já fiz isso 3 vezes, aos 23 larguei a carreira de programador para ir morar nos EUA, aos 40 larguei uma loja de informática que vendia muito para morar na Europa e 12 anos depois retornei ao Brasil para morar em um veleiro, ainda não consegui mas já montamos um motorhome e viajamos bastante enquanto não compramos o veleiro. Falta pouco agora, talvez uns 5 anos. Vou velejando por aqui. Abraço. E faria tudo novamente e mais ainda.
Quantas verdades compartilhadas aqui. Trabalho a 33 anos em uma multinacional americana e meu filho me perguntou " Pai, porque tu não conseguiu ser gerente" .... estes jovens acham que o valor está no título que o cargo pode propiciar... tolos aqueles que acham que somente o CEO é o cara. Todos temos valor nesta engrenagem da vida, seja o técnico, O engenheiro, a tia da limpeza... vídeo 10. Parabéns aos dois que propiciaram prazer nestes 30 minutos d e bate papo.
Sou mecânico apaixonado por motores, não me vejo fazendo outra coisa da minha vida. Dinheiro é só um mero detalhe, o importante é o tempo e fazer o que gosta.
Eu já pensei muito sobre esse assunto, e para mim a raiz dessa questão é que as pessoas tem dificuldade de enxergar além da superfície. Não conseguem ver que para ser CEO existe um preço alto, de privação de vida. Só vêem o título, a adimiração que vão sentir deles. Só que por outro lado a vida simples te priva de vários confortos e luxos, mas que nem são assim tão essenciais, como disse no vídeo. A questão é que devemos prever com mais detalhes a vida que desejamos, para não perdermos tempo correndo na direção errada. Tentar sempre ver a essência das coisas é essencial para sermos felizes.
Guilherme, eu Lucia e meu marido Tales fomos donos e quem reformou este Veleiro, sempre com a preocupação de segurança e originalidade. Muito feliz desde nosso amado estar na mão de uma pessoa tão linda
Larguei tudo pra viver na estrada. vendi a empresa, apartamento, carro e tudo mais que me fazia trabalhar mais e mais pra manter. Esse ano montaremos nosso motorhome e vamos viajar e viver o que a vida tem pra nos oferecer. Aos 37 anos descobri que eu não estava vivendo, eu estava apenas sobrevivendo e trabalhando feito louca. Veio o Burnout e ainda assim levei 2 anos pra reconhecer que eu estava frágil. Quando peguei covid, ano passado, eu pensei; e se eu morrer agora, to feliz? E a resposta ecoou profundamente como um não cheio de ecos. Largar ou vender tudo me deu a melhor sensação da minha vida . Agora eu tenho LIBERDADE em todos os aspectos . 🙏 Obrigada por partilhar seus vídeos. São maravilhosos 😍
Guilherme foi meu Examinador no meu exame pratico. Desde então, ele se tornou minha referência profissional. Tenho uma Escola de Vela em Munique e sempre estou indicando o Guilherme para todos os proprietários de barcos que conheço. Alem do amplo conhecimento, ele é muito profissional e extremamente educado. Como citei, quando penso em um Profissional da Vela, penso no Guilherme.
Sou Cirurgião-Dentista, de Curitiba. Em setembro de 92, servindo a Marinha no Comando do 5° Distrito Naval do Rio Grande, como primeiro-tenente, fui visitar a Corveta Bahiana, ancorada no porto. Incrivelmente, surgiu do nada uma regata, um baita e maravilhoso desfile de veleiros que passaram sob um sol escaldante desfilando ao lado da corveta, como se fossem todos cisnes brancos: FOTOGRAFEI TUDO! Mas, na revelação, o filme queimou. Isso me entristece até hoje...
Chegando hoje depois de muiiita chuva ,essas histórias são uma tentação ! meu primeiro barquinho de 2,5 m era a remo ,compensado naval e prego de cobre 1964( eu tinha 10 anos) lá em SEPETIBA e tínhamos uma baleeira de cedro de cerca de 3,5 m pesada pra K7 calafetado com juta com ZARCÃO e parte alcatrão ou piche ,não podia ficar exposto muito tempo no sol,rsrs,a eletrônica de fato facilitou muito mas se der TILT...muita gente não sabe tabuada ,nem posicionar uma bússola ou onde o sol nasce !
Adriano, este video me fez pensar. Primeiro com relação à cultura náutica. Meus barcos estão num clube antigo mas não sinto uma cultura criada. É um depósito de lanchas com vários veleiros nas poitas. Quando o clube oferece a cultura, você pode sair dele mas ele não sai mais de você. Segundo, com relação ao que eu quero. Tenho e velejo num Cruiser 23 e, há dois anos, comprei um Brasília 27. Comprei barato, prá fazer dinheiro. Mas a vida tomou um rumo diferente, me obrigaram a voltar para o escritório, em Macaé, eu moro no Rio e trabalhava embarcado. Preferi me aposentar mas isso me trouxe uma depressão grande, contra a qual eu ainda luto. Aqui nesta entrevista eu pude ver o barco que tenho em mãos e que está virando uma fazenda de cracas (Cracalândia?). Vou levantar o mastro dele, colocar o motor funcionando (não que eu precise mas, vai que...) e viver com ele. Isso se chama evolução. Por algum tempo fiquei muito focado no meu projeto de catamarã, vou desacelerar esse processo e aproveitar o tempo para viver mais afastado dos desenhos e da tela do notebook. Pretendo um dia construí-lo e morar nele. Mas não quero deixar que o futuro roube o meu presente.
Eduardo, não adie seus planos e não permita que a sombra da depressão tire suas energias ...viva o hoje !!Afinal, só temos o agora, nada mais! Tens seu veleirinho e isso já é um passo para a liberdade! Bons ventos ⛵
Olá ...meu nome é Jose, sou de minas gerais ...aqui não tem mar! Mais vendo seu canal eu me apaixonei por veleiros. Essa vida nómade...conectado com a natureza e simples ...
Que entrevista top.......👏👏👏👏👏 Tenho varios clientes que tem barco, todo fim de semana estão em Ilha Bela , Paraty e Angra por conta da pandemia e não poderem estar indo para fora. Fort Lauderdale é a Veneza Americana , reza a lenda que há mais barco na Florida que em todo Brasil e Fort Lauderdale é o paraíso.
O que dizer do Guilherme..Rio Grandindo que sou o conheci glamuroso, e hoje feliz que fico de ver, o mesmo Guilherme, muito melhor e mais feliz e com o mesmo Glamur. Parabéns Guilherme!!! E do #sal, um gestor que tem um Don, um sábio, um líder, um exemplo de simplicidade esabedoria e carisma..... Eu abusaria em chamar de servo a serviço do Sr. Plantando a sementinha da verdadeira felicidade. Abraço a todos vcs.
- Muito legal. Em relação à essas reflexões filosóficas, eu vejo que o mais gritante é como as pessoas perderam a capacidade de calcular o custo/benefício de cada conforto extra que acrescenta em sua vida. Os confortos nos pertencem tanto quanto pertencemos à eles, mas ninguém quer admitir. O minimalismo e a permacultura são o aprofundamento da consciência em relação à isso. - Eu diria que certos perrengues são uma benção para nos despertar de nossas zonas de conforto. A vida consciênte está sempre um passo além de nossa zona de conforto.
Ainda não tive oportunidade de conhecer o Guilherme pessoalmente e ainda sim já nos ajudou muito por telefone na aquisição do nosso barco. Ah...esse modelo de barco é meu preferido atualmente, RS!!!!
Que entrevista fantástica! Ser estóico e cínico (no sentido original da palavra) é um caminho que certamente não parece ser pra todos mas para aqueles que o seguem... Nada melhor!
Boa noite, de fato tudo mudou na vela e é muito bom ouvir sobre os veleiros de madeira, era uma aventura restaurar e velejar. Bela entrevista. Parabéns! Aos dois!
Moro muito longe do mar, quase não vou a praia e muito menos conheço sobre navegação...mas adoro o cheiro do mar e sonho viver mais perto da água salgada, esse é um dos canais mais legais que descobri por esses tempos!
Comecei a pouco tempo apreciar seu canal, que bela história onde encontrei um grande aprendizado, não tenho barco e não sou velejador ,mas tenho grande admiração por vocês!!!! Meu parabéns
Bom dia Adriano. Você já pensou em abrir um monastério, ser um tipo de monge moderno? Cara, os teus vídeos, de alguma forma, passam uma paz e mostram a transformação da vida de pessoas que, no passado, disputavam por posição mais elevada dentro da empresa, mas que depois de viverem um estresse ocupando esses cargos, descobriram que acumular bens e riquezas já não é o que importa, e sim ter uma vida saudável e minimista. Adriano, continue nos alimentando de esperança e mesmo que muitos de nós não consiga alcançar este tipo de modo de vida, já vai ter valido a pena saber que sempre é possível, porque alguns alcançaram e muitos ainda alcançarão. Parabéns pelo seus vídeos, pela edição e pela qualidade com que são elaborados. Abraço.
Cada dia me surpreende mais as pessoas incríveis que conheço por meio do Canal #Sal. Isso nao tem preço! Adriano e Aline, sou muito grata por esse canal. Abraços aquático e bons ventos com a proteção de Deus. Quero ler esse livro dele 🥰
Sensacional!!! Conheci o canal em dezembro passado, me apaixonei pela vela. Sempre tive em mente a ideia de uma vida simples, não sabia muito bem onde buscar. O #sal me apresentou possibilidades fantásticas e viáveis. Parabéns Adriano e Aline! Grande abraço
Cara, não sou navegador, alias, nem nadar bem sei...mas gosto muito da maneira que você entrevista, gosta do estilo de vida, muito mais focado na qualidade de vida....Este episódio foi uma lição de simplicidade, com muita inteligência....o momento que vocês falaram que nem todos vão chegar a ser CEO, Diretor, etc.....Me tocou muito, nesse momento me perguntei o que realmente eu busco....O que realmente importa, me faz feliz.....Ainda não encontrei a resposta, mas este questionamento certamente vai me levar a ver as coisas, a vida por outro ângulo...Grande abraço e até o 146
Oi Adriano. Parabéns por mais uma bela entrevista!!. O Guilherme é uma pessoa interessante, ele não deixou de ser um executivo para se tornar um capitão e sim ele voltou a ser o capitão, pois, desde sua infância sempre vivenciou a vida no mar e na vela. Grd abraço.
Muito legal as soluções do barco dele. Além disso, muito boa a entrevista. Essa paz de espírito que as pessoas passam, é o que me faz querer viver a bordo.
Muito legal esse CAP. "GUILHERME"! Identifiquei-me demais com a história dele, de vida e de desejos. A diferença é que meu sonho de morar a bordo começou em 1978, com 16 anos de idade e permanece até hoje com 58, e vou conseguir tenho certeza! já moro no mar desde sempre, dentro de mim eu sou mar e barco, fascinado com meu eterno sonho. Gostei muito do Guilherme, temos histórias afins. Parabéns por mais esta entrevista supimpa Adriano. Um fraterno abraço pra você e bons ventos.
Mais uma excelente entrevista, Guilherme passa uma calma e empatia que nos motiva a "ir pro mar"....Adriano nem preciso falar, suas " filosofadas" durante e ao final de cada episódio são mais que uma motivação para isso, são um convite praticamente irrecusável. Vou procurar saber mais do livro do Guilherme, uma pessoa da qual imediatamente queremos ser amigos...esse mundo da vela é mesmo fascinante...um dia eu chego lá...Parabéns aos 2 e tbm à comunidade da vela...Bons ventos e bom Domingo..
Fico aqui pensando, será que existe alguém que não gostaria de trocar de vida assim é ser feliz de uma forma diferente? Daí me pergunto, será que essa mudança pra esse estilo de vida mudaria alguma coisa meu futuro?? Creio que muitas vezes o sonho alimentado por uma mudança como essa não mudaria em nada a vida de quem é insatisfeito com a vida. Creio que a mudança não é pra um barco ou um motorhome ou uma ilha deserta. A mudança é interna, individual. Só estando bem resolvido e feliz consigo mesmo é possível viver um sonho. Se vc tem problema e corre dele, com certeza vai achar outro lá na frente. Agora se vc vive bem, feliz com quem é e com o que tem, sem dúvida viver um sonho deve ser muito bom!!!!
Guilherme é meu conterrâneo, sempre curti o yach club de Rio Grande, mas mesmo em tempos antigos era elitizado, fui conseguir entrar, dando aula de marinharia e vela para os escoteiros do mar, graças ao Fernando Brancão chefe do grupo escoteiro, Rio grande era para ser a capital da vela no sul, mas infelizmente não é, uma cidade que não explora seu potencial , hoje afastado do mar moro em Brasília, e tenho um sonho de viver no mar, um dia realizo é só correr atrás!!!! Bons ventos !!!
Bom dia! Aposentado, sentado aqui numa espreguiçadeira olhando o tempo passar numa cidade que não é a minha! Assisti diversos vídeos teus e estou me estimulando. Ah, digo eu com meus botões , é isso! Eureca! Vou aprender a velejar, voltar pra Fortaleza e começar a descobrir o lindo litoral que temos sempre sob o olhar benevolente do sol! Farei desse veleiro minha nova casa e como um caracol a levarei pra onde a proa dos meus desejos apontarem! Me aguardem!
Olá Adriano. Largar o mundo corporativo e viver do sonho, deve ser fantástico, imaginável. Prestar atenção no vídeo, " pegar" umas dicas e viver do sonho um dia... Grande abraço!⛵⚓🎸
muito boa essa matéria. lembrou quando comecei a velejar, tínhamos um Brasil 40 pés nacional com vela de algodão e cabo de sisal. depois passei para um swan 37 pés, passei 3 anos direto nele, corríamos todas as regatas em todos os fins de semana. isso em 1970. Exatamente do que vocês falaram. muitas saudades dos 14 aos 17 anos, não parei de velejar.
Mais um ótimo vídeo. As vezes ficar estagnado na zona de conforto é muito mais perigoso do que arriscar novos caminhos. Parabéns. Aprendi sempre!!! O especial da vida está nas coisas mais simples. Abraços.
Que delícia de episódio. ADORO Rio Grande e o pequeno e pitoresco iate clube de lá. Como inglês e sócio a 40 anos do SPYC (outro clube inglês na Guarapiranga) adorava ir ao Rio Grande. Sinto por não ter conhecido o Guilherme Pessoalmente. Parabéns por mais um episódio ESPECIAL em nossos Domingos.
Que DEMAIS! nem assisti ainda e já curti! Guilherme é nosso vizinho e muito gente boa!!!!! Foi um prazer ter voces por aqui no nosso cantinho Adrianoooo! Leo do veleiro VIDAAA
Fantástico! Adriano e Aline, sempre nos inspirando pra refletir sobre a forma como "escoamos" pelo mundo. Grande e fraterno abraço desde o Sul do Rio Grande, e mais uma vez muito obrigado!!!
Sou Marinheiro da Marinha Mercante. Estava aí em ilha Bela Fundeado quando foi feito o Vídeo. Estava no José do Patrocínio "Petroleiro" Tô querendo comprar um veleiro e viajar o mundo, eu sendo o Capitão e minha esposa a Imediata
Parabéns pela matéria e mais uma vez olhamos e vimos escultamos Relatos de mais um homem que ama os barcos e o mar e mostrando uma vivência e experiência ao longo da vida .
Adoro assistir os vídeos e relaxar com as imagens lindas do mar. Gosto muito de suas reflexões, Adriano. Um livro com uma coletânea delas até que não iria mal, hein? Parabéns!
Caí de paraquedas, hoje a tarde, aqui no canal e esta já é a quinta entrevista que assisto. Cara que demais, sensacional, tudo fantástico, que história lindo e inspiradora essa do Sr Guilherme, demais. Parabéns demais ao Adriano e sua esposa por sempre compartilhar esse material de valor imensurável. Show!!!
Mais um vídeo top! Trouxe boas recordações. Concordo plenamente com o que ele falou sobre o excesso de tecnologia dos barcos atuais antes se navegava mais mesmo sem essas coisas todas. Parabéns pelo barco, desenhado por alguém que navegou pensando em cruzeiro. Um grande abraço a vc Adriano e outro ao amigo Guilherme.
Mais uma bela entrevista! Parabéns Guilherme pela história e por compartilhar conosco suas experiências. Ao Adriano, meu muito obrigado, mais uma vez. Orgulho de apoiar esse canal que tanto contribui e difunde conhecimento.
muito bão...microondas é outro negócio que não faz falta nenhuma....é isso, logo logo eu e minha patroa estaremos morando a bordo e realizando esse nosso grande sonho!! Ela aposentada e eu fechando muitos seguros náuticos ;-)
Chegando agora de uma velejadinha matinal rsrsrs e, ouvindo essa história de vida só alimenta meu sonho de morar a bordo, vou por meu pequeno de 13 pés a venda e alcançar novos horizontes...
Como pude abandonar a vela ? Escoteiro do mar desde tão pequeno , velejando em optmist, pinguim, escaler e tantos outros , como amei , tantos finais de semana completos na vela ( COMO FOI dito no video) . A vida passa tão rápido.....
já fiz isso 3 vezes, aos 23 larguei a carreira de programador para ir morar nos EUA, aos 40 larguei uma loja de informática que vendia muito para morar na Europa e 12 anos depois retornei ao Brasil para morar em um veleiro, ainda não consegui mas já montamos um motorhome e viajamos bastante enquanto não compramos o veleiro. Falta pouco agora, talvez uns 5 anos. Vou velejando por aqui. Abraço. E faria tudo novamente e mais ainda.
Irado!
Parabéns!
Bravbssimo
Esta trabalhando? Conta mais! Bioa sorte!
Quantas verdades compartilhadas aqui. Trabalho a 33 anos em uma multinacional americana e meu filho me perguntou " Pai, porque tu não conseguiu ser gerente" .... estes jovens acham que o valor está no título que o cargo pode propiciar... tolos aqueles que acham que somente o CEO é o cara. Todos temos valor nesta engrenagem da vida, seja o técnico, O engenheiro, a tia da limpeza... vídeo 10. Parabéns aos dois que propiciaram prazer nestes 30 minutos d e bate papo.
Excelente ensinamento. Parabéns
Isso se chama Humildade e humanidade
Sou mecânico apaixonado por motores, não me vejo fazendo outra coisa da minha vida.
Dinheiro é só um mero detalhe, o importante é o tempo e fazer o que gosta.
Eu já pensei muito sobre esse assunto, e para mim a raiz dessa questão é que as pessoas tem dificuldade de enxergar além da superfície. Não conseguem ver que para ser CEO existe um preço alto, de privação de vida. Só vêem o título, a adimiração que vão sentir deles. Só que por outro lado a vida simples te priva de vários confortos e luxos, mas que nem são assim tão essenciais, como disse no vídeo. A questão é que devemos prever com mais detalhes a vida que desejamos, para não perdermos tempo correndo na direção errada. Tentar sempre ver a essência das coisas é essencial para sermos felizes.
Vdd
1 mês vivendo a bordo ! Amando cada segundo ! Culpa do #sal
Top
Guilherme, eu Lucia e meu marido Tales fomos donos e quem reformou este Veleiro, sempre com a preocupação de segurança e originalidade. Muito feliz desde nosso amado estar na mão de uma pessoa tão linda
Larguei tudo pra viver na estrada. vendi a empresa, apartamento, carro e tudo mais que me fazia trabalhar mais e mais pra manter. Esse ano montaremos nosso motorhome e vamos viajar e viver o que a vida tem pra nos oferecer. Aos 37 anos descobri que eu não estava vivendo, eu estava apenas sobrevivendo e trabalhando feito louca. Veio o Burnout e ainda assim levei 2 anos pra reconhecer que eu estava frágil. Quando peguei covid, ano passado, eu pensei; e se eu morrer agora, to feliz? E a resposta ecoou profundamente como um não cheio de ecos. Largar ou vender tudo me deu a melhor sensação da minha vida . Agora eu tenho LIBERDADE em todos os aspectos . 🙏 Obrigada por partilhar seus vídeos. São maravilhosos 😍
Guilherme foi meu Examinador no meu exame pratico. Desde então, ele se tornou minha referência profissional. Tenho uma Escola de Vela em Munique e sempre estou indicando o Guilherme para todos os proprietários de barcos que conheço. Alem do amplo conhecimento, ele é muito profissional e extremamente educado. Como citei, quando penso em um Profissional da Vela, penso no Guilherme.
Sou Cirurgião-Dentista, de Curitiba. Em setembro de 92, servindo a Marinha no Comando do 5° Distrito Naval do Rio Grande, como primeiro-tenente, fui visitar a Corveta Bahiana, ancorada no porto. Incrivelmente, surgiu do nada uma regata, um baita e maravilhoso desfile de veleiros que passaram sob um sol escaldante desfilando ao lado da corveta, como se fossem todos cisnes brancos: FOTOGRAFEI TUDO! Mas, na revelação, o filme queimou. Isso me entristece até hoje...
Chegando hoje depois de muiiita chuva ,essas histórias são uma tentação ! meu primeiro barquinho de 2,5 m era a remo ,compensado naval e prego de cobre 1964( eu tinha 10 anos) lá em SEPETIBA e tínhamos uma baleeira de cedro de cerca de 3,5 m pesada pra K7 calafetado com juta com ZARCÃO e parte alcatrão ou piche ,não podia ficar exposto muito tempo no sol,rsrs,a eletrônica de fato facilitou muito mas se der TILT...muita gente não sabe tabuada ,nem posicionar uma bússola ou onde o sol nasce !
Cara, esse canal é SEN SA CIO NAL!! A gente literalmente viaja na vida, no tempo, no pensamento a cada episódio. Parabéns é pouco para vocês.
Mais uma excelente entrevista, moral da história "Menos é mais!".... Bons ventos, excelente domingo a todos!
Adriano, este video me fez pensar. Primeiro com relação à cultura náutica. Meus barcos estão num clube antigo mas não sinto uma cultura criada. É um depósito de lanchas com vários veleiros nas poitas. Quando o clube oferece a cultura, você pode sair dele mas ele não sai mais de você.
Segundo, com relação ao que eu quero. Tenho e velejo num Cruiser 23 e, há dois anos, comprei um Brasília 27. Comprei barato, prá fazer dinheiro. Mas a vida tomou um rumo diferente, me obrigaram a voltar para o escritório, em Macaé, eu moro no Rio e trabalhava embarcado. Preferi me aposentar mas isso me trouxe uma depressão grande, contra a qual eu ainda luto. Aqui nesta entrevista eu pude ver o barco que tenho em mãos e que está virando uma fazenda de cracas (Cracalândia?). Vou levantar o mastro dele, colocar o motor funcionando (não que eu precise mas, vai que...) e viver com ele. Isso se chama evolução. Por algum tempo fiquei muito focado no meu projeto de catamarã, vou desacelerar esse processo e aproveitar o tempo para viver mais afastado dos desenhos e da tela do notebook. Pretendo um dia construí-lo e morar nele. Mas não quero deixar que o futuro roube o meu presente.
Eduardo, não adie seus planos e não permita que a sombra da depressão tire suas energias ...viva o hoje !!Afinal, só temos o agora, nada mais!
Tens seu veleirinho e isso já é um passo para a liberdade! Bons ventos ⛵
Olá ...meu nome é Jose, sou de minas gerais ...aqui não tem mar! Mais vendo seu canal eu me apaixonei por veleiros. Essa vida nómade...conectado com a natureza e simples ...
O mar é que não tem Minas Gerais
Que entrevista top.......👏👏👏👏👏
Tenho varios clientes que tem barco, todo fim de semana estão em Ilha Bela , Paraty e Angra por conta da pandemia e não poderem estar indo para fora.
Fort Lauderdale é a Veneza Americana , reza a lenda que há mais barco na Florida que em todo Brasil e Fort Lauderdale é o paraíso.
Qualquer Ser será, Fenótipo=Genótipo+ambiente
O ambiente molda a vida!
Parabéns Adriano.
Show de Papo!
O que dizer do Guilherme..Rio Grandindo que sou o conheci glamuroso, e hoje feliz que fico de ver, o mesmo Guilherme, muito melhor e mais feliz e com o mesmo Glamur. Parabéns Guilherme!!! E do #sal, um gestor que tem um Don, um sábio, um líder, um exemplo de simplicidade esabedoria e carisma..... Eu abusaria em chamar de servo a serviço do Sr. Plantando a sementinha da verdadeira felicidade. Abraço a todos vcs.
Obrigado Rafael, glamuroso !!! Rsrsrsrs bons ventos amigo
- Muito legal. Em relação à essas reflexões filosóficas, eu vejo que o mais gritante é como as pessoas perderam a capacidade de calcular o custo/benefício de cada conforto extra que acrescenta em sua vida. Os confortos nos pertencem tanto quanto pertencemos à eles, mas ninguém quer admitir. O minimalismo e a permacultura são o aprofundamento da consciência em relação à isso.
- Eu diria que certos perrengues são uma benção para nos despertar de nossas zonas de conforto. A vida consciênte está sempre um passo além de nossa zona de conforto.
Parabéns Adriano e Guilherme!! excelente vídeo. Valeu!
Não sou da vela, mas amei a entrevista, muito conhecimento agregado, 👏👏
Boas lições foram aprendidas neste Video.. #SAL excelente conteúdo.
Passando para aplaudir👏👏👏👏 e novamente agradecer pelo canal #Ensinando a Viver😉🙏
Ainda não tive oportunidade de conhecer o Guilherme pessoalmente e ainda sim já nos ajudou muito por telefone na aquisição do nosso barco. Ah...esse modelo de barco é meu preferido atualmente, RS!!!!
Esse canal deveria ter 1 milhão de inscritos....
Uma das melhores entrevistas no canal. Esse cara me fez pensar sobre o que a vida realmente é para as pessoas. Parabéns.
Que entrevista fantástica! Ser estóico e cínico (no sentido original da palavra) é um caminho que certamente não parece ser pra todos mas para aqueles que o seguem... Nada melhor!
Descobri o canal há 3 dias! Impossível parar de ver. Parabéns!
Boa noite, de fato tudo mudou na vela e é muito bom ouvir sobre os veleiros de madeira, era uma aventura restaurar e velejar. Bela entrevista. Parabéns! Aos dois!
Estou contagiado e contagiando mais pessoas a seguirem o canal #sal
Moro muito longe do mar, quase não vou a praia e muito menos conheço sobre navegação...mas adoro o cheiro do mar e sonho viver mais perto da água salgada, esse é um dos canais mais legais que descobri por esses tempos!
Muito bacana esse bate papo! Parabéns Adriano
Descobri recentemente esse canal...e posso te falar uma coisa... não é sobre barcos... é sobre a vida. Sensacional !!!!
Bom dia a todos, es um sonho que ja tive bem perto. Que Deus abençoe vcs.
Comecei a pouco tempo apreciar seu canal, que bela história onde encontrei um grande aprendizado, não tenho barco e não sou velejador ,mas tenho grande admiração por vocês!!!!
Meu parabéns
Bom dia Adriano.
Você já pensou em abrir um monastério, ser um tipo de monge moderno? Cara, os teus vídeos, de alguma forma, passam uma paz e mostram a transformação da vida de pessoas que, no passado, disputavam por posição mais elevada dentro da empresa, mas que depois de viverem um estresse ocupando esses cargos, descobriram que acumular bens e riquezas já não é o que importa, e sim ter uma vida saudável e minimista.
Adriano, continue nos alimentando de esperança e mesmo que muitos de nós não consiga alcançar este tipo de modo de vida, já vai ter valido a pena saber que sempre é possível, porque alguns alcançaram e muitos ainda alcançarão.
Parabéns pelo seus vídeos, pela edição e pela qualidade com que são elaborados.
Abraço.
Kkkk nunca pensei 😂😂😂
Cada dia me surpreende mais as pessoas incríveis que conheço por meio do Canal #Sal.
Isso nao tem preço!
Adriano e Aline, sou muito grata por esse canal.
Abraços aquático e bons ventos com a proteção de Deus.
Quero ler esse livro dele 🥰
Sensacional!!! Conheci o canal em dezembro passado, me apaixonei pela vela. Sempre tive em mente a ideia de uma vida simples, não sabia muito bem onde buscar. O #sal me apresentou possibilidades fantásticas e viáveis. Parabéns Adriano e Aline! Grande abraço
Muito bom... Obrigado ... Adoro seus vídeos são inspirador 👏👏👏👍
Guilherme que pessoa
Sensacional essa entrevista, mais uma top 👏👏👏👏
Cara, não sou navegador, alias, nem nadar bem sei...mas gosto muito da maneira que você entrevista, gosta do estilo de vida, muito mais focado na qualidade de vida....Este episódio foi uma lição de simplicidade, com muita inteligência....o momento que vocês falaram que nem todos vão chegar a ser CEO, Diretor, etc.....Me tocou muito, nesse momento me perguntei o que realmente eu busco....O que realmente importa, me faz feliz.....Ainda não encontrei a resposta, mas este questionamento certamente vai me levar a ver as coisas, a vida por outro ângulo...Grande abraço e até o 146
Bichooo, esse foi sensacional!! Netflix deveria ver isso...
Oi Adriano. Parabéns por mais uma bela entrevista!!. O Guilherme é uma pessoa interessante, ele não deixou de ser um executivo para se tornar um capitão e sim ele voltou a ser o capitão, pois, desde sua infância sempre vivenciou a vida no mar e na vela.
Grd abraço.
Perfeito Amauri
Parabéns conterrâneo pela seu vídeo. Bons ventos.
Muito legal as soluções do barco dele. Além disso, muito boa a entrevista. Essa paz de espírito que as pessoas passam, é o que me faz querer viver a bordo.
Caro amigo, parabéns pelo seu trabalho. Vc é uma pessoa diferenciada, intelectual, filósofo, gosto muito do seu modo de ver a vida. Obrigado
Você já estava ganhando meus LIKEs, ganhou minha inscrição com esse vídeo.
Vocês são dois caras #FERAS!!!
Parabéns!
Que entrevista maravilhosa do meu querido amigo Guilherme. Recomendo seu livro de crônicas.
Muito legal esse CAP. "GUILHERME"! Identifiquei-me demais com a história dele, de vida e de desejos. A diferença é que meu sonho de morar a bordo começou em 1978, com 16 anos de idade e permanece até hoje com 58, e vou conseguir tenho certeza! já moro no mar desde sempre, dentro de mim eu sou mar e barco, fascinado com meu eterno sonho. Gostei muito do Guilherme, temos histórias afins. Parabéns por mais esta entrevista supimpa Adriano. Um fraterno abraço pra você e bons ventos.
Legal, obrigado. Nos encontraremos pelo mar...
Grande Guilherme Sucena... excelente entrevista! Muito legal vê-lo fazendo o que mais gosta.
Mais uma excelente entrevista, Guilherme passa uma calma e empatia que nos motiva a "ir pro mar"....Adriano nem preciso falar, suas " filosofadas" durante e ao final de cada episódio são mais que uma motivação para isso, são um convite praticamente irrecusável. Vou procurar saber mais do livro do Guilherme, uma pessoa da qual imediatamente queremos ser amigos...esse mundo da vela é mesmo fascinante...um dia eu chego lá...Parabéns aos 2 e tbm à comunidade da vela...Bons ventos e bom Domingo..
Obrigado Paul. Os livros estarão à venda no canal @programamundomar , em breve
M A R A VI L H O S OOOOO !!! Quanta sabedoria, quanto conhecimento, quanto aprendizado recebemos em seus videos Adriano, DEUS O ABENÇOOEE !!!
Obrigado, entrevista muito bacana!
Fico aqui pensando, será que existe alguém que não gostaria de trocar de vida assim é ser feliz de uma forma diferente? Daí me pergunto, será que essa mudança pra esse estilo de vida mudaria alguma coisa meu futuro?? Creio que muitas vezes o sonho alimentado por uma mudança como essa não mudaria em nada a vida de quem é insatisfeito com a vida. Creio que a mudança não é pra um barco ou um motorhome ou uma ilha deserta. A mudança é interna, individual. Só estando bem resolvido e feliz consigo mesmo é possível viver um sonho. Se vc tem problema e corre dele, com certeza vai achar outro lá na frente. Agora se vc vive bem, feliz com quem é e com o que tem, sem dúvida viver um sonho deve ser muito bom!!!!
Guilherme é meu conterrâneo, sempre curti o yach club de Rio Grande, mas mesmo em tempos antigos era elitizado, fui conseguir entrar, dando aula de marinharia e vela para os escoteiros do mar, graças ao Fernando Brancão chefe do grupo escoteiro, Rio grande era para ser a capital da vela no sul, mas infelizmente não é, uma cidade que não explora seu potencial , hoje afastado do mar moro em Brasília, e tenho um sonho de viver no mar, um dia realizo é só correr atrás!!!! Bons ventos !!!
Bom dia! Aposentado, sentado aqui numa espreguiçadeira olhando o tempo passar numa cidade que não é a minha! Assisti diversos vídeos teus e estou me estimulando. Ah, digo eu com meus botões , é isso! Eureca! Vou aprender a velejar, voltar pra Fortaleza e começar a descobrir o lindo litoral que temos sempre sob o olhar benevolente do sol! Farei desse veleiro minha nova casa e como um caracol a levarei pra onde a proa dos meus desejos apontarem! Me aguardem!
Olá Adriano.
Largar o mundo corporativo e viver do sonho, deve ser fantástico, imaginável.
Prestar atenção no vídeo, " pegar" umas dicas e viver do sonho um dia...
Grande abraço!⛵⚓🎸
É algo para se pensar com calma, não tem uma receita para todos, mas se for o teu caminho... vai firme.
@@hashtagsal , este episódio poderia ter umas cinco horas pelas dicas e histórias, kkkk, inspiração pura que faz bem pra alma...
Guilherme "Capitão", uma pessoa incrível, muitas historias apaixonantes de ouvir!!! Parabéns!!!
Ótima entrevista. Esse cara fala muito bem, dá até gosto de ouvir ele falando. Sucesso sempre ❤️
Obrigado
muito boa essa matéria.
lembrou quando comecei a velejar, tínhamos um Brasil 40 pés nacional com vela de algodão e cabo de sisal.
depois passei para um swan 37 pés, passei 3 anos direto nele, corríamos todas as regatas em todos os fins de semana.
isso em 1970.
Exatamente do que vocês falaram.
muitas saudades
dos 14 aos 17 anos, não parei de velejar.
Esse canal é demais! faz a mente viajar as idéias fluirem! o cara só fala sorrindo! parabéns!!
Mais um ótimo vídeo.
As vezes ficar estagnado na zona de conforto é muito mais perigoso do que arriscar novos caminhos.
Parabéns.
Aprendi sempre!!!
O especial da vida está nas coisas mais simples.
Abraços.
Que delícia de episódio. ADORO Rio Grande e o pequeno e pitoresco iate clube de lá. Como inglês e sócio a 40 anos do SPYC (outro clube inglês na Guarapiranga) adorava ir ao Rio Grande. Sinto por não ter conhecido o Guilherme Pessoalmente. Parabéns por mais um episódio ESPECIAL em nossos Domingos.
Adriano vc como sempre da um show nas suas entrevistas. Parabéns e bons ventos.
Fiquei fã do canal, e fã da história de vida do Guilherme, é do tipo de sentar e ouvir a experiência de vida!!!!
Que DEMAIS! nem assisti ainda e já curti! Guilherme é nosso vizinho e muito gente boa!!!!! Foi um prazer ter voces por aqui no nosso cantinho Adrianoooo! Leo do veleiro VIDAAA
Valeu Léo!
@@guilhermesucena Olá amigo boa noite tudo bem você dá aula de vela e faz CHARTER??
@@rudolfprimitzcopeinski91 não, não mais. Tbm não faço charter. Trabalho como skipper particular ok? Abração e bons ventos
Fascinante essa entrevista ...... nesse mundo maluco , ótima escolha , parabéns!!!
Muito bom! ! Forte Abraço!
PQP! SENSACIONAL! NOTA 1000
Parabéns 🍾
Que entrevista fantástica, esse episódio merecia umas três horas de duração!!!
Fantástico! Adriano e Aline, sempre nos inspirando pra refletir sobre a forma como "escoamos" pelo mundo. Grande e fraterno abraço desde o Sul do Rio Grande, e mais uma vez muito obrigado!!!
Parabéns! Fantástico! Muito orgulho de ser rio-grandino!! Clube Yatch no meu coração!
Otimo episódio...mas não vou negar quando bati o olho no entrevistado pensei "o Tom Cavalcanti virou velejador"..rsrs...um abraco!
sem duvida um dos episodios mais legais, que mais me identifco e que nos faz refletir profundamente sobre os valores da vida !
Parabéns pelo episodio e abraços ao Arnaldo, amigo dos tempos do Snipe.
Adriano, Gostei tanto do Guilherme que assisti duas vezes a entrevista ,Ontem e Hoje , Abraços
Adriano fantástico como sempre. Grande abraço. Desde Paysandu. Uruguai. 🇺🇾🇺🇾🇺🇾🇺🇾🇺🇾🇺🇾🇺🇾 Forza 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
É sempre muito bom ouvir o Guilherme falar! Parabéns pelo vídeo! Abraços.
Obrigado Rafa!
Bela entrevista. Me trouxe recordações do tempo em que fui marinheiro e estive no porto de Rio Grande no ano de 1982.
Sou Marinheiro da Marinha Mercante.
Estava aí em ilha Bela Fundeado quando foi feito o Vídeo. Estava no José do Patrocínio "Petroleiro"
Tô querendo comprar um veleiro e viajar o mundo, eu sendo o Capitão e minha esposa a Imediata
Parabéns pela matéria e mais uma vez olhamos e vimos escultamos Relatos de mais um homem que ama os barcos e o mar e mostrando uma vivência e experiência ao longo da vida .
Mamma mia, video meraviglioso. Congratulazioni. Grazie mille.
Adoro assistir os vídeos e relaxar com as imagens lindas do mar. Gosto muito de suas reflexões, Adriano. Um livro com uma coletânea delas até que não iria mal, hein? Parabéns!
Adriano, esta entrevista deveria ir para os anais da náutica brasileira. Parabéns!!!👏👏👏
Uaiuuu, obrigado tbm
Vivendo, assistindo e aprendendo.
Vídeo Excelente como sempre. 🤙🤙🤙
Pô cara, muito bom. Obrigado pela oportunidade de assistir esse vídeo a aprender contigo e com o seu parceiro. Que lição de vida e simplicidade.
Caí de paraquedas, hoje a tarde, aqui no canal e esta já é a quinta entrevista que assisto. Cara que demais, sensacional, tudo fantástico, que história lindo e inspiradora essa do Sr Guilherme, demais. Parabéns demais ao Adriano e sua esposa por sempre compartilhar esse material de valor imensurável. Show!!!
Mais um vídeo top! Trouxe boas recordações. Concordo plenamente com o que ele falou sobre o excesso de tecnologia dos barcos atuais antes se navegava mais mesmo sem essas coisas todas. Parabéns pelo barco, desenhado por alguém que navegou pensando em cruzeiro. Um grande abraço a vc Adriano e outro ao amigo Guilherme.
Oi Bipe , obrigado meu amigo! Bons ventos por ai
Mais uma bela entrevista! Parabéns Guilherme pela história e por compartilhar conosco suas experiências. Ao Adriano, meu muito obrigado, mais uma vez. Orgulho de apoiar esse canal que tanto contribui e difunde conhecimento.
Obrigado!!
Excelente entrevista, parabéns
Adorei a entrevista do Guilherme e a filosofia. Abraços Adriano e bons ventos🌬️⛵⚓🇧🇷
muito bão...microondas é outro negócio que não faz falta nenhuma....é isso, logo logo eu e minha patroa estaremos morando a bordo e realizando esse nosso grande sonho!! Ela aposentada e eu fechando muitos seguros náuticos ;-)
Sal.... que resenha boa foi essa hein !!!!!
Um passeio na história passada por dicas tais como a do livro O ocio criativo. Vou ler !
Hoje mais uma aula de vida obrigado parabéns 👍🙌🙌🙌
Uma aula de vida parabéns
Chegando agora de uma velejadinha matinal rsrsrs e, ouvindo essa história de vida só alimenta meu sonho de morar a bordo, vou por meu pequeno de 13 pés a venda e alcançar novos horizontes...
Todo video seu me motiva a mudar, está chegando a hora,obrigado por dispertar isso em mim!
Show , parabéns !
Como pude abandonar a vela ? Escoteiro do mar desde tão pequeno , velejando em optmist, pinguim, escaler e tantos outros , como amei , tantos finais de semana completos na vela ( COMO FOI dito no video) . A vida passa tão rápido.....
É uma vida desejada por muitos, simples. Mas poucos tem a coragem de encarar essa aventura.
Excelente.
Obrigado.