte: pra usuário padrão, tanto faz o navegador, use a porcaria que quiser que não vai fazer diferença nenhuma na sua vida. Mas pra eu q sou usuário mais avançado, uso mais de um navegador, mas o meu navegador principal sempre foi e continua sendo o Firefox, que mesmo vacilando continua sendo a melhor opção para mim.
Usei o Firefox por uns bons anos até reparar que estava engasgando para reproduzir vídeos no RUclips em uma máquina razoável no geral, para esse uso boa até demais (Core i5 8a gen., 8GB DDR4), enquanto o Core 2 Duo c/ 4GB DDR2 que tenho guardado reproduzia bem com os baseados em Chromium.
Estou tendo esse exato problema com o RUclips por aqui, todos os vídeos travam, e não é falta de recursos pra processamento, já comecei a testar o Edge, que não está me dando problemas.
@@henriquermendes Usando Arch Linux reparei que a versão do repositório do Arch é que fazia os videos demorarem a carregar. Instalei direto do site do Firefox, seguindo os passos pra instalação manual, e resolveu o problema.
O problema ai é o youtube e não o browser, não é bug, o google fez essa implementação pra derrubar os adblocks, pode procurar, se não me engano foi solucionado.
Comecei a usar o firefox quando o chrome resolveu decidir quais extensões eu poderia usar. De 2020 para cá têm apresentado uns bugs chatos, mas não vejo muita opção, tentei o Opera, mas não gostei, parece vírus cheio de propaganda.
Os navegadores estão bugados em praticamente todas as distros baseadas em Ubuntu/Debian, no Firefox mais especificamente. E isso também rolou no Brave. Eu até pensei que fosse um bug dos Snaps, mas não, o RUclips é que estava de palhaçada.
exato, desde a mudança quanto aos adblocks o YT 'tá derrubando navegadores. eu 'tô sentindo isso principalmente no firefox.
Uso o Firefox desde 2008, quando por algum motivo, o Explorer parou de funcionar mesmo tendo internet (discada). O Firefoz foi o único navegador que funcionou e por isso, nunca vou deixar de usá-lo. Nunca me deixou na mão. Melhor navegador.
Eu dropei o Firefox pela segunda vez quando a CEO lá tava basicamente defendendo censura na internet, hoje uso o Brave.
Passei a usar Brave também, mas tô pra trocar porque tem sites que ele não abre (diferente de outros navegadores) e nem é tão privado assim
@@fellype6316 É poisé. A não ser que use navegadores extremamente nichos, praticamente nao tem browser privado.
Vou confessar que a coisa que me atriu primeiro pra o Firefox foi a integração visual com o Gnome. Quando eu tiver que trocar de navegador, essa vai ser uma das coisas que eu mais vou sentir falta. Agora mesmo fui acessar um canal lá na roxinha e o vídeo não rodava nele.
desistalei o chrome do meu android e hoje uso:
firefox no windows 7, 10, linux e android.
e "uc browser" no android.
O UC Browser ainda funciona? Em 2020 vi que ele foi vendido pra uma empresa indiana e descontinuaram o projeto, tanto que o gestor de carteira de cryptos foi abandonado e geral ficou puto kkkkkk
Era um ótimo navegador, mas não tenho notícias dele
Eu uso o Fire Fox desde a versão 1.0, quando ainda era conhecido mais somente como Mozilla Browser. Mas como navegador padrão do sistema o Fire Fox só passou a assumir quando o Netscape Navigator 9 deixou de funcionar plenamente.Antes meu navegador padrão era o pai dele, o Netscape, que eu comecei a usar desde a versão 4.0. Tive também o Google Chrome por um tempo, mas confesso que nunca gostei dele. Não sei porque, mas o navegador Google Chrome nunca me "encantou" de fato. Tanto que nem o tenho mais instalado, aqui desde que saí do Windows 8x e passei a usar o Windows 10, ainda na sua fase de testes públicos. Nessa época era o Fire Fox como navegador padrão, Opera como 2ª opção e Internet Explorer que já vinha com o Windows. O Edge eu muito pouco usei. Mesmo o Edge Chromium, uso menos que os outros. Mas o Fire Fox sempre esteve aqui em pleno uso. Outro navegador que tenho até hoje desde a versão 6.5 é o Opera. Bom como o Opera e o Edge são, atualmente, baseados em Chromium não vejo necessidade alguma de ter o navegador do Google aqui instalado. Já no meu celular, um Samsung, acabo por usar o Samsung Browser que vem como padrão do sistema. Eu ainda gosto muito do Fire Fox, mas acho que ele perdeu muito da sua graça e carisma com o passar do tempo. Por exemplo, a versão atual não tem um visual muito atrativo e, no caso do Windows 11 por exemplo, poderia ter vindo com visual mais moderno. Mas não vem. E no Linux ele aparenta ter dificuldades em se adequar ao visual que configuramos na interface gráfica. Estou usando linux no meu notebook, com KDE e um tema "Acrilic. Ele não se adapta tão bem assim. Já o Edge que veio com a distribuição que estou usando, o Wubuntu, casa melhor com o visual do sistema. O Opera pro Linux também. As vezes a sensação que se tem é de que a Mozilla Foundation vem empurrando com a barriga o seu principal produto.
Engraçado que ativista ou "ativista demais" são sempre os outros. É ótimo saber que a Mozilla engaja em causas políticas, o estranho seria se não o fizesse. Essas atividades estão de total acordo com o manifesto da organização.
Lutar para uma internet mais livre e saudável é lutar contra grandes corporações, contra todo um sistema. Essas "doações esquisitas" soará esquisita mesmo para alguém que usa o termo "ativista demais" no mesmo frame com um protesto do BLM sobre a morte da Breonna Taylor.
Para lutar contra todo um sistema, estando inserido dentro dessa lógia, há e havera possíveis ações que soará como hipocrisia, mas é ótimo que existe uma instituição como a Mozilla com um manifesto de fundação para que possamos apontar e criticar esses possíveis erros. Mas sem aquele velho discursinho de "comunista de iphone".
O fato é, se você quer privacidade na internet ou chegar perto disso o Firefox é que vai permitir. Se quer tentar não ser rastreado, usar adblock, usar o tor etc. é o Firefox que vai te permitir.
Dio, foi você e seu canal que me apresentaram esse mundo maravilhoso do open source e linux. Continuo seguindo e confiando no canal para temas relacionados à tecnologia e linux, mas tive que fazer um crítica ao vídeo porque eu o considero político com um verniz tentando disfarçar que não. A visão é diferente da minha e isso não tem problema nenhum, mas o debate está aberto para outros pontos de vista.
obrigado e um abraço.
A doce MENTIRA da escolha. Pessoas falam em Opera, Brave, Chromium, Edge... mas é tudo basicamente A MESMA COISA.
A questão nem é a Mozilla ou o Firefox, simplesmente a Google dominou o mercado com o Chrome. Hoje em dia quem não usa o Chrome, usa um navegador "chromium based", como o brave, opera, edge, vivaldi, etc... Fora isso, algumas pessoas têm produtos apple, e usam Safari.
É mais mérito da Google mesmo, infelizmente...
Exato, a Mozilla é digna de algumas críticas, mas o pessoal fica apontando o ativismo da web que a Mozilla faz como se fosse a razão do declínio do navegador.
O navegador só tem melhorado, só que tem simplesmente uma das maiores empresas do mundo com condições de injetar "dinheiro infinito" no Chromium que simplesmente não dá pra competir.
Quem vença o melhor é a lei do Capitalismo. O Google Chrome é um baita navegador, ele tem sim o seus problemas, mas não tem como negar que ele evoluiu os navegadores.
@Joao_M Não foi o que quis dizer, meu comentário é referente sobre a ideia de "declínio" do Firefox; Declínio declínio mesmo nunca senti (uso o navegador desde 2013), o problema é que não conseguiu acompanhar e evolução dos concorrentes.
Bom vídeo. Tem como falar sobre o AntixLinux ?