🌱 Apostilas digitais, sorteios, participação na série Professor Responde e muito mais --> goo.gl/xNJpAk 🏬 Apostilas impressas, canecas e camisetas exclusivas do canal --> goo.gl/bcxirT
Como professor creio que devia estudar mais sobre este assunto que é bastante grave visto que afeta milhões de pessoas. Podemos afirmar sim que não é demônio na conjuntura da palavra, mas sabe-se muito bem das magias satânicas feitas por magos negros. Agora você falar que pobre é sujestionavel, a ter comportamento desse, você realmente não sabe o que fala. Pobre só trabalha não tem tempo pra um merda dessa. Vai estudar Professor tu tá deixando a desejar.
@@silviafreitas7278 Em partes ele tem razão 70% dos casos é emocional/psicológico mesmo, mas aconselho o sr @prof. Jonathan Matthies a ir ver na prática por si só, num centro de candomblé/umbanda séria, ai quando a entidade falar coisas pessoais e especificas de sua vida pessoal, se vai falar se é algo da vida de uma pessoa que nunca te viu. Ps. nem tudo estão nos livros meus caros.
@@silviafreitas7278 ele quis dizer :" Meu povo sofre por falta de conhecimento". Ou seja o pobre é mais sujestionável do que o rico. Olhe os templos e igrejas cheios de pessoas abastecendo essa exploração da fé de pessoas, digo eu a MAIORIA são sim pobres que deixam seus dízimos e ofertas e depositam seus sonhos para que outros realizem os próprios, as indulgências ou melhor COBRANÇAS para receber bênçãos vem junto com AMEAÇAS, se você não fizer o que as igrejas anunciam estará fadada ao fracasso, perda da salvação é a punição do inferno com o diabo e seus anjos no lago de fogo e enxofre. Se você estudar um pouquinho as religiões católicas e evangélicas notará que são irmãs e são norteadas pelo Novo Testamento que tem todos os direitos autorais é a própria igreja Católica. Eles manipularam a história, mataram, perseguiram e ainda nos dias de hoje ameaçam seus fiéis mas bem sorrateiras com aparência de bondade, mas no fundo a mesma intenção TER, SER E PODER, ostentando Papas, padres, PASTORES, etc....e por aí vai. Mas CARIDADE mesmo é o mínimo. O medo ainda é a rédea que conduz os pobres coitados que tentam barganhar o "céu" e se livrar de seus " diabos de estimação". Que o ETERNO te ilumine e abra os teus olhos para a VERDADE DELE.
Durante a adolescência comecei a frequentar umas celebrações da igreja carismática. Eles criam um clima de fragilização dos participantes. O ritmo frenético da fala, as repetições, os cantos, tudo contribui para fragilizar. Eles também sugestionam as pessoas a chorarem. Estava ficando depressiva e parei de frequentar. Um amigo meu chegou a participar de reuniões em que as pessoas falavam em 'línguas' e se abalou a ponto de surtar. Falam muito no diabo, também. Operam pelo medo, pela ameaça do castigo e do sofrimento. Mexem com a cabeça das pessoas. Sinto muito pela confusão que causam na cabeça das pessoas.
Graça e paz, prezada Raquel Rocha! Ainda quem que, pela graça e misericórdia do nosso Eterno Criador em sua vida, vc libertou-se do espírito do engano religioso (ideologia diabólica que escraviza e controla as massas), através de técnicas de hipnose, induções psicológicas sugestivas e falsidade ideológica. Abraço fraterno,
Eu tbm frequentei tais lugares, e eles chegaram até mesmo a conseguir me hipnotizar e eu caí no chão, ou seja, "repousei no espírito" que é como eles chamam. A última vez que fui num lugar desse, eu já estava completamente lúcida e já havia tido minhas próprias conclusões a respeito do que faziam. Eles tentaram fortemente orar sobre mim, vários deles se revezando, e eu não caía. Enquanto eles ficavam "orando em línguas" eu não participava, ficava de longe observando. Eles perceberam isso, e ficaram me olhando o tempo todo. Alguns até vieram se desculpar comigo no final. Impressionante a grande farsa!
Me lembrei naquele quadro do Padre Quevedo no Fantástico que ele foi encontrar com um suposto endemoniado e ele começou a falar em latim e o cara não entendeu patavina nenhuma.
Há poucos dias, bem por acaso e sem esperar, caí num vídeo de seu canal. Gostei e explorei. Posso agora afirmar que foi um dos melhores acasos e uma das melhores decisões que me ocorreram nos últimos anos! A seriedade e a sensibilidade com que você trata assuntos tão delicados para tanta gente, esclarecendo tudo que aborda de forma tão límpida são algo no mínimo inspirador! Parabéns pelo seu trabalho e pela qualidade de seu conteúdo compartilhado!
Muito boa a forma que abordou o assunto. Contudo, muito embora 98% dos casos tratem-se de distúrbios psicológicos ou psiquiátricos, 2% apresentam condições inexplicáveis. A primeira é a alteração das propriedades físico-químicas do ambiente. Cheiros desagradáveis como enxofre, sem nenhuma fonte presente. Sensação de escuridão no ambiente mesmo com luzes ligadas e janelas abertas. Sensação de opressão (que afeta a todos os presentes). E, é claro, força incompatível com o biotipo do suposto possuído. Todos esses eventos ocorrendo simultaneamente são raros, mas já presenciei umas duas vezes. Uma vez que a suposta entidade é repelida, instantaneamente todos os efeitos descritos desaparecem. No início, imaginei que o cheiro pudesse ser algum tipo de substância capaz de alterar a consciência situacional do momento, permitindo o direcionamento da percepção dos presentes. No entanto, a busca detalhada não revelou nada que pudesse dissipar qualquer substância no ambiente afetado. Os dois casos não tinham qualquer relação entre si (nem mesmo pessoas ou religião). As vítimas não apresentavam quadro depressivo ou distúrbios dissociativos. Também não faziam uso de narcóticos ou psicotrópicos. Espero que algum dia você possa presenciar um evento desses. Ver dois homens fortes (bombeiros) com mais 90kg cada tentando segurar uma idosa de no máximo 60kg e não conseguirem, é no mínimo interessante. É de deixar qualquer ateu no mínimo curioso.
Já tive ciência disto e de muito mais; eu próprio tive experiênci@ s0br3natur**(escrevendo em códigos, pois o RUclips não publica, eu não sei porquê) de presenciar um jogo de chav3s sendo esmurr@d0 fortemente na porta de meu apartamento. Isto porque estava tendo d1scussão com minha ex mulher, q era ligada ao es0t3rism0. Eu era novo, 22 anos, saudável, sã, e praticante de esportes. Foi numa tarde de domingo. Entidad3 não é criação da mente, são reais, há interferências no nosso cosmo. Aquele dia deixou bem claro isto para mim.
Rafael, duas coisas: minha irmã caçula (hj com 50 e poucos anos) na adolescência foi tida com epilepsia (minha era), mas ela nunca teve um ataque epiléptico. Meu pai (que era enfermeiro) nunca a levou em um psiquiatra. Mais tarde, na escola, após alguns casos que ela agredia colegas, meu pai a tirou da escola. Eu tinha 18 anos, ela 16. Falei ao meu pai que seria pior e, de fato, ela só foi piorando. Aos 23 anos eu saí de casa devido a faculdade ser em outra cidade. Quando retornei, percebi novamente que minha irmã piorou, dizia que ouvia vozes. Eu, já mais experiente na vida, levei ela ao padre que era oficialmente (pela igreja) exorcista. Ele conversou com ela e me disse: " o problema é da mente dela. Precisa ir ao psiquiatra". Eu a levei e sendo acompanhada e medicada (apenas remédios anticonvulsivantes) ela melhorou bastante. Se fosse na Idade Antiga ela seria "diagnosticada" como estando possuída (como conta a Bíblia), porém naquela época não se tinha conhecimento da medicina, como bem disse o professor. Eu acredito que Jesus expulsou o "demônio" de um epiléptico, mas tbm penso que as pessoas da época não entenderiam se ele explicasse a doença. A outra questão é que tbm já vi uma mãe levantar um portão de ferro duas (ou mais) vezes pesado para salvar o filho que seria esmagado. Eu mesma já passei por experiência semelhante há pouco tempo (tenho 64 anos) e ao perguntar para a psiquiatra ela explicou e mostrou o quanto nossa adrenalina aumenta diante do perigo. A outra questão é que realmente o padre Quevedo ( já citado aqui nos comentários) é formado e professor universitário de parapsicologia, ou seja ele já provou que diversos eventos ( tidos como possessão), na verdade são oriundos de nossa mente. Ele citou (na época) vários casos de, por exemplo, adolescentes que interferiam mentalmente nas luzes, objetos e até mesmo na mente das pessoas. Segundo ele são fenômenos parapsicológicos, ou seja, estão além do que a psicologia e a psiquiatria conhecem. Outra pessoa que prova o quanto nosso cérebro é poderoso é o neurocientista brasileiro, reconhecido mundialmente pelo que já desvendou de nosso cérebro (criado por Deus, eu creio). Ele se chama Dr. Miguel Nicolelis. Tem entrevistas dele em vários canais (sérios) do RUclips. Conheci esses vídeos meio no acaso, há poucos meses, e agora assisto a todos porque é impressionante as evoluções no estudo do cérebro, que ele conseguiu por exemplo para criar próteses robóticas que já fazem pessoas paraplégicas andar. Dá uma pesquisada no RUclips. Eu fiquei mais que impressionada porque sou daquelas que desconfio muito de tantos falsos especialistas. Mas claro, nunca se sabe, então eu faço minhas orações diárias.
Sou grato as suas aulas. Sempre muito bem explicadas e sua posição neutra é algo muito positivo. Esse tema é muito complexo, pois envolve muito da fé de cada indivíduo. Parabéns pela posição neutra é a forma como expôs suas explicações.
Exepcional, imparcial, respeitoso. Parabéns pelo cuidado ao lidar com assuntos tão delicados. Assim como mencionou essas crenças tem milhares de anos e mesmo agora com a ciência que temos explicando 99% dos casos não sinto em você o ar de deboche encontrados em muitos canais sérios e científicos por ai. Sem falar na preocupação pelo sofrimento real e avassalador pelo qual essas pessoas passam. Obrigado sábio professor.
Padre Quevedo foi um parapsicologo além de outras atividades que ele exercia, e o padre Quevedo negava a ação do demônio no mundo, embora ele acreditasse que os demônios existem. Enfim, há uma série de argumentos que ele sempre usava, científicos, filosóficos, teológicos, psicológicos, parapsicologicos pra provar que não existe a AÇÃO DO DEMÔNIO no mundo, embora como já havia dito, ELE ACREDITASSE NA EXISTÊNCIA.
Sem dúvidas! Este livro, do Prof. Dr. Pe. Óscar Quevedo, S.J., é uma verdadeira bibliografia mundial sobre o assunto. Perguntaram a ele: "Padre Quevedo, o senhor não acredita no demônio?" E ele respondeu: "Nem eu e nem ninguém que tenha estudado o tema". Como ele próprio dizia: "Os demônios somos nós!"
Muito bem explicado exatamente isso , várias manifestações da própria mente humana , que sabemos que existe , mas ainda não entendemos profundamente como ela funciona .
Boa colocação, onde até mesmo se sentindo sensibilizada, a pessoa pode ser também persuadida a entrar em uma estado alterado de mente ou hipnose! O que normalmente é visto em algumas religiões evangélicas, e no meu ponto de vista é tido como a doutrina do medo também
Negativo , existe sim , pessoas extremamente auto sugestivas . Por outro lado sim , há casos de possessões . Quem nunca presenciou o fato pode até refutar por não haver presenciado , já quem presenciou sabe muito bem do que eu falo .
A ideia de tentar explicar a possessão demoniaca através da ciência é meio manca, pois a fé em si não busca compreensão científica. A fé em si é o ato de acreditar no sobrenatural e acreditar que o sobrenatural age na sua vida. Assim sendo, a religião em si trata de dar uma resposta que a ciência não consegue dar, logo, se alguém tem fé ele esta apto a aceitar as explicações sobrenaturais, sobre os fatos da vida e logo fica evidente que ao acreditar em Deus, principalmente o Deus cristão, que é em sua plenitude bondoso e amoroso, portanto incapaz de fazer o mal, fica obvia a existência do mal, que por oposição a Deus, tem por objetivo fazer o mal. Acredito que haja a manifestação de Deus, a história biblica conta diversas passagens em que Deus entrou em contato direto com os humanos e assim também acredito que o Satanás também possa se manifestar nos humanos, na minha visão a manifestação do Espírito Santo em nós existe e como Deus é justo, deve haver a possibilidade de demônios também se manifestarem em humanos. Não da forma impositiva como nos filmes, pois violaria o livre arbítrio, mas por aceitação, assim como é com o espírito santo.
Fico Honrado em Receber Sua Presença, na Forma destes Videos Tão Esclarecedores, Sinto nestas Abordagens, Profundo Respeito Pela História Humana... Sem Distinções Clássicas, O Professor Esclarece de Modo Prático Dúvidas Seculares com Relação à Crenças e Re Ligações Históricas... Estejamos em Serenidade com a Verdade... E Sempre Receptivos Ao Novo... Agradeço a Você Por Estar Presente... Grande Abraço!
Eu tenho epilepsia desde 2009. Minhas primeiras crises foram muito graves e difíceis, mas agora meu neurologista encontrou uma medicação adequada. Minha esposa, que é psicóloga, entende perfeitamente do que se trata, mas não sei quanto a outros familiares e amigos. Uma tia minha ao menos já disse que eu um "endemoniado".
Óptimo video ! O Sr. Tem grande conhecimento na área psiquiátrica! Explica tudo com sabedoria de forma a que todos entendam. Todas essas manifestações demoníacas, não passam de fingimen e egocentrismo.
Shalom moré Jonathan poderia ter falado nesse mesmo tema sobre o dibuk e como na era medieval era comum o exorcismo praticado por alguns Rabinos e parabéns pelo tema Shalom
Parabéns prof. Conheci seu canal há pouco tempo e estou adorando. Sobre esse tema, sugiro trazer a visão do Espiritismo e das demais religiões espiritualistas. Abc.
Olá, seu Jonathan! Desde que descobri o seu canal, tenho, na medida do possível, acompanhado seus vídeos. Seu raciocínio é sempre fundamentado, coerente e, como dito por outros inscritos, o parecer é normalmente, imparcial. Parabéns! Entretanto, hoje, resolvi não só assistir ao vídeo e curtir, mas também deixar um comentário, para dizer o seguinte quanto ao que foi exposto. Primeiramente, dizer que gostei muito das observações que fez quanto, aos filtros que podem ser utilizados, para separar possessão demoníaca de problemas psiquiátricos e/ou emocionais, bem como de ter trazido à tona informações referentes à crença em possessão demoníaca em religiosos diferentes do cristianismo. Entretanto, fiquei reticente para anuir com seu parecer, quando foi mencionado que os relatos de possessão demoníaca e de seu consequente exorcismo, narrados no Novo Testamento, devem ser vistos, não como possessão mas, sim, como uma interpretação dos povos da época e lugar das mazelas que sobrevinham à vida de uma pessoa. Note que na sua explicação, um dos pontos que servem de filtro para identificar uma real possessão é a pessoa possuída ter força sobrehumana e revelar conhecimento que está muito além da condição cultural dela. E esses dois aspectos estão presentes, na narrativa, do endemoniado gadareno, conforme relato nos evangelhos de Lucas e de Marcos. Não podemos deixar de mencionar o relato de Mc 9.14-27, de um garoto que penosamente sofria, há muito tempo. Nos dois casos, a possessão é claramente identificada. De mais a mais, custa-me acreditar que, por mais que o contexto da época e do lugar fosse de muita limitação quanto ao conhecimento, Jesus não tivesse como distinguir o que era e o que não era possessão e que era leviano atribuírem a ele, até por não cristãos, o adjetivo de exorcista por excelência. E, Data maxima vênia, soa muito simplista sugerir que todo caso de possessão demoníaca (inclusive os que aparecem no Novo Testamento) se restringe a mero problema psiquiátrico.
Professor, comecei a seguir seu canal agora em 2021. Gosto muito do conteúdo e parabenizo pelo conteúdo abordado nesse vídeo. Como psicólogo clínico me admiro pela destreza em descrever possíveis explicações psicológicas para o tema possessão. Abraços.
So verdades nesse video. Eu fui catolico carismático e tradicional e confirmo o que foi dito, não há essas histerias no ambiente tradicional apenas no ramo carismático, pentecostal. Essa história de força sobrehumana já ouvi dizerem também. Mas sabemos que o corpo tem seus mistérios, o medo faz com que as pessoas façam coisas que geralmente não são possíveis.
Exato. Basta sair de ambientes religiosos com costumes ainda tribais que envolvem práticas de feitiçaria e curandeirismo, como nos cultos afro e do baixo cristianismo, e somem os demônios. O mesmo se diga para outras religiões. No fundo são pessoas em transe expressando suas misérias emocionais. E nos cultos pentecostais o q n falta é gente miserável em vários sentidos.
Realmente não acredito neste tipo de possessão como o senhor relator, mas acredito que de alguma forma de existe o mal como existe o bem, de alguma forma somos influenciados a escolhermos um lado. Obrigado professor 👍🙏
A questão também é que NUNCA será possível provar o espiritual. Pois SE considerarmos e SE for realmente verdade que o espiritual é COMPLETAMENTE distinto da matéria, como poderíamos PROVAR que essas coisas realmente existem? Do ponto vista humano (técnico e científico)só podemos ficar com a explicação da psiquiatria ou de qualquer outra ciência que possa lançar luz sobre a questão. Porém a verdade científica não abarca a totalidade do real. A ciência constitui-se numa forma de conhecimento, assim como também a Filosofia, a Arte e a Religião que são outras formas do saber humano. E elas também a meu ver não esgotam tudo o que podemos e devemos aprender. O vídeo foi muito bom. Parabéns!
Não queira comparar a ciência com Artes né meu filho.A filosofia como discurso é excelente mas ela não é tão prática assim .Peça a um filósofo para discutir sobre as bruxas e feitiços e Peça a um médico para falar sobre problemas do coração e verás qual dos dois terá mais impacto na sua vida.
Vc diz que NUNCA será provado o espiritual, mas admite a Filosofia, a Arte e a Religião como fontes do saber humano. Vc acredita mesmo que essas fontes abordam a máterialidade da vida?
@@adailsantos1462 Todas elas(ciência, Arte e filosofia) são úteis. Quanto ao ser "mais útil" e ter "mais aplicação" aí depende do problema que a pessoa tem. Não se cura dor de cabeça com algum problema filosófico. Vc vai precisar de um médico, remédios, tratamento...etc. Mas pensar grandes questões sobre a ética e a vida necessariamente demandam uma o que uma aspirina trará. Mas é claro a própria ciência que criou a aspirina, nasceu da especulação filosófica. E a Arte sempre foi necessária pois leva a reflexão, a apreciação do belo etc, coisas que desde que o ser humano existe sempre foram a ele necessárias como a História nos mostra. Um abraço.
@@RobertoCarlos0647 A filosofia não precisa se prender a necessidade de provar o espiritual. Por isso ela pode pensar as questões tanto materiais quanto espirituais. Mas o que é esse "espiritual"? É apenas o desdobramento de processos bioquímicos? Ou algo mais? Se esse "algo mais" for o que realmente é completamente à parte do material, então como provar a existência disso cientificamente? Eis a pergunta.
Demônios segundo as escrituras hebraicas refere-se aos seres mitológicos q tem existência somente na mente dos adoradores . São objetos de adoração q retratavam os deuses destes adoradores.
Excelente explicação professor q Deus continue lhe usando todos seus vídeos q eu já vir são extremamente edificante, tenho problemas psicológicos e vc tem contado toda minha Vida principalmente neste vídeo seu q Deus o abençoe.
Se esqueceu de dizer, sobre acontecimentos oculto, na vida de pessoas. E alguns acontecimentos futuros. Alguma pessoa possuída consegue saber sobre a vida de pessoas que ela não conhecem, e consegue dzr de forma cínica a vida oculta de alguem, com uma riqueza de detalhes.
Pode ser fingimento também. Vi o podcast de uma detetive particular contando o caso de uma mulher descoberta em traição. O marido, um pastor, tinha a prova da traição e a unica saída que a esposa achou foi fingir estar "com a pomba-gira" rs rs
Professor assisto praticamente todos os seus vídeos, e o conteúdo é excelente. O senhor tb não pode descartar o teatro que é usado para ludibriar as pessoas
Certo dia eu e mais duas pessoas fomos atender o pedido de uma mulher que dizia estar seu marido possesso por um demônio, está mulher e seu marido não eram frequentadores de nenhuma igreja, segundo ela ele já estava nestas condições a dois dias, ela relatou também que várias pessoas já teriam ido em sua casa, mas quando as pessoas não eram espancada pelo marido dela, saiam com fortes dores em algumas regiões do corpo, Ao entrarmos na casa desta mulher indo ao seu quarto lá estava seu marido sem camisa e com uma agulha espetada no ombro ele tomava distância e se jogava contra a parede de seu quarto fazendo isto repetidas vezes, Com uma voz muito grossa e sombria ao nos ver disse ( o que vocês estão fazendo aqui, não adianta me expulsar eu não vou sair, ele é meu ). Ao expulsar o espírito daquele homem ele logo adormeceu, retornei a noite com o pastor a casa daquele casal, o homem estava acordado mas de cama pois reclamava de fortes dores no corpo como se tivesse apanhado por vários dias e não sabia o que avia acontecido, enquanto conversávamos com ele encima do telhado de sua casa fazia um barulho como que se jogassem varia pedras ora de cima para baixo ora de baixo para cima, sai para ver se alguém estava fazendo aquilo mas ao sair Não avia ninguém do lado de fora. Eu sou testemunha que isto realmente aconteceu.
Vi uma garota supostamente possuída com uma força sobre humana, três homens tentando segurara-la na rede, um deles muito zangado dizia que aquilo era falta de porrada e deu uns três socos na cara dela pra tentar desmaia-la e acabar com o teatro, não funcionou e também não fez ferimento no rosto dela, ela ria e escarnecia deles. Não sei se foi patologia, introjeção religiosa ou alguma coisa que talvez a ciência explique, mas foi bizarro. Na minha opinião, acho que era falta de homem porque ela começou a namorar e desde da última vez que tive notícias dela a manifestação não mais ocorreu.
Professor parabéns que lindo estudo Deus ti abençoe apesar de você ser ateu i eu ti respeito você e muito inteligente i acrescenta muito em minha vida espiritual
PARABÉNS PROFESSOR, ABORBOU O ASSUNTO C MUITA SERIEDADE E RESPEITO PRINCIPAL INCLINANDO A CIÊNCIA. OS MOTIVOS Q LEVA UMA PESSOA AO DELÍRIO SUPOSTA POSSESSÃO TEM SEMPRE UMA ORIGEM, OS MOTIVOS APRESENTADOS EM SUA NARRATIVA, CONDIÇÃO FINANCEIRA RUIM, EMOCIONAL DESEQUILIBRADO. CONSIDERO RARÍSSIMO UMA POSSESSÃO E SIM AJUDA PSIQUIATRICA E PSICOLÓGICA.🙃🙃🙃
Uuufff...Que alivio. Já estava pensado que sou histérica por xingar meu marido, mas tô me policiando, falei há uns 15 dias atrás que serei uma nova mulher. Mudei cor e corte de cabelos e estou firme no proposito de não mais me irritar. Hoje mesmo quando, respondi não a pergunta das moças da saúde, quanto se eu tinha algum problema psiquiátrico, ele murmurou: " Não mesmo? ". Me ardi, mas nem olhei. Depois as sós, lógico que apelei para toda espiritualidade do bem, rsrs... e, conversei mantendo equilíbrio, rsrs... Glória Deus...
@@luisclaudio4026😊 Saudações 🤗 Seu comentário me fez retornar e ler o que escrevi, há 2 anos. Graças a NSJC 🙏 mudei sim, estou sempre vigilante em estar em paz, manter a harmonia e serenidade. Não me envolver em emoções de baixo astral. É muito bom a gente compreender as fraquezas ou ignorância dos outros. 💜🤍🩵
Embora eu seja Cristão protestante, acredito na salvação em Cristo Jesus, porém, sou cético em determinados assuntos e possessão demoníaca era uma delas até passar por algumas situações até dentro de meu lar. Em uma dessas situações uma pessoa muito próxima de mim apresentou um comportamento estranho. Quando ela estava passando pelo o processo de "libertação" apresentou uma força fora do comum sendo necessário várias pessoas para segurar e em alguns momentos ela falava de coisas que ela mesma não sabia. Eu sabia, porém, ela não. Não me importa se acreditam no meu relato, passei por isso algumas vezes dentro do meu lar. Eu digo, existe possessão demoníaca sim. A ciência não pode explicar tudo ela é limitada existem coisas que está além da compreensão humana. Dava pra relatar com muitos mais detalhes mas ficaria muito grande.
@@escatologiadescomplicada7822 Justamente eles por não acreditarem em tais coisas procuram explicações racionais para tudo, mal sabem eles que existem coisas que estão alem da nossa compreensão racional.
Eu quando era pré adolescente cismava que sofria com perseguição espiritual tive esses fenômenos do tipo histeria e esquizofrenia. Tinha algumas manifestações q me tirava da realidade sentia pânico e fobia, passava muto mal e depois do nada me acalmava. Então fui procurar ajuda em Centro espírita me taxaram como espirita e so depois de uns 10 anos no espiritismo larquei tudo e fui p uma igreja evangélica e fiz comparação e vi q nao passava de tecnicas de hipnoses e faziam as pessoas a ficarem estéricas. As manifestações e eram as mesmas do candomblé e nas igrejas. Entao fui p uma Batista a qual nao tinha manifestações mas passei a desconfiar do evangelho se Jesus realmemte existe ou se foi inventado ao longo dos séculos!!!! Passei a estudar mais o Torá p eu poder compreender fatos existentes na minha vida ! Atualmente nao to mais em igreja nenhuma e me sinto bem !!!!
Prezada Wilma, primeiramente temos de reconhecer todas as dificuldades da sua lonha jornada e muito sofrimento, em busca de respostas. Entretanto, você ficou 10 anos no espiritismo e só chegou a conclusão que era espirita? Eu tive esta dúvida, já que há variantes espiritualistas, Kardecistas, de origem africana e por aí vai. Conforme for, estas escolhas são determinantes para obter as respostas.
Prof!! Vc poderia fazer um video sobre os relatos de invocacoes evocacoes e possessoes q a biblia apresenta ou outras fontes como os escritos de salomao etc. Como sempre suas palavras engrandecem nossa alma!!!
PARABÉNS PROFESSOR É BEM ASSIM. MESMO DIANTE DE UMA POSSESSÃO AINDA É QUESTIONÁVEL TRATAR SE DE UM QUEM ESTÁ NO COMANDO DE TAL SITUAÇÃO EXISTE HIPÓTESES A CONSIDERAR. QUANTO A ESTÁS MANIFESTAÇÕES CONFESSO JÁ TER VISTO CASOS QUE A PESSOA POSSESSA ELA ENQUANTO ESTAVA NAQUELE MOMENTO DEMOSTROU TER HABILIDADES QUE EU SEI NÃO EXISTIR NA PESSOA POSSESSA, ALÉM DE PROFERIR PALAVRAS DE ORDEM ESPIRITUAL.
Me lembro quando criança; os adultos falavam de monstro que vagavam a noite. Historia somente para me assustar e mesmo assim quando ficava pensando nas histórias começava sentir arrepios, assustar com coisa simples e as vezes ate imaginar esses monstros. Ou seja, a mente capaz de efeitos psico-fisicos em nosso corpo,
Assunto delicado e misterioso. Neste mundo, não duvido daquilo q não vejo rsrs porque na hora do medo ou desespero recorremos aos Poderes de Deus para nossa proteção 🤷🏻♀️
Muito interessante! Penso ser a possessão demoníaca, senão algum problema psiquiátrico, trata-se de algum tipo de auto sugestão. Há um filme sobre possessão demoníaca no judaísmo, chamado "Alma Perdida", com o ator Gary Oldman. Já nos filmes "A Entidade", e "A Entidade 2", há a ocorrência de um demônio de origens suméria. Todos bastante interessantes!
Concordo com vc na ideia que muitos exorcismos não levianos... Mas quando vc esta orando por alguém e objetos começam a levitar e a ser atirado na sua direção vc não vai ter dúvidas do que está vendo...
Olá.professor parabéns pelo seu trabalho estou sempre acompanhando os seus vídeos gostaria de lhe sugerir q fizesse um vídeo falando sobre o espiritismo
Muito bom bastante conhecimento sobre o assunto! !! Concordo vc analisa bem !sem apelo religioso, abordou todos os aspetos do assunto !parabéns temos que ter pessoas analisando assim sem apelos .
Jonathan, Gostaria que você postasse um vídeo sobre a Trindade ou sobre o Ruach Hakodesh, ou sobre a morte na visão Cristã vs Judaica antiga com e sem a influência Helenista.
Eu já assisti um vídeo de um analfabeto e pobre "estar possuído", aí um cara "que se dizia pastor" perguntou quem era que tava nele, aí respondeu: "é o liucifeu" aí todos deram gargalhada do cara que sofria de histeria, psicose...
Há um relato antigo de que um certo líder religioso (um pastor) foi convidado a ir num terreiro de umbanda. Quem o convidou via na igreja submisso ao pastor, aquilo que na umbanda faz seus portadores submissos. Daí o pastor foi, e sabe o que aconteceu? O "pai de santo" invocava as entidades, mas elas não desciam nele nem a pau. Daí elas pediram que retirasse o pastor dali para então elas descerem no "pai de santo". A psiquiatria está cheio de casos extremos que ela admite que não é de ordem natural, mas esta parte, as pessoas se calam.
Com certeza não era do pastor. É do que atuava no pastor. Ainda hoje acontece COM PASTORES SINCEROS. Não estes que pregam $$$ mas os que vivem a Palavra e se santificam.
Se o professor acredita ou não ótimo vídeo Professor 👏👏 Na Renovação Carismática Católica sempre celebram Missa de cura e libertação e aí muitas vezes a possessão se manifestam . É bem colocado o que pode ser problema psiquiatria e não demoníaca .Existe pessoas que diz o Demônio não existir assim como dizem o inferno não existir . Mas é direto de todos acreditar ou duvida . Eu acredito que tudo isso existe. Boa explicação Professor , valeu !!!!!!
Não podemos duvidar da existência do mal,existe sim Porém as religiões gostam mesmo de induzir as pessoas a acreditarem que estão possuídas. Parabéns, professor vc é excelente
Estou descobrindo seus vídeos agora e estou apreciando muito; tenho a Bíblia de Jerusalém e a parte que chama a minha atenção é a que contem os textos de rodapé. Apareci neste mundo em um berço extremamente católico, contudo acabei evoluindo para o agnosticismo; não quero chegar ao ateísmo, para não criar barreiras para outras considerações; com relação ao assunto do vídeo, se considerarmos a existência de uma matéria invisível ou algo próximo dela (cordas vibrando de forma diferente - "teoria das cordas") que possa abrigar a consciência depois da morte, podemos, quem sabe, explicar aqueles dez por cento remanescentes; se a mente de um hipnotizador pode influenciar outra mente, com muito mais propriedade, uma consciência que não possui um corpo físico poderá dominar a mente de uma pessoa sensível.
Assunto bastante espinhoso e polêmico no meio teológico cristão. Dependendo da vertente do Cristianismo rende respostas desde: o sim e nós os expulsamos dos possuídos até não, pois Jesus com seu sacrifício nos deixou longe das garras do diabo. Mas enfim, foi muito bom ver esse vídeo. Obrigado pela aula, Professor Jonathan.
Jonathan. Vc é excelente. Com relação a explicação da psiquiatria p a possessão demoníaca é necessário entender os mecanismos da mediunidade e das obsessões. A possessão é classificada como a obsessão mais grave. Em brevíssimo resumo, a doença psiquiátrica tanto pode ter uma raiz patológica qto uma raiz espiritual. Não há como abordar esse assunto sem recorrer a Kardec. Seria o mesmo q estudar o antigo testamento sem estudar a Torah. Ah. Embora eu tenha entendido o fundamento da suas listas eu respeitosamente discordo. A sujeição à influência espiritual está ligada unicamente a autoridade moral e à vida ética da pessoa. Uma lavadeira analfabeta com 5 filhos p cuidar e q se esforça p viver honestamente é muito mais resistente q um empresário. A parábola do óbulo da viúva deixou bem claro isso. A passagem do jovem endemoniado onde Jesus recomenda jejum e oração Tb elucida a questão sobre as defesas contra o mundo espiritual. Por fim, a recomendação do Mestre ao dizer "vá e não peques mais p não q te suceda algo pior" o Mestre não disse, vá e seja um empresário etc. "Vá e seja fiel a Deus"
Chic, muito bom mesmo, eu já fui um exorcista da igreja universal e depois de observar muito reparava que o problema que a pessoa tinha era mais sério, mas na época ainda não tinha conhecimento e também não podia ajudar, Shalom shavua tov.
🌱 Apostilas digitais, sorteios, participação na série Professor Responde e muito mais --> goo.gl/xNJpAk
🏬 Apostilas impressas, canecas e camisetas exclusivas do canal --> goo.gl/bcxirT
Como professor creio que devia estudar mais sobre este assunto que é bastante grave visto que afeta milhões de pessoas. Podemos afirmar sim que não é demônio na conjuntura da palavra, mas sabe-se muito bem das magias satânicas feitas por magos negros. Agora você falar que pobre é sujestionavel, a ter comportamento desse, você realmente não sabe o que fala. Pobre só trabalha não tem tempo pra um merda dessa. Vai estudar Professor tu tá deixando a desejar.
@@silviafreitas7278 Em partes ele tem razão 70% dos casos é emocional/psicológico mesmo, mas aconselho o sr @prof. Jonathan Matthies a ir ver na prática por si só, num centro de candomblé/umbanda séria, ai quando a entidade falar coisas pessoais e especificas de sua vida pessoal, se vai falar se é algo da vida de uma pessoa que nunca te viu. Ps. nem tudo estão nos livros meus caros.
@@silviafreitas7278 fudeu
@@silviafreitas7278 ele quis dizer :" Meu povo sofre por falta de conhecimento". Ou seja o pobre é mais sujestionável do que o rico. Olhe os templos e igrejas cheios de pessoas abastecendo essa exploração da fé de pessoas, digo eu a MAIORIA são sim pobres que deixam seus dízimos e ofertas e depositam seus sonhos para que outros realizem os próprios, as indulgências ou melhor COBRANÇAS para receber bênçãos vem junto com AMEAÇAS, se você não fizer o que as igrejas anunciam estará fadada ao fracasso, perda da salvação é a punição do inferno com o diabo e seus anjos no lago de fogo e enxofre.
Se você estudar um pouquinho as religiões católicas e evangélicas notará que são irmãs e são norteadas pelo Novo Testamento que tem todos os direitos autorais é a própria igreja Católica. Eles manipularam a história, mataram, perseguiram e ainda nos dias de hoje ameaçam seus fiéis mas bem sorrateiras com aparência de bondade, mas no fundo a mesma intenção TER, SER E PODER, ostentando Papas, padres, PASTORES, etc....e por aí vai. Mas CARIDADE mesmo é o mínimo. O medo ainda é a rédea que conduz os pobres coitados que tentam barganhar o "céu" e se livrar de seus " diabos de estimação".
Que o ETERNO te ilumine e abra os teus olhos para a VERDADE DELE.
Vc é ateu? não vejo nenhum conteúdo relacionado a fé no seu canal
Durante a adolescência comecei a frequentar umas celebrações da igreja carismática. Eles criam um clima de fragilização dos participantes. O ritmo frenético da fala, as repetições, os cantos, tudo contribui para fragilizar. Eles também sugestionam as pessoas a chorarem. Estava ficando depressiva e parei de frequentar. Um amigo meu chegou a participar de reuniões em que as pessoas falavam em 'línguas' e se abalou a ponto de surtar. Falam muito no diabo, também. Operam pelo medo, pela ameaça do castigo e do sofrimento. Mexem com a cabeça das pessoas. Sinto muito pela confusão que causam na cabeça das pessoas.
Graça e paz, prezada Raquel Rocha!
Ainda quem que, pela graça e misericórdia do nosso Eterno Criador em sua vida, vc libertou-se do espírito do engano religioso (ideologia diabólica que escraviza e controla as massas), através de técnicas de hipnose, induções psicológicas sugestivas e falsidade ideológica.
Abraço fraterno,
Eu tbm frequentei tais lugares, e eles chegaram até mesmo a conseguir me hipnotizar e eu caí no chão, ou seja, "repousei no espírito" que é como eles chamam. A última vez que fui num lugar desse, eu já estava completamente lúcida e já havia tido minhas próprias conclusões a respeito do que faziam. Eles tentaram fortemente orar sobre mim, vários deles se revezando, e eu não caía. Enquanto eles ficavam "orando em línguas" eu não participava, ficava de longe observando. Eles perceberam isso, e ficaram me olhando o tempo todo. Alguns até vieram se desculpar comigo no final. Impressionante a grande farsa!
@@luzdaescuridao tu estavas manifesta?
Muito comum nas denominações pentecostais e neopentecostais também
A tal religião PRISÃO aprisiona as mentes
Me lembrei naquele quadro do Padre Quevedo no Fantástico que ele foi encontrar com um suposto endemoniado e ele começou a falar em latim e o cara não entendeu patavina nenhuma.
Issus non eqxisten!!! Kkkk cada coisinha q a tv aberta mostra.... deusquetemelivre!!!!
Acredito na explicação do professor.
Há poucos dias, bem por acaso e sem esperar, caí num vídeo de seu canal. Gostei e explorei.
Posso agora afirmar que foi um dos melhores acasos e uma das melhores decisões que me ocorreram nos últimos anos! A seriedade e a sensibilidade com que você trata assuntos tão delicados para tanta gente, esclarecendo tudo que aborda de forma tão límpida são algo no mínimo inspirador!
Parabéns pelo seu trabalho e pela qualidade de seu conteúdo compartilhado!
Trabalho bastante árduo de pesquisas, estudos e elaboração do video. Reconheço o esforço. Parabéns!
Muito boa a forma que abordou o assunto. Contudo, muito embora 98% dos casos tratem-se de distúrbios psicológicos ou psiquiátricos, 2% apresentam condições inexplicáveis. A primeira é a alteração das propriedades físico-químicas do ambiente. Cheiros desagradáveis como enxofre, sem nenhuma fonte presente. Sensação de escuridão no ambiente mesmo com luzes ligadas e janelas abertas. Sensação de opressão (que afeta a todos os presentes). E, é claro, força incompatível com o biotipo do suposto possuído. Todos esses eventos ocorrendo simultaneamente são raros, mas já presenciei umas duas vezes. Uma vez que a suposta entidade é repelida, instantaneamente todos os efeitos descritos desaparecem. No início, imaginei que o cheiro pudesse ser algum tipo de substância capaz de alterar a consciência situacional do momento, permitindo o direcionamento da percepção dos presentes. No entanto, a busca detalhada não revelou nada que pudesse dissipar qualquer substância no ambiente afetado. Os dois casos não tinham qualquer relação entre si (nem mesmo pessoas ou religião). As vítimas não apresentavam quadro depressivo ou distúrbios dissociativos. Também não faziam uso de narcóticos ou psicotrópicos. Espero que algum dia você possa presenciar um evento desses. Ver dois homens fortes (bombeiros) com mais 90kg cada tentando segurar uma idosa de no máximo 60kg e não conseguirem, é no mínimo interessante. É de deixar qualquer ateu no mínimo curioso.
Já tive ciência disto e de muito mais; eu próprio tive experiênci@ s0br3natur**(escrevendo em códigos, pois o RUclips não publica, eu não sei porquê) de presenciar um jogo de chav3s sendo esmurr@d0 fortemente na porta de meu apartamento. Isto porque estava tendo d1scussão com minha ex mulher, q era ligada ao es0t3rism0. Eu era novo, 22 anos, saudável, sã, e praticante de esportes. Foi numa tarde de domingo.
Entidad3 não é criação da mente, são reais, há interferências no nosso cosmo. Aquele dia deixou bem claro isto para mim.
Rafael, duas coisas:
minha irmã caçula (hj com 50 e poucos anos) na adolescência foi tida com epilepsia (minha era), mas ela nunca teve um ataque epiléptico. Meu pai (que era enfermeiro) nunca a levou em um psiquiatra. Mais tarde, na escola, após alguns casos que ela agredia colegas, meu pai a tirou da escola. Eu tinha 18 anos, ela 16. Falei ao meu pai que seria pior e, de fato, ela só foi piorando.
Aos 23 anos eu saí de casa devido a faculdade ser em outra cidade. Quando retornei, percebi novamente que minha irmã piorou, dizia que ouvia vozes. Eu, já mais experiente na vida, levei ela ao padre que era oficialmente (pela igreja) exorcista. Ele conversou com ela e me disse: " o problema é da mente dela. Precisa ir ao psiquiatra". Eu a levei e sendo acompanhada e medicada (apenas remédios anticonvulsivantes) ela melhorou bastante. Se fosse na Idade Antiga ela seria "diagnosticada" como estando possuída (como conta a Bíblia), porém naquela época não se tinha conhecimento da medicina, como bem disse o professor. Eu acredito que Jesus expulsou o "demônio" de um epiléptico, mas tbm penso que as pessoas da época não entenderiam se ele explicasse a doença.
A outra questão é que tbm já vi uma mãe levantar um portão de ferro duas (ou mais) vezes pesado para salvar o filho que seria esmagado. Eu mesma já passei por experiência semelhante há pouco tempo (tenho 64 anos) e ao perguntar para a psiquiatra ela explicou e mostrou o quanto nossa adrenalina aumenta diante do perigo.
A outra questão é que realmente o padre Quevedo ( já citado aqui nos comentários) é formado e professor universitário de parapsicologia, ou seja ele já provou que diversos eventos ( tidos como possessão), na verdade são oriundos de nossa mente. Ele citou (na época) vários casos de, por exemplo, adolescentes que interferiam mentalmente nas luzes, objetos e até mesmo na mente das pessoas. Segundo ele são fenômenos parapsicológicos, ou seja, estão além do que a psicologia e a psiquiatria conhecem. Outra pessoa que prova o quanto nosso cérebro é poderoso é o neurocientista brasileiro, reconhecido mundialmente pelo que já desvendou de nosso cérebro (criado por Deus, eu creio). Ele se chama Dr. Miguel Nicolelis. Tem entrevistas dele em vários canais (sérios) do RUclips. Conheci esses vídeos meio no acaso, há poucos meses, e agora assisto a todos porque é impressionante as evoluções no estudo do cérebro, que ele conseguiu por exemplo para criar próteses robóticas que já fazem pessoas paraplégicas andar. Dá uma pesquisada no RUclips. Eu fiquei mais que impressionada porque sou daquelas que desconfio muito de tantos falsos especialistas. Mas claro, nunca se sabe, então eu faço minhas orações diárias.
Vídeo de verdadeira utilidade pública!!!
Sou grato as suas aulas. Sempre muito bem explicadas e sua posição neutra é algo muito positivo. Esse tema é muito complexo, pois envolve muito da fé de cada indivíduo. Parabéns pela posição neutra é a forma como expôs suas explicações.
Exepcional, imparcial, respeitoso.
Parabéns pelo cuidado ao lidar com assuntos tão delicados.
Assim como mencionou essas crenças tem milhares de anos e mesmo agora com a ciência que temos explicando 99% dos casos não sinto em você o ar de deboche encontrados em muitos canais sérios e científicos por ai.
Sem falar na preocupação pelo sofrimento real e avassalador pelo qual essas
pessoas passam.
Obrigado sábio professor.
Já um tema bastante sensível que só vc poderia tratar com tamanho respeito: Os fenômenos espíritas do medium Chico Xavier. É um tema que me intriga
Na minha opinião, o melhor compêndio sobre o assunto é o livro "Antes que os demônios voltem", do Pe Quevedo.
Fiquei curiosa...valeu pela dica😉
Concordo plenamente com você
Padre Quevedo foi um parapsicologo além de outras atividades que ele exercia, e o padre Quevedo negava a ação do demônio no mundo, embora ele acreditasse que os demônios existem. Enfim, há uma série de argumentos que ele sempre usava, científicos, filosóficos, teológicos, psicológicos, parapsicologicos pra provar que não existe a AÇÃO DO DEMÔNIO no mundo, embora como já havia dito, ELE ACREDITASSE NA EXISTÊNCIA.
Sem dúvidas! Este livro, do Prof. Dr. Pe. Óscar Quevedo, S.J., é uma verdadeira bibliografia mundial sobre o assunto.
Perguntaram a ele:
"Padre Quevedo, o senhor não acredita no demônio?"
E ele respondeu:
"Nem eu e nem ninguém que tenha estudado o tema".
Como ele próprio dizia: "Os demônios somos nós!"
@@NathanGabriel1704 "demônios non eczistem!"
Muito bem explicado exatamente isso , várias manifestações da própria mente humana , que sabemos que existe , mas ainda não entendemos profundamente como ela funciona .
Tbm existe o processo de sugestão psicológica, onde a pessoa abalada emocionalmente, fica suscetível a este tipo de coisa.
Boa colocação, onde até mesmo se sentindo sensibilizada, a pessoa pode ser também persuadida a entrar em uma estado alterado de mente ou hipnose! O que normalmente é visto em algumas religiões evangélicas, e no meu ponto de vista é tido como a doutrina do medo também
Vdd !!!!
Negativo , existe sim , pessoas extremamente auto sugestivas . Por outro lado sim , há casos de possessões . Quem nunca presenciou o fato pode até refutar por não haver presenciado , já quem presenciou sabe muito bem do que eu falo .
A ideia de tentar explicar a possessão demoniaca através da ciência é meio manca, pois a fé em si não busca compreensão científica. A fé em si é o ato de acreditar no sobrenatural e acreditar que o sobrenatural age na sua vida. Assim sendo, a religião em si trata de dar uma resposta que a ciência não consegue dar, logo, se alguém tem fé ele esta apto a aceitar as explicações sobrenaturais, sobre os fatos da vida e logo fica evidente que ao acreditar em Deus, principalmente o Deus cristão, que é em sua plenitude bondoso e amoroso, portanto incapaz de fazer o mal, fica obvia a existência do mal, que por oposição a Deus, tem por objetivo fazer o mal. Acredito que haja a manifestação de Deus, a história biblica conta diversas passagens em que Deus entrou em contato direto com os humanos e assim também acredito que o Satanás também possa se manifestar nos humanos, na minha visão a manifestação do Espírito Santo em nós existe e como Deus é justo, deve haver a possibilidade de demônios também se manifestarem em humanos. Não da forma impositiva como nos filmes, pois violaria o livre arbítrio, mas por aceitação, assim como é com o espírito santo.
@@diogosouza4968 diabo satanás não existe amigo
Mais uma excelente aula, professor, coerência e simplicidade, só não entende quem não quer. Amooo seus vídeos.
Fico Honrado em Receber Sua Presença, na Forma destes Videos Tão Esclarecedores, Sinto nestas Abordagens, Profundo Respeito Pela História Humana... Sem Distinções Clássicas, O Professor Esclarece de Modo Prático Dúvidas Seculares com Relação à Crenças e Re Ligações Históricas... Estejamos em Serenidade com a Verdade... E Sempre Receptivos Ao Novo... Agradeço a Você Por Estar Presente... Grande Abraço!
Eu tenho epilepsia desde 2009. Minhas primeiras crises foram muito graves e difíceis, mas agora meu neurologista encontrou uma medicação adequada. Minha esposa, que é psicóloga, entende perfeitamente do que se trata, mas não sei quanto a outros familiares e amigos. Uma tia minha ao menos já disse que eu um "endemoniado".
Fantástico prof.!!!
Gosto da sua clareza mental, coerência, e conhecimento da história humana. Perfeito! 🙌
Óptimo video ! O Sr. Tem grande conhecimento na área psiquiátrica! Explica tudo com sabedoria de forma a que todos entendam. Todas essas manifestações demoníacas, não passam de fingimen e egocentrismo.
Muito bom professor!!
Desejaria que vc participasse em uma situação dessa...
Apesar do seu bom conhecimento teórico, creio que você mudaria de idéia.
Shalom moré Jonathan poderia ter falado nesse mesmo tema sobre o dibuk e como na era medieval era comum o exorcismo praticado por alguns Rabinos e parabéns pelo tema Shalom
Parabéns prof. Conheci seu canal há pouco tempo e estou adorando. Sobre esse tema, sugiro trazer a visão do Espiritismo e das demais religiões espiritualistas. Abc.
Olá, seu Jonathan!
Desde que descobri o seu canal, tenho, na medida do possível, acompanhado seus vídeos. Seu raciocínio é sempre fundamentado, coerente e, como dito por outros inscritos, o parecer é normalmente, imparcial. Parabéns!
Entretanto, hoje, resolvi não só assistir ao vídeo e curtir, mas também deixar um comentário, para dizer o seguinte quanto ao que foi exposto. Primeiramente, dizer que gostei muito das observações que fez quanto, aos filtros que podem ser utilizados, para separar possessão demoníaca de problemas psiquiátricos e/ou emocionais, bem como de ter trazido à tona informações referentes à crença em possessão demoníaca em religiosos diferentes do cristianismo.
Entretanto, fiquei reticente para anuir com seu parecer, quando foi mencionado que os relatos de possessão demoníaca e de seu consequente exorcismo, narrados no Novo Testamento, devem ser vistos, não como possessão mas, sim, como uma interpretação dos povos da época e lugar das mazelas que sobrevinham à vida de uma pessoa. Note que na sua explicação, um dos pontos que servem de filtro para identificar uma real possessão é a pessoa possuída ter força sobrehumana e revelar conhecimento que está muito além da condição cultural dela. E esses dois aspectos estão presentes, na narrativa, do endemoniado gadareno, conforme relato nos evangelhos de Lucas e de Marcos. Não podemos deixar de mencionar o relato de Mc 9.14-27, de um garoto que penosamente sofria, há muito tempo. Nos dois casos, a possessão é claramente identificada. De mais a mais, custa-me acreditar que, por mais que o contexto da época e do lugar fosse de muita limitação quanto ao conhecimento, Jesus não tivesse como distinguir o que era e o que não era possessão e que era leviano atribuírem a ele, até por não cristãos, o adjetivo de exorcista por excelência. E, Data maxima vênia, soa muito simplista sugerir que todo caso de possessão demoníaca (inclusive os que aparecem no Novo Testamento) se restringe a mero problema psiquiátrico.
Me inscrevi no canal várias vezes, verifique porque creio que estão nos descrevendo automaticamente.
Parabéns, excelente estudo! Grata por compartilhar. Abraço cordial
Professor, comecei a seguir seu canal agora em 2021. Gosto muito do conteúdo e parabenizo pelo conteúdo abordado nesse vídeo. Como psicólogo clínico me admiro pela destreza em descrever possíveis explicações psicológicas para o tema possessão. Abraços.
So verdades nesse video. Eu fui catolico carismático e tradicional e confirmo o que foi dito, não há essas histerias no ambiente tradicional apenas no ramo carismático, pentecostal. Essa história de força sobrehumana já ouvi dizerem também. Mas sabemos que o corpo tem seus mistérios, o medo faz com que as pessoas façam coisas que geralmente não são possíveis.
Exato. Basta sair de ambientes religiosos com costumes ainda tribais que envolvem práticas de feitiçaria e curandeirismo, como nos cultos afro e do baixo cristianismo, e somem os demônios. O mesmo se diga para outras religiões. No fundo são pessoas em transe expressando suas misérias emocionais. E nos cultos pentecostais o q n falta é gente miserável em vários sentidos.
Realmente não acredito neste tipo de possessão como o senhor relator, mas acredito que de alguma forma de existe o mal como existe o bem, de alguma forma somos influenciados a escolhermos um lado. Obrigado professor 👍🙏
Adorei ê isso mesmo muito bom estas revelacoès. Mim tirou um peso da cabeça. Saber que essas coisas não existem.
A questão também é que NUNCA será possível provar o espiritual. Pois SE considerarmos e SE for realmente verdade que o espiritual é COMPLETAMENTE distinto da matéria, como poderíamos PROVAR que essas coisas realmente existem? Do ponto vista humano (técnico e científico)só podemos ficar com a explicação da psiquiatria ou de qualquer outra ciência que possa lançar luz sobre a questão. Porém a verdade científica não abarca a totalidade do real. A ciência constitui-se numa forma de conhecimento, assim como também a Filosofia, a Arte e a Religião que são outras formas do saber humano. E elas também a meu ver não esgotam tudo o que podemos e devemos aprender. O vídeo foi muito bom. Parabéns!
Não queira comparar a ciência com Artes né meu filho.A filosofia como discurso é excelente mas ela não é tão prática assim .Peça a um filósofo para discutir sobre as bruxas e feitiços e Peça a um médico para falar sobre problemas do coração e verás qual dos dois terá mais impacto na sua vida.
Vc diz que NUNCA será provado o espiritual, mas admite a Filosofia, a Arte e a Religião como fontes do saber humano. Vc acredita mesmo que essas fontes abordam a máterialidade da vida?
@@adailsantos1462 Todas elas(ciência, Arte e filosofia) são úteis. Quanto ao ser "mais útil" e ter "mais aplicação" aí depende do problema que a pessoa tem. Não se cura dor de cabeça com algum problema filosófico. Vc vai precisar de um médico, remédios, tratamento...etc. Mas pensar grandes questões sobre a ética e a vida necessariamente demandam uma o que uma aspirina trará. Mas é claro a própria ciência que criou a aspirina, nasceu da especulação filosófica. E a Arte sempre foi necessária pois leva a reflexão, a apreciação do belo etc, coisas que desde que o ser humano existe sempre foram a ele necessárias como a História nos mostra. Um abraço.
@@RobertoCarlos0647 A filosofia não precisa se prender a necessidade de provar o espiritual. Por isso ela pode pensar as questões tanto materiais quanto espirituais. Mas o que é esse "espiritual"? É apenas o desdobramento de processos bioquímicos? Ou algo mais? Se esse "algo mais" for o que realmente é completamente à parte do material, então como provar a existência disso cientificamente? Eis a pergunta.
Demônios segundo as escrituras hebraicas refere-se aos seres mitológicos q tem existência somente na mente dos adoradores . São objetos de adoração q retratavam os deuses destes adoradores.
Muito bom ver pessoas com a mente aberta nos comentários, dispostos a buscar tal conhecimento sem laços doutrinais, apenas de modo racional.
Excelente explicação professor q Deus continue lhe usando todos seus vídeos q eu já vir são extremamente edificante, tenho problemas psicológicos e vc tem contado toda minha Vida principalmente neste vídeo seu q Deus o abençoe.
Gostei e agradeço. Admiro sua honestidade e coerêhcia, professor
Aprendo a cada dia com o professor, e me libertei do meu medo.
Se esqueceu de dizer, sobre acontecimentos oculto, na vida de pessoas. E alguns acontecimentos futuros. Alguma pessoa possuída consegue saber sobre a vida de pessoas que ela não conhecem, e consegue dzr de forma cínica a vida oculta de alguem, com uma riqueza de detalhes.
Vddd
Pode ser fingimento também. Vi o podcast de uma detetive particular contando o caso de uma mulher descoberta em traição. O marido, um pastor, tinha a prova da traição e a unica saída que a esposa achou foi fingir estar "com a pomba-gira" rs rs
Professor assisto praticamente todos os seus vídeos, e o conteúdo é excelente. O senhor tb não pode descartar o teatro que é usado para ludibriar as pessoas
Certo dia eu e mais duas pessoas fomos atender o pedido de uma mulher que dizia estar seu marido possesso por um demônio, está mulher e seu marido não eram frequentadores de nenhuma igreja, segundo ela ele já estava nestas condições a dois dias, ela relatou também que várias pessoas já teriam ido em sua casa, mas quando as pessoas não eram espancada pelo marido dela, saiam com fortes dores em algumas regiões do corpo, Ao entrarmos na casa desta mulher indo ao seu quarto lá estava seu marido sem camisa e com uma agulha espetada no ombro ele tomava distância e se jogava contra a parede de seu quarto fazendo isto repetidas vezes, Com uma voz muito grossa e sombria ao nos ver disse ( o que vocês estão fazendo aqui, não adianta me expulsar eu não vou sair, ele é meu ). Ao expulsar o espírito daquele homem ele logo adormeceu, retornei a noite com o pastor a casa daquele casal, o homem estava acordado mas de cama pois reclamava de fortes dores no corpo como se tivesse apanhado por vários dias e não sabia o que avia acontecido, enquanto conversávamos com ele encima do telhado de sua casa fazia um barulho como que se jogassem varia pedras ora de cima para baixo ora de baixo para cima, sai para ver se alguém estava fazendo aquilo mas ao sair
Não avia ninguém do lado de fora.
Eu sou testemunha que isto realmente aconteceu.
*EU JÁ VI MUITAS PESSOAS ENDEMONIADAS*
*A POSSESSÃO DEMONÍACA É REAL*
Muito bom professor, sou evangélica gosto muito dos seus ensinamentos.
Vi uma garota supostamente possuída com uma força sobre humana, três homens tentando segurara-la na rede, um deles muito zangado dizia que aquilo era falta de porrada e deu uns três socos na cara dela pra tentar desmaia-la e acabar com o teatro, não funcionou e também não fez ferimento no rosto dela, ela ria e escarnecia deles. Não sei se foi patologia, introjeção religiosa ou alguma coisa que talvez a ciência explique, mas foi bizarro. Na minha opinião, acho que era falta de homem porque ela começou a namorar e desde da última vez que tive notícias dela a manifestação não mais ocorreu.
Isso costumava ser diagnosticado por Freud como um caso de histeria... desequilíbrio nervoso por falta de afecto, sexo e auto-estima.
não era falta de homem, era manifestação demoníaca mesmo, coisa que não se resolve com a força do braço e sim com o nome de Jesus. fica na paz
Professor parabéns que lindo estudo Deus ti abençoe apesar de você ser ateu i eu ti respeito você e muito inteligente i acrescenta muito em minha vida espiritual
O professor é muito elegante.
Usa das palavras para contornar a realidade; gente doente da cabeça.
PARABÉNS PROFESSOR, ABORBOU O ASSUNTO C MUITA SERIEDADE E RESPEITO PRINCIPAL INCLINANDO A CIÊNCIA. OS MOTIVOS Q LEVA UMA PESSOA AO DELÍRIO SUPOSTA POSSESSÃO TEM SEMPRE UMA ORIGEM, OS MOTIVOS APRESENTADOS EM SUA NARRATIVA, CONDIÇÃO FINANCEIRA RUIM, EMOCIONAL DESEQUILIBRADO. CONSIDERO RARÍSSIMO UMA POSSESSÃO E SIM AJUDA PSIQUIATRICA E PSICOLÓGICA.🙃🙃🙃
Obrigado pelo vídeo. Estava precisando 👍👍👍👍💪💪
Parabéns professor gostei muito dessa explicação.....
Uuufff...Que alivio. Já estava pensado que sou histérica por xingar meu marido, mas tô me policiando, falei há uns 15 dias atrás que serei uma nova mulher. Mudei cor e corte de cabelos e estou firme no proposito de não mais me irritar. Hoje mesmo quando, respondi não a pergunta das moças da saúde, quanto se eu tinha algum problema psiquiátrico, ele murmurou: " Não mesmo? ". Me ardi, mas nem olhei. Depois as sós, lógico que apelei para toda espiritualidade do bem, rsrs... e, conversei mantendo equilíbrio, rsrs... Glória Deus...
@zenaideseles5349 está de parabéns em querer mudar. Que você se torne melhor a cada dia. Eu também tenho trabalhado para melhorar a cada dia.
@@luisclaudio4026😊 Saudações 🤗 Seu comentário me fez retornar e ler o que escrevi, há 2 anos. Graças a NSJC 🙏 mudei sim, estou sempre vigilante em estar em paz, manter a harmonia e serenidade. Não me envolver em emoções de baixo astral. É muito bom a gente compreender as fraquezas ou ignorância dos outros. 💜🤍🩵
@zenaideseles5349 ter empatia nos torna mais pacientes e compreensivos. Que Deus lhe dê saúde e sabedoria para viver bem.
@@luisclaudio4026 Amém 🙏 A vc tbm 🙌🤗
bom, creio eu que são pessoas que estão em momentos de fragilidade emocional, e ficam suscetíveis a certas manipulações seja ela positiva ou negativa.
Parabéns pelo canal e obrigado por elevar o conhecimento humano sobre questões tão polêmicas.
Vish! Me enquadrei na lista de propensão a sugestões!
Embora eu seja Cristão protestante, acredito na salvação em Cristo Jesus, porém, sou cético em determinados assuntos e possessão demoníaca era uma delas até passar por algumas situações até dentro de meu lar. Em uma dessas situações uma pessoa muito próxima de mim apresentou um comportamento estranho. Quando ela estava passando pelo o processo de "libertação" apresentou uma força fora do comum sendo necessário várias pessoas para segurar e em alguns momentos ela falava de coisas que ela mesma não sabia. Eu sabia, porém, ela não. Não me importa se acreditam no meu relato, passei por isso algumas vezes dentro do meu lar. Eu digo, existe possessão demoníaca sim. A ciência não pode explicar tudo ela é limitada existem coisas que está além da compreensão humana. Dava pra relatar com muitos mais detalhes mas ficaria muito grande.
Olá.
@@vanessadias7279 Oi
Eu acredito amigo. Passei por experiências de possessão aqui na minha casa, não tem como acreditar que é apenas psicológico.
@@escatologiadescomplicada7822 Justamente eles por não acreditarem em tais coisas procuram explicações racionais para tudo, mal sabem eles que existem coisas que estão alem da nossa compreensão racional.
@@lucksousa6296 O Diabo quer que todo mundo acredite que ele não exista pois assim fica fácil para ele agir.
Eu quando era pré adolescente cismava que sofria com perseguição espiritual tive esses fenômenos do tipo histeria e esquizofrenia. Tinha algumas manifestações q me tirava da realidade sentia pânico e fobia, passava muto mal e depois do nada me acalmava. Então fui procurar ajuda em Centro espírita me taxaram como espirita e so depois de uns 10 anos no espiritismo larquei tudo e fui p uma igreja evangélica e fiz comparação e vi q nao passava de tecnicas de hipnoses e faziam as pessoas a ficarem estéricas. As manifestações e eram as mesmas do candomblé e nas igrejas. Entao fui p uma Batista a qual nao tinha manifestações mas passei a desconfiar do evangelho se Jesus realmemte existe ou se foi inventado ao longo dos séculos!!!! Passei a estudar mais o Torá p eu poder compreender fatos existentes na minha vida ! Atualmente nao to mais em igreja nenhuma e me sinto bem !!!!
Prezada Wilma, primeiramente temos de reconhecer todas as dificuldades da sua lonha jornada e muito sofrimento, em busca de respostas. Entretanto, você ficou 10 anos no espiritismo e só chegou a conclusão que era espirita? Eu tive esta dúvida, já que há variantes espiritualistas, Kardecistas, de origem africana e por aí vai. Conforme for, estas escolhas são determinantes para obter as respostas.
@@soy731 evangelho da graça é gratuito desde a fundação do mundo por Cristo nas escrituras, só ir com o coração aberto que Jesus salva e liberta!
@@michellima6069 Não.
@@kelvellinnery2406 não o que?
@@michellima6069 Não
Prof!! Vc poderia fazer um video sobre os relatos de invocacoes evocacoes e possessoes q a biblia apresenta ou outras fontes como os escritos de salomao etc. Como sempre suas palavras engrandecem nossa alma!!!
Parabensì vc è muito intelligente e fala d 1 modo simples...moro ma italia e vedo todos os deus videos!! Buona giornata
magnifico . Esclarecedor. Parabéns,professor.
PARABÉNS PROFESSOR É BEM ASSIM.
MESMO DIANTE DE UMA POSSESSÃO AINDA É QUESTIONÁVEL TRATAR SE DE UM QUEM ESTÁ NO COMANDO DE TAL SITUAÇÃO EXISTE HIPÓTESES A CONSIDERAR.
QUANTO A ESTÁS MANIFESTAÇÕES CONFESSO JÁ TER VISTO CASOS QUE A PESSOA POSSESSA ELA ENQUANTO ESTAVA NAQUELE MOMENTO DEMOSTROU TER HABILIDADES QUE EU SEI NÃO EXISTIR NA PESSOA POSSESSA, ALÉM DE PROFERIR PALAVRAS DE ORDEM ESPIRITUAL.
Excelente trabalho e análises professor. Seu canal deveria se chamar Colóquios Filosóficos do Ócio. Parabéns!
Exelente aula professor Jonathan Matthies.
Me lembro quando criança; os adultos falavam de monstro que vagavam a noite. Historia somente para me assustar e mesmo assim quando ficava pensando nas histórias começava sentir arrepios, assustar com coisa simples e as vezes ate imaginar esses monstros. Ou seja, a mente capaz de efeitos psico-fisicos em nosso corpo,
Assunto delicado e misterioso. Neste mundo, não duvido daquilo q não vejo rsrs porque na hora do medo ou desespero recorremos aos Poderes de Deus para nossa proteção 🤷🏻♀️
Parabéns professor pela excelente aula muito bom mesmo 👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Muito interessante!
Penso ser a possessão demoníaca, senão algum problema psiquiátrico, trata-se de algum tipo de auto sugestão.
Há um filme sobre possessão demoníaca no judaísmo, chamado "Alma Perdida", com o ator Gary Oldman.
Já nos filmes "A Entidade", e "A Entidade 2", há a ocorrência de um demônio de origens suméria.
Todos bastante interessantes!
Concordo com vc na ideia que muitos exorcismos não levianos... Mas quando vc esta orando por alguém e objetos começam a levitar e a ser atirado na sua direção vc não vai ter dúvidas do que está vendo...
Objetos que flutuam, pedras que vêm do nada, etc., é um fenômeno estudado e comprovado pela Parapsicologia, chamado de "Telecinesia".
SEUS estudos são Muito úteis. PORÉM sistemático assim como os OUTROS
Olá.professor parabéns pelo seu trabalho estou sempre acompanhando os seus vídeos gostaria de lhe sugerir q fizesse um vídeo falando sobre o espiritismo
Muito bom bastante conhecimento sobre o assunto! !! Concordo vc analisa bem !sem apelo religioso, abordou todos os aspetos do assunto !parabéns temos que ter pessoas analisando assim sem apelos .
parabens por mais esse video, as" possessoes" afetao sim pessoas mais simplorias pois sao levadas a crer nessa ideia ficticia
Jonathan,
Gostaria que você postasse um vídeo sobre a Trindade ou sobre o Ruach Hakodesh, ou sobre a morte na visão Cristã vs Judaica antiga com e sem a influência Helenista.
Espero que, após 6 anos, o professor tenha tido contato com O Livro dos Espíritos, e tenha sanado várias das duas dúvidas
Shalon professor.
Explica acerca de Zanguebeto
Obrigada professor,.muito esclarecedor.
Ou seja,o homem cria em sua imaginação demônios, mas não sabe explicar,discernir sua própria criação.
Belo vídeo professor.
Sim, é exatamente isso! Por conta de coisas como essa q eu sou agnóstico.
Mateus 11:28
28"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.
Eu já assisti um vídeo de um analfabeto e pobre "estar possuído", aí um cara "que se dizia pastor" perguntou quem era que tava nele, aí respondeu: "é o liucifeu" aí todos deram gargalhada do cara que sofria de histeria, psicose...
Há um relato antigo de que um certo líder religioso (um pastor) foi convidado a ir num terreiro de umbanda. Quem o convidou via na igreja submisso ao pastor, aquilo que na umbanda faz seus portadores submissos. Daí o pastor foi, e sabe o que aconteceu? O "pai de santo" invocava as entidades, mas elas não desciam nele nem a pau. Daí elas pediram que retirasse o pastor dali para então elas descerem no "pai de santo". A psiquiatria está cheio de casos extremos que ela admite que não é de ordem natural, mas esta parte, as pessoas se calam.
EliOliver A
relatos? Sei. Engraçado q o "demônio" morre de medo de pastor, hein?
Com certeza não era do pastor. É do que atuava no pastor. Ainda hoje acontece COM PASTORES SINCEROS. Não estes que pregam $$$ mas os que vivem a Palavra e se santificam.
A entidade ficou com medo de ter a carteira roubada pelo pastor.
@@coracyjunior1688 o demônio vê pastor devorando a carne das ovelhas e fica morrendo de medo, aí vê o pastor no terreiro e corta volta.
Até pouco tempo a igreja acreditava que a epilepsia era possessão , imagina no tempo de Jesus.
Se o professor acredita ou não ótimo vídeo Professor 👏👏
Na Renovação Carismática Católica sempre celebram Missa de cura e libertação e aí muitas vezes a possessão se manifestam . É bem colocado o que pode ser problema psiquiatria e não demoníaca .Existe pessoas que diz o Demônio não existir assim como dizem o inferno não existir . Mas é direto de todos acreditar ou duvida . Eu acredito que tudo isso existe. Boa explicação Professor , valeu !!!!!!
parabéns professor pela explanação, excelente explicação
Não podemos duvidar da existência do mal,existe sim
Porém as religiões gostam mesmo de induzir as pessoas a acreditarem que estão possuídas.
Parabéns, professor vc é excelente
Excelente vídeo/conteúdo! Obrigado.
Ninguém melhor que o saudoso padre, Quevedo : psicólogo e parapsicologo, para, explicar estes fenômenos na mente dos seres humanos.
Boa noite. Muito obrigada
Depois do filme "O exocista" às igrejas pentecostais se apropriaram da situação e apliaram e passou se constantes nós seus cultos.
Graça e paz, se possível gostaria de saber o que significa os escritos que aparecem durante seus vídeos professor.
Compartilho do mesmo pensamento, parabéns👏
Adoro seus vídeos aprendi muitas coisas parabéns muito obrigada ❤️
Estou descobrindo seus vídeos agora e estou apreciando muito; tenho a Bíblia de Jerusalém e a parte que chama a minha atenção é a que contem os textos de rodapé. Apareci neste mundo em um berço extremamente católico, contudo acabei evoluindo para o agnosticismo; não quero chegar ao ateísmo, para não criar barreiras para outras considerações; com relação ao assunto do vídeo, se considerarmos a existência de uma matéria invisível ou algo próximo dela (cordas vibrando de forma diferente - "teoria das cordas") que possa abrigar a consciência depois da morte, podemos, quem sabe, explicar aqueles dez por cento remanescentes; se a mente de um hipnotizador pode influenciar outra mente, com muito mais propriedade, uma consciência que não possui um corpo físico poderá dominar a mente de uma pessoa sensível.
Assunto bastante espinhoso e polêmico no meio teológico cristão. Dependendo da vertente do Cristianismo rende respostas desde: o sim e nós os expulsamos dos possuídos até não, pois Jesus com seu sacrifício nos deixou longe das garras do diabo.
Mas enfim, foi muito bom ver esse vídeo.
Obrigado pela aula, Professor Jonathan.
RUclips me recomendou esse ótimo vídeo. +1 sub.
Jonathan. Vc é excelente. Com relação a explicação da psiquiatria p a possessão demoníaca é necessário entender os mecanismos da mediunidade e das obsessões. A possessão é classificada como a obsessão mais grave. Em brevíssimo resumo, a doença psiquiátrica tanto pode ter uma raiz patológica qto uma raiz espiritual. Não há como abordar esse assunto sem recorrer a Kardec. Seria o mesmo q estudar o antigo testamento sem estudar a Torah. Ah. Embora eu tenha entendido o fundamento da suas listas eu respeitosamente discordo. A sujeição à influência espiritual está ligada unicamente a autoridade moral e à vida ética da pessoa. Uma lavadeira analfabeta com 5 filhos p cuidar e q se esforça p viver honestamente é muito mais resistente q um empresário. A parábola do óbulo da viúva deixou bem claro isso. A passagem do jovem endemoniado onde Jesus recomenda jejum e oração Tb elucida a questão sobre as defesas contra o mundo espiritual. Por fim, a recomendação do Mestre ao dizer "vá e não peques mais p não q te suceda algo pior" o Mestre não disse, vá e seja um empresário etc. "Vá e seja fiel a Deus"
Chic, muito bom mesmo, eu já fui um exorcista da igreja universal e depois de observar muito reparava que o problema que a pessoa tinha era mais sério, mas na época ainda não tinha conhecimento e também não podia ajudar, Shalom shavua tov.
Hipnose é ???
Exorcista da Universal kkkkkk
Tudo passa a existir mediante a fé naquilo que a pisque humana se predisponha diante a crença estabelecida pelo meio ambiente exposto.
Boa explicação professor, Obrigado.
Graridao
Muito coerente,parabéns
Prof. Incrível o canal é incrível, professor maravilhoso👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Gosto muito dos seus videos, gostaria de sugerir videos sobre o islamismo se possivél, obrigado
Olá, Pro. Jonathan. Tudo bem? Olha, como e quando se cumpriu a profecia de Daniel 8 referente às 2.300 tardes e manhãs?
COM TODO RESPEITO, EXISTE SURTO PSICOTICO!
Gostei da explicação, muito bom!
Parabéns pelo vídeo, muito b explicado...
Muito bom comentários...
O filme "O Exorcista" foi inspirado em um caso que ocorreu em 1948 em Saint Louis nos Estados Unidos.