Descoberta Chocante Sobre Aprender Mais Que A Maioria

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 янв 2025

Комментарии • 289

  • @FilipeDeschamps
    @FilipeDeschamps  2 месяца назад +24

    ✅ Se sentir competente em Programação: curso.dev
    ✅ Ficar diariamente atualizado: filipedeschamps.com.br/newsletter
    ✅ Comunidade saudável em Tech: www.tabnews.com.br/
    ✅ Meu Instagram: instagram.com/filipedeschamps/
    ✅ Meu LinkedIn: www.linkedin.com/in/filipedeschamps/
    Caso você não me conheça, me chamo Filipe Deschamps e faz mais de 10 anos que eu trabalho profissionalmente na área de tecnologia e programação e eu já estive em todos os lados da mesa:
    • Já programei por hobby.
    • Já fiz freelance.
    • Já tive empresa.
    • Já fui empregado e programava no dia a dia.
    • Já trabalhei como gestor de empresa de pequeno, médio e grande porte.
    • Já fui responsável por toda área de tecnologia de um dos maiores meios de pagamento do Brasil quando eu fui CTO do Pagar.me em 2018.
    • Sou responsável por um canal no RUclips sobre Programação com 35 Milhões de views.
    • Sou responsável por uma Newsletter sobre Tecnologia com mais de 100.000 inscritos.
    • Lidero junto com a Comunidade Open Source do Brasil o desenvolvimento do TabNews, um site que se tornou um dos melhores locais na internet para você encontrar conteúdos de valor concreto sobre programação e tecnologia do Brasil. Este projeto conquistou o 1º lugar no ranking mundial dos repositórios mais populares do GitHub e atingiu mais de 3 milhões de visualizações nos primeiros 3 meses após o lançamento.
    • E ainda com a Comunidade Open Source, fui o autor dos repositórios cep-promise, rss-feed-emitter, doom-fire-algorithm, video-maker e meu-primeiro-jogo-multiplayer, que juntos somam mais de 8 mil stars e mais de 60 mil downloads por mês.
    Durante essa jornada, fiz a gestão de 108 programadores e 26 gestores (tanto da parte técnica, quanto de negócio) e isso me fez vivenciar muita coisa importante e que me faz conseguir ver todos os lados de uma situação. Então eu sei na pele o que faz uma pessoa que programa se manter apaixonada por programar e conseguir se valorizar. Além disso e muito importante também, quais comportamentos chamam a atenção de quem faz a gestão e decide, por exemplo, quem vai ser promovido ou não.
    O massa é que, somado a isso, eu sou completamente apaixonado por ensinar, por sempre tentar atingir a melhor didática possível em assuntos sobre programação e tecnologia. Por isso, tive que construir uma plataforma nova para conseguir atingir o nível de didática que eu gostaria e que não virou mais apenas um "curso", virou o projeto da minha vida: curso.dev/

  • @brunobrendhan2740
    @brunobrendhan2740 2 месяца назад +75

    Eu jurei que o desfecho do vídeo seria que as pessoas que perdiam pontos iam se sair melhor, pois iriam se dedicar mais a cada tentativa para perder menos pontos, enquanto os que não perdiam nada provavelmente desistiriam após algumas tentativas já que não estavam "perdendo" nem "ganhando" nada. Mas no fim das contas entendi o conceito que o Felipe passou e compreendi o por que de nos arriscar mais em tentar coisas que achamos que vamos fracassar. Tentativa e erro levam ao acerto! é isso. Valeu pelo Vídeo Felipe! E te vejo todo dia lá no Curso.dev !

  • @lucasl8174
    @lucasl8174 2 месяца назад +397

    Ia começar a estudar aqui, mas já parei, Felipe...baixando Mário aqui

  • @cadubatista8774
    @cadubatista8774 2 месяца назад +70

    Que volta meu amigo! Que volta! É muito massinha tê-lo (e não Teló) de volta!! 🎉❤

  • @Gabahulk
    @Gabahulk 2 месяца назад +59

    Isso me lembrou do problema que a Blizzard teve no World of Warcraft de que os jogadores consumiam o conteúdo muito rápido. Inicialmente, os game designers colocaram uma penalidade na experiência que você conseguia matando monstros depois de jogar muito tempo, e as pessoas odiaram: passaram a jogar menos e até a parar de jogar. A solução genial foi inverter o problema: dar um "bônus" de xp para pessoas que jogavam depois de terem deslogados por certo número de horas ( o famoso rested experience). Só que o pulo do gato é que, agora, o valor da expêriencia que os jogadores ganham era SEMPRE o penalizado, e o valor do "rested experience" era o valor original. Resolveram um problema enorme só com nomenclatura!

    • @cortespravida0
      @cortespravida0 Месяц назад +2

      Jogador de tibia aqui, vale dizer que no Tibia tem um sistema de stamina que dura 12 horas. As 2 primeiras horas tinha bonus de 50% de xp, depois recebia o normal.
      Aí é que ta, as pessoas na maior parte das vezes parava quando passava o bonus da stamina, porque não compensava, ja que dormir e acordar no outro dia para voltar a jogar era mais compensador

  • @Rick-ni1wp
    @Rick-ni1wp 2 месяца назад +22

    cara, vamo lá.
    eu tenho 17 anos. estudo programação a quase 3 anos, e, dês do início, nunca me senti preparado pra nada.
    de uns tempos pra cá, quase completando o ensino médio - inclusive, hoje foi o segundo dia do enem, fiz no intuito de pegar uma boa nota pra entrar na faculdade -, entrei naquele pensamento: o que fazer na vida (qual profissão escolher)?
    por incrível que pareça, eu queria ser médico. na minha cabeça eu conseguiria ajudar mais as pessoas sendo um médico.
    bem, hoje, mais especificamente agora, vejo que eu seria um médico ruim - se eu seguir a área nesse pensamento de fuga. o que faz voçê capaz não é estar preparado, mas se colocar à disposição pra fazer o que é necessário com toda força que voçê possuir.
    foi o que o Filipe falou: "curta o processo". o mais engraçado é que eu sempre mentalizei essa frase e acabei de perceber que nunca a coloquei em prática. nós, muitas das vezes, só estamos preocupados com o resultado (ganhar dinheiro, visibilidade, são alguns exemplos).
    a vida foi feita pra ser vida por inteira.
    tem que aproveitar cada momento, porque ele é único. não prenda a sua felicidade à algo em específico, mas busque se fazer feliz com tudo que puder.

  • @robsonsilva9490
    @robsonsilva9490 2 месяца назад +30

    5:04 eu vivia de subempregos até que resolvi mudar isso,, tive companhia pelo caminho e sabe quantas vezes pensei em desistir? Quase todas, mas vez ou outra esbarrava num vídeo seu Teló, volta e outra via um vídeo (ou uma parte na maior parte das vezes) do Guanabara, Macoratti, Código fonte tv... Um dia me perguntaram se eu topava a batalha e que não seria fácil... Tem dois anos isso... A vida mudou bastante e você foi parte fundamental no processo.... Juniores, sigam a call do Teló, vai dar bom, não desistam e topem desafios, especialmente os difíceis! Obrigado mesmo Teló!

    • @michelfelipe875
      @michelfelipe875 2 месяца назад +1

      Sempre que penso em desistir venho aqui me reabastecer, sigo procurando meu caminho mas relatos como o seu me dão muita esperança, segue a luta, feliz demais por você irmão, Deus te abençoe sempre

  • @BrunoGCSilvano
    @BrunoGCSilvano 25 дней назад +1

    Impressionante o impacto dessa analogia. Me fez refletir em como esta minha vida (pessoal e profissional) hoje, e de novo, você me fez chorar em mais um video seu!!
    Parabéns pelo excelente conteúdo.

  • @guilhermebreder6474
    @guilhermebreder6474 2 месяца назад +10

    8:25 essa frase é verdade, eu não entendia a ansiedade em comemorar conquistas como formatura dos meus cursos, eu só quis pegar o diploma e ir embora, nesse tempo todo eu me senti melancólico e não entendi o porquê, agora eu percebo a importância em apreciar a jornada, vlw deschamps

  • @JessHonorato
    @JessHonorato 29 дней назад +1

    OI Filipe 😊 só queria dizer que o meu primeiro contato com você foi há seis anos, e desde então sempre estive orgulhosa do profissional que você é,. Eu tenho 22 anos, e você é um ótimo exemplo de maturidade e crescimento pra mim. É como o pai ou o irmão pra me ensinar muitas coisas 😊

  • @TheOneEd83
    @TheOneEd83 2 месяца назад +10

    Eu passei por isso na minha jornada de estudos para prestar concurso público. Estudar matérias chatas por longas horas e sem garantia de nada, logo se tornou um processo bastante ingrato.
    Para tornar a jornada mais divertida, eu mandei meu histórico para vários sites especializados em concurso, oferencendo meu trabalho como professor. Consegui uma vaga para comentar questões de economia e inglês. Agora, enquanto eu me aprofundava nos estudos para melhor responder às perguntas, ganhava um dinheirinho, dando mais sentido à maratona.
    Foi tb uma experiência muito gratificante e poucas semanas depois consegui ser aprovado na prova para a Secretaria do Tesouro Nacional onde trabalho desde 2014.

  • @juliokrys
    @juliokrys 2 месяца назад +14

    Felipe, passei pelos mesmos insights com minha filha de 1 ano, percebi o quanto ela errava tentando andar ou até mesmo falar, e o quanto ela não desistiu até conseguir dar seus primeiros passos e falar suas primeiras palavras, muito bom o vídeo. E isso me lembra a biblia dizendo que devemos ser como crianças para alcançar o ceu, e faz todo sentido, sendo como crianças sem medo de errar nem o ceu é um limite para cada um de nós.

  • @jpcodex
    @jpcodex 2 месяца назад +3

    Na minha infância, o Jogo da Vida foi o que mais me ensinou. Era só um treino, agora é de verdade!
    E ainda continuo jogando, acertando, errando e aprendendo durante o processo.

  • @gabriel.Oliveira
    @gabriel.Oliveira 2 месяца назад +8

    Na neurociência tudo que vem de um lugar de culpa e vergonha não dá certo, por isso desse "efeito super Mário" amei esse vídeo ❤❤❤

  • @Rafael-fp9xc
    @Rafael-fp9xc 2 месяца назад +8

    Eu lembro do Akita falando algo parecido também no vídeo dele de aprender inglês: Como eu aprendi Inglês? E entendendo "padrões"!
    Muito boa essa analogia.

    • @marciorjusto
      @marciorjusto 2 месяца назад +1

      Encontrar e entender padrões é entender os pequenos passos que formam um processo. Um padrão é algo que pode ser facilmente repetido depois de aprendido, por isso é tão importante nas ciências e tecnologia

  • @caiogirao
    @caiogirao 2 месяца назад +13

    Tenho uma síndrome do impstor absurda. Não importa o que eu faça, sempre me sinto um fraude, sempre percebo que preciso fazer mais, preciso melhorar, estou ficando para trás. Faço terapia e tudo, mas o sentimento em si não desaparece, o que eu consigo fazer hoje é aceitar esse sentimento e pensar: como vai ser bom fazer isso mal feito, mas vou fazer diferente. Se eu errar, alguém vai acabar me ensinando o certo e vou aprender mais rápido. Não preciso me rejeitar antes do tempo, tem muita gente que é paga para rejeitar os outros, vou deixar que elas façam seu trabalho, não vou trabalhar de graça me rejeitando antes de tentar. Dá para aprender muita coisa com as crianças, elas não herdam nossos traumas e medos, elas não se limitam como a gente permite que a sociedade nos limite. Manter essa pureza (ou recuperá-la) é o grande segredo para combater essa ansiedade moderna que nos consome, a comparação desenfreada.

    • @carolinefernandes7418
      @carolinefernandes7418 2 месяца назад +1

      Cara, fico feliz que você já faça terapia e consiga entender e lidar com a questão! Eu também sinto isso, ao ponto de desistir antes de começar porque antecipo meu erro e me sinto mal antes de iniciar kakakaka chega ser cômico. Mas eu também tenho tentado pensar da mesma forma, que todo mundo passa pelo aprendizado e erra no caminho e tá tudo bem

    • @kanamatrix4498
      @kanamatrix4498 2 месяца назад

      Observe que atividades no dia a dia vocês terão umas que depositarão mais espectativas, outras não.
      Quando depositam espectativas, vocês se cobram mais, isso é o que gera ansiedade, não ansiedade que gera isso.
      Observem que quando não há espectativas a probabilidade de acertos é muito maior.
      Se observem, analisem, interpretem e busquem alternativas. Essa reflexão é que ajuda a entender que comparações podem ser boas ou ruins, auto-cobranças não trazem benefícios e nem tudo é aterrorizante.

  • @ihouseacasadosmartphone6700
    @ihouseacasadosmartphone6700 2 месяца назад +4

    Hoje é uma tendência a Gamificação para criar treinamentos nas empresas, criar hábitos etc. Muito bom a analogia!

  • @Jin_Yushiyuu
    @Jin_Yushiyuu 2 месяца назад +2

    Lembro quando iniciei o curso de desenho com Thiago Spyked, inúmeras vezes ele falava nas aulas que desenho é o processo e não o resultado.
    Já nos dias atuais eu estou estudando para ser programador de Games, lembro que cerca de um mês atrás não sabia quase nada, e hoje já consigo montar projetos simples e vejo o quanto eu evolui nesse período.
    Acho que se não fosse pelo professor de desenho eu teria me frustrado mais, mas agora que aprendi e entendi isso, eu ando me divertindo bastante durante as aulas de Game Dev... O prazer que me dá ver algo se formando na tela ou quando vou desenhar algo no digital e você vê aquele monte de rabisco se formar um desenho lindo.
    Foi uma boa analogia Filipe, Ótimo vídeo como sempre ;)

  • @JuanCarlos_1341
    @JuanCarlos_1341 2 месяца назад +4

    Isto é tão Verdade, eu to jogando sonic mania e cara se falha muitas vezes mas tem uma hora que você aprende a Jogar e você consegue, isto é uma baita lição para vida é errado que vamos acertar, obrigado por este ensinamento valioso.

  • @hernancardoso539
    @hernancardoso539 2 месяца назад +1

    Cara, o Filipe é um cara essencial! Não só pra essa área Tech mas pra ensinos de vida que ele consegue passar de forma tão didática. Impressionante!
    Obrigado mais uma vez e por favor, continue. Você é necessário.

  • @DarlantenCaten
    @DarlantenCaten 18 дней назад

    Incrível e certeiro, como sempre! Em minhas mentirias sempre foco nessa questão de que o aluno precisa perder o medo de errar pra aprender a programar, e vejo que os que avançam são os que realmente entendem isso.

  • @bringon_
    @bringon_ 2 месяца назад +3

    Essa experiencia de enxergar tarefas inicialmente impossiveis, como algo perfeitamente alcançável apenas com paciencia e trabalho duro, foi algo que eu aprendi não no Super Mario, mas no Final Fantasy 14 (Pessoal do World of Warcraft tambem conhece o sentimento). Só quem ja passou pela experiencia de fazer uma Prog religiosamente com um grupo de pessoas por semanas conhece a experiencia unica que é esse processo, e o quanto disso podemos trazer pra vida real.

  • @sandwicheems
    @sandwicheems Месяц назад +2

    Amei esse vídeo!
    Conteúdo fora da caixa!

  • @MaxwellAguiarSilva
    @MaxwellAguiarSilva 2 месяца назад +3

    Amei esse vídeo! Ele dá uma sustentação lógica e consistente para algumas premissas boas, que em um primeiro momento pareciam um senso arbitrário de motivação. Olhar para isso com dados de experimentos traz segurança de se arriscar a investir no processo de aprendizado.

  • @dagonunciatelli9187
    @dagonunciatelli9187 2 месяца назад +3

    GRATIDÃO QUERIDO!!!!
    Foi uma chamada à consciencia!!!!
    Deus Abençoe Você e A Familia!!!!
    Beijão no Coração!!!!

  • @Cachaz
    @Cachaz Месяц назад +2

    Filipe você é incrível, obrigado por mais um vídeo!

  • @felipegoncalves1195
    @felipegoncalves1195 2 месяца назад +2

    Que mensagem reveladora e libertadora!
    A gente precisa muito aprender a curtir mais o caminho do que a chegada.
    Escolher ser feliz, nos altos e baixos, e ter a certeza de que: enquanto houver fôlego, há vida.
    Obrigado xará. Deus te abençoe

  • @theramiromonte
    @theramiromonte 2 месяца назад +2

    Caramba, que vídeo sensacional! Simplesmente um forma muito simples e eficaz de mostrar que o prazer deve ser o processo de fato. Incrível! Parabéns pelo vídeo!

  • @programadorpython
    @programadorpython 2 месяца назад +2

    7:45 essa forma de explicar ficou sensacional mano, tu é o mestre!
    parabéns, video sensacional!

  • @kallungaadir
    @kallungaadir 2 месяца назад +13

    Quantas vezes na sua vida você deixou de perceber que concluiu uma tarefa que estava muito além da capacidade da pessoa que vc era no início da tarefa

  • @robertocesartavares9968
    @robertocesartavares9968 2 месяца назад +3

    Cara, a gente aprende programação e psicologia nesse canal. Não vejo nada parecido por aí. Massa demais!

  • @Oinusitado2
    @Oinusitado2 2 месяца назад +3

    Também sinto esse medo durante as provas na faculdade, porque sei que cada erro resulta em penalizações, o que acaba afetando minha nota. Já nos trabalhos, gosto e aprendo muito mais, pois sei que, se eu errar, terei novas oportunidades para corrigir e tentar algo diferente.

  • @dimensaoalfa
    @dimensaoalfa 2 месяца назад +2

    Bacana esse vídeo. Uma verdade pra vencer é preciso tentar e trabalhar mesmo após falhar e não ter sucesso porque no final não estaremos sempre certos e venceremos já que somos imperfeitos e tudo bem. Mas devemos estar sempre buscando sermos melhores que o "eu" de ontem e seguir a jornada. Vou compartilhar.

  • @sharaph
    @sharaph 2 месяца назад +2

    Foi muito bom ter essa validação neste memento, estou mudando minha forma de pensar a estudar para este direcionamento e saber que se apaixonar pelo processo é um bom caminho, torna minha jornada mais satisfatória.
    Obrigado Felipe por existir.

  • @sandwicheems
    @sandwicheems Месяц назад +1

    Uma coisa interessante, que geralmente masteriza uma habilidade ou um conhecimento são aquelas pessoas que gostam tanto do processo, que mesmo falhando várias vezes, elas continuam pelo simples fato de querer chegar no final.
    Lembro que jogava um jogo para mega drive chamado “Bonanza Bros”, ele tinha 10 fases.
    Não sei quantas vezes eu perdi nesse jogo, porém, eu queria ver muito como era o zeramento, e foi essa curiosidade que me manteve jogando o jogo até conseguir masterizar todas as fases.

  • @eliaslima5046
    @eliaslima5046 2 месяца назад +1

    Para crescer leva um tempo, mas o prazer esta na caminhada! Parabéns e Obrigado pelo valor aportado ao mundo Deschamps. Queria muito ver você participando um dia de uma live do mano deyvin, ele assim como eu sou seu fã!

  • @jvsotomayor
    @jvsotomayor 2 месяца назад +1

    Para saber mais sobre esse assunto, recomendo o livro Mindset

  • @DiogoSantanaFreitas
    @DiogoSantanaFreitas 2 месяца назад +2

    Você é genial!!!!!!! 🧠

  • @alefa.4650
    @alefa.4650 2 месяца назад +2

    Esse vídeo é extremamente necessário, muito bom mesmo!

  • @AylaVitoriaGabrielle
    @AylaVitoriaGabrielle 2 месяца назад +1

    Muito obrigada!
    Estava precisando tanto de algo assim. Parece meio óbvio, mas, se fosse tanto assim, não haveria tanta gente aqui.
    Então, novamente, OBRIDADA!!

  • @MatheusSouzaRigote
    @MatheusSouzaRigote 2 месяца назад +1

    Uau que video maravilhoso, saudades de te ouvir meu amigo. Esse video serviu muito pra mim nesse momento, estou no meio de um processo difícil e desafiador de um projeto pessoal e por muitas vezes pensei em desistir, mas realmente o processo tem me tornado um profissional melhor. Obrigado por esse vídeo, algo mudou dentro de mim.

  • @biancabarreto1756
    @biancabarreto1756 Месяц назад +2

    KKKKK imagina o bebê no final do dia “não consegui engatinhar hoje”
    Ótima analogia 👏🏼👏🏼👏🏼

  • @fabioluizvieiradasilva
    @fabioluizvieiradasilva 2 месяца назад +1

    Na vida é assim, temos que tentar até chegar ao acerto. E como diz o ditado: "Quem não arrisca, não petisca"

  • @RadamesProvin
    @RadamesProvin Месяц назад +2

    Eita, que video massa! 👏👏👏

  • @paulojosekoh7387
    @paulojosekoh7387 2 месяца назад +2

    Parabéns esse vídeo chegou em uma ótima hora! 👏 Quebrei a rotina ontem fui para um barzinho comi algumas coisas! Para min foi uma grande vitória!🎉

  • @victorpaulo6191
    @victorpaulo6191 2 месяца назад +3

    O Hômi tava fazendo falta, Bem vindo de volta!!!

  • @thisanx
    @thisanx 2 месяца назад +2

    Filipe sempre excelente!!!
    Ótimo vídeo!!!

  • @eltonaraujo.oficial
    @eltonaraujo.oficial 2 месяца назад

    Perfeito!! A felicidade está no processo, não só no resultado.

  • @nicolasteofilo9570
    @nicolasteofilo9570 2 месяца назад +2

    Precisava desse vídeo! Obrigado Felipe

  • @sergiothiagoxtz
    @sergiothiagoxtz 2 месяца назад +2

    Vídeo muito necessário, quantas vezes estudamos pensando só ba certificação. E eu nao falo só de cursos online, falo de certificação da Aws por exemplo, o foco fica todo na prova, no passar, 0% na estrada. 0.01% do tempo é na conquista.

  • @danielbatata1817
    @danielbatata1817 2 месяца назад +2

    Muito massa cara, eu comecei recentemente a não me cobrar tanto nos estudos e tentar aproveitar mais o processo e esse video me ajudou mais ainda a pensar dessa forma kkk

  • @Killua_Zoldyck.....
    @Killua_Zoldyck..... 2 месяца назад +21

    Eu ainda acho inacreditável que esse mano tenha 41 ANOS !!!

    • @danilomariano1726
      @danilomariano1726 2 месяца назад +2

      Sério?!? Tem cara de 22

    • @Juniorcjre
      @Juniorcjre 2 месяца назад

      ​@@danilomariano1726 Ss

    • @CarTulo
      @CarTulo 2 месяца назад

      É memo? Achei q ele já tava com uns 48 - 50

    • @Killua_Zoldyck.....
      @Killua_Zoldyck..... 2 месяца назад

      @@danilomariano1726 sim por isso acho inacreditável

  • @random-mf2kn
    @random-mf2kn 2 месяца назад +9

    3:01 caraca, achei que seria o contrário.

  • @arleygoleiro22
    @arleygoleiro22 2 месяца назад +2

    Muito interessante essa abordagem (não só pra vida profissional) mas pra pessoal também

  • @LiraBiel
    @LiraBiel 2 месяца назад +1

    Que grandiosa lição de vida, Deschamps. Muito bom. Obrigado.

  • @laudemirferreira3227
    @laudemirferreira3227 2 месяца назад +1

    Faz muito sentindo, Felipe é muito triste as pessoas cada vez mais imediatista, isso não formam pessoas entusiasmada, desanimada pra tudo, o processo no final é o que importa, basta retirar tudo que tem no momento em que reclamar vai perceber isso

  • @VictorCampos87
    @VictorCampos87 2 месяца назад +1

    5:05 Deixar de perceber, eu não sei.
    Mas perceber, eu já percebi isso várias vezes.
    Já apanhei muito. E aprendi muito no processo.
    Hj mesmo eu fiquei mais de 2 horas tentando entender pq meu banco de dados não iniciava no Linux q tava na VPS com LAMP recém instalada.
    Eu estava inclinado a rever todas as eventuais possibilidades de solução. Mas em nenhum momento a opção desistir passou pela minha cabeça.
    E, no fim, eu aprendi mais uma.
    Tentem chutar qual era o problema.

  • @leonardovinicius2397
    @leonardovinicius2397 2 месяца назад +1

    Obg por voltar com os conteúdos Felipe, de verdade!

  • @devlopess
    @devlopess 2 месяца назад +1

    ja disse isso em um video, e vou repetir nesse, quero um dia chegar no nivel de intelectualidade, e conhecimento que voce tem. Sua inteligencia e muito foda, de outro mundo, voce e um cara fora do normal...

  • @GatoDev-S2
    @GatoDev-S2 2 месяца назад +3

    a verdadeira vitoria e os amigos pelo caminho

  • @psiutube
    @psiutube 2 месяца назад +2

    Acho o conceito muito interessante, especialmente para quem está lidando com a procrastinação (quando já sabe o que precisa fazer, mas ainda assim não age).
    A ideia de gamificar o processo pode ser uma forma eficaz de motivação.
    No entanto, é importante lembrar que nem tudo na vida real é tão simples de gamificar, e nem sempre as tarefas são tão intuitivas quanto um jogo de Mario, principalmente quando há um certo desconhecimento sobre o que se está tentando realizar.
    Ainda assim, para muitas situações, acredito que seja um insight muito valioso.

    • @marciorjusto
      @marciorjusto 2 месяца назад

      Mas aí é que vem a 2a parte do vídeo: a jornada de buscar/estudar o que torna minha tarefa mais "gamificável" ("gamificar" é a 1a parte, pelo que entendi). Qual o desafio? Quebrar em partes menores? Associar com outras atividades ou pessoas?

    • @psiutube
      @psiutube 2 месяца назад +1

      ​@@marciorjusto A gamificação é uma ferramenta muito versátil, vai além de simplesmente dividir tarefas em partes menores e pode ser aplicada em diversas áreas da vida.
      Basicamente você cria seu próprio experimento onde você possa encontrar desafios em sua vida e recompensas que lhe motivem de forma única.
      A Metáfora que o Filipe usou foi brilhante. Porque nessa jornada, *mesmo quando estamos gamificando algo*, costumamos nos punir limitando nossa exposição ao fracasso e muitas vezes desistimos no processo antes de tentar o suficiente para avançar e ele usou o experimento do jogo do Mário para demonstrar que essa mudança intencional fez com que muita gente avancasse mais ao mudar esse comportamento específico no jogo (que permitiu aos jogadores ousassem mais ao ao retirar uma punição que existia em versões anteriores).
      O meu comentário foi na direção de que gamificar o desconhecido pode ser desafiador justamente por não existir o ambiente ideal que propicie sua intuição lhe guiar para a direção certa (feedback visual, lógica e controle limitado de ações para produzir resultado esperado).
      Por exemplo, se você nunca programou em nenhuma linguagem na vida, mas quer gamificar essa habilidade, isso pode ser extremamente difícil e lento de fazer e reconhecer progresso se a pessoa quiser apenas gamificar o aprendizado por tarefas.
      Será muito mais desafiador porque o "objetivo ainda desconhecido" é muito mais amplo do que uma sequencia limitada de comandos, provavelmente demande uma lógica e intuição que a pessoa ainda não desenvolveu apropriadamente e o feedback visual é muito menos dopaminérgico.
      Mas também é possível gamificar o "desconhecido": Buscando construir a identidade do que você quer se tornar.
      Então ao invés de gamificar tarefas grandes repartindo em menores, buscar gamificar : Hábitos, comportamentos, frequencia mental, recursos que as pessoas parecidas com o que você quer se tornar utilizam, conhecimento teórico, conhecimento prático.
      Gamificar o desconhecido dessa forma fará com que existam grandes saltos de progresso durante a jornada porque a pessoa será obrigada a ingressar numa experiência imersiva, que é um dos elementos fundamentais para a gamificação produzir o efeito motivador.

  • @VictorHugo-sg7hj
    @VictorHugo-sg7hj 2 месяца назад +2

    Saindo da faculdade com uma aula bônus dessa do Felipe, já vou assistir 🙌🏻

  • @rotognin
    @rotognin 2 месяца назад +2

    Cada insight 100sacional !!! Show de bola Filipe!

  • @raf8052
    @raf8052 2 месяца назад +1

    Esse experimento é completamente o oposto do que eu imaginei, eu jarava que as pessoas que perdiam pontos iriam se dedicar mais a não errar na próxima

  • @osdeving
    @osdeving 2 месяца назад +1

    Comecei programar em 2003 e me interessei por desenvolvimento de jogos, mas após vários anos eu percebi que nunca tinha criado um jogo. Descobri que pra mim o ato de programar já era um jogo. Assim que eu percebia o quão fácil seria fazer um determinado tipo de jogo eu aumentava a dificuldade e tentava outro mais difícil. Eu gostava de fazer tudo do zero e quanto mais desafiador melhor. Nesses 20 anos já fiz compiladores, jogos em assembly, sistemas operacionais e bootloaders, engines 3D, etc.. etc.
    Eu nunca pensava em trabalhar na área ou estudava porque era matéria da faculdade. Com essa abordagem aprendi não apenas programação, mas também física, matemática, eletricidade e eletronica...
    Hoje trabalho na área, sou um desenvolvedor backend sênior na Vivo e estudar e programar continua sendo mais um jogo pra mim do que um trabalho. Solucionar problemas é tão divertido quanto tentar vencer um chefao.. Isso estava tão enraizado em mim e meus pares que a gente entrava em fóruns pra resolver problemas dos outros simplesmente porque era divertido...
    Eu lamento bastante por aqueles que entram na área só pelo dinheiro, imagino quão espinhoso deve ser ter que aprender tanta coisa forçadamente, pra essas pessoas o que eu vejo como uma HQ eles devem ver como uma bula de remédios...

    • @marciorjusto
      @marciorjusto 2 месяца назад

      Tenho essa mesma percepção que você!! Construir programas pra mim é quase como construir brinquedos na infância! Os percalços e frustrações geralmente ocorrem fora da programação, kkkk

  • @yblindz
    @yblindz 2 месяца назад +3

    acabei de sair da minha primeira entrevista de emprego, no caso foi um processo seletivo de uma vaga, foi muito legal! conheci pessoas com um histórico muito rico! E agora estou aqui, vendo o mano FILIPE me ensinar algo novo! Abraço felipe!

    • @yblindz
      @yblindz 2 месяца назад +1

      Estou no momento 5:24 do vídeo, o princípio que peguei foi o seguinte: Tentar sem medo de errar é a chave para de fato aprender!
      Isso foi oq fiz na minha entrevista, falei abertamente o que sabia, o que não sabia e elogiei os meus concorrentes, não tive medo de cometer um erro que fosse "estragar minha entrevista, ou minha impressão", foquei em aprender, tentar e aprender com base nisso! Excelente vídeo Felipe!

  • @R31N4LD0
    @R31N4LD0 2 месяца назад +1

    Caraca, que saudades dos seus vídeos! Parabéns man, como sempre um ótimo conteúdo!

  • @GabrielBauermann
    @GabrielBauermann 2 месяца назад +15

    Quando o vídeo é do Deschamps o like já é automático. E este é um dos poucos canais no RUclips q assisto em velocidade normal para não perder nada. Muito bom tê-lo (no pun intended) de volta.

    • @towermerum
      @towermerum 2 месяца назад

      Que bajulação kkkk e ainda em público kkkk tem foto do ídolo na porta do guarda roupa? Kkkkk

    • @victordomingues6882
      @victordomingues6882 2 месяца назад +1

      ​​​@@towermerummermao, oq tu tem haver com a vida do cara? Kkkk
      Seu doent&, sequelado

    • @towermerum
      @towermerum 2 месяца назад

      @@victordomingues6882 . Gosto de ler comentários. Bajulação não. Pergunta pra tua mãe o q ela achou da minha sequela kkkkkk

  • @AkMonsterZ
    @AkMonsterZ 2 месяца назад +1

    Eu conseguiria passar horas assistindo seus vídeos, acho sua didática incrível, assim que eu terminar o curso atual de Fullstack Javascript que eu realizo, estarei adquirindo seu curso, se eu consigo ficar focado em um video do RUclips imagina em um curso que pode mudar minha carreira!
    Seu trabalho é incrível, continue com os vídeos, tava sentindo falta deles.

  • @wjranalista
    @wjranalista 2 месяца назад +1

    Que vídeo fantástico, Filipe. Parabéns.

  • @itanuromero
    @itanuromero 2 месяца назад +6

    Isso não é um vídeo, é uma aula do curso ponto dev!
    Kkkkk mais um conhecimento incrível, parceiro, siga firme.

  • @samesantana4375
    @samesantana4375 2 месяца назад +1

    Vídeo esclarecedor!! parabéns!!!

  • @alexon2010
    @alexon2010 2 месяца назад

    Obrigado Felipe, por videos assim, eu tenho 51 anos e trabalho na área da computação a 32, seja como design ou desenvolvedor de sistema, mas com 51 anos moro de Aluguel e nunca fui de fato o provedor da minha família que é pequena, as vezes fico me perguntando, porque até hoje eu não ganhei dinheiro com computação... eu amo esta área desde do meu PC MSX EXPERT, atualmente estou quase concluindo a fabricação de uma máquina para uso industrial chamada Rouer CNC falta pouco para concluir e voltar montar um negocio novamente depois de 20 anos, vou montar um empresa que junta tudo que sempre quis computação, design e ferramentaria... E quem sabe agora eu de fato possa ter bons resultados... Eu sei exatamente qual é preço de uma jornada... Tudo isto em Pais que da o incentivo ao Contrário o Brasil..... Muito Obrigado por este video... È muito profundo o que vi......

  • @elianasantos6105
    @elianasantos6105 2 месяца назад +1

    Mais um vídeo super interessante e inteligente! 👏👏

  • @DanielSamara-g5o
    @DanielSamara-g5o 2 месяца назад +1

    Ótimo vídeo, Filipe. Obrigado.

  • @rodrigoberaldo95
    @rodrigoberaldo95 2 месяца назад +1

    Esse é o tipo de vídeo que um dia mostrarei ao meu filho. Muito obrigado Filipe :)

  • @marvinfiori2541
    @marvinfiori2541 2 месяца назад +1

    Excelente conteúdo como sempre!

  • @brunocintra5332
    @brunocintra5332 2 месяца назад +1

    Que vídeo maravilhoso amigo.

  • @SpacemanY2K38
    @SpacemanY2K38 2 месяца назад +1

    Eu sempre tenho essa aversão inicial, de clicar no vídeo. Mas cara, toda vez é uma lição bacana.

  • @MatheusCamilo26
    @MatheusCamilo26 2 месяца назад +1

    Ótimo vídeo mano !

  • @Lokospe
    @Lokospe 2 месяца назад +1

    Ainda bem que esse vídeo não se chama Efeito Dark Souls. Esse video surgiu na fase certa pra mim, obrigado mais uma vez, Filipe!

  • @crisribeiro685
    @crisribeiro685 2 месяца назад +1

    Sensacinal!!! já assisti esse vídeo 4 vezes.

  • @luanujk3228
    @luanujk3228 2 месяца назад +1

    Como faz falta conteúdo assim no RUclips, meu amigo

  • @andrevitor8405
    @andrevitor8405 Месяц назад +1

    Caralh# q vídeo!!!

  • @Guilherme-jz6qx
    @Guilherme-jz6qx 2 месяца назад

    Que felicidade ver o Filipe voltando ao canal!!! Bem vindo Michel

  • @Kaskarigudu
    @Kaskarigudu 2 месяца назад +2

    Fantástico vídeo

  • @mateusreinaldopa
    @mateusreinaldopa 2 месяца назад +1

    Que vídeo delicinha. Trouxe uma pegada interessante, Michel Teló 😂
    Gratidão pelos insights 🫰🏼

  • @bratergames9410
    @bratergames9410 2 месяца назад

    true , por isso SEMPRE tentar até conseguir , se você AMAR, o que faz.

  • @PauloAraujo-zi4uc
    @PauloAraujo-zi4uc 2 месяца назад +1

    🤩 Muito bom

  • @rigaperes
    @rigaperes 2 месяца назад

    onde vc tava??? finalmente voltou rsrsrs
    feliz por aparecer novamente, ótimo vídeo, obrigado!
    Eu não tenho interesse em aprender programação, mas dá muita vontade de comprar seu curso só para ver tudo o que vc fez lá dentro da área de membros e aprender como fazer um curso cativante, deve ser top!
    abraço irmão!

  • @palacystudios9350
    @palacystudios9350 2 месяца назад +1

    Que massinha, se liga bastante com aquele vídeo do curso.dev porque meu projetos nunca falham!

  • @SirNineS_CarraraTaxi
    @SirNineS_CarraraTaxi 2 месяца назад +2

    8:13 - 8:32 isso aqui foi forte hein, meu camarada

  • @alangraton2000
    @alangraton2000 2 месяца назад +1

    Canal ta voltando com tudo! Até gritei pra minha irmã falando sobre o vídeo novo kkkkkkkkk

  • @michaelnoardo3315
    @michaelnoardo3315 2 месяца назад

    Filipe, que bom ver videos seus novamente, lembro que vc morava no Canada tb, vc voltou pro Brazil? eu tb to morrendo de vontade de fazer as malas

    • @FilipeDeschamps
      @FilipeDeschamps  2 месяца назад +1

      Voltei meu caro! Com o nascimento da segunda filha escolhemos passar uma temporada aqui 🤝

    • @michaelnoardo3315
      @michaelnoardo3315 2 месяца назад

      @@FilipeDeschamps boa sorte filhos são nosso ouro e Brazil eh top ainda mais perto daqueles que amamos, ainda mais com filhos, rede de apoio é muito importante , sucesso , seus videos mais filosóficos me ajudaram muito com problemas q eu tinha

  • @velhoguidsd
    @velhoguidsd 2 месяца назад +1

    Também dá pra entender o seguinte:
    Se você não tem nada a perder, ou se tem recurso sobrando (tempo e/ou dinheiro) você tenta mais, ao contrário, se você tem recursos limitados (tempo e/ou dinheiro) você vai tentar menos e desistir mais cedo.

    • @marciorjusto
      @marciorjusto 2 месяца назад

      Se você tem poucos recursos, não desperdice-os: estude, evolua, aprenda e simule à parte, para só então pôr em prática

  • @demello14
    @demello14 2 месяца назад +1

    Muito massa!👏🏽🙏🏽

  • @alef1n
    @alef1n 2 месяца назад

    Comecei a postar vídeos de solls like e esse mundo é muito novo pra mim. Tô querendo gravar eu contra todos os bosses do soulslike. O complicado é que eu tô em um Boss chamado sister friede e tô apanhando muito, mas tô focado nesse projeto para deixar no yt esses vídeos. Hoje de manhã cheguei a cogitar desistir mas eu literalmente tô no último Boss e eu já enfrentei muitos outros difíceis quanto esse Boss. E foi aí que me deu um fôlego novo, já que eu já passei um desafio e vou passar mais outro. Tem muito isso mesmo, como eu quero gravar sobre isso, crio uma certa pressão e realmente faz muita diferença

  • @KenilGames
    @KenilGames 2 месяца назад +1

    Excelente vídeo!

  • @sergio_ssa_ba
    @sergio_ssa_ba 2 месяца назад

    Perseguir nossos erros nos tornar pessoas melhores.

  • @lennoth
    @lennoth Месяц назад

    Engraçado que eu só percebi isso recentemente estudando pra concursos e depois que vi esse vídeo eu vi que eu não estava maluco. Quando eu faço questões com o mind set de " se eu errar aqui está tudo bem porque eu ainda estou aprendendo" eu fluía mais na matéria mesmo errando bastante. Agora quando eu queria acertar o máximo que pudesse, se eu fizesse menos de 75 % de acerto eu ficava MUITO puto e até sentia vontade de parar de estudar no dia.