O JESUS HISTÓRICO - Prosa Crítica 3 (p2) 👥

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 2 окт 2024
  • Inicialmente, a única abordagem (aparentemente) válida para os estudos do Jesus histórico junto aos anos iniciais do desenvolvimento do Cristianismo, é aquele que os concebe como parte do povo hebreu e do Judaísmo antigo. Com efeito, na parte 2 de nossa Prosa Crítica 3, observaremos uma pequena síntese sobre a vida de Jesus, o judeu, conforme a histórico-crítica moderna nos apresenta atualmente. Entretanto, é valido salientar que, no programa, apresentarei apenas UMA das muitas perspectivas possíveis de serem reconstruídas sobre Jesus.
    Logo, observaremos Jesus de Nazaré como um camponês judeu da Galileia, mestre carismático e taumaturgo que apresentava aos judeus - e somente aos judeus - sua mensagem sobre a vinda iminente do Reino, junto à necessidade de imitar a Deus para conseguir acesso a esse Reino. Observaremos também que Jesus foi inicialmente considerado louco pela sua própria família, todavia, angariou após si inúmeros seguidores que, após sua morte, formaram o germe do Nascimento do Cristianismo. Mas a pergunta última de nossa análise, defendida por IzzyNobre, ainda permanece e certamente deverá ser objetivamente respondida: Quem inventou o Cristianismo como o conhecemos hoje?
    Sejam bem vindos e bons estudos!
    Obras consultadas para o desenvolvimento da Prosa Crítica 3 (completa):
    Bíblia TEB - Edições Loyola, 1994
    GEZA VERMES
    Jesus e o mundo do Judaísmo - Edições Loyola, 1996
    GEZA VERMES
    As várias faces de Jesus - Record, 2000
    Bíblia de Jerusalém - Paulus, 2002
    JAMES D. G. DUNN
    A teologia do apóstolo Paulo - Paulus, 2° Edição, 2008
    JAMES D. G. DUNN
    A nova perspectiva sobre Paulo - Paulus, Academia Cristã, 2011
    EUSÉBIO DE CESARÉIA (263-340 d.C.) - CPAD, 2012
    Dicionário Enciclopédico da Bíblia - Academia Cristã, Paulus, Paulinas, Edições Loyola, 2013
    DIDAQUE (séc. I)
    CLEMENTE DE ROMA - Carta aos Colossenses (aprox. final séc. I - início séc. II)
    INÁCIO DE ANTIOQUIA - Carta aos Magnésios (início séc. II)
    Inscreva-se ✔ Curtir ✔ Compartilhar✔ Comentar ✔
    💰 Quer que meu trabalho continue? Seja o meu apoiador!
    apoia.se/profe...

Комментарии • 292

  • @Zerinhooficial
    @Zerinhooficial Год назад +2

    Ainda bem que Jesus encontrou Saulo, seria muita crueldade da parte deixa a salvação só pra Israel, povo que o sempre rejeitou,. 😮... E quase impossível não crer em jesus, ele e a ponte entre o homem é Deus criador, seja ele histórico ou pela fé...... O histórico foi um exemplo em fé e inteligência, o da fé em amor e compaixão

  • @erivansantos1895
    @erivansantos1895 2 года назад +2

    seria tão bom que os lideres soubessem isso e ensinasssem

  • @paulosergiocg
    @paulosergiocg 3 года назад +6

    AINDA BEM QUE O REINO DE DEUS NÃO ESTÁ A MERCE DA HISTÓRIA MAS DA FÉ : COMO ESTÁ ESCRITO O JUSTO VIVERÁ DA FÉ ! parabéns pelo trabalho professor

  • @pauloalvesdeoliveira176
    @pauloalvesdeoliveira176 3 года назад +8

    Professor, seus vídeos têm me trazido muitos esclarecimentos a respeito do cristianismo, bem como da Bíblia cristã como um todo. Hoje, não mais frequento nenhuma igreja cristã, embora seja eu sejaum batista,em termos de organização. SEMPRE notei que os pastores pregavam apenas o que lhes era conveniente, evitando textos polêmicos . Por quê ?

  • @ligiacerqueira1721
    @ligiacerqueira1721 4 года назад +2

    Muito obrigada!

  • @soniaalves8299
    @soniaalves8299 4 года назад +2

    Jonathan, obrigada pela informação.

  • @RosangelaMaria-ub3ug
    @RosangelaMaria-ub3ug 4 года назад +7

    A essência da pregação de Jesus, é o amor; penso que isso é o que o diferenciou de qualquer outro pregador.

    • @hawkinsdavidmarques
      @hawkinsdavidmarques 4 года назад +2

      Tem isso também. Mas foi o único ser celestial que se sacrificou pelos humanos. Os outros faziam o oposto, inclusive o deus hebreu.

    • @RosangelaMaria-ub3ug
      @RosangelaMaria-ub3ug 4 года назад +1

      @@hawkinsdavidmarques Verdade David. Jesus é o máximo!

    • @welbueno9938
      @welbueno9938 4 года назад +1

      Então, quais são as fontes confiáveis q vc possa afirmar q Jesus é diferenciado de outros pregadores?

  • @giovanisiqueira518
    @giovanisiqueira518 6 лет назад +3

    Valeu Jonathan Matthies!!!

  • @diegodias7285
    @diegodias7285 5 лет назад +6

    Acredito que a questão da autoridade na fala de Jesus também se tratasse de não falar em nome de outros, como se vê bastante no Talmud, mas em suas próprias interpretações da Torah.

  • @vitormemess2595
    @vitormemess2595 2 года назад +1

    Excelente canal! Parabéns pelo conteúdo. Vejo, indico e compartilho.

  • @wellingtongoncalves9247
    @wellingtongoncalves9247 4 года назад +2

    Rapaz era a vontade de DEUS levar seu filho para cruz,para ser morto e assim DEUS PAI aceitou seu sacrifício e ele ressuscitou ao terceiro dia, DEUS ama tanto eu e vc que deu seu único filho. Mas tudo bem vamos dizer que tudo foi uma farsa JESUS ñ pregou 3 anos etc. Eu quero que alguém mim explique se estiver alguém capaz de mim explicar uma coisa,pq tudo que a bíblia diz que JESUS falou está acontecendo, o AMOR esfriando guerras epidemias HERESIAS NÉ tudinho está se cumbrindo literalmente na íntegra, coincidência a mas de 2 mil anos,por favor né.

    • @chriskelmann7240
      @chriskelmann7240 4 года назад

      Tudo isso que você diz estar acontecendo, sempre aconteceu - antes e depois de jesus- e pasmem, você está no melhor dos tempos, pois já foi bem pior

    • @alessandralorena755
      @alessandralorena755 4 года назад

      Não se cumpriram todas as profecias: Mt16:28, Mt24:34, Joao 1:51

  • @carloshenriquesousasousa8245
    @carloshenriquesousasousa8245 3 года назад +1

    Esse Jesus, a qual você cita, não pode ser o filho do Altíssimo. E o nome é YAOHUSHUA e não Jesus, pois ele era hebreu e no país de Israel nunca existiu a consoante ( j ) em tão como pode ser Jesus? Isso é o cúmulo! O nome do filho do Altíssimo se chama YAOHUSHUA e o nome do Altíssimo que fez os céus e a terra e às fontes das águas é YAOHOU LER - SE IAORROU,Esse é o nome acima de todos os nomes...

  • @conservadoug6081
    @conservadoug6081 3 года назад +2

    Professor, qual a música em 0:01

  • @fabiosantos8831
    @fabiosantos8831 3 года назад +2

    Shalom professor realmente Jonas foi vomitado na cidade Nínive realmente um peixe foi seu meio de transporte poderia me ajudar , cm esse tema ,pois diz o texto Deus diz levanta-te e para cidade de Nínive então ele não Estáva em Nínive, diz que ele tomou um camelô e foi viagem de três meses até chegar em Nínive poderia faser uma aula sobre isso

  • @novomundo4337
    @novomundo4337 3 года назад +1

    Professor : Perolas aos porcos (gentios) acho que foi extrapolado, Jesus se referia aos que rejeitava ou debochava das suas palestras ou seja qualquer judeu ou gentio. Aqui o senhor diz que Jesus ofendeu exclusivamente aos gentios. Mateus 7:6 DO NOT CAST YOUR PEARLS BEFORE SWINE. O mesmo ocorre in Mateus 5:17 "Não pensem que vim para abolir as leis e os profetas". Jesus era o maior transgressor do judaismo, rejeitava dizimo, não respeitava Sabado de descanso, comia porco, abraçava leproso e mulheres, bem liberal só paz e amor. Mas os escritores anonimos hebrews nos manuscritos puxavam a sardinha pro judaismo em tudo dizendo que Jesus é judeu e judaismo prevalece, não se sabe realmente se Mateus afirmou o mesmo. Jonathan, sendo judeu você percebe esta tendencia dos judeus dizerem que são os originais em tudo, sabendo que o Deus do Antigo Testamento é sanguinario e o do Novo Testamento um Pai Deus cuja menjagem é Amai um aos outros e perdoai uns aos outros, ofereça a outra face.

  • @VandeirSax
    @VandeirSax 4 года назад +6

    Professor:Tenho visto seus vídeos,eles são muito esclarecedor;porém nesse vídeo o senhor disse que Cornélio foi o primeiro gentil a ser convertido e batizado,esse episódio está no cap.10..mas!!!no cap.8 fala da conversão de um Afriacano Etíope na qual Filipe foi ao encontro dele,como o senhor esclarece esses acontecimentos.

    • @sallemferreira
      @sallemferreira Год назад

      Talvez esse etíope fosse judeu por fé.
      É provável que a esposa negra de Salomão, que é descrita no livro de Cantares de Salomão, fosse da região da atual Etiópia e levou consigo para seu povo a fé judaica.

  • @hugofabricio9056
    @hugofabricio9056 4 года назад +3

    Acabou de ganhar mais um inscrito. É muito enriquecedor seus vídeos.Obg por compartilhar conosco seus conhecimentos.Que Deus o abençoe constantemente. Parabéns e sucesso nessa empreitada👏👏👏

  • @PedroLussala
    @PedroLussala 3 месяца назад +1

    Como posso ter essa trilha sonora??

  • @リンカーン-h7m
    @リンカーン-h7m 5 лет назад +6

    *_Prof, o senhor considera 100% o Tamulde como relatos verdadeiros ? Ou o senhor descorda de algumas coisas ?_*

    • @leohadji5571
      @leohadji5571 2 года назад

      Talmude ou Torá? Se não me engano, Talmude é uma coletânea de comentários sobre a Torá feitos pelos rabinos durante vários séculos, principalmente durante a Diaspora. Enquanto a Torá é a coletânea dos 5 livros da Leo de Moisés, tbm chamado de Pentateuco.👍🏽

  • @vicente7231
    @vicente7231 6 лет назад +6

    muito bom professor, eu já tinha estudado sobre isso, mais você ampliou mais...

  • @IsacBorgert
    @IsacBorgert 4 года назад +3

    Já leram o livro Jesus Falhou e Acabou em Desastre? Tem a resenha no meu canal.

    • @elzagoncalves5612
      @elzagoncalves5612 4 года назад

      Amado, jesus não é igual agente. por mais que falem mal dele,de uma coisa eu tenho certeza, ele nos ama e não é um estudo que vai mudar isso,com respeito ao professor Jonathan.

    • @IsacBorgert
      @IsacBorgert 4 года назад +1

      @@elzagoncalves5612 não é igual a gente? Ele sangrou, suou, caminhou, sentiu medo, comeu, bebeu e morreu como qualquer ser humano faz. O resto que falam é só asneiras e fantasias.

  • @zenaideseles5349
    @zenaideseles5349 3 года назад +2

    Professor Jonathan, saudações fraternas. Têm um assunto de peso em suas palestras, apesar de tela-las em excelente conceito, que são as datas históricas, acho que se apresentam sempre diferente de todas as literaturas. Já ouvi e entendi suas explanações dos estudos das avaliações históricas. Acho que os historiadores usam algum método de calendário antigo, de repente: quando os meses eram com menos dias (?).

  • @ivosantos8763
    @ivosantos8763 3 года назад +1

    Na verdade é que existe dois Cristo, sendo pregado dentro das escrituras.

  • @marionbay3893
    @marionbay3893 4 года назад +4

    Fico vidrada ouvindo!

  • @paulosergiocg
    @paulosergiocg 3 года назад +1

    JESUS É O CRISTO
    O MESSIAS QUE HAVIA DE VIR !!
    BÊNÇÃO DO CÉU PURA

  • @vicente7231
    @vicente7231 6 лет назад +3

    Professor fala sobre Rabi Israel ben Eliezer ou Baal Shem Tov o seu achado do evangelho de Mateus em hebraico...

  • @webyster77
    @webyster77 3 года назад +1

    Concordo em partes professor , “ pérolas aos porções “
    * estar relacionados aos descendentes filhos de Caim , Esau irmão de Jaco , tinhas muitos povos Infiltrado entre os judeus . Ótimo vídeo .

  • @alima001
    @alima001 6 лет назад +9

    Caro Prof. Jonathan Matthies
    Encontro um problema lógico no vídeo 13:00 até 13:35. >>> Exemplo: Se você me perguntar quais são os alimentos que eu como. Responderei uma lista de alimentos. Ao ler a minha lista você constata que não listei maçã. Não é possível afirmar que eu não como maçã. A única afirmação que pode ser feita é que eu não listei a maçã, ou por que não como ou porque não era relevante pois prefiro outras frutas. > Dando continuidade ao raciocínio. No vídeo sobre a formação do Canone de Novo Testamento você afirma que os textos das testemunhas oculares eram mais valorizados do que a de outros escritores. Assim, o Evangelho de João teria mais valor histórico que o de Lucas e Marcos, pois João testemunhou o que ele viu. Mateus também relatou o que viu, porem ele só relatou uma Páscoa pois ele estava mais interessado em transmitir a boa nova do que ser um repórter, relator de uma história. O fato de não haver menção de outras Páscoas não implica que elas não existiram (como no exemplo da maçã). Muito bom seus vídeos. Tudo de bom para ti

    • @rafaelluz5181
      @rafaelluz5181 6 лет назад +5

      alima001 o problema é que a linguagem do livro de João e algumas afirmações que ele trás nos relatos indicam que não foi João que o escreveu, mas um bispo cristão anos mais tarde...
      Espero ter ajudado :)
      Forte abraço!

    • @alima001
      @alima001 6 лет назад +1

      Rafa Ben Yosef , ok procurarei essa análise sobre quem escreveu o livro de João.

    • @alima001
      @alima001 6 лет назад +2

      Rafa Ben Yosef , contudo acho forte a afirmação de que a pregação de Jesus tenha durado um ano só por no livro de Mateus descrever apenas uma Páscoa. Entendo que a afirmação seria: a pregação no mínimo um ano, sem ternos informação de quanto mais.

    • @alima001
      @alima001 6 лет назад +2

      Rafa Ben Yosef grato pela atenção

    • @rafaelluz5181
      @rafaelluz5181 6 лет назад +1

      alima001 então, pode ser que tenha relatos de João? Sim, mas com certeza houve acréscimos... Houve uma discussão dos primeiros bispos com alguns gregos que acreditavam em Apolônio de Tiana como o verdadeiro "Messias"... então havia muito bispo querendo mostrar Jesus como superior a Apolônio... Apolônio foi um grego que viveu na segunda metade do primeiro século, segundo os gregos, Apolônio teve sua vida anunciada por um mensageiro divino que apareceu a sua virgem mãe, alcançando a maturidade Apolônio teria desenvolvido uma pregação onde o valor da alma seria superior a qualquer valor terrestre, ele também teria poder para curar enfermo. No final de sua vida ele teria sido traído, morto por ordem do império e ressuscitado após alguns dias e subido ao céu para morar com seu pai, Zeus...
      Você pode conferir isso no livro "Como Jesus se tornou Deus" do historiador e ex pastor batista americano Bart D. Herman...
      Forte abraço :)

  • @andresantos2546
    @andresantos2546 4 года назад +6

    Mas mesmo durante sua vida , ele jesus , diz o seguinte: não entre em cidade de samaritano , ide ( primeiro) aos de Israel . Veja que ele diz ide primeiro , o que quer dizer que em seguida , eles poderiam ir. Não seria isso ?

  • @misylos
    @misylos 5 месяцев назад

    3:40 essa parte destroi aquela conversa fiada que sempre ouvi sobre Jesus ter um ensinamento universal, algo que foi adicionado posteriormente. Jesus tinha BONS PENSAMENTOS em relação aos JUDEUS somente, e não a estrangeiros kkkkk

  • @salvadortoccillo4498
    @salvadortoccillo4498 3 года назад +1

    Prof.Antes, devo mencionar, sou seu fã e seguidor de seus videos.Então, podemos, aos relatos mencionados,q temos as provas, q realmente, Jesus histórico existiu, e promoveu todos os milagres mencionados na bíblia...Mesmo q historiadores da época, nada falaram, escreveram ou provaram a existência de Jesus.(a não ser na própria bíblia)Portanto, ainda tenho minhas dúvidas..Afinal, o q de verdade temos nos seus relatos...(fatos históricos ou estórias dos povos judáico/cristão)obgdo ab.

  • @wendelfreitastutti9459
    @wendelfreitastutti9459 Год назад +1

    Prof. Jonathan Matthies,gratidão por postar.

  • @veraabrahaovera7625
    @veraabrahaovera7625 3 года назад +1

    O Jesus histórico sendo considerado :Filho de Deus e Rei dos judeus causaria tumulto pelos que ignoravam essa mensagem aparentemente tão controversa.Reis dos reis .

  • @stelamari4668
    @stelamari4668 4 года назад +4

    Eu fui cristã protestante e hoje eu sou muçulmana graças a Deus e seus vídeos tem me ajudado bastante, alhamdulilah pela sua inteligência, que Deus nos mostre o caminho certo

  • @jeremiasmuseuiculturaemusi9181
    @jeremiasmuseuiculturaemusi9181 4 года назад +1

    Concordo plenamente com você que Jesus pregava diretamente aos judeus, porém os seus os judeus o rejeitaram, e os gentios aceitaram. Imagina vc fazer uma grande festa com muitas comidas e não aparecer nenhum de seus convidados, e lá fora cheios de pobres famintos; vc não pegaria este banquete e não daria aos pobres famintos?.

  • @eclmclm4868
    @eclmclm4868 4 года назад +1

    - com toda a sinceridade , - e sem querer ser , - irreverente , - mas ultimamente tenho pensado
    sobre uma situação que me parece indicar um problema ,
    - ou seja , - a respeito do cumprimento de "profecia " dita por Jesus
    Jesus afirmou ! , - que , - TODOS os que nEle crêssem , - fariam as OBRAS que Ele fazia ,
    - e . . . . . OUTRAS MAIORES ! - fariam também
    Eu já tenho testemunhado diversas obras feitas [ ou alcançadas ] na Fé em Jesus ,
    - mas , - nunca ouvi falar de alguém que tenha por exemplo , - "andado sobre as águas " ,
    - ou "multiplicado " e alimentado "multidões " , como narram os evangelhos no caso
    da Multiplicação dos Pães e peixes
    Isto para não mencionar MUITOS outros feitos milagrosos por Jesus ,
    - os quais , - NÃO SE REPETEM através dos crentes / cristãos etc
    -
    Outra coisa que causa certa "estranheza " , - é a atitude do Senhor , - diante da Figueira "sem frutos "
    Ora , - é dito ali , - que , - NÃO era "tempo de figos " , - todavia Ele , aparentemente se "indignou " ,
    - e amaldiçoou aquela árvore . Há quem questione isto , - dizendo , - por qual razão Ele fez isto ?
    Que "culpa " teria aquela "pobre " árvore ? Nem era "tempo " [ estação ] de figos ?
    Que Ele tenha mostrado indignação com " homens " etc , - que tinham "corações duros " , - tudo bem
    Mas a "planta " . . . . .
    Eu sei que neste ponto vai aparecer os "crentes " dizendo e dando "interpretações " proféticas diversas
    para "justificar " um momento de intemperança do Senhor
    Desculpe
    Não cola
    Tem coisas que não tem como justificar rs

  • @madar-zadi64agra62
    @madar-zadi64agra62 2 года назад

    Jesus não era judeu pq judeu é um apelido de castas para escriba copista contador de mitos. Jesus era israelita do clã de Levi mas nasceu sob Efraim por Perez pq no exilio Efraim era a cabeça de Israel

  • @pensadorescriba4454
    @pensadorescriba4454 2 года назад

    Paulo fundou o que hoje é a religião Cristã.
    Sem Paulo não existiria uma religião Cristã mundial.
    A mensagem de Jesus foi diretamente para os judeus.

  • @charlenibragalima1194
    @charlenibragalima1194 2 года назад

    Jesus não falava para que TDS entendessem... E o Judeus na sua grande maioria... Não estavam aptos a entender o evangelho... Os Judeus o mataram.

  • @familiacolacomirandathaise4325
    @familiacolacomirandathaise4325 2 года назад

    Cara vc não É o primeiro muito provável também não será o último a diminuir a imagem ou a pessoa de JESUS
    Não sou trinitario mas entendo na bíblia que esse mesmo JESUS é o único Deus

  • @professorsolonmoraessolon8498
    @professorsolonmoraessolon8498 Год назад

    Se Jesus não tinha um evangelho além das cercanias do antigo Israel, o que Ele estava fazendo nos arredores de Tiro e Sidon, conforme nos apresentam os evangelhos sinóticos? Com certeza era a expansão do reino de Deus. No caso em particular, envolvendo a mulher cananéia, Jesus apesar de colocar alguns empecílios no início da conversa, em seguida ele cura a filha da mulher, demonstrando com isto que não tinha nenhum preconceitos em relação aos gentios.

  • @Sgaiafi
    @Sgaiafi 6 лет назад +1

    Realmente torna-se mui difícil crer numa religião que durante anos busca afirmar um D'us resgatador da humanidade, o único que curava, muita coisa eu não creio, parabéns!

  • @misylos
    @misylos 5 месяцев назад

    Eu adoro esse professor por acabar com o cristianismo de maneira calma e embasada kkkkkkkk

  • @luciahelenaoliveira7997
    @luciahelenaoliveira7997 Год назад

    PARABÉNS PROFESSOR SÓIS GRANDE ESTUDIOSO, MAS OS PRÓPRIOS JUDEUS DECLARAM OS MOTIVOS POR Ñ TER ACEITADO JESUS COMO MESSIAS BEM DIFERENTE DA SUA NARRATIVA. COMO VC PÕE EM DÚVIDA GRANDE PARTE DO EVANGELHO DE JESUS Q É O NOVO TESTAMENTO. CALCULE O ANTIGO TESTAMENTO ÉPOCA MILHENAR ONDE NEM HAVIA ESCRITA, MILHARES TEMPO DEPOIS POUCOS ERAM OS Q SÁBIA LER OU ESCREVER! OS PERGAMINHOS Q EXISTEM SÃO TOTALMENTE DUVIDOSOS, ELES APRESENTAM MUITAS LENDAS, FOLCLORE E FANTASIA. VC DEVERIA EXPLORAR MAIS O ANTIGO TESTAMENTO. COM TUDO RESPEITO. SAUDAÇÕES

  • @movimentoonfire2035
    @movimentoonfire2035 4 года назад +1

    Cristo foi crucificado pela remissao de nossos pecados, e nao por causa de "tumulto" que ele fez no templo, até porque os homens daquela época estavam fazendo do templo uma especie de ponto de comercio naquele lugar, Cristo vendo aquilo ficou muito chateado e entristecido, já que aquele lugar era um templo de adoração Deus e nao lugar de comercio, ou seja, ele so fez o que tinha que ser feito, ele zelou pela casa do Pai Dele

  • @Liveira-Tudo
    @Liveira-Tudo 5 лет назад +6

    Muito bom! ouvir a verdade, sem está puxando sardinha pra lado henhum. PARABÉNS 👏👏👏👏👏👏👍👍👍👍👍👍💜

  • @dirceupereira6261
    @dirceupereira6261 4 года назад +2

    Excelente video

  • @marioburghi5384
    @marioburghi5384 2 года назад +1

    Parabéns pela explicação

  • @bezerra8115
    @bezerra8115 5 лет назад +4

    Jesus colocou em risco os negócios do Templo.

    • @IsacBorgert
      @IsacBorgert 4 года назад +1

      Cristão sempre arrumando desculpa esfarrapada, Jesus não conseguiu nem carregar a cruz sozinho cara, tiveram que ajudar como um homem comum, acorda pra vida.

    • @rogmax1267
      @rogmax1267 4 года назад

      @@IsacBorgert Mas isso tem nada a ver com divindade Isac, pois ele atacou sim autoridades do templo, pois nao concordava com conduta das no templo com o povo naqueles locais.

    • @IsacBorgert
      @IsacBorgert 4 года назад

      @@rogmax1267 então se eu não concordo com as práticas de algumas igrejas eu tenho o direito de ir lá quebrar tudo e fazer algazarra igual Jesus fez? Jesus ensinou coisas boas no começo, mas falhou no final. Veja os vídeos no meu canal e entenda.

    • @rodrigojafer
      @rodrigojafer 3 года назад

      @@IsacBorgert ​ @Isac Borgert a verdade é que existe um Caminho a se seguir, e não é Cristo algum ou qualquer outro. É simplesmente, uma estrada onde somente os que são do Caminho, a seguirão. O Caminho de YAH é a Verdade e a Vida. Difícil é o que Caminho que conduz à Vida, poucos encontrarão esse Caminho.

    • @IsacBorgert
      @IsacBorgert 3 года назад

      @@rodrigojafer não existe monopólio sobre a verdade cara, se liga. O caminho é emocional, o reino de Deus está dentro de nós, qualquer um pode pregar essa verdade, Jesus é apenas um irmão nosso que teve distorções na sua história. Leia o livro Jesus Falhou e Acabou em Desastre.

  • @AlexandreOliveira-uf4rh
    @AlexandreOliveira-uf4rh 4 года назад

    Prezado Professor. Poncius Pilatus era perverso o que se compreende numa era em que a selvageria contra o semelhante era comum, mas apesar desta perversidade inata percebeu que os sacerdotes judeus acusavam Jesus injustamente. Não apresentavam nenhuma acusação convincente para justificar a sua condenação a morte. Apesar de sua crueldade, Poncius havia assimilado as noções do direito romano e, também, baseado em informações recebidas de auxiliares , inclusive de sua esposa, sabia que havia uma maldade abismal na hipocrisia sacerdotal. Até o cruel procurador da Judéia percebeu que excedia o senso comum a impiedade daqueles religiosos. Realmente, temeroso de desagradar aquela malta de judeus imersos em fanatismo, que poderiam prejudica'-lo com Tibério , optou friamente por lavar as mãos. Os judeus atuais devem reconhecer a maldade de todos eles, particularmente de seu povo, e não querer transferir toda a culpa, como querem os rabinos, fanaticamente hipócritas atuais, a Poncius Pilatos. Por pior que fosse, ainda conservava alguma noção de justiça universal. Sou católico e reconheço a perversidade das cruzadas e da Inquisição sob a satânica liderança dos papas. Sugiro que o prezado mestre também abomine a a maldade da liderança rabinica pq foi ela que acabou conduzindo os judeus aos Livro na horríveis e finalmente ao Holocausto. HITLER foi o seu criminoso doloso, como seu arquiteto, mas o fanatismo de um judaísmo, inimigo de todos os povos,

    • @AlexandreOliveira-uf4rh
      @AlexandreOliveira-uf4rh 4 года назад

      Foi o criminoso culposo desse terrível genocídio. Desculpe, mas como historiador deve abandonar ensinamentos rabinicos duvidosos que lhe ministraram desde o berço . Assim, eu o fiz e não aceito ideias duvidosas de padres. Na verdade, são todos ante Cristo, aquele que amou a humanidade e deu a sua divina vida carnal por todos nós, inclusive por meu querido professor, embora ainda não o tenha percebido

    • @AlexandreOliveira-uf4rh
      @AlexandreOliveira-uf4rh 4 года назад

      Correção: conduzindo os judeus ao genocídio perpetrado pelos nazistas

    • @AlexandreOliveira-uf4rh
      @AlexandreOliveira-uf4rh 4 года назад

      Cristo, Espírito divino, ainda está atuando em prol da humanidade e cabe a todos nós, independente da crença ou religião, sermos dignos de seu Amor para transmiti-los a todos os seres vivos

  • @grayfox1522
    @grayfox1522 5 лет назад +3

    Gosto muito da trilha sonora!!!

  • @Joaobatista-db1pb
    @Joaobatista-db1pb Год назад

    Jesus jamais prometeu voltar no fim dos tempos até porque a humanidade só terá fim quando acabar a água doce e a família fora isto é aproveitar da boa fé das pessoas Jesus não fez nem falou tudo que escreveram sobre ele e ele falou uma coisa e povo entendeu outra coisa

  • @jamiralbuquerque5558
    @jamiralbuquerque5558 5 лет назад +2

    Resumindo se for ver pelo contexto histórico ninguém tem prova de nada ? Tanto no judaísmo , como no cristianismo seriam tudo evidências , a fé não se baseia pela prova. Eu creio no SENHOR JESUS , Mas creio no antigo testamento e no zelo da lei judaica..

  • @mauriciomartin2295
    @mauriciomartin2295 5 лет назад +2

    Olá professor! Nesse vídeo DISCORDO de varias das suas afirmações que foram colocadas como sendo “históricas “. Em primeiro lugar, o fato da pregação de Jesus ser direcionada a judeus não significa de JEITO NENHUM que o seu propósito final é limitado ao povo judeu!!! Mas pelo contrário, o seu intuito é utilizar os judeus (povo escolhido por Deus para se manifestar na História da humanidade e fazer a revelação da Lei e a Profecia) para promover uma ação salvífica de magnitude universal!! Isto pode ser visto CLARAMENTE nos evangelhos!! Aqui alguns exemplos: No seu discurso no Monte das Oliveiras Jesús, falando dos sinais do fim do tempo, expresa que “Por minha causa vocês serão levados à presença de governadores e Reis, como testemunha a eles. E é necessário que antes o evangelho seja pregado a TODAS AS NAÇÕES “ Isto pode ser visto en Mc13, 26-27. No mesmo discurso, em Mt24:14 podemos ler algo semelhante: “e este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunha a todas as nações, e então vira o fim”. No decorrer deste discurso há uma outra passagem reveladora nesse sentido quando Jesus afirma que “então se verá o Filho do homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. E ele enviará seus anjos e reunirá todos seus eleitos dos quatro ventos, DOS CONFINS DA TERRA até os CONFINS DOS CÉUS.(Mc 13:26-27)Em Mt, 24-31 aparece da seguinte maneira: “e ele enviará seus anjos com grande som de trombeta, e estes reunirão seus eleitos dos quatro ventos, de uma extremidade a outra dos céus” Aqui vemos obviamente que os chamados ELEITOS não são exclusivamente do povo judeu, mas sim do MUNDO inteiro!!! Também em Mateus, Jesus fala sobre o julgamento das nações e diz que no dia da sua vinda gloriosa com os seus anjos TODAS AS NAÇÕES serão reunidas diante Dele e colocará umas à sua direita e outras à sua izquerda, então “o Rei dirá aos que estiverem a sua direita: “Venham benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo” Mt, 25:31-34. Aqui Jesus está dizendo que o Reino dos Céus foi preparado para todos aqueles benditos pelo Pai de TODAS AS NACOES e não exclusivamente os judeus!! Nesse mesmo contexto Jesus fala que esses benditos lhe deram de comer quando tinha fome...e que o acolheram quando era extrangeiro, significando que seus “irmãos” levarão a mensagem a nações extrangeiras! Mt 25: 35-40. Em Mateus podemos ver a parábola do joio(13, 24-30) na qual Jesus explica de maneira explícita que o semeador e dono do campo é o Filho do homen e que o campo é o MUNDO(não apenas o povo judeu) sendo as sementes boas os filhos do Reino, sem distinção alguma! Também em Mateus o evangelhista menciona cómo em Jesus se cumpre a profecia de Isaías na qual se diz que o servo escolhido anunciará justiça as NAÇÕES...e que em seu nome as NAÇÕES (não apenas o povo judeu)porão sua esperanza. (Mt 12:15-21). Neste mesmo evangelho encontramos Jesus ensinando aos seus discípulos que eles são “sal da terra e a luz do MUNDO “!! Exortando-os a brilhar diante dos homens(sem distinção) para que estes glorificassem o “Pai de vocês “. (Mt 5: 13-16). Outro episódio interessantíssimo é narrado em Marcos e se refere à cura de um endemoninhado na região dos gerasenos, e aqui é notável o fato de Jesus se fazer presente nas terras dos gentios!!!! Uma vez que Jesus expulsa os demônios o homem que estivera endemoninhado pede para segui-lo, no entanto Jesus no o permite e le disse: “vá para casa, para sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você...Então aquele homem começou a anunciar em Decapolis (terra dos gentios, com uma cultura helenistica) o quanto Jesus tinha feito por ele...(Mc 5:1-20) Este episódio também é narrado en Mt 8:28-34 e Lc 8:29-36. Aqui podemos ver como curiosamente Jesus manda o homem que foi por ele curado a anunciar tudo quanto tinha acontecido numa região de gentios!!!!! E digo curiosamente porque a maioria das vezes Jesus pede para que estes feitos maravilhoso não sejam divulgados!! Em Mt 8:5-13 e Lc 7:1-10 narra-se o incidente do centurião Romano que demonstra fé e aqui vale ressaltar a maneira como Jesus fica admirado com ele e o exalta colocando-o numa posição elevada acima do povo Judeu: “Digo-lhes a verdade, não encontrei em Israel ninguém ninguém com tamanha fe. Eu lhes digo que muitos virão do ocidente, e se sentarão a mesa com com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos Céus. Mas os súditos do Reino serão lançados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes” (Mt 8: 10-12). Em Lucas o profeta Simeao profere as seguintes palavras: “Pois os meus olhos já viram a rua salvação, que preparaste à vista de TODOS OS POVOS: luz para revelação aos GENTIOS e para glória de Israel teu povo” (2: 30-32) Aqui o profeta diz claramente que a salvação abrange também aos povos gentios!!! Em Marcos 7:31-37 podemos ver a Jesus curando um surdo e gago na região gentílica da Decapolis. No episódio da mulher siro -fenicia Jesus usa o termo “cachorrinhos “ para referirse aos gentios como era o costume dos judeus na época. Nós que vivemos na cultura ocidental do mundo moderno podemos achar esta frase como ofensiva e humilhante mas esquecemos o contexto socio-cultural daquele tempo, e também esquecemos que Jesus, como homem judeu da sua época utilizava expressões e frases idiomáticas que podem parecer estranhas para nós, mas que na verdade eram comun nesse contexto. Afinal esta passagem transmite uma grande lição de humildade em que a mulher grega termina sendo exaltada por Jesus quem fica admirado pela sua fé (ela o reconheceu como filho de Davi e como Senhor) e termina concedendo aquilo que ela rogou ainda quando se afastava daquela que era a sua missão divina!!!! Professor você faz um uso duvidoso da expressão “porcos” que aparece em Mateus 7:6 como se referindo aos gentios, quando na verdade pode ser utilizada para uma classe de pessoas (impios?) tanto nos gentios como nos judeus (fariseus hipócritas?). Quando Jesus fala aos seus discípulos para não seguirem o caminho dos gentios (Mt 10: 5) ele não afirma isso de uma maneira definitiva, em momento nenhum utiliza a palavra “nunca “ nem fecha essa possibilidade de maneira irreversível. Pelo contrario, no seguinte verso (10:6) encontramos Jesus ordenando para “antes” irem às ovelhas perdidas de Israel, mas não de maneira única e indefinida a elas. Esse “antes” deixa claro que haverá um momento posterior em que o evangelho poderá ser pregado aos gentios e samaritanos. Mas claro, esse seguinte versículo você não mencionou, parece que esqueceu! E resulta curioso ver como mais adiante no mesmo discurso vemos Jesus avisando aos seus discípulos que seriam levados a governadores e reis como testemunhas a eles e aos GENTIOS!!!! E que naquela hora seria o Espírito do Pai quem falaria!!! (Mt 10: 18:20). O que nos dá a entender que de certa forma a mensagem também chegaria aos gentios!! Mas parece que você também esqueceu mencionar isto!!! A conclusão de alguns exegetas no que respeita aos versos finais do evangelho de Mateus como sendo um acréscimo posterior na verdade não é muito sólida. Se revisarmos aquelas mesmas passagens nas epístolas paulinas e de Atos que você citou podemos ver de maneira implicita as diferentes funções que desempenham as três entidades trinitarias no batismo. E é que não necessariamente tem que ser encontrada uma reprodução exata da fórmula trinitaria de batismo que encontramos em Mateus en documentos imediatamente posteriores para que seja legítima!!! Começando que Paulo nem estava presente naquele momento quando Jesus profiriu tal “fórmula trinitaria” segundo Mateus! Paulo ao falar do batismo faz ênfase na figura central de Jesús como aquele que nos salvou da morte do pecado. Nesses textos é possível encontrar uma associação implícita do Pai, do Filho e do Espírito até mesmo pelas relações inextricáveis entre eles! Por tanto não podemos concluir de maneira definitiva que os versos finais de Mateus onde Jesus exorta os apóstolos a pregarem o evangelho em todas as nações é um acréscimo só baseado no aspecto trinitário!

    • @mauriciomartin2295
      @mauriciomartin2295 5 лет назад +1

      Certamente Pedro teve a visão dos animais impuros, mas em momento nenhum durante essa visão o Senhor ordenou a Pedro que fosse pregar o evangelho aos gentios, até mesmo porque já essa missão tinha ficado clara!! Deus falou a Pedro “não fazer impuro aquilo que Ele tinha purificado”. O qual significava que Pedro tinha que abandonar as ideias de supremacia etnocentrica e os preconceitos que não só ele, mas a grande maioria de judeus daquela época, tinham con respeito aos não judeus!! O problema não era se devia pregar aos gentios ou não, mas se devia se “misturar” com eles! No mesmo Atos dos Apóstolos o Jesus ressuscitado lhes disse que eles seriam as suas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra (atos 1:7-8) Aqui talvez você vai dizer que este espisodio carece de historicidade por tratar sobre o Jesus ressuscitado mas lembre que você utilizou a visão celestial de Pedro, que também tem um aspecto místico e sobrenatural, para marcar o começo da entrada de gentios no cristianismo! Professor e na verdade fica muito difícil acreditar no fato de Pedro, João e Tiago terem aceito a Paulo, o chamado “Apóstolo dos gentios “ como uma figura autoritativa na Ingreja que estava surgindo, se não estivessem fortemente convencidos de que a intenção de seu Mestre, com o qual conviveram durante meses, não era a de espalhar o evangelho a todos os não judeus!!! Então podemos concluir que historicamente ainda que a pregação de Jesús fosse na sua maior parte voltada aos judeus, visava a um impacto universal, que a sua intenção original era a de levar as Boas Novas do Reino a todas as nações a través dos Apóstolos (etimologicamente embaixadores, mensageiros). Você também chega a afirmar que como os parentes de Jesús acreditaram que ele estava fora de si uma vez que começou o seu ministério isto invalida a veracidade da história da natividade que vemos em Lucas e Mateus. O que entendi de essa afirmação foi o seguinte: uma vez que segundo Lucas e Mateus a María e Jose lhes fora feita uma revelação pelo anjo de Deus não faria sentido que depois eles achassem que Jesus havia enlouquecido! Você chega a uma conclusão certa só que se baseia numa premissa ERRADA. Ao declarar isso está partindo do pressuposto de que Maria e José teriam recebido uma revelação completa, integra, rica em detalhes, clara e explícita, que não deixava lugar a dúvidas! Nesse caso, não faria o mínimo de sentido que achassem a seu filho fora de si!! Só que isto não foi assim!!! Em primeiro lugar José havia morrido quando Jesus começou a sua pregação, então deixemos ela fora da discussão y concentremo-nos em Maria! A revelação que ela recebeu, como toda revelação na Bíblia, foi muito geral e não entrava em detalhes concretos e específicos!! No momento do nascimento, quando os pastores chegaram ao local onde se encontrava o casal com o recém nascido e contaram a todos o que lhes fora dito daquele menino, diz-se que Maria guardava todas essas coisas e sobre ela refletia!! Isto denota preocupação é dúvida respeito aos pormenores do assunto!(Lc 2:17-20) Logo no episódio em que o profeta Simeao fala sobre o menino uma vez que Maria e José escutam tais coisas ficam admirados!! E aqui esse “admirados”da a entender que eles não tem uma imagem total sobre os fatos que estavam por acontecer( talvez não entenderam a afirmação “luz para revelação aos gentios”?) Isto é, que há pessoas(como Simeao e Ana) que tem conhecimento de coisas que eles mesmos não tem sobre o futuro de seu filho! Logo após, é muito curioso como Simeao fala dirigindo-se exclusivamente a Maria que o seu menino estava destinado a ser um sinal de CONTRADIÇÃO e que uma espada atravessaria sua alma!!! (Lc 2:25-35) Intrigante não é mesmo??!! O que estará querendo dizer e por quê o diz só a Maria? Será que o menino seria contraditório até para ela mesma??? Depois segue-se o incidente no templo, quando Jesus com doze anos declara a Maria e José que estava em casa de seu Pai(isto é, de Deus), o evangelhista, o mesmo que escreveu sobre a revelação do anjo Gabriel não tem nenhum problema em deixar saber que eles não compreenderam o que o menino lhes dizia!!!! E mais uma vez repete aquela expressão: “sua mãe, porém, guardava todas essas coisas em seu coração”, o que nos dá a entender que ela não conseguia develar todo o mistério e ficava refletindo sobre tudo isso! Em resumo, com base em tais informações podemos supor que Maria, apesar de sua entrega e obediência a Deus, e de o fato de ter recebido uma revelação, não compreendia em todo o seu significado a natureza de seu filho e da missão que este iria desempenhar! Não tinha ciência sobre os detalhes em que Jesus faria aquilo que o anjo anunciou! Enfim, nem imaginou que Jesus veio para morrer! Com certeza Maria, igual que a grande maioria dos judeus da ocasião, tinha a expectativa messiânica de um rei glorioso, o braço forte do senhor que submeteria aos inimigos de Israel, uma espécie de Davi!! Uma vez que Jesus começa o seu ministério isto não se deu assim!! Com certeza começaram a circular boatos de que Jesus estava reunindo-se com pessoas de péssima reputação, andando e comendo com publicanos e pecadores, desrespeitando a tradição dos anciãos, questionando os mestres da lei! É muito provável que nada disso tenha sido previsto por ela, e que portanto achasse que havia algo de errado! Talvez até temeu pela segurança de seu filho! Então aconteceu aquele episódio em que ela e os irmãos foram prendê-lo. É impressionante quando após a morte de Jesús vemos tanto María quanto os irmãos tornando-se fiéis adoradores de Jesús!!! Qué tipo de experiencia poderosa poderia produzir esta mudança tão radical senão a certeza da ressurreição??? E falamos de Maria mas nos esquecemos dos Apóstolos! A estes muito lhes foi revelado!!! Mais do que a ninguém! Porém vemos que se mantiveram incrédulos até o final, inclusive Pedro, que tanta coisa viu!! Na verdade ninguém compreendeu a Jesus!! Nem Maria nem os seus discípulos (um dos quais o traiu) até despois da sua ressurreição! Então acho absurdo o raciocínio de invalidar a história da Natividade só porque não foi compreendido por seus parentes!!!! Nos demais aspectos do vídeo o único que faz é confirmar a veracidade histórica dos evangelhos!!! Você aceita que Jesus realizava coisas que poderiam ser chamada de miraculosas, ou que pelo menos assim o percebiam os seus seguidores, aceita que em virtude disso atraía multidões de pessoas muitas das quais o seguiam para curar suas doenças, aceita que era o que se poderia considerar de carismático, que falava com autoridade, que tinha poder de eloquência, que causou um tumulto no templo que sem lugar a dúvidas acelerou sua captura pelos fariseus aos quais tinha chamado publicamente de hipócritas, e em fim, que foi crucificado pelos romanos sob o comando de Poncio Pilatos! Nada disso contraria o que está escrito no novo testamento, antes, pelo contrário, confirma a sua veracidade e demonstra que a religião e a fé cristã se assentam sobre bases históricas e não sobre fábulas ou mitos!! É claro que você, assim como todos os acadêmicos que seguem a linha do agnosticismo-ateu, faz uma tentativa para oferecer interpretações alternativas sobre estes acontecimentos históricos, interpretações que são altamente questionáveis e não explicam satisfatoriamente muitos fatos! Que existiam outro milagreiros e que Jesus não era singular nesse sentido é claro!!! Jesus nunca falou ser o único capaz de realizar milagres, pelo contrário segundo o novo testamento os seus discípulos também tinham essa faculdade!! Você menciona dois exemplos de milagreiros, ora, convenhamos que nenhum deles foi chamado de Messias, nem foi venerado após a sua morte, nem fundou uma nova fé que seria universal, nem dividiu a história em duas eras e nem revolucionou o mundo!!! E ainda ecoam as palavras de Jesús Cristo!!!! Professor, se estou errado, ficarei muito grato com seu esclarecimento!!! Fraterno abraço!

  • @sousalima3676
    @sousalima3676 4 года назад +1

    Ainda bem que temos um centurião que mostrou tal fé que não havia na Judéia eo exemplo do bom samaritano o amor ainda e tudo quem eo seu próximo judeu.europeu africano. Brasileiro 😔

  • @luizcarlosriopreto3604
    @luizcarlosriopreto3604 4 года назад +2

    Quando derrubou as mesas dos cambista revela que ele verdadeiramente é o filho de Deus ,o zelo de tua casa o devorara

    • @gatotheopensador1955
      @gatotheopensador1955 3 года назад

      Então pq hoje as igrejas tem grades nas janelas e câmeras de segurança?

  • @aprendaportugues6082
    @aprendaportugues6082 4 года назад +3

    Professor, eu fiz um rápido estudo sobre o profeta Jonas e vi uma coisa estranha. Jonas estava fugindo para Tarsis no mar mediterrâneo. O que percebi algo estranho é que Nínive fica a beira do rio Tigre na Mesopotâmia. O peixe engole o profeta no mar e vai vomita-lo no Rio Tigre, na cidade onde ele precisava estar...

    • @julie-zn5ov
      @julie-zn5ov 2 года назад

      Não era um peixe era um submarino....ele fala que o peixe era de metal por dentro e de bronze ele n saia descrever a tecnologia q ele viu e disse que era um peixe

    • @caiomarvin
      @caiomarvin Год назад

      ​@@julie-zn5ovsubmarino mais de dois mil anos atrás,???

    • @julie-zn5ov
      @julie-zn5ov Год назад

      @@caiomarvin toda a tecnologia sempre existiu de submarinos até discos voadores

  • @antoniorodrigues5455
    @antoniorodrigues5455 8 месяцев назад

    Bom dia
    Porquê o professor fala como se tudo isso fossem fatos históricos tal e qual estão escritos?

  • @r.farias6063
    @r.farias6063 3 года назад

    em fim quem levou jesus a pilatos foram os judeus ...ou os romanos...

  • @LucasHenrique-it2io
    @LucasHenrique-it2io 3 года назад +1

    por que então Poncio Pilatos foi relatado como alguém gentio no Novo Testamento, se na verdade ele era um déspota?
    qual seria o motivo por detrás disso?

    • @ivanirvasconcellos7754
      @ivanirvasconcellos7754 3 года назад +1

      Pilatos tentou salvar jesus porque sua mulher Cláudia Prócula sonhou com Jesus e advertiu seu marido para que não condenasse Jesus, e dizer que jesus foi crucificado porque fez desordem no templo é uma interpretação até ridícula, Jesus foi crucificado por inveja dos fariseus. saduceus e anciãos do templo que viam em Jesus alguém que lhes tirava o domínio sobre o povo judeu

    • @LucasHenrique-it2io
      @LucasHenrique-it2io 3 года назад +1

      @@ivanirvasconcellos7754 sim, parece que você tem razão!

    • @emersonalves5225
      @emersonalves5225 3 года назад

      @@ivanirvasconcellos7754 essa já é a criação do escriba romano para tentar endeusar Jesus

  • @AntonioMarcos-zr6ms
    @AntonioMarcos-zr6ms 2 года назад +1

    👍👍👏👏🙏🙏🙏

  • @gabriel72512
    @gabriel72512 6 лет назад +3

    Os irmãos de Jesus os judeus .eles eram e são invejosos porque Jesus é um dos melhores cabalista e talmudista. .da Época

  • @luizfersart
    @luizfersart 3 года назад

    Quem matou Jesus; os judeus ou os Romanos?

  • @andinho78
    @andinho78 6 лет назад +1

    O ritual de lavagem ou ablução no judaísmo não tinha nenhuma semelhança com o batismo do personagem João, tevilá (טְבִילָה) imersão completa do corpo em um micveh se dava da seguinte forma:
    1. Por uma mulher judaica casada depois que seu período de niddah conclui, após a menstruação ou outro sangramento uterino e ela deseja retomar as relações conjugais com seu marido. Isso requer uma preparação especial.
    2. No dia anterior ("véspera de") Yom Kippur e outros Festivais.
    3. Por alguns judeus ortodoxos nas tardes de sexta-feira (em preparação para o Shabat).
    4. Ao converter-se para o judaísmo.
    5 Taharah ("Purificação"), a lavagem e limpeza ritual, e a imersão em um mikveh de acordo com alguns costumes, do corpo de um judeu antes do enterro.
    Apócrifos (Ben Sira e Judite)
    Apenas um número limitado de fontes anteriores ao primeiro século CE referem-se a imersões purificadoras. O mais antigo desses - provavelmente datado do século II aC - é A Sabedoria de Ben Sira (34:30), que se refere à imersão depois de tocar um cadáver, e o Livro de Judite, no qual encontramos a heroína imergindo-se em uma primavera no vale de Bethulia (12:7). Nenhuma destas fontes, no entanto, implica que a imersão em corpo inteiro era a prática comum usada para livrar o corpo de uma grande variedade de impurezas rituais.
    Se não me engano, apenas um texto de Qumran especifica a imersão como o método a ser usado para purificação (4QToharot A [4Q274] 2i 4-6):
    [כ]ול נוגע בשכבת הזרע מאדם עד
    כול כלי יטבול והנושא אותו֗
    [יטב]ו֯ל והבגד אשר תהיה עליו
    והכלי אשר ישאנה יטבול [במי]ם֯.
    [O que] entrar em contato com o sêmen, seja uma pessoa ou qualquer recipiente, deve ser imerso; e quem o suportar [imergirá]; e a roupa sobre a qual (o sêmen) é, assim como o receptáculo que a suporta, deve ser imersa [em ág]ua.
    Josefo
    Parece claro que, no primeiro século dC, a imersão tornou-se um prevalente - se não exclusivo - método pelo qual a purificação ritual purificadora era realizada em água. Josefo, por exemplo, parafraseando a exigência Pentateucal de que um homem que se envolve em relações sexuais ou que experimente uma emissão noturna de sêmen deve "lavar-se" (Levítico 15: 16-18; 22: 4-6; Deuteronômio 23:12), escreve que tal homem consegue purificação: "submergindo-se em água fria" (AJ 3: 263).
    No entanto alguns creditam aos Essênios a ideia de que realizavam o ritual do Batismo nas águas aos iniciados, será isto verdade?

    • @heliof7956
      @heliof7956 5 лет назад

      Foram achados locais de batismo por imersão na região dos Essênios, nas cavernas. Isso já está bem consolidado. Jesus não foi um Essênio, conforme David Flusser, especialista no período do Segundo Templo, mas João teve contato com eles e o batismo parece ser sinal disso. A escatologia de João era bastante Essênia.

  • @rto1018
    @rto1018 3 года назад +2

    Quando Jesus recomendou não se jogar as perolas aos porcos, ele estava se referindo aos não-judeus como sendo os porcos ? Isso é opinião de algum teólogo, não é afirmação de historiador. O contexto do discurso de Jesus leva a uma interpretação totalmente diferente.

    • @chicosousa2560
      @chicosousa2560 3 года назад +1

      Quando um historiador começa a interpretar textos ele entra no campo da teologia da opinião pessoal.

  • @rochasilva1784
    @rochasilva1784 4 года назад +2

    Devemos tomar cuidado com o que os apócrifos ou qualquer outra escritura diz a respeito de jesus ou qualquer escritor judeu, visto que Jesus era odiado pela maioria dos judeus, Pois estando jesus em vida fizeram de tudo para que não dessem crédito a ele, e continuam até os dias de hoje aqueles que odeiam a jesus escrevendo livros e fazendo interpretações odiosas para tirarem o crédito a sua divindade.

  • @dirceupereira6261
    @dirceupereira6261 4 года назад +1

    Prof.jonathan, no antigo testamento avia o batismo?

  • @marinacuque5439
    @marinacuque5439 6 лет назад +1

    para que se cumprisse Isaias 53 Jesus fazia milagres.

  • @arlenseneferreira530
    @arlenseneferreira530 5 лет назад +6

    Novo aqui nesse canal, so conteudo profundo, Parabens, muito bom!!!

  • @ronegv2281
    @ronegv2281 5 лет назад +1

    concordo q somente jesus é o unico senhor e unico salvaor e q tbm so existe uma interpretaçao legitima ,pois como poderia Deus ser exclusividade de alguns sendo q ele proprio criou a todos de fato se assim fosse logo nao seria DEUS nem criador nem salvador nem nada ,é bom e saudavel tomar cuidado com as escrituras e com a propria interpretaçao indivudal para nao colocar o proprio DEUS a criterio da razao humana.ELE REALMENTE VEIO MORREU E RESSUSCITOU VIVEU ENTRE NÓ E DEIXOU TESTEMUNHAS OCULARES Q GUARDAM ATE HJ O DEPOSITO DA FÉ

  • @johnnydesouza7609
    @johnnydesouza7609 5 лет назад +1

    Referente ao "somente direcionada aos Judeus" 4:38
    Mas e João 10 v16, qual seria o seu entendimento???
    Obrigado pelos videos e pelas aulas professor!!!

    • @dmssilva3441
      @dmssilva3441 5 лет назад

      Joao 10:16 da a entender que Jesus na quele momento veio para salvar as ( ovelhas perdidas da casa de Israel)
      Porém em outro momento ele viria para salvar essas outras tais ovelhas .
      Mais não se preocupe com isso por que a lenda chamada Jesus é um dos maiores enganos da humanidade, o Jesus histórico foi um homem comum porém depois de sua morte criaram uma lenda em cima dele e hoje muitos enganados o vêem como um deus.
      Isso é idolatria .

    • @heliof7956
      @heliof7956 5 лет назад

      O evangelho de João é , em boa parte, uma peça de ficção, com pouquíssima historicidade.

    • @isabellatoon9024
      @isabellatoon9024 4 года назад

      As outras ovelhas eram os gentios, q foram agregados pelo Cristo ressuscitado através de Paulo .

    • @rodrigojafer
      @rodrigojafer 3 года назад

      ​@@dmssilva3441 ​a verdade é que existe um Caminho a se seguir, e não é Cristo algum ou qualquer outro. É simplesmente, uma estrada onde somente os que são do Caminho, a seguirão. O Caminho de YAH é a Verdade e a Vida. Difícil é o que Caminho que conduz à Vida, poucos encontrarão esse Caminho.

  • @guerrax22
    @guerrax22 6 лет назад +9

    Discordo quanto a pregação totalmente direcionada aos judeus. E quanto a passagem do centurião romano em que ele fala que muitos virão do ocidente e oriente?
    E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,
    E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.
    E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.
    E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.
    Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.
    E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.
    Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;
    E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
    Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou.
    Mateus 8:5-13
    mateus 7 tambem não está se referindo aos gentios.

    • @Stringher7
      @Stringher7 6 лет назад +4

      Amém irmão... Sou católico, mas Deus te guiou ao trazer essas palavras... Explica essa aí ateuzao... E tem outra, Deus foi a casa do cobrador de impostos... e salvou o bandido da cruz, todos judeus???

    • @moaciralves7311
      @moaciralves7311 6 лет назад +1

      Isnard Guerra se esse cinturão tinha tanta autoridade, porquê ele não tirou Jesus da cruz?

    • @dersaorodrigues7595
      @dersaorodrigues7595 6 лет назад +2

      O Professor falou que na bíblia tem alguns acréscimos. Mas além disso tem também interpolação de texto, como na passagem da mulher adúltera. No códex Sinaiticos não possui essa passagem e outras também.

    • @dmssilva3441
      @dmssilva3441 5 лет назад

      Jesus foi um homem comum , não tinha poder algum , não nasceu de virgem e nem era mais filho de Deus que qualquer ser humano, sobre a questão desse centurião romano você deve saber que Roma dominava o mundo na época, é esse centurião é uma das poucas pessoas gentias que viram o homem Jesus, se é que essa" história " é real mesmo , o próprio (Jesus disse ter vindo para as ovelhas perdidas da casa de Israel )!
      Não se tem registro no novo testamento que Jesus tenha saído fora dos termos de Israel depois de adulto( sempre ficou por perto e nunca saio longe dos termos). Mais como eu disse tudo isso é lenda! Só acredita em Jesus como um deus quem não estuda o original hebraico!
      Quem quisse vê esse tal Jesus assim como outros rabis devia se dirigir até o reino de Israel!

    • @lautorecanetasprofissionai8528
      @lautorecanetasprofissionai8528 5 лет назад +1

      @@dmssilva3441 Primeiramente, o novo testamento TODO foi escrito em grego Koiné, logo não existem originais em hebraico.
      Segundo, caso esteja se referindo aos textos do antigo testamento, ou a bíblia hebraica, saiba que já foram localizados pergaminhos que datam de 300 anos antes de Cristo que confirmam todas as referencias utilizadas por Jesus, apóstolos e por todo o novo testamento. Esses são chamados de manuscritos de qumran. Existem referências históricas sobre Jesus escritas por não judeus e outros historiadores dos primeiro séculos.
      Quanto ao vídeo, a maior parte é especulação sobre o que o Professor acredita que tenha acontecido.
      Veja quantas vezes ele utiliza a palavra "provavelmente" em seu discurso.
      O professor tenta a todo momento enquadrar os acontecimentos dentro de sua fé. Utiliza as passagens que lhe convém e ignora as que não afirmam sua tese.

  • @fabiolopes5774
    @fabiolopes5774 6 лет назад +2

    Bom trabalho professor

  • @celiocastrocardoso2216
    @celiocastrocardoso2216 Год назад

    Seus Ensinamentos são fantásticos, Parabéns, gostaria de saber que ano foi lançado esse Filme, O Evangelho Segundo Mateus, Muito Obrigado e muita Paz.

  • @ricardorosselini5054
    @ricardorosselini5054 4 года назад

    Jesus não é histórico. Jesus é o mesias!

  • @lionardobarbosa124
    @lionardobarbosa124 5 лет назад

    Hoje Deus é Deus de Israel? não. Deus é Deus de todos que buscam fazer oque é certo .Jesus é o Deus pai? Não ele tem o espírito de Deus assim também terá aquele que faz a vontade de Deus . Aqui está um segredo revelado em breve Jesus trará de volta o restante do povo de Israel e tirara os seus pecados e todos saberão que ele é o Cristo ...aqueles que viverão na lei serão justificados pela lei .aqueles que viveram crendo que Jesus é o Cristo seram justificados por praticar oque ele ensinou ...ou não leu que Deus e rico em bondade e misericórdia essa é a ( justiça).

  • @ovelhaescolastica
    @ovelhaescolastica 4 года назад

    Por que os eventos do nascimento de Jesus nos evangelhos de Mateus e Lucas são considerados fictícios? E qual o embasamento do Jesus histórico, partindo do ponto que estes eventos registrados nestes livros são fictícios?

    • @BrunoRodrigues-fn9kd
      @BrunoRodrigues-fn9kd 3 года назад

      Ele nasceu de uma virgem, como não é fictício?

    • @ovelhaescolastica
      @ovelhaescolastica 3 года назад

      @@BrunoRodrigues-fn9kd por este ponto de vista, tudo é uma grande ficção.

    • @BrunoRodrigues-fn9kd
      @BrunoRodrigues-fn9kd 3 года назад

      @@ovelhaescolastica Não necessariamente, é preciso separar o joio do trigo

    • @ovelhaescolastica
      @ovelhaescolastica 3 года назад

      @@BrunoRodrigues-fn9kd tá. E quem define o joio e quem define o trigo?
      Seu grau de fé? Suas experiencias de vida? Ou alguem que dita regras?
      Veja bem, pensando pelo seu ponto de vista, ja vamos pela historia inicial de que Deus enviou seu filho em forma de humano para padecer, morrer pelo seu povo e ressuscitar. Não precisaria nem ter nascido de virgem. Esta historia do ponto de vista lógico parece fictício. Para crer, precisa de fé. E no caso da virgem, é da mesma forma.
      Se você acha fictício uma virgem conceber, mas acredita em um Deus q enviou seu filho e Ele ressuscitou, isto tem mais a vê com seu ponto de vista do que com separar joio de trigo. Se uma pessoa usa um documento histórico como evidência para uma tese, ao mesmo tempo o coloca parcialmente como ficção fica muito dificil de dar credibilidade. Ou é ou não é.

    • @BrunoRodrigues-fn9kd
      @BrunoRodrigues-fn9kd 3 года назад

      @@ovelhaescolastica Mas eu não acredito em nada disso, sou agnóstico. O que quis dizer com joio e trigo é que fazendo uma análise crítica do texto é possível ter uma ideia do que provavelmente aconteceu com o Jesus histórico.

  • @jairosoier8540
    @jairosoier8540 6 лет назад +1

    Há algo revelador na dúvida de Maria sobre a lucidez de Jesus. Ela seria a única que não poderia duvidar.

    • @ivanirvasconcellos7754
      @ivanirvasconcellos7754 3 года назад

      ela duvidava porque era judia, e conhecia a lei de Moisés, e não entendia a interpretação completamente diferente de Jesus em relação a lei mosaica,

  • @marionbay3893
    @marionbay3893 4 года назад

    Prof é verdade que o Cristo da nossa epoca nao é o verdadeiro? O Grande Profeta era mais antigo e teria sido morto a pedradas por motivos religiosos?

  • @ESTRELAduoriente
    @ESTRELAduoriente 6 лет назад

    Mt. 23 fala à todos os mestres, sasserdotes, lideres religiosos guias cegos; q ñ entram no Reino eterno do Pai, e nem deixam os pequeninos q querem; entrar! E pq ñ entram? Pq ficam cocheando entre dois Senhores (o Deus das trevas do VT, e o Messias, lei e graça) ñ se decidem, e porisso o Pai está a ponto d vomita-los, são os adoradores da besta q tentam a todo custo tomar o Reino a força, ao inves d entrarem pela porta (O Messias)!
    Abandone esse titulo d mestre irmão, pq essa e a obra dos Nicolaítas q o Pai e o Messias abomina... e vamos anunciar o Evangelho do Reino eterno do Pai e do Filho aos 4 cantos fa Terra, p q se cumpra logo a profecia, e Ele volte logo p estabelecer o sEu Reino d Amor e pas nessa *babiloniasodomita*!!!

  • @gilvansouza6869
    @gilvansouza6869 6 лет назад +1

    Jesus veio para os judeus e eles rejeitam ate hoje

    • @heliof7956
      @heliof7956 5 лет назад

      Como Jesus, inúmeros judeus eram pregadores escatológicos na época do Segundo Templo. Não dava pra considerar todos como messias. João, Jesus, Apolônio, etc.

  • @augustovasconcelosneto6989
    @augustovasconcelosneto6989 4 года назад

    Prof. Jonathan, não sei se lerá esse comentário, mas não é de se supor que Jesus fosse heterodoxo, como aparece em alguns de seus embates com os fariseus ou mesmo nos relatos do Talmud e que de fato ele já era revolucionário e universalista?

  • @KarlosDj_
    @KarlosDj_ 7 лет назад +1

    Passei aqui pelo seu canal e achei muito da hora , e me inscrevi aqui +1
    Também tenho um canal , venha conhecer e se inscrever , obg desde ja sucessos

    • @Jonathan14734
      @Jonathan14734  7 лет назад

      Muito agradecido! ;)
      Sim, vou lá conhecer seu canal também!

  • @ovelhaescolastica
    @ovelhaescolastica 4 года назад +1

    Eu penso que, na situação de Mateus 15:24-26, ele se dirigiu à mulher cananéia com a parábola de que não era conveniente tirar dos filhos e dar aos cães, para a testar diante dos discípulos. Penso eu que, Jesus conhecendo o coração de seus discípulos, eles julgariam suas atitudes em função da sua cultura, porém, com esta situação, Jesus evidenciou para eles que a fé nEle quebrava as fronteiras da lei e da cultura. Algumas evidências existem para este meu pensamento: Jesus se direcionava à mulheres, e pareceu dar importância à elas naquele tempo onde a cultura não favorecia este comportamento. Sua primeira aparição foi para uma mulher. Ele curou no sábado. Ele falou com uma mulher samaritana. Dentre outras situações.
    No caso dos gentios, Jesus desaprovava o comportamento e a maneira de viver. E ele usou como exemplo a não ser seguido. Certamente! O cristianismo também desaprova. Jesus não era contra gentios nem estrangeiros, assim como ele não era contra o pecador. Ele era declaradamente contra o pecado.

    • @elzagoncalves5612
      @elzagoncalves5612 3 года назад +1

      Lô, acho que você disso, o que eu estou tentando dizer a muito tempo, só não sabia com que palavras. Obrigada.

  • @fernandobraz3308
    @fernandobraz3308 5 лет назад +1

    Me perdoe por te perguntar !
    Me diga você crê em Jesus Cristo? Ou você e um ateu?

    • @heliof7956
      @heliof7956 5 лет назад +4

      Há pessoas que não crêem na divindade de Jesus e que não são ateus. Não existe somente cristianismo ou nada. Há inúmeras outras denominações religiosas. E a religião de Jesus era o judaísmo, não era o cristianismo, que foi criado depois de sua morte.

    • @wrk4737
      @wrk4737 4 года назад

      Ele e agnóstico

  • @pnsouza09
    @pnsouza09 3 года назад

    Vídeo muiiiito enviesado, o rapaz deve ser judeu ou ter inclinações.

    • @alessandrohenrique9419
      @alessandrohenrique9419 3 года назад

      Errou feio .ele é agnóstico ,e totalmente imparcial nas suas aulas

    • @pnsouza09
      @pnsouza09 3 года назад

      @@alessandrohenrique9419Sobre ter inclinações eu não errei.

    • @ideias-legais
      @ideias-legais 3 года назад

      @@pnsouza09 todo mundo tem inclinações, ninguém é totalmente imparcial.

  • @BETHOUHURU
    @BETHOUHURU 5 лет назад +2

    DISCORDO EM PARTES!!!

  • @bezerra8115
    @bezerra8115 5 лет назад

    Se existiu porque ele é citado em fontes não cristãs. São citados apenas a presença de cristãos.

  • @micaelfreire5896
    @micaelfreire5896 4 года назад +1

    muito bom...

  • @isabellatoon9024
    @isabellatoon9024 4 года назад

    Pq João Batista pregava dizendo q deveria ser batizado para perdão dos pecados ?

  • @joseraimundomelofilho6396
    @joseraimundomelofilho6396 7 лет назад +2

    Antes nos escolhemos Barrabás. Hoje nos defende Pilatos. Kkkkkkk Tamos junto. Bom trabalho em desvendar essa farsa judaica e os cristãos de Paulo.

    • @Jonathan14734
      @Jonathan14734  7 лет назад +1

      Muito agradecido Zeetetica Dogmatica!
      Abraços!

    • @bless390
      @bless390 6 лет назад

      é mais facil acreditar que Barrabás é melhor do que Yeshua, e que condenar um homem, apenas porque afirmou que iria derribar o templo e erguer em 3 dias, é mais digestivo, e menos problema de consciencia, do que reconhecer em Yeshua o Mashiach prometido, sucessos Yehudim

  • @neomatrixxcodificado3159
    @neomatrixxcodificado3159 6 лет назад

    Essa. Página do Facebook neo matrix 007. É. Top. Muito Bacana

  • @fabioribeiro5279
    @fabioribeiro5279 4 года назад

    Xenófobo, e não chauvinista

  • @nuremberguemauricio3184
    @nuremberguemauricio3184 4 года назад +1

    Desculpe mas essa observação está muito equivocada, se for olhar segundo esse mentalidade sua sobre não admitir judeus como que ele mostra a Graça a mulher samaritana? Como que determina aos discípulos pregarem sobre as boas novas ao mundo ? E se esse acréscimo é posterior, que ganho os apóstolos tiveram em fazer isso ? Só receberam perseguição e morte como pagamento ? Sua lógica, desculpe professor mas está muito equivocada sua observação. E quero deixar uma observação aqui, existe uma grande diferença entre indícios e querer criar indícios pra fomentar o que eu não quero crer e aí fica a dica pra essas fábulas sem fundamentos. Fizeram exatamente isso com Estevam, aconselho escutar o testemunho de Estevam em Atos, lá ele, um judeu assim como muitos seguidores de Jesus da uma aula desde Gênesis até Jesus e os grandes Judeus fazem o que sempre fizeram de melhor, matar aqueles enviados da parte de Deus como muitos profetas estão aí pra provar, é bem assim quando alguém ouve o que não quer, se usa da violência e fui isso que os Judeus sempre fizeram pra, sustentar a sua crença.

    • @luciosoares2510
      @luciosoares2510 4 года назад +1

      Com relação a judeus matarem quem viria da parte de Deus, vc está generalizando; se observar os profetas eram verdadeiros desafiadores da autoridade quer judaicas, quer de outras nações! Autoridades judaicas tinham temor e fugiam presença deles, já autoridades estrangeiras observavam como afronta, por isso castigo e perseguição a pregação desafiadora, vá dizer a um rei que ele está errado! E os convertidos da época, eram convertidos para um judcaico-cristianismo como buscadores do caminho; a graça só vem para as nações após Paulo. O restante pergunte a patristica!

  • @mariahvr
    @mariahvr 4 года назад +1

    Gostaria de lhe fazer uma pergunta: Você é Judeu??

  • @aprendercapoeiraemcasaarte2676
    @aprendercapoeiraemcasaarte2676 4 года назад

    Não sabia que Jesus falava hebraico e aramaico e seu nome já era portuguêzado,eu achava que Jesus significa porco.

  • @rsantosinf010203
    @rsantosinf010203 5 лет назад +2

    Eu ainda fico com Paulo do que Pedro e Tiago.
    A concelho de Jesus em Lucas 24:44-45 creio que Paulo foi o único dos apóstolos que entendeu o "ATE QUE TUDO SE CUMPRA" E A apartar daí todas as profecias de Isaías fazem sentido que cai o "i" e o "til" da lei.
    Como diz Isaías 28 foi justamente pelo povo de outra línguas que Jesus Cristo foi reconhecido como sendo o descanso de alma e não os ritos de mandamentos e regras pelas quais o judaísmo mentirosamente tentam se esconder dito por Isaías 28:13-18 "debaixo de mentiras".
    Ou seja Paulo foi o único a receber do próprio Cristo essa realidade profética em que Cristo seria a pedra rejeitada que seria a mesma em que os judeus tropeçariam e cairiam enlaçados de erros e enganos por ainda estarem no regras mandamentos um pouco aqui um pouco ali.
    fizemos acordo; quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque pusemos a mentira por nosso refúgio, e debaixo da falsidade nos escondemos.
    Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não será enganado.
    E regrarei o juízo pela linha, e a justiça pelo prumo, e a saraiva varrerá o refúgio da mentira, e as águas cobrirão o esconderijo.
    E a vossa aliança com a morte se anulará; e o vosso acordo com o inferno não subsistirá; e, quando o dilúvio do açoite passar, então sereis por ele pisados.
    Isaías 28:15-18
    Paulo foi o único que entendeu isso.
    A mensagem de Cristo sem lei mas tendo o testemunho da lei e dos profetas.

    • @IsacBorgert
      @IsacBorgert 4 года назад +1

      Paulo nem era apostolo cara, já parei de ler logo ali, Paulo nem conheceu Jesus, ele só ouviu vozes e dizia ser de quem ele quisesse.

    • @gerusagocalves7277
      @gerusagocalves7277 Год назад

      @@IsacBorgert só nas palavras de fé e amor e atitudes de Paulo da pra entender que seu testemunho foi real o homem estava disposto a morrer por aquilo q ele viu e experimentou.

  • @conhecendoasescriturassand9941
    @conhecendoasescriturassand9941 6 лет назад

    a santa ceia é algo que vem do protestante e do catolicismo mais de Paulo não

  • @washingtonkingston3047
    @washingtonkingston3047 6 лет назад +1

    professor.. E quando ele conversa com aquela mulher samaritana. ele não teve nenhum preconceito?

    • @rafaelluz5181
      @rafaelluz5181 6 лет назад +1

      Washington Kingston, Jesus certa vez disse "vim para os perdidos da casa de Israel."
      Samaria era a capital de Israel, que no tempo era o reino do norte, e Judá era o reino do sul, logo a mulher samaritana também era da linhagem de Jacó... Eram todos irmãos...
      Forte abraço :)

    • @andr3lz
      @andr3lz 4 года назад

      @@rafaelluz5181 na verdade os samaritanos era tratados como os gentios, mesmo que fossem israelitas. O próprio Jesus evitou a Samaria diversas vezes e aconselhou seus discípulos a fazê-lo. Em certa passagem ele é perseguido por um samaritana aos gritos, e Jesus seguiu a tradição de ignorar os samaritanos. Porém quando resolveu falar com ela e viu que ela pedia um milagre dele, Jesus perguntou se não seria errado tirar a comida dos filhos para dar aos cachorros (animais impuros que representavam de forma alegórica os não judeus). O que se seguiu no diálogo não foi uma demonstração de misericórdia de Jesus pela samaritana, mas de humilhação aos judeus, por ela, a samaritana, ter demonstrado mais fé a Deus que os próprios judeus. Jesus em momento algum criticou ou ensinou o descumprimento da tradição contra os não judeus. Aliás, Jesus se referia aos não judeus como porcos também, dentro da alegoria de usar animais impuros para representar os não judeus. A passagem que diz que não se deve dar pérolas aos porcos trata exatamente sobre passar o ensinamento recebido pelos discípulos de Jesus a um não judeu. Essa representação dos não judeus com porcos e cachorros se confirma ainda mais através da visão de Pedro descrito em Atos, que tratou sobre a aceitação de não judeus na Igreja.

    • @rafaelluz5181
      @rafaelluz5181 4 года назад +1

      @@andr3lz na passagem da mulher que vai atrás de Yeshua ela era siro-fenicia...

    • @elzagoncalves5612
      @elzagoncalves5612 3 года назад

      @@rafaelluz5181 você conhece, é isso mesmo.

  • @ariehalexandre7854
    @ariehalexandre7854 5 лет назад

    Porque dizem que que Jesus foi crucificado, quando o texto original usou a palavra estaca ou madeiro se referindo a um único madeiro em que Yeshua foi executado?

    • @ivanirvasconcellos7754
      @ivanirvasconcellos7754 3 года назад

      a palavra para estaca era "stauros" que pode significar tanto uma estaca como uma cruz, o mastro dos navios em forma de cruz era chamado de "stauros", se Jesus fosse crucificado em uma única estaca morreria em uma hora em média, mas como aguentou por 6 horas é evidente que foi crucificado em uma cruz em forma de "T", pois a inscrição segundo o evangelho foi pregado logo acima de sua cabeça, evidenciando que estava de braços abertos