Que legal! Fico muito feliz por isso. Quisera eu ter começado escrever aos 17. O tempo é o bem mais valioso que temos, mas os jovens raramente descobrem isso a tempo. Sucesso!!
Tenho 20 anos, estou começando a mestrar rpg, mas é incrível criar histórias e se divertir com os amigos, porém quero ir além. Criar bons personagens é uma arte que quero dominar.
Um vilão puro, mau por ser mau, está em pouco uso e desvalorizado hoje em dia, mas, um exemplo atual dele é o Joffrey de GOT. Todas as cenas dele são EXCELENTES , dá uma tensão imensa na história e as vezes as atitudes dele mudavam até o curso de tudo.
Sou um grande fanático de Game of Thrones e As Crônicas de Gelo e Fogo. Sem dúvidas Joffrey Baratheon foi um dos melhores vilões de séries de todos os tempos!
@@leticiamalciano1157 perdão, na verdade foi midinho e Cersei, porém, a atitude de Joffrey foi o estopim pro Robb avançar com tudo pro sul. Ele teve atitudes com mais peso na trama do que Ramsey
Aleluia alguém falou dessa obra de arte chamado "código de conduta", não tem como não amar o Clyde Shelton, incrível como o filme nos faz ser cúmplice dele, e muitas vezes apoiar eventos imorais.
Pior que não é imoral, pq de fato ele queria ser defendido até o fim e ele estaria ok com a derrota, pq ali seria a prova de que o sistema não abandonou o "law abiding citizen", o que foi imoral foi o sistema que falhou em proteger o "cidadão de bem" e falhou na justiça. Naquela cena que o Nick leva o Clyde para fora da prisão e bate nele, o Clyde diz que estaria melhor sabendo que o Nick foi até o fim.
Martin Luther King Jr e Malcolm X são tem uma importância enorme até em histórias em quadrinhos e isso é incrível. Parabéns pelo seu trabalho, Jurandir, você merece este sucesso.
É uma leitura anacrônica, criada posteriormente. Discordo bastante da comparação, a imagem de Malcolm está mais mais próxima da de uma figura como Moisés, por exemplo, que de um anti-vilão. Aliás, Dr. King também tem esse caráter mais próximo à uma figura messiânica que outra coisa.
@@CestUnBR Isso, MAIS próximo à Moisés que a uma figura de anti-vilão. Digo isso pq Malcolm era diretamente influenciado pelo pensamento de Marcus Garvey. Então Malcolm pregava, em toda sua vida pública, a libertação do seu povo. Malcolm era, antes de qlqr coisa, uma referência moral, mais até que o Dr King. Essa libertação viria primeiro do comportamento, mas ele também acreditava em uma diáspora, uma volta à África.
Provavelmente ele tem psicopatia, já que é algo que vem no DNA e não precisa de motivação pra pessoa fazer coisa ruim tendo isso, tem até protagonistas com psicopatia latente (que pouco é explorara), como em Riverdale, mas eu diria que é má escrita mesmo.
Não tão plausível, estamos falando de narrativa literária/audiovisual logo assim como as outras coisas o personagem não precisa condiz exatamente com a realidade. Temos que levar em conta a sociedade, perspectiva ou experiências da dimensão em questão mesmo que hajam similaridades não importando o tamanho com nossa.
Caramba, esse vídeo faz pensar sobre o protagonista de Death Note. É um garoto de boa aparência, classe média alta, família estruturada que tem um instinto megalomaníaco disfarçado de boa intenção. Ele começa fazendo mal a criminosos e com o tempo, ataca até inocentes que estão no seu caminho.
Sempre vi ele como um vilão. Ele não teve razões pessoais para se tornar mal, suas intenções que pareciam boas no começo eram narcísicas (ser o deus do novo mundo) e além disso era um senso de justiça deturpado, pois a definição de justiça dele era restrito à alguém que sempre teve tudo, nasceu em boaa condições e ganhou um caderno místico, diferente da noção de justiça de outros que tiveram vidas sofridas. Por fim ele desperdiçou todas as chances de redenção que poderia ter
Eu caí aqui de paraquedas, e cara, sensacional sua narrativa sobre o assunto abordado e a tranquilidade que você tem ao dissertar sobre... continue com seus vídeos, eu achei você genial!!!
Fazia tanto tempo que algum canal não conseguia prender 100% da minha atenção, mas graças ao Jurandir Gouveia isso acabou! Sua maneira de abordar os temas são fantásticas e ricas de conhecimento, algo único aqui no RUclips! Meus parabéns! Não perco NENHUM vídeo!
Até que enfim um vídeo falando sobre o anti-vilão. Já estava cansado de o pessoal esquecer/desconhecer este arquétipo e confundi-lo com anti-herói ou mesmo vilão.
@@hmwr0h anti-heroi: a motivação não é digna de um heroi, mas o resultado da suas ações será muito bom. Ex: deadpool quer acabar com a organização criminosa que fez o que fez com ele, não para livrar outras pessoas do mesmo sofrimento. Mas por vingança
@@hmwr0h já, o anti-vilão: a motivação é digna (tem uma lógica boa por trás), mas as consequências das suas ações trarão resultados questionáveis ou deploráveis. Ex: Thanos quer que metade da população morra para evitar danos por falta de recursos naturais no futuro devido ao universo não ter capacidade de corresponder as necessidades do número elevado de indivíduo
@@gustavodionizio02 Só que o anti-vilão também pode agir por vingança, etc, ou seja, motivações mais egoístas, não? Tipo o exemplo que ele dá no vídeo sobre aquele personagem de filme que tem a família morta e depois persegue os bandidos para matá-los, mas não se importa em tirar a vida de inocentes no processo.. A motivação dele aqui não seria digna de herói, seria?
Que vídeo sinistro, mano. O tom de voz e a edição mantém a gente vidrado. Código de Conduta tá no meu top 5 filmes da vida pq eu sempre sonhei em ser pai e o que o Clyde faz é exatamente o que faria se vivenciasse aquilo e fosse um super engenheiro 😂 O debate filosófico sobre ele é muito pertinente. Rumo aos 100k! ✊🏻
Juandir, faço voz junto a todos que dizem que descubrir seu canal foi um dos melhores eventos de 2023. E além de td, vc citou C.S.Lewis, meu autor favorito. Parabéns! O conteúdo q vc produz é excelente!
Nos últimos 2 meses conheci 3 canais no RUclips que estão mudando a maneira como eu vejo a vida e seu canal está entre eles. Obrigado pelo conteúdo maravilhoso que vc faz!!
Interessante o modo como você define o "anti-vilão". Vim ver o vídeo porque me surpreendi em encontrar alguém que tenha pensado sobre o conceito - algo que nunca tinha visto, até então. E a surpresa se deve ao fato de eu ter "teorizado" sobre essa figura há coisa de 20 anos, ao estudar os arquétipos e estilos narrativos, os "aspectos do romance", a "jornada do herói" (e etc), e ter percebido que sobrava sempre essa lacuna: havia o herói, o anti-herói (bem mais moderno), e o vilão, basicamente. O que seria, então, um "anti-vilão", se essa espécie de "anti-matéria" pudesse existir nesse nosso Universo? Pelas minhas contas, um tipo que tem uma consciência moral de seus atos, deseja evitar o Mal, mas sua natureza profunda o impele, irremediavelmente, para isso. O anti-vilão, no meu entender, seria "ANTI" a vilania, se oporia a ela, mas resultaria incapaz de evitar que o Mal o dominasse. O anti-vilão seria "um vilão sem intenção", já que não possuiria forças suficientes para vencer seus próprios demônios internos, dobrando-se à sua vontade irracional, às suas paixões, ao desejo de vingança - ainda que fosse atormentado por isso. Não é apenas um antagonista porque, com efeito, pratica o Mal, mas tampouco é um vilão tradicional. Sua natureza o impele - e esta se mostra selvagem - refratária ou arredia a qualquer determinação moral. Em instância última, um "quase-retrato" da condição humana. Embora diste significativamente da sua concepção, percebo que existe, subjacente, as questões morais - ainda que enviesadas - a guiar suas ações (na motivação "bem-intencionada" levando a soluções catastróficas). Gosto de chamar a isso de "o amor ultrajante". Levado às últimas consequências, é o caso das ideologias totalitaristas dos séculos XIX e XX, que partindo de manifestos que miravam em futuros brilhantes e grandiosos, resultaram em genocídios, holocaustos, guerras e muita miséria. Gosto de pensar que uma abordagem enriquece a outra :) E a discussão sobre as razões do Mal (sobre as quais o Dr. Jordan Peterson vêm se debruçando há algumas décadas) ganha camadas de profundidade, quando aplicadas a este tipo, nas telas do cinema ou nas páginas literárias. Ganhamos todos nós :)
Comentário genial!! Gosto mais do seu conceito do que aquele mostrado no vídeo O personagem do anti-herói é meio irrealista para mim, costuma ser um personagem interessante, para o qual você pode torcer, mas que não é perfeito como o herói típico. Funciona em filmes, mas na realidade não se costuma ver algo assim Mas o anti-vilão do qual você fala é quase a representação da humanidade, pessoas que por valores morais e éticos, querem o bem geral e lutam por ser pessoas boas Mas sua própria natureza e humanidade as faz serem imperfeitas e sucumbirem a seus desejos, ou então a mal interpretar as situações e tentar impôr seu conceito de bem estar geral Ou talvez, de certa forma, todos sejamos um anti-herói e um anti-vilão, dependendo apenas da perspectiva
@@Adrian-jr5kd Sim!, acho que você entendeu bem o ponto :) E concordo com o que escreveu: oscilamos entre o "anti-heroísmo" e a "anti-vilania", já que somos, afinal, erráticos e inconstantes em nossas escolhas, ora para o Bem, ora para o Mal. Esses arquétipos "anti" expressam melhor toda a complexidade do espírito humano e seus muitos "tons de cinza", enquanto a figura do herói ainda é muito válida como um ideal inspirador (embora inatingível), e a do vilão, sendo mais simples, permita realçar a do herói (um vilão complexo tenderia a esmaecer o herói, porque atrairia a empatia do público para si, dividindo atenções, e por conseguinte também enfraquecendo o plot, o alto significado da jornada daquele, etc). Acho que todos são muito válidos e necessários, ainda hoje; sua adequação se daria pela intenção de tornar os personagens mais humanos, reais, próximos do público, ou mantê-los esquemáticos (como quando se dá preferência ao desenvolvimento da trama, "plot-driven", em oposição ao dos personagens, "character-driven").
Sério merece mais muito mais, o seu tipo de conteúdo é difícil de se achar no RUclips, e venho dizer que é o melhor canal sobre, a edição é bem elaborada e sua voz é boa demais dicção incrível e escolha de palavras sensacionais, sem dúvidas um dos melhores canais que já vi, espero só sucesso
Adoro seu canal, sou escritor e esses conteúdos compilados ajudam muito pra refrescar a memoria acerca de temas essenciais para se construir uma boa historia. Parabéns pelo conteúdo e espero de coração te ver chegar nos 100k muito em breve.
Eu já tinha me examinado no espelho ao assistir o vídeo sobre os anti-heróis. Mas esse do anti-vilão conseguiu ser ainda mais perfeito. Que análise sensacional!
Eu, um apaixonado por cinema e ávido curioso da complexidade da mente humana, estou extremamente feliz em ter encontrado seu canal! Vou seguir de perto agora hahaha
Eu não conhecia seu canal e o RUclips acabou de me recomendar este vídeo. SIMPLESMENTE EXCELENTE! Ganhou mais um inscrito! (A frase de CS Lewis no final é maravilhosa)
Anti vilão: exatamente a mesma coisa do anti herói, mas que o roteiro decidiu dizer que estava do lado errado. Wolverine é um ótimo exemplo, o carcaju já fez toda desgraça de atrocidade que se possa imaginar, mas sempre foi colocado do lado do bem, enquanto o cara aí de Código de Conduta apenas vingou a família dele, mas como o roteiro foi feito pro mocinho ser o Jamie Foxx, logo, ele foi colocado como errado na história.
Cara, que trabalho espetacular. Maior achado dos últimos anos sobre cinema. Você é meu herói, ou será anti herói, ou anti vilão? 😂 Te desejo o melhor, e que você seja reconhecido pelo excelente trabalho.
Jurandir conheci seu canal a pouco tempo já assisti todos os seus vídeos, parabéns pelo ótimo conteúdo, continue com seu trabalho é apenas uma questão de tempo pra vc atingir 1M de inscritos seu conteúdo é maravilhoso!
@@flaviaayame7775 Haha, pois é, talvez.. Mas vc falou que o reflexo da alma está nos personagens que a pessoa gosta.. eis o enigma sobre a minha alma então haha
Uma análise dessa com imagens, ganhei meu dia. Excelente conteúdo. Eu já tinha pensado nisso mas não com essas palavras. Malévola 1 (entre outros) me abriu os olhos pra esses tipo que Hollywood tá enfiando na indústria 😊
Uma pergunta: o termo "anti-vilão" não é coisa criada em fórum por fãs? Pelo que pesquisei (vagamente, admito), nenhum teórico de cinema e literatura de quem li e assisti a vídeos usa esse termo de "anti-vilão". Eles ignoram. Só usam heróis, anti-heróis e vilões. O termo "anti-vilão" já é aceito hoje em dia entre estudiosos e referências do storytelling?, pois certa vez perguntaram a uma roteirista e professora de roteiro aqui do RUclips sobre isso e ela disse que NÃO existe esse termo e nenhum profissional da indústria usa. Aí fica a dúvida. Por sinal, excelente vídeo como já esperado! Você é excelente no que faz e sempre te recomendo a meus amigos que gostam desse conteúdo. Gosto tanto do teu conteúdo que comprei 2 contos teus e li. Bom, é isso. Grande abraço e hasta la vista!
Fala, Jota! O termo anti-vilão tem sido mais frequetemente usado para designar aquilo que é conhecido como vilão complexo. Ganhou mais popularidade por conta de necessidade que surgiu de diferenciar um anti-herói de um anti-vilão, e já está sendo utilizado por profissionais da área, mas no Brasil realmente só encontrei em alguns fóruns.
@@JurandirGouveia, poderia dizer quais profissionais da área estão usando, por gentileza? Se puder citar recomendações de canais e livros seria muito enriquecedor pra nós.
Valeu! Por seu trabalho! Esse filme é um dos mais integrantes que já vi gera sensações dúbias e graças a sua mençãoa ele, eu tive a oportunidade de ver! Cai por acaso no seu canal vou ver os demais vídeos mas por favor crie uma forma de curadoria de filmes para indicar
Cara, na moral, que conteúdo bom. Que bom que seu vídeo apareceu pra mim no recomendados. Magnífico o script desse vídeo, perfeita a sua narração, sua contrução em cima desse assunto. Você, definitivamente, está no caminho certo e sabe o que faz. Meus parabéns.
Seus vídeos são simplesmente: BRILHANTES! Já deixo aqui o aviso que usarei muito do seu material para refletir sobre a clínica ampliada na psicologia ambulatorial. Por qual motivo? Se tem um "romance" de leigos sobre o PCT mentir ou não para o seu terapeuta. E quando refletimos em relação a posição que ocupamos nessa dupla, não importa a verdade, mas sim o que a mensagem quer trazer. Resumindo: menos DSM e mais acolhimento dos contextos evidenciados na sociedade.
Olá Jurandir! Você, e o seu trabalho, são a evidência de que o algoritmo pode nos trazer algo de bom. Estava assistindo o vídeo "Resistência" da professora Lucia Helena Galvão, Nova Acropole, e o algoritmo do RUclips me trouxe seu vídeo sobre o fim das comédias! Gostei da sua abordagem de citar diversas possibilidades que levaram ao fim da comédia do jeito que a conhecíamos! Porém escrevo para compartilhar a minha visão quanto ao Thanos e ao público não classificá-lo como vilão: a Marvel, de propósito, acrescentou o filme "Eternos" na história. Com isso ficou evidente que se metade das pessoas vivas no Universo não tivessem sua morte antecipada pelo Thanos elas iriam morrer com o nascimento de um Celestial. Eu concordo com a sua observação: entendo que o "rouba, mas faz" não resolve o problema de desvio do dinheiro público, ou privado, pois não deixará de ser apropriação indevida de algo que não é seu. Assim como, no caso do Thanos, matar bilhões durante o nascimento de um celestial, ou trilhões usando as joias do infinito no final tornará o ato em assassinato / genocídio. Muito obrigado por dividir seu tempo e conhecimento conosco! Como disse o soberano da Latveria: "O maior poder do universo é o conhecimento. ".
Código de conduta é um filme que em si é um protesto, mostra que além da justiça ser cega é falha por motivos egoístas e antipáticos, e quem tentar mudar isso será inimigo de todo o sistema que precisa da injustiça pra se manter ético e democrático!
Eu já amava o filme de Jamie Foxx e Gerald Butler, agora conhecendo o que é o Anti-Vilão tenho uma outra perspectiva e por tanto um amor maior pela obra. Parabens Jurandir
🎯 Key Takeaways for quick navigation: 00:00 🦹 Vilões tradicionais são personagens essencialmente maus sem justificativas para suas ações más, como Sauron de "O Senhor dos Anéis". 03:22 🤔 Antagonistas se opõem ao protagonista, mas não são necessariamente vilões. Exemplo: diretor em "Curtindo a Vida Adoidado". 06:34 🧤 Anti-heróis fazem algo bom, mas com métodos ou motivos ruins. Exemplo: Thanos, que busca equilibrar a superpopulação. 08:31 🗣️ Anti-vilões possuem motivos nobres ou justificados, mas suas ações ainda têm resultados ruins. Exemplos: Magneto, Koba de "Planeta dos Macacos". 10:25 ⚖️ Personagens como Clyde de "Código de Conduta" levantam questões morais complexas sobre vingança e justiça, desafiando a definição de certo e errado. Made with HARPA AI
Thanos não é um anti-vilão, ele é um vilão normal, o thanos era um cara com sindrome do vidente que era obcecado por isso, ele não fez oque fez por nobreza ou pra ajudar os outros só fez pra satisfazer o próprio ego de que ele tava certo e todos os outros errados
Falando de Malcon X e Luther King me lembrei de One Piece, onde a Rainha Otohime quer que os tritões vivam com os humanos enquanto o Arlong vai por um caminho em que oprime uma vila de humanos pq acredita que os tritões são superiores
A diferença é que em nenhum momento Malcolm foi ou pregou o caminho da opressão. Acho que seria algo como se Moisés tivesse um contemporâneo que dissesse que os os judeus deveriam permanecer no Egito mesmo sob a condição de escravo que aos poucos a situação iria mudar (é uma leitura anacrônica, mas só pra ilustrar)... isso faria de Moisés, por querer a libertação e o êxodo do seu povo, um anti-vilão? Vejo mais ou menos assim essa história.
Até hoje eu tô refletindo sobre o vídeo do leite, eu nunca achei estranho e nunca tinha nem se quer cogitado algum desconforto mesmo depois de assitir the boys. Será se eu sou psicopata ? Eu assitir o filme "onde os fracos não tem vez" e adorei, eu amo quando os personagens usa armas não convencionais, é isso que eu chamo de identidade bélica.
Dos seus vídeos que já vi esse até agora esse é o melhor! Parabéns! 'Ver-nos a nós mesmos'.. é um processo empático. Os psicopatas em geral não tem empatia. Alguns filmes/séries os colocam nesse contexto que voce exemplificou (Dexter/Hanibal) ...
cara que vídeo sensacional, não sabia da existência de anti-vilao apesar de já ter visto vários; histórias com esses tipos de personagens são melhores pois vc se coloca no lugar deles e acaba se envolvendo mais
Por favor, vc tem que ver overlord, a mudança de lord ainz de um homem atuando num papel de mal em busca de sobreviver, para um "deus" que faz atrocidades em busca da simples felicidade como justificativa.
Cara... Faltou o personagem do Hugh Jackman em "Os suspeitos". Até onde vc iria pra achar sua filha sequestrada? Torturar o principal suspeito que, claramente, tem transtornos mentais mesmo sem evidências? A resposta não é simples
Na moral, um dos melhores canais que falam de cinema, sempre que assisto me da vontade de assistir filmes e perceber tudo que vejo neste canal, segura meu like e minha inscrição!!!!
Eu sempre fui apaixonada por filmes de vingança, em especial a série de filmes: Doce Vingança. Você tem me deixado mais tranquila em relação à entender o "porquê" disso..😂😂
Anti-Vilão: Parece um vilão mas tende a ser tido como herói sob alguns pontos de vista; age como vilão mas não se enxerga como vilão porque pensa que suas ações podem estar sempre acima das regras morais porque tem motivos excelentes pra fazer o que faz. Eu torço desde as minhas "vidas passadas" pelo Clyde, "se eu não fiz a merda então vou descarregar a merda (mesmo que algumas coisas limpas vão junto) toda quando ela chegar a me sujar..." a diferença do Clyde pro Jigsaw é que o Clyde tem motivos passivos, estava na vida dele e foram se meter com ele, enquanto o Jigsaw tem motivos ativos, se meteu na vida dos outros sem pretender fazer mal mas viu ou recebeu o mal dessas pessoas a quem ele pune às vezes com certa desproporcionalidade; como disse o juiz Nicholas Marshall (Justiça Cega) enquanto tocava fogo no carro do vilão com ele impossibilitado de sair de dentro e grita mentirosamente que é inocente: "esse que é o grande problema... ninguém é inocente..." Este canal era o que faltava há muito tempo, tendo eu concordância total ou parcial com o que é dito aqui pois, pra quem não tem meu ponto de vista eu suporto humildemente a possibilidade de ser tido como errado... e compreendo a face diametralmente oposta à minha, mas de mesmo módulo.
Pelo o que entendi, o anti vilão é só um vilão só que com motivo profundo, então ainda é um vilão. Diferente de um anti herói, já que pra ser um herói você deve fazer coisas boas pelos meios bons, caso não será naturalmente um anti herói. Como o Thanos e o Eren, eles são obviamente vilões, mesmo que sua motivação seja profunda, eles ainda são vilões, não? O termo parece funcionar bem...
@@Umponto é um ponto de vista interessante e plausível. Agora essa profundidade de motivos de embasamento da ação vilã todos os personagens reais tem, até os mais autovitimizados explícitos (todos são os protagonistas da própria história); já na ficção vai depender se o roteirista escolheu dar profundidade e empatia aos argumentos do vilão, ou não. escolheu
É impressionante como gostamos de simplificar rotulando quem nos cerca binariamente. É muito mais fácil dizer que esse ou aquele são bons ou maus e reduzi-los ao nosso julgamento por uma breve perspectiva de uma simples atitude. Vídeo foda Jurandir! Muito obrigado por este canal!
Seus vídeos são maravilhosos. Por favor fale sobre a comédia atual, os vilões atuais, como a ideologia e o politicamente correto estão estragando as artes. Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
Vi seu primeiro vídeo ontem, talvez o até mesmo o sexto ou sétimo, ou mais. Hoje é o segundo dia que vejo seus vídeos e estou inscrito no seu canal. Não sou muito de comentar em vídeos, mas seu canal é FODA, muito informativo, está me trazendo aprendizados e perspectivas interessantíssimas, torço que o canal prospere, seu trabalho merece.
Simplesmente incrível, mais um inscrito, pois fala de pontos no qual não se falam muito, pois não são muitos nos quais tem essa "desenvoltura", tanto quanto o tema de comédia que de fato está em pouca evidência, tanto quanto por falar desse assunto e obrigado por mencionar o john kramer já que muita gente coloca jogos mortais somente como mais um filme de terror.
Jurandir! Conheci seu canal só agora e já me tornei fã. Seus textos, voz e perspectivas trazidas são incríveis! Estou assistindo um vídeo após o outro. Muito legal o seu trabalho. Desejo caminhos abertos e sucesso!
É porque não faz sentido, anti vilão é só um vilão mesmo, não está no mesmo nível de herói, já que pra ser herói você deve fazer coisas boas pelos meios certos, caso não, será naturalmente um anti herói. Um anti vilão não, ainda continua só sendo um vilão. Recomendo um vídeo do Narrativando falando sobre. "Anti-vilão não existe (e eu vou te provar)"
Código de Conduta é sem sombra de dúvidas um dos meus filmes favoritos. Até onde você está disposto a fazer justiça, quando o sistema falha em punir severamente os culpados por destruir a sua vida e tirar o que você tem de mais precioso. O sofrimento infligido aos envolvidos é um doce beijo nos lábios de quem busca retribuir a dor sofrida.
O Hannibal Lecter é um exemplo de vilão mau por ser mau mesmo. Eu li o livro "o silêncio dos inocentes" e o único motivo dele ser mau é simplesmente porque ele é. Ele não mata as pessoas por vingança, nem por um ideal, nem por nada desse tipo, ele mata porque gosta de matar, é um maldito. Mas o estranho é que ele é tão inteligente e parece ser tão humano, no sentido de parecer normal em algumas partes, que nos esquecemos de que ele é extremamente violento.
Jurandir, vi o seu vídeo e dois dias depois assisti Blue ruin e não conseguia parar de pensar, da metade do filme em diante no paralelo do seu vídeo com o personagem Dwight. É claro que é um filme de muitas outras nuancias e muitos outras análises que podem render. É interessante demais que o filme trata um anti vilão, como vilão, as justificativas dele não são suficientes para que ele tenha um desfecho favorável. Mas vc entende sim o personagem, é um filme que te faz querer dar um abraço, numa pessoa que sabemos que está errada.
Tenho 17 anos e amo escrever. Criar historias e atuar. Seus videos são incríveis e me ajudam a evoluir e aperfeiçoar a mim mesmo, MUITO OBRIGADO!!!
Que legal! Fico muito feliz por isso. Quisera eu ter começado escrever aos 17. O tempo é o bem mais valioso que temos, mas os jovens raramente descobrem isso a tempo. Sucesso!!
Tenho 20 anos, estou começando a mestrar rpg, mas é incrível criar histórias e se divertir com os amigos, porém quero ir além. Criar bons personagens é uma arte que quero dominar.
cheiro de jogador de rpg de mesa kkkk
@@matheusformiga9911 COMO VOCÊ DESCOBRIU?!? KSAKSAKASKAS
@@GustavoHenrique-oh8zv Ele também é um jogador de RPG de mesa. Assim como eu. hahaha
Sucesso pra você, maninho, vai pra cima! Estude e se dedique.
Um vilão puro, mau por ser mau, está em pouco uso e desvalorizado hoje em dia, mas, um exemplo atual dele é o Joffrey de GOT. Todas as cenas dele são EXCELENTES , dá uma tensão imensa na história e as vezes as atitudes dele mudavam até o curso de tudo.
Sou um grande fanático de Game of Thrones e As Crônicas de Gelo e Fogo. Sem dúvidas Joffrey Baratheon foi um dos melhores vilões de séries de todos os tempos!
Ou o Ramsey
@@leticiamalciano1157 Ramsey não mudou o curso de nada. O Joffrey que criou a guerra entre sul e norte
@@klisd Joffrey não criou a guerra entre Sul e Norte kkkkkk quem fez isso foi a Cersei e o Little finger
@@leticiamalciano1157 perdão, na verdade foi midinho e Cersei, porém, a atitude de Joffrey foi o estopim pro Robb avançar com tudo pro sul. Ele teve atitudes com mais peso na trama do que Ramsey
Aleluia alguém falou dessa obra de arte chamado "código de conduta", não tem como não amar o Clyde Shelton, incrível como o filme nos faz ser cúmplice dele, e muitas vezes apoiar eventos imorais.
Vdd, baita filme foda
Esse filme é insano
@@osjogosdovlad melhor frase do filme. Depois vem "estou só me aquecendo, estou agindo no estilo von clausewitz guerra total!
estou incluso fora dessa cumplicidade, mas como dito no vídeo o personagem fala mais sobre o expectador do que sobre ele próprio
Pior que não é imoral, pq de fato ele queria ser defendido até o fim e ele estaria ok com a derrota, pq ali seria a prova de que o sistema não abandonou o "law abiding citizen", o que foi imoral foi o sistema que falhou em proteger o "cidadão de bem" e falhou na justiça. Naquela cena que o Nick leva o Clyde para fora da prisão e bate nele, o Clyde diz que estaria melhor sabendo que o Nick foi até o fim.
Os vilões que vc mostrou, como exemplos de "vilões raíz", são os melhores!!! O mal personificado, como um uma força a espreita.
Martin Luther King Jr e Malcolm X são tem uma importância enorme até em histórias em quadrinhos e isso é incrível. Parabéns pelo seu trabalho, Jurandir, você merece este sucesso.
É uma leitura anacrônica, criada posteriormente. Discordo bastante da comparação, a imagem de Malcolm está mais mais próxima da de uma figura como Moisés, por exemplo, que de um anti-vilão. Aliás, Dr. King também tem esse caráter mais próximo à uma figura messiânica que outra coisa.
@@igorfurqan9547 Malcolm X próximo de Moisés?
@@CestUnBR Isso, MAIS próximo à Moisés que a uma figura de anti-vilão. Digo isso pq Malcolm era diretamente influenciado pelo pensamento de Marcus Garvey. Então Malcolm pregava, em toda sua vida pública, a libertação do seu povo. Malcolm era, antes de qlqr coisa, uma referência moral, mais até que o Dr King. Essa libertação viria primeiro do comportamento, mas ele também acreditava em uma diáspora, uma volta à África.
João Trombeta de Gato de Botas 2 é um baita exemplo de um vilão que é mau simplesmente porque sim.
Ou porque Deus permitiu e o Autor Amou Ele.
A trombeta tocou.
Provavelmente ele tem psicopatia, já que é algo que vem no DNA e não precisa de motivação pra pessoa fazer coisa ruim tendo isso, tem até protagonistas com psicopatia latente (que pouco é explorara), como em Riverdale, mas eu diria que é má escrita mesmo.
"Quando interpretamos um personagem, nós nos interpretamos a nós mesmos." - Nunca uma redundância foi tão plausível semanticamente.
Não é uma redundância
Não tão plausível, estamos falando de narrativa literária/audiovisual logo assim como as outras coisas o personagem não precisa condiz exatamente com a realidade. Temos que levar em conta a sociedade, perspectiva ou experiências da dimensão em questão mesmo que hajam similaridades não importando o tamanho com nossa.
Óbvio, não é redundância. É o Teu Perfeito Paradoxo.
Viva A Santa Maria.
Caramba, esse vídeo faz pensar sobre o protagonista de Death Note. É um garoto de boa aparência, classe média alta, família estruturada que tem um instinto megalomaníaco disfarçado de boa intenção. Ele começa fazendo mal a criminosos e com o tempo, ataca até inocentes que estão no seu caminho.
De anti-herói a vilão.
Sempre vi ele como um vilão. Ele não teve razões pessoais para se tornar mal, suas intenções que pareciam boas no começo eram narcísicas (ser o deus do novo mundo) e além disso era um senso de justiça deturpado, pois a definição de justiça dele era restrito à alguém que sempre teve tudo, nasceu em boaa condições e ganhou um caderno místico, diferente da noção de justiça de outros que tiveram vidas sofridas. Por fim ele desperdiçou todas as chances de redenção que poderia ter
@@renato7999 ele sempre foi um anti-vilão, fez coisas erradas com boas intenções.
Rapaz, sem palavras para descrever o nível de Cultura deste canal. Parabéns! Voce sabe usar muito bem as palavras.
Eu caí aqui de paraquedas, e cara, sensacional sua narrativa sobre o assunto abordado e a tranquilidade que você tem ao dissertar sobre... continue com seus vídeos, eu achei você genial!!!
O conhecimento que esse cara tem de cinema é absurdo. Vídeo muito bom
Pena q ele n sabe q não existe anti vilao
@@mattxxdd e por que você diz isso?
@@nicholaslinoo pq não existe anti vilao
Apenas pessoas q não sabe oq significa a palavra vilão herói ou anti inventaram esse troço
@@mattxxdd ...e por que não existe? to querendo entender seu ponto de vista.
O Clyde é o suprassumo disso tudo. A vingança é um tipo de justiça, só que não aceita moralmente.
1:17 FINALMENTE ALGUÉM FALOU DISSO
Esses tipos de vilões q eu faço são os que mais se destacam e são mais bem recebidos pelo público
você escreve amigo(a)?
Seria interessante ver o tipo de mídia que você faz e conhecer seus personagens
@@citrusbp6014 Escrevo e também faço rpg
Compartilha conosco a sua arte.
@@babyhperes Eu postei até agr somente uns capítulos de meu livro "Dinastia da Guerra"
Fazia tanto tempo que algum canal não conseguia prender 100% da minha atenção, mas graças ao Jurandir Gouveia isso acabou! Sua maneira de abordar os temas são fantásticas e ricas de conhecimento, algo único aqui no RUclips! Meus parabéns! Não perco NENHUM vídeo!
Até que enfim um vídeo falando sobre o anti-vilão.
Já estava cansado de o pessoal esquecer/desconhecer este arquétipo e confundi-lo com anti-herói ou mesmo vilão.
Mas é facinho confundi-lo com anti-herói, eu mesmo ainda estou tentando refletir e realizar na minha cabeça a diferença entre eles..
@@hmwr0h anti-heroi: a motivação não é digna de um heroi, mas o resultado da suas ações será muito bom. Ex: deadpool quer acabar com a organização criminosa que fez o que fez com ele, não para livrar outras pessoas do mesmo sofrimento. Mas por vingança
@@hmwr0h já, o anti-vilão: a motivação é digna (tem uma lógica boa por trás), mas as consequências das suas ações trarão resultados questionáveis ou deploráveis. Ex: Thanos quer que metade da população morra para evitar danos por falta de recursos naturais no futuro devido ao universo não ter capacidade de corresponder as necessidades do número elevado de indivíduo
@@gustavodionizio02 Hmmm acho que peguei o ponto de vista. Seria legal pensar em mais exemplos, mas valeu, vou refletir.
@@gustavodionizio02 Só que o anti-vilão também pode agir por vingança, etc, ou seja, motivações mais egoístas, não? Tipo o exemplo que ele dá no vídeo sobre aquele personagem de filme que tem a família morta e depois persegue os bandidos para matá-los, mas não se importa em tirar a vida de inocentes no processo.. A motivação dele aqui não seria digna de herói, seria?
Que vídeo sinistro, mano. O tom de voz e a edição mantém a gente vidrado. Código de Conduta tá no meu top 5 filmes da vida pq eu sempre sonhei em ser pai e o que o Clyde faz é exatamente o que faria se vivenciasse aquilo e fosse um super engenheiro 😂 O debate filosófico sobre ele é muito pertinente. Rumo aos 100k! ✊🏻
Valeu, Pedro!
Ver esse tipo de qualidade de vídeo, roteiro, narração no RUclips brasileiro é motivo de orgulho, é para aplaudirmos de pé 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Esse e o do PH Santos são os meus canais preferidos no RUclips.
Jurandir, seu canal é de uma qualidade e conteúdo impecáveis. PARABÉNS!!
ADORO!
Nas últimas 4 semanas ganhou mais de 20 mil seguidores orgânicos. Parabéns pelo excelente trabalho! Só tende a crescer e colher os fruto$. 👏👏👏
Porque ao mesmo tempo que interpretamos os personagens, nós nos interpretamos a nós mesmos!
Que Frase!
Juandir, faço voz junto a todos que dizem que descubrir seu canal foi um dos melhores eventos de 2023. E além de td, vc citou C.S.Lewis, meu autor favorito.
Parabéns!
O conteúdo q vc produz é excelente!
Nos últimos 2 meses conheci 3 canais no RUclips que estão mudando a maneira como eu vejo a vida e seu canal está entre eles. Obrigado pelo conteúdo maravilhoso que vc faz!!
Que honra! Muito obrigado pelo feedback!
Interessante o modo como você define o "anti-vilão". Vim ver o vídeo porque me surpreendi em encontrar alguém que tenha pensado sobre o conceito - algo que nunca tinha visto, até então. E a surpresa se deve ao fato de eu ter "teorizado" sobre essa figura há coisa de 20 anos, ao estudar os arquétipos e estilos narrativos, os "aspectos do romance", a "jornada do herói" (e etc), e ter percebido que sobrava sempre essa lacuna: havia o herói, o anti-herói (bem mais moderno), e o vilão, basicamente.
O que seria, então, um "anti-vilão", se essa espécie de "anti-matéria" pudesse existir nesse nosso Universo? Pelas minhas contas, um tipo que tem uma consciência moral de seus atos, deseja evitar o Mal, mas sua natureza profunda o impele, irremediavelmente, para isso. O anti-vilão, no meu entender, seria "ANTI" a vilania, se oporia a ela, mas resultaria incapaz de evitar que o Mal o dominasse.
O anti-vilão seria "um vilão sem intenção", já que não possuiria forças suficientes para vencer seus próprios demônios internos, dobrando-se à sua vontade irracional, às suas paixões, ao desejo de vingança - ainda que fosse atormentado por isso. Não é apenas um antagonista porque, com efeito, pratica o Mal, mas tampouco é um vilão tradicional. Sua natureza o impele - e esta se mostra selvagem - refratária ou arredia a qualquer determinação moral. Em instância última, um "quase-retrato" da condição humana.
Embora diste significativamente da sua concepção, percebo que existe, subjacente, as questões morais - ainda que enviesadas - a guiar suas ações (na motivação "bem-intencionada" levando a soluções catastróficas). Gosto de chamar a isso de "o amor ultrajante". Levado às últimas consequências, é o caso das ideologias totalitaristas dos séculos XIX e XX, que partindo de manifestos que miravam em futuros brilhantes e grandiosos, resultaram em genocídios, holocaustos, guerras e muita miséria.
Gosto de pensar que uma abordagem enriquece a outra :) E a discussão sobre as razões do Mal (sobre as quais o Dr. Jordan Peterson vêm se debruçando há algumas décadas) ganha camadas de profundidade, quando aplicadas a este tipo, nas telas do cinema ou nas páginas literárias. Ganhamos todos nós :)
Comentário genial!!
Gosto mais do seu conceito do que aquele mostrado no vídeo
O personagem do anti-herói é meio irrealista para mim, costuma ser um personagem interessante, para o qual você pode torcer, mas que não é perfeito como o herói típico. Funciona em filmes, mas na realidade não se costuma ver algo assim
Mas o anti-vilão do qual você fala é quase a representação da humanidade, pessoas que por valores morais e éticos, querem o bem geral e lutam por ser pessoas boas
Mas sua própria natureza e humanidade as faz serem imperfeitas e sucumbirem a seus desejos, ou então a mal interpretar as situações e tentar impôr seu conceito de bem estar geral
Ou talvez, de certa forma, todos sejamos um anti-herói e um anti-vilão, dependendo apenas da perspectiva
@@Adrian-jr5kd Sim!, acho que você entendeu bem o ponto :) E concordo com o que escreveu: oscilamos entre o "anti-heroísmo" e a "anti-vilania", já que somos, afinal, erráticos e inconstantes em nossas escolhas, ora para o Bem, ora para o Mal.
Esses arquétipos "anti" expressam melhor toda a complexidade do espírito humano e seus muitos "tons de cinza", enquanto a figura do herói ainda é muito válida como um ideal inspirador (embora inatingível), e a do vilão, sendo mais simples, permita realçar a do herói (um vilão complexo tenderia a esmaecer o herói, porque atrairia a empatia do público para si, dividindo atenções, e por conseguinte também enfraquecendo o plot, o alto significado da jornada daquele, etc).
Acho que todos são muito válidos e necessários, ainda hoje; sua adequação se daria pela intenção de tornar os personagens mais humanos, reais, próximos do público, ou mantê-los esquemáticos (como quando se dá preferência ao desenvolvimento da trama, "plot-driven", em oposição ao dos personagens, "character-driven").
Joel do The Last of Us
Eu diria que é um dos canais com mais qualidade do youtube desse nicho, parabéns Jurandir
Obrigado, Willian!
Que vídeo cara ! O homem é uma máquina de conteúdo
Sério merece mais muito mais, o seu tipo de conteúdo é difícil de se achar no RUclips, e venho dizer que é o melhor canal sobre, a edição é bem elaborada e sua voz é boa demais dicção incrível e escolha de palavras sensacionais, sem dúvidas um dos melhores canais que já vi, espero só sucesso
Valeu!
Adoro seu canal, sou escritor e esses conteúdos compilados ajudam muito pra refrescar a memoria acerca de temas essenciais para se construir uma boa historia. Parabéns pelo conteúdo e espero de coração te ver chegar nos 100k muito em breve.
Obrigado, fico feliz em saber que o canal tem contribuído! Sucesso!!
Eu já tinha me examinado no espelho ao assistir o vídeo sobre os anti-heróis. Mas esse do anti-vilão conseguiu ser ainda mais perfeito. Que análise sensacional!
Esse já é definitivamente meu canal favorito, parabéns pelo trabalho
Demorei muito pra te encontrar! Canal maravilhoso! Parabéns
Trabalho fantástico como sempre, parabéns pelo conteúdo!
Cara esse canal era tudo que eu procurava sobre cinema. Assisto o vídeo inteiro e cada segundo é impecável.
Eu, um apaixonado por cinema e ávido curioso da complexidade da mente humana, estou extremamente feliz em ter encontrado seu canal! Vou seguir de perto agora hahaha
Que satisfação em assistir um vídeo com uma narração didática e um conteúdo profundo
10:58 ia falar algo, mas eu tava fechando um sorrisinho que já meio que responde
Cara, tô indicando teu canal pra todo mundo. Seu comteudo é sensacional. Uma pérola do RUclips.
Obrigado por compartilhar. Me ajuda demais.
Eu não conhecia seu canal e o RUclips acabou de me recomendar este vídeo. SIMPLESMENTE EXCELENTE! Ganhou mais um inscrito!
(A frase de CS Lewis no final é maravilhosa)
Mestre Jurandir, você é o mais fera dos feras
Acabei de conhecer o canal mas já virei fã
Muito obrigado 😊 Seja muito bem-vinda!
Jurandir,
Você têm muito a oferecer.
Parabéns.
Sucesso.
Atualmente no meu RUclips esse é um único canal de verdadeira qualidade
Que honra. Valeu, irmão.
To muito feliz que encontrei seu canal. Sou escritor e entusiasta de psicologia
Tive que assistir novamente para compreender com profundidade, muita informação. Obrigado!!!
Anti vilão: exatamente a mesma coisa do anti herói, mas que o roteiro decidiu dizer que estava do lado errado. Wolverine é um ótimo exemplo, o carcaju já fez toda desgraça de atrocidade que se possa imaginar, mas sempre foi colocado do lado do bem, enquanto o cara aí de Código de Conduta apenas vingou a família dele, mas como o roteiro foi feito pro mocinho ser o Jamie Foxx, logo, ele foi colocado como errado na história.
exato
Cara, que trabalho espetacular. Maior achado dos últimos anos sobre cinema. Você é meu herói, ou será anti herói, ou anti vilão? 😂 Te desejo o melhor, e que você seja reconhecido pelo excelente trabalho.
Haha ...muito obrigado, Guilherme!
seu canal é conteúdo puro da cabeça aos pés, estava precisando de um canal assim mt obrigado Jurandir
Jurandir conheci seu canal a pouco tempo já assisti todos os seus vídeos, parabéns pelo ótimo conteúdo, continue com seu trabalho é apenas uma questão de tempo pra vc atingir 1M de inscritos seu conteúdo é maravilhoso!
Muito obrigado!
Seus vídeos são sensacionais. São instrutivos sem serem pretenciosos, são interessantes sem serem apelativos. Continue brindando-nos com seu trabalho!
Exatamente, se queres conhecer uma pessoa, conheça os personagens que ela gosta, neles estão o reflexo de sua "alma".
Alguns que lembro que amo: Goku, Batman, Darth Vader e O Máskara (do Jim Carrey).
Diz aí sobre mim.. 😁
@@hmwr0h uma palavra me vem a mente: labirinto. 🤔
@@flaviaayame7775 Como assim? 🤔
@@hmwr0h achei meio confusa essa combinacao, e voce?
@@flaviaayame7775 Haha, pois é, talvez.. Mas vc falou que o reflexo da alma está nos personagens que a pessoa gosta.. eis o enigma sobre a minha alma então haha
Acho que nesse ano a melhor coisa que eu encontrei no youtube foi seu canal.
Por favor continue com essa obra prima.
Uma análise dessa com imagens, ganhei meu dia. Excelente conteúdo.
Eu já tinha pensado nisso mas não com essas palavras.
Malévola 1 (entre outros) me abriu os olhos pra esses tipo que Hollywood tá enfiando na indústria 😊
Voz maravilhosa. E pela primeira vez nao pulei os anuncios.
Estou amando o canal!
Valeu!
Eu que agradeço!
Uma pergunta: o termo "anti-vilão" não é coisa criada em fórum por fãs?
Pelo que pesquisei (vagamente, admito), nenhum teórico de cinema e literatura de quem li e assisti a vídeos usa esse termo de "anti-vilão". Eles ignoram.
Só usam heróis, anti-heróis e vilões.
O termo "anti-vilão" já é aceito hoje em dia entre estudiosos e referências do storytelling?, pois certa vez perguntaram a uma roteirista e professora de roteiro aqui do RUclips sobre isso e ela disse que NÃO existe esse termo e nenhum profissional da indústria usa. Aí fica a dúvida.
Por sinal, excelente vídeo como já esperado! Você é excelente no que faz e sempre te recomendo a meus amigos que gostam desse conteúdo. Gosto tanto do teu conteúdo que comprei 2 contos teus e li.
Bom, é isso. Grande abraço e hasta la vista!
Fala, Jota! O termo anti-vilão tem sido mais frequetemente usado para designar aquilo que é conhecido como vilão complexo. Ganhou mais popularidade por conta de necessidade que surgiu de diferenciar um anti-herói de um anti-vilão, e já está sendo utilizado por profissionais da área, mas no Brasil realmente só encontrei em alguns fóruns.
@@JurandirGouveia, poderia dizer quais profissionais da área estão usando, por gentileza? Se puder citar recomendações de canais e livros seria muito enriquecedor pra nós.
@@JoeMarinho78
Provavelmente não tem
Valeu! Por seu trabalho! Esse filme é um dos mais integrantes que já vi gera sensações dúbias e graças a sua mençãoa ele, eu tive a oportunidade de ver! Cai por acaso no seu canal vou ver os demais vídeos mas por favor crie uma forma de curadoria de filmes para indicar
Valeu pelo apoio e pela sugestão!!
Toda vez que lembro desse filme, só vem uma frase na minha cabeça: Um homem precisa fazer, o que o homem precisa fazer.
Cara, na moral, que conteúdo bom. Que bom que seu vídeo apareceu pra mim no recomendados. Magnífico o script desse vídeo, perfeita a sua narração, sua contrução em cima desse assunto. Você, definitivamente, está no caminho certo e sabe o que faz. Meus parabéns.
Sim, desde a primeira vez que assisti "Código de Conduta" torci e apoiei Clyde Shelton. E tenho o mesmo pensamento nos dias de hoje
Seus vídeos são simplesmente: BRILHANTES! Já deixo aqui o aviso que usarei muito do seu material para refletir sobre a clínica ampliada na psicologia ambulatorial. Por qual motivo? Se tem um "romance" de leigos sobre o PCT mentir ou não para o seu terapeuta. E quando refletimos em relação a posição que ocupamos nessa dupla, não importa a verdade, mas sim o que a mensagem quer trazer.
Resumindo: menos DSM e mais acolhimento dos contextos evidenciados na sociedade.
Olá Jurandir!
Você, e o seu trabalho, são a evidência de que o algoritmo pode nos trazer algo de bom.
Estava assistindo o vídeo "Resistência" da professora Lucia Helena Galvão, Nova Acropole, e o algoritmo do RUclips me trouxe seu vídeo sobre o fim das comédias!
Gostei da sua abordagem de citar diversas possibilidades que levaram ao fim da comédia do jeito que a conhecíamos!
Porém escrevo para compartilhar a minha visão quanto ao Thanos e ao público não classificá-lo como vilão: a Marvel, de propósito, acrescentou o filme "Eternos" na história. Com isso ficou evidente que se metade das pessoas vivas no Universo não tivessem sua morte antecipada pelo Thanos elas iriam morrer com o nascimento de um Celestial.
Eu concordo com a sua observação: entendo que o "rouba, mas faz" não resolve o problema de desvio do dinheiro público, ou privado, pois não deixará de ser apropriação indevida de algo que não é seu. Assim como, no caso do Thanos, matar bilhões durante o nascimento de um celestial, ou trilhões usando as joias do infinito no final tornará o ato em assassinato / genocídio.
Muito obrigado por dividir seu tempo e conhecimento conosco!
Como disse o soberano da Latveria: "O maior poder do universo é o conhecimento. ".
Cara eu estou APAIXONADO pelo seu canal, ele me da esperança porque me abre mais uma porta para aprender mais!
Você faz um conteúdo incrível!!!
Cara, que conteúdo INCRÍVEL vc produz!! Nunca vi nada parecido! Tô amando demais o seu canal
Código de conduta é um filme que em si é um protesto, mostra que além da justiça ser cega é falha por motivos egoístas e antipáticos, e quem tentar mudar isso será inimigo de todo o sistema que precisa da injustiça pra se manter ético e democrático!
Eu já amava o filme de Jamie Foxx e Gerald Butler, agora conhecendo o que é o Anti-Vilão tenho uma outra perspectiva e por tanto um amor maior pela obra.
Parabens Jurandir
🎯 Key Takeaways for quick navigation:
00:00 🦹 Vilões tradicionais são personagens essencialmente maus sem justificativas para suas ações más, como Sauron de "O Senhor dos Anéis".
03:22 🤔 Antagonistas se opõem ao protagonista, mas não são necessariamente vilões. Exemplo: diretor em "Curtindo a Vida Adoidado".
06:34 🧤 Anti-heróis fazem algo bom, mas com métodos ou motivos ruins. Exemplo: Thanos, que busca equilibrar a superpopulação.
08:31 🗣️ Anti-vilões possuem motivos nobres ou justificados, mas suas ações ainda têm resultados ruins. Exemplos: Magneto, Koba de "Planeta dos Macacos".
10:25 ⚖️ Personagens como Clyde de "Código de Conduta" levantam questões morais complexas sobre vingança e justiça, desafiando a definição de certo e errado.
Made with HARPA AI
Thanos não eh antiheroi
Vc só confundiu a parte do Thanos, ele é usado como exemplo de um Anti-vilão
Thanos não é um anti-vilão, ele é um vilão normal, o thanos era um cara com sindrome do vidente que era obcecado por isso, ele não fez oque fez por nobreza ou pra ajudar os outros só fez pra satisfazer o próprio ego de que ele tava certo e todos os outros errados
Ou seja, anti vilão é um vilão, só kkkkkk
@@SAMPLE729estamos falando do thanos do filme, não das hq
Fazia tempos que não via um vídeo tão bom. Grata por encontrar este canal.
Falando de Malcon X e Luther King me lembrei de One Piece, onde a Rainha Otohime quer que os tritões vivam com os humanos enquanto o Arlong vai por um caminho em que oprime uma vila de humanos pq acredita que os tritões são superiores
A diferença é que em nenhum momento Malcolm foi ou pregou o caminho da opressão. Acho que seria algo como se Moisés tivesse um contemporâneo que dissesse que os os judeus deveriam permanecer no Egito mesmo sob a condição de escravo que aos poucos a situação iria mudar (é uma leitura anacrônica, mas só pra ilustrar)... isso faria de Moisés, por querer a libertação e o êxodo do seu povo, um anti-vilão? Vejo mais ou menos assim essa história.
Que aula belíssima, senhores... 👏👏👏👏👏
Até hoje eu tô refletindo sobre o vídeo do leite, eu nunca achei estranho e nunca tinha nem se quer cogitado algum desconforto mesmo depois de assitir the boys. Será se eu sou psicopata ? Eu assitir o filme "onde os fracos não tem vez" e adorei, eu amo quando os personagens usa armas não convencionais, é isso que eu chamo de identidade bélica.
Que vídeo maravilhoso! Parabéns, Jurandir.
A questão é que querem normatizar o mal...
Dos seus vídeos que já vi esse até agora esse é o melhor! Parabéns! 'Ver-nos a nós mesmos'.. é um processo empático. Os psicopatas em geral não tem empatia. Alguns filmes/séries os colocam nesse contexto que voce exemplificou (Dexter/Hanibal) ...
Não vai demorar pra atingir 1 milhão, forças caba bom
cara que vídeo sensacional, não sabia da existência de anti-vilao apesar de já ter visto vários; histórias com esses tipos de personagens são melhores pois vc se coloca no lugar deles e acaba se envolvendo mais
Top! Será que o personagem não se tornou exatamente o que ele lutava contra?
Ótimo vídeo. Achei por recomendação do RUclips. Já puxei meu banquinho aqui.
A análise me lembrou bastante o começo do elegante.
Seja muito bem-vindo!
Por favor, vc tem que ver overlord, a mudança de lord ainz de um homem atuando num papel de mal em busca de sobreviver, para um "deus" que faz atrocidades em busca da simples felicidade como justificativa.
Excelente material, aliás como sempre ! E a narração impecável !!
Cara... Faltou o personagem do Hugh Jackman em "Os suspeitos". Até onde vc iria pra achar sua filha sequestrada? Torturar o principal suspeito que, claramente, tem transtornos mentais mesmo sem evidências? A resposta não é simples
Na moral, um dos melhores canais que falam de cinema, sempre que assisto me da vontade de assistir filmes e perceber tudo que vejo neste canal, segura meu like e minha inscrição!!!!
Eu sempre fui apaixonada por filmes de vingança, em especial a série de filmes: Doce Vingança. Você tem me deixado mais tranquila em relação à entender o "porquê" disso..😂😂
Descobri o canal faz pouco. O cara muito alto nível, fora da curva.
Anti-Vilão: Parece um vilão mas tende a ser tido como herói sob alguns pontos de vista; age como vilão mas não se enxerga como vilão porque pensa que suas ações podem estar sempre acima das regras morais porque tem motivos excelentes pra fazer o que faz. Eu torço desde as minhas "vidas passadas" pelo Clyde, "se eu não fiz a merda então vou descarregar a merda (mesmo que algumas coisas limpas vão junto) toda quando ela chegar a me sujar..." a diferença do Clyde pro Jigsaw é que o Clyde tem motivos passivos, estava na vida dele e foram se meter com ele, enquanto o Jigsaw tem motivos ativos, se meteu na vida dos outros sem pretender fazer mal mas viu ou recebeu o mal dessas pessoas a quem ele pune às vezes com certa desproporcionalidade; como disse o juiz Nicholas Marshall (Justiça Cega) enquanto tocava fogo no carro do vilão com ele impossibilitado de sair de dentro e grita mentirosamente que é inocente: "esse que é o grande problema... ninguém é inocente..." Este canal era o que faltava há muito tempo, tendo eu concordância total ou parcial com o que é dito aqui pois, pra quem não tem meu ponto de vista eu suporto humildemente a possibilidade de ser tido como errado... e compreendo a face diametralmente oposta à minha, mas de mesmo módulo.
Pelo o que entendi, o anti vilão é só um vilão só que com motivo profundo, então ainda é um vilão. Diferente de um anti herói, já que pra ser um herói você deve fazer coisas boas pelos meios bons, caso não será naturalmente um anti herói.
Como o Thanos e o Eren, eles são obviamente vilões, mesmo que sua motivação seja profunda, eles ainda são vilões, não? O termo parece funcionar bem...
@@Umponto é um ponto de vista interessante e plausível. Agora essa profundidade de motivos de embasamento da ação vilã todos os personagens reais tem, até os mais autovitimizados explícitos (todos são os protagonistas da própria história); já na ficção vai depender se o roteirista escolheu dar profundidade e empatia aos argumentos do vilão, ou não. escolheu
É impressionante como gostamos de simplificar rotulando quem nos cerca binariamente. É muito mais fácil dizer que esse ou aquele são bons ou maus e reduzi-los ao nosso julgamento por uma breve perspectiva de uma simples atitude.
Vídeo foda Jurandir! Muito obrigado por este canal!
Seus vídeos são maravilhosos.
Por favor fale sobre a comédia atual, os vilões atuais, como a ideologia e o politicamente correto estão estragando as artes.
Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
Obrigado, farei sim!
Cara, que apresentação!!! Eu me peguei diversas vezes concordando em voz alta ao assistir seu vídeo! Ganhou um inscrito mestre!
O JJ Jameson, não é um vilão, mas faz da vida do Homem Aranha um inferno.
Eu não consigo sair dos seus vídeos, cara. Só trabalho brabo.
Um exemplo de anti vilão também é o coringa de piada mortal , inclusive é uma animação muito boa
Vi seu primeiro vídeo ontem, talvez o até mesmo o sexto ou sétimo, ou mais. Hoje é o segundo dia que vejo seus vídeos e estou inscrito no seu canal. Não sou muito de comentar em vídeos, mas seu canal é FODA, muito informativo, está me trazendo aprendizados e perspectivas interessantíssimas, torço que o canal prospere, seu trabalho merece.
Obrigado, Nicolas! Seja muito bem-vindo
O politicamente correto matou a comédia
Simplesmente incrível, mais um inscrito, pois fala de pontos no qual não se falam muito, pois não são muitos nos quais tem essa "desenvoltura", tanto quanto o tema de comédia que de fato está em pouca evidência, tanto quanto por falar desse assunto e obrigado por mencionar o john kramer já que muita gente coloca jogos mortais somente como mais um filme de terror.
Narras Vs Jurandão
Jurandir! Conheci seu canal só agora e já me tornei fã. Seus textos, voz e perspectivas trazidas são incríveis! Estou assistindo um vídeo após o outro.
Muito legal o seu trabalho. Desejo caminhos abertos e sucesso!
Cara, o anti-vilão é sem dúvida o mas difícil de entender. Passei o vídeo inteiro tentando entender kkkk
eu só fui entender dps da terceira vez que eu assisti
Um vila que oensa estar correto e fazendo o bem.
@@j_girltraducoes8752 kkkkkkk bem isso. Vc fica mentalizando até encaixar
É porque não faz sentido, anti vilão é só um vilão mesmo, não está no mesmo nível de herói, já que pra ser herói você deve fazer coisas boas pelos meios certos, caso não, será naturalmente um anti herói. Um anti vilão não, ainda continua só sendo um vilão.
Recomendo um vídeo do Narrativando falando sobre.
"Anti-vilão não existe (e eu vou te provar)"
Código de Conduta é sem sombra de dúvidas um dos meus filmes favoritos. Até onde você está disposto a fazer justiça, quando o sistema falha em punir severamente os culpados por destruir a sua vida e tirar o que você tem de mais precioso.
O sofrimento infligido aos envolvidos é um doce beijo nos lábios de quem busca retribuir a dor sofrida.
Concordo, vilões puramete malignos estão em falta hoje em dia
Um vilão assim que eu me lembro é o Henry Bowers de IT a coisa
O Hannibal Lecter é um exemplo de vilão mau por ser mau mesmo. Eu li o livro "o silêncio dos inocentes" e o único motivo dele ser mau é simplesmente porque ele é. Ele não mata as pessoas por vingança, nem por um ideal, nem por nada desse tipo, ele mata porque gosta de matar, é um maldito. Mas o estranho é que ele é tão inteligente e parece ser tão humano, no sentido de parecer normal em algumas partes, que nos esquecemos de que ele é extremamente violento.
Jurandir, vi o seu vídeo e dois dias depois assisti Blue ruin e não conseguia parar de pensar, da metade do filme em diante no paralelo do seu vídeo com o personagem Dwight. É claro que é um filme de muitas outras nuancias e muitos outras análises que podem render. É interessante demais que o filme trata um anti vilão, como vilão, as justificativas dele não são suficientes para que ele tenha um desfecho favorável. Mas vc entende sim o personagem, é um filme que te faz querer dar um abraço, numa pessoa que sabemos que está errada.