kkkkkk o dechamps seu maldito, essa propaganda sua no youtube aqui que acerta o que eu ia assinalar kkkk. se ta influenciando a mente do povo muito bom gostei demais
Em 2020, eu era técnico de campo e estudava muito para fazer uma transição de carreira, mas todas as portas pareciam fechadas. Eu estava frustrado e sem expectativas. Lembro como se fosse ontem: estava almoçando no carro da empresa em um shopping em São José dos Campos, assistindo aos seus vídeos. Você contou que mudou de carreira por volta dos 32 anos, que era exatamente a minha idade na época. Saber do seu sucesso me deu uma nova esperança; eu já não tinha mais em que me apoiar. Maratonei seus vídeos, e a forma como você abordava as coisas era como se um amigo estivesse falando comigo. Não deu outra: me inscrevi no curso de ADS a distância e me dediquei bastante. Um amigo me indicou um programa da ServiceNow, no qual me inscrevi e fui aprovado. Hoje sou sênior em um projeto global no Canadá, atuando em uma multinacional no Brasil. Mesmo sendo low-code, programo bastante, trabalhando tanto no back-end quanto no portal, que é basicamente em Angular. Sou muito grato pelos seus vídeos e posso dizer que você teve uma grande contribuição para este novo capítulo da minha vida.
Eu to com 36 atualmente e sinto essa vibe que você sentiu, de saber muitas coisas e ver as portas fechadas, com uma sensação estranha de que o mundo é fácil, como abrir uma porta, mas de um modo que não consigo encontrar a chave. Tô colocando um plano em prática, de otimização de tempo e dinheiro para poder aprofundar meus estudos. O curso de ADS está a um semestre de concluir e pratico muito pouco a programação. Acredito que meu plano irá funcionar, até porque não quero ficar rico, quero aquilo que acho que mereço, dignidade do que sou e do que posso fazer pelo bem mútuo. Tô mantendo anotações sobre isso, e converso muito com alguns amigos que me dão reforços positivos sobre este assunto!
A sincronicidade é algo realmente magnífico, nos últimos meses venho pensando muito a respeito do panorama mundial, em como a busca pela verdade está sendo totalmente transformada pelo boom das IAs. Cheguei em uma conclusão que sintoniza muito com esse vídeo, me agarrar a princípios absolutos, seja no sentido filosófico ou profissional. Mutável eu, perante a imutáveis princípios! Vários elementos do vídeo me fizeram lembrar de um livro magnífico, O Caibalion, uma fonte inesgotável quando o assunto é sede por conhecimento, afinal "Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do entendimento".
Que delícia consumir tecnologia com essa pegada filosófica e psicológica man. Vc é diferente Filipe. Diferentemente bom! Parabéns. Pra pessoas como vc "sucesso é a única possibilidade!"
Esse vídeo me deixou muito feliz, porque o canal tá de volta! Já tava sentindo falta desses vídeos que explodem a cabeça e já tive umas ideias aqui pra colocar em prática e só da forma que você falou, já quero colocar a mão na massa! Obrigado pela provocação e bora caçar conhecimento Filipe!
O conhecimento que é mutável é inútil, porém o conhecimento dos princípios é a terra fértil que nunca muda. Conhecê-la é como ser sábio de todas as plantas que ali brotarem” uma frase que escrevo relacionado a esse vídeo incrível ❤️🙏
realmente impressionante como detalhes que parecem insignificantes podem causar uma grande diferença! Isso mostra a importância de prestar atenção nos pequenos erros.
Animal! Curti muito o conteúdo direto e reto! Como já comentei em outro vídeo, a velocidade da evolução está maior que nossa capacidade de absorção, e no final caímos em um dilema: a evolução só será realmente considerada evolução se for aplicada em grande escala. Para isso, precisamos de um número mínimo de pessoas que consigam absorver esse conteúdo. Sendo assim, a velocidade da evolução sempre acompanhará nossa capacidade de aprendizado. É a mesma sacada de que é impossível ultrapassar a velocidade da luz, porque, sem luz, não é possível ver o objeto mais rápido que a luz hahaha!
O cara voltou com 2 pé na porta. Que conteúdo meus amigos, pense em um cara que sabe transmitir o amor com oque faz as coisas!! Tmj nessa jornada!! 🐺🐺Auuuuuuu
Felipe, você é dez, champs! Esse conceito de principios são como os axiomas matemáticos, eles em si são simples e bem definidos mas são como blocos de pedra que compõe os mais belos e complexos palácios. Obrigado pela injeção de animo nesse maremoto.
Parabéns pelo conteúdo! Sou apaixonado por tecnologia e, embora não tenha o objetivo de me tornar apenas um programador, me fascina entender como tudo isso funciona. O modo de pensar, a lógica, e até a filosofia por trás das linguagens e da programação são inspiradores e algo que acredito poder aplicar na vida em geral. Vocês realmente fazem com que a gente queira se aprofundar mais e mais nesse universo. Obrigado por compartilhar conhecimento de um jeito tão acessível e instigante!
Caraca! Vc trouxe uma frase que é uma situação a qual estou passando atualmente "geralmente, são das coisas que vc menos sabe que vc acaba sofrendo. Então, vamos conhecer essas coisas na profundidade máxima que a gente conseguir, porque às vezes basta 1 novo conhecimento pra vc mudar a trajetória da sua vida ou carreira."
Assistindo a esse seu vídeo, lembrei da minha adolescência, quando saía com um pequeno caderno perguntando pessoas mais velhas (principalmente idosos) sobre ditados populares. Eu os colecionava. As pessoas riam quando eu dizia que colecionava ditados populares, achavam aquilo inusitado, mas sempre me falavam alguns, e o faziam com certo prazer. Já naquela época, no início dos anos de 1990 (o acesso às informações não era tão simples como hoje), eu acreditava que havia algo valioso nessa sabedoria popular. E de fato tem. Depois de algum tempo colecionando, minha coleção ficou bem interessante e muita gente pedia meu caderno emprestado para fazer cópia. Num destes empréstimos, perdi meu caderninho para sempre. Depois fui estudar Direito e percebi que essa parte principiológica é a base de tudo. Se o positivismo nos possibilitou o fenômeno da codificação normativa, nos afastando das balizas dos jusnaturalismo (e foram anos e anos nesse processo), o pós positivismo ou neopositivismo tem nos conduzido para observarmos o mundo e as relações sociais com novos olhares, centrados mais nos princípios. Há muitos estudos jurídicos nessa área que poderiam lançar luz nessa sua jornada. Robert Alexy e Ronald Dworkin são exemplos de autores que já se debruçaram sobre essa temática. Há vários outros exemplos e alguns desses estudos se complementam e outros se contrapõem. O que quero dizer com isso, neste curto espaço, é que o tema é tão instigante quanto complexo. Depois que relacionar vários princípios, você observará que, numa situação concreta, poderá haver colisão de princípios. Qual deverá prevalecer naquele caso? Qual critério deverei utilizar para fazer essa ponderação entre princípios num eventual conflito entre eles? Enfim, são apenas algumas singelas observações que talvez possam lhe ajudar nessa nova investigação. Vou acompanhar todos os seus vídeos. Já marquei o sininho para ser avisado.🙌🏻
Para ser bem sincero, Filipe, você nunca esteve de brincadeira. Sua didática sempre me impressionou! Desde quando comecei a te seguir com a playlist dos Robôs para criação de vídeo, eu observava a sua atenção aos detalhes e a forma prática de passar conteúdo! E a propósito, muito obrigado pelas instruções e vídeos. Tem me ajudado muito ao longo da minha carreira!
Sensacional, espetacular, não tenho palavras pra explicar esse conteúdo... simplesmente inovador, está no futuro já, mas com princípios do passado... fantástico..
Vídeo muito bom, eu sempre bato na tecla que é mais importante saber o que acontece "debaixo dos panos" pq isso é o mais importante e isso nunca muda. É um dos argumentos do porquê a faculdade é imporrtante, ja que ela vai te obrigar a estudar isso. Fico feliz de ter voltado.
Essas turbulências foram o grande motivo da minha síndrome do impostor antes de entrar na área. Até hoje tenho uma sensação estranha de que não sei de nada porque todo dia vejo um conceito, uma tecnologia, um conhecimento, algo que nunca vi antes. Esse vídeo foi uma injeção de de inspiração e confiança.
Deschamps faz um brienfing com seu time para montar sua Identidade Visual é um método usado pelos designers gráficos para desenvolver o logo, tipografia, layouts, cores, redes sociais, Website. Minhas referências são do Marcelo Kimura e Overlens
Eclesiastes 2:9 O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol. Impressionante como a mente humana tem dificuldade de compilar informações que já estão disponíveis a 3mil anos. Ótima iniciativa, parabéns.
Princípios... Sou dev há 18 anos, e nesses últimos tempos estive envolvido na entrevista de alguns candidatos e notei que os mais novos estão muito afiados em frameworks e "libs", mas não sabem falar o que é um paradigma, não sabem um design pattern simples (singleton), não conseguem falar de complexidade algorítmica, mal explicam o que é herança (OOP) ou o que é High Order Function... mas trabalham com linguagens que implementam esses paradigmas (Java, Python, Js). Sinto que o mercado pós todos numa corrida frenética de atualização de ferramentas e esqueceu de investir, cobrar e incentivar conhecimento de base dos desenvolvedores. Hoje até se normalizou que não ter faculdade é ago OK pra area de programação. E framework passa, lib fica deprecated... princípios não!
Que comentário irmão... Eu me formei fazem 2 anos, quem sou eu pra dar pitaco, tlgd? Mas concordo com você sobre libs e frameworks em algum momento "ficarem de lado" (não acabar ou morrer, isso não vai acontecer, o próprio PHP não acabou/morreu), mas sabe o que é foda? Hoje parece que dão mais importância para "dominar" frameworks/libs, parece que você só sabe programar ou está pronto para exercer uma função de desenvolver se você tiver "domino" em frameworks, eu estou sentindo isso na pele... Como eu disse acima, formei tem 2 anos (em ADS) e trabalhei 2 anos em 4 meses para uma empresa "canado-brasileira", trabalhei como frontend, e fazíamos quase tudo na unha, era HTML, CSS e JS e Bootstrap (único framework que era usado e muito pouco usado, componentes, classes era basicamente tudo codado no CSS bruto) a empresa passou por problemas financeiros e os brasileiros rodaram, agora eu não consigo o trampo porque o mercado não "aceita" ou "não entende" que nesses e 2 anos de experiência eu não tenha trabalhado com nenhum framework (além do Bootstrap)... eu não sei ao certo, se é cultura de desenvolvimento do Canadá (por ex. olhe sites japoneses, parece que estão em 2002 ainda, em questão de design), se é pelo "publico" da empresa que trabalha era softwares de B2B, se é para não ficar muito dependente de terceiros, mas não usávamos nenhum framework além do Bootstrap no trampo, agora eu estou passando aperto pra conseguir uma vaga só porque não "domino" um framework, estou aí tentando fazer uns "projetos" só pra colocar no portifólio que usei tal framework, mas não sei, eu posso ser só muito incompetente mesmo, mas não me parece mais importante saber frameworks e libs do que os conceitos de engenharia de software. EDIT: coloquei aspas e parênteses em comentários/explicações do meu "texto"
@@crspedroh o problema é que o processo de contratação no mundo esta totalmente quebrado, falido, falho... Alguns apostam no LeetCode (o que sinceramente acho que não tem valor pra desqualificar alguém), outros apostam em em libs e frameworks... mas não vejo ninguém apostar em princípios. Por exemplo, se tu trabalhou com JS, é Obvio que tu vai saber lidar com qualquer framework js ou nodejs... o que tu não souber vai aprender numa curva pequena de aprendizado. Os recrutadores não são técnicos, mas são o primeiro filtro, e esse filtro esta quebrado! Sem contar no etarismo, racismo ou sexismo que enviesam muito a decisão se vão te contratar ou não, mas isso é ainda outro assunto delicado pra se falar, mas que infelizmente existe e inibe que pessoas fantásticas tenham sua primeira chance.
resumindo: algo que fez muitas pessoas procurarem a área de tecnologia que foi a alta demanda e muito emprego vai acabar, no futuro apenas os seniors dos seniors vão ter emprego, e muitas pessoas digamos "medianas" vão precisar virar uber :')
Isso que voce comentou na verdade foi efeito da bolha que estourou pos pandemia(2021), onde efetivamente bastava dominar alguns frameworks ou libs para ingressar na area, muitas empresas pouco antes de estourar a bolha nem estavam aplicando entrevista tecnica mais, isso por conta da dificuldade de se contratar... Entao na verdade essa falha/gap atual foi gerada pelo proprio mercado recente, que agora por sinal é completamente outro. No pós pandemia quase todas big techs/fintechs/startups fizeram demissoes em massa(média de no minimo 10% do seu montante de funcionarios). Agora a regua subiu, já que temos um montante de pessoas com qualificaçao e histórico profissional disponivel para voltar ao mercado de trabalho, e aqueles que nao tinham qualificaçao ou só tinham um curso com conhecimento em determinado framework ficaram a deriva e estao tendo que realmente correr atrás, ou estao desistindo da área
Já fiz um post comentando o por quê você é minha inspiração e esse vídeo é mais um conteúdo argumentando mais um motivo pelo qual você continua sendo minha inspiração. Tenho muitas ideias em mente, você já me trouxe muitas soluções para executar, muitas já executei e várias outras seguem na fila. Gosto demais de seu trabalho, Deschamps! Continue na jornada que a matilha vai junto!
Eu estava com saudade dos seus videos. E acho maravilhoso você ter voltado. E nesse meio tempo eu também comecei a tentar espalhar conhecimento, espero que um dia me torne tão bom quanto você.
Sem dúvida um vídeo para incentivar e iluminar os corações desesperançosos e cansados de muitos profissionais da TI e até de outras áreas similares. Corajoso e transformador esse vídeo, obrigado. Só acho que a dificuldade para encontrar o nome e identidade visual tem um alicerce conflitivo, pois conhecimento não se caça, mas se forma, se prepara, se forja, se estabelece, através da massa, argila, insumos, ingredientes etc. das informações disponíveis em nossa história e conjuntura. O conhecimento então estaria mais afim com alquimistas, padeiros, magos, cozinheiros, engenheiros etc. do que com caçadores. Ele não pode e nem deve ser aprisionado.
Ahhh que bom ter os vídeos de volta, é sempre pra explodir a cabeça hahahaha... E como dizem, o conhecimento sem prática e aplicação é somente conhecimento, enquanto a capacidade de aplicar o conhecimento de forma inteligente e reflexiva vira SABEDORIA.
Que alegria ter você de volta, Filipe! Estávamos aguardando ansiosamente pelo seu retorno, Que essa volta seja o início de muitas conquistas. Não pare, estamos com você!"
Grande Felipe!!!! Gostei da figura aprnsentada no time 10:34, do explorador com a tocha e numa visão aberta com escadarias com patameres a serem acessados ... divagação na minha cabeça.... PARABENS!!! SUCESSO!!! No aguardo e acompanhando!!!!
Caramba Deschamps que saudades de vc cara! Fiquei super feliz quando recebi notificação de um novo vídeo seu e reservei a minha melhor hora para ver com bastante atenção, gostei demais dessa ideia da matilha de caçadores de conhecimentos, estou ansioso para saber mais sobre isso!
Legal! Sinto reciprocidade desse seus sentimentos, estou tentando fazer minha parte com meu conhecimento e propósito revelado, boa sorte ai tbm, certamente terá muitas ideias aqui!
Legal demais esse tema que você trouxe... O bom das coisas mudarem é que pode evoluir juntos e nos manter vivos, ou como você bem colocou - escolher a outra porta e ficar só reclamando...
Cara .... seus videos sao geninais ... vc fala muito bem .. e mano .. eu entendi oq vc tava fazendo ao mostrar as tentativas no ChatGPT .... hahah genial ... parabens pelo trabalho =]
Impressionante como você consegue apresentar um problema, que deveria deixar a maioria de nós com os níveis de ansiedade lá no alto, de maneira suave, didática e com uma leveza impar Ser "futureproof" sempre foi uma das minhas preocupações principais, acredito que, em quase todos os aspectos da minha vida, e ver que tem uma galera que compartilha dessa minha ansiedade e dessa preocupação é mais um motivador para que eu continue buscando melhorar.
Filipe, hoje é um marco na historia desse canal de videos. Como muita gente ja pontuou, que felicidade ver você de volta! Só segue em frente que o sucesso é garantido mestre!!! :)
Isso é muito real Filipe, eu escolhi investir em conhecimento e estou fazendo aulas de ingles e conseguindo me comunicar, ano que vem quero entrar no mercado internacional se deus quiser !!!
Muito bom Deschamps. Te acompanho a muito tempo e você não tem ideia do quanto agregou com coisas boas na minha vida. Quero muito fazer seu curso mas, devido ao desemprego ainda não tenho condições. Essa questão do futuro é algo que pesa demais na cabeça mesmo, gerando medo, insegurança e ansiedade. Vamos pra cima, vai dar tudo certo! Grande abraço
O que disse no vídeo é o mesmo que senti no Direito (sou advogado). E senti que preciso de mais conhecimento. De ser, ter e ver algo maior do que vemos. Há anos assisto os teus vídeos e compreendi muito bem o que disse. Apenas há alguns meses, comecei fazer Ciência da Computação. Essa "caça de conhecimento" é o ouro que está em algum lugar e precisamos ser alguém ou quem acha e ensina o caminho das pedras. A máquina será um facilitar em todas as profissões, não há como fugir. Mas ela precisará sempre de nós humanos, para continuarmos sendo humanos mesmo. Boa sorte nessa jornada! E que possamos trocar ideias para fazer o teu negócio ir longe (se você ganha, nós ganhamos também)! Siga fazendo os seus vídeos
Da hora demais, e melhor ainda, ver o brilho nos seus olhos! Espero que estejam todos bem por aí! 🙏 Sobre esses conhecimentos, princípios, alicerces, insights e tantos outros nomes, eu listo alguns que me ajudaram e continuam ajudando, e acredito que irão ajudar até o fim: - inspiração - ter alguma ou várias referências te ajuda muito, servem como um norte, um conforto, e inspiração em si - adaptação - esse pra nossa área e mundo atual é tão óbvia como necessária. E me assusto, como uma minoria, há tem nos lugares que trabalhei e trabalho. - curiosidade - meio que uma duplinha da adaptabilidade. Ser curioso, buscar mais informações e não se sentir o sabichão, ajuda muito na TI e na vida. - auto-confiança - essa é a que tenho mais dificuldade, embora a skill que mais upei nos últimos anos. E vejo que muitos da nossa área tem dificuldade como eu tive e ainda tenho. Mas ao notar que podemos ser melhores, uma chave muda e novas portas se abrem.
Cara que sdds que eu tava ahaha, e como é um alivio ver você nessa nova empreitada é algo que eu sempre tento conversar com as pessoas essa busca por princípios, na medicina temos MBE (Medicina baseada em evidencia) na psicologica temos a PBE (Psicologia baseada em Evidencia) já na programação é algo que sinto falto uma "Programação Baseada em Evidencia" para nos guiar no que realmente é bom de fato seguir, fazer ou mudar! E acredito que os Knowledge Hunters vai tomar a frente disso! ˆˆ Vai ser muito legal fazer parte de tudo isso haha, gostaria muito de contribuir com alguns princípios que levo no meu dia a dia e me ajuda muito na programação!
Que incrível, tenho esse incomodo e inspiração quando deparo com um conhecimento novo e interessante, então era isso, caçador de conhecimento, já estou nessa, vamos nessa na porta verde. Cadê os designers da matilha pra nos ajudar.
Pausei o video no minuto 4:22 para responder a resposta "Quantos princípios já mapeou na sua vida?". Como é óbvio não se sabe ao certo, mas em 2019 eu me desafiei a mapear todo principio (ou mesmo lei universal) que eu pudesse notar. Deu uma nostalgia te ouvir falar sobre o mesmo assunto. Já vale um Joia. ... Continuando o video.
O último na minha humilde opinião, aquele cara com a tocha na mão, ficou incrível, Eu não entendo nada o que vc fala, até porque não é minha área de trabalho, mais pode ser né, quem sabe...mais gosto dos seus vídeos por causa do seu intusiasmo, não permita que nada e ninguém apague essa luz...Gratidão 🙏
Grande Teló, o amor ao conhecimento é o que realmente diferencia os profissionais, no Brasil infelizmente o cara calibra o interesse pelo retorno financeiro imediato. Abraços e parabéns pelo seu trabalho inspirador.
Não sei se entendi bem, mas na minha visão a situação que você falou me lembra algo que eu aprendi em Problem Solving: "Não aprenda apenas a usar a ferramenta mas qual o problema que ela está tentando resolver" O problema que ela está tentando resolver seria o "conhecimento", a base imutável, por que vão aparecer mil soluções para aquele problema mas o problema ainda vai estar ali. É algo que eu venho pensando muito sobre esses tempos, sobre o papel do programador. A tecnologia VAI mudar, isso é um fato, o que nunca muda é o por que ela existe, o por que aprendemos a usar ela, se souber o por que você está programando ou criando algo, o jeito de criar pode mudar o quanto quiser.
Esse é um dos vídeos mais importantes deste canal até hoje, e olha que acompanho ha muito tempo. Estou sentindo esse problema da inutilidade no mercado de trabalho.
Simplesmente Sensacional 👏🏻 te acompanho a muitas luas e vc não envelhece, acho que o conhecimento tá te rejovelhecendo 😅 tmj para o que precisar 🐺🐺🐺🐺🐺🐺🐺
Curti demais essa ideia de Caçadores de Conhecimento. Não tenho todos os detalhes de como vai funcionar, mas eu ficaria muito feliz se esse movimento também contemplasse conhecimentos que não fossem puramente da nossa área, afinal, acredito que a nossa vantagem como seres humanos envolve a nossa preparação como um todo: intelectualmente, emocionalmente e fisicamente. Vejo aí uma oportunidade de fazer a galera da tecnologia querer desenvolver essas outras áreas da vida também, e dessa forma, se tornar mais confiante e preparado para o que vier pela frente.
✅ Se sentir competente em Programação: curso.dev
✅ Ficar diariamente atualizado: filipedeschamps.com.br/newsletter
✅ Comunidade saudável em Tech: www.tabnews.com.br/
✅ Meu Instagram: instagram.com/filipedeschamps/
✅ Meu LinkedIn: www.linkedin.com/in/filipedeschamps/
kkkkkk o dechamps seu maldito, essa propaganda sua no youtube aqui que acerta o que eu ia assinalar kkkk. se ta influenciando a mente do povo muito bom gostei demais
Uma rocha que forma a cabeça de um lobo. Pode ser minimalista, esclarecedor e estiloso.
Lança cupom de desconto mano❤
@@thassiok cupom com 300 de desconto DEV2025CURSODESCHAMPS
Em 2020, eu era técnico de campo e estudava muito para fazer uma transição de carreira, mas todas as portas pareciam fechadas. Eu estava frustrado e sem expectativas. Lembro como se fosse ontem: estava almoçando no carro da empresa em um shopping em São José dos Campos, assistindo aos seus vídeos. Você contou que mudou de carreira por volta dos 32 anos, que era exatamente a minha idade na época. Saber do seu sucesso me deu uma nova esperança; eu já não tinha mais em que me apoiar. Maratonei seus vídeos, e a forma como você abordava as coisas era como se um amigo estivesse falando comigo.
Não deu outra: me inscrevi no curso de ADS a distância e me dediquei bastante. Um amigo me indicou um programa da ServiceNow, no qual me inscrevi e fui aprovado. Hoje sou sênior em um projeto global no Canadá, atuando em uma multinacional no Brasil. Mesmo sendo low-code, programo bastante, trabalhando tanto no back-end quanto no portal, que é basicamente em Angular.
Sou muito grato pelos seus vídeos e posso dizer que você teve uma grande contribuição para este novo capítulo da minha vida.
Fala, Marco, tudo certo? Teria um contato pra passar? Queria tirar umas dúvidas
Nossa mano sou justamente analista de campo e acabei de começar ADS querendo ter uma carreira melhor.
BOAAAAA! Que história maravilhosa
Que top mano. Sucesso
Eu to com 36 atualmente e sinto essa vibe que você sentiu, de saber muitas coisas e ver as portas fechadas, com uma sensação estranha de que o mundo é fácil, como abrir uma porta, mas de um modo que não consigo encontrar a chave. Tô colocando um plano em prática, de otimização de tempo e dinheiro para poder aprofundar meus estudos. O curso de ADS está a um semestre de concluir e pratico muito pouco a programação. Acredito que meu plano irá funcionar, até porque não quero ficar rico, quero aquilo que acho que mereço, dignidade do que sou e do que posso fazer pelo bem mútuo. Tô mantendo anotações sobre isso, e converso muito com alguns amigos que me dão reforços positivos sobre este assunto!
O Deschamps tem uma habilidade única de conseguir fazer a gente ficar feliz e com vontade de estudar
Showwwww demais ler isso 😍 😍 😍 😍
Papo reto
Sim!
isso é coisa de família tbm! a prima dele é minha prof de inglês e ela é demais!
Que bom que você voltou!!!! Tava so esperando para completar 40 anos ne??? Feliz por sua volta Filipe!!! Não pare!!!
hhahahhaahh showww 😍
Não esperava vc por aqui Rafael 😆
Krlh, duas lendas aqui kkkk
40 anos é quando o ser se torna Homem.
Comunidade do Discord PRECISAMOS URGENTEEE@@FilipeDeschamps
O felipe passa uma paz, uma vibe boa
A sincronicidade é algo realmente magnífico, nos últimos meses venho pensando muito a respeito do panorama mundial, em como a busca pela verdade está sendo totalmente transformada pelo boom das IAs. Cheguei em uma conclusão que sintoniza muito com esse vídeo, me agarrar a princípios absolutos, seja no sentido filosófico ou profissional. Mutável eu, perante a imutáveis princípios!
Vários elementos do vídeo me fizeram lembrar de um livro magnífico, O Caibalion, uma fonte inesgotável quando o assunto é sede por conhecimento, afinal "Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do entendimento".
Que delícia consumir tecnologia com essa pegada filosófica e psicológica man. Vc é diferente Filipe. Diferentemente bom! Parabéns. Pra pessoas como vc "sucesso é a única possibilidade!"
O Felipe vive em outro mundo cara, oque ele faz/pensa/define é diferenciado e simples ao mesmo tempo. Obrigado por voltar!
aahhah show!! Tamo juntoooo 😍
Esse vídeo me deixou muito feliz, porque o canal tá de volta!
Já tava sentindo falta desses vídeos que explodem a cabeça e já tive umas ideias aqui pra colocar em prática e só da forma que você falou, já quero colocar a mão na massa!
Obrigado pela provocação e bora caçar conhecimento Filipe!
E eu tava sentindo muita falta de interagir com vocês por aqui 😍 😍 😍 😍
Você me fez não desistir. Agora a programação tá me ajudando a ter um futuro. Muito obrigado 🎉
Que massaaaa saber dissoooo Jason!!!! 😍
O conhecimento que é mutável é inútil, porém o conhecimento dos princípios é a terra fértil que nunca muda. Conhecê-la é como ser sábio de todas as plantas que ali brotarem” uma frase que escrevo relacionado a esse vídeo incrível ❤️🙏
realmente impressionante como detalhes que parecem insignificantes podem causar uma grande diferença! Isso mostra a importância de prestar atenção nos pequenos erros.
Animal! Curti muito o conteúdo direto e reto! Como já comentei em outro vídeo, a velocidade da evolução está maior que nossa capacidade de absorção, e no final caímos em um dilema: a evolução só será realmente considerada evolução se for aplicada em grande escala. Para isso, precisamos de um número mínimo de pessoas que consigam absorver esse conteúdo. Sendo assim, a velocidade da evolução sempre acompanhará nossa capacidade de aprendizado. É a mesma sacada de que é impossível ultrapassar a velocidade da luz, porque, sem luz, não é possível ver o objeto mais rápido que a luz hahaha!
Rodrigão que pensamento massa faz total sentido!!!!
O cara voltou com 2 pé na porta. Que conteúdo meus amigos, pense em um cara que sabe transmitir o amor com oque faz as coisas!! Tmj nessa jornada!! 🐺🐺Auuuuuuu
AHahhahahahahah auuuuuuuuuu 🐺🐺🐺🐺 😂 😂 😂 😂
Lobo pidão?
Eu ia comentar isso também "voltou com pé na porta" haiahau
Verdade... Um verdadeiro coaching... 😂
Felipe, você é dez, champs! Esse conceito de principios são como os axiomas matemáticos, eles em si são simples e bem definidos mas são como blocos de pedra que compõe os mais belos e complexos palácios. Obrigado pela injeção de animo nesse maremoto.
Sua didática e entusiasmos são fenomenais. Parabéns "theChamps" [palmas].
Que nostalgia boa assistir um video novo do Deschamps, esse cara é fora da curva!
MAL POSSO ESPERAR PRA PARCELAR EM 12x OUTRO CURSO DO CHAMPIGNON
já tô até uivando em noite de lua cheia. Auuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
Parabéns pelo conteúdo! Sou apaixonado por tecnologia e, embora não tenha o objetivo de me tornar apenas um programador, me fascina entender como tudo isso funciona. O modo de pensar, a lógica, e até a filosofia por trás das linguagens e da programação são inspiradores e algo que acredito poder aplicar na vida em geral. Vocês realmente fazem com que a gente queira se aprofundar mais e mais nesse universo. Obrigado por compartilhar conhecimento de um jeito tão acessível e instigante!
Caraca! Vc trouxe uma frase que é uma situação a qual estou passando atualmente "geralmente, são das coisas que vc menos sabe que vc acaba sofrendo. Então, vamos conhecer essas coisas na profundidade máxima que a gente conseguir, porque às vezes basta 1 novo conhecimento pra vc mudar a trajetória da sua vida ou carreira."
Que bom que voltaste! Já estava a ficar triste 😇
Assistindo a esse seu vídeo, lembrei da minha adolescência, quando saía com um pequeno caderno perguntando pessoas mais velhas (principalmente idosos) sobre ditados populares. Eu os colecionava.
As pessoas riam quando eu dizia que colecionava ditados populares, achavam aquilo inusitado, mas sempre me falavam alguns, e o faziam com certo prazer. Já naquela época, no início dos anos de 1990 (o acesso às informações não era tão simples como hoje), eu acreditava que havia algo valioso nessa sabedoria popular. E de fato tem.
Depois de algum tempo colecionando, minha coleção ficou bem interessante e muita gente pedia meu caderno emprestado para fazer cópia. Num destes empréstimos, perdi meu caderninho para sempre.
Depois fui estudar Direito e percebi que essa parte principiológica é a base de tudo.
Se o positivismo nos possibilitou o fenômeno da codificação normativa, nos afastando das balizas dos jusnaturalismo (e foram anos e anos nesse processo), o pós positivismo ou neopositivismo tem nos conduzido para observarmos o mundo e as relações sociais com novos olhares, centrados mais nos princípios.
Há muitos estudos jurídicos nessa área que poderiam lançar luz nessa sua jornada. Robert Alexy e Ronald Dworkin são exemplos de autores que já se debruçaram sobre essa temática. Há vários outros exemplos e alguns desses estudos se complementam e outros se contrapõem. O que quero dizer com isso, neste curto espaço, é que o tema é tão instigante quanto complexo.
Depois que relacionar vários princípios, você observará que, numa situação concreta, poderá haver colisão de princípios. Qual deverá prevalecer naquele caso?
Qual critério deverei utilizar para fazer essa ponderação entre princípios num eventual conflito entre eles?
Enfim, são apenas algumas singelas observações que talvez possam lhe ajudar nessa nova investigação.
Vou acompanhar todos os seus vídeos. Já marquei o sininho para ser avisado.🙌🏻
Para ser bem sincero, Filipe, você nunca esteve de brincadeira.
Sua didática sempre me impressionou!
Desde quando comecei a te seguir com a playlist dos Robôs para criação de vídeo, eu observava a sua atenção aos detalhes e a forma prática de passar conteúdo! E a propósito, muito obrigado pelas instruções e vídeos.
Tem me ajudado muito ao longo da minha carreira!
Minha busca em conhecimento colide diretamente com sua visão em simplificar as coisas. Tô dentro
Sensacional, espetacular, não tenho palavras pra explicar esse conteúdo... simplesmente inovador, está no futuro já, mas com princípios do passado... fantástico..
Vídeo muito bom, eu sempre bato na tecla que é mais importante saber o que acontece "debaixo dos panos" pq isso é o mais importante e isso nunca muda. É um dos argumentos do porquê a faculdade é imporrtante, ja que ela vai te obrigar a estudar isso.
Fico feliz de ter voltado.
Justissimo meu caro!!
Essas turbulências foram o grande motivo da minha síndrome do impostor antes de entrar na área. Até hoje tenho uma sensação estranha de que não sei de nada porque todo dia vejo um conceito, uma tecnologia, um conhecimento, algo que nunca vi antes. Esse vídeo foi uma injeção de de inspiração e confiança.
Deschamps faz um brienfing com seu time para montar sua Identidade Visual é um método usado pelos designers gráficos para desenvolver o logo, tipografia, layouts, cores, redes sociais, Website.
Minhas referências são do Marcelo Kimura e Overlens
Eclesiastes 2:9 O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.
Impressionante como a mente humana tem dificuldade de compilar informações que já estão disponíveis a 3mil anos.
Ótima iniciativa, parabéns.
Princípios... Sou dev há 18 anos, e nesses últimos tempos estive envolvido na entrevista de alguns candidatos e notei que os mais novos estão muito afiados em frameworks e "libs", mas não sabem falar o que é um paradigma, não sabem um design pattern simples (singleton), não conseguem falar de complexidade algorítmica, mal explicam o que é herança (OOP) ou o que é High Order Function... mas trabalham com linguagens que implementam esses paradigmas (Java, Python, Js). Sinto que o mercado pós todos numa corrida frenética de atualização de ferramentas e esqueceu de investir, cobrar e incentivar conhecimento de base dos desenvolvedores. Hoje até se normalizou que não ter faculdade é ago OK pra area de programação. E framework passa, lib fica deprecated... princípios não!
EXATO!!! 🤝
Que comentário irmão... Eu me formei fazem 2 anos, quem sou eu pra dar pitaco, tlgd? Mas concordo com você sobre libs e frameworks em algum momento "ficarem de lado" (não acabar ou morrer, isso não vai acontecer, o próprio PHP não acabou/morreu), mas sabe o que é foda? Hoje parece que dão mais importância para "dominar" frameworks/libs, parece que você só sabe programar ou está pronto para exercer uma função de desenvolver se você tiver "domino" em frameworks, eu estou sentindo isso na pele... Como eu disse acima, formei tem 2 anos (em ADS) e trabalhei 2 anos em 4 meses para uma empresa "canado-brasileira", trabalhei como frontend, e fazíamos quase tudo na unha, era HTML, CSS e JS e Bootstrap (único framework que era usado e muito pouco usado, componentes, classes era basicamente tudo codado no CSS bruto) a empresa passou por problemas financeiros e os brasileiros rodaram, agora eu não consigo o trampo porque o mercado não "aceita" ou "não entende" que nesses e 2 anos de experiência eu não tenha trabalhado com nenhum framework (além do Bootstrap)... eu não sei ao certo, se é cultura de desenvolvimento do Canadá (por ex. olhe sites japoneses, parece que estão em 2002 ainda, em questão de design), se é pelo "publico" da empresa que trabalha era softwares de B2B, se é para não ficar muito dependente de terceiros, mas não usávamos nenhum framework além do Bootstrap no trampo, agora eu estou passando aperto pra conseguir uma vaga só porque não "domino" um framework, estou aí tentando fazer uns "projetos" só pra colocar no portifólio que usei tal framework, mas não sei, eu posso ser só muito incompetente mesmo, mas não me parece mais importante saber frameworks e libs do que os conceitos de engenharia de software.
EDIT: coloquei aspas e parênteses em comentários/explicações do meu "texto"
@@crspedroh o problema é que o processo de contratação no mundo esta totalmente quebrado, falido, falho... Alguns apostam no LeetCode (o que sinceramente acho que não tem valor pra desqualificar alguém), outros apostam em em libs e frameworks... mas não vejo ninguém apostar em princípios. Por exemplo, se tu trabalhou com JS, é Obvio que tu vai saber lidar com qualquer framework js ou nodejs... o que tu não souber vai aprender numa curva pequena de aprendizado. Os recrutadores não são técnicos, mas são o primeiro filtro, e esse filtro esta quebrado! Sem contar no etarismo, racismo ou sexismo que enviesam muito a decisão se vão te contratar ou não, mas isso é ainda outro assunto delicado pra se falar, mas que infelizmente existe e inibe que pessoas fantásticas tenham sua primeira chance.
resumindo: algo que fez muitas pessoas procurarem a área de tecnologia que foi a alta demanda e muito emprego vai acabar, no futuro apenas os seniors dos seniors vão ter emprego, e muitas pessoas digamos "medianas" vão precisar virar uber :')
Isso que voce comentou na verdade foi efeito da bolha que estourou pos pandemia(2021), onde efetivamente bastava dominar alguns frameworks ou libs para ingressar na area, muitas empresas pouco antes de estourar a bolha nem estavam aplicando entrevista tecnica mais, isso por conta da dificuldade de se contratar...
Entao na verdade essa falha/gap atual foi gerada pelo proprio mercado recente, que agora por sinal é completamente outro.
No pós pandemia quase todas big techs/fintechs/startups fizeram demissoes em massa(média de no minimo 10% do seu montante de funcionarios). Agora a regua subiu, já que temos um montante de pessoas com qualificaçao e histórico profissional disponivel para voltar ao mercado de trabalho, e aqueles que nao tinham qualificaçao ou só tinham um curso com conhecimento em determinado framework ficaram a deriva e estao tendo que realmente correr atrás, ou estao desistindo da área
Que bom que você voltou, Filipe. Seus vídeos fazem falta.
Já fiz um post comentando o por quê você é minha inspiração e esse vídeo é mais um conteúdo argumentando mais um motivo pelo qual você continua sendo minha inspiração.
Tenho muitas ideias em mente, você já me trouxe muitas soluções para executar, muitas já executei e várias outras seguem na fila.
Gosto demais de seu trabalho, Deschamps!
Continue na jornada que a matilha vai junto!
Eu estava com saudade dos seus videos. E acho maravilhoso você ter voltado. E nesse meio tempo eu também comecei a tentar espalhar conhecimento, espero que um dia me torne tão bom quanto você.
Filipe você é fora da curva. Excelente video. Vou assistir todas vezes que desanimar
Parabéns demais Deschamps!!! Feliz que tu voltou 🚀
AEEEEE MARIOOOOOOO muito massa te ver por aqui 😍
Muito bom ter você de volta Filipe!
Showww 😍
Sem dúvida um vídeo para incentivar e iluminar os corações desesperançosos e cansados de muitos profissionais da TI e até de outras áreas similares. Corajoso e transformador esse vídeo, obrigado.
Só acho que a dificuldade para encontrar o nome e identidade visual tem um alicerce conflitivo, pois conhecimento não se caça, mas se forma, se prepara, se forja, se estabelece, através da massa, argila, insumos, ingredientes etc. das informações disponíveis em nossa história e conjuntura.
O conhecimento então estaria mais afim com alquimistas, padeiros, magos, cozinheiros, engenheiros etc. do que com caçadores.
Ele não pode e nem deve ser aprisionado.
Ahhh que bom ter os vídeos de volta, é sempre pra explodir a cabeça hahahaha... E como dizem, o conhecimento sem prática e aplicação é somente conhecimento, enquanto a capacidade de aplicar o conhecimento de forma inteligente e reflexiva vira SABEDORIA.
Que alegria ter você de volta, Filipe! Estávamos aguardando ansiosamente pelo seu retorno, Que essa volta seja o início de muitas conquistas. Não pare, estamos com você!"
Filipe, vc está bem para 41 anos brother, falo isso pois tenho um pouco de medo da velhice e observo as pessoas a minha volta..kkk👏🏾👏🏾👏🏾
Grande Felipe!!!!
Gostei da figura aprnsentada no time 10:34, do explorador com a tocha e numa visão aberta com escadarias com patameres a serem acessados ... divagação na minha cabeça....
PARABENS!!! SUCESSO!!!
No aguardo e acompanhando!!!!
O homi tá de volta!
Que saudade de você Teló. Um abraço para ti e toda sua família. Deus te abençoe
Caramba Deschamps que saudades de vc cara! Fiquei super feliz quando recebi notificação de um novo vídeo seu e reservei a minha melhor hora para ver com bastante atenção, gostei demais dessa ideia da matilha de caçadores de conhecimentos, estou ansioso para saber mais sobre isso!
Legal! Sinto reciprocidade desse seus sentimentos, estou tentando fazer minha parte com meu conhecimento e propósito revelado, boa sorte ai tbm, certamente terá muitas ideias aqui!
Velho! É impressionante como seu entusiasmo nos contagia!
Bem vindo de volta e bora pela porta verde!
Sensacional, como eu sou fã dessa cara, é ver um vídeo desse e adrenalina pula la em cima.. Vamos pra cima, tamo junto!! 🤜🤛
Tamo juntooooo 💪💪💪
Michel Teló dos teclados é muito bom! Feliz em revê-lo no youtube!
Cara, queria ter 10% do seu carisma, hehe.
Que delicinha que vc voltou 😂😊
Animal ❤ vc e o máximo Filipe.
que bom ter vc de volta meu amigo!
Legal demais esse tema que você trouxe... O bom das coisas mudarem é que pode evoluir juntos e nos manter vivos, ou como você bem colocou - escolher a outra porta e ficar só reclamando...
Parabéns pelo vídeo, Filipe! Você manda mto bem!
Meu Deus, obrigado por voltar Teló 🥳🥳🥳
É um prazer estar de volta com vocês 🤝
Quase chorei quando vi a notificação de vídeo novo❤ graças ao bom Deus tu está de volta!
Cara .... seus videos sao geninais ... vc fala muito bem .. e mano .. eu entendi oq vc tava fazendo ao mostrar as tentativas no ChatGPT .... hahah genial ... parabens pelo trabalho =]
Cara! Estamos muito felizes que você Voltou.
Impressionante como você consegue apresentar um problema, que deveria deixar a maioria de nós com os níveis de ansiedade lá no alto, de maneira suave, didática e com uma leveza impar
Ser "futureproof" sempre foi uma das minhas preocupações principais, acredito que, em quase todos os aspectos da minha vida, e ver que tem uma galera que compartilha dessa minha ansiedade e dessa preocupação é mais um motivador para que eu continue buscando melhorar.
Não tem como você e melhor do mundo 😮❤ é oficial
Tamo juntoooo 🤝
Poxa que bom que voltou!!!! Te Amamos!!!
Filipe, hoje é um marco na historia desse canal de videos. Como muita gente ja pontuou, que felicidade ver você de volta! Só segue em frente que o sucesso é garantido mestre!!! :)
Filipe é o cara que sempre me fez ter entusiasmo com a area
Isso é muito real Filipe, eu escolhi investir em conhecimento e estou fazendo aulas de ingles e conseguindo me comunicar, ano que vem quero entrar no mercado internacional se deus quiser !!!
Que massaaaaaa Fabrício, parabéns meu caro!!!
esse video me deu um rumo! de verdade.
Muito bom Deschamps. Te acompanho a muito tempo e você não tem ideia do quanto agregou com coisas boas na minha vida. Quero muito fazer seu curso mas, devido ao desemprego ainda não tenho condições. Essa questão do futuro é algo que pesa demais na cabeça mesmo, gerando medo, insegurança e ansiedade. Vamos pra cima, vai dar tudo certo! Grande abraço
Te amo cara!
Também te amoooo Neooo 😍 👻
O que disse no vídeo é o mesmo que senti no Direito (sou advogado). E senti que preciso de mais conhecimento. De ser, ter e ver algo maior do que vemos. Há anos assisto os teus vídeos e compreendi muito bem o que disse. Apenas há alguns meses, comecei fazer Ciência da Computação. Essa "caça de conhecimento" é o ouro que está em algum lugar e precisamos ser alguém ou quem acha e ensina o caminho das pedras. A máquina será um facilitar em todas as profissões, não há como fugir. Mas ela precisará sempre de nós humanos, para continuarmos sendo humanos mesmo. Boa sorte nessa jornada! E que possamos trocar ideias para fazer o teu negócio ir longe (se você ganha, nós ganhamos também)! Siga fazendo os seus vídeos
Sempre gostei de suas reflexões sobre o que está acontecendo no mundo do trabalho dos profissionais de tecnologia. Parabéns 👏
Massa Eliana, lembro de você sempre presente aqui nos comentários, fico feliz em ver você de volta 🤝
Saudades de ver um vídeo do nosso amigo Deschamps. Sucesso sempre!
Valeuuuuu 💪💪💪
Cara, vc fez falta, não someee❤
Feliz pela volta do canal!! E ansioso para o novo projeto!! Pra cimaa Filipe!! TMJ!🚀🚀
Tava lendo ontem os comentários sobre o hiato dos vídeos. Bom demais!
Ainda nem vi o vídeo mas estou feliz que você voltou 🎉🎉🎆🎆
Que bom que voltou! Foi uma das minhas inspirações anos atrás!
Da hora demais, e melhor ainda, ver o brilho nos seus olhos! Espero que estejam todos bem por aí! 🙏
Sobre esses conhecimentos, princípios, alicerces, insights e tantos outros nomes, eu listo alguns que me ajudaram e continuam ajudando, e acredito que irão ajudar até o fim:
- inspiração - ter alguma ou várias referências te ajuda muito, servem como um norte, um conforto, e inspiração em si
- adaptação - esse pra nossa área e mundo atual é tão óbvia como necessária. E me assusto, como uma minoria, há tem nos lugares que trabalhei e trabalho.
- curiosidade - meio que uma duplinha da adaptabilidade. Ser curioso, buscar mais informações e não se sentir o sabichão, ajuda muito na TI e na vida.
- auto-confiança - essa é a que tenho mais dificuldade, embora a skill que mais upei nos últimos anos. E vejo que muitos da nossa área tem dificuldade como eu tive e ainda tenho. Mas ao notar que podemos ser melhores, uma chave muda e novas portas se abrem.
Perfeito Fabrício e maior saudade dos encontros/almoços que a gente fazia 😍
O cara que me fez não desistir da programação voltou, bom de mais te ver de volta. Só não pare grande mestre.
Como é bom te ver de volta, espero que não nos abandone novamente
Uhuuu, que massinha. Que bom ver você aqui novamente!!!
Igualmente Wandersonnn 😍 😍 😍 😍
Princípios são eternos! Bora Filipão
Cara que sdds que eu tava ahaha, e como é um alivio ver você nessa nova empreitada é algo que eu sempre tento conversar com as pessoas essa busca por princípios, na medicina temos MBE (Medicina baseada em evidencia) na psicologica temos a PBE (Psicologia baseada em Evidencia) já na programação é algo que sinto falto uma "Programação Baseada em Evidencia" para nos guiar no que realmente é bom de fato seguir, fazer ou mudar! E acredito que os Knowledge Hunters vai tomar a frente disso! ˆˆ Vai ser muito legal fazer parte de tudo isso haha, gostaria muito de contribuir com alguns princípios que levo no meu dia a dia e me ajuda muito na programação!
Que incrível, tenho esse incomodo e inspiração quando deparo com um conhecimento novo e interessante, então era isso, caçador de conhecimento, já estou nessa, vamos nessa na porta verde. Cadê os designers da matilha pra nos ajudar.
Showwwwww!! É isso aí 😍 e já tem gente mandando sugestão 🤝
Pausei o video no minuto 4:22 para responder a resposta "Quantos princípios já mapeou na sua vida?".
Como é óbvio não se sabe ao certo, mas em 2019 eu me desafiei a mapear todo principio (ou mesmo lei universal) que eu pudesse notar. Deu uma nostalgia te ouvir falar sobre o mesmo assunto. Já vale um Joia.
... Continuando o video.
Sou fã deste jovem dev quarentão, pela forma de abordagem dele.
Estou tentado conhecer esse curso.dev
He is Back! Sucesso manoo!
O último na minha humilde opinião, aquele cara com a tocha na mão, ficou incrível, Eu não entendo nada o que vc fala, até porque não é minha área de trabalho, mais pode ser né, quem sabe...mais gosto dos seus vídeos por causa do seu intusiasmo, não permita que nada e ninguém apague essa luz...Gratidão 🙏
Que bom que voltou pra nós 🎉
eu achei o melhor vídeo do canal, vou comprar essa ideia tambem!
Grande Teló, o amor ao conhecimento é o que realmente diferencia os profissionais, no Brasil infelizmente o cara calibra o interesse pelo retorno financeiro imediato. Abraços e parabéns pelo seu trabalho inspirador.
Show Marcelo 🤝
Bora, vamos juntos
Não sei se entendi bem, mas na minha visão a situação que você falou me lembra algo que eu aprendi em Problem Solving:
"Não aprenda apenas a usar a ferramenta mas qual o problema que ela está tentando resolver"
O problema que ela está tentando resolver seria o "conhecimento", a base imutável, por que vão aparecer mil soluções para aquele problema mas o problema ainda vai estar ali. É algo que eu venho pensando muito sobre esses tempos, sobre o papel do programador. A tecnologia VAI mudar, isso é um fato, o que nunca muda é o por que ela existe, o por que aprendemos a usar ela, se souber o por que você está programando ou criando algo, o jeito de criar pode mudar o quanto quiser.
Como é bom te ter de volta
Ótima aula aprendo muito com sua experiência
Tava assistindo ontem e me perguntando quando voltaria, bom te ver!!
Esse é um dos vídeos mais importantes deste canal até hoje, e olha que acompanho ha muito tempo.
Estou sentindo esse problema da inutilidade no mercado de trabalho.
Simplesmente Sensacional 👏🏻 te acompanho a muitas luas e vc não envelhece, acho que o conhecimento tá te rejovelhecendo 😅 tmj para o que precisar 🐺🐺🐺🐺🐺🐺🐺
Que bom que voltou! 🙂
Grandioso e nobre Filipe, bem vindo de volta... estava com saudades!
Valeuuuuu meu caro 😍
Sempre incrível
os videos
Curti demais essa ideia de Caçadores de Conhecimento. Não tenho todos os detalhes de como vai funcionar, mas eu ficaria muito feliz se esse movimento também contemplasse conhecimentos que não fossem puramente da nossa área, afinal, acredito que a nossa vantagem como seres humanos envolve a nossa preparação como um todo: intelectualmente, emocionalmente e fisicamente. Vejo aí uma oportunidade de fazer a galera da tecnologia querer desenvolver essas outras áreas da vida também, e dessa forma, se tornar mais confiante e preparado para o que vier pela frente.
Concordo 100% até porque um princípio não é exclusivo de nenhuma área! 💪