Eu com 75 anos, diminuí o tamanho das motos, se bem que sempre usei entre 250 e 650. Mas há 53 anos andando de motos, sempre achei que a moto tem que me vestir. Sábias palavras meu amigo.
Isso chama-se sabedoria. Quando jovens queremos aparecer para galera. Tenho uma Tiger, e a turma que ando já torce o nariz achando minha moto (que já acho muito pesada) uma droga.
Humberto, o tempo é o senhor da razão. Eu volto a dizer, a moto tem que te vestir, se sentir seguro nela. Além de tudo, saber quais são os seus limites, muitas vezes, em viagens, com as bagagens, eu não me sinto seguro para montar, principalmente em cidades com Ouro Preto, São João Del Rei, onde o piso é bastante irrregular, faço uma " multa" em algém pedimdo para dar uma ajuuda para virar a moto. O peso dos anos chega para todos.
Tenho 72 anos, possuo várias motocicletas; inclusive, duas Harley-Davidson; sendo uma FXD Dyna Surper Glide 1600cc e uma FLHCR Road King 1700cc. Graças a DEUS em nome de JESUS CRISTO! Estou sempre atento aos conselhos do amigão Arlindão. Que DEUS te abençoe meu irmão! Em nome de JESUS CRISTO!
É que Big Trail é muito confortável, tem grande autonomia e é linda. Andar na terra vai do piloto, não da moto. Quanto mais big, menos trail mesmo. Isso é verdade! Eu ja tive 125, Tenere 250, CB 500 X e agora uma NC 750 X, mas meu negócio é asfalto. Já fiz 2 viagens internacionais, boa parte do Brasil e geralmente vou só, mas não sei andar na terra. Em setembro do ano passado eu estava na terra e deixei a Crossover NC (210 kg) cair na minha perna e foram 6 meses no cavalete. Só agora eu voltei aandar de moto, mas os ossos ainda não colaram 100%. Ja tenho meus 69 anos. Enfim, terra é pra quem sabe, e muito mais fácil com pneus adequados e motos leves.
Ótimo vídeo! Toda moto tem sua proposta. Big trais, devem ser ótimas para viagens longas e trechos de terra leves, não para trilhas radicais. Hoje tenho uma CB 500F, Já tive uma NC 750X, ótima moto, confortável, que não é big trail, é classificada como crossover, aptidão para o asfalto e leves trechos de estrada de terra, mas na realidade, trechos leves de estrada de terra, qualquer moto encara. Pra encarar terra mesmo, tem que ser XRE 300, Lander 250 e motos dessa categoria,
Motos trail de forma geral entregam conforto, ao contrário do que se pensa, a maioria das cruisers vão te dar uma dor nas costas depois de algumas horas pilotando, a postura mais ereta das trails é convidativa longas jornadas, por isso acredito que as big fazem tanto sucesso, são sofás com rodas, que absorvem com maestria todas as imperfeições e dão aquela emoção na hora que enrola o cabo, mas pra meter na erosão vc precisa de algo leve
Concordo, tenho uma Bros 150 e uma Sportster 1200 Custom CB, a Bros pro dia a dia e pra ir pro mato é excelente, ja a Harley Davidson pro dia a dia nem adianta que o lugar dela é viajando na pista. Então posso te dizer que tenho o melhor dos dois mundos, e moto quanto mais leve e mais forte, melhor... e fora essas tenho mais uma RX 125 1983, ela da pau em todas até 300, de tão forte e leve, só que pro dia a dia também não vira (tanto é que fundi dnv ela esses dias kkkk não posso andar com ela que todo sinaleiro que para motaiada todo mundo sai acelerando. Se fosse pra escolher só pro resto da vida dentre todas que tive, HD 1200, CB 400, Bros, entre várias outras motos de pequeno médio e grande porte, eu ficaria com a Bros 150 (a antiga, não compraria a 160 nova nao). Boa, barata e econômica. Sem encara qualquer terreno, eu ja fui em dezenas de fazenda na região só pra andar no mato, até em meio de ruas de café eu passava, e ja peguei viagens grandes com ela também, só demora mais que a 1200, mas chega também, e é muito mais barata, até o IPVA sou isento da Bros, da Harley eu pago 2000 por ano, tanto é que esse ano foi o úlimo acho, chega, vou vender kkkk to cansado de pagar 2000 mil por ano de IPVA pra "ter" uma moto, se vcs quiserem ou souberem quem quer uma Harley Davidson Sportster 1200 Custom CB Edição limitada em ótimo estado (32.000km 2016) , me avisem... Vlw tmj...
Arlindão você foi perfeito na análise, eu já passei pelas bigs de 1200cc e hoje eu não teria novamente, fiz longas viagens com elas, mas ficava muito inseguro quando pega terra, hoje tenho certeza que não vale a pena e considero o ideal algo próximo das 700cc .. esperando a Tenere 700 ou Transalp 750.. e você disse tudo que eu demorei 30 anos de motociclismo pra perceber. Abc
😂😂😂eu sou dos que lambe👅, tenho uma vstrom 650, não ponho na terra, conto os arranhões todo dia, meu prazer é tocar ela na city😎, tô nem azul para as 4 cilindros que tem na cidade, não vejo coerência em colocar uma moto dessa em trilha, lama, buraco etc..., Uma carenagem 2 mancos, um radiador 1,3 Reais, moto pesada! Acho que moto para isso é DT, Xl, TORNADO, LANDER, ....entre outras
Perfeita análise. Um dos motivos que vendi a BIG. Sou trilheiro raiz. Já tive Big pra não falarem que falo por inveja, mas hoje a XRE300 me leva onde a BIG não leva. Quando o bicho pega, largo ela e pego a CRF
Acho que qualquer moto vai a qualquer lugar... porém quem quer chegar mais rápido precisa realmente de uma moto maior... quem tem mais paciência pode usufruir da economia e praticidade de uma moto menor... Eu já viajei com moto pequena e moto grande e sinceramente acho que estar consciente do que a moto pode lhe oferecer é a melhor forma de curtir a sua viagem... levar uma GS 1250 pro meio da trilha tem o mesmo despropósito de querer viajar a 140 km/h em uma Broz 160cc.
Só verdades, eu prefiro moto com pouca eletrônica, pois acaba usando quase nada de tudo isso e na hora que queima um módulo vem a paulada $$$ Bom vídeo 😎
Eu tenho uma twister 2017 e comprei uma TRACER GT 900CC 2022 só para viajar, na terra não tem como andar, o carter dessa moto é muito baixo , na terra só se tiver que fazer algum desvio obrigatório. Na cidade tem alguns perrengues, nas cidades costumam ter aquelas lombada estreita e alta tipo corcova , se não tiver cuidado o cavalete e o escapamento pega ou o carter . A moto é muito boa mas tem esse problema, nas estradas é numa das melhores , não tem como negar , até no custo benéfico.
Cara vou te falar, a primeira vez que coloquei minha Tornado 250 na estrada de terra eu fiquei de boca aberta, nunca tinha tido tanta segurança em andar em estrada de terra antes, é incrível ver a suspensão trabalhando e passando por cima de toda terra e pedra na estrada. Ando de boa com minha com minha esposa em estrada de terra procurando umas cachoeiras a 60 km/h, e me divirto muito.
Sempre andei com motos baixas, até que um dia meu cunhado me emprestou uma tornado que ele tinha comprado e deixou eu andar uma volta na estrada de chão, consequência; vendi uma CB450 que eu tinha e comprei uma Tornado praticamente 0. Hoje em dia não curto mais moto baixa!
Concordo plenamente, fiz um roteiro de 20 mil km pela américa do sul escolhendo muitos caminhos fora de estrada, principalmente no Brasil e no Chile. Com uma Lander 250, depois de alguns meses na estrada, a sensação era a de estar montado numa máquina indestrutível, só preciso dizer que ela foi capaz de completar todo o trajeto com o msm par de pneus.
Amigo, não consegui prestar muita atenção, mas o pouco que consegui ouvir gostei bastante, principalmente sobre aqueles que gostam de lamber motocicleta hahahaha . Inscrito. Bons ventos e saudações 2 rodas.
Gostei muito do seu canal. Tenho XRE300, peso 58kg e minha esposa 60kg, passeio em asfalto e terra nos atende muito bem. Todos fins de semana vamos brincar. Valeu.
Concordo com tudo que vc falou , já tive muitas motos , e também fui iludido pelas propagandas , e alguns vídeos que via no RUclips desses profissionais subindo barrancos , andando na lama , tudo sem nenhuma dificuldade , até que comprei uma teneré 660 , ai que fui ver que não era o que eu via e achava que podia fazer o mesmo , todas são muito pesadas , e impossível de andar sem cair em uma trilha com lama , burracos , o plb é qdo quebra uma manete , quase 700,00 , acho que agente compra pra se sentir que esta num motâo , mais na verdade vc não vai conseguir aproveitar toda aquela potência , e vê que pagou muito caro pra fazer o que uma outra menor e mais barata faz e te da mais confiança .
Obrigado amigo. Sou uma "ovelha negra" da minha geração Comigo é camping, trilha, carburador. Ganhou o inscrito, vídeo 100% Sinceridade, como num papo com os amigos que vc chama pra ajudar a arrumar o carro, fazer mudança, ou bater a porta numa hora de necessidade.
Concordo Plenamente mestre. Em março comprei minha primeira moto. Uma shineray phoenix 50cc e estou usando a moto para tudo. Trabalho, lazer e viagens. É fraco é, mas não é impossível de usar. Mês passado fiz uma viagem de 200km com ela para touros. E foi tranquilo média de 70km/h e curti muito. Temos que curtir o que temos. Abraço Guerreiros
Só um adendo, ser feliz com oq tem e ter ambição p buscar algo melhor. Não é errado querer melhorar, curte sua moto e segue trabalhando e prosperando q vai ser recompensado. Boa diversão.
Este vídeo é tudo que as marcas de moto não queria que os entusiastas soubessem. Milhões de parabéns pelo vídeo, e ainda mais pela lisura e franqueza nas palavras. Continue nesta linha. Ganhou mais um inscrito.
em 2022 pensei em pegar uma moto maior mas depois de ir duas vezes na argentina, chile e ushuaia, desisti de vender minha xre 300 rsrs, realmente, na soma das vantagens e desvantagens a menor é melhor pra proposta que eu uso.
Arlindão, outro fator que infelizmente afasta muita gente das Big Trail´s, (e que o markentig não aborda), é que essas máquinas trazem um acessório indesejável. Aqui onde moro se costuma dizer que quando se compra uma delas, o ladrão já vem na garupa. Infelizmente, vivemos num lugar e numa época que a insegurança é um fator a ser considerado. Muito bons toques o que você deu e sempre oferece em seus vídeos, abração
Achei bem coerente a linha de raciocínio. A escolha que fiz por uma Lander 250 ano 2023, se tornou mais racional, do que a própria limitação financeira. Kkk
Tenho uma 800 XCX e antes uma 800 ABS q levei pra Serra da Canastra, com pneu de asfalto (!!!!), em um curso com Jean Azevedo. Rapaz, depois de 100km e 6 kg a menos de tanto esforço pra segurar aquele mamute, não conseguia parar de pensar na minha XRE (q cá pra nós já é pesada e alta se compararmos com uma CRF230/250). A conclusão que cheguei é simples: as Bigtrails foram feitas para viagens longas e para aguentar porrada nos buracos das péssimas rodovias. Aí sim! Qdo fui para Ushuaia, Lagos Andinos etc e caía naquelas crateras, ficava feliz por estar numa Bigtrail! Bons ventos!
Já tive a Xre.. hoje tenho uma Ténéré 660 mas a Xre é infinitamente melhor na terra e muito confortável também na estrada.. e não é fraca não@@urroesforcado
Eu ontem mesmo também com minha 250 tentando passar pela lama na serra SC mais nem me sujei kkk e levantar minha moto fui de boa com meus 57 aninhos , só diversão
👍. É isso mesmo. Tenho vstrom 650 A e só uso no asfalto, pois sei que não tenho a força e a habilidade necessária para o off road. Ando em motos desde os anos 70 e na terra só fui feliz com a dt 180 e xlx 250r. Parabéns pelo seu trabalho.
Como já trabalhei com XT660 e Kawa 1000 Police, ainda opero com Harley Road-King Police de 1.690cc e BMW's GS 800 e 850, concordo com vc em grau, gênero e número. Minha moto é uma XRE300 que serve para meu dia a dia na cidade, viagens pro trabalho e a lazer. E ainda pego uma estradinha ruim. Para mim, a moto ideal é de até 500 ou 600cc, para quem usa pro dia a dia. Primeiro vídeo que vejo sobre o assunto. Para mim uma moto tem que ser para diversão mas também ferramenta do dia a dia, e não apenas final de semana ou encontros. Parabéns.
Fui de Lajedo-PE a Brasília com minha esposa em minha XRE300 com Banco do Pedrinho, e foi uma viagem excelente. Foram apenas 10 dias de viagem ida e volta que ficou no desejo que quero mais. Tudo tranquilo sem nenhuma intercorrência. Quanto à Versys e BMW 300 não sei porque nunca andei. Quanto à 800, ali é outro nível. Só pode ser comparada com outras de sua classe. Mas em economia e menos esforço, a XRE sai na frente.@@urroesforcado
É uma realida. O cara tem que ter uma.boa condição fisica, força e habilidade pra dominar uma africa twin na hora do sufoco. Eu senti uma diferença em fazer trilhas com a nova lander em comparação com a lander antiga. Essa nova pesa 5 kilos a mais e é gorda, o assento mais largo atrapalha muito nas horas do apuro. E não adianta, nos sítios, bem naquelas viradas que a água abriu valetas, o peso e a largura da moto faz td a diferença. Na minha opinião hoje temos a antiga tornado e a antiga lander como raimhas da trilha sendo motos de uso misto. As xre300 e a nova lander já vieram mais pra estrada de asfalto que pra off. Porem, a nova lander me da bem mais conforto no asfalto que a antiga. E tbm não me arrependo de.ter trocado de moto. Mas quando eu for fazer a 319, irei comprar uma.lander antiga e levar um jogo de pneus agressivos pra.conseguir atravessar o lamaçal e curtir a aventura. Pq essa nova na prática seria só tirar o paralama inferior e por pneu cravado, porém a mangueira do abs não permite a retirada do paralama, deixando a nova lander incapacidade de fazer uma travessia em lamaçal. Oque era raiz virou nutela. E ainda quero ir lá, porém irei comprar uma magrela 2015 por aí pra fazer essa aventura
Prezado Arlindão, sua análise embora verdadeira, ainda assim é incompleta, explico; Cada equipamento é projetado para uma utilização predominante isto é, não devemos comparar projetos com fins diferentes sob o risco de fazermos um juízo parcial ou incompleto por exemplo, se você gosta de mototurismo e sua garupa também, não se pode comparar a segurança e o conforto de uma Big com uma Trail como você mostrou e posso garantir que o que um chama de "aventura" pode ser diametralmente oposto ao que outro entende como tal. É como querer comparar uma trilhazinha que termina com uma boa pinga e um salgado duvidoso no bar do Chico bento com um rally Paris-Dakar, são ambos "aventuras" porém com matizes totalmente diferentes. Provavelmente qualquer piloto com algum treinamento consegue chegar naquela cachoeira ou naquela praia com sua Big Trail e contar depois pros amigos (aumentando, é claro, rsrsrs) sua "aventura". Pra não ficar muito longo, o conceito físico de potencia é "energia na unidade de tempo" ou seja, sua biz é capaz de fazer o mesmo trabalho que uma locomotiva só que leva 10 anos enquanto a locomotiva faz em 1 minuto então, tudo é questão de ajuste do equipamento ao que se propõe dentro de cada projeto de engenharia e perspectiva do piloto/garupa. Assim sendo, parabéns pelo vídeo, sempre muito bons, apenas recomendo o que talvez mais aprecio no motociclismo que é o respeito pelos irmãos e suas escolhas, o que não quer dizer que sou contra a boa "zoação" entre tribos, mas sempre com esse espírito de fraternidade saudável.
Tens muita razão. Vídeos assim ajudam a nos salvar das redes de pesca do marketing atual. Possuo uma scooter 250cc e tenho certeza que já viajei muito mais que muita gente com BigTrail. Comprem o que tem sentido pro seu estilo de vida.
Tenho uma BMW 1200, estou muito satisfeito, viajo com minha esposa, moto segura, estável, confortável, da 17,5 k/l na estrada com as malas, pode chegar a 20 km/l se for uma rodovia mais plana, gosta da proposta pois o motor tem um desempenho p ultrapassar extraordinário, estabilidade, modos de pilotagem, suspensão c o auxílio do telelever e esa fecham com chave de ouro. Ando 80 % em estrada asfaltada e 20 % em estrada de terra em boas condições. Abraços e bons ventos a todo s do canal. Oba: moto boa e a que vc tem!
Pois é. Concordo com tudo. Em moto, pra aventura, na maioria das vzs, menos é mais. Quer mais aventura do q um casal indo pro ushuaiai numa xlinha? Tem um canal duns loucos aí. Por outro lado, pra viajar, as monocilndricas até 300, me parecem meio q sacrificadas. Pra andar a 120 tem q subir giro, sem contar a vibraçao.. Apesar disso ainda sao a melhor escolha pra quem quer ir longe e ter mais possibilidade de sucesso, nao acha?
Na minha opinião, e não é de agora, uma trail de 650/750(monocilíndrica) é o limite para proporcionar agilidade e prazer de viver uma aventura em diferentes situações sem muitos perrengues.
tambem sou um velho motociclista ja 5.9 e tenho uma custon 150cc e uma biz 100 ano 2004 q tambem faço longas viagens e sempre falo onde vou com minha biz muitos não vai com outra não tem velocidade mas entra e sai de muito lugar onde muitas não vão e muitos não tem coragem de ir.
Gostei do, Revista Motolama, boas dicas, principalmente pra quem chegou na terceira etapa da vida, 🙋♂️ ja me inscrevi. Tenho 66 anos, aposentado, agora que cheguei aos 110.000 km/rodados. Motoca pequena, 150cc, comprei nova e tá comigo até hoje, 12 anos. ✊🏼😎👊🏼
Tenho 60 anos, comprei esses dias uma 310 cc, no passado tive muitas DT 180, sempre fui fã delas. Depois migrei pra outras, a Teneré 250, mas fiquei bastante tempo parado por causa de um acidente, então com a força da minha esposa resolvi voltar, pegar estrada de novo e visitar umas roças pra comer comida de fogão de lenha. To arrumando a garupa confortavelmente pra ela e to indo. Ótimos seus vídeos.
Interessante sua abordagem, mas acho esse assunto mto particular. Conheço uns morcegos que tem XRE, Lander e afins que se chover não tira da garagem, assim como uns calangos de GS, Tiger e tals que toda segunda a moto chega na lavação com uns 10kgs de lama, eu mesmo tenho uma TE660 meu veículo de trabalho e passeio, me atende mto bem, não nego ajuda a ninguém em apuros, mas tbm não me misturo com ninguém não ando nem participo de grupos porque uma coisa é vdd, pra mtos Doutores, big trail é status e só isso, tanto que é normal eu chegar numa parada e os cara olhar pra minha moto e pra minha vestimenta e depois do julgamento decidir se eu sou digno de um aceno de cabeça, eu já saio cumprimentando e muitas vezes sem retorno, mas não ligo não pois ninguém sabe o que a estrada nos reserva. Como o Sr. diz cada um no seu quadrado.
Usei muito uma Pop 100 com pneus de cravo para andar no sertão, pelas trilhas do gado, através da caatinga e pelo leito de rios secos; nunca achei um lugar que não conseguisse passar. Hoje uso uma Bros para essa função e me atende com perfeição, chegando a rodar 180km de trilhas em um único sábado. Para quem veio da trail raiz XLX350R sem partida elétrica, hoje estou um luxo só. 😂
@@vinicius9424 o envelhecimento chega para todos, então depois de uma certa idade, quanto menor e mais leve, melhor. Também percebo que você nunca deu partida em uma XLX 350 a pedal, principalmente sem o sistema descompressor. Se tivesse passado dez anos pedalando uma, não falava da Pop nem da Bros. 😂
@@petroniomarques7850 Eu tive duas XLX 250 e uma XLX 350 ano 87, e era você que dava partida nela pra mim. Você é leigo. Pop e Broz são brinquedos pra meninos iguais a você.
O canal mais sensato que já vi sobre moto aventura! 👏👏👏👏sem contar que ele cumpre o papel ecológico que muita gente que compra essa moto big se diz 😅 mas é só desperdício,+ostentação.
Para fora de estrada tenho uma Falcon 400 com a qual já viajei para diversos lugares e a qual utilizo aos finais de semana para passeios em estradas do interior. É uma bela moto, necessitou de algumas alterações para se ajustar as minhas características físicas, mas ficou extremamente "gostosa" de se pilotar. Em questão de potencia, nas rodovias atende perfeitamente as minhas exigências, uma vez que gosto de viajar na casa dos 100km\h, onde posso aproveitar o passeio e manter uma certa segurança. para fora de estrada sua potencia é mais que suficiente.
Coloquei um radiador de oleo na minha e só uso oleo motul 20w50, a moto não esquenta mais. Agora com o radiador a temperatura ficou mais baixa ainda. Tem um kit completo que você consegue comprar, só pesquisar aqui no youtube falcon, radiador de oleo tem um mecanico que faz e vende no ML, é caro mas é pratico.
Tenho uma Lander 250 e acho ótima. Vai bem em estrada de chão e sobe até em coqueiro se estiver este meio inclinado (exagero, claro). Apenas em rodovias é o devagar e sempre. Abraço.
Fala Arlindo! Concordo 100% com suas considerações...esqueceu de um detalhe...à medida que avançamos na idade, qualquer peso se torna mais pesado...perdemos músculos, os joelhos já não são os mesmos, a lombar reclama...já faz tempo que uso o lema: menos é mais...pelo menos fazendo uso da minha XRE 300 nas condições que me dão prazer, ou seja, curtir as estradinhas de terra com ocasionais trechos mais difíceis, onde uma BIGTRAIL poderia se transformar numa roubada...OBS: considero a XR 650L como uma dualsport leve com bastante potência, mas que não vai te colocar em situações difíceis. TMJ!
Salve Arlindão, atualmente tenho uma Tiger 800.. moto ótima pra viajar com garupa e bagagem, fizemos uma viagem pra Santa Catarina que incluiu diversos passeios por terra e foi bem... fiz Caminho da Fé ( interior de Sao Paulo até Aparecida do Norte) mais ou menos 300 km de terra ... areião e coisitas piores... tomei dois catipofes....mas td bem... fiz Serra da Canastra que apesar da entrada ser muito pior não comprei terreno por lá.... mas acredito na versatilidade dessas motos, na possibilidade de ter em meu trajeto estradas de terra sem muito sustos, mas na real moto menor é muito melhor pra terra .... fiz muita estrada de terra com uma XLX350... Maravilha.... grande abraço...
Tive uma tiger 800XC verde oliva. Tive que mexer e rebaixar o assento sem rebaixar a suspensão, recuar guidon (tenho 1.77) para ter controle off road mesmo paramentado mas mesmo assim não aconselho para trilha. Muito volumosa, pesada, torque máximo só em alta, motor esportivo e câmbio absurdamente muito longo (chega a 80kph em primeira*). Só para marketing como diz o autor. * parece que corrigiram isso depois.
Muito elucidativo. Todos os meus 47 anos de moto, sempre meu máximo foi 500 cc. Gosto de ter moto ágil no trânsito e na estrada. Hoje por problemas de artrite, comprei uma Forza 350 e nunca fui tão feliz, pego todos os dias 3 Km de terra para sair e voltar de casa, moro no campo. Depois pego trânsito Urbano e depois estradão. Amo minha moto, faz tudo que preciso e não preciso mais apertar embreagem; dei um foda-se a minha artrite e ando sentindo o vento que é o que tanto amo. Carro só quando saio com minha sogra.
O problema está atrás do guidom, não na moto. Já percorri os piores terrenos off road do Brasil (dentre eles; jalapão, Cânios do Viana, Br319, Transamazônica e diversas trilhas MUITO pesadas) ou seja a moto corresponde, porém o problema está nos pilotos, que compram as motos pensando que com as motos eles vão conseguir fazer off (aí quebram a cara). O indicado é fazer alguns cursos off road, e praticar fazendo off aumentado a dificuldade aos poucos até que a técnica seja devidamente aprimorada. As bigs em especial são FANTÁSTICAS, conforto, tecnologia, ciclística, robustez, designer, segurança! Mas como tudo na vida temos que aprender e praticar para poder evoluir.
Eu tb tenho uma, comprei influenciado por um primo que tinha uma 1200. A verdade é que para trilha não serve, muito pesada, muito alta, mas no asfalto é um misil tomahawk . Outra desvantagem é que é visada pra roubo. E não roubam pra fazer assalto, como muitos pensam, pois é grande demais para fuga no transito, roubam pra dar O "GRAU" pra se exibir nos becos da favela, e pra roubar peças. Mas, sem dúvida, é a melhor moto que ja tive.
Boa tarde motoqueiros. Tenho uma Vstrom 1000 2005, excelente pra asfalto, pensa num sufoco na serra da canastra,nao cai ,mas... vc tem toda razão. Prefiro fazer a serra da canastra com uma tornado. Leve,forte e ágil. Vc pilota sem medo. Pra se feliz não precisa de muito.
Olá, pessoal!! Tenho uma versys x 300 2023 Cara, para mim moto excelente. Minha idade 53 anos altura 1,73 peso 90. Só alegrias. Abc. Feira de Santana Ba.
Show! Eu sempre andei por aí e, realmente, diversão acontece com motos menores. Você entra nas roubadas e consegue sair sozinho. Parabéns pelo vídeo e opinião compartilhada.
Olha, eu caí de paraquedas aqui nesse vídeo. Eu tenho uma XT 600 e uso ela para tudo: viagens, dia a dia, off road... A moto vai bem em tudo. Na terra então, nem se fala. Extremamente versátil.
Fiz agora em Janeiro de 2024 Bolívia e Perú numa XRE 300 totalizando 15 mil km em 30 dias, incluindo Salar de Uyuni, Caño de Uchco e Tuñeles de Karkatera e a motoca não deu vexame. Um verdadeiro trator
Um famoso youtuber fez a transamazonica e a BR 319 com uma Tiger 900...Resultado: o amortecedor foi pro saco! Resposta da Triumph foi ainda mais inusitada: Uso indevido da motocicleta.... KKKK Assinaram em baixo as suas palavras.
@@leniltonfariassilva633 Foi verdade, aconteceu com o Guga Dias. 'Mau uso' por andar em pista de barro... Parece piada... Big trial?...Big mancada da Triumph. E tem mais uma...Ele foi a fábrica em Manaus e nada fizeram por ele, saiu de lá com o amortecedor quebrado até São Paulo.
@wesleymenegari8188 Triumph não é Suzuki não...Triumph é a moto que o brasilero chama de "Premium" mas na verdade seria correto chamar elas moto chocolate
Parabéns pelo vídeo. Eu vejo muitos proprietários de Big Trail, que escolheu essa categoria devido ao conforto nas estradas péssimas do Brasil. Amigo, eu comprei uma Harley 883, (morando em Pernambuco), minha patroa sentiu dores em ossos que nem sabia que existia kkkk. Claro que algumas BMW são um exagero de moto, mas confesso que as rodovias contribuíram para esse estilo crescer. Hoje estou em análise de Cruiser, tipo as Royal Enfield. Pois nem estatura eu tenho pra pilotar uma Big Trail com meus enormes 1,67m ... iria parecer um minion pilotando. 😅😂 Então, na minha opinião, as motocas "coringas" atenderiam muito bem a maioria dos motociclistas brasileiros nessas péssimas estradas e ainda daria para curtir uns passeios fora de estrada.
Por isso estou satisfeito com a minha Versys 650, rodas 17" e pneus para asfalto, e nesses caminhos de terra que muitos "exploradores" de big trail eu também consigo ir na minha, a grande maioria anda no máximo em uma estrada de chão batido onde até um lambreta vai tranquilo. Colocar um trambolho de 250Kg na lama é para poucos, trail mesmo é Lander, XRE300 até uma XT660R irão bem melhor que essas grandes em muitos casos. O sucesso das trails no Brasil na minha opinião é a péssima qualidade do asfalto e aí uma moto com curso de suspensão maior ajuda muito porém sem necessidade de rodas gigantes como de 21" e aí entram as crossovers, no meu caso a Versys, tem a 1000, V-Strom 650/800/1000/1050 etc.
Coroa, vc é o cara!!!!!.....(desculpe o coroa...é porque sou coroa também)....🤣🤣🤣... antes tivesse descoberto seu canal a muito mais tempo. PARABÉNS PELO seu trabalho e de todo o grupo....só que vc é primeiro publicitário/jornalista e depois motociclista.....😂😂😂😂😂😂..muito a vontade na tela. Mais uma vez, PARABÉNS!!!!!
Vou ter que concordar, peguei uma estrada pra cachoeira com a patroa( de tiger 900) onde eu fiz muita, mas muita força pra não deixar a moto cair e teve lugares que eu não consegui ir porque a trilha era ruim e eu não ia conseguir manobrar a moto sem ir pro chão. Nessas condições específicas uma moto mais leve seria bem interessante 😅
Excelente vídeo para reflexão! Desde que compre minha primeira moto, uma Lander em 2009, tive somente motos trail e uma big trail, já que necessitava rodar em terra. Nos últimos anos, as estradas da região onde moro foram sendo asfaltadas (Capelinha, interior de MG) e percebi que meu uso passou a ser predominantemente asfalto. Justamente por isso abri mão das trail, tenho uma Tracer (sport touring) para viajar e uma pequena Factor 150, esta para deslocamentos urbanos. Embora a Factor seja uma street, não é a moto ideal para rodar na terra, mas se precisar ela "aguenta o desaforo" e consegue rodar até bem, bastando colocar pneus de uso misto.
👍👍👍👍👍👍👏👏👏 CARAMBA.... EXATAMENTE O QUE EU PENSO. !!! PESO: O Mínimo possível... POTÊNCIA : O máximo possível (que Vc consegue extrair da sua moto...) 😎🤩
Video TOP e verdadeiro.. muito bom ! Acabei de chegar por aqui e já esmaguei o dedo no joinha, além de me inscrever no canal, claro ! Venho dos tempos das DT 180, xl 250 e XLX 350 R.. hoje dou meus rolês com uma XRE 300 Adventure e sou feliz, pois chego a lugares onde as big não vão.. Ando com grupo de amigos que possuem Big Trails de todo tipo, e eles insistem em tentar fazer com que eu também adquira uma, mas tô feliz assim com minha magrela que me leva pra qualquer lugar onde, em muitos deles, as big não me levariam..
@@urroesforcado rapaz não recomendo a crosser pra viagens, ela é mais pra cidade e um off leve. Pra viagens seriam melhores essas motos de 300cc pra cima, agora qual seria melhor vc teria que fazer um teste em cada uma delas pra ver qual vc se adapta melhor 👍
Já fui um piloto de trilhas, tive Agrales e DTs, cheguei até a fazer Enduro, quando ví que a competição passa um pouco do que acho divertido. Bom eu concordo que ter a opção de passear por trilhas te leva a lugares realmente incríveis, e as pequenas motos vão muito além do onde se pode chegar com uma viatura 4x4 (outra insanidade que eu aprecio). Então vinha mantendo uma DT200R para estas ocasiões. Porém, para a viagem acabei comprando uma BMW F800 GS, que na ocasião era a BIG trail Twin mais leve do mercado (190 kg), pesava 16 kg a m. Imagine que tive de convencer a minha esposa a não comprar um GS 1200 porque achava muito pesada e anacrônica com tecnologias do passado como transmissão por cardã e motor boxer. Pois bem a F800 é uma moto Big trail ágil, pelo menos para min com 1,91 de altura, e anda bem na cidade até no corredor, viaja bem porque ando até uns 140, mantendo ritmo em torno de 110 km/h, até porque a ciclística de BIG trail não é para andar a 200 km/h, velocidade alegada como alcançável no manual da F800, assim como da R1200. Pois bem em um belo domingo uma amigo que tem XT600 me convidou para fazer uma passeio pela estrada da Limeira entre Morretes/PR e Garuva/SC, eu achei legal e convidei a minha esposa assim como ele a dele. As opções que tinha na Garagem a DT200R e F800GS, bom a esposa ia reclamar do cheiro da DT, o convite era para uma estrada e não trilha, e se meu amigo com 1,65 m de altura riria de XT 600 eu poderia ir com a F800. Mas os detalhes é que são o problema. Eu não fazia trilha por mais curta que fosse a uns 4 anos, principalmente depois de uma cirurgia de coluna, e nunca tinha feito trilha com a F800. A F800 tinha pneus Pirelli Scorpions 80% on road e não eram novos. E eu ainda estava indo com Garupa. Saímos depois do almoço e fizemos o cominho mais bonito e não o mais acurto até a "Estrada da Limeira", log entramos na tal estrada depois das 15 h para um trecho de chão de 60 km até Garuva. A estrada estava em péssimas condições. e começava como uma subida forte com bastante cascalho solto, e depois como teria de voltar para o nível no mar o pior: descida íngreme com cascalho solto. Como tinha havido uma enxurrada na região de pé de serra uns meses atrás tinha vairos rios para atravessar sem ponte, com aquelas pedras redondas e lisas. Para subir até foi fácil pela modularidade do motor ROTAX da F800, deu para a garupa ir montada. Quando vi a descida, num primeiro momento comecei a descer sema a garupa, com alguns metros descendo ví que os freios e as suspensões também ajudava e dai chamei a garuta para descer montada também. Só que para fazer a subida e parte da descida , os primeiros 15 km duraram 1 h. 5 rios foram atravessados e comecei a me preocupar se não deveria voltar, porque se continuasse assim fatamente ficaria escuro e se decidisse voltar e chovesse, aqueles rios de serra não poderiam mais ser atravessados. Perguntando para um morador se era mais fácil seguir ou voltar ele falou que o pior tinha passado que faltava só mais um rio sem ponte e que era melhor seguir. Assim foi a minha primeira quase trilha com a F800 GS. Então para min esta moto até é viável para este tipo de passeio, mas neste dia eu teria realmente me divertido com a DT200R.
Ganhou um inscrito. Tenho duas motos. A que uso todos os dias é uma VStrom650. Tenho 1,72m e peso 74kg. A Meteor350 fica na garagem. Conhecendo técnicas de pilotagem, conceitos básicos como ponto de equilíbrio, princípio da alavanca, e algum conhecimento, não há moto melhor que uma bigtrail básica, sem muita frescura para ficar quebrando. Minha Suzuki 2021 nunca mais voltou na concessionária, rodo todo dia. Ando na terra também, desde que seja estrada. Areia e lama, normal. Mas trilha de vstrom, não faço. Não sou bobo😬 Ps: 1. tem dois vídeos bestas sobre dicas com a VStrom650 no meu canal. 2. Especialistas tem razão: VStrom não é bigtrail, é crossover! Para não raspar o cárter no quebra-molas, faz o seguinte: arrasta a bunda para o banco do garupa e acelera, fio! O carro de trás não te pega, a moto não estraga e você chega mais cedo.
Ótimo vídeo ! Tenho uma big trail Triumph 900 rally pro! E uso para passeios longos, e estradas off road leves!! Como o senhor falou, não existe a moto ideal para todos os mundos! Depende de quê tribo vc quer entrar ! Concordo que as big trail são mais para on road que off road, são várias mudanças que tem que fazer e vem também a habilidade do piloto!! Já estou seguindo seu canal! Bons rolês!!
Arlindão , pensamos igual . As vezes quase caio na armadilha do marketing , mas depois penso . O que vou fazer com uma Big Trail além de ficar com medo de ser assaltado , pagar um seguro caro e na melhor hora na terra ficar preocupado de não me machucar
Gostei da análise Sergio.. Falou tudo ! Tenho uma XRE 300 Adventure 2021 e ando com a galera das Big trails de boas, afinal, aqui no Brasil não tem mesmo como andar acima do limite por questão de segurança e as multas, claro. A turma vive tentando me convencer a pegar uma gigante também, mas tô feliz com a minha magrela, que aliás, já deixou as big pra trás em muitas trilhas que nem eram tão pesadas... Só vejo a necessidade e vantagem delas em viagens mais longas e fora do Brasil.
Caí com uma big trail 850 e não precisei de 3 para levantar...mas vou precisar de 3 para pagar...ficou caro a brincadeira...infelizmente... felizmente só ralados...Mais um inscrito!
Kkkkkk concordo , ele exagerou um pouco mais tudo bem , tenho uma BMW R1250 GS (249 kg) manobrando na garagem deixei a moto deitar (acontece) com a técnica certa levantei a o moto sozinho . Sem mistério e o mais importante sem prejuízo 😂
@@CarlosMoscoso-iu9ixCom protetores parrudos para o motor. Se não colocar (algumas não vêm de fábrica) o prejuízo pode ser ainda maior...um cilindrão daquele batendo no chão...
Concordo em tudo. Opinião sincera e verídica. Não gosto de andar de moto em estradas de terra. Prefiro uma aventura dessas num bom 4x4. Porém, para viagem em puro asfalto, o tamanho da moto faz muita diferença. Uma moto touring é perfeita para isso, por isso, não entendo a febre de big trails. As motos de turismo são em torno de 1% das grandes cilindrada vendidas. Uma pena. Sou um feliz proprietário de uma R 1250RT (raridade), sem roubos, muito conforto e tecnologia, segurança e nada de terra!!! Parabéns pelo vídeo.
Estou pensando em comprar uma Honda África Twin Adventure, intenção fazer passeio on-road e um off-road estradão batido nada de trilhas Hard. Vida longa e próspera 🖖🏻
Eu tenho GS 1200 desde 2008 que é a moto ideal para estradas melhores, mais rápidas e destinos mais distantes, mas tenho tbm uma Ténéré 660 2014 que é insuperável em estradas ruins e destinos mais remotos. Uma cumpre melhor uma missão e outra cumpre melhor outra missão. Se saio daqui do interior de SP com destino em Brasília, passando por estradas rápidas, ou vou de GS1200 que é a moto ideal pra isso, mas se passo por outros caminhos de estradas vicinais estreitas mal conservadase de interiores de estados, inclusive por alguns trechos de terra, então eu prefiro ir na Ténéré 660 que é a moto ideal pra trechos acidentados por ser mais leve e ter mais maleabilidade. Bom mesmo seria ter uns 5 tipos de motos na garagem uma para cada uma das várias opções de estradas e destinos, inclusive algumas motos pequenas para deslocamentos urbanos rápidos. Estou chegando perto dos 65 anos de idade e já estou pensando em trocar a minha GS1200 por uma R1200 R. É que as Big-Trails pra pilotos idosos começam a ficar cansativas e perigosas, eu já estou começando a sentir algumas dificuldades com a minha, rsrsrs.......
Show, tenho 3 tipos de moto, cada uma pra um papel, um tipo de rolê..., é o ideal.....e esse vídeo tratou da verdade nua e crua,,,kkk Assim como mta gente saiu fora das speed pras big, agora estao indo pras mid trail,,,,mercado mto escasso aliás aqui no brasil,,,,na faixa aí de 500cc, motos on off road.....uso uma ktm 300 pra trilha, uma dr 400 pra roles rurais e uma gs 800...., mas os roles mais divertidos sao com a DR 400....
O problema é que não existe moto confortável para longas viagens e que seja, ao mesmo tempo, leve ou pequena ou com baixa potência. Por isso as big-trails fazem tanto sucesso. Com o bônus de enfrentarem nossas rodovias, que são muito parecidas com estradas de chão, pela quantidade de buracos. Já tive CB500X e NC750 para viajar e, apesar de terem motores suficientes, nâo têm conforto para viajar 2 + malas. Hoje tenho uma Tiger 900 Rally, que é muuuuuito mais confortável e capaz de enfrentar nossas perigosas rodovias (e custou aproximadamente o mesmo que uma NC750 com o ágio da Honda). Quando quero andar em uma estrada de chão ou trilha, pego minha Crosser 150, que é suficiente para minha diversão. Parabéns pelo video e por trazer esse tema!
Sim, poe isso também se vendem tantos SUVs ! 👍 Mas a ergonomia de uma GS 850 na estrada ou 1250, também leva-se em consideração. No Brasil, tudo é muito caro e faltam as peças e mesmo assim muitos compram por Ego. Daí, as baixas Kms. Alguns, acabam com o tempo, migrando para Scooters e chegando a conclusão que foi uma opção mais racional.
Depois de 25 anos sem moto, pensei em comprar uma XRE 300. Acabei comprando uma GS 650 e em menos de um ano estava com uma GS 800. Derrubei a moto, fraturei o braço e fiquei com sequelas. Depois de 2 anos voltei e estou muito feliz com uma XTZ 150. Vou trocar por uma Lander 250 e dificilmente irei além de uma CB500x. O seu vídeo é ESSENCIAL!
Excelente análise! Contudo, o ponto chave é que nossas estradas são praticamente offroad. A quantidade de buracos, lombadas, obras sem placas, etc… estou na terceira GS… as mastodontes kkkk gostei! Sempre tive trail . De Dt, sahara, crf230, tenere 600(90), a 1250 (e uma vulcan 750 😬) realmente, para um off pesado, as 250, 350 são muito mais divertidas. Mas ja fiz off bacana com ela, numa boa! Só um poquinho de técnica e ela é quase uma CRF230 bombada! Kkk muito estável e com pneu off então… fica show… so nao deixa cair em cima da perna. Kkkk Mas no dia a dia, estrada, 42km pra ir pro trabalho, sobe e desce morro, é top!!! Sem contar o conforto, potencia para ultrapassagens, estabilidade. A moto é um monstro!!!! Trilha pesada, nao fica nada divertido.
Sou prego véio , piloto a 53 anos e munca ouvi tantas verdades como aqui , não teve novidades pro prego véio aqui mas admirei a clareza dos fatos aqui mostrados , fiquem atentos e se imunizem do marketing das grandes empresas eles te convencem a viver o sonho dos outros e te vendem as ferramentas para isso kkkk e chegando la a coisa é totalmente outra , o findamental e SEMPRE se questionar, analisar sem emoção a proposta da moto e se perguntar sera que preciso de tudo isso para usar 1 ou 2 vezes na semana, eles ñ querem que isso aconteça pq a casa cai pra eles e ninguém vai comprar o mamute ai te mostram tomadas de videos com pilotos prof e a galera pira , perde a razão e o ego fica feliz 😂 e o caixa das empresas recheado, parabéns pela transparência e que venham as pedras pq VERDADES geralmente doem , tmj Irmão 🙌🙌
Nas férias fiz a Chapada diamantina toda com minha Bandit, era a moto que eu tinha, e aguentou bem quilômetros de estradas de chão e pedra. A aventura quem faz é o piloto.
Sensacional pura verdade, más os "super mega big over trails" querem ostentar o tancão se sentem mais seguros e as motos são realmente muito seguras más, a maioria 99,9% é nutella mesmo rolha de trilha, kkkkkk! Já tive big trail e esmerilhar essas monstras na trilha é um ralo de esvair dinheiro. Aê corôa parabéns pela sua xzélona muito equilibrada.
Só verdades e agradeço muito por ter assistido o seu vídeo. Tenho uma Teneré 250, a moto dos meus sonhos, até tê-la. Sou um piloto pesado e quando viajo sinto falta de mais potência. Comecei a namorar a África Twin por conta desse apelo por mais potência e mais "aventura". Porém, agora que assisti à sua brilhante e sóbria palestra, penso: Preciso mesmo de mais potência? Preciso mesmo de uma moto maior? Sim, talvez mas na realidade não. Tenho uma moto bem equipada, bem cuidada e que, semana passada, me levou pra um passeio garupado de 1340km que durou 5 dias. Tudo tranquilo, seguro e sem sustos. Não, não preciso de uma moto maior, mais cara em preço e manutenção. Valeu!!!
Também sou proprietário de uma ténéré 250, venho de uma tornado que era uma baita moto e tenho estranhado bastante o barulho que faz esse motor ds yamaha. Pelo que pesquisei parece que é comum o motor ser barulhento mesmo, mas não consegui me adaptar ainda mesmo depois de 5.000 kms rodados eu nunca sei se é um barulho normal de funcionamento ou se tá tudo errado e o motor vai bater a qualquer momento...
Falou tudo e mais um pouco, analogia perfeita, moto tem que ser usada para dar prazer, para se divertir, pagar 50,000 ou mais numa moto pra tirar fotos, é ostentação de menino, eu sugiro comprar uns quadrinhos prontos 😂😂😂😂😂👏👏👏
Se for para passear na roça, escolheria uma moto de no máximo umas 300cc. Uma Lander sem frescuras seria a ideal. Ainda mais que as motos de maior cilindrada, em caso de qualquer escorregão ou tombo, o que é super normal no off, dão um bom prejuízo para o bolso.
Vídeo muito sensato. Tenho uma F850 GS premium, com tanque reduzido ao se comparar com a 850 adventure, e acho que por isso ela está no limite para permitir uma pilotagem confortável e eficiente no fora de estrada. Mais do que isso acho que a aventura pode virar perrengue
Rapaz, tive 3 Lander ( 1 dt200r , 1 xt225 , 1 xt600 , 1 xt660)e posso afirmar como entusiasta de off Qt mais leve for a moto mais dahora será o rolê na terra... Obs: a Dt200r ( pra mim) é a moto mais dahora que já pilotei ( cidade) JÁ em uso mais amplo ( em asfalto) tiro curto, a 660 Hoje tenho uma pop110 pra ir e vir do trabalho e correria e uma Mt03... mas se eu pudesse viajar ( qq lugar chão/estrada) HOJE a moto de minha escolha seria a versys 300
Potência não é nada sem controle! Nunca pilotei fora de estrada, mas se fosse tentar o máximo para mim seria uma DT180 ou uma XL125. Digo isso porque tenho 1.68, peso 48 quilos e tenho 70 anos de idade. Atualmente até a minha MZ 250 com os seus 160 quilos já está ficando complicado.
Eu com 75 anos, diminuí o tamanho das motos, se bem que sempre usei entre 250 e 650. Mas há 53 anos andando de motos, sempre achei que a moto tem que me vestir. Sábias palavras meu amigo.
Isso chama-se sabedoria. Quando jovens queremos aparecer para galera. Tenho uma Tiger, e a turma que ando já torce o nariz achando minha moto (que já acho muito pesada) uma droga.
Humberto, o tempo é o senhor da razão. Eu volto a dizer, a moto tem que te vestir, se sentir seguro nela. Além de tudo, saber quais são os seus limites, muitas vezes, em viagens, com as bagagens, eu não me sinto seguro para montar, principalmente em cidades com Ouro Preto, São João Del Rei, onde o piso é bastante irrregular, faço uma " multa" em algém pedimdo para dar uma ajuuda para virar a moto. O peso dos anos chega para todos.
é tambem estou nessa hoje em dia prefiro as mais leves a gente se diverte muito mais e com menos sofrimentos kkkk
Isso aí meu amigo, sabedoria e cuidado com o tempo.
@@2namoto-mototurismo413Acha que lander é boa pra viagem curtas , 300km , ou é melhor uma versy 300 , bmw 310, ou vstrom 650? Obrigado
Tenho 72 anos, possuo várias motocicletas; inclusive, duas Harley-Davidson; sendo uma FXD Dyna Surper Glide 1600cc e uma FLHCR Road King 1700cc. Graças a DEUS em nome de JESUS CRISTO! Estou sempre atento aos conselhos do amigão Arlindão. Que DEUS te abençoe meu irmão! Em nome de JESUS CRISTO!
Tamu junto... Um abraço
É que Big Trail é muito confortável, tem grande autonomia e é linda. Andar na terra vai do piloto, não da moto.
Quanto mais big, menos trail mesmo. Isso é verdade!
Eu ja tive 125, Tenere 250, CB 500 X e agora uma NC 750 X, mas meu negócio é asfalto. Já fiz 2 viagens internacionais, boa parte do Brasil e geralmente vou só, mas não sei andar na terra.
Em setembro do ano passado eu estava na terra e deixei a Crossover NC (210 kg) cair na minha perna e foram 6 meses no cavalete. Só agora eu voltei aandar de moto, mas os ossos ainda não colaram 100%. Ja tenho meus 69 anos.
Enfim, terra é pra quem sabe, e muito mais fácil com pneus adequados e motos leves.
Exatamente como eu disse. Cada um no seu quadrado. Se não gosta de andar na terra, pra que forçar a barra.
Ótimo vídeo! Toda moto tem sua proposta. Big trais, devem ser ótimas para viagens longas e trechos de terra leves, não para trilhas radicais. Hoje tenho uma CB 500F, Já tive uma NC 750X, ótima moto, confortável, que não é big trail, é classificada como crossover, aptidão para o asfalto e leves trechos de estrada de terra, mas na realidade, trechos leves de estrada de terra, qualquer moto encara. Pra encarar terra mesmo, tem que ser XRE 300, Lander 250 e motos dessa categoria,
Concordo totalmente
Boa análise,. Estou na duvida entre xre 300 e cb500x, limitação financeira não é problemas
Motos trail de forma geral entregam conforto, ao contrário do que se pensa, a maioria das cruisers vão te dar uma dor nas costas depois de algumas horas pilotando, a postura mais ereta das trails é convidativa longas jornadas, por isso acredito que as big fazem tanto sucesso, são sofás com rodas, que absorvem com maestria todas as imperfeições e dão aquela emoção na hora que enrola o cabo, mas pra meter na erosão vc precisa de algo leve
Concordo! Por isso tenho uma big trail. Quero conforto, segurança e ir mais longe sem dor nas costas!
Concordo também! Estou feliz com minha Tiger 800.
Concordo, tenho uma Bros 150 e uma Sportster 1200 Custom CB, a Bros pro dia a dia e pra ir pro mato é excelente, ja a Harley Davidson pro dia a dia nem adianta que o lugar dela é viajando na pista. Então posso te dizer que tenho o melhor dos dois mundos, e moto quanto mais leve e mais forte, melhor... e fora essas tenho mais uma RX 125 1983, ela da pau em todas até 300, de tão forte e leve, só que pro dia a dia também não vira (tanto é que fundi dnv ela esses dias kkkk não posso andar com ela que todo sinaleiro que para motaiada todo mundo sai acelerando. Se fosse pra escolher só pro resto da vida dentre todas que tive, HD 1200, CB 400, Bros, entre várias outras motos de pequeno médio e grande porte, eu ficaria com a Bros 150 (a antiga, não compraria a 160 nova nao). Boa, barata e econômica. Sem encara qualquer terreno, eu ja fui em dezenas de fazenda na região só pra andar no mato, até em meio de ruas de café eu passava, e ja peguei viagens grandes com ela também, só demora mais que a 1200, mas chega também, e é muito mais barata, até o IPVA sou isento da Bros, da Harley eu pago 2000 por ano, tanto é que esse ano foi o úlimo acho, chega, vou vender kkkk to cansado de pagar 2000 mil por ano de IPVA pra "ter" uma moto, se vcs quiserem ou souberem quem quer uma Harley Davidson Sportster 1200 Custom CB Edição limitada em ótimo estado (32.000km 2016) , me avisem... Vlw tmj...
Exatamente
Arlindão você foi perfeito na análise, eu já passei pelas bigs de 1200cc e hoje eu não teria novamente, fiz longas viagens com elas, mas ficava muito inseguro quando pega terra, hoje tenho certeza que não vale a pena e considero o ideal algo próximo das 700cc .. esperando a Tenere 700 ou Transalp 750.. e você disse tudo que eu demorei 30 anos de motociclismo pra perceber. Abc
Mas eu também....
Também estou aguardando a Tenere 700 🙌🏻
😂😂😂eu sou dos que lambe👅, tenho uma vstrom 650, não ponho na terra, conto os arranhões todo dia, meu prazer é tocar ela na city😎, tô nem azul para as 4 cilindros que tem na cidade, não vejo coerência em colocar uma moto dessa em trilha, lama, buraco etc..., Uma carenagem 2 mancos, um radiador 1,3 Reais, moto pesada! Acho que moto para isso é DT, Xl, TORNADO, LANDER, ....entre outras
@@feinteligenteguardadeisrae8619Nem poderia ... Com o filtro de óleo absurdamente exposto de bico a 14 cm do solo...
As motos de rally são de até 400 cc.
Perfeita análise. Um dos motivos que vendi a BIG. Sou trilheiro raiz. Já tive Big pra não falarem que falo por inveja, mas hoje a XRE300 me leva onde a BIG não leva. Quando o bicho pega, largo ela e pego a CRF
Ótimas opções... Pena que aqui não tem a CRF 300 rally...
@@revistamotolama exatamente. Aqui só os lixos
Acho que qualquer moto vai a qualquer lugar... porém quem quer chegar mais rápido precisa realmente de uma moto maior... quem tem mais paciência pode usufruir da economia e praticidade de uma moto menor... Eu já viajei com moto pequena e moto grande e sinceramente acho que estar consciente do que a moto pode lhe oferecer é a melhor forma de curtir a sua viagem... levar uma GS 1250 pro meio da trilha tem o mesmo despropósito de querer viajar a 140 km/h em uma Broz 160cc.
sabias palavras, correr e chegar rapido, nao e sinal de esta curtindo mais
Só vejo razão para alguém ter uma Big Trail se for muito alto, pesado ter pressa de chegar e ter a condição financeira muito favorável e definida.
Perfeito!
O problema é que no Brasil das câmeras e do controle estatal atual você não vai muito longe se mantiver 140 kph...
Os bo do Brasil hoje e que são muitos radar e agora até câmeras somos vigiados e multados então muita potência esta perdendo o sentido
Só verdades, eu prefiro moto com pouca eletrônica, pois acaba usando quase nada de tudo isso e na hora que queima um módulo vem a paulada $$$ Bom vídeo 😎
Eu tenho uma twister 2017 e comprei uma TRACER GT 900CC 2022 só para viajar, na terra não tem como andar, o carter dessa moto é muito baixo , na terra só se tiver que fazer algum desvio obrigatório. Na cidade tem alguns perrengues, nas cidades costumam ter aquelas lombada estreita e alta tipo corcova , se não tiver cuidado o cavalete e o escapamento pega ou o carter . A moto é muito boa mas tem esse problema, nas estradas é numa das melhores , não tem como negar , até no custo benéfico.
Manutenção cara é complicado
Imagino
Motivo de eu migrar pra T660 ao invés de uma gs 800 adv
@@derlipagung5859Mas a tracer é uma crossover, não uma Bigtrail. Por isso o carter é baixo.
Cara vou te falar, a primeira vez que coloquei minha Tornado 250 na estrada de terra eu fiquei de boca aberta, nunca tinha tido tanta segurança em andar em estrada de terra antes, é incrível ver a suspensão trabalhando e passando por cima de toda terra e pedra na estrada. Ando de boa com minha com minha esposa em estrada de terra procurando umas cachoeiras a 60 km/h, e me divirto muito.
O importante é se divertir.
Essa moto é fantástica
Sempre andei com motos baixas, até que um dia meu cunhado me emprestou uma tornado que ele tinha comprado e deixou eu andar uma volta na estrada de chão, consequência; vendi uma CB450 que eu tinha e comprei uma Tornado praticamente 0. Hoje em dia não curto mais moto baixa!
Concordo plenamente, fiz um roteiro de 20 mil km pela américa do sul escolhendo muitos caminhos fora de estrada, principalmente no Brasil e no Chile. Com uma Lander 250, depois de alguns meses na estrada, a sensação era a de estar montado numa máquina indestrutível, só preciso dizer que ela foi capaz de completar todo o trajeto com o msm par de pneus.
😮 oloco aí sim hein... tem registros pra compartilhar? Que feito memorável hein, parabéns
Essa motinha é bem guerreira
Amigo, não consegui prestar muita atenção, mas o pouco que consegui ouvir gostei bastante, principalmente sobre aqueles que gostam de lamber motocicleta hahahaha . Inscrito. Bons ventos e saudações 2 rodas.
Veja com calma quando puder...
Acabei de ver neste exato momento, ótimo vídeo!!! Obrigado irmão 👍🏽👍🏽👍🏽
Caraca, depois de 20 anos me arrebentando com big trail, comprei uma XRE300 e me encontrei, nada de roubadas, só alegria!
Kkk e eu querendo pular a minha XRE pra uma maior apaixonado na Ténéré super 1200
Eu ia falar justamente isso...o dia que o pessoal entender que quanto mais leve, mais aventura vc vai ter...
@@JALIMHABEY-só vai amigo!
Isso mesmo
Gostei muito do seu canal. Tenho XRE300, peso 58kg e minha esposa 60kg, passeio em asfalto e terra nos atende muito bem. Todos fins de semana vamos brincar. Valeu.
Outro dia uma XRE me impressionou na estrada. Anda bem...
Concordo com tudo que vc falou , já tive muitas motos , e também fui iludido pelas propagandas , e alguns vídeos que via no RUclips desses profissionais subindo barrancos , andando na lama , tudo sem nenhuma dificuldade , até que comprei uma teneré 660 , ai que fui ver que não era o que eu via e achava que podia fazer o mesmo , todas são muito pesadas , e impossível de andar sem cair em uma trilha com lama , burracos , o plb é qdo quebra uma manete , quase 700,00 , acho que agente compra pra se sentir que esta num motâo , mais na verdade vc não vai conseguir aproveitar toda aquela potência , e vê que pagou muito caro pra fazer o que uma outra menor e mais barata faz e te da mais confiança .
Pois é. Moto não é como carro. Um Ferrari vai te dar prazer. Mas uma moto grande nem sempre
Obrigado amigo. Sou uma "ovelha negra" da minha geração
Comigo é camping, trilha, carburador. Ganhou o inscrito, vídeo 100% Sinceridade, como num papo com os amigos que vc chama pra ajudar a arrumar o carro, fazer mudança, ou bater a porta numa hora de necessidade.
Esqueceu de fazer o churrasco... Valeu
Concordo Plenamente mestre. Em março comprei minha primeira moto. Uma shineray phoenix 50cc e estou usando a moto para tudo. Trabalho, lazer e viagens. É fraco é, mas não é impossível de usar. Mês passado fiz uma viagem de 200km com ela para touros. E foi tranquilo média de 70km/h e curti muito. Temos que curtir o que temos. Abraço Guerreiros
É isso ai. O importante é ser feliz com o que tem.
Só um adendo, ser feliz com oq tem e ter ambição p buscar algo melhor. Não é errado querer melhorar, curte sua moto e segue trabalhando e prosperando q vai ser recompensado. Boa diversão.
@@rapidcarbr sim melhorar sempre. Mas com bom senso
Parabéns pelo vídeo!
Obrigado
Este vídeo é tudo que as marcas de moto não queria que os entusiastas soubessem. Milhões de parabéns pelo vídeo, e ainda mais pela lisura e franqueza nas palavras. Continue nesta linha. Ganhou mais um inscrito.
Bem vindo ao clubinho...
em 2022 pensei em pegar uma moto maior mas depois de ir duas vezes na argentina, chile e ushuaia, desisti de vender minha xre 300 rsrs, realmente, na soma das vantagens e desvantagens a menor é melhor pra proposta que eu uso.
Tens razão. Menos é mais...
Arlindão, outro fator que infelizmente afasta muita gente das Big Trail´s, (e que o markentig não aborda), é que essas máquinas trazem um acessório indesejável. Aqui onde moro se costuma dizer que quando se compra uma delas, o ladrão já vem na garupa. Infelizmente, vivemos num lugar e numa época que a insegurança é um fator a ser considerado. Muito bons toques o que você deu e sempre oferece em seus vídeos, abração
Verdade esqueci de comentar o fator assalto.
A verdade é uma só, muitos tem grandes motociclistas por modinha.
Excelente vídeo...
Verdade. A moda é um problema
Achei bem coerente a linha de raciocínio. A escolha que fiz por uma Lander 250 ano 2023, se tornou mais racional, do que a própria limitação financeira. Kkk
É isso aí
Tenho uma 800 XCX e antes uma 800 ABS q levei pra Serra da Canastra, com pneu de asfalto (!!!!), em um curso com Jean Azevedo. Rapaz, depois de 100km e 6 kg a menos de tanto esforço pra segurar aquele mamute, não conseguia parar de pensar na minha XRE (q cá pra nós já é pesada e alta se compararmos com uma CRF230/250). A conclusão que cheguei é simples: as Bigtrails foram feitas para viagens longas e para aguentar porrada nos buracos das péssimas rodovias. Aí sim! Qdo fui para Ushuaia, Lagos Andinos etc e caía naquelas crateras, ficava feliz por estar numa Bigtrail! Bons ventos!
Pois é, uma coisa e uma coisa, outra coisa é outra coisa...
@@revistamotolama
Concordo as Big são pavimentos ruins.
Acha que xre é confortável pra viagem curtas , 300km , ou é melhor uma versy 300 , bmw 310, ou vstrom 650? Obrigado
Já tive a Xre.. hoje tenho uma Ténéré 660 mas a Xre é infinitamente melhor na terra e muito confortável também na estrada.. e não é fraca não@@urroesforcado
@@joserogeriofernandes8012 A nova sahara deve ser melhor ainda heim único porém é que é pneu com câmara
Eu ontem mesmo também com minha 250 tentando passar pela lama na serra SC mais nem me sujei kkk e levantar minha moto fui de boa com meus 57 aninhos , só diversão
Acha que lander é confortável pra viagem curtas , 300km , ou é melhor uma versy 300 , bmw 310, ou vstrom 650? Obrigado!!!
Experiência é tudo
V Strom
👍. É isso mesmo. Tenho vstrom 650 A e só uso no asfalto, pois sei que não tenho a força e a habilidade necessária para o off road. Ando em motos desde os anos 70 e na terra só fui feliz com a dt 180 e xlx 250r. Parabéns pelo seu trabalho.
Acha que lander é confortável pra viagem curtas , 300km , ou é melhor uma versy 300 , bmw 310, ou vstrom 650? Obrigado
@@urroesforcadoconforto é V-Strom! Depois a Versys.
Valeu brother
Como já trabalhei com XT660 e Kawa 1000 Police, ainda opero com Harley Road-King Police de 1.690cc e BMW's GS 800 e 850, concordo com vc em grau, gênero e número. Minha moto é uma XRE300 que serve para meu dia a dia na cidade, viagens pro trabalho e a lazer. E ainda pego uma estradinha ruim. Para mim, a moto ideal é de até 500 ou 600cc, para quem usa pro dia a dia. Primeiro vídeo que vejo sobre o assunto. Para mim uma moto tem que ser para diversão mas também ferramenta do dia a dia, e não apenas final de semana ou encontros. Parabéns.
Acha que xre é confortável pra viagem curtas , 300km , ou é melhor uma versy 300 , bmw 310, ou 500x? Obrigado
Fui de Lajedo-PE a Brasília com minha esposa em minha XRE300 com Banco do Pedrinho, e foi uma viagem excelente. Foram apenas 10 dias de viagem ida e volta que ficou no desejo que quero mais. Tudo tranquilo sem nenhuma intercorrência. Quanto à Versys e BMW 300 não sei porque nunca andei. Quanto à 800, ali é outro nível. Só pode ser comparada com outras de sua classe. Mas em economia e menos esforço, a XRE sai na frente.@@urroesforcado
@@Uziel1971 obrigado, se a xre serviu a sahara 300 deve ser mais top ainda
Também acho. No dia a dia uso uma Honda Dream. Pra viagem a velha XR650
Tenho vários amigos que viajam de XRE
É uma realida. O cara tem que ter uma.boa condição fisica, força e habilidade pra dominar uma africa twin na hora do sufoco.
Eu senti uma diferença em fazer trilhas com a nova lander em comparação com a lander antiga. Essa nova pesa 5 kilos a mais e é gorda, o assento mais largo atrapalha muito nas horas do apuro. E não adianta, nos sítios, bem naquelas viradas que a água abriu valetas, o peso e a largura da moto faz td a diferença.
Na minha opinião hoje temos a antiga tornado e a antiga lander como raimhas da trilha sendo motos de uso misto.
As xre300 e a nova lander já vieram mais pra estrada de asfalto que pra off.
Porem, a nova lander me da bem mais conforto no asfalto que a antiga. E tbm não me arrependo de.ter trocado de moto. Mas quando eu for fazer a 319, irei comprar uma.lander antiga e levar um jogo de pneus agressivos pra.conseguir atravessar o lamaçal e curtir a aventura.
Pq essa nova na prática seria só tirar o paralama inferior e por pneu cravado, porém a mangueira do abs não permite a retirada do paralama, deixando a nova lander incapacidade de fazer uma travessia em lamaçal. Oque era raiz virou nutela.
E ainda quero ir lá, porém irei comprar uma magrela 2015 por aí pra fazer essa aventura
Hoje as motos tem apenas o estilo.
Prezado Arlindão, sua análise embora verdadeira, ainda assim é incompleta, explico; Cada equipamento é projetado para uma utilização predominante isto é, não devemos comparar projetos com fins diferentes sob o risco de fazermos um juízo parcial ou incompleto por exemplo, se você gosta de mototurismo e sua garupa também, não se pode comparar a segurança e o conforto de uma Big com uma Trail como você mostrou e posso garantir que o que um chama de "aventura" pode ser diametralmente oposto ao que outro entende como tal. É como querer comparar uma trilhazinha que termina com uma boa pinga e um salgado duvidoso no bar do Chico bento com um rally Paris-Dakar, são ambos "aventuras" porém com matizes totalmente diferentes. Provavelmente qualquer piloto com algum treinamento consegue chegar naquela cachoeira ou naquela praia com sua Big Trail e contar depois pros amigos (aumentando, é claro, rsrsrs) sua "aventura". Pra não ficar muito longo, o conceito físico de potencia é "energia na unidade de tempo" ou seja, sua biz é capaz de fazer o mesmo trabalho que uma locomotiva só que leva 10 anos enquanto a locomotiva faz em 1 minuto então, tudo é questão de ajuste do equipamento ao que se propõe dentro de cada projeto de engenharia e perspectiva do piloto/garupa. Assim sendo, parabéns pelo vídeo, sempre muito bons, apenas recomendo o que talvez mais aprecio no motociclismo que é o respeito pelos irmãos e suas escolhas, o que não quer dizer que sou contra a boa "zoação" entre tribos, mas sempre com esse espírito de fraternidade saudável.
Esse é o ponto alto do motociclismo, o respeito aos outros. Zoação é bom ao vivo e num bar bebendo uma gelada. Valeu.
O depoimento mais sensato de todo o youtube.
Valeu
Tens muita razão. Vídeos assim ajudam a nos salvar das redes de pesca do marketing atual. Possuo uma scooter 250cc e tenho certeza que já viajei muito mais que muita gente com BigTrail. Comprem o que tem sentido pro seu estilo de vida.
Isso aí. Simples assim
Fui pro Jalapão de XT 600. Nunca precisei mais do que isso. Tirando minha DR 650.
Acha que lander é confortável pra viagem curtas , 300km , ou é melhor uma versy 300 , bmw 310, ou sua xt? Obrigado!!!
@@urroesforcado só que pro Jalapão foram 2000 km.
E não precisa mesmo...
Acho ela um pouco xôxa, mas vai bem...
Tenho uma BMW 1200, estou muito satisfeito, viajo com minha esposa, moto segura, estável, confortável, da 17,5 k/l na estrada com as malas, pode chegar a 20 km/l se for uma rodovia mais plana, gosta da proposta pois o motor tem um desempenho p ultrapassar extraordinário, estabilidade, modos de pilotagem, suspensão c o auxílio do telelever e esa fecham com chave de ouro.
Ando 80 % em estrada asfaltada e 20 % em estrada de terra em boas condições.
Abraços e bons ventos a todo s do canal.
Oba: moto boa e a que vc tem!
Acho a BMW muito pesada
Pois é. Concordo com tudo. Em moto, pra aventura, na maioria das vzs, menos é mais. Quer mais aventura do q um casal indo pro ushuaiai numa xlinha? Tem um canal duns loucos aí.
Por outro lado, pra viajar, as monocilndricas até 300, me parecem meio q sacrificadas. Pra andar a 120 tem q subir giro, sem contar a vibraçao.. Apesar disso ainda sao a melhor escolha pra quem quer ir longe e ter mais possibilidade de sucesso, nao acha?
Pois é, o mercado é meio limitado de opções
Na minha opinião, e não é de agora, uma trail de 650/750(monocilíndrica) é o limite para proporcionar agilidade e prazer de viver uma aventura em diferentes situações sem muitos perrengues.
Concordo
tambem sou um velho motociclista ja 5.9 e tenho uma custon 150cc e uma biz 100 ano 2004 q tambem faço longas viagens e sempre falo onde vou com minha biz muitos não vai com outra não tem velocidade mas entra e sai de muito lugar onde muitas não vão e muitos não tem coragem de ir.
É isso aí
Gostei do, Revista Motolama, boas dicas, principalmente pra quem chegou na terceira etapa da vida, 🙋♂️ ja me inscrevi.
Tenho 66 anos, aposentado, agora que cheguei aos 110.000 km/rodados. Motoca pequena, 150cc, comprei nova e tá comigo até hoje, 12 anos.
✊🏼😎👊🏼
Legal
Tenho 60 anos, comprei esses dias uma 310 cc, no passado tive muitas DT 180, sempre fui fã delas. Depois migrei pra outras, a Teneré 250, mas fiquei bastante tempo parado por causa de um acidente, então com a força da minha esposa resolvi voltar, pegar estrada de novo e visitar umas roças pra comer comida de fogão de lenha. To arrumando a garupa confortavelmente pra ela e to indo. Ótimos seus vídeos.
Valeu...
Interessante sua abordagem, mas acho esse assunto mto particular. Conheço uns morcegos que tem XRE, Lander e afins que se chover não tira da garagem, assim como uns calangos de GS, Tiger e tals que toda segunda a moto chega na lavação com uns 10kgs de lama, eu mesmo tenho uma TE660 meu veículo de trabalho e passeio, me atende mto bem, não nego ajuda a ninguém em apuros, mas tbm não me misturo com ninguém não ando nem participo de grupos porque uma coisa é vdd, pra mtos Doutores, big trail é status e só isso, tanto que é normal eu chegar numa parada e os cara olhar pra minha moto e pra minha vestimenta e depois do julgamento decidir se eu sou digno de um aceno de cabeça, eu já saio cumprimentando e muitas vezes sem retorno, mas não ligo não pois ninguém sabe o que a estrada nos reserva. Como o Sr. diz cada um no seu quadrado.
Verdade. Essa coisa do Status é chato...
O senhor é muito cincero e passou muita noção , estou começando no mundo das motos apesar de ser habilitado há 14 anos , gostei muito das instruções !
Bem vindo
Usei muito uma Pop 100 com pneus de cravo para andar no sertão, pelas trilhas do gado, através da caatinga e pelo leito de rios secos; nunca achei um lugar que não conseguisse passar.
Hoje uso uma Bros para essa função e me atende com perfeição, chegando a rodar 180km de trilhas em um único sábado.
Para quem veio da trail raiz XLX350R sem partida elétrica, hoje estou um luxo só. 😂
Luxo? Pop e Brosta parecem velotrol, não chegam na unha da XLX 350.
@@vinicius9424 o envelhecimento chega para todos, então depois de uma certa idade, quanto menor e mais leve, melhor. Também percebo que você nunca deu partida em uma XLX 350 a pedal, principalmente sem o sistema descompressor. Se tivesse passado dez anos pedalando uma, não falava da Pop nem da Bros. 😂
@@petroniomarques7850 Eu tive duas XLX 250 e uma XLX 350 ano 87, e era você que dava partida nela pra mim. Você é leigo. Pop e Broz são brinquedos pra meninos iguais a você.
@@vinicius9424 obrigado pelo elogio. Ser chamado de menino perto dos 60 não é pra qualquer um. Agora fiquei contente. 😁
Ha ha ha ha
O canal mais sensato que já vi sobre moto aventura! 👏👏👏👏sem contar que ele cumpre o papel ecológico que muita gente que compra essa moto big se diz 😅 mas é só desperdício,+ostentação.
Ostentação é muito...
Para fora de estrada tenho uma Falcon 400 com a qual já viajei para diversos lugares e a qual utilizo aos finais de semana para passeios em estradas do interior. É uma bela moto, necessitou de algumas alterações para se ajustar as minhas características físicas, mas ficou extremamente "gostosa" de se pilotar. Em questão de potencia, nas rodovias atende perfeitamente as minhas exigências, uma vez que gosto de viajar na casa dos 100km\h, onde posso aproveitar o passeio e manter uma certa segurança. para fora de estrada sua potencia é mais que suficiente.
Coloquei um radiador de oleo na minha e só uso oleo motul 20w50, a moto não esquenta mais.
Agora com o radiador a temperatura ficou mais baixa ainda.
Tem um kit completo que você consegue comprar, só pesquisar aqui no youtube falcon, radiador de oleo tem um mecanico que faz e vende no ML, é caro mas é pratico.
A Falcon e um coringa pra isso
Tenho uma Lander 250 e acho ótima. Vai bem em estrada de chão e sobe até em coqueiro se estiver este meio inclinado (exagero, claro). Apenas em rodovias é o devagar e sempre. Abraço.
Hahahahah
Fala Arlindo! Concordo 100% com suas considerações...esqueceu de um detalhe...à medida que avançamos na idade, qualquer peso se torna mais pesado...perdemos músculos, os joelhos já não são os mesmos, a lombar reclama...já faz tempo que uso o lema: menos é mais...pelo menos fazendo uso da minha XRE 300 nas condições que me dão prazer, ou seja, curtir as estradinhas de terra com ocasionais trechos mais difíceis, onde uma BIGTRAIL poderia se transformar numa roubada...OBS: considero a XR 650L como uma dualsport leve com bastante potência, mas que não vai te colocar em situações difíceis. TMJ!
A grande verdade é que a 650 já está ficando alta pra mim. Com a idade vamos perdendo a agilidade.
TOP. Avaliação sincera. Tenho uma ténéré 250 e uso pro dia a dia. Ela é perfeita pra tudo, enchente, trânsito, subir em calçada...
Acha que tenere é confortável pra viagem curtas , 300km , ou é melhor uma versy 300 , bmw 310, ou vstrom 650? Obrigado
Verdade
Sou mais pra 650
Salve Arlindão, atualmente tenho uma Tiger 800.. moto ótima pra viajar com garupa e bagagem, fizemos uma viagem pra Santa Catarina que incluiu diversos passeios por terra e foi bem... fiz Caminho da Fé ( interior de Sao Paulo até Aparecida do Norte) mais ou menos 300 km de terra ... areião e coisitas piores... tomei dois catipofes....mas td bem... fiz Serra da Canastra que apesar da entrada ser muito pior não comprei terreno por lá.... mas acredito na versatilidade dessas motos, na possibilidade de ter em meu trajeto estradas de terra sem muito sustos, mas na real moto menor é muito melhor pra terra .... fiz muita estrada de terra com uma XLX350... Maravilha.... grande abraço...
Tive uma tiger 800XC verde oliva. Tive que mexer e rebaixar o assento sem rebaixar a suspensão, recuar guidon (tenho 1.77) para ter controle off road mesmo paramentado mas mesmo assim não aconselho para trilha. Muito volumosa, pesada, torque máximo só em alta, motor esportivo e câmbio absurdamente muito longo (chega a 80kph em primeira*). Só para marketing como diz o autor.
* parece que corrigiram isso depois.
É isso aí
Verdade
Muito elucidativo. Todos os meus 47 anos de moto, sempre meu máximo foi 500 cc. Gosto de ter moto ágil no trânsito e na estrada. Hoje por problemas de artrite, comprei uma Forza 350 e nunca fui tão feliz, pego todos os dias 3 Km de terra para sair e voltar de casa, moro no campo. Depois pego trânsito Urbano e depois estradão. Amo minha moto, faz tudo que preciso e não preciso mais apertar embreagem; dei um foda-se a minha artrite e ando sentindo o vento que é o que tanto amo. Carro só quando saio com minha sogra.
É isso ai. Vento na cara é bão dimaissss....
O problema está atrás do guidom, não na moto. Já percorri os piores terrenos off road do Brasil (dentre eles; jalapão, Cânios do Viana, Br319, Transamazônica e diversas trilhas MUITO pesadas) ou seja a moto corresponde, porém o problema está nos pilotos, que compram as motos pensando que com as motos eles vão conseguir fazer off (aí quebram a cara). O indicado é fazer alguns cursos off road, e praticar fazendo off aumentado a dificuldade aos poucos até que a técnica seja devidamente aprimorada. As bigs em especial são FANTÁSTICAS, conforto, tecnologia, ciclística, robustez, designer, segurança! Mas como tudo na vida temos que aprender e praticar para poder evoluir.
Bobagem. A moto também conta. É óbvio. Não vai atravessar riacho numa lambreta.
@@KRYPTOS_K5 um piloto ruim até em uma CRF se dá mal. Tô vendo é um bando de roía colocando o problema na moto.
É isso aí
Resolvi o problema com uma cb500 x trocando o pneu apenas e usando saco estanque ao inves dos pesados e ineptos baús
Boa.
Tenho uma GS 850, e elas sao boas ora asfalto realmente! A postura é boa pra eu andar com a patroa longas distancia, super confortável
Eu tb tenho uma, comprei influenciado por um primo que tinha uma 1200. A verdade é que para trilha não serve, muito pesada, muito alta, mas no asfalto é um misil tomahawk . Outra desvantagem é que é visada pra roubo. E não roubam pra fazer assalto, como muitos pensam, pois é grande demais para fuga no transito, roubam pra dar O "GRAU" pra se exibir nos becos da favela, e pra roubar peças. Mas, sem dúvida, é a melhor moto que ja tive.
A gs 850 premium é muito boa para off road, uma das melhores da categoria
Legal
Boa tarde motoqueiros. Tenho uma Vstrom 1000 2005, excelente pra asfalto, pensa num sufoco na serra da canastra,nao cai ,mas... vc tem toda razão. Prefiro fazer a serra da canastra com uma tornado. Leve,forte e ágil. Vc pilota sem medo. Pra se feliz não precisa de muito.
É isso ai
Arlindão, como sempre vc foi cirúrgico.
Valeu brother...
Olá, pessoal!!
Tenho uma versys x 300 2023
Cara, para mim moto excelente.
Minha idade 53 anos altura 1,73 peso 90. Só alegrias.
Abc.
Feira de Santana Ba.
Nunca andei, mas me parece bem legal
Show! Eu sempre andei por aí e, realmente, diversão acontece com motos menores. Você entra nas roubadas e consegue sair sozinho. Parabéns pelo vídeo e opinião compartilhada.
Verdade. Quanto mais leve melhor
OLHA.... Até que enfim alguém pensa como eu. Sua descrição do almoço com a sogra é real.
Hahahahah
Olha, eu caí de paraquedas aqui nesse vídeo. Eu tenho uma XT 600 e uso ela para tudo: viagens, dia a dia, off road... A moto vai bem em tudo. Na terra então, nem se fala. Extremamente versátil.
Realmente boa
Acha que lander é confortável pra viagem curtas , 300km , ou é melhor uma versy 300 , bmw 310, ou xt600? Obrigado
@@urroesforcado A Lander vai super bem. Tive uma por 4 anos
@@GiozaoGravacoes obrigado
É uma senhora moto pra uso geral
Fiz agora em Janeiro de 2024 Bolívia e Perú numa XRE 300 totalizando 15 mil km em 30 dias, incluindo Salar de Uyuni, Caño de Uchco e Tuñeles de Karkatera e a motoca não deu vexame. Um verdadeiro trator
A XRE é uma pusta moto...
Um famoso youtuber fez a transamazonica e a BR 319 com uma Tiger 900...Resultado: o amortecedor foi pro saco! Resposta da Triumph foi ainda mais inusitada: Uso indevido da motocicleta.... KKKK Assinaram em baixo as suas palavras.
Foi com uma Tiger 1200
Tá de sacanagem né kkkkk
@@GlaucoDelevedove Exato, uma 1200
@@leniltonfariassilva633 Foi verdade, aconteceu com o Guga Dias. 'Mau uso' por andar em pista de barro... Parece piada... Big trial?...Big mancada da Triumph. E tem mais uma...Ele foi a fábrica em Manaus e nada fizeram por ele, saiu de lá com o amortecedor quebrado até São Paulo.
@wesleymenegari8188
Triumph não é Suzuki não...Triumph é a moto que o brasilero chama de "Premium" mas na verdade seria correto chamar elas moto chocolate
concordo plenamente, por isso acho q perfeito é uma moto media 350, 400cc com 3,5 kg de torque
A versy 300?
Pois é, mas ai tem poucas opções no mercado...
Parabéns pelo vídeo. Eu vejo muitos proprietários de Big Trail, que escolheu essa categoria devido ao conforto nas estradas péssimas do Brasil. Amigo, eu comprei uma Harley 883, (morando em Pernambuco), minha patroa sentiu dores em ossos que nem sabia que existia kkkk. Claro que algumas BMW são um exagero de moto, mas confesso que as rodovias contribuíram para esse estilo crescer. Hoje estou em análise de Cruiser, tipo as Royal Enfield. Pois nem estatura eu tenho pra pilotar uma Big Trail com meus enormes 1,67m ... iria parecer um minion pilotando. 😅😂
Então, na minha opinião, as motocas "coringas" atenderiam muito bem a maioria dos motociclistas brasileiros nessas péssimas estradas e ainda daria para curtir uns passeios fora de estrada.
É isso mesmo.
Bicho, esse tiozão é massa demais, até o áudio dele é diferente hahaha
Ha ha ha ha ha
Por isso estou satisfeito com a minha Versys 650, rodas 17" e pneus para asfalto, e nesses caminhos de terra que muitos "exploradores" de big trail eu também consigo ir na minha, a grande maioria anda no máximo em uma estrada de chão batido onde até um lambreta vai tranquilo. Colocar um trambolho de 250Kg na lama é para poucos, trail mesmo é Lander, XRE300 até uma XT660R irão bem melhor que essas grandes em muitos casos. O sucesso das trails no Brasil na minha opinião é a péssima qualidade do asfalto e aí uma moto com curso de suspensão maior ajuda muito porém sem necessidade de rodas gigantes como de 21" e aí entram as crossovers, no meu caso a Versys, tem a 1000, V-Strom 650/800/1000/1050 etc.
Acha que lander é confortável pra viagem curtas , 300km , ou é melhor uma versy 300 , bmw 310, ou vstrom 650? Obrigado
Verdade
Sim
Coroa, vc é o cara!!!!!.....(desculpe o coroa...é porque sou coroa também)....🤣🤣🤣... antes tivesse descoberto seu canal a muito mais tempo. PARABÉNS PELO seu trabalho e de todo o grupo....só que vc é primeiro publicitário/jornalista e depois motociclista.....😂😂😂😂😂😂..muito a vontade na tela. Mais uma vez, PARABÉNS!!!!!
Valeu brother
Vou ter que concordar, peguei uma estrada pra cachoeira com a patroa( de tiger 900) onde eu fiz muita, mas muita força pra não deixar a moto cair e teve lugares que eu não consegui ir porque a trilha era ruim e eu não ia conseguir manobrar a moto sem ir pro chão.
Nessas condições específicas uma moto mais leve seria bem interessante 😅
Com certeza
Excelente vídeo para reflexão! Desde que compre minha primeira moto, uma Lander em 2009, tive somente motos trail e uma big trail, já que necessitava rodar em terra. Nos últimos anos, as estradas da região onde moro foram sendo asfaltadas (Capelinha, interior de MG) e percebi que meu uso passou a ser predominantemente asfalto. Justamente por isso abri mão das trail, tenho uma Tracer (sport touring) para viajar e uma pequena Factor 150, esta para deslocamentos urbanos. Embora a Factor seja uma street, não é a moto ideal para rodar na terra, mas se precisar ela "aguenta o desaforo" e consegue rodar até bem, bastando colocar pneus de uso misto.
Pois é, eu acho as trail mais confortáveis.
👍👍👍👍👍👍👏👏👏
CARAMBA.... EXATAMENTE O QUE EU PENSO. !!!
PESO: O Mínimo possível...
POTÊNCIA : O máximo possível (que Vc consegue extrair da sua moto...) 😎🤩
Valeu
Video TOP e verdadeiro.. muito bom ! Acabei de chegar por aqui e já esmaguei o dedo no joinha, além de me inscrever no canal, claro ! Venho dos tempos das DT 180, xl 250 e XLX 350 R.. hoje dou meus rolês com uma XRE 300 Adventure e sou feliz, pois chego a lugares onde as big não vão.. Ando com grupo de amigos que possuem Big Trails de todo tipo, e eles insistem em tentar fazer com que eu também adquira uma, mas tô feliz assim com minha magrela que me leva pra qualquer lugar onde, em muitos deles, as big não me levariam..
Com certeza...
Acha que xre300 é confortável pra viagem curtas , 300km , ou é melhor uma versy 300 , bmw 310, ou vstrom 650? Obrigado!!!
Tenho uma Crosser que me atende muito bem, e já sofri bastante pra levanta-la as raras vezes que a derrubei 😂
Acha que crosse é confortável pra viagem curtas , 300km , ou é melhor uma versy 300 , bmw 310, ou vstrom 650? Obrigado
@@urroesforcado rapaz não recomendo a crosser pra viagens, ela é mais pra cidade e um off leve. Pra viagens seriam melhores essas motos de 300cc pra cima, agora qual seria melhor vc teria que fazer um teste em cada uma delas pra ver qual vc se adapta melhor 👍
Precisa de mais preparo físico
Nunca vi tanta sensatez junta , só falou verdades,ganhou um inscrito.
Valeu
Já fui um piloto de trilhas, tive Agrales e DTs, cheguei até a fazer Enduro, quando ví que a competição passa um pouco do que acho divertido. Bom eu concordo que ter a opção de passear por trilhas te leva a lugares realmente incríveis, e as pequenas motos vão muito além do onde se pode chegar com uma viatura 4x4 (outra insanidade que eu aprecio). Então vinha mantendo uma DT200R para estas ocasiões. Porém, para a viagem acabei comprando uma BMW F800 GS, que na ocasião era a BIG trail Twin mais leve do mercado (190 kg), pesava 16 kg a m. Imagine que tive de convencer a minha esposa a não comprar um GS 1200 porque achava muito pesada e anacrônica com tecnologias do passado como transmissão por cardã e motor boxer. Pois bem a F800 é uma moto Big trail ágil, pelo menos para min com 1,91 de altura, e anda bem na cidade até no corredor, viaja bem porque ando até uns 140, mantendo ritmo em torno de 110 km/h, até porque a ciclística de BIG trail não é para andar a 200 km/h, velocidade alegada como alcançável no manual da F800, assim como da R1200. Pois bem em um belo domingo uma amigo que tem XT600 me convidou para fazer uma passeio pela estrada da Limeira entre Morretes/PR e Garuva/SC, eu achei legal e convidei a minha esposa assim como ele a dele. As opções que tinha na Garagem a DT200R e F800GS, bom a esposa ia reclamar do cheiro da DT, o convite era para uma estrada e não trilha, e se meu amigo com 1,65 m de altura riria de XT 600 eu poderia ir com a F800. Mas os detalhes é que são o problema. Eu não fazia trilha por mais curta que fosse a uns 4 anos, principalmente depois de uma cirurgia de coluna, e nunca tinha feito trilha com a F800. A F800 tinha pneus Pirelli Scorpions 80% on road e não eram novos. E eu ainda estava indo com Garupa. Saímos depois do almoço e fizemos o cominho mais bonito e não o mais acurto até a "Estrada da Limeira", log entramos na tal estrada depois das 15 h para um trecho de chão de 60 km até Garuva. A estrada estava em péssimas condições. e começava como uma subida forte com bastante cascalho solto, e depois como teria de voltar para o nível no mar o pior: descida íngreme com cascalho solto. Como tinha havido uma enxurrada na região de pé de serra uns meses atrás tinha vairos rios para atravessar sem ponte, com aquelas pedras redondas e lisas. Para subir até foi fácil pela modularidade do motor ROTAX da F800, deu para a garupa ir montada. Quando vi a descida, num primeiro momento comecei a descer sema a garupa, com alguns metros descendo ví que os freios e as suspensões também ajudava e dai chamei a garuta para descer montada também. Só que para fazer a subida e parte da descida , os primeiros 15 km duraram 1 h. 5 rios foram atravessados e comecei a me preocupar se não deveria voltar, porque se continuasse assim fatamente ficaria escuro e se decidisse voltar e chovesse, aqueles rios de serra não poderiam mais ser atravessados. Perguntando para um morador se era mais fácil seguir ou voltar ele falou que o pior tinha passado que faltava só mais um rio sem ponte e que era melhor seguir. Assim foi a minha primeira quase trilha com a F800 GS. Então para min esta moto até é viável para este tipo de passeio, mas neste dia eu teria realmente me divertido com a DT200R.
Bacana a Historia. Mas é claro que requer um pouco de habilidade e, que pelo visto você tem...
Ganhou um inscrito. Tenho duas motos. A que uso todos os dias é uma VStrom650. Tenho 1,72m e peso 74kg. A Meteor350 fica na garagem. Conhecendo técnicas de pilotagem, conceitos básicos como ponto de equilíbrio, princípio da alavanca, e algum conhecimento, não há moto melhor que uma bigtrail básica, sem muita frescura para ficar quebrando. Minha Suzuki 2021 nunca mais voltou na concessionária, rodo todo dia. Ando na terra também, desde que seja estrada. Areia e lama, normal. Mas trilha de vstrom, não faço. Não sou bobo😬
Ps:
1. tem dois vídeos bestas sobre dicas com a VStrom650 no meu canal.
2. Especialistas tem razão: VStrom não é bigtrail, é crossover! Para não raspar o cárter no quebra-molas, faz o seguinte: arrasta a bunda para o banco do garupa e acelera, fio! O carro de trás não te pega, a moto não estraga e você chega mais cedo.
Hahahahah
Rapaz tenho uma cb 500x estava pensando em ir para uma big, mas depois de ver esse vídeo né fez repensar
Fica com a CB... Pusta moto
Eu tinha uma xre 300 e era feliz na prática, troquei por uma NC 750x e minha felicidade é teórica.
M...
Bela definição. Valeu
Acha que xre é confortável pra viagem curtas , 300km , ou é melhor uma versy 300 , bmw 310, ou sua nc? Obrigado!!!
Pra viagens longa acho a nc mais confortável
@@revistamotolama obrigado, viajem curta acho que não tem mu8t diferença né, até 300km
Q vídeo bom , realidade pura 😊
Valeu
Ótimo vídeo ! Tenho uma big trail Triumph 900 rally pro! E uso para passeios longos, e estradas off road leves!! Como o senhor falou, não existe a moto ideal para todos os mundos! Depende de quê tribo vc quer entrar ! Concordo que as big trail são mais para on road que off road, são várias mudanças que tem que fazer e vem também a habilidade do piloto!! Já estou seguindo seu canal! Bons rolês!!
Valeu brother
Adoro seus vídeos, pois eles tocam nas feridas de alguns 😂😂😂
Ha ha ha ha, a ideia é mais ou menos essa...
Arlindão , pensamos igual . As vezes quase caio na armadilha do marketing , mas depois penso . O que vou fazer com uma Big Trail além de ficar com medo de ser assaltado , pagar um seguro caro e na melhor hora na terra ficar preocupado de não me machucar
Total razão. Esqueci de comentar o risco do assalto.
Gostei da análise Sergio.. Falou tudo ! Tenho uma XRE 300 Adventure 2021 e ando com a galera das Big trails de boas, afinal, aqui no Brasil não tem mesmo como andar acima do limite por questão de segurança e as multas, claro. A turma vive tentando me convencer a pegar uma gigante também, mas tô feliz com a minha magrela, que aliás, já deixou as big pra trás em muitas trilhas que nem eram tão pesadas... Só vejo a necessidade e vantagem delas em viagens mais longas e fora do Brasil.
Excelente visão; e recomendações.
🙌🏼🙌🏼🙌🏼🙌🏼🙌🏼🙌🏼
Tamu juntos
Caí com uma big trail 850 e não precisei de 3 para levantar...mas vou precisar de 3 para pagar...ficou caro a brincadeira...infelizmente... felizmente só ralados...Mais um inscrito!
Kkkkkk concordo , ele exagerou um pouco mais tudo bem , tenho uma BMW R1250 GS (249 kg) manobrando na garagem deixei a moto deitar (acontece) com a técnica certa levantei a o moto sozinho . Sem mistério e o mais importante sem prejuízo 😂
@@CarlosMoscoso-iu9ix é era uma gs 850...mas essa não é com motor boxer né? acontece...agora dói no bolso...e o pior a moto era alugada
@@CarlosMoscoso-iu9ixCom protetores parrudos para o motor. Se não colocar (algumas não vêm de fábrica) o prejuízo pode ser ainda maior...um cilindrão daquele batendo no chão...
Hahahahah
Concordo em tudo. Opinião sincera e verídica. Não gosto de andar de moto em estradas de terra. Prefiro uma aventura dessas num bom 4x4. Porém, para viagem em puro asfalto, o tamanho da moto faz muita diferença. Uma moto touring é perfeita para isso, por isso, não entendo a febre de big trails. As motos de turismo são em torno de 1% das grandes cilindrada vendidas. Uma pena. Sou um feliz proprietário de uma R 1250RT (raridade), sem roubos, muito conforto e tecnologia, segurança e nada de terra!!! Parabéns pelo vídeo.
Valeu irmãozinho
Estou pensando em comprar uma Honda África Twin Adventure, intenção fazer passeio on-road e um off-road estradão batido nada de trilhas Hard.
Vida longa e próspera 🖖🏻
Vai lá se divertir
Vai lá se divertir
Meu amigo, você me salvou de um pesadelo. Excelente vídeo.
Que bom... ia ser um problemão...
Eu tenho GS 1200 desde 2008 que é a moto ideal para estradas melhores, mais rápidas e destinos mais distantes, mas tenho tbm uma Ténéré 660 2014 que é insuperável em estradas ruins e destinos mais remotos. Uma cumpre melhor uma missão e outra cumpre melhor outra missão. Se saio daqui do interior de SP com destino em Brasília, passando por estradas rápidas, ou vou de GS1200 que é a moto ideal pra isso, mas se passo por outros caminhos de estradas vicinais estreitas mal conservadase de interiores de estados, inclusive por alguns trechos de terra, então eu prefiro ir na Ténéré 660 que é a moto ideal pra trechos acidentados por ser mais leve e ter mais maleabilidade. Bom mesmo seria ter uns 5 tipos de motos na garagem uma para cada uma das várias opções de estradas e destinos, inclusive algumas motos pequenas para deslocamentos urbanos rápidos. Estou chegando perto dos 65 anos de idade e já estou pensando em trocar a minha GS1200 por uma R1200 R. É que as Big-Trails pra pilotos idosos começam a ficar cansativas e perigosas, eu já estou começando a sentir algumas dificuldades com a minha, rsrsrs.......
A idade é complicada. Entendo perfeitamente
Show, tenho 3 tipos de moto, cada uma pra um papel, um tipo de rolê..., é o ideal.....e esse vídeo tratou da verdade nua e crua,,,kkk Assim como mta gente saiu fora das speed pras big, agora estao indo pras mid trail,,,,mercado mto escasso aliás aqui no brasil,,,,na faixa aí de 500cc, motos on off road.....uso uma ktm 300 pra trilha, uma dr 400 pra roles rurais e uma gs 800...., mas os roles mais divertidos sao com a DR 400....
@@adautocasanova4497 Eu tive uma DR-650, andei nela 160 mil kms, muito divertida, leve demais. Preta/89, big-single top.
@@adautocasanova4497 esse é o cenário ideal
@@revistamotolama Arlindão, vamos montar um rolê na Canastra, aí você faz uma matéria top nessa linha e na prática, te ajudo em toda logística ✌
O problema é que não existe moto confortável para longas viagens e que seja, ao mesmo tempo, leve ou pequena ou com baixa potência. Por isso as big-trails fazem tanto sucesso. Com o bônus de enfrentarem nossas rodovias, que são muito parecidas com estradas de chão, pela quantidade de buracos. Já tive CB500X e NC750 para viajar e, apesar de terem motores suficientes, nâo têm conforto para viajar 2 + malas. Hoje tenho uma Tiger 900 Rally, que é muuuuuito mais confortável e capaz de enfrentar nossas perigosas rodovias (e custou aproximadamente o mesmo que uma NC750 com o ágio da Honda).
Quando quero andar em uma estrada de chão ou trilha, pego minha Crosser 150, que é suficiente para minha diversão. Parabéns pelo video e por trazer esse tema!
Valeu
Sim, poe isso também se vendem tantos SUVs ! 👍
Mas a ergonomia de uma GS 850 na estrada ou 1250, também leva-se em consideração.
No Brasil, tudo é muito caro e faltam as peças e mesmo assim muitos compram por Ego.
Daí, as baixas Kms.
Alguns, acabam com o tempo, migrando para Scooters e chegando a conclusão que foi uma opção mais racional.
Ha ha ha ha
Depois de 25 anos sem moto, pensei em comprar uma XRE 300. Acabei comprando uma GS 650 e em menos de um ano estava com uma GS 800. Derrubei a moto, fraturei o braço e fiquei com sequelas. Depois de 2 anos voltei e estou muito feliz com uma XTZ 150. Vou trocar por uma Lander 250 e dificilmente irei além de uma CB500x. O seu vídeo é ESSENCIAL!
Acha que lander é confortável pra viagem curtas , 300km , ou é melhor uma versy 300 , bmw 310, ou vstrom 650? Obrigado
@@urroesforcado acho muito confortável, especialmente no offroad
Valeu
Pessoalmente prefiro uma 650
Excelente análise! Contudo, o ponto chave é que nossas estradas são praticamente offroad. A quantidade de buracos, lombadas, obras sem placas, etc… estou na terceira GS… as mastodontes kkkk gostei! Sempre tive trail . De Dt, sahara, crf230, tenere 600(90), a 1250 (e uma vulcan 750 😬) realmente, para um off pesado, as 250, 350 são muito mais divertidas. Mas ja fiz off bacana com ela, numa boa! Só um poquinho de técnica e ela é quase uma CRF230 bombada! Kkk muito estável e com pneu off então… fica show… so nao deixa cair em cima da perna. Kkkk
Mas no dia a dia, estrada, 42km pra ir pro trabalho, sobe e desce morro, é top!!! Sem contar o conforto, potencia para ultrapassagens, estabilidade. A moto é um monstro!!!!
Trilha pesada, nao fica nada divertido.
Acha que lander é confortável pra viagem curtas , 300km , ou é melhor uma versy 300 , bmw 310, ou vstrom 650? Obrigado
Como eu disse, cada um tem necessidades diferentes.
Sim
Sou prego véio , piloto a 53 anos e munca ouvi tantas verdades como aqui , não teve novidades pro prego véio aqui mas admirei a clareza dos fatos aqui mostrados , fiquem atentos e se imunizem do marketing das grandes empresas eles te convencem a viver o sonho dos outros e te vendem as ferramentas para isso kkkk e chegando la a coisa é totalmente outra , o findamental e SEMPRE se questionar, analisar sem emoção a proposta da moto e se perguntar sera que preciso de tudo isso para usar 1 ou 2 vezes na semana, eles ñ querem que isso aconteça pq a casa cai pra eles e ninguém vai comprar o mamute ai te mostram tomadas de videos com pilotos prof e a galera pira , perde a razão e o ego fica feliz 😂 e o caixa das empresas recheado, parabéns pela transparência e que venham as pedras pq VERDADES geralmente doem , tmj Irmão 🙌🙌
Exatamente. Tem que ficar experto
Nas férias fiz a Chapada diamantina toda com minha Bandit, era a moto que eu tinha, e aguentou bem quilômetros de estradas de chão e pedra. A aventura quem faz é o piloto.
Isso é verdade. A aventura está na mente.
Finalmente alguém lúcido nesse RUclips. Meu irmão tem umas 5 Montasas, inclusive uma Capra 250 1980 que foi minha desde 0km.
Pusta moto...
Sensacional pura verdade, más os "super mega big over trails" querem ostentar o tancão se sentem mais seguros e as motos são realmente muito seguras más, a maioria 99,9% é nutella mesmo rolha de trilha, kkkkkk! Já tive big trail e esmerilhar essas monstras na trilha é um ralo de esvair dinheiro. Aê corôa parabéns pela sua xzélona muito equilibrada.
Valeu brotherzinho
Ótimo vídeo, e obrigado pela reflexão. Experiência deveria custar muito caro. Obrigado mestre… tava quase caindo no marketing 😂😂😂 das concessionárias…
Hahahahah. Fica esperto
Só verdades e agradeço muito por ter assistido o seu vídeo. Tenho uma Teneré 250, a moto dos meus sonhos, até tê-la. Sou um piloto pesado e quando viajo sinto falta de mais potência. Comecei a namorar a África Twin por conta desse apelo por mais potência e mais "aventura". Porém, agora que assisti à sua brilhante e sóbria palestra, penso: Preciso mesmo de mais potência? Preciso mesmo de uma moto maior? Sim, talvez mas na realidade não. Tenho uma moto bem equipada, bem cuidada e que, semana passada, me levou pra um passeio garupado de 1340km que durou 5 dias. Tudo tranquilo, seguro e sem sustos. Não, não preciso de uma moto maior, mais cara em preço e manutenção. Valeu!!!
Também sou proprietário de uma ténéré 250, venho de uma tornado que era uma baita moto e tenho estranhado bastante o barulho que faz esse motor ds yamaha. Pelo que pesquisei parece que é comum o motor ser barulhento mesmo, mas não consegui me adaptar ainda mesmo depois de 5.000 kms rodados eu nunca sei se é um barulho normal de funcionamento ou se tá tudo errado e o motor vai bater a qualquer momento...
Acha que tenere é confortável pra viagem curtas , 300km , ou é melhor uma versy 300 , bmw 310, ou vstrom 650? Obrigado
É isso mesmo. Bom senso acima de tudo.
Eu também sou mais simpático com as Hondas
Falou tudo e mais um pouco, analogia perfeita, moto tem que ser usada para dar prazer, para se divertir, pagar 50,000 ou mais numa moto pra tirar fotos, é ostentação de menino, eu sugiro comprar uns quadrinhos prontos 😂😂😂😂😂👏👏👏
Hahahahah
Se for para passear na roça, escolheria uma moto de no máximo umas 300cc. Uma Lander sem frescuras seria a ideal. Ainda mais que as motos de maior cilindrada, em caso de qualquer escorregão ou tombo, o que é super normal no off, dão um bom prejuízo para o bolso.
Verdade. Sem frescura
Vídeo muito sensato. Tenho uma F850 GS premium, com tanque reduzido ao se comparar com a 850 adventure, e acho que por isso ela está no limite para permitir uma pilotagem confortável e eficiente no fora de estrada. Mais do que isso acho que a aventura pode virar perrengue
Exatamente. A 850 tá quase limite do ideal
Rapaz, tive 3 Lander ( 1 dt200r , 1 xt225 , 1 xt600 , 1 xt660)e posso afirmar como entusiasta de off
Qt mais leve for a moto mais dahora será o rolê na terra...
Obs: a Dt200r ( pra mim) é a moto mais dahora que já pilotei ( cidade)
JÁ em uso mais amplo ( em asfalto) tiro curto, a 660
Hoje tenho uma pop110 pra ir e vir do trabalho e correria e uma Mt03... mas se eu pudesse viajar ( qq lugar chão/estrada) HOJE a moto de minha escolha seria a versys 300
Vc já teve a versys? Tb do de olho nela, viagens curtas, 300km sao confortável?, obrigado
Nunca andei na Versys. Mas parece boa
O vídeo foi tão bom que só gerou comentarios condizentes!!!
Isso foi legal
Potência não é nada sem controle! Nunca pilotei fora de estrada, mas se fosse tentar o máximo para mim seria uma DT180 ou uma XL125. Digo isso porque tenho 1.68, peso 48 quilos e tenho 70 anos de idade. Atualmente até a minha MZ 250 com os seus 160 quilos já está ficando complicado.
Caraí, você tem uma MZ... Daqui a quinze dias vou falar dela...