Uma vez no carnaval ocorreu um episódio onde quase mataram meu irmão por estar fantasiado de mulher. Episódio que eu nunca esqueci e passei a ter aversão ao costume de homens héteros se vestirem de mulher no carnaval. Estávamos nos divertindo e nos aproximamos de um grupo de homens héteros vestidos de mulher. Meu irmão fazia drag na época, então também estava vestido de mulher, como eles, só que com vestimenta um pouco mais elaborada. Quando eles perceberam que meu irmão era gay, começaram a fazer piadas e provocações que chegou ao ponto deles querem bater no meu irmão por ser gay. Quebraram uma garrafa de vidro e foram todos pra cima dele na intenção de matá-lo, enquanto eu aos berros pedia socorro. Por sorte, meu irmão era grande e forte, conseguiu correr e pedir ajuda num condomínio. Nesse dia eu cheguei a conclusão que os héteros negam ao grupo lgbtqia+ o direito de sair maquiado na rua sem ser agredido ou virar chacota, é um direito que só eles podem usufruir.
Na serie da Netflix "Big Mouth", tem uma musica chamada "Code Switchin' " que é um menino preto falando sobre o sistema de defesa que ele usa para não ser marginalizado na sociedade, incluindo o fato dele ter que mudar seu jeito de agir e falar dependendo com quem estiver falando. Em determinado momento da musica, ele chega a citar que ninguém sabe como ele é de verdade, se enquadrando no que foi dito sobre não saber separar quem você é da mascara que você criou para sobreviver. Na decorrência desse episódio também há uma discussão sobre como isso é usado e como impacta a vida e a cultura dos outros jovens pretos do país.
Sou branco, hetero, de classe média... Estudei na Federal... Fora da realidade da maioria dos brasileiros... Só compreesndi que "era racista" quando tive meu primeiro empreendimento, em um bairro pobre na era FHC... Vi o que é a fome, e as injustiças sociais... Hoje, luto para que meu país seja mais justo... Que nossos filhos possam ser o que eles queiram!!! Em todos os sentidos... E que possam viver dignamente, com suas escolhas... #DonaRita você é hoje uma da pessoas mais admiráveis.... Obrigado por colocar uma luz no fim de nosso túnel!!!
Eu concordo mas acho que a Rita nao entra em vários pontos que concerne esse imaginário popular do homem se vestindo de mulher, ela cita o carnaval de forma passageira, como se fosse um fenomeno pontual como se nao tivesse anos de história e um impacto massivo no inconsciente do brasileiro. Fora isso, existem outros momentos como o dia da troca (clássico de todo ensino médio), ou seja, para o brasileiro médio o homem se vestir de mulher de maneira jocosa é altamente difundido culturalmente e nao consigo ver isso a um ataque a comunidade travesti se eles nao utilizarem trejeitos, falas que remetem a comunidade travesti em si (como mona, bee, bicha, etc). Se um grupo de homens se vestem com roupas clássicas femininas e vao zoar MULHERES, como que as travestis estao tendo sua identidade de genero atacadas? É o mesmo que dizer que mulheres nao podem se vestir de homem porque trans homens vao se sentir ofendidos. Até onde é brincadeira, até onde ofende as pessoas? Isso significa que TODA vez que homens heterosexuais se vestirem de mulheres as travestis nao vao tomar como brincadeira? Essa linha hoje em dia é muito tênue e desconsiderar todo um histórico social-politico-cultural porque um grupo se sente atacado (independente de citar numeros e vulnerabilidade do travesti) também me parece extremamente reducionista. Se elas nao se sentem bem com essa situacao é todo o direito delas, mas entao é uma discussao pra todo mundo sentar e ver o que está ofendendo e de que maneira pode-se continuar brincando sem ofender
@@resonanzq Vish kkk!! Se ta difícil pra vc entender, imagina pra eu te explicar ☺!! Por isso, sugiro q vc pesquise mais sobre com pessoas do meio msm, pq por aqui fica difícil!✌🏽
Tava meio triste me sentindo solitário, fui salvo pelo conteúdo informativo e bem produzido da Tempero Drag Corporation. Edit: Gente a fama finalmente chegou para este virginiano, "hoje ninguém vai estragar o meu dia 🍷 ", obrigado, obrigado, obrigado.
Ritinha sei que não tem nada a ver com o vídeo, mas estava mostrando seus vídeos para minha filha de 8 anos que se chama Cecília (ela sempre vê que te assisto) e eu estava explicando o que era Drag. Ela perguntou se vc era um homem, e expliquei todo o contexto sobre a sua perfomance como Rita. E ela perguntou: mãe não tem boneca dela? Vou te contar que adorei a ideia, para que ela se inspire em estudar e em entender que é preciso estudar pars lutar contra o capitalismo, fascismo, machismo e todos os "ismos" que nos colocam nessa desigualdade.
Eu quero uma boneca da Rita também Sempre admirei Drag Queens. Acho o Leo Aquilla uma Barbie perfeita. Mas a Rita me fascina pela forma como explica as coisas.
Caramba que ótima ideia. Vou tentar fazer pelo menos o busto dela, porque esse cabelo dela é incrível. Tenho um insta onde faço algumas esculturas @mik.art1928
Pro Ritinha ❤️ na década de 90 tanto na escola municipal como na estadual respondi a estes questionários ditos sócios econômicos etc. Não imaginava que era pra tal situação. Um beijo pra sua secretária Rochelly ❤️❤️. Gratidão por compartilhar seu saber 🖖🏻✡️.
A causa que a Lumena defende é louvável, ela só não soube se expressar: A arrogância e a hipócrisia em execrar um dos seus, desqualificou a suas falas. Esse BBB foi um soco na extrema militância!
@mendes mendes existe sim uma militância exagerada que só causa antipatia. Ao invés de unir, separa. Se hoje existe alguma mudança na sociedade desde muito antes, é por conta da militância real e necessária. Não essa da Lumena. Eu não vou desqualificar que todas as lutas dela são inválidas. Pelo contrário. Porém, ela precisa aprender a ter tato, paciência e saber lidar com o outro antes de militar pra desconstruir. Caso contrário, só vai tá gerando ainda mais ignorância e preconceito.
@@andycortez2872 Mas, afinal, o que a Lumena fez de tão grave no episódio do desfile dos homens maquiados ? Pelo que assisti, ela apenas disse que aquela cena tocou profundamente em um lugar dolorido dela, explicando que o que pra eles (homens maquiados) era apenas uma brincadeira inocente, pra muitos seres humanos era a própria vida deles, sua identidade. Pra mim, as pessoas acham ruim esse posicionamento dela pq incomoda ouvir algumas verdades e a realidade. Parece que pra defender o fim da LGBTfobia, do machismo e do racismo a gente precisa "pisar em ovos" sem quebrá-los, como se, uma expressão facial exagerada ou diferente já fosse motivo de desqualificar a pauta, o debate e "a militância" fundamental e legítima.
Dona Rita a senhora é SENSACIONAL! Obrigada por isso ❤️ Esperando um vídeo continuação desse no sentido BBB: concordo muito que a Lumena foi necessária nessa briga; mas as outras que se sucederam foi além da conta! A senhora pode falar sobre isso? Porque ela tá muito no sentido de “descansa, militante”. Obrigada e beijos!
Esse BBB Mostra que é possível estar errado msm defendendo as coisas certas. Ignorar a arrogância de algumas falas é continuar fracassando na mensagem!!
Dona Rita, é prazer enorme ter a oportunidade de assistir aos seus vídeos. Obrigada por dividir todo esse conhecimento e por trazer um conteúdo tão sensacional. Eu admiro muito você, seu trabalho e a qualidade do seu conteúdo. Obrigada por fazer esse mundo um lugar melhor.
D.Rita vc é demais, Eu sou negra,mulher,perfeição, e gorda,imagina isso,mas dei a volta no sistema,conequi me forma em 2018 sou Pedagoga,e pós graduada em Educação Expecial ,com 51 primaveras . Bjs amadinha , adoro vc !!🤩🤩
Eu criei uma expectativa imensa pra essa edição do BBB, especialmente pela representatividade de figuras negras tão emblemáticas que estão lá. Mas virou uma guerra o programa: só vejo falas infelizes, crueldade, manifestação de ódio e racismo. Poderia ser uma oportunidade para levantar reflexões para as massas, mas a ideia de "racismo reverso" e de menosprezo às bandeiras da militância tomaram conta do público. É uma pena tudo o que está acontecendo...
É um programa da Globo. A emissora que bancou a ditadura militar e o golpe da Dilma. Vocês tão jogando suas expectativas no lugar muito errado. É um reality show totalmente manipulado e muito bem pensado.
A Karol Conka e a Lumena são crias do feminismo liberal que viu na suposta intersecção chamada "feminismo negro" uma oportunidade de cooptar mulheres pretas para limpar a barra racista desse movimento. Ela não faz nada diferente do que o feminismo ensinou. Só que essa descompensação exibida em rede nacional não agradou e ninguém vai assumir as crias. Vão deixar acontecer o que acontece sempre: derreter essas moças até nao restar nada. Não terão as chances que um branco teria com erros bem piores. Humilhar homem negro e se humilhar pra homem branco! Karol Conka na cartilha do feminismo que a pariu. Escola DjamiLA Ribeiro de militância. Só que esquecem que um programinha como esse já deu prêmio para racista (Paula) e deu duas chances ao homofóbico Marcelo Dourado, que ganhou uma das edições, mas nunca o público vai ter condescendência com mulher preta. É o preço quando se aceita representatividade vazia.
Eu tô com um ódio desse BBB, teve o efeito contrário, em vez dos movimentos serem pautados la dentro pela maior representativade, deu TUDO ERRADO e viramos PIADA EU TO PUTO AAAAA
Acredito que foi a forma dela falar, soou bastante agressivo, apesar de ter toda razão. E outra, ela direcionou o discurso em um único homem, o bode expiatório, sendo que um grupo foi lá e fez performance. Tudo é questão de como a informação é levada. O modo que ela agiu foi equivocado, mesmo estando correta. Ninguém aprende desse jeito...ficou bem feio na minha opinião, afasta até do debate.
@@RaposaVermelhaOff concordo contigo. Ela estava certa nas colocações, porém direciono-as apenas a um participante, ignorando os outros participantes do desfile. Ela usou seus pré-conceitos sobre eles para definir quem era culpado e quem era passível de perdão.
Faz anos que eu não me interesso pelo BBB, mas esse tá sendo avassalador e impossível de não observar. Seu vídeo me esclareceu muita coisa, e tbm me fez perceber que eu estava sendo maldoso em muitas formas de observar, muito obrigado por isso!
Encontrei seu canal há menos de uma semana, te digo: te amo tanto! Eu to apaixonada pelo conteúdo, seu conhecimento, sua forma de comunicação, produção, unhas, make, cabelo, roupas, sua estante de verdade, sua voz, deboche, ironia, jeito que gesticula... Maravilhosa! Coisa linda seu trabalho! Necessária! 👏🏻👏🏻👏🏻
Até chorar, chorei. O conteúdo da Rita é maravilhoso, eu amo. Eu aprendi demais nesse último ano em que eu acompanho o canal e eu recuperei a minha leitura em nível assombroso. Muito a agradecer, me abriu os olhos. 🥰
@@effielopes815 mudou sim, a gente vê de onde saiu alguns posicionamentos e não foi da boa intenção. E a intenção importa muito mais do que as palavras, porque o público está lendo o contexto e não somente uma situação isolada.
@@effielopes815 então mas o debate não foi pra defender a causa trans foi pra se auto promover usando a causa trans ( muito melhor que o Fiuk tenta fazer miseravelmente). Afinal Lumena exclui, faz chacota e ainda humilhou uma pessoa LGBTQ contradizendo seu próprio discurso.
Caramba, eu me vi refletindo como eu sempre "passei" na vida =>sendo a louca, a engraçada, a gay "lacradora" e apenas quando eu já conseguia o meu 'palco' e a atenção só pra mim, é que eu podia desenvolver uma ideia e ser levado à sério.... Eu conquistei muito sucesso na vida, mas apenas usando o "humor" como arma pra me alavancar... Eu dizia para mim mesmo que eu estava sendo honesto comigo em aceitar quem eu sou e viver de uma maneira mais leve, mas na real, o que eu vim fazendo até hoje, é me aproveitando de um estereótipo para me alavancar, é aprendendo que pra sobreviver eu devo atingir de alguma maneira o que eles veem em mim....no final do dia, quando eu não conseguia mais esta com a energia lá em cima pra bancar esta pose, sempre me vem os comentário tipo "o que aconteceu?," "esta tudo bem com você?" , "nossa, você mudou, tá diferente"
IMAGENS DE CONTROLE, BBB E AS QUEER 324.220 visualizações Tempero Drag 721 mil inscritos Próximo Reprodução automática 26:18 LUTA DE CLASSES Tempero Drag 135 mil visualizações Novo 9:36 Rita Von Hunty e a dor de barriga durante a aula | Que História É Essa, Porchat? Canal GNT 323 mil visualizações 10:22 BÍBLIA: A ESCRITURA SAGRADA???????? Tempero Drag 969 mil visualizações 58:59 Rita von Hunty: uma intelectual do seu tempo | Entrevista com Leandro Karnal Prazer, Karnal - Canal Oficial de Leandro Karnal 104 mil visualizações Novo 15:46 🔴NÃO AGUENTOU: Karol TEM ATITUDE DESESPERADA e fala RENDE; Carla Diaz PERDE PACIÊNCIA E SOLTA VERBO! Já contei? por Ju Nogueira 273 mil visualizações Novo 26:17 RACISMO, COISA DE BRANCO Tempero Drag 577 mil visualizações 10:33 A TEORIA DO APEGO (ou "qual é o seu tipo?") Tempero Drag 811 mil visualizações 20:29 Tem substância possivelmente CANCERÍGENA na AIRFRYER.... MAS CALMA! Nunca vi 1 cientista 305 mil visualizações 26:24 PEC EMERGENCIAL E REFORMA ADMINISTRATIVA Tempero Drag 171 mil visualizações 10:09 O DEUS PROBLEMA Tempero Drag 749 mil visualizações 17:10 EU NÃO SOU UMA MULHER Tempero Drag 323 mil visualizações 11:38 Militância ou só fiscalização? | 082 Tese Onze 57 mil visualizações Comentários • 2.303 Adicionar um comentário público... Büzsi Zoltanfi Pessoal, está tudo muito confuso. A maioria dos ativistas LGBT... não defende que gênero é uma construção social? Se for, tanto a feminilidade quanto a masculinidade podem se performadas. Se uma mulher transgênero performa feminilidade, porquê the hell os caras do BBB não podem fazer o mesmo mesmo que jocosamente. Sério que vocês nunca viram afeminados e travestis debochados? 1 segundo atrás Gabriel Ricciardi Queria a Dona Rita apresentando o BBB, imagina cada discurso de eliminação que sairia dessa boquinha marxista 2 semanas atrás 2,2 mil 33 DAYANE DE LIMA DA SILVEIRA Ritinha sei que não tem nada a ver com o vídeo, mas estava mostrando seus vídeos para minha filha de 8 anos que se chama Cecília (ela sempre vê que te assisto) e eu estava explicando o que era Drag. Ela perguntou se vc era um homem, e expliquei todo o contexto sobre a sua perfomance como Rita. E ela perguntou: mãe não tem boneca dela? Vou te contar que adorei a ideia, para que ela se inspire em estudar e em entender que é preciso estudar pars lutar contra o capitalismo, fascismo, machismo e todos os "ismos" que nos colocam nessa desigualdade. 1 semana atrás 82 3 antonio fontelles "é brincadeira porque não é com vocês". Você disse tudo nessa frase. Obrigado. 2 semanas atrás 288 7 Thiago Valadão Queremos mais videos sobre a lUMENA, sobre ficar caladinha enquanto um negro é escrachado por outra Negra, e a mesma fica com deboche. 2 semanas atrás 215 11 Gabo Marcos É. O problema é que a Lumena é uma pessoa tão ruim que fica difícil levar o que ela fala em consideração... Pena. 2 semanas atrás 166 8 Melanie Martinez Brazil Eu no google: como ter a dicção, inteligência, intelectualidade, e conhecimento em leitura que a rita tem. Pesquisar 2 semanas atrás 729 15 Júlio Monteiro Gente, mas não dá para defender a Lumena fora desse caso. 2 semanas atrás 104 8 Dani Pereira Meu deus! Obrigada! Eu perdi minha bolsa na faculdade no ano de 2020 e fui desligada do estágio. Isso acabou comigo. Tipo eu nao tive condições de estudar remotamente na puc, então tomei pau no primeiro semenstre e no segundo. Mas a história vai alem. Morava numa comunidade, em março cheguei a comer migau de fubá. Minha casa foi invadida por um cara fugindo da policia, isso no primeiro semestre. No segundo meu pai sofre avc. Eu nao tive cabeça pra estudar direito. Eu perdi a bolsa e o estágio. E me deprimi feio. Pensei em suicídio no fim do ano. Eu to levando. Mas falei isso tudo pra dizer que eu fiquei sem chao e identidade. E so hoje ouvindo este video entendi o que aconteceu com meu desempenho todo tempo que estive na faculdade. Acredite É mais um gás pra continuar vivendo. Obrigada! 2 semanas atrás 65 8 Bruno Mariano Esse vídeo é equivalente a 10 sessões de terapia pra quem é LGBTQAI+ 2 semanas atrás 10 Ricardo Fernandes o intérprete de libras fazendo "um beijinho, tchau" é a coisa mais fofa do mundo! 2 semanas atrás 72 2 Felipe Oliveira Uma vez no carnaval ocorreu um episódio onde quase mataram meu irmão por estar fantasiado de mulher que eu nunca esqueci e passei a ter aversão ao costume de homens héteros se vestirem de mulher no carnaval. Estávamos nos divertindo e nos aproximamos de um grupo de homens héteros vestidos de mulher. Meu irmão fazia drag na época, então também estava vestido de mulher, como eles, só que com vestimenta um pouco mais elaborada. Quando eles perceberam que meu irmão era gay, começaram a fazer piadas e provocações que chegou ao ponto deles querem bater no meu irmão por ser gay. Quebraram uma garrafa de vidro e foram todos pra cima dele na intenção de matá-lo, enquanto eu aos berros pedia socorro. Por sorte, meu irmão era grande e forte, conseguiu correr e pedir ajuda num condomínio. Nesse dia eu cheguei a conclusão que os héteros negam ao grupo lgbtqia+ o direito de sair maquiado na rua sem ser agredido ou virar chacota, é um direito que só eles podem usufruir. 2 semanas atrás 854 16 Leo Lipe - Jovem Escritor Rita, eu sempre concordo suas linhas de raciocínio, mas nesse vídeo ficou difícil não questionar um fato: a Lumena errou e está errando. Por mais que exista a questão da imagem de controle, e que esse BBB tenha sido construído pra criar essas imagens de controle, não reconhecer os erros dentro dos nossos movimentos é um tiro no pé. Hoje, mais uma vez, a Lumena provou que erra ao colocar nas opiniões dela uma bandeira de "causa". O julgamento a respeito do beijo entre Lucas e Gilberto diz muito sobre como ela encara as pautas. Ela fechou os olhos e a boca quando o Nego Di falou que universidade é lugar de vagabundo. Então, sim, imagem de controle é uma merda e não pode ser alimentada. Mas ela errou e continua errando na postura e na fala. 2 semanas atrás 101 9 Isa C. 23:35 Pausa para homenagear o tradutor para libras, que expressou perfeitamente o deboche 👏💅 2 semanas atrás 62 Wando Gama Me fez chorar. E lembrar quantos anos eu precisei dentro de uma escola militar performar um papel exigido pela sociedade.🥺😞😞😞😞 2 semanas atrás 53 2 Pablo Almeida Caramba, eu me vi refletindo como eu sempre "passei" na vida =>sendo a louca, a engraçada, a gay "lacradora" e apenas quando eu já conseguia o meu 'palco' e a atenção só pra mim, é que eu podia desenvolver uma ideia e ser levado à sério.... Eu conquistei muito sucesso na vida, mas apenas usando o "humor" como arma pra me alavancar... Eu dizia para mim mesmo que eu estava sendo honesto comigo em aceitar quem eu sou e viver de uma maneira mais leve, mas na real, o que eu vim fazendo até hoje, é me aproveitando de um estereótipo para me alavancar, é aprendendo que pra sobreviver eu devo atingir de alguma maneira o que eles veem em mim....no final do dia, quando eu não conseguia mais esta com a energia lá em cima pra bancar esta pose, sempre me vem os comentário tipo "o que aconteceu?," "esta tudo bem com você?" , "nossa, você mudou, tá diferente" 2 semanas atrás 45 1 Ana Lira Você deve ser maravilhoso ❤️ 6 dias atrás Büzsi Zoltanfi Os gays vivem numa bolha mesmo. Aposto que você se tornou bem sucedido numa carreira com poucos homens heterossexuais. Todo o seu comportamento não seria minimamente aceito numa área com o mínimo de masculinidade exigida. E eu não entendo o porquê das lésbicas se referenciam com artigos femininos e os gays não conseguirem. Não faz sentido para quase ninguém.
Escutar que nossa vida adulta é separar o que somos de quem aprendemos a ser, me doeu quanto mulher, bissexual e preta da periferia. São tantos "não faça isso" ou "não posso fazer isso para não sofrer aquilo" que aprendemos a ser mais um modelo do mesmo, do padrão, do que é "aceitável" e matamos a nossa autenticidade.
Eu já discordo desse primeiro acerto e acho muito problemático. Quando ela fala coloca que hetero se travestir mata porque é chacota, enquanto a verdade é o contrário, a repressão para se portar como homem e o machismo é que mata.
Lumena falhou na comunicação, a Rita entendeu porque ela tem muito conhecimento neste assunto, o restante das pessoas não entenderam, ou seja não ajudou em nada. Lumena ainda deu voz ao fiuk que fez as pessoas alem de não entenderem nada, execrar todos os Brancos heteros todos privilegiados, como se fosse um pecado existirem, o pior é que,não sabem que nem todos brancos héteros são privilegiados. Virou uma confusão e maioria entendeu como uma militância vazia, estava mais para discurso de ódio.
@mendes mendes mas nesse caso ela fez de maneira negativa. Não é só pq vc é militante e desconstruindo que vc é uma boa pessoa ou tem atitudes legais. São coisas que temos que separar pq ter consciência e se desconstruir é uma coisa que independe do seu caráter e valores morais.
6! Gente do céu, era a Rita falando e eu reparando nas unhas, que não daria certo tomar banho com unhas tão grandes. Céus! São unhas postiças, são só um adereço, como brinco e anel, dizia eu para mim mesmo. Nam!
Isso de separar quais partes da nossa personalidade são autênticas e quais são falsos muros que erigimos pra não sofrer é tão real. Eu sempre senti isso e foi reconfortante ouvir saindo da sua boca.
Eu também o/ Inclusive minha terapeuta falou algo parecido na sessão dessa semana. Performar uma feminilidade esperada pelos outros foi me destruindo por dentro, criou uma culpa enorme sobre minha lesbianidade e me fez acreditar que nunca vou ser digna de amor. Dói demais.
Assim que alguém teve a ideia da maquiagem eu já comecei a me sentir muito incomodado, assim que esses desfile começou já comecei a ficar irritado, assim que vi Lumena criticando me senti representado, pena que a sensatez dela ficou só nisso
Nossa, dona Rita, eu nunca havia pensado dessa forma (embora eu respeite e acolha totalmente as diferenças). Confesso q estou envergonhada...mas a meu favor digo q estou em desconstrução! Gratidão pela luz em minhas trevas!!!,🤔🤗🥰🌻🙏🏽✨
Eu termino de ver esse vídeo aos prantos. Não sei nem como vim parar aqui mas obrigado. Que tapa na cara. Esse fervilhão de notícias sobre Lumena é isso, Lumena é aquilo não me deixaram enxergar a gravidade da situação. Vc é didática, incrível, faz as pessoas pensarem e refletirem seus atos. Enfim, virei fã e mais uma vez obrigado pela aula.
E sobre calar-se ao presenciar um debate ofensivo inundado em colorismo. E sobre acusar um garoto negro bi sobre ter beijado outro no programa, acusando-o de usar uma pauta em prol pessoal E sobre cair na hipocrisia de realmente usar uma pauta seria (racismo estrutural) para uma causa própria (acusar Carla Diaz) E sobre mencionar uma entidade da religião que diz seguir de maneira jocosa para "ficar bem com a turma"
Teve também o caso dela ter acusado uma participante de fazer chacota com a religião dela (candomblé) no dia em que Lumena estava de vestido branco e Juliete perguntou se tudo bem pra ela se ela TB usasse uma saia branca naquele dia. E na outra semana a Lumena estava num grupo com Nego Di falando "Xangô pra cá, Xangô pra lá, assim eu Xangozei". Aí Lumena estava rindo com esse grupo. E isso não é chacota com o orixá? Pois justamente é o orixá da justiça! Ele virá e vai mostrar seu poder.
Quando começou eu achei q seria uma das minhas favoritas, agora não a suporto. Ontem ela estava num grupo com o Arthur imitando uma travesti (sem maquiagem, nos trejeitos exagerados) e ela estava dando risada. Ela julga conforme convém ao jogo dela, não é militância, é hipocrisia mesmo.
Faço isso em todos os canais pelos quais passo. Pô, a pessoa, a equipe, todo mundo teve o maior trabalho para produzir aquele material, é o que nos cabe fazer (penso assim).
Dona Rita, você poderia fazer um simpósio de 2 horas q assim eu vou assistir com a maior alegria e sede de conhecimento... muito obrigado por existir nesse tempo... você é necessária/o nessa era❤
Ai gente, como que eu vivia antes de conhecer esse canal? Que riqueza de conteúdo, inteligente, inclusivo, político... Uma aula de cidadania e humanidade! Parabéns Rita
As pautas da Lumena são válidas, e talvez por ela ter se sentido tão agredida com a atitude dos rapazes ela nao tenha conseguido se expressar. Talvez esse primeiro episódio tenha dado gatilho pra falta de interlocução que ela apresenta no programa. Eu sou uma mulher negra militante, e uma coisa que venho aprendendo e que a militância precisa vir com uma comunicação adequada, principalmente quando a outra parte se mostra disposta a ouvir. É similara criar um adolescente (eu tenho uma em casa) toda vez que a conversa se inicia em tom agressivo, ela acaba antes mesmo de começar. Outra coisa que a militância precisa é de conhecimento de causa, como a Rita que é um índice bibliografico ambulante. No caso da Lumena, achei absurdo algumas colocações dela, como por exemplo colocar o Zumbi dos Palmares em uma situação pejorativa e fora de contexto. A Lumena é uma mulher negra tão potente, com causas muito importantes pra discutir, mas falta de habilidade de comunicação, o que é um pouco surpreendente ja que ela faz mestrado em psicologia social. Talvez esse episodio tenha sido um gatilho pra ela, e tem tb a questão das pessoas as quais ela se associou, tanto ela como o Gilberto. Ai vemos a questão de amizades, e como fechamos os olhos e passamos pano para amigos. Depois vamos ver eles se lamentando pelas atitudes dos companheiros, principalmente as da Karol, e dizendo que se sentiam incomodados mas não tiveram a capacidade de falar. E aí vem o principal erro, quando achamos que temos que militar só com os outros, que nossa família e amigos nao precisam ser corrigidos, quando nosso afeto nos faz fechar os olhos.
Muito coerente... Não é deixar de militar ou parecer medroso(a) Mas é importante ter uma finalidade Algo que possa gerar reflexão e que as novas gerações e já essas ganhem cm isso Não apenas uma rivalidade estéril
Lumena acha que é dona das pessoas. Acha que por ser militante é juíza de todas as coisas. Não dá! A única coisa que ela vai conseguir é que as pessoas tenham mais ódio de nós da esquerda, mais ódio de nós negros, mais ódio de minorias. É uma tragédia essa Lumena. Diz defender causa LGBTQetc... mas quando o rapaz (negro inclusive) se assume gay, a LUMENA foi a primeira a atacá-lo. O rapaz, Lucas, desistiu do jogo por isso, principalmente. Que tristeza, essa Lumena.
O Guilherme é tão foda, que qdo ele interpreta a Rita realmente eu vejo uma mulher mais velha, de um outro tempo, e qdo ele é ele eu vejo um professor jovem e super inteligente, que curte uma balada e fala uns palavrões, que é doce e gentil...Lindo de todo jeito. Que ser fantástico 😍
Vou ficar a madrugada toda pensando nessa "imagem de controle" e sobre todo meu desenvolvimento, desde a infância, convivendo com uma classe superior a minha.
Karini eu tb mas num aspecto mais individual, convivendo com pessoas hostis, arrogantes e soberbas, achando que minha existência realmente era um problema é adequando minha performance para ser aceita. Hoje, adulta, me afastei de todos e estou tentando fazer essa identificação de essência x performance.
@@raissaheloinaoliveirasilva3984 não discordo. Esse é o perigo de falar antes de conhecer, ou não porque neste caso ela foi acertada. Apesar de eu achar que as coisas tomaram uma dimensão muito grande por medo do cancelamento, ao invés de encarrar como uma questão a ser trazida para discussão.
Mais uma vez adorei! Hoje é meu aniversário e você me deu um baita presente! Há poucos dias assisti a um vídeo do Prof.Silvio Almeida e muitos questionamentos e também muitas reflexões foram por mim feitos. Infelizmente é preciso fazer essas reflexões. Não sabemos por quanto tempo e até quando... Agradeço aqui mais uma vez. Sua aula é divertida e muito reflexiva. 💜
Uma pessoa que eu SÓ tenho vontade de escutar. A forma que você coloca as coisas e até as palavras que você usa, é uma obra de arte. Obrigada por ocupar esse espaço. Aprender com você é um privilégio danado
Nossa eu simplesmente absorvo cada palavra que vc fala com muita curiosidade, admiração e orgulho pelo ser humano que vc é!!! Obrigada por ampliar nossos pensamentos.
Rita sou muito seu fã, como homem gay, preto,periférico não me sinto representado pelas falas da Lumena, e seu grupo no BBB, o que vc pessoa de tudo o que está acontecendo e aconteceu lá dentro? Acho muito importante a sua posição em relação aos fatos
eu n diria q ela é uma pessoa ruim, mas que no momento ela está com uma perspectiva equivocada de si mesma, e está exercendo algo prejudicial não só a comunidade e aos outros participantes, como a ela mesma. bem o q a vih tube falou la na reunião, militância grosseira n ajuda. Mas definir ela como uma pessoa ruim por uma experiência em específico é ser tão hipócrita quanto os participantes que crucificaram o Lucas pelos dias ruins na casa. Os telespec deveriam ser menos julgadores e mais reflexivos em relação ao experimento social.
Eu discordo um pouco. Pois Lumena e Karol Conká passaram dos limites. Elas humilham outra mulher e outro negro, se acham sempre certas. O preconceito pode potencializar o ódio contra elas, mas é preciso enxergar o quanto elas exageraram e estão sujando a imagem da militância, deixando de acolher em vez de explicar e orientar.
Penso que mesmo quando se humilha um homem hétero cis tananana, a militância falha. É realmente o momento de fazer uma autocrítica e perceber que as coisas vão pra frente quando existe diálogo e respeito.
Euc reio que Ritinha esteja falando sobre Lumena até aquele ponto. Até ali eu achei que ela seria uma boa pessoa lá. No dia seguinte quando ela começou a querer perseguir o Caio eu comecei a pensar que a atitude dela tava deixando de ser ponderada . E foi, táaí uma cagança só
Rita, adoro você. Digo isso para tentar arrefecer um pouco o que direi a seguir. Não! Lumena não conseguiu ser eficiente em sua empreitada e continua não conseguindo. Ela não é engajada, é extremista da militância. A forma e o conteúdo comunicados/comunicativos estão equivocados nela. Lumena afasta o interlocutor médio (Rita, sua fofa, nem é interlocutor médio...médios somos nós...são interlocutores fronteiriços, parvos, abaixo da média - temos que entender isso, assumir isso no nosso discurso) da compreensão responsiva necessária quando o assunto é a existência humana. Lumena nem qualquer um de nós tem que proibir os homens (supostamente cis/héteros - observe bem como alguns deles adoram se agarrar) de se apropriar do mundo Drag, do feminino mesmo caricato, do maravilhoso desbunde travesti, do universo trans, etc etc etc...Proibição com dedo em riste, com discurso de ódio, com negativas sucessivas jamais será educativo, elucidadivo. Será sempre sibilino e causará ódio (e só vocêr os fronteiriços das redes sociais). Caio e os outros bofse não foram ensinados por Lumena, não aprenderam, não ressignificaram seus próprios atos com aquela absurda intervenção, pelo contrário: no fundo recalcaram ainda mais seu ódio contido, seu deboche plácido contra "as minorias" em questão. O que Lumena tinha que fazer era dizer assim pros meninos, abre aspas: "queridinhos, vistam-se de mulher à vontade, desbundem à vontade, enviadem, virem purpurina, deem vazão ao calor na bacurinha que vocês têm À VONTADE. Só não se esqueçam de que, fazendo isso, VOCÊS TÊM POR OBRIGAÇÃO, A PARTIR DESSE MOMENTO, DE RESPEITAR... MAIS, DE DEFENDER O GRUPO DO QUAL, POR ESTERIOTIPO, VOCÊS SE APROPRIAM, porque vocês não estão, agora citando você Ritinha, se apropriando de uma alegoria, de uma fantasia, de um fetiche, vocês estão se apropriando de uma EXISTÊNCIA. Mais: de uma existência que é morta nas mãos de homens como vocês. Vocês tem a obrigação não só de respeitar essa existência, mas de defendê-la quando alguém do seu grupo (privilegiado, branco, macho, etc etc etc) de alguma maneira massacrar quem vocês se sentem na liberdade de emular. É isso, Ritinha...beijos! minha linda!
Esse vídeo me fez pensar que quando descobri seu canal, a alguns anos atrás através da Sabrina Fernandes. Me dei conta que mesmo me considerando “super desconstruída “ no quesito gênero, ainda me surpreendeu ver uma drag falar de política. Foi um soco no estômago da minha branquitude classe média.. De lá pra cá um mundo se abriu e virei consumidora de transcultura, na política, na sociologia, na arte, na educação de uma forma total.. até chegar ao ponto de me incomodar absurdamente essa postura social naturalizada da marginalização da identidade trans. Sem dúvida o seu canal foi um divisor de águas na minha vida. Sou profundamente grata por esse start na minha posição nessa sociedade opressora.
Muito obrigado pelo vídeo Rita. É um cenário tão devastador e ao mesmo tempo tão intrínseco no nosso dia a dia que acabamos por não dar conta da gravidade. Me emocionei e fiz um tour pela minha vida com esse olhar de fora. Parabéns pelo conteúdo, seu cuidado ao abordar o tema é impecável. Novamente, muito obrigado ❤️🏳️🌈
Essa é a primeira vez que comento apesar de sempre acompanhar o canal e ser um aluno assíduo de dona Rita, mas agora, foi como se estivessem falando de mim e para mim. Preto, queer, periférico e pobre já me perdi várias vezes no personagem e fui vivendo um ano de cada vez para sobreviver. Hoje, beirando os 40, tento recolher os cacos do passado e remontar a pessoa que nasci para ser, muito já se perdeu, muita mágoa e cicatrizes na alma e no corpo moldaram um ser humano confuso. Chorei em saber que essa carga pesada não é culpa minha e que todo o sofrimento que me acometeu ao longo da vida me foi imposto e eu não tinha como me defender de outra forma. Sobrevivi até aqui e fico feliz em saber que existem pessoas engajadas em mudar esse sistema tão cruel e assassino. Muito obrigado dona Rita por dar voz a um sentimento que eu nem mesmo sabia que estava aqui, me despindo de algumas armaduras e vestindo outras, pois, a vida continua.
Nesse episódio da maquiagem eu concordo com absolutamente tudo que a Lumena disse e com o que a Rita pontuou, só acho que boa parte da “má fama” dela aqui fora da casa não vem daí, mas sim do posterior. Nos dias que se seguiram Lumena se mostrou seletiva, sendo conivente com o tratamento nojento que a Karol praticou com o Lucas, não se posicionando nenhuma vez quando Nego Di, Karol, Fiuk e cia foram misóginos, xenofóbicos e bullynadores. Lumena se calou quando debocharam do sotaque “caipira” do Rodolffo e do nordestino de Juliette, também não disse nada quando Nego Di falou que a revolução do Lucas era “de vagabundo”, nem quando o Fiuk estava falando da Thaís pelas costas como se ela fosse um objeto, mas atravessou um gramado inteiro com o dedo apontado na cara da Juliette para desacreditá-la quando ela tentou denunciar as coisas que - nós sabemos que sim - ela estava passando. Na minha opinião Lumena é uma péssima representante de qualquer militância por sua incoerência e não é exemplo de conduta em nada.
Não conhecia o termo "imagens de controle", gostei mesmo de saber como funciona, pois através dessas imagens introjetamos preconceitos sem nem saber o porquê.
Rita, você expõe as questões de forma tão clara e fina tornando a apreensão do conhecimento fácil. Sou uma admiradora de seu canal. Parabéns e obrigada!
Vai ler o quê? Judith Butler? Que tal ler um livro de anatomia? Um homem sem pênis não deixa de ser homem. Nem um homem fazendo deboche de mulher feito esse palhaço do vídeo.
Não sofri veladamente nenhum preconceito (mas não entendia o que era isso, depois fui caindo em mim), mas, quando criança, minha professora enfiava a mão nos meus cabelos e perguntava se eu não tinha penteado os cabelos naquele dia. Ela não fazia isso com mais ninguém, só comigo. A coincidência é que não sou branca, sou negra dos cabelos cacheados. A primeira vez que meu segundo marido veio para minha cidade, passeando por um shopping de gente rica, vi como me olhavam, uma vez que meu marido é branco dos cabelos lisos. Quando eu constituí uma loja e trabalhava com ele, no mesmo horário, nenhum representante vinha me vender as coisas, passavam direto para oferecer a ele as mercadorias. Sou mulher, negra e casada com um homem branco. Uma vez, numa esquina com meu filho, que é branco leitoso, as pessoas passavam e me olhavam de forma estranha... Nunca parei para pensar sobre isso, mas meu filho ficou indignado... Só ele percebeu... era preconceito!
Realmente, pela primeira vez, vi uma análise fundamentada sobre o programa. do Há algo além sobre o modo como todas as atitudes de Lumena vêm sendo lidas.
Como você me faz pensar, questionar meus posicionamentos, mesmo eu, na minha ignorância, achando que não sou preconceituosa etc. Quando você coloca que todos vivemos tipo "performance", nós mulheres vivemos isso ou somos, de algum modo, marginalizadas. Ex: se você gosta ou fica melhor em você roupas mais floridas, soltas, menos "preto-tubinho-sedutor", os homens não te olham tanto. Claro que não estou comparando com as questões abordadas no vídeo, que são mais fortes, mas sinto isso.
Como sempre que conteúdo! Que didática! Muito obrigada por abrir cada vez mais minha visão de mundo, de me fazer questionar atitudes vistas como banais, mas me fazer ver sob outra ótica. Seus vídeos são uma porrada na nossa consciência e no nosso modo de ver o mundo, tá obrigada! 🤗
Uma vez no carnaval ocorreu um episódio onde quase mataram meu irmão por estar fantasiado de mulher. Episódio que eu nunca esqueci e passei a ter aversão ao costume de homens héteros se vestirem de mulher no carnaval. Estávamos nos divertindo e nos aproximamos de um grupo de homens héteros vestidos de mulher. Meu irmão fazia drag na época, então também estava vestido de mulher, como eles, só que com vestimenta um pouco mais elaborada. Quando eles perceberam que meu irmão era gay, começaram a fazer piadas e provocações que chegou ao ponto deles querem bater no meu irmão por ser gay. Quebraram uma garrafa de vidro e foram todos pra cima dele na intenção de matá-lo, enquanto eu aos berros pedia socorro. Por sorte, meu irmão era grande e forte, conseguiu correr e pedir ajuda num condomínio. Nesse dia eu cheguei a conclusão que os héteros negam ao grupo lgbtqia+ o direito de sair maquiado na rua sem ser agredido ou virar chacota, é um direito que só eles podem usufruir.
Felipe, eu sinto muito! 😔
Gente, que história triste... Teu irmão tá bem hoje em dia? Ou esse episódio gerou trauma?
Triste de mais isso. Fiquem bem. Queria abraçar os dois!🙏🏿🙏⚘⚘
@@JuliVB29 Com toda a certeza gerou trauma
Caramba.....
Na serie da Netflix "Big Mouth", tem uma musica chamada "Code Switchin' " que é um menino preto falando sobre o sistema de defesa que ele usa para não ser marginalizado na sociedade, incluindo o fato dele ter que mudar seu jeito de agir e falar dependendo com quem estiver falando. Em determinado momento da musica, ele chega a citar que ninguém sabe como ele é de verdade, se enquadrando no que foi dito sobre não saber separar quem você é da mascara que você criou para sobreviver. Na decorrência desse episódio também há uma discussão sobre como isso é usado e como impacta a vida e a cultura dos outros jovens pretos do país.
Essa série é mt boa
É aquela animação que fala sobre sexualidade na adolescência?
@@gomes-2399 yes
Eu amei esse episódio
Esse ep foi muito bom.
Para quem tá comentando isso aqui: a Rita não está defendendo a Lumena nas outras atitudes dela dentro da casa, e sim, da situação do desfile.
Sou branco, hetero, de classe média... Estudei na Federal... Fora da realidade da maioria dos brasileiros... Só compreesndi que "era racista" quando tive meu primeiro empreendimento, em um bairro pobre na era FHC... Vi o que é a fome, e as injustiças sociais... Hoje, luto para que meu país seja mais justo... Que nossos filhos possam ser o que eles queiram!!! Em todos os sentidos... E que possam viver dignamente, com suas escolhas... #DonaRita você é hoje uma da pessoas mais admiráveis.... Obrigado por colocar uma luz no fim de nosso túnel!!!
"é brincadeira porque não é com vocês". Você disse tudo nessa frase. Obrigado.
Tb achei.
Eu concordo mas acho que a Rita nao entra em vários pontos que concerne esse imaginário popular do homem se vestindo de mulher, ela cita o carnaval de forma passageira, como se fosse um fenomeno pontual como se nao tivesse anos de história e um impacto massivo no inconsciente do brasileiro. Fora isso, existem outros momentos como o dia da troca (clássico de todo ensino médio), ou seja, para o brasileiro médio o homem se vestir de mulher de maneira jocosa é altamente difundido culturalmente e nao consigo ver isso a um ataque a comunidade travesti se eles nao utilizarem trejeitos, falas que remetem a comunidade travesti em si (como mona, bee, bicha, etc). Se um grupo de homens se vestem com roupas clássicas femininas e vao zoar MULHERES, como que as travestis estao tendo sua identidade de genero atacadas? É o mesmo que dizer que mulheres nao podem se vestir de homem porque trans homens vao se sentir ofendidos. Até onde é brincadeira, até onde ofende as pessoas? Isso significa que TODA vez que homens heterosexuais se vestirem de mulheres as travestis nao vao tomar como brincadeira? Essa linha hoje em dia é muito tênue e desconsiderar todo um histórico social-politico-cultural porque um grupo se sente atacado (independente de citar numeros e vulnerabilidade do travesti) também me parece extremamente reducionista. Se elas nao se sentem bem com essa situacao é todo o direito delas, mas entao é uma discussao pra todo mundo sentar e ver o que está ofendendo e de que maneira pode-se continuar brincando sem ofender
@@marcosviniciusfonseca9665 num tendi nada
@@resonanzq Vish kkk!! Se ta difícil pra vc entender, imagina pra eu te explicar ☺!! Por isso, sugiro q vc pesquise mais sobre com pessoas do meio msm, pq por aqui fica difícil!✌🏽
Eu já falei isso no meu trabalho quando a piada é com o outro. E sendo o outro, tudo pode e se reclamar é mi-mi-mi
Tava meio triste me sentindo solitário, fui salvo pelo conteúdo informativo e bem produzido da Tempero Drag Corporation.
Edit: Gente a fama finalmente chegou para este virginiano, "hoje ninguém vai estragar o meu dia 🍷 ", obrigado, obrigado, obrigado.
Eu todinha
Melhor notificação da semana é a de vídeo novo quentinho no Canal
Tamo junto!
Eu tb!
Relutei em ver com medo de me sentir mais ... só.
Tá difícil, gente....
Muita força e resiliência paraa todos nós, galera!!
Rita, você é meu presente de aniversário dê 61anos !! Obrigada!!
Parabéns 🥰😘
Feliz aniversário Elza
Eu vou fazer 17 amanhã ks😁,parabéns amiga/o/e
Parabéns, Elza! Feliz seu dia! Ótimo gosto para presentes haha
Parabéns ❤️
Aí Ritinha... Eu chorei nesse vídeo. O lugar do outro continua sendo o lugar mais difícil.
Ritinha sei que não tem nada a ver com o vídeo, mas estava mostrando seus vídeos para minha filha de 8 anos que se chama Cecília (ela sempre vê que te assisto) e eu estava explicando o que era Drag. Ela perguntou se vc era um homem, e expliquei todo o contexto sobre a sua perfomance como Rita. E ela perguntou: mãe não tem boneca dela?
Vou te contar que adorei a ideia, para que ela se inspire em estudar e em entender que é preciso estudar pars lutar contra o capitalismo, fascismo, machismo e todos os "ismos" que nos colocam nessa desigualdade.
Que sorte da sua filha ter uma mãe assim!! :)
Eu quero uma boneca da Rita também Sempre admirei Drag Queens. Acho o Leo Aquilla uma Barbie perfeita. Mas a Rita me fascina pela forma como explica as coisas.
E não é que a Rita é mesmo uma boneca👌🏿
Gente, uma boneca da Titaaaaaa! QUEEEROOOOOO!!!!😍😍😍😍❤❤❤
Caramba que ótima ideia. Vou tentar fazer pelo menos o busto dela, porque esse cabelo dela é incrível. Tenho um insta onde faço algumas esculturas @mik.art1928
Pro Ritinha ❤️ na década de 90 tanto na escola municipal como na estadual respondi a estes questionários ditos sócios econômicos etc. Não imaginava que era pra tal situação.
Um beijo pra sua secretária Rochelly ❤️❤️.
Gratidão por compartilhar seu saber 🖖🏻✡️.
A causa que a Lumena defende é louvável, ela só não soube se expressar: A arrogância e a hipócrisia em execrar um dos seus, desqualificou a suas falas. Esse BBB foi um soco na extrema militância!
Sim.
Ela tem conhecimento mas é arrogante.
E faz militância seletiva.
vc não deve ter assistido o vídeo até o final né, ou no mínimo a branca dela doeu em vc tbm. Só pode.
Concordo plenamente
@mendes mendes existe sim uma militância exagerada que só causa antipatia. Ao invés de unir, separa. Se hoje existe alguma mudança na sociedade desde muito antes, é por conta da militância real e necessária. Não essa da Lumena. Eu não vou desqualificar que todas as lutas dela são inválidas. Pelo contrário. Porém, ela precisa aprender a ter tato, paciência e saber lidar com o outro antes de militar pra desconstruir. Caso contrário, só vai tá gerando ainda mais ignorância e preconceito.
@@andycortez2872 Mas, afinal, o que a Lumena fez de tão grave no episódio do desfile dos homens maquiados ? Pelo que assisti, ela apenas disse que aquela cena tocou profundamente em um lugar dolorido dela, explicando que o que pra eles (homens maquiados) era apenas uma brincadeira inocente, pra muitos seres humanos era a própria vida deles, sua identidade. Pra mim, as pessoas acham ruim esse posicionamento dela pq incomoda ouvir algumas verdades e a realidade. Parece que pra defender o fim da LGBTfobia, do machismo e do racismo a gente precisa "pisar em ovos" sem quebrá-los, como se, uma expressão facial exagerada ou diferente já fosse motivo de desqualificar a pauta, o debate e "a militância" fundamental e legítima.
Vontade de usar essa resposta como padrão na vida : "não, anjo, vá ler".
Sim, demais! Melhor resposta!
Já uso.
Quando usei uma vez, conversando com um cara sobre feminismo, ele disse que fui esnobe perante a "humildade dele em querer entender o movimento"
aiai
As vezes quem indica leitura, não lê nada, e voltamos a hipocrisia rs
Que agonia, o cara das libras ficou tão bem recortado que parece um homenzinho pequeno ali do lado da Rita kkkkk
Kkkkkkkk. Parece mesmo.
Verdade, rs! Sem uma "moldura" fica meio estranho mesmo
sim kkj
Não é não?! Pensei que fosse kkkkk
Me deu a sensação que ele está em pezinho ali! Bonitinho!!!
Dona Rita a senhora é SENSACIONAL! Obrigada por isso ❤️
Esperando um vídeo continuação desse no sentido BBB: concordo muito que a Lumena foi necessária nessa briga; mas as outras que se sucederam foi além da conta!
A senhora pode falar sobre isso? Porque ela tá muito no sentido de “descansa, militante”. Obrigada e beijos!
PQP… Obrigada pelo seu trabalho de utilidade pública, humana, espiritual que vc faz. Gratidão e admiração! 😘
Rita/Guilherme, entenda: você é uma dádiva, um presente para nós!!!!
23:35 Pausa para homenagear o tradutor para libras, que expressou perfeitamente o deboche 👏💅
Esse BBB Mostra que é possível estar errado msm defendendo as coisas certas. Ignorar a arrogância de algumas falas é continuar fracassando na mensagem!!
Dona Rita, é prazer enorme ter a oportunidade de assistir aos seus vídeos. Obrigada por dividir todo esse conhecimento e por trazer um conteúdo tão sensacional. Eu admiro muito você, seu trabalho e a qualidade do seu conteúdo. Obrigada por fazer esse mundo um lugar melhor.
D.Rita vc é demais,
Eu sou negra,mulher,perfeição, e gorda,imagina isso,mas dei a volta no sistema,conequi me forma em 2018 sou Pedagoga,e pós graduada em Educação Expecial ,com 51 primaveras .
Bjs amadinha , adoro vc !!🤩🤩
Eu criei uma expectativa imensa pra essa edição do BBB, especialmente pela representatividade de figuras negras tão emblemáticas que estão lá. Mas virou uma guerra o programa: só vejo falas infelizes, crueldade, manifestação de ódio e racismo. Poderia ser uma oportunidade para levantar reflexões para as massas, mas a ideia de "racismo reverso" e de menosprezo às bandeiras da militância tomaram conta do público. É uma pena tudo o que está acontecendo...
Foi programado. Não duvide.
Infelizmente, tá bem pesado de ver o programa.
É um programa da Globo. A emissora que bancou a ditadura militar e o golpe da Dilma. Vocês tão jogando suas expectativas no lugar muito errado. É um reality show totalmente manipulado e muito bem pensado.
Sim...esse BBB21 tá um Terror...😭😭😭
A Karol Conka e a Lumena são crias do feminismo liberal que viu na suposta intersecção chamada "feminismo negro" uma oportunidade de cooptar mulheres pretas para limpar a barra racista desse movimento. Ela não faz nada diferente do que o feminismo ensinou.
Só que essa descompensação exibida em rede nacional não agradou e ninguém vai assumir as crias. Vão deixar acontecer o que acontece sempre: derreter essas moças até nao restar nada. Não terão as chances que um branco teria com erros bem piores.
Humilhar homem negro e se humilhar pra homem branco!
Karol Conka na cartilha do feminismo que a pariu. Escola DjamiLA Ribeiro de militância.
Só que esquecem que um programinha como esse já deu prêmio para racista (Paula) e deu duas chances ao homofóbico Marcelo Dourado, que ganhou uma das edições, mas nunca o público vai ter condescendência com mulher preta.
É o preço quando se aceita representatividade vazia.
Eu tô com um ódio desse BBB, teve o efeito contrário, em vez dos movimentos serem pautados la dentro pela maior representativade, deu TUDO ERRADO e viramos PIADA
EU TO PUTO AAAAA
Amg, era pra lumena ser aclamada por ter paciência de ensinar aqueles machos, e ela tá sendo motivo de chacotaaaaa
Foi de propósito 😒
2 meses guardados... pra ter essa merda de script...
Acredito que foi a forma dela falar, soou bastante agressivo, apesar de ter toda razão.
E outra, ela direcionou o discurso em um único homem, o bode expiatório, sendo que um grupo foi lá e fez performance.
Tudo é questão de como a informação é levada. O modo que ela agiu foi equivocado, mesmo estando correta.
Ninguém aprende desse jeito...ficou bem feio na minha opinião, afasta até do debate.
Acho q ela virou chacota pq infelizmente se pôs num patamar de superioridade, apontando o dedo literalmente...
@@RaposaVermelhaOff concordo contigo. Ela estava certa nas colocações, porém direciono-as apenas a um participante, ignorando os outros participantes do desfile. Ela usou seus pré-conceitos sobre eles para definir quem era culpado e quem era passível de perdão.
Faz anos que eu não me interesso pelo BBB, mas esse tá sendo avassalador e impossível de não observar. Seu vídeo me esclareceu muita coisa, e tbm me fez perceber que eu estava sendo maldoso em muitas formas de observar, muito obrigado por isso!
Excelente vídeo Rita, mto esclarecedor.😘
Que aula, 😍 estou apaixonado pelo conteúdo do seu canal dona Rita, Parabéns. 👏👏👏👏
Encontrei seu canal há menos de uma semana, te digo: te amo tanto! Eu to apaixonada pelo conteúdo, seu conhecimento, sua forma de comunicação, produção, unhas, make, cabelo, roupas, sua estante de verdade, sua voz, deboche, ironia, jeito que gesticula...
Maravilhosa! Coisa linda seu trabalho!
Necessária! 👏🏻👏🏻👏🏻
Ela é demais!! Vc falou tudo! E olha que sou de direita hein hahaha mas aqui tem posição de qualidade!!
Tb acho
Até chorar, chorei. O conteúdo da Rita é maravilhoso, eu amo. Eu aprendi demais nesse último ano em que eu acompanho o canal e eu recuperei a minha leitura em nível assombroso. Muito a agradecer, me abriu os olhos. 🥰
Logo vê-se que foi gravado dia 29 mesmo, tantas águas rolaram depois disso...
Hahahah, esse vídeo não envelheceu bem em poucos dias
Mas dentro do msm debate nada mudou
@mendes mendes não, o comentário é sobre o BBB
@@effielopes815 mudou sim, a gente vê de onde saiu alguns posicionamentos e não foi da boa intenção. E a intenção importa muito mais do que as palavras, porque o público está lendo o contexto e não somente uma situação isolada.
@@effielopes815 então mas o debate não foi pra defender a causa trans foi pra se auto promover usando a causa trans ( muito melhor que o Fiuk tenta fazer miseravelmente).
Afinal Lumena exclui, faz chacota e ainda humilhou uma pessoa LGBTQ contradizendo seu próprio discurso.
Caramba, eu me vi refletindo como eu sempre "passei" na vida =>sendo a louca, a engraçada, a gay "lacradora" e apenas quando eu já conseguia o meu 'palco' e a atenção só pra mim, é que eu podia desenvolver uma ideia e ser levado à sério.... Eu conquistei muito sucesso na vida, mas apenas usando o "humor" como arma pra me alavancar... Eu dizia para mim mesmo que eu estava sendo honesto comigo em aceitar quem eu sou e viver de uma maneira mais leve, mas na real, o que eu vim fazendo até hoje, é me aproveitando de um estereótipo para me alavancar, é aprendendo que pra sobreviver eu devo atingir de alguma maneira o que eles veem em mim....no final do dia, quando eu não conseguia mais esta com a energia lá em cima pra bancar esta pose, sempre me vem os comentário tipo "o que aconteceu?," "esta tudo bem com você?" , "nossa, você mudou, tá diferente"
Você deve ser maravilhoso ❤️
IMAGENS DE CONTROLE, BBB E AS QUEER
324.220 visualizações
Tempero Drag
721 mil inscritos
Próximo
Reprodução automática
26:18
LUTA DE CLASSES
Tempero Drag
135 mil visualizações
Novo
9:36
Rita Von Hunty e a dor de barriga durante a aula | Que História É Essa, Porchat?
Canal GNT
323 mil visualizações
10:22
BÍBLIA: A ESCRITURA SAGRADA????????
Tempero Drag
969 mil visualizações
58:59
Rita von Hunty: uma intelectual do seu tempo | Entrevista com Leandro Karnal
Prazer, Karnal - Canal Oficial de Leandro Karnal
104 mil visualizações
Novo
15:46
🔴NÃO AGUENTOU: Karol TEM ATITUDE DESESPERADA e fala RENDE; Carla Diaz PERDE PACIÊNCIA E SOLTA VERBO!
Já contei? por Ju Nogueira
273 mil visualizações
Novo
26:17
RACISMO, COISA DE BRANCO
Tempero Drag
577 mil visualizações
10:33
A TEORIA DO APEGO (ou "qual é o seu tipo?")
Tempero Drag
811 mil visualizações
20:29
Tem substância possivelmente CANCERÍGENA na AIRFRYER.... MAS CALMA!
Nunca vi 1 cientista
305 mil visualizações
26:24
PEC EMERGENCIAL E REFORMA ADMINISTRATIVA
Tempero Drag
171 mil visualizações
10:09
O DEUS PROBLEMA
Tempero Drag
749 mil visualizações
17:10
EU NÃO SOU UMA MULHER
Tempero Drag
323 mil visualizações
11:38
Militância ou só fiscalização? | 082
Tese Onze
57 mil visualizações
Comentários • 2.303
Adicionar um comentário público...
Büzsi Zoltanfi
Pessoal, está tudo muito confuso. A maioria dos ativistas LGBT... não defende que gênero é uma construção social? Se for, tanto a feminilidade quanto a masculinidade podem se performadas. Se uma mulher transgênero performa feminilidade, porquê the hell os caras do BBB não podem fazer o mesmo mesmo que jocosamente. Sério que vocês nunca viram afeminados e travestis debochados?
1 segundo atrás
Gabriel Ricciardi
Queria a Dona Rita apresentando o BBB, imagina cada discurso de eliminação que sairia dessa boquinha marxista
2 semanas atrás
2,2 mil
33
DAYANE DE LIMA DA SILVEIRA
Ritinha sei que não tem nada a ver com o vídeo, mas estava mostrando seus vídeos para minha filha de 8 anos que se chama Cecília (ela sempre vê que te assisto) e eu estava explicando o que era Drag. Ela perguntou se vc era um homem, e expliquei todo o contexto sobre a sua perfomance como Rita. E ela perguntou: mãe não tem boneca dela?
Vou te contar que adorei a ideia, para que ela se inspire em estudar e em entender que é preciso estudar pars lutar contra o capitalismo, fascismo, machismo e todos os "ismos" que nos colocam nessa desigualdade.
1 semana atrás
82
3
antonio fontelles
"é brincadeira porque não é com vocês". Você disse tudo nessa frase. Obrigado.
2 semanas atrás
288
7
Thiago Valadão
Queremos mais videos sobre a lUMENA, sobre ficar caladinha enquanto um negro é escrachado por outra Negra, e a mesma fica com deboche.
2 semanas atrás
215
11
Gabo Marcos
É. O problema é que a Lumena é uma pessoa tão ruim que fica difícil levar o que ela fala em consideração... Pena.
2 semanas atrás
166
8
Melanie Martinez Brazil
Eu no google: como ter a dicção, inteligência, intelectualidade, e conhecimento em leitura que a rita tem. Pesquisar
2 semanas atrás
729
15
Júlio Monteiro
Gente, mas não dá para defender a Lumena fora desse caso.
2 semanas atrás
104
8
Dani Pereira
Meu deus! Obrigada! Eu perdi minha bolsa na faculdade no ano de 2020 e fui desligada do estágio. Isso acabou comigo. Tipo eu nao tive condições de estudar remotamente na puc, então tomei pau no primeiro semenstre e no segundo. Mas a história vai alem. Morava numa comunidade, em março cheguei a comer migau de fubá. Minha casa foi invadida por um cara fugindo da policia, isso no primeiro semestre. No segundo meu pai sofre avc. Eu nao tive cabeça pra estudar direito. Eu perdi a bolsa e o estágio. E me deprimi feio. Pensei em suicídio no fim do ano. Eu to levando. Mas falei isso tudo pra dizer que eu fiquei sem chao e identidade. E so hoje ouvindo este video entendi o que aconteceu com meu desempenho todo tempo que estive na faculdade. Acredite É mais um gás pra continuar vivendo. Obrigada!
2 semanas atrás
65
8
Bruno Mariano
Esse vídeo é equivalente a 10 sessões de terapia pra quem é LGBTQAI+
2 semanas atrás
10
Ricardo Fernandes
o intérprete de libras fazendo "um beijinho, tchau" é a coisa mais fofa do mundo!
2 semanas atrás
72
2
Felipe Oliveira
Uma vez no carnaval ocorreu um episódio onde quase mataram meu irmão por estar fantasiado de mulher que eu nunca esqueci e passei a ter aversão ao costume de homens héteros se vestirem de mulher no carnaval. Estávamos nos divertindo e nos aproximamos de um grupo de homens héteros vestidos de mulher. Meu irmão fazia drag na época, então também estava vestido de mulher, como eles, só que com vestimenta um pouco mais elaborada. Quando eles perceberam que meu irmão era gay, começaram a fazer piadas e provocações que chegou ao ponto deles querem bater no meu irmão por ser gay. Quebraram uma garrafa de vidro e foram todos pra cima dele na intenção de matá-lo, enquanto eu aos berros pedia socorro. Por sorte, meu irmão era grande e forte, conseguiu correr e pedir ajuda num condomínio. Nesse dia eu cheguei a conclusão que os héteros negam ao grupo lgbtqia+ o direito de sair maquiado na rua sem ser agredido ou virar chacota, é um direito que só eles podem usufruir.
2 semanas atrás
854
16
Leo Lipe - Jovem Escritor
Rita, eu sempre concordo suas linhas de raciocínio, mas nesse vídeo ficou difícil não questionar um fato: a Lumena errou e está errando. Por mais que exista a questão da imagem de controle, e que esse BBB tenha sido construído pra criar essas imagens de controle, não reconhecer os erros dentro dos nossos movimentos é um tiro no pé. Hoje, mais uma vez, a Lumena provou que erra ao colocar nas opiniões dela uma bandeira de "causa". O julgamento a respeito do beijo entre Lucas e Gilberto diz muito sobre como ela encara as pautas. Ela fechou os olhos e a boca quando o Nego Di falou que universidade é lugar de vagabundo. Então, sim, imagem de controle é uma merda e não pode ser alimentada. Mas ela errou e continua errando na postura e na fala.
2 semanas atrás
101
9
Isa C.
23:35 Pausa para homenagear o tradutor para libras, que expressou perfeitamente o deboche 👏💅
2 semanas atrás
62
Wando Gama
Me fez chorar. E lembrar quantos anos eu precisei dentro de uma escola militar performar um papel exigido pela sociedade.🥺😞😞😞😞
2 semanas atrás
53
2
Pablo Almeida
Caramba, eu me vi refletindo como eu sempre "passei" na vida =>sendo a louca, a engraçada, a gay "lacradora" e apenas quando eu já conseguia o meu 'palco' e a atenção só pra mim, é que eu podia desenvolver uma ideia e ser levado à sério.... Eu conquistei muito sucesso na vida, mas apenas usando o "humor" como arma pra me alavancar... Eu dizia para mim mesmo que eu estava sendo honesto comigo em aceitar quem eu sou e viver de uma maneira mais leve, mas na real, o que eu vim fazendo até hoje, é me aproveitando de um estereótipo para me alavancar, é aprendendo que pra sobreviver eu devo atingir de alguma maneira o que eles veem em mim....no final do dia, quando eu não conseguia mais esta com a energia lá em cima pra bancar esta pose, sempre me vem os comentário tipo "o que aconteceu?," "esta tudo bem com você?" , "nossa, você mudou, tá diferente"
2 semanas atrás
45
1
Ana Lira
Você deve ser maravilhoso ❤️
6 dias atrás
Büzsi Zoltanfi
Os gays vivem numa bolha mesmo. Aposto que você se tornou bem sucedido numa carreira com poucos homens heterossexuais. Todo o seu comportamento não seria minimamente aceito numa área com o mínimo de masculinidade exigida. E eu não entendo o porquê das lésbicas se referenciam com artigos femininos e os gays não conseguirem. Não faz sentido para quase ninguém.
Escutar que nossa vida adulta é separar o que somos de quem aprendemos a ser, me doeu quanto mulher, bissexual e preta da periferia. São tantos "não faça isso" ou "não posso fazer isso para não sofrer aquilo" que aprendemos a ser mais um modelo do mesmo, do padrão, do que é "aceitável" e matamos a nossa autenticidade.
Lumena realmente acertou nesse primeiro momento, uma pena q dps ela começou a "militar" só pelo q era conveniente pra ela.
Eu já discordo desse primeiro acerto e acho muito problemático. Quando ela fala coloca que hetero se travestir mata porque é chacota, enquanto a verdade é o contrário, a repressão para se portar como homem e o machismo é que mata.
Lumena falhou na comunicação, a Rita entendeu porque ela tem muito conhecimento neste assunto, o restante das pessoas não entenderam, ou seja não ajudou em nada. Lumena ainda deu voz ao fiuk que fez as pessoas alem de não entenderem nada, execrar todos os Brancos heteros todos privilegiados, como se fosse um pecado existirem, o pior é que,não sabem que nem todos brancos héteros são privilegiados. Virou uma confusão e maioria entendeu como uma militância vazia, estava mais para discurso de ódio.
eu uso sim,militantes de facebook e biscoiteiros.quer mudar o mundo,começe pela sua rua...
@mendes mendes e desde quando militância é algo exclusivamente positiva?
@mendes mendes mas nesse caso ela fez de maneira negativa.
Não é só pq vc é militante e desconstruindo que vc é uma boa pessoa ou tem atitudes legais.
São coisas que temos que separar pq ter consciência e se desconstruir é uma coisa que independe do seu caráter e valores morais.
entendi o conteúdo e amei kkk mas não parei de olhar essas unhas LINDAS DO CARAIO ❤️
2 kkkkk
Kkkkkk... Eu também!!!
4!!!
Pior q pintei de azul e verm tbmm
Kkkk
6!
Gente do céu, era a Rita falando e eu reparando nas unhas, que não daria certo tomar banho com unhas tão grandes. Céus! São unhas postiças, são só um adereço, como brinco e anel, dizia eu para mim mesmo.
Nam!
Me fez chorar. E lembrar quantos anos eu precisei dentro de uma escola militar performar um papel exigido pela sociedade.🥺😞😞😞😞
Espero que você esteja bem agora. Todo o amor e afeto do mundo pra vc! 🙌❤
Fica bem, anjo!
Passou?
todos os vídeos assisto ao menos 2x pois não são vídeos, são aulas!
pqp te amo Dona Rita
o intérprete de libras fazendo "um beijinho, tchau" é a coisa mais fofa do mundo!
Quem aí voltou o vídeo pra ver?
Tive que votar pra ver e é fofo mesmo.
Siiiim, fofurinha!
@@Barbarelazz eu ksksk
24:42
Meu Deus, que evolução em pessoa!
Queria conviver com pessoas assim.
Nós todos... Nós todos...
Isso de separar quais partes da nossa personalidade são autênticas e quais são falsos muros que erigimos pra não sofrer é tão real. Eu sempre senti isso e foi reconfortante ouvir saindo da sua boca.
Creio que isso seja real para todos, ao menos em algum momento da vida, muitas vezes uma vida toda.
A boca salvadora da Ritinha! Como encarar a atualidade sem esse tempero esclarecedor insuperável? ♥️
Eu também o/ Inclusive minha terapeuta falou algo parecido na sessão dessa semana. Performar uma feminilidade esperada pelos outros foi me destruindo por dentro, criou uma culpa enorme sobre minha lesbianidade e me fez acreditar que nunca vou ser digna de amor. Dói demais.
Assim que alguém teve a ideia da maquiagem eu já comecei a me sentir muito incomodado, assim que esses desfile começou já comecei a ficar irritado, assim que vi Lumena criticando me senti representado, pena que a sensatez dela ficou só nisso
simmm
Esse é o problema dela. Começou mandando bem e depois está sendo conivente com o pior
Sim...😭😭😭...primeiro amei ela e depois me decepcionou
@Topzera Mil pedante
Real. Única vez que ele de fato militou corretamente
Nossa, dona Rita, eu nunca havia pensado dessa forma (embora eu respeite e acolha totalmente as diferenças). Confesso q estou envergonhada...mas a meu favor digo q estou em desconstrução! Gratidão pela luz em minhas trevas!!!,🤔🤗🥰🌻🙏🏽✨
Eu termino de ver esse vídeo aos prantos. Não sei nem como vim parar aqui mas obrigado. Que tapa na cara. Esse fervilhão de notícias sobre Lumena é isso, Lumena é aquilo não me deixaram enxergar a gravidade da situação. Vc é didática, incrível, faz as pessoas pensarem e refletirem seus atos. Enfim, virei fã e mais uma vez obrigado pela aula.
Queremos mais videos sobre a lUMENA, sobre ficar caladinha enquanto um negro é escrachado por outra Negra, e a mesma fica com deboche.
E sobre calar-se ao presenciar um debate ofensivo inundado em colorismo.
E sobre acusar um garoto negro bi sobre ter beijado outro no programa, acusando-o de usar uma pauta em prol pessoal
E sobre cair na hipocrisia de realmente usar uma pauta seria (racismo estrutural) para uma causa própria (acusar Carla Diaz)
E sobre mencionar uma entidade da religião que diz seguir de maneira jocosa para "ficar bem com a turma"
Aah... Esqueci
E sobre ela ter pontuado o comportamento apenas de 2 dos 10 participantes da ação de maquiagem dos homens, e não dos 8 demais
A única coisa de util q a Lumena fez nesse BBB
Teve também o caso dela ter acusado uma participante de fazer chacota com a religião dela (candomblé) no dia em que Lumena estava de vestido branco e Juliete perguntou se tudo bem pra ela se ela TB usasse uma saia branca naquele dia.
E na outra semana a Lumena estava num grupo com Nego Di falando "Xangô pra cá, Xangô pra lá, assim eu Xangozei". Aí Lumena estava rindo com esse grupo. E isso não é chacota com o orixá? Pois justamente é o orixá da justiça! Ele virá e vai mostrar seu poder.
Quando começou eu achei q seria uma das minhas favoritas, agora não a suporto. Ontem ela estava num grupo com o Arthur imitando uma travesti (sem maquiagem, nos trejeitos exagerados) e ela estava dando risada.
Ela julga conforme convém ao jogo dela, não é militância, é hipocrisia mesmo.
Eu dou like antes de começar a assistir !
Quem mais ?! Minha nossa, que conteúdo !! 👏🏻👏🏻👏🏻
Eu tb...
Eu tambem
Fico sempre maravilhada com a didática e profundidade dos temas!
@@Jupilu0012 sim ! A gente aprende muito, de forma fácil ! E a dicção ?! Maravilhosa ! 🙂
Faço isso em todos os canais pelos quais passo. Pô, a pessoa, a equipe, todo mundo teve o maior trabalho para produzir aquele material, é o que nos cabe fazer (penso assim).
Dona Rita, você poderia fazer um simpósio de 2 horas q assim eu vou assistir com a maior alegria e sede de conhecimento... muito obrigado por existir nesse tempo... você é necessária/o nessa era❤
Ai gente, como que eu vivia antes de conhecer esse canal? Que riqueza de conteúdo, inteligente, inclusivo, político... Uma aula de cidadania e humanidade! Parabéns Rita
Tô hipnotizada por você, minha anja!
Quando a Dona Rita fala o nome dos teóricos no diminutivo, logo imagino os dois sentados na varanda, tomando algo e batendo papo. Amo!
As pautas da Lumena são válidas, e talvez por ela ter se sentido tão agredida com a atitude dos rapazes ela nao tenha conseguido se expressar. Talvez esse primeiro episódio tenha dado gatilho pra falta de interlocução que ela apresenta no programa.
Eu sou uma mulher negra militante, e uma coisa que venho aprendendo e que a militância precisa vir com uma comunicação adequada, principalmente quando a outra parte se mostra disposta a ouvir. É similara criar um adolescente (eu tenho uma em casa) toda vez que a conversa se inicia em tom agressivo, ela acaba antes mesmo de começar.
Outra coisa que a militância precisa é de conhecimento de causa, como a Rita que é um índice bibliografico ambulante. No caso da Lumena, achei absurdo algumas colocações dela, como por exemplo colocar o Zumbi dos Palmares em uma situação pejorativa e fora de contexto.
A Lumena é uma mulher negra tão potente, com causas muito importantes pra discutir, mas falta de habilidade de comunicação, o que é um pouco surpreendente ja que ela faz mestrado em psicologia social.
Talvez esse episodio tenha sido um gatilho pra ela, e tem tb a questão das pessoas as quais ela se associou, tanto ela como o Gilberto. Ai vemos a questão de amizades, e como fechamos os olhos e passamos pano para amigos.
Depois vamos ver eles se lamentando pelas atitudes dos companheiros, principalmente as da Karol, e dizendo que se sentiam incomodados mas não tiveram a capacidade de falar. E aí vem o principal erro, quando achamos que temos que militar só com os outros, que nossa família e amigos nao precisam ser corrigidos, quando nosso afeto nos faz fechar os olhos.
Muito coerente...
Não é deixar de militar ou parecer medroso(a)
Mas é importante ter uma finalidade
Algo que possa gerar reflexão e que as novas gerações e já essas ganhem cm isso
Não apenas uma rivalidade estéril
Verdade! Essa agressividade não educa, amedronta. Isso atrapalha demais a aprendizagem e o diálogo.
👏🏻👏🏻👏🏻
Perfeito a colocação.
Lumena acha que é dona das pessoas. Acha que por ser militante é juíza de todas as coisas. Não dá! A única coisa que ela vai conseguir é que as pessoas tenham mais ódio de nós da esquerda, mais ódio de nós negros, mais ódio de minorias. É uma tragédia essa Lumena. Diz defender causa LGBTQetc... mas quando o rapaz (negro inclusive) se assume gay, a LUMENA foi a primeira a atacá-lo. O rapaz, Lucas, desistiu do jogo por isso, principalmente. Que tristeza, essa Lumena.
Amooooooo ! Ritinha é um bálsamo nesses dias tão difíceis..
Rita, voce é tao necessária. Minha maior alegria foi ter encontrado seu canal.
Não acredito que não conheci esse canal antes. Apaixonada 👏👏 ótima dicção, didática, conteúdo. Meus parabéns 👏👏👏
A Drag que ele faz é incrível !!!
Faço minhas as suas
O Guilherme é tão foda, que qdo ele interpreta a Rita realmente eu vejo uma mulher mais velha, de um outro tempo, e qdo ele é ele eu vejo um professor jovem e super inteligente, que curte uma balada e fala uns palavrões, que é doce e gentil...Lindo de todo jeito. Que ser fantástico 😍
eu também sempre vejo essas diferenças dos dois.. o guilherme performa a rita mto beeem
Eu adoro ele ...mas não sei porque, tenho medo dele também. É uma sensação muito estranha!
@@mauriciocardozo3732 caraca, eu fico um pouco assustada com a inteligência...
Querida! Sua capacidade de síntese é genial, obrigada! Um abraço 😘
Ai, saudades das suas reflexões necessárias! É uma carícia nos nossos intelectos ❤ Obrigada, Rita!
Livro importante para esse assunto é “A Sociedade do Espetáculo” Guy Debord
Aprendo tanto contigo, Rita 😍
Adoro tuas reflexões muito ponderadas! Ah, e amei o intérprete de libras, é um lindo trabalho que fazem!
Vou ficar a madrugada toda pensando nessa "imagem de controle" e sobre todo meu desenvolvimento, desde a infância, convivendo com uma classe superior a minha.
Karini eu tb mas num aspecto mais individual, convivendo com pessoas hostis, arrogantes e soberbas, achando que minha existência realmente era um problema é adequando minha performance para ser aceita. Hoje, adulta, me afastei de todos e estou tentando fazer essa identificação de essência x performance.
Eu estava aguardando ansiosa vc falar desse assunto !
Gente, mas não dá para defender a Lumena fora desse caso.
Lumena fez com q as pessoas tomassem ódio pela militância.
@@josianepacheco2709 as pessoas ja sentiam ódio pela militância, ela só ajudou mesmo.
@@bindinhotv eu acho a militância importante e necessária mas feita de forma correta e não seletiva como ela ta fazendo, alias não só ela.
Meu, se liga na data de gravação do vídeo, faziam uns 3 dias q o programa tinha começado ainda... Não tinha rolado toda aquela merda
@@raissaheloinaoliveirasilva3984 não discordo. Esse é o perigo de falar antes de conhecer, ou não porque neste caso ela foi acertada. Apesar de eu achar que as coisas tomaram uma dimensão muito grande por medo do cancelamento, ao invés de encarrar como uma questão a ser trazida para discussão.
Mais uma vez adorei!
Hoje é meu aniversário e você me deu um baita presente!
Há poucos dias assisti a um vídeo do Prof.Silvio Almeida e muitos questionamentos e também muitas reflexões foram por mim feitos. Infelizmente é preciso fazer essas reflexões.
Não sabemos por quanto tempo e até quando...
Agradeço aqui mais uma vez.
Sua aula é divertida e muito reflexiva. 💜
Eu gosto da fala da lumena nessa situação. Mas as falas dela depois desse momento ela só caiu no meu conceito.
Esse vídeo é equivalente a 10 sessões de terapia pra quem é LGBTQAI+
A mentalidade do brasileiro está boiando na pré história.
Pre história seria bom. Reiniciava monte de coisa.
Do brasileiro é pior mas isso é coisa no mundo inteiro.
Só alguns países tão em 2021, eu acho.
O mundo inteiro
O tempo avança, o brasileiro regride.
Boiando não, tá enterrado.
Eh o mundo todo, o brasil na verdade ta bem avancado.
Acabei de descobrir sobre o que eu quero falar no meu TCC! Obrigado, Dona Rita, sua maravilhosa!
18:30 Doeu aqui ouvir isto, grata por compartilhar conhecimento, experiência e ponto de vista. Que possamos alcancar mais empatia. ❤
Esse vídeo é o verdadeiro soco na boca das imagens de esteriótipos 🙌🏻... parabéns equipe Tempero Drag
Parabéns Rita por um vídeo tão instrutivo e maravilhoso!
Uma pessoa que eu SÓ tenho vontade de escutar. A forma que você coloca as coisas e até as palavras que você usa, é uma obra de arte. Obrigada por ocupar esse espaço. Aprender com você é um privilégio danado
Nossa eu simplesmente absorvo cada palavra que vc fala com muita curiosidade, admiração e orgulho pelo ser humano que vc é!!! Obrigada por ampliar nossos pensamentos.
Rita, seu conteúdo enrriquece a minha vida e me torna uma pessoa melhor. Gratidão
Rita sou muito seu fã, como homem gay, preto,periférico não me sinto representado pelas falas da Lumena, e seu grupo no BBB, o que vc pessoa de tudo o que está acontecendo e aconteceu lá dentro? Acho muito importante a sua posição em relação aos fatos
É. O problema é que a Lumena é uma pessoa tão ruim que fica difícil levar o que ela fala em consideração... Pena.
O vídeo foi gravado antes dela mostrar a militância seletiva dela
eu n diria q ela é uma pessoa ruim, mas que no momento ela está com uma perspectiva equivocada de si mesma, e está exercendo algo prejudicial não só a comunidade e aos outros participantes, como a ela mesma. bem o q a vih tube falou la na reunião, militância grosseira n ajuda. Mas definir ela como uma pessoa ruim por uma experiência em específico é ser tão hipócrita quanto os participantes que crucificaram o Lucas pelos dias ruins na casa. Os telespec deveriam ser menos julgadores e mais reflexivos em relação ao experimento social.
tb quero tudinho fora da casa o quanto antes pelo bem da comunidade. eleições são ano q vem e to morrendo de medo já
@@Pedrobatista18 👏👏👏
Verdade o que ela faz com a Carla Dias e muita maldade , ela é arrogante!
Rita, como sempre MARAVILHOSA! Suas reflexões são importantíssimas e necessárias. Adoro!
'Aprender a performar o que o padrão quer de vc'. Me arrepiei com essa frase. Salve a empatia!
NA MORAL ROCHELE CONTINUA COM ESSA EDIÇÃO QUE TÁ BOM DEMAIS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Eu amoooooooooooooooooooooooo, inclusive o piriri parara pururu.
Eu discordo um pouco. Pois Lumena e Karol Conká passaram dos limites. Elas humilham outra mulher e outro negro, se acham sempre certas. O preconceito pode potencializar o ódio contra elas, mas é preciso enxergar o quanto elas exageraram e estão sujando a imagem da militância, deixando de acolher em vez de explicar e orientar.
Penso que mesmo quando se humilha um homem hétero cis tananana, a militância falha. É realmente o momento de fazer uma autocrítica e perceber que as coisas vão pra frente quando existe diálogo e respeito.
Não tenho certeza (>>>>>>>>>me corrija(m) se eu estiver errado
Euc reio que Ritinha esteja falando sobre Lumena até aquele ponto. Até ali eu achei que ela seria uma boa pessoa lá. No dia seguinte quando ela começou a querer perseguir o Caio eu comecei a pensar que a atitude dela tava deixando de ser ponderada . E foi, táaí uma cagança só
Ela gravou o vídeo antes dos episódios de humilhação, por isso
Rita, adoro você. Digo isso para tentar arrefecer um pouco o que direi a seguir. Não! Lumena não conseguiu ser eficiente em sua empreitada e continua não conseguindo. Ela não é engajada, é extremista da militância. A forma e o conteúdo comunicados/comunicativos estão equivocados nela. Lumena afasta o interlocutor médio (Rita, sua fofa, nem é interlocutor médio...médios somos nós...são interlocutores fronteiriços, parvos, abaixo da média - temos que entender isso, assumir isso no nosso discurso) da compreensão responsiva necessária quando o assunto é a existência humana. Lumena nem qualquer um de nós tem que proibir os homens (supostamente cis/héteros - observe bem como alguns deles adoram se agarrar) de se apropriar do mundo Drag, do feminino mesmo caricato, do maravilhoso desbunde travesti, do universo trans, etc etc etc...Proibição com dedo em riste, com discurso de ódio, com negativas sucessivas jamais será educativo, elucidadivo. Será sempre sibilino e causará ódio (e só vocêr os fronteiriços das redes sociais). Caio e os outros bofse não foram ensinados por Lumena, não aprenderam, não ressignificaram seus próprios atos com aquela absurda intervenção, pelo contrário: no fundo recalcaram ainda mais seu ódio contido, seu deboche plácido contra "as minorias" em questão. O que Lumena tinha que fazer era dizer assim pros meninos, abre aspas: "queridinhos, vistam-se de mulher à vontade, desbundem à vontade, enviadem, virem purpurina, deem vazão ao calor na bacurinha que vocês têm À VONTADE. Só não se esqueçam de que, fazendo isso, VOCÊS TÊM POR OBRIGAÇÃO, A PARTIR DESSE MOMENTO, DE RESPEITAR... MAIS, DE DEFENDER O GRUPO DO QUAL, POR ESTERIOTIPO, VOCÊS SE APROPRIAM, porque vocês não estão, agora citando você Ritinha, se apropriando de uma alegoria, de uma fantasia, de um fetiche, vocês estão se apropriando de uma EXISTÊNCIA. Mais: de uma existência que é morta nas mãos de homens como vocês. Vocês tem a obrigação não só de respeitar essa existência, mas de defendê-la quando alguém do seu grupo (privilegiado, branco, macho, etc etc etc) de alguma maneira massacrar quem vocês se sentem na liberdade de emular. É isso, Ritinha...beijos! minha linda!
Meu Deus....essa pessoa é mtoooooooooo necessária. Primeiro vídeo que assisto e estou assim😲. Bah, que aula.
Até quando fala palavrão ela é elegante! Inteligentíssima!
Esse vídeo me fez pensar que quando descobri seu canal, a alguns anos atrás através da Sabrina Fernandes. Me dei conta que mesmo me considerando “super desconstruída “ no quesito gênero, ainda me surpreendeu ver uma drag falar de política. Foi um soco no estômago da minha branquitude classe média..
De lá pra cá um mundo se abriu e virei consumidora de transcultura, na política, na sociologia, na arte, na educação de uma forma total.. até chegar ao ponto de me incomodar absurdamente essa postura social naturalizada da marginalização da identidade trans.
Sem dúvida o seu canal foi um divisor de águas na minha vida. Sou profundamente grata por esse start na minha posição nessa sociedade opressora.
Muito obrigado pelo vídeo Rita. É um cenário tão devastador e ao mesmo tempo tão intrínseco no nosso dia a dia que acabamos por não dar conta da gravidade. Me emocionei e fiz um tour pela minha vida com esse olhar de fora. Parabéns pelo conteúdo, seu cuidado ao abordar o tema é impecável. Novamente, muito obrigado ❤️🏳️🌈
Essa é a primeira vez que comento apesar de sempre acompanhar o canal e ser um aluno assíduo de dona Rita, mas agora, foi como se estivessem falando de mim e para mim. Preto, queer, periférico e pobre já me perdi várias vezes no personagem e fui vivendo um ano de cada vez para sobreviver. Hoje, beirando os 40, tento recolher os cacos do passado e remontar a pessoa que nasci para ser, muito já se perdeu, muita mágoa e cicatrizes na alma e no corpo moldaram um ser humano confuso. Chorei em saber que essa carga pesada não é culpa minha e que todo o sofrimento que me acometeu ao longo da vida me foi imposto e eu não tinha como me defender de outra forma. Sobrevivi até aqui e fico feliz em saber que existem pessoas engajadas em mudar esse sistema tão cruel e assassino. Muito obrigado dona Rita por dar voz a um sentimento que eu nem mesmo sabia que estava aqui, me despindo de algumas armaduras e vestindo outras, pois, a vida continua.
Que relato lindo...!
...e que sua vida continue lindamente, apesar de algumas pedras aqui e ali, que vc certamente usará para construir seus castelos.
obrigada pelo video, dona rita, hoje foi uns dos piores dias da minha vida e esse vídeo veio pra salvar a noite🥰
Ei, vai ficar tudo bem :)
ô gente, muito obrigada🥺 ja to melhor simm
Nesse episódio da maquiagem eu concordo com absolutamente tudo que a Lumena disse e com o que a Rita pontuou, só acho que boa parte da “má fama” dela aqui fora da casa não vem daí, mas sim do posterior. Nos dias que se seguiram Lumena se mostrou seletiva, sendo conivente com o tratamento nojento que a Karol praticou com o Lucas, não se posicionando nenhuma vez quando Nego Di, Karol, Fiuk e cia foram misóginos, xenofóbicos e bullynadores. Lumena se calou quando debocharam do sotaque “caipira” do Rodolffo e do nordestino de Juliette, também não disse nada quando Nego Di falou que a revolução do Lucas era “de vagabundo”, nem quando o Fiuk estava falando da Thaís pelas costas como se ela fosse um objeto, mas atravessou um gramado inteiro com o dedo apontado na cara da Juliette para desacreditá-la quando ela tentou denunciar as coisas que - nós sabemos que sim - ela estava passando. Na minha opinião Lumena é uma péssima representante de qualquer militância por sua incoerência e não é exemplo de conduta em nada.
Verdade
Porque de posturas( só quando convém )
Já estamos um tanto fartos
Tomara que ela reflita e todos nós tbm
Sobre essa seletividade
Não conhecia o termo "imagens de controle", gostei mesmo de saber como funciona, pois através dessas imagens introjetamos preconceitos sem nem saber o porquê.
Sim!
Rita, você expõe as questões de forma tão clara e fina tornando a apreensão do conhecimento fácil. Sou uma admiradora de seu canal. Parabéns e obrigada!
"não, anjo. vá ler" - mantra
Vai ler o quê? Judith Butler? Que tal ler um livro de anatomia? Um homem sem pênis não deixa de ser homem. Nem um homem fazendo deboche de mulher feito esse palhaço do vídeo.
Eu acho essa frase de uma arrogancia bizarra. Me admira ela falar isso sendo professor.
Você é uma educadora! Assisto seu vídeo a sensação é de estar me educando para ser humano. Eu te aplauso.
Como eu me identifiquei com esse Twitte! Vídeo incrível ❣
Amo essas Luz nas visões atuais. Adoro mudar minhas opiniões com essa inteligência e discussão saudável. ❤
Não sofri veladamente nenhum preconceito (mas não entendia o que era isso, depois fui caindo em mim), mas, quando criança, minha professora enfiava a mão nos meus cabelos e perguntava se eu não tinha penteado os cabelos naquele dia. Ela não fazia isso com mais ninguém, só comigo. A coincidência é que não sou branca, sou negra dos cabelos cacheados. A primeira vez que meu segundo marido veio para minha cidade, passeando por um shopping de gente rica, vi como me olhavam, uma vez que meu marido é branco dos cabelos lisos. Quando eu constituí uma loja e trabalhava com ele, no mesmo horário, nenhum representante vinha me vender as coisas, passavam direto para oferecer a ele as mercadorias. Sou mulher, negra e casada com um homem branco. Uma vez, numa esquina com meu filho, que é branco leitoso, as pessoas passavam e me olhavam de forma estranha... Nunca parei para pensar sobre isso, mas meu filho ficou indignado... Só ele percebeu... era preconceito!
Tia Ritinha, sempre necessária!!!🥰🥰🥰
Excelente vídeo, Rita sempre fazendo o povo refletir, adoro.
Caramba, Rita... eu sempre saio dos teus vídeos com o botão de encaminhar engatilhado! Obrigado pelos ensinamentos!
Maravilhosa!! Questionando os problemas e valorizando as saídas!!
Realmente, pela primeira vez, vi uma análise fundamentada sobre o programa. do Há algo além sobre o modo como todas as atitudes de Lumena vêm sendo lidas.
Não podemos esquecer que a mesma Lumena riu e estimulou o Nego Di a fazer deboche dos trejeitos do Gilberto. Pra mim não tem como ser mais hipócrita.
Como você me faz pensar, questionar meus posicionamentos, mesmo eu, na minha ignorância, achando que não sou preconceituosa etc.
Quando você coloca que todos vivemos tipo "performance", nós mulheres vivemos isso ou somos, de algum modo, marginalizadas. Ex: se você gosta ou fica melhor em você roupas mais floridas, soltas, menos "preto-tubinho-sedutor", os homens não te olham tanto. Claro que não estou comparando com as questões abordadas no vídeo, que são mais fortes, mas sinto isso.
Toda arrepiada, emocionante e muito NECESSÁRIA ❤️❤️❤️
Esse estudo de stanford me deixou completamente arrepiada
Como sempre que conteúdo! Que didática! Muito obrigada por abrir cada vez mais minha visão de mundo, de me fazer questionar atitudes vistas como banais, mas me fazer ver sob outra ótica. Seus vídeos são uma porrada na nossa consciência e no nosso modo de ver o mundo, tá obrigada! 🤗
Parabéns, assistir seus vídeos é uma inspiração. Acompanhar suas discussões é um aprendizado de vida.