Vencível: erro que o agente tinha capacidade de ter evitado. Por essa razão, se houver previsão do crime na modalidade culposa será punível. Inevitável: o agente não possuía qualquer condições de saber que estava cometendo um ERRO. Consequência: não é punível o dolo e nem o crime culposo, este se previsto. Exemplo: o melhor amigo de B, pessoa aparentemente idônea (A), pede pra ele (B) levar uma cartela de remédio, bem lacrada, para irmã de A, tudo dentro da normalidade (e comprovado). Mas, após notícia à Polícia, descobrem que os comprimidos eram cocaína. B cometeu ERRO INEVITÁVEL (impossível saber que aquilo era entorpecente), portanto, não punível. Mesmo que o tráfico tivesse a modalidade culposa, que NÃO tem, não seria punido. Lembrando que quem provocou o erro responde, neste caso, pelo tráfico, art. 20, § 2° do CP. Se ficar dúvida gravo um vídeo explicando.
Olá, Vim parar aqui por causa duma postagem que acabei de ver no Face. Com a imagem dum cachorro preso num carro, a orientação era de que, vendo animal preso em condição de risco, que fizesse uma foto e, em seguida, quebrasse o vidro, tornando-se inimputável, e com a indicação do art. 20 do CP. Este é o link da postagem. facebook.com/vanessa.nascimentocardoso/posts/2200139786692564 Aplica-se? Gratidão.
Explicação fantástica
Se inscreve no canal e leva o conteúdo a mais pessoas. Obrigado pelo elogio. Tentamos explicar sem complicar. Abç
vídeo mais simples no assunto, encontrei o mais claro de entender.
parabéns!
Ótima explicação, simples e objetivo, me fez entender de maneira mais fácil.
Explicação perfeita professor, graças a esta aula, passei a compreender, muitíssimo obrigado
top d +
Muito bom!!!
Obrigada por essa explicação. Espero que faça mais postagens.👏
Faremos.
Obrigado por nos assistir e aprimorar o conhecimento.
mt bomm, entendi rapidinho
Professor no exemplo do guarda chuva posso concluir então que o agente cometeu fato atipico na esfera do direito penal?
Isso mesmo.
professor qual o sentido da palavra vencível e invencível no contexto, eu nao consigo compreender =/
Vencível: erro que o agente tinha capacidade de ter evitado. Por essa razão, se houver previsão do crime na modalidade culposa será punível.
Inevitável: o agente não possuía qualquer condições de saber que estava cometendo um ERRO. Consequência: não é punível o dolo e nem o crime culposo, este se previsto. Exemplo: o melhor amigo de B, pessoa aparentemente idônea (A), pede pra ele (B) levar uma cartela de remédio, bem lacrada, para irmã de A, tudo dentro da normalidade (e comprovado). Mas, após notícia à Polícia, descobrem que os comprimidos eram cocaína. B cometeu ERRO INEVITÁVEL (impossível saber que aquilo era entorpecente), portanto, não punível. Mesmo que o tráfico tivesse a modalidade culposa, que NÃO tem, não seria punido. Lembrando que quem provocou o erro responde, neste caso, pelo tráfico, art. 20, § 2° do CP. Se ficar dúvida gravo um vídeo explicando.
Olá,
Vim parar aqui por causa duma postagem que acabei de ver no Face.
Com a imagem dum cachorro preso num carro, a orientação era de que, vendo animal preso em condição de risco, que fizesse uma foto e, em seguida, quebrasse o vidro, tornando-se inimputável, e com a indicação do art. 20 do CP.
Este é o link da postagem.
facebook.com/vanessa.nascimentocardoso/posts/2200139786692564
Aplica-se?
Gratidão.
Link não abriu.