O Jones falando de petistas e sistema financeiro nacional e eu lembrei q levei um golpe de uma empresa de um deputado petista 🤡🤡🤡🤡🤡( O nome dele é Miguel Correa).
Já faz 10 anos que eu trabalho com imprensa sindical. Nesse tempo, vi diversas ondas de mobilizações e registrei muitas deles filmando e fotografando. E, depois de todo esse tempo, cobrindo manifestações e organizações em vários lugares do país, posso afirmar que essa maldita disputa por protagonismo foi o que entregou o ouro pra direita em 2013. O potencial perdido dessa mobilização me causa tristeza até hj. E sim, urge uma narrativa com a visão de uma esquerda marxista não catastrofista do que foram as jornadas de junho. Seria a realização da minha vida participar da produção de um documentário desses ❤️
Acredito que certa ala da esquerda mergulhou de vez nas narrativas políticas liberais Norte-americana. Hoje se discute mais políticas identitarias do quê renda e geração de emprego. Os sindicatos foram cooptados por políticos ditos de esquerda (Lula) e no fim foram abandonados a própria sorte. Acontece que a esquerda se encarregou de destruir e desunir toda forças realmente progressistas. Hoje tudo isso se tornou irrelevante pra certa ala da esquerda da qual não me identifico. Hoje, não me sinto representado pela esquerda petista e psolista por exemplo.
camarada, adoraria participar na pós produção de um material como esse. Trabalho com motion e posso auxiliar nos efeitos visuais e na montagem dos materiais. Vamos fazer acontecer!
En Uruguay tenemos un partido de izquierda que se llama Frente Amplio. Hoy perdimos un referéndum que podía frenar la derecha más rancia, burguesa, oligarca y militar: hambre, salarios congelados, aumento permanente de tarifas y quieren privatizar las Empresas Públicas. Necesito un abrazo, compañeros.
É preciso resgatar o primeiro turno como essencialmente uma expressão de identificação/ preferência política 💪👊 adorei a ideia de uma produtora audiovisual socialista-comunista ❤ unidade de ação, faz todo sentido!!
Por mais políticos como Guilherme Boulos. Abriu mão de sua candidatura ao governo de São Paulo. Tem divergências com Lula, mas vê a importância de tirarmos Bolsonaro e estão juntos no palanque. Parabéns Guilherme Boulos 👏👏👏👏
Querido Jones, meu GOV! Obrigado pelo vídeo! Sempre aprendendo algo interessante com vc! Se me permite, vejo algumas questões psicológicas nesse assunto (minha área). Por falar em "subjetividades", há uns traços comuns nisso q chamamos de "esquerdista", no Brasil e em PE, no nosso atual estágio social. E q tornam mais difíceis os processos "conciliatórios". Por ex., a forma inflada que o individualismo motiva os sujeitos à ação. Afinal, falar é mais fácil q escutar. E, no geral, não percebo muita boa vontade em "ceder" espaços de quaisquer das partes. Aí, como vc bem lembrou no início, os grupos q, historicamente, assumiram e comandam os mecanismos sociais, aglomaram-se mais facilmente para a manutenção de seus interesses. Difícil a coisa pra quem é "canhoto", viu, camarada! SIGAMOS!
Tem também a questão que a direita usa muito a tática do "dividir pra conquistar", então eles trabalham ativamente para fomentar a divisão na esquerda, o que contribui para a dificuldade da esquerda se unir.
Só a direita? Vemos isso claramente na esquerda por qualquer ângulo que se queira analisar. Aliás, o descrédito nas esquerdas deu-se exatamente pelas suas praticas mal sucedidas. Se a esquerda tivesse feito um governo tão bom, não estaríamos hoje sendo governando por essa classe política tão espúria.
Ótimo video. Principalmente a parte em que você mostra a necessidade de haver uma unidade de ação dos comunistas em certos âmbitos, como em prol da criação de uma produtora cinematográfica, quem sabe uma grande plataforma de cursos etc. Isso dá muito certo
@@joseCOSTA-ki1xt isso, vai sendo burro ai achando que marxista defende trabalho gratis... cada um tem direito de mostrar a ignorância que tem. Só temos a lamentar com isso, não por você, nem por mim, mas pela degradação da espécie humana. Tem jeito, amigo, há livros ai que você pode ler e verá que não há nenhum livro marxista ou que nenhum livro de Marx e Engels defende isso. Precisamos de honestidade no debate, ok?
Tem um capítulo no seu livro "Raça, classe, revolução" que eu gostei bastante e mostra como a união entre as esquerdas é complicada há muito tempo. É o "sobre o estabelecimento de uma frente única com os comunistas".
Lula é o Renato Gaúcho da política; assim como o Renato é um bom gestor de vestiário que fala a língua dos boleiros, o Lula fala a língua do povão e faz uma boa transição com as mafias no congresso. Porém, quando o negócio é TATICA e ESTRATÉGIA, Renato Gaúcho não entende nada e Lula não é diferente. Tecnicamente falando, sem predisposiçoes ideológicas, o bolsonarismo pode ser considerado uma espécie de chorume que veio do "socialismo do cartão de crédito" promovido pelo lulismo que só serviu pra desmobilizar o povão. Leia os livros do Dr.Maurizio Lazzarato sobre neoliberalismo, lá tem trechos onde ele fala sobre o modo do PT de governar.
Aurea Carolina è deputada federal pelo PSOL em Minas Gerais. Foi a 2a mais votada no Estado. Para vereadora de BH foi a 1a mais votada, desbancando setores burgueses de anos e anos. Aurea é ligada ao pessoal da cultura. Isso vai de encontro a exatamente ao que expôs.
A resposta é fácil. É mais fácil se unir pra ganhar dinheiro do que pra qualquer outra coisa. Somos educados a nos mover por dinheiro. É só ver como você vai trabalhar todo dia sem pensar se está cansado, mas na sua folga você tem dificuldade pra sair do sofá.
Perfeito. O trabalho mina nossas forças de tal forma que não sobra tempo nem disposição para refletir, criticar a situação. Dedicamos todas as nossas energias ao trabalho, deixando de lado o lazer, a expansão cultural, o bem-estar, a vivência com quem amamos. O trabalho é alienante e corrosivo.
Leandro, você erra demais ao meter essa frase típica se sendo comum "a resposta é facil". Não, não é facil. Não existem respostas faceis para questões complexas, e a resposta para essa questão definitivamente NÃO é essa que voce deu. Claro que o cansaço, o estresse, o desanimo atrapalha, mas ele nao chega à 10% do problema. Até porque, se fosse, a URSS nunca teria existido, visto que o camponês que constituiu 80% do exército vermelho, não se alimentava direito, nao dormia direito, tomava bomba dia e noite na cabeça, e ainda assim, só com uma sopa na barriga, discutia e reforçava o ideal revolucionário e partia convicto pro front. Partidos de esquerda, principalmente os revolucionários, tem diversos problemas muito mais graves, como de estrutura e de pessoal, que afastam as pessoas. Inclusive, a doença infantil do esquerdismo (que acomete 90% do pessoal dos partidos), atrapalha DEMAIS as bases dessas organizações, pois funciona como um repelente de pessoas que querem se organizar...tem muitos fatores atrapalhando a organização e a coesão. O esquema capitalista de funcionamento de rotina é só um deles, e o menor deles. O capitalismo atrapalhar e minar qualquer vislumbre fora dele não é novidade e nem pode ser o maior impeditivo... nao faria o menor sentido.
@@luguime4946 Exato. Se o problema fosse só o cansaço da classe trabalhadora não tinha assalariado saindo 3~6 vezes por ano na rua para defender o governo Bolsonaro.
@@joseCOSTA-ki1xt Seu argumento não faz sentido. O que egoísmo tem a ver com a maior parte da população defender coisas que só beneficiam menos de 1% dela?
@@randomavenger3048 Ele só está reproduzindo uma tese de alguns biólogos do século passado que, com desprezo genérico às ciências sociais, tentaram explicar com reducionismo biológico fenômenos complexos da comunidade humana. O tema difícil e os métodos imaturos deixaram esse campo de estudo particularmente pretenso à intrusão de vieses, preconceitos e ideologias irrefletidas. O exemplo mais caricato é o livro "O Gene Egoísta", tão assentado no paradigma individualista do capitalismo ou, melhor dizendo, na estúpida ideia de que o melhor que podemos fazer é cada um lutar por si e que todo mundo se beneficia quando alguns ficam muito ricos.
Avalio que a unidade da esquerda deve partir de uma perspectiva negativa, isto é, a partir daquilo que concordamos que não queremos ser (a nível de sociedade), ou seja, nossa estratégia. Os métodos, isto é, as táticas, realmente podem divergir, mas só serão consonantes à medida que concordando com o que não queremos ser possamos avaliar os caminhos necessários (de uma perspectiva radical, isto é, indo à raiz dos problemas que queremos extinguir) para alcançarmos efetivamente nossos objetivos comuns. No mais, saudação brigadista camarada, e obrigado por colocar o debate na mesa!
Gostei bastante dessa fala sobre primeiro brigar pra depois se unir no Brasil, algo diferente de outros países da América Latina. Acho que o egocentrismo e o individualismo falam muito alto até mesmo em situações onde pensar no outro e com o outro pauta (ou deveria pautar) a centralidade das discussões.
Diria que faz muito sentido isso. O egocentrismo e o favoritismo por certos grupos acaba afastando a empatia dos demais e uma possibilidade de união. Se sem ordem um professor não consegue dar uma simples aula, imagina um movimento tentando eleger um presidente.
Não sou nem comunista nem revolucionário porém, acho fundamental o trabalho de pessoas como este rapaz. Explica com clareza seus pontos de vista. Isso eleva o nivel do debate. Obrigado e parabéns. #CitoFichaLimpa #CiroPresidente
Já assistiu o vídeo dele sobre "o que é corrupção?" É simplesmente fantástico, nunca vi nenhuma outra pessoa atar todas as pontas soltas sobre o tema de forma tão didática.
Espera-se que muita coisa mude com a facilidade de comunicação. Antigamente era difícil uma pessoa do RN se reunir com uma do PA por uma questão geográfica. Agora parece um bom momento pra trabalhar a construção de uma tradição de união entre diferentes frentes para ações nacionais e posterior cacete pra tomar a liderança.
um dos problemas é que as pessoas se prendem a modos de comunicação que foram criados pra propósitos completamente distintos ao tipo de organização que se pretende fazer. É o famoso grupão de whats pra tudo, que não facilita em nada qualquer comunicação minimamente mais aprofundada. Minha impressão é que as facilidades de comunicação não têm diminuído as barreiras das quais o vídeo fala, ao mesmo tempo que, como o vídeo também fala, em outros lugares, mesmo antes dessas tecnologias, se lida melhor com isso. Então eu concordo que a gente precisa usar essas ferramentas de forma que ajudem a criar essa capacidade de unição, eu só não acho que dá pra colocar muita centralidade nas ferramentas em si, porque a limitação não vem delas
Iniciei minha militância pela UJS e hoje estou na UJC, sinto que no PCB não tem essa fobia de luta ativa, mas essa sua fala respondeu uma questão que eu tenho faz um tempo e uma coisa que sempre vi acontecendo e nunca fez sentido pra mim
Estratégia é uma construção direcionada ao objetivo 'foco constante ' não se vai ao norte olhando para o sul. Parabéns Professor, é impossível discordar das suas explicações, mas para chegar, ou participar do poder o PCdoB aceita engavetar os "Ideais ".
Produtora audiovisual socialista-comunista eu não conheço, mas produtora de quadrinhos socialistas-comunistas nós estamos construindo aos poucos, camarada hahahaha e te levamos como referência, e da importância de ocuparmos esses espaços que hegemonicamente são dos liberais.
vim pelo canal do luide \o/ Todos os argumentos apresentados para mostrar os motivadores da esquerda não se unir, podem ser usados pelo mesmo motivo na direita
Eu como socialista radical, seguidor de Stalin e Kim Il Sung, me recuso a colaborar com trotskista, progressistas, pacifistas e ambientalistas... O Brasil precisa de Indústria Pesada e não de Agricultura Orgânica
fico pensando que talvez essa nossa distancia dos vizinhos e dificuldade de se unir politicamente com eles também possa ter a ver com essa tradição da nossa cultura política. tu acha que tem algo a ver? muito bom o vídeo, jones!
Jones, valeuzão por esse vídeo. No ato de SOLIDARIEDADE ao assassinato do Moise, aki no Rio, foi duro de ver a disputa pra subir no carro, fazer fala,etc. É lamentável mesmo, tamanha resistência de tant@s camaradas de lutas fundamentais,cinematográficas, pras nossa chegada até aqui e faltar tanta unidade.
Sinto também que estamos tendo um surto de egos devido as redes sociais. Todo mundo quer ser ouvido, quer gritar, quer ser o avatar da verdade, ninguém quer ter a humildade de reconhecer e ouvir o outro.
Não sei não, depois de ver o PSOL voltando para o PT não duvido de nada mais...
2 года назад+35
Naturalmente há divergências entre a esquerda conciliatória e a esquerda mais radical. É delicado e difícil atingir o equilíbrio entre os dois (praticamente utópico). É o velho dilema: A esquerda conciliatória diz que é melhor conciliar com a centro-direita para dar algum avanço social do que o sectarismo. A extrema-esquerda defende que não deve haver nenhuma conciliação e assim fermentar a situação propicia para a revolução. A História está recheada de exemplos assim. Mas o fato é que em países do dito "3º Mundo" são exatamente os mais propícios de haverem processos revolucionários, exatamente por viverem em gigantesca miséria e desigualdade. Muitas vezes a direita, observando tal situação, utiliza a "válvula de escape", cedendo micro-melhorias e amenizando as tensões. É uma difícil decisão e opinião de cada um.
Diria que a esquerda radical fica sendo a egoísta da história. Assim como um indivíduo que não se preocupa com as consequências do que faz, um movimento com tal conduta é, no mínimo, irresponsável. Independente do lado político, um governo tem que ser para o bem de todos, enquanto o radicalismo sempre busca vilões e desumaniza estes. O radicalismo, em qualquer aspecto, é como a vingança, começa e terminará em sangue de inocentes sendo derramado e não transformará o mundo num lugar melhor.
Tbm acho isso, quando a esquerda começa minímamente a crescer e se organizar, logo a direita começa a ceder terreno voluntariamente para que a classe trabalhadora acredite que já conseguiram o que queriam, e com isso reduzir a pressão popular. O pior é que a esquerda reformista também aceita essas migalhas e freia todo o processo, pra depois os partidos ficarem se vangloriando da migalha que eles conseguiram pros trabalhadores, tudo isso pra no fim conseguir votos para se manter ou conseguir um cargo maior nas eleições. Esquerda aqui é fraca demais e sem rumo, basta um pequeno agrado da direita que eles esqueçem pelo que estão lutando, soltam o osso por algum benefício individual
É ate engraçado vcs falarem em revolução em 2022. A esquerda hoje se resume em feministas, veganos e jovens fedorentos de cabelo colorido que nem sabem a diferença entre um revólver de ação simples e ação dupla. As armas estão concentradas na mão da extrema direita e dos militares, mais fácil eles darem um golpe do que uma suposta revolução marxista
O brasileiro no geral está desestimulado a participar de manifestação. Poucos vão aderir sem conhecer a princípios, proposta e carácter da liderança. Considerando que temos matizes desde a extrema direita até a extrema esquerda e considerando uma "distribuição normal" as propostas centrais, preferencialmente para esquerda, prevalecem. Então propostas e pensamentos extremos não são abraçados porque são antagônicos e NINGUÉM que tenha dúvida do caráter da liderança vai aderir, causando enorme abstenção. Para movimentos quanto à privatização do hospital teria que APENAS argumentar: 1. Precarização do serviço 2. Desvirtualização do serviço dando às atividades lucrativas em desfavor das deficitárias. 3. Precarização e super exploração dos trabalhadores. 4. Do desmonte da estrutura já precária. 5. Da falta de transparência, aumento de registros falsos de atendimento e internações. 6. Possibilidade de transferência de lucros através de compra de bens e serviços superfaturados direcionados amigos e outras empresas. 7. Estabelecer parâmetros de eficiência, qualidade, número de atendimentos, número de óbitos, número de especialistas e equipes médicas e de formação e aperfeiçoamento. 8. Estabelecer serviços complementares que prejudicam a prestação de serviço, tais como ambulância, farmácia, laboratório de exames, lavanderia, sobrecarga de pacientes por falta de infraestrutura de saúde na região. Ou seja, os problemas já existem e podem piorar. A transferência para a iniciativa privada ou PPP além de lucros para o investidor, traria quais benefícios para pacientes, empregados, faculdade, comunidade e o governo. Outra proposta: porque não se forma um coletivo com trabalhadores, estudantes e a comunidade para investir através de financiamento do BNDES e administrar o(s) hospital(is). Isto mostraria a competência da gestão mantendo os princípios básicos de qualidade, eficiência, transparência. Com está lógica (argumentação) poderiam convencer e concientizar uma gama maior de pessoas desde a direita até a esquerda. Os extremos, bem... São os extremos.
A Esquerda ( e também a Direita) se une quando um NOME é visto (ou imposto ) como líder. HOJE a esquerda não se une porque parte deseja o nome do Lula e outra parte o nome do Ciro. Mas há uma diferênça entrem os dois que supera a "pessoa'. Ciro Gomes já apresentou projeto e chama para o debate de idéias. Lula quer VENCER...e só! Ciro quer ser presidente se puder mudar modelo e econômico e de governança política. Lula quer ser presidente...e só! Ciro busca aliânças em torno do projeto apresentado/debatido. Lula empurra goéla abaixo um vice "carta as brasileiros" para VENCER...e só! #PrefiroCiro
Valeu!
100 milhões de brasileiros com insegurança alimentar, Jones, não 100 mil.
Aliás esse número é maior, em 2020 chegou a 54% dos brasileiros.
Briga por protagonismo é ridículo. É ego puro.
depois de 4 mandatos de PT no Brasil a população carcerária teve aumento de 200%, não consigo esperar nada muito diferente depois disso.
O Jones falando de petistas e sistema financeiro nacional e eu lembrei q levei um golpe de uma empresa de um deputado petista 🤡🤡🤡🤡🤡( O nome dele é Miguel Correa).
um dia levam golpe no outro dão golpe, ciclo da vida
Já faz 10 anos que eu trabalho com imprensa sindical. Nesse tempo, vi diversas ondas de mobilizações e registrei muitas deles filmando e fotografando. E, depois de todo esse tempo, cobrindo manifestações e organizações em vários lugares do país, posso afirmar que essa maldita disputa por protagonismo foi o que entregou o ouro pra direita em 2013. O potencial perdido dessa mobilização me causa tristeza até hj. E sim, urge uma narrativa com a visão de uma esquerda marxista não catastrofista do que foram as jornadas de junho. Seria a realização da minha vida participar da produção de um documentário desses ❤️
tinha que aproveitar que ano que vem dá 10 anos né
Acredito que certa ala da esquerda mergulhou de vez nas narrativas políticas liberais Norte-americana. Hoje se discute mais políticas identitarias do quê renda e geração de emprego. Os sindicatos foram cooptados por políticos ditos de esquerda (Lula) e no fim foram abandonados a própria sorte. Acontece que a esquerda se encarregou de destruir e desunir toda forças realmente progressistas. Hoje tudo isso se tornou irrelevante pra certa ala da esquerda da qual não me identifico. Hoje, não me sinto representado pela esquerda petista e psolista por exemplo.
camarada, adoraria participar na pós produção de um material como esse. Trabalho com motion e posso auxiliar nos efeitos visuais e na montagem dos materiais. Vamos fazer acontecer!
A Laura Sabino lançou no canal dela o vídeo "Como os Estados Unidos financiaram a Al Qaeda, o talibã, o Isis...". Recomendo.
Point dos jovens!
Está no canal dela?
En Uruguay tenemos un partido de izquierda que se llama Frente Amplio. Hoy perdimos un referéndum que podía frenar la derecha más rancia, burguesa, oligarca y militar: hambre, salarios congelados, aumento permanente de tarifas y quieren privatizar las Empresas Públicas.
Necesito un abrazo, compañeros.
Fome:Comunismo.
@@nosparaisoscomunistasospob1630 Tá bom, trollzinho de internet. Você ja teve sua atenção.
Un abrazo, compañera. Ganaremos.
@@sandenson Ganamos en noviembre ✊🏿
A idéia de uma produtora audio-visual é muito boa, viu? Está aí uma que eu ia maratonar os documentários.
É preciso resgatar o primeiro turno como essencialmente uma expressão de identificação/ preferência política 💪👊 adorei a ideia de uma produtora audiovisual socialista-comunista ❤ unidade de ação, faz todo sentido!!
#PrefiroCiro
@@RoggerdaSilva ngm liga
Quando se não tem uma ameaça iminente da reeleição de Bolsonaro eu concordo, mas agora a união não é opção!
Votarei em Ciro Gomes
#prefirociro
O PCdoBosta já foi de esquerda. Hoje é de centro esquerda e olhe lá 🤮🤮 . Eles deveriam mudar a sigla.
O que a Susana Vieira e o PCdoB têm em comum? Ambos mentem a idade.
Parabéns Camarada ✊🏿✊🏽✊🏿🇧🇷✊🏽✊🏿
Por mais políticos como Guilherme Boulos. Abriu mão de sua candidatura ao governo de São Paulo. Tem divergências com Lula, mas vê a importância de tirarmos Bolsonaro e estão juntos no palanque. Parabéns Guilherme Boulos 👏👏👏👏
Top demais! #JONESMANOEL manda bem demais!
Já salvei nos Favoritos. Parabéns pelo belo trabalho, camarada. Lutar, criar, poder popular ✊
Se tem "favoritos" no canal merece respeito
Querido Jones, meu GOV! Obrigado pelo vídeo! Sempre aprendendo algo interessante com vc! Se me permite, vejo algumas questões psicológicas nesse assunto (minha área). Por falar em "subjetividades", há uns traços comuns nisso q chamamos de "esquerdista", no Brasil e em PE, no nosso atual estágio social. E q tornam mais difíceis os processos "conciliatórios". Por ex., a forma inflada que o individualismo motiva os sujeitos à ação. Afinal, falar é mais fácil q escutar. E, no geral, não percebo muita boa vontade em "ceder" espaços de quaisquer das partes. Aí, como vc bem lembrou no início, os grupos q, historicamente, assumiram e comandam os mecanismos sociais, aglomaram-se mais facilmente para a manutenção de seus interesses. Difícil a coisa pra quem é "canhoto", viu, camarada! SIGAMOS!
Terceiro comentário para engajar: que vídeo fundamental, viu? Reconhecer a existência de um problema é importante demais. Parabéns, Jones e Cauê.
Tem também a questão que a direita usa muito a tática do "dividir pra conquistar", então eles trabalham ativamente para fomentar a divisão na esquerda, o que contribui para a dificuldade da esquerda se unir.
Só a direita? Vemos isso claramente na esquerda por qualquer ângulo que se queira analisar. Aliás, o descrédito nas esquerdas deu-se exatamente pelas suas praticas mal sucedidas.
Se a esquerda tivesse feito um governo tão bom, não estaríamos hoje sendo governando por essa classe política tão espúria.
Ótimo video. Principalmente a parte em que você mostra a necessidade de haver uma unidade de ação dos comunistas em certos âmbitos, como em prol da criação de uma produtora cinematográfica, quem sabe uma grande plataforma de cursos etc. Isso dá muito certo
@@joseCOSTA-ki1xt isso, vai sendo burro ai achando que marxista defende trabalho gratis... cada um tem direito de mostrar a ignorância que tem. Só temos a lamentar com isso, não por você, nem por mim, mas pela degradação da espécie humana.
Tem jeito, amigo, há livros ai que você pode ler e verá que não há nenhum livro marxista ou que nenhum livro de Marx e Engels defende isso.
Precisamos de honestidade no debate, ok?
Bora, Jones! Vamos fazer isso! Vamos Jones! Vamos Jones! Bora bolar uma coisa!
Excelente reflexão!
Tem um capítulo no seu livro "Raça, classe, revolução" que eu gostei bastante e mostra como a união entre as esquerdas é complicada há muito tempo. É o "sobre o estabelecimento de uma frente única com os comunistas".
Lula é o Renato Gaúcho da política; assim como o Renato é um bom gestor de vestiário que fala a língua dos boleiros, o Lula fala a língua do povão e faz uma boa transição com as mafias no congresso. Porém, quando o negócio é TATICA e ESTRATÉGIA, Renato Gaúcho não entende nada e Lula não é diferente. Tecnicamente falando, sem predisposiçoes ideológicas, o bolsonarismo pode ser considerado uma espécie de chorume que veio do "socialismo do cartão de crédito" promovido pelo lulismo que só serviu pra desmobilizar o povão. Leia os livros do Dr.Maurizio Lazzarato sobre neoliberalismo, lá tem trechos onde ele fala sobre o modo do PT de governar.
Aurea Carolina è deputada federal pelo PSOL em Minas Gerais. Foi a 2a mais votada no Estado. Para vereadora de BH foi a 1a mais votada, desbancando setores burgueses de anos e anos. Aurea é ligada ao pessoal da cultura. Isso vai de encontro a exatamente ao que expôs.
Muita clareza e coerência! Jones Manoel é necessário!
Eu faço essa pergunta todos os dias!🖐️
Você é muito necessário!
A resposta é fácil. É mais fácil se unir pra ganhar dinheiro do que pra qualquer outra coisa. Somos educados a nos mover por dinheiro. É só ver como você vai trabalhar todo dia sem pensar se está cansado, mas na sua folga você tem dificuldade pra sair do sofá.
Perfeito. O trabalho mina nossas forças de tal forma que não sobra tempo nem disposição para refletir, criticar a situação. Dedicamos todas as nossas energias ao trabalho, deixando de lado o lazer, a expansão cultural, o bem-estar, a vivência com quem amamos. O trabalho é alienante e corrosivo.
Leandro, você erra demais ao meter essa frase típica se sendo comum "a resposta é facil". Não, não é facil. Não existem respostas faceis para questões complexas, e a resposta para essa questão definitivamente NÃO é essa que voce deu. Claro que o cansaço, o estresse, o desanimo atrapalha, mas ele nao chega à 10% do problema. Até porque, se fosse, a URSS nunca teria existido, visto que o camponês que constituiu 80% do exército vermelho, não se alimentava direito, nao dormia direito, tomava bomba dia e noite na cabeça, e ainda assim, só com uma sopa na barriga, discutia e reforçava o ideal revolucionário e partia convicto pro front.
Partidos de esquerda, principalmente os revolucionários, tem diversos problemas muito mais graves, como de estrutura e de pessoal, que afastam as pessoas. Inclusive, a doença infantil do esquerdismo (que acomete 90% do pessoal dos partidos), atrapalha DEMAIS as bases dessas organizações, pois funciona como um repelente de pessoas que querem se organizar...tem muitos fatores atrapalhando a organização e a coesão. O esquema capitalista de funcionamento de rotina é só um deles, e o menor deles. O capitalismo atrapalhar e minar qualquer vislumbre fora dele não é novidade e nem pode ser o maior impeditivo... nao faria o menor sentido.
@@luguime4946 Exato. Se o problema fosse só o cansaço da classe trabalhadora não tinha assalariado saindo 3~6 vezes por ano na rua para defender o governo Bolsonaro.
@@joseCOSTA-ki1xt Seu argumento não faz sentido. O que egoísmo tem a ver com a maior parte da população defender coisas que só beneficiam menos de 1% dela?
@@randomavenger3048 Ele só está reproduzindo uma tese de alguns biólogos do século passado que, com desprezo genérico às ciências sociais, tentaram explicar com reducionismo biológico fenômenos complexos da comunidade humana. O tema difícil e os métodos imaturos deixaram esse campo de estudo particularmente pretenso à intrusão de vieses, preconceitos e ideologias irrefletidas. O exemplo mais caricato é o livro "O Gene Egoísta", tão assentado no paradigma individualista do capitalismo ou, melhor dizendo, na estúpida ideia de que o melhor que podemos fazer é cada um lutar por si e que todo mundo se beneficia quando alguns ficam muito ricos.
Poxa Jonão, eu desejo do fundo do meu coração que suas palavras sejam ouvidas.
Avalio que a unidade da esquerda deve partir de uma perspectiva negativa, isto é, a partir daquilo que concordamos que não queremos ser (a nível de sociedade), ou seja, nossa estratégia. Os métodos, isto é, as táticas, realmente podem divergir, mas só serão consonantes à medida que concordando com o que não queremos ser possamos avaliar os caminhos necessários (de uma perspectiva radical, isto é, indo à raiz dos problemas que queremos extinguir) para alcançarmos efetivamente nossos objetivos comuns. No mais, saudação brigadista camarada, e obrigado por colocar o debate na mesa!
Gostei bastante dessa fala sobre primeiro brigar pra depois se unir no Brasil, algo diferente de outros países da América Latina. Acho que o egocentrismo e o individualismo falam muito alto até mesmo em situações onde pensar no outro e com o outro pauta (ou deveria pautar) a centralidade das discussões.
Diria que faz muito sentido isso. O egocentrismo e o favoritismo por certos grupos acaba afastando a empatia dos demais e uma possibilidade de união. Se sem ordem um professor não consegue dar uma simples aula, imagina um movimento tentando eleger um presidente.
Obrigado por tudo e parabéns pelo trabalho
Não sou nem comunista nem revolucionário porém, acho fundamental o trabalho de pessoas como este rapaz. Explica com clareza seus pontos de vista. Isso eleva o nivel do debate. Obrigado e parabéns.
#CitoFichaLimpa
#CiroPresidente
Já assistiu o vídeo dele sobre "o que é corrupção?" É simplesmente fantástico, nunca vi nenhuma outra pessoa atar todas as pontas soltas sobre o tema de forma tão didática.
Espera-se que muita coisa mude com a facilidade de comunicação. Antigamente era difícil uma pessoa do RN se reunir com uma do PA por uma questão geográfica. Agora parece um bom momento pra trabalhar a construção de uma tradição de união entre diferentes frentes para ações nacionais e posterior cacete pra tomar a liderança.
um dos problemas é que as pessoas se prendem a modos de comunicação que foram criados pra propósitos completamente distintos ao tipo de organização que se pretende fazer. É o famoso grupão de whats pra tudo, que não facilita em nada qualquer comunicação minimamente mais aprofundada.
Minha impressão é que as facilidades de comunicação não têm diminuído as barreiras das quais o vídeo fala, ao mesmo tempo que, como o vídeo também fala, em outros lugares, mesmo antes dessas tecnologias, se lida melhor com isso.
Então eu concordo que a gente precisa usar essas ferramentas de forma que ajudem a criar essa capacidade de unição, eu só não acho que dá pra colocar muita centralidade nas ferramentas em si, porque a limitação não vem delas
Brabo demais, esse meu governador.
a ideia de uma produtora audiovisual comunista é interessante demais!
Nesse tema, é urgente a leitura de sistomas mórbidos de sabrina Fernandes !!! Muito bom Jones!!
Gostei desse vídeo.... Mantém a coerência
Iniciei minha militância pela UJS e hoje estou na UJC, sinto que no PCB não tem essa fobia de luta ativa, mas essa sua fala respondeu uma questão que eu tenho faz um tempo e uma coisa que sempre vi acontecendo e nunca fez sentido pra mim
Dá lhe Jones!!!
Debate muito necessário! ótimo trabalho, camarada
Estratégia é uma construção direcionada ao objetivo 'foco constante ' não se vai ao norte olhando para o sul. Parabéns Professor, é impossível discordar das suas explicações, mas para chegar, ou participar do poder o PCdoB aceita engavetar os "Ideais ".
Valeu!
Falou!
Isso é uma característica arraigada. E segue nessa, e nada acontece.
Produtora audiovisual socialista-comunista eu não conheço, mas produtora de quadrinhos socialistas-comunistas nós estamos construindo aos poucos, camarada hahahaha e te levamos como referência, e da importância de ocuparmos esses espaços que hegemonicamente são dos liberais.
Que foda, manda o link
MolotovHQ presente!
@@batalhadopovo4782 MolotovHQ meu querido, segue nóis lá =D
vim pelo canal do luide \o/
Todos os argumentos apresentados para mostrar os motivadores da esquerda não se unir, podem ser usados pelo mesmo motivo na direita
Voa, algoritmo!
Finalmente alguem esclareceu isso
Simples e objetivamente.
Jones, você é precioso❤
Comemorou pelo engajamento.
(E aprendendo muito!🌻)
Belos exemplares de Lenin ao fundo, camarada
Excelente, camarada, parabéns pelo trabalho!!
Excelente vídeo camarada. Elucidou muita coisa
muito bom!
Jones tu explica muito bem o Brasil! Sem dúvidas um dos melhores educadores popular da atualidade.
Muito bom!
Eu como socialista radical, seguidor de Stalin e Kim Il Sung, me recuso a colaborar com trotskista, progressistas, pacifistas e ambientalistas... O Brasil precisa de Indústria Pesada e não de Agricultura Orgânica
Eita, rapaz... Então o problema é mais complicado do que eu imaginava. E eu aqui achando que Física era difícil pra mim. rs
Jones: não irei citar organização nenhuma, 2 minutos depois, meteu essa
kkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkk
Brasil precisa urgente ter uma produtora de audiovisual de esquerda. Basta ver o estrago que o Brasil Paralerdos está fazendo na mente dos jovens.
Top! É isso aí! ❤
fico pensando que talvez essa nossa distancia dos vizinhos e dificuldade de se unir politicamente com eles também possa ter a ver com essa tradição da nossa cultura política. tu acha que tem algo a ver? muito bom o vídeo, jones!
Sempre muito bom, Jones.
amei o vídeo, Jones
"Esse tipo de alma sebosa" 😂😂😂😂😂
Obrigado pelo conteúdo ❤
Gostei , foi esclarecedor Jones valeu !
Mais um vídeo maravilhoso, camarada!
Jones, valeuzão por esse vídeo.
No ato de SOLIDARIEDADE ao assassinato do Moise, aki no Rio, foi duro de ver a disputa pra subir no carro, fazer fala,etc.
É lamentável mesmo, tamanha resistência de tant@s camaradas de lutas fundamentais,cinematográficas, pras nossa chegada até aqui e faltar tanta unidade.
Saravá meus camaradas!
Ótimo vídeo camarada
Esquerda no discurso e neoliberalismo na atitude
Obrigada querido 😗
Bom demais camarada!
Eu animo puxar esse documentário. Sou de esquerda e não estou em nenhuma organização
Sinto também que estamos tendo um surto de egos devido as redes sociais. Todo mundo quer ser ouvido, quer gritar, quer ser o avatar da verdade, ninguém quer ter a humildade de reconhecer e ouvir o outro.
A questão é longa e não tem solução no curto prazo ponto , só que as condições materiais para a revolução é de uma urgência dialética gritante.
Não sei não, depois de ver o PSOL voltando para o PT não duvido de nada mais...
Naturalmente há divergências entre a esquerda conciliatória e a esquerda mais radical. É delicado e difícil atingir o equilíbrio entre os dois (praticamente utópico). É o velho dilema: A esquerda conciliatória diz que é melhor conciliar com a centro-direita para dar algum avanço social do que o sectarismo. A extrema-esquerda defende que não deve haver nenhuma conciliação e assim fermentar a situação propicia para a revolução.
A História está recheada de exemplos assim. Mas o fato é que em países do dito "3º Mundo" são exatamente os mais propícios de haverem processos revolucionários, exatamente por viverem em gigantesca miséria e desigualdade. Muitas vezes a direita, observando tal situação, utiliza a "válvula de escape", cedendo micro-melhorias e amenizando as tensões.
É uma difícil decisão e opinião de cada um.
No Brasil existe o deus lula que não permite nenhuma liderança da verdadeira esquerda crescer
Diria que a esquerda radical fica sendo a egoísta da história. Assim como um indivíduo que não se preocupa com as consequências do que faz, um movimento com tal conduta é, no mínimo, irresponsável. Independente do lado político, um governo tem que ser para o bem de todos, enquanto o radicalismo sempre busca vilões e desumaniza estes. O radicalismo, em qualquer aspecto, é como a vingança, começa e terminará em sangue de inocentes sendo derramado e não transformará o mundo num lugar melhor.
Tbm acho isso, quando a esquerda começa minímamente a crescer e se organizar, logo a direita começa a ceder terreno voluntariamente para que a classe trabalhadora acredite que já conseguiram o que queriam, e com isso reduzir a pressão popular. O pior é que a esquerda reformista também aceita essas migalhas e freia todo o processo, pra depois os partidos ficarem se vangloriando da migalha que eles conseguiram pros trabalhadores, tudo isso pra no fim conseguir votos para se manter ou conseguir um cargo maior nas eleições. Esquerda aqui é fraca demais e sem rumo, basta um pequeno agrado da direita que eles esqueçem pelo que estão lutando, soltam o osso por algum benefício individual
É ate engraçado vcs falarem em revolução em 2022. A esquerda hoje se resume em feministas, veganos e jovens fedorentos de cabelo colorido que nem sabem a diferença entre um revólver de ação simples e ação dupla. As armas estão concentradas na mão da extrema direita e dos militares, mais fácil eles darem um golpe do que uma suposta revolução marxista
Video perfeito camarada!
Jones = Like
Bora assistir
A polêmica real é o Jones não ter começado o vídeo com um "note"
Show... Critica interessante e construtiva.
muito esclarecedor, obrigado.
Em 2022 a separação geográfica potencialmente não deveria ser mais problema.
Só crescendo
...um dia escutei.........quem reza junto.... guerreia junto .!
Obrigada.
Bão demais
Cada vez melhor
O brasileiro no geral está desestimulado a participar de manifestação.
Poucos vão aderir sem conhecer a princípios, proposta e carácter da liderança.
Considerando que temos matizes desde a extrema direita até a extrema esquerda e considerando uma "distribuição normal" as propostas centrais, preferencialmente para esquerda, prevalecem. Então propostas e pensamentos extremos não são abraçados porque são antagônicos e NINGUÉM que tenha dúvida do caráter da liderança vai aderir, causando enorme abstenção.
Para movimentos quanto à privatização do hospital teria que APENAS argumentar:
1. Precarização do serviço
2. Desvirtualização do serviço dando às atividades lucrativas em desfavor das deficitárias.
3. Precarização e super exploração dos trabalhadores.
4. Do desmonte da estrutura já precária.
5. Da falta de transparência, aumento de registros falsos de atendimento e internações.
6. Possibilidade de transferência de lucros através de compra de bens e serviços superfaturados direcionados amigos e outras empresas.
7. Estabelecer parâmetros de eficiência, qualidade, número de atendimentos, número de óbitos, número de especialistas e equipes médicas e de formação e aperfeiçoamento.
8. Estabelecer serviços complementares que prejudicam a prestação de serviço, tais como ambulância, farmácia, laboratório de exames, lavanderia, sobrecarga de pacientes por falta de infraestrutura de saúde na região.
Ou seja, os problemas já existem e podem piorar. A transferência para a iniciativa privada ou PPP além de lucros para o investidor, traria quais benefícios para pacientes, empregados, faculdade, comunidade e o governo.
Outra proposta: porque não se forma um coletivo com trabalhadores, estudantes e a comunidade para investir através de financiamento do BNDES e administrar o(s) hospital(is). Isto mostraria a competência da gestão mantendo os princípios básicos de qualidade, eficiência, transparência.
Com está lógica (argumentação) poderiam convencer e concientizar uma gama maior de pessoas desde a direita até a esquerda. Os extremos, bem... São os extremos.
Importantíssimo vídeo, camarada
Grande vídeo, e que sotaque gostoso 25:22
Jones, tô esperando aquele vídeo que você prometeu falando sobre Karnal (espero que fale de Pondé tbm), kkkk
camarada jones um abraço da russia.
Marcando aqui pra assistir mais tarde
14:00 diferença entre tática e estratégia
Esse vídeo precisa ser muito divulgado.
Muito bom. Não dá pra colocar no mesmo balaio PCO, PT, PSOL E PCB
A Esquerda ( e também a Direita) se une quando um NOME é visto (ou imposto ) como líder. HOJE a esquerda não se une porque parte deseja o nome do Lula e outra parte o nome do Ciro. Mas há uma diferênça entrem os dois que supera a "pessoa'. Ciro Gomes já apresentou projeto e chama para o debate de idéias. Lula quer VENCER...e só! Ciro quer ser presidente se puder mudar modelo e econômico e de governança política. Lula quer ser presidente...e só! Ciro busca aliânças em torno do projeto apresentado/debatido. Lula empurra goéla abaixo um vice "carta as brasileiros" para VENCER...e só! #PrefiroCiro
Kkkkkkk!! Seu Coroné tava atrás do DATENA pra ser vice!! E tu vem meter essa de carta aos brasileiros?
21:20 isso aqui é mt vdd. Já presenciei algo parecido.