Não ironicamente, o exemplo que o Jurandir deu do homem se fundindo com a árvore pra ilustrar o jeito oriental de contar histórias realmente pareceu com a sinopse de um anime.
No estilo americano seria uma pessoa num apocalipse zumbi aí ela se funde com o zumbi aí ela lidera uma democracia entre zumbis e humanos aí desce um deus na terra e dissesse pra eles que eles deviam estar se matando aí eles matam esse Deus.
Nos doramas eles conseguem fazer bons desenvolvimentos de personagem em pouco tempo de tela, é algo que acho impressionante, em 3 episódios vc vê mais coisa acontece tendo do que se fosse 2 ou 3 filmes diferentes
Eu adoro aquele momento de Attack on Titã quando os personagens chegam no porão, e durante todas as 3° temporadas até ali a história falou pros personagens e pra nós que todas as respostas pro grande mistério daquele mundo estavam naquele porão, então naquele momento tanto nós quanto os personagens esperamos por isso e o que a história nos entrega? Um mistério ainda maior que muda totalmente a percepção do que é aquele mundo tanto pra nós quanto pros personagens, e a revelação disso vir atrás de uma simples fotografia de uma família reunida é sensacional, eu amo esse momento.
@cherrytea763 Basicamente a humanidade está cercada por muralhas gigantescas e, atrás delas, existem os titãs, criaturas humanóides devoradoras de gente. SPOILERS: Pensávamos que aquele era o último lugar "seguro" da Terra, porém, após alcançarem o porão, lá na terceira temporada, descobrimos que os personagens estão em uma ilha e que, fora dela, a vida é normal. O porquê de eles estarem na ilha? Isso eu não vou contar rsrs.
O que eu mais gosto nas produções asiáticas é o quanto eles conseguem percorrer diversos gêneros sem se perder em nenhum deles. Diversas cenas de O Parasita por exemplo, conseguem ser igualmente trágicas e engraçadas ao mesmo tempo, além de que em nenhum momento é possível prever como tudo vai acabar.
Lembrei do longínquo ano de 2001, minha primeira turma de redação, na primeira série, uma atividade muito marcante para mim foi escrever uma história com parágrafo de introdução, 3 parágrafos de desenvolvimento e parágrafo de conclusão. No dia em que todos estavam com seus textos prontos a professora cortou nossos textos, dobrou os pedaços e colocou em cinco caixinhas, introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2, desenvolvimento 3 e conclusão, depois chamou um por um para sortear um pedaço em cada caixa e as histórias finais de cada um foi o resultado dos sorteios. Todos tivemos a mesma nota máxima pois o objetivo da atividade era ser lúdica, mostrar que uma história poderia tomar rumos inesperados e isso era divertido.
Toda temporada (são quatro por ano) os japoneses apresentam histórias de animes que você dirá em algum grau: "que coisa estranha". E geralmente você não encontra com facilidade um paralelo anterior fora desse universo.
Desde a década passada não consigo mais aguentar filmes americanos como antes. A maioria é sempre a mesma história e vendo um você acaba vendo todos. Por acaso acabei conhecendo vários filmes e séries koreanos que me fizeram mudar totalmente meu foco para esse conteudo. Gi-eok-ui Bam, Ailiseu, Yijae, Got Jookseummida... Todos muito bons. Gisaengchung, por outro lado, se aproxima bem mais do cinema americano atual. A necessidade que ele tem de que você acredite/aceite que existe uma família tão ingênua como aquela dos "bem de vida" é a cara de hollywood. A diversidade e qualidade dos mangás e animes já conhecia de longa data, acho que desde criança, então nunca foram uma surpresa.
Gosto muito do cinema sul coreano, mais que o japonês, gosto da estrutura e da ousadia que eles têm. Espero que com tantos coreanos indo pra Hollywood, não alterem o estilo de cinema deles. Jurandir, vai ter vídeo sobre o excelente ficção americana?
Você ja assistiu um filme de terror da batata falante dentro da escola, eu esqueci agora o nome mais e um filmaço nao e só terror tem todo um quebra cabeça um jogo eu sei que Round 6 copiou esse filme.
@@kelevrata4887 Outro muito bom era Sanjuro era considerado o parte 2 do filme Yojimbo. Verdade seja dita ninguém conseguiu sintetizar melhor a cultura Samurai e suas doutrinas que Akira Kurosawa.
conheci o canal do Jurandir quando ele tinha uns 64 mil inscritos e só HOJE fui perceber que ele já está com mais de 218 mil inscritos. Você merece isso tudo e muito mais mi amigo!!! sucesso s2
Um estilo japonês q eu amo é o slice of life, não tem jornada, não tem mudança, tem o cotidiano, as vzs acontece alguma coisa surpreendente e as vzs não mt focadk no personagem q as vezer nem muda. Os ocidentais nao tem coragem de fazer isso e geralmente é mt cativante.
Pior que eu já pensei em fazer enredos assim mais "despirocados", mas achei que ia ficar muito sem pé nem cabeça Que alívio e que alegria saber que esse conceito é comum no outro lado do mundo
Jurandir, aproveitando a treta mais recente entre o Cillian Murphy e o Bradley Cooper, faz um vídeo sobre a diferença entre a escola americana e a escola britânica de atuação, sobre como o americana tem todo esse negócio de "Actor's Studio" e "Stella Adler", de se envolver com o personagem, etc, enquanto o britânico vai e simplesmente atua, como o Anthony Hopkins que, dizem, se preparou por alguns minutos e criou o jeito incrível do Hannibal Lecter falar.
Consumo material oriental há muitos anos, fiquei feliz de ver a análise feita nesse vídeo. No ketsu, o protagonista se livra do problema, mas nem sempre o resolve. Isso porque algum laço afetivo que o auxilia a encontrar paz. A flexibilidade que proporciona finais inesperados está no ketsu, pois o resto é bem previsível.
Eu que acompanho animes há exatamente 35 anos e assim que fui exposto as mesmas imediatamente senti uma estranheza na estrutura narrativa. A obra, os animes pareciam simplesmente "estranhos" em sua forma de contar a história em relação às referências que eu tinha que eram as obras de Hollywood. Por vezes, caóticas, para o meu gosto. O kishōtenketsu explica isso.
ISso significa que sua mente está muito presa a uma mesma forma narrativa, acontece bastante. Acompanhe mais, procure indicações, tem um mundo de criatividade nas obras orientais que o ocidente provavelmente nunca vai conseguir alcançar, seja pela narrativa ou seja pelas limitações que eles põem neles mesmos sobre o que contar.
não, filho, eu escrevi que senti e não que "sinto"... minha mente não esta presa a coisa alguma rsss já estou perfeitamente acostumado provavelmente antes mesmo de voce nascer... inclusive produzo conteúdo.@@theLikou1
Gosto muito de filmes de terror, de alguns anos para cá me voltei ao terror oriental, justamente por serem infinitamente melhores que os ocidentais, obrigado por me esclarecer o porquê disso...
Fiquei surpreso quando vc citou Attack on Titan. Foi um anime que eu recomendei aqui no canal quando vc pediu por recomendação de obra de suspense. Jurandir, pq vc não faz um vídeo desse anime? É minha obra favorita e seria perfeita uma análise sua em cima dessa história épica. Abraços!
Gostei da explicação. Acho bom ter mais divulgação e acesso a novas abordagens de roteiro, isso ajuda a dar mais relevância a novas formas de fazer filmes e ajudar a sair da ociosidade criativa que eles estão tendo.
Jurandir, parabéns pelo vídeo. Eu tenho uma sugestão de vídeo. Fala sobre filmes de terror, especialmente os de terror comportamental e as diferentes formas que o terror pode ter além das conhecidas
Faz um tempo que sou fã de séries sul coreanas... Comecei a assistir em 2020. O primeiro que assiti foi "Trinta mas desessete", que conta a história de uma moça que sofreu um acidente com 17 anos, e ficou em coma até os 30 anos. Então, quando ela acorda, encontra um rapaz que era apaixonado por ela na adolescência, e que foi meio que o responsável pelo acidente, não intencionalmente, lógico. A história fluia super bem, muito engraçada, cômica, mas também emocionante e surpreendente. Depois fui assistir o famoso "Pousando no Amor" que inicialmente parece meio bobo, mas depois te pega de um jeito... Desde estão, sempre acompanho produções asiáticas, desde filmes japoneses, doramas coreanos e chineses e etc Gosto muito do seu trabalho Jurandir! Se possível, traga mais conteúdo sobre produções asiáticas!
Acabo de descobrir seu canal. E assisti ao vídeo como leitora/espectadora, docente de Literatura e escritora. E, de modo metalinguístico, vc fez como os doramas analisados: cativou a atenção ao contar de modo diferente. Parabéns pelo conteúdo!
Meu Deus, esse exemplo da árvore é exatamente como acontece nos doramas kkkkk principalmente a parte em que o homem e a árvore se juntam e viram amigos até algo imprevisível acontecer.
Não, seria um fator surpresa. Tipo dragon ball, Naruto, cavaleiros do zodíaco, etc. Pode ver que o mais em comum é sempre apresentação, desenvolvimento e SURPRESA (um plot twist, um novo herói, uma nova ameaça, etc). Enquanto você quer que o prota se dê bem no final do modelo ocidental, e que os malvados sofram, no modelo oriental nem sempre o climax está em vencer o mal, e sim do que vai acontecer na história com uma nova informação. Isso depende do gênero. Em obras de ação, ela serve para elevar o conflito (por isso que são bons em declarações de guerra, ameaças, etc). Mesmo quando não há conflito, eles melhoram, por exemplo mostrando um novo poder para o protagonista, ou uma nova amizade, ou um par romântico que torne a vida dele mais interessante, etc. Em suma, seria como um stand up. Ele te guia para um lado e subverte, fisgando sua atenção. Porém, como é um assunto novo, você fica inquieto de como aquela informação será ligada às anteriores. Existe algo assim com a raça do Goku, ou o aperfeiçoamento do poder do Naruto, ou a evolução das armaduras de cavaleiros e novos vilões e golpes. Podes ver isso em haikyuu, que tem conflito, mas grande parte do tempo é focado em novas melhorias nas habilidades dos personagens. Sempre está tendo uma surpresa.
Realmente nos primeiros 10 minutos parece que eu já sei como a história vai terminar, mas na maioria das vezes eu vou até o fim pra ver se vou ser surpreendido, no entanto na maioria das vezes é só mais do mesmo. Ótimo vídeo Jurandir, Keep Going! 😊
Incrível como após eu descobrir a piramide de freytag pelo próprio canal do Jurandir e começar a me basear nessa técnica para desenvolver minha história, consegui tomar um chute no peito kkkkk. Mas é isso, sempre se adaptando e evoluindo, quem sabe um dia eu crie algo descente usando os ensinamentos do JG.
Tudo bom jurandir, eu adoro cinema e filmes no streaming, mas também gosto de Hqs e tenho uma pequena coleção e gostaria de saber se você lê ou já leu hqs, e se caso for ler recomendo a série 100 Balas, Kent State, Monstros, Asterios Polyp,Maus,Planetary. Um Abraço!!
Que vídeo excelente Jurandir, queria agradecer muito pelo vídeo incrível pois quero ser escritor e vinha estudandoas pelo youtube sobre o kishotenketsu também e pelo canal do narrativando que é muito bom tbem também que fala sobre a essa técnica narrativa oriental
Definiu em palavras as diferenças que eu sinto assistindo filmes ocidentais e orientais, até histórias completamente clichês que você sabe exatamente como termina soam diferentes
Ótimo vídeo! Feliz em vê-lo falar de Kishotenketsu como já comentei em vídeos passados. Aprendi sobre o Kishotenketsu em 2019 no excelente canal Narrativando.
Acho legal a sincronia dos seus videos com meus estudos! Conheci esta estrutura ha alguns dias e estou dissecado mangás, decupando o roteiro.. rsrsrss Edit. Estou gravando alguns vídeos anisado algumas obras!
Jurandir, uma recomendação legal de vídeo seria sobre Zona de Interesse, pois tanto a direção tanto o roteiro do filme, especialmente comparado ao livro, daria um vídeo muito interessante.
@JurandirGouveia, pode falar sobre os filme de artes marciais e porque eles tem sumido da mídia. Assisti muito desses filmes com meu irmão e meu pai, foi algo que marcou demais minha infância.
Tem um filme asiático que um estudante passa o rodo em geral. Transa com várias estudantes, as engravida e não assume nenhum dos filhos. No final ele aparece grávido e sem ninguém pra assumir o seu filho. 🤔🤷♂️
Estou apaixonado pelos Manhwas por serem histórias complexas que se encaixa perfeitamente num universo próprio mas com lógica e suas regras com rumo indo para qualquer lugar como uma obra que tô amando atualmente em desenvolvimento chamada I’m Not That Kind of Talent. Nela acompanhamos um jovem Albino com fraqueza sempre doente mas no decorrer da história vemos que ele na verdade está no centro não só da história mas no continente sendo o mais importante onde ele atua como agente duplo pra lado humano e pro lado dos demônios que possuem uma realidade ancestral.
Descobri uma " inspiração " na serie Todas as Flores. Um episódio de uma serie qye assisto trouxe o tema. Se foi ali que o autor trouxe a temática nao posso afirmar, mas pelo menos ele desenvolveu por varios episódios um tema que um episódio do seriado resolveu. Ja é um ponto altamente destacável na minha opiniao!
finalmente alguem de peso falando sobre o kishotenketsu. Eu estou há anos vendo gente querendo ensinar a escrever boas histórias dizendo que a história PRECISA de conflito, e eu passo nervoso sempre que vejo essa "condição".
Jurandir diga quais são grandes roteiristas de cinema para você? Pode ser pessoas que também são diretores (Billy Wilder, Akira Kurosawa, Francis Ford Coppola, Quentin Tarantino, Paul Thomas Anderson ou Christopher Nolan) quanto pessoas que focaram mais na escrita (William Goldman, Paddy Chayefsky, Agenore Incrocci, Furio Scarpelli, Luciano Vincenzoni ou Tony McNamara).
O ocidente são orgulhosos demais para olhar para o oriente de uma forma tão genuína de arte. Mas eu ainda espero que os vejam assim e mude essa fórmula tão batida.
Como pode ser surpreendente para alguém que aplicar uma única fórmula de cinema iria desinteressar o público depois de 20 anos de aplicação incessante? E que fórmulas que fujam da mesmice teriam sucesso? Mais absurdo que a insistência nesta fórmula (que até bem muito certo) só Hollywood agora insistir em fórmulas que NÃO dão sucesso, por motivos ideológicos.
Um tema interessante de vídeo poderia ser a redenção dos personagens em histórias diversas. Como recomendação para consumo e talvez realização do tema eu indicaria o jogo Red Dead Redemption 1 e 2, pela profundidade do assunto em questão e qualidade narrativa dessa obra que é uma das melhores, se não a maior do mundo dos games.
Jurandir, parabéns pelo novamente excelente conteúdo. Só uma coisa me entristece, a insider não tem camisa polo masculina, e eu não posso usao o seu cupom. Trabalho na rua no calor do interior de SP, e transpiro muito. Se puder interceder pelo seu fã e pedir para eles, ficaria eternamente grato!
Jurandir, por favor faça uma crítica de "A Grande Jogada", Molly's Game, é um filme muito profundo, e esquecido pelo Oscar de 2018, concorreu a apenas melhor roteiro adaptado do livro da Molly Bloom.
Cara, eu sempre assisti anime quando muleke, mas por uma questão de passar na TV (claro que tinha alguns incríveis), porém hoje voltei a assistir pela qualidade das histórias. O primeiro EP de atrack on titan, as temporadas de Demon slayer, jujutsu kaisen, são simplesmente sensacionais, eles mexem com tudo o que vc acha que sabe. Os filmes asiáticos também tem essa característica que tem me pegado muito, exemplo RASTRO DE UM SEQUESTRO - NETFLIX, FILMAÇO QUE MUDA DO NADA.
Curto muito a estrutura do kishotenketsu, pois é difícil prever o que vai acontecer. Quando você acha que a trama foi apresentada, mais elementos surgem. Quando você acha que já foi apresentado todos os personagens, aparecem outros personagens que trazem elementos que mudam o rumo da história e a percepção do público. Muitas vezes, um personagem que você considera vilão, é um antagonista que se torna aliado, e o verdadeiro vilão é descortinado aos poucos. Mas, é uma estrutura que o roteirista ou escritor precisa dominar bem, pois já vi alguns roteiristas se perderem, principalmente na resolução da trama principal. Parabéns pelo Inteligência Ltda.👏
Muito interessante! É a primeira vez que ouço falar desse conceito: Kishotenketsu. Gostaria de saber mais a respeito, tem alguma indicação de livro? Artigo? Site? Canal no RUclips?
É engraçado esse vídeo, pq eu que sempre fui apreciador de arte asiática desde que nasci, não vejo novidade nenhuma no que é dito no vídeo. Mas estou feliz que uma parcela do público ocidental esteja descobrindo este lado agora. Mas confesso que, hoje em dia, não me preocupo mais se uma história é previsível ou não.
eu até gostos dessas estruturas, pq eu sei que no final tudo vai ficar bem, mas me decepcionei com Gran Torino pq eu achei que tudo ia ficar bem e não ficou
FINALMENTE SAIU O MEU VÍDEO SOBRE NARRATIVA EM JOGOS (quase isso...) pedi por meses, mas ainda vai chegar algo mais específico sobre os jogos, amém!!! ☝️😎 (Assistindo o vídeo ainda, mãe precisava comentar quando vi você citando jogos)
👕 Mês do Consumidor Insider com CUPOM ESPECIAL DE 15% DE DESCONTO: JURANDIR15
🧑🏽💻 Acesse: www.insiderstore.com.br/Jurandir15
Não ironicamente, o exemplo que o Jurandir deu do homem se fundindo com a árvore pra ilustrar o jeito oriental de contar histórias realmente pareceu com a sinopse de um anime.
É verdade 😂😂😂
No estilo americano seria uma pessoa num apocalipse zumbi aí ela se funde com o zumbi aí ela lidera uma democracia entre zumbis e humanos aí desce um deus na terra e dissesse pra eles que eles deviam estar se matando aí eles matam esse Deus.
Que anime?
Só lembrei de Parasyte
Nos doramas eles conseguem fazer bons desenvolvimentos de personagem em pouco tempo de tela, é algo que acho impressionante, em 3 episódios vc vê mais coisa acontece tendo do que se fosse 2 ou 3 filmes diferentes
Eu adoro aquele momento de Attack on Titã quando os personagens chegam no porão, e durante todas as 3° temporadas até ali a história falou pros personagens e pra nós que todas as respostas pro grande mistério daquele mundo estavam naquele porão, então naquele momento tanto nós quanto os personagens esperamos por isso e o que a história nos entrega? Um mistério ainda maior que muda totalmente a percepção do que é aquele mundo tanto pra nós quanto pros personagens, e a revelação disso vir atrás de uma simples fotografia de uma família reunida é sensacional, eu amo esse momento.
Attack on titan tem uma trama sensacional. Pena q o final foi péssimo, porém a trama foi retratada majestosamente.
Esse anime deveria ser declarado um clássico.
Nunca vi esse anime, mas queria entender melhor o seu comentário, poderia me explicar melhor o que aconteceu? Pode me dar spoiler, sem problemas
@cherrytea763
Basicamente a humanidade está cercada por muralhas gigantescas e, atrás delas, existem os titãs, criaturas humanóides devoradoras de gente.
SPOILERS:
Pensávamos que aquele era o último lugar "seguro" da Terra, porém, após alcançarem o porão, lá na terceira temporada, descobrimos que os personagens estão em uma ilha e que, fora dela, a vida é normal. O porquê de eles estarem na ilha? Isso eu não vou contar rsrs.
@@gabrielassis3645 ah entendi. Eu já sabia disso das muralhas mas não sabia da parte do porão. Mt legal
Uma coisa que tá MUITO previsível ultimamente é eu dar like no vídeo assim que abre
😂😂
Justamente.
Por isso eu espero até o final, mas o Jurandir nunca me decepcionar.
Os dois Jurandirs nunca nos decepcionam 😂😂😂😂
O vídeo nem precisa abrir pra eu dar like
esse comentário parece ter vindo do Miguel do canal peewee
O que eu mais gosto nas produções asiáticas é o quanto eles conseguem percorrer diversos gêneros sem se perder em nenhum deles. Diversas cenas de O Parasita por exemplo, conseguem ser igualmente trágicas e engraçadas ao mesmo tempo, além de que em nenhum momento é possível prever como tudo vai acabar.
Um vídeo melhor que outro! Parabéns pela participação no Inteligencia Ltda.
Opa, valeu demais pelo apoio
Ele é O EDITOR ❤
Opa! Nem estava sabendo. Vlw.
É conveniência que se chama isso?😂😂😂
Chegou no timing perfeito.
Lembrei do longínquo ano de 2001, minha primeira turma de redação, na primeira série, uma atividade muito marcante para mim foi escrever uma história com parágrafo de introdução, 3 parágrafos de desenvolvimento e parágrafo de conclusão. No dia em que todos estavam com seus textos prontos a professora cortou nossos textos, dobrou os pedaços e colocou em cinco caixinhas, introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2, desenvolvimento 3 e conclusão, depois chamou um por um para sortear um pedaço em cada caixa e as histórias finais de cada um foi o resultado dos sorteios. Todos tivemos a mesma nota máxima pois o objetivo da atividade era ser lúdica, mostrar que uma história poderia tomar rumos inesperados e isso era divertido.
Uau😮 que incrível😮
Quem me dera ter tido tal experiência mano😢
É bizarro como esse cara consegue fazer os vídeos dele serem tão satisfatórios de assistir e de aprender com ele. Você é incrível, Jurandir.
Toda temporada (são quatro por ano) os japoneses apresentam histórias de animes que você dirá em algum grau: "que coisa estranha". E geralmente você não encontra com facilidade um paralelo anterior fora desse universo.
O kishotenketsu estava lá nas obras japonesas que eu acompanho e nunca tinha percebido 😂
Desde a década passada não consigo mais aguentar filmes americanos como antes. A maioria é sempre a mesma história e vendo um você acaba vendo todos. Por acaso acabei conhecendo vários filmes e séries koreanos que me fizeram mudar totalmente meu foco para esse conteudo. Gi-eok-ui Bam, Ailiseu, Yijae, Got Jookseummida... Todos muito bons. Gisaengchung, por outro lado, se aproxima bem mais do cinema americano atual. A necessidade que ele tem de que você acredite/aceite que existe uma família tão ingênua como aquela dos "bem de vida" é a cara de hollywood. A diversidade e qualidade dos mangás e animes já conhecia de longa data, acho que desde criança, então nunca foram uma surpresa.
Gosto muito do cinema sul coreano, mais que o japonês, gosto da estrutura e da ousadia que eles têm. Espero que com tantos coreanos indo pra Hollywood, não alterem o estilo de cinema deles. Jurandir, vai ter vídeo sobre o excelente ficção americana?
Você ja assistiu um filme de terror da batata falante dentro da escola, eu esqueci agora o nome mais e um filmaço nao e só terror tem todo um quebra cabeça um jogo eu sei que Round 6 copiou esse filme.
@@igorteixeira9252 não! Mas agora preciso descobrir e ver 😂👊🏻
Não seria ''As the Gods Will''?@@igorteixeira9252
cuidado com os clássicos japoneses:
- o barba ruiva
- samurai rebelion
- harakiri
- 7 samurai
- ran
- rashomon
- kwaidan
@@kelevrata4887 Outro muito bom era Sanjuro era considerado o parte 2 do filme Yojimbo. Verdade seja dita ninguém conseguiu sintetizar melhor a cultura Samurai e suas doutrinas que Akira Kurosawa.
conheci o canal do Jurandir quando ele tinha uns 64 mil inscritos e só HOJE fui perceber que ele já está com mais de 218 mil inscritos. Você merece isso tudo e muito mais mi amigo!!! sucesso s2
Um estilo japonês q eu amo é o slice of life, não tem jornada, não tem mudança, tem o cotidiano, as vzs acontece alguma coisa surpreendente e as vzs não mt focadk no personagem q as vezer nem muda. Os ocidentais nao tem coragem de fazer isso e geralmente é mt cativante.
Sabe q vc é formado em teologia aumentou ainda mais minha admiração 🙌🏻
Pior que eu já pensei em fazer enredos assim mais "despirocados", mas achei que ia ficar muito sem pé nem cabeça
Que alívio e que alegria saber que esse conceito é comum no outro lado do mundo
Jurandir, aproveitando a treta mais recente entre o Cillian Murphy e o Bradley Cooper, faz um vídeo sobre a diferença entre a escola americana e a escola britânica de atuação, sobre como o americana tem todo esse negócio de "Actor's Studio" e "Stella Adler", de se envolver com o personagem, etc, enquanto o britânico vai e simplesmente atua, como o Anthony Hopkins que, dizem, se preparou por alguns minutos e criou o jeito incrível do Hannibal Lecter falar.
Não é atoa que vira e mexe Hollywood faz um remake de um filme coreano ou japonês!
E sempre fica ruim 😂
Se vc assistir o filme americano ok, mas se você assistir o filme asiático primeiro aí já era!
@@paulinocash Eu falo isso tendo em vista Oldboy, um dos meus favoritos, que na versão americana é muito ruim
@@mente.imortal sim, eu assisti a versão americana e gostei muito, aí se não fosse pesquisar e saber da versão coreana que é muito melhor!
Queriam fazer com remake de "Pousando no amo", a atriz ia pousar no México?!😂
Consumo material oriental há muitos anos, fiquei feliz de ver a análise feita nesse vídeo.
No ketsu, o protagonista se livra do problema, mas nem sempre o resolve. Isso porque algum laço afetivo que o auxilia a encontrar paz.
A flexibilidade que proporciona finais inesperados está no ketsu, pois o resto é bem previsível.
É por isso que tô deixando mais os games com as histórias ocidentais para os games de origem asiática.
Eu vi uma serie de cafeteria coreana e fiquei emocionado várias vezes, a forma como eles constroem a historia é excepcional demais
Qual?
@@oEmmanuelAndrade "Gostaria de uma xícara de café? " Da netflix
Eu que acompanho animes há exatamente 35 anos e assim que fui exposto as mesmas imediatamente senti uma estranheza na estrutura narrativa. A obra, os animes pareciam simplesmente "estranhos" em sua forma de contar a história em relação às referências que eu tinha que eram as obras de Hollywood. Por vezes, caóticas, para o meu gosto. O kishōtenketsu explica isso.
ISso significa que sua mente está muito presa a uma mesma forma narrativa, acontece bastante. Acompanhe mais, procure indicações, tem um mundo de criatividade nas obras orientais que o ocidente provavelmente nunca vai conseguir alcançar, seja pela narrativa ou seja pelas limitações que eles põem neles mesmos sobre o que contar.
não, filho, eu escrevi que senti e não que "sinto"... minha mente não esta presa a coisa alguma rsss já estou perfeitamente acostumado provavelmente antes mesmo de voce nascer... inclusive produzo conteúdo.@@theLikou1
Gosto muito de filmes de terror, de alguns anos para cá me voltei ao terror oriental, justamente por serem infinitamente melhores que os ocidentais, obrigado por me esclarecer o porquê disso...
A princípio, gosto da sua voz,depois,da explanação que você faz ,de um assunto,com o qual nunca me importei. Amo.
Gerou interesse.
Fiquei surpreso quando vc citou Attack on Titan. Foi um anime que eu recomendei aqui no canal quando vc pediu por recomendação de obra de suspense. Jurandir, pq vc não faz um vídeo desse anime? É minha obra favorita e seria perfeita uma análise sua em cima dessa história épica. Abraços!
Eu já estava pra recomendar attack on Titan pra ele também!
Eu tambemmm, pena q o final foi horrível
Caraca, vcs se deixam influenciar por campanha nacionalista? Rsrs do jeito que falam, seriam Yegeristas fácil fácil
junrandi fala do meu animeeeeee
Gostei da explicação. Acho bom ter mais divulgação e acesso a novas abordagens de roteiro, isso ajuda a dar mais relevância a novas formas de fazer filmes e ajudar a sair da ociosidade criativa que eles estão tendo.
Jurandir, parabéns pelo vídeo.
Eu tenho uma sugestão de vídeo. Fala sobre filmes de terror, especialmente os de terror comportamental e as diferentes formas que o terror pode ter além das conhecidas
Que voz maravilhosa!
Com o bom conteúdo, a excelente edição e essa voz, passarei horas assistindo este canal! 👏🏼
Faz um tempo que sou fã de séries sul coreanas...
Comecei a assistir em 2020. O primeiro que assiti foi "Trinta mas desessete", que conta a história de uma moça que sofreu um acidente com 17 anos, e ficou em coma até os 30 anos. Então, quando ela acorda, encontra um rapaz que era apaixonado por ela na adolescência, e que foi meio que o responsável pelo acidente, não intencionalmente, lógico.
A história fluia super bem, muito engraçada, cômica, mas também emocionante e surpreendente.
Depois fui assistir o famoso "Pousando no Amor" que inicialmente parece meio bobo, mas depois te pega de um jeito... Desde estão, sempre acompanho produções asiáticas, desde filmes japoneses, doramas coreanos e chineses e etc
Gosto muito do seu trabalho Jurandir! Se possível, traga mais conteúdo sobre produções asiáticas!
Acabo de descobrir seu canal. E assisti ao vídeo como leitora/espectadora, docente de Literatura e escritora. E, de modo metalinguístico, vc fez como os doramas analisados: cativou a atenção ao contar de modo diferente. Parabéns pelo conteúdo!
Meu Deus, esse exemplo da árvore é exatamente como acontece nos doramas kkkkk principalmente a parte em que o homem e a árvore se juntam e viram amigos até algo imprevisível acontecer.
As obras ocidentais são orientadas ao conflito enquanto as obras orientais são orientadas a mudanças, é isso?
Na época do meu avô era o contrário hahahahaha
@@Paulopascoal571 fiquei curioso, quais obras da época do seu avô seguiam isso?
@@Lucs-ku5cb preguiça
Não, seria um fator surpresa. Tipo dragon ball, Naruto, cavaleiros do zodíaco, etc. Pode ver que o mais em comum é sempre apresentação, desenvolvimento e SURPRESA (um plot twist, um novo herói, uma nova ameaça, etc). Enquanto você quer que o prota se dê bem no final do modelo ocidental, e que os malvados sofram, no modelo oriental nem sempre o climax está em vencer o mal, e sim do que vai acontecer na história com uma nova informação. Isso depende do gênero. Em obras de ação, ela serve para elevar o conflito (por isso que são bons em declarações de guerra, ameaças, etc). Mesmo quando não há conflito, eles melhoram, por exemplo mostrando um novo poder para o protagonista, ou uma nova amizade, ou um par romântico que torne a vida dele mais interessante, etc.
Em suma, seria como um stand up. Ele te guia para um lado e subverte, fisgando sua atenção. Porém, como é um assunto novo, você fica inquieto de como aquela informação será ligada às anteriores.
Existe algo assim com a raça do Goku, ou o aperfeiçoamento do poder do Naruto, ou a evolução das armaduras de cavaleiros e novos vilões e golpes. Podes ver isso em haikyuu, que tem conflito, mas grande parte do tempo é focado em novas melhorias nas habilidades dos personagens. Sempre está tendo uma surpresa.
@@edsonlimabonfim9369 mudança = fator surpresa
Então eu entendi certo mesmo
Ultimamente tenho assistido muitas produções orientais e agora descobri o motivo. Ótimo vídeo como sempre!!🥰
Um dos meus kdramas favoritos é "Diga-me o que viu" um suspense sobre um psicopata muito bom, super recomendado.
Não sei como tem 53k de views esse video, com certeza deveria ter mais, conheci o canal hoje e ja sou fã, Parabens pelo video!!
Já é a terceira vez essa semana que ouço o Jurandir contando essa história da árvore e do homem e não me canso kkkkkkkk
Jurandir, você é essencial!
Espero um dia o Jurandir fazer um vídeo falando especificamente de Animes!
Quando o vídeo começou já sabia que ia falar a respeito do Kishotenketsu, aprendi no Narrativando, muito bom esse canal.
O conflito de Frodo é que ele não quer, mas precisa queimar o anel.
ótimo vídeo, Jurandir ! Cada vídeo é um aprendizado e o senso crítico só aumenta
Realmente nos primeiros 10 minutos parece que eu já sei como a história vai terminar, mas na maioria das vezes eu vou até o fim pra ver se vou ser surpreendido, no entanto na maioria das vezes é só mais do mesmo. Ótimo vídeo Jurandir, Keep Going! 😊
Incrível como após eu descobrir a piramide de freytag pelo próprio canal do Jurandir e começar a me basear nessa técnica para desenvolver minha história, consegui tomar um chute no peito kkkkk. Mas é isso, sempre se adaptando e evoluindo, quem sabe um dia eu crie algo descente usando os ensinamentos do JG.
sempre trazendo as melhors
A forma que construíste o vídeo! Ficou top demais
Tudo bom jurandir, eu adoro cinema e filmes no streaming, mas também gosto de Hqs e tenho uma pequena coleção e gostaria de saber se você lê ou já leu hqs, e se caso for ler recomendo a série 100 Balas, Kent State, Monstros, Asterios Polyp,Maus,Planetary. Um Abraço!!
Muito bom esse Jurandir!! Excelentes análises!
7:25 "não pergunta da onde saiu essa irmã" hahaha
Que vídeo excelente Jurandir, queria agradecer muito pelo vídeo incrível pois quero ser escritor e vinha estudandoas pelo youtube sobre o kishotenketsu também e pelo canal do narrativando que é muito bom tbem também que fala sobre a essa técnica narrativa oriental
Gostei de você ter usado as imagens de IA (suponho) pra expressar algo específico.
Faz um vídeo sobre o filme “A Scanner Darkly” ou uma análise geral do gênero cyberpunk !!! Seria muito legal!
Definiu em palavras as diferenças que eu sinto assistindo filmes ocidentais e orientais, até histórias completamente clichês que você sabe exatamente como termina soam diferentes
É o que eu sempre amei em Simpsons,
o conflito inicial é só um gancho pro plot principal que aparece depois, nunca é uma linha reta
Ótimo vídeo! Feliz em vê-lo falar de Kishotenketsu como já comentei em vídeos passados. Aprendi sobre o Kishotenketsu em 2019 no excelente canal Narrativando.
Insider está de parabéns por patrocinar os melhores YT da plataforma.
Acho legal a sincronia dos seus videos com meus estudos! Conheci esta estrutura ha alguns dias e estou dissecado mangás, decupando o roteiro.. rsrsrss
Edit. Estou gravando alguns vídeos anisado algumas obras!
Noite sem fim.
Fable 1 e 2.
Advogada excepcional.
Alguns exemplos de filmes asiáticas top.
se fosse atack on titan a arvore ia tentar cometer genocidio kkkk
Jurandir, uma recomendação legal de vídeo seria sobre Zona de Interesse, pois tanto a direção tanto o roteiro do filme, especialmente comparado ao livro, daria um vídeo muito interessante.
Jurandir, faz um vídeo falando sobre o filme "Batman: A máscara do fantasma"
Adorei a explicação, muito informativo
@JurandirGouveia, pode falar sobre os filme de artes marciais e porque eles tem sumido da mídia.
Assisti muito desses filmes com meu irmão e meu pai, foi algo que marcou demais minha infância.
Tem um filme asiático que um estudante passa o rodo em geral. Transa com várias estudantes, as engravida e não assume nenhum dos filhos. No final ele aparece grávido e sem ninguém pra assumir o seu filho. 🤔🤷♂️
Mds
Vingança contra o chad...kkk
Essa talvez seja a história de um dos episódios da série A garota de fora.
@@rvirginia113 não sei afirmar. O YT indicou pra mim.
Ja vi ! "O bctudo" muito bom.
Jurandir e Mais uma palestra concluída com sucesso!
Coreanos não buscam chocar o público e ainda assim o filme vai te levando com a pureza dos personagens
Ótimo desenvolvimento, obrigada Jurandir!❤
em "os 8 odiados" eu simplesmente não consegui prever nada do que ia acontecer
Gostei do seu vídeo meu amigo, vou dar mais uma espiada por aqui , abraço, parabéns pelo trabalho.
Estou apaixonado pelos Manhwas por serem histórias complexas que se encaixa perfeitamente num universo próprio mas com lógica e suas regras com rumo indo para qualquer lugar como uma obra que tô amando atualmente em desenvolvimento chamada I’m Not That Kind of Talent. Nela acompanhamos um jovem Albino com fraqueza sempre doente mas no decorrer da história vemos que ele na verdade está no centro não só da história mas no continente sendo o mais importante onde ele atua como agente duplo pra lado humano e pro lado dos demônios que possuem uma realidade ancestral.
opa jurandir, alguma chance de sair um análise de taxi driver?
Este é o 2a. vídeo que eu assisto. Jurandir, virei sua fã.
Descobri uma " inspiração " na serie Todas as Flores. Um episódio de uma serie qye assisto trouxe o tema. Se foi ali que o autor trouxe a temática nao posso afirmar, mas pelo menos ele desenvolveu por varios episódios um tema que um episódio do seriado resolveu. Ja é um ponto altamente destacável na minha opiniao!
finalmente alguem de peso falando sobre o kishotenketsu. Eu estou há anos vendo gente querendo ensinar a escrever boas histórias dizendo que a história PRECISA de conflito, e eu passo nervoso sempre que vejo essa "condição".
Jurandir diga quais são grandes roteiristas de cinema para você? Pode ser pessoas que também são diretores (Billy Wilder, Akira Kurosawa, Francis Ford Coppola, Quentin Tarantino, Paul Thomas Anderson ou Christopher Nolan) quanto pessoas que focaram mais na escrita (William Goldman, Paddy Chayefsky, Agenore Incrocci, Furio Scarpelli, Luciano Vincenzoni ou Tony McNamara).
Você falando sobre kishotenketsu s2 arrepiei
O ocidente são orgulhosos demais para olhar para o oriente de uma forma tão genuína de arte. Mas eu ainda espero que os vejam assim e mude essa fórmula tão batida.
Como pode ser surpreendente para alguém que aplicar uma única fórmula de cinema iria desinteressar o público depois de 20 anos de aplicação incessante? E que fórmulas que fujam da mesmice teriam sucesso? Mais absurdo que a insistência nesta fórmula (que até bem muito certo) só Hollywood agora insistir em fórmulas que NÃO dão sucesso, por motivos ideológicos.
Olá Jurandir, grava um vídeo falando sobre o filme "Tron: Uma Odisseia Eletrônica".
Um tema interessante de vídeo poderia ser a redenção dos personagens em histórias diversas. Como recomendação para consumo e talvez realização do tema eu indicaria o jogo Red Dead Redemption 1 e 2, pela profundidade do assunto em questão e qualidade narrativa dessa obra que é uma das melhores, se não a maior do mundo dos games.
Japonês coreano e até chinês eles frequentemente tornam o inicialmente inimigo em amigo no fim do filme.
Cara, como seu canal ainda não tem, pelo menos, um milhão de seguidores?!
Recomendo o filme sul-coreano chamado I Am a Dad, filme mto bom! E gostaria muito q o Jurandir assistisse e fizesse um vídeo sobre talvez?
Jurandir, parabéns pelo novamente excelente conteúdo. Só uma coisa me entristece, a insider não tem camisa polo masculina, e eu não posso usao o seu cupom.
Trabalho na rua no calor do interior de SP, e transpiro muito. Se puder interceder pelo seu fã e pedir para eles, ficaria eternamente grato!
Jurandir, por favor faça uma crítica de "A Grande Jogada", Molly's Game, é um filme muito profundo, e esquecido pelo Oscar de 2018, concorreu a apenas melhor roteiro adaptado do livro da Molly Bloom.
"O homem de lugar nenhum" (2010) para mim é dos melhores de ação já feitos!
Excelente filme
Cara, eu sempre assisti anime quando muleke, mas por uma questão de passar na TV (claro que tinha alguns incríveis), porém hoje voltei a assistir pela qualidade das histórias. O primeiro EP de atrack on titan, as temporadas de Demon slayer, jujutsu kaisen, são simplesmente sensacionais, eles mexem com tudo o que vc acha que sabe. Os filmes asiáticos também tem essa característica que tem me pegado muito, exemplo RASTRO DE UM SEQUESTRO - NETFLIX, FILMAÇO QUE MUDA DO NADA.
Você é Fera nisso
Parabéns pelo vídeo
Curto muito a estrutura do kishotenketsu, pois é difícil prever o que vai acontecer. Quando você acha que a trama foi apresentada, mais elementos surgem. Quando você acha que já foi apresentado todos os personagens, aparecem outros personagens que trazem elementos que mudam o rumo da história e a percepção do público. Muitas vezes, um personagem que você considera vilão, é um antagonista que se torna aliado, e o verdadeiro vilão é descortinado aos poucos. Mas, é uma estrutura que o roteirista ou escritor precisa dominar bem, pois já vi alguns roteiristas se perderem, principalmente na resolução da trama principal.
Parabéns pelo Inteligência Ltda.👏
Muito interessante! É a primeira vez que ouço falar desse conceito: Kishotenketsu. Gostaria de saber mais a respeito, tem alguma indicação de livro? Artigo? Site? Canal no RUclips?
@@josuemax9543pesquise por narrativando, melhor canal sobre narrativa que conheço
É engraçado esse vídeo, pq eu que sempre fui apreciador de arte asiática desde que nasci, não vejo novidade nenhuma no que é dito no vídeo. Mas estou feliz que uma parcela do público ocidental esteja descobrindo este lado agora. Mas confesso que, hoje em dia, não me preocupo mais se uma história é previsível ou não.
Jurandir, já pensou em fazer react dos storytelling dos standup brasileiros?? Parabéns pelo canal!
eu até gostos dessas estruturas, pq eu sei que no final tudo vai ficar bem, mas me decepcionei com Gran Torino pq eu achei que tudo ia ficar bem e não ficou
Amo doramas, e animes do studio gible, até filmes corranos.
*Realmente ficou muito previsível mesmo*
Muito legal esse vídeo!
ótimo video!
Jurandi pfv se dedique a escrever roteiros de cinema, unico jeito do Brasil ganhar um Oscar
FINALMENTE SAIU O MEU VÍDEO SOBRE NARRATIVA EM JOGOS (quase isso...) pedi por meses, mas ainda vai chegar algo mais específico sobre os jogos, amém!!! ☝️😎 (Assistindo o vídeo ainda, mãe precisava comentar quando vi você citando jogos)
O Merchand é muito bem colocado. Kkkkk Imprevisível 😂