Faz muito sentido. Eu como um cara do eixo Fi-Te não suporto a galerinha Fe-Ti. O gente falsa, só pensa no melhor pra eles e tá nem aí pra vc no final das contas. Fi quando gosta, gosta mesmo, se de alguém ou algo.
Mas, Roberta, eu percebo essa mesma paixão em Fe users. Por exemplo, o Guilherme Briggs, um esfj. Inclusive, convivo com Fe e Ti users dentro de casa. Enfim, o que vc falou, é verdade, mas parcialmente. Pois, vejo que todo mundo é frio e quente conforme onde o calo de cada um dói. Por isso, existe tanta hipocrisia na comunidade mbti, pois tudo isso de paixão, manipulação e irracionalidade, as pessoas colocam em um bode expiatório, tipos específicos. Existe muita projeção do que na realidade pertence a pessoa, que não aceita em si mesma, daí mbti virou álibi, instrumento de distorções e mentes egolotras. E com o tempo, esse tema adquire um caráter mais afetivo/estético do que objetivo. Já me perguntaram se sou Tx user ou Nx dom, por simplesmente me verem fazendo ou dizendo coisas que são associadas a X tipo.
Roberta, acho legal que você desse mais moral pra estes tipos de vídeos informais e curtos, pois acabam por se tornar bem significativos e, de certa forma, para quem carece de tempo, acessíveis.
Espetacular, já passei por essa dúvida, tipando um amigo Raper, ele era muito crítico da sociedade, mas fechei em ISFP porque ele era apaixonado pelo Raper e não conseguia (apesar de querer muito) estruturar a arte dele de forma a viver financeiramente dela... Era um insulto falar do Rap só pelo dinheiro o deixava visivelmente afetado... Mas vez ou outra ela deixava escapar o desejo de deixar um legado no Rap, de ser grande... A forma como ele falava que ajudaria a comunidade dele era bem impraticável, doar cesta básica mas o cálculo dos recursos nescessários para isso não batiam e simultaneamente a isso o fato de ser um insulto ver o Rap como uma máquina de dinheiro para ele, pelas palavras dele : "O Rap é minha vida" sem contar que ele era bem "esteta" e tinha um vício em roupas da Adidas surreal... Ele monta os looks ... Bem depois que eu descobri que a sombra demônio dos ISFPs é INTP me fez entender pq aquela acidez toda... É muita crítica... Mas a FI é visível a paixão pela arte, o dinheiro hora como insulto, hora como algo que pode mudar o mundo... Kkk foi bem legal.
Eu amei a explicação! Tão simples e direta. Mas confesso que ainda estou bem pensativo... Não entendi verdadeiramente ainda, deve ser porque gosto de complicar ksksks
Galera, me ajuda aí..com relação a essa diferença entre introversão e extroversão. Uma pessoa que, mesmo sendo mais caseira, com poucos amigos, não participa de eventos sociais com frequência, mas confia na busca livros, vídeos, cursos, palestras para conseguir ter uma compreensão mais objetiva de algum conteúdo visando usá-lo para alcançar um resultado desejado (ao seu modo), a criação de algo a ser apreciado pelo público...é introvertida ou extrovertida?
Logo, os Fi são mais individualistas dos tipos que possuem Fe em qualquer posição? Para entender melhor o meu tipo, consigo fazer algum tipo de consulta/avaliação por você?
Eu nunca concordo mesmo que me matem. Por isso sou Fi e não Fe: eu não ligo se você acredita em algo de verdade, mesmo que isso possa estar errado, seja muito errado (o que seria Fe), porém se eu acredito em algo eu nunca direi que não acredito; eu não minto, sou sempre sincero, honesto, verdadeiro, mesmo que isso machuque tudo e todos, pois é um dos meus valores é não ser nunca um hipócrita, nunca escolher o caminho mais fácil apenas para não me encherem o saco, como você mesmo disse, por exemplo. Eu prefiro que me torturem, que batam, me escarneçam... Portanto que eu sempre fale no que acredito sempre. Podem fazer o que quiser de mim, mas jamais passarei por cima de meus princípios, jamais quebrarei meu código de honra, jamais me conformarei a algo por mera conveniência, por medo ou o que for... Esse é o motivo pelo qual não tenho Fe: nunca minto, não importa o que me aconteça eu nunca mentirei. Já fui demitido por falar a verdade, já fui tratado muito mal por falar apenas a verdade, o que eu acredito... Jamais fui ou serei falso, insincero, desonesto, hipócrita... O problema da Fe é que só dá valor ao que é externo, ao que é visível, por isso temos todos os tipos de pessoas imorais com ela, mas que parecem boas, diferentemente de pessoas morais que parecem más, por ter Fi, por valorizarem o interior, o que não aparece aos olhos dos outros. A Fe se conforma aos valores externos de uma cultura, um povo, uma instituição, um país... Enquanto a Fi procura sempre estar de acordo com o que acredita de verdade, mesmo que pareça que eles não tenham consideração, sejam mau humorados, não queiram dar um único sorriso apenas para deixar os outros mais confortáveis com sua presença... É preciso aceitar que os Fe podem ser falsos e um Fi jamais por exemplo. Quando você chega em um lugar você sorri, você ri, você é gregário, gentil... Mas pode estar morrendo de inveja, tem ódio, tem vontade de matar alguém... A Fi fala que quer te matar mesmo que nós mesmo morramos. A Fe nunca será verdadeira ou tem mais dificuldade de ser, pois leva em consideração o sentimento das pessoas, por exemplo. É melhor uma cruel verdade (Fi) que uma doce mentira (Fe). Até. Jesus não falava tudo o que ele sentia sobre os outros, isso pode ser considero falsidade, mas só porquê era para o bem dos outros acabam dizendo que ele tinha compaixão. Eu Sou O Que Eu Sou e não tenho Fe, nem quero ter.
Generalizei: Jesus falava a verdade mesmo que doesse, mas porquê tinha um signicado profundo nisso, sentia ser o melhor para os outros e a coisa mais lógica a se fazer (Ni, Fe e Ti). Eu falo a verdade apenas e somente por ser um valor que eu tenho (Fi), não considero os outros, o sentimento deles, apenas se eu estou de acordo com algo em que acredito. E aí depois eu vejo se pode ser bom para os outros isso. Para mim importa o meu sentimento e somente depois o dos outros. Com a Fe é o contrário. Sou egoísta, mas os Fe são muitas vezes hipócritas, falsos, insinceros, invejosos, maus e crêem ser bons. Nada contra ninguém eu tenho, eu não perco meu tempo com algo inútil ou que não me acrescente em nada, mas eu preciso sempre estar sendo quem sou que para mim é o ideal. Os Fe crêem precisar ser algo além do que são, algo mais ideal, como se o que eles fossem não seja suficiente, não seja o melhor, o mais moral, o mais benéfico para eles ou ous outros... Sinceramente: que se dane tudo isso; to be yourself is all that can do ou ser você mesmo é tudo que você pode fazer. Tchau.
Desafie a verdade( meus valores) e a lógica (meus princípios)se sentirem capazes ou aptos para isso, mas lhe adianto sou uma cobra e "don't tread on me" pois irei te engolir. yep, i am a man and an idealistic child in love
Eu discordo, essa dinâmica calculista que você citou se assemelha mais Te/Fi do que um usuário alto de Ti, creio que essa descrição teria sido válida para Fe também. É claro que se formos falar de Fe e Te elas vão encontrar certas semelhanças, pois ambas são funções extrovertidas, mas o Te é mais focado em metas para satisfação pessoal e o Fe é focado em estabelecer o bem de uma maneira universal e isso não necessariamente torna ele uma pessoa "falsa", na maioria dos Fe doms essa preocupação é genuína, muitos Fi doms percebem essas atitudes como desonesta porque para eles o importante é o calor interno, estar em sintonia com eles próprios mesmo que isso signifique que outras pessoas vão rejeitá-los, enquanto no Fe o calor é externo que se preocupa mais em se alinhar com os outros indivíduos e pensam mais no benefício da comunidade mesmo que seja às custas do próprio Fe. O Ti que você descreveu está um pouco fora da realidade moça. Pelo menos no caso de usuários fortes de Ti como IXTPs ou EXTPs eles normalmente não estão preocupados em "manejar" os outros para chegar realmente em um objetivo concreto, mesmo porquê, a Ti se preocupa em montar seu próprio sistema interno de como as coisas funcionam e tanto faz o que as outras pessoas pensam, cada um busca sua própria verdade e não cabe ao usuário de Ti definir isso.
Olá obrigada pelo seu comentário! Devemos evitar pensar em FE como “falsos” pois toda função extrovertida responde ao ambiente logo todas se comportam desta forma: se voltando ao externo, o que não as torna menos autêntica. Sobre o cálculo, ele está presente em todas às funções do ego, eu não diria que TIFE seja calculista, mas um eixo mais “relaxado” do que FITE que me passa um ar “tensionado”. Isso porque FE tende a se dobrar à harmonia externa - o que não deixa de ser um calculo, mas não é algo exclusivo dela . Acredito que TI no ego em geral fica muito aborrecido ao ter suas ideias questionadas pois estas respondem ao intimo assim como para usuarios de FI. É difícil desvincular o sujeito do seu intimo. Abs!
Ótimo vídeo Roberta! Traga mais vídeos sobre Ni se possível.
Ok, anotado!
Up!
Faz muito sentido. Eu como um cara do eixo Fi-Te não suporto a galerinha Fe-Ti. O gente falsa, só pensa no melhor pra eles e tá nem aí pra vc no final das contas. Fi quando gosta, gosta mesmo, se de alguém ou algo.
Eu já acho FI muito “pessoal” kkk fico nervosa como a cara nem treme
Kkkkk isso muito coisa de fi, geralmente fi sente que fe é falso por ser oposto ao tipo
Mas, Roberta, eu percebo essa mesma paixão em Fe users. Por exemplo, o Guilherme Briggs, um esfj. Inclusive, convivo com Fe e Ti users dentro de casa. Enfim, o que vc falou, é verdade, mas parcialmente. Pois, vejo que todo mundo é frio e quente conforme onde o calo de cada um dói. Por isso, existe tanta hipocrisia na comunidade mbti, pois tudo isso de paixão, manipulação e irracionalidade, as pessoas colocam em um bode expiatório, tipos específicos. Existe muita projeção do que na realidade pertence a pessoa, que não aceita em si mesma, daí mbti virou álibi, instrumento de distorções e mentes egolotras. E com o tempo, esse tema adquire um caráter mais afetivo/estético do que objetivo. Já me perguntaram se sou Tx user ou Nx dom, por simplesmente me verem fazendo ou dizendo coisas que são associadas a X tipo.
Guilherme Briggs falou que era infp… será?
@@Roberta_bernardon Se for por aquele site do 16 personalitys é meio duvidoso.
Roberta, acho legal que você desse mais moral pra estes tipos de vídeos informais e curtos, pois acabam por se tornar bem significativos e, de certa forma, para quem carece de tempo, acessíveis.
Meu problema é que sou muito perfeccionista e acabo não fazendo nada mas acho uma ótima ideia
@@Roberta_bernardon ce é muito gata !
Excelente percepção e explicação do tema!! 👏❤
Falamos naquele dia 🎉
Eu sempre achei que tinha o eixo Te-Fi. Nesse vídeo acredito que tenha descoberto que tenho Fe-Ti mds
A reviravolta 😅
Meu deus mesmo não entende a teoria direito por isso se tipa errado.
Faz sentido, em todos os exemplos que eu imagino essa explicação bate perfeitamente.
O eixo FITE passa uma “vibe” mas rígida
Fico feliz por vc postar vídeo novo por aqui! Adorei a didática! 👏😍
Postarei mais Aline obrigada! ❤️
Espetacular, já passei por essa dúvida, tipando um amigo Raper, ele era muito crítico da sociedade, mas fechei em ISFP porque ele era apaixonado pelo Raper e não conseguia (apesar de querer muito) estruturar a arte dele de forma a viver financeiramente dela... Era um insulto falar do Rap só pelo dinheiro o deixava visivelmente afetado... Mas vez ou outra ela deixava escapar o desejo de deixar um legado no Rap, de ser grande... A forma como ele falava que ajudaria a comunidade dele era bem impraticável, doar cesta básica mas o cálculo dos recursos nescessários para isso não batiam e simultaneamente a isso o fato de ser um insulto ver o Rap como uma máquina de dinheiro para ele, pelas palavras dele : "O Rap é minha vida" sem contar que ele era bem "esteta" e tinha um vício em roupas da Adidas surreal... Ele monta os looks ... Bem depois que eu descobri que a sombra demônio dos ISFPs é INTP me fez entender pq aquela acidez toda... É muita crítica... Mas a FI é visível a paixão pela arte, o dinheiro hora como insulto, hora como algo que pode mudar o mundo... Kkk foi bem legal.
Sim!! Tudo BEM pessoal!❤
Amei, super claro, muito fácil de visualizar ❤
Vamos testar essa semana? Observe as pessoas a sua volta Bruna!
Já estou percebendo, estou encantada
❤️
útil demais! fica mais fácil analisar agora!
Excelentes termos para descrever a inferior desses tipos
Sim, a influência delas é ENORMe
A melhor didática do RUclips!
😊
Show de bola, ficou muito mais fácil de diferenciar os dois 🙌🏽👏👏
Eba 😍
Muito linda a análise! Já usei a teoria do quente e frio pra observar meus próprios aspectos.
Chegou a alguma conclusão?
@@Roberta_bernardon Sim! E constantemente analiso
amei o vídeo muito bem explicativo, você explica tão bem!
Obrigada Lele❤
Muito bom!❤❤ a sua didática é incrível!
Eu já coloquei um milhão de defeitos kkk mas se entendeu, está bom! 🫡
Muito legal seu vídeo... parabéns pensava que era o contrário 😂😂😂
Obrigada, Jana❤️
maravilhoso vídeo roberta ❤
Top Ro. Eu já tinha pensando algo sobre isso tbm
Sempre a frente de seu tempo 🐣
concordo, é muito assim, consegui associar a situações reais
Já pondo em prática, isso aí!
Eu amei a explicação! Tão simples e direta. Mas confesso que ainda estou bem pensativo... Não entendi verdadeiramente ainda, deve ser porque gosto de complicar ksksks
É difícil porque o RUclips não me permite compartilhar imagens de entrevistas para exemplificar😢
@@Roberta_bernardon você tem razão! Eu não tinha pensado nisso.
Galera, me ajuda aí..com relação a essa diferença entre introversão e extroversão. Uma pessoa que, mesmo sendo mais caseira, com poucos amigos, não participa de eventos sociais com frequência, mas confia na busca livros, vídeos, cursos, palestras para conseguir ter uma compreensão mais objetiva de algum conteúdo visando usá-lo para alcançar um resultado desejado (ao seu modo), a criação de algo a ser apreciado pelo público...é introvertida ou extrovertida?
Ajudem! 😊
@@Roberta_bernardon 😀
Excelente! Kkkkkk
Obrigado 😃
Adorei o vídeo, me ajudou muito ❤️
Que BOM, Ella! ✨
realmente faz sentido meus amgs ti fe ou nvise versa são frios e sem paixão
eu sou muito apaixonada pelo que eu falo e percebo a diferença
Perfeito!
Agora só falta eu entender a função inferior, pra mim é a mais difícil. 😢
Neste módulo de sombra que vamos fazer juntos você vai conseguir perceber completamente, Sil. Fique tranquila!
Isso foi rápido mesmo kkkkkkk
Eu vou me inspirar a fazer mais longos kkk
@@Roberta_bernardon mas assim também está ótimo. Ambos os casos são muito bons!
Logo, os Fi são mais individualistas dos tipos que possuem Fe em qualquer posição?
Para entender melhor o meu tipo, consigo fazer algum tipo de consulta/avaliação por você?
Avaliando dessa forma eu poderia ser do eixo Fe/Ti, mas eu geralmente finjo concordar pra n encherem meu saco
FE TI provavelmente
Eu nunca concordo mesmo que me matem. Por isso sou Fi e não Fe: eu não ligo se você acredita em algo de verdade, mesmo que isso possa estar errado, seja muito errado (o que seria Fe), porém se eu acredito em algo eu nunca direi que não acredito; eu não minto, sou sempre sincero, honesto, verdadeiro, mesmo que isso machuque tudo e todos, pois é um dos meus valores é não ser nunca um hipócrita, nunca escolher o caminho mais fácil apenas para não me encherem o saco, como você mesmo disse, por exemplo. Eu prefiro que me torturem, que batam, me escarneçam... Portanto que eu sempre fale no que acredito sempre. Podem fazer o que quiser de mim, mas jamais passarei por cima de meus princípios, jamais quebrarei meu código de honra, jamais me conformarei a algo por mera conveniência, por medo ou o que for... Esse é o motivo pelo qual não tenho Fe: nunca minto, não importa o que me aconteça eu nunca mentirei. Já fui demitido por falar a verdade, já fui tratado muito mal por falar apenas a verdade, o que eu acredito... Jamais fui ou serei falso, insincero, desonesto, hipócrita... O problema da Fe é que só dá valor ao que é externo, ao que é visível, por isso temos todos os tipos de pessoas imorais com ela, mas que parecem boas, diferentemente de pessoas morais que parecem más, por ter Fi, por valorizarem o interior, o que não aparece aos olhos dos outros. A Fe se conforma aos valores externos de uma cultura, um povo, uma instituição, um país... Enquanto a Fi procura sempre estar de acordo com o que acredita de verdade, mesmo que pareça que eles não tenham consideração, sejam mau humorados, não queiram dar um único sorriso apenas para deixar os outros mais confortáveis com sua presença... É preciso aceitar que os Fe podem ser falsos e um Fi jamais por exemplo. Quando você chega em um lugar você sorri, você ri, você é gregário, gentil... Mas pode estar morrendo de inveja, tem ódio, tem vontade de matar alguém... A Fi fala que quer te matar mesmo que nós mesmo morramos. A Fe nunca será verdadeira ou tem mais dificuldade de ser, pois leva em consideração o sentimento das pessoas, por exemplo. É melhor uma cruel verdade (Fi) que uma doce mentira (Fe). Até. Jesus não falava tudo o que ele sentia sobre os outros, isso pode ser considero falsidade, mas só porquê era para o bem dos outros acabam dizendo que ele tinha compaixão. Eu Sou O Que Eu Sou e não tenho Fe, nem quero ter.
Generalizei: Jesus falava a verdade mesmo que doesse, mas porquê tinha um signicado profundo nisso, sentia ser o melhor para os outros e a coisa mais lógica a se fazer (Ni, Fe e Ti). Eu falo a verdade apenas e somente por ser um valor que eu tenho (Fi), não considero os outros, o sentimento deles, apenas se eu estou de acordo com algo em que acredito. E aí depois eu vejo se pode ser bom para os outros isso. Para mim importa o meu sentimento e somente depois o dos outros. Com a Fe é o contrário. Sou egoísta, mas os Fe são muitas vezes hipócritas, falsos, insinceros, invejosos, maus e crêem ser bons. Nada contra ninguém eu tenho, eu não perco meu tempo com algo inútil ou que não me acrescente em nada, mas eu preciso sempre estar sendo quem sou que para mim é o ideal. Os Fe crêem precisar ser algo além do que são, algo mais ideal, como se o que eles fossem não seja suficiente, não seja o melhor, o mais moral, o mais benéfico para eles ou ous outros... Sinceramente: que se dane tudo isso; to be yourself is all that can do ou ser você mesmo é tudo que você pode fazer. Tchau.
Oba, video novo
❤🎉
Agora me deixou em dúvida entre ISTP e ISTJ 😑
São tipos difíceis mesmo de observar pq envolve diferenciar inferior x trickster
Ola Roberta, voce oferece algum tipo de consulta?
Sim, agendamentos pelo WhatsApp 21981540051
Roberta atuando a atuação hahaha concordo com tudo não tô nem aí
Eu por dentro/eu por fora kkk
só que não confio em usuários de Fe e Fi as vezes
Mas aí todo mundo tem um ou outro kkk como faz?
@@Roberta_bernardon o que vem de Fe vc joga fora e de Fi, vc filtra com bastante cuidado mas na média, joga fora também kkkkkkkkkkk
😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻😻 que mulher
Sim eu esponho minha fi pq tem hr q nao aguento kkkk desde que comecei a expor pra fora . Nunca mais parei. As pessoas as vezes ficam de saco cheio
TMJ ❤
Desafie a verdade( meus valores) e a lógica (meus princípios)se sentirem capazes ou aptos para isso, mas lhe adianto sou uma cobra e "don't tread on me" pois irei te engolir. yep, i am a man and an idealistic child in love
🎉❤isso ai
❤❤
Sdds ❤
Eu discordo, essa dinâmica calculista que você citou se assemelha mais Te/Fi do que um usuário alto de Ti, creio que essa descrição teria sido válida para Fe também. É claro que se formos falar de Fe e Te elas vão encontrar certas semelhanças, pois ambas são funções extrovertidas, mas o Te é mais focado em metas para satisfação pessoal e o Fe é focado em estabelecer o bem de uma maneira universal e isso não necessariamente torna ele uma pessoa "falsa", na maioria dos Fe doms essa preocupação é genuína, muitos Fi doms percebem essas atitudes como desonesta porque para eles o importante é o calor interno, estar em sintonia com eles próprios mesmo que isso signifique que outras pessoas vão rejeitá-los, enquanto no Fe o calor é externo que se preocupa mais em se alinhar com os outros indivíduos e pensam mais no benefício da comunidade mesmo que seja às custas do próprio Fe.
O Ti que você descreveu está um pouco fora da realidade moça. Pelo menos no caso de usuários fortes de Ti como IXTPs ou EXTPs eles normalmente não estão preocupados em "manejar" os outros para chegar realmente em um objetivo concreto, mesmo porquê, a Ti se preocupa em montar seu próprio sistema interno de como as coisas funcionam e tanto faz o que as outras pessoas pensam, cada um busca sua própria verdade e não cabe ao usuário de Ti definir isso.
Olá obrigada pelo seu comentário!
Devemos evitar pensar em FE como “falsos” pois toda função extrovertida responde ao ambiente logo todas se comportam desta forma: se voltando ao externo, o que não as torna menos autêntica.
Sobre o cálculo, ele está presente em todas às funções do ego, eu não diria que TIFE seja calculista, mas um eixo mais “relaxado” do que FITE que me passa um ar “tensionado”. Isso porque FE tende a se dobrar à harmonia externa - o que não deixa de ser um calculo, mas não é algo exclusivo dela .
Acredito que TI no ego em geral fica muito aborrecido ao ter suas ideias questionadas pois estas respondem ao intimo assim como para usuarios de FI. É difícil desvincular o sujeito do seu intimo.
Abs!