E que continue assim, porque nos tempos em que o cristianismo foi suficientemente cristão, como ao longo da inquisição e das grandes navegações, a coisa foi feia
Sou muito grato a essas suas aulas. Sem elas eu seria liberal de esquerda, não saberia da ligação fascismo-racismo-liberalismo e não saberia sobre essa visão de Gandhi comparar Hitler com Churchil.
@@johnnyjoe-star5557 Olhe por exemplo o Haddad, ele é um típico liberal de esquerda. Ele se diz de esquerda mas tudo bem vender a Embraer a Boing, tudo bem privatizar o Banco Central, enfim.
@@nicholasmello4367 Nao existe isso de liberalismo no Brasil. Existe liberalismo como conceito, etico / FIlosófico. Atribuir um conceitos violento a uma doutrina contra violencia nao faz nenhum sentido argumentativo. FAscismo e liberalismo nunca nem vao ter a ver.
Apesar de não ter sido o único movimento anti-colonialista na Índia, a luta não-violenta liderada por Gandhi foi e é emblemática no processo de independência da Índia. Enquanto outros movimentos impulsionavam outros tipos de conquistas, Gandhi conquistava os corações. Além disso, por prega a não-violência foi impossível taxá-lo de terrorista. Pelo contrário, Gandhi sempre foi muito respeitado e até reverenciado mundialmente. Acho que não dá para diminuir sua contribuição, apesar de não podermos também nos abster de criticá-lo quando a crítica é necessária. Excelente video, como sempre! Se puder Jones Manoel faz uma trilogia desse tema pra gente se aprofundar mais com a ajuda do seu incomparável modo de transmitir conhecimento.
@@arquitetoeprofessormarcosc21 eu não ia pensar em ler sobre isso. O Jones tem a sagacidade de buscar fatos históricos relevantes e trazer isso pro nosso dia a dia. Eu adoro!
@@marcioramosfoto bem, aí já não tenho tanto conhecimento para julgar. Mas que eu me lembre, os comentários que vi ele fazer sobre textos que eu li foram bem alinhados com a minha forma de pensar. Por isso eu tenho uma tendência a confiar na visão dele. Mas você tem razão que é preciso ter uma escuta crítica dos vídeos do RUclips. Obrigada pelo toque. ;)
Nunca ouvimos falar em Hitlerx Churchill porque era a hipótese de alguns indianos. Era uma interpretação possível. O confronto Stalin X Hitler é um fato histórico que se tornou a interpretação aceita, dado o impacto dos fatos que o caracterizam.
Ótimo vídeo, Jones. Amo o Martin Luther King, foi por ele que me interessei por política, e sem conhecê-lo, não estaria aqui. Mais uma vez reiterando: Debate entre Ciro e Jones já!
Jones é foda. Camaradas, assistam as propagandas pro camarada Jones receber os trocados do youtube. É pouco, mas se todos assistirmos faz diferença. Eu ponho no mudo e dps sefue o vídeo.
Ótimo ponto, camarada! Pouca gente lê a produção do Gandhi ou conhece suas posições (sobre a Palestina, por exemplo). Li os textos dele sobre vegetarianismo e confesso que esperava bem mais, mas como já tinha lido muito dos textos dele sobre a luta pela independência da Índia não me surpreendi. Fundamental olhar para Gandhi não como um santo (como a mídia costuma pintar), mas como um homem, um agente político: aí, sim, estaremos em condições de analisar e fazer justiça ao seu pensamento e reconhecer os seus limites.
Muito bom. Fiquei com vontade de ler o livro do Losurdo. Mas acho que fiquei mal acostumada com o vídeo sobre o livro do Ciro e no final eu pensei "ué, já acabou?" XD
Muito obrigado Jones pelas aulas... tenho me aprofundado na história da india pra compreender o papel da musica em diversas fases, inclusive na construcao e fortalecimento do nacionalismo hindu... nao sou historiador, e cada dia adentrando o marxismo (e muiyo interessado atualmente pelos estudos subalternos), ja que alguns etnomusicologos seguem suas pesquisas por este caminho... por fim, vendo gandhi como lider politico, e nao essa figura religiosa que todos amam criar e que encerra qualquer reflexão, uma hipotese sobre o papel de importancia de gandhi foi sobre conseguir se comunicar com o povo, e unificar uma parte desses na direção de apoiar os movimentos de independencia, independente de religiao e castas... um exemplo disso é a musica "raghupati raghav rajaram", um canto tradicional hindu, com diferentes versoes, mas que gandhi cantava numa versao que se referia a Alah, Rama e Iswara, todos como sendo um mesmo Deus (o que os movimentos extremistas hindus odeiam e consideram uma heresia), assim, este papel "apaziguador" no ambito religioso poderia ser necessario tb para colocsr hindus e muculmanos juntos para lutar pela independencia... minha leitura é superficial, tenho muito a aprender, mas esse me pareceu um pequeno ponto da participacao de gandhi.... obtigado pela indicacao do luvro, vou procurar... agradeco camarada
Helena Castro, há outro livro que pode te ajudar a fazer essa mediação. Chama-se "Educar: Para qual sociedade?", do Giulio Girardi, um autor da Teologia da Libertação. É um texto de grande lucidez que analisa os aspectos da dominação capitalista desde o ponto de vista da educação, incluindo a educação cristã e o próprio cristianismo. Vale muito a pena conhecer. Você pode acessar o PDF do livro gratuitamente no site da editora (não consigo incluir o link, mas é o primeiro resultado que aparece no Google ao digitar o título do livro). Abraços
Os princípios da sua mãe, baseados no genuíno evangelho da Graça, são INCONCILIÁVEIS com o marxismo-leninismo. Ao contrário do que alguns ensinam, visando deliberadamente distorcer os princípios bíblicos, trazendo-os para a militância política, Jesus Cristo NUNCA foi um socialista, pois Ele nunca defendeu a expropriação de quem quer que fosse para supostamente distribuir com os pobres, haja vista que sua doutrina é fundada na liberalidade, com base na caridade.
@@thiagosobreira8771 "Tendo ele saído para se pôr a caminho, veio alguém correndo e, dobrando os joelhos diante dele, suplicou-lhe: "Bom Mestre, que farei para alcançar a vida eterna?" Jesus disse-lhe: "Por que chamas bom? Só Deus é bom. Conheces os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe." Ele respondeu-lhe: Mestre, tudo isto tenho observado desde a minha mocidade." Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: "Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me." Ele entristeceu-se com estas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens. E, olhando Jesus em derredor, disse a seus discípulos: "Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!" Os discípulos ficaram assombrados com suas palavras. Mas Jesus replicou: "Filhinhos, quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que põem a sua confiança nas riquezas! É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus." (Marcos, 10, 17-25) O significado que você dá para as palavras "caridade" e "liberdade", Thiago, não é universal. É um significado que contém uma tomada de partido, que, dentro da lógica do sistema capitalista, favorece às classes dominantes. Da mesma maneira é o cristianismo; ele pode assumir formas absolutamente distintas de acordo com a sua tomada de partido. Você tem o seu cristianismo; eu tenho o meu.
@@raphaelpuccini9470 o problema do socialista é que ele nunca quer fazer caridade com o que é seu, mas tão somente com o que é dos outros. E o que é pior, mediante coerção, violência e grave ameaça.
Grande Jones! Quebrando tabu! Super pertinente. Mas Ainda estou em êxtase com o episódio do revolushow dessa semana, você não estava mas, "somos todas Alexandra Kollontai" e não existe revolução sem mulher.
Jones, você mencionou no final que esse não era o melhor livro sobre o debate acerta dos movimentos pelos direitos civis nos EUA, apesar de ser bom. Qual livro seria o melhor, então? Fiquei curiosa. Ótimo vídeo! Sempre fico impressionada com sua capacidade de falar bem sobre assuntos complexos, em tão pouco tempo!
Muito interessante. Gostaria de saber sua opinião a respeito do movimento inglês chamado Extintion Rebelion (Roger Hallam). A base dos protestos está na 'ideia de Gandhi', o de protesto sem violência.
Terminei de ler esse livro ontem. Leitura fácil, muito didático, bom demais! Fiquei particularmente impressionado com a análise sobre o Tibete e Dalai Lama. Desconhecia completamente.
Jones, há uma grande confusão conceitual sobre a Não Violencia (Ahimsa). 1- Não Violencia enquanto conceito milenar Ahimsa (que de fato Ghandi só se aproxima dele a partir da leitura de Walden do Thoreau) não tem nada a ver com PASSIVIDADE: traz um arsenal de ações bastante incisivas para tirar o agressor da zona de conforto de agredir, provocar dores morais. Pode E DEVE ser bastante agressivo no sentido de desmoralizar o agressor inclusive para se defender, quando a tentativa de acolher os motivos da agressão para neutraliza-la falham 2- A Ahimsa tem limites: você acolhe as questões do agressor e aponta saídas que também o contemplem de alguma forma. Mas você pode mostrar a porta, o agressor precisa ACEITAR o convite, ou a solução pacífica não se concretiza, o que nos conduz á questão seguinte: 3- A autodefesa violenta não fere os princípios da Não Violencia a partir do momento em que todas as chances de saída pacífica que ela oferece foram esgotadas. Não se trata de dar a outra face quando por exemplo a PM chuta a nossa porta e tenta matar nossos filhos. É perfeitamente legítimo matar esse PM caso se consiga seja a única forma de neutralizar a morte de uma criança como a Agatha Félix. Entre a Agatha e seu assassino, sem dúvida eu escolho a Ágatha. 4- É um grande erro associar Ghandi á Não Violencia, um pensamento milenar (Ahimsa) que de fato ele teve uma aderência parcial.Seria mais correto associar aos proponentes do Abolicionismo Penal e da Justiça Restaurativa por exemplo. 5- O arsenal da Comunicação Não Violenta (CNV) pode ser acionado inclusive DURANTE um conflito armado inevitável, levando-se em conta que toda guerra objetiva é precedida por uma Intersubjetiva. O Vietnã é um exemplo: Ho Chi Minh só partiu pro ataque depois de ter esgotado inúmeras soluções pacíficas e até feito algumas concessões.
Tenho esse livro mas ainda não li... Comprei pq já fui acometido por esse pacifismo sem fundamentação e sinto q tenho q acertar as contas com esse lado do meu passado!! Hehe ✊🏽✊🏽✊🏽
Prezado jovem Jones Manoel, assistindo teu vídeo lembrei do maravilhoso samba enredo da amada Mangueira (🎶a História que a história não conta 🎶). Parabéns ao teu trabalho de "contação da História " que a história não conta,torcendo para que muita gente possa assistí-lo, e que se permita refletir sobre a importância da informação gerada de fontes diversas. Receba aplausos e saudações fraternas.
Pacero, o tema é excelente! Mas faltou aprofundar... fiquei só no gostinho! hehe Sugiro um vídeo de pelo menos 20 min explicando o movimento de libertação da Índia, passando pelos aspectos mais importantes, os específicos da Índia (castas, sobretudo os Dalits) e talz. Explicar a influência de outros personagens tão importantes quanto Gandhi nessa história, como Ambedkar, os Nehru etc. Senão, quem não conhece mantém o resumo bizarro: 'Gandhi fazia greves de fome. Os britânicos não suportaram e foram embora.' ;)
Sempre achei a noção de desobediência civil praticada por Gandhi sensacional e agora tive um entendimento histórico melhor dela. A despeito de sabermos do fato de que não há superação do capitalismo sem o uso de violência revolucionária, boicotar em massa a indústria têxtil inglesa e afrontar as leis imperialistas, como o movimento de Gandhi fez, é uma demonstração de muito mais radicalidade e força do que queimar uma simples loja de roupas que tem sua matriz no país britânico, por exemplo.
É engraçado como pensamentos positivos vão sendo propagados na nossa Cultura sobre "líderes" de movimentos e tudo mais. Sempre escutei [pois na época eu não sabia] que as pessoas não deveriam seguir Malcolm X e sim do Dr. King, pois o Malcolm X era violento e queria libertar os negros matando todos os brancos e o Dr. King era "puro" e queria a paz (e que depois de anos soube que isso também era falso), e esse argumento é reforçado por toda a mídia, e esse conhecimento chegou a mim através de pessoas que se denominam "nerds", por causa dos quadrinhos dos X-Men e todo aquele reducionismo histórico em nome da "arte", e entra na subjetividade das pessoas que apenas querem uma "fuga da realidade", pois quando adultos, replicamos isso quem é "bom" e "mal" na história. Mas Gandhi sempre foi um caso a parte, pois até em música do Criolo ele é exaltado como um exemplo de pessoa, em vídeos de história falam como esse cara foi importante para alcançar a paz sem violência e que as pessoas tinham que ser assim. Agora estudando a história através de um viés marxista que não se fica nada nas sombras, é muito bom ligar os pontos e ver como o povo, a classe oprimida e trabalhadora, são enganados o tempos todo, na realidade e subjetivamente. O capitalismo precisa ser destruído.
Amo o Martin Luther King e Gandhi, desde pequena. Meus respeitos a eles homens sábios. Inteligentes. Qd King morreu eu era uma criança e fiquei mt triste. Nunca entendi como se poderia matar um pacifista? RIP!
JONES, TBM NÃO ESQUEÇA UMA FRASE IMPORTANTE DE LUTHER KING:
"O comunismo existe hoje porque o cristianismo não está sendo suficientemente cristão."
FOI EM NOME DO CRISTIANISMO QUE MATOU E ESCRAVISOU VARIOS PELO MUNDO E CONTINUA MATAR !!
Pois é! No que se refere à sua parte puramente sociológica, adereços religiosos à parte, comunismo e cristianismo são extremamente parecidos!
Infelizmente vi protestantes no Brasil usam essa frase com interpretação errônea: de que o comunismo mitiga o cristianismo (deles!).
@@PauloRoberto-ln7bx onde o Cristianismo mata?
E que continue assim, porque nos tempos em que o cristianismo foi suficientemente cristão, como ao longo da inquisição e das grandes navegações, a coisa foi feia
Sou muito grato a essas suas aulas. Sem elas eu seria liberal de esquerda, não saberia da ligação fascismo-racismo-liberalismo e não saberia sobre essa visão de Gandhi comparar Hitler com Churchil.
Wtf, "liberal de esquerda"?
Isso é totalmente contraditória
@@johnnyjoe-star5557 Olhe por exemplo o Haddad, ele é um típico liberal de esquerda. Ele se diz de esquerda mas tudo bem vender a Embraer a Boing, tudo bem privatizar o Banco Central, enfim.
Msh, relaçao entre fascismo e liberalismo foi mt forçado
@@RODECNEVOEL se você estudar o liberalismo no Brasil, um país de capitalismo dependente, vai entender que sim, os liberais são fascistóides
@@nicholasmello4367 Nao existe isso de liberalismo no Brasil. Existe liberalismo como conceito, etico / FIlosófico. Atribuir um conceitos violento a uma doutrina contra violencia nao faz nenhum sentido argumentativo.
FAscismo e liberalismo nunca nem vao ter a ver.
Apesar de não ter sido o único movimento anti-colonialista na Índia, a luta não-violenta liderada por Gandhi foi e é emblemática no processo de independência da Índia. Enquanto outros movimentos impulsionavam outros tipos de conquistas, Gandhi conquistava os corações. Além disso, por prega a não-violência foi impossível taxá-lo de terrorista. Pelo contrário, Gandhi sempre foi muito respeitado e até reverenciado mundialmente. Acho que não dá para diminuir sua contribuição, apesar de não podermos também nos abster de criticá-lo quando a crítica é necessária. Excelente video, como sempre! Se puder Jones Manoel faz uma trilogia desse tema pra gente se aprofundar mais com a ajuda do seu incomparável modo de transmitir conhecimento.
"Cauê diz que é bonito" 🤣
Cauê filmando: 🤡
Belo trabalho camarada ⚒️
"O comunismo-narutismo ja é uma realidade"
Quem é Cauê? Ele sempre fala e eu nunca sei kk
@@criaumaconta2 "patrão" do Jones 🤣, coloca Cauê Goulart no insta
Como sempre ótimo! Onde mais a gente iria aprender isso sobre o Ghandi?
Sugestão: passa o Pix porque é mais fácil de mandar que o apoia-se
Lendo!
@@arquitetoeprofessormarcosc21 eu não ia pensar em ler sobre isso. O Jones tem a sagacidade de buscar fatos históricos relevantes e trazer isso pro nosso dia a dia. Eu adoro!
@@marcioramosfoto bem, aí já não tenho tanto conhecimento para julgar. Mas que eu me lembre, os comentários que vi ele fazer sobre textos que eu li foram bem alinhados com a minha forma de pensar. Por isso eu tenho uma tendência a confiar na visão dele. Mas você tem razão que é preciso ter uma escuta crítica dos vídeos do RUclips. Obrigada pelo toque. ;)
Aprender sobre o Gandhi em boas fontes históricas de onde Jones Manual faz a lição de casa. Como menino comportado que é.
Nunca ouvimos falar em Hitlerx Churchill porque era a hipótese de alguns indianos. Era uma interpretação possível. O confronto Stalin X Hitler é um fato histórico que se tornou a interpretação aceita, dado o impacto dos fatos que o caracterizam.
eu só n apoio essa violência psicológica com o Cauê kkkkkk coitado, Jones
kkkkkkkkkkkkkkkk
KKKKKKKKK
Obrigado Jones, por ser o professor revolucionário que nunca tive.
Jones, que aula f.! Beijo!
sempre bom desconstruir figuras histórias! obrigada
Ótimo vídeo, Jones. Amo o Martin Luther King, foi por ele que me interessei por política, e sem conhecê-lo, não estaria aqui. Mais uma vez reiterando: Debate entre Ciro e Jones já!
SEU APOIO É FUNDAMENTAL PRA GENTE CONTINUAR ESSE TRABALHO DE DISPUTA DAS IDEIAS
Toda semana a gente agradecendo por ter sido violentamente arrancado da ideologia liberal por figuras como Jones Manoel 🙏
Pau neles camaradas!
@@darkexatas303 não falei que esse é meu papel. Se ta confortável aí, fique com deus irmão
@@darkexatas303 incrível, parabéns
Comentando pra engajar! Valeu por mais esse vídeo.
Losurdo surpreende em todos os livros! E Jones bota pra torar como sempre heheheh
Jones é foda. Camaradas, assistam as propagandas pro camarada Jones receber os trocados do youtube. É pouco, mas se todos assistirmos faz diferença. Eu ponho no mudo e dps sefue o vídeo.
Melhor canal marxista do youtube.
Já chegando e deixando um primeiro comentário para engajar a entrega do vídeo pra mais pessoas : )
Ótimo ponto, camarada! Pouca gente lê a produção do Gandhi ou conhece suas posições (sobre a Palestina, por exemplo). Li os textos dele sobre vegetarianismo e confesso que esperava bem mais, mas como já tinha lido muito dos textos dele sobre a luta pela independência da Índia não me surpreendi. Fundamental olhar para Gandhi não como um santo (como a mídia costuma pintar), mas como um homem, um agente político: aí, sim, estaremos em condições de analisar e fazer justiça ao seu pensamento e reconhecer os seus limites.
Um incrível livro do Losurdo, muito bem apresentado no vídeo.
Honestidade intelectual e sensatez. Mais que parabéns!
Muito bom. Fiquei com vontade de ler o livro do Losurdo. Mas acho que fiquei mal acostumada com o vídeo sobre o livro do Ciro e no final eu pensei "ué, já acabou?" XD
Aprendi muito com esses vídeo
A gente desconstrói os mitos pra construir uma igualdade humana
Saravá meus camaradas.
AVANTE, JONES!
Muito obrigado Jones pelas aulas... tenho me aprofundado na história da india pra compreender o papel da musica em diversas fases, inclusive na construcao e fortalecimento do nacionalismo hindu... nao sou historiador, e cada dia adentrando o marxismo (e muiyo interessado atualmente pelos estudos subalternos), ja que alguns etnomusicologos seguem suas pesquisas por este caminho... por fim, vendo gandhi como lider politico, e nao essa figura religiosa que todos amam criar e que encerra qualquer reflexão, uma hipotese sobre o papel de importancia de gandhi foi sobre conseguir se comunicar com o povo, e unificar uma parte desses na direção de apoiar os movimentos de independencia, independente de religiao e castas... um exemplo disso é a musica "raghupati raghav rajaram", um canto tradicional hindu, com diferentes versoes, mas que gandhi cantava numa versao que se referia a Alah, Rama e Iswara, todos como sendo um mesmo Deus (o que os movimentos extremistas hindus odeiam e consideram uma heresia), assim, este papel "apaziguador" no ambito religioso poderia ser necessario tb para colocsr hindus e muculmanos juntos para lutar pela independencia... minha leitura é superficial, tenho muito a aprender, mas esse me pareceu um pequeno ponto da participacao de gandhi.... obtigado pela indicacao do luvro, vou procurar... agradeco camarada
Compartilhado com sucesso
Muito bom!!!!
Jones lúcido como sempre. Agora quero ler mais sobre Martin Luther King para ajudar na aproximação da minha mãe (evangélica) do Marxismo-Leninismo ❤️
Helena Castro, há outro livro que pode te ajudar a fazer essa mediação. Chama-se "Educar: Para qual sociedade?", do Giulio Girardi, um autor da Teologia da Libertação. É um texto de grande lucidez que analisa os aspectos da dominação capitalista desde o ponto de vista da educação, incluindo a educação cristã e o próprio cristianismo. Vale muito a pena conhecer. Você pode acessar o PDF do livro gratuitamente no site da editora (não consigo incluir o link, mas é o primeiro resultado que aparece no Google ao digitar o título do livro).
Abraços
Segue o Pastor Henrique Vieira
Os princípios da sua mãe, baseados no genuíno evangelho da Graça, são INCONCILIÁVEIS com o marxismo-leninismo. Ao contrário do que alguns ensinam, visando deliberadamente distorcer os princípios bíblicos, trazendo-os para a militância política, Jesus Cristo NUNCA foi um socialista, pois Ele nunca defendeu a expropriação de quem quer que fosse para supostamente distribuir com os pobres, haja vista que sua doutrina é fundada na liberalidade, com base na caridade.
@@thiagosobreira8771 "Tendo ele saído para se pôr a caminho, veio alguém correndo e, dobrando os joelhos diante dele, suplicou-lhe: "Bom Mestre, que farei para alcançar a vida eterna?" Jesus disse-lhe: "Por que chamas bom? Só Deus é bom. Conheces os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe." Ele respondeu-lhe: Mestre, tudo isto tenho observado desde a minha mocidade." Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: "Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me." Ele entristeceu-se com estas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens.
E, olhando Jesus em derredor, disse a seus discípulos: "Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!" Os discípulos ficaram assombrados com suas palavras. Mas Jesus replicou: "Filhinhos, quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que põem a sua confiança nas riquezas! É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus." (Marcos, 10, 17-25)
O significado que você dá para as palavras "caridade" e "liberdade", Thiago, não é universal. É um significado que contém uma tomada de partido, que, dentro da lógica do sistema capitalista, favorece às classes dominantes. Da mesma maneira é o cristianismo; ele pode assumir formas absolutamente distintas de acordo com a sua tomada de partido. Você tem o seu cristianismo; eu tenho o meu.
@@raphaelpuccini9470 o problema do socialista é que ele nunca quer fazer caridade com o que é seu, mas tão somente com o que é dos outros. E o que é pior, mediante coerção, violência e grave ameaça.
Seus vídeos sempre fazem o debate avançar pra além do senso comum, excelente conteúdo, camarada
Vem comentar antes de assistir pra engajar o algoritmo ❤️❤️❤️
Obrigado pelo conteúdo ❤
É toda semana um vídeo brilhante!!! Esse foi mais um pra nos encantar! Abração, professor!
Grande Jones! Quebrando tabu! Super pertinente.
Mas
Ainda estou em êxtase com o episódio do revolushow dessa semana, você não estava mas, "somos todas Alexandra Kollontai" e não existe revolução sem mulher.
...indo sempre ao ponto, comuna véi✊🏽
Obrigado pelo seu inestimável trabalho, camarada!
Mais um livro pra ler Jones!. Você como sempre dando ótimas referências.
Tô há um mês querendo ler o livro do Losurdo, aí, veio o Jones com esse vídeo ❤️❤️❤️
Jones, você mencionou no final que esse não era o melhor livro sobre o debate acerta dos movimentos pelos direitos civis nos EUA, apesar de ser bom. Qual livro seria o melhor, então? Fiquei curiosa. Ótimo vídeo! Sempre fico impressionada com sua capacidade de falar bem sobre assuntos complexos, em tão pouco tempo!
O problema desse vídeo é que ele acaba. 😐
Jones acho que seria uma ótima hora pra tu fazer um vídeo sobre a experiência socialista no Afeganistão
Muito Jones, acho que seria muito bom um vídeo sobre "Anticomunismo e Racismo"
Da lhe Jones!!!!
Ae sim! Já começo dando aquele like camarada!
Muito bom, camarada
Parabéns mais uma vez Jones!!
Ótimo vídeo, camarada. Sempre começo a semana assistindo a seus vídeos. Indico a todos que façam o mesmo hahah
Te agradeço Jones ... por você iluminar as trevas!
Leiam Losurdo.
erro em 12:14 você diz gandhi, mas era par ser luther king
de resto, ótimo video camarada
Tb percebi isso.
16 minutos de vídeo? Depois da semana passada não aceitamos menos de 1 h 😁. Brincadeira camarada, vídeo muito bom.
Muito interessante. Gostaria de saber sua opinião a respeito do movimento inglês chamado Extintion Rebelion (Roger Hallam). A base dos protestos está na 'ideia de Gandhi', o de protesto sem violência.
Que conteúdo maravilhoso! Ficou ótimo o vídeo . ❤️
Bora engajar, bora engajar ✊🏿🚩🖤
"NÓTI" melhor parte... rsrs. Ótimo vídeo camarada!
"repare" "beesho"
Jones, venho te acompanhando algum tempo. Estou me apropriando de muitas informações que vc compartilha nos vídeos, valeus.
Ótimo debate! Menos violência, mais inteligência!!
Bom demais, cmrd! Valeu!
Excelente aula!
COMENTANDO PRA ENGAJAR!
Fiquei esperando um comentário sobre a situação no Tibete.
Mais um excelente vídeo, camarada!
Este video era muito necessario. Excelente!
Terminei de ler esse livro ontem. Leitura fácil, muito didático, bom demais!
Fiquei particularmente impressionado com a análise sobre o Tibete e Dalai Lama. Desconhecia completamente.
Caramba vídeo fantástico Jones!
Jones, há uma grande confusão conceitual sobre a Não Violencia (Ahimsa). 1- Não Violencia enquanto conceito milenar Ahimsa (que de fato Ghandi só se aproxima dele a partir da leitura de Walden do Thoreau) não tem nada a ver com PASSIVIDADE: traz um arsenal de ações bastante incisivas para tirar o agressor da zona de conforto de agredir, provocar dores morais. Pode E DEVE ser bastante agressivo no sentido de desmoralizar o agressor inclusive para se defender, quando a tentativa de acolher os motivos da agressão para neutraliza-la falham 2- A Ahimsa tem limites: você acolhe as questões do agressor e aponta saídas que também o contemplem de alguma forma. Mas você pode mostrar a porta, o agressor precisa ACEITAR o convite, ou a solução pacífica não se concretiza, o que nos conduz á questão seguinte: 3- A autodefesa violenta não fere os princípios da Não Violencia a partir do momento em que todas as chances de saída pacífica que ela oferece foram esgotadas. Não se trata de dar a outra face quando por exemplo a PM chuta a nossa porta e tenta matar nossos filhos. É perfeitamente legítimo matar esse PM caso se consiga seja a única forma de neutralizar a morte de uma criança como a Agatha Félix. Entre a Agatha e seu assassino, sem dúvida eu escolho a Ágatha. 4- É um grande erro associar Ghandi á Não Violencia, um pensamento milenar (Ahimsa) que de fato ele teve uma aderência parcial.Seria mais correto associar aos proponentes do Abolicionismo Penal e da Justiça Restaurativa por exemplo. 5- O arsenal da Comunicação Não Violenta (CNV) pode ser acionado inclusive DURANTE um conflito armado inevitável, levando-se em conta que toda guerra objetiva é precedida por uma Intersubjetiva. O Vietnã é um exemplo: Ho Chi Minh só partiu pro ataque depois de ter esgotado inúmeras soluções pacíficas e até feito algumas concessões.
Obrigado Jones
Menino danado!
Trazendo à luz crenças cristalizadas pela propaganda imperialista!
Salve, Domenico Losurdo✨
Um dos temas com o qual eu mais me esbarro. Realmente nós marxistas temos que nos defrontar com isso frequentemente.
Obrigado, Jones Manoel.
Tenho esse livro mas ainda não li... Comprei pq já fui acometido por esse pacifismo sem fundamentação e sinto q tenho q acertar as contas com esse lado do meu passado!! Hehe ✊🏽✊🏽✊🏽
Mais uma vez, parabéns camarada!
depois de vídeos enormes, um vídeo de 15min. jones manoel versão soft saushuas
engajando, camarada!
Grande, Jones.
Legal a indicação desse livro traduzido, sinto que há assuntos que não conseguimos encontrar em português.
Muito bom excelente exposição...
Maravilhoso vídeo, camarada!
queria um professor de história desse
Muito bom o vídeo, Jones
Prezado jovem Jones Manoel, assistindo teu vídeo lembrei do maravilhoso samba enredo da amada Mangueira (🎶a História que a história não conta 🎶).
Parabéns ao teu trabalho de "contação da História " que a história não conta,torcendo para que muita gente possa assistí-lo, e que se permita refletir sobre a importância da informação gerada de fontes diversas.
Receba aplausos e saudações fraternas.
Por essa e outras que tô lá no Apoia.se ✊🏻
Bom demais, camarada. 👏🏻👏🏻
Excelente análise camarada. Certeiro, elucidador e didático
Obrigada Jones, pelas aulas e pelas dicas sempre!!!
Pacero, o tema é excelente! Mas faltou aprofundar... fiquei só no gostinho! hehe
Sugiro um vídeo de pelo menos 20 min explicando o movimento de libertação da Índia, passando pelos aspectos mais importantes, os específicos da Índia (castas, sobretudo os Dalits) e talz. Explicar a influência de outros personagens tão importantes quanto Gandhi nessa história, como Ambedkar, os Nehru etc.
Senão, quem não conhece mantém o resumo bizarro: 'Gandhi fazia greves de fome. Os britânicos não suportaram e foram embora.' ;)
Sempre brabo, muito obrigado Jones
Olha o engajamento...
Bom dia, simpatia!
Sempre achei a noção de desobediência civil praticada por Gandhi sensacional e agora tive um entendimento histórico melhor dela. A despeito de sabermos do fato de que não há superação do capitalismo sem o uso de violência revolucionária, boicotar em massa a indústria têxtil inglesa e afrontar as leis imperialistas, como o movimento de Gandhi fez, é uma demonstração de muito mais radicalidade e força do que queimar uma simples loja de roupas que tem sua matriz no país britânico, por exemplo.
E pelo vídeo também, como sempre! É que o Lineu é novidade!
Por um instante achei q fosse debater o livro da Butler - a força da não-violência kkkkkkk
Melhorar não só as capas editora Revan, mas as traduções também! 🤷♂️😁
Espetacular, prof! Valeu!
Mais um ótimo vídeo!!
Que aulaaaa!
Jones, você é um humorista!
Excelente !!!!!
É engraçado como pensamentos positivos vão sendo propagados na nossa Cultura sobre "líderes" de movimentos e tudo mais. Sempre escutei [pois na época eu não sabia] que as pessoas não deveriam seguir Malcolm X e sim do Dr. King, pois o Malcolm X era violento e queria libertar os negros matando todos os brancos e o Dr. King era "puro" e queria a paz (e que depois de anos soube que isso também era falso), e esse argumento é reforçado por toda a mídia, e esse conhecimento chegou a mim através de pessoas que se denominam "nerds", por causa dos quadrinhos dos X-Men e todo aquele reducionismo histórico em nome da "arte", e entra na subjetividade das pessoas que apenas querem uma "fuga da realidade", pois quando adultos, replicamos isso quem é "bom" e "mal" na história.
Mas Gandhi sempre foi um caso a parte, pois até em música do Criolo ele é exaltado como um exemplo de pessoa, em vídeos de história falam como esse cara foi importante para alcançar a paz sem violência e que as pessoas tinham que ser assim. Agora estudando a história através de um viés marxista que não se fica nada nas sombras, é muito bom ligar os pontos e ver como o povo, a classe oprimida e trabalhadora, são enganados o tempos todo, na realidade e subjetivamente. O capitalismo precisa ser destruído.
Exelente análise professor.
Eu adoro as piadas com pitadas irônicas do Jones rs
Interessante sua análise Jones Manoel, vc traz conceitos novos para esse debate da não violência na luta contra o capitalismo...
Amo o Martin Luther King e Gandhi, desde pequena. Meus respeitos a eles homens sábios. Inteligentes. Qd King morreu eu era uma criança e fiquei mt triste. Nunca entendi como se poderia matar um pacifista? RIP!