Outra dica valiosa: guarde aquele código que foi difícil pra escrever; guarde em algum repositório; mantenha uma base de conhecimento pessoal, um blog, alguma coisa. Você vai fazer muita coisa foda, mas vai esquecer.
Olá todos. Trabalhei como desenvolvedor durante muito tempo, em 1999, em pleno bug do milênio, fui dormir pensando como resolver o problema da data de dois dígitos no ano, e dormindo me veio a solução de desenvolver uma rotina bem besta que resolveu todo os meus problemas. Acordei, escrevi a rotina rapidinho e pronto, tudo certo. No mesmo dia fui ao primeiro cliente que receberia esta implementação e falei que a partir dali as datas no meu sistema chegaria até 31/12/2500, mas eu estava trabalhando para chegar bem além de 2500. O cliente ficou tranquilo pois prometi que esta atualização, além do anos 2500, não teria custo para ele. A linguagem era Dataflex, bons tempo. Obrigado Felipe por mais um vídeo espetacular. Abraços do Recife/PE
O Filipe é incrível, ele passa uma calma nos videos, uma vibe muito boa, e isso dá muito prazer de continuar a assistir o vídeo, não sei o que acontece kkkkk mas é incrível
Ola, vim ate aqui para agradecer, fiquei cadeirante por conta de um acidente e estou aposentado por invalidez, decidi virar programador pois posso trabalhar “sentado” kkkk. Estou te acompanhando e aprendendo. Acredito que isso vai me fazer mudar de vida
43 anos, 25 de carreira. Apesar de ter atuado na área tática e estratégia em diversos momentos, sempre me agarro ao técnico por que o que eu amo de verdade é o código. Se elogiam uma feature minha, eu dou um sorriso educado como aquele pro seu sobrinho distante agradecendo um pacote de meias no natal. Agora se outro programandor elogia meu código, eu ganho meu dia, fico bobo, crio um novo Pet project, convido pro churrasco de domingo, etc etc
Um bom conselho que eu vejo também seria o de que tudo tem um racional por trás, as vezes a arquitetura não é a melhor possível, mas com o conhecimento que a pessoa arquitetou na época, talvez tenha sido o melhor que ela conseguiu fazer, ou hoje a sua empresa tem uma condição financeira melhor e pode suportar uma arquitetura mais complexa, ou ainda, hoje você tem mais tempo para pensar pq essa arquitetura que você está considerando ruim e talvez ofendendo mentalmente a pessoa que fez assim pq não teve tempo, conseguiu trazer retorno financeiro para a empresa que hoje consegue te dar mais tempo para pensar em uma arquitetura melhor. E isso mostra pra mim que nem tudo é binário em programação, você tem que saber quando melhorar, quando evoluir e tudo envolve pessoas, carreira, e o dinheiro da empresa. Esse assunto é muito divertido de conversar, até pq quando você coloca variaveis desse tipo em uma conversa, geralmente (ênfase em geralmente) nesse momento você separa o junior do sênior, pq o júnior vai querer criar do zero, mudar tudo pra next.js, o sênior consegue exergar melhor o custo (dinheiro) por traz isso, por exemplo. Enfim, uma pequena parte da minha opinião, claro que é muito maior do que isso que não dá pra escrever tudo em um comentário e tão pouco sou dono da razão, afinal, também estou evoluindo minha carreira haha Se você chegou até aqui, excelente video :)
Esse vídeo deveria ter sido publicado há 2 anos, Filipe. Hoje eu estou entregando um projeto de Portal Governamental e, durante o processo, eu passei muito por todos os pontos críticos que você citou (e mais alguns pelo fato de trabalhar no setor público e ser o único desenvolvedor no departamento de comunicação). Neste processo eu aprendi React, Next, turborepo, Docker, VPS, Nginx e uma cacetada de coisas que hoje me deixam muito feliz por ter me tornado o desenvolvedor que me tornei. O conselho que posso dar hoje? Se você vai ter que implementar tudo sozinho, comece pensando qual vai ser seu ambiente de deploy - de preferencia, que seja com Docker ;).
Como tu chegou nessa conclusão mano? Quais foram as conclusões das suas experiências para chegar nessa opinião??? Pergunto porque acho interessantíssimo entender o porquê das coisas antes de começar a estudar lakakak
@@jjohnnyboy O meu conselho em relação a Docker é porque ele facilita em muito a organização e ampliação do ecossistema que você esteja programando. Além disso ele dá infinitas possibilidades, não importando a linguagem que você esteja implementando, já que dá pra criar containers pra qualquer coisa lá dentro e ir criando conexões. Bem, eu estou falando de uma maneira simplificada, mas procure no youtube "Imersão Full Cycle". O professor da imersão é ótimo com docker e a primeira aula é uma ótima abordagem a respeito. Pesquise também a documentação a respeito de "Docker Compose".
@@jjohnnyboy A escolha por um ambiente Node.js e tecnologias frontend e backend baseadas em react foi por utilizar uma mesma linguagem para tudo dentro da aplicação. Para isso eu tive que aprender javascript/typescript, e o Next.js me ajudou muito neste processo (antes eu programava um tiquinho de php pra wordpress e manjava mais de UX, frontend e lógica).
Esse tópico de "programação em 2 lugar e regra de negócios em primeiro 1 lugar" quebro a minha cabeça. Eu sei que programar, para uma empresa, precisa levar a regra de negócios como prioridade mas nesse nível citado no vídeo me quebro. Muito obrigado, abriu o meu horizonte❤
Se pegar meu histórico de comentários sobre esses assuntos sempre tem algo relacionado com: "Programador muda a chave quando fura a bolha e entende que o mundo real vai muito além de framework e até mesmo código" É o resumo do vídeo, esqueça modinha, esqueça decorar código, esqueça padrões, isso não importa para o cliente final, sem cliente final não tem produto, não tem emprego. Não digo para fazer qualquer coisa, mas muitas vezes um simples crud básico já resolve o problema, não tem porque pensar em escalonar, dividir, atualizar pra última versão do framework para fazer isso. Minha dica sempre foi: "apague o incêndio, depois pense em um jeito de evitar que o mesmo aconteça" não adianta procurar motivos de evitar algo que está acontecendo. Já pensou se o homem pensasse em problemas que daria usar um computador pior que uma calculadora para ir ao espaço? Ou outro que a aerodinâmica do avião não era perfeita pra voar? Faça, depois corrija. Programação temos essa vantagem, se der errado (principalmente no início) ninguém vai morrer, então deixe-se errar.
Foram maravilhosas essas dicas. Parabéns pelo vídeo. Alguns pontos que eu considero importante, e gostaria de deixar aqui pra quem quiser ler: - Estimativa nem sempre precisa ser de tempo. Basta vc fazer uma lista do pq é difícil implementar algo, isso já salva o seu time e joga a responsabilidade pra galera que vai tomar decisões e botar isso na agenda do produto. - Fazer um código que resolve um problema vale mais que aquele clean code, como mencionado. Eu já fiz vários códigos feios, cheios de if, com zero arquitetura e preparação, mas que tão funcionando 10/10 até hoje. Isso vale mais que nunca terminar algo e só gastar seu cérebro. - Tente fazer o seu trabalho em menos tempo. 4 horas bem trabalhadas e com bastante resultado valem mais que 8 horas massantes. Ah, e deixa pra entregar as coisas no fim do dia, ou da semana, e não quando vc realmente acabou. Pessoas muito produtivas são punidas com mais trabalho, então gaste menos tempo trabalhando, e mais tempo relaxando e fazendo coisas """""improdutivas""""". - E saibam conversar. Mais vale um nerd que sabe ser direto resolver a situação do que um nerd introvertido.
No final, tudo na programação são binários. Portanto, o resultado e o impacto do que está sendo desenvolvido é o verdadeiro valor. - O sistema funciona? - Atende às expectativas do cliente? - É fácil aplicar melhorias? - O sistema é escalável? Se todas as respostas forem sim, agora você pode sugerir novas funcionalidades para o seu cliente.
comecei a estudar python há um mês e acabei inspirando dois amigos meus a estudar, e eu indiquei os dois o seu canal pois tem conteúdos excelentes, bom trabalho!
Sensacional as dicas abordadas aqui! Quem está iniciando na área ou já está no mercado de trabalho, guarda estes conhecimentos, realmente são importantíssimos!!! FUNDAMENTOS é o conselho que eu precisava no início da carreira rsrsrs
Filipe, você é foda. Estamos em áreas totalmente diferentes, usando tecnologias diferentes. Porém, você mesmo assim sintetiza a área como um todo de um jeito impressionante e me representa! Obrigado por seus vídeos.
É incrível como o Felipe faz a gente se sentir melhor, ele mostra que errar ou não conseguir resolver uma determinada situação é normal, as vezes ou quase sempre nos colocamos tão pequenos diante dos especialistas de plantão, e do nada ele aparece e nos dá aquele ânimo de que muitas vezes ou na maioria das vezes os especialistas também tem seus percalsos, eles também sofrem com bugs, e erram. . .
Cara, video muito bom. Não sou um profi igual a vc, (admiro o seu trabalho), mas, o seus videos são bons. Sucesso, paz, saúde, e prosperidade pr vc e sua amora família.
Sobre o item "Estética não se ensina": Existe um conceito chamado "conhecimento tácito" ou "conhecimento implícito". É um tipo de conhecimento que é difícil de expressar explicitamente, normalmente está associado à intuição, experiência ou sabedoria. No exemplo da estética do código, alguém pode muito bem aprender as boas práticas, os code smells, e ainda assim não escrever um código bonito, isso só vem com a experiência de escrever e ler código. Não significa que não se pode acelerar a absorção de conhecimento tácito, mas está muito mais relacionado à prática deliberada do que a estudos formais.
Todos conselhos dados aqui são bons. Para a realidade dos desenvolvedores brasileiros, eu acrescento mais um: a linguagem que você mais precisa dominar não é de programação, é o INGLÊS. Ele vai te abrir as portas para aprender de praticamente qualquer fonte na internet, e de quebra vai te dar uma vantagem importante nos processos seletivos em multinacionais ou vagas no exterior. Invista em DOMINAR inglês.
Excelente vídeo como de praxe, Filipe. É um baita de um pleonasmo elogiar seu conteúdo, uma vez que o vídeo já mostra o cuidado e carinho com que foi produzido por si só! Aliás, levou mais de um ano estudando sozinho, mas eu finalmente acho que estou no caminho certo, especialmente depois do seu vídeo anterior sobre o mercado de trabalho e as chineladas virtuais do Sr. Akita :)
Realmente muito pontos importantes e que infelizmente para alguns conhecidos, não valem nada, trabalha por trabalhar e coda achando que a única e exclusiva função é codar e sinceramente… Ainda faz mal feito, sempre quebrando algo por teimosia, fico feliz que nesses 3 anos de experiência permaneço indo na direção correta, um grande abraço Filipe!
Eu já estava querendo abandonar estudar programação pelo fato de eu estar no começo e não estar entendendo quase nada do que estava fazendo, mas esse vídeo me deu um Up, me inscrevi no canal ❤❤🎉
Uma dica que você pode utilizar se quiser: Aprenda Delphi logo no início, pois ele deixa tudo mais fácil, porém assim que você conseguir fazer algo já pode partir pra outra linguagem
Conteúdo massa, como sempre! Gostaria de compartilhar um pouco da minha situação atual que acho que tem bastante haver com o assunto. Eu dou tutoria de ADS e també trabalho como Engenheiro de Software e é perceptível que muita gente entra na área por achar que é um trabalho dos sonhos, isso por que vêem a "glamouralização" que espalham sobre nossa área, salário alto, muitas vagas, home office, entre outros. E sim, tem coisas bem legais na nossa área, mas gosto de enfatizar que tem os pontos negativos. E um que eu SEMPRE falo é: vc está preparado pra sempre estar estudando? Sempre estar com a cabeça no trabalho ou na próxima tecnologia que tem que aprender pra não "ficar pra trás"? Eu já fui um desses que trabalhava muito e quando parava de trabalhar ia pra um projeto pessoal, ou ia estudar outra tecnologia ou pra me atualizar ou por que o trabalho estava demandando e, olha, cheguei perto de explodir de cansaso. Levem a sério o tal do burnout, pois, por mais que eu goste da área, ficou cansativo de mais manter o ritmo e atualmente o que mais valorizo é o meu descanso. Pense bem antes de vender sua saúde! Eu vim do futuro pra te avisar que o tempo cobra!! De nada!! 😁😅
0:38 acho linda essa frase. Por muito tempo tive aquele sentimento platônico de criar coisas do zero, mas com o tempo percebi que aperfeiçoar coisas que existem é muito importante também, e não há nada de errado nisso. Isso se chama manter o legado ❤
você é muito carismatico! btw, video show! engraçado que para quem já tem experiencia parece tudo muito obvio, mas o obvio muitas vezes passa despercebido.
Concordo com os pontos. Em relação a negócio ser mais importante do que código, falando do ponto de vista de engenharia, esse é um jogo de pratos que precisamos equilibrar, pois precisamos defender tópicos de engenharia em que a visão pode não ser tão clara para o negócio.
Como um Sênior que sempre empurrou os projetos pessoas com a barriga, a minha dica é justamente focar nos projetos pessoais pra tu aprender o que gosta. Dificilmente você vai conseguir juntar trabalho com todas tecnologias que você gosta, a menos que seja o seu próprio negócio.
Filipão, eu que te adoro, cara! Compartilho do mesmo sentimento que o pessoal nos comentários, vc consegue transmitir conhecimento de uma forma muito amistosa e.... didática (pra fazer referência ao trecho). Parabéns pelo trabalho e continue sempre sendo esse cara massa que vc é! Abraço!
caramba como eu queria ser um programador, amo a tecnologia, amo mais ainda ajudar as pessoas com a tecnologia, tem muitos muitos, tutoriais e curso no RUclips mas esse seu deve ser de virar a chave, mas um dia eu chego la, não com cursos pois sou um pai de família de 37 anos, com 3 filhos pra alimentar, e um notebook acer.kkkkk mas um dia não muito distante eu chego la e vou dizer virei a chave. sigo os seu concelho são super super animador, me espelho em vc. tmj
Ah q top!! Fiquei até o final hahaha eu gosto muito do seu canal, vc é um querido, inteligentão hahaha e ouvindo vc eu posso entender um pouquinho o "mundo" onde meu filhão escolheu viver e trabalhar, consigo compreender um pouco das dificuldades e tb as coisas boas , aquelas q deixam meu filho feliz dançando pela casa 😂.
Orra, que vídeo foda, que cara foda, você é uma pessoa MUITO foda, a forma que apresenta o conteúdo chega ser cativante, espero que toda essa energia positiva e o conhecimento que você nos proporciona, retorne em triplo pra você!
Sobre estimativas, sou cientista de dados, minha regra, fazer 3 perguntas, Ja temos acesso a base e dados? Temos alguem na equipe que conehce bem essa base de dados? os dados estão estruturados? se pra qualquer uma dessa perguntas a resposta for não então nao tenho estimativa pra passar. mas claro, o cliente vira e diz, preciso que entrega ocorra no maximo em 2 meses
Sobre a estética: o artigo foi infeliz no subtítulo mas ele diz que ela pode ser aprendida mas que isso vem com a experiência, lendo bons códigos e dando manutenção em código ruim. Talvez a melhor palavra isso seja "estilo" pq, essencialmente, não se aprende a ser estético.
Perfeito! Realmente quando é gravado um vídeo sobre, além de aprendermos pela 2º vez o que já sabemos, ainda ensina outras pessoas uma lógica, e nisso vem clientes com as mesmas situações... resolvendo os clientes adquirimos um conhecimento multiplicado do que já sabíamos kkkk Sem polêmica nenhuma... mas eu aprendi como programar coisas complexas só com o CHATGPT, eu não entendo nada de códigos e do nada virei programador kkkkk
Dica de um Junior III com 3 anos de XP: - Cuidado ao implementar novas funcionalidades e querer reescrever tudo só pq você não entende como está a arquitetura do código hoje. - Vai lidar com coisas que nem está tão disponivel na internet e não se assuste - Aproveite se tem um senior te mentorando na empresa, ele vai te ajudar muito - Saiba como perguntar, pesquise antes, tente entender o conceito, busque documentação. - Trabalhe seu marketing pessoal, notei que em 2 anos, subi 2x de cargo mas tem pessoas que nesses 2 anos ainda estão no mesmo cargo, é importante saber se vender. - Se a empresa usa React e já resolve seus problemas, não é muito viavel chegar lá e querer trocar de framework só pq React tá na "moda"
@@raulgoncalves3472 Eu acredito que isso pode ser feito de várias formas, é você quem vai decidir, o que funcionou para mim foi: Ser mais ativo na comunidade, ter um github ativo, as pessoas precisam saber o que você tá fazendo ou estudando, por exemplo, 1 ou 2x por mês eu tento postar no linkedin algum repositório de algo que to estudando naquele mês e algumas considerações do que eu aprendi nesse estudo, durante as dailys é interessante tu ser bem detalhista no que está fazendo ao invés de só falar o número do card que tá trabalhando, mas tem q ser algo natural, conforme sua evolução na área for aumentando, vai mostrando isso de forma sutil para empresa na qual você trabalha. Se o seu Gestor acessar seu linkedin, ele vai ficar feliz de ver que fez a escolha certa ou triste por ver que tu está lá só pra receber o salário e não quer avançar na carreira? OBS: Não é regra, cada empresa é uma, mas isso me fez crescer rápido até na evolução dos cargos, dependendo da sua situação pode ou não funcionar, vai da cultura da empresa também e etc...
@@raulgoncalves3472 Um cara que n é visto não é lembrado, um gestor me disse uma vez, que eles levam muito em consideração quem vai nos eventos/confraternizações presenciais da empresa, coisas que acontecem no meio do ano ou final do ano, quanto mais tu se envolver em coisas que tem pessoas, mais perto da grana tu vai estar. Quando forem dar aumento, vão ver quem é mais ativo, quem resolve os problemas da empresa, ajuda os colegas, tem vontade de crescer, quem é parceiro mesmo, não deixa a empresa na mão em eventos presenciais, e etc, mas lembrando, não é regra.
"Aprenda a gostar do processo de estudar tecnologia" , eu estou começando agora e eu definitivamente amo esse processo do aprendizando, tudo para mim e uma descoberta fascinante tudo combina com as coisas que ja vi por ai na internet, e incrivel mas junto com ele me vem um medo gigante "sera que eu realmente estou aprendendo" não sei lidar com isso, isso e oq me desanima em alguns dias pq apesar de saber como faz tal coisa ela não surge na minha cabeça se eu nao abrir a internet e olhar antes
Muito top esses conselhos, aprendi bastante. Precisamos realmente aprender a gostar do processo. Em relação a 10:38, se eu fosse escrever minha sugestão em Python seria: If ouvinte == God: print("Eu te adoro") else: # opcional # Qualquer outro elogio, como: print("Você é muito especial para mim!")
Que vídeo massaaaaa! Deu vários insights aqui! Aos 5'16" fala em "isolar o problema"... Tão simples e não tinha percebido... Vou usar e muito (não só em códigos) 😅
Eu tenho uma visão um pouco mais materialista e cética em relação ao trabalho de forma geral. No meu caso em específico, não desenvolvo qualquer apego pelos meus projetos pessoais ou profissionais, apenas vejo como um step necessário para alcançar objetivos que estipulei. Nunca atrelo qualquer objetivo ou meta pessoal a empresa em que estou trabalhando. Não me foco em ser um "profissional excelente" no sentido de sempre correr para me atualizar para ter empregabilidade, e sim, porque o desafio intelectual é o que me motiva. Pouco me importa se o mercado valoriza x ou y, senão for ter algum benefício claro, não vejo sentido em despender energia. Por experiência própria, já tive acesso a dados relacionados a remuneração de profissionais e, na prática, certificação, idioma, cursos, experiência etc, não tem uma relação clara e não existe diferenciação significativa dentro da empresa (existem casos e casos). Então, para mim, faz sentido tirar certificações, idiomas e afins para atingir outros objetivos pessoais e não para se encaixar em uma empresa qualquer. É uma visão um pouco mais dark kkk mas para mim é psicologicamente tranquilo.
Obrigado pelo vídeo! Me ajudou com a síndrome do impostor, sempre fui muito crítico comigo mesmo Adicionalmente, cada dica faz sentido para quem entra. Mas busquem work life balance e também estar em uma empresa que você gosta e admira. Vale muito a pena! Não se permitam acomodar
08:32 - Lembre-se : "Estimativas são apenas estimativas e nada além disso" Quando estima-se um valor para alguma coisa, como por exemplo , a quilometragem de algum veículo olhando apenas para sua aparência , a probabilidade de errar é gigante . Quando se estima que alguma tarefa vai durar x horas, você não tem a obrigação de entregar em x horas , porque x horas foi só uma "Estimativa". Reestimar deveria ser algo natural na programação.
Consegui vagas justamente por me preocupar em pesquisar sobre o negócio e saber do que se trata o projeto, estar realmente interessada do porquê que aquela tecnologia esta sendo desenvolvida. Não é só um sistema, é um processo que está sendo melhorado!
Ótimo video!!!! Me identifiquei quando foi falado que nao é um emprego dos sonhos. Amo tecnologia, amo programar, mas o meu rendimento mudou radicalmente pra melhor, quando decidi voltar as minhas raizes, que nao tem nada haver com tecnologia. Trabalho em tempo integral como Dev e como voluntário na emergencia medica, onde consigo desligar por completo :)
Quero ser igual ao Deschamps quando eu crescer. rs Brincadeiras a parte, te admiro e me inspiro em você também. Assim como os projetos pessoais alimentam a chama interna, como você exemplificou, seu conteúdo sempre me traz inspiração. Gratidão por compartilhar!
Isso que você fala aos 8:33 é pura verdade. Por isso digo: nunca subestime uma tarefa, seja o fix de um bugzinho ou a implementação de uma feature aparentemente ridícula. Estamos lidando com um sistema, onde há diversas coisas acontecendo e trocando informações
O conselho de separa o trabalho com avida pessoal encaixa perfeitamente com a minha realidade, e não sei se já aconteceu isso com vocês; várias vezes eu fico tãoligado a um bug que sonho resolvendo ele, e logo que me espanto resolvo implementar a mesma solução que implementei no sonho e dá tudo certo, é como se a nossa consciência continuasse a programar msm dormindo. Eu também te adoro Filipe
08:30 - Cara... Um dos maiores problemas que eu tenho com estimativa de tempo é quando falamos de algo que ou eu nunca fiz, ou eu sei que tem algo não detalhado. Pois SEMPRE nisso a gente gasta mais tempo que o deduzido.
Em breve estarei no canadá, e o primeiro dos meus objetivos, será encontrar com você. Não sei como o farei, mas gostaria muito que acontecesse... Você me inspira demais
✅ Meu curso de Programação: curso.dev/
✅ Newsletter BOA de Tecnologia: filipedeschamps.com.br/newsletter
✅ Tweet: twitter.com/FilipeDeschamps/status/1682067198469373952
✅ Artigo original: vadimkravcenko.com/shorts/things-they-didnt-teach-you/
nossa o vídeo teve ate cena pós credito, chorei muito 😁
Eu recomendo o curso! Já no início é possível quão diferenciado é e a didática do Filipe então? Selokooooo
Não sei vocês, mas eu me sinto duplamente adorado ao término desse vídeo.
hahahahahahahha 😂 😂 😂 😂
tbm!!! super fofoo
lá ele..
Essa é a experiência média de assistir vídeos do Deschamps
Outra dica valiosa: guarde aquele código que foi difícil pra escrever; guarde em algum repositório; mantenha uma base de conhecimento pessoal, um blog, alguma coisa. Você vai fazer muita coisa foda, mas vai esquecer.
é de preferencia documente ele para vc mesmo kkkk
@@rafaeljacobrodrigues7488 exatamente!
Faço justamente isso, deixo tudo documentado no notion kkkk
Perfeito!
isso é muito real!! eu ja fiz muita coisa foda em 10 anos de exp mas numa entrevista o pessoal pergunta e eu fico tipo "pão de batata"
Olá todos. Trabalhei como desenvolvedor durante muito tempo, em 1999, em pleno bug do milênio, fui dormir pensando como resolver o problema da data de dois dígitos no ano, e dormindo me veio a solução de desenvolver uma rotina bem besta que resolveu todo os meus problemas. Acordei, escrevi a rotina rapidinho e pronto, tudo certo. No mesmo dia fui ao primeiro cliente que receberia esta implementação e falei que a partir dali as datas no meu sistema chegaria até 31/12/2500, mas eu estava trabalhando para chegar bem além de 2500. O cliente ficou tranquilo pois prometi que esta atualização, além do anos 2500, não teria custo para ele. A linguagem era Dataflex, bons tempo. Obrigado Felipe por mais um vídeo espetacular. Abraços do Recife/PE
O Filipe é incrível, ele passa uma calma nos videos, uma vibe muito boa, e isso dá muito prazer de continuar a assistir o vídeo, não sei o que acontece kkkkk mas é incrível
Verdade!
A forma como ele transmite a informação não deixa o ouvinte com tédio de assistir(minha pupila fica dilatada kkkkk).
Flilipe você é fod@!!
Ola, vim ate aqui para agradecer, fiquei cadeirante por conta de um acidente e estou aposentado por invalidez, decidi virar programador pois posso trabalhar “sentado” kkkk. Estou te acompanhando e aprendendo. Acredito que isso vai me fazer mudar de vida
43 anos, 25 de carreira. Apesar de ter atuado na área tática e estratégia em diversos momentos, sempre me agarro ao técnico por que o que eu amo de verdade é o código. Se elogiam uma feature minha, eu dou um sorriso educado como aquele pro seu sobrinho distante agradecendo um pacote de meias no natal. Agora se outro programandor elogia meu código, eu ganho meu dia, fico bobo, crio um novo Pet project, convido pro churrasco de domingo, etc etc
Um bom conselho que eu vejo também seria o de que tudo tem um racional por trás, as vezes a arquitetura não é a melhor possível, mas com o conhecimento que a pessoa arquitetou na época, talvez tenha sido o melhor que ela conseguiu fazer, ou hoje a sua empresa tem uma condição financeira melhor e pode suportar uma arquitetura mais complexa, ou ainda, hoje você tem mais tempo para pensar pq essa arquitetura que você está considerando ruim e talvez ofendendo mentalmente a pessoa que fez assim pq não teve tempo, conseguiu trazer retorno financeiro para a empresa que hoje consegue te dar mais tempo para pensar em uma arquitetura melhor.
E isso mostra pra mim que nem tudo é binário em programação, você tem que saber quando melhorar, quando evoluir e tudo envolve pessoas, carreira, e o dinheiro da empresa. Esse assunto é muito divertido de conversar, até pq quando você coloca variaveis desse tipo em uma conversa, geralmente (ênfase em geralmente) nesse momento você separa o junior do sênior, pq o júnior vai querer criar do zero, mudar tudo pra next.js, o sênior consegue exergar melhor o custo (dinheiro) por traz isso, por exemplo.
Enfim, uma pequena parte da minha opinião, claro que é muito maior do que isso que não dá pra escrever tudo em um comentário e tão pouco sou dono da razão, afinal, também estou evoluindo minha carreira haha
Se você chegou até aqui, excelente video :)
Esse vídeo deveria ter sido publicado há 2 anos, Filipe. Hoje eu estou entregando um projeto de Portal Governamental e, durante o processo, eu passei muito por todos os pontos críticos que você citou (e mais alguns pelo fato de trabalhar no setor público e ser o único desenvolvedor no departamento de comunicação). Neste processo eu aprendi React, Next, turborepo, Docker, VPS, Nginx e uma cacetada de coisas que hoje me deixam muito feliz por ter me tornado o desenvolvedor que me tornei.
O conselho que posso dar hoje? Se você vai ter que implementar tudo sozinho, comece pensando qual vai ser seu ambiente de deploy - de preferencia, que seja com Docker ;).
P.S.: Seus conteúdos fizeram parte disso. Parabéns e muito obrigado!
Como tu chegou nessa conclusão mano? Quais foram as conclusões das suas experiências para chegar nessa opinião???
Pergunto porque acho interessantíssimo entender o porquê das coisas antes de começar a estudar lakakak
Não se apegue a tecnologia hahaha
@@jjohnnyboy O meu conselho em relação a Docker é porque ele facilita em muito a organização e ampliação do ecossistema que você esteja programando. Além disso ele dá infinitas possibilidades, não importando a linguagem que você esteja implementando, já que dá pra criar containers pra qualquer coisa lá dentro e ir criando conexões.
Bem, eu estou falando de uma maneira simplificada, mas procure no youtube "Imersão Full Cycle". O professor da imersão é ótimo com docker e a primeira aula é uma ótima abordagem a respeito. Pesquise também a documentação a respeito de "Docker Compose".
@@jjohnnyboy A escolha por um ambiente Node.js e tecnologias frontend e backend baseadas em react foi por utilizar uma mesma linguagem para tudo dentro da aplicação. Para isso eu tive que aprender javascript/typescript, e o Next.js me ajudou muito neste processo (antes eu programava um tiquinho de php pra wordpress e manjava mais de UX, frontend e lógica).
Esse tópico de "programação em 2 lugar e regra de negócios em primeiro 1 lugar" quebro a minha cabeça.
Eu sei que programar, para uma empresa, precisa levar a regra de negócios como prioridade mas nesse nível citado no vídeo me quebro. Muito obrigado, abriu o meu horizonte❤
Privilegiado em poder encontrar tanta informação, conselhos, dicas e apoio na carreira! Parabéns e obrigado! A comunidade Dev é excelente.
Se pegar meu histórico de comentários sobre esses assuntos sempre tem algo relacionado com:
"Programador muda a chave quando fura a bolha e entende que o mundo real vai muito além de framework e até mesmo código"
É o resumo do vídeo, esqueça modinha, esqueça decorar código, esqueça padrões, isso não importa para o cliente final, sem cliente final não tem produto, não tem emprego.
Não digo para fazer qualquer coisa, mas muitas vezes um simples crud básico já resolve o problema, não tem porque pensar em escalonar, dividir, atualizar pra última versão do framework para fazer isso.
Minha dica sempre foi: "apague o incêndio, depois pense em um jeito de evitar que o mesmo aconteça" não adianta procurar motivos de evitar algo que está acontecendo.
Já pensou se o homem pensasse em problemas que daria usar um computador pior que uma calculadora para ir ao espaço? Ou outro que a aerodinâmica do avião não era perfeita pra voar? Faça, depois corrija. Programação temos essa vantagem, se der errado (principalmente no início) ninguém vai morrer, então deixe-se errar.
Foram maravilhosas essas dicas. Parabéns pelo vídeo.
Alguns pontos que eu considero importante, e gostaria de deixar aqui pra quem quiser ler:
- Estimativa nem sempre precisa ser de tempo. Basta vc fazer uma lista do pq é difícil implementar algo, isso já salva o seu time e joga a responsabilidade pra galera que vai tomar decisões e botar isso na agenda do produto.
- Fazer um código que resolve um problema vale mais que aquele clean code, como mencionado. Eu já fiz vários códigos feios, cheios de if, com zero arquitetura e preparação, mas que tão funcionando 10/10 até hoje. Isso vale mais que nunca terminar algo e só gastar seu cérebro.
- Tente fazer o seu trabalho em menos tempo. 4 horas bem trabalhadas e com bastante resultado valem mais que 8 horas massantes. Ah, e deixa pra entregar as coisas no fim do dia, ou da semana, e não quando vc realmente acabou. Pessoas muito produtivas são punidas com mais trabalho, então gaste menos tempo trabalhando, e mais tempo relaxando e fazendo coisas """""improdutivas""""".
- E saibam conversar. Mais vale um nerd que sabe ser direto resolver a situação do que um nerd introvertido.
Esse rapaz tem cara de possuir um coração gigantesco. Sucesso Filipe
No final, tudo na programação são binários. Portanto, o resultado e o impacto do que está sendo desenvolvido é o verdadeiro valor.
- O sistema funciona?
- Atende às expectativas do cliente?
- É fácil aplicar melhorias?
- O sistema é escalável?
Se todas as respostas forem sim, agora você pode sugerir novas funcionalidades para o seu cliente.
Sensacional Rodrigão!! De fato o impacto é o mais importante 💪
comecei a estudar python há um mês e acabei inspirando dois amigos meus a estudar, e eu indiquei os dois o seu canal pois tem conteúdos excelentes, bom trabalho!
ta estudando por onde e como?
o nivel das produções dos vídeos estão tão excelentes que agora tem até pós créditos 😌❤
Hahahah sensacional 😂😂 😍
@@FilipeDeschampsOnde você estudou ciência da computação?
Sensacional as dicas abordadas aqui! Quem está iniciando na área ou já está no mercado de trabalho, guarda estes conhecimentos, realmente são importantíssimos!!! FUNDAMENTOS é o conselho que eu precisava no início da carreira rsrsrs
Que massa Filipe, hoje atuo como senior e aprendo muito contigo. Abraço!
Muito obrigado por tirar um peso tão grande dos meus ombros.
Estou sem palavras. ❤🧡💛💚💙💜🤎🖤🤍
Pontos muito bem colocados. Estou há pouco tempo no mercado e já senti tudo isso na pele.
Filipe, você é foda. Estamos em áreas totalmente diferentes, usando tecnologias diferentes.
Porém, você mesmo assim sintetiza a área como um todo de um jeito impressionante e me representa!
Obrigado por seus vídeos.
Esse cara não é desse planeta. Filipe, você é fundamental para nós ❤ Obrigado por tanto.
Eu não consigo achar ninguém que possa ter conteúdos tão bons quanto o seu, que didática é essaaa🤯🤌🏼🤌🏼
Filipe!
Vc é necessário demais cara. Nao só pelos ensinamentos de programação, mas como exemplo de pessoa.
Tbm te adoramos! ❤
Cara, você é mais que necessário na comunidade. Muito obrigado por tudo!
É incrível como o Felipe faz a gente se sentir melhor, ele mostra que errar ou não conseguir resolver uma determinada situação é normal, as vezes ou quase sempre nos colocamos tão pequenos diante dos especialistas de plantão, e do nada ele aparece e nos dá aquele ânimo de que muitas vezes ou na maioria das vezes os especialistas também tem seus percalsos, eles também sofrem com bugs, e erram. . .
Vc é uma dádiva de Deus e de si mesmo. Amor profundo pra ti e teu filhote e prá quem manda nessa bagaça que é a patroa, como aqui em casa.
Este vídeo surpreendentemente se aplica pra tudo quanto é trabalho
Show meu lindo, obrigado por me deixar mais informado todos os dias com a sua newsletter.
Já tenho o curso, mas não sei porque ainda não sou membro... Raridade ter alguém como Deschamps
Pronto! Agora sou membro do canal! ❤
AAAAEEEEE 🎉🎉🎉🎉❤❤❤😍😍😍
Cara, video muito bom.
Não sou um profi igual a vc, (admiro o seu trabalho), mas, o seus videos são bons.
Sucesso, paz, saúde, e prosperidade pr vc e sua amora família.
Adorei tbm .... 😂surpresa com o: Te adoro !! A recíproca é verdadeira!❤
AAAEEE ❤❤❤😍😍😍
Sobre o item "Estética não se ensina": Existe um conceito chamado "conhecimento tácito" ou "conhecimento implícito". É um tipo de conhecimento que é difícil de expressar explicitamente, normalmente está associado à intuição, experiência ou sabedoria. No exemplo da estética do código, alguém pode muito bem aprender as boas práticas, os code smells, e ainda assim não escrever um código bonito, isso só vem com a experiência de escrever e ler código. Não significa que não se pode acelerar a absorção de conhecimento tácito, mas está muito mais relacionado à prática deliberada do que a estudos formais.
Todos conselhos dados aqui são bons. Para a realidade dos desenvolvedores brasileiros, eu acrescento mais um: a linguagem que você mais precisa dominar não é de programação, é o INGLÊS. Ele vai te abrir as portas para aprender de praticamente qualquer fonte na internet, e de quebra vai te dar uma vantagem importante nos processos seletivos em multinacionais ou vagas no exterior. Invista em DOMINAR inglês.
Excelente vídeo como de praxe, Filipe. É um baita de um pleonasmo elogiar seu conteúdo, uma vez que o vídeo já mostra o cuidado e carinho com que foi produzido por si só!
Aliás, levou mais de um ano estudando sozinho, mas eu finalmente acho que estou no caminho certo, especialmente depois do seu vídeo anterior sobre o mercado de trabalho e as chineladas virtuais do Sr. Akita :)
Realmente muito pontos importantes e que infelizmente para alguns conhecidos, não valem nada, trabalha por trabalhar e coda achando que a única e exclusiva função é codar e sinceramente… Ainda faz mal feito, sempre quebrando algo por teimosia, fico feliz que nesses 3 anos de experiência permaneço indo na direção correta, um grande abraço Filipe!
Gracias Filipe!!! Nosotros también te adoramos! 💖😊😄
Que pós créditos sensacional!
Deschamps sempre surpreendendo.
Eu já estava querendo abandonar estudar programação pelo fato de eu estar no começo e não estar entendendo quase nada do que estava fazendo, mas esse vídeo me deu um Up, me inscrevi no canal ❤❤🎉
Uma dica que você pode utilizar se quiser: Aprenda Delphi logo no início, pois ele deixa tudo mais fácil, porém assim que você conseguir fazer algo já pode partir pra outra linguagem
@@DevAteAAlma valeu pela dica cara vai ajudar muiiito
Conteúdo massa, como sempre!
Gostaria de compartilhar um pouco da minha situação atual que acho que tem bastante haver com o assunto. Eu dou tutoria de ADS e també trabalho como Engenheiro de Software e é perceptível que muita gente entra na área por achar que é um trabalho dos sonhos, isso por que vêem a "glamouralização" que espalham sobre nossa área, salário alto, muitas vagas, home office, entre outros. E sim, tem coisas bem legais na nossa área, mas gosto de enfatizar que tem os pontos negativos. E um que eu SEMPRE falo é: vc está preparado pra sempre estar estudando? Sempre estar com a cabeça no trabalho ou na próxima tecnologia que tem que aprender pra não "ficar pra trás"?
Eu já fui um desses que trabalhava muito e quando parava de trabalhar ia pra um projeto pessoal, ou ia estudar outra tecnologia ou pra me atualizar ou por que o trabalho estava demandando e, olha, cheguei perto de explodir de cansaso. Levem a sério o tal do burnout, pois, por mais que eu goste da área, ficou cansativo de mais manter o ritmo e atualmente o que mais valorizo é o meu descanso. Pense bem antes de vender sua saúde! Eu vim do futuro pra te avisar que o tempo cobra!! De nada!! 😁😅
Acho muito massa esse apoio que vcs devs influencers se dão. Sempre citando em videos e tals 👏🏼
0:38 acho linda essa frase. Por muito tempo tive aquele sentimento platônico de criar coisas do zero, mas com o tempo percebi que aperfeiçoar coisas que existem é muito importante também, e não há nada de errado nisso. Isso se chama manter o legado ❤
você é muito carismatico! btw, video show! engraçado que para quem já tem experiencia parece tudo muito obvio, mas o obvio muitas vezes passa despercebido.
É muito carisma acumulado em uma pessoa só!
Essa musiquinha de elevador no final me pega mto hahaha Filipe, eu é que te adoro em dobro pelo cuidado e carinho com as produções!
Hahahah eu adoro ela 😍😍😍
Ja tinha assistido esse video quando ainda era prova de conceito, mas sempre vale assistir novamente os videos do Filipe ate o final !!
Massa demais, e muito obrigado por ajudar no processo do novo formato 🤝🤝🤝
Adoramos você também Filipe!
😍😍😍😍
Concordo com os pontos. Em relação a negócio ser mais importante do que código, falando do ponto de vista de engenharia, esse é um jogo de pratos que precisamos equilibrar, pois precisamos defender tópicos de engenharia em que a visão pode não ser tão clara para o negócio.
Maravilhoso cara, estou na minha primeira vaga de programador, o vídeo faz total sentido!
Felipe, se voce fizer um curso de como transmitir essa paz ai eu compro hoje.
Como um Sênior que sempre empurrou os projetos pessoas com a barriga, a minha dica é justamente focar nos projetos pessoais pra tu aprender o que gosta. Dificilmente você vai conseguir juntar trabalho com todas tecnologias que você gosta, a menos que seja o seu próprio negócio.
Que video maravilhoso. Os ensinamentos transcendem a tecnologia da informação, pois serve para muitas outras áreas de atuação. Obrigado!!!!
Filipão, eu que te adoro, cara! Compartilho do mesmo sentimento que o pessoal nos comentários, vc consegue transmitir conhecimento de uma forma muito amistosa e.... didática (pra fazer referência ao trecho). Parabéns pelo trabalho e continue sempre sendo esse cara massa que vc é! Abraço!
Caraca Felipe que conteúdo absurdoooo, já até salvei esse vídeo pode ter certeza que vou abrir mais vezes !!!
caramba como eu queria ser um programador, amo a tecnologia, amo mais ainda ajudar as pessoas com a tecnologia, tem muitos muitos, tutoriais e curso no RUclips mas esse seu deve ser de virar a chave, mas um dia eu chego la, não com cursos pois sou um pai de família de 37 anos, com 3 filhos pra alimentar, e um notebook acer.kkkkk mas um dia não muito distante eu chego la e vou dizer virei a chave. sigo os seu concelho são super super animador, me espelho em vc. tmj
conseguiu?
Vou levar esse vídeo pra vida. Muito Obrigada por isso!!!
Assuma que tem bug... rapaz, o cara que faz o front segue esse conselho certinho, ele sempre assumi que o bug tá no meu backend
Estou começando um canl de programação graças a você e o fiasco...Algo inovador 🤗
Ah q top!! Fiquei até o final hahaha eu gosto muito do seu canal, vc é um querido, inteligentão hahaha e ouvindo vc eu posso entender um pouquinho o "mundo" onde meu filhão escolheu viver e trabalhar, consigo compreender um pouco das dificuldades e tb as coisas boas , aquelas q deixam meu filho feliz dançando pela casa 😂.
Que masssaaa!!! Manda um abração pro seu filhão 🤝💪
@@FilipeDeschamps é pra já rsrs
Orra, que vídeo foda, que cara foda, você é uma pessoa MUITO foda, a forma que apresenta o conteúdo chega ser cativante, espero que toda essa energia positiva e o conhecimento que você nos proporciona, retorne em triplo pra você!
Video excelente! Ótimos insides e a qualidade está excepcional.
Parabéns! Você é muito bom... conhecimento se adquire, a simpatia em transmiti-lo, creio ser nata...
Sobre estimativas, sou cientista de dados, minha regra, fazer 3 perguntas, Ja temos acesso a base e dados? Temos alguem na equipe que conehce bem essa base de dados? os dados estão estruturados? se pra qualquer uma dessa perguntas a resposta for não então nao tenho estimativa pra passar. mas claro, o cliente vira e diz, preciso que entrega ocorra no maximo em 2 meses
Hahaha final espetacular! Massinha demais!
Sobre a estética: o artigo foi infeliz no subtítulo mas ele diz que ela pode ser aprendida mas que isso vem com a experiência, lendo bons códigos e dando manutenção em código ruim. Talvez a melhor palavra isso seja "estilo" pq, essencialmente, não se aprende a ser estético.
Olha tuuuuudo isso aqui, é claro que me adora em dobro. 🤭
E você é fera demais, Filipe.
Perfeito! Realmente quando é gravado um vídeo sobre, além de aprendermos pela 2º vez o que já sabemos, ainda ensina outras pessoas uma lógica, e nisso vem clientes com as mesmas situações... resolvendo os clientes adquirimos um conhecimento multiplicado do que já sabíamos kkkk
Sem polêmica nenhuma... mas eu aprendi como programar coisas complexas só com o CHATGPT, eu não entendo nada de códigos e do nada virei programador kkkkk
O final me pegou kkkk muito boa as dicas! Estou fazendo teu curso! Parabéns e sucesso
Muitas das dicas desse video me fazem me sentir feliz por utillizar Low Code.
Dica de um Junior III com 3 anos de XP:
- Cuidado ao implementar novas funcionalidades e querer reescrever tudo só pq você não entende como está a arquitetura do código hoje.
- Vai lidar com coisas que nem está tão disponivel na internet e não se assuste
- Aproveite se tem um senior te mentorando na empresa, ele vai te ajudar muito
- Saiba como perguntar, pesquise antes, tente entender o conceito, busque documentação.
- Trabalhe seu marketing pessoal, notei que em 2 anos, subi 2x de cargo mas tem pessoas que nesses 2 anos ainda estão no mesmo cargo, é importante saber se vender.
- Se a empresa usa React e já resolve seus problemas, não é muito viavel chegar lá e querer trocar de framework só pq React tá na "moda"
O que seria fazer marketing pessoal (se vender) dentro da empresa? E quais dicas vc dá para fazer isso de uma boa forma?
@@raulgoncalves3472 Eu acredito que isso pode ser feito de várias formas, é você quem vai decidir, o que funcionou para mim foi: Ser mais ativo na comunidade, ter um github ativo, as pessoas precisam saber o que você tá fazendo ou estudando, por exemplo, 1 ou 2x por mês eu tento postar no linkedin algum repositório de algo que to estudando naquele mês e algumas considerações do que eu aprendi nesse estudo, durante as dailys é interessante tu ser bem detalhista no que está fazendo ao invés de só falar o número do card que tá trabalhando, mas tem q ser algo natural, conforme sua evolução na área for aumentando, vai mostrando isso de forma sutil para empresa na qual você trabalha. Se o seu Gestor acessar seu linkedin, ele vai ficar feliz de ver que fez a escolha certa ou triste por ver que tu está lá só pra receber o salário e não quer avançar na carreira?
OBS: Não é regra, cada empresa é uma, mas isso me fez crescer rápido até na evolução dos cargos, dependendo da sua situação pode ou não funcionar, vai da cultura da empresa também e etc...
@@raulgoncalves3472 Um cara que n é visto não é lembrado, um gestor me disse uma vez, que eles levam muito em consideração quem vai nos eventos/confraternizações presenciais da empresa, coisas que acontecem no meio do ano ou final do ano, quanto mais tu se envolver em coisas que tem pessoas, mais perto da grana tu vai estar. Quando forem dar aumento, vão ver quem é mais ativo, quem resolve os problemas da empresa, ajuda os colegas, tem vontade de crescer, quem é parceiro mesmo, não deixa a empresa na mão em eventos presenciais, e etc, mas lembrando, não é regra.
Muito obrigada! Vou colocar em prática! Estou começando no ramo.
Fico intrigado com esse seu storytelling cativante, rsrs.
Parabéns pelo vídeo, a extração do conteúdo e suas explanações, foram muito felizes.
Vc e demais cara... pqp... Como pode ter gente que joga hate em vc... nao e possivel...
"Aprenda a gostar do processo de estudar tecnologia" , eu estou começando agora e eu definitivamente amo esse processo do aprendizando, tudo para mim e uma descoberta fascinante tudo combina com as coisas que ja vi por ai na internet, e incrivel mas junto com ele me vem um medo gigante "sera que eu realmente estou aprendendo" não sei lidar com isso, isso e oq me desanima em alguns dias pq apesar de saber como faz tal coisa ela não surge na minha cabeça se eu nao abrir a internet e olhar antes
Filipe não me conhece e nem nunca me viu, mas eu fiquei muito feliz e com o coração quentinho com o "te adoro" do final do video
Manooo, estou começando a programar! Achei o seu canal e curti d+!! Já está entre meus favoritos!
Dá pra notar que a sua *Ensinática😁* é muito boa, parabéns!
Muito top esses conselhos, aprendi bastante. Precisamos realmente aprender a gostar do processo.
Em relação a 10:38, se eu fosse escrever minha sugestão em Python seria:
If ouvinte == God:
print("Eu te adoro")
else: # opcional
# Qualquer outro elogio, como:
print("Você é muito especial para mim!")
Quando veio o final do nada fiquei triste por já ter acabado. Aí veio o Filipe e me deu uma dose de dopamina. Te amamos mil milhões
Que vídeo massaaaaa! Deu vários insights aqui! Aos 5'16" fala em "isolar o problema"... Tão simples e não tinha percebido... Vou usar e muito (não só em códigos) 😅
Eu tenho uma visão um pouco mais materialista e cética em relação ao trabalho de forma geral.
No meu caso em específico, não desenvolvo qualquer apego pelos meus projetos pessoais ou profissionais, apenas vejo como um step necessário para alcançar objetivos que estipulei.
Nunca atrelo qualquer objetivo ou meta pessoal a empresa em que estou trabalhando. Não me foco em ser um "profissional excelente" no sentido de sempre correr para me atualizar para ter empregabilidade, e sim, porque o desafio intelectual é o que me motiva. Pouco me importa se o mercado valoriza x ou y, senão for ter algum benefício claro, não vejo sentido em despender energia. Por experiência própria, já tive acesso a dados relacionados a remuneração de profissionais e, na prática, certificação, idioma, cursos, experiência etc, não tem uma relação clara e não existe diferenciação significativa dentro da empresa (existem casos e casos).
Então, para mim, faz sentido tirar certificações, idiomas e afins para atingir outros objetivos pessoais e não para se encaixar em uma empresa qualquer.
É uma visão um pouco mais dark kkk mas para mim é psicologicamente tranquilo.
Esse é o cara mais legal do mundo dev! certeza!
Obrigado pelo vídeo! Me ajudou com a síndrome do impostor, sempre fui muito crítico comigo mesmo
Adicionalmente, cada dica faz sentido para quem entra. Mas busquem work life balance e também estar em uma empresa que você gosta e admira. Vale muito a pena! Não se permitam acomodar
08:32 - Lembre-se : "Estimativas são apenas estimativas e nada além disso"
Quando estima-se um valor para alguma coisa, como por exemplo , a quilometragem de algum veículo olhando apenas para sua aparência , a probabilidade de errar é gigante .
Quando se estima que alguma tarefa vai durar x horas, você não tem a obrigação de entregar em x horas , porque x horas foi só uma "Estimativa".
Reestimar deveria ser algo natural na programação.
Os pontos super assertivos desse cara e sua opinião também! toma meu like e comment! hahaha
Consegui vagas justamente por me preocupar em pesquisar sobre o negócio e saber do que se trata o projeto, estar realmente interessada do porquê que aquela tecnologia esta sendo desenvolvida. Não é só um sistema, é um processo que está sendo melhorado!
Ótimo video!!!! Me identifiquei quando foi falado que nao é um emprego dos sonhos. Amo tecnologia, amo programar, mas o meu rendimento mudou radicalmente pra melhor, quando decidi voltar as minhas raizes, que nao tem nada haver com tecnologia. Trabalho em tempo integral como Dev e como voluntário na emergencia medica, onde consigo desligar por completo :)
Quero ser igual ao Deschamps quando eu crescer. rs
Brincadeiras a parte, te admiro e me inspiro em você também. Assim como os projetos pessoais alimentam a chama interna, como você exemplificou, seu conteúdo sempre me traz inspiração. Gratidão por compartilhar!
Isso que você fala aos 8:33 é pura verdade. Por isso digo: nunca subestime uma tarefa, seja o fix de um bugzinho ou a implementação de uma feature aparentemente ridícula. Estamos lidando com um sistema, onde há diversas coisas acontecendo e trocando informações
O conselho de separa o trabalho com avida pessoal encaixa perfeitamente com a minha realidade, e não sei se já aconteceu isso com vocês; várias vezes eu fico tãoligado a um bug que sonho resolvendo ele, e logo que me espanto resolvo implementar a mesma solução que implementei no sonho e dá tudo certo, é como se a nossa consciência continuasse a programar msm dormindo.
Eu também te adoro Filipe
Já acordei no meio da noite para tentar corrigir um BUG. Corrigi e voltei a dormir kkkkk.
Eu tbem te adoro Fe! vc é massa meu querido!
08:30 - Cara... Um dos maiores problemas que eu tenho com estimativa de tempo é quando falamos de algo que ou eu nunca fiz, ou eu sei que tem algo não detalhado. Pois SEMPRE nisso a gente gasta mais tempo que o deduzido.
Muito bom seus vídeos. Quando sai um novo eu paro tudo para ver.
Que massa saber disso 😍
Aaaaa que vídeo. Maravilhoso, um novo canal parta eu maratonas, eu mee Saints muito mais seguro agora.
Obrigado por mais este vídeo, Deschamps!
#TeAdoroEmDobro
Tamo junto! ☺️✌️
Obrigado pela simpatia e pela alegria, não sei por quê mas quando assisto seus vídeos minha vontade de programar sempre aumenta mais.
Que massa ler isso 🤝
Em breve estarei no canadá, e o primeiro dos meus objetivos, será encontrar com você. Não sei como o farei, mas gostaria muito que acontecesse... Você me inspira demais
Esse final foi magnífico🤩