Por que a Imunidade Caí? (sistema imune)
HTML-код
- Опубликовано: 10 фев 2025
- Muitas pessoas acreditam que APENAS o exercício físico é capaz de aumentar a imunidade e proteger contra infecções. Existem um consenso geral que exercício em intensidade moderada com duração de aproximadamente 45 minutos são benéficos para a defesa imunológica do hospedeiro, inclusive em idosos e pessoas com doenças crônicas aumentando a proteção contra infecções. .
Por outro lado, existe uma visão comum de que exercícios vigorosos que excedem as diretrizes para prática de exercício físico podem suprimir a imunidade e aumentar o risco de infecção, isso devido a maior incidência de infecções em atletas quando comparado à população normal.
.
Mas vou te dizer alguma coisa muito séria: a resposta imune aumentada ou suprimida é resultante de MÚLTIPLOS FATORES, como prática de exercício, idade, perturbações do sono, ansiedade, déficits nutricionais, estresse, fatores ambientais, exercício físico e muitos outros! A combinação desses fatores modula a função imune e resulta em maior ou menor capacidade de defesa contra infecções!
.
Vou te dar um exemplo disso: a ciência ainda não tem muito bem clara se o treino vigoroso é realmente o fator causal da imunossupressão em atletas... Isso está sendo investigado, por que? Porque o Sistema Imune é modulado por múltiplos fatores!
Professor Dr. Fabio Ceschini
======================================================
Conheça nossos Curso em EAD
VPF Society
COMO FAZER AVALIAÇÃO FÍSICA E FUNCIONAL EM IDOSOS
PRESCRIÇÃO DO TREINAMENTO HIIT BASEADO EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS
PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO PARA IDOSOS BASEADO EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS
EXERCÍCIO E FIBROMIALGIA: ASPECTOS GERAIS E PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO
4 ESTRATÉGIAS PARA ESTIMAR A INTENSIDADE DO LIMIAR ANAERÓBICO
ESTÉTICA E EMAGRECIMENTO FEMININO: APLICAÇÕES DO HIIT
TREINAMENTO DE FORÇA E POTÊNCIA EM IDOSOS
MASTER CLASS EM EXERCÍCIO E DOENÇAS CRÔNICAS
MASTER CLASS EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
Cursos Acesse:
fabioceschini....
======================================================
Contatos do Professor Dr. Fabio Ceschini
e-mail: contato@fabioceschini.com.br
WhatsApp: + 55 11 97403 8856
Site: www.viajandope...
Meu amigo vou te falar uma coisa, vc deveria ter era 21milhoes de escrito, faço ultramaratona, me dedico somente a isso a 2 anos, tenho otima estrutura treinador, fisio, nutri são excelentes profissionais mais nenhuma deles demonstra tanta vontade de compartilhar conhecimento e ensinar como vc. Aprendo mais com voce , que com o pessoal de sua área que cuida de meus treinos... Vc está de parabéns!!!! Runner Sjc
Professor o que aprendo com o senhor eu não aprendo em 4 anos na faculdade . Tu é fera de mais . 👏👏👏
Vc é fera irmão . Agradecemos muito pela informação e sempre que eu encontro um ser humano que gosta de paz e de viver.bem passo canal . Deus te abençoe muito e te ajude a satisfazer os desejos de seu coração ❤️. Seja feliz e tenha paz 🙏.
Parabéns mestre, tenho 65 anos , sou acadêmico de ED, Física e aprendo muito com as aulas .
Bacana, uma assunto que gosto vou montar aula a respeito, obrigado grande Mentor
Ótima aula! Professor, poderia deixar as referências para nós.
Professor, treino em Jejum.
Faço treinos de alta intensidade faz bastante tempo e gostaria muito que o senhor gravasse um vídeo explicando o problema ou benefícios dessa prática, pois igual a mim são muitos.
Desde já agradeço!
Excelente seu trabalho...Parabéns!
Rapaz, pense na aula. Excelente explicação, sem dúvidas. Simples, didática e direta!!!!
Sempre fico gripado quando eu dou uma carga pesada!
Obrigado pela ajuda!
Sou nadador!
Obrigada pelo vídeo!! Ontem fiz um treino muito intenso e antes só tomei supercoffee (para não enjoar). No pós-treino tive intensa secreção de coriza e espirros. Durou pouco mais de 12h. Vou aumentar o Carb no pré- treino e pós- treino imediato.
Mto bom msm... show
Show de explicação 💪🏻
Como sempre sua explicação é perfeita professor.
Muito proveitoso,
sensacional!!!!1
Aula top
com certeza um explicação que levanta um problema muito sério que não é levado em consideração atualmente e menos ainda se levarmos em conta o novíssimo SARS-2. Como ninguém quer pegar, ou se pegar, ninguém quer morrer, uma baixa imunológica por exercício intenso é o que qualquer um menos deseja. Porém ao meu ver o vídeo merece um remake ou pelo menos um adendo que lhe confira duas coisas de melhor valor agregado. 1 - As fontes que embasam o conteúdo científico em questão, pelo menos no texto do vídeo já seria um avanço. Acredito que a comunidade de maneira geral gostaria também de beber na fonte que embasou o vídeo. 2 - Um complemento que explore as saídas eficientes para se executar exercícios sem o "desarme" do sistema imune, ou seja, uma espécie de exercício seguro, se é que existe! O vídeo que fala da periodização se aplicaria? No mais o vídeo está fantástico, assim como os demais!
Olá Emmerson tudo bem? Abordo tudo isso no MASTER CLASS EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO tem um módulo só sobre Sistema Imune e Exercicio e todos os artigos utilizados para realizar a aulas. Quanto a credibilidade, se minhas aulas. vídeos e tudo mais não tivesse credibilidade, eu não seria professor do Hospital Israelita Albert Einstein, simplesmente a maior instituição de ensino e pesquisa da américa latina
@@viajandopelafisiologia Verdade, alterei o texto pois a intenção não é por em xeque e sim ampliar o rastreamento da transparência da informação. As fontes são sempre muito úteis, pois permite um aprofundamento interessante. Agradeço o apreço da resposta.
A queda do sistema imunológico após exercício é mais influenciada por exercícios aeróbicos, já que eles abaixam os linfócitos no sangue, mas a prática regular de exercícios , dieta adequada sem restrições exageradas, e um bom descanso potencializam o sistema imune, e existe artigos dizendo que a prática regular de exercícios anaeróbicos e aeróbios retardam o envelhecimento do sistema imunológico
E uma dica, não estude por artigos, estude por livros
@@andreiperez644 Muitos atletas pegaram covid, mas quantos morreram? Penso que ao mesmo tempo que o sistema imunológico cai, ele tem melhor capacidade para lutar contra o virus é maior.
Perfeito!!
Como sempre agregando e muito. Você é o máximo professor.
Top ssor
Estou gripado agr muito provavelmente por esses fatores, apos um treino de costas mais bruto kkk, agr estou aqui aprendendo para nao errar de novo e vejo que tem muito mais a ver com os fatores circunferentes à essa situação
Muito 🔝🔝🔝🔝🔝
Ótima didática, parabéns!
Parabéns pela essa aula top ! Mestre 🤜🏿🤜🏿🤜🏿
conteudo importantissimo, de forma clara e facilmente demonstrada por esse excelente profissional !!!
Top
Muito bom! Obrigada!
Gostando demais dos vídeos professor.
Que aula Top! Parabéns 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Excelente !!
Muito boa a aula!
Cara massa gostei 👍👍
Excelente explicação!
Excelente , obg!
Professor , faz um vídeo sobre treino em jejum e jejum intermitente
Sensacional professor. 👏🏼👏🏼👏🏼
Bem esclarecedor!!🤙
muito bom professor, estou fazendo educação fisica ta sendo maravilhoso. obrigada
💎👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Adorei, muito obrigado!
Eu gostei muito
Eu depois de um treinao de pernas insano é garganta ruim na certa 🤣 o foda q eu gosto de treinar pesado
boa tarde, sobre a aula de hoje de manhã poderia manda por favor ou como faço pra vê lá, obrigado
Apenas o linfócitos dinuem ou leucócitos em geral? Boa tarde.
Uma dúvida, seu jantar ,ex: 1000 calorias, as 23:00 , deste horario ate a hora do treino ex 08:00 , esta glicose ela fica como reserva para o treino , ou até la ela é consumida e terei que fazer outra alimentação pre treino?
Poderia citar um artigo que explica esse mecanismo do cortisol e adrenalina sobre o linfócito, causando a linfopenia?
Professor, é verdade que a vitamina C coloca em equilíbrio o Cortisol ?
Professor sou diabético e as vezes após treinos longos aeróbicos minha glicemia eleva muito. Talvez seja por conta desse aumento do cortisol e adrenalina Correto ?
Sim, cortisol e adrenalina elevam a glicemia
Professor, e o individuo diabético?
Olá Gustavo assista ao vídeo envelhecimento e imunidade lá falo sobre o diabetes :)
Professor diante das suas explicações, será que o melhor horário para treinar é antes de dormir
exemplo: se eu treino as 19 dormir até as 23 ?
Professor, imunodepressão é diferente de imunossupressão?
É a mesma coisa
Uma dieta 40% carbo 30% gordura 30% proteina é uma dieta desorganizada e baixa em carbo?
Vc é professor de biologia ou de educação física?
Profissional de Educação Física
Uma dúvida mestre. O exercício age sobre o sistema inato ou adaptativo?
Adaptativo
Não é imunidade que cai. As células de defesa vão para outras áreas do corpo onde seriam mais necessárias , se essas células fossem destruídas elas não seriam restauradas em apenas 72 horas.
\Olá Antonio, obrigado pelo comentário. Sim isso que vc relata pode acontecer. A interpretação depende do modelo METODOLÓGICO do estudo que analisou a "queda imunológica". Há modelos metodológicos que implica nessa interpretação, mas há modelos metodológicos de estudos que mostram que realmente cai o número generalizado dos Linfócitos-T e neutrófilos devido a COMBINAÇÃO das variáveis de vida da pessoa: isso inclui não apenas o tipo e intensidade de exercício, mas sim nutrição, sono, percepção de estresse, composição corporal e muitos outros fatores. abs
Professor, no meu caso que faço a cetogenica a 4 anos, e faço todos os meus treinos em jejum de 18 ate 40h, como se explica o fato da minha imunidade não cair, sou atleta de provas de endurance, faço corridas de aventuras e me submeto a condições extremas.
Sobra conteúdo aí heim mestre, pqp rs, abraço.