Canal massa!!! Uma densidade intelectual rara nos tempos atuais e com um recheio maravilhoso de simpatia e carisma!! Vida longa e milhares de vezes grato. Muitos abraços pra vocês. Ahh....A gentileza de vcs de entre si, também é linda!!!
PARABÉNS, TUTAMÉIA, COLOCAÇÕES E PERGUNTAS ÓTIMAS. GRATÍSSIMA, DR JORGE GRESPAN, PELA AULA MAGISTRAL. É MARAVILHOSO TER UMA GRANDE AULA ASSIM DAQUI DE CASA. BEIJO NO CORAÇÃO!
Desde os anos 90 percebi que Stédile seria uma liderança importantíssima e que o MST organizaria aquele bando de gente desempregada das grandes cidades que começava a assaltar supermercados em São Paulo, por exemplo. O MST deu um lugar na sociedade para aquele pessoal desassistido da base da pirâmide. E cresceu bem além do que eu imaginava. VIVA O MST!
A SAÍDA É FAZER AUDITORIA DAS DIVIDAS PUBLICAS E REESTRUTURAR TODO O SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONAL, SOCIALIZANDO A MAIS VALIA ACUMULADA... COM UMA RENDA MINIMA UNIVERSAL PARA CADA CIDADÃO DO PLANETA.
A parte boa do distanciamento social é a oportunidade de aprender c a leveza de não colocar o celular pra despertar. Obrigado professor, apesar de leiga no assunto, pude entender e a vcs do canal, aquele abraço 👏
E a parte ruim do distanciamento social é que depois de acordar SEM O CELULAR DESPERTDOR é abria a geladeira e encontrar somente ÁGUA........ a fome, a miséria, a falta de emprego, o desespero.......
@@jairocabral3952 vd, 2 semana atrás psssada na periferia de SP onde trabalho , nos juntamos e fomos a casa de alunos , q já não tinham nada na geladeira , anos após anos , temos casos , sem contar com lembranças terríveis de mh infância n sertão da Bahia, Andorinha, onde bebíamos água da cor de suco de abacaxi com "cabeça de prego " tipo de germes. Sim, assim cm td n vida tem seu lado ruim
Oi Tutameia! Conferi e rapidamente entendi seu nome; dito pelo Guimarães Rosa e Tutameia somos tudo e todos; chegando de sinonimar. Nesse mar de tudo falar na internet, um negócio quase telepatia geral; eu digo: o dinheiro é um mecanismo delicioso para facilitar as transações humanas e assim como o KY terá até quem prefira sem; muito bem nessa geleia geral eu digo:_ Seja rico ou seja pobre a renda cidadã é o novo paradigma! Ela é o espelinho no bolso a dizer como estamos indo. O capitalismo é um jeito de compor a energia humana da mesma forma que o sangue se concentra no baço em um determinado instante e novamente espalha-se, vasculariza-se pelo corpo social. O resto é susto, fobia e paranóia. Quem hoje luta pelo indefinido, pela experiência contrária àquela infeliz do Chile, espera a renda cidadã. O povo existe e jamais caberá na caixa forte. Abençoado obrigado.
Como diz o poeta: de tudo fica um pouco. Do q diz o prof fica um pouco. A crítica da crítica crítica fornece este pouco. Mas resta ainda a verdadeira crítica, a crítica prática e revolucionário ditar o que fazer. Que Lenin nos ilumine.
VIVAAAAAA, ALGUÉM QUE LEU KARL MARX!!!!!!!!! Sei que muitos entrevistados leram Marx. Eu só quis chamar a atenção, uma provocação, para o fato de que da própria esquerda, poucos leram Marx. Leem quem fala dele, mas o próprio, pouquíssimos.. "Tudo que é sólido se desmancha no ar" é de Marx e está, aí, a prova de que a esquerda nada ou muito pouco sabe da própria esquerda e sua história.
O Grande FILÓSOFO Olavo de Carvalho declara milhares de vezes que já leu MARX mais do que todos os comunistas marxistas socialistas politicamente corretos do Brasil, e que é impossível compreender MARX sem ao menos 20 anos seguidos de esforço sério e disciplinado de leitura em ALEMÃO e nos bons livros em INGLÊS e FRANCÊS. E é por isso que Olavo de Carvalho tem credibilidade no mundo inteiro, pois que ele discute MARX com qualquer Filósofo no mundo no mesmo nível, a ainda com a vantagem de ter lido TODOS os grandes do capitalismo, liberalismo, neliberalismo, civilização ocidental cristã conservadora.
Ótima entrevista. De fato, eh muita ingenuidade achar que o pós covid vai acabar com o Neoliberalismo. Dados os ânimos nacionais e internacionais (guinada à direita, à extrema), tbm acho que a aposta dos donos do capital vão quadruplicar a aposta. Neoliberalismo Hard Mode!!!
Maravilhoso! Gente, vocês poderiam conversar novamente com o Safatle. Faz um ano já e o último artigo dele no El País urge ser debatido enquanto analise do segundo aprofundamento do Bolsonarismo, ou seja, a violência fascista.
Olá, boa tarde Eleonora e Rodolfo! Só pra vcs saberem, há tempos não recebo notificação de que estão on line. Uma pena, mas agradeço poder assistir depois. Abraços
Mas tb. não serão os professores isque indicarão caminhos. Eles sim devem ser ouvidos pq estão estudando a realidade. E algo se há de aproveitar deste estudo. Mas serão os politicos, os intelectuais orgânicos, os organizados em partidos e organizações outras que , a partir de seu compromisso concreto e organizado com o povo, apontarão o que fazer.
A exposição do JORGE GRESPAN é perfeita, fantástica, mas o fato é que depois do CORONAVIRUS verá um novo capitalismo super tecnológico, com preços, lucros, mercados de produtos, mercados de serviços, mercados financeiros adaptados a uma nova realidade política e geopolítica universal, mas um mundo marxista comunista socialista jamais existirá, pois que A NATUREZA HOMO SAPIENS CORPO ALMA E ESPÍRITO jamais mudará, o homem sempre será egoísta, imoral, sem caráter, e sempre os mais dotados de inteligência, força e méritos serão minoria DOMINADORES das gigantescas maiores dominadas. É essa verdade que MARX não soube resolver para o DEPOIS DO FIM DO CAPITALISMO.
@@andrez925 O fato é que aqui em Brasília, as Avenidas L-2 SUL E NORTE estão maravilhosamente povoadas com que há de melhor no Brasil de Hospitais: Einstein, Sirio Libanes, Sara Kubitschek, Rede Dor, Rede Ímpar Hospital Brasília... com investimentos milionários em Hospitais do mesmo nível que EUA e EUROPA, mas TODOS PRIVADOS, que tem no mesmo local Ambulatórios, Pronto Socorro, todos os exames com os mais sofisticados e atuais equipamentos disponíveis, UTIs.. e todos os Médicos PHDs. Tudo isso é maravilhoso mas custa milhões e milhões e por isso somente o CAPITALISMO pode sustentar, pois que não há como levar tudo isso para 230 milhões de brasileiros. QUAL É A SOLUÇÃO? CAPITALISMO NA VEIA e Regime Político SOCIAL DEMOCRACIA CRISTÃ, sem essa loucura de impor o ateísmo, materialismo, marxismo, IDEOLOGIA DE GÊNERO, LGBTQIN+ para todos, e para crianças de 3 anos. Quem optar por uma vida diferente do normal já adulto, será amado e respeitado como qualquer outro HOMO SAPIENS.
Vejamos bem; ... a capa do NYT; oh! E oque diz ela?! O mesmo, mais do mesmo bobajol; não há novidade aproveitável alí e nada se aproveita. Da boca do arauto do Rei, solução para o Rei. Quanta perda de tinta, papel e eletrônica! Se quisermos procurar e inventar, tem que ser em outro lugar.
-Trata- se, portanto, de um palavreado burguês extremamente absurdo dizer que o trabalhador reparte com o capitalista porque este último, devido ao capital fixof (que, aliás, também é produto do trabalho e nada mais que trabalho alheio apropriado pelo capital), lhe facilita ou abrevia o trabalho (por meio da máquina, ao contrário, ele despoja o trabalho de toda a sua autonomia e de todo seu caráter atraentef). O capital só emprega a máquina, melhor dizendo, na medida em que ela capacita o trabalhador a trabalhar uma parte maior do seu tempo para o capital, a se relacionar a uma parte maior do seu tempo como não pertencente a ele, a trabalhar mais tempo para o outro. Na verdade, por meio desse processo o quantum de trabalho necessário para a produção de certo objeto é reduzido a um mínimo, mas só para que, com isso, um máximo de trabalho seja valorizado em um máximo de tais objetos. O primeiro aspecto é importante, porque o capital aqui - de forma inteiramente involuntária - reduz o trabalho humano, o dispêndio de energia, a um mínimo. I sso beneficiará o trabalho emancipado e é a condição de sua emancipação. O que foi dito evidencia o absurdo de Lauderdale, que pretende fazer do capital fixof uma fonte autônoma do valor, independente do tempo de trabalho. Ele só é tal fonte na medida em que ele próprio é tempo de trabalho objetivado e na medida em que põe tempo de trabalho excedente. A própria maquinaria pressupõe historicamente, para sua aplicação - ver anteriormente Ravenstone[332] -, mãos abundantes. A maquinaria intervém para substituir trabalho somente onde há abundância em forças de trabalho. É só na imaginação dos economistas que a máquina vem em auxílio ao trabalhador individual
Ainda que possamos acatar todas as reservas postas pelo prof . A questão é indicar as mediações concretas para a conjuntura fazendo escolhas dentre as possibilidades reais postas. E ele não mostra qualquer caminhos.
Maravilhosa aula! Incrível! Parabéns a todos!
Pequeno adendo, Prof. Grespan precisa conhecer a China.
Só hoje acabei de ver a EXCELENTE entrevista/aula. Obrigada TUTAMEIA. Obrigada Prof. JORGE GRESPAN!
Aula maravilhosa 👋👋👋👋👋👋👋
Este Professor parece-me ser tímido e humilde. Ganhou a minha atenção.
PARABÉNS TUTAMEIA, esta é a mais ESPETACULAR entrevista da História do RUclips!!!!! JORGE GRESPAN ê um MONSTRO!!!!!!!!
Parabéns,a entrevista foi uma excelente aula de política social.Obrigada professor.Ser aluno seu é previlegio
Ótima entrevista com o Professor Dr. Jorge Grespan.
Que orgulho ter sido aluna do Grespan, suas aulas me transformaram. Muito generoso... saudade
Canal massa!!!
Uma densidade intelectual rara nos tempos atuais e com um recheio maravilhoso de simpatia e carisma!!
Vida longa e milhares de vezes grato.
Muitos abraços pra vocês.
Ahh....A gentileza de vcs de entre si, também é linda!!!
OBRIGADA A VOCÊS, QUE BELO E IMPORTANTE TRABALHO!!!
Obrigada pela aula.
PARABÉNS, TUTAMÉIA, COLOCAÇÕES E PERGUNTAS ÓTIMAS. GRATÍSSIMA, DR JORGE GRESPAN, PELA AULA MAGISTRAL. É MARAVILHOSO TER UMA GRANDE AULA ASSIM DAQUI DE CASA. BEIJO NO CORAÇÃO!
Eu adoro este Professor! Maravilhoso!!!!
Excelente entrevista. Obrigada Eleonora e Rodolfo, obrigada professor Grespan. Parabéns Tutaméia!
Obrigada pela maravilhosa entrevista com o professor Jorge Grespan! Aprendo muito com o Tutaméia e sempre recomendo no meu grupo social.
Tutaméia é algo enorme!
Obrigado ao TUTANEIA & Equipe com especial ao Prof. Jorge, valeu muito ...
Fui seu aluno na graduação. Excelente professor. Saudades !! Grande abraço a todos
Grande jorge Grespan!
Desde os anos 90 percebi que Stédile seria uma liderança importantíssima e que o MST organizaria aquele bando de gente desempregada das grandes cidades que começava a assaltar supermercados em São Paulo, por exemplo. O MST deu um lugar na sociedade para aquele pessoal desassistido da base da pirâmide. E cresceu bem além do que eu imaginava. VIVA O MST!
Maravilha de canal! parabéns pela eficIencia, e simplicidade ao abordarem os temas mais complexos!!
GRESPAN MONSTROOOOO AMOOOOOOO
A SAÍDA É FAZER AUDITORIA DAS DIVIDAS PUBLICAS E REESTRUTURAR TODO O SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONAL, SOCIALIZANDO A MAIS VALIA ACUMULADA... COM UMA RENDA MINIMA UNIVERSAL PARA CADA CIDADÃO DO PLANETA.
A parte boa do distanciamento social é a oportunidade de aprender c a leveza de não colocar o celular pra despertar. Obrigado professor, apesar de leiga no assunto, pude entender e a vcs do canal, aquele abraço 👏
E a parte ruim do distanciamento social é que depois de acordar SEM O CELULAR DESPERTDOR é abria a geladeira e encontrar somente ÁGUA........ a fome, a miséria, a falta de emprego, o desespero.......
@@jairocabral3952 vd, 2 semana atrás psssada na periferia de SP onde trabalho , nos juntamos e fomos a casa de alunos , q já não tinham nada na geladeira , anos após anos , temos casos , sem contar com lembranças terríveis de mh infância n sertão da Bahia, Andorinha, onde bebíamos água da cor de suco de abacaxi com "cabeça de prego " tipo de germes. Sim, assim cm td n vida tem seu lado ruim
Grande Professor! Saudades das suas aulas!
Jorge Grespan recoloca o que escreveu na sua obra "O negativo do capital": o capitalismo é autodestrutivo, e se preserva à autodestruição.
Entrevista incrível (aula maravilhosa), situando historicamente os fatos, descobertas, modelos... Muito, muito bom! Obrigada.
Uma ótima análise, como um verdadeiro marxista deve fazer. Show.
Muito boa entrevista parabéns!
👏👏👏👏👏
Oi Tutameia! Conferi e rapidamente entendi seu nome; dito pelo Guimarães Rosa e Tutameia somos tudo e todos; chegando de sinonimar.
Nesse mar de tudo falar na internet, um negócio quase telepatia geral; eu digo: o dinheiro é um mecanismo delicioso para facilitar as transações humanas e assim como o KY terá até quem prefira sem; muito bem nessa geleia geral eu digo:_ Seja rico ou seja pobre a renda cidadã é o novo paradigma! Ela é o espelinho no bolso a dizer como estamos indo.
O capitalismo é um jeito de compor a energia humana da mesma forma que o sangue se concentra no baço em um determinado instante e novamente espalha-se, vasculariza-se pelo corpo social. O resto é susto, fobia e paranóia.
Quem hoje luta pelo indefinido, pela experiência contrária àquela infeliz do Chile, espera a renda cidadã. O povo existe e jamais caberá na caixa forte.
Abençoado obrigado.
Como diz o poeta: de tudo fica um pouco. Do q diz o prof fica um pouco. A crítica da crítica crítica fornece este pouco. Mas resta ainda a verdadeira crítica, a crítica prática e revolucionário ditar o que fazer. Que Lenin nos ilumine.
É ISSO MESMO: DITAR O QUE FAZER É DITADURA COMUNISTA SOCIALISTA!!!!!!!! NÃO É DEMOCRACIA!!!!!!
VIVAAAAAA, ALGUÉM QUE LEU KARL MARX!!!!!!!!!
Sei que muitos entrevistados leram Marx. Eu só quis chamar a atenção, uma provocação, para o fato de que da própria esquerda, poucos leram Marx. Leem quem fala dele, mas o próprio, pouquíssimos..
"Tudo que é sólido se desmancha no ar" é de Marx e está, aí, a prova de que a esquerda nada ou muito pouco sabe da própria esquerda e sua história.
O Grande FILÓSOFO Olavo de Carvalho declara milhares de vezes que já leu MARX mais do que todos os comunistas marxistas socialistas politicamente corretos do Brasil, e que é impossível compreender MARX sem ao menos 20 anos seguidos de esforço sério e disciplinado de leitura em ALEMÃO e nos bons livros em INGLÊS e FRANCÊS. E é por isso que Olavo de Carvalho tem credibilidade no mundo inteiro, pois que ele discute MARX com qualquer Filósofo no mundo no mesmo nível, a ainda com a vantagem de ter lido TODOS os grandes do capitalismo, liberalismo, neliberalismo, civilização ocidental cristã conservadora.
Adorei, acabei de me inscrever, um sopro de vida inteligente e de debate instigante!
Show
Grande Grespan!
Ótima entrevista. De fato, eh muita ingenuidade achar que o pós covid vai acabar com o Neoliberalismo. Dados os ânimos nacionais e internacionais (guinada à direita, à extrema), tbm acho que a aposta dos donos do capital vão quadruplicar a aposta. Neoliberalismo Hard Mode!!!
muito bom!
CARA MUITO LEGAL ESSE PAÍS(SÃO PAULO ) AI MAS O POVO VOTOU ERRADO ELEGERAM O ASSASSASINO E CRUCIFICARAM O PROFESSOR
Maravilhoso! Gente, vocês poderiam conversar novamente com o Safatle. Faz um ano já e o último artigo dele no El País urge ser debatido enquanto analise do segundo aprofundamento do Bolsonarismo, ou seja, a violência fascista.
Olá, boa tarde Eleonora e Rodolfo! Só pra vcs saberem, há tempos não recebo notificação de que estão on line. Uma pena, mas agradeço poder assistir depois. Abraços
Oi Joyce. As transmissões ao vivo são feitas via Facebook.com/tutameiaTV. Depois as gravações vão para o RUclips. Abraço. Obgd pela companhia.
LINDOS AMO MUITO
Tutameia e Grespan, marabilhoso! Obrigado! - sobre a passagem direta da fase sólida à gasosa, chama-se "sublimação"
ótima entrevista!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Quem determina essa agenda de reforma nos países periféricos?
Por que é a mesma agenda na América Central e do Sul.
Lenin antes de ser um pensador, antes de mais nada , antes de incorporar suas múltiplas virtudes, era um revolucionário., professor.
Dobrar a aposta. Também é o que pensa o prof Nildo Ouriques
Mas tb. não serão os professores isque indicarão caminhos. Eles sim devem ser ouvidos pq estão estudando a realidade. E
algo se há de aproveitar deste estudo. Mas serão os politicos, os intelectuais orgânicos, os organizados em partidos e organizações outras que , a partir de seu compromisso concreto e organizado com o povo, apontarão o que fazer.
A exposição do JORGE GRESPAN é perfeita, fantástica, mas o fato é que depois do CORONAVIRUS verá um novo capitalismo super tecnológico, com preços, lucros, mercados de produtos, mercados de serviços, mercados financeiros adaptados a uma nova realidade política e geopolítica universal, mas um mundo marxista comunista socialista jamais existirá, pois que A NATUREZA HOMO SAPIENS CORPO ALMA E ESPÍRITO jamais mudará, o homem sempre será egoísta, imoral, sem caráter, e sempre os mais dotados de inteligência, força e méritos serão minoria DOMINADORES das gigantescas maiores dominadas. É essa verdade que MARX não soube resolver para o DEPOIS DO FIM DO CAPITALISMO.
Curioso. Quando ele fala de Brasil diz “ pelo menos temos o SUS”. Sim, prof., isto é insuficiente mas é uma escolha, entre as possibilidades postas.
Pois há países que nem o SUS tem. O SUS é o começo de algo que os bozoístas julgam necessário privatizar...
@@andrez925 O fato é que aqui em Brasília, as Avenidas L-2 SUL E NORTE estão maravilhosamente povoadas com que há de melhor no Brasil de Hospitais: Einstein, Sirio Libanes, Sara Kubitschek, Rede Dor, Rede Ímpar Hospital Brasília... com investimentos milionários em Hospitais do mesmo nível que EUA e EUROPA, mas TODOS PRIVADOS, que tem no mesmo local Ambulatórios, Pronto Socorro, todos os exames com os mais sofisticados e atuais equipamentos disponíveis, UTIs.. e todos os Médicos PHDs. Tudo isso é maravilhoso mas custa milhões e milhões e por isso somente o CAPITALISMO pode sustentar, pois que não há como levar tudo isso para 230 milhões de brasileiros. QUAL É A SOLUÇÃO? CAPITALISMO NA VEIA e Regime Político SOCIAL DEMOCRACIA CRISTÃ, sem essa loucura de impor o ateísmo, materialismo, marxismo, IDEOLOGIA DE GÊNERO, LGBTQIN+ para todos, e para crianças de 3 anos. Quem optar por uma vida diferente do normal já adulto, será amado e respeitado como qualquer outro HOMO SAPIENS.
Se a s bases da Direita são tão firmes, pq essas bases estão enlouquecidas para a quebra do isolamento social impondo o fim desse procedimento?
E por aqui sou eu que interrompo a oitava de sua entrevista. Foi boa. Mas vou me dedicar a outras práticas. Obrigada, Tutameia.
♥️✊
Vejamos bem; ... a capa do NYT; oh! E oque diz ela?! O mesmo, mais do mesmo bobajol; não há novidade aproveitável alí e nada se aproveita.
Da boca do arauto do Rei, solução para o Rei.
Quanta perda de tinta, papel e eletrônica! Se quisermos procurar e inventar, tem que ser em outro lugar.
-Trata- se, portanto, de um palavreado burguês extremamente absurdo dizer que o trabalhador reparte com o capitalista porque este último, devido ao capital fixof (que, aliás, também é produto do trabalho e nada mais que trabalho alheio apropriado pelo capital), lhe facilita ou abrevia o trabalho (por meio da máquina, ao contrário, ele despoja o trabalho de toda a sua autonomia e de todo seu caráter atraentef). O capital só emprega a máquina, melhor dizendo, na medida em que ela capacita o trabalhador a trabalhar uma parte maior do seu tempo para o capital, a se relacionar a uma parte maior do seu tempo como não pertencente a ele, a trabalhar mais tempo para o outro. Na verdade, por meio desse processo o quantum de trabalho necessário para a produção de certo objeto é reduzido a um mínimo, mas só para que, com isso, um máximo de trabalho seja valorizado em um máximo de tais objetos. O primeiro aspecto é importante, porque o capital aqui - de forma inteiramente involuntária - reduz o trabalho humano, o dispêndio de energia, a um mínimo. I sso beneficiará o trabalho emancipado e é a condição de sua emancipação. O que foi dito evidencia o absurdo de Lauderdale, que pretende fazer do capital fixof uma fonte autônoma do valor, independente do tempo de trabalho. Ele só é tal fonte na medida em que ele próprio é tempo de trabalho objetivado e na medida em que põe tempo de trabalho excedente. A própria maquinaria pressupõe historicamente, para sua aplicação - ver anteriormente Ravenstone[332] -, mãos abundantes. A maquinaria intervém para substituir trabalho somente onde há abundância em forças de trabalho. É só na imaginação dos economistas que a máquina vem em auxílio ao trabalhador individual
oi, Tuta
Fundamental.
ninguém liga para a educação. só para carros.
Tem até beneficiados pelo o programa minha casa minha vida que acha o capital selvegem uma boa!
AEEEEE
Ainda que possamos acatar todas as reservas postas pelo prof . A questão é indicar as mediações concretas para a conjuntura fazendo escolhas dentre as possibilidades reais postas. E ele não mostra qualquer caminhos.
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz